ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD"

Transcrição

1 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência: - Identificar a diversidade de políticas públicas na sociedade. - Relacionar direitos políticos e associativos. - Situar-se face à inclusão da população migrante. Se se analisa com algum rigor a História de Portugal, somos confrontados desde o primeiro instante com a realidade da emigração. Depois da reconquista aos mouros e do estabelecimento físico das fronteiras, os portugueses lançaram-se na expansão marítima. Directamente relacionado com a época dos descobrimentos não deixará de estar presente a necessidade de encontrar novas terras, de solos e subsolos mais férteis, capazes de fornecer alimento a um povo que, confinado ao seu próprio país, teria sérias dificuldades de subsistência. Foi assim que nos estendemos primeiramente pelo continente africano (Marrocos, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné e Bissau e são Tomé e Príncipe), depois pelo asiático (Goa, Macau e Timor e Leste) e finalmente pelo americano (Brasil). Séculos mais tarde, com a perda das ex-colónias, a emigração portuguesa redirecciona-se e estende-se a novos horizontes. E, a partir de então, a Europa Central (França, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Alemanha) e a América do Norte (Canadá e EUA) estabeleceram-se como novos pontos de referência para a emigração portuguesa. Todavia, a partir da última década do século XX, dá-se uma verdadeira inversão nas rotas migratórias. Portugal, país de emigrantes por excelência, estabelece-se

2 2 de 5 paradoxalmente, como porto privilegiado para a imigração: primeiro das ex-colónias e, depois dos países do Leste Europeu. Ante o fenómeno da emigração e o decréscimo dos postos de trabalho, correlativo ao abrandamento do crescimento económico, europeu e mundial, começou a surgir uma certa instabilidade social, aliada ao preconceito para com o imigrante. Tão injustificável e deplorável, se se atende ao passado histórico do nosso país e ao contributo que os mesmos têm dado ao desenvolvimento económico português. Proposta de trabalho: Após a realização do trabalho após os Fluxos Migratórios e tendo em consideração o que texto que acabámos de ler, e realize a seguinte actividade: 1 Pesquise e reflicta sobre fluxos migratórios no Portugal contemporâneo, atendendo aos seguintes aspectos: - Distinção entre emigração e imigração: A emigração é o acto e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação, sendo portanto, a saída do nosso país. A imigração é o mesmo fenómeno mas visto da perspectiva do lugar de origem, ou seja, é a entrada de pessoas no nosso país. Para o lugar de onde uma pessoa saiu é uma emigrante. No lugar para onde a pessoa vai, será uma imigrante. - Definição de fluxos migratórios: É uma referência genérica ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração). - Identificação da década e dos países com maior fluxo migratório: A década com maior fluxo migratório foi a década de 60 do século anterior e os países foram a França, Suíça, Bélgica e Alemanha.

3 3 de 5 - Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios em Portugal: Em termos económicos, com a emigração, passa a haver mais mão-de-obra, cobrança de impostos e um maior fomento das actividades económicas. Muitos emigrantes têm por norma enviar as suas poupanças para os países de origem e investir uma parte significativa dessas remessas na construção de uma habitação e na aquisição de propriedades, reflectindo-se este facto positivamente na economia do país de origem. Em termos culturais, a presença de pessoas oriundas das mais diversas proveniências, trouxe uma enorme variedade de manifestações culturais, expressas na música, na arte, na gastronomia, na literatura, no teatro, entre outras, enriquecendo assim o povo dos países para os quais as pessoas se deslocaram. Por fim, em termos sociais, passamos a ter uma sociedade multicultural, enriquecida pelas variadas culturas e perspectivas de vida. Com a presença destes emigrantes há um aumento da população nacional e um consequente rejuvenescimento da mesma. Contudo, a presença de emigrantes pode levantar problemas de índole racista e xenófoba, problemas estes que se podem acentuar com a crise económica e financeira que se vive actualmente. 2 - Redija um texto expondo os principais problemas com que se debatem os imigrantes em Portugal e dê sugestões tendo em vista a sua resolução. Como primeira forma de caracterizar a imigração no nosso país, poderá dizer-se que dos cerca de 140 mil imigrantes, cerca de 130 mil são provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Embora existam cidadãos de outras origens, eles constituem uma parcela pouco significativa. Em segundo lugar, a situação de qualquer imigrante depende da sua capacidade de integração e de um conjunto de outros factores, nomeadamente do ponto de vista legal, como autorizações de residência ou o facto de terem, ou não, laços familiares mais ou menos fixos. Considerando a situação dos cidadãos dos PALOP, a esmagadora maioria trabalha em sectores onde se manifesta uma grande precariedade no emprego (nomeadamente na construção civil, onde trabalham em regimes de subempreitada), e situações constantes de falta de pagamento de salários ou de acidentes de

4 4 de 5 trabalho não compensados por falta de um vínculo contratual com a entidade patronal. Muitas vezes, não chegam sequer a saber quem é essa entidade. Podem, quanto muito, identificar a pessoa que lhes paga, mas não sabem estabelecer uma relação entre esta e o dono da obra. Esta precariedade significa, do ponto de vista geral, salários abusivos e nenhumas regalias sociais, onde se verificam, claramente, violações do direito do trabalho. Relativamente à imigração em Portugal estes são os principais problemas com que os imigrantes se deparam. Eu especifiquei, falando dos PALOP, mas este tipo de situações também são frequentes com imigrantes de outras nacionalidades. Para que estas situações não sejam praticadas, seria importante que a entidade patronal pusesse em prática os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, referentes ao respeito pelos direitos do trabalhador sem qualquer tipo de descriminação racial ou étnica. 3 - Na sua opinião como visiona a integração da população migrante no nosso país? Que tipo de associações/organizações conhece? De uma forma geral, os emigrantes são bem recebidos e integrados na sociedade portuguesa, salvo raras excepções. Tomando, por exemplo, a comunidade de emigrantes oriundas dos cinco PALOP s, bem como os brasileiros e timorenses, têm em comum o facto de falar a mesma língua e ser portadores de laços históricos e culturais centenários, que facilitam a integração dos mesmos, quando comparados com outros emigrantes oriundos de outras partes em que o factor da língua não existe, como por exemplo, a Europa de Leste, russos, moldavos, romenos, ucranianos, entre outros. Assim como os de outras partes da América, como os mexicanos, venezuelanos, uruguais, entre outros, ou os do extremo asiático, como chineses, paquistaneses e indianos, podem ter também alguns problemas de integração devido à incompatibilidade de línguas. Quanto às organizações temos a CNAI (centro nacional de apoio ao emigrante), a ACIME (auto comissariado de integração de minorias étnicas), diversas organizações criadas pelas autarquias locais como a CLAII (centros locais de apoio à integração de imigrantes), a ASSIA (associação de solidariedade social de imigrantes adventistas), e, por fim, temos organizações criadas pela sociedade civil do qual é exemplo maior o Moinho da Juventude, entre outras.

5 5 de Comente a seguinte afirmação: O Multiculturalismo enriquece a cultura portuguesa, contribui para a educação para a cidadania e alerta para a necessidade de preservação da unidade na diversidade! Com os fluxos migratórios ao longo da história pudemos observar um crescente enriquecimento das populações a nível cultural e social. A circulação de pessoas oriundas dos mais variados e longínquos países permite dar a conhecer imensas culturas, ideias, modelos e perspectivas de vida a outros países. É um enriquecimento constante a nível mundial, pois, dado que todas as culturas são diferentes, podem completar-se umas às outras, permitindo que as pessoas optem por um tipo de vida diferente e que lhes seja mais satisfatório e lucrativo. A diversidade de culturas é importante também para a aquisição de características inclusivas e respeitadoras nas pessoas, excluindo o racismo e o xenofobismo. Isto permite uma maior fluidez no relacionamento com os outros e a aceitação da diferença, encarando-a como uma forma de enriquecimento pessoal e não como uma invasão. Contudo é importante que as pessoas tenham consciência de que a sua própria cultura é importante e necessita de ser preservada. Uma globalização cultural não iria ser produtiva para o desenvolvimento e criação de novas formas de vida, é sim, esta diversidade que enriquece e faz com que haja produção e desenvolvimento. As variadas culturas ajudam no desenvolvimento de um determinado país, pois a cultura não se relaciona apenas com as crenças religiosas, gastronomia, música e arte, esta é a base da identidade de um povo e que define as suas características. A forma como um povo se organiza social, politica e economicamente, advém das suas características como nação, que podem servir de aprendizagem para outros povos. Bom Trabalho!

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 7 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 7 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Critérios de evidência:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. Este trabalho foi

Leia mais

Conceito de emigração Trabalho elaborado por: Sandra Jacinto e Paulo Luz. O conceito de imigração e emigração.

Conceito de emigração Trabalho elaborado por: Sandra Jacinto e Paulo Luz. O conceito de imigração e emigração. O conceito de imigração e emigração. Os principais fluxos migratórios para a Europa e Portugal. A politica de imigração dos países comunitários. As vantagens e desvantagens da imigração. Sandra Jacinto

Leia mais

Sandra Jacinto...Paulo Luz

Sandra Jacinto...Paulo Luz 1 O conceito de imigração e emigração. Os principais fluxos migratórios para a Europa e Portugal. A politica de imigração dos países comunitários. As vantagens e desvantagens da imigração. 2 Os direitos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 9 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 6 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 6 Formador A explicitação dos principais conceitos abordados 1 de 5 Os conceitos demográficos fundamentais são, a Natalidade e a Mortalidade. Sendo que a Natalidade corresponde ao número de nados-vivos verificados

Leia mais

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO I. ESTATÍSTICAS DE IMIGRAÇÃO DE PAÍSES DA OCDE % estrangeiros por total de população residente em países da OCDE País 1992 1995 1998 2001 2002 Áustria 7,9 8,5 8,6 8,8 8,8 Bélgica

Leia mais

Relatório de. Português Língua Não Materna (PLNM) 2006/07 e 2007/08

Relatório de. Português Língua Não Materna (PLNM) 2006/07 e 2007/08 Relatório de Português Língua Não Materna (PLNM) e 2007/08 Dezembro de 2009 Índice 1. Introdução... 3 2. Análise comparativa da população escolar de PLNM nos anos lectivos de e 2007/08... 5 3. Análise

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais

Formanda: Curso: Módulo: Formador(a): Data: Introdução 2 Conceitos de Migração, Imigração, Emigração e Êxodo.

Formanda: Curso: Módulo: Formador(a): Data: Introdução 2 Conceitos de Migração, Imigração, Emigração e Êxodo. Fluxos Migratórios Introdução 2 Conceitos de Migração, Imigração, Emigração e Êxodo. 4 Principais fluxos migratórios portugueses ao longo dos tempos. 4 Vantagens e desvantagens dos fluxos migratórios...

Leia mais

UE e os países de língua portuguesa.

UE e os países de língua portuguesa. UE e os países de língua portuguesa http://dossiers.eurocid.pt/lusofonia Índice Língua Demografia do português UE e língua portuguesa UE e países de língua portuguesa Dossier electrónico Língua ( ) todas

Leia mais

Evolução demográfica do concelho

Evolução demográfica do concelho Estatísticas até 2001 Procedeu-se a uma breve análise de alguns dados (variação populacional, índices de estrutura etária, dimensão das famílias e escolaridade), considerando-se a situação geográfica do

Leia mais

Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP. Fernando Ferreira AEP Matosinhos 12 Setembro 2017

Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP. Fernando Ferreira AEP Matosinhos 12 Setembro 2017 Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP Fernando Ferreira AEP Matosinhos 12 Setembro 2017 Portugal apresenta um crescimento muito acentuado nos níveis e qualidade de atendimento

Leia mais

A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott. Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP

A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott. Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP Esquema da Apresentação A ciranda da História País de Emigrantes... De novo? Quem Emigra? Portugal

Leia mais

IMIGRAÇÃO - ANÁLISE QUANTITATIVA

IMIGRAÇÃO - ANÁLISE QUANTITATIVA Atualização Diagnóstico Social Área Imigração IMIGRAÇÃO - ANÁLISE QUANTITATIVA Indicadores - População residente por nacionalidade - População Estrangeira por continente de origem - População Imigrante

Leia mais

O seu Parceiro de Negócios

O seu Parceiro de Negócios O seu Parceiro de Negócios Sinopse da Empresa O BNU é o primeiro banco emissor de papel-moeda em Macau, com 115 anos de história, no apoio à comunidade local. Há mais de um século que o BNU é parte da

Leia mais

Portfolio Europeu de Línguas

Portfolio Europeu de Línguas DIRECÇAO GERAL DE INOVAÇÂO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Portfolio Europeu de Línguas Glória Fischer Centro de Informação Europeia Jacques Delors Janeiro 2005 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL LÍNGUAS

Leia mais

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 A distribuição territorial da população estrangeira evidencia uma concentração predominante na zona litoral do país, com destaque para os distritos

Leia mais

Da Periferia ao Centro: Os movimentos migratórios rios nos Açores

Da Periferia ao Centro: Os movimentos migratórios rios nos Açores Da Periferia ao Centro: Os movimentos migratórios rios nos Açores Paulo Mendes AIPA Associação dos Imigrantes nos Açores A www.aipa-azores.com azores.com paulomendes@aipa-azores.com azores.com Breve Perfil

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 1 Migrações e famílias em >Maria Lucinda Portugal Fonseca Estrutura da apresentação 1. Papel da família no processo migratório:

Leia mais

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA Portugal é por tradição um país de migrações, dado que apesar do incremento da imigração, os portugueses continuam a emigrar... CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA A motivação económica, que se traduz pela

Leia mais

MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO HUMANO

MIGRAÇÕES E DESENVOLVIMENTO HUMANO RESUMO Interpreta-se a defesa do desenvolvimento humano, abordando as naturezas da migração e os seus fatores, bem como os reflexos estatais, desde o planeamento à repulsa cidadã. PALAVRAS-CHAVE desenvolvimento

Leia mais

225,4 Mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016

225,4 Mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016 Dia Internacional dos Migrantes 2017 15 de dezembro de 225,4 Mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e Entre 2008 e, o número total de aquisições da nacionalidade portuguesa atingiu

Leia mais

Intervenção de Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles Secretário Executivo da CPLP

Intervenção de Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles Secretário Executivo da CPLP 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas Intervenção de Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles Secretário Executivo da CPLP 26 de fevereiro de 2019 Genebra, Suíça Senhor

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania europeia: deveres Módulo VI 2 horas 1. Direito e Dever 2. Dever de Participação 3. Dever de Identidade 4. Dever de Defesa 5. Dever

Leia mais

CIÊNCIA POLÍTICA 12º ANO

CIÊNCIA POLÍTICA 12º ANO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO (Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância) CIÊNCIA POLÍTICA 12º ANO (Curso Científico-Humanísticos

Leia mais

Cidades do Século XXI Migrações e Multiculturalismo

Cidades do Século XXI Migrações e Multiculturalismo Cidades do Século XXI Migrações e Multiculturalismo Emigração Viana do Castelo 85.445 habitantes (INE, 2016) Oscilação demográfica - particular situação geográfica: - Rio; - Mar; - Montanha; - Proximidade

Leia mais

UE e os países de língua portuguesa.

UE e os países de língua portuguesa. UE e os países de língua portuguesa http://dossiers.eurocid.pt/lusofonia Índice Língua Demografia do português UE e língua portuguesa UE e países de língua portuguesa Dossiê eletrónico Língua ( ) todas

Leia mais

Matemática para todos: questões das salas de aula multiculturais

Matemática para todos: questões das salas de aula multiculturais Matemática para todos: questões das salas de aula multiculturais Darlinda Moreira Universidade Aberta ProfMat-2003 Santarém A complexidade da realidade social O mundo foi sempre multicultural, sempre coexistiram

Leia mais

Enlaces útiles/ Esteka Interesgarriak. Jornais e revistas

Enlaces útiles/ Esteka Interesgarriak. Jornais e revistas DEPARTAMENTO DE PORTUGUES // PORTUGALERA DEPARTAMENTUA PORTUGAL Nacionais http://www.publico.clix.pt http://www.expresso.pt http://www.correiomanha.pt http://www.dn.pt http://www.visaoonline.pt http://www.acapital.pt

Leia mais

A integração socioprofissional dos imigrantes: contexto e desafios *

A integração socioprofissional dos imigrantes: contexto e desafios * 11.ª Conferência Internacional Metropolis, Lisboa, 5 de Outubro de 2006 A integração socioprofissional dos imigrantes: contexto e desafios * Rui Pena Pires (Professor no ISCTE e investigador no CIES-ISCTE)

Leia mais

Boas Práticas de Acolhimento O exemplo de São Brás de Alportel

Boas Práticas de Acolhimento O exemplo de São Brás de Alportel Boas Práticas de Acolhimento O exemplo de São Brás de Alportel Seminário: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO 24 de Junho 2015 Auditório do Museu Municipal de Portimão São Brás de Alportel*

Leia mais

Equipa: 1. Descrição do projeto IN-Mouraria Migrantes

Equipa: 1. Descrição do projeto IN-Mouraria Migrantes Equipa: Coordenação Técnica Catarina Barroso Coordenação Financeira Rosa Freitas Mediadoras Danae Rodriguez, Edna Tavares 1. Descrição do projeto IN-Mouraria Migrantes No decorrer do funcionamento do projeto

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE LEITE E DERIVADOS

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE LEITE E DERIVADOS Balança Comercial Portuguesa de Leite e Derivados (Milhares de Euros) Exportação 172.852 226.378 271.971 225.496 268.753 13,3 19,2 Importação 367.724 436.717 518.991 480.416 461.748 6,6-3,9 Saldo -194.872-210.340-247.019-254.920-192.995

Leia mais

Artigo 1.º. Artigo 2.º

Artigo 1.º. Artigo 2.º Acordo sobre Isenção de Taxas e Emolumentos Devidos à Emissão e Renovação de Autorizações de Res Decreto n.º 37/2003: Acordo sobre Isenção de Taxas e Emolumentos Devidos por conta da Emissão e Renovação

Leia mais

O desenvolvimento e a questão demográfica

O desenvolvimento e a questão demográfica A DEMOGRAFIA E A ECONOMIA O desenvolvimento e a questão demográfica O conhecimento das dinâmicas populacionais revela-se de grande importância para fornecer informação, nomeadamente aos decisores de políticas

Leia mais

I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL ÍNDICE GERAL Nota Prévia à 3. a edição 7 Nota Prévia à 2. a edição 9 Nota Prévia à l. a edição 11 Plano 13 Orientações de Leitura 15 I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL CAPÍTULO I O DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Estatísticas Migratórias - Emigração 2003 11 de Junho de 2004 EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Não tendo as características e o volume de outros tempos, a emigração portuguesa

Leia mais

Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP

Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP I Fórum Lusófono das Comunicações Mercado Global Lusófono Brasília, 30 de Abril de 2010 Filipe Batista 2010 O que éa ARCTEL? estímulo

Leia mais

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS População Estrangeira em Portugal 23 28 de Junho de 24 POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS Em 23, segundo informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a população estrangeira

Leia mais

Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados membros da CPLP

Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados membros da CPLP Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados membros da CPLP e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1 / 5 Considerando que um dos principais objectivos

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Migração no Mundo Obs 1 : conflitos armados, étnicos, intolerância, religiosos ou políticos, e a fome formam os principais fatores repulsivos;

Leia mais

MULTICULTURALIDADE. Contributos para Melhor Cuidar. Nursing Perspectives Contributions to Better Care

MULTICULTURALIDADE. Contributos para Melhor Cuidar. Nursing Perspectives Contributions to Better Care MULTICULTURALITY Nursing Perspectives Contributions to Better Care MULTICULTURALIDADE Perspectivas da Enfermagem: Contributos para Melhor Cuidar JoséCarlosdosReisLopes Margarida Coutinho Santos Maria Salomé

Leia mais

A fecundidade em Portugal: Como seria sem as mulheres imigrantes?

A fecundidade em Portugal: Como seria sem as mulheres imigrantes? A fecundidade em Portugal: Como seria sem as mulheres imigrantes? MADALENA RAMOS, ISCTE-IUL, CIES-IUL (madalena.ramos@iscte.pt) ANA CRISTINA FERREIRA, ISCTE-IUL, DINÂMIA/CET-ISCTE-IUL (cristina.ferreira@iscte.pt)

Leia mais

Migrações e coesão social:

Migrações e coesão social: Conferência Horizontes para uma Área Metropolitana de Lisboa inteligente, sustentável e inclusiva 4 5 Julho 2013 Migrações e coesão social: contexto AML Maria Lucinda Fonseca CEG/IGOT UL Contexto: dinâmicas

Leia mais

CONCLUSÕES DO ENCONTRO NACIONAL DOS SECRETARIADOS DIOCESANOS DE MIGRAÇÕES E CAPELANIAS DE IMIGRANTES

CONCLUSÕES DO ENCONTRO NACIONAL DOS SECRETARIADOS DIOCESANOS DE MIGRAÇÕES E CAPELANIAS DE IMIGRANTES Migrações: Presente e Futuro CONCLUSÕES DO ENCONTRO NACIONAL DOS SECRETARIADOS DIOCESANOS DE MIGRAÇÕES E CAPELANIAS DE IMIGRANTES De 4 a 8 de Julho na Casa Diocesana da Diocese de Aveiro, em Albergaria-a-Velha,

Leia mais

Construir Parcerias quer dizer ter a oportunidade e a coragem de empreender, no mercado dos Países de Língua Portuguesa, de forma a se obter um

Construir Parcerias quer dizer ter a oportunidade e a coragem de empreender, no mercado dos Países de Língua Portuguesa, de forma a se obter um CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO PARCERIAS Construir Parcerias quer dizer ter a oportunidade e a coragem de empreender, no mercado dos Países de Língua Portuguesa, de forma a se obter um espaço (CONFEDERAÇÃO

Leia mais

Ricardina Bridges Solicitors Advogados

Ricardina Bridges Solicitors Advogados Ricardina Bridges Solicitors Advogados 47 South Lambeth Road SW8 1RH London Reino Unido Tel: (+44) 0207 5825108 Fax: (+44) 0207 5825250 www.rbsolicitors.com Emigração Angolana e o Associativismo na Diáspora

Leia mais

Migrações Internacionais

Migrações Internacionais MIGRAÇÕES Migrações Internacionais O que é????? Movimento migratório ou migração é o deslocamento da população de um lugar para outro podendo ser definitivos ou temporários Diversos motivos levam as pessoas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 9.100, DE 19 DE JULHO DE 2017 Promulga o Acordo sobre a Concessão de Visto para Estudantes Nacionais dos Estados Membros

Leia mais

ÍNDICE GERAL I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

ÍNDICE GERAL I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL nota prévia à 5ª edição 7 nota prévia à 4ª edição 9 nota prévia à 3ª edição 11 nota prévia à 2ª edição 13 nota prévia à 1ª edição 15 plano 17 orientações de leitura 19 I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS. Tema Princípios de conduta, de igualdade e equidade

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS. Tema Princípios de conduta, de igualdade e equidade 1 de 6 Princípios de conduta, de igualdade e equidade OBJECTIVO: Assumir condutas adequadas às instituições e aos princípios de lealdade comunitária. 1 No seu relacionamento social como se posiciona face

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 87/XI

PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 87/XI PROJECTO DE RESOLUÇÃO Nº 87/XI Fixa a composição, distribuição e elenco dos Grupos Parlamentares de Amizade na XI Legislatura e procede à primeira alteração à Resolução da Assembleia da República n.º 6/2003,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P. Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração Acta Relativa à Reunião de 9 de Janeiro de 2007 Aos nove dias do mês de Janeiro de dois mil e sete, pelas dez horas, reuniu, em Assembleia Ordinária, o

Leia mais

Movimentos Migratórios em Portugal. Paulo Carvalhuço

Movimentos Migratórios em Portugal. Paulo Carvalhuço Movimentos Migratórios em Portugal Paulo Carvalhuço Instituto de Emprego e Formação Profissional Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão Imigração em Portugal 1. Que mudanças se registaram

Leia mais

Maria João Valente Rosa Paulo Chitas. Portugal: os Números. Ensaios da Fundação

Maria João Valente Rosa Paulo Chitas. Portugal: os Números. Ensaios da Fundação Maria João Valente Rosa Paulo Chitas Portugal: os Números Ensaios da Fundação Índice Nota Introdutória 9 1. População 11 1.1. Portugal na barreira dos 10 milhões 11 1.2. Mães menos jovens e com menos

Leia mais

O trabalho da Conferência da Haia

O trabalho da Conferência da Haia O trabalho da Conferência da Haia Convenção sobre a Cobrança Internacional de Alimentos em Benefício dos Filhos e de outros Membros da Família, de 2007, Rede Internacional de Juízes da Haia, isupport Marta

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Cidadania e Mundo Atual ANO: 7º TURMA: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: Empregabilidade: comunicação e relações pessoais AULAS PREVISTAS:

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CONSERVAS DE FRUTOS E DE PRODUTOS HORTÍCOLAS

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CONSERVAS DE FRUTOS E DE PRODUTOS HORTÍCOLAS Balança Comercial de Conservas de Frutos e de Produtos Hortícolas (NC 20) (Milhares de Euros) Saídas 171.860 219.416 253.244 316.567 294.753 15,3-6,9 Entradas 186.911 215.700 237.052 246.592 256.774 8,4

Leia mais

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2016/2017 RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COMPONENTE DE FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL CIDADANIA E MUNDO ATUAL CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEF) DE OPERADOR

Leia mais

Website:

Website: Website: http://obmigra.mte.gov.br/ Email: obmigra@gmail.com Modernidade NORTE NORTE SUL ENTRE 1815 1914 (22 E 26 EUR AMÉRICAS) (KING, 2010) ARGENTINA: 5 M BRASIL: 2,5 M; CUBA, MEXICO : 1,5 M Abertura-controle-seletividade

Leia mais

Acolher e Integrar. acime Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas

Acolher e Integrar. acime Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas Acolher e Integrar Rede de Informação ao Imigrante Boletim Informativo mensal Com notícias, informações, boas práticas e casos de sucesso na integração de imigrantes e minorias étnicas, oportunidades de

Leia mais

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL

2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL GRUPO DE ECONOMIA E CONTABILIDADE Cursos Científico-Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL SOCIOLOGIA (12º ano) Página 1 de 6 Competências Gerais Desenvolver a consciência dos direitos e

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Conceito Definição a. Cultura 1. Discriminação de povos ou pessoas, por certos grupos de indivíduos,

Leia mais

Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do PAN apresenta o seguinte projecto de lei:

Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do PAN apresenta o seguinte projecto de lei: Projecto de Lei n.º 1035/XIII/4.ª Altera o Regime de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, instituindo a atribuição da figura do visto temporário de residência

Leia mais

Atitudes perante a Imigração e Representações acerca dos Imigrantes

Atitudes perante a Imigração e Representações acerca dos Imigrantes Atitudes perante a Imigração e Representações acerca dos Imigrantes João Homem Cristo António CIS-ISCTE CEPCEP-UCP 12ª Comissão Parlamentar - Ética, Sociedade e Cultura 12 de Maio de 2008 Enquadramento

Leia mais

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final

I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP. São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I REUNIÃO DA ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP São Tomé, 27 e 28 de Abril de 2009 Comunicado Final I - Nos dias 27 e 28 do mês de Abril de 2009, realizou-se em São Tomé, capital da República Democrática de

Leia mais

Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior

Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa 15 de Novembro de 2011 Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior Instituto Superior Técnico,

Leia mais

Projecto Diversidade Linguística na Escola

Projecto Diversidade Linguística na Escola Projecto Diversidade Linguística na Escola Coordenação: Maria Helena Mira Mateus Glória Fischer Dulce Pereira Objectivos Estudo da diversidade linguística presente nas escolas de ensino básico da área

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

Capital Estatuário: ,00 Euros - NUIMPC CÓDIGO DE ÉTICA

Capital Estatuário: ,00 Euros - NUIMPC CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Âmbito de aplicação... 3 3. Princípios de actuação da SPMS, EPE... 4 3.1. Legalidade... 4 3.2. Não discriminação, igualdade de tratamento e imparcialidade...

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007, DE 29 DE OUTUBRO 1. Unidades temáticas, conteúdos e objectivos/competências (Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância)

Leia mais

Condições laborais dos emigrantes e imigrantes

Condições laborais dos emigrantes e imigrantes Condições laborais dos emigrantes e imigrantes Imigrantes Portugueses 1 Os portugueses que estão alegadamente a ser vítimas de exploração laboral na Holanda são jovens à procura do primeiro emprego ou

Leia mais

Instituto t Nacional de Estatística

Instituto t Nacional de Estatística Apresentação dos Resultados Definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação - RGPH 2010 - Instituto t Nacional de Estatística tí ti CABO VERDE Gabinete do Censo Resultados definitivos do RGPH

Leia mais

O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA. Autor -Bruno Júlio Kambundo

O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA. Autor -Bruno Júlio Kambundo O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA Autor -Bruno Júlio Kambundo Sumário ESTRUTURA DO TRABALHO: O Direito à Educação e Meio Ambiente à luz da Declaração Universal

Leia mais

Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO. Paris, 8 de Novembro de 2013

Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO. Paris, 8 de Novembro de 2013 DELEGAÇÃO PERMANENTE DE PORTUGAL JUNTO DA UNESCO Intervenção do Senhor Ministro da Educação durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO Paris, 8 de Novembro de 2013 Senhor Presidente da Conferência Geral,

Leia mais

Valor económico da língua portuguesa

Valor económico da língua portuguesa 1 Seminário Diplomático 2013 PROJETAR PORTUGAL Fundação Champalimaud, 4.1.2013 Valor económico da língua portuguesa jose.esperanca@iscte.pt 2 As línguas no mundo Ecologia da Língua (Calvet) 3 Hipercentral

Leia mais

PRA Reflexão Final do Módulo

PRA Reflexão Final do Módulo Área de Formação: Ciências Informáticas Itinerário de Formação: 481039 Técnico de Informática e Sistemas Modalidade: Educação e Formação de Adultos UFCD: CLC6 Cultura, língua e comunicação Culturas de

Leia mais

Relatório da visita da Comissão para a Ética, a. Cidadania e a Comunicação ao Centro Nacional. de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, no dia 18 de

Relatório da visita da Comissão para a Ética, a. Cidadania e a Comunicação ao Centro Nacional. de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, no dia 18 de Relatório da visita da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, no dia 18 de dezembro de 2013 Índice 1 Objetivo da visita... 3 3 Atuação do

Leia mais

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano

Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa. Prof. Franco Augusto 9º ano Questões políticas, ideológicas e populacionais Europa Prof. Franco Augusto 9º ano Regionalização do continente europeu Densidade demográfica na Europa Renda per capita na Europa Com base nas diferenças

Leia mais

Tema 4. Vamos Reflectir

Tema 4. Vamos Reflectir Tema 4 Área / UFCD CP1-Tema 4 Competência a atingir Participa consciente e sustentadamente na comunidade global. Vamos Reflectir Ao longo deste módulo temos vindo a debruçar-nos sobre os diferentes tipos

Leia mais

Raça, Etnicidade e Migração. Anthony Giddens, cap. 9

Raça, Etnicidade e Migração. Anthony Giddens, cap. 9 Raça, Etnicidade e Migração Anthony Giddens, cap. 9 1. Compreendendo a raça e a etnicidade Raça é um conjunto de relações sociais que permitem situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA

COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA CRI(98)30 Version portugaise Portuguese version COMISSÃO EUROPEIA CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RECOMENDAÇÃO DE POLÍTICA GERAL N. 4 DA ECRI: INQUÉRITOS NACIONAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA E A PERCEPÇÃO DA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 1.º CEB /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 1.º CEB /2013 ANUAL 164 dias letivos 1. Eu e os outros 1.1. Promover o auto conhecimento; 1.2. Promover o conhecimento dos outros; 1.3. Desenvolver o respeito pelos outros; 1.4. Desenvolver o espírito de cooperação,

Leia mais

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Grupo de Trabalho Dupla Tributação e Protecção do Investimento composto

Leia mais

Portugal e o Desafio das Migrações O trabalho do ACM

Portugal e o Desafio das Migrações O trabalho do ACM Portugal e o Desafio das Migrações O trabalho do ACM Outeiro Seco, 20 de setembro de 2018 Eduardo Quá Núcleo de Relações Internacionais Imigração em Números Dimensões: - Demografia - Língua - Qualificações

Leia mais

Segundo o estudo, "em 2013, o nível de vida das famílias portuguesas era 25% inferior à média europeia, a mesma distância que registava em 1990".

Segundo o estudo, em 2013, o nível de vida das famílias portuguesas era 25% inferior à média europeia, a mesma distância que registava em 1990. Portugal assinala 30 anos de integração europeia a 1 de Janeiro, e três décadas depois de ter aderido à então Comunidade Económica Europeia (CEE), o nível de vida das famílias portuguesas avançou apenas

Leia mais

Entrevista com AMR / Lizmontagens. Com quality media press para Expresso / El Economista. João Brito. Presidente do C. A. ABRIGADA

Entrevista com AMR / Lizmontagens. Com quality media press para Expresso / El Economista. João Brito. Presidente do C. A. ABRIGADA Entrevista com AMR / Lizmontagens Com quality media press para Expresso / El Economista João Brito Presidente do C. A. ABRIGADA Jorge Delgado Alves Managing Director Lizmontagens Quality Media Press fale-nos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 14 participada Organização OBJECTIVO: Identificar os direitos fundamentais de um cidadão num estado democrático contemporâneo Objectivos: FICHA DE ACTIVIDADE N.º 4- "Cidadania de A a Z " 1. Reconhecer

Leia mais

Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal:

Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Contributos para uma Caracterização Conferência Imigração de estudantes internacionais para a União Europeia 12 de

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

Resultados Provisórios POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL 2001

Resultados Provisórios POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL 2001 Informação à Comunicação Social 24 de Julho de 2002 Resultados Provisórios POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL 2001 1. População Estrangeira Residente Os dados estatísticos, reportados a 31 de Dezembro de

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Afrobarómetro 6ª Ronda Novos dados de toda a África Maputo, Moçambique 1 de Março de 2016 Comunicado de imprensa Afrobarómetro: Africanos são tolerantes em relação à religião, etnia, nacionalidade e HIV,

Leia mais

Isabel Pedreira, Cláudia Roriz e Joana Duarte. Introdução

Isabel Pedreira, Cláudia Roriz e Joana Duarte. Introdução Os estudantes estrangeiros provenientes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no ensino superior em Portugal: contributos para uma caracterização Isabel Pedreira, Cláudia Roriz e Joana

Leia mais