O impacto da integração entre canais no crescimento das vendas dos varejistas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O impacto da integração entre canais no crescimento das vendas dos varejistas."

Transcrição

1 O impacto da integração entre canais no crescimento das vendas dos varejistas. CAO, L.; LI, L. The Impact of Cross-Channel Integration on Retailers Sales Growth. Journal of Retailing. v. 91, n. 2, p , jun

2 INTRODUÇÃO Canais adicionais criam novas oportunidades, mas também várias complexidades para os varejistas que devem alavancar seus múltiplos canais apropriadamente para evitar a canibalização de canais e alcançar sinergias. As contribuições desse artigo para a literatura são: (i) (ii) (iii) oferece uma estrutura conceitual abrangente dos efeitos da integração entre canais no crescimento das vendas de empresas. avança na compreensão da integração entre canais; as descobertas estendem a literatura sobre adições de canal.

3 Definição de Integração entre Canais - I A integração entre canais é uma maneira de usar ou empregar vários canais ou mídias. o uso de mais de um canal ou meio, o uso de múltiplos modos de realização, emprego de sites e lojas físicas possivelmente além de outros canais, utilizando toda a gama de canais comercialmente viáveis, o gerenciamento de interdependências entre atividades através do canal, a medida em que os canais on-line e tradicionais interagem entre si e cooperam com a publicidade e a promoção, o grau em que a empresa distribui seus produtos e contatos para seus clientes por meio de canais e veículos de comunicação que são sincronizados e complementares.

4 Definição de Integração entre Canais - III A definição de integração entre canais também indica duas outras perspectivas: centrada no cliente e centrada na empresa. (i) Perspectivas centradas no cliente afirmam que o conceito é altamente orientado para o cliente, ou seja, como uma forma de gerenciar clientes, e oferecem benefícios particulares aos clientes, como a satisfação aprimorada alcançado através de experiências de compra sem igual. (ii) Perspectivas centradas nas empresas, em vez disso, focam nos benefícios para a empresa, como a criação de sinergias entre canais, obtenção de economias de escala e melhoria da lucratividade.

5 Integração entre canais é o grau em que uma empresa coordena os objetivos, o design e a implantação de seus canais para criar sinergias para a empresa e oferecer benefícios particulares aos seus consumidores.

6 São cinco mecanismos pelos quais a integração entre canais afeta o crescimento das vendas da empresa. onde os primeiros quatro indicam impactos positivos e o último, impacto negativo.

7 1 - Maior confiança Usando combinações de canais, os varejistas podem explorar os benefícios e superar as deficiências de cada canal para criar uma experiência de compra atraente e segura para os consumidores. (i) a integração entre canais permite que os consumidores coloquem o máximo de informações que desejarem de maneira conveniente, de modo que reduza efetivamente a assimetria de informações, conforme percebida pelos consumidores. (ii) programas de marketing coordenados reduzem a confusão dos consumidores; (iii), a integração entre canais proporciona aos clientes a liberdade de usar diferentes canais em diferentes situações, portanto, reforça seu senso de autocontrole e gera uma sensação de segurança.

8 2 - Maior fidelidade do consumidor Uma combinação de canais permite que os varejistas forneçam serviços de valor agregado aos consumidores, o que melhora suas percepções, atitudes, satisfação e lealdade. Os consumidores recompensam o varejista comprando mais e concentrando suas compras com ele. Com a integração de dados entre os canais, os varejistas podem criar imagens claras do comportamento do consumidor, padrões de compra e tendências.

9 3 - Maior taxa de conversão do consumidor Os consumidores podem facilmente ser convencidos, em um ambiente de compras cross-channel, de que tomaram a decisão certa no momento crucial em que consideram uma compra. Ao pesquisar na Internet antes de visitar uma loja, o cliente pode descobrir quais os atributos do produto a serem negociados e, assim, selecionar mais prontamente o produto certo quando estiver na loja. A nova tecnologia oferece aos varejistas oportunidades de unir os canais da Internet, móveis e off-line em experiências ininterruptas dos clientes. Maior conveniência, melhores experiências e uma forte presença de força de vendas reduzem as taxas de perda de clientes e levam-nas a comprar da empresa.

10 4- Maiores oportunidades de venda cruzada A integração entre canais ajuda os varejistas a apresentar consumidores que acessam um canal para outros canais, o que gera lealdade e compra cruzada. Ao incentivar os consumidores a procurar a disponibilidade do produto em suas lojas locais, os varejistas os direcionam do site para a loja. Uma vez na loja, os consumidores têm menor demanda de serviço e podem ser expostos a vendas cruzadas. A combinação de canais também permite que as empresas mantenham contato com os consumidores, o que aumenta as oportunidades de vendas cruzadas. Oportunidades de venda cruzada também resultam de promoções cruzadas, em que os esforços de marketing em um canal podem aumentar as vendas por meio de outro.

11 5 - Perda de recursos especiais do canal A experiência de varejo de um consumidor depende da atmosfera da loja e site, ambiente social, interface de serviços, sortimento de produtos e preços. Em particular, a integração de canais limita a capacidade dos varejistas de satisfazer as expectativas especiais dos consumidores em um determinado canal e de se diferenciar dos principais concorrentes. Uma maior integração entre os canais pode até levar a um decréscimo nas vendas totais, se os consumidores de longa data, especialmente ligados a um determinado canal, não encontrarem mais as características e vantagens esperadas e, portanto, migrarem para os concorrentes.

12 Construção das hipóteses H1 A integração entre canais tem um efeito positivo no crescimento das vendas da empresa. H2 A experiência on-line firme modera negativamente o efeito da integração entre canais no crescimento das vendas da empresa. H3 A presença maior de lojas físicas modera negativamente o efeito da integração entre canais no crescimento das vendas das empresas.

13 Efeitos da integração entre canais no crescimento das vendas da empresa (i) o rápido desenvolvimento de tecnologias interativas mudou a forma como os consumidores interagem com os múltiplos canais dos varejistas. A maioria dos clientes participa de um ciclo de compra que atravessa os canais (ii) As novas tecnologias permitem que os canais forneçam recursos que antes eram restritos a outros canais e, portanto, reduzem as diferenças de serviços entre os canais. (iii) As crescentes capacidades de integração de dados e análise de big data dos varejistas melhoram sua compreensão do comportamento de compras crosschannel dos consumidores H1 A integração entre canais tem um efeito positivo no crescimento das vendas da empresa.

14 Fatores Moderadores Por que concentrar a pesquisa em fatores de nível de empresa? (i) Explorar quais tipos de varejistas multicanais são mais propensos a se beneficiar da integração entre canais pode aprofundar nosso conhecimento de varejo multicanal. (ii) Os efeitos moderadores dos fatores de nível de empresa têm sido amplamente negligenciados em estudos empíricos. Experiência online O nível de experiência on-line da empresa reflete o número de anos em que a empresa operou suas vendas on-line. Uma empresa com mais experiência on-line provavelmente perde oportunidades de direcionar consumidores on-line para lojas físicas. Os consumidores que buscam informações no canal on-line de um varejista com mais experiência on-line devem se convencer mais facilmente a comprar pelo canal da Web em vez de visitar sua loja física. Se uma empresa opera uma empresa on-line ao longo do tempo, seus consumidores on-line já se acostumaram a comprar em um determinado ambiente e estão ligados aos recursos que ela oferece. H2 A experiência online firme modera negativamente o efeito da integração entre canais no crescimento das vendas da empresa.

15 Presença de loja física A presença da loja física da empresa refere-se ao número de lojas físicas que ela opera. Uma maior presença de loja física aumenta a exposição dos consumidores à marca do varejista. Exposições repetidas devem fortalecer o conhecimento da marca e aprofundar as associações de marca que por sua vez podem ser transferidas para outros canais do varejista. A integração entre canais permite que os varejistas direcionem os consumidores de on-line para off-line. Para os consumidores mais tradicionais, a visita à loja física parece indispensável nas fases de busca e compra do processo de compra, mesmo em um ambiente multicanal. H3 A presença maior de lojas físicas modera negativamente o efeito da integração entre canais no crescimento das vendas das empresas.

16 ESTUDOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO - I A maioria dos varejistas desenvolve sua integração cross-channel gradualmente, de tal forma que o grau de integração vai desde a completa separação dos canais até a coordenação total. Limites principais para as ferramentas de dimensão existentes: (i) eles contam com dimensões limitadas para avaliar a integração multicanal; (ii) as ferramentas de medição existentes agregam várias dimensões para refletir o grau de integração, sem considerar a importância variável de diferentes dimensões para determinar o grau geral de integração. Cenários de pesquisa: Testou-se o impacto da integração cross-channel no crescimento das vendas de empresas de varejo nos Estados Unidos ao longo de um período de quatro anos, de 2008 a (*) Amostragem: As empresas foram selecionadas com base nos seguintes critérios. (i) Ativo em diferentes setores da atividade de varejo; (ii) Em cada setor de atividades, ativo em diferentes categorias de produtos; (iii) Diversificado no tamanho de suas redes de lojas e níveis de experiência on-line. QUALITATIVO

17 ESTUDOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO - II No estudo quantitativo, testou-se o impacto da integração de canais cruzados no crescimento de vendas de empresas de varejo com sede nos EUA e com capital aberto ao longo de um período de quatro anos ( ). O nível de desenvolvimento de integração entre canais relacionou-se positivamente ao crescimento de vendas do ano seguinte, dinamismo da indústria, mudança no capital de giro, experiência on-line da empresa e gastos com publicidade. Resultados: Os cálculos de regressão mostraram efeito positivo e significativo da integração entre canais em ambos os modelos. 1. Esse efeito positivo mostrou que a integração entre canais estimulou o crescimento das vendas, em apoio ao H1. 2. A experiência on-line de um varejista reduziu o efeito positivo da integração entre canais no crescimento das vendas, de acordo com o H2. 3. Uma grande rede de lojas físicas reduziu o impacto positivo de uma estratégia cross-channel no crescimento das vendas, revelando a direção do efeito moderador, conforme H3. QUANTITATIVO

18 CONCLUSÕES - I Os resultados confirmam uma influência positiva da integração entre canais no crescimento das vendas de empresas. As empresas que melhor coordenam seus múltiplos canais podem melhorar a confiança dos consumidores, aumentar sua fidelidade, aumentar sua taxa de conversão e criar maiores oportunidades de venda cruzada. As empresas com um foco mais forte em um canal específico (isto é, on-line, conforme medido pela experiência on-line; ou de offline, conforme medido pela presença de lojas físicas) se beneficiam menos da integração entre canais. A integração de canais cruzados de tais empresas pode, portanto, ter menos efeito sobre o crescimento de vendas por meio de uma taxa de conversão impulsionada e maiores oportunidades de venda cruzada.

19 CONCLUSÕES - II Os varejistas multicanais devem integrar seus múltiplos canais para aumentar as vendas da empresa, embora o efeito positivo seja contingente a vários fatores no nível da empresa. (i) os varejistas tradicionais baseados em lojas que ficam para trás no desenvolvimento de canais on-line devem aproveitar as oportunidades associadas à integração multicanal para (ii) aumentar suas vendas; os varejistas devem reavaliar suas redes de lojas físicas e otimizar seu tamanho fechando, realocando ou remodelando lojas físicas enquanto implementam sua integração entre canais. (iii) Empresas com grandes redes de lojas físicas se beneficiam menos das atividades de coordenação entre os canais uma rede excessivamente intensiva pode produzir conflitos e resulta em dissinergia.

20 Limitações e sugestões para pesquisas futuras (i) (ii) (iii) (iv) (v) os autores se concentraram no crescimento de vendas para avaliar a eficácia da integração entre canais, mas os aumentos de vendas costumam levar tempo para se materializar. a pesquisa poderia expandir o conjunto de modificadores em potencial dos efeitos de integração entre canais, além de contingências em nível de empresa. Aplicou-se várias técnicas para melhorar a confiabilidade de nossa medida, mas questões de subjetividade continuam sendo uma preocupação. o prazo para o estudo é de quatro anos, mas os autores pedem cautela ao avaliar a eficácia de um programa de varejo multicanal usando resultados de curto prazo. usar dados longitudinais de varejistas norte-americanos de capital aberto coletados a partir de fontes secundárias tem vantagens, mas as descobertas podem ser específicas para esse cenário de pesquisa (varejistas norte-americanos).

21 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, ECONÔMICAS E CONTÁBEIS ICEAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROF. DR. EDAR EÑAÑA ACADÊMICO: ERROL FERNANDO ZEPKA PEREIRA JUNIOR Referência CAO, L.; LI, L. The Impact of Cross- Channel Integration on Retailers Sales Growth. Journal of Retailing. v. 91, n. 2, p , jun. 2015

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo

Curso de Mídias Pagas Online. Plano de Estudo Curso de Mídias Pagas Online Plano de Estudo Descrição Esta certificação permite ao aluno projetar e implementar estratégias pagas em diferentes plataformas e mídias digitais, como os Anúncios do Facebook

Leia mais

Cinco maneiras de transformar a experiência do cliente conectado

Cinco maneiras de transformar a experiência do cliente conectado Cinco maneiras de transformar a experiência do cliente conectado EXPERIÊNCIA DE MARCA ENTREGA FIDELIDADE BIG DATA MOBILIDADE DA LOJA A solução multicanal Uma Loja, Uma Experiência,da Zebra, trabalha para

Leia mais

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal

Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Seminário GVcev Varejo Virtual e Multicanal Varejo Multicanal: Integrando a loja física e a loja virtual Roseli Morena Porto Agenda A evolução: integrando tijolos e mouse Definição de Varejo Multicanal

Leia mais

Logística e-commerce: A Importância do Planejamento e Gestão de Estoques. 27 de Junho de 2017

Logística e-commerce: A Importância do Planejamento e Gestão de Estoques. 27 de Junho de 2017 Logística e-commerce: A Importância do Planejamento e Gestão de Estoques 27 de Junho de 2017 Agenda A Via Varejo Cadeiade valor para o cliente Oportunidades para a Logística Resultados Obtidos Off-line

Leia mais

FIDELIDADE FICHA DO PRODUTO

FIDELIDADE FICHA DO PRODUTO FIDELIDADE FICHA DO PRODUTO FIDELIDADE PROGRAMAS PRONTOS ONLINE TIPOS DE RECOMPENSA GERENCIAMENT ENVOLVA OS CONSUMIDORES ONDE QUER QUE ESTEJAM. PROGRAMAS PRONTOS PROGRAMA BASEADO EM GASTOS Comece a identificar

Leia mais

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos

01/06/2010. Marketing Ampliado. Administração de Varejo. tipos de varejo. 1) Níveis de serviços que oferece. 2) Variedade de linhas de produtos Marketing Ampliado Profa. Adriana existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação Amyr Klynk Comece a ser agora o que você será daqui em diante.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, ECONÔMICAS E CONTÁBEIS ICEAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Insights para Black Friday e Natal

Insights para Black Friday e Natal Apresenta Insights para Black Friday e Natal Edição Brasil Seja online ou offline, no mobile ou desktop, a Criteo é a sua parceira para aumentar vendas no segundo semestre 1 2017: Um Fim de Ano Iluminado

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO

RESUMO EXPANDIDO 1 PROPÓSITO CENTRAL DO TRABALHO Avaliação Da Satisfação Das Consumidoras Do Varejo de Roupas e Calçados Feminino de Candelária/RS Lilian Alves (lilianalves@mx2.unisc.br) Dr. Carlos Alberto Mello Moyano (carlos@unisc.br) Universidade

Leia mais

Towards a theory of innovation in services [Por uma teoria da inovação nos serviços]

Towards a theory of innovation in services [Por uma teoria da inovação nos serviços] Towards a theory of innovation in services [Por uma teoria da inovação nos serviços] Barras, R. (1986). Towards a theory of innovation in services. Research policy, 15(4), 161-173 1. Introdução O atual

Leia mais

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja

Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas. Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Aumente a eficiência operacional com um suporte inteligente para as lojas Solução de suporte completa para os dispositivos de TI dentro da loja Melhore Estenda Reduza a experiência do cliente e aumente

Leia mais

Estudo UPS Pulse of the Online Shopper

Estudo UPS Pulse of the Online Shopper UPS Pulse of the Online Shopper Março de 2018 Sumário executivo do estudo no INÍCIO Os compradores online no são pacientes, mais móveis e impulsionados pelo mercado Os compradores online no continuam a

Leia mais

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento

OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento OMNI-CHANNEL: como entregar uma experiência consistente em todos os canais de atendimento Sumário Introdução... 03 Afinal, o que é Omni-Channel?... 06 Quais são as suas vantagens?... 09 Como entregar uma

Leia mais

Programática não é mais o futuro, é o presente

Programática não é mais o futuro, é o presente Programática não é mais o futuro, é o presente foto: Luciana Aith Publicado Seja cross-device, mobile ou vídeo, a programática Outubro 2015 pode otimizar os esforços em performance e Topicos Cross Media

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão

5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão 70 5 Conclusões e Recomendações 5.1. Conclusão Este estudo buscou analisar o comportamento do consumidor multicanal e identificar os riscos percebidos e orientação de compra que influenciam na escolha

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

THE FUTURE OF PURCHASE BEHAVIOUR

THE FUTURE OF PURCHASE BEHAVIOUR THE FUTURE OF PURCHASE BEHAVIOUR O COMPORTAMENTO DE COMPRA MUDOU... O futuro é uma revisão constante do passado; o presente uma impaciência atordoante sobre o futuro. Com a velocidade com que as coisas

Leia mais

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO!

SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! SONHE MAIS PARA O SEU NEGÓCIO! Oferecemos um conjunto de serviços que, alinhados de maneira estratégica, formam uma comunicação completa e de resultado. Oferecemos media solutions, e para isso, nós da

Leia mais

1 Introdução. Figura 1 - Faturamento anual do comércio eletrônico no Brasil (em R$ bilhões) (E-Commerce, Set/2009) 10,0 8,2 6,3 4,4

1 Introdução. Figura 1 - Faturamento anual do comércio eletrônico no Brasil (em R$ bilhões) (E-Commerce, Set/2009) 10,0 8,2 6,3 4,4 1 Introdução A Internet nos últimos anos vem apresentando crescimento inquestionável, transformando a sociedade como um todo, influenciando comportamentos e transformando a economia. Para diversos setores

Leia mais

Os Custos Ocultos de uma Plataforma SaaS

Os Custos Ocultos de uma Plataforma SaaS Magento Commerce para pequenas empresas Os Custos Ocultos de uma Plataforma SaaS 3 Perguntas a se fazer ao considerar os custos de uma plataforma SaaS Índice Introdução... 3 O que é SaaS?... 3 3 perguntas

Leia mais

Análise do E-commerce no Mundo

Análise do E-commerce no Mundo Análise do E-commerce no Mundo Principais achados Os consumidores de hoje são ativos em todos os ambientes de navegação: app, mobile e desktop. Além disso, eles compram cada vez mais onde quer que estejam:

Leia mais

OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM

OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM OVERSEAS PROPERTY INVESTMENT SOLUTIONS AND SERVICES. INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS COM ALTO RETORNO OPISAS.COM APRESENTANDO AS MELHORES OPORTUNIDADES NO MERCADO IMOBILIÁRIO INTERNACIONAL DESDE 2008. Somos

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

Aula 06 Varejo no Comércio Eletrônico. Prof. Filipe Wall Mutz

Aula 06 Varejo no Comércio Eletrônico. Prof. Filipe Wall Mutz Aula 06 Varejo no Comércio Eletrônico Prof. Filipe Wall Mutz Agenda Varejo Eletrônico (e-tailing) Tipos de e-tailing Exemplos de e-tailers Ferramentas de Apoio à Decisão Parcerias de Bricks and Clicks

Leia mais

Retargeting 101. Seu guia para o marketing no e-commerce

Retargeting 101. Seu guia para o marketing no e-commerce Retargeting 101 Seu guia para o marketing no e-commerce 1 ÍNDICE 3 4 5 6 7 Introdução O que é retargeting? Como o retargeting funciona? Por que o retargeting é importante? O que é indispensável: um checklist

Leia mais

índice Parte I AS TENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS QUE MODELAM O MARKETING

índice Parte I AS TENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS QUE MODELAM O MARKETING índice AGRADECIMENTOS... PRÓLOGO DE MARKETING 3.0 A MARKETING 4.0... SOBRE OS AUTORES... 17 19 23 Parte I AS TENDÊNCIAS FUNDAMENTAIS QUE MODELAM O MARKETING 1 A TRANSFERÊNCIA DE PODER PARA OS CONSUMIDO-

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O

A P R E S E N T A Ç Ã O GPA Day Dezembro 2016 A P R E S E N T A Ç Ã O Combinação Negócios Negócio Online elevado a outro nível de serviço Brasil Brasil Estratégia Comercial Internet 4 Centros de Distribuição Logistica terceirizada

Leia mais

A ponte para compra e venda entre empresas do Brasil

A ponte para compra e venda entre empresas do Brasil A ponte para compra e venda entre empresas do Brasil A ponte para compra e venda entre empresas no Brasil Quem Somos Marcos We4reich, CEO A maior empresa de full-commerce do Brasil B2B Online O mercado

Leia mais

7 Técnicas Importantes de SEO. Para melhorar seus. resultados

7 Técnicas Importantes de SEO. Para melhorar seus. resultados 7 Técnicas Importantes de SEO Para melhorar seus resultados Sumário 1. Sobre Nós 2. Introdução 3. 1. Conteúdo Nas Redes Sociais Ganham Destaque 4. 2. Os Vídeos Continuam Dominando 5. 3. Otimização Móvel

Leia mais

INTEGRAÇÃO ONLINE E OFFLINE

INTEGRAÇÃO ONLINE E OFFLINE INTEGRAÇÃO ONLINE E OFFLINE ENTENDA COMO A SARAIVA CONSEGUIU DIMINUIR O NÍVEL DE ESTOQUE ATENDENDO MELHOR SUAS DEMANDAS As informações publicadas nesta apresentação podem ser encontradas no site: www.saraivari.com.br

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos

Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos Oracle Healthcare Foundation Acelerando a evolução dos cuidados médicos De indivíduos a populações, preenchendo a lacuna no tratamento médico para uma saúde melhor Desafios enfrentados pelo setor de assistência

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

Análise do E-commerce no Mundo. Brasil, 2º Trimestre de 2018

Análise do E-commerce no Mundo. Brasil, 2º Trimestre de 2018 Análise do E-commerce no Mundo Brasil, 2º Trimestre de 2018 Share de Transações Mobile O mobile continua ganhando espaço no mercado, impulsionado por um aumento nas transações via smartphones. Vendas por

Leia mais

Gestão Marketing. Mkt Internacional

Gestão Marketing. Mkt Internacional Gestão Marketing Mkt Internacional Decisões de Preço e de Distribuição Fatores que influem na fixação de preços Fatores internos: Objetivos de marketing Estratégia do mix de marketing Custos Considerações

Leia mais

Ferramentas de Conquista do Consumidor FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS

Ferramentas de Conquista do Consumidor FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Ferramentas de Conquista do Consumidor FERRAMENTAS DE MARKETING - DIREITOS RESERVADOS Sucesso de Vendas Manter os consumidores atuais Conquistar consumidores novos Administrar a ameaça de substitutos Qualquer

Leia mais

CE05 O CONSUMIDOR ON LINE

CE05 O CONSUMIDOR ON LINE 1 2 Entender as estratégias utilizadas pelas empresas para manter os consumidores on-line comprando em seus sites. Analisar as principais necessidades dos clientes on-line. Estudar formas de atrair novos

Leia mais

Canais de Distribuição e Gerenciamento da Logística

Canais de Distribuição e Gerenciamento da Logística Canais de Distribuição e Gerenciamento da Logística Prof. Vanessa D. Alves Questões Relativas aos Canais de Distribuição Qual é a natureza dos canais de de distribuição? Como as as empresas integrantes

Leia mais

Análise do E-commerce no Mundo. Brasil, 1º Trimestre de 2018

Análise do E-commerce no Mundo. Brasil, 1º Trimestre de 2018 Análise do E-commerce no Mundo Brasil, 1º Trimestre de 2018 Principais Achados Os consumidores de hoje são ativos em todos os ambientes de navegação: app, mobile e desktop. E compram cada vez mais onde

Leia mais

Proposta de combinação de negócios entre Via Varejo e Cnova Brasil 12 de maio de 2016

Proposta de combinação de negócios entre Via Varejo e Cnova Brasil 12 de maio de 2016 Proposta de combinação de negócios entre Via Varejo e Cnova Brasil 12 de maio de 2016 0 Conteúdo Material utilizado na reunião do conselho de administração do dia 11 de Maio de 2016, que contém informações

Leia mais

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Profa. Simone Souza Capítulo 3, L&L Agenda Vantagem Competitiva Modelo das Forças Competitivas de Porter SIs e Vantagem Competitiva Modelo de Cadeia de Valor

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados 1 2 Doriane Braga Nunes Bilac 3 4 Resumo trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se de instrumentos

Leia mais

Gestão de estoques para múltiplos canais de venda

Gestão de estoques para múltiplos canais de venda Gestão de estoques para múltiplos canais de venda Por que diversificar os canais de vendas? Loja Online; Marketplace; Loja Física; Televendas. O que é marketplace? Marketplace é uma plataforma de e-commerce

Leia mais

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva

Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Sistemas de Informação e Vantagem Competitiva Profa. Simone Souza Capítulo 3, L&L Introdução Em vários setores empresas se saem melhor do que outras Por que? Como identificar suas estratégias? Como os

Leia mais

Posicionando o Trade Marketing como centro de inteligência para ALAVANCAR RESULTADOS. Felipe Mendes General Manager LatAm GfK

Posicionando o Trade Marketing como centro de inteligência para ALAVANCAR RESULTADOS. Felipe Mendes General Manager LatAm GfK Posicionando o Trade Marketing como centro de inteligência para ALAVANCAR RESULTADOS Felipe Mendes General Manager LatAm GfK O Trade Marketing tem um papel protagonista dentro das empresas... mas como

Leia mais

A Perspectiva dos Consumidores de Seguros

A Perspectiva dos Consumidores de Seguros Canais de Relacionamento A Perspectiva dos Consumidores de Seguros Em cooperação com o : A IBM realiza investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento para trazer pensamento inovador Conhecimento

Leia mais

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor Gerenciamento de relacionamento com o UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 18/10/2011.

Leia mais

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva

White Paper. Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Usando dados de qualidade para obter vantagem competitiva Sumário Introdução... 1 Vantagem competitiva e a dependência sobre os dados... 1 Geração e crescimento de receita... 1 Eficiência operacional...

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão estratégica. Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão estratégica Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Comportamento Organizacional É um estudo da dinâmica das organizações e como

Leia mais

BR Social. Apresentação Executiva Fevereiro 2018

BR Social. Apresentação Executiva Fevereiro 2018 BR Social Apresentação Executiva Fevereiro 2018 O Futuro é das marcas com propósito. Essa é a evolução do papel das marcas na sociedade, e não tem mais volta, ( ) não evoluir é nocivo para nossa existência.

Leia mais

Destaques 1T17. Recuperação das vendas para as Lojas Físicas, com crescimento de vendas mesmas lojas de +2,5% no 1T17

Destaques 1T17. Recuperação das vendas para as Lojas Físicas, com crescimento de vendas mesmas lojas de +2,5% no 1T17 13 de abril de 2017 Via Varejo S.A., maior varejista de eletroeletrônicos e móveis do Brasil, anuncia o desempenho de vendas para o primeiro trimestre (). Todas as comparações são referentes ao mesmo período

Leia mais

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon.

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon. Atendimento Segmentação do Mercado Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento SEGMENTAÇÃO DE MERCADO O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de Marketing em

Leia mais

Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro

Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro Kantar TNS 21/11/2018 Nota: Os resultados da pesquisa qualitativa não podem ser projetados na população geral, devida à seleção e tamanho da amostra

Leia mais

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA Elizângela M. Bonfim BERTOLDI; Andreia L. da Rosa SCHARMACH; Instituto Federal Catarinense- Campus São Francisco do Sul

Leia mais

AUDIENCE MANAGEMENT POWERED BY

AUDIENCE MANAGEMENT POWERED BY AUDIENCE MANAGEMENT POWERED BY BIG DATA AUDIENCE MANAGEMENT É A INTEGRAÇÃO DE DEZENAS DE FONTES DE DADOS (BIG DATA), ONLINE E OFFLINE, APLICADOS À GESTÃO DE CLIENTES E GERAÇÃO DE NEGÓCIOS audiencia no

Leia mais

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES

AGENDA DESEMPENHO FINANCEIRO NOSSO NEGÓCIO VANTAGENS COMPETITIVAS OPORTUNIDADES Dezembro de 2015 1 DISCLAIMER Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

e-commerce Comércio Eletrônico

e-commerce Comércio Eletrônico e-commerce Comércio Eletrônico Parte 02 Prof. Fulvio Cristofoli fulviocristofoli@uol.com.br www.fulviocristofoli.com.br Benefícios do CE Benefícios para as organizações: Expande o mercado nos âmbitos nacional

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VIA VAREJO

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VIA VAREJO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA VIA VAREJO FLAVIO DIAS UMA ABORDAGEM PRÁTICA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA VIA VAREJO REDUÇÃO DO CUSTO DE SERVIR COM GANHOS TAMBÉM PARA O CLIENTE OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DO MARKETING

Leia mais

10 FORMAS ESTATÍSTICA MODELAGEM PARA USAR

10 FORMAS ESTATÍSTICA MODELAGEM PARA USAR 10 FORMAS PARA USAR MODELAGEM ESTATÍSTICA Introdução Conheça um pouco mais sobre algumas modelagens estatísticas e como você pode implantar dentro da sua organização A análise preditiva é capaz de descobrir

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

E-commerce, Mobile e Mídias Sociais: cenários e possibilidades

E-commerce, Mobile e Mídias Sociais: cenários e possibilidades E-commerce, Mobile e Mídias Sociais: cenários e possibilidades Amyris Fernandez, Ph.D. 2016 MediaMath, Inc. 1 Cenário de Ecommerce no Brasil 2016 MediaMath, Inc. 2 O panorama do Comércio Eletrônico não

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA:

PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: PROFESSORA: KALYANA CAMPELO CONTEÚDO: REVISÃO I - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS DATA: 25.10.2018 REVISÃO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS Origem do Marketing marketing envolve a identificação

Leia mais

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis

Sales & Marketing. Inspiring consumer goods sector by everis Sales & Marketing Inspiring consumer goods sector by everis Vendas e marketing: A área de vendas e marketing é delicada para nós e nossos clientes, por isso nossas abordagens são: aumentar a participação

Leia mais

Ambiente de Negócios: percepções da indústria e varejo de materiais de construção

Ambiente de Negócios: percepções da indústria e varejo de materiais de construção Ambiente de Negócios: percepções da indústria e varejo de materiais de construção Objetivos do estudo Radiografar as percepções da indústria e do varejo de material de construção em diversos aspectos que

Leia mais

Marketing de. Conteúdo. Plano de Estudo

Marketing de. Conteúdo. Plano de Estudo Marketing de Conteúdo Plano de Estudo Descrição do programa O programa está construído tecnicamente, desde uma perspectiva educativa e com os mais recentes desenvolvimentos e padrões do mercado digital.

Leia mais

Palestrante: Sebastião Barroso Felix. Como aumentar as vendas da loja em 33%

Palestrante: Sebastião Barroso Felix. Como aumentar as vendas da loja em 33% Palestrante: Sebastião Barroso Felix Como aumentar as vendas da loja em 33% 03 Macro Estratégias Fluxo de Clientes em + 10% Aumentar a Conversão de Vendas em + 10% Tíquete Médio de Vendas em + 10% Aumentar

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

Prof. Marcelo Mello. Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Prof. Marcelo Mello Unidade IV GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Gerenciamento de serviços Nas aulas anteriores estudamos: 1) Importância dos serviços; 2) Diferença entre produtos x serviços; 3) Composto de Marketing

Leia mais

É hora de pensar de forma global

É hora de pensar de forma global É hora de pensar de forma global ESCRITO POR Jay Bowden PUBLICADO EM Abril de 2014 THE RUNDOWN Em termos de marketing de pesquisa B2B por tecnologia, os EUA são um peixe pequeno em um grande lago. Mais

Leia mais

Destaques do 2T18 - Consolidado

Destaques do 2T18 - Consolidado Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional.

Leia mais

O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo. por SEMrush

O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo. por SEMrush O Guia Definitivo para Profissionais de Marketing de Conteúdo por SEMrush Tabela de conteúdo Introdução Para quem é esse guia? 1 2 3 4 5 Análise de conteúdo Auditoria de Conteúdo Otimização do Conteúdo

Leia mais

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO UNIVERSIDADE DE BRASILIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTAÇÃO LOGISTICA EMPRESARIAL APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO GRUPO 19Z ARTHUR BIOCALTI ILO

Leia mais

agência de performance e de resultados

agência de performance e de resultados 1 agência de performance e de resultados ÍNDICE Quem Somos... Google Partner Premier... Eventos de Marketing Digital... Porque escolher a Spiner?... Nossa Missão... Porque investir no Marketing... Nossos

Leia mais

O que você vai aprender:

O que você vai aprender: Panorama da Black Friday no varejo físico brasileiro. Comportamento do consumidor brasileiro na BF. O que você vai aprender: O smartphone como aliado para o aumento das vendas. Estratégias de campanhas

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

HIGH TECH RETAIL. A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro

HIGH TECH RETAIL. A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro HIGH TECH RETAIL A Tecnologia e o Comportamento de Compra do Brasileiro EU, MOBILE A mobilidade integradora dos dois mundos EU, MOBILE A explosão dos smartphones, que devem rapidamente ganhar a população

Leia mais

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra.

INTRODUÇÃO. Vamos lá? Então mãos à obra. INTRODUÇÃO Ter uma comunicação interna eficaz auxilia no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e ajuda a alinhar os membros de uma organização às estratégias da empresa. Segundo estudo da Tower Watson,

Leia mais

HYBRIS COMMERCE GABRIELA MACHADO SAP CUSTOMER SPECIALIST SAP AG or an SAP affiliate company. All rights reserved. 2

HYBRIS COMMERCE GABRIELA MACHADO SAP CUSTOMER SPECIALIST SAP AG or an SAP affiliate company. All rights reserved. 2 HYBRIS COMMERCE GABRIELA MACHADO SAP CUSTOMER SPECIALIST 2014 SAP AG or an SAP affiliate company. All rights reserved. 2 A RELAÇÃO DOS CLIENTES COM AS EMPRESAS MUDOU Fato: Classe média mundial irá aumentar

Leia mais

A Sistemas Virtuais é uma empresa que nasceu com a proposta de atender, principalmente, micro, pequenas e média empresas, profissionais liberais nas

A Sistemas Virtuais é uma empresa que nasceu com a proposta de atender, principalmente, micro, pequenas e média empresas, profissionais liberais nas A Sistemas Virtuais é uma empresa que nasceu com a proposta de atender, principalmente, micro, pequenas e média empresas, profissionais liberais nas suas necessidades relacionadas à Comunicação e Marketing

Leia mais

Dicas do Google AdWords para sua conta

Dicas do Google AdWords para sua conta Dicas do Google AdWords para sua conta Com o Google AdWords, o que importa são os resultados. Otimizar gerenciar a qualidade e o desempenho da sua conta para obter um melhor resultado, sem aumentar os

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA?

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA? SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 O QUE É BRANDING? 5 QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BRANDING PARA PEQUENAS EMPRESAS? 11 COMO CRIAR VALOR PARA A SUA MARCA? 14 CONCLUSÃO 17 SOBRE A FEIJÃO COM ARROZ 19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

O novo paradigma do Marketing. O que mudou e como é que o digital pode ajudar a sua empresa a potenciar os resultados?

O novo paradigma do Marketing. O que mudou e como é que o digital pode ajudar a sua empresa a potenciar os resultados? O novo paradigma do Marketing O que mudou e como é que o digital pode ajudar a sua empresa a potenciar os resultados? 1970 The world is getting ready for future shock. Too much change in too short a period

Leia mais

Vantagem Competitiva com SI

Vantagem Competitiva com SI Vantagem Competitiva com SI CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Uma nova abordagem onde as Tecnologias de Informação desempenham um papel chave na transformação da estratégia, estrutura, cultura e processos de uma empresa utilizando o alcance

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 6-10/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

Marketing em Redes Sociais. Plano de Estudo

Marketing em Redes Sociais. Plano de Estudo Marketing em Redes Sociais Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece os conceitos, metodologias e ferramentas necessárias para a implementação, otimização e gerenciamento das redes sociais

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado

PROMOÇÃO NA INTERNET. Tiago Barcelos P. Salgado PROMOÇÃO NA INTERNET Tiago Barcelos P. Salgado As redes sociais online mudaram para sempre os rumos da publicidade e da propaganda Vantagens em relação a outros meios: alcançar públicos com base em suas

Leia mais