BIOQUÍMICA EMENTA: Estudo das biomoléculas com ênfase na visão integrada do metabolismo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOQUÍMICA EMENTA: Estudo das biomoléculas com ênfase na visão integrada do metabolismo."

Transcrição

1 EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA CURRÍCULO º PERÍODO BIOQUÍMICA EMENTA: Estudo das biomoléculas com ênfase na visão integrada do metabolismo. CITOLOGIA/HISTOLOGIA EMENTA: Abordagem morfológica das células e organelas celulares, processos de divisão celular, células especializadas e células sanguíneas. Noções de Histologia - Tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso, com ênfase aos aspectos morfológicos característicos. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EMENTA:Estudo de temas atuais e pertinentes à introdução do aluno na Universidade, e que conduzam à interdisciplinaridade/multi e transdisciplinaridade do ensino. FILOSOFIA EMENTA:Ciência e Filosofia: relação complexa e unidade intrínseca. A sacralização do conhecimento científico. O advento da Modernidade: racionalidade instrumental e desencantamento do mundo; a sociedade de consumo-prisão na imanência do mundo. A crise da modernidade: a fragmentação do homem contemporâneo. HISTÓRIA DA SAÚDE EMENTA: Compreensão e crítica de conceitos relacionados ao processo saúde-doença. Modelos assistenciais. História da organização e políticas sociais de saúde, considerando as transformações do quadro sanitário brasileiro. HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA ENFERMAGEM EMENTA: A evolução história da enfermagem, e sua importância na atualidade. As funções do Enfermeiro estabelecidas na Lei do Exercício Profissional, o código de ética que rege a profissão e as entidades de classe. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EMENTA: Noções básicas de texto, textualidade, fatores de textualidade. Diferenças entre língua oral e língua escrita. A questão da leitura: estratégias cognitivas e metacognitivas. A questão da escrita: condições de produção, relação autor/leitor, adequação linguagem/destinatário, a composição dos textos acadêmicos, elaboração de registros de assistência à saúde.

2 2º PERÍODO ANATOMIA EMENTA: Desenvolver o estudo teórico-prático da anatomia dos sistemas esquelético, muscular, nervoso, sensorial, tegumentar, cardiovascular, respiratório, digestório, genito-urinário, reprodutor e endócrino visando sua aplicação clínica. BIOESTATÍSTICA EMENTA: Estudo do método estatístico e sua aplicabilidade para a compreensão e entendimento os determinantes do Processo Saúde-Doença. Utilização de técnicas estatísticas na descrição e inferência para interpretação de dados de saúde. Tabelas e gráficos. Coeficientes e índices vitais mais utilizados em saúde pública. EMBRIOLOGIA EMENTA: Desenvolvimento do embrião desde a formação dos gametas até sua morfologia externa. FUNDAMENTOS DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO EMENTA: O material genético, constituição dos cromossomos, ação gênica e análise do DNA. Princípios de mutagênese. Estudo do cariótipo humano normal e das aberrações cromossômicas. Padrões de herança clássicos e não clássicos. Determinação e diferenciação do sexo. Erros da diferenciação sexual. Erros inatos do metabolismo. Aspectos Particulares da Genética Humana. Os genes nas populações. Teoria Sintética da Evolução. IMUNOLOGIA EMENTA: Estudo da imunologia nos distúrbios da resposta imune de interesse clínico. Células do sistema imunológico, antígeno-anticorpo-complemento. Interação da resposta imunológica, reação antígeno-anticorpo; reação sorológica, hiper-sensibilidade, imunogenética. Aplicação de reações imunológicas em clínicas e pesquisas: doenças auto-imunes. Vacinas e soroterapias. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA EMENTA:Conceitos. Métodos de leitura. Instrumentalização. Introdução à Metodologia Cientifica. Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Normas de trabalhos científicos. MICROBIOLOGIA EMENTA: Estudo dos microrganismos focalizando sua fisiologia, genética e ecologia, relacionando-os com as doenças humanas. Patogenicidade, diagnóstico etiológico, relação com o hospedeiro, epidemiologia e profilaxia dos grupos de fungos, bactérias e vírus. Métodos de controle da população microbiana. Infecções oportunistas, infecções hospitalares e microbiota normal.

3 SOCIOLOGIA EMENTA: Antropologia e sociologia no contexto da modernidade: visão geral, principais conceitos abordagens. Ser humano e sociedade. Visão antropológica dos conceitos de indivíduo, família, grupo, comunidade e sociedade. O processo de produção, as relações sociais de produção e o processo de trabalho. Determinantes sócio-econômicos e culturais do processo saúde e doença. Mitos, tabus e religiosidade no cuidado à saúde. 3º PERÍODO FARMACOLOGIA BÁSICA EMENTA:Estudos dos conceitos da Farmacologia, Farmacocinética e terapêutica medicamentosa, formando base conceitual para o gerenciamento e prestação de assistência à saúde. Princípios do cálculo de dosagem, preparo e administração de medicamentos. FISIOLOGIA GERAL E BIOFÍSICA EMENTA: Compreensão dos processos biofísicos envolvidos na homeostasia dos fenômenos biológicos e estudo dos fenômenos bioelétricos. Desenvolver o estudo teórico-prático da biofísica e fisiologia dos sistemas esquelético, muscular, nervoso, sensorial, tegumentar, cardiovascular, respiratório, digestório, genito-urinário, reprodutor e endócrino visando sua aplicação clínica. FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I EMENTA: Instrumentos básicos de enfermagem. Sistematização da assistência de enfermagem. Subsídios teóricos e práticos do exame físico geral da criança e adulto sadio. FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA EMENTA: Estudo do método epidemiológico e estatístico e sua aplicabilidade para a compreensão e entendimento dos determinantes do Processo Saúde/Doença e avaliação do mesmo na comunidade: sua distribuição, freqüência. Estuda o perfil epidemiológico regional, problemas de saúde e o sistema de informação. Conceitos básicos em ecologia e estudo dos efeitos e modificações ambientais sobre o homem. PARASITOLOGIA HUMANA EMENTA: Estudo das principais parasitoses humanas: história de cada doença, agentes etiológicos, vetores, ciclo biológico, mecanismos de transmissão, patogenia, diagnóstico, tratamento, epidemiologia, profilaxia, principais descobertas e atualidades. Capacitação do profissional na identificação (diagnóstico) e elaboração de diferentes estratégias profiláticas e de controle, dependendo da doença e do local acometido, a partir do oferecimento de subsídios teóricos (incluindo leitura de artigos científicos e conhecimento epidemiológico) e práticos (reconhecimento visual dos principais agentes etiológicos e vetores) referentes às principais parasitoses.

4 4º PERÍODO ÉTICA E BIOÉTICA EMENTA: A ética e o debate sobre o acesso e uso do genoma humano. A proteção da biodiversidade. A Bioética e a relação profissional-paciente (discussão de casos clínicos). A ética no campo da biotecnologia com ênfase ao patrimônio genético. FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM II EMENTA: Sistematização da Assistência de enfermagem. Semiologia e semiotécnica de Enfermagem do indivíduo sadio. Procedimentos de Enfermagem que fundamentam a assistência ao indivíduo e a coletividade. PROCESSO EDUCATIVO NA SAÚDE EMENTA: Estudo da história da educação e a educação na sociedade. Epistemologia. Processo ensino-aprendizagem e suas metodologias e técnicas aplicadas a saúde. Pressupostos teóricos que permeiam o processo de ensino/aprendizagem em um modelo pedagógico que utiliza a metodologia da problematização e a integração ensino/serviço/teoria/prática. PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS EMENTA: Processos patológicos básicos, passíveis de ocorrência no organismo humano. Relação entre as causas, o desenvolvimento e as conseqüências desses processos, com ênfase nos aspectos anátomos-patológicos e fisio-patológicos. PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE EMENTA: Psicologia como ciência do comportamento. Relação interpessoal do Enfermeiro com o paciente, família e equipe de trabalho. Compreensão dos processos de adoecer e morrer. O impacto psicológico e emocional no Enfermeiro diante da vivência de seu próprio trabalho. Qualidade de vida e motivação. 5º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE EMENTA: Teoria Geral da Administração. Organização e gestão dos serviços de saúde: planejamento, programação, financiamento e avaliação dos serviços de saúde. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EMENTA: Princípios gerais e técnicas utilizadas no atendimento imediato a pessoas em situações de urgência e emergência. Assistência à saúde do indivíduo nas situações de urgência e emergência. Gerenciamento dos serviços de urgência e emergência.

5 FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM EMENTA: Aspectos gerais da farmacologia clínica, usos terapêuticos, efeitos colaterais, estocagem, preparo, cálculo de dosagem, preparo e administração, de medicamentos. Estudo da relação medicamento, paciente e família. ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO EMENTA: Estudo da atenção ao indivíduo adulto nos vários níveis de complexidade da assistência à saúde. Compreensão dos processos degenerativos e suas conseqüências. Desenvolver técnicas administrativas, assistenciais, educativas e de investigação no atendimento ao indivíduo e ou a grupos. Discussão sobre a relação trabalho-saúde-doença e as ações de Enfermagem. Assistência de Enfermagem ao indivíduo na promoção de saúde mental, prevenção, tratamento e reabilitação do paciente. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM - SAE EMENTA: A sistematização da assistência de enfermagem e sua aplicabilidade na prática clínica. Estimular a capacidade de reflexão e a busca de conhecimentos teórico-práticos que possibilitem a identificação de problemas de enfermagem, o planejamento e o desenvolvimento da assistência de enfermagem junto a indivíduos nos diferentes níveis de atenção à saúde e ciclos de vida. 6º Período: ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM I EMENTA: Bases teóricas da administração e sua aplicação no processo de trabalho da Enfermagem. Processo decisório e liderança em Enfermagem. Relações de poder nas organizações de saúde. Relações humanas no trabalho e o trabalho em equipe. Organização da assistência de Enfermagem na rede de serviços de saúde. SAÚDE COLETIVA EMENTA: Estudo do Programa e estratégias de ações e controle dos principais agravos à saúde da população: aspectos epidemiológicos, sociais e operacionais das medidas de intervenção efetivadas no âmbito das assistências básicas de saúde, através dos Programas preconizados pelo Ministério da Saúde. Conhecimentos e habilidades para desenvolvimento de ações de enfermagem no Planejamento e execução da assistência integral baseada nos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde sob a perspectiva dos Programas de Saúde preconizados pelo Ministério da Saúde, na esfera da assistência Básica de Saúde.

6 ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO EMENTA: Determinantes de morbi-mortalidade no processo reprodutivo humano e na clínica ginecológica. Modificações fisiológicas do ciclo-menstrual, da gestação, parto, puerpério, do climatério e do recém-nascido. Aspectos nutricionais. Assistência de Enfermagem ao indivíduo na promoção da saúde mental, prevenção, tratamento e reabilitação da paciente com distúrbios mentais. Assistência de enfermagem à mulher na prevenção e tratamento das complicações ginecológicas. Aspectos éticos e legais relacionados à reprodução. Farmacologia na atenção à mulher e ao recém-nascido. 7º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM II EMENTA: Gerência dos serviços de enfermagem. Planejamento, aplicação e controle de recursos institucionais. Administração da assistência de Enfermagem. Estudo e análise da organização hospitalar. INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS E DE IMAGEM EMENTA: Estudo das indicações e limitações dos métodos auxiliares de diagnósticos e tratamento (SADT). Noções de interpretação dos exames laboratoriais, de imagem e Eletrocardiograma. ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EMENTA: Problemática da saúde da criança e do adolescente no País. Determinantes de morbimortalidade infantil e juvenil. Programas de atenção à saúde da criança e do adolescente. Aspectos nutricionais, educativos e psico-sociais ressaltando o auto-cuidado. Vigilância à saúde da criança. A saúde e a doença mental na criança e no adolescente. Agravos e riscos à saúde destes grupos. Assistência de enfermagem à criança e adolescente na rede básica de saúde e hospitalar. A imunização da criança e do adolescente. Farmacologia na atenção à criança. SAÚDE MENTAL EMENTA: Estudo dos parâmetros adotados dentro da Ciência Moderna, entre o método psiquiátrico tradicional e os novos paradigmas da Saúde Mental, caracterizando as funções mentais e suas alterações de acordo com os pressupostos da Psicopatologia e planejar a assistência de Enfermagem ao usuário dos Serviços de Saúde Mental utilizando-se dos paradigmas clínicos, políticos e sociais.

7 8º PERÍODO ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA EMENTA: Noções gerais de oncologia, diagnóstico e tratamento. Assistência de enfermagem na prevenção do câncer e ao portador. Humanização em oncologia. ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA EMENTA: Estrutura e funcionamento do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Principais agravos que acometem o indivíduo. Assistência de enfermagem a pacientes críticos O desempenho do enfermeiro em seu papel gerencial. METODOLOGIA DA PESQUISA EMENTA: Desenvolvimento de procedimentos metodológicos e de pesquisa que propiciem sistematizar, na prática, as noções teóricas e práticas adquiridas no curso. ENFERMAGEM NA SAÚDE DO IDOSO EMENTA: Estudo da atenção ao indivíduo idoso nos vários níveis de complexidade da assistência à saúde. Compreensão dos processos degenerativos e suas conseqüências. Desenvolver técnicas administrativas, assistenciais, educativas e de investigação no atendimento ao indivíduo e/ou a grupos. Compreensão da situação do idoso no Brasil, assistência de enfermagem sistematizada ao idoso, em regime de internação, de atendimento ambulatorial e instituições de apoio, abrangendo afecções agudas e crônicas, inclusive as complexas, realizando a avaliação, a implementação e a adequação da prática clínica em enfermagem. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADOS À SAÚDE EMENTA: Sistemas de Informação em Saúde no Brasil: conceitos básicos, finalidade, evolução, abrangência, tipos de sistemas e de dados e sua aplicabilidade, fluxo de dados. A informação como instrumento para planejamento e avaliação da assistência em saúde. 9º PERÍODO ESTÁGIO CURRICULAR I EMENTA: Desenvolvimento de atividades assistenciais, educativas, administrativas e de investigações em Enfermagem na Rede Básica de serviços de saúde, Ambulatórios, Unidades de Urgência / Emergência e Hospitais Gerais nas suas diversas clínicas.

8 10º PERÍODO ESTÁGIO CURRICULAR II EMENTA: Desenvolvimento de atividades assistenciais, educativas, administrativas e de investigações em Enfermagem na Rede Básica de serviços de saúde, Ambulatórios, Unidades de Urgência / Emergência e Hospitais Gerais nas suas diversas clínicas. DISCIPLINAS OPTATIVAS OPTATIVA VIOLÊNCIA E SAÚDE EMENTA: O conhecimento acerca da violência, seus determinantes e repercussões para a saúde individual e coletiva. A epidemiologia como instrumento para o planejamento da assistência em saúde ao indivíduo vítima da violência. OPTATIVA LIBRAS EMENTA: Língua Brasileira de Sinais: LIBRAS - Surdez Abordagem Geral: Linguagem, Surdez e Educação. Histórico e Legislação. A pessoa surda nas relações político, sociais e educacionais. Atendimento da pessoa surda e a sua inclusão na escola comum. Papel linguístico das associações e escolas para surdos. A função do intérprete e do instrutor de LIBRAS na escolarização/inclusão do surdo. Introdução à gramática de LIBRAS. OPTATIVA TÓPICOS ESPECIAIS EM ENFERMAGEM EMENTA: Desenvolvimento de assuntos atuais e/ou inovadores de interesse para a assistência de enfermagem. Contextualização das práticas acadêmicas com a saúde contemporânea. OPTATIVA TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE EMENTA: Desenvolvimento de assuntos atuais e/ou inovadores no campo de saúde. Contribuições para o entendimento de ser saudável e adoecer, das abordagens terapêuticas e das profissões da área da saúde.

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 1º PERÍODO BIOQUÍMICA EMENTA: Aspectos estruturais, metabólicos e de integração das principais biomoléculas e sua relação com o funcionamento da célula,

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2 1 PERÍODO FUND. DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO 3 45 3 45 3 45 Estudar as bases citológicas e mendelianas da herança e a origem de alguns distúrbios genéticos

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos.

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos. Enfermagem 1º Semestre Biologia, 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultra-estrutura e função da célula e de seus componente. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA 1/15 CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA Todas as UNIDADES CURRICULARES do curso de Enfermagem têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Estudos em Morfologia Humana Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Relações Étnico-raciais, Cultura e Saúde

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017 1º SEMESTRE História e Introdução à Enfermagem 40 ----- Eixo Integrador I 20 ----- Anatomia Humana I 60 ----- Citologia e Histologia

Leia mais

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I CENTRO UNFICADO DE EDUCAÇÃO BARRETOS LTDA. CURSO BACHARELADO - PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Iniciação à Pesquisa em 4-80 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: Integralização: ENFERMAGEM BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) ANATOMIA HUMANA CH 102 (2372) Estudo morfológico dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano, com ênfase para os

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE BAARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE EIXO TEMÁTICO 1: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL TEÓRICA PRATICA TOTAL TEÓRICA PRATICA TOTAL ANATOMIA HUMANA

Leia mais

Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem

Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem 1º período DCS05785 6 Bases biológicas do cuidado I Anatomia 0 120 120 DCS05707 4 Saúde e sociedade

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS CARDIOVASCULARES EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS CARDIOVASCULARES EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DOS SISTEMAS CARDIOVASCULARES Estudo da Anatomia e Fisiologia do Coração. Estudo da Anatomia e Fisiologia dos vasos sanguíneos

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017 Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Reconhecida Pela Portaria nº 1704 D.O.U 06/12/93 Recredenciada pela Portaria nº711, de 08/08/2013 D.O.U. 09/08/2013 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Turno: INTEGRAL Reconhecido pelo Decreto n.º 6.067, de 31.01.06, DOE. de 31.01.06. Para completar o currículo pleno

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U. UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.: 09/01/12 READEQUAÇÃO DE BASE CURRICULAR ENFERMAGEM 2013 1º 2º 3º Biologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Vigência a partir de º SEMESTRE Pré-

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Vigência a partir de º SEMESTRE Pré- Centro de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda EPP Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães FAMA CNPJ:18.692.635/0001-62 Av. Afonso Magalhães, 380, Bloco 7 SALA 1 Centro Serra Talhada/PE CEP: 56.912-380

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMO FISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais

FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE

FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE ESTRUTURA CURRICULAR DE ENFERMAGEM 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM 40 00 40 33:20 ANTROPOLOGIA/SOCIOLOGIA 80 00 80 66:40 FUNDAMENTOS DA SAÚDE 60 00 60 50:00 PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA PESP I METODOLOGIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Parasitologia Concepção, Ciclo Vital e Morte II

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Parasitologia Concepção, Ciclo Vital e Morte II * 1º PERÍODO* Biodiversidade e bioética -------- 30 Biologia Celular -------- História, Sociedade e Cultura -------- Leitura e Conhecimento -------- Microbiologia e Imunologia Humana -------- Conhecimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6501-1 Anatomia I *

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM EM TURMA: º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM EM TURMA: º SEMESTRE TURMA: 2016.1-1º SEMESTRE 8:00 às 9:00 Metodologia História e enfermagem no contexto social Anatomia humana Antropologia Citologia Histologia 9:00 às 10:00 Metodologia História e enfermagem no contexto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ENFERMAGEM

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ENFERMAGEM * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto - EAD -------- 60 Biologia celular -------- 60 Genética Humana -------- 60 Microbiologia e imunologia humana -------- 60 Processos bioquímicos -------- 60 Concepção,

Leia mais

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2018 DIREÇÃO GERAL ENFERMAGEM INTEGRAL PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR PARA SISTEMA DE CRÉDITO 2019.1 a) RESOLUÇÃO n. 2, de 18 de junho de 2007: Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOFIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOFIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOFIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

Concepção, ciclo vital e 60. Atividade interativa multidisciplinar I Carga horária total 390

Concepção, ciclo vital e 60. Atividade interativa multidisciplinar I Carga horária total 390 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto - EAD -------- 60 Biologia celular -------- 60 Genética Humana -------- 60 Microbiologia e imunologia humana -------- 60 Processos bioquímicos -------- 60 Concepção,

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia UFV Catálogo de Graduação 2014 173 ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br 174 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente.

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente. CURSO DE ENFERMAGEM I Curso: Graduação em Enfermagem Carga Horária Total do Curso: 4170 horas Turno de Aplicação: Noturno Regime: Seriado Semestral Vigência: 2016/2 Tempo de Integralização: Mínimo - 05

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

ENFERMAGEM - NOVO DESENHO (Desenho Nº 162)

ENFERMAGEM - NOVO DESENHO (Desenho Nº 162) ENFERMAGEM NOVO DESENHO (Desenho Nº ) Histologia Humana Anatomia Humana I Fisiologia Humana I Biologia / Citologia ª SÉRIE BLOCO I EIXO TEMÁTICO : Conhecendo e Interagindo com o Corpo Humano DMCF05 DMCF0

Leia mais

Credenciada pela Portaria MEC nº 1216, de 18/12/2013, D.O.U de 19/12/2013.

Credenciada pela Portaria MEC nº 1216, de 18/12/2013, D.O.U de 19/12/2013. MATRIZ CURRICULAR Curso: Bacharelado - Aut. Portaria MEC nº Nº 732 23/12/2013 DOU 24/12/2013. Integralização curricular: 5 anos (tpo mínimo) - 7 anos (tpo máximo) 1º SEMESTRE Produção Científica ENF 01

Leia mais

Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência a partir do 1º semestre de Aprovada pela Resolução nº 36 CONSEPE 18/12/2009.

Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência a partir do 1º semestre de Aprovada pela Resolução nº 36 CONSEPE 18/12/2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 1º SEMESTRE

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 1º SEMESTRE 1 2.7. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 2015.2 1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana 90 60 30 06 2. Antropologia Teológica 30 30 02 3. Biologia (Citologia/Genética) 60 45 15 04 4. Educação

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 1 1090249 Bioestatística 20 20 40 1 1090309 Citologia e Genética 40 20 1 1090250 Comunicação e Relacionamento Interpessoal 20 20 40 1 1090026 Educação e Atenção Integral a Saúde I 40 40 1 1090211

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória /1. FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1

MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória /1. FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1 MATRIZ CURRICULAR DE MEDICINA Unidade Vitória - 2018/1 1 2 3 FASE 1 - Primeiro Período: 2018/1 130 102 231 Anatomia do Sistema Hemolinfopoietico 7 11 18 Biologia Celular e Molecular M1 14 14 Bioquímica:

Leia mais

Currículo do Curso de Enfermagem

Currículo do Curso de Enfermagem Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como perfil do formando egresso/profissional o enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior UFV Catálogo de Graduação 2012 119 ENFERMAGEM COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br 120 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

Matriz Curricular 2015

Matriz Curricular 2015 Matriz Curricular 2015 PPC 2015 Primeiro Semestre ENF 1 Anatomia 120 8 (6T/2P) ENF 2 Citologia e Histologia Humana 60 4 (2T/2P) ENF 3 Introdução à Filosofia 60 4 (4T) ENF 4 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2005

RESOLUÇÃO Nº 82/2005 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 82/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2013 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 013/2013 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 013/2013 CONSEPE Cria as disciplinas optativas Patologia Clínica, Farmacologia Clínica, O Processo de Morte e Morrer Aplicado à Enfermagem, Bioética e Cuidados Paliativos e Oratória, no Curso

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia 2-40

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001). PRIMEIRO PERÍODO NDC107 Anatomia Humana Geral 06 108 90 ----- NDC113 Biologia

Leia mais

MATRIZ E FLUXO CURRICULAR

MATRIZ E FLUXO CURRICULAR MATRIZ E FLUXO CURRICULAR 2017.1 Período 1º 2º 3º Componente Curricular Carga Horária Teórica Prática EC/ES Total História e Fundamentos da 60 60 Bases da Anatomia Humana I (Anatomia Geral) 60 30 90 Bases

Leia mais

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia 170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 171 Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

Quadro 2. PPC 2015 Primeiro Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Total 450 Segundo Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito

Quadro 2. PPC 2015 Primeiro Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Total 450 Segundo Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Quadro 2. Matriz Curricular 2015. PPC 2015 Primeiro Semestre ENF 1 Anatomia 120 8 (6T/2P) ENF 2 Citologia e Histologia Humana 60 4 (2T/2P) ENF 3 Introdução à Filosofia 60 4 (4T) ENF 4 Leitura e Produção

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.067, de , D.O.E. de

Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.067, de , D.O.E. de CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Turno: INTEGRAL Currículo nº. 03 Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.067, de 31.01.06, D.O.E. de 31.01.06. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas Esquelético

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Autarquia Hospitalar Municipal AHM/SP Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem disponível em CURSO

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-COU/UNICENTRO, DE 11 DE JANEIRO DE 2010. A EMENTA DE S CONSTANTES NESSE PROJETO PEDAGÓGICO ESTÁ ALTERADA PELA RESOLUÇÃO Nº 37/2014- CEPE/UNICENTRO. O ART. 2º E O ANEXO III, DESTA RESOLUÇÃO,

Leia mais

HORÁRIO EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM - ARAGUAINA 2º SEMESTRE 2016 DIAS: 14/12, 15/12 e 16/12/206

HORÁRIO EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM - ARAGUAINA 2º SEMESTRE 2016 DIAS: 14/12, 15/12 e 16/12/206 1º PERÍODO 09h:40min Citologia/ Histologia Código 6002 Bioquímica Código 6007 Língua Portuguesa Código 5002 09h40min às 11h30min Atividade de Integração Interdisciplinares I Código 6009 História e Teorias

Leia mais

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS PERÍODO CURSO: FISIOTERAPIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas Esquelético

Leia mais

HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: MANHÃ (1º Semestre) HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: NOITE (1º Semestre)

HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: MANHÃ (1º Semestre) HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: NOITE (1º Semestre) TURMA: 119-1 MANHÃ (1º Semestre) 07/06/19 - sexta-feira 10:15 as 12:45 Bioquímica 10:15 as 12:45 Citologia e Histologia (Teórica) 07:30 as 10:00 Biofísica 07:30 as 09:10 Embriologia 18/06/19 - terça-feira

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 008 ANTERIOR A 2016

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 008 ANTERIOR A 2016 FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 008 ANTERIOR A 2016 1º Anatomia I 80 1º Sociologia 40 1º Citologia, Histologia e Embriologia 80 1º História

Leia mais

Humano/ O Sistema de Saúde no Brasil Carga horária total do semestre 360

Humano/ O Sistema de Saúde no Brasil Carga horária total do semestre 360 1 Componente curricular /1º Semestre T- P- CHT Pré-Requisito UR0101 Anatomia Humana I 30 30 60 - UR0202 Fisiologia Humana I 45 15 60 - UR0102 Bioquímica 60 0 60 - UR0103 Histologia Humana I 30 15 45 -

Leia mais

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM. TURMA: NOITE (1º Semestre)

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM. TURMA: NOITE (1º Semestre) TURMA: 319-1 NOITE (1º Semestre) 17:25 as 19:30 Biofísica 18:00 as 20:15 Bioquímica 18:00 as 19:30 História da Enfermagem 19:30 as 22:00 Citologia e Histologia (Teórica) 18:00 as 19:30 19:30 as 22:00 Anatomia

Leia mais

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE 2018 1 1º Período DISCIPLINA CRÉDITOS CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA Teórica Prática TOTAL Bioquímica Biofísica Biologia

Leia mais

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total CRÉDITOS Nº 1º Período 01 Anatomia Humana 60 30 90 6-02 Histologia e Embriologia 45 30 75 5-03 Biologia Celular e 45 15 60 4 - Molecular 04 Antropologia 30 30 2-05 Seminário de Introdução 15 15 1 - ao

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 10/2013 ÁREA DO CONHECIMENTO / MATÉRIA: Ciências Básicas da Saúde / Biointeração 1. Distúrbios Endócrinos do controle glicêmico: patologia,

Leia mais

Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo Autarquia Hospitalar Municipal 1 Cargos e Remuneração: Analista de Saúde (ANS) 53 vagas Enfermeiro -> R$ 5.070,00 Assistente Técnico de Saúde (ASTS) 89 vagas Técnico em Enfermagem

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA PERÍODO MATRIZ CURRICULAR 2017

CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA PERÍODO MATRIZ CURRICULAR 2017 CURSO DE NUTRIÇÃO PERÍODO MATRIZ CURRICULAR 2017 1 o Anatomia humana 60 1 o Fisiologia humana 60 1 o Citologia, embriologia e histologia 60 1 o Bioquímica geral 40 1 o Introdução à nutrição 40 1 o Metodologia

Leia mais

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM TURMA: 113-1 MANHÃ (1º Semestre) 7:30 AS 12:45 INFORMÁTICA (GRUPO A E GRUPO B) 7:30 AS 10:00 ANATOMIA HUMANA (PRÁTICA) 7:30 AS 10:00 BIOQUÍMICA 10:15 AS 11:55 CITOLOGIA E HISTOLOGIA (TEÓRICA) 26/03/15

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro UFV Catálogo de Graduação 2010 141 ENFERMAGEM COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro rribeiro@ufv.br 142 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em Enfermagem da UFV

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: ENFERMAGEM SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação DI400 Direito Direito Civil. DI2002 Direito Direito Constitucional; Teoria Geral do Processo. DI2003 Direito

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Perfil Curricular

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Perfil Curricular CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Perfil Curricular UNIDADES DE APRENDIZAGEM 1.Saúde do Trabalhador sob a Ótica das Ciências Humanas 2. Contexto Histórico, Social e Ético do Processo de Trabalho em Saúde

Leia mais

HORÁRIO EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM ITPAC -ARAGUAINA 2º SEMESTRE 2015 DIAS 16/12, 17/12 e 18/12/2015

HORÁRIO EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM ITPAC -ARAGUAINA 2º SEMESTRE 2015 DIAS 16/12, 17/12 e 18/12/2015 EXAME ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM ITPAC -ARAGUAINA S DIA 16/12/2015 1º PERÍODO 09h:40min Citologia/ Histologia Bioquímica Aplicada a Anatomia Humana 09h40min às 11h30min Língua Portuguesa Instrumental

Leia mais

Ementas constantes na Ficha 1 das Disciplinas que compõem o Currículo do Curso de Enfermagem previsto na Resolução 12/96-CEPE.

Ementas constantes na Ficha 1 das Disciplinas que compõem o Currículo do Curso de Enfermagem previsto na Resolução 12/96-CEPE. Ementas constantes na Ficha 1 das Disciplinas que compõem o Currículo do Curso de Enfermagem previsto na Resolução 12/96-CEPE Primeiro Período HC001 SOCIOLOGIA GERAL I Fundamentos das Ciências Sociais.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ESTUDOS EM MORFOLOGIA HUMANA 136 Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Implicações da Biologia no Processo Educativo 24.11.14 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 24.11.14 21horas Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 26.11.14

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 421

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 421 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 421 Altera a Resolução - CCEP n 396 que fixa o Currículo Pleno do Curso de Graduação em Enfermagem, para alunos ingressos a partir

Leia mais

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

BACHARELADO EM ENFERMAGEM BACHARELADO EM ENFERMAGEM PRIMEIRO PERÍODO LETIVO Comunicação Oral e Produção de Textos Científicos PRÉ REQUIITO EQUIVALÊNCIA 04 80 1.Português Instrumental 2.Português Instrumental para Produção de Textos

Leia mais

ANEXO III DA RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 831 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS

ANEXO III DA RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 831 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS ANEXO III DA RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 831 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1. SAÚDE COLETIVA História da enfermagem de saúde pública no Brasil. Tendências e modelos em saúde coletiva. Saúde no Brasil e região centro-oeste.

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

HORÁRIOS DE AULA 2º SEMESTRE LETIVO DE 2014

HORÁRIOS DE AULA 2º SEMESTRE LETIVO DE 2014 1º PERÍODO Anatomia Humana Português I * Embriologia Teoria 08h00 às 08h50 * 2º - 08h20 às 09h10 Anatomia Humana Português I * Embriologia Teoria 08h50 às 09h40 Anatomia Humana Métodos e Técnicas de Pesquisa

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2005 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em, do Centro

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 7 Colegiado: - UFRB Nível:Graduação Início: 20062 Título: 01 - - CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa CCS179 - CITOLOGIA E GENÉTICA - Ativa

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações I 40 Fundamentos de Sistemas de Informações II 40

Fundamentos de Sistemas de Informações I 40 Fundamentos de Sistemas de Informações II 40 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ingressantes 2008 Cálculo I 40 Cálculo II 40 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos I 80 Princípios Desenvolvimento de Algoritmos II 80 Matemática 40 Lógica Matemática 40 Probabilidade

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 29.06.15 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 29.06.15 21horas Implicações da Biologia no Processo Educativo 30.06.15 19horas História

Leia mais

PARNAMIRIM-RN

PARNAMIRIM-RN PARNAMIRIM-RN 1 Enfermeiro: 50 vagas Cargos e Vagas Enfermeiro ESF: 65 vagas Técnico em Enfermagem: 201 vagas Técnico em Enfermagem ESF: 61 vagas Banca organizadora: Comperve (UFRN) Inscrições: 16 de julho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE MEDICINA (BACHARELADO) - 2019/1(currículo 2) CAMPUS OURO PRETO BEV712 GENETICA BASICA 60 72 2 2 1 CBI001 BIOQUIMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 120 144 6 2 1 CBI002 BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA BASICA

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS

FACULDADE DO VALE DO RIO ARINOS 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 4 Bioética e Legislação 2 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 60 Cultura, Saúde e Sociedade 2 Histologia 4 60 20 Matemática Aplicada 2 Metodologia Científica 3 60 80

Leia mais