1) Quais são os critérios para se inscrever em um curso do IOS?

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1) Quais são os critérios para se inscrever em um curso do IOS?"

Transcrição

1 1) Quais são os critérios para se inscrever em um curso do IOS? Os critérios variam para Jovens e Pessoas com Deficiência. Critérios para Jovens: Faixa etária entre 15 anos (completos) e 24 anos; Estudar no Ensino Médio ou já tê-lo concluído em escola da rede pública; Possuir, comprovadamente, baixas oportunidades financeiras e sociais; Ter vontade de ingressar no mercado de trabalho após o início do treinamento. Eu ainda vou completar 15 anos. Posso me inscrever no curso? Não. Os cursos do IOS são indicados para jovens a partir de 15 anos completos, pois as empresas empregam jovens a partir dos 16 anos. Eu tenho mais de 24 anos, mas tenho interesse em fazer o curso do IOS. Posso me inscrever? Não. O curso do IOS é indicado apenas para jovens entre 15 anos e 24 anos. Eu já tenho mais de 15 anos, mas ainda estou cursando o Ensino Fundamental. Posso me inscrever? Não. Os cursos são indicados para jovens que estão estudando a partir do Ensino Médio, pois as empresas não contratam jovens que estejam no Ensino Fundamental. Tenho menos de 18 anos. Para fazer a inscrição, preciso ir acompanhado dos meus pais ou de um responsável? Sim. Candidatos menores de idade precisam da presença dos pais ou de um responsável para realizarem a inscrição em um dos cursos do IOS. Critérios para Pessoas com Deficiência: Deficiências: física, visual (subnormal, baixa visão) ou auditiva (perda bilateral, parcial ou total); Atender os pré-requisitos exigidos pela Lei de Cotas (Lei 8.213); Faixa etária: a partir de 16 anos Estudar no Ensino Médio ou já tê-lo concluído; Ter vontade de ingressar no mercado de trabalho. Quais são os documentos exigidos para a seleção de pessoas com deficiência para fazer o curso do IOS? R: Para o processo de seleção de pessoas com deficiência é necessário que o mesmo envie um currículo para o Na entrevista o candidato deverá apresentar os documentos abaixo (original e uma cópia de cada): - RG do candidato. - CPF do candidato. - CPF dos pais (pai e mãe) ou responsável, quando menor de idade. - Comprovante de escolaridade. - Conta de Água. - Conta de Luz. - Conta de Telefone. - Comprovante de rendimento do candidato e daqueles que residem com o candidato. - Laudo médico caracterizando a deficiência: - Deficiente auditivo Laudo e audiometria. - Deficiente visual Laudo e exame de acuidade visual. - Deficiente físico Laudo. 2) Como é feito o processo seletivo para os cursos do IOS? É preciso que a ficha do jovem ou da pessoa com deficiência esteja preenchida e os documentos entregues, inclusive a comprovação de renda. Duas provas de Português e Matemática são realizadas no ato da inscrição, para testar o nível de conhecimento do candidato.

2 Se aprovado, o candidato participa de uma reunião obrigatória com a presença dos pais ou responsáveis no IOS, para garantir a vaga e iniciar o curso. Na inscrição, entreguei todos os documentos, realizei as provas avaliatorias e possuo comprovadamente baixas oportunidades financeiras e sociais. Porém, não fui aprovado (a). O que houve? É possível que você não possua as idades mínima ou máxima exigidas, não é/foi estudante de escola da rede pública, ou ainda, se pessoa com deficiência, não atende os pré-requisitos básicos exigidos pela Lei de Cotas (nº 8213/1991). Caso tenha escolhido um curso/horário que não disponibilize mais vagas, você será direcionado para nossa fila de espera e terá de aguardar a possibilidade de abertura de vagas para o semestre que se candidatou. 3) Quais são as datas de inscrições para os cursos do IOS? Para Jovens: As datas variam de acordo com cada Unidade, mas sempre acontecem durante o período de férias escolares. Para saber sobre as datas de inscrições, acesse a página Inscrições no site. Para Pessoas com Deficiência: Fique sempre de olho no site. A qualquer momento podemos divulgar vagas para nossa capacitação! 4) Eu posso me inscrever pela internet? Não. As inscrições são feitas pessoalmente nas Unidades onde são realizados os cursos oferecidos pelo IOS. Pela internet o candidato poderá apenas imprimir a ficha de inscrição para levá-la já preenchida. No Núcleo IOS, em São Paulo, as inscrições são permanentes durante o ano todo e para todas as Unidades. Não consigo visualizar a ficha de inscrição disponível no blog. O que houve? É possível que em seu computador não esteja instalado o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Para fazer o download deste aplicativo, clique aqui. 5) Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição? Toda a documentação relacionada abaixo é fundamental para sua inscrição. Leve original e 01 copia de cada: 02 fotos 3x4; RG do candidato; CPF do candidato (jovem maior de 16 anos já pode ter o CPF); CPF dos pais; Declaração escolar (informando que o aluno está estudando ou que já concluiu o Ensino Médio); Contas de água, luz e telefone (são necessárias as três contas para verificação das despesas e estudo da renda familiar); Comprovante de renda ou Declaração do Imposto de Renda de 2010 (de todos os integrantes que trabalham e residem com o candidato). Essa documentação deve ser entregue no ato da inscrição. A falta de algum destes documentos será tomada como critério de desempate e possível desclassificação do candidato. Além da relação acima, que outros documentos pessoas com deficiência devem providenciar para se inscreverem no curso do IOS? Deve apresentar junto a essa documentação um laudo médico, caracterizando a deficiência: Auditiva: laudo ou audiometria; Visual: Laudo; Física: Laudo. Eu sou autônomo e não tenho comprovante de renda (holerite). Como posso comprovar a renda? Poderá entregar uma Declaração de Autônomo, devidamente preenchida, que se encontra disponível aqui.

3 Se algum integrante da minha família estiver desempregado, é necessário apresentar algum documento? Sim. O desempregado deverá apresentar a Carteira de Trabalho original, o comprovante de recebimento do seguro desemprego ou a rescisão do último emprego. Se em minha família tiver algum aposentado, ele também deverá apresentar documentação? Aposentados devem levar o comprovante da aposentadoria atual ou o número do benefício e apresentar a data de nascimento e o número do CPF. Eu não moro com os meus pais. Como faço para comprovar a renda? Neste caso, apresente a comprovação de renda de seu responsável. Ou seja, a pessoa que mora e é responsável por você. É preciso comprovar que você mora com essa pessoa. 6) Na inscrição, é necessária a realização de alguma prova avaliatoria? Sim. Na inscrição o candidato realiza uma prova de Português e outra de Matemática. O objetivo principal das provas é avaliar o conhecimento do candidato nas duas matérias. 7) Que valor de renda familiar é exigido para se inscrever? Não há um valor fixo de renda familiar. O IOS faz um estudo do rendimento da família X quantidade de pessoas que residem com o candidato X despesas de água, luz e telefone da casa do candidato. 8) Sou aluno reprovado/desistente no IOS. Posso fazer a inscrição novamente? Não. Os alunos reprovados em cursos anteriores ou que desistiram não poderão participar de novas inscrições. 1) Quais são os cursos oferecidos pelo IOS? Veja mais na página Capacitação. 2) Qual a duração dos cursos do IOS? A duração dos cursos do IOS varia conforme a cidade onde se encontra a Unidade de Acompanhamento e o formato da grade horária. Curso semestral É o formato mais comum nas Unidades de Acompanhamento IOS encontradas por todo o país. São oferecidos duas vezes ao ano, mas cada turma, independente do curso, forma-se em apenas um semestre, sendo fevereiro a julho ou agosto a dezembro. As aulas são diárias, de segunda a sexta-feira, em horários divididos entre os períodos da manhã, tarde, noite e sábado. Encontram-se nas seguintes cidades:.: São Paulo (SP), em todas as Unidades;.: Goiânia (GO);.: Cuiabá (MT);.: Uberlândia (MG);.: Joinville (SC);.: Rio de Janeiro (RJ),.: Belo Horizonte (MG). 3) Qual é a carga horária dos cursos? A carga horária é de, em media, 300h/aula. Independente do formato do curso, as aulas são ministradas três horas por dia, sendo:

4 Duas horas para as aulas de Tecnologia da Informação (módulos do ERP TOTVS Protheus e Microsoft Office); Uma hora para as aulas de Português ou uma hora para as aulas de Matemática, já que essas disciplinas são intercaladas ao longo da semana. Logo, cada uma totaliza duas horas semanais; Uma hora para as aulas semanais de Temas Transversais. Toda segunda-feira, os alunos recebem orientações sobre temas como empregabilidade, meio ambiente, responsabilidade social, dentre outros. Os horários das aulas são (verificar a Unidade de Acompanhamento):.: Manhã: 08h00 às 11h00 09h00 às 12h00.: Tarde: 13h00 às 16h00 14h00 às 17h00.: Noite: 18h00 às 21h00 19h00 às 22h00 Sábado 08h00 às 13h30 4) O curso é gratuito mesmo? Não é cobrada nenhuma taxa adicional durante o treinamento? O curso é gratuito, bem como seu material didático, e não há cobrança de taxa adicional, mensalidade ou anuidade. A primeira camiseta é gratuita. Caso o aluno perca essa camiseta, será necessário fazer a compra da outra. Seu valor é de R$ 15,00 (quinze reais). 5) O IOS oferece algum tipo de bolsa auxílio para transporte e/ou refeição de seus alunos? Não. O IOS não oferece nenhuma forma de ajuda de custo com refeição e/ou vale-transporte. 6) Eu já estou cursando a faculdade. Posso fazer o curso do IOS? Sim. Desde que tenha até 24 anos (não há limite de idade para pessoas com deficiência) e concluído o Ensino Médio em escola da rede pública. A preferência, porém, é para jovens que não estão cursando a faculdade. 7) Eu já estou trabalhando. Posso fazer o curso do IOS? Sim. Desde que você tenha entre 15 e 24 anos, seja estudante ou tenha concluído o Ensino Médio em escola pública e a comprovação de renda (familiar) determine que você seja um jovem ou pessoa com deficiência de poucas oportunidades financeiras e sociais. 8) Eu sou ex-aluno IOS e já fiz o curso ERP TOTVS. Posso me inscrever em outros cursos? Sim. Desde que você atenda às exigências do candidato de qualquer curso do IOS, tanto para jovens quanto para pessoas com deficiência. 9) Sou estudante de escola particular, mas sou bolsista. Posso me inscrever no curso? Se você estuda ou concluiu o Ensino Médio em escola particular com 100% de bolsa, pode se candidatar às vagas. Porém, como critério de desempate, você apenas concorrerá às vagas disponíveis após o encerramento do processo seletivo, já que a prioridade é para estudantes de escola da rede pública. 10) Estudo em escola particular e gostaria de frequentar os cursos do IOS. Posso pagar pelas capacitações profissionais oferecidas? Não. Os cursos são oferecidos somente para jovens e pessoas com deficiência de baixas oportunidades financeiras e sociais e estudantes ou formados no Ensino Médio da rede pública.

5 Além disso, nossas capacitações profissionais são oferecidas de forma totalmente gratuita. 11) Por que o IOS não fornece vagas para pessoas com idade acima dos 24 anos? De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o maior índice de desemprego se encontra entre os jovens de 16 a 24 anos de idade, principalmente entre os estudantes de escolas da rede pública*. Estatísticas divulgadas pelo MTE mostram que um jovem que irá concluir ou já concluiu os Ensinos Fundamental e Médio em escola particular tem mais chances de conseguir o primeiro emprego em relação àquele formado em escolas da rede pública. Por isso, o Instituto da Oportunidade Social busca, apoia e monitora a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho. *Fontes: CTB Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; IstoÉ Independente. 12) Todos os alunos que frequentam o curso recebem o diploma ao final do curso? Não. Somente alunos aprovados na capacitação do IOS recebem o diploma ao final do curso. 1) Onde estão as Unidades de Acompanhamento IOS? Os cursos do IOS são oferecidos em Unidades de Acompanhamento, encontradas em sete Estados brasileiros: veja mais na página Unidades. 1) Todos os alunos que frequentam o curso serão encaminhados para vagas de empregos? Não. Somente alunos aprovados ao final do curso serão encaminhados para vagas de empregos. 2) Que empresas empregam alunos formados pelo IOS? Acesse a página Parceiros e veja quais são as empresas que contratam os alunos do IOS.

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Edital Processo Seletivo Programa Formare Aprendiz Santos Brasil 2016 1 Edital Processo Seletivo Programa Formare

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2015 1. ABERTURA O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES PROCESSOS SELETIVOS - FAETEC

DÚVIDAS FREQUENTES PROCESSOS SELETIVOS - FAETEC 1 - Qual o valor da taxa de inscrição? É de R$ 33,50 2 - Para todos os concursos há cobrança de taxa de inscrição? Não. Para alguns Processos Seletivos não há cobrança de taxa de inscrição. Que são os

Leia mais

2. Como faço para me inscrever no English Pro Onsite?

2. Como faço para me inscrever no English Pro Onsite? FAQ English Pro Onsite (Presencial) 1. O que é o English Pro É um curso de inglês presencial com custos subsidiados aos alunos (graduação e pós-graduação) e colaboradores, oferecido a todas as Instituições

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO DOCUMENTOS ENTREGUES:

FICHA DE INSCRIÇÃO DOCUMENTOS ENTREGUES: FICHA DE INSCRIÇÃO CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL UTILIZANDO SOFTWARES TOTVS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO INÍCIO DAS AULAS: AGOSTO/2014 TÉRMINO DAS AULAS: DEZEMBRO/2014 C U R S O S CONTEÚDO ESPECÍFICO

Leia mais

ENGLISH PRO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

ENGLISH PRO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES ENGLISH PRO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. O que é o English Pro? É um curso de inglês presencial com custos subsidiados aos alunos (graduação e pós-graduação) e colaboradores, oferecido a todas as Instituições

Leia mais

ENGLISH PRO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

ENGLISH PRO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES ENGLISH PRO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. O que é o English Pro? É um curso de inglês presencial com custos subsidiados aos alunos (graduação e pós-graduação) e colaboradores, oferecido a todas as Instituições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 Manual do Candidato

PROCESSO SELETIVO 2015 Manual do Candidato PROCESSO SELETIVO 2015 Manual do Candidato O cursinho pré-vestibular comunitário VestJr O cursinho pré-vestibular VestJr surgiu em 2003 seguindo a ideia já em curso da política de implementação de cursinhos

Leia mais

Curso Pré-Universitário Popular UFSCurso Araras

Curso Pré-Universitário Popular UFSCurso Araras EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015 CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO: ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DATAS / INFORMAÇÕES Inscrições 19, 20 e 21 de fevereiro de 2015 das 8h às 12h e 13h às 16h na Casa da Cultura

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 04/2016 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da

Leia mais

PROCESSOS SELETIVOS 2016/1 NO IFG DÚVIDAS FREQUENTES

PROCESSOS SELETIVOS 2016/1 NO IFG DÚVIDAS FREQUENTES PROCESSOS SELETIVOS 2016/1 NO IFG DÚVIDAS FREQUENTES QUAL A DIFERENÇA ENTRE O VESTIBULAR E O TÉCNICO INTEGRADO? O Vestibular seleciona candidatos para os diversos cursos superiores oferecidos pelo IFG.

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 13/2015 PROPPG EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA INGRESSO DE ALUNO BOLSISTA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

ANEXO I. DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA BRUTA FAMILIAR MENSAL (cópia)

ANEXO I. DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA BRUTA FAMILIAR MENSAL (cópia) ANEXO I DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA RENDA BRUTA FAMILIAR MENSAL (cópia) 1) Declaração de participação na política de cotas, assinada pelo candidato (obrigatório) 2) Termo de responsabilidade, assinada

Leia mais

SESAU/EDITAL/CGTES/DGES 001/2013 DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINSTRATIVO COM ÊNFASE EM PAD E SINDICÂNCIA DA SESAU

SESAU/EDITAL/CGTES/DGES 001/2013 DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINSTRATIVO COM ÊNFASE EM PAD E SINDICÂNCIA DA SESAU SESAU/EDITAL/CGTES/DGES 001/2013 DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ADMINSTRATIVO COM ÊNFASE EM PAD E SINDICÂNCIA DA SESAU A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima por meio da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade

Leia mais

3. Quais documentos preciso para comprovar que posso participar da turma do Pronera?

3. Quais documentos preciso para comprovar que posso participar da turma do Pronera? TURMA DE DIREITO DO PRONERA/UFPR MANUAL DO CANDIDATO 1. O que é a Turma de Direito do Pronera? É uma turma da Faculdade de Direito voltada para os beneficiários do Pronera, o Programa Nacional de Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14/2015 PROPPG EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA INGRESSO DE ALUNOS

Leia mais

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAL QP Nº 01.2016 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL QP Nº 01.2016 O diretor da SIC-Escola Profissionalizante Santo Agostinho, Clovis Oliveira, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, traz a público, e estabelece

Leia mais

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2015.2

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2015.2 EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA ACESSO A VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS 2015.2 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional de Roraima SENAI- RR, torna público o Edital para ingresso

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software

Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: JOÃO ROBERTO LORENZETT COORDENAÇÃO DA FACULDADE: PRISCILA FAGUNDES COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: JANICE DETERS

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDA FASE DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM LÍNGUA INGLESA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDA FASE DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM LÍNGUA INGLESA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NA SEGUNDA FASE DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM LÍNGUA INGLESA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos

Leia mais

Edital 007/2013 Cursos de Qualificação Profissional do SENAI-RJ/FUNDEC. Processo Seletivo por Sorteio 3ª Rodada - 2013 2º Semestre

Edital 007/2013 Cursos de Qualificação Profissional do SENAI-RJ/FUNDEC. Processo Seletivo por Sorteio 3ª Rodada - 2013 2º Semestre Edital 007/2013 Cursos de Qualificação Profissional do SENAI-RJ/FUNDEC Processo Seletivo por Sorteio 3ª Rodada - 2013 2º Semestre FUNDEC DUQUE DE CAXIAS - RJ 1 EDITAL 007/2013 DE ACESSO AOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA JOVENS APRENDIZES PROJETO AMIGOS DO SABER 2015

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA JOVENS APRENDIZES PROJETO AMIGOS DO SABER 2015 FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA JOVENS APRENDIZES PROJETO AMIGOS DO SABER 2015 A Fundação Fé e Alegria do Brasil Unidade Pernambuco, no uso de suas atribuições resolve

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA

PROCESSO SELETIVO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXILIO TRANSPORTE APROVADO PELA RESOLUÇÃO N.º 022/2011 DO CONSELHO SUPERIOR/IFMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO CAMPUS ALCÂNTARA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 EDITAL Nº 01/2011 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 A Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para ingresso

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 O que é um curso técnico e quais seus benefícios? Quem pode participar? Os cursos são pagos? Tenho

Leia mais

* Serão destinadas 02 (duas) vagas para pessoas com necessidades educacionais especiais, conforme Decreto Nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

* Serão destinadas 02 (duas) vagas para pessoas com necessidades educacionais especiais, conforme Decreto Nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI EDITAL Nº 004, DE 07 DE MAIO DE 2012. Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso em

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline 1 Se você nunca acessou o sistema de matrícula em processos anteriores, clique em: Não sei a senha 2 Digite seu CPF e clique em Pesquisar

Leia mais

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB

CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB CASULO Incubadora de Empresas do UniCEUB TERMO ADITIVO AO EDITAL nº 02/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS ALTERAÇÃO DE DATAS E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Apoio: Brasília, 28 de agosto de 2013.

Leia mais

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso

Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso Dúvidas mais frequentes Fase de inscrição no concurso IMPORTANTE O edital regulador do concurso e seus anexos, todos disponíveis no sitio eletrônico do concurso, concentram todas as informações relacionadas

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2011 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS

EDITAL Nº. 001/2011 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS 1. ABERTURA EDITAL Nº. 001/2011 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE DO IFSP CAMPUS SÃO CARLOS 1.1 O Diretor Geral do Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM LÍNGUA INGLESA DO PORTO DIGITAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM LÍNGUA INGLESA DO PORTO DIGITAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE CAPITAL HUMANO EM LÍNGUA INGLESA DO PORTO DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/2

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/2 1. Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 1º semestre de 2016,

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010 EDITAL Nº 001/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NO O Projeto Jovem Cultura em Ação, promovido pela Fundação Senhora Santana de Itapeva em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura de São

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL COMISSÃO PERMANENTE DO PROCESSO SELETIVO DÚVIDAS FREQUENTES DÚVIDAS FREQUENTES A UFFS abre mais de um Processo Seletivo no mesmo ano? Não. Há apenas um Processo Seletivo por ano. Nele, você pode optar por cursos que começam no primeiro ou no segundo semestre, mas

Leia mais

Edital 005/2013 Cursos de Idiomas/Informática FAETEC/FUNDEC 2ª Rodada/ 2013 2º semestre

Edital 005/2013 Cursos de Idiomas/Informática FAETEC/FUNDEC 2ª Rodada/ 2013 2º semestre Edital 005/2013 Cursos de Idiomas/Informática FAETEC/FUNDEC 2ª Rodada/ 2013 2º semestre FUNDEC DUQUE DE CAXIAS - RJ 1 EDITAL 005/2013 DE ACESSO AOS S DE IDIOMAS E INFORMÁTICA FAETEC/FUNDEC 2ª RODADA 2013

Leia mais

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN

EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN EDITAL BOLSA SOCIAL DOM ADÉLIO TOMASIN A CISNE Faculdade de Quixadá e a CISNE Faculdade Tecnológica de Quixadá informam a abertura do Edital da Bolsa Social Dom Adélio Tomasin para todos os cursos de graduação

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS INTEGRAL VESTIBULAR 2016 1

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS INTEGRAL VESTIBULAR 2016 1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ( ) Nº Inscrição: ENEM ( ) Nº Inscrição: CURSO Administração ( ) Economia ( ) Engenharia ( ) DADOS DO CANDIDATO Nome: Data de Nascimento: / / Cidade Estado Idade: Sexo: feminino

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

Programa de Residência C.E.S.A.R/ Datacom

Programa de Residência C.E.S.A.R/ Datacom Programa de Residência C.E.S.A.R/ Datacom Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Gerência de Redes Edital do Processo Seletivo 2011.2 Setembro / 2011 V01.00 CONTEÚDO CONTEÚDO... 2 1. APRESENTAÇÃO DO

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

CURSO DISCIPLINAS VAGAS

CURSO DISCIPLINAS VAGAS EDITAL Nº 14 de 23 DE FEVEREIRO DE 2015 Processo seletivo para o Programa de Monitoria no Período 2015/01 dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A Diretoria Geral e Diretoria Acadêmica através

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2012 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

UNIDADE DIMEN PET/CT. Instituto de Medicina Nuclear Diagnóstica Avançada de Campinas Ltda

UNIDADE DIMEN PET/CT. Instituto de Medicina Nuclear Diagnóstica Avançada de Campinas Ltda UNIDADE DIMEN PET/CT Instituto de Medicina Nuclear Diagnóstica Avançada de Campinas Ltda EXAME DE SELEÇÃO PARA O 4º. ANO OPCIONAL DE MEDICINA NUCLEAR EDITAL 01/2014 A Unidade Dimen PET/CT - Instituto de

Leia mais

Processos Seletivos 2014 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de outubro de 2013

Processos Seletivos 2014 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de outubro de 2013 Processos Seletivos 2014 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de outubro de 2013 Aditamento nº 10 Define as normas específicas do Vestibular Seleção RN 2014.2 da graduação presencial (Aprovado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 01/2015 PIBID Letras-Inglês PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade Federal da Paraíba UFPB, por meio da Coordenação Institucional do PIBID,

Leia mais

MANUAL BOLSISTA. Núcleo de Atenção Solidária NAS

MANUAL BOLSISTA. Núcleo de Atenção Solidária NAS MANUAL DO BOLSISTA Núcleo de Atenção Solidária NAS Sumário 1 - Bolsa de Estudo... 2 2 - Tipos de Bolsas de Estudo... 2 - ProUni... 2 Eventuais Programas de Bolsas de Estudo:... 2 - Vestibular Social....

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS a distância

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS a distância FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE João Roberto Lorenzett COORDENAÇÃO DA FACULDADE Priscila Basto Fagundes COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Beth Schirmer

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTÊNCIA MÉDICA O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental importância

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA A Universidade do Estado do Pará UEPA, através do Centro de Ciências Sociais e da Educação,

Leia mais

EDITAL COPEPS Nº 25/2014

EDITAL COPEPS Nº 25/2014 EDITAL COPEPS Nº 25/2014 Retifica Edital COPEPS Nº 23/2014 que dispõe sobre a comprovação da condição de beneficiário das vagas reservadas, conforme as modalidades de concorrência, referente ao Processo

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

Edição 2014 REGULAMENTO PROGRAMA DESENVOLVENDO TALENTOS 2014

Edição 2014 REGULAMENTO PROGRAMA DESENVOLVENDO TALENTOS 2014 REGULAMENTO PROGRAMA DESENVOLVENDO TALENTOS 2014 1- Das Disposições Preliminares Em Pato Branco, o NTI APL TI Sudoeste-PR é reconhecido e faz parte do SRI- Sistema Regional de Inovação. Ambos buscam disseminar

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARCIAL VESTIBULAR 2015 1

SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARCIAL VESTIBULAR 2015 1 CANDIDATO AO VESTIBULAR 2015 1 - Nº inscrição : Percentual desejado: Curso: Administração ( ) Economia ( ) Dados do Candidato % Nome: Data de Nascimento: / / Cidade/ Estado Idade: Sexo: feminino( ) masculino

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras Programa Ciência sem Fronteiras Apresentação Este GUIA foi elaborado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA para orientar

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

FUNDAÇÃO PIO XII - HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS APRIMORAMENTO EM NEUROCIRURGIA ONCOLÓGICA ( Fellowship ) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2014

FUNDAÇÃO PIO XII - HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS APRIMORAMENTO EM NEUROCIRURGIA ONCOLÓGICA ( Fellowship ) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2014 FUNDAÇÃO PIO XII - HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS APRIMORAMENTO EM NEUROCIRURGIA ONCOLÓGICA ( Fellowship ) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2014 EDITAL N.º 12/2013-IEP/HCB A Fundação Pio XII, Hospital do

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Universidade Federal do Espírito Santo Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Novembro/2014 Sumário 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 1.1 O que é o menu

Leia mais

SESAU/EDITAL/CGTES/DGES 001/2014 DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL

SESAU/EDITAL/CGTES/DGES 001/2014 DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL SESAU/EDITAL/CGTES/DGES 001/2014 DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima por meio da Faculdade Machado de Assis de Curitiba,

Leia mais

Curso de Especialização em Direito Tributário

Curso de Especialização em Direito Tributário Curso de Especialização em Direito Tributário 1. Objetivo e público alvo. O Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP dá início à segunda turma do seu curso

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

CÂMPUS CAMPOS BELOS. Divulgação do edital 31 de março de 2015

CÂMPUS CAMPOS BELOS. Divulgação do edital 31 de março de 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO EDITAL N 007, DE 31 DE MARÇO 2015 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA EDITAL Nº 002/2011 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 1. INFORMAÇÕES GERAIS A direção da Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia de Garanhuns da Universidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: JOÃO ROBERTO LORENZETT COORDENAÇÃO DA FACULDADE: PRISCILA FAGUNDES COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: RAFAEL PARACHEN

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

REGULAMENTO BOLSA ESTÁGIO FACULDADES FUTURÃO

REGULAMENTO BOLSA ESTÁGIO FACULDADES FUTURÃO REGULAMENTO BOLSA ESTÁGIO FACULDADES FUTURÃO A Diretora Geral da Faculdades Futurão, mantida por CENTEFF Centro Técnico e Faculdades Futurão, faz saber aos interessados que a IES oferece Bolsa de Estágio

Leia mais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: JOÃO ROBERTO LORENZETT COORDENAÇÃO DA FACULDADE: PRISCILA FAGUNDES COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: RONALDO CARLOS

Leia mais

Cursinho Pré-Vestibular Vitoriano - Ibilce/Unesp E.E.P.S.G. Deputado Bady Bassit. Edital de Abertura. Processo Seletivo de alunos 2015

Cursinho Pré-Vestibular Vitoriano - Ibilce/Unesp E.E.P.S.G. Deputado Bady Bassit. Edital de Abertura. Processo Seletivo de alunos 2015 Cursinho Pré-Vestibular Vitoriano - Ibilce/Unesp E.E.P.S.G. Deputado Bady Bassit Edital de Abertura Processo Seletivo de alunos 2015 A coordenação 2014/2015 do Cursinho Vitoriano, projeto de extensão da

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ATIVIDADES COMPLEMENTARES (AC)

PERGUNTAS FREQUENTES ATIVIDADES COMPLEMENTARES (AC) PERGUNTAS FREQUENTES ATIVIDADES COMPLEMENTARES (AC) 1. O que são Atividades Complementares? Consideram-se AC atividades acadêmicas, científicas, culturais e de prestação de serviço comunitário que tenha

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

1. DAS VAGAS 1.1. A tabela abaixo representa o número de vagas oferecidas para o curso, município de oferta, respectivo turno e carga horária.

1. DAS VAGAS 1.1. A tabela abaixo representa o número de vagas oferecidas para o curso, município de oferta, respectivo turno e carga horária. EDITAL Nº 006 /2013 ABERTURA DE INSCRIÇÕES NO PROGRAMA MULHERES MIL - MULHER E O DIREITO À CIDADE PARA O CURSO DE RECICLADORA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS TELÊMACO BORBA. A Diretora Geral do,

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline 1 Se você nunca acessou o sistema de matrícula, clique em: Não sei a senha 2 Digite seu CPF e clique em Pesquisar que

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO (Leia com bastante atenção toda a ficha, antes de responder)

FICHA DE INSCRIÇÃO (Leia com bastante atenção toda a ficha, antes de responder) Nome do Aluno: FICHA DE INSCRIÇÃO (Leia com bastante atenção toda a ficha, antes de responder) O Programa Bom Aluno tem como alvo bons alunos, que querem estudar e progredir academicamente e pessoalmente.

Leia mais

Utilizar corretamente os programas do pacote Office 2007

Utilizar corretamente os programas do pacote Office 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 008/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE INFORMÁTICA

Leia mais

Dúvidas mais frequentes. Concurso Público para de servidores Técnicos Administrativos em Educação IMPORTANTE

Dúvidas mais frequentes. Concurso Público para de servidores Técnicos Administrativos em Educação IMPORTANTE Dúvidas mais frequentes Concurso Público para de servidores Técnicos Administrativos em Educação IMPORTANTE O Edital 30/2015 do concurso e seus anexos, todos disponíveis no sitio eletrônico do INSTITUTO

Leia mais

EDITAL N 003/2015/UNA SUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO DOMICILIAR

EDITAL N 003/2015/UNA SUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO DOMICILIAR EDITAL N 003/2015/UNA SUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO DOMICILIAR A Coordenadora do Curso de Especialização em Atenção Domiciliar, no uso de suas atribuições

Leia mais

Perguntas mais Frequentes - Concurso Público 2010 (versão 2)*

Perguntas mais Frequentes - Concurso Público 2010 (versão 2)* Rio de Janeiro, setembro de 2010 Perguntas mais Frequentes - Concurso Público 2010 (versão 2)* Pré-requisitos 1 Nos pré-requisitos para nomeação no cargo, serão aceitas titulações em qualquer área de conhecimento/atuação

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

EDITAL 01/2014 EDITAL DE INSCRIÇÃO. SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA A EDUCAÇÃO

EDITAL 01/2014 EDITAL DE INSCRIÇÃO. SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA A EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL APLICADA A EDUAÇÃO EDITAL

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO - ISMART 2014 PROJETO BOLSA TALENTO

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO - ISMART 2014 PROJETO BOLSA TALENTO REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO - ISMART 2014 PROJETO BOLSA TALENTO O ISMART é uma instituição sem fins lucrativos que concede bolsa de estudos a alunos de baixa renda, muito inteligentes e estudiosos.

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010 MANUAL DE MONITORIA Agosto de 2010 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado

Leia mais

Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2015 Edital n 1 Abertura de 17 de junho de 2015

Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2015 Edital n 1 Abertura de 17 de junho de 2015 Processo Seletivo de Alunos 2º Semestre de 2015 Edital n 1 Abertura de 17 de junho de 2015 A Diretoria de Ensino (DE) do Vestibular Cidadão (VC), no uso de suas atribuições, em acordo com o Estatuto do

Leia mais

Instituída por professores do Departamento de Administração da FEA/USP Rua José Alves da Cunha Lima, 172 - Butantã CEP 05360-050 - São Paulo - SP -

Instituída por professores do Departamento de Administração da FEA/USP Rua José Alves da Cunha Lima, 172 - Butantã CEP 05360-050 - São Paulo - SP - 2007 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL CAP JOVEM APRENDIZ INSCRIÇÕES: O processo seletivo será dividido em 3 (três) etapas eliminatórias. 1º Etapa: Avaliação Sócio-Econômica Resultado em

Leia mais

Mestrado Profissional em Administração Centro Universitário Álvares Penteado

Mestrado Profissional em Administração Centro Universitário Álvares Penteado PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PERÍODO LETIVO 2º SEMESTRE DE 2015 - E D I T A L O Centro Universitário FECAP, mantido

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE JOAQUIM NABUCO-UNIDADE RECIFE MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 Credenciamento - Ato autorizativo Portaria Nº 998 de 22/10/2007, publicada no DOU em 23/10/2007

Leia mais

Alunos da rede pública de ensino com ensino médio completo, ou a completá-lo em 2014.

Alunos da rede pública de ensino com ensino médio completo, ou a completá-lo em 2014. EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CEUE PRÉ VESTIBULAR O Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE) torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para o Curso Pré-Vestibular

Leia mais