UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC: CNPq, CNPq/AF, UFPA, UFPA/AF, PIBIC/INTERIOR, PARD, PIAD, PIBIT, PADRC E FAPESPA Período : 08 / 2014 a 07 / 2015 ( ) PARCIAL ( x ) FINAL RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Sarcoma de Kaposi em pessoas vivendo com AIDS- HIV: abordagem clínica, histopatológica e terapêutica. Nome do Orientadora: Profa. Dra. Carla Andréa Avelar Pires. Titulação do Orientador: Doutora em Doenças Tropicais NMT/UFPA Faculdade : Faculdade de Medicina Instituto/Núcleo: ICS Laboratório: Parceria com o Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (LabVir) Título do Plano de Trabalho: CORRELAÇÃO CLÍNICO-PATOLÓGICA DE PACIENTES COM SARCOMA DE KAPOSI. Nome do Bolsista: Thalita Cristina de Oliveira Brandão Campos. Tipo de Bolsa : ( ) PIBIC/ CNPq ( ) PIBIC/CNPq AF ( )PIBIC /CNPq- Cota do pesquisador ( ) PIBIC/UFPA ( x ) PIBIC/UFPA AF ( ) PIBIC/ INTERIOR ( )PIBIC/PARD ( ) PIBIC/PADRC ( ) PIBIC/FAPESPA ( ) PIBIC/ PIAD ( ) PIBIC/PIBIT

2 INTRODUÇÃO Sarcoma de Kaposi (SK) é uma neoplasia maligna que foi descrita por Moritz Kaposi em Era considerado raro, antes da emergência da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) (TIUSSI et al., 2012; SANTOS et al., 2013). O agente etiológico, vírus herpes humano tipo 8 (HHV-8) associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV) foi identificado em lesões de SK por Chang et al., em 1994 (PANTANOWITZ; RADU, 2013). A soroprevalência para HHV-8 de habitantes urbanos brasileiros pode ser detectada com taxa de até 8% (CARBONE, 2002, apud MAGRI 2006). Já em Belém do Pará, a soroprevalência do HHV-8 é de 16,3% (FREITAS, 2002 MAGRI, 2006). Quatro apresentações clinicas são reconhecidas: clássica, em homens idosos de origem mediterrânea; endêmica, em negros africanos; epidêmica, em pacientes afetados pelo HIV e a relacionada à imunossupressão. (HENGEE, et al, 2002). Os estágios de desenvolvimento das lesões implicam no aparecimento de máculas, placas e nódulos, podendo também envolver os gânglios linfáticos e vísceras (CUZZI, et al, 2013). Em pacientes imunodeprimidos, o sarcoma de Kaposi é uma doença sistêmica multifocal (TIUSSI et al., 2012; SANTOS et al., 2013). É a única malignidade incluída como um elemento definidor da AIDS pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) (CUZZI, et al, 2013). A histopatologia varia com o estágio da lesão. Além da atipia citológica mínima em todos os estágios, os aspectos mais característicos dependendo da lesão clínica são: a) mácula proliferação de vasos angulosos na derme superior que se distribuem paralelamente à epiderme e são revestidos por células endoteliais aplanadas, muitas vezes com o característico, mas não exclusivo, «sinal do promontório» (em que os anexos e os vasos pré-existentes fazem protrusão nos vasos sanguíneos recém-formados) ao qual se associa infiltrado inflamatório de linfócitos e plasmócitos; b) placa angioproliferação mais compacta que envolve a derme profunda e por vezes o tecido celular subcutâneo; c) nódulo proliferação de células fusiformes, que mantém os espaços vasculares angulosos a par de áreas sólidas e d) formas agressivas lesões infiltrativas com caráter sarcomatoso óbvio e redução do componente vascular. (FERNANDES et al., 2012).

3 JUSTIFICATIVA Sarcoma de Kaposi (KS) é uma neoplasia maligna que ganhou maior importância, principalmente, após a emergência de sua variante epidêmica, a qual está associado à AIDS. Desde a introdução da terapia antirretroviral (TARV), houve uma diminuição de sua incidência. No entanto, o sarcoma de Kaposi continua a ser diagnosticado em pacientes infectados pelo HIV, mesmo entre pacientes com efetiva supressão da carga viral e contagem de CD4. Frente à alta morbimortalidade desta doença, torna-se importante analisar seus aspectos histopatológicos na busca de diagnósticos cada vez mais precoces, a fim de prognósticos mais satisfatórios. OBJETIVOS Objetivo Geral Descrever as formas clínicas e alterações histopatológicas de pacientes com sarcoma de Kaposi forma cutânea acompanhados no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Objetivos específicos Conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Sarcoma de Kaposi na sua forma cutânea no hospital universitário João de Barros Barreto; Descrever a frequência das formas clínicas e tipo de lesões encontradas; Descrever os aspectos histopatológicos mais frequentes encontrados.

4 CASUÍSTICA E MÉTODOS: Tipo de Estudo: Foi realizado um estudo transversal, descritivo, durante o período de 01 de Agosto de 2014 a 31 de julho de 2015, com a finalidade de descrever as formas clínicas e alterações histopatológicas de pacientes em acompanhamento no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). População de estudo O estudo foi realizado com pacientes com diagnóstico clínico e histopatológico de Sarcoma de Kaposi que estavam matriculados na enfermaria ou ambulatórios de infectologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Amostra e variáveis Esta pesquisa selecionou como amostra de conveniência, 13 pacientes do fluxo normal do serviço de internação e ambulatorial do HUJBB. Foram incluídos no n amostral todos os pacientes que receberam o diagnóstico de Sarcoma de Kaposi em sua forma cutânea neste serviço no período de agosto de 2014 a julho de Foram coletadas variáveis epidemiológicas, clínicas e histopatológicas, como: gênero, idade, procedência, profissão, tempo de doença, aspecto da lesão, localização da lesão, comorbidades, infecção pelo HIV, estado imunológico, aspectos microscópicos. Critérios de inclusão - Pacientes HIV positivos com suspeição clínica de sarcoma de kaposi cutâneo - Pacientes que aceitaram a realização de biopsia de pele da lesão - Indivíduos com idade 18 anos; - Pacientes que aceitem participar da pesquisa e assinem o termo de consentimento livre e esclarecido.

5 Critérios de exclusão - Pacientes grávidas; - Pacientes que não tiveram confirmação histopatológica de Sarcoma de Kaposi Diagnóstico clínico e laboratorial O diagnóstico clínico foi baseado no aspecto clínico das lesões observadas sob boa iluminação. Utilizou-se a divisão de lesões de pele e mucosas em: máculas, placas, nódulos e tumores. Para classificação clínico-patológica foram utilizados os 4 tipos existentes segundo descrito por WEEDON, 2002: O clássico, o endêmico, a variante associada a terapia imunosupressiva e a epidêmica (associada com o vírus HIV). Os pacientes diagnosticados foram avaliados para acometimento sistêmico, rastreados por tomografia computadorizada e/ou colonoscopia, broncoscopia e endoscopia digestiva alta. Procedimento da biopsia de pele: A coleta foi realizada após anti-sepsia e anestesia (lidocaína 2%) no local, e os fragmentos foram retirados com punch número 4, o qual não existe a obrigatoriedade de sutura do local, mesmo assim foi realizada a sutura após a biópsia, com a finalidade de síntese e hemostasia, por se tratar de uma lesão altamente vascularizada. O material para exame morfológico foi armazenado em frascos de vidro transparentes com formol tamponado a 10% e posteriormente foram transportados para análise no Serviço de Anatomia Patológica do HUJBB. Histopatologia: Para o exame histopatológico foram realizadas biópsias de pele de 13 pacientes. A análise histopatológica serviu tanto para confirmação diagnóstica quanto para a observação de aspectos morfológicos.

6 O material da biópsia, posteriormente foi incluído na parafina e submetido a cortes histológicos de quatro micrômetros, corados pela hematoxilina-eosina. Foram organizados em número de seis cortes na lâmina para análise morfológica por um médico patologista experiente. Este estudo microscópico foi baseado em protocolo de estudo previamente elaborado contendo os aspectos mais comuns, citados na literatura, encontrados no SK (APÊNDICE A). Todo o processamento e análise dos histopatológicos foram realizados no Laboratório de Anatomia Patológica do HUJBB. Procedimentos Éticos: O projeto de pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). Seguiram-se os preceitos da Declaração de Helsinque e do Código de Nurenberg, respeitaram-se as Normas de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (RES. CNS 466/12) do Conselho Nacional de Saúde. Esta pesquisa somente teve início após aprovação do comitê de ética do HUJBB-UFPA, com número de parecer /2014, do aceite da orientadora Dra Carla Andréa Avelar Pires, autorização da diretoria do Hospital Universitário João de Barros Barreto e dos pacientes, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

7 RESULTADOS: Dos 13 pacientes com Sarcoma de Kaposi, verificou-se que a maioria pertencia ao gênero masculino (92,3%). Os pacientes possuíam idade entre 27 a 54 anos, apresentando média de 38,69 anos. Como ilustra o Quadro 1. Dentre as profissões dos pacientes, incluem-se, 2 vendedores, 2 trabalhadores autônomos, 1 cabeleireiro, 1 bancário, 1 advogado, 1 contador, 1 técnico de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 agente comunitário de Saúde, 1 mestre de obras e 1 trabalhador de Serviços gerais. Conforme o Quadro 1. Quadro 1 - Características epidemiológicas de indivíduos com diagnóstico da infecção HIVAIDS e Sarcoma de Kaposi acompanhados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, Paciente Gênero Idade Profissão 1 F 27 Vendedora 2 M 33 Bancário 3 M 54 Advogado 4 M 26 Autônomo 5 M 50 Contador 6 M 33 Cabeleireiro 7 M 31 Vendedora 8 M 50 Téc. De Enfermagem 9 M 52 Autônomo 10 M 27 Auxiliar administrativo 11 M 46 Serviços Gerais 12 M 44 Agente Comunitário de Saúde 13 M 30 Mestre de obra Fonte: Protocolo de pesquisa, Em relação à Terapia Antirretroviral, 10 pacientes fazem TARV, utilizando o esquema triplo combinado de Tenofovir, Lamivudina e Efavirens; 3 não fazem, sendo que dos que não fazem 2 haviam evoluído a óbito e um está em acompanhamento.

8 Oito pacientes apresentaram uma ou mais doenças oportunistas associadas à infecção pelo vírus HIV, estas foram Tuberculose Pleural, Tuberculose pulmonar de padrão miliar Neurotoxoplasmose, HPV em canal anal, Herpes Zoster, pneumonia, candidíase oral e pneumocistose. Os pacientes apresentaram o diagnóstico confirmado de HIV entre 1 a 18 meses com relação ao mês de julho de Com relação ao tempo de infecção pelo HIV, o mais recente foi de 1 mês e o mais antigo de 84 meses, conforme a tabela 2, apresentando média de 22, 461 meses. Quanto à contagem de células CD4, a mais baixa apresentada, foi de 14 células/mm³, a maior, foi de 278 células/mm³. As regiões do corpo onde se encontraram mais lesões ocasionadas pelo SK, foram membros inferiores, encontradas em 9 pacientes (69,2%); membros superiores, encontradas em 6 pacientes (46,1%); tórax, encontradas em 6 pacientes (46,1%); abdome, encontrada em 3 pacientes (23%); face, encontrada em 2 pacientes ( 15,3%); glúteos, encontradas em 1 paciente (7,6%) e pelve, encontrada em 1 paciente(7,6%), como demonstra a tabela 3 Tabela 1 - Localização das lesões de SK em indivíduos com diagnóstico da infecção HIVAIDS e Sarcoma de Kaposi acompanhados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, LOCALIZAÇÃO DAS LESÕES NÚMERO DE PACIENTES FREQUÊNCIA Membros superiores 6 46,15% Membros inferiores 9 69,23% Tórax 6 46,15% Abdome 3 23,08% Face 2 15,384 Glúteos 1 7,69% Pelve 1 7,69% Fonte: Protocolo de pesquisa, O tempo de lesão causada pelo Sarcoma de Kaposi variou entre 1 meses a 84 meses, em relação ao mês de julho de Nove pacientes apresentaram diagnóstico recente de sarcoma de kaposi cutêneo, destes, cinco possuíam tempo de lesão entre 1 a 6 meses e quatro possuíam tempo de lesão de mais de um ano, entre 14 e 18 meses. Quatro pacientes apresentaram diagnóstico antigo de SK cutâneo, possuindo tempo de lesão entre 12 e 84 meses, conforme quadro 2.

9 Quadro 2 Associação entre tempo de lesão de SK e tempo de diagnóstico do HIV em indivíduos com diagnóstico da infecção HIVAIDS e Sarcoma de Kaposi acompanhados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, PACIENTE TEMPO DE LESÃO (MESES) DIAGNÓSTICO RECENTE P1 18 meses Sim P2 23 meses Não P3 12 meses Não P4 6 meses Sim P5 16 meses Sim P6 14 meses Sim P7 18 meses Sim P8 30 meses Não P9 2 meses Sim P10 2 meses Sim P11 2 meses Sim P12 84 meses Não P13 1 mês Sim Fonte: Protocolo de pesquisa, No que concerne ao seguimento do paciente, oito pacientes estão em acompanhamento clínico-ambulatorial, três pacientes evoluíram a óbito e de dois pacientes não se pode averiguar esta informação. Dentre os pacientes, quatro fizeram/fazem ciclos de quimioterapia (Paclitaxel), pois possuíam acometimento visceral pelo SK e nove pacientes não estão fazendo uso de quimioterápicos, haja vista que nestes a neoplasia esteve restrita a pele. Quanto aos estágios das lesões na pele, dois pacientes (15,3%) apresentaram a lesão clínica macroscópica em forma de macular; cinco pacientes, na forma de placas (38,4%) e seis pacientes ( 46,1%), na forma nodular, conforme apresentando na tabela 2.

10 Tabela 2 - Estágios das lesões clínicas de SK em indivíduos com diagnóstico da infecção HIVAIDS e Sarcoma de Kaposi acompanhados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, ESTÁGIOS DAS LESÕES NÚMERO DE PACIENTES FREQUÊNCIA Mácula 2 15,384% Placa 5 38,461% Nódulo 6 46,153% TOTAL % Fonte: Protocolo de pesquisa, Correlação Clínico-Histopatológica: Por meio da biopsia da lesão, pode-se relacionar a lesão com as alterações histopatológicas encontradas. Na forma clínica macular (Imagem1), encontrou-se epiderme sem alterações; distribuição neoplásica difusa, com nível neoplásico na derme papilar e reticular; presença de células fusiformes, depósito de hemossiderina, sinal do promontório (Imagem 2A), inclusões hialinas, hemácias extravasadas, capilares anômalos e ausência de desmoplasia. Na forma clinica de Placa (Imagem 3), encontrou-se epiderme sem alterações; distribuição neoplásica difusa com nível neoplásico acometendo derme papilar e reticular; presença de células fusiformes, depósitos de hemossiderina, vasos anômalos, hemácias extravasadas em região subcutânea (Imagem 2B) e desmoplasia ausente. Na forma clínica nodular (Imagem 4), encontrou-se ausência de alterações na epiderme; distribuição neoplásica difusa com nível neoplásico presente em derme papilar e reticular; presença de células fusiformes em proliferação, células endoteliais atípicas, depósito de hemossiderina(imagem 5A), sinal do promontório(imagem 5B), inclusões hialinas, hemácias extravasadas(imagem 6A), vasos enovelados, figuras de mitose, capilares anômalos(imagem 6B) e presença de desmoplasia, conforme o quadro 3.

11 Quadro 3 - Associação da forma clínica da lesão de SK e seu aspecto morfológico à histopatologia em indivíduos com diagnóstico da infecção HIVAIDS e Sarcoma de Kaposi acompanhados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, Formas Clínicas Mácula Placa Epiderme Derme Distribuição da neoplasia Nível da neoplasia Células/Alterações Dermoplasia Epiderme Derme Distribuição da neoplasia Nível da neoplasia Células/Alterações Dermoplasia Aspectos Histopatológicos Sem alterações Difusa Derme papilar e reticular Células fusiformes; depósito de hemossiderina, sinal do promontório, inclusões hialinas, hemácias extravasadas, capilares anômalos. Ausente Sem alterações Difusa Derme papilar e reticular Células fusiformes; depósitos de hemossiderina, vasos anômalos, hemácias extravasadas em região subcutânea Ausente Epiderme Derme Distribuição da neoplasia Nível da neoplasia Nódulo Células/Alterações Dermoplasia Fonte: Protocolo de pesquisa, Sem alterações Difusa Derme papilar e reticular Células fusiformes, células endoteliais atípicas; deposito de hemossiderina, sinal do promontório, inclusões hialinas, hemácias extravasadas, vasos enovelados, figuras de mitose, capilares anômalos. Presente

12 Imagem 1: Mácula violácea de 1 cm localizada em região infra clavicular esquerda. Fonte: Pires, A B Imagem 2: A- Corte de Pele com seta demonstrando o Sinal do Promontório em região da derme. (H & E, x40); B- Corte da pele mostrando a presença de hemácias em região subcutânea, hemácias extravasadas e depósitos de hemossiderina. ( H& E, x10) Fonte: Protocolo de pesquisa, 2015.

13 Imagem 3: Placas infiltradas eritematovioláceas de vários tamanhos algumas confluentes outras coalescentes de limites precisos e contornos irregulares localizadas na face anterior das pernas. Fonte: Monteiro, A B Imagem 4: A- Manifestação Clínica do Sarcoma de Kaposi na Pele sob a forma nodular violácea de 2 cm no braço esquerdo. B- Corte de Pele mostrando área nodular e desmoplasia ao seu entorno, em região da derme (H & E, x40). Fonte: Monteiro, 2014; Protocolo de Pesquisa, 2015.

14 A B Imagem 5: A- Corte de pele mostrando depósito de Hemossiderina em região da derme (seta) (H & E x 40); B- Corte de Pele monstrando o Sinal do Promontório em derme (H & E, x10) Fonte: Protocolo de Pesquisa, A B Imagem 6: A- corte da pele demonstrando extravasamendo de hemácias em região da derme. (H & E, x40) B- Corte da pele mostrando proliferação de capilares anômalos de forma difusa em região da derme (H & E, x40) Fonte: Protocolo de pesquisa, 2015.

15 CONCLUSÃO: Os pacientes incluídos nesta pesquisa foram, em sua maioria, do gênero masculino (93,3%), confirmando o que está bem descrito na literatura, que o SK é mais prevalente nesse gênero. A idade dos pacientes variou de 27 a 54 anos. A maioria (61, 53%) apresentou uma ou mais infecções oportunistas. Quatro pacientes (30,76%) apresentaram acometimento visceral. O aspecto clínico de placas e nódulos predominou em 38,46% das lesões neoplásicas. O aspecto microscópico da epiderme sem alterações prevaleceu em 92,3% das lâminas histopatológicas. O padrão difuso da distribuição neoplásica na derme foi predominante. A derme papilar e reticular foram atingidas pela proliferação de vasos anômalos típicos dessa doença. A células mais encontradas na analise histopatológica, foram as células fusiformes e células endoteliais atípicas. E as alterações mais encontradas foram depósitos de hemossiderina, inclusões hialinas e desmoplasia PUBLICAÇÕES: Esta pesquisa foi apresenta sob formato de resumo no III Congresso em Saúde da Amazônia (COESA) 2014, com o título SARCOMA DE KAPOSI EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS: SÉRIE DE CASOS NA ERA PÓS TERAPIA ANTIRRETROVIRAL.

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CARBONE, P.H. Pesquisa de anticorpos dirigidos a antígenos de fase latente e lítica do herpesvírus humano tipo 8 (HHV-8): prevalência em populações sob risco 27 epidemiológico e em população sadia de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo apud MAGRI, Mariana Cavalheiro. Pesquisa da prevalência de anticorpos anti- HHV-8 em pacientes em diálise e em fila de transplante renal. São Paulo, f. Trabalho realizado na Seção de Imunologia do Serviço de Microbiologia e Imunologia da Divisão de Biologia Médica do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, SP, CEBALLOS, Enrique; CARAZO, Abelardo; CABALLERO, Luis; RODRIGUES. José. Dermatopatología: correlación Clínico-patológica. 1 Edicion. España: Grupo Menarine, 641p. disponível em: FREITAS, Ronaldo; LINHARES, Alexandre. Prevalence of human herpesvirus 8 antibodies in the population of Belém, Pará, Brazil. Rev Inst. Med Trop. v.44, p , SP, apud MAGRI, Mariana Cavalheiro. Pesquisa da prevalência de anticorpos anti- HHV-8 em pacientes em diálise e em fila de transplante renal. São Paulo, f. Trabalho realizado na Seção de Imunologia do Serviço de Microbiologia e Imunologia da Divisão de Biologia Médica do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, SP, HENGEE, et al. Update on Kaposi s sarcoma and other HHV8 associated diseases. Part 1: epidemiology, environmental predispositions, clinical manifestations, and therapy. LANCET Infectious Diseases, v. 2, p , FERNANDES, S. et al. Sarcomas cutâneos- do diagnóstico ao tratamento. Revista SPDV, v. 70, n3, p. 321, ago HONG, Angela; LEE, Soon. Kaposi's Sarcoma: Clinico-pathological Analysis of Human Immunodeficiency Virus (HIV) and Non-HIV Associated Cases. Pathology oncology Research. Vol 8, No 1, Pag, MCKEE, Phillip; CALONJE, Eduardo; GRANTER, Scoth. Pathology of the Skin: With Clinical Correlations. Third edition. St Louis: Elsevier Mosby, p.

17 MAGRI, Mariana Cavalheiro. Pesquisa da prevalência de anticorpos anti- HHV-8 em pacientes em diálise e em fila de transplante renal. São Paulo, f. Trabalho realizado na Seção de Imunologia do Serviço de Microbiologia e Imunologia da Divisão de Biologia Médica do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, SP, MAHRLE, et al. Initial lesions of HIV-related Kaposi's sarcoma--a histological, immunohistochemical, and ultrastructural study. Archives of Dermatological Research. V. 279, n.8, p , PEREIRA PF, CUZZI T, GALHARDO MCG. Immunohistochemical detection of the latent nuclear antigen-1 of the human herpesvirus type 8 to differentiate cutaneous epidemic Kaposi sarcoma and its histological simulators. An Bras Dermatol. v.88, n.2, p , RADU, Oana,; PANTANOWITZ, Liron. Kaposi Sarcoma. Arch Pathol Lab Med. v. 137, Fev 2013 SANTOS, M et al LymphangiectaticKaposi's sarcoma in a patientwith AIDS Sarcoma de Kaposi linfangiectásico em paciente com Aids. Anais brasileiros de Dermatologia, v.88, n 2, p. 272, AM, Marc, TIUSSI, R.M; CAUS, A.L.O; DINIZ, L.M; LUCAS, E.A. Sarcoma de Kaposi: clinical and pathological aspects in patients seen at the Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. An Bras Dermatol, v 87, n 2, p , ES, ROBBINS & COTRAN. Patologia: Bases patológicas das doenças. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, p. SZAJERKA, T. Kaposi's sarcoma revisited. AIDS Rev. v.9, n.4, p , Espain, 2007.

18 APÊNDICE A PROTOCOLO PARA COLETA DE DADOS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO LABORATÓRIO DE VIROLOGIA-ICB-UFPA Projeto de Pesquisa SARCOMA DE KAPOSI EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS: abordagem clínica, histopatológica e terapêutica. DATA DA INVESTIGAÇÃO / / NÚMERO DO PRONTUÁRIO NOME IDADE SEXO : F/M DNAS / / HISTOPATOLOGIA EPIDERME- ASPECTOSMICROSCÓPICOS ACANTOSE REGULAR HIPERPLASIA IRREGULAR HIPERPLASIA REGULAR HIPERPLASIA PSEUDOEPITELIOMATOSA SEM ALTERAÇÕES PAPILOMATOSE ESPONGIOSE EXOCITOSE PARACERATOSE DERME DISTRIBUIÇÃO DA NEOPLASIA ( ) LOCALIZADA ( ) DIFUSA ( ) NODULAR NÍVEL DA NEOPLASIA ( ) DERME PAPILAR ( ) DERME RETICULAR ( ) AMBAS CÉLULAS/ALTERAÇÕES CONSTITUINTES DA NEOPLASIA CÉLULAS ENDOTELIAIS ATÍPICAS HEMÁCIAS DENTRO DOS VASOS HISTIÓCITOS HEMÁCIAS EXTRAVASADAS CÉLULAS EPITELIÓIDES LINFÓCITO CÉLULAS FUSIFORMES NEUTRÓFILO FIGURAS DE MITOSE EOSINÓFILO DEPÓSITO DE HEMOSSIDERINA PLASMÓCITO SINAL DO PROMONTÓRIO VASOS ENOVELADOS INCLUSOES HIALINAS OUTROS: (ESPECIFICAR) PROLIFERAÇÃO DE CAPILARES ANÔMALOS NA DERME ( ) AUSENTE ( ) LEVE ( ) MODERADO ( ) ACENTUADA DESMOPLASIA ( ) PRESENTE ( ) AUSENTE

19 PARECER DO ORIENTADOR: Manifestação do orientador sobre o desenvolvimento das atividades do aluno e justificativa do pedido de renovação, se for o caso. - A aluna desenvolveu suas atividades com responsabilidade e empenho. DATA : 10 / 08 / 2015 ASSINATURA DO ORIENTADOR ASSINATURA DO ALUNO

20 FICHA DE AVALIAÇÃO DE RELATÓRIO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA O AVALIADOR DEVE COMENTAR, DE FORMA RESUMIDA, OS SEGUINTES ASPECTOS DO RELATÓRIO: 1. O projeto vem se desenvolvendo segundo a proposta aprovada? Se ocorreram mudanças significativas, elas foram justificadas? 2. A metodologia está de acordo com o Plano de Trabalho? 3. Os resultados obtidos até o presente são relevantes e estão de acordo com os objetivos propostos? 4. O plano de atividades originou publicações com a participação do bolsista? Comentar sobre a qualidade e a quantidade da publicação. Caso não tenha sido gerada nenhuma, os resultados obtidos são recomendados para publicação? Em que tipo de veículo? 5. Comente outros aspectos que considera relevantes no relatório 6. Parecer Final: Aprovado ( ) Aprovado com restrições ( ) (especificar se são mandatórias ou recomendações) Reprovado ( ) 7. Qualidade do relatório apresentado: (nota 0 a 5) Atribuir conceito ao relatório do bolsista considerando a proposta de plano, o desenvolvimento das atividades, os resultados obtidos e a apresentação do relatório.

21 Data : / /. Assinatura do(a) Avaliador(a)

LIGA DE ESTUDOS EM MEDICINA DIAGNÓSTICA E ANATOMIA PATOLÓGICA - LEMDAP

LIGA DE ESTUDOS EM MEDICINA DIAGNÓSTICA E ANATOMIA PATOLÓGICA - LEMDAP LIGA DE ESTUDOS EM MEDICINA DIAGNÓSTICA E ANATOMIA PATOLÓGICA - LEMDAP RELATO DE CASO Almeida L.P.1, Radke E.1, Negretti F.2 Cascavel, 2008 1 Academicos do Curso de Medicina da Unioeste 2 Professor de

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE

Leia mais

Patologia Geral AIDS

Patologia Geral AIDS Patologia Geral AIDS Carlos Castilho de Barros Augusto Schneider http://wp.ufpel.edu.br/patogeralnutricao/ SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS ou SIDA) Doença causada pela infecção com o vírus

Leia mais

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS Universidade Bandeirante de São Paulo Comitê de Pós-Graduação e Pesquisa COMISSÃO DE ÉTICA (Resolução CONSEPE-UNIBAN nº 17/06 de 11/02/2006) FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO

Leia mais

Atraso na introdução da terapia anti-retroviral em pacientes infectados pelo HIV. Brasil, 2003-2006

Atraso na introdução da terapia anti-retroviral em pacientes infectados pelo HIV. Brasil, 2003-2006 Atraso na introdução da terapia anti-retroviral em pacientes infectados pelo HIV. Brasil, 2003-2006 Paulo Roberto Borges de Souza-Jr Célia Landmann Szwarcwald Euclides Ayres de Castilho A Terapia ARV no

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2015 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

MELANOMA EM CABEÇA E PESCOÇO

MELANOMA EM CABEÇA E PESCOÇO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO MELANOMA EM CABEÇA E PESCOÇO COMPLICAÇÕES EM ESVAZIAMENTO CERVICAL UBIRANEI O. SILVA INTRODUÇÃO Incidência melanoma cutâneo: 10% a 25% Comportamento

Leia mais

Gradação Histológica de tumores

Gradação Histológica de tumores Gradação Histológica de tumores A gradação histológica é uma avaliação morfológica da diferenciação celular de cada tumor. Baseada geralmente em 03-04 níveis de acordo com o tecido específico do tumor.

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10.

XIV JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SÃO LUCAS VII FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL II CATNEPÃO PORTO VELHO. Data: 29 a 31.10. REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E FICHA DE INSCRIÇÃO 1- NORMAS GERAIS LEIA ATENTAMENTE Poderão participar da APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: I- Alunos de graduação

Leia mais

Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT. Importância da Campanha de. Nova Olímpia MT.

Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT. Importância da Campanha de. Nova Olímpia MT. Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT Importância da Campanha de câncer bucal no Município de Nova Olímpia MT. Autores: - CD Fabrício Galli e - CD Michelle Feitosa Costa. Com

Leia mais

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011.

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. INFORMAÇÕES GERAIS: O processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

HIV/AIDS Pediatria Sessão Clínica do Internato Revisão Teórica. Orientadora: Dra Lícia Moreira Acadêmico: Pedro Castro (6 Ano)

HIV/AIDS Pediatria Sessão Clínica do Internato Revisão Teórica. Orientadora: Dra Lícia Moreira Acadêmico: Pedro Castro (6 Ano) HIV/AIDS Pediatria Sessão Clínica do Internato Revisão Teórica Orientadora: Dra Lícia Moreira Acadêmico: Pedro Castro (6 Ano) AIDS Conceito Doença que manifesta-se por infecções comuns de repetição, infecções

Leia mais

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Profª. Thais de A. Almeida

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Profª. Thais de A. Almeida INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Profª. Thais de A. Almeida DEFINIÇÃO: Pathos: doença Logos: estudo Estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos

Leia mais

Lílian Maria Lapa Montenegro Departamento de Imunologia Laboratório rio de Imunoepidemiologia

Lílian Maria Lapa Montenegro Departamento de Imunologia Laboratório rio de Imunoepidemiologia XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia Avaliação do desempenho da técnica de nested- PCR em amostras de sangue coletadas de pacientes pediátricos com suspeita

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

RASTREIO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

RASTREIO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS RASTREIO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS Maria José de Camargo IFF / FIOCRUZ CERVIX www.cervixcolposcopia.com.br Gestantes Pós-menopausa Histerectomizadas Imunossuprimidas Adolescentes Mulheres sem história de

Leia mais

Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro

Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro Grupo de pesquisadores da Fundação Ataulpho de Paiva, da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Oswaldo

Leia mais

Metástase Cutânea de Carcinoma de Células Claras Renais: Relato de Caso Aichinger, L.A. 1, Kool, R. 1, Mauro, F.H.O. 1, Preti, V.

Metástase Cutânea de Carcinoma de Células Claras Renais: Relato de Caso Aichinger, L.A. 1, Kool, R. 1, Mauro, F.H.O. 1, Preti, V. Metástase Cutânea de Carcinoma de Células Claras Renais: Relato de Caso Aichinger, L.A. 1, Kool, R. 1, Mauro, F.H.O. 1, Preti, V. 1 1 Hospital Erasto Gaertner, Curitiba, Paraná. Introdução e Objetivo O

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Projetos de pesquisa. Patologia. Epidemiologia. Trato gastrointestinal.

PALAVRAS-CHAVE Projetos de pesquisa. Patologia. Epidemiologia. Trato gastrointestinal. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 A inscrição poderá ser feita até 30/09/2014, exclusivamente pelo endereço eletrônico sep@famam.com.br e deverá ser dirigida a uma das seguintes

Leia mais

FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TCC 2014/2015

FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TCC 2014/2015 FEFISA FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TCC 2014/2015 SANTO ANDRÉ 2014 1 HISTÓRICO E OBJETIVOS A implantação das políticas vinculadas ao estímulo a pesquisa na instituição

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO São Paulo, 27 de abril de 2015. EDITAL 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015-2016 A

Leia mais

Materiais e Métodos. 3. MATERIAL E MÉTODOS 3.1. Casuística

Materiais e Métodos. 3. MATERIAL E MÉTODOS 3.1. Casuística 3. MATERIAL E MÉTODOS 3.1. Casuística Foram selecionadas dos arquivos da Seção de Anatomia Patológica do Instituto Lauro de Souza Lima, pertencente à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria

Leia mais

Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/INTA/CNPq) EDITAL 2014-2015

Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/INTA/CNPq) EDITAL 2014-2015 PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/INTA/CNPq) EDITAL 2014-2015 A Pró-Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Seminário estratégico de enfrentamento da. Janeiro PACTUAÇÃO COM GESTORES MUNICIPAIS. Maio, 2013

Seminário estratégico de enfrentamento da. Janeiro PACTUAÇÃO COM GESTORES MUNICIPAIS. Maio, 2013 Seminário estratégico de enfrentamento da Tuberculose e Aids no Estado do Rio de Janeiro PACTUAÇÃO COM GESTORES MUNICIPAIS Maio, 2013 1.Detecção de casos e tratamento da tuberculose 1.1. Descentralizar

Leia mais

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado sob a forma de elaboração de um artigo científico, sendo este resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas

Leia mais

Nota Técnica GAF/CCTIES nº 03, de 23 de janeiro de 2015

Nota Técnica GAF/CCTIES nº 03, de 23 de janeiro de 2015 Nota Técnica GAF/CCTIES nº 03, de 23 de janeiro de 2015 Assunto: Orientações para programação dos medicamentos rituximabe 100 mg e 500 mg para o tratamento de Linfoma Difuso de Grandes Células B e Linfoma

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h.

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Vigilância Epidemiológica de Febre Chikungunya No Brasil, a febre chikungunya é uma doença de notificação compulsória e imediata,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC EDITAL N. º 01/2014 Convocação de Projetos de Pesquisa para Programa de Iniciação Científica Unitri A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PPPGE) torna público o presente Edital de âmbito

Leia mais

Papilomavírus Humano HPV

Papilomavírus Humano HPV Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador

Leia mais

Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015. Amélia Estevão 10.05.2015

Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015. Amélia Estevão 10.05.2015 Radiology: Volume 274: Number 2 February 2015 Amélia Estevão 10.05.2015 Objetivo: Investigar a vantagem da utilização da RM nos diferentes tipos de lesões diagnosticadas na mamografia e ecografia classificadas

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

LINFOMAS. Maria Otávia da Costa Negro Xavier. Maio -2013

LINFOMAS. Maria Otávia da Costa Negro Xavier. Maio -2013 LINFOMAS GASTROINTESTINAIS Maria Otávia da Costa Negro Xavier Maio -2013 1 INTRODUÇÃO Cerca de 1 a 4% de todas as malignidades gastrointestinais são linfomas. Por definição os linfomas gastrointestinais

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 09 /2014 - CESAU Objeto: Parecer. Promotoria de Justiça GESAU / Índice de seguimento / levantamento de doenças intra-epiteliais previsto para 2013 no município de Salvador e ações

Leia mais

Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Redondas: Relato de um caso.

Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Redondas: Relato de um caso. Everton Pereira D. Lopes² Eduardo M Pracucho¹ Ricardo de Almeida Campos² Karla Thaiza Thomal¹ Celso Roberto Passeri¹ Renato Morato Zanatto¹ 1-Departamento de Cirurgia Oncológica Aparelho Digestivo Alto

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2010

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2010 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA- FMB 201 ANOS Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde Largo do Terreiro de Jesus Pelourinho Tel.: (71) 3283-5561 FAX: (71) 3283-5566/5567

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PROCIENT/FACDO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PROCIENT/FACDO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PROCIENT/FACDO ACADÊMICO INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS PROCIENT/FACDO PROFESSOR ORIENTADOR Sobre o acompanhamento dos projetos de iniciação científica

Leia mais

Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes

Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes Rejeição de Transplantes Doenças Auto-Imunes Mecanismos da rejeição de transplantes Envolve várias reações de hipersensibilidade, tanto humoral quanto celular Habilidade cirúrgica dominada para vários

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS PARA A VI JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS HDT/HAA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS PARA A VI JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS HDT/HAA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS PARA A VI JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS HDT/HAA Período de envio dos resumos: 08/10/15 à 10/11/15. Envio dos resumos: os resumos deverão ser enviados

Leia mais

Pesquisa. 40 INCA Relatório Anual 2005 Pesquisa

Pesquisa. 40 INCA Relatório Anual 2005 Pesquisa Pesquisa A pesquisa no INCA compreende atividades de produção do conhecimento científico, melhoria dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos do câncer e formação de recursos humanos em pesquisa oncológica.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO São Paulo, 15 de junho de 2015. EDITAL 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC CONSUN 008/2015

RESOLUÇÃO UnC CONSUN 008/2015 RESOLUÇÃO UnC CONSUN 008/2015 Institui e regulamenta o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica PIVIC da Universidade do Contestado UnC. A Presidente do Conselho Universitário CONSUN da

Leia mais

Diagnóstico do câncer

Diagnóstico do câncer UNESC FACULDADES ENFERMAGEM - ONCOLOGIA FLÁVIA NUNES Diagnóstico do câncer Evidenciado: Investigação diagnóstica por suspeita de câncer e as intervenções de enfermagem no cuidado ao cliente _ investigação

Leia mais

XV Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalasen. www.digimaxdiagnostico.com.br

XV Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalasen. www.digimaxdiagnostico.com.br XV Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalasen www.digimaxdiagnostico.com.br Caso 1 Paciente T. F. R. M., 56 anos, sexo feminino. História prévia: - Câncer de mama com metástase pleural. - Mastectomia

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 43/2014. VACINA HPV em paciente com diagnóstico de HPV+ (neoplasia + intraepitelial grau I)

RESPOSTA RÁPIDA 43/2014. VACINA HPV em paciente com diagnóstico de HPV+ (neoplasia + intraepitelial grau I) RESPOSTA RÁPIDA 43/2014 VACINA HPV em paciente com diagnóstico de HPV+ (neoplasia + intraepitelial grau I) SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO Dra. Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito da Comarca de

Leia mais

Como conseguir a inscrição no Cadastro Técnico Único?

Como conseguir a inscrição no Cadastro Técnico Único? 1 Este Manual se destina a você, paciente, que tem indicação de transplante renal e tem como objetivo informá-lo dos procedimentos adotados sobre o processo de doação-transplante com doador cadáver, bem

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA MASCULINO

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA MASCULINO TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA MASCULINO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE

Leia mais

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem

Palavras- chave: Vigilância epidemiológica, Dengue, Enfermagem ANÁLISE DAS NOTIFICAÇÕES DE DENGUE APÓS ATUAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR INTRODUÇÃO: A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda de amplo espectro clínico e de grande importância

Leia mais

EVOLUÇÃO TEMPORAL DE MANIFESTAÇÕES ORAIS NOTIFICAÇÃO EM PORTADORES DE AIDS

EVOLUÇÃO TEMPORAL DE MANIFESTAÇÕES ORAIS NOTIFICAÇÃO EM PORTADORES DE AIDS EVOLUÇÃO TEMPORAL DE MANIFESTAÇÕES ORAIS NOTIFICAÇÃO EM PORTADORES DE AIDS Bárbara Letícia de Queiroz Xavier. Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Email: barbaraleticiaqx@hotmail.com Eliane de

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, Interino, no uso de suas atribuições, resolve:

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, Interino, no uso de suas atribuições, resolve: PORTARIA Nº 486, DE 16 DE MAIO DE 2.000 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, Interino, no uso de suas atribuições, resolve: Art. 1º - Expedir a edição revisada e atualizada das orientações e critérios relativos

Leia mais

André Salazar e Marcelo Mamede CANCER PATIENTS: CORRELATION WITH PATHOLOGY. Instituto Mário Penna e HC-UFMG. Belo Horizonte-MG, Brasil.

André Salazar e Marcelo Mamede CANCER PATIENTS: CORRELATION WITH PATHOLOGY. Instituto Mário Penna e HC-UFMG. Belo Horizonte-MG, Brasil. F-FDG PET/CT AS A PREDICTOR OF INVASIVENESS IN PENILE CANCER PATIENTS: CORRELATION WITH PATHOLOGY André Salazar e Marcelo Mamede Instituto Mário Penna e HC-UFMG. Belo Horizonte-MG, Brasil. 2014 CÂNCER

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

O que é câncer de mama?

O que é câncer de mama? Câncer de Mama O que é câncer de mama? O câncer de mama é a doença em que as células normais da mama começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e deixando de morrer, formando uma massa de células

Leia mais

1.1. SEMINÁRIO. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos - PPGTA

1.1. SEMINÁRIO. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos - PPGTA Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos - PPGTA 1. SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO PARA O PRIMEIRO ANO Para esta sistemática,

Leia mais

ANÁLISE DO PROGNÓSTICO DE PACIENTES INFECTADOS COM HIV DE LONDRINA E REGIÃO DE ACORDO COM PERFIL NUTRICIONAL

ANÁLISE DO PROGNÓSTICO DE PACIENTES INFECTADOS COM HIV DE LONDRINA E REGIÃO DE ACORDO COM PERFIL NUTRICIONAL 1 ANÁLISE DO PROGNÓSTICO DE PACIENTES INFECTADOS COM HIV DE LONDRINA E REGIÃO DE ACORDO COM PERFIL NUTRICIONAL Ana Carolina Borghesi Marques Branco Mariah Martins da Silva Josiane Correia Juliana Ferreira

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia

TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 64823 MICROBIOLOGIA GERAL 17/34 ODONTOLOGIA MICROBIOLOGIA

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Consolidar os bancos de tumores existentes e apoiar o desenvolvimento de outros bancos de tumores em rede;

Consolidar os bancos de tumores existentes e apoiar o desenvolvimento de outros bancos de tumores em rede; Rede Nacional de Bancos de Tumores O Programa Nacional das Doenças Oncológicas da Direção Geral da Saúde tem como uma das suas prioridades a criação duma Rede Nacional de Bancos de Tumores (RNBT). Um banco

Leia mais

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae.

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Chamado de HPV, aparece na forma de doenças como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. -Há mais de 200 subtipos do

Leia mais

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CENTRO DE PESQUISA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/USJT/CNPq 2006/2007

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CENTRO DE PESQUISA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/USJT/CNPq 2006/2007 UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CENTRO DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/USJT/CNPq 2006/2007 EDITAL nº 01 de 01 de agosto de 2006 (em consonância com a Resolução Normativa

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI-

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Página 1 / 8 TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico,

Leia mais

EDITAL 001/2013 - PROIT PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDIÇÃO 2013 1 PERÍODO 2013/2014

EDITAL 001/2013 - PROIT PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDIÇÃO 2013 1 PERÍODO 2013/2014 EDITAL 001/2013 - PROIT PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDIÇÃO 2013 1 PERÍODO 2013/2014 O Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações

Leia mais

TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

TÍTULO: SE TOCA MULHER CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA TÍTULO: "SE TOCA MULHER" CONHECIMENTO DAS UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG

LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG LEVANTAMENTO DOS DADOS DOS ATENDIMENTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DO SERVIÇO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HV/EVZ/UFG BRAGATO, Nathália. 1 ; PÁDUA, Fernanda Maria Ozelim de 1 ; COSTA, Ana Paula Araújo.; SILVA,

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Período de submissão de resumos expandidos: 06/06/2014 a 22/08/2014 (até às 21

Leia mais

VIGILÂNCIA DE HIV EM SANGUE DOADO: TENDÊNCIA DE SOROPREVALÊNCIA

VIGILÂNCIA DE HIV EM SANGUE DOADO: TENDÊNCIA DE SOROPREVALÊNCIA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 VIGILÂNCIA DE HIV EM SANGUE DOADO: TENDÊNCIA DE SOROPREVALÊNCIA Janete Lane Amadei 1 ; Deborah Cristiny Dantas Moreti 2 ; Diego Montanhei 2 ; Dennis Armando

Leia mais

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE Janaína Esmeraldo Rocha, Faculdade Leão Sampaio, janainaesmeraldo@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE NORMAS ESPECÍFICAS DA FEA SÃO PAULO I Taxas 1. Não serão cobradas taxas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação desta Faculdade. 2. Não será cobrada dos alunos especiais taxa de matrícula

Leia mais

HIV no período neonatal prevenção e conduta

HIV no período neonatal prevenção e conduta HIV no período neonatal prevenção e conduta O HIV, agente causador da AIDS, ataca as células do sistema imune, especialmente as marcadas com receptor de superfície CD4 resultando na redução do número e

Leia mais

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011.

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. INFORMAÇÕES GERAIS: O processo seletivo do Programa de Iniciação Científica da USP na Faculdade de Medicina da USP baseia-se no edital 2011/

Leia mais

Seleção de Temas. Questionário - Proficiência Clínica. Área: Imunologia Rodada: Julho/2008. Prezado Participante,

Seleção de Temas. Questionário - Proficiência Clínica. Área: Imunologia Rodada: Julho/2008. Prezado Participante, Seleção de Temas Prezado Participante, Gostaríamos de contar com a sua contribuição para a elaboração dos próximos materiais educativos. Cada questionário desenvolve um assunto (temas) específico dentro

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/UNIARAXÁ) CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1 - As normas que seguem visam orientar pesquisadores e bolsistas vinculados a projetos

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

1. Normas para inscrição de trabalhos

1. Normas para inscrição de trabalhos I CONGRESSO DE ENFERMAGEM DA FACULDADE ASCES DESAFIOS DO CUIDADO INTEGRAL: UM OLHAR PARA OS CENÁRIOS DE TRANSFORMAÇÃO 25 e 26/09/2014 FACULDADE ASCES, CAMPUS II NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CENTRO DE PESQUISA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/USJT/CNPq 2015/2016

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CENTRO DE PESQUISA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/USJT/CNPq 2015/2016 UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CENTRO DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/USJT/CNPq 2015/2016 EDITAL PRPPG n.º 02/2015, de 22 de maio de 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016

EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016 EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no PIBIC

Leia mais

Curso de Graduação em Medicina

Curso de Graduação em Medicina Curso de Graduação em Medicina Disciplina: Histologia e Citologia Ano: 2012 Série: 1º ano Carga Horária: 172 horas teórico-práticas Departamento: ogia Coordenador: Profa. Duarte Barros Considerações: A

Leia mais

AGENDA 2015 ATIVIDADE ESCLARECIMENTO

AGENDA 2015 ATIVIDADE ESCLARECIMENTO AGENDA 2015 ATIVIDADE ESCLARECIMENTO MÊS LOCAL: Entrega de documentos, informações e divulgação JANEIRO 28-30 Entrega: Relatório Parcial impresso e digital Verificar: normas e Roteiro de Apresentação (Anexos

Leia mais

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso Manual de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Ciências Biológicas Corpo Administrativo Centro Universitário Newton Paiva Presidente do Grupo Splice Antônio Roberto Beldi Reitor Luis Carlos de Souza

Leia mais

HIV em. Especiais: O idoso. Keli Cardoso de Melo Outubro/2005

HIV em. Especiais: O idoso. Keli Cardoso de Melo Outubro/2005 HIV em Populações Especiais: O idoso Keli Cardoso de Melo Outubro/2005 HIV/AIDS x Idosos! 40 milhões de pessoas com HIV/AIDS! 10% dos casos de AIDS > 50 anos! ¼ em indivíduos > 60 anos! Mulheres " incidência

Leia mais

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Oncológica Brasil Ensino e Pesquisa e a Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA) tornam público o presente edital de submissão de trabalhos científicos,

Leia mais

SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES. Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES. Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO A coordenadora do curso de Medicina, Profa. Alessandra Duarte Clarizia, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVO DE NOTIFICAÇÃO DICIONÁRIO DE DADOS SINAN NET

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVO DE NOTIFICAÇÃO DICIONÁRIO DE DADOS SINAN NET MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO GERAL DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS GT SINAN SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVO DE NOTIFICAÇÃO DICIONÁRIO

Leia mais

Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos PIC/UNIFEB

Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos PIC/UNIFEB Programa Institucional de Iniciação Cientifica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos PIC/UNIFEB INTRODUÇÃO A atividade de pesquisa científica é parte da tríade das funções das Instituições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 Altera a Instrução Normativa PROPPGE 001/06 que normatizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho de Desenvolvimento Científico

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortante apresentam alta incidência entre

Leia mais

Apresentação TISS 3.01.00. Obrigatoriedade 30/05/2014 RN 305 / 341 IN 51 (ANS)

Apresentação TISS 3.01.00. Obrigatoriedade 30/05/2014 RN 305 / 341 IN 51 (ANS) Apresentação TISS 3.01.00 Obrigatoriedade 30/05/2014 RN 305 / 341 IN 51 (ANS) 1 Apresentação TISS 3.01.00 Obrigatoriedade 30/05/2014 RN 305 / 341 IN 51 (ANS) Paulo Andrade (Gerente TI) Coordenador TISS

Leia mais

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES

NORMATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E FICHA DE CONTROLE DE ATENDIMENTOS DE ORIENTAÇÕES CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR PRA VOCÊ! Av. Portal do Lago, Qdra. 09, Lts. 01 a 28 - Portal do Lago. Caldas Novas (GO) - CEP 75.690.000 Telefones: UnU 1 (64) 3453 7880 e UnU 2 (64) 3455 3070. Site: www.unicaldas.edu.br

Leia mais

EDITAL 02/2015 PPG IELA

EDITAL 02/2015 PPG IELA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 02/2015 PPG IELA SELEÇÃO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO

Leia mais