Caro(a) Diretor(a) ATENÇÃO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caro(a) Diretor(a) ATENÇÃO:"

Transcrição

1 Caro(a) Diretor(a) Por favor, responda às questões, escolhendo para cada uma delas a alternativa de resposta que melhor se aproxime de sua realidade. Não existe resposta certa ou errada. Por favor, marque apenas uma resposta para cada questão. Obrigado por responder a este questionário. Reconhecemos a importância de seu trabalho nessa etapa e, desde já, agradecemos a sua colaboração. ATENÇÃO: Todas as respostas deverão ser transcritas para o cartão de resposta do questionário do diretor que se encontra também no pacote do Kit da Escola. Não esqueça de anotar no campo do cartão de resposta o número do pacote que consta na etiqueta do Kit da Escola.

2

3 01. SEXO A) Masculino. B) Feminino. 02. IDADE A) Até 24 anos. B) De 25 a 29 anos. C) De 30 a 34 anos. D) De 35 a 39 anos. E) De 40 a 44 anos. F) De 45 a 49 anos. G) De 50 a 54 anos. H) 55 anos ou mais. 03. QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO MELHOR REPRESENTA O SEU NÍVEL DE ESCOLARIDADE COMPLETO? A) Ensino Médio. B) Ensino Médio Normal. C) Ensino Superior - Pedagogia. D) Ensino Superior - Normal Superior E) Ensino Superior - Licenciatura. F) Ensino Superior - outros. 04. ENTRE AS MODALIDADES DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LISTADAS ABAIXO, ASSINALE A OPÇÃO QUE CORRESPONDE AO CURSO DE MAIS ALTA TITULAÇÃO QUE VOCÊ POSSUI: A) Aperfeiçoamento (mínimo 180 horas). B) Especialização (mínimo de 360 horas). C) Mestrado. D) Doutorado. E) Nenhum. 05. HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ EXERCE FUNÇÕES DE DIREÇÃO? (Direção, Vice-direção em qualquer escola). A) Há menos de 2 anos. B) Entre 2 e 4 anos. C) Entre 5 e 10 anos. D) Entre 11 e 15 anos. E) Há mais de 15 anos. 06. HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ É DIRETOR (A) DESTA ESCOLA? A) Até 1 ano incompleto. B) De 1 ano até 3 anos incompletos. C) De 3 anos até 5 anos incompletos. D) De 5 anos até 7 anos incompletos. E) Mais de 7 anos. 07. HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ TRABALHA EM EDUCAÇÃO? A) Há menos de 2 anos. B) Entre 2 e 4 anos. C) Entre 5 e 10 anos. D) Entre 11 e 15 anos. E) Entre 16 e 20 anos. F) Há mais de 20 anos.

4 08. NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, DE QUANTAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA (ATUALIZAÇÃO, TREINAMENTO, CAPACITAÇÃO, ETC.) VOCÊ PARTICIPOU COM CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 40 HORAS? A) Nenhuma. B) Uma. C) Duas. D) Três ou mais. 09. QUAL A ATUAL SITUAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DO REGIMENTO ESCOLAR DA SUA ESCOLA? A) O Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar estão prontos. B) Apenas o Projeto Político Pedagógico está pronto. C) Apenas o Regimento está pronto. D) O Projeto Político Pedagógico e o Regimento não estão prontos. E) O Projeto Político Pedagógico e o Regimento não foram elaborados. 10. QUAL ESTRATÉGIA A ESCOLA UTILIZOU (OU UTILIZA) PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E/OU REGIMENTO ESCOLAR? A) Do diagnóstico da escola. B) Da demanda de sua escola, a partir de reuniões com conselhos, colegiados e pais de alunos. C) De um modelo já preparado. D) De outra forma. E) Esta escola não elaborou Projeto Político Pedagógico ou Regimento. 11. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO MELHOR REPRESENTA OS PARTICIPANTES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E/OU O REGIMENTO DA ESCOLA? A) Diretor. B) Diretor, equipe pedagógica e professores. C) Diretor, equipe pedagógica, professores e comunidade. D) Equipe pedagógica, professores e comunidade. E) De outra forma. F) Esta escola não elaborou projeto político pedagógico ou regimento. 12. A MAIOR PARTE DO SEU TEMPO É UTILIZADO PARA A) A gestão administrativa da escola. B) A gestão pedagógica da escola. C) A gestão financeira da escola. D) Atividades determinadas pela CREDE. E) Atendimento à comunidade. F) Outras atividades. 13. A SEGUNDA ATIVIDADE QUE LHE TOMA MAIS TEMPO É A) A gestão administrativa da escola. B) A gestão pedagógica da escola. C) A gestão financeira da escola. D) Atividades determinadas pela CREDE. E) Atendimento à comunidade. F) Outras atividades.

5 14 - DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, ASSINALE AQUELA QUE VOCÊ CONSIDERA PRIORITÁRIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO EDUCATIVO EM SUA ESCOLA. A) Recursos financeiros. B) Recursos humanos. C) Recursos didático-pedagógicos. D) Estudo e teorização da prática. E) Democratização das relações. F) Espaço or g a n i z a c i o n a l (trabalho em equipe, motivação e auto-estima). 15. A ESCOLA TEM PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE)? C) Não sei. 16. A SECRETARIA DA ESCOLA ESTÁ INFORMATIZADA? B) Parcialmente. C) Não. D) Não sei. 17. HÁ COMPUTADORES NESSA ESCOLA QUE POSSUEM CONEXÃO À INTERNET? A) Sim, conexão via telefone. B) Sim, conexão banda larga. C) Não, os computadores não são conectados à internet. D) Não há computadores na escola. O PERCENTUAL DE ABANDONO DOS ALUNOS ANUALMENTE NESTA ESCOLA É: Até 3% De 4% a 6% De 7% a 9% Não possui De 10% a Maior que o ano/série 12% 12% avaliado 18. Alunos até o 5º ano EF. A B C D E F 19. Alunos do 6º ao 9º ano EF. A B C D E F 20. Alunos da 1ª à 3ª série EM. A B C D E F POR MÊS, O PERCENTUAL MÉDIO DE FREQÜÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA É: Até 50% Não possui o De 51% a De 71% a De 81% a Maior que ano/série 70% 80% 90% 90% avaliado 21. Alunos até o 5º ano EF. A B C D E F 22. Alunos do 6º ao 9º ano EF. A B C D E F 23. Alunos da 1ª à 3ª série EM. A B C D E F POR MÊS, O PERCENTUAL MÉDIO DE FREQUÊNCIA DOS PROFESSORES NA ESCOLA É: Até 50% Não possui o De 51% a De 71% a De 81% a Maior que ano/série 70% 80% 90% 90% avaliado 24. Professores do 1º ao 5º ano EF. A B C D E F 25. Professores do 6º ao 9º ano EF. A B C D E F 26. Professores da 1ª à 3ª série EM. A B C D E F

6 27. NA SUA ESCOLA HÁ ALGUM PROJETO DE REDUÇÃO DAS TAXAS DE ABANDONO? A) Sim, o projeto já está sendo desenvolvido. B) Já existe uma proposta de projeto, mas ainda não foi implementada. C) Não, porque na minha escola não há esse tipo de problema. D) Não,existe projeto de redução das taxas de abandono. 28. NA SUA ESCOLA, HÁ ALGUM PROJETO DE REDUÇÃO DAS TAXAS DE REPROVAÇÃO? A) Sim, o projeto já está sendo desenvolvido. B) Já existe uma proposta de projeto, mas ainda não foi implementada. C) Não, porque na minha escola não há esse tipo de problema. D) Não existe projeto de redução das taxas de reprovação. 29. ESTA ESCOLA DESENVOLVE ALGUM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS? A) Sim, ao longo de cada bimestre. B) Sim, no final de cada bimestre. C) Sim, no final de cada semestre. D) Sim, no final do ano. E) Não, a escola não desenvolve processo de recuperação de aprendizagem. INDIQUE OS PROJETOS DE APOIO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS QUE ESTA ESCOLA DISPÕE: 30. Aulas com didática de ensino diferenciado. A B 31. Turma específica para crianças com necessidades especiais. A B 32. A inclusão de alunos com necessidades especiais em uma turma regular. A B 33. Sala com recursos didáticos adaptados. A B 34. Outros. A B SIM NÃO 35. A SUA ESCOLA POSSUI ALGUM MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO DE TURMAS? 36. QUEM PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS DE SUA ESCOLA? A) O Diretor. B) O Diretor e o coordenador pedagógico/ especialista. C) O Diretor, coordenador pedagógico/ especialista e professores. D) Não há um projeto específico para organização das turmas. 37. NESTA ESCOLA, COMO FORAM ORGANIZADAS AS TURMAS DE CADA ANO/SÉRIE EM 2008? A) Homogêneas quanto à idade. B) Homogêneas quanto ao rendimento escolar. C) Heterogêneas quanto à idade. D) Heterogêneas quanto ao rendimento escolar. E) Outros critérios.

7 38. NESTE ANO, QUAL FOI O CRITÉRIO MAIS IMPORTANTE PARA A ATRIBUIÇÃO DAS TURMAS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS PROFESSORES? H) Esta escola não oferece 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 39. NESTE ANO, QUAL FOI O SEGUNDO CRITÉRIO MAIS IMPORTANTE PARA A ATRIBUIÇÃO DAS TURMAS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS PROFESSORES? H) Esta escola não oferece 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 40. NESTE ANO, QUAL FOI O CRITÉRIO MAIS IMPORTANTE PARA A ATRIBUIÇÃO DAS TURMAS DO 6 ANO AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS PROFESSORES? H) Esta escola não oferece turmas do 6 ano em diante. 41. NESTE ANO, QUAL FOI O SEGUNDO CRITÉRIO MAIS IMPORTANTE PARA A ATRIBUIÇÃO DAS TURMAS DO 6 AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AOS PROFESSORES? H) Esta escola não oferece turmas do 6 ano em diante. 42. NESTE ANO, QUAL FOI O CRITÉRIO MAIS IMPORTANTE PARA A ATRIBUIÇÃO DAS TURMAS DA 1ª A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO AOS PROFESSORES? H) Esta escola não oferece turmas do 6 ano em diante.

8 43. NESTE ANO, QUAL FOI O SEGUNDO CRITÉRIO MAIS IMPORTANTE PARA A ATRIBUIÇÃO DAS TURMAS DA 1ª A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO AOS PROFESSORES? 44. O ESPAÇO DE SUA ESCOLA É UTILIZADO PARA ATIVIDADES COMUNITÁRIAS? 45. A ESCOLA É ABERTA À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA? A SEGUIR APRESENTAREMOS ALGUMAS AFIRMAÇÕES. PARA AS QUESTÕES DE 46 A 48 LEIA CADA UMA DAS FRASES E MARQUE, ENTRE AS ALTERNATIVAS A, B, C, D ou E, O VALOR QUE LHE PARECE MAIS APROPRIADO À SUA REALIDADE. Discordo Totalmente NÍVEIS DE CONCORDÂNCIA Discordo mais do que concordo Nem concordo nem discordo Concordo mais do que discordo Concordo totalmente 46. A comunidade em que sua escola está inserida é pacífica. 47. A comunidade em que sua escola está inserida tem problemas com criminalidade. 48. A comunidade em que sua escola está inserida tem problemas com drogas. A B C D E A B C D E A B C D E 49. QUANTAS VEZES O CONSELHO ESCOLAR SE REUNIU NESTE ANO? A) Não se reuniu. B) Uma vez. C) Algumas vezes. D) Muitas vezes. 50. VOCÊ SE REUNIU COM O GRÊMIO DE SUA ESCOLA? A) Não. B) Uma vez. C) Algumas vezes. D) Muitas vezes. A SUA ESCOLA TEM PARCERIAS? SIM NÃO NÃO SEI 51. Com empresas. A B C 52. Com ONGS. A B C 53. Com entidades de classe (sindicatos e outros). A B C 54. Com associações filantrópicas. A B C 55. Com outras associações. A B C

9 DE QUAIS PROJETOS PROPOSTOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A SUA ESCOLA PARTICIPA? SIM NÃO NÃO SEI 56. Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). A B C 57. Primeiro Aprender. A B C 58. Outro A B C 59. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC)? A) É positivo, a maioria dos alunos do 2º ano está concluindo o ano letivo alfabetizado. B) É regular, os alunos do 2º ano melhoraram mas há um significativo número de alunos não alfabetizados. C) É insignificante, a maioria dos alunos do 2.º ano conclui o ano letivo sem estar alfabetizados D) Não há PAIC nesta escola 60. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O PROGRAMA PRIMEIRO APRENDER? A) É positivo, pois está contribuindo significativamente para a melhoria do Ensino Médio. B) É regular, houve ligeira melhoria no Ensino Médio. C) E insignificante, não foi percebido nenhuma melhoria no Ensino Médio. D) Não há Primeiro Aprender nesta escola. 61. A ESCOLA CONTA COM APOIO DE VOLUNTÁRIOS PARA DESENVOLVER SUAS AÇÕES? C) Não sei. 62. QUAL O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE UTILIZA A BIBLIOTECA DA ESCOLA DURANTE O MÊS? A) Até 25% B) De 26% a 50% C) De 51% a 75% D) Mais de 75% E) Não há biblioteca NESTE ANO, OCORRERAM AS SEGUINTES SITUAÇÕES: SIM NÃO 63. Os livros chegaram em tempo hábil para o inicio das aulas. A B 64. Faltaram livros para os alunos. A B 65. Sobraram livros. A B 66. Os livros escolhidos foram recebidos. A B 67. Os livros foram utilizados efetivamente na sua escola. A B 68. Os alunos podem levar os livros para casa. A B INDIQUE SE VOCÊ TEVE ACESSO E UTILIZOU OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA SUA ESCOLA SIM TIVE ACESSO E UTILIZEI SIM TIVE ACESSO, MAS NÃO UTILIZEI NÃO TIVE ACESSO NÃO HOUVE AVALIAÇÃO 69. SPAECE 2006 A B C D 70. SPAECE Alfa 2007 A B C D 71. Prova Brasil 2007 A B C D 72. Avaliação Censitária do Ensino Médio 2007 A B C D

QUESTIONÁRIO DO DIRETOR

QUESTIONÁRIO DO DIRETOR QUESTIONÁRIO DO DIRETOR Caro Diretor(a): este questionário faz parte de uma importante pesquisa sobre a educação nosso estado o SPAECE. O objetivo principal é conhecer os Gestores, suas práticas de gestão

Leia mais

Caro(a) Professor(a),

Caro(a) Professor(a), Caro(a) Professor(a), Por favor, responda às questões, escolhendo para cada uma delas a alternativa de resposta que melhor se aproxime de sua realidade. Não existe resposta certa ou errada. Marque apenas

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR 2 º A N O D O E N S I N O F U N D A M E N TA L Caro Professor(a): este questionário faz parte de uma importante pesquisa sobre a educação no nosso estado o SPAECE. O objetivo

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR 5 º E 9 º A N O D O E N S I N O F U N D A M E N TA L Caro Professor(a): este questionário faz parte de uma importante pesquisa sobre a educação no nosso estado o SPAECE. O objetivo

Leia mais

SPAECE 2012 Questionário do Diretor

SPAECE 2012 Questionário do Diretor SPAECE 2012 Questionário do Diretor Caro(a) diretor(a), Este questionário busca conhecer suas opiniões a respeito da sua escola. As informações fornecidas por você são importantes para a pesquisa que estamos

Leia mais

AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor

AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto Avalie Alfa possibilitará a produção de informações sobre a alfabetização no Estado da Bahia, condição indispensável para assegurar

Leia mais

Caro(a) Professor(a),

Caro(a) Professor(a), Caro(a) Professor(a), Por favor, responda às questões, escolhendo para cada uma delas a alternativa de resposta que melhor se aproxime de sua realidade. Não existe resposta certa ou errada. Marque apenas

Leia mais

/ / AVALIE Ensino Médio 2013 Questionário do Diretor

/ / AVALIE Ensino Médio 2013 Questionário do Diretor AVALIE Ensino Médio 2013 Questionário do Diretor Caro diretor(a) ou vice-diretor(a), para conhecermos melhor suas opiniões a respeito de sua escola, contamos com a sua ajuda para preencher esse breve questionário.

Leia mais

SPAECE QUESTIONÁRIO DO DIRETOR

SPAECE QUESTIONÁRIO DO DIRETOR SPAECE - 2014 QUESTIONÁRIO DO DIRETOR Prezado(a) Diretor(a), Este questionário busca conhecer sua opinião a respeito da desta escola. As informações fornecidas por você são importantes para a pesquisa

Leia mais

161

161 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 APÊNDICES Termo de consentimento livre e esclarecido. Eu declaro que consinto em participar como voluntário(a)

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Caro Professor(a): Este questionário faz parte de uma importante pesquisa sobre a educação no seu estado o SPAECE. Seu principal objetivo é conhecer

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio - AVALIE tem como objetivo avaliar o rendimento dos educandos e educandas do Ensino

Leia mais

ATENÇÃO: Todas as respostas deverão ser transcritas para o cartão de resposta do questionário do professor de Matemática do Ensino Médio.

ATENÇÃO: Todas as respostas deverão ser transcritas para o cartão de resposta do questionário do professor de Matemática do Ensino Médio. Caro (a) Professor (a), Por favor, responda às questões, escolhendo para cada uma delas a alternativa de resposta que melhor se aproxime de sua realidade. Não existe resposta certa ou errada. Marque apenas

Leia mais

SPAECE QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

SPAECE QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR SPAECE - 2015 QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR Prezado(a) professor(a), Este questionário busca conhecer sua opinião a respeito da escola na qual você trabalha. As informações fornecidas por você são importantes

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO DIRETOR

QUESTIONÁRIO DO DIRETOR SAEB (ANEB E PROVA BRASIL) 2009 QUESTIONÁRIO DO DIRETOR Senhor(a) Diretor(a), O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação externa das redes de ensino por meio da qual se busca

Leia mais

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE Anexo 4 COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE O Agrupamento de Escolas de Valongo pretende garantir um serviço público de qualidade. No final deste

Leia mais

SPAECE QUESTIONÁRIO DO DIRETOR

SPAECE QUESTIONÁRIO DO DIRETOR SPECE - 2015 QUESTIONÁRIO DO DIRETOR Prezado(a) Diretor(a), Este questionário busca conhecer sua opinião a respeito desta escola. s informações fornecidas por você são importantes para a pesquisa que estamos

Leia mais

Modelo de Inquérito por Questionário aos Encarregados de Educação da CPL

Modelo de Inquérito por Questionário aos Encarregados de Educação da CPL Modelo de Inquérito por Questionário aos Encarregados de Educação da CPL QUESTIONÁRIO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pré-Escolar A Casa Pia de Lisboa está a realizar um estudo para avaliar a escola e a formação

Leia mais

Contamos com sua participação e agradecemos a sua valiosa colaboração.

Contamos com sua participação e agradecemos a sua valiosa colaboração. Prezado Professor Coordenador, A Secretaria de Estado da Educação elaborou este questionário com a finalidade de efetuar estudos que orientem políticas educacionais visando à melhoria da qualidade do ensino.

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 007/2007

RESOLUÇÃO CA Nº 007/2007 RESOLUÇÃO CA Nº 007/2007 Implanta o Programa de Acompanhamento de Egresso da Faculdade Indepedente do Nordeste O Conselho Acadêmico CA da Faculdade Independente do Nordeste no uso de suas atribuições de

Leia mais

Caracterização da escola

Caracterização da escola Caracterização da escola Bolsistas responsáveis: Isabel e Magno 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome da escola: Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho 1.2. Localização: Rua Estrela do leste,

Leia mais

O perfil do professor de Matemática de Minas Gerais

O perfil do professor de Matemática de Minas Gerais O perfil do professor de Matemática de Minas Gerais João Paulo Costa Vasconcelos Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Brasil joaopaulo@caed.ufjf.br

Leia mais

Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM)

Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM) I Seminário Nacional Projeto RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM) Desenvolvimento, Construção e Estudo Psicométrico com Crianças e Jovens do 2.º e

Leia mais

E. M. E. F. PROF. PERI CORONEL

E. M. E. F. PROF. PERI CORONEL E. M. E. F. PROF. PERI CORONEL Rua : Getúlio Souza Pereira, nº 150 Bairro: Malafaia A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Peri Coronel está localizada em uma área urbana da cidade de Bagé,

Leia mais

PESQUISA DE OPNIÃO COM OS POSSÍVEIS CONCLUDENTES DE DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

PESQUISA DE OPNIÃO COM OS POSSÍVEIS CONCLUDENTES DE DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO VREGRAD COLEGIADO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA - COAVI DIRETORIA DE PLANEJAMENTO - DIPLAN NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

PESQUISA DE OPNIÃO COM OS POSSÍVEIS CONCLUDENTES DE DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

PESQUISA DE OPNIÃO COM OS POSSÍVEIS CONCLUDENTES DE DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO VREGRAD COLEGIADO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA - COAVI DIRETORIA DE PLANEJAMENTO - DIPLAN NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA. Campus FAPA 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA. Campus FAPA 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS... 5

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Iguatemi 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Iguatemi 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA Campus Iguatemi 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ASSERTIVAS DE DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE

AGRUPAMENTO DE ASSERTIVAS DE DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE AGRUPAMENTO DE ASSERTIVAS DE DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE APRESENTAÇÃO Com o objetivo de contribuir com a definição de que assertivas devem fazer parte da avaliação específica

Leia mais

6. Participar em atividades (efemérides, palestras, eventos de leitura, sessões formativas, projetos, clubes, outras)

6. Participar em atividades (efemérides, palestras, eventos de leitura, sessões formativas, projetos, clubes, outras) os 10 QA Questionário aos alunos s 10 Escola: 1 Identificação: Data: Masculino 2 Frequentas o: Feminino Ensino Básico: 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º 8.º 9.º Outros cursos Ensino Secundário: 10.º 11.º 12.º Curso

Leia mais

BLOCO 1: INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS Nesta seção você será questionado sobre suas informações sociodemográficas. Q1. Qual é o seu sexo?

BLOCO 1: INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS Nesta seção você será questionado sobre suas informações sociodemográficas. Q1. Qual é o seu sexo? PRÁTICAS LOCAIS E O USO DE EVIDÊNCIAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO ESTADO DO PARANÁ ID BD: Aplicador(a): Data: / / Horário: h min. Município: Regional: E-mail: Telefone fixo:

Leia mais

O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Suas respostas serão protegidas pelo mais absoluto sigilo.

O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Suas respostas serão protegidas pelo mais absoluto sigilo. Cuiabá, agosto de 2009. Prezado Acadêmico, O questionário a seguir é parte do processo de avaliação de nossa Instituição. Precisamos da sua participação. Para tanto, você deve responder a todas as questões,

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO ANEXO IV RELATÓRIO DE MONITORAMENTO 1 - IDENTIFICAÇÃO Órgão Executor CNPJ UF 2 - ALUNOS ATENDIDOS 1ª série 2ª série 3º série 4ª série 5ª série 6ª série 7ª série 8ª série Alunos Atendidos Alunos egressos

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 100

Leia mais

Inquérito sobre Aulas de Apoio e Departamentos Abertos Docentes

Inquérito sobre Aulas de Apoio e Departamentos Abertos Docentes Inquérito sobre Aulas de Apoio e Departamentos Abertos 2012-13 - Docentes ESCOLA SECUNDÁRIA D. SANCHO I No âmbito do Projeto de Autoavaliação da Escola, enquanto estratégia de melhoria, é importante conhecer

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING. Campus FAPA 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING. Campus FAPA 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico MARKETING Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS... 5 RESULTADOS

Leia mais

Professores no Brasil

Professores no Brasil Professores no Brasil Perfil docente, políticas para o magistério e níveis de formação dos professores brasileiros Maio de 2016 Perfil dos docentes brasileiros Funções docentes da Educação Básica todas

Leia mais

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo

Leia mais

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores Não existe um herói na escola, existe uma EQUIPE a ser mobilizada por um gestor... ELBA ALVES De professor de Língua Portuguesa a Gestor Escolar... Atualmente Coordenador Pedagógico da 9ª Diretoria Regional

Leia mais

IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE

IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE Q. Docentes Media: 1:14:46 QUESTIONÁRIO DOCENTES 215 Prezado Professor, O presente questionário faz parte da Avaliação Institucional Interna do ITES, conduzida pela CPA (Comissão

Leia mais

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará Política Educacional: A experiência de Sobral/CE Sobral - Ceará Ponto de partida Resultado da avaliação de leitura com alunos de 2ª série Final de 2000 48% não liam textos, frases e nem palavras 48,0%

Leia mais

ANEXO VII - Gráficos de suporte à análise das hipóteses

ANEXO VII - Gráficos de suporte à análise das hipóteses Valorizar o desenvolvimento profissional Identificar os fatores que influenciam o rendimento profissional Obter indicadores de gestão Promover o trabalho cooperativo ANEXO VII - Gráficos de suporte à análise

Leia mais

SPAECE 2013 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ. REVISTA CONTEXTUAL Eficácia Escolar e Avaliação no estado do Ceará

SPAECE 2013 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ. REVISTA CONTEXTUAL Eficácia Escolar e Avaliação no estado do Ceará ISSN 1982-7644 SPAECE 2013 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ REVISTA CONTEXTUAL Eficácia Escolar e Avaliação no estado do Ceará SP ECE GOVERNADOR CID FERREIRA GOMES VICE-GOVERNADOR

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Política Nacional de Formação de Professores BNCC Protagonismo das redes Mais Alfabetização PNLD 161905-Implementando

Leia mais

7. Participar em atividades (efemérides, palestras, eventos de leitura, sessões formativas, projetos, clubes, outras)

7. Participar em atividades (efemérides, palestras, eventos de leitura, sessões formativas, projetos, clubes, outras) QA Questionário aos alunos 17 Escola: 1 Identificação: Data: Masculino 2 Frequentas o Feminino Ensino Básico: 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º Outros cursos Ensino Secundário: 10.º 11.º 12.º Curso profissional Outros

Leia mais

P1. Sexo ( ) Feminino ( ) Masculino. P2. Você tem religião/culto religioso? ( ) Sim. Qual? ( ) Não ( ) Não quero declarar

P1. Sexo ( ) Feminino ( ) Masculino. P2. Você tem religião/culto religioso? ( ) Sim. Qual? ( ) Não ( ) Não quero declarar COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA/UERJ INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS SEGMENTO: DISCENTES Data 2005 Cód. responsável pela verificação N questionário UNIDADE ACADÊMICA CURSO CIDADE DE RESIDÊNCIA: BAIRRO:

Leia mais

Anexo 2. Anexo 2. Questionário dos professores. A Química e a imagem da Ciência e dos Cientistas na Banda Desenhada 263

Anexo 2. Anexo 2. Questionário dos professores. A Química e a imagem da Ciência e dos Cientistas na Banda Desenhada 263 Questionário dos professores A Química e a imagem da Ciência e dos Cientistas na Banda Desenhada 263 Questionário Este questionário insere-se num trabalho de investigação a decorrer no âmbito do Mestrado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE DIRETOR DE ESCOLA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE DIRETOR DE ESCOLA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS MARÇO / 2007 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - Você

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS Graduação Executiva

PROCESSOS GERENCIAIS Graduação Executiva Avaliação do Processo Acadêmico PROCESSOS GERENCIAIS Graduação Executiva Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO

Leia mais

Instrumento para Avaliação Institucional. Pelos Pais e Responsáveis

Instrumento para Avaliação Institucional. Pelos Pais e Responsáveis Instrumento para Avaliação Institucional Pelos Pais e Responsáveis Uma instituição que deseja se desenvolver e aprimorar necessita, primeiramente, conhecer os próprios atributos e deficiências para que

Leia mais

Avaliação do Desempenho Escolar

Avaliação do Desempenho Escolar Avaliação do Desempenho Escolar Características Escolares Associadas ao Desempenho 1 Avaliação do Desempenho Escolar O que é avaliar? Diagnosticar Produzir algum julgamento sobre a Coletar realidade. Dados

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO

UNIVERSIDADE DO MINHO ANEXO I 151 UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA QUESTIONÁRIO O presente Questionário destina-se ao desenvolvimento de um estudo, integrado numa tese de Mestrado na área da Psicologia

Leia mais

1) Sexo: Escola 1 Escola 2 Escola 3 Escola 4 Escola 5 Escola 6 Escola 7 Escola 8 Escola 9 Escola 10 Total

1) Sexo: Escola 1 Escola 2 Escola 3 Escola 4 Escola 5 Escola 6 Escola 7 Escola 8 Escola 9 Escola 10 Total 1) Sexo: Escola 1 Escola 2 Escola 3 Escola 4 Escola 5 Escola 6 Escola 7 Escola 8 Escola 9 Escola 10 Total Masculino 1 3 1 1 3 4 1 6 0 2 22 Feminino 5 1 2 2 4 4 3 3 2 1 27 2) Faixa etária: Escola 1 Escola

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução BENÍCIO, Débora Regina Fernandes 1 UEPB Campus III debora_rfb@yahoo.com.br O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

ANEXO 1. Ranking mundial da utilização de energias renováveis, 2007

ANEXO 1. Ranking mundial da utilização de energias renováveis, 2007 ANEXOS ANEXO 1. Ranking mundial da utilização de energias renováveis, 2007 Ranking País Eólica Solar Biomassa 1 EU 74 75 66 2 Alemanha 64 74 67 3 Índia 66 61 60 4 Espanha 64 71 57 5 Inglaterra 64 50 58

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

QUESTIONÁRIO 1º CICLO

QUESTIONÁRIO 1º CICLO QUESTIONÁRIO 1º CICLO Numeração do Questionário Caro(a) aluno(a) Venho convidar-te a participar num estudo sobre Gestão de tempo e Desempenho escolar no Ensino Básico. Peço-te por este motivo, que respondas

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 38:

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA. Campus Canoas 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA. Campus Canoas 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico ENGENHARIA MECÂNICA Campus Canoas 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Análise Contextual. O perfil de estudantes e docentes O ambiente institucional e suas práticas

Análise Contextual. O perfil de estudantes e docentes O ambiente institucional e suas práticas Análise Contextual O perfil de estudantes e docentes O ambiente institucional e suas práticas Perfil dos Estudantes Total de estudantes que responderam ao questionário contextual: 4.217 A maioria dos estudantes

Leia mais

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O presente Plano de Melhoria foi concebido na sequência da avaliação externa realizada neste Agrupamento de Escolas durante 2016/17 e das áreas de melhoria apontadas, pela Inspeção-Geral da

Leia mais

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018

SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 SÍNTESE DOS RESULTADOS PARCIAIS DA AVALIAÇÃO DE 2018 A pesquisa aplicada aos discentes, aos docentes e aos técnicos administrativos produziu os resultados a seguir. Estes foram objeto de análise pela CPA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

Apêndice 12 Inquérito por questionário teste

Apêndice 12 Inquérito por questionário teste Apêndice 12 Inquérito por questionário teste OS GRUPOS HETEROGÉNEOS E A APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA. Introdução A realização deste inquérito sobre grupos heterogéneos, surgiu no âmbito da Unidade Curricular

Leia mais

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA)

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) 1. A UFSCar definiu um perfil para o profissional/cidadão a ser formado em todos os seus cursos. A seguir

Leia mais

GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR

GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR GOVERNADOR CAMILO SOBREIRA DE SANTANA VICE-GOVERNADOR MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO ANTONIO IDILVAN DE LIMA ALENCAR SECRETÁRIA ADJUNTA DA EDUCAÇÃO MÁRCIA OLIVEIRA CAVALCANTE

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/17/00133 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico De Lisboa A.1.a. Outra(s) Instituição(ões)

Leia mais

Trabalho Docente entre a Educação do Campo e a territorialidade camponesa

Trabalho Docente entre a Educação do Campo e a territorialidade camponesa Questionário n : Data: / / 2010 Horário de aplicação: horas minutos Nome do(a) Entrevistado(a): Telefone de contato: ( ) / Nome da unidade educacional: Município: 01. Etapa(s) de Atendimento da unidade

Leia mais

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores Desenvolvimento Profissional de Gestores da Educação FRANCISCA ROZIMAR ALVES BELÉM MORAIS Ser gestor é... De professor a diretor. Graduada em Pedagogia e Língua Portuguesa, especialista em Gestão e Avaliação

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

Por favor, responda a todas as questões. Tal é muito importante para a validade desta investigação. Assinale. 4. Curso: OUTRA (especifique)

Por favor, responda a todas as questões. Tal é muito importante para a validade desta investigação. Assinale. 4. Curso: OUTRA (especifique) Anexo 1 Questionário de caraterização: Informações gerais Por favor, responda a todas as questões. Tal é muito importante para a validade desta investigação. Assinale com um X a opção que melhor traduza

Leia mais

Planilha aprovada em reunião departamental de 12 de Junho de 2006.

Planilha aprovada em reunião departamental de 12 de Junho de 2006. Ademilde Silveira Sartori 2006/2 Efetivo Doutora 40 20/04/1994 Metodologia da Educação a Distância Pedagogia CEAD T3 04 Metodologia da Educação a Distância Pedagogia CEAD T4 04 Didática de Ciências Pedagogia

Leia mais

Tema do Trabalho: Acessibilidade dos Alunos aos Meios de Comunicação Realizado por: Hélder Carneiro, Hélder Silva, Carlos Ferreira, António Marques

Tema do Trabalho: Acessibilidade dos Alunos aos Meios de Comunicação Realizado por: Hélder Carneiro, Hélder Silva, Carlos Ferreira, António Marques Tema do Trabalho: Acessibilidade dos Alunos aos Meios de Comunicação Realizado por: Hélder Carneiro, Hélder Silva, Carlos Ferreira, António Marques População e amostra Este inquérito foi realizado na Escola

Leia mais

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Avaliação do Processo Acadêmico RELAÇÕES INTERNACIONAIS Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de ensino aprendizagem,

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, DO TRADICIONAL AO DIGITAL O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM O Colégio comtempla no seu Projeto Educativo, Atividades de Complemento Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de

Leia mais

ED5.3 Dinâmica da sala de aula

ED5.3 Dinâmica da sala de aula ED5.3 Dinâmica da sala de aula Estudo Dirigido: 5.3 Dinâmica da sala de aula Habilidade 1: Entender o conceito e a estrutura para planejar uma boa aula. Habilidade 2: Entender técnicas pedagógicas de ensino

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

1. - Sexo Masculino Feminino (assinale a sua opção com (X) )

1. - Sexo Masculino Feminino (assinale a sua opção com (X) ) ANEXO I Pré-questionário EEs Ex.mo Senhor Encarregado de Educação: Este questionário faz parte de um trabalho de mestrado, em curso na Universidade do Algarve, cujo objectivo é saber se a actuação do Director

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016 A PRESIDENTE DA CÂMARA DE ENSINO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve: Estabelecer

Leia mais

GASTRONOMIA Graduação Executiva

GASTRONOMIA Graduação Executiva Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA Graduação Executiva Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS - PAE

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS - PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS - PAE A Faculdade de Presidente Venceslau - FAPREV, preocupada com o presente e o futuro de seus alunos, propõem a criação do Programa de Acompanhamento de seus

Leia mais

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO. Agradece-se, desde já, o seu contributo!

INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO. Agradece-se, desde já, o seu contributo! ESTUDO DE CASO - Cultura Organizacional de Manutenção e Conservação dos Bens Escolares Este inquérito tem como objetivo, recolher informação para a realização de um trabalho de Mestrado, no domínio das

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Avaliação do Processo Acadêmico CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Pg.74 São Paulo, 125 (203) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Pg.74 São Paulo, 125 (203) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 30 de outubro de 2015 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Pg.74 São Paulo, 125 (203) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 30 de outubro de 2015 Universidade Estadual Paulista REITORIA

Leia mais

ACOMPANHAMENTO EGRESSO FAGOC 2014

ACOMPANHAMENTO EGRESSO FAGOC 2014 ACOMPANHAMENTO EGRESSO FAGOC 14 RESULTADO DO QUESTIONÁRIO APLICADO DO DIA 1 DE NOVEMBRO AO DIA DE DEZEMBRO DE 14 Elaboração: CPA Coordenador Prof. João Paulo Ciribeli UBÁ, MINAS GERAIS DEZEMBRO 14 Com

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 RESULTADOS GERAIS Autoavaliação Institucional 2014 Foram realizadas oito enquetes institucionais durante o ano de 2014 para avaliar a qualidade dos serviços prestados e

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO Avaliação do Processo Acadêmico ARQUITETURA E URBANISMO Campus Canoas 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL

APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1 APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1. Hoje o computador faz parte de nossas vidas, temos o contato com ele em nossa casa, na casa de amigos ou familiares, lan house, etc. Com ele temos várias

Leia mais

DESIGN DE INTERIORES

DESIGN DE INTERIORES Avaliação do Processo Acadêmico DESIGN DE INTERIORES Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ANEXO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ANEXO I ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. 01 VAGAS POR PROFISSÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 1.1.1

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA Avaliação do Processo Acadêmico PUBLICIDADE E PROPAGANDA Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

AESPS Autoavaliação

AESPS Autoavaliação Página 1 Página 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO... 5 METODOLOGIA... 5 REFERENTES E INDICADORES... 6 APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS... 8 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS... 10 Resultados dos questionários

Leia mais