AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria DEPARTAMENTO CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA (2º CICLO) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação, como elemento regulador da prática educativa, terá um caráter sistemático e contínuo, e terá em consideração o desempenho dos alunos ao longo do ano letivo, indicando as competências desenvolvidas nos seguintes parâmetros: Atitudes e Comportamento, Trabalho realizado e Testes de avaliação, cumprindo a ponderação indicada na seguinte tabela: Atitudes e comportamento: Cumprimento de regras (5%) Atenção / Interesse / participação / autonomia (5%) Organização / material necessário (5%) Trabalho realizado em casa (5%) Trabalho realizado na aula: Fichas de trabalho Outras atividades Testes de avaliação: Testes de avaliação 20% 70% ATITUDES E COMPORTAMENTO - 20% Neste parâmetro são considerados os seguintes domínios de avaliação: Cumprimento de regras Atenção / Interesse / participação /autonomia Organização / material Trabalho realizado em casa A classificação obtida em cada um desses domínios será feita do seguinte modo: Cumprimento de regras Cumpre o regulamento da sala de aula, distinguindo-se pelo comportamento exemplar, não sendo necessário chamá-lo à atenção. Cumpre o regulamento de sala de aula, tendo um comportamento correto e só raramente sendo necessário chamá-lo à atenção (admite-se no máximo 2 chamadas de atenção) Cumpre geralmente o regulamento de sala de aula, sendo por vezes necessário chamá-lo à atenção (admite-se no máximo 4 chamadas de atenção Não cumpre o regulamento de sala de aula, sendo muitas vezes necessário chamá-lo à atenção (admite-se no máximo 10 chamadas de atenção) Não cumpre o regulamento de sala de aula, perturba e impede o normal funcionamento das aulas, sendo constantemente necessário chamá-lo à atenção. Percentagem (%)

2 Atenção / Interesse / participação / autonomia Percentagem (%) Realiza as atividades da sala de aula, participa regularmente por iniciativa própria e trabalha de forma autónoma em todas as aulas Realiza as atividades da sala de aula, participa quando solicitado e trabalha de forma autónoma na maior parte das aulas Realiza a maior parte das atividades da sala de aula, participa quando solicitado Não realiza a maioria das atividades da sala de aula, e nem sempre participa, mesmo quando solicitado Não realiza as atividades da sala de aula, e não participa, mesmo quando solicitado Organização / Material necessário Percentagem (%) Apresenta sempre os materiais necessários, organizados e com os registos em dia Apresenta os materiais necessários, organizados e com os registos em dia na maioria das aulas (pelo menos 80% das vezes). Apresenta os materiais necessários, organizados e com os registos em dia (pelo menos 60% das vezes). Nem sempre apresenta todos os materiais necessários, organizados e com os registos em dia (menos de 60% das vezes). Não apresenta os materiais necessários, organizados e com os registos em dia (em mais de 90% das aulas) Trabalho realizado em casa Percentagem (%) Realiza todos os trabalhos a realizar em casa Realiza mais de 80% dos trabalhos a realizar em casa Realiza mais de 60% dos trabalhos a realizar em casa Realiza menos de 60% dos trabalhos a realizar em casa Realiza menos de dos trabalhos a realizar em casa 0-19 TRABALHO REALIZADO - Realização de fichas e/ou exercícios e/ou relatórios e/ou outros trabalhos, escritos ou orais. TESTES DE AVALIAÇÃO - 70% Cálculo da classificação a atribuir no final dos períodos letivos: - A classificação a atribuir no 1º período resulta das classificações obtidas em cada um dos parâmetros. A classificação obtida nos testes de avaliação resulta da média simples dos testes realizados; - A classificação a atribuir no 2º período resulta das classificações obtidas nos parâmetros Atitudes e Comportamento e Trabalho Realizado, desde o início do ano e da média de testes de avaliação realizados no 1º e 2º períodos. - A classificação a atribuir no 3º período resulta das classificações obtidas nos parâmetros Atitudes e Comportamento e Trabalho Realizado, desde o início do ano letivo e da média dos testes de avaliação do 1º, 2º e 3º períodos, utilizando a seguinte fórmula: CF=0,70 * ST1+ST2+ST3 + 0,20* AC1+AC2+AC3 + 0,10* T1+T2+T3 N CF- Classificação final ST1; ST2; ST3-Soma das notas dos testes do 1º, 2º e 3º Períodos N - nº total de testes do ano - AC1, AC2, AC3 Atitudes e comportamento no 1º, 2º e 3º Períodos T1, T2, T3 Trabalho realizado no 1º, 2º e 3º Períodos Nota: Sempre que um teste for alvo de fraude será anulado e terá a cotação de 0% na nota final. O mesmo acontece no caso de recusa na realização de um teste ou trabalho. 2

3 Escola Secundária da Portela AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º e 3º ciclo e Secundário) Ano Letivo de 2013/2014 Domínios de avaliação específicas da Educação Física Domínio das Atividades Físicas (matérias) Domínio da Aptidão Física Domínio dos Conhecimentos Considera-se que cada aluno pode situar-se, em relação a cada matéria, num dos seguintes níveis: Não atinge o Nível Introdução (NI); Atinge Parte do Nível I (PI); Nível Introdução (I); Atinge Parte do Nível E (PE); Nível Elementar (E); Atinge Parte do Nível A (PA); e, Nível Avançado (A). Estes níveis resultam do grau de cumprimento dos objectivos traduzidos pelas competências ao nível das atitudes e valores, conhecimentos e capacidades. Para as presentes normas, um aluno é considerado no nível introdução ou elementar quando está apto a aprender um nível mais exigente do programa, respectivamente o elementar ou o avançado. Excepções: A atribuição da classificação do nível de desempenho (I, E ou A) poderá ser considerado parte do nível (PI, PE ou PA), caso este corresponda aos conteúdos programáticos e objectivos definidos para esse ano. No subdomínio de Dança, a atribuição do nível de classificação ao aluno corresponde às danças definidas para esse ano.

4 NORMAS PARA A ATRIBUIÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO 5º Ano São selecionadas as 3 matérias onde o aluno revelou melhores níveis de desempenho. Sendo obrigatoriamente considerados 3 Subdomínios diferentes. Classificação Aptidão Física Conhecimentos Actividades Físicas 2 O aluno Não se encontra APTO O aluno NÃO REVELA 2NI 3 O aluno encontra-se nos O aluno relaciona e 3I parâmetros definidos pela aplica na sua prática os 4 4I ZSAF (zona saudável de conceitos subjacentes 5 aptidão física) aos temas propostos 5I Nota: Em casos excecionais poderá considerar-se a atribuição do nível 3 a um aluno que não revele no Domínio dos Conhecimentos ou não se encontre apto no Domínio da Aptidão Física. 6º Ano São selecionadas as 4 matérias onde o aluno revelou melhores níveis de desempenho. Sendo obrigatoriamente considerados 3 Subdomínios diferentes. NÌVEL Aptidão Física Conhecimentos Actividades Físicas 2 O aluno Não se encontra APTO O aluno Não REVELA 3NI 3 O aluno encontra-se nos O aluno relaciona e 4I parâmetros definidos pela aplica na sua prática os 4 5I ZSAF (zona saudável de conceitos subjacentes 5 aptidão física) aos temas propostos 6I Nota: Em casos excecionais poderá considerar-se a atribuição do nível 3 a um aluno que não revele no Domínio dos Conhecimentos ou não se encontre apto no Domínio da Aptidão Física. 7º Ano São selecionadas as 5 matérias onde o aluno revelou melhores níveis de desempenho. Sendo obrigatoriamente consideradas: 1 Matéria do Subdomínio Jogos Desportivos Colectivos (JDC) 1 Matéria do Subdomínio Ginástica 3 Matérias de 3 dos restantes Subdomínios Classificação Aptidão Física Conhecimentos Actividades Físicas 2 O aluno Não se encontra APTO O aluno Não REVELA 4NI 3 O aluno encontra-se nos O aluno relaciona e 5I parâmetros definidos pela aplica na sua prática os 4 2I+3E ZSAF (zona saudável de conceitos subjacentes 5 aptidão física) aos temas propostos 5E Nota: Em casos excecionais poderá considerar-se a atribuição do nível 3 a um aluno que não revele no Domínio dos Conhecimentos ou não se encontre apto no Domínio da Aptidão Física.

5 8º Ano São selecionadas as 6 matérias onde o aluno revelou melhores níveis de desempenho. Sendo obrigatoriamente consideradas: 1 Matéria do Subdomínio Jogos Desportivos Colectivos (JDC) 1 Matéria do Subdomínio Ginástica 4 Matérias de 4 dos restantes Subdomínios Nível Aptidão Física Conhecimentos Actividades Físicas 2 O aluno Não se encontra APTO O aluno Não REVELA 5NI 3 O aluno identifica, 6I O aluno encontra-se nos relaciona e aplica na sua 4 parâmetros definidos pela prática os conceitos 3I + 3E ZSAF (zona saudável de subjacentes aos temas 5 aptidão física) propostos 6E Nota: Em casos excecionais poderá considerar-se a atribuição do nível 3 a um aluno que não revele no Domínio dos Conhecimentos ou não se encontre apto no Domínio da Aptidão Física. 9º Ano São selecionadas as 6 matérias onde o aluno revelou melhores níveis de desempenho. Sendo obrigatoriamente consideradas: 2 Matéria do Subdomínio Jogos Desportivos Colectivos (JDC) 1 Matéria do Subdomínio Ginástica 1 Matéria do Subdomínio Dança 2 Matérias de 2 dos restantes Subdomínios Nível Aptidão Física Conhecimentos Actividades Físicas 2 O aluno Não se encontra APTO O aluno Não REVELA 6NI 3 O aluno identifica, 5 I + 1 E interpreta e 4 O aluno encontra-se nos relaciona e aplica na 2 I + 3E + 1A parâmetros definidos pela sua prática os ZSAF (zona saudável de conceitos 5 aptidão física) subjacentes aos 3 E + 3 A temas propostos Nota: Em casos excecionais poderá considerar-se a atribuição do nível 3 a um aluno que não revele no Domínio dos Conhecimentos ou não se encontre apto no Domínio da Aptidão Física.

6 10º/11º/12º Anos Matérias a leccionar nos 10º, 11º e 12º anos: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Andebol, Ginástica de Solo, Ginástica de Aparelhos, Ginástica Acrobática, Atletismo, Dança, Badminton e outras. Para o 10º ano - São selecionadas as 6 matérias onde o aluno revelou melhores níveis de desempenho. Sendo obrigatoriamente consideradas: 2 Matéria do Subdomínio Jogos Desportivos Colectivos (JDC) 1 Matéria do Subdomínio Ginástica 1 Matéria do Subdomínio Dança 2 Matérias de 2 dos restantes Subdomínios Para 11º e 12º ano Regime de opções (6 matérias) 2 Matéria do Subdomínio Jogos Desportivos Colectivos (JDC) 1 Matéria do Subdomínio Ginástica ou Atletismo 1 Matéria do Subdomínio Dança 2 Matérias de 2 dos restantes Subdomínios Class. Aptidão Física Conhecimentos Actividades Físicas 10º 11º 12º O aluno Não se encontra APTO O aluno Não REVELA 5I 6I 5I + 1E 6I 5I + 1E 4I + 2E I + 1E 4I + 2E 3I + 3E O aluno encontra-se nos parâmetros definidos pela ZSAF (zona saudável de aptidão física) O aluno conhece, interpreta e analisa criticamente, relaciona e aplica na sua prática os conceitos subjacentes aos temas propostos 2I + 3E + 1A 1I + 3E + 2A 3E + 3A E + 3A 2E + 4A 1E + 5A 20 Nota: Em casos excecionais poderá considerar-se a atribuição da classificação de 10 a um aluno que não revele no Domínio dos Conhecimentos ou não se encontre apto no Domínio da Aptidão Física.

7 No final de cada ciclo será realizada uma prova de aferição por grupo de professores da disciplina, através de observação directa das situações definidas no protocolo de avaliação. As observações serão registadas em documento próprio, aferindo todo o trabalho realizado ao longo do ciclo e contribuindo para a nota final do aluno. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO - ALUNOS COM ATESTADO MÉDICO PERMANENTE 2º / 3º CICLO E SECUNDÁRIO A avaliação dos alunos com atestado médico permanente ou de longa duração realiza-se cumprindo os mesmos princípios mencionados anteriormente, tendo estes alunos que cumprir o mesmo percurso curricular dos restantes. Exclui-se desta avaliação a prestação de provas da Domínio da Aptidão Física. Contudo, e porque estão privados legalmente de prestar provas práticas relativas às matérias, da mesma forma que os demais colegas, estabelece-se um regime especial de avaliação que visa permitir ao professor e ao aluno um controlo permanente da sua aprendizagem e balizar os conteúdos, estabelecendo objectivos a atingir no final de cada período para cada nível de aprendizagem, ou seja, os Níveis Introdução, Elementar e Avançado. 1. DOMÍNIO DAS ACTIVIDADES FÍSICAS (matérias) NÍVEIS OBJECTIVOS Conhece as principais regras definidas pelo professor e aplica-as como árbitro ou juiz. INTRODUÇÃO Explicita e executa correctamente as principais regras de segurança. Identifica correctamente as principais características e objectivos das matérias abordadas. Coopera com os companheiros e com o professor incentivando e apoiando as suas acções, ajudando e corrigindo no sentido de favorecer a melhoria das suas prestações. ELEMENTAR Identifica correctamente os principais gestos técnicos ou técnicas da matéria e também dos materiais e equipamentos utilizados. AVANÇADO Elabora correctamente propostas de abordagem aos conteúdos programáticos e apresenta a informação à turma. Para cada matéria o aluno encontrará um estado de cumprimento dos objectivos que se traduzirá em níveis de desenvolvimento, ou seja, não cumpre o Nível Introdução (NI), Introdução (I), Elementar (E) ou Avançado 2. APTIDÃO FÍSICA O aluno identifica os testes e o seu protocolo, focando os seus objectivos. 3. DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS Nesta Domínio cumprem-se os pressupostos já definidos para os alunos sem atestado médico.

8 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de EDUCAÇÃO MUSICAL 2º Ciclo Conhecimentos/ competências: 70% no total Trabalhos individuais e testes (escritos/auditivos): 25% Prática instrumental e leituras (rítmicas, melódicas, dinâmica): 25% Avaliação oral (observação directa): 15% Língua Portuguesa: 5% Nota: Quando um dos critérios de avaliação não for usado a percentagem correspondente será distribuída equitativamente pelos restantes critérios. 2. Atitude e valores: 30% no total Participação/Cooperação nas actividades: Com a seguinte distribuição: - Contribui com o seu trabalho e as suas ideias para as tarefas comuns; respeita as opiniões dos outros: 3% - Intervém de forma adequada: 4% - Colabora nas actividades propostas ou da iniciativa do grupo: 3% Sociabilidade: 4% Sentido de responsabilidade: 12% Com a seguinte distribuição: - Aceita as decisões do grupo mesmo que sejam diferentes das suas; reconhece o valor da posição colectiva; não põe em causa o trabalho de grupo: 2% - E assíduo/pontual: 2% - Tem os materiais necessários: 4% - Manifesta hábitos de trabalho: 2% - Cumpre o regulamento da escola; age com bom senso: 2% Autonomia: 4%

9 Progressão no desenvolvimento das Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria ESCOLA B. 2/3 GASPAR CORREIA Critérios Gerais de Avaliação da disciplina de Educação Tecnológica 2º Ciclo Ano letivo: 2013/2014 5º Ano e 6º Ano Atitude perante os outros: Colabora de forma assertiva na preparação/ arrumação e preservação dos materiais e equipamento. Cumpre as regras específicas da disciplina. Cumpre as regras do Regulamento Interno Atitude perante a aprendizagem: Conclui com rigor os enunciados e todas as atividades dentro da sala de aula. Realiza os trabalhos de/em casa; Corrige e repete com rigor e correção os enunciados desenvolvidos na sala de aula. Realiza trabalhos de pesquisa. Metas de aprendizagem desenvolvidas: 7% 15% 8% 30% -Testes (b) 30% - Actividades na sala de aula (Desenvolvimento / exploração das unidades de trabalho) - Organização e método de trabalho. (b) 70% - Exploração e aplicação de técnicas. (b) - Criatividade e/ou eficácia na resposta ao enunciado. (b) - Cumprimento do projectado. 40% (b) - Caso não se realize teste, a percentagem atribuída, será redistribuída pelos trabalhos realizados em sala de aula. Aprovado em reunião de Grupo Disciplinar em / / A Coordenadora do Grupo Disciplinar: Daniela Siopa 1

10 Progressão no desenvolvimento das Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria ESCOLA B. 2/3 GASPAR CORREIA Critérios Gerais de Avaliação da disciplina de Educação Visual 2º Ciclo Ano letivo: 2013/2014 5º Ano e 6º Ano Atitude perante os outros: Colabora de forma assertiva na preparação/ arrumação e preservação dos materiais e equipamento. Cumpre as regras específicas da disciplina. Cumpre as regras do Regulamento Interno Atitude perante a aprendizagem: Conclui com rigor os enunciados e todas as atividades dentro da sala de aula. Realiza os trabalhos de/em casa; Corrige e repete com rigor e correção os enunciados desenvolvidos na sala de aula. Realiza trabalhos de pesquisa. Metas de aprendizagem desenvolvidas: 7% 15% 8% 30% -Testes (b) 30% - Actividades na sala de aula (Desenvolvimento / exploração das unidades de trabalho) - Organização e método de trabalho. (b) 70% - Exploração e aplicação de técnicas. (b) - Criatividade e imaginação. (b) - Cumprimento do projectado. 40% (b) - Caso não se realize teste, a percentagem atribuída, será redistribuída pelos trabalhos realizados em sala de aula. Aprovado em reunião de Grupo Disciplinar em / / A Coordenadora do Grupo Disciplinar: Daniela Siopa 1

11 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 2º ciclo Ano Letivo 2013/2014 Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria Domínio dos Conhecimentos e Capacidades Testes 60% Atividades Sala de Aula 5% Trabalhos de casa 5% 70% Domínio das Atitudes / Valores Progressão na Aquisição de Competências Participação / Cooperação 9% - Participação - Interesse - Entreajuda Cumprimento de Normas 12% - Cumprimento de Regras - Pontualidade - Atenção - Respeito Autonomia 9% - Trabalho realizado - Organização - Material necessário 30% A classificação expressa na pauta no 1º período resulta das classificações obtidas em cada um dos parâmetros. A classificação expressa na pauta no 2º período resulta da média da classificação expressa na pauta no 1º período e da classificação atribuída ao trabalho realizado ao longo do 2º período. A classificação expressa na pauta no 3º período resulta da média da classificação expressa na pauta de 2º período e da classificação atribuída ao trabalho realizado no 3º período. A avaliação é contínua, atendendo-se à situação particular de cada aluno e à progressão na aprendizagem consistentemente positiva ou negativa ao longo do ano, ponderados os resultados obtidos nos testes e nos itens sujeitos a observação em sala de aula em cada período. A Coordenadora de Departamento / Cristina Ventura A Coordenadora de Disciplina / M. Salomé Sousa Setembro

12 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 INGLÊS 2º CICLO DOMÍNIO ATITUDES: Assiduidade / pontualidade 3% Cumprimento de regras Organização de materiais 3% Atenção, interesse, participação 7% Realização de trabalhos de casa 7% TOTAL 30% DOMÍNIO COGNITIVO: Actividades na sala de aula 20% Testes 1º 25% 2º 25% TOTAL 70% Portela, 13 de junho de 2013 A Delegada de Disciplina Isabel Costa Santos

13 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1/JI Quinta da Alegria CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Matemática 2013/ º Ciclo 5.º e 6.º anos Atitudes em sala de aula: Assiduidade / pontualidade Cumprimento de regras () Atenção / Interesse / participação (2,5%) Organização / material (2,5%) Trabalho realizado em casa (15%) 30% Competências reveladas: Testes (50%) Fichas de trabalho (5%) Atividades na sala de aula: Questões de Aula; Cálculo Mental; outras atividades. (15%) 70% Nota: A classificação expressa na pauta em cada um dos períodos resulta da média da classificação atribuída ao trabalho realizado nesse período e de cada um dos períodos anteriores. A coordenadora de disciplina (grupo 230) : Maria José Molarinho A coordenadora do Departamento de Matemática e Informática: Elisabete Longo 1

Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário)

Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela Critérios Específicos

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário)

Critérios Específicos de Avaliação Disciplinas: Educação Física (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTELA E MOSCAVIDE Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela Critérios Específicos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Departamento Curricular de Expressões CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Educação Física.º Ciclo 016/017 3. Área dos Conhecimentos Avaliação das aprendizagens. Área

Leia mais

ANO LETIVO 2014/2015 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física

ANO LETIVO 2014/2015 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física ANO LETIVO 2014/2015 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física Domínios de Avaliação Educação Física Atividades Físicas 75% Ciclo Ano Matérias Aptidão Física 10% Conhecimentos 15% 2º 3º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º Ciclo A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES

EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES 20/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º CICLO 3.º CICLO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES DEPARTAMENTO DE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 3. ÁREA Conhecimentos CAPACIDADES e CONHECIMENTOS

Leia mais

ANO LETIVO 2017/2018 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física

ANO LETIVO 2017/2018 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física ANO LETIVO 2017/2018 Ponderação dos 3 domínios de Avaliação em Educação Física 2017/2018 Atividades Físicas 70% Aptidão Física 10% Domínios de Avaliação Educação Física Conhecimentos 10% Componentes Transversais

Leia mais

Educação Física - 10º/11º/12º anos

Educação Física - 10º/11º/12º anos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2014/2015 Educação Física - 10º/11º/12º anos CONSIDERAÇÕES GERAIS A avaliação na disciplina de Educação Física centra-se nas três áreas de desenvolvimento das aprendizagens, definidas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%) PORTUGUÊS DOMÍNIOS DE Atitudes Valores PSICOMOTOR Leitura / Educação literária (25) Escrita (25) Gramática (20) Oralidade (10) Assiduidade/Pontualidade (2) Comportamento / Relação com os outros (6) Participação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de Ciências Naturais 2º ciclo - 5ºANO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de Ciências Naturais 2º ciclo - 5ºANO Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de Ciências Naturais º ciclo - ºANO ANO LETIVO 08-09 Dimensões Áreas de Competências do perfil do aluno Competências Específicas Instrumentos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS /2014

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS /2014 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EÇA DE QUEIRÓS - 2013/2014 Disciplina: Educação Física (5º e 6º ano) 1. Introdução O modelo de avaliação sumativa a utilizar pelo Grupo de

Leia mais

Critérios de Avaliação do Ensino Básico - 2º Ciclo. Língua Portuguesa

Critérios de Avaliação do Ensino Básico - 2º Ciclo. Língua Portuguesa Critérios de Avaliação do Ensino Básico - º Ciclo Língua Portuguesa DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS PONDERAÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO TIPOLOGIA DOS INSTRUMENTOS DE FINAL AVALIAÇÃO POR PERÍODO Teste(s) de compreensão oral

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Secundário A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Física 3ºciclo Ano Letivo 2012/ Domínio das Atividades Físicas e Desportivas

Critérios de Avaliação de Educação Física 3ºciclo Ano Letivo 2012/ Domínio das Atividades Físicas e Desportivas 3º Ciclo Critérios de Avaliação de Educação Física 3ºciclo Ano Letivo 2012/2013 1. Domínio das Atividades Físicas e Desportivas 1.1. Competências Específicas de ação nas diferentes matérias de ensino das

Leia mais

Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física

Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física ENSINO BÁSICO 2 e 3º CICLO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO GERAIS - 2015-2016 Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física 1. AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Critérios de Avaliação/Perfil de Aprendizagem dos Alunos

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Critérios de Avaliação/Perfil de Aprendizagem dos Alunos Ano Letivo 2017/18 Disciplina de Educação Física 2º Ciclo Domínios/Subdomínios Ponderação (80%) Operacionalização/Indicadores Instrumentos de avaliação Aptidão física avalia-se o nível de desenvolvimento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3ºCICLOS e SECUNDÁRIO (cursos profissionais) Ano Letivo 2015/16 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação

Leia mais

MODALIDADES OBJECTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS PONDERAÇÃO. Conhecimentos Atividades Físicas Aptidão Física. 1-Conhecimentos

MODALIDADES OBJECTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS PONDERAÇÃO. Conhecimentos Atividades Físicas Aptidão Física. 1-Conhecimentos Critérios de Avaliação Docentes: Nátalia Bernardino; Catarina Martins; Silvia Pombo; Vera Costa Ensino:Básico Ano: 7º/8º/9º Anos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 7º/8º/9º Anos MODALIDADES OBJECTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avaliação Grupo de Educação Física 1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Consideram-se como referência fundamental para o sucesso na disciplina de Educação Física, três grandes áreas de

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Bemposta

Agrupamento de Escolas da Bemposta Agrupamento de Escolas da Bemposta Portimão CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017 / 2018 0 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação constitui um processo integrante e regulador da prática educativa, orientador

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática Participação - educação literária;

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Física

Critérios de Avaliação de Educação Física Critérios de de Educação Física Agrupamento de Escola de Caneças Setembro de 2015 Sede: Escola Secundária de Caneças Telefone: 219 809 630 e-mail: geral@aecanecas.com Página 1 de 15 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO Este documento foi elaborado considerando a legislação em vigor, nomeadamente as NORMAS DE REFERÊNCIA PARA O SUCESSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA que perfilham

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA AGRUPAMENTO ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ ESCOLA BÁSICA 2/3 DE QUINTA DA LOMBA Critérios gerais de avaliação e Perfil do aluno na Área curricular de Educação Física 2º e 3º Ciclo (5º e 6º anos) (7º, 8º e 9º anos)

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo de Educação Física 2º e 3º Ciclo Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física Ano lectivo de 2014/ 2015 1 1. AVALIAÇÃO

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática Participação - educação literária;

Leia mais

2015/16. Critérios Gerais de Avaliação

2015/16. Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela 2015/16 Critérios Gerais

Leia mais

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º. Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º. Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 10º Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos de avaliação

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física s de Aprendizagem Educação Física A definição das s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação Física,

Leia mais

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 5º Ano de Escolaridade Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura Assiduidade/Pontualidade Fichas de avaliação Gramática Comportamento/Relação com os Fichas de trabalho Grelhas de observação direta e Escrita Participação/Empenhamento contínua

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Ano letivo 2016/17 DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico e Secundário I. AVALIAÇÃO Considera-se que o reconhecimento do sucesso é representado

Leia mais

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO

Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO Este documento foi elaborado considerando a legislação em vigor, nomeadamente as NORMAS DE REFERÊNCIA PARA O SUCESSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA que perfilham

Leia mais

Elenco modular e critérios de avaliação dos Cursos Profissionais

Elenco modular e critérios de avaliação dos Cursos Profissionais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCOCHETE Elenco modular e critérios de avaliação dos Cursos Profissionais Secundário Grupo disciplinar de Educação Física Ano Lectivo 2015/2016 Documento elaborado pelo Grupo

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS CRITÉRIOS GERAIS DE ANO LETIVO 18/19 Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática

Leia mais

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto. 3º Ciclo. Critérios de Avaliação

Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto. 3º Ciclo. Critérios de Avaliação Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto 3º Ciclo Critérios de Avaliação ANO LETIVO 2016/2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação consiste em comprovar, com o maior rigor possível em que medida cada

Leia mais

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 AREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS 0.Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Ano: 7º Ano Regular Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Instrumentos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Escrita Atitudes Valores Assiduidade/Pontualidade Comportamento/Relação com os outros Testes sumativos Testes formativos/testes rápidos de gramática Gramática

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2012/13

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2012/13 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2012/13 Quadro de síntese 2º Ciclo Domínios da Avaliação 0 Saber / 0 Saber Fazer 70% "0 Ser / Saber Ser" 25% Língua Portuguesa Inglês "0 Ser / 5% /Saber Ser" " O Saber /

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo de Educação Física Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física para o 2º e 3º ciclo Ano letivo de 2018/ 2019 1 de

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%) PORTUGUÊS DOMÍNIOS DE Leitura / Educação literária (25) Escrita (25) Gramática (15) Oralidade (15) 80 Assiduidade/Pontualidade (2) Comportamento / Relação com os outros (6) Organização do material (2)

Leia mais

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Operador Informático 2012/2013

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Operador Informático 2012/2013 Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Operador Informático Língua Portuguesa 2012/2013 ATITUDES Formação para a cidadania. Apresentação dos materiais necessários, cumprimento de tarefas propostas, assiduidade,

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Prova 311 12.º ano de Escolaridade (Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

2.º CICLO. Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% 3.º CICLO

2.º CICLO. Domínio Motor Condição Física 20% Desempenho motor 40% Atitudes 30% Conhecimentos 10% 3.º CICLO Avaliação na disciplina de Educação Física Avaliação Sumativa Realizada na conclusão de cada unidade de ensino, de acordo com os critérios de avaliação de cada matéria, e no final de cada período, e de

Leia mais

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA ENSINO BÁSICO 2018/2019 INTRODUÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Expressões Grupos: 240; 250; 260; 290; 600; 620; 910 Processos e Critérios de avaliação do aluno com CEI (Currículo Específico Individual) Ano letivo 2016/2017 COMPETÊNCIAS

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO ANO LETIVO 2014 /15. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2014/15

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO ANO LETIVO 2014 /15. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2014/15 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2014/15 Quadro de síntese 2º Ciclo Domínios da Avaliação Ponderação 0 Saber / 0 Saber Fazer 70% Português Inglês "0 Ser / Saber Ser" 25% "0 Ser / 5% /Saber Ser" " O Saber

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Ensino Secundário Cursos Científico-Humanístico

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Ensino Secundário Cursos Científico-Humanístico ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Ensino Secundário Cursos Científico-Humanístico CONSIDERAÇÕES GERAIS O Grupo disciplinar de Educação Física, após consulta dos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS CRITÉRIOS GERAIS DE ANO LETIVO 18/19 Leitura/Educação Literária Escrita Atitudes Valores Assiduidade/Pontualidade Comportamento/Relação com os Testes sumativos Testes formativos/testes

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo de Educação Física Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física Ano lectivo de 2016/ 2017 1. AVALIAÇÃO A avaliação

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Ano letivo de 2016/2017 Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONAIS O Departamento de Educação Física, após consulta dos

Leia mais

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Língua Portuguesa ATITUDES Formação para a cidadania. Apresentação dos materiais necessários, cumprimento de tarefas propostas,

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática Participação/Empenho/Realização das

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Secundário /2015

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Secundário /2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Secundário - 2014/2015 Agrupamento de Escolas de Benfica A avaliação/classificação dos alunos nesta disciplina considera a legislação em vigor, nomeadamente

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Grupo de Recrutamento: 620 Educação Física

Ano letivo 2017/2018. Grupo de Recrutamento: 620 Educação Física AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA MARIA DOS OLIVAIS - 171712 ESCOLA SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO DAMÁSIO Ano letivo 2017/2018 Grupo de Recrutamento: 620 Educação Física CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º e 3ºCICLOS e SECUNDÁRIO (cursos profissionais) Ano Letivo 2018-2019 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação

Leia mais

ANO LETIVO

ANO LETIVO ANO LETIVO 2017-2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CEF - 1º ANO PSICOMOTOR (Saber Fazer) COGNITIVO (D) (Saberes Conhecimentos) SÓCIO AFETIVO (Saber Estar) DOMÍNIOS Módulo A1: Jogos Desportos

Leia mais

1ºano do curso (10ºano)

1ºano do curso (10ºano) Educação 1ºano do curso (10ºano) MÓDULOS ATIVIDADE FÍSICA: Jogos Desportivos Coletivos; Ginástica; Atletismo; Dança, Patinagem, Badminton e Orientação Habilidades Motoras 90 % Regulamentos 10 % Aplica

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

EDUCAÇÃO FÍSICA. Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Ano letivo de 2018/2019 Departamento de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS PROFISSIONAIS ENSINO SECUNDÁRIO O Departamento de Educação Física,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS Leitura Assiduidade/Pontualidade Fichas de avaliação Gramática Comportamento/Relação com os Fichas de trabalho Grelhas de observação direta e Escrita Participação/Empenhamento contínua

Leia mais

Português. Atitudes 5% Classificação final do 2.º período: 30% da média do 1.º período + 70% da média do 2.º período

Português. Atitudes 5% Classificação final do 2.º período: 30% da média do 1.º período + 70% da média do 2.º período Português Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Domínios Peso atribuído Instrumentos de Avaliação Domínio oral 10% Os instrumentos de avaliação poderão ser, entre outros: Domínio escrito 85% Atitudes

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

DEPARTAMENTO de EXPRESSÕES

DEPARTAMENTO de EXPRESSÕES ANO LETIVO 207/208 DEPARTAMENTO de EXPRESSÕES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE Ensino Básico 2º e 3º Ciclo Ensino Secundário Cursos Científico-Humanístico CONSIDERAÇÕES GERAIS O Grupo disciplinar de Educação

Leia mais

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA No que se refere à componente de formação sócio-cultural, disciplina de Educação Física, a avaliação decorre dos objectivos

Leia mais

Realizada em cada período, no 2º e 3º ciclo, é expressa numa escala qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom

Realizada em cada período, no 2º e 3º ciclo, é expressa numa escala qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom Avaliação na disciplina de Educação Física Avaliação inicial Realizada no início do ano lectivo, de acordo com o protocolo definido, no 2º e 3º ciclo, e tem por objectivo a identificação: dos alunos que

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º/3º Ciclo

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º/3º Ciclo Escola Básica 2/3 de Pegões EDUCAÇÃO FÍSICA 2º/3º Ciclo PLANO PLURIANUAL /CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 O projecto de Educação Física da escola assume como principal objectivo o desenvolvimento da disciplina

Leia mais

Salesianos do Estoril Escola

Salesianos do Estoril Escola Salesianos do Estoril Escola 2017 2018 Português Domínios Peso Atribuído Instrumentos de Avaliação Domínio oral 10% Os instrumentos de avaliação poderão ser, Domínio escrito entre outros: Leitura Educação

Leia mais

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS. Critérios de Avaliação / Indicadores / Operacionalização dos Indicadores

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS. Critérios de Avaliação / Indicadores / Operacionalização dos Indicadores Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA 5º, 6 º ANOS Critérios Específicos de Avaliação da Disciplina de Educação Física

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo 20012/13

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo 20012/13 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo 20012/13 Quadro de síntese 3º Ciclo Domínios da Avaliação 0 Saber 70% Língua Portuguesa 0 Saber Fazer 25% "0 Ser / Saber Ser" 5% " O Saber / O Saber Fazer" 85% Inglês /

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Educação Física 2018 Prova 26 3º Ciclo do Ensino Básico (Despacho normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro) O presente documento divulga informação relativa

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO DANTAS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo de Educação Física Normas de Referência para a definição do sucesso em Educação Física para o 2º Ciclo 5º ano Ano letivo de 2018/ 2019 1

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ensino Básico

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ensino Básico ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico O processo de avaliação da disciplina de Educação Física, tendo por base as orientações dos Programas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 201 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA DOMÍNIO do Saber, do Saber fazer 7% DOMÍNIO do Saber Ser - Educação para a Cidadania 2% - Atividades Físicas 0% -

Leia mais

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora. Introdução

Metas de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora. Introdução s de Aprendizagem 1.º Ciclo Expressão e Educação Físico Motora A definição de s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base os seguintes instrumentos legais: Programas Nacionais

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO Agrupamento de Escolas Vila Flor Escola Básica e Secundária de Vila Flor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO Ano Letivo 2017/ 2018 2 Critérios de Avaliação A classificação atribuída reflete

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2017/2018 Quadro de síntese 2º Ciclo Domínios da Avaliação O Saber 65% Português O Saber Fazer 25% O Ser / Saber Ser 10% O Saber 75% Inglês O Saber Fazer 10% O Ser / Saber

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA Ano letivo 2018/19 DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Básico e Secundário I. AVALIAÇÃO Considera-se

Leia mais

Critérios de avaliação

Critérios de avaliação DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DSRAL Agrupamento de Escolas de Ferreiras Cód. 145026 Sede: Escola Básica Integrada de Ferreiras - Cód. 344898 EBIJI de Paderne, EBI de Ferreiras, JI de Ferreiras,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º Ciclo 2016/2017 Quadro de síntese 3º Ciclo Domínios da Avaliação 0 Saber 70% Português 0 Saber Fazer 20% "0 Ser / Saber Ser" " O Saber 75% Inglês / Francês O Saber Fazer" O Ser/Saber

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Escola Secundária da Moita Departamento de Expressões Grupo Disciplinar: Educação Física - 620 Aspetos Operacionais dos Critérios de Avaliação Considera-se como referência para o sucesso na disciplina

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017 Domínios Atitudes/ Comportamento Parâmetros Participação/Cooperação Sentido de responsabilidade 7º Ano 8º Ano Ano 20% 20% 10% Até 4 parâmetros a definir pelo grupo disciplinar 80% 80% 90% Atitudes/Comportamentos

Leia mais

Situações / Instrumentos de Avaliação

Situações / Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de Avaliação em Educação Física Ensino Secundário - Ano Letivo 2013-2014 O desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Física concretiza-se na apropriação pelos alunos, de uma

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS

EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas Vila Flor Escola Básica e Secundária de Vila Flor CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2018/ 2019 2 Critérios de Avaliação A classificação atribuída

Leia mais

Externato Cooperativo da Benedita

Externato Cooperativo da Benedita Externato Cooperativo da Benedita Educação Física Critérios Específicos de Avaliação Ano Letivo 07/8 GRUPO António Miguel Fonseca Diretor de Instalações Desportivas Estela Santana João Simões Joel Machado

Leia mais

11º ANO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ISTALAÇÕES ELÉTRICAS /2015 PLANIFICAÇÃO DOS MÓDULOS - DISCIPLINA: PORTUGUÊS

11º ANO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ISTALAÇÕES ELÉTRICAS /2015 PLANIFICAÇÃO DOS MÓDULOS - DISCIPLINA: PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO DOS S - DISCIPLINA: PORTUGUÊS S NOME DO NÚMERO DE NÚMERO INÍCIO TERMINUS DE TEMPOS Apresentação e Diagnose 27 36 15.09.2014 03.11.2014 Textos Argumentativos 7 Textos de teatro I 24 32 03.11.2014

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano: 10º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Leia mais

Critérios de avaliação

Critérios de avaliação DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DSRAL Agrupamento de Escolas de Ferreiras Cód. 145026 Sede: Escola Básica Integrada de Ferreiras - Cód. 344898 EBIJI de Paderne, EBI de Ferreiras, JI de Ferreiras,

Leia mais

Escola Secundária da Moita Departamento de Expressões Grupo Disciplinar: Educação Física Aspetos Operacionais dos Critérios de Avaliação

Escola Secundária da Moita Departamento de Expressões Grupo Disciplinar: Educação Física Aspetos Operacionais dos Critérios de Avaliação Escola Secundária da Moita Departamento de Expressões Grupo Disciplinar: Educação Física - 620 Aspetos Operacionais dos Critérios de Avaliação Considera-se como referência para o sucesso na disciplina

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas de Santo André - 135513 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Os critérios de avaliação são aprovados pelo Conselho Pedagógico, por ciclo e ano de escolaridade. Os conhecimentos e capacidades

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016 /2017 Domínios Parâmetros Atitudes/ Comportamento Participação/Cooperação Sentido de responsabilidade Até 4 parâmetros a definir pelo grupo disciplinar Atitudes/Comportamentos Parâmetros Indicadores Participação/Cooperação

Leia mais

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS 8 º Ano Promoção da educação para a cidadania Promover: a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade; a ética desportiva:

Leia mais