Controle do Ativo Imobilizado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controle do Ativo Imobilizado"

Transcrição

1 Controle do Ativo Imobilizado Introdução O conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa constitui o Ativo Imobilizado da mesma. Também fazem parte do imobilizado os custos de benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados. No sistema tem-se o módulo Imobilizado que efetua o controle dos cadastros e baixas, bem como cálculo de depreciação de controle do crédito de ICMS do ativo permanente (CIAP). Funcionamento Os cadastros e processos referentes ao controle do ativo imobilizado estão no módulo Imobilizado. Figura 1: Acesso ao módulo Imobilizado Cadastro de Grupo de Bem O cadastro de grupo de bens possui configurações que influenciarão diretamente no controle do bem que participará do grupo. Nele estão as informações de geração de depreciação fiscal e contábil, além de CIAP, caso houver. O acesso à tela é realizado em Imobilizado > Cadastros > Grupos. Figura 2: Cadastro de Grupo de Bem Ao acessar a tela pode ser inserido o código de grupos já cadastrados ou clicar em Pesquisar (F2) para visualizar os grupos já cadastrados. Para novos cadastros clique em Novo. Grupo: O código do grupo é preenchido automaticamente ao iniciar um novo cadastro. Descrição: Descrição de identificação do grupo.

2 Figura 3: Dados de Depreciação Gera Depreciação Fiscal: Deve ser marcada quando os bens que farão parte do grupo gerarem depreciação fiscal. Os campos seguintes só serão obrigatórios quando a opção for marcada. o Taxa de Depreciação: Taxa anual de depreciação. Seu valor será dividido na quantidade de parcelas indicadas no campo Parcelas Anuais para cálculo da depreciação fiscal. o Parcelas Anuais: Quantidade de parcelas em que a depreciação será dividida no ano. Gera Depreciação Contábil: Deve ser marcada quando os bens que farão parte do grupo gerarem depreciação contábil. Na depreciação contábil será considerado o valor residual do bem, informado no seu cadastro. Os campos seguintes só serão obrigatórios quando a opção for marcada. Essa opção deve ser utilizada para atender a Lei nº /2014. o Taxa de Depreciação: Indica a taxa anual de depreciação. Seu valor será dividido na quantidade de parcelas indicadas no campo Parcelas Anuais para cálculo da depreciação contábil. o Parcelas anuais: Quantidade de parcelas em que a depreciação será dividida no ano. CST Pis/Cofins: Indica a CST para crédito de PIS/COFINS na depreciação de bens. o % Crédito PIS: Alíquota para crédito de PIS. Os valores calculados para crédito de PIS serão utilizados na depreciação para cálculo de despesas totais. Este valor poderá ser apurado na contabilização. o % Crédito Cofins: Alíquota para crédito de COFINS. Os valores calculados para crédito de COFINS serão utilizados na depreciação para cálculo de despesas totais. Este valor poderá ser apurado na contabilização.

3 Figura 4: Dados de CIAP Gera CIAP: Essa opção deve ser marcada se os bens que farão parte do grupo tiverem direito a Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Os campos seguintes só serão obrigatórios quando a opção for marcada. o Número de Parcelas: Parcelas mensais de direito à apropriação do CIAP. o Versão do Plano de Contas: Versão do plano de contas para contabilização. o Conta do Grupo de Bens: Conta contábil utilizada na contabilização dos registros. ATENÇÃO! DEPRECIAÇÃO/CIAP A depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à diminuição do valor dos elementos ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal. O percentual (%) de depreciação é definido conforme a expectativa de vida útil de cada bem. A Receita Federal fixou as taxas aceitáveis como dedutíveis. O cálculo efetuado pelo sistema leva em consideração o indicado no cadastro do grupo, informe com cuidado e corretamente. CIAP é um documento obrigatório para legitimar o crédito de ICMS decorrente das entradas de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado. Para configuração dos processos confirme a legalidade das ações e valores junto ao setor contábil/fiscal. Cadastro de Bens Os bens são cadastrados através da tela IM002 Cadastro de Bem, o acesso a tela ocorre através do menu Imobilizado > Cadastros > Bem > Cadastro do Bem. Nesta tela será feita a indicação das informações principais do bem e o relacionamento com o grupo.

4 Figura 5: Cadastro de Bens Para cadastro de um novo bem deve ser clicado no botão Novo. O código do bem é formado por dois campos: Código: Campo referente ao código do bem. Será preenchido automaticamente ao iniciar um novo cadastro. Subcódigo: Valor de identificação, possibilitando que bens de códigos iguais, com várias unidades imobilizadas, sejam diferenciados através do subcódigo. Ao iniciar um novo cadastro o campo é preenchido com 0 (zero). Nos Dados cadastrais do bem devem ser indicadas as informações de identificação do bem. Figura 6: Aba de Dados Cadastrais Os campos para preenchimento são os seguintes:

5 Descrição: Descrição do bem para identificação nos processos e relatórios. Grupo: Indicação do grupo a qual pertence o bem. As configurações do grupo serão trazidas para o bem. Configurações para o SPED: Neste grupo são informados os dados necessários para geração dos registros F120 e F130 no SPED de Contribuições, para bens que permitem o direito a crédito de PIS/Cofins. Informações necessárias apenas se o bem possui direto a crédito. Utilização do Bem: Área de aplicação do bem que está sendo cadastrado. Identificação: Identificação do bem para geração dos registros no SPED. São opções do campo as identificações disponíveis no layout de SPED Contribuições. Origem: Indica a Origem do bem para geração dos registros no SPED. São opções do campo as origens disponíveis no layout de SPED Contribuições. Registro SPED: Indica em qual registro do SPED Contribuições o bem se enquadra. São opções: o REGISTRO F120: Bens incorporados ao Ativo Imobilizado Operações geradoras de créditos com base nos encargos de depreciação e amortização. o REGISTRO F130: Bens incorporados ao Ativo Imobilizado Operações geradoras de créditos com base no valor de aquisição/contribuição. Aquisição: Neste grupo estão as informações referentes à aquisição do bem pela empresa. Data: Data de compra do bem. Fornecedor: Identificação do fornecedor do bem. Nota: Numeração da nota de compra do bem, lançada na entrada de notas (EP040). Valor: Valor de Compra do bem. Data início do controle pelo sistema: Neste grupo estão as informações referentes ao controle do bem no sistema. Data de Cadastro: Este campo deve ser informado com a mesma data de aquisição. Será diferente somente quando existia algum outro sistema que fazia o controle de ativo imobilizado, então indicar a data que o TCAR começou a controlar o processo. Saldo Depreciação FISCAL Acumulado: Informar 0 (zero), ou caso existia outro sistema que controlava o ativo imobilizado, informar o valor que já foi depreciado naquele sistema. Saldo CIAP Acumulado: Quando no cadastro do bem no sistema já houve apropriação de CIAP do bem, deve ser indicado o saldo de CIAP acumulado até o momento. Saldo depreciação CONTÁBIL Acumulado: Quando no momento do cadastro do bem no sistema já houve depreciação contábil do bem, deve ser indicado o saldo de depreciação acumulado até o momento. Observação: Possíveis observações necessárias à identificação do bem. Bem Ativo: Marcação que indica se o bem está ativo, o que possibilita a movimentação do bem, ou inativo que bloqueia as ações de movimentação. Na aba de Dados para Depreciação, estão as informações de depreciação fiscal e/ou contábil do bem. Caso o grupo possua informações cadastradas o sistema irá replicar as configurações do grupo do bem.

6 Figura 7: Dados para Depreciação do Bem Para Depreciação Fiscal Tem depreciação: Este campo será buscado do cadastro do grupo do bem. Podendo ser alterada a situação do campo conforme controle efetuado para o bem. Data início depreciação: Busca a data de aquisição do bem para início da depreciação. O sistema efetuará a depreciação do bem apenas após a data indicada no campo. Taxa anual: Este campo será buscado do cadastro do grupo do bem. Indica a taxa total anual de depreciação do bem. Parcelas anuais: Este campo será buscado do cadastro do grupo do bem. Indica a quantidade de parcelas anuais para depreciação do bem. Data final depreciação: Data prevista para término da depreciação, de acordo com a data de início e taxa anual. Calcula crédito PIS/Cofins: Opção de indicação para cálculo de crédito de PIS/COFINS. Para utilizar essa opção, CST e Alíquota de PIS e COFINS devem estar configuradas no grupo do bem. Para Depreciação Contábil Para saber mais sobre o processo de depreciação contábil, e a obrigatoriedade na sua empresa, consulte a Lei nº /2014. Tem depreciação contábil: Este campo será buscado do cadastro do grupo do bem. Podendo ser alterada a situação do campo conforme controle do bem na empresa. Data início depreciação: Busca a data de aquisição do bem para início da depreciação contábil. O sistema efetuará depreciação contábil do bem somente após a data indicada. Taxa anual: Indica a taxa anual de depreciação do bem. Este campo é buscado do cadastro do grupo do bem.

7 Parcelas anuais: Informação buscada do grupo do bem. Indica a quantidade de parcelas anuais para depreciação contábil do bem. Data final depreciação: Data prevista para final da depreciação contábil do bem. Valor Residual: Valor estimado de lucro da venda do ativo após deduzir as despesas. A aba Dados para CIAP traz as informações para cálculo dos valores de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Figura 8: Aba de Dados para CIAP Para CIAP Gera CIAP: Este campo será preenchido de acordo com o grupo do bem. Podendo ser alterado conforme controle do bem na empresa. Número LRE: Número do Livro de Registro de Entrada que a nota do bem está escriturada. Página LRE: Página do Livro de Registro de Entrada que a nota do bem está escriturada. Valor Crédito ICMS: Valor de crédito do imposto relativo à aquisição do bem, do qual é direito da empresa. Parcelas CIAP: Este campo será preenchido de acordo com o grupo do bem. Data início CIAP: Campo preenchido com a data de aquisição do bem. Data final CIAP: Data prevista para final do cálculo de CIAP, conforme data inicial e quantidade de parcelas. As informações de localização do bem são adicionadas na aba Localização. Filial: Indica a filial onde o bem está localizado. Data localização: Indica a data que o bem começou a ser utilizado na filial informada. Localização atual do bem: Este campo deve ser marcado na indicação da localização atual do bem. É obrigatória a indicação de uma localização atual. Departamento: Indica o departamento da empresa que o bem está localizado. OBSERVAÇÃO! 1- Deve haver obrigatoriamente uma localização atual para o bem, onde sua data seja maior ou igual à data de cadastro no sistema. 2- Se o bem gerar CIAP deve haver ao menos uma localização no mês/ano de aquisição. 3- Na atualização de notas de entrada de bens transferidos, haverá atualização da localização automaticamente.

8 Figura 9: Informações de Localização do Bem Ainda é possível inserir fotos do bem para identificação e consulta de informações. Figura 10: Cadastro de Fotos para o Bem Data: Data de inserção da foto. Descrição: Descrição de identificação do arquivo. Carregar foto do arquivo: Ao clicar neste botão será aberta uma tela para seleção no arquivo de foto salvo. Após indicar os dados e carregar o arquivo basta clicar em Adicionar. Com todos os campos necessários e conforme parametrização desejada pela empresa basta clicar em Gravar (F4) para finalizar o cadastro. Cadastro de Tipo de Movimento Nas movimentações do bem, que serão efetuadas no sistema, é gravado o tipo de movimento realizado (Imobilizado > Cadastros > Tipo de Baixa). Os tipos de movimento são considerados na movimentação do bem para identificação da ação realizada. Assim podem ser cadastrados tipos de movimento para controle das alterações realizadas no bem.

9 Figura 11: Cadastro de Tipo de Movimento Código: Código do tipo de movimento. Ao clicar em Novo o sistema gera um novo código para cadastro. Ao Pesquisar (F2) serão apresentados os tipos de movimento já cadastrados. Descrição: Descrição para identificação do tipo de movimento. Classificação do movimento: Opção de seleção do tipo do movimento. Movimentações do Bem As movimentações de valores do bem são realizadas pela tela IM005 Movimentos do Bem (Imobilizado > Movimentos > Movimentações do Bem). Figura 12: Movimentos do Bem

10 Para verificar as movimentações realizadas para um bem, insira o código do bem ou utilize a função Pesquisar (F2). No campo Sequência Movimento também poderá ser pesquisada a sequência dos movimentos já realizados para o bem. Para inserir um novo movimento clique em Novo. Figura 13: Opções para Movimentação do Bem Primeiramente é exibida a descrição do bem, buscada do seu cadastro. As informações seguintes referenciam a nota que efetuou a movimentação do bem. Filial: Filial de lançamento da nota fiscal. Cliente: Cliente indicado na nota fiscal de movimentação do bem. Operação Fiscal: Operação fiscal informada no lançamento da nota. Série: Série da nota fiscal. Nota: Número da nota fiscal lançada para movimentação do bem. Seq: Sequência da nota. Item da Nota: Sequência do item na nota que representa o bem imobilizado. Após a indicação da nota que efetuou a movimentação devem ser inseridos os dados do movimento realizado. Tipo do Evento: Campo para seleção do tipo de evento. São 3 tipos disponíveis: Aquisição, Baixa e Reavaliação. O movimento de aquisição é realizado apenas uma vez para o bem, assim caso já tenha sido realizado a opção não estará disponível. Movimentos de Reavaliação são utilizados para somar a base de cálculo do bem. Data do Movimento: Data em que foi realizado o movimento.

11 Tipo de Mov.: Tipo de movimento realizado. As opções deste campo trazem os tipos cadastrados anteriormente (IM009). Valor do mov. do Bem: Campo para indicação do valor movimentado do bem na nota relacionada. Valor mov. do ICMS: Campo para indicação do valor movimentado de ICMS do bem, na nota relacionada. Saldo do Bem: Este campo é calculado automaticamente conforme o valor movimentado. Saldo do ICMS: Este campo é preenchido automaticamente conforme valor de ICMS movimentado para o bem. OBSERVAÇÃO! Movimentos de AQUISIÇÃO, realizados por essa tela, obrigatoriamente devem possuir o Identificador da Nota. Movimentos de BAIXA obrigatoriamente devem possuir Valor de Baixa e Valor de Baixa ICMS mesmo que zerados. Alterações em movimentações realizadas para o bem só podem ser efetuadas se NÃO houver movimentação posterior. NÃO é permitido realizar baixas com datas anteriores a uma movimentação já existente. Cálculo Depreciação/CIAP Esse processo efetuará o cálculo das parcelas de depreciação e CIAP. Obrigatoriamente deve ser indicado o Ano e Mês para o cálculo. Após indicar Ano e Mês, e opcionalmente o grupo, utilizando a opção Gravar será efetuado o processo conforme os cadastros de grupos e bens, bem como possíveis movimentos realizados no bem. Figura 14: Cálculo de Depreciação e CIAP

12 Na aba Log do Processo serão apresentadas as observações do processo para cada bem. Se não há observação então o bem foi calculado sem falhas. Conforme a configuração do bem o sistema irá realizar a depreciação fiscal e/ou contábil. DEPRECIAÇÃO FISCAL Exemplo: O bem possui Valor de R$ ,00 Se a Taxa de Depreciação Anual do Bem é de 20%, significa que o bem estará totalmente depreciado em 5 anos, sendo esta sua vida útil. 20% * 5 anos = 100% de depreciação do bem. 20% / por 12 parcelas anuais = 1,6667% de depreciação por mês. Depreciação mensal: R$ ,00 * 1,6667% = R$1.666,70 (valor depreciado no mês) Crédito PIS: R$1.666,70 * 1,65% = R$ 27,50 Crédito COFINS: R$1.666,70 * 7,60% = R$ 126,67 Despesa Depreciação: R$ 1.666,70 R$ 27,50 R$ 126,67 = R$ 1.512,53 DEPRECIAÇÃO CONTÁBIL Exemplo: O bem possui Valor de R$ ,00 Se a Taxa de Depreciação Anual do Bem é de 20%, significa que o bem estará totalmente depreciado em 5 anos, sendo esta sua vida útil. 20% * 5 anos = 100% de depreciação do bem. 20% / por 12 parcelas anuais = 1,6667% de depreciação por mês. Valor residual: R$ ,00 Depreciação mensal: R$ ,00 R$ ,00 = R$ ,00 * 1,6667% = R$ 2.916,73 Despesa Depreciação: R$ 2.916,73 R$ 27,50 R$ 126,67 = R$ 2.762,56 A conferência dos valores pode ser executada através dos relatórios existentes, acessados através do menu Relatórios. São diversos relatórios com visões específicas para conferência e visualização dos valores. Em caso de dúvidas na utilização do processo contate o Suporte Tecinco.

Manual de Ativo Imobilizado

Manual de Ativo Imobilizado Manual de Ativo Imobilizado Este manual foi cuidadosamente elaborado pela ELPIS INFORMÁTICA, com a intenção de garantir ao usuário, todas as orientações necessárias para que possa usufruir ao máximo de

Leia mais

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Introdução Quando o pagamento é efetuado via cartão de crédito ou débito, é gerado um título financeiro em nome da operadora

Leia mais

Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque)

Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque) Processo de Balanço de Estoque (Inventário de Estoque) Introdução O Inventário de Estoque (Balanço) é uma atividade realizada em determinados períodos de tempo, em que todos os itens do estoque são contados,

Leia mais

Módulo Cronotacógrafo

Módulo Cronotacógrafo Módulo Cronotacógrafo Introdução O módulo Cronotacógrafo tem como objetivo efetuar o controle dos selos, marcas e modelos, equipamentos de aferição e dos serviços de realização de revisão, manutenção,

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL

MANUAL OPERACIONAL AUTOR DATA PÁGINA. Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Andreia Teixeira 13/01/2015 1/13 MÓDULO PATRIMONIAL Sumário Comandos do ERP Solution... 1 Conceito... 2 Configurações... 2 Parâmetros... 2 Centro de custo... 3 Contas sintéticas... 4 Cadastros de locais...

Leia mais

Rateio por Despesas por Contas Contábeis

Rateio por Despesas por Contas Contábeis Rateio por Despesas por Contas Contábeis Introdução É possível efetuar configuração no sistema para que a contabilização das despesas seja rateada entre departamentos/centros de custo, de acordo com percentuais

Leia mais

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções?

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Para realizar a importação dessas informações diretamente dos lançamentos já efetuados, acesse o módulo em Arquivo > Movimento

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços

Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços Introdução No lançamento de notas de entrada de serviços, é possível efetuar o lançamento de retenções conforme a emissão da nota pelo fornecedor. O lançamento

Leia mais

Curva ABC de Clientes

Curva ABC de Clientes Curva ABC de Clientes Introdução Para analisar as movimentações dos clientes efetuadas no sistema é possível configurar e utilizar o processo de Curva ABC de Clientes, criando análises e classificando

Leia mais

SCPI MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais.

SCPI MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais. SCPI 8.0 - MÓDULO PATRIMÔNIO ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA 2014 Orientações sobre os novos procedimentos contábeis patrimoniais. Com o objetivo de atender aos novos procedimentos contábeis Patrimoniais como

Leia mais

Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência

Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência Introdução Quando a operação determina retenção de impostos federais na emissão de notas fiscais, é possível efetuar o cálculo das retenções

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo.

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Método: Pesquisa do arquivo xml. Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Obs.: Este processo é para ser feito de CFOP para CFOP e não de

Leia mais

Este manual tem o objetivo de prover ao usuário informações precisas e completas sobre o CISSPoder.

Este manual tem o objetivo de prover ao usuário informações precisas e completas sobre o CISSPoder. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos autorais estão reservados à CISS. Este manual tem o objetivo

Leia mais

Tributos sobre item em orçamento

Tributos sobre item em orçamento Tributos sobre item em orçamento Introdução Sempre pensando em inovação a Tecinco Informática, acrescentou na interface de Digitação de Orçamento no sistema TCar, o detalhamento dos tributos dos itens

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa?

Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa? Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, clique em IMPOSTOS; 1.3 - Verifique

Leia mais

MASTERSAF SMART SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS

MASTERSAF SMART SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO... 3 RELATÓRIO... 4 RESUMO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM CADA RELATÓRIO DEFINIDO

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação?

Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação? Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia GERAL,

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Roteiro Operacional... 1 Processo Apuração... 1 Contribuição Retida na Fonte F600... 1 Receitas Isentas M400/M800...

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS

TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS Está disponível no Módulo Patrimônio do SIAGRI Agribusiness a transferência de bens imobilizados. Esta nova funcionalidade realiza a transferência de bens entre as empresas,

Leia mais

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos.

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. A rotina de controle de retenções passará a ser efetuada a partir da competência 10/2012, para as empresas tributadas pelo

Leia mais

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap.

Ativo. Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. Ativo Índice: Parâmetros Cap. 01 Carga do arquivo de bens Cap. 02 Parâmetros da filial Cap. 03 Cadastro de bens Cap. 04 Tipos de bens Depreciação Cap. 05 Cálculo mensal ativo Cap. 06 Cálculo do estorno

Leia mais

Cadastro e associação das contas contábeis para o SPED PIS/COFINS

Cadastro e associação das contas contábeis para o SPED PIS/COFINS Cadastro e associação das contas contábeis para o SPED PIS/COFINS Novidades da versão 2.5.4.7 A partir da versão 2.5.4.7 de 14/12/2017 encontra-se disponível a opção para cadastro e associação das contas

Leia mais

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação?

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção DEFINIÇÕES, no quadro

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS ATUALIZADA EM: 15/08/2011 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (compras)... 3 1.2.

Leia mais

CADASTRO DE EXCEÇÕES PIS/COFINS

CADASTRO DE EXCEÇÕES PIS/COFINS Apresentação Este tutorial descreve sobre o processo para cadastro de exceções de tributação de PIS/COFINS e orientações gerais de execução da rotina 1000 Processamentos Fiscais para o recálculo de PIS/COFINS.

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E109A9 Jéssica Pinheiro 01/04/2016 2/11 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Parâmetro para controle do saldo na geração de pedido de compra de venda

Leia mais

Lançamento de Documentos através da CF001

Lançamento de Documentos através da CF001 Lançamento de Documentos através da CF001 Introdução As interfaces para lançamento de documentos específicos nem sempre atendem as necessidades do usuário quanto a tributos, retenções ou valores de composição.

Leia mais

Controle de Adiantamentos entre Filiais

Controle de Adiantamentos entre Filiais Controle de Adiantamentos entre Filiais Introdução O controle de adiantamentos no sistema TCar atende diversas possibilidades de configuração. Na utilização do processo por filiais os adiantamentos realizados

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO G5 X CONTABIL INTEGRAÇÃO DO G5 PHOENIX PARA O CONTÁBIL PHOENIX Essa funcionalidade integra as informações digitadas no G5 Phoenix para o Contábil Phoenix, fornecendo ao usuário um

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP?

Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP? Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão

Leia mais

Retenções em Notas Fiscais de Ordens de Serviço

Retenções em Notas Fiscais de Ordens de Serviço Retenções em Notas Fiscais de Ordens de Serviço Introdução As notas fiscais emitidas através de ordens de serviços podem efetuar retenções dos valores de impostos federais correspondentes conforme a configuração

Leia mais

Importação de NF-e (Entrada)

Importação de NF-e (Entrada) Importação de NF-e (Entrada) Procedimentos para Importar Nota Fiscal de Entrada por XML A importação de notas de entrada pode ser efetuada através do arquivo XML referente a uma nota de saída do fornecedor,

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Introdução A emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) abrange, exclusivamente, operações comerciais de venda de mercadoria ao consumidor

Leia mais

Tabela de Preço por Clientes

Tabela de Preço por Clientes Tabela de Preço por Clientes Introdução O cadastro de tabela de preços relaciona itens com preços de venda diferenciados (com acréscimo ou decréscimo) e clientes específicos ou atividades de clientes,

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 4 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E94A8 Jéssica Pinheiro 21/02/2015 2/26 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetro para configuração da forma de controle dos serviços.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Configurar e Plano de Contas... 3 3. Configurar e Encerrar Exercício... 5 4. Demonstrar Livros SPED ECF... 9 Apresentação Este tutorial apresentará

Leia mais

S N FI SPED PIS/CO 0

S N FI SPED PIS/CO 0 0SPED PIS/COFINS Versão Observação Data Modificação Responsável 1 Criação do Manual 31/03/2011 Edilson J. Martins 2 Natureza de operação, CST PIS Cofins por empresa 30/05/2011 Edilson J. Martins Página

Leia mais

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto?

Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? Título: MG - Como configurar o sistema para gerar o imposto 8 DIFALI por produto? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS ATUALIZADA EM: 24/05/2011 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (compras)... 3 1.2.

Leia mais

Franciele Ehrhardt Hoffmann 02/07/ B13 1/10. Rental. Sumário

Franciele Ehrhardt Hoffmann 02/07/ B13 1/10. Rental. Sumário Franciele Ehrhardt Hoffmann 02/07/2013 008.011.0035 B13 1/10 Rental Sumário 1. Objetivo... 2 2. Configurações Iniciais... 2 3. Definições e Funcionamento... 3 3.1. Contrato... 3 3.2. Itens... 5 3.3. Parcelas...

Leia mais

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Introdução O sistema possibilita diversas opções de recálculo de preços de venda, o Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante utiliza o preço

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Fechamento de Caixa e Acerto Versão: 2.3

Fechamento de Caixa e Acerto Versão: 2.3 Fechamento de Caixa e Acerto Caso necessite de auxilio ou tenha dúvidas sobre as funcionalidades aqui apresentadas, entre em contato com a nossa central de treinamento através do e-mail: treinamento@raffinato.inf.br

Leia mais

Previsão de Agendamentos por Serviço

Previsão de Agendamentos por Serviço Previsão de Agendamentos por Serviço Introdução Determinados serviços devem ser realizados periodicamente nos veículos. Para facilitar o contato da empresa com os clientes que passaram por sua oficina,

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos,

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07

Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07 Alterações liberadas na semana 27/07 a 31/07 Possibilidade de indicar percentuais para as parcelas da condição de pagamento, assim poderá ser indicado 40% para a primeira parcela atendendo a solicitação

Leia mais

Manutenção de Boletos Emitidos Envio de Ocorrências ao Banco

Manutenção de Boletos Emitidos Envio de Ocorrências ao Banco Manutenção de Boletos Emitidos Envio de Ocorrências ao Banco Introdução A emissão de boletos e envio dos boletos em remessa, além do processamento de retorno de arquivos de cobrança, caracteriza o fluxo

Leia mais

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal - Cadastro de Departamentos - Cadastro de COIs - Cadastro de Grupos de Patrimônios - Cadastro de Situação de Patrimônios - Cadastro de Localização de Patrimônios

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011

Bloco G - Registros 0500 e Janeiro/ 2011 Bloco G - Registros 0500 e 0600 Janeiro/ 2011 2 Bloco G Plano de Contas e Centros de Custos A partir da referência Janeiro de 2011 será incluído ao layout do arquivo EFD o Bloco G (Controle de Crédito

Leia mais

GUIA DO MÓDULO CHEQUES

GUIA DO MÓDULO CHEQUES Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/8 GUIA DO MÓDULO CHEQUES Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Lançamento de Cheques (4001)... 2 3. Contas para contabilização (4021)... 2 4. Depósito (4007)... 3

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP Fone: (51) Vendas: (51)

PROJECT Informática Ltda. Rua Giordano Bruno, 100 Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS CEP Fone: (51) Vendas: (51) SPED PIS/COFINS O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) PIS/COFINS é um módulo opcional que está habilitado para funcionar com a versão 7 do Oryon. A licença é habilitada pelo número de série

Leia mais

Agrupamento de Ordens de Serviço

Agrupamento de Ordens de Serviço Agrupamento de Ordens de Serviço Introdução Quando ocorre a realização de diversos serviços para um cliente, é possível agrupar as ordens de serviço fechadas para o mesmo e efetuar a emissão de notas onde

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Controle de Estoque de Terceiros

Controle de Estoque de Terceiros Jéssica Pinheiro 05/04/2017 1/7 Controle de Estoque de Terceiros Sumário Introdução... 2 Configurações... 2 Validações... 4 Controle de vendas para entrega futura... 5 Jéssica Pinheiro 05/04/2017 2/7 1.

Leia mais

Título: Como configurar o rateio de centro de custos por filiais?

Título: Como configurar o rateio de centro de custos por filiais? Título: Como configurar o rateio de centro de custos por filiais? 1- PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, clique em DEFINIÇÕES; 1.3 No quadro GERAL, no campo

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1

2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 1 2013 GVDASA Sistemas Patrimônio 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

Neste bip. Atualiza FAP. Você Sabia? Edição 78 Fevereiro de 2017

Neste bip. Atualiza FAP. Você Sabia? Edição 78 Fevereiro de 2017 Neste bip Atualiza FAP... 1 DIRF: Tabela de pensão alimentícia por dependente... 2 Encerramento do Exercício... 2 Nova Funcionalidade geradora das informações de IR e CS nas notas fiscais... Você Sabia?

Leia mais

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul.

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul. Título: MS - Como realizar o cálculo do ICMS sobre o estoque das mercadorias incluídas do regime de Substituição Tributária conforme Art. 2º do Decreto nº 14.359/2015? Esta solução é exclusiva para empresas

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES REALIZADAS NO SISTEMA T-CAR NOVOS RECURSOS CONTROLE DE VENDAS POR LUCRATIVIDADE MÍNIMA Foram adicionados ao sistema os parâmetros Lucratividade Mínima (PG -> Parâmetros

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Sobre o Suporte Técnico... 1 EFD Contribuições Financeiras e Assemelhadas...2 Contrib Retida Fonte F600... 2 Receitas

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de cadastro de Produtos. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS CORES

Leia mais

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES

TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES TABELA FIXA CÁLCULO DE FOLHA PARA PROFESSORES Procedimento para Cálculo de Folha de Professores Através de Tabela Fixa 1º Passo: Em Cadastros\ Genéricos Eventos, devem ser criados todos os eventos de hora

Leia mais

Análise de Sugestão de Compra

Análise de Sugestão de Compra Análise de Sugestão de Compra Introdução O sistema possui a função para análise de sugestão de compra que permite a geração de pedidos de compra com maior eficiência e praticidade, através dos dados detalhados

Leia mais

Manual Ativo Fixo. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Manual Ativo Fixo

Manual Ativo Fixo. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Manual Ativo Fixo Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Control Informática. Índice 1-Introdução 1.1-O que é um Ativo? 1.2-O que é Depreciação? 2-Cadastros 2.1-Cadastro de um Grupo 2.2-Cadastro de um Bem 3 3 3 4

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

Manual de Versionamento

Manual de Versionamento Manual de Versionamento Versão 43.57/100.46 Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Cadastro/Envio de E-mail no Contrato de Locação... 3 1.2. Selecionar várias Classes de Contas no relatório de Inadimplência...

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido Ind. Prod. Informática conforme RICMS Art Anexo 2?

Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido Ind. Prod. Informática conforme RICMS Art Anexo 2? Título: SC - Como realizar a configuração de crédito presumido Ind. Prod. Informática conforme RICMS Art. 142 - Anexo 2? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique

Leia mais

Manual. Explicativo Controle de Estoque

Manual. Explicativo Controle de Estoque Manual Explicativo Controle de Estoque Bsoft Internetworks 2012 Sumário **Cadastro**... 3 *Almoxarifado*... 4 *Destino de Uso*... 5 *Solicitante*... 6 *Grupos e Subgrupos de Produtos*... 7 *Marcas de Produtos*...

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF.

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF. Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Entrada de NF Um dos pontos importantes para que a geração do SPED seja feita de forma correta é necessário que façamos as entradas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Max Work Automações Ltda

Max Work Automações Ltda Atualização 246 24/06/2015 1. Módulo Pedidos de Compra - Relatório Pedidos - Sintético: Adicionado o campo filtro "Somente pedidos resultantes de cotação (S/N)". 2. Módulo Operador - Formulário Rel. Autorizações

Leia mais

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. Edição 82 Junho de 2017

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. Edição 82 Junho de 2017 Neste bip Adiantamento Salarial... 1 Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. 1 Duplicatas... 2 Listagem de Alterações de Dados... 3 Você Sabia? Que o Rumo trouxe mais agilidade no processo

Leia mais

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014 Neste bip Reajuste de Salário... 1 Reajustando o Salário Mínimo... 2 Novo Relatório Para Programação de Férias... 2 Rais Ano Base 2013... 2 Regras de Importação... 3 Códigos Contábeis X Regras de Contabilização...

Leia mais

Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS?

Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS? Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017

Neste bip. Pagamento de bônus nos recibos normais. Você Sabia? Edição 84 Agosto de 2017 Neste bip Pagamento de bônus nos recibos normais... 1 Configuração para Vale Refeição... 2 Processo de importação de NFe Recebidas - XML... 3 Aviso sobre a GRRF... 4 Pagamento de bônus nos recibos normais

Leia mais

Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS?

Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS? Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS? 1- PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção IMPOSTOS, verifique

Leia mais

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo?

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? 1- PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 - Na guia GERAL, clique em DEFINIÇÕES; 1.2.1 - No quadro GERAL, selecione

Leia mais

Geração Arquivo Sped Fiscal

Geração Arquivo Sped Fiscal Luciane D. Velasques 09/11/2016 1/17 Geração Arquivo Sped Fiscal Sumário 1. Introdução:... 2 2. Importação das notas para os Livros Fiscais:... 2 3. Apuração do ICMS... 4 4. Geração do Arquivo Sped...

Leia mais

Emissão de NFe para Crédito de Ativos SOL M12 - Versão 1.0

Emissão de NFe para Crédito de Ativos SOL M12 - Versão 1.0 Roteiro de como emitir NFe para apropriação de crédito de Ativos Imobilizados 1. Caso ainda não exista, cadastre um novo NCM na tabela de Classificação IPI, o qual será utilizado para emissão desta NF:

Leia mais

Olá! Abaixo destacamos todos os ajustes e melhorias efetuados:

Olá! Abaixo destacamos todos os ajustes e melhorias efetuados: 1 de 5 Olá! Estamos disponibilizando hoje uma nova atualização do ERP Solution e queremos mantê-lo informado sobre as mais recentes modificações do sistema. Para que essa atualização tenha efeito na sua

Leia mais

1 PARÂMETROS EMPRESA. Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de Goiás.

1 PARÂMETROS EMPRESA. Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de Goiás. Título: GO - Como efetuar o cálculo do crédito da IN 1.208/15 GSF, referente aos períodos de 03/2016 a 12/2017, para empresas beneficiárias do Programa Fomentar/ Produzir/ Microproduzir? Esta solução é

Leia mais