PARA A PESQUISA CIENTÍFICA. Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFF Niterói - 25 A 29/06/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARA A PESQUISA CIENTÍFICA. Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFF Niterói - 25 A 29/06/2012"

Transcrição

1 I ENCONTRO DE INFORMAÇÃO PARA A PESQUISA CIENTÍFICA Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFF Niterói - 25 A 29/06/2012 /

2 Como normalizar um artigo científico de acordo com padrões acadêmicos Fabiana M. A. G. Pinto Bibliotecária, i UFF

3 Definição e Finalidade É o meio pelo qual, pesquisadores e estudiosos apresentam à comunidade científica o resultado e tendências dos estudos por eles desenvolvidos, tornando público experimentos e metodologias utilizadas no decorrer de suas pesquisas, de maneira clara e concisa.

4 Tipologia ARTIGO ORIGINAL: é o que não foi conhecido e não existiu antes publicado... é inédito, é novo, aquele texto colocado pela primeira vez em um formato, um canal de comunicação. (BARRETO, A. A., 2012) Fonte: amigosdaesclerosemultipla.blogspot.com

5 ARTIGO DE REVISÃO: em geral, escrito por autores a convite dos editores, devido a sua reconhecida competência em determinada área do conhecimento. Um artigo de revisão tem a sua especificidade e requer grande conhecimento do tema. (CABRAL FILHO, J.E., 2006) Fonte:

6 RELATO DE EXPERIÊNCIA: deve apresentar uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal de onde se realizou a experiência, além de contextualizar o interesse e a relevância que têm as conclusões e os resultados para a prática profissional. (PePSIC Periódicos Eletrônicos de Psicologia i ) Fonte: tbn0.google.com/images?q=tbn:and9gct13je5ptasnczzug- ImKnZ0CGE8mYVQ1bvcS_WdNj-cS8KLRiF

7 ENSAIO CLÍNICO: relata uma pesquisa científica que pretende responder uma pergunta sobre determinada intervenção que pode ser com um medicamento, um produto para a saúde, uma vacina, enfim, uma intervenção que deve ser controlada a fim de avaliarmos a segurança e a eficácia desta intervenção. (SBPPC, 2012) Fonte: IUfVBR4ftQ3AMMu2Guq1TKifyfhPmHFt4gtMYlXifB

8 ENTREVISTAS: Texto estruturado em forma de perguntas e respostas, onde o entrevistado deve ser alguém que estude e desenvolva pesquisa na área de escopo do periódico científico. Fonte: /entrevista.jpg

9 RESENHAS: Texto que apresenta uma apreciação crítica de livros recém editados na área de escopo do periódico científico. Fonte:

10 PAPERS Outros...

11 A construção do Texto

12 Introdução Deve mostrar de forma clara e objetiva a problemática abordada no texto. Deve responder a seguinte pergunta O QUÊ?

13 Laville e Dione, 1999 dizem: é importante colocar o problema que originou a pesquisa desde as primeiras palavras do artigo, de forma a atrair imediatamente a atenção do leitor/pesquisador.

14 Desenvolvimento Esta etapa da construção de um artigo coompreende a descrição pormenorizada de todo o estudo e experimento realizado em torno da problemática apontada na introdução. O Desenvolvimento deve responder as seguintes perguntas ONDE? COMO? PORQUE?

15 Conclusão Esta etapa do texto retoma o início da pesquisa, relembrando sumariamente o problema inicial do estudo, sua aplicação, resultados e possíveis apontamentos para novos estudos. A pergunta que se deve responder para construção da conclusão é: QUAL RESULTADO OBTIDO?

16 Resumo Dever ser elaborado ao final do trabalho, para permitir uma visão total de todo o processo relatado no texto. Deve ser conciso, objetivo e claro.

17 Palavras Chave ou Descritores A escolha/determinação das palavras chave ou descritores tem que ser definida desde o início i da pesquisa. É importante consultar ferramentas de controle terminológico específico de cada área do conhecimento para promover definições adequadas e pertinentes a área de escopo da pesquisa e do periódico ao qual o artigo será submetido.

18 Referências Li t té t d t i l lt d Lista que contém todo material consultado no decorrer do estudo, formando um arcabouço teórico utilizado para respaldar o assunto tratado no texto.

19 Normalização

20 Instruções aos Autores Aragão instruções aos autores de periódicos presentes na base Scielo de diversas áreas do conhecimento; Identificou a existências de 2 estruturas base utilizadas para a estruturação de artigos científicos presentes em periódicos científicos brasileiros.

21 IMRD Introdução Métodos Resultados Discussão (194) IDC - Introdução- Desenvolvimento-Conclusão (3)

22 No modelo dl IMRD, foram observadas as seguintes variações e combinações: GRUPO DIFERENÇAS TERMINOLÓGICAS VARIANTES Introdução Material e Método Resultados Discussão Introdução Paciente e Método Resultados Discussão Introdução Casuística í ti e Método Resultados Discussão d Introdução e Objetivo Método Resultados Discussão Fonte: Aragão, Rodrigo Moura Lima de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Linguagem, usos e ensino, n. 43, p ,

23 No modelo dl IMRD, foram observadas as seguintes variações e combinações: GRUPO DIFERENÇAS SECIONAIS VARIANTES Introdução Médotos Resultados Discussão Conclusões Introdução Médotos Resultados Discussão e Considerações Finais Introdução Objetivos Revisão de Literatura Médotos Resultados Discussão Conclusões Fonte: Aragão, Rodrigo Moura Lima de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Linguagem, usos e ensino, n. 43, p , 163,

24 Como normalizar de acordo com as instruções aos autores? Ler atentamente e mais de uma vez as normas de publicação da revista; Se for submeter o mesmo texto para mais de uma revista, crie um novo arquivo com as especificidades normativas de cada revista; Verificar se o assunto tratado no texto é Verificar se o assunto tratado no texto é adequado ao escopo da revista;

25 Observar b regras de exclusividade d de submissão; Observar a política de cada seção - adequação na submissão; Observar se existe ou não política de acesso livre; Observar informações que envolvam pesquisas com seres humanos; Procurar o bibliotecário da revista ou outro que tenha condições de auxiliá-lo lo neste processo.

26 NBR 6022/2003 Informação e documentação Artigo em publicação periódica científica impressa Apresentação

27 Tipologia Original (relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.); De revisão

28 Estrutura Elementos pré textuais Título, e subtítulo (se houver); Nome(s) do(s) autor(es); Resumo na língua do texto; Palavras chave na língua do texto.

29 Estrutura Elementos textuais Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.

30 Estrutura Elementos pós textuais t Título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; Resumo em língua estrangeira; Palavras chave em língua estrangeira; Referências; Glossário; Apêndice(s); Anexo(s)

31 Regras gerais de apresentação Ordem dos elementos: 1 Título e subtítulo O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto.

32 2 Autor(es) Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postal e eletrônico, devem aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura ou, opcionalmente, no final dos elementos pós textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico.

33 3 Resumo na língua do texto El b i ó i i íd d Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.

34 4 Palavras chave na língua do texto Elemento obrigatório, i as palavras chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Exemplo: Palavras chave: Referências. Documentação.

35 5 Introdução Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

36 6 Desenvolvimento Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem do tema e do método.

37 7 Conclusão Parte final do artigo, onde se apresentam as conclusões, c ou não, correspondentes aos objetivos e hipóteses propostos na introdução.

38 8 Título, e subtítulo em língua estrangeira O título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira, diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:), precedem o resumo em língua estrangeira.

39 9 Resumo em língua estrangeira Elemento obrigatório, versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo).

40 10 Palavras chave em língua estrangeira Elemento obrigatório, versão das palavraschave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots clés, por exemplo).

41 11 Referências Elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023/ Glossário El i l j ã i d Elemento opcional, cujos termos são organizados em ordem alfabética.

42 13 Apêndice(s) Elemento opcional. O(s) apêndice(s) são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos apêndices, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Exemplo: APÊNDICE A Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias

43 14 Anexo(s) Elemento opcional. O(s) anexo(s) são identificados ifi d por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente utilizam se letras maiúsculas dobradas, na identificação dos anexos, quando esgotadas as 23 letras do alfabeto. Exemplo: ANEXO A Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração Grupo de controle I (Temperatura )

44 Outras Informações Nota(s) explicativa(s) A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

45 Indicativo de seção O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere. Numeração progressiva A numeração progressiva deve ser apresentada conforme a NBR Citações As citações devem ser apresentadas conforme a NBR

46 Siglas Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

47 Equações e fórmulas Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas do parágrafo são centralizadas e, se necessário, deve se numerá las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão. Exemplo: 2 2 2(1)

48 Ilustrações Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho

49 Exemplo Figura 1 Marcha global da cúpula dos povos no centro do Rio de g g p p Janeiro Fonte: desenvolvimento_sustentavel-economia_verde-cupula_dos_povos- Pnuma-positivo-Brasil-polemico-movimentos_0_ html

50 Tabelas As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, ti ti t conforme IBGE (1993).

51 O Caminho percorrido pelo artigo até a sua publicação

52 Referências ARAGÃO, Rodrigo Moura Lima de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Linguagem, usos e ensino, n. 43, p , Disponível em: < Acesso em: 15 jun BALBI, João Carlos Sinott. Artigo Cinetífico. Disponível em: artigo cientifico. Acesso em 20 jun BARRETO, A. A. Sobre a originalidade do texto e a função do autor, Disponível em: < a originalidade do texto e a p / / / / funcao do autor/>. Acesso em: 20 jun CABRAL FILHO, J.E.. Os problemas dos artigos de revisão. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2006, vol.6, n.1, pp Disponível em: < >. Acesso em: 20 jun FIGUEIREDO, António Dias de. Escrever um artigo científico: das partes para o todo. Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, < Acesso em: 15 jun

53 LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Ed. UFMG, SUGESTÕES para a estruturação dos relatos de experiência profissional. Disponível em: < Acesso em: 20 jun SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROFISSIONAIS EM PESQUISA CLÍNICA. O que é um ensaio clínico? Disponível em: < temid=36>. Acesso em: 20 jun SOUZA Juliana Alles de Camargo de O artigo acadêmico científico: como elaborar? SOUZA, Juliana Alles de Camargo de. O artigo acadêmico científico: como elaborar? Disponível em: <saga.faccat.br/p907/c_arquivo.php?chave=57&baixar=true>. Acesso em: 15 jun

54 FIM

Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica. Módulo V (NBR 6022:2003) Maria Bernardete Martins Alves

Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica. Módulo V (NBR 6022:2003) Maria Bernardete Martins Alves Procedimentos para apresentação de artigo em publicação periódica científica Módulo V (NBR 6022:2003) Maria Bernardete Martins Alves Normas técnicas Norma técnica é um documento estabelecido por consenso

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT: INFORMAÇÕES BÁSICAS FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT: INFORMAÇÕES BÁSICAS FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT: INFORMAÇÕES BÁSICAS FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA PRESIDENTE Eva Dias de Freitas DIRETORA ACADÊMICA

Leia mais

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis para consulta e aplicação deste documento ABNT NBR 6022 - Artigo em publicação

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE FORTALEZA 2011 1 FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO 2 ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE Apresentação 4 Introdução

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Junho de 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2

Leia mais

MANUAL PARA ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA IMPRESSA

MANUAL PARA ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA IMPRESSA MANUAL PARA ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA IMPRESSA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 6022:2003 Informação e documentação Artigo em publicação periódica científica impressa Apresentação Jaguariúna

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Table of Contents. Sobre a Revista Atualiza Saúde. Normas para Publicação. Estrutura do Artigo. Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais

Table of Contents. Sobre a Revista Atualiza Saúde. Normas para Publicação. Estrutura do Artigo. Elementos Pré-textuais. Elementos Textuais Table of Contents Sobre a Revista Atualiza Saúde Normas para Publicação Estrutura do Artigo Elementos Pré-textuais Elementos Textuais Elementos Pós-textuais Regras Gerais de Apresentação Materiais de Apoio

Leia mais

Orientação em Normalização Documentária. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Orientação em Normalização Documentária. Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Orientação em Normalização Documentária Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Maria Luzinete Euclides - Bibliotecária Marília - 2006 Apresentação de Trabalhos Acadêmicos NBR 14724/2005 Estabelece os princípios

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Faculdade de Tecnologia Dep. Júlio Julinho Marcondes de Moura BIBLIOTECA DA FATEC GARÇA NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO GARÇA 2015 Sumário 1 ARTIGO CIENTÍFICO...

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ENQUANTO TRABALHO ACADÊMICO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CÂMPUS SANTO AUGUSTO

NORMAS PARA APRESENTAÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ENQUANTO TRABALHO ACADÊMICO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CÂMPUS SANTO AUGUSTO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. FARROUPILHA CÂMPUS SANTO AUGUSTO NORMAS PARA APRESENTAÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS + A S S O C I A Ç Ã O B R A S I L E I R A D E I N C E N T I V O A C I Ê N C I A Rio Grande do Sul Brasil 2013 PREFÁCIO A Associação Brasileira de Incentivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO

COMO ELABORAR UM ARTIGO COMO ELABORAR UM ARTIGO Jaqueline C. Bueno 1 Resumo Nosso objetivo é detalhar os passos na elaboração de um artigo acadêmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Leia mais

NBR 14724:2002 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NBR 14724:2002 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NBR 14724:2002 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1 OBJETIVO Esta Norma estabelece os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO (NBR: 14724)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO (NBR: 14724) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ALUNO - 2003 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO (NBR: 14724) 1 Objetivo Este manual está baseado na norma NBR14724:2002 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES Porto Alegre 2012 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ESTRUTURA... 5 3.1 Elementos Pré-Textuais... 6 3.2 Elementos Textuais... 13 3.3 Elementos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FONTE TIMES 14, NEGRITO CAIXA ALTA sem espaço espaço 1,5 MBA GESTÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO espaço 1,5 CEPE 2017 5 espaços 1,5

Leia mais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO TIPO ARTIGO CIENTÍFICO

COORDENAÇÃO ACADÊMICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO TIPO ARTIGO CIENTÍFICO COORDENAÇÃO ACADÊMICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO TIPO ARTIGO CIENTÍFICO SÃO LUÍS 2013 COORDENAÇÃO ACADÊMICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO

Leia mais

Informação e documentação -Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação

Informação e documentação -Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 6022 Segunda edição 16.05.2018 Informação e documentação -Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação lnformation and documentation - Article in a technical

Leia mais

Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Redação Científica. Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Redação Científica Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação Terceira

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA. Trabalhos Acadêmicos. Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE RIO CLARO BIBLIOTECA Trabalhos Acadêmicos Segundo a ABNT/NBR 14724:2005 Rio Claro- SP 2010 A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende:

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROJETO DE PESQUISA E ARTIGO CIENTÍFICO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESBAM APRESENTAÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA

INTRODUÇÃO E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA NORMAS TÉCNICAS DO TRABALHO ACADÊMICO INTRODUÇÃO E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com O QUE É NORMALIZAÇÃO Atividade que estabelece, em relação a problemas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA (NBR 6022:2018)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA (NBR 6022:2018) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA (NBR 6022:2018) Julho de 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação.

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

Sugestão de encaminhamento para elaboração de monografia. Referência: ABNT - NBR 14724:2005

Sugestão de encaminhamento para elaboração de monografia. Referência: ABNT - NBR 14724:2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Sugestão de encaminhamento para elaboração de monografia Referência: ABNT - NBR 14724:2005 Trabalhos acadêmicos: dissertações,

Leia mais

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina (EST APS) Curso de Tecnologia em Processamento de Dados Professora Responsável em 2011 : Vânia Franciscon Vieira 1 ÍNDICE

Leia mais

REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação

REGRAS GERAIS APRESENTAÇÃO Formato Margem Espacejamento Notas rodapé Indicativos seção ABNT NBR 6024 Paginação ANEXO 01 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO Formato O texto deverá ser apresentado em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitado no anverso das folhas, com exceção da folha de rosto cujo verso deverá

Leia mais

Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos Apresentação

Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos Apresentação ANTONIO FLAUDIANO BEM LEITE Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos Apresentação Aula 1 Elementos Pré-textuais Norma Técnica: ABNT NBR 14 724 de 30 de dezembro de 2005. 1 Trabalhos Acadêmicos Trabalho

Leia mais

Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação AGO 2002 NBR 14724 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Este documento tem a finalidade de auxiliar os alunos na formatação das Teses e Dissertações do Programa

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

Normas para elaboração do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia do Câmpus Experimental de Registro

Normas para elaboração do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia do Câmpus Experimental de Registro Normas para elaboração do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia do Câmpus Experimental de Registro Comissão do Trabalho de Graduação CTG Dezembro/2014 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 04 2 ESTRUTURA... 05

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental Para inscrever o resumo do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas abaixo e enviar o arquivo juntamente

Leia mais

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO

FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO Curso de DIREITO Edital nº. 01 2018/02 O Trabalho de Conclusão é conteúdo curricular obrigatório do Curso de Direito e consiste em uma pesquisa individual orientada

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Orientação em normalização documentária APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação bibl-refere@marilia.unesp.br Supervisão: Elizabete C. S.

Leia mais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais A Revista Acadêmica de Relações Internacionais (RARI) tem a honra de apresentar à comunidade acadêmica

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

PORTARIA Nº 055/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015.

PORTARIA Nº 055/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. PORTARIA Nº 055/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. Dispõe sobre as NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO INDIVIDUAL DE CONCLUSÃO DE CURSO dos Programas de Especialização Lato sensu do UNESP. O Coordenador

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 15287:2011 Informação e documentação Projeto de pesquisa Apresentação Jaguariúna SUMÁRIO 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3.

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

ARTIGOS EM PUBLICAÇÃO PEÍÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA

ARTIGOS EM PUBLICAÇÃO PEÍÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA ARTIGOS EM PUBLICAÇÃO PEÍÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA Artigo técnico e/ou científico é a parte de uma publicação periódica com autoria declarada. A ABNT NBR 6022 estabelece um sistema para a apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL BIBLIOTECA CENTRAL Treinamento Sobre Uso da NBR 14724 da ABNT : apresentação de trabalhos acadêmicos Maria Amazilia Penna de Moraes Ferlini Bibliotecária-Documentalista

Leia mais

Apresentar em 3 (três) vias sendo 2 (duas) SEM IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR e DO(S) PESQUISADOR(ES), contendo:

Apresentar em 3 (três) vias sendo 2 (duas) SEM IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR e DO(S) PESQUISADOR(ES), contendo: Normas para envio do projeto de pesquisa para CEUA-FATEC Marília: Documentos Necessários: 1-Folha de rosto -3 cópias 2-Oficio- 3 cópias 3- Projeto 3 cópias 4- Formulário Unificado 2 cópias Local de entrega:

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária

Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Josiane Costa - Bibliotecária Normalização de Trabalhos Acadêmicos Josiane Costa - Bibliotecária Porto Alegre, 2017 O que é ABNT? A Associação Brasileira de Normas técnicas é uma entidade criada na década de 40 com a missão de oferecer

Leia mais

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ARACAJU 2008 Modelo de artigo científico, elaborado conforme as normas da ABNT (NBR 6022, 2003). Por se tratar de trabalho

Leia mais

Normas para elaboração do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia do Campus Experimental de Registro

Normas para elaboração do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia do Campus Experimental de Registro Normas para elaboração do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia do Campus Experimental de Registro Comissão do Trabalho de Graduação do Curso de Agronomia CTGCA Setembro/2010 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES...

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA DEFESA DE DISSERTAÇÃO Salvador - BA Setembro

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 Dispõe sobre normas complementares ao referencial metodológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. A do Centro Universitário de Brusque Unifebe, no uso

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FACULDADE RIBEIRÃO PRETO GRUPO UNIESP MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ASSOCIAÇÃO FACULDADE RIBEIRÃO PRETO GRUPO UNIESP MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ASSOCIAÇÃO FACULDADE RIBEIRÃO PRETO GRUPO UNIESP MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO RIBEIRÃO PRETO 2014 LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Modelo de Capa... 9 Figura

Leia mais

TÍTULO EM TIMES NEW ROMAN TAMANHO 14 ESPAÇO ENTRE LINHAS 1,5

TÍTULO EM TIMES NEW ROMAN TAMANHO 14 ESPAÇO ENTRE LINHAS 1,5 TÍTULO EM TIMES NEW ROMAN TAMANHO 14 ESPAÇO ENTRE LINHAS 1,5 Autor 1 * Autor 2 ** Resumo O objetivo deste Template é apresentar o modelo de formatação de artigos para submissão na Revista IJKEM. O resumo

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Normas para apresentação do Trabalho Final de Curso Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Mogi das Cruzes, SP 2017 ELABORAÇÃO: DECLÉIA MARIA FAGANELLO (COORDENAÇÃO) MAÍSA MARTINS DE CARVALHO FABIANE TAVARES DA SILVA FICHA CATALOGRÁFICA

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 0 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Olímpia 2017 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 CONCEITUAÇÃO... 2 3 ESTRUTURA

Leia mais

Orientações editoriais para publicação de artigos em formato eletrônico

Orientações editoriais para publicação de artigos em formato eletrônico Orientações editoriais para publicação de artigos em formato eletrônico Os artigos submetidos ao periódico Unoesc & Ciência devem obedecer aos critérios a seguir. Artigos 1 Os artigos devem ser elaborados

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS UTF Editora EPARAÇÃO DE ORIGINAIS Para a submissão, o original deve estar pronto e completo. Não serão admitidos acréscimos ou supressões ao texto. Todos os originais devem ser acompanhados do Formulário

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Exemplo. José Ricardo Gusmão da Silva 1 Leila Maria Fernandes 2

ESTRUTURAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Exemplo. José Ricardo Gusmão da Silva 1 Leila Maria Fernandes 2 ESTRUTURAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Exemplo José Ricardo Gusmão da Silva 1 Leila Maria Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico e também,

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724:2011, disponível no Portal BU/UFSC (http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/),

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel branco ou reciclado no formato A4. O texto pode ser digitado no anverso e verso das folhas,

Leia mais

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS ITUIUTABA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM ----------------------------

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos ABNT-NBR 14724:2002. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Trabalhos Acadêmicos ABNT-NBR 14724:2002. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Trabalhos Acadêmicos ABNT-NBR 14724:2002 Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Normalização Documentária Referências. Citações em documentos. Trabalhos Acadêmicos. Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES)

Primeira Escrita DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) 170 DIRETRIZES PARA AUTOR(ES) Serão aceitos artigo, resenhas, poemas e contos que apresentem contribuição inédita, acrescentem saberes à área, não violem os direitos autorais e humanos e estejam em conformidade

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências. Orientações gerais para a apresentação de dissertações UnB, outubro de 2010

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências. Orientações gerais para a apresentação de dissertações UnB, outubro de 2010 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUTO DE FÍSICA INSTITUTO DE QUÍMICA FACULDADE UNB PLANALTINA Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Orientações gerais para a apresentação

Leia mais

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA.

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA. AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA. NORMAS PARA FORMATAÇÃO Em todo trabalho utilizar fonte Times New Roman. Para títulos fonte

Leia mais

Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular

Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular Aprovada em Reunião de Diretoria do dia 10 de abril de 2002 Instituto Hahnemanniano do Brasil Secretaria Normas de apresentação de Trabalho Científico Para Admissão de Membro Titular Autores: Elisa Maria

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Elementos que Antecedem o Texto

Elementos que Antecedem o Texto Elementos que Antecedem o Texto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Os elementos pré-textuais são os elementos que antecedem o trabalho científico. São constituídos pela

Leia mais

TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO

TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO 1 TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER EM INGLÊS: EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO

Leia mais

ANEXO IV NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (TCC)

ANEXO IV NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (TCC) Campus de Bauru ANEXO IV NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (TCC) 1. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO TCC 1.1. O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado no

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE Canoas, 2015 APRESENTAÇÃO A dissertação ou tese representa o trabalho final para a conclusão do curso de mestrado ou do doutorado. Ela encerra o planejamento,

Leia mais

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação

Leia mais

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)

MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) Mamanguape-PB 2017.1 MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DAS FACULDADES PONTA GROSSA ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DAS FACULDADES PONTA GROSSA ARTIGO CIENTÍFICO 0 MANUAL DE NORMATIZAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DAS FACULDADES PONTA GROSSA ARTIGO CIENTÍFICO 2017 2 1 APRESENTAÇÃO A padronização das atividades de pesquisa em uma Instituição de Ensino é de

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais