SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2014"

Transcrição

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2014 Dispõe orientações sobre a realização da Avaliação Anual Interna da Secretaria Municipal de Educação instituída pela Lei Municipal nº 346/2008. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MATA DE SÃO JOÃO, BAHIA, no uso de suas atribuições legais e, Considerando o quanto preconiza a Lei LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDB 9394/96, Título IV, Art. 8º, 2º e Art.11, inciso III sobre Avaliação Interna, regulamentada pela Lei Municipal nº 168/2002, Art.3 - incisos III, V, VI / Art. 4 - inciso VII / Art.12, inciso V e 2º e Art. 16 inciso VI e pela Lei Municipal nº 346/2008, Art.10; Considerando que a avaliação institucional se afirma no contexto educacional como um processo contínuo e norteador do desenvolvimento da aprendizagem do aluno e do desenvolvimento e valorização da carreira docente Considerando, ainda, a necessidade de se promover ampla divulgação junto à comunidade educacional das orientações aqui estabelecidas, RESOLVE: Art. 1º - A PROVA DO ALUNO será realizada durante o período de 01 à 05/12/2014, conforme cronograma que segue e ocorrerão nas suas respectivas salas de aula. FUNDAMENTAL I E EJA I TEMPO INTEGRAL FUNDAMENTAL I DIA: 01/12/14 Língua Portuguesa DIA: 01/12/14 Língua Portuguesa DIA: 02/12/14 Matemática DIA: 02/12/14 - Matemática DIA: 03/12/14 História/Artes DIA: 03/12/14 História/Artes DIA: 04/12/14 Geografia/Inglês DIA: 04/12/14 Geografia/Inglês Prefeitura Municipal de Mata de São João Rua Luiz Antônio Garcez, nº140, Centro Centro Administrativo Mata de São João/BA. Tel.: (71) / Fax: (71)

2 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIA: 0512/14 Ciências/Ed. Física DIA: 05/12/14 Ciências/Ed.Física FUNDAMENTAL II E EJA II TEMPO INTEGRAL FUNDAMENTAL II DIA: 01/12/14 Língua Portuguesa e Redação DIA: 01/12/14 Língua Portuguesa DIA: 02/12/14 Matemática e Religião DIA: 02/12/14 Matemática DIA: 03/12/14 História e Artes DIA: 03/12/14 História e Artes DIA: 04/12/14 Geografia e Inglês DIA: 04/12/14 Geografia e Inglês DIA: 05/12/14 Ciências e Educação Física DIA: 05/12/14 Ciências e Ed. Física 1º - Os alunos da Educação Infantil ao 2º ano não participarão do processo. 2º - As avaliações terão o seguinte perfil: prova de múltipla escolha, objetiva, contemplando questões cujos conteúdos foram aplicados durante o ano letivo, compatível com as Diretrizes Curriculares das respectivas séries. Art. 2º - A PROVA DO PROFESSOR, digo, professores em efetiva docência, ou seja, os que estão lotados em sala de aula, será realizada no dia 21/11/14, das 08:30h às 12:30h, no Colégio Municipal Monsenhor Barbosa para os professores da sede e zona rural e na Escola João Pereira Vasconcelos para os professores do litoral. Os portões serão abertos às 08:00h e fechados, impreterivelmente, às 08:30h. 1º - As avaliações dos professores terão o seguinte perfil: prova de múltipla escolha, objetiva, contemplando questões cujos conteúdos pertencem ao universo de formação docente. 2º - A prova a ser aplicada aos Professores da Educação Infantil terá a seguinte divisão: 10 questões de Língua Portuguesa; 10 questões específicas de Educação Infantil; 10 questões de conhecimento geral (didática e pedagogia); 05 questões do conteúdo da Formação Continuada e 05 questões da Formação Tecnológica. Prefeitura Municipal de Mata de São João Rua Luiz Antônio Garcez, nº140, Centro Centro Administrativo Mata de São João/BA. Tel.: (71) / Fax: (71)

3 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 3º - A prova a ser aplicada aos Professores do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e EJA I terá a seguinte divisão: 10 questões de Língua Portuguesa; 10 questões de Matemática; 10 questões de conhecimento geral (didática e pedagogia); 05 questões da Formação Pedagógica e 05 questões da Formação Tecnológica. 4º - A Prova a ser aplicada aos Professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) terá a seguinte divisão: 10 questões de Língua Portuguesa 10 questões de Matemática 10 questões de Conhecimento Geral (Didática e Pedagogia) 10 questões da Formação do AEE 5º - A prova a ser aplicada aos professores do Ensino Fundamental I PNAIC (1º ao 3º ano) terá a seguinte divisão: 10 questões de Língua Portuguesa 10 questões de Matemática 10 questões de Conhecimento Geral (Didática e Pedagogia) 10 questões da Formação do PNAIC. 6º - A prova a ser aplicada aos Professores do Ensino Fundamental II e EJA II terá a seguinte divisão: 25 questões de conhecimento específico das disciplinas que atuam; 10 questões de conhecimento geral (didática e pedagogia); 05 questões da Formação Pedagógica; Essas questões serão extraídas de provas de concursos para professor do período de 2003 até os dias atuais, elaboradas e validadas tecnicamente por entidade de reconhecida capacidade. Art. 3º - Os professores com escala de aula para o dia 21/11/14 dia escolhido para a realização da avaliação dos professores, deverão comparecer ao local da prova cumprindo, dessa forma, seu compromisso com sua carga horária de trabalho. Aos professores que não têm no seu Prefeitura Municipal de Mata de São João Rua Luiz Antônio Garcez, nº140, Centro Centro Administrativo Mata de São João/BA. Tel.: (71) / Fax: (71)

4 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO plano de trabalho aula agendada para dia da avaliação, reforçamos o convite para que participem desse processo, considerando a relevância desses resultados, os quais são indicadores importantíssimos para o planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, a exemplo dos investimentos em formação continuada. Art. 4º - A matriz dos conteúdos para cada ano/série especifica consta do ANEXO I. Art. 5º - Dúvidas e questionamentos devem ser dirigidos à Secretaria de Municipal de Educação, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do gabarito publicado em site oficial a qual envidará seus melhores esforços para dirimir e esclarecer o quanto apontado pelos professores e interessados. GABINETE DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MATA DE SÃO JOÃO, BAHIA, em 20 de outubro de Naira Fidalgo Teixeira SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO Prefeitura Municipal de Mata de São João Rua Luiz Antônio Garcez, nº140, Centro Centro Administrativo Mata de São João/BA. Tel.: (71) / Fax: (71)

5 ANEXO I NORMATIVA 004/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA Língua portuguesa Conhecimento geral (didática e pedagogia) Formação continuada pedagógica Formação continuada tecnológica EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEUDOS Compreensão de textos contemporâneos; Localização de informações explícitas e implícitas no texto; Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto; Emprego de preposições e conjunções; Variações linguísticas e adequação no uso da língua às situações de comunicação; Ortografia; Acentuação gráfica; gêneros textuais. A importância das fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget; As contribuições da psicologia para a aprendizagem infantil;concepções de desenvolvimento: Tendências Pedagógicas; O papel da linguagem na aprendizagem: relação entre linguagem e pensamento (Vygotsky);Trabalhando na Zona de Desenvolvimento Proximal: Interações na Sala de Aula; O currículo sociointeracionista na Educação Infantil; A educação matemática e o desenvolvimento da criança; Como avaliar na Educação Infantil? A aplicabilidade dos RCNs. Registros pedagógicos: diários e pareceres; Desenvolvimento infantil e vínculo; Rotinas da escola infantil: o que se quer alcançar; Cuidados essenciais com a criança pequena. Construção de aulas lúdico-interativas para primeira infância; Mídias comunicacionais para educação infantil 1

6 DISCIPLINA Língua portuguesa Matemática Conhecimento geral (didática e pedagogia); EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I / EJA I/PNAIC/AEE CONTEUDOS Compreensão de textos contemporâneos; Localização de informações explícitas e implícitas no texto; Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto; Emprego de preposições e conjunções; Variações linguísticas e adequação no uso da língua às situações de comunicação; Ortografia; Acentuação gráfica; gêneros textuais; Pronome; Conjunção; Significação das palavras. Operações com números reais; Resolução de problemas envolvendo as operações de adição,subtração, multiplicação, divisão e potenciação; Proporcionalidade; Porcentagem; Cálculo Algébrico; Função de 1º grau; Medidas de tempo; Juros simples. Estudos sobre a teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento mental para a pesquisa e a prática pedagógica; As contribuições das principais Tendências Pedagógicas na Prática Escolar;Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem; Mediação e desenvolvimento cognitivo; A construção do conhecimento lógico matemático, explorando as situações do cotidiano; Aspectos a serem considerados na compreensão da natureza dos números; Aprender e ensinar Matemática e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental com base nos PCNs; O papel da avaliação na aprendizagem escolar. AEE Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial MEC/SEESP, Disponível em: Orientações para a Institucionalização na Escola, da Oferta do Atendimento Educacional Especializado AEE em Salas de Recursos Multifuncionais. Secretaria de Educação Especial MEC/SEESP, 2010; Resolução N 4, de 2 de outubro de Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial Conselho Nacional de Educação. Como deve ocorre o atendimento de pessoas: cegas, surdocego, acometido por TGD Transtorno Global do Desenvolvimento, DI deficiente intelectual, Altas Habilidades / superdotação e com baixa visão. Como avaliar as crianças atendidas pelo AEE Atendimento Educacional Especializado. Formação Continuada Pedagógica (Fund1- EJA1) Formação Continuada tecnológica (Fund1- EJA1) PNAIC Diversificação das abordagens para o ensino da língua portuguesa; Consolidação das relações e estratégias para o ensino do raciocínio lógico-matemático. Construção de material didático para séries iniciais; Mídias comunicacionais para séries iniciais (áreas do conhecimento). Organização do Trabalho Pedagógico para a alfabetização matemática; Educação Inclusiva; agrupamentos e trocas; agrupamento na organização da contagem e na origem do sistema de numeração. 2

7 DISCIPLINA Língua portuguesa Matemática História Geografia Ciências Inglês Artes Ensino Religioso Educação física EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II / EJA II CONTEÚDOS Morfologia As classes de palavras; Fonologia Acentuação gráfica (novo acordo); Sintaxe Termos essenciais da oração; Semântica Denotação e Conotação; Literatura Brasileira O Simbolismo; Compreensão e Interpretação de texto; Localização de informações explícitas e implícitas no texto; Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto; Emprego de preposições e conjunções Números reais; Números complexos; Sistemas lineares; Matrizes e Determinantes; Polinômios; Equações e Inequações Exponenciais, Logarítmicas e Modulares; Medidas de área; Medidas de Volume; Trigonometria; Função Exponencial; Progressão Aritmética; Mesopotâmia; Persas; Grécia; A sociedade Medieval/Feudalismo; Expansão Européia e conquista da América; Reformas Religiosas; Mercantilismo e Sistema Colonial; Colonização do Brasil; escravização dos índios e dos negros; Açúcar, escravo e mercado interno; Revolução Industrial; Revolução Francesa; Brasil: da Regência ao Segundo Reinado; Guerra do Paraguai; Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa; A Era Vargas; Democracia e Ditadura no Brasil. Paisagem, espaço e lugar; Orientação e Localização no espaço geográfico; A Terra: origem, formas e estruturas; Clima e Vegetação; Hidrografia e Relevo; Lagos e Rios; O Território Brasileiro; Formação do território brasileiro; Os movimentos migratórios no Brasil; Brasil: Urbano e Rural: campo e cidade; Urbanização e Industrialização no Brasil; Rede Urbana: Problemas sociais e ambientais; O Uso das terras no meio rural brasileiro; Região Sudeste: aspectos físicos, econômicos e sociais; Região Sul: Aspectos físicos, econômicos e sociais; A economia mundial atual: as transnacionais e financiadores da economia mundial; Blocos econômicos; América; Relevo, clima; Vejetação e hidrografia; O Brasil na América do Sul; Tigres Asiáticos.Importância do Brasil na América do Sul; Europa: Aspectos físicos, econômicos e sociais. Solo: Estrutura do solo, Classificação,Cuidados do solo; A água na Terra: poluição e consequencia; Atmosfera; Ecologia; Ecossistema; Os cinco Reinos: Monera, Protista, Fungo, Plantas e Animal; Célula; Histologia; Os Genes (genética); Introdução a Química: matéria e átomo; Introdução a Física : movimento e força e Leis de Newton. Interpretação de texto; Uso dos advérbios, adjetivos, verbos e substantivos; Formação de palavras, Sufixos e prefixos; Any some; Between-among. Renascimento; Barroco; Arte e Cultura Popular: teatro, artesanato-cerâmica, trançado, madeira, xilogravura, lendas e cordel; História da Arte: romantismo, realismo,impressionismo,expressionismo, fauvismo e modernismo brasileiro; Cores; Escultura; Fotografia; Cinema;Grafite;Textura; Arte Indígena:pintura corporal,cerâmica: marajoara e Santarém. Ciências da religião; Ensino Religiosos; Religiões de matriz africanas; Livros bíblicos; Teoria do conhecimento; Diferenças religiosas. Conceito de educação física; Modalidades da ginástica olímpica. Jogos; Danças; Lutas; Qualidade de vida; Composição corporal; Importância da alimentação para a saúde. 3

8 Conhecimento geral (didática e pedagogia); Formação Continuada Estudos sobre a teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento mental para a pesquisa e a prática pedagógica; As contribuições das principais Tendências Pedagógicas na Prática Escolar;Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem; Mediação e desenvolvimento cognitivo; O papel da avaliação na aprendizagem escolar. Inclusão do aluno especial no processo de ensino aprendizagem; cuidados com a saúde docente. 4

9 CONTEÚDOS PROVA DO ALUNO 6º ANO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II (SÉRIES FINAIS) LÍNGUA PORTUGUESA Fonética (encontro vocálicos e Substantivo ( classificação e flexões) Numeral consonantais) Gênero Textual: Poema MATEMÁTICA Números Naturais MDC Expressões Numéricas HISTÓRIA A Pré- História Mesopotâmia Grécia GEOGRAFIA Orientação do espaço Geográfico A Terra: origem,formas e estruturas Hidrografia e Relevo CIÊNCIAS Solo (doenças adquiridas) Água (Estados Físicos) Atmosfera INGLÊS Família Árvore Genealógica Objetos Escolares Números ENSINO RELIGIOSO Alteridade: Eu e os outros A ideia do transcendente nas tradições religiosas : Ocidentais Religiões de Matrizes: Africana e Indígena. ARTES O Ponto Textura Arte e cultura popular (Artesanato, Cerâmica ) EDUCAÇÃO FÍSICA Ginástica Dança Jogos Pré-Desportivos 5

10 7º ANO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II (SÉRIES FINAIS) LÍNGUA PORTUGUESA Estrutura e formação das palavras Gênero Textual : Memórias Morfologia Sujeito MATEMÁTICA Conjunto dos Números Inteiros Expressão numérica Sistema de Equação do 1º grau HISTÓRIA Império Bizantino Expansão Européia e a conquista da América GEOGRAFIA Os Movimentos Migratórios no Brasil Rede Urbana: Problemas Sociais e Ambientais Sociedade Pré-Colombiana: Astecas, Maias, Incas. Região : Sudeste/; aspectos físicos, econômicos e sociais CIÊNCIAS Classificação dos Seres Vivos Nutrição Reino Animal (Animal invertebrado) INGLÊS Presente Simples dos Verbos com I You - We Rotinas diárias Partes do Corpo ENSINO RELIGIOSO Formação dos textos sagrados Ritos e Manifestações religiosas:mistérios A organização dos grupos para compreensão e vivência do transcendente. ARTES Quadrinhos Rococó História da Arte: Romantismo EDUCAÇÃO FÍSICA Contexto Histórico Dança: Manifestações Culturais no Brasil Lutas Orientais : conceito e origem 6

11 8º ANO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II (SÉRIES FINAIS) LÍNGUA PORTUGUESA Sujeito e Predicado Gênero Textual : Crônica Vozes Verbais Aposto e Vocativo MATEMÁTICA Números Inteiros Monômios Fatoração HISTÓRIA Antigo Regime Iluminismo A questão escravista:resistência religiosa GEOGRAFIA Sistema econômico e político: Capitalismo e Socialismo América : Aspectos Físicos, econômicos e sociais América do Norte: Aspectos Físicos, econômicos e sociais CIÊNCIAS Níveis de organização: Célula Sistema Digestor Sistema Cardivascular INGLÊS Presente e Passado (Verbo There To Be) Passado Simples dos Verbos Regulares Passado Simples (verbos irregulares) ENSINO RELIGIOSO Concepção Filosóficas da tradição religiosa.( No Ocidente) ARTES Expressionismo. Função Política e ideológica das religiões. Escultura A autoridade do discurso religioso. Xilogravura EDUCAÇÃO FÍSICA Composição Corporal Pirâmide Alimentar Sistema Cardiovascular e atividade física 7

12 8ª SÉRIE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL II (SÉRIES FINAIS) LÍNGUA PORTUGUESA Classes gramaticais Gênero Textual: Narrativo ( Crônica) Concordância Verbal Estrutura e Formação de palavras MATEMÁTICA Números Reais Sistema de Equação do 2º grau HISTÓRIA Era do Imperialismo A crise do Capitalismo e a 2ª Guerra Mundial. GEOGRAFIA Função do 1º grau A Era Vargas Destruição da Camada de Ozônio Oceania: Aspectos Ásia: Tigres Ásiáticos Físicos,econômicos,sociais e naturais CIÊNCIAS Matéria Ligações Química Movimento e Força INGLÊS Passado Simples Questions verbo To Be e Presente Simples Atividades diárias ENSINO RELIGIOSO ARTES Verdade da Fé nas Tradições Religiosas Modernismo Brasileiro A espiritualidade nas Tradições Religiosas Fotografia As Tradições Religiosas e a construção mental do inconsciente pessoal e coletivo Cinema ED. FÍSICA Basquetebol Dança Obesidade x Exercício Físico 8

13 EJA I FASE I LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Artigo Gênero Textual: Receita/Bilhete Tipos de Frases Adjetivo Adição e Subtração Números Pares e Impares Antecessor e Sucessor HISTÓRIA Documentos Pessoais Trabalho na sociedade: Profissões Tempo Cronológico GEOGRAFIA Município de Mata de São João. Escola Meios de Comunicação. CIÊNCIAS Mamíferos Esquema Corporal Água: Estado Físico 9

14 EJA I FASE II LÍNGUA PORTUGUESA Sílabas Gênero Textual: Notícias Gênero do Substantivo Pronome Possessivo MATEMÁTICA Números Naturais e Sistema Decimal de Numeração Sistema Monetário Fração HISTÓRIA Fontes Históricas A influência Africana A Chegada dos Imigrantes GEOGRAFIA Município de Mata de São João O Homem e o Natureza Identificação dos Estados CIÊNCIAS Os Órgãos dos Sentidos Alimentação Aparelho reprodutor 10

15 EJA II FASE I LÍNGUA PORTUGUESA Fonética Gênero Textual : Letra de Música/ Carta Artigos Numeral MATEMÁTICA Sistema de Numeração Romana MMC Reta Númerica HISTÓRIA Egito Grécia Reforma e Contra- Reforma GEOGRAFIA A Superfície Terrestre: Camadas da Terra Atividade Industrial População CIÊNCIAS Sistema Solar O Ar na Terra: Propriedade,poluição e conseqüências) Organização e origem dos seres vivos INGLÊS Saudações Profissões Cores ARTES Renascimento Linha Luz e Sombra 11

16 EJA II FASE II LÍNGUA PORTUGUESA Frases Letra de Música/Quadrinhos Aposto e Vocativo Ortografia: Mas/mais/más MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos: Naturais e Inteiros Operações com monômios Potenciação HISTÓRIA Iluminismo A Crise do Antigo Sistema Colonial A Segunda Revolução Industrial GEOGRAFIA Reorganização pelo nível de desenvolvimento Brasil: potencia regional Globalização e Meio Ambiente CIÊNCIAS Células Reprodução Humana Estado Físico da Matéria INGLÊS Presente Simples dos Verbos Rotinas Aparência Física (Adjetivo) ARTES Barroco Cores Arte e Cultura Popular (Cordel) 12

17 3º ANO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) - REGULAR LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Uso das grafias com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas: P,B,T,D,F,V Gênero Textual : Bilhete Resolução de problemas com adição com e sem reserva Palavras com S S com som de Z SS com som de S Letra R no meio de palavras Sistema de numeração decimal Uso das grafias regulares contextuais: M e N,nasalizando a sílaba final. Sistema monetário HISTÓRIA Diferentes Habitações Nacionalidade Eleição: direitos e deveres do cidadão GEOGRAFIA Clima e Vegetação Bairros Meios de Comunicação CIÊNCIAS Seres Vivos O Lixo Os vegetais ARTES Artes Visuais: Dança Os artísticas que utilizam o suportes planos(pintores, gravadores, desenhistas ) Os materiais entregados na dança EDUCAÇÃO FÍSICA Jogos Ginástica Dança 13

18 4º ANO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) - REGULAR LÍNGUA PORTUGUESA Classificação das palavras Gênero Textual: Convite/receitas Tipos de frases MATEMÁTICA Leitura e interpretação de tabelas Expressão numérica- adição e subtração Problemas envolvendo as quatro operações HISTÓRIA O município de Mata de São João- Estados e Região Os povos que vieram da África fundação GEOGRAFIA Zona urbana/zona rural Os rios do Brasil Trânsito Artigo CIÊNCIAS Água Lixo e Reciclagem Recursos Naturais ARTES Arte Indígena Brasileira Brinquedos e Brincadeiras Elementos Visuais da Linguagem Plástica: Ponto e Linha Esporte Dança Jogo (Brincadeiras) EDUCAÇÃO FÍSICA INGLÊS Greetings Colors Family Members 14

19 5º ANO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I (SÉRIES INICIAIS) - REGULAR LÍNGUA PORTUGUESA Sinônimo e Antônimo Gênero Textual: Poéticos Substantivo Produção textual : bilhete MATEMÁTICA Expressão numérica (multiplicação) MMC Tratamento da Informação HISTÓRIA Emancipação política do município de Mata História do Brasil O Brasil em mudança (Transição Império e República) GEOGRAFIA O município onde moro Água: um Recurso Natural Distribuição da população e diversidade cultural CIÊNCIAS Organização do corpo humano O Ambiente e os Seres Vivos Eletricidade: cuidados e economia ARTES História das Imagens Elementos Visuais ou fundamentais da Linguagem Plástica: Ponto e Linha Arte Africana EDUCAÇÃO FÍSICA Esporte Dança Jogo (Brincadeiras) INGLÊS Places Occupations DAYS OF THE WEEK 15

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2015 Dispõe orientações sobre a realização da Avaliação Anual Interna da Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENSINO MÉDIO I PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EDITAL DE RETIFICAÇÃO- II O Prefeito do Município de São Gonçalo dos Campos, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, retifica o Edital 001/2014

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE MAIO/2014 TURMA 311. Professora Simone TURMA 311 Professora Simone Minha cidade. Criar fantoches e apresentar uma história (em trio) Prova de Ciências: Animais (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes), zona rural e urbana 11 12 Desenhar

Leia mais

"Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre."

Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre. "Todo dia que passa é uma nova aprendizagem. Aproveite, viva e aprenda sempre." ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADOR: Professor Lucas Rocha Disciplina: Língua Portuguesa

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano

2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano 2015 Fundamental II ------ Conteúdo e Datas 1 ª Etapa / 1ª Parcial 7 ano Disciplina Data Conteúdo Sistema de numeração decimal. Sistema romano de numeração. Números Naturais. Adição de números naturais.

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Cartaz publicitário. Preposição, conjunção e advérbio. Biografia e poema Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Artigo de divulgação científica e charge. Tipos de predicado. Complementos

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente

Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente A Prova Docente: Breve Histórico Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente Instituída pela Portaria Normativa nº 3, de

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

DISCIPLINA CONTEÚDO DATA DA PROVA

DISCIPLINA CONTEÚDO DATA DA PROVA 6º ano Estrutura e processo de formação de palavras Substantivo e suas flexões Adjetivo/Classificações do adjetivo/ Flexão dos adjetivos Verbo/ Tempos e modos verbais Artigo Numeral Pronomes (Classificação

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 3º TRIMESTRE NOVEMBRO/2013 TURMA 311. Professora Grace TURMA 311 Professora Grace 01 Artes: Projeto Boa Alimentação. 02 03 04 05 06 07 08 Matemática: Leitura de gráficos e calendário dia, semana, mês e ano. 09 10 11 12 13 14 Prova de Natureza e Sociedade:

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático)

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático) 1 A N E XO II (Do Conteúdo Programático) 2 Cargos: CARPINTEIRO, COZINHEIRA, PADEIRO, PINTOR (LETRISTA). Português: Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica.

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06 Curso: 9 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências da Educação Pedagogia (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 09/0/0 :06 s por Curso Magistério: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental CNA.0.00.00-8

Leia mais

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano

Conteúdos Programáticos Bolsão 2016. Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I. Conteúdo para ingresso no 2 o ano Conteúdos Programáticos Bolsão 2016 Centro Educacional Apogeu ENSINO FUNDAMENTAL I Conteúdo para ingresso no 2 o ano LÍNGUA PORTUGUESA: Alfabeto (maiúsculo e minúsculo); vogal e consoante; separação silábica;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF

Conteúdos dos Exames Finais Anos Finais EF dos Exames Finais Anos Finais EF Componente Matemática Geografia Exames Finais 6º ano Reading (p. 78,79); Vocabulary (80); Reading (p. 90,91, 92, 93) WH questions (p. 94,95); To be into/ to be a fan of

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3ª ETAPA 1º ANO A Alimentação A água Animais (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes) Interpretação de texto Leitura e Interpretação de imagens Gênero do Substantivo (masculino/feminino) Grau do Substantivo

Leia mais

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGOS: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO); PROFESSOR ADJUNTO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL; PROFESSOR DE ARTES; PROFESSOR DE LINGUAGEM ARTÍSTICA E NATURAL;EDUCADOR

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA

ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA A PROVA ESCRITA PARA OS CARGOS DE SERVENTE E MOTORISTA Compreensão de textos. Confronto de frases corretas e incorretas. Emprego de maiúsculas. Separação silábica.

Leia mais

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos)

CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014. Disciplina: Redação Poema(forma e estrutura) Narrativa em prosa poética (momentos e elementos) Série: 6º Ano CESEP- CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁ COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTLA/2º CICLO CONTEÚDO DA 1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2014 Disciplina: Português Variedades linguísticas(formal e informal)

Leia mais

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil.

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil. 2º Ano E.F. em 2014 Cursar 3º Ano E.F. em 2015 Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Uso da letra maiúscula; Ordem alfabética; Letra, sílaba e palavra; Divisão

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048

Centro Educacional Brasil Central QNE 24 Lotes 06/10 Avenida SAMDU Norte - Taguatinga/DF Fones: 3354-0046/3354-0048 Disciplina: Artes Módulo I - Tema: CONCEITO DE ARTE? Módulo II - Tema: RENASCIMENTO Módulo III - Tema: IMPRESSIONISMO Módulo IV - Tema: CUBISMO Disciplina: Ciências Módulo I - Tema: O PLANETA TERRA - O

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06 CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI - BA PROGRAMAS DE PROVAS - EDITAL 005/06 PROGRAMA DA PROVA DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ORIENTÃÇÃO / SUPERVISÃO : 01 - Constituição Federal de l988 - Cap.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Disciplina: Língua Portuguesa Nome da professora: Cleidil do C. G. A. Peixoto tipos de substantivos adjetivos e locuções adjetivas. tempos e modos verbais pontuação tipos de pronomes. uso do porquê artigos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

Curso: Geografia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Prática de redação, leitura e interpretação de textos geográficos. Língua Portuguesa 60 horas

Curso: Geografia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Prática de redação, leitura e interpretação de textos geográficos. Língua Portuguesa 60 horas Curso: Geografia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Língua Portuguesa 60 horas Metodologia Científica 60 horas Introdução à Ciência Geográfica 90 horas Geologia Aplicada à Geografia 60 horas Filosofia da Educação

Leia mais

Anexo III Programas do Concurso. Programas de Conteúdo Específico

Anexo III Programas do Concurso. Programas de Conteúdo Específico Anexo III Programas do Concurso Programas de Conteúdo Específico Artes Visuais 1.Ensino da Arte - Tendências Pedagógicas e Política Educacional 1.1. História do ensino da arte no Brasil: do período colonial

Leia mais

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300 Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação Coordenação de Administração de Pessoas Instituição CETEB A adolescência e o ensino da

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 5º ANO - MATUTINO ARTES

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 5º ANO - MATUTINO ARTES 5º ANO - MATUTINO - Leitura e interpretação de textos. - Verbo- modo indicativo: pessoa, número, tempo, conjugação e infinitivo -Terminações isar/izar e esa/esa - Formas verbais tem/têm e vem/vêm Unidade

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial

Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA O Ministério da Educação, por intermédio

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 2ª ETAPA LETIVA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 18 a 25 de agosto de 2011 1 º Ano A Cores secundárias Vida e obras de Pablo Picasso Losango Vegetais: partes e funções Origem dos alimentos Água: onde encontramos, estados físicos, utilidades e o ciclo da água na natureza A presença

Leia mais

Trabalho: Sinopse e debate sobre Livro, em sala de aula* Produções Textuais (Reportagem e Carta Pessoal)

Trabalho: Sinopse e debate sobre Livro, em sala de aula* Produções Textuais (Reportagem e Carta Pessoal) Professor (a): Renato Fogaça e Silva Ano: 7º Componente Curricular: Língua Portuguesa : Turmas: 17D s de texto: texto didático; carta pessoal e romance epistolar; reportagem. Classificação e utilização

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE AVALIAÇÕES DE MAIO / 2010 6º ANO MATUTINO São Luís (MA),19/05/2010. 6º ANO MATUTINO História A civilização mesopotâmica Planos do desenho, p.38 42; Perspectiva; Renascimento, p. 45 46; Imagens 3D / Encher, p.48 51. Sistema operacional, p.12; Conceitos

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado.

REDAÇÃO Produção textual a partir de um início dado. AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2º ANO 07:15 às 08:05 Matemática Ciências História Geografia 08:05 às 08:55 Matemática Ciências História Geografia 09:25 às 10:15 Português Português Matemática 10:15 às 11:00

Leia mais

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector

O primeiro beijo e outros contos Clarice Lispector CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO ESPECIAL 1º ANO QUÍMICA PROVA: Matéria: Funções inorgânicas(ácidos, bases, sais e óxidos); balanceamento de equações químicas; Massa atômica, Massa molecular; Constante de Avogadro;

Leia mais

Recuperação 5º ano F1 Artes - 2015

Recuperação 5º ano F1 Artes - 2015 Artes - 2015 Artes Capítulos Unidade 1 10-15 História em quadrinhos e desenho animado: - História em quadrinhos; - Ler e estudar quadrinhos; - Os elementos das histórias em quadrinhos. Unidade 2 32-34

Leia mais

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p.

CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES 6º ANOS. - Flexão dos substantivos e dos adjetivos: gênero e número (p. 126 a 132) - Encontros vocálicos (p. 6º ANOS Cap. 4 - Sociedade: história e cultura Cap. 5 - As primeiras sociedades Cap. 7 - Os Egípcios Cap. 8 - Outros povos africanos Percursos: 7- Representação Gráfica do relevo 8- Os gráficos 9- A Terra

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Av. Castelo Branco, 170 -CEP 88.509-900 - Lages - SC - Cx. P. 525 - Fone (0XX49) 251-1022 Fax 251-1051 EDITAL N.º 149/2005 Publica o sorteio dos ítens das ementas disciplinas

Leia mais

Assunto de Recuperação 2012

Assunto de Recuperação 2012 Assunto de Recuperação 2012 Ensino Fundamental II Português 6º ANO 1. Substantivos biformes e uniformes 2. Conjunções 3. Advérbios 4. Pronomes pessoais e possessivos 5. Pretérito perfeito e imperfeito

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 23.09.13 19horas Fundamentos da Língua Portuguesa: Leitura e Produção de 23.09.13 21horas Textos Psicologia da Educação I 24.09.13

Leia mais

AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO

AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO AGENDA SEMANAL 04 A 08 DE MARÇO Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: 31 3841-1743 / 3842-2402 www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br @EthosEscola facebook.com/ethosmg

Leia mais

Conteúdo de recuperação semestral julho / 2015

Conteúdo de recuperação semestral julho / 2015 ALCIDES Conteúdo de recuperação semestral julho / 2015 Conteúdo de recuperação Paralela de Matemática par o 7º ano Operações com números fracionários Cálculo com porcentagens Unidades de medidas Números

Leia mais

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano

Brasília, 17 de setembro de 2013. SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano. Serviço de Coordenação Pedagógica SCP 6 ao 8 Ano SCP-CIR-099/2013 Assunto: Conteúdos Avaliação Integrada 7 Ano Brasília, 17 de setembro de 2013. Prezado responsável, Conforme consta no calendário escolar, no dia 30/9 (segunda-feira), das 7h30 às 12h10,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia

Leia mais

TESTE SELETIVO 01/2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2016 DE 22 DE JANEIRO DE 2016

TESTE SELETIVO 01/2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2016 DE 22 DE JANEIRO DE 2016 TESTE SELETIVO 01/2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2016 DE 22 DE JANEIRO DE 2016 GILVAN APARECIDO DE OLIVEIRA, Prefeito Municipal de Porto Esperidião, do Estado de Mato Grosso, e Comissão Municipal de Teste

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA Fundamentos teóricos da disciplina PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA O ensino da Geografia leva o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS. 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS NOVOS 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental 2016 Unidade Recreio I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo

Leia mais

ANEXO I FUNÇÕES, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E LOTAÇÃO.

ANEXO I FUNÇÕES, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E LOTAÇÃO. ANEXO I FUNÇÕES, VAGAS, PRÉ-REQUISITOS, VENCIMENTOS, JORNADA DE TRABALHO E LOTAÇÃO. Cargos/ Área de Atuação Hs/ Sem Nº de Vagas Nº de Vagas LOTAÇÃO Pré-Requisitos/ Escolaridade Vencimento Básico R$ Comuns

Leia mais

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº. 02/2006 Processo 12.293-2006 EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº. 02/2006 Processo 12.293-2006 EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS Nº. 02/2006 Processo 12.293-2006 EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO Os membros da Comissão Especial do Concurso Público nº 002/2006,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com.

COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA Avenida Nazaré 1016/ Belém- Pará / Fone: 3321-2600 Site: www.cscs.com.br / E-mail: santacatarina@cscs.com. LÍNGUA PORTUGUESA Ordem alfabética. Letra, sílaba e palavra. Nomes próprios e comuns. Masculino e feminino. Sinônimo e antônimo. Adjetivo. Verbos (ação). Ortografia: M antes de p e b c/ç g/j. Gêneros textuais:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE MODELO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE MODELO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGOS: PROFESSOR ENSINO SUPERIOR PARA ATUAÇÃO EM SÉRIES INICIAIS; PROFESSOR ENSINO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA; PROFESSOR ENSINO SUPERIOR PARA ATUAÇÃO EM

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014 O Prefeito do município de Motuca, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público

Leia mais

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação RESOLUÇÃO SEE Nº 6 DE DE JANEIRO DE 00. ESTABELECE AS MATRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

Conteúdos de Recuperação. 6º ano

Conteúdos de Recuperação. 6º ano Conteúdos de Recuperação 6º ano Português Prof. Ubirajara Análise do texto; Sílabas tônicas; Substantivos; Adjetivos; Verbos; Advérbios. Matemática Profª Rafaella Números racionais na forma de fração Simplificação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2013 ANEXO III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Programa da Prova: 1.1.1. Português (Nível Superior): Ortografia. Relações entre

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO 2015 Fundamental II

CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO 2015 Fundamental II CONTEÚDOS RECUPERAÇÃO 2015 Fundamental II 6º ANO PORTUGUÊS Substantivos; Adjetivos; Numerais; Pronomes relativos e pessoais; Verbos nos modos indicativo e imperativo; Advérbios. Cap. 9- A Hidrosfera Cap.

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As Faculdades Senac Minas, com o intuito de atender às diversas demandas, oferece à comunidade dois processos vestibular: o vestibular e o vestibular agendado. Ambos os processos buscam selecionar

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO AVALIAÇÕES - UNIDADE II ENSINO FUNDAMENTAL I 1º s ANOS Produção Textual Leitura / Escrita de palavras / Formação de frases Leitura de imagem / Escrita de palavras para completar um texto / Uso

Leia mais

AGENDA DA DISCIPLINA - Ciências Físicas e Biológicas (CFB) 6º ano / Ensino Fundamental Professores: Maj Gleice, Alessandra Chacon e Ten Maycon

AGENDA DA DISCIPLINA - Ciências Físicas e Biológicas (CFB) 6º ano / Ensino Fundamental Professores: Maj Gleice, Alessandra Chacon e Ten Maycon AGENDA DA DISCIPLINA - Ciências Físicas e Biológicas (CFB) Professores: Maj Gleice, Alessandra Chacon e Ten Maycon 14 a 18 JUL 4 Água: importância e composição química. Água e Saú: poluição e doenças.

Leia mais

Plano Educação. www.planoeducacao.com.br LISTA COMPLETA DE CURSOS DO PLANO EDUCAÇÃO. Área Assunto Titulo

Plano Educação. www.planoeducacao.com.br LISTA COMPLETA DE CURSOS DO PLANO EDUCAÇÃO. Área Assunto Titulo Plano Educação LISTA COMPLETA DE CURSOS DO PLANO EDUCAÇÃO 1 Administração Comércio, Vendas e Negociações Administração de Mercado Exterior Administração Comércio, Vendas e Negociações Atendimento ao cliente

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 8º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010.

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Cria Cargos de Professor para os Níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de provimento efetivo, no Quadro de Pessoal

Leia mais

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de:

2º ANO CONTEÚDO ROCESSO SELETIVO 2016. O aluno deverá demonstrar habilidades de: 2º ANO de: reconhecer letras; reconhecer sílabas; estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas; ler palavras; ler frases; localizar informação explícita em textos; reconhecer

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014 2º ANO A/B/C 4º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS. Saúde - cuidando do corpo

CALENDÁRIO DAS PROVAS MENSAIS-2014 2º ANO A/B/C 4º BIMESTRE DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS. Saúde - cuidando do corpo 2º ANO A/B/C Artigo, pronomes pessoais e possessivos, sinônimo e antônimo, verbos (tempos verbais presente, passado e futuro), ortografia (bl, cl, fl, gl, pl, tl). 22/10 Ciências Saúde - cuidando do corpo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 02/2009 PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA: COMUM A TODOS OS CARGOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 02/2009 PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA: COMUM A TODOS OS CARGOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 02/2009 PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA: COMUM A TODOS OS CARGOS Leitura de textos diversos, envolvendo as variedades lingüísticas, interpretação de diferentes gêneros de texto:

Leia mais

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE TOYODA-2014 PROJETO IDENTIDADE MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA TURMA: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (AZALÉIA E ACÁCIA) PROFESSORAS: GENISMEYRE E LUCILEILA Projeto Identidade Público

Leia mais

Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO 2º PERÍODO. LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos)

Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA 1º PERÍODO 2º PERÍODO. LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos) Conteúdo Programático 5º ano Ensino Fundamental I LÍNGUA PORTUGUESA LIVRO: PORTUGUÊS - SM ( Textos / Produção de textos) 1º PERÍODO UNIDADE 1 O DESEJO HUMANO DE EXPLORAR I. EM ALTO-MAR Estamos em alto-mar...

Leia mais

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010

CONTEÚDOS AVALIATIVOS 3ª ETAPA NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Período: 19 a 26 de novembro de 2010 1 º Ano A Ensino Religioso Língua Portuguesa Cores secundárias. Mosaico. Releitura de obras. Dobradura. O desenvolvimento dos animais. Animais ovíparos e vivíparos. Animais mamíferos. Animais aquáticos.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NIVEL FUNDAMENTAL, NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NIVEL FUNDAMENTAL, NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NIVEL FUNDAMENTAL, NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR. ERRATA DO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº. 02/2011. A PREFEITA MUNICIPAL DE CÂNDIDO SALES, BAHIA,

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E I T A P U R A

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E I T A P U R A PROGRAMA DAS PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA Nível Fundamental Incompleto: Ortografia: uso de S e Z. Emprego de SS, C, Ç, CH, EX, J e G. Divisão silábica: separação e partição de silabas. Classificação das palavras

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS BÁSICOS ENSINO MÉDIO - Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de palavra, frase ou texto, estrutura textual, coesão e coerência, recursos coesivos, ponto

Leia mais

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil.

Geografia: O Planeta Terra: apresentação, localização e movimentos; A organização política do Brasil; O relevo do Brasil; Os climas do Brasil. 2º Ano E.F. em 2013 Cursar 3º Ano E.F. em 2014 Português: Leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não-verbais; Uso da letra maiúscula; Ordem alfabética; Letra, sílaba e palavra; Divisão

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Página 1/3 CURSO: LETRAS - GRADUAÇÃO - LICENCIATURA GRADE: INGRESSANTES 2015/1

MATRIZ CURRICULAR Página 1/3 CURSO: LETRAS - GRADUAÇÃO - LICENCIATURA GRADE: INGRESSANTES 2015/1 Página 1/3 Período: 1 ENADE INGRESSANTE 0 ESTILÍSTICA 36 LITERATURA BRASILEIRA: CONTEMPORÂNEA 72 LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA 72 LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: AS ÉPOCAS VITORIANA E CONTEMPORÂNEA 36 LÍNGUA

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO DO OESTE ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE UNIÃO DO OESTE ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGOS: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL; PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO); EDUCADOR SOCIAL COM HABILIDADE EM PEDAGOGIA Interpretação

Leia mais

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 7º ANO

FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 7º ANO FUNDAMENTAL II: RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE 2015 7º ANO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Turma : 701/702 Prof. :NETINHA GRUPO 1 1. USO DOS PORQUÊS Páginas: 21,22 Páginas: 26,27 Folha de fixação dada em aula 2.

Leia mais

Prezados Pais e Responsáveis,

Prezados Pais e Responsáveis, Prezados Pais e Responsáveis, Este manual contém informações sobre seleção e matrícula para novos alunos. Recebam nosso abraço de acolhida e nossos agradecimentos pela escolha do Lourenço Filho. Estejam

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DCN DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS 01. Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara

Leia mais