GUIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA QUE NÃO VIAJAM FREQUENTEMENTE OU QUE VIAJAM DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA QUE NÃO VIAJAM FREQUENTEMENTE OU QUE VIAJAM DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ."

Transcrição

1 GUIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA QUE NÃO VIAJAM FREQUENTEMENTE OU QUE VIAJAM DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ. Como pessoa com mobilidade reduzida (PMR) deve ter a oportunidade de desfrutar de uma viagem de avião com o mínimo possível de impedimentos. A maioria dos serviços que você deseja será proporcionada de forma gratuita como, por exemplo, a assistência no embarque. Para se certificar de que tudo corre bem e a sua viagem é efectuada sem stress e da forma mais cómoda possível, há normas muito simples a seguir: - Certifique-se de que tem todas as informações de que necessita antes de formalizar os seus planos de viagem. - Seja realista no que respeita às suas necessidades, em particular se não puder percorrer longas distâncias a pé sem ajuda. - As distâncias entre os balcões de facturação e as portas de embarque podem ser muito longas. - Contacte-nos para ter a certeza de que podemos satisfazer as suas necessidades da melhor forma possível. - Não parta do princípio de que a ajuda de que necessita está disponível; CONTACTE- NOS, CONFIRME ANTECIPADAMENTE. Esta é a melhor forma de garantir o serviço. - Não parta do princípio de que o nosso pessoal conhece a melhor forma de o levantar, mover ou transportar. Se eles não perguntarem, É MELHOR QUE O DIGA! A linha aérea também tem responsabilidades para consigo como passageiro. Ambos, a linha aérea e você, devem cooperar para que a sua viagem seja efectuada da forma mais cómoda e menos stressante possível. As compensações por deterioração, demora ou perda de bagagens (incluindo cadeiras de rodas) estão delimitadas com base nos acordos internacionais aplicáveis. É recomendável que, antes de iniciar a sua viagem, disponha de um seguro privado que cubra a deterioração, demora ou perda da sua cadeira de rodas. É possível que tenha que solicitar uma cobertura de seguro adicional. Para a sua assistência No seu país deve haver organizações especializadas que o(a) poderão informar sobre os serviços prestados pelos diferentes aeroportos e linhas aéreas. Normalmente serão especialistas ou muito experientes no tratamento de pessoas com alguma deficiência e poderão informá-lo sobre os serviços disponíveis. É possível que alguma destas organizações lhe possa fornecer a reserva e assistência de que necessita. Como alternativa, poderá efectuar as suas reservas e o seu pedido de serviços através de uma agência de viagens ou de um operador turístico ou directamente nos centros de venda de bilhetes da linha aérea.

2 É essencial que, quando solicitar a sua reserva, as suas necessidades particulares também fiquem incorporadas na mesma. Solicite a confirmação de que as suas necessidades foram gravadas na reserva de forma exacta para evitar posteriores mal-entendidos. As suas necessidades As dimensões mínimas das portas dos nossos aviões são: 0,86 metros x 1,83 metros. Se por qualquer motivo estas dimensões não puderem satisfazer as suas necessidades, a nossa companhia não estará disposta a aceitá-lo para o voo. As dimensões mínimas dos assentos dos nossos aviões são as seguintes: - Comprimento do assento (distância desde o apoio de um assento até ao apoio do assento da frente): 73,60 cm. - Largura do assento (distância entre apoios de braços): 40,60 cm. Se por qualquer motivo não puder satisfazer qualquer um dos critérios seguintes, serlhe-á solicitado que adquira um assento adicional ou uma mudança de classe: 1. Deve poder afivelar-se e usar o cinto de segurança, com uma extensão se for necessário, sempre que o sinal do cinto de segurança se acenda ou quando tal for indicado por algum membro da tripulação. 2. Deve poder manter-se sentado, com os apoios de braços na posição baixa, durante todo o voo. 3. Não deve invadir de forma significativa os assentos adjacentes. Por motivos de segurança, a companhia só poderá autorizar grupos de passageiros com mobilidade reduzida que não ultrapassem dez por cento da capacidade do avião, incluindo acompanhados, não acompanhados e acompanhantes mínimos. No entanto, estes máximos poderão ser ultrapassados com pedido prévio à Direcção da Companhia, para datas e voos específicos. As linhas aéreas utilizam um sistema de códigos internacionalmente reconhecidos para identificarem o nível de assistência que necessitarão de prestar a cada pessoa com mobilidade reduzida. Anexa-se uma cópia dos códigos. As perguntas do agente que formalizar a sua reserva podem ser incómodas para si, mas são necessárias para que fique com a certeza de que lhe será prestado o tipo de serviço adequado às suas necessidades.

3 Tem em seguida um exemplo das perguntas a que o poderão submeter: Preencha ou marque a respectiva caixinha. 1. Que tipo de deficiência é que tem? 2. Acha-se capaz de caminhar desde o balcão de facturação até ao avião, ou necessita de uma cadeira de rodas? 3. Se necessitar de uma cadeira de rodas, utilizará a sua? 4. A sua cadeira de rodas: - É dobrável? - Por favor, especifique as dimensões - É motorizada? * * Se o agente ou a linha aérea não solicitarem estas informações, deverá adverti-los de qualquer forma. O agente ou a linha aérea necessitarão de saber qual o tipo de bateria que a sua cadeira de rodas motorizada incorpora, para lhe fornecerem um transporte seguro. Também o(a) devem informar de que deve retirar o mecanismo de controlo da sua cadeira de rodas motorizada e o deve levar na sua bagagem de mão, para evitar perdas do, ou danos no mesmo. - Necessitará de alguém que empurre a sua cadeira de rodas se ela não for motorizada? 5. Acha-se capaz de subir e descer as escadas do avião sem ajuda, ou necessitará de assistência para embarcar e desembarcar? Necessária assistência 6. Pode mudar de uma cadeira para o seu assento sem ajuda? 7. Acha-se capaz de caminhar dentro do avião, ou necessitará de uma cadeira de rodas a bordo?

4 Devemos informá-lo de que a companhia não dispõe de cadeira de rodas a bordo. 8. De que tipo de assistência é que necessitará, se é que necessita dela, durante o voo? Se necessitar de algum tipo de assistência, solicitamos que seja o mais específico possível. Deve saber que a linha aérea não lhe poderá prestar assistência na alimentação, comunicação, levantando-o(a), acompanhando-o(a) para/dentro da casa de banho (toilet) e no consumo e administração dos seus medicamentos. Se necessitar de ajuda para este tipo de necessidades, necessitará de ser acompanhado(a). 9. Leva algum equipamento médico? Se a sua resposta for SIM, descreva o equipamento ou aparelho. 10. Tem asma ou algum outro tipo de dificuldade respiratória? Se a sua resposta for SIM, descreva-a.

5 11. Se, além disso, sofrer de alguma doença grave ou estiver em fase pós-operatória, deverá advertir o agente, dado que pode ser necessário um "atestado médico" que lhe permita ou o autorize a viajar de avião. Necessita de um "atestado médico"? O passageiro tem que confirmar no aeroporto que satisfaz as condições físicas idóneas que a Air Europa lhe exige para voar de avião. A sua reserva Você tem acesso a qualquer tipo de bilhete e tarifa (por exemplo, Classe Business ou preferencial, classe económica, tarifa apex, etc.), mas nem todos os tipos de bilhetes lhe poderão oferecer o nível de serviços de que necessita. Por exemplo, se necessitar de espaço adicional entre assentos, a classe económica pode não ser adequada para as suas necessidades. Recomendamos-lhe encarecidamente que formalize a sua reserva com pelo menos 7 dias de antecedência e no mínimo 48 horas antes do início da sua viagem. Desta forma, poderemos certificar-nos de que lhe poderemos prestar a assistência de que necessita e evitar desilusões. Por requisitos aeronáuticos e para a sua própria segurança, a aviação comercial limita o número de pessoas com mobilidade reduzida que podem viajar num mesmo voo; este número está relacionado com o tamanho do avião e o nível de assistência de que os passageiros com mobilidade reduzida necessitam. Se fizer a sua reserva com bastante antecedência, terá a certeza de que há lugares disponíveis para as datas em que deseja viajar. No entanto, se necessitar de cancelar alguma reserva, deve fazê-lo logo que possível e estando seguro do cancelamento ou alteração de reserva, e desta forma o lugar ficará disponível para outra pessoa com mobilidade reduzida. É essencial que confirme antecipadamente a sua reserva para comprovar que a assistência ou os requisitos especiais de que necessita estão confirmados na sua reserva.

6 No aeroporto Comunicamos-lhes que a AENA estabeleceu os seguintes tempos de antecedência em relação à hora de saída programada para a sua rede de aeroportos espanhóis: - Para todos os aeroportos, salvo os especificados abaixo, quando a pessoa com mobilidade reduzida se apresentar para facturação, quer no balcão de facturação quer num ponto de encontro designado dentro dos limites do aeroporto: duas horas antes da hora de saída programada. - Para os aeroportos da Corunha, Albacete, Badajoz, Burgos, Ceuta, Córdoba, El Hierro, Granada, La Gomera, Leão, Logroño, Melilla, Huesca, Pamplona, Salamanca, San Sebastián, Santander, Valladolid e Saragoça, quando a pessoa com mobilidade reduzida se apresentar para facturação, quer no balcão de facturação quer num ponto de encontro designado dentro dos limites do aeroporto: uma hora e meia antes da hora de saída programada. - Para aeroportos fora da Espanha, excluindo os Estados Unidos, a pessoa deve-se apresentar para facturação à hora fixada de forma adiantada e por escrito (inclusive por meios electrónicos) pela Air Europa ou pelo seu Agente de Assistência em terra ou pelas Autoridades Aeroportuárias do aeroporto de saída. Se não tiver sido fixada nenhuma hora, deverá chegar ao balcão de facturação no mínimo uma hora antes da hora de saída publicada ou chegar a um dos pontos de saída designados dentro dos limites do aeroporto: - À hora fixada de forma adiantada e por escrito (inclusive por meios electrónicos) pela Air Europa ou pelo seu Agente de Assistência em terra ou pelas Autoridades Aeroportuárias do aeroporto de saída, ou - Se não tiver sido fixada nenhuma hora, no mínimo duas horas antes da hora de saída publicada. Embarque e desembarque Se previu e reservou antecipadamente os seus requisitos ou necessidades, estes deverão estar à sua disposição e de acordo com a sua reserva no aeroporto e no avião. Se utilizar uma cadeira de rodas, necessita de saber que a sua cadeira de rodas será transportada no porão do avião. Em qualquer um dos casos, o aeroporto e a linha aérea deverão permitir que chegue até à porta do avião na sua própria cadeira de rodas. Também lhe entregarão a

7 cadeira de rodas na porta do avião quando chegar ao seu destino. No caso de cadeiras de rodas motorizadas, isto pode não ser viável. Se, por medidas de segurança, a cadeira de rodas tiver que ser alojada no porão de uma forma determinada ou durante o trajecto desde a facturação até ao avião for necessário subir ou descer escadas e isso puser em risco o pessoal de assistência, a linha aérea não permitirá que vá até ao avião na sua cadeira de rodas. A bordo do avião Certifique-se de que leva na sua bagagem de mão os medicamentos de que necessita e numa quantidade suficiente para aliviar qualquer contingência como, por exemplo, um atraso do voo. Se tiver alguma deficiência sensorial, a tripulação deve conhecer esta circunstância para se dar a conhecer e prestar-lhe o nível de assistência apropriado durante o voo. Por exemplo, devem-lhe ser informados e explicados os procedimentos de emergência. Se tiver dificuldades respiratórias e necessitar de oxigénio suplementar ao longo da duração do voo, deve advertir para isso quando efectuar a reserva, dado que, por medidas de segurança, nem todos os equipamentos de ajuda à respiração são admitidos a bordo dos aviões. À chegada e no fim da sua viagem Se a linha aérea tiver satisfeito todas as suas necessidades, de acordo com o que foi reservado, terá tido uma viagem tão confortável como qualquer outro passageiro. Mas se algo não tiver estado de acordo com a sua reserva e com os serviços solicitados, notifique-o à linha aérea logo que possível, dirigindo a sua reclamação ao departamento de Relações com os Clientes.

8 CÓDIGOS DAS LINHAS AÉREAS WCHR Passageiros que podem caminhar, subir e descer escadas, que se podem mover facilmente na cabina do avião, mas que necessitam de uma cadeira de rodas ou de qualquer outro meio para se deslocarem dentro do terminal do aeroporto. WCHS Passageiros que não podem caminhar, subir e descer escadas, mas que se podem mover facilmente na cabina do avião e necessitam de uma cadeira de rodas ou de outro meio para se deslocarem dentro do terminal do aeroporto. WCHC Passageiro totalmente imóvel, que só se pode deslocar por intermédio de uma cadeira de rodas ou de outro meio e necessita sempre de assistência, desde que chega ao aeroporto e até que se senta na cabina do avião. DEAF Passageiro surdo ou surdo-mudo. BLIND Passageiro cego. DEAF/BLIND Passageiro surdo e cego, que só se pode deslocar acompanhado de outra pessoa. STCR Passageiro que só pode ser transportado numa maca. MAAS (Assistência nas chegadas e saídas). Todos os passageiros que necessitem de qualquer outro tipo de assistência especial. Nota importante. Se viajar sozinho, e dependendo do tipo de deficiência, não poderemos aceitar a sua reserva se o voo tiver uma duração de mais de 3 horas, assim como se as escalas de trânsito forem superiores a 3 horas.

TIPOS DE PASSAGEIROS COM MOBILIDADE REDUZIDA

TIPOS DE PASSAGEIROS COM MOBILIDADE REDUZIDA TIPOS DE PASSAGEIROS COM MOBILIDADE REDUZIDA As linhas aéreas utilizam um sistema de códigos, reconhecidos internacionalmente, para identificar o nível de assistência que necessitarão de prestar a cada

Leia mais

Conheça os Seus Direitos de Passageiro

Conheça os Seus Direitos de Passageiro Conheça os Seus Direitos de Passageiro Índice Via Aérea... 2 Pessoas com deficiências e pessoas com mobilidade reduzida... 2 Embarque recusado... 2 Cancelamento... 2 Atrasos consideráveis... 2 Bagagem...

Leia mais

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇAO CIVIL

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇAO CIVIL MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇAO CIVIL SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO IAC 2508-0796 EXPEDIÇÃO EFETIVAÇÃO 01.11.95 01.07.96 NOSER A-D-ET-EX-GV- IA-IN-OD-PM- SA-SR-TA-X TÍTULO: ACESSO

Leia mais

TIPOS DE PASSAGEIROS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A Vueling distingue os passageiros com necessidades especiais nas seguintes categorias:

TIPOS DE PASSAGEIROS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A Vueling distingue os passageiros com necessidades especiais nas seguintes categorias: Para tornar a tua viagem o mais simples possível, comunica-nos as tuas necessidades especiais, pelo menos, com 48 horas de antecedência. Podes fazê-lo no momento da reserva, durante o processo de compra

Leia mais

Clique aqui para ver o limite de bagagem para crianças e bebês de colo.

Clique aqui para ver o limite de bagagem para crianças e bebês de colo. PERGUNTAS FREQUENTES 1. Quanto posso levar de bagagem nos voos da Qatar Airways? Clique aqui para ver o limite de bagagem. Clique aqui para ver o limite de bagagem para crianças e bebês de colo. Se quiser

Leia mais

Acessibilidade. Dicas ANAC

Acessibilidade. Dicas ANAC Acessibilidade Dicas ANAC Acessibilidade Assistência especial Passageiros que podem solicitar assistência especial: Gestantes; Idosos a partir de 60 anos; Lactantes; Pessoas com criança de colo; Pessoas

Leia mais

COMPROMISSO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS PASSAGEIROS DAS TRANSPORTADORAS AÉREAS COMERCIAIS

COMPROMISSO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS PASSAGEIROS DAS TRANSPORTADORAS AÉREAS COMERCIAIS COMPROMISSO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AOS PASSAGEIROS DAS TRANSPORTADORAS AÉREAS COMERCIAIS As transportadoras europeias elaboraram o Compromisso sobre Prestação de Serviços aos Passageiros das Transportadoras

Leia mais

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO

INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO INFORMATIVO : TRANSPORTE AÉREO DIREITO À INFORMAÇÃO: INFORMAÇÃO CLARA E PRECISA: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 6º São direitos básicos do consumidor: III - a informação adequada e clara sobre os

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 280, DE 11 DE JULHO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 280, DE 11 DE JULHO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 280, DE 11 DE JULHO DE 2013. Dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo e dá outras providências. A

Leia mais

De entre vários direitos que o diploma contém destacamos os seguintes:

De entre vários direitos que o diploma contém destacamos os seguintes: NATAL. UMA ÉPOCA FESTIVA ONDE AS FRONTEIRAS NÃO TÊM LUGAR... Uma vez que se aproxima mais um Natal, é importante não descurar e conhecer os seus direitos. Esta quadra, ainda que nos acompanhe por poucos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 280, DE 11 DE JULHO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº 280, DE 11 DE JULHO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº 280, DE 11 DE JULHO DE 2013. Dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo e dá outras providências. A

Leia mais

A ser preenchido pelo Passageiro ou Responsável Legal. Responder TODAS as questões Preencher com LETRA DE FORMA LEGÍVEL ou DIGITAÇÃO.

A ser preenchido pelo Passageiro ou Responsável Legal. Responder TODAS as questões Preencher com LETRA DE FORMA LEGÍVEL ou DIGITAÇÃO. FORMULÁRIO - Cuidados com Passageiros MEDIF- Formulário de Informações Médicas para viagens aéreas Folha de informações para passageiros que requeiram Assistência Especial Por favor, envie este formulário

Leia mais

NBR 14273 Acessibilidade da pessoa portadora de deficiência no transporte aéreo comercial

NBR 14273 Acessibilidade da pessoa portadora de deficiência no transporte aéreo comercial ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas JAN 1999 NBR 14273 Acessibilidade da pessoa portadora de deficiência no transporte aéreo comercial Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES INTRODUÇÃO É com grande satisfação que informamos que a GOL linhas Aéreas Inteligentes, a partir de 05/12/2006, disponibilizará o seu conteúdo de vôos para reservas e vendas no sistema

Leia mais

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO Com nosso serviço Delta Pet First, os membros peludos de sua família viajam com segurança e conforto. Oferecemos várias opções para levar seu animal de estimação ao destino final e tratamos os amigos de

Leia mais

Conheça os seus direitos em caso de: Recusa de embarque Cancelamento de voo Atrasos prolongados Colocação em classe inferior Viagens organizadas

Conheça os seus direitos em caso de: Recusa de embarque Cancelamento de voo Atrasos prolongados Colocação em classe inferior Viagens organizadas OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO AS NOVAS REGRAS Dia 17 de Fevereiro entra em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que

Leia mais

TAP Portugal permite o transporte de animais na cabine ou no porão, dependendo do peso, do tamanho e espécie do animal.

TAP Portugal permite o transporte de animais na cabine ou no porão, dependendo do peso, do tamanho e espécie do animal. TAP Portugal permite o transporte de animais na cabine ou no porão, dependendo do peso, do tamanho e espécie do animal. Leis de cada país que regem a importação e exportação de animais devem ser respeitadas,

Leia mais

Confirmação da reserva. Reserva Confirmada. Estado da sua reserva. Números de localizador para a reserva são: Voo: EKMXR15.

Confirmação da reserva. Reserva Confirmada. Estado da sua reserva. Números de localizador para a reserva são: Voo: EKMXR15. Facebook share Cristiano Fonseca De: no-reply@edreams.com Enviado: quinta-feira, 25 de Outubro de 2012 20:52 Para: Assunto: Confirmaçâo reserva Easyjet: EKMXR15 Confirmação da reserva Estado da sua reserva

Leia mais

PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E DEVERES DO PASSAGEIRO:

PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E DEVERES DO PASSAGEIRO: PRINCIPAIS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AOS DIREITOS E DEVERES DO PASSAGEIRO: 1. O que é preterição de embarque? A preterição de embarque (embarque não realizado por motivo de segurança operacional, substituição

Leia mais

SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE SUPLEMENTO COMERCIAL. Domingo, 15 de Novembro de 2015 ESTE SUPLEMENTO FAZ PARTE INTEGRANTE DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE www.flyeverjets.com 2 Everjets inaugura voos regulares

Leia mais

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO BAGAGEM DE MÃO Com nosso serviço Delta Pet First, os membros peludos de sua família viajam com segurança e conforto. Oferecemos várias opções para levar seu animal de estimação ao destino final e tratamos os amigos de

Leia mais

VIAJE LEGAL. www.viajelegal.turismo.gov.br

VIAJE LEGAL. www.viajelegal.turismo.gov.br Aqui você encontra dicas para viajar sem problemas. Afinal, uma viagem legal é aquela que traz boas recordações. Palavra do Ministro Prezado leitor, O turismo é uma atividade que envolve expectativas e

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. 1.1. Crianças até 12 anos: Sempre que acompanhadas por um adulto - usufruirão do serviço gratuitamente.

TERMOS E CONDIÇÕES. 1.1. Crianças até 12 anos: Sempre que acompanhadas por um adulto - usufruirão do serviço gratuitamente. TERMOS E CONDIÇÕES Processo de Venda Todos os pedidos deste serviço são efectuados online. Os pedidos de assistência deverão ser efetuados com um mínimo de 72h de antecedência e máximo de 60 dias. Terá

Leia mais

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE ESTE FORMULÁRIO PODE SER UTILIZADO PARA APRESENTAR UMA RECLAMAÇÃO JUNTO DE UMA TRANSPORTADORA AÉREA E/OU DE UM ORGANISMO NACIONAL

Leia mais

CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO

CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO CONDICÕES ESPECÍFICAS DISNEY CRUISE LINE ANEXO 1-Passagem e contrato A passagem/bilhete e do contrato do Cruzeiro Disney Cruise (disponível em www.disneycruise.com/cruisecontract). Os formulários necessários

Leia mais

Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Secretaria Especial de Direitos Humanos Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DAS MULHERES, DA IGUALDADE RACIAL E DOS DIREITOS HUMANOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2012. RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2012. Dispõe sobre a obrigação dos operadores de aeródromo de informar à ANAC a capacidade operacional. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício das

Leia mais

Documentos para o Embarque

Documentos para o Embarque Documentos para o Embarque C A N A s a c i D 2 Documentos para o Embarque Embarque Check-in Antes de embarcar em um voo, todos os passageiros devem fazer o check-in. Apresente-se para o check-in no horário

Leia mais

Bagagem. Voos nacionais. Bagagem despachada DICAS IMPORTANTES

Bagagem. Voos nacionais. Bagagem despachada DICAS IMPORTANTES Voos nacionais Bagagem despachada Bagagem Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se despachar mais de um volume,

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

Jornal Oficial da União Europeia. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) 17.2.2004 L 46/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) REGULAMENTO (CE) N. o 261/2004 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 11 de Fevereiro de 2004 que estabelece regras comuns

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº 602/GC-5, DE 22 DE SETEMBRO DE 2000. Estabelece os procedimentos para a aplicação e para a cobrança das Tarifas

Leia mais

Regime de Responsabilidade Civil dos Transportadores e Operadores Aéreos Regulamentos Administrativos No 11/2004 e No 19/2011

Regime de Responsabilidade Civil dos Transportadores e Operadores Aéreos Regulamentos Administrativos No 11/2004 e No 19/2011 Regime de Responsabilidade Civil dos Transportadores e Operadores Aéreos Regulamentos Administrativos No 11/2004 e No 19/2011 Perguntas e Respostas 1. A que se referem as expressões transportador aéreo

Leia mais

DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS

DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS SENADO FEDERAL DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 DIREITOS DOS PASSAGEIROS AÉREOS apresentação Nenhum tipo de transporte é mais rápido que o aéreo, um dos mais seguros e confortáveis.

Leia mais

POLÍTICA DE BAGAGEM NA CABINE

POLÍTICA DE BAGAGEM NA CABINE HORÁRIOS DO CHECK-IN Os balcões de check-in da Emirates em todo o mundo abrem no mínimo três horas antes do embarque. Os passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva devem se dirigir aos balcões

Leia mais

REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES

REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES REGRAS E CONDIÇÕES DOS BILHETES A emissão de bilhetes aéreos, através do resgate de Pontos Multiplus, combinados com o pagamento de parcela em dinheiro, é denominado Pontos + Dinheiro ou Produto, e oferecido

Leia mais

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO Dia 17 de Fevereiro entrou em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que estabelece regras

Leia mais

Vueling Missed Flight Cover Perguntas Frequentes

Vueling Missed Flight Cover Perguntas Frequentes Vueling Missed Flight Cover Perguntas Frequentes As seguintes informações servem apenas para fins informativos e não devem ser interpretadas como conselhos. 1. Quem pode comprar a Missed Flight Cover?

Leia mais

Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1

Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1 Síntese dos direitos dos passageiros do transporte em autocarro 1 O Regulamento (UE) n.º 181/2011 (a seguir designado por «Regulamento») é aplicável a partir de 1 de março de 2013. Estabelece um conjunto

Leia mais

Plano de Serviço de Apoio ao Cliente

Plano de Serviço de Apoio ao Cliente O da TAP Portugal visa abordar os elementos-chave em matéria de serviço constantes das novas regras estabelecidas pelo Departamento de Transporte (DOT) dos Estados Unidos, que afetam com maior impacto

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 141, DE 9 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos e às hipóteses de preterição de

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO: OLÁ BRASIL!

REGULAMENTO DO CONCURSO: OLÁ BRASIL! REGULAMENTO DO CONCURSO: OLÁ BRASIL! 1.- Entidade organizadora. - A entidade organizadora deste sorteio é a empresa Vacaciones edreams, S.L. Sociedad Unipersonal (a partir desde momento designada como

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2004R0261 PT 17.02.2005 000.002 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B REGULAMENTO (CE) N. o 261/2004 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 11 de Fevereiro

Leia mais

Síntese das disposições respeitantes aos direitos dos passageiros no transporte marítimo e fluvial 1

Síntese das disposições respeitantes aos direitos dos passageiros no transporte marítimo e fluvial 1 Síntese das disposições respeitantes aos direitos dos passageiros no transporte marítimo e fluvial 1 O Regulamento (UE) n.º 1177/2010, relativo aos direitos dos passageiros do transporte marítimo e por

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 009, DE 05 DE JUNHO DE 2007.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 009, DE 05 DE JUNHO DE 2007. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL RESOLUÇÃO Nº 009, DE 05 DE JUNHO DE 2007. Aprova a Norma Operacional de Aviação Civil Noac que dispõe sobre o acesso ao transporte aéreo de passageiros que necessitam

Leia mais

Viagem tranquila. Viagem aérea para passageiros com mobilidade reduzida

Viagem tranquila. Viagem aérea para passageiros com mobilidade reduzida Viagem tranquila Viagem aérea para passageiros com mobilidade reduzida Serviços especiais para p a s s a g e i r o s e speciais A KLM está comprometida em proporcionar viagens aéreas confortáveis, convenientes

Leia mais

Notificação de Participação

Notificação de Participação Notificação de Participação Referência de Notificação de Participação: (somente para uso interno) Seus dados Pessoais: Nome: Tipo de reclamação: Data: Morada: Contacto Número: Email : Informação Importante:

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Passageiro, conheça os seus direitos e os seus deveres. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Passageiro, conheça os seus direitos e os seus deveres. AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS DISTRIBUIÇÃO GRATUITA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS Passageiro, conheça os seus direitos e os seus deveres. OS DIREITOS DOS USUÁRIOS Ter formulários de reclamação

Leia mais

CONSELHOS PARA VIAJAR COM OS SEUS FILHOS

CONSELHOS PARA VIAJAR COM OS SEUS FILHOS CONSELHOS PARA VIAJAR COM OS SEUS FILHOS > PREPARAÇÃO 1. Prepare o seu filho, explicando-lhe o que esperar, desde o check-in aos procedimentos de segurança, alfândega e imigração, descolagem, aterragem

Leia mais

Faça uma consulta médica com pelo menos 10 dias de antecedência da data da sua viagem;

Faça uma consulta médica com pelo menos 10 dias de antecedência da data da sua viagem; 1.ATENDIMENTO O presente guia a visa dar um apoio sobre alguns aspectos que a Empresa Aeroportos julga crucial para o passageiro que viaja de/ para Moçambique. No entanto, não deixe de consultar a sua

Leia mais

Conheça os seus direitos antes de partir: os seus direitos são o nosso objectivo

Conheça os seus direitos antes de partir: os seus direitos são o nosso objectivo Conheça os seus direitos antes de partir: os seus direitos são o nosso objectivo Espera-se que cinco milhões de fãs viagem para assistir ao Euro 2008 este Verão. Sabemos que para alguns deles poderão surgir

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Página 1 de 5 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 1. CONTRATADA: L C DA SILVA AGÊNCIA DE VIAGENS ME Web Viagens, CNPJ/MF 11.692.987/0001-79, Av. Ipiranga, 104, 9 andar, Consolação, CEP 01046-010, São Paulo/SP,

Leia mais

Transfer privado de chegada ao Aeroporto de Londres

Transfer privado de chegada ao Aeroporto de Londres Transfer privado de chegada ao Aeroporto de Londres Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X X X Quantidade mínima de passageiros

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO (este contrato deve ser impresso e preenchido de próprio punho e enviado para o endereço de contato em até 5 dias úteis após a confirmação da compra do

Leia mais

Termos e Condições. Rubrica:

Termos e Condições. Rubrica: Termos e Condições Consulte um Agente de Viagens Agências de Viagens oferecem um serviço valioso ao planejarem sua viagem a bordo dos Cruzeiros da Oceania. Recomendamos que você trabalhe com seu profissional

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES. (Do Sr. JÂNIO NATAL) Senhor Presidente,

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES. (Do Sr. JÂNIO NATAL) Senhor Presidente, COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES REQUERIMENTO N O, DE 2011 (Do Sr. JÂNIO NATAL) Requer a realização de Audiência Pública para debater questões relativas à aviação civil brasileira. Senhor Presidente, Requeiro,

Leia mais

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo CIRCULAR Nº 062 / 2009 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 14 de Agosto de 2009 Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo Caro Associado, Tendo em consideração os deveres legais de informação para a venda de

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SCUBA TRIP Passageiros: 1 2 3 4 5 6 Dados do Pacote Comprado: Destino com saída em / / e retorno em / /, através da Agência de Viagens, de acordo com a reserva previamente

Leia mais

ASSINATURA DE 18 MESES DO PÚBLICO DIGITAL - OFERTA DE VOO À EUROPA

ASSINATURA DE 18 MESES DO PÚBLICO DIGITAL - OFERTA DE VOO À EUROPA ASSINATURA DE 18 MESES DO PÚBLICO DIGITAL - OFERTA DE VOO À EUROPA O Público efectuou uma parceria com a TLC Marketing, a entidade responsável pela gestão da oferta de voos ao abrigo da campanha de assinaturas

Leia mais

Informações Gerais. Rubrica:

Informações Gerais. Rubrica: Informações Gerais Notificação As informações contidas neste site não constituem uma proposta nem um contrato. O transporte de passageiros e bagagens, nos navios da Oceania Cruises, é oferecido somente

Leia mais

Notificação de Participação

Notificação de Participação Notificação de Participação Referência de Notificação de Participação: (somente para uso interno) Seus dados Pessoais: Nome: Tipo de reclamação: Data: Morada: Contacto Número: Email : Informação Importante:

Leia mais

a) As inscrições terminarão quando se atingirem o número total de quartos disponíveis a) Pagamento Integral (100%) (Bilhete de Avião - ver alínea d);

a) As inscrições terminarão quando se atingirem o número total de quartos disponíveis a) Pagamento Integral (100%) (Bilhete de Avião - ver alínea d); Páscoa na Neve 09 Regulamento para Inscrições Preâmbulo Este regulamento visa estabelecer os critérios de inscrição (Páscoa na Neve), nomeadamente em relação aos pagamentos, devoluções, cheques, entrada

Leia mais

No caso de espécies silvestres, é necessária ainda autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis(IBAMA, além da GTA.

No caso de espécies silvestres, é necessária ainda autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis(IBAMA, além da GTA. Trânsito de Segundo informação do Ministério da Agricultura, no caso de viagens aéreas ou rodoviárias, de cães e gatos que transitem no País, não há a necessidade da Guia de Trânsito Animal (GTA). É obrigatório,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 255, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 255, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. RESOLUÇÃO Nº 255, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Estabelece regras sobre a disponibilização de Informações Antecipadas sobre Passageiros (API) e do Registro de Identificação de Passageiros (PNR). A DIRETORIA

Leia mais

MARCA REGISTADA INPI 363960 -

MARCA REGISTADA INPI 363960 - Obtenha informações sobre o seu destino turístico, junto da sua Agência de Viagens ou nas embaixadas e consulados, com destaque para a necessidade de Visto Informe-se sobre a necessidade de actualização

Leia mais

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS.

GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. SETEMBRO 2013 GUIA RESUMIDO DE SEGUROS E ASSISTÊNCIAS DE VIAGENS. *As informações contidas neste guia são válidas exclusivamente para cartões MasterCard Black e Visa Infinite. SERVIÇO DE CONCIERGE Você

Leia mais

Requisitos para Transporte de Passageiros

Requisitos para Transporte de Passageiros Normativo Técnico 13 Requisitos para Transporte de Passageiros PARTE A: GENERALIDADES... 4 13.001 APLICABILIDADE... 4 13.003 DEFINIÇÕES... 4 13.005 SIGLAS E ACRÓNIMOS... 4 13.007 TRANSPORTE DE PESSOAS

Leia mais

Obrigado por escolher o lindo navio MSC FANTASIA da MSC Cruzeiros para o seu cruzeiro de férias e bem vindo ao nosso mundo!

Obrigado por escolher o lindo navio MSC FANTASIA da MSC Cruzeiros para o seu cruzeiro de férias e bem vindo ao nosso mundo! Detalhes da sua reserva Santos, Ilha Grande, Ilhabela, Seu itinerário Santos Data de Embarque 28/11/12 Porto de Embarque Horário de partida 18:00 Santos, Brasil Data de Desembarque 01/12/12 Porto de Desembarque

Leia mais

Administração. Contabilidade

Administração. Contabilidade Escolas Europeias Gabinete do Secretário-Geral Administração Contabilidade Ref.: 2006-D-94-pt-5 Original: EN Versão: PT Remodelação das disposições relativas ao reembolso das despesas de viagem das missões

Leia mais

Direito do Consumidor Turista. Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná

Direito do Consumidor Turista. Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná Direito do Consumidor Turista Seja muito bem-vindo ao Estado do Paraná No Brasil os direitos do consumidor são regulamentados pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8078/90). A lei é aplicada quando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. Dispõe sobre as condições gerais de transporte aplicáveis ao transporte aéreo doméstico e internacional de bagagem. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL ANAC, no

Leia mais

TACV CABO VERDE AIRLINES. CONDIÇÕES GERAIS DE TRANSPORTE (PASSAGEIROS e BAGAGEM)

TACV CABO VERDE AIRLINES. CONDIÇÕES GERAIS DE TRANSPORTE (PASSAGEIROS e BAGAGEM) Pág. : 1 de 35 TACV CABO VERDE AIRLINES CONDIÇÕES GERAIS DE TRANSPORTE (PASSAGEIROS e BAGAGEM) Publicado pela TACV Cabo Verde Airlines Julho de 2011 1 Pág. : 2 de 35 ÍNDICE ARTIGO 1 DEFINIÇÕES... 3 ARTIGO

Leia mais

COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DA BEIT TUR

COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? COMO CONTRATAR OS SERVIÇOS DA BEIT TUR GUIA DO PASSAGEIRO COMO FAZER PARTE DE UM GRUPO? Para fazer parte de uma caravana, basta preencher a ficha de inscrição e imediatamente faremos contato com você. Em nosso site, você pode procurar a sua

Leia mais

REGRAS DE EXECUÇÃO DA DECISÃO N.º 32/2011 RELATIVA AO REEMBOLSO DAS DESPESAS DE VIAGEM DOS DELEGADOS DOS MEMBROS DO CONSELHO

REGRAS DE EXECUÇÃO DA DECISÃO N.º 32/2011 RELATIVA AO REEMBOLSO DAS DESPESAS DE VIAGEM DOS DELEGADOS DOS MEMBROS DO CONSELHO REGRAS DE EXECUÇÃO DA DECISÃO N.º 32/2011 RELATIVA AO REEMBOLSO DAS DESPESAS DE VIAGEM DOS DELEGADOS DOS MEMBROS DO CONSELHO Bruxelas, 1 de Março de 2011 SN 1704/11 1. INTRODUÇÃO O presente documento descreve

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO: MACAU

REGULAMENTO DO CONCURSO: MACAU REGULAMENTO DO CONCURSO: MACAU 1.- Entidade organizadora. - A entidade organizadora deste concurso é a empresa Vacaciones edreams, S.L. Sociedad Unipersonal (a partir desde momento designada como edreams),

Leia mais

NORMA BRASILEIRA. Accessibility in highway transportation

NORMA BRASILEIRA. Accessibility in highway transportation NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 15320 Primeira edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 Acessibilidade à pessoa com deficiência no transporte rodoviário Accessibility in highway transportation Palavras-chave:

Leia mais

Bulgária. Sempre que brilha o sol

Bulgária. Sempre que brilha o sol Bulgária Sempre que brilha o sol 2007 Viaje ainda mais seguro... por apenas Quem viaja conhece as situações inesperadas, os imprevistos, os pequenos acidentes, a perda da carteira e documentos,

Leia mais

REGULAMENTO De Vueling para Paris!

REGULAMENTO De Vueling para Paris! REGULAMENTO De Vueling para Paris! Termos & Condições O passatempo De Vueling para Paris! vai decorrer entre os dias 30 de dezembro e 12 de janeiro na tab Passatempos que está disponível na página oficial

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO: MACAU

REGULAMENTO DO CONCURSO: MACAU REGULAMENTO DO CONCURSO: MACAU 1.- Entidade organizadora. - A entidade organizadora deste concurso é a empresa Vacaciones edreams, S.L. Sociedad Unipersonal (a partir desde momento designada como edreams),

Leia mais

AGOSTo 2013 *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE.

AGOSTo 2013 *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE. AGOSTo 2013 G u i a r e s u m i d o d e s e g u r o s e a s s i s t ê n c i a s d e v i a g e n s. *AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE GUIA SÃO VÁLIDAS EXCLUSIVAMENTE PARA CARTÕES MASTERCARD BLACK E VISA INFINITE.

Leia mais

FAQs Novo Programa de Fidelidade Copa Airlines 2015

FAQs Novo Programa de Fidelidade Copa Airlines 2015 FAQs Novo Programa de Fidelidade Copa Airlines 2015 O programa 1. Qual é o nome do novo programa de fidelidade da Copa Airlines? O nome do novo programa de fidelidade da Copa Airlines é ConnectMiles. 2.

Leia mais

Fórum de Alto Nível da CEDEAO sobre Política e Investimento no sector da Energia Sustentável. Informações de Logística

Fórum de Alto Nível da CEDEAO sobre Política e Investimento no sector da Energia Sustentável. Informações de Logística Fórum de Alto Nível da CEDEAO sobre Política e Investimento no sector da Energia Sustentável Data: 14 a 18 de Setembro de 2015 Local: Heden Golf Hotel e Instalações do Banco Africano de Desenvolvimento,

Leia mais

TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E CONDIÇÕES GERAIS PARA COMPRA DE CRUZEIRO MARÍTIMO INTERNACIONAL 2015

TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E CONDIÇÕES GERAIS PARA COMPRA DE CRUZEIRO MARÍTIMO INTERNACIONAL 2015 TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E CONDIÇÕES GERAIS PARA COMPRA DE CRUZEIRO MARÍTIMO INTERNACIONAL 2015 De um lado, como PASSAGEIRO, o Sr. (a) portador (a) do CPF nº, código de reserva. De outro, como REPRESENTANTE,

Leia mais

ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI AÉREO

ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI AÉREO ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TÁXI AÉREO JUSTIFICATIVA O Rio de Janeiro ao longo dos anos vem ampliando seu destaque no cenário nacional e internacional, sendo sede de diversos

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. Rubrica: Seven Seas Explorer Viagem Inaugural 20 de julho de 2016

TERMOS E CONDIÇÕES. Rubrica: Seven Seas Explorer Viagem Inaugural 20 de julho de 2016 TERMOS E CONDIÇÕES PEDIMOS QUE LEIA COM ATENÇÃO ESTAS IMPORTANTES INFORMAÇÕES, POIS, ESTES SÃO OS TERMOS E CONDIÇÕES DO CONTRATO LEGAL ENTRE VOCÊ, NA CONDIÇÃO DE NOSSO HÓSPEDE, E A SEVEN SEAS CRUISES S.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL NORMA DE SERVIÇO AÉREO INTERNACIONAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL NORMA DE SERVIÇO AÉREO INTERNACIONAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL TÍTULO: Regulamentação de Bagagem por Peça TIPO: Condições de Transporte DATA: 20 Set 00 VALIDADE: Prazo Indeterminado REFERÊNCIA: Ofício nº 342/PL-3/

Leia mais

Manual de Procedimentos. AIG Mission. Mission

Manual de Procedimentos. AIG Mission. Mission Manual de Procedimentos AIG 1 Apólice Procedimentos em caso de Sinistro (Todo o mundo) Sempre que se torne necessário activar as garantias da apólice e, especialmente, em caso de emergência, as Pessoas

Leia mais

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS QUADRO RESUMO

CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS QUADRO RESUMO CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS QUADRO RESUMO 1. CONTRATANTE(s): 2. CONTRATADA: CALCOS BRASIL VIAGENS E TURISMO LTDA., CNPJ/MF 55.257.901/0001-55, Av. São Luiz, 86, 3º andar, São Paulo/SP.

Leia mais

www.proconrj.gov.br milhas.indd 1 26/05/2014 10:59:40

www.proconrj.gov.br milhas.indd 1 26/05/2014 10:59:40 www.proconrj.gov.br milhas.indd 1 26/05/2014 10:59:40 1 - Quem é Consumidor? Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final (Art. 2º do Código

Leia mais

CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS PARA O FESTIVAL DEFQON1 CHILE - 2015 CONTRATO DFC 002/15

CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS PARA O FESTIVAL DEFQON1 CHILE - 2015 CONTRATO DFC 002/15 CONTRATO DE AGENCIAMENTO PARA FORMAÇÃO DE PACOTE DE VIAGENS PARA O FESTIVAL DEFQON1 CHILE - 2015 CONTRATO DFC 002/15 ESPAÇO DJ BRASIL MARKETING ARTÍSTICO LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita

Leia mais

CONSELHO. (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade)

CONSELHO. (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) L 261/28 6.8.2004 II (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) CONSELHO DECISÃO DO CONSELHO de 29 de Abril de 2004 relativa à organização de voos comuns para o afastamento do território

Leia mais

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA

VALORES ABAIXO EM US$ POR PESSOA RANCHO SANTANA Rancho Santana, lugar rodeado da exuberante natureza, é um verdadeiro paraíso. Que oferece muito conforto a você, fazendo da sua viagem inesquecível. O rancho oferece casas espaçosas com

Leia mais

Escola Superior de Turismo e Hotelaria Instituto Politécnico da Guarda RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Licenciatura em Turismo e Lazer

Escola Superior de Turismo e Hotelaria Instituto Politécnico da Guarda RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Licenciatura em Turismo e Lazer Escola Superior de Turismo e Hotelaria Instituto Politécnico da Guarda RELATÓRIO DE ESTÁGIO Licenciatura em Turismo e Lazer Maria Augusta Correia Rodrigues Dezembro 2010 Escola Superior de Turismo e Hotelaria

Leia mais

b) Ocorram alterações posteriormente, mediante prévio acordo escrito entre as partes contratantes.

b) Ocorram alterações posteriormente, mediante prévio acordo escrito entre as partes contratantes. As presentes Condições Gerais são parte integrante do documento informativo denominado programa/catálogo. O programa/oferta é a descrição da viagem, o qual, em conjunto com o programa/catálogo, constitui

Leia mais

Notificação de Participação

Notificação de Participação Notificação de Participação Referência de Notificação de Participação: (somente para uso interno) Seus dados Pessoais: Nome: Tipo de reclamação: Data: Morada: Contacto Número: Email : Informação Importante:

Leia mais

Dossier de Imprensa. rumbo

Dossier de Imprensa. rumbo Dossier de Imprensa rumbo Janeiro 2012 Rumbo, líder em viagens online A empresa é participada em 50% pela Telefónica e pela Orizonia. Criada no ano 2000, e desde o seu inicio que a inovação tecnológica

Leia mais

b) Envio e Inscrição: A intenção da inscrição deverá ser enviada através do e-mail aferreira.neve@gmail.com

b) Envio e Inscrição: A intenção da inscrição deverá ser enviada através do e-mail aferreira.neve@gmail.com Carnaval na Neve 12 Regulamento para Inscrições Preâmbulo Este regulamento visa estabelecer os critérios de inscrição (Carnaval na Neve), nomeadamente em relação aos pagamentos, devoluções, cheques, entrada

Leia mais

PADRONIZAÇÃO SAC. 1)Com quanto tempo de antecedência posso comprar a minha passagem pelo site da Princesa e nas agências?

PADRONIZAÇÃO SAC. 1)Com quanto tempo de antecedência posso comprar a minha passagem pelo site da Princesa e nas agências? PADRONIZAÇÃO SAC 1)Com quanto tempo de antecedência posso comprar a minha passagem pelo site da Princesa e nas agências? A Viação Princesa disponibiliza, com até 30 (trinta) dias de antecedência, a venda

Leia mais

Condições de contrato -Condições Gerais de Transporte (Passageiros e Bagagem)

Condições de contrato -Condições Gerais de Transporte (Passageiros e Bagagem) Condições de contrato -Condições Gerais de Transporte (Passageiros e Bagagem) Frankfurt, Março de 2011 Editor: Deutsche Lufthansa Aktiengesellschaft Customer Service Management FRA XC/S Artigo 1: Definições

Leia mais