O PROGRAMA BOLSA CRECHE : SOLUÇÃO PARA FALTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROGRAMA BOLSA CRECHE : SOLUÇÃO PARA FALTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?"

Transcrição

1 1 O PROGRAMA BOLSA CRECHE : SOLUÇÃO PARA FALTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Cassia Alessandra Domiciano cassiale@uol.com.br 1 Theresa Adrião theadriao@yahoo.com.br 2 UNESP Universidade Estadual Paulista Campus de Rio Claro Instituto de Biociências Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar as principais características do Programa Bolsa Creche instituído no município paulista de Hortolândia no ano de 2005, por meio da Lei Municipal nº e suas primeiras conseqüências para a oferta da educação pública local. As considerações foram elaboradas a partir da análise preliminar da lei que instituiu o Programa e dos balancetes anuais dos gastos do governo no período de 2004 a Esta investigação encontra se em andamento, fato que justifica o caráter provisório das análises ora apresentadas. Esta pesquisa é parte do projeto de mestrado financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp) o qual integra um Projeto Interinstitucional, também financiado pela Fapesp, intitulado Estratégias Municipais para a oferta da educação pública no Estado de São Paulo, cujo objetivo geral é analisar a natureza e as conseqüências, para a educação pública no Estado, de parcerias firmadas entre municípios paulistas e setores da esfera privada (ADRIÃO, 2007). Palavras chave: Financiamento da educação; Parceria público privado; Educação Infantil 1 Introdução O Brasil passou por reformulações legais, a partir da década de 1990, cujas conseqüências foram e ainda são sentidas na efetivação do direito à educação. Das tendências reformadoras desse período destacam se: as medidas de universalização do ensino fundamental e a descentralização da manutenção e do desenvolvimento dessa etapa de escolaridade, mediante sua transferência para esferas locais do poder público, 1 Mestranda em Educação pela UNESP Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Rio Claro. 2 Professora no Departamento de Educação da UNESP Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Rio Claro.

2 2 especificamente para os municípios. Tais reformulações foram materializadas pela Emenda Constitucional nº 14, de 12 setembro de 1996 (EC 14/96), e pela implantação do Fundo para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF, Lei 9.424/96). Das tendências reformadoras dos anos de 1990, destaca se também a tentativa de re significação da esfera pública (PERONI, ADRIÃO, 2005) indicada no Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), elaborado no primeiro mandato do Governo de Fernando Henrique Cardoso ( ) cujo pressuposto principal era a transformação da administração pública brasileira de burocrática em gerencial (PEREIRA, 1998). Das diretrizes para a reforma do Aparelho de Estado, expressas nesse Plano, destacam se a viabilização da privatização, a terceirização e a publicização de serviços ou atividades prestados pelo Estado 3 (PERONI, 2003). No Estado de São Paulo, assiste se no mesmo período, ao que podemos chamar de estágio preparatório para a municipalização do ensino fundamental generalizada com a EC 14/96, via parcerias entre o governo estadual e os municípios para a oferta desta etapa de escolaridade (ADRIÃO, 2001, 2006). Temos como pressuposto que tais reformulações políticas e suas decorrências legais trouxeram maiores incumbências aos municípios uma vez que estes foram induzidos a investir seus recursos financeiros prioritariamente no ensino fundamental (60% dos recursos vinculados) e a continuar mantendo o ensino infantil, este último historicamente de responsabilidade das municipalidades (Art.211, 2º) (ARELARO, 1999). Antes dessas alterações, a aplicação dos recursos em educação não tinha um caráter imperativo permitindo que cada esfera da Administração Pública atendesse aos demais níveis de ensino de acordo com suas necessidades locais (OLIVEIRA, R., 1997). Ao que parece, diante do aumento de suas responsabilidades e da focalização do investimento dos recursos educacionais no ensino fundamental, os municípios, para garantir a efetivação do direito à educação a outras etapas de escolaridade sob sua incumbência, têm buscado apoio no setor privado por meio de estratégias diferenciadas que, no caso de Hortolândia, se materializou na criação do Programa Bolsa Creche. O 3 Privatização, neste documento, correspondia à transferência da propriedade de dado setor para a iniciativa privada; terceirização à transferência de serviços, caracterizados como auxiliares ou de apoio às atividades desenvolvidas pelo Estado, para o setor privado e a publicização correspondia a transferência dos serviços sociais e científicos, prestados pelo Estado, ao segmento público não estatal (PERONI, ADRIÃO, 2005, p.145).

3 3 Programa foi instituído pela lei municipal nº 1506, em 11 de março de Por ela se criou uma subvenção de recursos públicos à iniciativa privada ao repassar, para cada escola particular que integra o Programa, um valor per capita em função do número de alunos matriculados não cobertos pela rede pública. 2 Tramitação e Aprovação do Programa Bolsa Creche O Programa Bolsa Creche foi instituído no município de Hortolândia na gestão do prefeito Ângelo Augusto Perugini, do Partido dos Trabalhadores (PT), a partir da promulgação da Lei Municipal nº 1506, de 11 de março de Por ela, a prefeitura ficou autorizada a estabelecer convênio com Entidades filantrópicas, Organizações Não Governamentais (Ongs) e escolas particulares de educação infantil. De acordo com a referida lei, para cada aluno que não obteve vaga em escolas da rede pública municipal e que foi encaminhado e matriculado em alguma instituição que integra o Programa, destina se um valor per capita (HORTOLÂNDIA, 2005b). De acordo com as justificativas para a implantação do Programa Bolsa Creche, que integram o processo 4 de sua tramitação enquanto Projeto de Lei (PL nº 7), de autoria da então vereadora Ana Lúcia Lippaus Perugini, também do PT, a criação do referido Programa seria uma alternativa imediata para diminuir a demanda por vagas na educação infantil dado o elevado número de crianças na lista de espera das escolas do município. Essa demanda ficou evidenciada depois do cadastramento realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) da população na faixa etária de zero a seis anos, no período de 18 a 26 de janeiro, do ano de 2005, por ele, se registrou aproximadamente novecentas crianças à espera de vagas na rede pública. Segundo ainda as justificativas da então vereadora, o objetivo da lei não seria o de eximir o poder público de ampliar sua rede própria, mas favorecer a solução do problema da demanda num curto intervalo de tempo, pois os munícipes não seriam mais obrigados aguardar a construção de novas escolas para terem seus direitos atendidos. Além disso, Ana Perugini considerou, o projeto de Lei ora proposto seria benéfico para geração de renda, uma vez que permite a parceria da iniciativa pública e privada no âmbito educacional. Outrossim, a troca de experiências educacionais entre a rede pública e privada, favorece a possibilidade na melhoria da qualidade da educação, uma vez que o projeto de Lei prevê a participação dos interessados no 4 Processo nº 20/2005, de 10 de fevereiro de 2005 da Câmara Municipal de Hortolândia SP.

4 4 convênio nas discussões de assuntos correlatos à Educação. (HORTOLÂNDIA, 2005a). O PL nº 7/2005 foi aprovado pela Câmara Municipal de Hortolândia que passou a vigorar como Lei Municipal nº 1506/05, em 11 de março de Destaca se que sua aceitação foi dada pela Câmara com uma proposta de emenda modificativa no art. 7º do PL, cuja redação original 5 não previa um prazo para o término do Programa que era o que a Comissão de Justiça e Redação defendia em seu parecer. com a intenção de melhor adequá lo à transitoriedade embojada em seus objetivos, propomos EMENDA MODIFICATIVA ao seu Art. 7º, que passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 7º. Esta Lei vigorará por 01 (um ano) a partir da data de sua publicação (HORTOLÂNDIA, 2005a). Foi com prazo de validade que a Lei nº 1.506/05 passou a vigorar, entretanto, em 27 de março de 2006, outra Lei Municipal, nº 1.649, modificou esse dispositivo alterando o para um período indeterminado. 2.1 Características do funcionamento do Programa Bolsa Creche A partir da aprovação do Programa, por meio da lei nº 1.506/05, algumas diretrizes foram elaboradas para que as escolas interessadas pudessem se conveniar ao Bolsa Creche. A participação das escolas privadas seria voluntária, contudo, para que elas pudessem aderir ao convênio deveriam estar regularizadas junto à Prefeitura Municipal e teriam que cumprir, no mínimo, os seguintes requisitos, conforme explicitado pelo Art 1º, 3º, da lei nº 1.506/05 I estar devidamente registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; II ter alvará de funcionamento e a devida homologação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; III apresentar certidão negativa de débito para com a Prefeitura Municipal de Hortolândia. Também seria necessário se cadastrarem no mês de dezembro do exercício imediatamente anterior ao de vigência do convênio 6 junto à Secretaria Municipal de 5 Art. 7º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação 6 Para o primeiro ano de vigência do Programa Bolsa Creche se permitiu que as escolas interessadas em participar do convênio se cadastrassem junto à SECEL logo após a aprovação e publicação da Lei 1.506/05. Devido todo trâmite de cadastramento das escolas, o Programa passou a funcionar efetivamente em Agosto de 2005.

5 5 Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informando suas vagas disponíveis e o período de atendimento (integral ou parcial) tendo que cumprir, no mínimo, as exigências anteriormente citadas. O convênio poderia ser renovado a cada ano e aditado de acordo com o número de vagas oferecidas à administração pública. As vagas seriam preenchidas conforme as listas de espera elaboradas pelas Escolas Municipais de Educação Infantil e a seleção dos alunos obedeceria aos mesmos critérios já utilizados pela rede pública. Segundo o depoimento da gerente de Educação Infantil do município, Genirse de Oliveira Luiz Borges, não há critérios específicos de seleção das crianças para a rede pública tampouco para as beneficiárias do Programa, como por exemplo, renda familiar, mães ou responsáveis que trabalham, tendo em vista que a vaga, segundo o declarado por ela, é um direito da criança. Explicou que o município abre um período de inscrições na rede pública no final de cada ano letivo para todas as crianças que ainda não estão matriculadas, as vagas existentes, para cada faixa etária, são preenchidas de acordo com a ordem de chegada das famílias. Sendo assim, aquelas que não conseguirem vaga na rede pública conseqüentemente integrarão as listas de espera, na mesma ordem de classificação adotada pela rede pública (ordem de chegada), e serão encaminhadas às escolas conveniadas ao Bolsa Creche mais próxima de sua residência, conforme as vagas disponíveis. O valor da per capita repassado é fixado por Decreto do prefeito para cada exercício e resultou de uma planilha de custos elaborada pela SECEL. Para o exercício de 2005, o valor foi fixado em R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais) para o período integral e R$ 69,00 (sessenta e nove reais) para o período parcial. Ressalte se que desde a implantação do Programa em 2005, o valor da per capita não foi modificado até o presente ano. As escolas conveniadas, conforme previsto na Lei 1.506/05, não podem cobrar nenhum tipo de taxa dos alunos oriundos do Programa e devem apresentar bimestralmente o controle de freqüência dos conveniados. O Programa permite que se utilize a capacidade ociosa das escolas particulares de educação infantil. De acordo com a lei 1.506/05 (Art.2º, 2º), o interesse do poder público nessa estratégia centra se em promover o menor gasto possível em Educação.

6 6 3 Metodologia utilizada Os dados apresentados resultaram de um trabalho de campo que consistiu no levantamento, junto à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Secretaria de Finanças e Planejamento, de documentos oficiais da esfera municipal diretamente relacionados à implantação e regulamentação do Programa Bolsa Creche, dentre eles, a legislação que instituiu o Programa (Lei nº 1.506/05), o documento contratual que formalizou o acordo entre a prefeitura e as instituições privadas de Educação Infantil e os balancetes anuais do período de 2004 a Os dados referentes às matrículas na Educação Infantil por esfera da administração envolvendo séries históricas foram pesquisados em sites governamentais e in loco. 4 Primeiros impactos do Programa Bolsa Creche para a oferta da educação pública local Os resultados aqui apresentados se referem às primeiras conseqüências, para a oferta da educação pública local, da Lei nº instituída para amenizar a demanda na educação infantil. De início se demonstra a evolução das matrículas, em educação infantil, por dependência administrativa no período de 2004 (ano imediatamente anterior ao implantação do Programa) a Tabela 1 Evolução das matrículas no município de Hortolândia no período de 2004 a Creche Pré Escola Fonte: INEP/SEE Dependência TOTAL Municipal Privada Municipal Privada De acordo com os dados apresentados na Tabela 1, verifica se que as matrículas em creches, na rede privada, apresentaram um aumento de 258% em três anos. Na préescola houve um aumento de 8,65% de 2004 para 2005 e um decréscimo de 41,19% de 2005 para Na rede pública, tanto nas creches quanto nas pré escolas, houve um decréscimo de 8,17% e 1,83% respectivamente nos três anos. Apesar dessa crescente

7 7 nas matrículas da rede privada, não foi possível co relacionar esse movimento à implantação do Bolsa Creche, pois, ao que parece, a quantidade de alunos atendidos por ele, em creches e pré escolas, não está contabilizada no total geral das matrículas da rede privada do município fato que torna incipiente a análise sobre os primeiros impactos do Programa para o atendimento à Educação Infantil. Para que se possa visualizar o número de alunos atendidos pelo Programa Bolsa Creche construiu se a tabela abaixo (Tabela 2) com base nos dados oferecidos pela SECEL de Hortolândia e pelas escolas particulares conveniadas. Ainda que não se consiga detectar se os alunos atendidos pelo Programa estão contabilizados no total de matrículas da rede privada do município, é fato que a quantidade de crianças atendidas nessa esfera, subvencionados pelo poder público, cresceu 164% de 2005 para 2006, índice que não pôde ser observado na expansão da rede pública, ao contrário, percebeuse uma diminuição, ainda que pequena, neste setor conforme demonstrado anteriormente. Tabela 2 Total de alunos atendidos pelo Programa Bolsa Creche de 2005 a 2006 Ano Período Período Parcial Integral Total p/ Ano Total de alunos atendidos 812 Fonte: a autora com base nos dados oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Hortolândia/2008 e pelas Escolas Particulares Conveniadas ao Programa Bolsa Creche. Destaca se a seguir o movimento de adesão dos estabelecimentos privados ao Programa Bolsa Creche no período de 2005 a Tabela 3 Estabelecimentos conveniados de 2005 a 2006 Estabelecimentos Filantrópicos 0 1 Particulares 6 8 Total 6 9 Fonte: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Hortolândia/2008. Percebe se pelos dados apresentados na Tabela 3 que no ano de 2005, quando o Bolsa Creche teve início, seis escolas particulares aderiram ao Programa, em 2006, foram mais três, totalizando nove estabelecimentos conveniados. Desse total, um era filantrópico e os demais de natureza privada stricto sensu. Pela Lei de Diretrizes e Bases

8 8 da Educação, n o de 1996, as instituições privadas são caracterizadas e dividas em em três categorias: I particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características dos incisos abaixo; II comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de professores e alunos que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade; III Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos.; IV filantrópicas na forma da lei (Art. 20) Conforme Romualdo Portela de Oliveira (2002, p.112) a simples categorização dos estabelecimentos privados de ensino revela, de maneira clara, a existência de instituições particulares de ensino stricto sensu, ou seja, aquelas que não são nem confessionais, nem comunitárias, nem filantrópicas, portanto, por exclusão, regidas pela lógica de mercado Isso posto, a tendência de ampliação no número de estabelecimentos de educação infantil, que aderiram ao Programa Bolsa Creche durante sua vigência, nos leva a inferir que as instituições que mais recursos públicos recebem são de natureza privada stricto sensu, dado que indica uma distinção no quadro dos convênios tradicionalmente constituídos na educação infantil com entidades filantrópicas e ou assistenciais (COSTA, 2005). De acordo com dados da SECEL do município, Hortolândia tem hoje dezesseis escolas particulares regularizadas que atendem a educação infantil, verifica se que 56,25% delas estão conveniadas ao Programa 7 o que nos leva a questionar se esse tipo de subsídio instituído não induz, de certa forma, uma corrida dessas escolas em busca de maiores aportes financeiros com o objetivo de ampliarem seus lucros, inserindo assim, a educação infantil numa lógica mercantil. A seguir demonstra se uma breve análise dos gastos totais do município na função Educação e na sub função Educação Infantil no período de 2004 a De acordo com informações obtidas junto ao Setor do Programa Bolsa Creche da SECEL, atualmente (2008) são catorze escolas particulares conveniadas ao Bolsa Creche, ou seja, 87,5% das escolas particulares do município.

9 9 Tabela 4 Gastos totais na função Educação e na sub função Educação Infantil(E.I.) no período de 2004 a 2006 Ano Totais Gastos em Totais Gastos na Educação Educação Infantil 2004 R$ ,38 R$ , R$ ,44 R$ , R$ ,46 R$ ,34 TOTAIS R$ ,27 R$ ,52 Fonte: HORTOLÂNDIA. Secretaria de Finanças e Planejamento. Balanços Municipais de 2004 a OBS: Os valores nominais foram indexados pelo IGP DI Mai/08 da Fundação Getúlio Vargas Destaca se que os valores explicitados nas Tabelas 4 e 5 foram compostos a partir dos montantes declarados nos balancetes oficiais do município. Em relação aos totais declarados na função Educação (Tabela 4) percebe se uma ampliação de 9,46% de 2004 para 2005 e um decréscimo de 0,95% de 2005 para Na sub função Educação Infantil há um aumento de 0,95% e 2,16% respectivamente de 2004 para 2005 e 2005 para Ao se observar o total gasto com o elemento de despesa Programa Bolsa Creche (Tabela 5), verifica se que os valores nominais destinados à execução desta atividade correspondem a 1,16% do total gasto com Educação Infantil no ano de 2005, índice que se ampliou para 11,64% em Tabela 5 Gastos do Programa Bolsa Creche no período de 2004 a 2006 Atividade Econômica/ Elemento de Despesa Total Gastos c/ Programa Bolsa Creche 0, , , ,63 Fonte: HORTOLÂNDIA. Secretaria de Finanças e Planejamento. Balanços Municipais de 2004 a OBS: Os valores nominais foram indexados pelo IGP DI Mai/08 da Fundação Getúlio Vargas Os dados, até então apresentados, demonstram que há uma pequena ampliação dos gastos com Educação Infantil no período analisado apesar da oferta desta etapa de escolaridade, na rede pública, ter decaído como ficou demonstrado na análise que se fez anteriormente das matrículas. Ressalte se que do total gasto na educação infantil em 2006, 11,64% deste montante foi utilizado, para o pagamento das subvenções do Bolsa Creche. Isso nos leva a supor que a partir da implantação deste Programa há uma ampliação da oferta da educação infantil pela rede privada, via investimento público, o que acreditamos ser uma forma de privatização desta etapa de escolaridade.

10 10 5 Considerações Finais O Bolsa Creche é um formato peculiar de financiamento adotado para a oferta de vagas à educação infantil via subvenção pública à escola privada. Para cada aluno que não obteve vaga na rede pública municipal e foi encaminhado e matriculado em alguma instituição que integra o Programa, seja ela Entidade Filantrópica, Organizações Não Governamentais (Ongs) ou Escola Particular de Educação Infantil destina se um valor per capita (DOMICIANO, 2006; ADRIÃO, DOMICIANO, 2005,). Essa estratégia de financiamento pode ser caracterizada como um mecanismo alternativo para a distribuição de subsídios educacionais do setor público para o privado denominado de co financiamento cujo termo, pode ser entendido como a divisão de responsabilidades financeiras entre os setores, público e privado, e também entre os governos nacionais, regionais e locais (BARRO, 1997). O apelo à divisão de responsabilidades, tanto no financiamento quanto na oferta dos serviços sociais (saúde, educação, etc), se evidencia a partir da crise que se atribui ao Estado em decorrência de sua crise fiscal, mas que na verdade a crise referese às limitações do sistema capitalista. Para a superação da crise do Estado, propõe se a sua reforma por meio da diminuição de sua atuação numa tentativa de re significação da esfera pública (PERONI, ADRIÃO, 2005). Sabe se que este movimento de enxugamento do Estado e de mudança em seu papel (de provedor para regulador) expande se mundialmente e cada vez mais ele [o Estado] busca transferir a prestação direta de serviços sociais a terceiros. Isso, segundo Stephen Ball (2004, p.1109), abre a possibilidade de duas outras mudanças políticas: Primeiro, uma vez livre da responsabilidade exclusiva pela prestação direta de serviços, o Estado pode considerar vários prestadores potenciais de serviços públicos, voluntários e privados [...]. Segundo, isso também permite considerar modelos alternativos de financiamento, e a participação de financiadores privados para desenvolver a infra estrutura do setor público (BALL, 2004, p. 1109). O autor cita a estratégia utilizada pelo Reino Unido, a chamada Iniciativa de Finanças Privadas (ou Parcerias Público Privado) no Brasil, citamos o Programa Bolsa Creche como possível exemplo decorrente dessa mudança política. Ball (2004, p.1110) complementa ainda que Nesta relação binária Estado/instituições privadas estão começando a se dissolver as fronteiras entre os campos sociais e econômicos, as quais se

11 11 tornam cada vez mais porosas. Os efeitos de recontextualização estão se enfraquecendo. Existe uma multiplicação e uma efervescência do discurso privado e os negócios no setor público, articulado em especial por meio de noções como a de parceria. Ao que parece, estratégias de parceria como a do Programa Bolsa Creche, ou melhor, a crescente articulação do setor público com o privado como forma eficiente de resolver alguns problemas educacionais tem se ampliado e consequentemente naturalizado um processo de privatização nesta área (ADRIÃO, BORGHI, 2007). Os dados até agora analisados sobre o Programa Bolsa Creche permitem considerar que ele incide de forma negativa na oferta da educação pública local e particularmente na Educação Infantil. Ademais, as justificativas do poder público local de promover o menor gasto possível na educação infantil, via subvenção aos estabelecimentos privados, não se apresentou, até agora, de forma consistente. O que se pode considerar como certo é que o Programa consumiu de um ano para outro (de 2005, ano em que ele teve início, para 2006) parte significativa (11,64%) dos valores do orçamento público da educação infantil os quais, podem ser cada vez maiores enquanto ele existir. Também não é possível afirmar, até este momento, que a implantação do Programa seja a solução para falta de vagas na educação infantil, ele pode ser uma estratégia, mas não uma solução, dado que ainda existe, conforme dados da SECEL, lista de espera no município e ainda mais, o Bolsa Creche esbarra se em seus próprios limites de oferta de vagas, da mesma forma que o setor público, pois, à medida que as vagas ociosas das escolas que integram o Programa são preenchidas, elas obviamente se esgotam e as crianças, que ainda estão fora da escola, continuam esperando que seu direito à educação seja efetivado.

12 12 6 Referências Bibliográficas ADRIÃO, Theresa. Autonomia monitorada como eixo de mudança: padrões de gestão do ensino público paulista ( ).202 f.tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001a. ADRIÃO, Theresa. Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, ADRIÃO, Theresa (Coord.) Estratégias municipais para a oferta da educação pública no Estado de São Paulo. Projeto de Pesquisa (Fapesp), Mimeografado ADRIÃO, T. ; BORGHI, R.. Parcerias entre prefeituras e a esfera privada: estratégias privatizantes para a oferta da educação pública em São Paulo?. In: V Congresso Luso Brasileiro I Colóquio Iberoamericano e XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2007, Porto Alegre. Anais do V Congresso Luso Brasileiro I Colóquio Iberoamericano e XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, ARELARO, Lisete Regina. A municipalização do ensino do Estado de São Paulo: antecedentes históricos e tendências. In: OLIVEIRA, Cleiton de, et al. Municipalização do ensino no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, BALL, Stephen J. Performatividade, Privatização e o Pós Estado do Bem Estar. Educação e Sociedade, v. 25, nº 89, p , set dez, BARRO, S.M. Desenvolvimento de Índices Financeiros da Educação Internacionalmente Comparáveis: A experiência da OECD e suas implicações para o Mercosul. In: PREAL. Santiago do Chile, n.13, p. 1 40, out COSTA, Márcio da. Criar o público não estatal ou tornar público o estatal?. In: ADRIÃO, T. e PERONI, V. (Orgs). O público e o privado na educação; interfaces entre Estado e Sociedade. São Paulo: Xamã, 2005, p DOMICIANO, Cássia Alessandra; ADRIÃO, Theresa.;. Uma análise do Programa Bolsa Creche no município de Piracicaba. In. Educação: Teoria e Prática, v.13, nº 24, jan jun.2005 e nº 25, jul dez p DOMICIANO, Cássia Alessandra A implantação da Lei Municipal nº de 19 de dezembro de 2001, no município de Piracicaba: Uma análise do Programa Bolsa Creche. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A municipalização do ensino no Brasil. In: OLIVEIRA, D.A. (Orgs). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O Financiamento da educação. In: OLIVEIRA, R.P; ADRIÃO, T. (Orgs). Gestão, Financiamento e direito à educação: Análise da LDB e da Constituição Federal, 2 ed., São Paulo: Xamã, 2002, pág. 89 a 118.

13 13 PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado. São Paulo: Xamã, PERONI, Vera; ADRIÃO, Theresa. Público não estatal: estratégias para o setor educacional brasileiro. In: ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Orgs.). O Público e o privado na educação: interfaces entre o Estado e Sociedade: Xamã, p PEREIRA, Bresser; SPINK P. (Orgs). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Legislações citadas BRASIL. Emenda Constitucional n º 14, 12/09/1996. Diário Oficial da União, Brasília, Seção I, p , 13/09/1996. Lei nº 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.. Lei nº 9.424, de 24/12/1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no rt. 60, 7, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Brasília, Disponível em: acesso em: 01 de jul HORTOLÂNDIA. Projeto de lei nº 07, de 10/02/2005a. Autoriza o município de Hortolândia a firmar convênio com Entidades Filantrópicas, ONGs e Escolas Particulares de Educação Infantil, objetivando o aumento da oferta de vagas, com a concessão de bolsas creches à crianças que não obtenham vagas na Rede Municipal e dá outras providências. HORTOLÂNDIA Lei n , de 28/07/2005. Autoriza o município de Hortolândia a firmar convênio com Entidades Filantrópicas, ONGs e Escolas Particulares de Educação Infantil, objetivando o aumento da oferta de vagas, com a concessão de bolsas creches à crianças que não obtenham vagas na Rede Municipal e dá outras providências.

Eixo 1 Políticas públicas, financiamento, avaliação e gestão da educação

Eixo 1 Políticas públicas, financiamento, avaliação e gestão da educação Eixo 1 Políticas públicas, financiamento, avaliação e gestão da educação OFERTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PARCERIAS/ CONVÊNIOS COM INSTUIÇÕES PRIVADAS COM FINS LUCRATIVOS Jaqueline dos Santos Oliveira

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA EDUCAÇÃO (Área da Educação) PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PROTEÇÃO À EDUCAÇÃO NO

Leia mais

Constituição Federal

Constituição Federal Constituição Federal CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988 COM A INCORPORAÇÃO DA EMENDA 14 Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Leia mais

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Os desafios da Educação Infantil nos Planos de Educação Porto de Galinhas/PE Outubro/2015 Secretaria de Educação Básica CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É direito dos trabalhadores

Leia mais

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 ARRANJOS INSTITUCIONAIS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM MUNICÍPIOS PAULISTAS. Raquel Fontes Borghi Regiane Helena Bertagna Resumo: Este trabalho resulta de

Leia mais

Ensino fundamenta - responsabilidade só dos Municípios?

Ensino fundamenta - responsabilidade só dos Municípios? Ensino fundamenta - responsabilidade só dos Municípios? O que prevê a legislação e qual tem sido a participação estadual, municipal e privada na oferta de educação básica no RJ? Nicholas Davies, prof.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL E O SISTEMA ESTADUAL Resumo Marianne Pereira Souza - UFGD marianne-souza@hotmail.com Giselle Cristina Martins Real

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128 DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128 DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128 DE 2006 Altera o 1º do art. 1º da Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, para incluir os estudantes da educação fundamental de jovens e adultos como beneficiários

Leia mais

PROJETO DE LEI N. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI N. O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI N Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC, altera as Leis n. 7.998, de 11 de janeiro de 1990, n. 8.121, de 24 de julho de 1991 e n. 10.260, de 12 de julho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS ARARANGUÁ AUXILIAR DE COZINHA Curso de Formação Inicial e Continuada Eixo: Turismo,

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

MODELO DE MENSAGEM QUE ENVIA O PROJETO DE LEI (altera denominação e autoriza o desdobramento de fonte de recursos.

MODELO DE MENSAGEM QUE ENVIA O PROJETO DE LEI (altera denominação e autoriza o desdobramento de fonte de recursos. MODELO 1 MODELO DE MENSAGEM QUE ENVIA O PROJETO DE LEI (altera denominação e autoriza o desdobramento de fonte de recursos., de março de 2007. Mensagem nº /2007. Senhor Presidente: Tenho a honra de encaminhar,

Leia mais

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira CONHECENDO O FNDE O FNDE é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é prestar

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I Da Educação Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado

Leia mais

Mesa Redonda: PNE pra Valer!

Mesa Redonda: PNE pra Valer! Mesa Redonda: PNE pra Valer! Construindo o futuro ou reeditando o passado? Um esboço comparativo entre a Lei 10.172/2001 e o PL 8035/2010 Idevaldo da Silva Bodião Faculdade de Educação da UFC Comitê Ceará

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli Autoria: VEREADOR RODRIGO DA ZAELI PROJETO DE LEI Nº. 08, DE 28 DE MAIO DE 2013. EMENTA: Dispõe sobre conceder autorização ao poder executivo para a instituição o Programa de VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS

Leia mais

******************************************************************************** LEI Nº 7508/2007, de 31 de dezembro de 2007

******************************************************************************** LEI Nº 7508/2007, de 31 de dezembro de 2007 ******************************************************************************** LEI Nº 7508/2007, de 31 de dezembro de 2007 ********************************************************************************

Leia mais

LEI Nº 13.574, DE 12 DE MAIO DE 2003. (Projeto de Lei nº 611/02, da Vereadora Claudete Alves - PT)

LEI Nº 13.574, DE 12 DE MAIO DE 2003. (Projeto de Lei nº 611/02, da Vereadora Claudete Alves - PT) LEI Nº 13.574, DE 12 DE MAIO DE 2003 (Projeto de Lei nº 611/02, da Vereadora Claudete Alves - PT) Dispõe sobre a transformação e inclusão no Quadro do Magistério Municipal, do Quadro dos Profissionais

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria do PAC. Nota de Resposta a Requerimento recebido via Lei de Acesso à Informação

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria do PAC. Nota de Resposta a Requerimento recebido via Lei de Acesso à Informação Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria do PAC Nota de Resposta a Requerimento recebido via Lei de Acesso à Informação Assunto: PAC 2 Creches e Pré-escolas 1. Quais foram os critérios

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO Revoga a Lei n.º 2002/2009, de 11/12/2009 e institui a Guarda Mirim do Município de São Sebastião e dá outras providências. ERNANE BILOTTE PRIMAZZI, Prefeito Municipal de São Sebastião, no uso de suas

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra TEXTO: FINANCIAMENTO (MECANISMOS E INSTRUMENTOS) Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir,

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991.

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUIS HELOSMAN DE FIGUEIREDO, PREFEITO MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA, ESTADO

Leia mais

Balanço do Plano Plurianual 2006/2009. Perspectivas para o Próximo PPA. Maurício Faria Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Balanço do Plano Plurianual 2006/2009. Perspectivas para o Próximo PPA. Maurício Faria Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo Balanço do Plano Plurianual 2006/2009 Perspectivas para o Próximo PPA Maurício Faria Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo 1 PPA PREVISÃO CONSTITUCIONAL Art. 165. Leis de iniciativa

Leia mais

A Organização Federativa da Educação Brasileira. Manuel Palácios

A Organização Federativa da Educação Brasileira. Manuel Palácios A Organização Federativa da Educação Brasileira Manuel Palácios Um Roteiro 1 2 3 As Bases do Federalismo Educacional Brasileiro O Federalismo em Processo Federalismo, Equidade e Qualidade Página 2 Índice

Leia mais

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem?

FIES + P ROUNI. 5. Qual o percentual de bolsas complementares para os cursos de Belo Horizonte e para os cursos de Contagem? FIES + P ROUNI A UNA, uma Instituição que faz diferença no tempo e no espaço que está inserida, que participa da comunidade e sabe da sua importância na formação de profissionais e de cidadãos, oferece

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL Régis Henrique dos Reis Silva UFG e UNICAMP regishsilva@bol.com.br 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem como objeto de análise o processo de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014

PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 PORTARIA Nº 375, DE 10 DE MARÇO DE 2014 Regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2014 para aplicação em obras de ampliação e construção de entidades

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

O NOVO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO PARA O SERVIDOR PÚBLICO

O NOVO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO PARA O SERVIDOR PÚBLICO O NOVO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO PARA O SERVIDOR PÚBLICO MEIRELES 1, Jéssica Maria da Silva KATAOKA 2, Sheila Sayuri Centro de Ciências Sociais Aplicadas /Departamento de Finanças, Contabilidade e Atuária

Leia mais

SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES

SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES SUBCHEFIA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES PROJETO DE LEI Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC; altera as Leis n os 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa

Leia mais

MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL

MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL LEGISLAÇÃO BÁSICA LEI Nº 11.738, DE 16/07/2008 1 Profissionais têm direito ao piso piso. O art. 1º e o 2º do art. 2º definem quais profissionais têm direito

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Regulamenta o inciso XVI do art. 22 da Constituição Federal que trata da organização do sistema nacional de emprego, para a adoção de políticas

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

Lei N. 391/2007 Wanderlândia 14 de Março de 2007.

Lei N. 391/2007 Wanderlândia 14 de Março de 2007. Lei N. 391/2007 Wanderlândia 14 de Março de 2007. Altera na integra o texto da Lei nº. 334/2002, de 20 de Dezembro de 2002, que cria o Conselho Municipal de Educação e da outras providencias. Faço saber

Leia mais

PL 8035/2010 UMA POLÍTICA DE ESTADO. Plano Nacional de Educação 2011/2020. Maria de Fátima Bezerra. Deputada Federal PT/RN

PL 8035/2010 UMA POLÍTICA DE ESTADO. Plano Nacional de Educação 2011/2020. Maria de Fátima Bezerra. Deputada Federal PT/RN PL 8035/2010 Plano Nacional de Educação 2011/2020 UMA POLÍTICA DE ESTADO Maria de Fátima Bezerra Deputada Federal PT/RN Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal O PNE foi construído

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos)

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) O que muda Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) 1. Por que é necessário criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE

CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE CÂMARA MUNICIPAL DE SABOEIRO-CE PROJETO DE LEI Nº /2013, de 23 de abril de 2013 DISPOE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO A CULTURA CINEMA POPULAR EM DISTRITOS, COMUNIDADES E PRAÇAS DO MUNICÍPIO.

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI Nº 2.947, DE 2008 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO SEVERIANO ALVES PDT

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI Nº 2.947, DE 2008 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO SEVERIANO ALVES PDT COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI Nº 2.947, DE 2008 Estende medidas de estímulo à inovação prevista na Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, às universidades comunitárias e confessionais.

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.880, DE 9 DE JUNHO DE 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e o Programa de Apoio

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REDAÇÃO DO PROJETO DE LEI Aprova o Plano Municipal de Educação - PME e dá outras providências. O Prefeito do Município de vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Faço

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A isenção da contribuição previdenciária dos servidores públicos (abono de permanência) Luís Carlos Lomba Júnior* O presente estudo tem como objetivo traçar breves considerações

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS 1. Natureza e Finalidade O Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí - FREIAVI é um espaço

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 12. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 12. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 12 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Deveria ter sido aprovado um PNE para o período 2011-2020, mas não o foi. O último PNE ( Lei nº 10.172, de 2001) criou metas para a educação

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

FUNDAMENTOS LEGAIS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

FUNDAMENTOS LEGAIS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTOS LEGAIS, PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL I - Fundamentos legais A Constituição de 1988, inciso IV do artigo 208, afirma: O dever do Estado com a educação será efetivado

Leia mais

- CURSO DE DIREITO -

- CURSO DE DIREITO - REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CURSO DE DIREITO - FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS PRINCÍPIOS GERAIS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA NATUREZA... 3 CAPÍTULO III...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS CENTRO DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS CENTRO DE EXTENSÃO REGIMENTO CENEX DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS / UFMG Belo Horizonte, 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS

Leia mais

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os

O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores. Deputados, estamos no período em que se comemoram os O Sr. ÁTILA LIRA (PSB-OI) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, estamos no período em que se comemoram os vinte anos de promulgação da Constituição Cidadã de

Leia mais

RELATORA: Senadora KÁTIA ABREU

RELATORA: Senadora KÁTIA ABREU PARECER N o, DE 2009 Da COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA, sobre o Projeto de Lei do Senado n o 246, de 2007, que regula o Programa de Seguro- Desemprego Rural, o Abono Salarial Rural, o Programa

Leia mais

Financiamento da Educação Plano Nacional de Educação PL 8035/2010

Financiamento da Educação Plano Nacional de Educação PL 8035/2010 Financiamento da Educação Plano Nacional de Educação PL 8035/2010 Profª Cleuza Rodrigues Repulho Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo/ SP Presidenta da Undime Projeto de Lei 8035/ 2010

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Projeto de Lei n.º 151, de 30 de junho de 2011. Institui o Programa de Transferência de Renda do Município de Carmo da Cachoeira, e dá outras providências. aprova: A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira,

Leia mais

GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS

GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS GESTÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS LEGAIS, ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS ILUMEXPO 2014 3ª Exposição e Fórum de Gestão de Iluminação Pública Luciana Hamada Junho 2014 IBAM, MUNICÍPIO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Confere nova regulamentação ao Conselho Municipal de Segurança

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº09/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Administração do Centro de

Leia mais

BRASILEIROS VÃO INVESTIR 13,5% A MAIS COM EDUCAÇÃO EM 2012

BRASILEIROS VÃO INVESTIR 13,5% A MAIS COM EDUCAÇÃO EM 2012 1 BRASILEIROS VÃO INVESTIR 13,5% A MAIS COM EDUCAÇÃO EM 2012 Antônio Eugênio Cunha* O brasileiro vai investir 13,5% a mais com educação em 2012 relativo ao ano anterior. Este é o levantamento divulgado

Leia mais

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA Projeto de Lei nº 069 de 08 de maio de 2013 AUTOR: Poder Executivo PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas EMENTA: Cria o Programa de Incentivo Municipal

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

MUNICIPALIZAÇÃO. Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Secretário Municipal de Educação de Florianópolis e Presidente da UNDIME/SC

MUNICIPALIZAÇÃO. Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Secretário Municipal de Educação de Florianópolis e Presidente da UNDIME/SC MUNICIPALIZAÇÃO Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Secretário Municipal de Educação de Florianópolis e Presidente da UNDIME/SC NOVAS RESPONSABILIDADES AOS MUNICIPIOS Ampliação do Ensino Fundamental de

Leia mais

A Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino de Sergipe. II Encontro Estadual dos Conselhos de Educação

A Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino de Sergipe. II Encontro Estadual dos Conselhos de Educação A Básica no Sistema Estadual de Ensino de Sergipe 1 LDB - Da organização Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU R E G I M E N T O G E R A L PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regimento Geral PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Este texto foi elaborado com as contribuições de um colegiado de representantes da Unidades Técnico-científicas,

Leia mais

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE E DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais

MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais Valores em R$ mil % S/ 2014 2015 2016 2017 TOTAL TOTAL DIRETA

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Apresentação

INTRODUÇÃO. Apresentação ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 09/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3207/2014: OS TRIBUNAIS DE CONTAS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: CONTROLE DO TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MICROEMPRESAS

Leia mais

META NACIONAL 20- ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto

META NACIONAL 20- ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto META NACIONAL 20- ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto - PIB do País no 5 o (quinto) ano de vigência

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 11.620 DE 14 DE MAIO DE 2001. (publicada no DOE nº 91, de 15 de maio de 2001) Institui o Programa de Garantia

Leia mais

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Francine Leite Apresentação Este trabalho introduz o tema Envelhecimento

Leia mais

2. DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL FLORIANÓPOLIS

2. DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL FLORIANÓPOLIS VERSÃO PRELIMINAR PME / 2015 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO 1. BASE LEGAL 2. DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL FLORIANÓPOLIS 2.1. FLORIANÓPOLIS ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS 2.2. EDUCAÇÃO

Leia mais

O ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL E OS RECURSOS PARA A INFÂNCIA. Exemplo prático

O ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL E OS RECURSOS PARA A INFÂNCIA. Exemplo prático O ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL E OS RECURSOS PARA A INFÂNCIA Exemplo prático Incluir no PPA as ações do plano Proteção Integral, que envolve programas de interesse da INFÂNCIA Um município quer implantar

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 285, DE 2011 (Apensado: PL nº 1.328, de 2011)

PROJETO DE LEI N.º 285, DE 2011 (Apensado: PL nº 1.328, de 2011) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI N.º 285, DE 2011 (Apensado: PL nº 1.328, de 2011) Acrescenta 3º ao art. 23 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

Resolução SE 80, de 6-8-2012

Resolução SE 80, de 6-8-2012 Diário Oficial - Seção I terça-feira, 7 de agosto de 2012 PÁG. 16 Educação GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 80, de 6-8-2012 Define procedimentos e critérios do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada

Leia mais

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora Gustavo Justino de Oliveira* Consoante documento 1 elaborado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento,

Leia mais

Aquisição e Gerenciamento de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica

Aquisição e Gerenciamento de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica Aquisição e Gerenciamento de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica Maceió -Setembro/2013 HISTÓRICO PORTARIA GM/MS nº 3.916/98 POLÍTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESTABELECEU DIRETRIZES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 Normatiza a oferta de cursos a distância, em nível de graduação, sequenciais, tecnólogos, pós-graduação e extensão universitária ofertados pela Universidade

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1512/2009 SÚMULA: Cria o Conselho Municipal da Educação. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte

Leia mais

A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PRONATEC NA CIDADE DO RECIFE /PE

A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PRONATEC NA CIDADE DO RECIFE /PE A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PRONATEC NA CIDADE DO RECIFE /PE 1. INTRODUÇÃO Thayane Maria Deodato Cavalcante UFPE (thayanedc@hotmail.com) Lígia Batista de Oliveira

Leia mais

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS 1 A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS A importância dos cuidados com as crianças na primeira infância tem sido cada vez mais destacada

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

PROPOSTA DE PROJETO DE LEI SOBRE O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA

PROPOSTA DE PROJETO DE LEI SOBRE O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA PROPOSTA DE PROJETO DE LEI SOBRE O PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA Regulamenta o inciso VIII do artigo 206 da Constituição Federal, para instituir o piso salarial profissional

Leia mais

ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO

ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA ANEXO I. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do Projeto: Políticas públicas: a cultura como fator de desenvolvimento econômico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Aprecia Indicação CNE/CP nº 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares

Leia mais

Disciplina Estrutura e Funcionamento da. Licenciatura em Química Professor: Weslei Cândido

Disciplina Estrutura e Funcionamento da. Licenciatura em Química Professor: Weslei Cândido Disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação básicab Licenciatura em Química Professor: Weslei Cândido Ementa da Disciplina Os caminhos da educação brasileira. A estrutura e organização do ensino no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2015 Á 2025

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2015 Á 2025 PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2015 Á 2025 Profº Esmeria de Lourdes Saveli Secretária Municipal de Educação 1. CONCEITO O Plano Municipal de Educação é um orientador da ação do município na política educacional.

Leia mais

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ AREA TEMÁTICA: TRABALHO LAIS SILVA SANTOS 1 CARLOS VINICIUS RODRIGUES 2 MARCELO FARID PEREIRA 3 NEUZA CORTE DE OLIVEIRA

Leia mais

EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO O atendimento na creche e o PIM Porto Alegre/RS Março/2015 Secretaria de Educação Básica É direito dos trabalhadores urbanos e rurais à assistência gratuita

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

no item 1.6.TRADIÇÕES E HÁBITOS CULTIVADOS PELA

no item 1.6.TRADIÇÕES E HÁBITOS CULTIVADOS PELA PROPOSIÇÃO: EMENDA AO ANEXO DO PROJETO DE LEI Nº 38/2015 QUE INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. AUTORIA: VEREADORES ANGELICA B. DOS SANTOS MILECH, CLAUDIO ANTÔNIO MELO DA

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Cria o Fundo de Desenvolvimento Regional FDR - no Estado de Goiás. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual decreta e eu

Leia mais