Sistema Fuzzy para Diagnóstico de Hérnias da Região Inguinal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema Fuzzy para Diagnóstico de Hérnias da Região Inguinal"

Transcrição

1 Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal Aldo Slva, Inara Slva IFM-Insttuto Federal de Educação, Cênca e ecnologa de Mato Grosso, DAI- Departamento da Área de Informátca, ua Zulmra Canavarros, s/n, 78-, Cuabá, Mato Grosso, Brasl aldovera@hotmal.com, naraferrer@gmal.com Marcelo exera 2 2 UNESP-Unversdade Estadual Paulsta Faculdade de Engenhara Elétrca de Ilha Soltera Departamento de Engenhara Elétrca, Laboratóro de Pesqusa em Controle, Av. José Carlos oss, 37, 5385-, Ilha Soltera, Sao Paulo, Brasl marcelo@dee.fes.unesp.br Máro Slva 3 3 Insttuto Bella Imagem Av Mguel Sutl, 6274 sala 7 érreo, Cuabá Lar Shoppng, 78-, Cuabá, Mato Grosso, Brasl maromarcosvera@g.com.br José Marques 4 4 HS Hosptal Santa osa ua Adel Maluf 9 Jd. Marana, Cuabá, Mato Grosso, Brasl josecarloscm@terra.com.br esumo. Este artgo apresenta uma modelagem matemátca, através da eora de Conjuntos Fuzzy, para auxlar no dagnóstco de hérnas da regão ngunal. O modelo deste dagnóstco fo desenvolvdo com a colaboração de dos especalstas em crurga geral e, através dos sntomas apresentados pelos pacentes, dentfcaram-se casos de hérna ngunal conforme os procedmentos médcos. O objetvo deste estudo é comparar dos métodos: o prmero utlzando sstema baseado em regras fuzzy com nferênca do tpo Mandan e outro através de composção max-mn entre relações fuzzy. Os resultados obtdos mostraram que a técnca é adequada e pode auxlar médcos não especalstas no dagnóstco e tomada de decsão para ndcação crúrgca de pacentes. Palavras-Chave: eora de Conjuntos Fuzzy, Lógca Fuzzy, Sstema Fuzzy para Dagnóstco Médco, Hérna Ingunal.

2 Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal 92 Introdução Segundo alguns especalstas, a hérna é uma protrusão (salênca ou abaulamento) de parte do conteúdo ntra-abdomnal que pode ser formada por tecdo adposo, alças de ntestno grosso ou ntestno delgado através de um orfíco, na parede da egão Ingunal, e que ocorre em um lado ou ambos os lados da vrlha. A fraqueza da musculatura abdomnal, de orgem congênta (que ocorre logo após o nascmento) ou adqurda (em qualquer fase da vda), resulta na ncapacdade de manter o conteúdo vsceral da cavdade abdomnal em seu local normal [8]. As classfcações das hérnas dependem da sua localzação. As hérnas mas comuns estão na vrlha (egão Ingunal), umbgo (umblcal ou per-umblcal) e em locas prevamente operados (ncsonal). A hérna da Vrlha compreende a hérna ngunal (dreta ou ndreta), a hérna ngunal blateral e hérna femoral. ambém exstem outros tpos: hérna ncsonal (resultado de crurga préva), hérna umblcal (hérna na ccatrz umblcal), hérna epgástrca, hérna recorrente (hérna operada anterormente) [8]. A hérna da parede abdomnal é normalmente notada pelo pacente devdo à dor ocasonada e pelo aumento de volume (salênca) local. Podem exstr váras formas de apresentação de hérna da regão ngunal, porém todas elas devem ser tratadas crurgcamente. A dferença é que algumas podem ser operadas eletvamente (hérna ngunal dreta, ndreta, femoral, encarcerada redutível) e outras emergencalmente (encarceradas rredutíves e estranguladas). A ncdênca da doença anda é desconhecda, mas estma-se que 5% da população desenvolverá uma hérna da parede abdomnal. Aproxmadamente 75% das hérnas ocorrem na regão ngunal, sendo dos terços ndretas e um terço dretas. As hérnas dretas são raras em mulheres, no entanto as hérnas femoras são mas frequentes em mulheres do que em homens [6]. Apesar da hérna da regão ngunal apresentar a maora dos dagnóstcos obtdos de exames clíncos dos pacentes, raramente se lança mão de exames complementares. Anda hoje exstem dagnóstcos confusos realzados por médcos não crurgões. Em casos como este, um sstema fuzzy para dagnóstco de hérna da regão ngunal podera auxlar na tomada de decsão adequada para os pacentes, prncpalmente se estes possuem outras doenças assocadas. As complcações decorrentes de uma hérna não tratada (encarcerada ou estrangulada) e a ncapacdade funconal do trabalhador exgem cada vez mas tratamento defntvo na hernoplasta [7]. Os sstemas fuzzy podem ser usados em dversas áreas da medcna e começam e ser adotados por especalstas como mportante ferramenta de auxílo para dagnóstcos.

3 92 Aldo Slva, Inara Slva 2 Desenvolvmento 2. Sstema Fuzzy para Dagnóstco da Hérna de egão Ingunal A eora de Conjuntos Fuzzy, Lógca Nebulosa ou Lógca Fuzzy fo concebda por Zadeh [2] com a publcação denomnada Fuzzy Sets. Nesta publcação o autor mencona que um conjunto fuzzy é uma classe de objetos com graus contínuos de pertnênca que traduzem em termos matemátcos a nformação mprecsa descrta por um conjunto de regras. as objetos são caracterzados por uma função de pertnênca que desgna para cada objeto valores entre a. A extensão de concetos da teora dos conjuntos (como unão, ntersecção, etc.) para teora de conjuntos fuzzy não é óbva. Assm para obter precsão na descrção dos conjuntos reas Zadeh propôs um rotero da eora dos Conjuntos para Conjuntos Fuzzy. Isto fo feto alterando a rgdez do conceto pertence ou não pertence dos conjuntos clásscos por uma maor flexbldade, permtndo graus de pertnênca na forma de números que representam a acetação daquele objeto partcular como pertencente ao conjunto []. Mutas regras têm sdo dscutdas sobre este assunto, mas as operações de max-mn são o ponto central da artmétca dos conjunto fuzzy. omando se μ A (x) como a dsposção em acetar x como um pertencente ao conjunto fuzzy A, Zadeh defne ntersecção A B e unão A B como: A B {(x;mn[μ (x),μ (x)])} () A B A B {(x;max[μ (x),μ (x)])} (2) Os sstemas fuzzy podem processar nformações mprecsas, porém, não adqurem automatcamente as regras que utlzam para produzr resultados. Um sstema para dagnóstco médco fuzzy é uma aplcação da teora dos conjuntos fuzzy que é feta com a colaboração de um especalsta médco. Os especalstas representam a sua experênca profssonal em um sstema de nferênca baseado em regras do tpo Se <condção> Então <resultado> usadas para determnar o resultado. O desenvolvmento de aplcações utlzando a teora de conjuntos fuzzy para auxílo de dagnóstco, tem sdo uma prátca crescente entre os especalstas. Um modelo utlzando redes neuras e sstemas fuzzy denomnado sstema neurofuzzy para prognóstco de câncer de próstata constatou que estas aplcações são uma boa opção quando se dspõem de grande número de dados expermentas [2]. Um sstema neuro-fuzzy para classfcação de calcfcações em mamogramas mostrou que o modelo é váldo para auxlar o especalsta no dagnóstco do câncer de mama [5]. Com o objetvo de dagnostcar doenças nfants, tas como, catapora, caxumba, coqueluche e menngte, utlzou-se um modelo baseado na teora dos conjuntos fuzzy, para auxlar os profssonas em sua tomada de decsão []. A B

4 Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal 922 No estudo para dagnóstco do câncer de mama wsconsn (WBCD), utlzaram-se duas metodologas: fuzzy e algortmos genétcos, de modo a produzr sstemas de dagnóstco [9]. Um estudo de dagnóstco fuzzy fo mplementado, valdado e comparado com modelos físcos hpotétcos e modelos matemátcos [3], [4]. Assm o objetvo deste trabalho é propor um modelo de dagnóstco de hérna da regão ngunal, através da lógca fuzzy, que auxle o médco não especalsta no dagnóstco de seus pacentes. Em caso postvo, a partr dos sntomas físcos que estes apresentam, o médco deverá encamnhá-lo ao médco crurgão para exames mas detalhados. Para este propósto, utlzamos nformações de especalstas e consultas bblográfcas, para determnar os graus de pertnênca dos prncpas sntomas dos pacentes nas hérnas ngunas. Consderando como varáves lnguístcas de entrada utlzaram-se os sntomas que dentfcam as hérnas, descrtos de S a S9. Como saída do dagnóstco apresenta a possbldade do pacente estar acometdo com determnada hérna ngunal (D a D5). A resposta desta composção é também um conjunto fuzzy, fornecendo a dstrbução das possbldades do pacente no conjunto de hérnas descrto de D a D5, conforme tabela. A base de regras e as funções de pertnênca foram construídas ncorporando os conhecmentos e experênca de especalstas e através de consulta bblográfca. Desta forma, fo possível estabelecer pelo bom senso e experênca do profssonal a melhor conduta médca para o pacente. O levantamento bblográfco sobre hérnas não ndcou a exstênca de estudos realzados desta patologa com a lógca fuzzy. A fgura mostra um modelo de sstema fuzzy de dagnóstco médco. Fgura. Modelo de um processamento de dagnóstco. 2.2 estes e esultados Este trabalho consste em apresentar uma modelagem, utlzando a teora dos conjuntos fuzzy, no dagnóstco médco de hérna da regão ngunal. São utlzados dos métodos: o prmero utlzando sstema baseado em regras fuzzy com nferênca do tpo Mandan, e o segundo, através de composção max-mn entre relações fuzzy. Para o desenvolvmento deste modelo, e análse dos sntomas das hérnas da regão ngunal, foram consultados dos médcos, com especaldade em Crurga Geral, Dr.

5 923 Aldo Slva, Inara Slva Máro Marcos Vera da Slva e Dr. José Carlos Costa Marques, ambos especalstas da rede públca de saúde no Estado de Mato Grosso. Para elaboração deste trabalho utlzou-se a oolbox Fuzzy Logc do Matlab onde se defnu as seguntes fases:. Fuzzfcação das entradas e defnção; 2. Elaboração das regras fuzzy; 3. Cálculo dos antecedentes; 4. Cálculo das mplcações das regras; 5. Agregação dos consequentes; 6. Deffuzfcação do resultado. Consderando a fuzzfcação dos conjuntos unversas de entrada: P: conjunto dos pacentes; S: conjunto de snas e exames físcos; D: conjunto dos dagnóstcos; O conjunto S é formado por: S(febre), S2 (dstensão abdomnal), S3 (dor), S4 (sensação de peso), S5 (abaulamento redutível), S6 (manobra de valsalva), S7 (manobra de landvar), S8 (acma do lgamento ngunal), S9 (vômto) e D formado por: D (hérna ngunal dreta - HID), D2 (hérna ngunal ndreta - HII), D3 (hérna femoral - HF), D4 (hérna ngunal encarcerada - HIEncar), D5 (hérna ngunal estrangulada - HIEstrag). Para o sntoma de dor (S3) consderou-se o ntervalo [ ] com os seguntes valores: Zero para pacentes com dores leves; Meo, com dores moderadas; Um, com dores ntensas. Para a classfcação da ntensdade da dor (Escala Qualtatva), este trabalho baseou-se na normatva nº 9 de 4/6/23 - DGCG - Dvsão de Doenças Genétcas, Crôncas e Gerátrcas da Dreção Geral do Mnstéro da Saúde. Para os outros sntomas foram consderados os valores: Zero (não exste) e Um (exste). A tabela representa a relação entre Sntomas x Dagnóstcos ( = S x D), desenvolvda pelos dos especalstas. Nota-se que algumas relações terão elementos que podem ser zero ou um (por exemplo, S5 x D), ou seja, na elaboração desta regra, o pacente em relação ao sntoma abaulamento redutível, exstndo ou não terá o dagnóstco de hérna ngunal dreta. abela. elação entre Sntomas (S) x Dagnóstcos (D). D D2 D3 D4 D5 S / S2 /

6 Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal 924 S3.5 S4 S5 / / / S6 S7 S8 / / S9 / Após a defnção das regras (conhecmento do especalsta) e seus valores, o sstema de nferênca descreve os passos necessáros para atngr determnada solução. São defndos por []: Agregação: Avala cada regra Se...Então, através do operador And (e), avala o mínmo entre os valores de pertnênca. Composção: Avala as regras analsadas, através do operador Or (ou). Fornece o maor valor dos conjuntos de pertnênca avalados. A segur o cálculo dos antecedentes fo elaborado por meo da composção maxmn de dados reas de pacentes. A composção max-mn fo descrta assm: U o(x,z) = max yy [mn(u (x,y), u (y,z))] (3) Na lteratura dos modelos de nferênca fuzzy são muto ctados []: Mamdan: uma regra típca desse modelo é: se x é A e y é B (onde A e B são conjuntos fuzzy), então Z é C (onde C é um conjunto fuzzy); akag-sugeno: Uma regra desse modelo é se x é A e y é B (onde A e B são conjuntos fuzzy), então Z = f(x,y), onde A e B são conjuntos fuzzy e f é uma função real de x e y. Neste trabalho utlzou-se o modelo de nferênca Mamdan, que deverá ser defndo no oolbox Fuzzy Logc do Matlab. Anda no Matlab, a elaboração do sstema de nferênca das regras fuzzy deve ser precedda com a defnção dos conectvos (AND e O) da composção max-mn, utlzada no cálculo dos antecedentes. ambém se defnu as mplcações cujos operadores podem ser Mínmo ou Produto. A agregação dos consequentes pode ser Máxmo ou Soma lmtada, e a Defuzzfcação de saída pode ser o Centro de Gravdade, Méda dos Maores valores ou Soma dos maores valores. Neste trabalho utlzou-se o Centro de Gravdade que corresponde ao ponto central do resultado. Para este trabalho defnu-se no Fuzzy Logc do Matlab as seguntes propredades: And Method: Prod; Or Method: Max; Implcaton: Prod;

7 925 Aldo Slva, Inara Slva Aggregaton: Max; Deffuzfcação: Centrod. Na fgura 2 lustra a estrutura do modelo fuzzy para o dagnóstco de hérna com nove entradas e cnco saídas. Fgura 2. Ilustração do sstema de nferênca fuzzy. Apresenta-se na fgura 3 um gráfco com as funções de pertnênca assocadas à varável de entrada febre que assumem apenas valores não exste e exste.

8 Grau de Pertnênca Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal 926 nao sm Febre Fgura 3. Gráfco das funções de pertnênca assocada à varável de entrada febre (S). Na fgura 4 lustra a função de pertnênca do sntoma dor com os seguntes graus de ntensdade: leve, moderada e ntensa.

9 Grau de Pertnênca Grau de Pertnênca 927 Aldo Slva, Inara Slva leve moderada ntensa Dor Fgura 4. Ilustração das funções de pertnênca assocada à varável de entrada dor (S3). Na fgura 5 lustra uma varável de saída (HID) com a quantdade e tpo das funções de pertnênca que assume valores não exste ou exste. nao sm HID Fgura 5. Gráfco das funções de pertnênca assocada à varável de saída febre (D).

10 Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal 928 As regras que caracterzam as hérnas da regão ngunal foram elaboradas pelos especalstas e edtadas na opção ules do Menu Edt no oolbox Fuzzy Logc. Exemplo de regra elaborada pelos especalstas: ª regra: f (s s não) and (s2 s não) and (s3 s leve) and (s4 s sm) and (s5 s sm) and (s6 s sm) and (s7 s sm) and (s8 s sm) and (s9 s não) then (HID s sm) Na tabela 2, foram consderados os dados dos seguntes pacentes observados pelos especalstas em suas atvdades dáras: abela 2. elação entre Pacentes (P) x Sntomas (S). S S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8 S9 P P2 P3 P4 P5.5 No modelo dscreto, que ndca o grau com que cada sntoma está relaconado com o dagnóstco, do prmero pacente (P) os resultados foram:,,,, ; logo o dagnóstco fo à possbldade do pacente possur uma das três hérnas: hérna ngunal dreta, ndreta ou femoral. Para o modelo contínuo (fgura 6), determnou o grau de possbldade (.67) de o pacente estar acometdo com a hérna ngunal dreta. Na análse clnca dos especalstas também se confrmou que o pacente possu a hérna ngunal dreta. Modelo Dscreto:

11 929 Aldo Slva, Inara Slva.5 P Sendo que:,d5))] (S ),u [m n(u (P,S max (P,D5) u,d4))] (S ),u [m n(u (P,S max (P,D4) u,d3))] (S ),u [m n(u (P,S max (P,D3) u,d2))] (S ),u [m n(u (P,S max (P,D2) u,d))] (S ),u [m n(u (P,S max (P,D) u

12 Sstema Fuzzy para Dagnóstco de Hérnas da egão Ingunal 93 Fgura 6. Modelo contínuo de hérna ngunal dreta. Observando-se a fgura 6, na parte superor, encontram-se as varáves de entrada do sstema (S a S9) com seus respectvos valores no ntervalo de a, bem como as varáves de saída (dagnóstcos). Analsando os valores obtdos para cada varável de saída, gerado pelo controle fuzzy através das 8 regras, nota-se que as varáves HII, HF, HIEncar e HIEstrang possuem o mesmo valor.5, e a varável HID gual a.67. Isto sgnfca que o pacente tem a possbldade (67%) de estar acometdo com a hérna ngunal dreta. Para o segundo pacente, no modelo dscreto, obteve-se no dagnóstco a possbldade de ter uma das três hérnas: hérna ngunal dreta, ndreta ou femoral. Para o modelo contínuo o dagnóstco fo à hérna ngunal ndreta, também confrmada pelos especalstas. Para o tercero pacente, no modelo dscreto, o dagnóstco fo a possbldade de ter uma das três hérnas: hérna ngunal dreta, ndreta ou estrangulada. Já o dagnóstco médco, dos especalstas, e também para o modelo contínuo, o tercero pacente possu hérna ngunal estrangulada. No modelo dscreto, o quarto pacente ndcou a possbldade de estar acometdo por uma das três hérnas: dreta, ndreta ou femoral. anto no modelo contínuo quanto no dagnóstco médco, o pacente possu a hérna femoral; No qunto pacente, o modelo dscreto elencou duas possbldades (hérna ngunal encarcerada e estrangulada) e o modelo contínuo determnou maor grau de possbldade para hérna ngunal encarcerada, confrmada também pelos especalstas. Observa-se que na classfcação realzada pelos especalstas, a maor parte do resultado concde com os valores do modelo contínuo. 3 Conclusão Este trabalho teve como objetvo prncpal uma demonstração de como modelos baseados na lógca fuzzy podem auxlar na tomada de decsão médca. Para este estudo foram analsados e dagnostcados cnco pacentes, pelos especalstas, confrmandose o dagnóstco pela aplcação desenvolvda. Segundo os especalstas, no caso da patologa hérna da regão ngunal, o exame físco é soberano e mutas vezes o sufcente para se ndcar uma crurga reparadora, sem a necessdade de exames complementares. Porém, este conceto é trval entre especalstas em crurga geral. Como os sntomas da hérna são semelhantes, podendo gerar uma confusão dagnóstca, por médcos não especalstas, o sstema pode auxlar nestes casos no dagnóstco dos acometdos pelo problema. Sendo assm, os resultados obtdos mostraram que um sstema fuzzy, para dagnóstco de hérna da regão ngunal, pode auxlar na tomada de decsão médca.

13 93 Aldo Slva, Inara Slva Város problemas foram encontrados para a elaboração deste trabalho, dentre eles estão:. Estmular o nteresse nos especalstas em crurga para contrbur com a pesqusa, vsando auxlar outros médcos; 2. Elaborar os graus de pertnênca dos sntomas, pos é um trabalho que exge experênca profssonal do crurgão. Como trabalho futuro, pretende-se desenvolver uma aplcação web para dspostvos móves para ser utlzada por médcos não especalstas em postos de saúde no dagnóstco médco desta patologa. Em caso de dagnóstco postvo, o médco deverá encamnhar o pacente para o crurgão geral. eferêncas. Bellman,.E., Gertz, M.: On the analytc formalsm of the theory of fuzzy sets. Inf. Sc., 5, (973). 2. Castanho, M. J. P.: Sstema neuro-fuzzy para prognóstco de câncer de próstata. Bomatemátca, 7, 2 (27). 3. Esogbue, A. O.: Fuzzy dynamc programmng, fuzzy adaptve neuro control, and the general medcal dagnoss problem. Orgnal esearch Artcle Computers & Mathematcs wth Applcatons, 37, (999). 4. Esogbue, A. O.: Measurement and valuaton of Fuzzy mathematcal model for medcal dagnoss. Fuzzy Sets and systems,, (983). 5. Fernandes, F. C.: Sstema Neuro-Fuzzy para Classfcação de Calcfcações em Mamogramas. Programa de Pós-graduação em Gestão do Conhecmento e da ecnologa da Informação, Unversdade Católca de Brasíla. Dssertação de Mestrado (27). 6. Ilas, E. J., Kassab, P.: O uso de telas resolveu o problema da recdva na crurga da Hérna ngunal? ev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, 55, n. 3, (29). 7. Lazo, A. et al.: Hstologa dos sacos hernáros nas hérnas ngunas em adultos e cranças: presença de fbras musculares lsas e sua relação com o vaso sanguíneo. ev. Col. Bras. Cr., o de Janero, 36, n. 4, (27). 8. Malangon, M. A., Gaglard,. J.: Hernas. In: ownsend CM, edtor. Sabston tratado de crurga, 7ª Edção, Elsever (25). 9. Pena-eyes, C. A., Spper, M.: A fuzzy-genetc approach to breast cancer dagnoss. Artfcal Intellgence n Medcne. 7, 3-55 (999).. Shaw, I. S., Smões, M. G.: Controle e Modelagem Fuzzy. FAPESP. Edgard Blucher Ltda (999).. Vllela, M. F., Santos, P. B., Jafelce,. S.: Dagnóstco Médco Fuzzy de Doenças Infants. evsta Centfca Eletrônca Semestral da Faculdade de Matemátca FAMA (UFU- MG), n 9, (27). 2. Zadeh, L.A.: Fuzzy sets. Inf. Control, 8, (965).

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnilesteMG 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS - UnlesteMG Dscplna: Introdução à Intelgênca Artfcal Professor: Luz Carlos Fgueredo GUIA DE LABORATÓRIO LF. 01 Assunto: Lógca Fuzzy Objetvo: Apresentar o

Leia mais

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS

NOTA II TABELAS E GRÁFICOS Depto de Físca/UFMG Laboratóro de Fundamentos de Físca NOTA II TABELAS E GRÁFICOS II.1 - TABELAS A manera mas adequada na apresentação de uma sére de meddas de um certo epermento é através de tabelas.

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Introdução e Organização de Dados Estatísticos

Introdução e Organização de Dados Estatísticos II INTRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS 2.1 Defnção de Estatístca Uma coleção de métodos para planejar expermentos, obter dados e organzá-los, resum-los, analsá-los, nterpretá-los e deles extrar

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE PARA FINS DE ANÁLISE DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DAS IFES

CÁLCULO DO ALUNO EQUIVALENTE PARA FINS DE ANÁLISE DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DAS IFES MIISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMETO DE DESEVOLVIMETO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECOLOGIA DA IFORMAÇÃO CÁLCULO DO ALUO EQUIVALETE PARA FIS DE AÁLISE DE CUSTOS DE MAUTEÇÃO DAS IFES

Leia mais

Cálculo do Conceito ENADE

Cálculo do Conceito ENADE Insttuto aconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera IEP Mnstéro da Educação ME álculo do onceto EADE Para descrever o cálculo do onceto Enade, prmeramente é mportante defnr a undade de observação

Leia mais

2 Lógica Fuzzy Introdução

2 Lógica Fuzzy Introdução 2 Lógca Fuzzy 2.. Introdução A lógca fuzzy é uma extensão da lógca booleana, ntroduzda pelo Dr. Loft Zadeh da Unversdade da Calfórna / Berkeley no ano 965. Fo desenvolvda para expressar o conceto de verdade

Leia mais

Regressão e Correlação Linear

Regressão e Correlação Linear Probabldade e Estatístca I Antono Roque Aula 5 Regressão e Correlação Lnear Até o momento, vmos técncas estatístcas em que se estuda uma varável de cada vez, estabelecendo-se sua dstrbução de freqüêncas,

Leia mais

O Uso do Software Matlab Aplicado à Previsão de Índices da Bolsa de Valores: Um Estudo de Caso no Curso de Engenharia de Produção

O Uso do Software Matlab Aplicado à Previsão de Índices da Bolsa de Valores: Um Estudo de Caso no Curso de Engenharia de Produção O Uso do Software Matlab Aplcado à Prevsão de Índces da Bolsa de Valores: Um Estudo de Caso no Curso de Engenhara de Produção VICENTE, S. A. S. Unversdade Presbterana Mackenze Rua da Consolação, 930 prédo

Leia mais

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para

Objetivos da aula. Essa aula objetiva fornecer algumas ferramentas descritivas úteis para Objetvos da aula Essa aula objetva fornecer algumas ferramentas descrtvas útes para escolha de uma forma funconal adequada. Por exemplo, qual sera a forma funconal adequada para estudar a relação entre

Leia mais

Nota Técnica Médias do ENEM 2009 por Escola

Nota Técnica Médias do ENEM 2009 por Escola Nota Técnca Médas do ENEM 2009 por Escola Crado em 1998, o Exame Naconal do Ensno Médo (ENEM) tem o objetvo de avalar o desempenho do estudante ao fm da escolardade básca. O Exame destna-se aos alunos

Leia mais

CONTROLE FUZZY PI DE TEMPERATURA NUM MODELO DE EDIFICAÇÃO EM ESCALA REDUZIDA

CONTROLE FUZZY PI DE TEMPERATURA NUM MODELO DE EDIFICAÇÃO EM ESCALA REDUZIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP ESCOLA DE MINAS EM COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CECAU CONTROLE FUZZY PI DE TEMPERATURA NUM MODELO DE EDIFICAÇÃO EM ESCALA REDUZIDA MONOGRAFIA

Leia mais

Estimativa da Incerteza de Medição da Viscosidade Cinemática pelo Método Manual em Biodiesel

Estimativa da Incerteza de Medição da Viscosidade Cinemática pelo Método Manual em Biodiesel Estmatva da Incerteza de Medção da Vscosdade Cnemátca pelo Método Manual em Bodesel Roberta Quntno Frnhan Chmn 1, Gesamanda Pedrn Brandão 2, Eustáquo Vncus Rbero de Castro 3 1 LabPetro-DQUI-UFES, Vtóra-ES,

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

Variabilidade Espacial do Teor de Água de um Argissolo sob Plantio Convencional de Feijão Irrigado

Variabilidade Espacial do Teor de Água de um Argissolo sob Plantio Convencional de Feijão Irrigado Varabldade Espacal do Teor de Água de um Argssolo sob Planto Convenconal de Fejão Irrgado Elder Sânzo Aguar Cerquera 1 Nerlson Terra Santos 2 Cásso Pnho dos Res 3 1 Introdução O uso da água na rrgação

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

Professor Mauricio Lutz CORRELAÇÃO

Professor Mauricio Lutz CORRELAÇÃO Professor Maurco Lutz 1 CORRELAÇÃO Em mutas stuações, torna-se nteressante e útl estabelecer uma relação entre duas ou mas varáves. A matemátca estabelece város tpos de relações entre varáves, por eemplo,

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001

Sistemas de Filas: Aula 5. Amedeo R. Odoni 22 de outubro de 2001 Sstemas de Flas: Aula 5 Amedeo R. Odon 22 de outubro de 2001 Teste 1: 29 de outubro Com consulta, 85 mnutos (níco 10:30) Tópcos abordados: capítulo 4, tens 4.1 a 4.7; tem 4.9 (uma olhada rápda no tem 4.9.4)

Leia mais

Software para Furação e Rebitagem de Fuselagem de Aeronaves

Software para Furação e Rebitagem de Fuselagem de Aeronaves Anas do 14 O Encontro de Incação Centífca e Pós-Graduação do ITA XIV ENCITA / 2008 Insttuto Tecnológco de Aeronáutca São José dos Campos SP Brasl Outubro 20 a 23 2008. Software para Furação e Rebtagem

Leia mais

Covariância e Correlação Linear

Covariância e Correlação Linear TLF 00/ Cap. X Covarânca e correlação lnear Capítulo X Covarânca e Correlação Lnear 0.. Valor médo da grandeza (,) 0 0.. Covarânca na propagação de erros 03 0.3. Coecente de correlação lnear 05 Departamento

Leia mais

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF)

CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Finitos (MEF) PMR 40 - Mecânca Computaconal CAPÍTULO VI Introdução ao Método de Elementos Fntos (MEF). Formulação Teórca - MEF em uma dmensão Consderemos a equação abao que representa a dstrbução de temperatura na barra

Leia mais

Estatística stica Descritiva

Estatística stica Descritiva AULA1-AULA5 AULA5 Estatístca stca Descrtva Prof. Vctor Hugo Lachos Davla oo que é a estatístca? Para mutos, a estatístca não passa de conjuntos de tabelas de dados numércos. Os estatístcos são pessoas

Leia mais

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado)

5.1 Seleção dos melhores regressores univariados (modelo de Índice de Difusão univariado) 5 Aplcação Neste capítulo será apresentada a parte empírca do estudo no qual serão avalados os prncpas regressores, um Modelo de Índce de Dfusão com o resultado dos melhores regressores (aqu chamado de

Leia mais

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA

Análise de Regressão. Profa Alcione Miranda dos Santos Departamento de Saúde Pública UFMA Análse de Regressão Profa Alcone Mranda dos Santos Departamento de Saúde Públca UFMA Introdução Uma das preocupações estatístcas ao analsar dados, é a de crar modelos que explctem estruturas do fenômeno

Leia mais

Sistemas Robóticos. Sumário. Introdução. Introdução. Navegação. Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar?

Sistemas Robóticos. Sumário. Introdução. Introdução. Navegação. Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar? Sumáro Sstemas Robótcos Navegação Introdução Onde estou? Para onde vou? Como vou lá chegar? Carlos Carreto Curso de Engenhara Informátca Ano lectvo 2003/2004 Escola Superor de Tecnologa e Gestão da Guarda

Leia mais

UMA REDE NEURAL ARTIFICIAL HÍBRIDA: MULTI-LAYER PERCEPTRON (MLP) E INTERAC- TIVE ACTIVATION AND COMPETITION (IAC)

UMA REDE NEURAL ARTIFICIAL HÍBRIDA: MULTI-LAYER PERCEPTRON (MLP) E INTERAC- TIVE ACTIVATION AND COMPETITION (IAC) UMA REDE NEURAL ARTIFICIAL HÍBRIDA: MULTI-LAYER PERCEPTRON (MLP) E INTERAC- TIVE ACTIVATION AND COMPETITION (IAC) ANDRÉA T. R. BARBOSA, GLORIA M. CURILEM SALDÍAS, FERNANDO M. DE AZEVEDO Hosptal São Vcente

Leia mais

Probabilidade nas Ciências da Saúde

Probabilidade nas Ciências da Saúde UNIVERSIDDE ESTDUL DE GOIÁS Undade Unverstára de Cêncas Exatas e Tecnológcas Curso de Lcencatura em Matemátca robabldade nas Cêncas da Saúde Rafaela Fernandes da Slva Santos NÁOLIS 014 Rafaela Fernandes

Leia mais

CONTROLADORES FUZZY. Um sistema de controle típico é representado pelo diagrama de blocos abaixo:

CONTROLADORES FUZZY. Um sistema de controle típico é representado pelo diagrama de blocos abaixo: CONTROLADORES FUZZY Um sstema de controle típco é representado pelo dagrama de blocos abaxo: entrada ou referênca - erro CONTROLADOR snal de controle PLANTA saída A entrada ou referênca expressa a saída

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento

Análise Econômica da Aplicação de Motores de Alto Rendimento Análse Econômca da Aplcação de Motores de Alto Rendmento 1. Introdução Nesta apostla são abordados os prncpas aspectos relaconados com a análse econômca da aplcação de motores de alto rendmento. Incalmente

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear

Probabilidade e Estatística. Correlação e Regressão Linear Probabldade e Estatístca Correlação e Regressão Lnear Correlação Este uma correlação entre duas varáves quando uma delas está, de alguma forma, relaconada com a outra. Gráfco ou Dagrama de Dspersão é o

Leia mais

PLANILHAS EXCEL/VBA PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM SISTEMAS BINÁRIOS

PLANILHAS EXCEL/VBA PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM SISTEMAS BINÁRIOS PLANILHAS EXCEL/VBA PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR EM SISTEMAS BINÁRIOS L. G. Olvera, J. K. S. Negreros, S. P. Nascmento, J. A. Cavalcante, N. A. Costa Unversdade Federal da Paraíba,

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS CCE DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Curso de Especalzação Lato Sensu em Estatístca ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS Professor: Dr. Waldr Medr medr@uel.br Londrna/Pr Março de 011 ÍNDICE

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO CEARÁ

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS DO CEARÁ GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ - IPECE NOTA TÉCNICA Nº 29 PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA OS MUNICÍPIOS E DISTRITOS

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ110 : Prncípos de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br Potencal químco, m potencal químco CQ110 : Prncípos de FQ Propredades termodnâmcas das soluções

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO MULTI-EFEITO NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE

MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO MULTI-EFEITO NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE MODELAGEM MATEMÁTICA DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO MULTI-EFEITO NA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE R. L. S. CANEVESI 1, C. L. DIEL 2, K. A. SANTOS 1, C. E. BORBA 1, F. PALÚ 1, E. A. DA SILVA 1 1 Unversdade Estadual

Leia mais

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem.

1 a Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós: Num nó, a soma das intensidades de correntes que chegam é igual à soma das intensidades de correntes que saem. Les de Krchhoff Até aqu você aprendeu técncas para resolver crcutos não muto complexos. Bascamente todos os métodos foram baseados na 1 a Le de Ohm. Agora você va aprender as Les de Krchhoff. As Les de

Leia mais

Prof. Antônio Carlos Fontes dos Santos. Aula 1: Divisores de tensão e Resistência interna de uma fonte de tensão

Prof. Antônio Carlos Fontes dos Santos. Aula 1: Divisores de tensão e Resistência interna de uma fonte de tensão IF-UFRJ Elementos de Eletrônca Analógca Prof. Antôno Carlos Fontes dos Santos FIW362 Mestrado Profssonal em Ensno de Físca Aula 1: Dvsores de tensão e Resstênca nterna de uma fonte de tensão Este materal

Leia mais

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas

Introdução à Análise de Dados nas medidas de grandezas físicas Introdução à Análse de Dados nas meddas de grandezas físcas www.chem.wts.ac.za/chem0/ http://uregna.ca/~peresnep/ www.ph.ed.ac.uk/~td/p3lab/analss/ otas baseadas nos apontamentos Análse de Dados do Prof.

Leia mais

PARTE 1. 1. Apresente as equações que descrevem o comportamento do preço de venda dos imóveis.

PARTE 1. 1. Apresente as equações que descrevem o comportamento do preço de venda dos imóveis. EXERCICIOS AVALIATIVOS Dscplna: ECONOMETRIA Data lmte para entrega: da da 3ª prova Valor: 7 pontos INSTRUÇÕES: O trabalho é ndvdual. A dscussão das questões pode ser feta em grupo, mas cada aluno deve

Leia mais

1 Princípios da entropia e da energia

1 Princípios da entropia e da energia 1 Prncípos da entropa e da energa Das dscussões anterores vmos como o conceto de entropa fo dervado do conceto de temperatura. E esta últma uma conseqüênca da le zero da termodnâmca. Dentro da nossa descrção

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 014 Estatístca Descrtva e Análse Exploratóra Etapas ncas. Utlzadas para descrever e resumr os dados. A dsponbldade de uma grande quantdade de dados e de

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: obter uma reta que se ajuste aos dados segundo o crtéro de mínmos quadrados; apresentar outros crtéros para a determnação de uma

Leia mais

Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 8 Modelos Conexionistas com tempo contínuo

Psicologia Conexionista Antonio Roque Aula 8 Modelos Conexionistas com tempo contínuo Modelos Conexonstas com tempo contínuo Mutos fenômenos de aprendzado assocatvo podem ser explcados por modelos em que o tempo é uma varável dscreta como nos casos vstos nas aulas anterores. Tas modelos

Leia mais

Estimativa dos fluxos turbulentos de calor sensível, calor latente e CO 2, sobre cana-de-açúcar, pelo método do coespectro.

Estimativa dos fluxos turbulentos de calor sensível, calor latente e CO 2, sobre cana-de-açúcar, pelo método do coespectro. Estmatva dos fluxos turbulentos de calor sensível, calor latente e CO 2, sobre cana-de-açúcar, pelo método do coespectro. O. L. L. Moraes 1, H. R. da Rocha 2, M. A. Faus da Slva Das 2, O Cabral 3 1 Departamento

Leia mais

Universidade Salvador UNIFACS Cursos de Engenharia Cálculo IV Profa: Ilka Rebouças Freire. Integrais Múltiplas

Universidade Salvador UNIFACS Cursos de Engenharia Cálculo IV Profa: Ilka Rebouças Freire. Integrais Múltiplas Unversdade Salvador UNIFACS Cursos de Engenhara Cálculo IV Profa: Ilka ebouças Frere Integras Múltplas Texto 3: A Integral Dupla em Coordenadas Polares Coordenadas Polares Introduzremos agora um novo sstema

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

3ª AULA: ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas Numéricas

3ª AULA: ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas Numéricas PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EGEHARIA DE TRASPORTES E GESTÃO TERRITORIAL PPGTG DEPARTAMETO DE EGEHARIA CIVIL ECV DISCIPLIA: TGT41006 FUDAMETOS DE ESTATÍSTICA 3ª AULA: ESTATÍSTICA DESCRITIVA Meddas umércas

Leia mais

Y X Baixo Alto Total Baixo 1 (0,025) 7 (0,175) 8 (0,20) Alto 19 (0,475) 13 (0,325) 32 (0,80) Total 20 (0,50) 20 (0,50) 40 (1,00)

Y X Baixo Alto Total Baixo 1 (0,025) 7 (0,175) 8 (0,20) Alto 19 (0,475) 13 (0,325) 32 (0,80) Total 20 (0,50) 20 (0,50) 40 (1,00) Bussab&Morettn Estatístca Básca Capítulo 4 Problema. (b) Grau de Instrução Procedênca º grau º grau Superor Total Interor 3 (,83) 7 (,94) (,) (,33) Captal 4 (,) (,39) (,) (,3) Outra (,39) (,7) (,) 3 (,3)

Leia mais

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA 2º SEMESTRE 2010 / 11. EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revisões de Estatística

ESTATÍSTICA MULTIVARIADA 2º SEMESTRE 2010 / 11. EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revisões de Estatística ESTATÍSTICA MULTIVARIADA º SEMESTRE 010 / 11 EXERCÍCIOS PRÁTICOS - CADERNO 1 Revsões de Estatístca -0-11 1.1 1.1. (Varáves aleatóras: função de densdade e de dstrbução; Méda e Varânca enquanto expectatvas

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DA MÃO DO USUÁRIO UTILIZANDO WII REMOTE. Ricardo Silva Tavares 1 ; Roberto Scalco 2

LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DA MÃO DO USUÁRIO UTILIZANDO WII REMOTE. Ricardo Silva Tavares 1 ; Roberto Scalco 2 LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DA MÃO DO USUÁRIO UTILIZANDO WII REMOTE Rcardo Slva Tavares 1 ; Roberto Scalco 1 Aluno de Incação Centífca da Escola de Engenhara Mauá (EEM/CEUN-IMT); Professor da Escola de Engenhara

Leia mais

IV - Descrição e Apresentação dos Dados. Prof. Herondino

IV - Descrição e Apresentação dos Dados. Prof. Herondino IV - Descrção e Apresentação dos Dados Prof. Herondno Dados A palavra "dados" é um termo relatvo, tratamento de dados comumente ocorre por etapas, e os "dados processados" a partr de uma etapa podem ser

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é:

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS Ademr José Petenate Departamento de Estatístca - Mestrado em Qualdade Unversdade Estadual de Campnas Brasl 1. Introdução Qualdade é hoje

Leia mais

CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE FASES DO SISTEMA MULTICOMPONENTE ÉSTERES ETÍLICOS DO ÓLEO DE MURUMURU/DIÓXIDO DE CARBONO COM A EQUAÇÃO SRK

CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE FASES DO SISTEMA MULTICOMPONENTE ÉSTERES ETÍLICOS DO ÓLEO DE MURUMURU/DIÓXIDO DE CARBONO COM A EQUAÇÃO SRK CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE FASES DO SISTEMA MULTICOMPONENTE ÉSTERES ETÍLICOS DO ÓLEO DE MURUMURU/DIÓXIDO DE CARBONO COM A EQUAÇÃO SRK Welsson de Araújo SILVA PRODERNA/ITEC/UFPA waslva89@hotmal.com Fernando

Leia mais

7.4 Precificação dos Serviços de Transmissão em Ambiente Desregulamentado

7.4 Precificação dos Serviços de Transmissão em Ambiente Desregulamentado 64 Capítulo 7: Introdução ao Estudo de Mercados de Energa Elétrca 7.4 Precfcação dos Servços de Transmssão em Ambente Desregulamentado A re-estruturação da ndústra de energa elétrca que ocorreu nos últmos

Leia mais

SISTEMA HÍBRIDO NEURO-FUZZY PARA ANÁLISE DE SEGURANÇA EM TEMPO REAL DE SISTEMAS DE POTÊNCIA

SISTEMA HÍBRIDO NEURO-FUZZY PARA ANÁLISE DE SEGURANÇA EM TEMPO REAL DE SISTEMAS DE POTÊNCIA SISTEMA HÍBRIDO NEURO-FUZZY PARA ANÁLISE DE SEGURANÇA EM TEMPO REAL DE SISTEMAS DE POTÊNCIA EDUARDO DE A. SODRÉ, DEPT Dvsão de Estudos do Sstema de Transmssão, CHESF Rua Delmro Gouvea, 333 Bon, Cep: 50761

Leia mais

Controlo Metrológico de Contadores de Gás

Controlo Metrológico de Contadores de Gás Controlo Metrológco de Contadores de Gás José Mendonça Das (jad@fct.unl.pt), Zulema Lopes Perera (zlp@fct.unl.pt) Departamento de Engenhara Mecânca e Industral, Faculdade de Cêncas e Tecnologa da Unversdade

Leia mais

Camila Spinassé INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Camila Spinassé INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Camla Spnassé INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Vtóra Agosto de 2013 Camla Spnassé INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALUNOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EPERIMENTOS Professor: Rodrgo A. Scarpel rodrgo@ta.br www.mec.ta.br/~rodrgo Prncípos de cração de modelos empírcos: Modelos (matemátcos, lógcos, ) são comumente utlzados na

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Insttuto de Físca de São Carlos Laboratóro de Eletrcdade e Magnetsmo: Transferênca de Potênca em Crcutos de Transferênca de Potênca em Crcutos de Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca

Leia mais

Fast Multiresolution Image Querying

Fast Multiresolution Image Querying Fast Multresoluton Image Queryng Baseado no artgo proposto por: Charles E. Jacobs Adan Fnkelsten Davd H. Salesn Propõe um método para busca em um banco de dados de magem utlzando uma magem de consulta

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias

7. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 7. Resolução Numérca de Equações Dferencas Ordnáras Fenômenos físcos em dversas áreas, tas como: mecânca dos fludos, fluo de calor, vbrações, crcutos elétrcos, reações químcas, dentre váras outras, podem

Leia mais

POLARIMETRIA ÓPTICA E MODELAGEM DE POLARES OBSERVADAS NO OPD/LNA NO PERÍODO DE 2010-2012

POLARIMETRIA ÓPTICA E MODELAGEM DE POLARES OBSERVADAS NO OPD/LNA NO PERÍODO DE 2010-2012 5 POLARIMETRIA ÓPTICA E MODELAGEM DE POLARES OBSERVADAS NO OPD/LNA NO PERÍODO DE 00-0 OPTICAL POLARIMETRY AND MODELING OF POLARS OBSERVED IN OPD/LNA IN THE PERIOD 00-0 Karleyne M. G. Slva Cláuda V. Rodrgues

Leia mais

Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2015

Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2015 Nuevas Ideas en Informátca Educatva TISE 205 Avalação da qualdade de ambente vrtual de aprendzagem e da satsfação de deus usuáros: Teora dos conjuntos Fuzzy para tomada de decsão: Um estudo de caso Alfredo

Leia mais

Estatística I Licenciatura MAEG 2006/07

Estatística I Licenciatura MAEG 2006/07 Estatístca I Lcencatura MAEG 006/07 AMOSTRAGEM. DISTRIBUIÇÕES POR AMOSTRAGEM.. Em determnada unversdade verfca-se que 30% dos alunos têm carro. Seleccona-se uma amostra casual smples de 0 alunos. a) Qual

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

Expressão da Incerteza de Medição para a Grandeza Energia Elétrica

Expressão da Incerteza de Medição para a Grandeza Energia Elétrica 1 a 5 de Agosto de 006 Belo Horzonte - MG Expressão da ncerteza de Medção para a Grandeza Energa Elétrca Eng. Carlos Alberto Montero Letão CEMG Dstrbução S.A caletao@cemg.com.br Eng. Sérgo Antôno dos Santos

Leia mais

Revisão dos Métodos para o Aumento da Confiabilidade em Sistemas Elétricos de Distribuição

Revisão dos Métodos para o Aumento da Confiabilidade em Sistemas Elétricos de Distribuição CIDEL Argentna 2014 Internatonal Congress on Electrcty Dstrbuton Ttle Revsão dos Métodos para o Aumento da Confabldade em Sstemas Elétrcos de Dstrbução Regstraton Nº: (Abstract) Authors of the paper Name

Leia mais

Visando dar continuidade ao trabalho de simulação, encaminho o MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU

Visando dar continuidade ao trabalho de simulação, encaminho o MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU Ofíco Brasíla, 24 de anero de 2005. Senhora Presdente ANDIFES, Vsando dar contnudade ao trabalho de smulação, encamnho o MODELO DE ALOCAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO PESSOAL DOCENTE DE TERCEIRO GRAU revsado

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Obras Públicas. Aula 2. Projeto de Gestão de Obras Públicas Municipais. Contextualização

Organização da Aula. Gestão de Obras Públicas. Aula 2. Projeto de Gestão de Obras Públicas Municipais. Contextualização Gestão de Obras Públcas Aula 2 Profa. Elsamara Godoy Montalvão Organzação da Aula Tópcos que serão abordados na aula Admnstração e Gestão Muncpal Problemas Admnstração e Gestão Muncpal Gestão do Conhecmento

Leia mais

Capítulo 1. O plano complexo. 1.1. Introdução. Os números complexos começaram por ser introduzidos para dar sentido à 2

Capítulo 1. O plano complexo. 1.1. Introdução. Os números complexos começaram por ser introduzidos para dar sentido à 2 Capítulo O plano compleo Introdução Os números compleos começaram por ser ntrodudos para dar sentdo à resolução de equações polnomas do tpo Como os quadrados de números reas são sempre maores ou guas a

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 10. Curso de Teoria dos Números - Nível 2. Divisores. Prof. Samuel Feitosa Polos Olímpcos de Trenamento Curso de Teora dos Números - Nível 2 Prof. Samuel Fetosa Aula 10 Dvsores Suponha que n = p α 1 2...pα é a fatoração em prmos do ntero n. Todos os dvsores de n são da forma

Leia mais

MÉTODOS ITERATIVOS PARA PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA COM INCERTEZAS

MÉTODOS ITERATIVOS PARA PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA COM INCERTEZAS Pesqusa Operaconal e o Desenvolvmento Sustentável MÉTODOS ITERATIVOS PARA PROBLEMAS DE PRORAMAÇÃO MATEMÁTICA COM INCERTEZAS Rcardo Coêlho Slva Departamento de Telemátca Faculdade de Engenhara Elétrca e

Leia mais

* Economista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional PRODI.

* Economista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional PRODI. O desempenho setoral dos muncípos que compõem o Sertão Pernambucano: uma análse regonal sob a ótca energétca. Carlos Fabano da Slva * Introdução Entre a publcação de Methods of Regonal Analyss de Walter

Leia mais

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR 1 CORRELAÇÃO E REGREÃO LINEAR Quando deseja-se estudar se exste relação entre duas varáves quanttatvas, pode-se utlzar a ferramenta estatístca da Correlação Lnear mples de Pearson Quando essa correlação

Leia mais

Introdução. Uma lâmpada nova é ligada e observa-se o tempo gasto até queimar. Resultados possíveis

Introdução. Uma lâmpada nova é ligada e observa-se o tempo gasto até queimar. Resultados possíveis Introdução A teora das probabldades é um ramo da matemátca que lda modelos de fenômenos aleatóros. Intmamente relaconado com a teora de probabldade está a Estatístca, que se preocupa com a cração de prncípos,

Leia mais

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída

INTRODUÇÃO SISTEMAS. O que é sistema? O que é um sistema de controle? O aspecto importante de um sistema é a relação entre as entradas e a saída INTRODUÇÃO O que é sstema? O que é um sstema de controle? SISTEMAS O aspecto mportante de um sstema é a relação entre as entradas e a saída Entrada Usna (a) Saída combustível eletrcdade Sstemas: a) uma

Leia mais

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS. 9th BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS. 9th BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS TÉRMICAS 9th BRAZILIAN CONGRESS OF THERMAL ENGINEERING AND SCIENCES Paper CIT02-0026 METODOLOGIA PARA CORRELAÇÃO DE DADOS CINÉTICOS ENTRE AS TÉCNICAS DE

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2013 DA UNICAMP-FASE 1. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 03 DA UNICAMP-FASE. PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA QUESTÃO 37 A fgura abaxo exbe, em porcentagem, a prevsão da oferta de energa no Brasl em 030, segundo o Plano Naconal

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NO NÍVEL MÉDIO E INÍCIO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

Palavras-chave: jovens no mercado de trabalho; modelo de seleção amostral; região Sul do Brasil.

Palavras-chave: jovens no mercado de trabalho; modelo de seleção amostral; região Sul do Brasil. 1 A INSERÇÃO E O RENDIMENTO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE PARA A REGIÃO SUL DO BRASIL Prscla Gomes de Castro 1 Felpe de Fgueredo Slva 2 João Eustáquo de Lma 3 Área temátca: 3 -Demografa

Leia mais

de Engenharia de São Carlos - USP Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro - CEP 13566-590, São Carlos SP # UTFPR, Cornélio Procópio PR

de Engenharia de São Carlos - USP Av. Trabalhador São-carlense, 400 - Centro - CEP 13566-590, São Carlos SP # UTFPR, Cornélio Procópio PR APLICAÇÃO DE SISTEMAS FUZZY EM MOTORES DE INDUÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE TORQUE DE CARGA SÉRGIO F. DA SILVA *, IVAN N. SILVA *, ALESSANDRO GOEDTEL #, CRISTIANO MINOTTI * * Laboratóro de Automação Intelgente

Leia mais

Estudo para Implementação de um Sistema de Roteirização e um Novo Centro de Distribuição para uma Empresa de Água Mineral do Sul de Minas Gerais

Estudo para Implementação de um Sistema de Roteirização e um Novo Centro de Distribuição para uma Empresa de Água Mineral do Sul de Minas Gerais Estudo para Implementação de um Sstema de Roterzação e um Novo Centro de Dstrbução para uma Empresa de Água Mneral do Sul de Mnas Geras Ilton Curty Leal Junor ltoncurty@gmal.com UFF Dego de Olvera Pexoto

Leia mais

Goal Programming como Ferramenta de Gestão

Goal Programming como Ferramenta de Gestão Resumo Goal Programmng como Ferramenta de Gestão Dmtr Pnhero SANTANNA Fláva Zóbol DALMÁCIO Lucene Laurett RANGEL Valcemro NOSSA O objetvo deste artgo é demonstrar como o gestor pode aplcar a técnca do

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M.

Lista de Exercícios de Recuperação do 2 Bimestre. Lista de exercícios de Recuperação de Matemática 3º E.M. Lsta de Exercícos de Recuperação do Bmestre Instruções geras: Resolver os exercícos à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fcháro). Copar os enuncados das questões. Entregar a lsta

Leia mais

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS

ESPELHOS E LENTES ESPELHOS PLANOS ESPELHOS E LENTES 1 Embora para os povos prmtvos os espelhos tvessem propredades mágcas, orgem de lendas e crendces que estão presentes até hoje, para a físca são apenas superfíces poldas que produzem

Leia mais

Associação entre duas variáveis quantitativas

Associação entre duas variáveis quantitativas Exemplo O departamento de RH de uma empresa deseja avalar a efcáca dos testes aplcados para a seleção de funconáros. Para tanto, fo sorteada uma amostra aleatóra de 50 funconáros que fazem parte da empresa

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Classificadores Lineares. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D.

Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática. Reconhecimento de Padrões. Classificadores Lineares. Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D. Unversdade Federal do Paraná Departamento de Informátca Reconhecmento de Padrões Classfcadores Lneares Luz Eduardo S. Olvera, Ph.D. http://lesolvera.net Objetvos Introduzr os o conceto de classfcação lnear.

Leia mais

As leis de Kirchhoff. Capítulo

As leis de Kirchhoff. Capítulo UNI apítulo 11 s les de Krchhoff s les de Krchhoff são utlzadas para determnar as ntensdades de corrente elétrca em crcutos que não podem ser convertdos em crcutos smples. S empre que um crcuto não pode

Leia mais

Rastreando Algoritmos

Rastreando Algoritmos Rastreando lgortmos José ugusto aranauskas epartamento de Físca e Matemátca FFCLRP-USP Sala loco P Fone () - Uma vez desenvolvdo um algortmo, como saber se ele faz o que se supõe que faça? esta aula veremos

Leia mais

ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL

ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL Revsta Matz Onlne ESTUDO DE MODELOS PARA AJUSTE E PREVISÃO DE UMA SÉRIE TEMPORAL Valera Ap. Martns Ferrera Vvane Carla Fortulan Valéra Aparecda Martns. Mestre em Cêncas pela Unversdade de São Paulo- USP.

Leia mais

Metodologia para Eficientizar as Auditorias de SST em serviços contratados Estudo de caso em uma empresa do setor elétrico.

Metodologia para Eficientizar as Auditorias de SST em serviços contratados Estudo de caso em uma empresa do setor elétrico. Metodologa para Efcentzar as Audtoras de SST em servços contratados Estudo de caso em uma empresa do setor elétrco. Autores MARIA CLAUDIA SOUSA DA COSTA METHODIO VAREJÃO DE GODOY CHESF COMPANHIA HIDRO

Leia mais

MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL

MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL IT 90 Prncípos em Agrcultura de Precsão IT Departamento de Engenhara ÁREA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL Carlos Alberto Alves Varella Para o mapeamento da varabldade espacal

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais