Saber de Verdade! Corpo Docente MBA Sustentabilidade Empresarial em parceria com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saber de Verdade! Corpo Docente MBA Sustentabilidade Empresarial em parceria com"

Transcrição

1 Corpo Docente MBA Sustentabilidade Empresarial em parceria com

2 Corpo Docente: 100% de Professores que unem vivência executiva e experiência acadêmica, trazendo uma visão pragmática às disciplinas.

3 Anna Cherubina Scofano Consultora com 20 anos de experiência em RH, desenvolvimento de pessoas, planejamento estratégico e comercial. Ex-Gerente de Desenvolvimento do Banco Boavista Interatlântico e Gerente de RH do Senac/Rio. Co-Autora do Livro Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (FGV Editora, 2005). Professora de Gestão de Pessoas em diversas organizações de ensino em todo o Brasil. Titulação: Mestranda em Gestão de Empresas (ISCTE/Portugal), pós-graduada em Administração de Empresas e Negócios (FVG/RJ) e Pedagoga. Bruno Lara Fernandes Especialista em direito ambiental internacional, com passagens por escritórios na Inglaterra (Scott Rees & Co Solicitors) e França (Savin Martinet, CDES e DS Smith), participou da área jurídica da Petrobras e foi pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Meio-Ambiente (NIMA-JUR). Titulação: Mestre em Direito Público (Univ. Lyon), Mestre em Direito Ambiental (Univ. Strasbourg), pós-graduado em Direito Ambiental e Advogado (PUC-Rio). Cid Alledi Sócio-Fundador da consultoria Núcleo Ético, membro do grupo de trabalho da ABNT/ISO (normas ISO 26000, NBR 16000) e do Comitê de Responsabilidade Social do IBP, participante ativo do UniEthos, professor e coordenador na área de Responsabilidade Social e Negócios Sustentáveis em várias instituições de ensino.titulação: Mestre em Sistemas de Gestão e Doutorando em Engenharia Civil (UFF) e Administrador.

4 Christianne Maroun Consultora especializada em mudanças climáticas, meio-ambiente e sustentabilidade, tendo trabalhado na CNI, ICF do Brasil e FIRJAN, onde montou a Rede Firjan de Meio-Ambiente. Responsável pelo estudo dos Ecoparques industriais para a União Européia. Professora convidada dos MBA em Gestão Ambiental da FGV e Direito Ambiental e MDL da PUC-Rio; coordenadora de cursos em Mudanças Climáticas para o IBP. Titulação: Engenheira Química, pós-graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ), Mestre em Química do Mar (PUC-Rio) e Doutoranda em Planejamento Energético e Ambiental (Coppe/UFRJ) Constança Madureira Homem de Carvalho Sócia do escritório Homem de Carvalho & Graça Advogados, é autora de diversos trabalhos em sustentabilidade ligada ao turismo e gestão urbana para a FECOMÉRCIO/SP. Titulação: Advogada, pósgraduada em Direito Ambiental (PUC-Rio). Cristiane Jaccoud Assessora técnica e consultora jurídica para projetos de diversos órgãos ligados ao Meio-Ambiente (COMPERJ, IEF/RJ) - como recuperação de áreas degradadas, inventário e demarcação de áreas florestais, além de colaboração em grupos de trabalho de várias universidades. Professora de Direito Ambiental em cursos da PUC-RJ, EMERJ e UERJ. Titulação: Advogada e Engenheira Florestal, Especialista em Direito Ambiental (PUC-Rio), Mestre em Direito Ambiental (UNISANTOS)

5 Denize Rodrigues Consultora e profissional de treinamento em RH em empresas públicas e privadas como Schering, Fiocruz e Prefeitura do RJ. Professora-Convidada de várias instituições de ensino em nível de pós-graduação. Autora de diversos artigos técnicos e co-autora do livro Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas (FGV Editora, 2003). Titulação: Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ), Administradora e Economista. Eduardo Rosa Pedreira Professor de pós-graduação na área de Ética Corporativa e Responsabilidade Social das Empresas e também consultor e pesquisador em Gestão Sustentável dos Negócios. Titulação: Doutor em Teologia (PUC/RJ). Erick Galante Profissional da Imbel/Exército Brasileiro, Professor de pós-graduação em Gestão de Riscos, Auditoria e Perícia. Titulação: Engenheiro Químico (IME) e Pós-Graduado em Engenharia e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (UFRJ).

6 Ivanildo Izaías de Macedo Diretor-gerente da Homo Novus Consultoria Empresarial, ex- Gerente de RH do Centro de Pesquisas da Petrobrás/CENPES. Professor-Convidado e palestrante para várias instituições de ensino na área de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Executivo. Co-autor do livro Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas (FGV Editora, 2005). Titulação: Mestre em Administração de Empresas (FGV), Administrador e especialista em Desenvolvimento de Pessoas (UFRJ). Luis Fernando da Silva Pinto Duas vezes ganhador do Prêmio Jabuti ( A Estratégia Romanov e os Meninos Falcão e Sagres a Revolução Estratégica ), autor do livro Gestão-Cidadã ações estratégicas para a participação social no Brasil. Consultor, foi Presidente da LBA, Secretário-Geral Adjunto do Ministério do Planejamento (Conselho de Desenvolvimento Social) na gestão de Mario Henrique Simonsen e Assessor do Ministro da Fazenda Karlos Richbieter para questões na área social. Professor-Convidado na área de Estratégia da FGV/IDE e EPGE em nível de pós-graduação. Titulação: Engenheiro Civil, especialista em estratégia. Márcia Vaz Foi Gerente de Resp.Social e Sustentabilidade do Grupo O Boticário (incluindo a Fundação e o Instituto). Consultora e palestrante em programas in-company de empresas como Unimed. Titulação: Assistente Social, pós-graduada em Responsabilidade Social (FGV), Gestão Responsável (Dom Cabral) e Gestão Avançada (Amana Key).

7 Marcio Ruiz Schiavo Diretor da Comunicarte Ag. Resp. Social, especialista em Marketing Social. Possui mais de 30 anos de experiência nacional e internacional em programas sociais, com vários livros e pesquisas sobre o tema. Professor em nível de pós-graduação da UFRJ, UGF e UCAM. Coordenador do Comitê de Comunicação, CDI - Comitê para Democratização da Informática.Titulação: Bacharel (UFF) e Doutor em Comunicação Social (UGF) Maria Helena Zucchi Consultora, foi Gerente de Sustentabilidade e de Processos de Inovação da Natura e Gerente de Planejamento e Materiais da Procter & Gamble. Participou da implementação do primeiro Relatório GRI do Brasil (2000, Natura). Titulação: Engenheira Química, pós-graduada em Administração Industrial (POLI/USP), com Executive MBA (Business School SP). Maria Leonor Delmas Consultora e Coach em motivação, formação de equipes e liderança para Light, Petrobras, Telemar, Senai, Amil, Amico e TIM. Professora-Convidada de várias instituições.titulação: Doutora em Psicologia Organizacional, Mestre em Educação, Especialista em Relações Humanas, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Docência Superior, Psicopedagogia e Tutoria de Ensino à Distância. Assistente Social, Psicóloga e Pedagoga.

8 Niaze Gerude Vem ocupando vários cargos gerenciais na VALE Departamento de Gestão Ambiental e Territorial, Departamento de Siderurgia e Instituto Ambiental Vale do Rio Doce. Ex-empresário na área de construção civil e Coordenador de Logística e Reciclagem da Latasa/Tomra. Titulação: Engenheiro Civil, pós-graduado em Administração (Ibmec), especialista em gestão de resíduos, logística reversa, planejamento financeiro e licenciamento ambiental. Orlando Lima Foi Diretor de Desenvolvimento Sustentável e Governança Corporativa e Secretário da Presidência da VALE e Sócio da Accenture. Consultor em Gestão e Sustentabilidade, Coordenador do Projeto de criação das Áreas de Revitalização Econômica (ARE) para o Centro do Rio de Janeiro e Diretor da Associação Comercial/RJ. Articulista da revista digital Plurale. Titulação: Engenheiro Civil e Mestre em Finanças (Ibmec). Patrícia de Sá Diretora da FastCo (consultoria especializada em Reputação Corporativa), foi Gerente de Marketing da TAM, Gerente de Marca para Natura, Monsanto e Disney na agência Guimarães Comunicação (atual Thymus). Professora e palestrante sobre Ética Empresarial, Branding, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa em várias instituições de ensino. Co-autora do livro Gestão de Serviços e Marketing Interno (FGV Editora, 2004) e editora do blog Amor ao Planeta (sustentabilidade, branding e mídia digital). Titulação: Relações Públicas e Mestre em Gestão Empresarial (FGV/EBAPE).

9 Philipp Hauser Gerente Senior de Créditos de Carbono da Suez Energy L.America e ex-gerente de Originação de Projetos e Marketing da EcoSecurities. Tem vários artigos publicados em revistas científicas no Brasil e Europa. Titulação: Mestre em Administração e Finanças (COPPEAD) e Química (Albert-Ludwigs-University Freiburg). Ricardo Teixeira Sócio-Gerente da Excellence Management Consultores, com atuação na área de Marketing. Professor de Marketing, Gestão Empresarial e de Saúde da FGV/IDE. Titulação: Doutorando em Administração de Empresas (UNR), Mestre em Sistemas de Gestão (UFF) e Especialista em Management (FGV/EPGE). Engenheiro Civil e Administrador. Solange Rubio Coordenadora de Mobilização Empresarial do Instituto Ethos (Programa Internethos), ex-supervisora de Responsabilidade Corporativa da Natura, especialista em indicadores e certificações de Responsabilidade Social. Titulação: Pedagoga, pós-graduada em Administração (FAAP).

10 Tatiana Botelho Consultora para Ecology Brasil, Ecohub/Gaia, PNUD e Arthur D.Little, trabalhou nas áreas de Segurança, Meio- Ambiente e Saúde da Vale, FEEMA-RJ e Petrobras, onde colaborou com a entrada no DJSI/NY e ISE/Bovespa. Titulação: Engenheira Civil e Ambiental (Univ. Cornell/EUA), Mestre em Administração (PUC-Rio) e em Engenharia Oceânica (UFRJ), mestranda em Desenvolvimento Sustentável (Blekinge Institute of Technology/Suécia). Vânia Marques Consultora do Núcleo Ético, Professora de pós-graduação em Responsabilidade Socioambiental em várias instituições de ensino, colaboradora do Instituto Ethos/UniEthos, com vários artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e exterior, membro do grupo de trabalho da ABNT/ISO (normas ISO 26000, NBR 16000) e instrutora da GRI Global Reporting Initiative. Titulação: Mestre em Ciência Ambiental (UFF) e Veterinária. Vera Waissman Diretora da Duzer Consultoria, foi Gerente de Comunicação da Aracruz Celulose, e realizou projetos de responsabilidade social, planejamento de marca e gestão de conflitos para Banco Real, Petrobrás, FGV, Banco da Amazônia e EcoSecurities. Titulação: Mestre em Gestão Empresarial (FGV/EBAPE) e Economista.

Sustentabilidade Corporativa. Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013 Carlos Eduardo Lessa Brandão SP, 8 de outubro de

Sustentabilidade Corporativa. Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013 Carlos Eduardo Lessa Brandão SP, 8 de outubro de Sustentabilidade Corporativa Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013 Conteúdo 1. As várias cores da sustentabilidade 2. Dissociar uma estratégia corporativa de uma estratégia sustentável

Leia mais

METODOLOGIA MASTER MIND 3C

METODOLOGIA MASTER MIND 3C APRESENTAÇÃO Coaching Consultoria METODOLOGIA MASTER MIND 3C Competência Master Pro Finanças Negócios Marketing Pessoas Master Mind 3C Coaching Consultoria Competência Master Profissional DIFERENCIAIS

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

Saber de Verdade! Sustentabilidade Empresarial em parceria com

Saber de Verdade! Sustentabilidade Empresarial em parceria com Sustentabilidade Empresarial em parceria com Objetivos A importância da Sustentabilidade já está difundida no mercado, mas faltam gestores suficientemente qualificados para lidar com os desafios desse

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

RELAÇÃO DE CURSOS WPÓS

RELAÇÃO DE CURSOS WPÓS RELAÇÃO DE CURSOS WPÓS Cursos de Pós-Graduação a Distância em Administração Pública - EAD Administração de Casas Legislativas Administração de RH no Setor Público Administração Patrimonial em Organizações

Leia mais

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS

MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Diretor Administrativo Alexandre Bayer Botelho MINI-CURRÍCULO GESTORES SELECIONADOS Graduação: Academia da Força Aérea - Logística. MBA em Estratégia de Negócios. Cursos de curta duração na área de Administração

Leia mais

Marcus Gregório Serrano

Marcus Gregório Serrano Marcus Gregório Serrano Presidente marcus.gregorio@pmies.org.br presidencia@pmies.org.br Consultor e professor. Graduado em Sistemas de Informação, é especialista em Gerenciamento de Projetos e certificado

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA

PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO 2014/1 ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA NOME TITULAÇÃO LINHA DE PESQUISA Alzirene de Vasconcelos Milhomem alzirene@anhanguera.edu.br alzirene.milhomem@terra.com.br DOUTORA Economia geral;

Leia mais

CORPO TÉCNICO PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E GESTOR DA QUALIDADE

CORPO TÉCNICO PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E GESTOR DA QUALIDADE RICARDO CALDAS GESTOR TÉCNICO SGQ Graduado em Administração de Empresas; Auditor Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade conforme a norma ISO 9001; Coordenador Técnico da SGS ICS Certificadora Ltda; Atuando

Leia mais

JOÃO SARDINHA GESTOR TÉCNICO SGI Formado em MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua há mais 26 anos nas áreas de engenharia do produto, qualidade,

Leia mais

CHAPA EVOLUÇÃO 2016 RUAN MURTA SOARES DE ALMEIDA, PMI ID 1439521. Presidente

CHAPA EVOLUÇÃO 2016 RUAN MURTA SOARES DE ALMEIDA, PMI ID 1439521. Presidente CHAPA EVOLUÇÃO 2016 RUAN MURTA SOARES DE ALMEIDA, PMI ID 1439521 Presidente Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Credenciado pelo Centro de

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 336/2014

RESOLUÇÃO N.º 336/2014 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 336/2014 EMENTA: Estabelece o currículo do Curso de Pós-graduação, nível Especialização, MBA em Desenvolvimento Gerencial

Leia mais

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES NOSSA EMPRESA A ViaGestão é uma empresa prestadora de soluções, composta por profissionais com ampla experiência no mercado, aliada a grande vivência didática em diversas áreas da gestão empresarial. Temos

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL TITULAÇÃO NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação em Governamental Estratégica pela Laboratório Contábil Pernambuco(2004)possui II graduação em Ciencias

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ

CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RECURSOS HUMANOS UFRJ APRESENTAÇÃO A UFRJ traz para BH, através da Mérito Escola de Negócios, o curso de extensão universitária nível pós graduação em Recursos Humanos.

Leia mais

Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial

Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial Capacitação e Consultoria para Evolução Empresarial baixa capacitação de talentos isolamento empresarial Desafios da evolução lideranças desafiadas falhas no monitoramento baixo desempenho dificuldades

Leia mais

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Arcos Dorados

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Arcos Dorados MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Arcos Dorados MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sustentabilidade deixou de ser uma escolha e tornou-se premissa fundamental para a competitividade

Leia mais

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS

GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS GESTÃO E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS Sistema de Informação Compartilhada e Criação de Valor Novos Modelos de Negócios Equipe Docente com Reconhecimento Internacional Universidade Candido Mendes GESTÃO E INTELIGÊNCIA

Leia mais

Sustentabilidade: mapeamento, engajamento e envolvimento de partes interessadas

Sustentabilidade: mapeamento, engajamento e envolvimento de partes interessadas Sustentabilidade: mapeamento, engajamento e envolvimento de partes interessadas Campinas, 24 de junho de 2015 Fernando Penedo Fundador e Sócio Diretor da Baobá Práticas Sustentáveis. Possui 14 anos de

Leia mais

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes

12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes 12º Congresso Internacional da Gestão - Palestrantes "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ALAVANCANDO COMPETITIVIDADE" HitendraPatel INDIA Diretor do Centro de Excelência em Inovação e Liderança de Cambridge.

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Treinamento Visão de Negócios (Zíper)

Treinamento Visão de Negócios (Zíper) Treinamento Visão de Negócios (Zíper) Identificando oportunidades de negócios 1. Objetivos: Evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial

Leia mais

Metodologia. Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento. Visão SAESP 2014-2015

Metodologia. Gestão de Projetos. Gestão do Conhecimento. Visão SAESP 2014-2015 Metodologia - Definição de valores, missão e visão - Definição e avaliação de cenários - Posicionamento estratégico e identificação e estabelecimento de metas - Definição e priorização de ações a partir

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

29, 30 e 31 de outubro / 2012 PROGRAMA DE ATIVIDADES

29, 30 e 31 de outubro / 2012 PROGRAMA DE ATIVIDADES 29, 30 e 31 de outubro / 2012 PROGRAMA DE ATIVIDADES 29/10 SEGUNDA-FEIRA MATUTINO MARGARETE SILVESTRINI Sócia Diretora da MSX Integração Empresarial; MBA em Gestão Empresarial pela FGV- Fundação Getúlio

Leia mais

Gestores de pessoas das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Gestores de pessoas das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. FOCO: Conceitos fundamentais sobre a gestão estratégica de recursos humanos e sobre principais dimensões da gestão de pessoas em geral e no serviço público paulista em particular. PÚBLICO ALVO: Gestores

Leia mais

Comunicação Interna: você pode não saber, mas faz toda diferença.

Comunicação Interna: você pode não saber, mas faz toda diferença. Comunicação Interna: você pode não saber, mas faz toda diferença. objetivos Atualizar, ampliar, organizar e aprofundar o conhecimento dos alunos quanto aos principais conceitos, temas e dilemas que envolvem

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Palestras gratuitas durante nos encontros mensais (São Paulo e Rio de Janeiro)... Fevereiro a novembro

Palestras gratuitas durante nos encontros mensais (São Paulo e Rio de Janeiro)... Fevereiro a novembro EVENTOS ESPECIAIS: Palestras gratuitas durante nos encontros mensais (São Paulo e Rio de Janeiro)... Fevereiro a novembro Encontro da Federação Internacional de Compras (Rio de Janeiro)... 17 e 18 de março

Leia mais

Estrutura Remuneratória SESI e SENAI (PCCR*) Cargo Grupo Salário Auxiliar de Cozinha 1 Auxiliar de Disciplina 1 Contínuo 1

Estrutura Remuneratória SESI e SENAI (PCCR*) Cargo Grupo Salário Auxiliar de Cozinha 1 Auxiliar de Disciplina 1 Contínuo 1 Auxiliar de Cozinha 1 Auxiliar de Disciplina 1 Contínuo 1 660 Garçom 1 Afiador de Ferramentas 2 Assistente da Central de Laudos 2 Atendende de Programa de Relacionamento 2 Atendente de Telemarketing 2

Leia mais

Sustentabilidade no Grupo Boticário. Atuação com a Rede de Franquias

Sustentabilidade no Grupo Boticário. Atuação com a Rede de Franquias Sustentabilidade no Grupo Boticário Atuação com a Rede de Franquias Mais de 6.000 colaboradores. Sede (Fábrica e Escritórios) em São José dos Pinhais (PR) Escritórios em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A SUSTENTABILIDADE

GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A SUSTENTABILIDADE GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS EDIÇÃO 2012 1 2 GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS EDIÇÃO 2012 A vivência genuína

Leia mais

Cristina Maria Tavares Pereira

Cristina Maria Tavares Pereira Cristina Maria Tavares Pereira Possui Pós-Graduação em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana e Inbrape (2005) e graduação em Marketing

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA 1 MENSALIDADES CAMPUS PARALELA Bacharelados Campus Paralela 10% 15% Administração R$ 834,92 R$ 789,00 R$ 705,51 R$ 663,76 Arquitetura e Urbanismo R$ 951,32 R$ 899,00 R$ 803,87 R$ 756,30 Ciências Contábeis

Leia mais

MBA em Gestão de Ativos.

MBA em Gestão de Ativos. /biinternational /biinternational MBA em Gestão de Ativos. Unidade WTC www.biinternational.com.br O B.I. International O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

CURSO DE EXTENSÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE CURSO DE EXTENSÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE Módulo I: 09/06/2011 Aula Inaugural Ementa: Responsabilidade Social e Sustentabilidade Professor: Fernando Almeida Currículo: O engenheiro

Leia mais

CURRÍCULO PROFISSIONAL

CURRÍCULO PROFISSIONAL CURRÍCULO PROFISSIONAL ANDRÉ KUHN - MSc CURRÍCULO 1 - DADOS PESSOAIS: NOME: André Kuhn TÍTULOS: Bacharel em Ciências Militares - AMAN, Engenheiro de Fortificação e Construção - IME; Mestre em Engenharia

Leia mais

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS BELO HORIZONTE Apresentação A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas e

Leia mais

MANUAL DE DESCRIÇÃO E FUNÇÕES

MANUAL DE DESCRIÇÃO E FUNÇÕES MANUAL DE DESCRIÇÃO E FUNÇÕES TÍTULO DO CARGO: Diretor Comercial Garantir as melhores condições de rentabilidade para a empresa, na prospecção, desenvolvimento, contratação de obras e serviços. Superior

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

Cláudio Clarindo Cassio Riccelli César Frazão

Cláudio Clarindo Cassio Riccelli César Frazão Cláudio Clarindo Cláudio Clarindo é natural de Santos e iniciou a carreira como nadador, migrando para o triatlon em 1992. Pelo ciclismo de longa distância, Clarindo é bicampeão das 24 horas de Fortaleza

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL DOCENTES MESTRE ISABEL ONETO Licenciada em Direito, mestre e doutoranda em Direito, em Ciências Jurídico-Criminais. Governadora Civil do Distrito do Porto entre 2005 e 2009

Leia mais

MANAGEMENT ACADEMY PROGRAMA DE ALTO DESEMPENHO >2015 PADE PADU EMPRESARIAL UNIVERSITÁRIO. De 9 de Junho a 10 de Julho, 2015 _ 09h30 às 18h30

MANAGEMENT ACADEMY PROGRAMA DE ALTO DESEMPENHO >2015 PADE PADU EMPRESARIAL UNIVERSITÁRIO. De 9 de Junho a 10 de Julho, 2015 _ 09h30 às 18h30 MANAGEMENT ACADEMY PROGRAMA DE ALTO DESEMPENHO >2015 PADE EMPRESARIAL De 9 de Junho a 10 de Julho, 2015 _ 09h30 às 18h30 PADU UNIVERSITÁRIO De 8 de Junho a 10 de Julho, 2015 _ 09h30 às 18h30 Local: Universidade

Leia mais

BEM-VINDOS A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO LATEC

BEM-VINDOS A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO LATEC 1º Seminário do MBA BEM-VINDOS A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO LATEC 1º Seminário do MBA BEM-VINDOS AO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO LATEC Escola

Leia mais

Programas de treinamento

Programas de treinamento Apresentação Atman Consultoria e Treinamentos Empresariais Programas de treinamento São Paulo, Dezembro de 2012 Atman Consultoria Empresarial 2012 Direitos Reservados Nenhuma parte deste documento pode

Leia mais

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996).

Daniel Bessa. Foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo(1995-1996). Daniel Bessa Licenciado em Economia pela FEP (1970). Doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1986). Docente da Universidade do Porto: da FEP (1970-1999),

Leia mais

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de Brasília. LOCAL: Brasília DF - 22/05/2014

1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de Brasília. LOCAL: Brasília DF - 22/05/2014 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos de Brasília LOCAL: Brasília DF - 22/05/2014 TEMA DA PALESTRA: Ferramentas de Gestão Estratégica x Desafio na Excelência

Leia mais

82ª Reunião Consun 09 Nov/09

82ª Reunião Consun 09 Nov/09 82ª Reunião Consun 09 Nov/09 Cursos Pós 24 Cursos em andamento 12 MBA 3 Especialização (Área Gerencial) 8 Especialização (Área de Educação) 1 Extensão 5 Cursos não implantados 4 Especialização (Área Gerencial)

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

SEMANA EMPRESARIAL FGV Projetos em Saúde

SEMANA EMPRESARIAL FGV Projetos em Saúde FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Criada há 60 anos com o objetivo de ser uma instituição voltada ao desenvolvimento intelectual do País, a Fundação Getulio Vargas é composta por escolas e importantes centros de

Leia mais

Oportunidade de Negócios e Desafios por meio da Cooperação Internacional

Oportunidade de Negócios e Desafios por meio da Cooperação Internacional Oportunidade de Negócios e Desafios por meio da Cooperação Internacional Chiaki Kobayashi Kobayashi.Chiaki@jica.go.jp Agência de Cooperação Internacional do Japão(JICA) 1 O que é a Agência de Cooperação

Leia mais

Mãos Verdes. Implantar e monitorar o beneficiamento de resíduos. Elaborar projetos

Mãos Verdes. Implantar e monitorar o beneficiamento de resíduos. Elaborar projetos A Cooperativa Mãos Verdes opera na busca de mudanças econômicas, técnicas e ambientais no mundo da reciclagem, ofertando a clientes e parceiros soluções aos diferentes desafios da gestão de resíduos e

Leia mais

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI)

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada

Leia mais

Responsabilidade Social Empresarial

Responsabilidade Social Empresarial Responsabilidade Social Empresarial Henry Ford: produto e preço - Gestão de Produto e Processo. Jerome McCarty e Philip Kotler: produto, preço, praça (ponto de venda) e promoção. - Gestão de Marketing.

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

2 - FORMAÇÃO ACADÊMICA (níveis: graduação, especialização, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado):

2 - FORMAÇÃO ACADÊMICA (níveis: graduação, especialização, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado): ANEXO I - MODELO DE CURRICULO PROFISSIONAL 1 - IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR: Nome Registro / vínculo Cargo / função Padrão / Referência Secretaria Unidade de lotação Telefone da unidade de lotação Telefone

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

MARKETING RECURSOS HUMANOS. 11 Ética e Responsabilidade social 11 Ética e Responsabilidade social 12 Monografia 12 Monografia

MARKETING RECURSOS HUMANOS. 11 Ética e Responsabilidade social 11 Ética e Responsabilidade social 12 Monografia 12 Monografia RECURSOS HUMANOS MARKETING Jacques Miranda Especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Propaganda Daniel Serrano Especialização em Propaganda e Marketing 1. Metodologia da Pesquisa Científica

Leia mais

Objetivos do Pacto Global da ONU

Objetivos do Pacto Global da ONU nossa missão global Objetivos do Pacto Global da ONU A maior iniciativa voluntária do mundo para a responsabilidade corporativa está presente em 145 países com mais de 8 mil participantes corporativos.

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA 1 MENSALIDADES CAMPUS PARALELA Bacharelados Campus Paralela 10% 15% Administração R$ 834,92 R$ 789,00 R$ 710,10 R$ 670,65 Arquitetura e Urbanismo R$ 951,32 R$ 899,00 R$ 809,10 R$ 764,15 Ciências Contábeis

Leia mais

ETEC DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ

ETEC DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA CLASSE DESCENTRALIZADA DE ILHA SOLTEIRA E. E. DE URUBUPUNGÁ REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/03/2013 de 16/05/2013. 1. Cálculo Financeiros

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

EspEcialização EM DIREITO CORPORATIVO. Pós-Graduação up CoMPLETa Para VoCÊ Ir MaIs LoNGE

EspEcialização EM DIREITO CORPORATIVO. Pós-Graduação up CoMPLETa Para VoCÊ Ir MaIs LoNGE EspEcialização EM DIREITO CORPORATIVO Pós-Graduação up CoMPLETa Para VoCÊ Ir MaIs LoNGE Pós-Graduação UP Na Pós-Graduação da Universidade Positivo, você tem à disposição professores renomados e uma infraestrutura

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Instituto Gestão Jovem

Instituto Gestão Jovem Instituto Gestão Jovem Capacitação e Talentos SEJA SEU PRÓPRIO COACH EM SUA VIDA PROFISSIONAL PROGRAMA PROFISSIONAL IDEAL JOVEM Inscrições: WWW.univali.br/eventos Valor do Investimento: R$ 20,00 Data Início:

Leia mais

CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Apoio: CURSO 2014 MG GOVERNANÇA CORPORATIVA - PRINCÍPIOS E PRÁTICAS Neste curso o IBGC aborda, com uma visão prática, os motivadores para a aplicação dos instrumentos de Governança Corporativa. Destaca

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS

PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS PÓS-MBA em GERENCIAMENTO AVANÇADO DE PROJETOS 2010.2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Estratégia e inovação. Gestão de Risco. Meio Ambiente, saúde e segurança

Estratégia e inovação. Gestão de Risco. Meio Ambiente, saúde e segurança Favor indicar o departamento no qual opera: 16% 5% Relações externas, Comunicação N=19 79% Estratégia e inovação Gestão de Risco Outros Meio Ambiente, saúde e segurança Outros: Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

Sobre os Autores ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS CARLOS MACHADO-SANTOS FERNANDO CÉSAR ALMADA SANTOS

Sobre os Autores ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS CARLOS MACHADO-SANTOS FERNANDO CÉSAR ALMADA SANTOS Sobre os Autores ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS É Engenheiro Agrônomo e Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS GOVERNANÇA CORPORATIVA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PÚBLICO-ALVO Empresários, acionistas/quotistas, herdeiros, conselheiros e executivos de pequenas e médias empresas. DATA 23 de setembro de 2014, terça-feira.

Leia mais

CLENIR STREIT. clenir@consultoriainteracao.com.br Skype: clenirstreit +55 8114 7558

CLENIR STREIT. clenir@consultoriainteracao.com.br Skype: clenirstreit +55 8114 7558 CLENIR STREIT MCC, Presidente da ICF-RS, desde a sua constituição até dez/2015. Afiliada a ICF Global por mais de oito anos, participa ativamente de eventos globais sobre coaching e está conectada com

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades

Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Diagnóstico CCJE - Análise de outras Universidades Esta etapa do projeto contitue uma análise de algumas universidades do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. Foi pesquisada a estrutura dessas universidades

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores COELHO ARNALDO

Sobre os Autores. Sobre os Autores COELHO ARNALDO Sobre os Autores ARNALDO COELHO É Doutor em Organização de Empresas pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal. Suas áreas de interesse

Leia mais

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2ª turma - Fev. 2016. Executivo em Administração. Arcos Dorados

MBA ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2ª turma - Fev. 2016. Executivo em Administração. Arcos Dorados MBA Executivo em Administração ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2ª turma - Fev. 20 Arcos Dorados MBA Executivo em Administração ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sustentabilidade

Leia mais

Sensibilizar, estimular e debater a importância do tema sustentabilidade.

Sensibilizar, estimular e debater a importância do tema sustentabilidade. Sensibilizar, estimular e debater a importância do tema sustentabilidade. Propor a disseminação do conceito de sustentabilidade nas organizações, promovendo um desenvolvimento focado na responsabilidade

Leia mais

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras. Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Inteligência de Mercado Aplicada a Compras Data: 20 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School

Leia mais

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira a elevação do potencial pessoal e profissional para superar desafios e atingir resultados. E a dedicação exclusiva da Korkes

Leia mais

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTONIO RUBENS SILVA SILVINO, é graduado em Economia pela Facec de Santos e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Rubens tem ainda especialização em Estratégia

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais