A minha pátria é a minha língua. 5ª Edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A minha pátria é a minha língua. 5ª Edição"

Transcrição

1 A minha pátria é a minha língua. 5ª Edição

2

3 Índice O MBA Atlântico 05 Rede Católica 07 Estrutura Curricular e Organização 13 A Plataforma para o mundo empresarial 15 Alunos 23 Parceiros 58 Com o alto patrocínio de sua excelência Em fase formal de aprovação

4 Sofia Salgado Pinto Diretora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa O MBA Atlântico tem como principal pilar a dimensão cultural nos negócios e nas organizações. A nossa missão é formar futuros gestores de topo, numa visão económica alargada dos países de expressão portuguesa, incutida pela vivência plena da sua diversidade e aproveitando o principal ativo que nos une a língua portuguesa. Temos por ambição consolidar o MBA Atlântico como um programa de referência internacional em língua portuguesa, ligando países que partilham um passado histórico comum, capaz de respeitar e promover a diversidade social e cultural de cada um. O MBA Atlântico é um espaço de partilha de conhecimento, mas também de cooperação, entre estudantes, professores, universidades e empresas: marca indelével da matriz de identidade humanista e cristã dos parceiros que lideram a iniciativa e que integram a rede de universidades católicas. Ao integrar alunos e professores dos três países e ao garantir a experiencia de aprendizagem dos contextos económicos, sociais e culturais nas três geografias, este constitui-se como um programa de MBA multinacional, ímpar no espaço atlântico. O MBA Atlântico torna-se por isto, um instrumento para uma rede de diplomacia económica que contribui para o desenvolvimento e para o aprofundamento das relações entre os povos. Este grupo de alunos da quinta edição do programa, que agora conclui os seus estudos, tem a honra e a responsabilidade de ser o fiel depositário de um projeto que começou com um sonho e que continuou com a paixão de fazer mais e melhor. Hoje adquirem o estatuto de embaixadores do MBA Atlântico e constituem uma rede multicultural de relações, contactos profissionais e empresariais sem precedentes!

5 3 Justino de Pinto Andrade Diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Angola A formação de quadros altamente qualificados é fundamental para o desenvolvimento. Nós, Universidade Católica de Angola, apostamos firmemente nesse desígnio, em parceria com aqueles que connosco partilham a história, implementando o MBA Atlântico. Luiz Brandão Diretor da PUC-Rio Business School A PUC-Rio Business School (IAG) possui um corpo docente que alia uma sólida formação acadêmica com experiência de mercado, voltado para a qualidade do ensino e as necessidades e objetivos individuais de cada aluno. Está localizado em uma área privilegiada do Rio de Janeiro, constituindo um verdadeiro parque ecológico que proporciona uma atmosfera e infraestrutura ideais para o estudo. A Escola oferece programas de graduação, MBAs, mestrados, doutorados e programas in company. Todos estes atributos são aplicados também ao MBA Atlântico, contribuindo para levar a excelência acadêmica para esta iniciativa internacional juntamente com os nossos parceiros neste programa.

6

7 5 O MBA Atlântico Rota da Lusofonia Uma única turma de 17 alunos, selecionados entre três países (Angola, Brasil e Portugal), proporcionando uma vivência plena de diversidade cultural no mundo lusófono, através da imersão, durante um ano, nos três continentes, expondo-os às realidades políticas, sociais e económicas locais. Missão A minha pátria é a minha língua A missão do MBA Atlântico é formar gestores de topo vocacionados para a internacionalização através do espaço da língua portuguesa. Visão Um MBA de referência ligando três continentes, ancorado nos países de expressão portuguesa com vista à construção de uma rede de líderes empresariais que escolhem o mundo da lusofonia como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

8 3 0 Trimestre - Porto 2 0 Trimestre - Rio de Janeiro 1 0 Trimestre - Luanda

9 7 Rede Católica Universidade Católica de Angola A Universidade Católica de Angola (UCAN) é uma Universidade privada, com sede em Luanda, tendo iniciado a sua atividade letiva em Atualmente oferece 10 licenciaturas, repartidas pelas Faculdades de Ciências Humanas, Direito, Economia, Gestão e Engenharia. A Escola de Pós-Graduações da UCAN foi criada no ano de 2008 e tem como objetivo ministrar formação a nível académico de Doutoramentos; Mestrados e MBAs; com certificação académica; Cursos de especialização; Formação para Executivos de nível alto e intermédio; Formação intra-empresa. Foram já efetuadas ações de formação, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Economia e Gestão da UCAN, dirigidas a Executivos de nível superior.

10 8

11 9 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Reconhecida pela excelência acadêmica, pesquisas e posições de destaque nos mais importantes rankings de Educação do mundo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, que prima pela produção e transmissão do saber, baseadas no respeito aos valores humanos e à ética cristã. A PUC-Rio, fundada em 1940, é integrada por quatro centros, 24 departamentos e 13 institutos, incluindo todas as áreas do conhecimento. Anualmente, a PUC-Rio recebe mais de mil alunos estrangeiros, que chegam a partir de convênios com universidades e instituições de pesquisas de 40 países. A PUC-Rio se destaca, ainda, pelo compromisso com a sustentabilidade, sendo a primeira universidade brasileira a criar e executar uma agenda ambiental.

12 10

13 11 Universidade Católica Portuguesa (Porto) A Católica Porto tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico e inovador seguindo uma matriz humanista em prol do bem comum. Pioneira, há 30 anos, na inovação do ensino em Portugal, com uma oferta transdisciplinar, possui um capital de conhecimento diversificado nas áreas das ciências sociais, engenharia e saúde. Fiel ao princípio da excelência no serviço para o desenvolvimento das pessoas e de uma comunidade coesa e sustentável, promove a transdisciplinaridade tendo em vista a inovação no ensino e na consultoria. A Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade Católica no Porto, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal. É uma escola que conta com uma integração ibérica, através da parceria com a ESADE Business School de Barcelona. A Católica Porto Business School é herdeira da ampla experiência acumulada e reputação nacional e internacional dos seus parceiros, nas áreas académica e profissional.

14

15 13 Estrutura Curricular e Organização > Três trimestres, um em cada país. > Um total de 700 horas lecionadas pelos professores das três universidades e personalidades do mundo académico e empresarial. > Seminários com parceiros locais, visitas de estudo e projetos empresariais. > Realização de um projeto ao longo dos três trimestres, no qual os alunos terão a oportunidade de aplicar uma ou mais áreas estudadas ao caso concreto de uma empresa, organização, ou até mesmo situação ou problema mais genérico de gestão. Instrumentos Básicos de Gestão Análise e Planeamento Financeiro Contabilidade Financeira Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial Cultura e Poder das Organizações Direito dos Negócios (em Angola, Brasil e Portugal) Estratégia Empresarial Field Project Marketing Finanças Empresariais Gestão de Marcas Gestão de Operações e Qualidade Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas Inovação e Tecnologia Introdução à Contabilidade Introdução à Economia Marketing Marketing Internacional Mercados e Concorrência Mercados e Gestão de Energia Mercados Financeiros Internacionais Negociação e Comunicação Projeto Reestruturação e Reorganização Empresarial Seminários de Ética Seminários de Geopolítica Seminário de Estratégia Empresarial Seminários com Sponsors Soft Skills - Coaching Soft Skills - Comunicação em Apresentações Soft Skills - Liderança da Reflexão em Equipa

16

17 15 A Plataforma para o mundo empresarial O MBA Atlântico é um espaço de cooperação universidade-empresa, intensificando a transferência de conhecimento, promovendo a formação avançada de executivos e reforçando o enriquecimento profissional e networking. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de viver de perto cada cidade, descobrindo mais sobre a dinâmica social, cultural e empresarial de cada uma. Esta é uma mais-valia no desenvolvimento da interação com as empresas locais que cooperam connosco, bem como para a otimização da formação de cada aluno. Diversos parceiros empresariais dos mais variados setores de atividade, em cada um dos três países, constituem um Conselho Consultivo que orienta a formação profissional e a inserção dos alunos do MBA Atlântico no mundo do trabalho.

18

19 17 IAG-PUC Brasil IAG-PUC Brasil

20 18 Visita à Frezite Portugal Outdoor de Vela Portugal

21 19 Outdoor de Vela Portugal Outdoor de Vela Portugal

22 20 Outdoor de Vela Portugal Peddy paper Portugal

23 21 CPBS Portugal Viagem à Ilha do Mussulo Angola

24

25 MBA Atlântico Alunos 5ª Edição 2014/2015

26 24 É preciso impôr a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las (Benit Mussolini) Ao longo da vida, sempre busquei a excelência nos estudos e profissionalmente. Hoje, com a formação universitária, o MBA e as experiências profissionais que acumulei, vejo que aos poucos começo a alcançar tal propósito. Considero-me uma pessoa com padrões éticos elevados, que aposta na aprendizagem e superação contínua, responsável, comunicativa e com vontade de crescer profissionalmente. Minha experiência profissional como Técnica de Contabilidade ajudou-me a desenvolver habilidades em finanças e em fiscalidade. Como Professora e catequista, aumentei a minha capacidade comunicativa e de relacionamento com os outros. O MBA Atlântico surgiu como uma proposta irrecusável, no momento em que eu pretendia evoluir na minha carreira profissional. Essa experiência multicultural e multidisciplinar contribuiu para a atualização de algumas competências na área financeira, para aperfeiçoar a qualidade das relações interpessoais que estabeleço, a minha capacidade comunicativa, a resiliência e, acima de tudo, a preparar-me para encarar o mundo profissional. Conheci a Celina Cumbo no âmbito do MBA Atlântico. Foi minha aluna em Negociação e formanda em seminários de desenvolvimento de soft skills em comunicação e liderança. Acresce que a acompanhei ao longo do programa como career coach. É uma pessoa de relações consistentes e estáveis, para quem a família é um núcleo estruturante. Observadora e reservada ao primeiro contacto revela-se de enorme simpatia e trato agradável. O sentimento religioso é nela profundo e pautado por valores cristãos. É trabalhadora esforçada, disciplinada, autocrítica, com grande vontade de aprender e de auto-superação. Defende e subordina-se a pauta ética exigente. Manifesta forte sentido de serviço e é fortemente orientada para a defesa rigorosa do bem comum e do bem público. A Celina Cumbo ambiciona carreira no domínio da auditoria, para a qual o seu perfil sóbrio, responsável e comedido, animado pela exigência de rigor e de ética são componentes que contam. Não corro risco ao recomendála como colaboradora diligente. Escolhê-la será uma boa aposta! Rui Lourenço Gil Docente da Universidade Católica Portuguesa Celina Cumbo

27 25 Nome Celina Joana Cumbo Idade 26 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Banco Comercial Angolano Técnica de Contabilidade Registo e pagamentos de facturas, retenção, processamento de imposto e pagamento junto da Repartição Fiscal. Processamento e pagamento de salário de prestadores de serviços Colégio Devir Professora Lecionar turma de 2º ano do ensino primário e assegurar atividades extracurriculares Ensino Médio em Contabilidade Instituto Médio de Economia do Kilamba Kiaxi. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Finalista do Global Management Challenge (Concurso de Gestão) em > Conhecimentos informáticos de Softwares de Gestão Bancária (Exxis e AS400) e Office. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Licenciatura em Contabilidade e Administração Universidade Católica de Angola.

28 26 A licenciatura em Engenharia Civil foi um grande passo para o desenvolvimento de competências técnicas que me proporcionaram a possibilidade de participar na criação, desenvolvimento e gestão de projetos de construção, tratando cada projeto como o nascimento de um filho até à sua maioridade. Com intuito de substituir atos de gestão empíricos por atos de gestão profissional, através da apreensão de competências globais da atividade de uma empresa, decidi realizar o MBA Atlântico que me ofereceu uma experiência de novas vivências, a assimilação de novas culturas, uma interação com novas realidades e um novo olhar sobre Angola e Brasil. Os conhecimentos adquiridos nos meus 10 anos de experiência profissional, aperfeiçoados com o MBA Atlântico, permitem-me olhar para o futuro com ambição e vontade de vencer na gestão de projetos, de uma forma transversal e global em qualquer ambiente, nacional ou internacional. Daniel Vicente Conheci o Daniel no âmbito da disciplina de Estratégia lecionada na Católica Business School no Porto. Interessado e atento, a sua formação em Engenharia revelou-se no modo prático e sistémico como abordava as questões suscitadas durante as sessões. Com uma já significativa experiência profissional no desenvolvimento e na gestão de diferentes projetos de construção, a formação que o Daniel adquiriu agora durante o MBA Atlântico permitir-lhe-á, seguramente, vir a desempenhar funções de maior responsabilidade como gestor de empresas, em particular (mas, em minha opinião, não obrigatoriamente) as ligadas ao ramo da construção, área em que as competências técnicas anteriores se combinarão com as mais recentes de um modo mais sólido e diferenciador. Se a isto associarmos a evidente abertura para novas experiências multiculturais, que o MBAA veio consolidar e potenciar, as fronteiras do Daniel acabam por também se alargar geograficamente. João Meneses Docente da Universidade Católica Portuguesa

29 27 Nome Daniel Luís Robalo Vicente Idade 34 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Portimão, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde Fev Technoforma Gerente Responsável geral da toda da atividade da empresa, da área comercial à técnica, passando pela gestão de equipas internas e externas e controlo de custos. Out Out Vila Vita Parc Diretor de Obra Responsável técnico da renovação de vários edifícios do resort, com 100 colaboradores. Set Dez CS Hotel, Sand & Resorts Diretor de Obra Responsável técnico pelo desenvolvimento e construção do Hotel 5* CS Palácio com 150 colaboradores. Dez Ago Affinis, Grupo EDP & CME Gestor de Contratos Responsável comercial e técnico pela execução dos projetos de acordo com o cliente, com 50 colaboradores. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time. Set Set Licenciatura em Engenharia Civil, com especialização em Estruturas e Construção Universidade da Beira Interior LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Básico Francês Básico Alemão Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Avaliador de Imóveis Urbanos - ESAI (Escola Superior de Avaliação Imobiliária). > Membro da Ordem dos Engenheiros (N o 53200). > Membro da Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (N o 565). [Comissão Nacional de Valores Mobiliários N o AVFII/13/136 CMVM]. > Presidente da Direção do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UBI. > Representante dos Alunos na Assembleia Geral da UBI.

30 28 Graduada em Administração de Empresas, optei pela formação na área de gestão em função da minha experiência de vida, influenciada especialmente pela empresa de minha família, estabelecida no comércio há mais de sete décadas. Trabalhando durante dois anos como gerente administrativa da empresa familiar pude desenvolver as competências em liderança e gestão de equipes. Ao trabalhar na área operacional da Blessed, tive a oportunidade de participar na organização de grandes eventos como a Copa do Mundo 2014, o que me fez perceber a fascinação pela área para mim. Esta experiência me proporcionou capacidades que hoje se complementam com a formação acadêmica do MBA Atlântico. A oportunidade de conviver, apesar de pouco tempo, com culturas, economias e tradições diversas, bem como o conteúdo programático do MBA Atlântico, engrandece muito minha formação profissional e experiência de vida. Além de levar toda bagagem de conhecimento técnico, levo também grandes amizades que se formaram ao longo dessa jornada, especialmente para mim. Todos sabem dos percalços atravessados, mas que se tornaram motivos de muito amadurecimento e valorização da vida. Daniela Bastos Conheci a Daniela Bastos na PUC Rio, em pleno processo de candidatura à 5 a edição do MBA Atlântico. Movia-a uma grande vontade de fazer o programa, pelas novas experiências profissionais e pessoais que antevia. Pouco depois partia para Luanda, onde o seu nome ficou ligado a um dos momentos mais difíceis da história do MBA Atlântico e da sua Coordenação. Um muito grave ataque de malária, exigindo medidas de emergência excecionais, pôs à prova a sua personalidade em momentos de crise. A Daniela conseguiu resistir e gerar à sua volta as solidariedades necessárias, da família, dos colegas, dos professores e coordenadores, para que esta memória difícil tivesse um final feliz. Vim a ser seu professor no Rio. Vi-a assumir-se como anfitriã cuidadosa dos seus colegas na Cidade Maravilhosa. É nessa qualidade que um dia a acompanho em experiência que também não esqueço. Subir com um grupo de alunos ao Vidigal e, ainda mais, continuar na trilha selvagem até ao alto encantado do morro dos Dois Irmãos. Na sala de aulas também era anfitriã: recordo-me que levou o grupo de trabalho em que estava inserida a compartilhar os segredos do negócio da sua família no Rio, o calçado, estudando uma marca bem carioca, a Mr. Cat. Agora está no Porto, a concluir a parte académica do MBA e a preparar a monografia. Soube que pensava estudar a Coca-Cola no seu Rio dos grandes eventos, da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Do Rio para o Mundo e do Mundo para o Rio. Muito bem! Paulo de Lencastre Docente da Universidade Católica Portuguesa

31 29 Nome Daniela de Oliveira Pepe Bastos Idade 24 Nacionalidade Brasileira e Italiana Local de Residência Brasil dani_opb@hotmail.com Telefone : EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Fev Mai Londres Calçados, Ltda Gerente Administrativa Responsável pela área de compras e planejamento de coleções, coordenação de equipes alinhada dentro dos mesmos objetivos. Abr Jun Blessed Eventos e Turismo, Ltda Assistente Operacional/Financeira Recolha de dados de consumidores, emissão de faturas para pagamento, briefing sobre os eventos e gerenciamento de contas bancárias. Set Mar BHG Brazil Hospitality Group (Espanha) Estagiária Administrativo-financeira Pré-pagamento e emissão de boletos e, na área de cobrança, fazer pagamento de devedores, recolha de informações, s e call, e gerar resultados. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Graduação em Administração de Empresas Universidade Candido Mendes. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Fluente Espanhol Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Curso de Empreendedorismo pelo Ministero del Lavoro e delle Politiche Sociali (2011) 225 horas > Formação em contexto de trabalho no sistema ORACLE

32 30 Tenho em mim todos os sonhos do mundo. (Álvaro de Campos) Cedo comecei a acreditar que sonhos podem ser metas. As viagens pela Europa, o período de estudos na Lituânia, a convivência com diversas culturas distintas, fizeram com que me tornasse um cidadão mais completo. Apologista de uma aprendizagem contínua, tento aliar as fortes bases matemáticas e físicas obtidas no Mestrado em Engenharia Civil, com um poder dedutivo que dizem assinalável, no intuito de percecionar de forma peculiar aquilo que nos rodeia. Um perfil de competidor nato, baseado nas experiências até então vividas, culminaram no desafio de construir no Brasil uma torre de 25 andares, como primeira experiência profissional. Liderar 120 homens por 30 meses, aplicando uma metodologia lean, foi algo que me preencheu. A curiosidade pelas temáticas de gestão surgiu naturalmente. Por ser o Atlântico, o MBA permitiu-me acrescentar às perspetivas que tinha, um valor intangível quanto às experiências vividas. O Diogo Oliveira foi meu aluno na disciplina de Finanças Empresariais no 1 o trimestre do MBA Atlântico, onde obteve uma nota final de 15 (quinze) valores, entre as melhores notas dessa disciplina. Durante a minha interação com o Diogo Oliveira, pude aperceber-me da sua grande capacidade de trabalho e de organização. A sua participação ativa durante as discussões nas aulas, o seu poder de assimilar a matéria rapidamente e a sua excelente capacidade de trabalho foram as qualidades que mais se evidenciaram no Diogo Oliveira. O Diogo tem uma experiência profissional relevante, especialmente, na área da Engenharia da Construção Civil e com os conhecimentos adquiridos no MBA Atlântico, penso que será um grande ativo para qualquer instituição/ empresa. Salim Valimamade Docente da Universidade Católica de Angola Almejo o concretizar de mais sonhos, a carreira internacional executiva ao nível da gestão será certamente o próximo. Diogo Oliveira

33 31 Nome Diogo Magalhães Fonseca Oliveira Idade 27 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Nov Mar Construtora Santo Amaro Diretor de Obra Responsável por gerir a construção de uma torre de 25 andares, com um prazo de 30 meses e um orçamento de $R 8 M. Jun 2011 Out Mafitec Engenharia Assistente de Diretor de Obra Acompanhamento das atividades em obra, com vista ao cumprimento dos planos pré-estabelecidos. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time. Set Jul Mestrado Integrado em Engenharia Civil Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Intermédio Francês Básico Lituano Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Membro da Ordem dos Engenheiros (N o ) > Formações: Gestão Financeira: Demonstrações e Elementos de Análise Económica-financeira; Análise de Risco e Gestão da Tesouraria (30h), Gestão de Pessoas e Conflitos (12h), Gestão de Contratos (11h), Liderança e Gestão de Equipas (10h), Chefia e Liderança (15h) e Simulação Computacional na Gestão da Produção (48hs) > Participação no IGLC 21 - International Meeting for Lean Construction > Jogador de Voleibol durante 18 anos. Ago Fev Construction Management Erasmus Mobility Program Kaunas University of Technology Lithuania

34 32 Licenciado em Administração de Empresas pela Puc- Rio, iniciei minha carreira profissional ainda estudante, tendo dois anos de experiência em auditoria e consultoria numa empresa global e três anos na área comercial e desenvolvimento de novos negócios como empreendedor. Também apresento forte paixão por viagens e em conhecer diferentes culturas, por isso morei durante um ano na Austrália. Foi este conjunto de experiências pessoais e profissionais, aliado ao objetivo de reforçar os meus conhecimentos, que me fez abraçar este curso. O MBA Atlântico proporcionou-me inúmeras ferramentas de Gestão, em três continentes distintos, assim como novos aprendizados, networking e inesquecíveis histórias, que certamente influenciarão o meu crescimento. Certo do ideal de carreira que pretendo seguir, busco oportunidade numa empresa multinacional, que apresente projetos inovadores, num ambiente desafiante e dinâmico, onde possa evoluir continuamente e, simultaneamente, contribuir de forma ativa para o sucesso da organização. Acredito que um profissional de sucesso deve combinar uma boa formação técnica, experiência e um equilíbrio entre suas competências. Conheci o Diogo Teixeira Dantas como sua professora na disciplina Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial lecionada no MBA Atlântico. Ao longo das aulas, destaco a sua atitude atenta, metódica e participativa, o seu espírito de iniciativa, a facilidade em comunicar, o seu à vontade em trabalhar em equipa, o forte interesse em aprofundar e relacionar conhecimentos e a apreciável predisposição para analisar e resolver as questões colocadas aliando de forma perspicaz e numa visão multidisciplinar os conhecimentos adquiridos na academia com a sua experiência profissional. Em ambiente mais informal, pude constatar, também, ser bem-disposto, cortês, gozando de muito bom relacionamento junto dos colegas, positivo, desenvolto, responsável, determinado e com elevado nível de maturidade. Foi com muito prazer que escrevi este pequeno texto, pois estou convicta que o Diogo reúne condições para desempenhar com êxito os desafios profissionais que venha a abraçar. Desejo ao Diogo as maiores felicidades. Maria Clara Alonso Docente da Universidade Católica Portuguesa Diogo Dantas

35 33 Nome Diogo Teixeira Dantas Idade 27 Nacionalidade Brasileira Local de Residência Rio de Janeiro, Brasil Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde 2014 Consultor Imobiliário Independente Serviços de consultoria, gestão de carteira de clientes, negociação, prospeção comercial e análise de mercado, venda direta; ações de marketing e elaboração de contratos/ propostas. Jan Dez Gafisa Vendas Consultor Imobiliário Gestão de ativos e estratégias de vendas; relacionamento com clientes; ações de planejamento; execução, controle e avaliação e análise de mercado. Jan Jul Companhia Ultragaz Trainee Comercial Acompanhamento de indicadores comerciais e de controlo; pesquisa de mercado; prospeção comercial; negociação com clientes e fornecedores; elaboração de plano de negócios e estratégias de vendas. Fev Jan Ernst & Young Consultor Pleno de Advisory Services, Consultor Júnior de Advisory Services e Trainee de Human Capital Coordenação de projetos; revisão de working papers; contato com o cliente; análise mercadológica; elaboração de apresentações; redação de relatórios e assessoria em auditorias. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Pós-graduação executiva em Petróleo e Gás Natural COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro Graduação em Administração de Empresas - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Intercâmbio Internacional - Austrália (Dezembro Agosto 2009). > Curso de Empreendedorismo SEBRAE (2008) 48 horas > Certificação em Gestão de Negócios Imobiliários - Curso Arnaldo Pietro (2012). > Participação em projeto de investigação científica (6 meses) na área de Gestão e Organizações pela PUC - Rio.

36 34 Engenheira Ambiental, com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho e um forte interesse por funções de gestão. Ingressei no MBA Atlântico com o objetivo de desenvolver as minhas competências em gestão executiva e ter uma experiência internacional em três continentes. A minha experiência internacional começou com um intercâmbio de um ano nos EUA, na qual pude também aprimorar a língua estrangeira. Já com a minha integração profissional no departamento de segurança da EDP, pude aliar meu percurso anterior como engenheira ambiental em duas empresas brasileiras a uma realidade portuguesa, isto permitiu-me reforçar as minhas competências técnicas. Para além do grande desenvolvimento na minha área de formação, a experiência na EDP deu-me uma grande paixão por um país estrangeiro e seu povo: o meu querido Portugal. Procuro agora, após concluir o MBA Atlântico, integrar uma multinacional em Portugal. Considero que os novos processos de gestão que aprendi, juntamente à minha formação inicial em engenharia, me permitem desenvolver estratégias e processos corporativos globais. A Eliza é uma pessoa cheia de vida, de energia e de boa disposição. Tem uma personalidade forte que se traduz em assertividade e foco no cumprimento dos objetivos a que se propõe. Estes seus traços aliados à sua formação de base na área da engenharia, agora, enriquecidos com o percurso de MBA Atlântico farão da Eliza uma profissional com elevado potencial no mercado de trabalho atual. Não posso deixar, também, de realçar o seu lado humano. Preocupada com o bem-estar de quem a rodeia, e de quem aprecia, a Eliza encontra sempre uma palavra de motivação e de reconhecimento, o que a torna uma profissional ainda mais completa. Foi uma enorme alegria conhecer a Eliza, e tenho de lhe agradecer o facto de ter sido uma das alunas que tentou, sempre, facilitar o trabalho da coordenação do MBA Atlântico. Eliza, desejo-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais. Ana Côrte-Real Docente da Universidade Católica Portuguesa Eliza Silveira

37 35 Nome Eliza Silveira Idade 30 Nacionalidade Brasileira Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Set Dez EDP Distribuição - Energia S.A. Engenheira Ambiental Programa IAESTE Departamento de Segurança do Trabalho Processos de segurança do trabalho e meio ambiente, auditorias, gestão de resíduos. Dinamização de medidas preventivas num sistema de gestão integrado, formação focando legislações à equipe técnica e gestores. Dez Jul Lagune Cosmetics Ind. Com. Imp. Exp. Ltda. Engenheira Ambiental Implementação da primeira Política de Meio Ambiente e Segurança. Controlo de processos de gestão integrada, gestão de recursos, coordenação da equipa de trabalho. Jun Jan SCS Assessoria e Treinamento em Segurança do Trabalho Ltda. Estágio em Engenharia Ambiental Consultoria de Meio Ambiente e Segurança, na qual desenvolveu processos de licenciamentos, auditorias, peritagens, programas de riscos ambientais, ergonómicos, prevenção respiratória, e laudos ocupacionais. Jun Jul Centro Universitário Fundação Santo André Estágio em Engenharia Ambiental Experiência no Centro Universitário no setor CCEV, ligado à reitoria promovendo eventos, concursos públicos e vestibulares. Rotinas administrativas e planeamentos logísticos, desenvolvimento de editais e controlo de equipe. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Traballho Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial Licenciatura em Engenharia Ambiental (Pré-Bolonha) Centro Universitário Fundação Santo André. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Certificação Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado- ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 SGS do Brasil Ltda. (Jun. 2011). > Certificação como Coordenador de SASSMAQ:2005 (Gestão no Transporte de Produtos Perigosos) - Qteck Consultoria e Engenharia Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Jan. 2011).

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Outubro de 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Caraterização do Estudo... 4 3. Resultado Global dos Cursos de Lisboa

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL DE AVEIRO

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL DE AVEIRO ASSOCIAÇÃO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL DE AVEIRO O curso Gestão Industrial de Aveiro A Engenharia e Gestão Industrial tem por base a análise, o projeto, o desempenho e o controlo de sistemas integrados

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 NEWSLETTER ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 Uma nova dimensão Gescar A Gescar Comunicação existe para dar uma nova dimensão à sua empresa, destacando-a da concorrência e dotando-a de uma identidade única.

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Número 7/junho 2013 O PROGRAMA URBACT II

Número 7/junho 2013 O PROGRAMA URBACT II Número 7/junho 2013 O PROGRAMA URBACT II PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL O URBACT permite que as cidades europeias trabalhem em conjunto e desenvolvam

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy www.pwc.pt/academy Advanced! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. PwC s Academy Aceite o desafio e empreenda uma transformação de relevo nas suas competências

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

O programa assenta em três eixos determinantes:

O programa assenta em três eixos determinantes: São vários os estudos europeus que apontam para um défice crescente de recursos especializados nas tecnologias de informação. Só em Portugal, estima-se que estejam atualmente em falta 3.900 profissionais

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Consultoria em RH ENCANTAR COM OPORTUNIDADES DE REALIZAR SONHOS CONTECTANDO GLOBALMENTE TALENTOS IDEAIS COM ORGANIZAÇÕES

Consultoria em RH ENCANTAR COM OPORTUNIDADES DE REALIZAR SONHOS CONTECTANDO GLOBALMENTE TALENTOS IDEAIS COM ORGANIZAÇÕES Consultoria em RH ENCANTAR COM OPORTUNIDADES DE REALIZAR SONHOS CONTECTANDO GLOBALMENTE TALENTOS IDEAIS COM ORGANIZAÇÕES A EMPRESA LOUPE CONSULTORIA EM RH ESPECIALIZADA EM GESTÃO DE PESSOAS A Loupe Consultoria

Leia mais

Programa Futuro Connosco. Para empreendedores à procura de uma oportunidade

Programa Futuro Connosco. Para empreendedores à procura de uma oportunidade Programa Futuro Connosco Para empreendedores à procura de uma oportunidade Quer integrar uma rede de negócios de sucesso, com presença em vários mercados? Na conjuntura empresarial atual, associar-se a

Leia mais

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Exm.ªs Senhoras, Exm.ºs Senhores É com prazer que, em meu nome e em

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

LIFE Training Apresentação

LIFE Training Apresentação LIFE Training Apresentação A Life Training é constituída por formadores multidisciplinares, com grande experiência académica e profissional e que complementam a sua formação com conhecimentos nas emergentes

Leia mais

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental

Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objectivo

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ.

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. Prof. Marat Guedes Barreiros Agosto/2013 Introdução É notória nos dias de hoje a dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego nas empresas

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Resiquímica, Resinas Químicas, SA Diretor(a) Marcos Lagoa Setor de Atividade Indústria química Número de Efetivos 117 NIF 508204950 Morada Rua Francisco Lyon de Castro,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

COMISSÃO DA BACIA DO ZAMBEZE OPORTUNIDADES DE EMPREGO

COMISSÃO DA BACIA DO ZAMBEZE OPORTUNIDADES DE EMPREGO COMISSÃO DA BACIA DO ZAMBEZE OPORTUNIDADES DE EMPREGO Instituição: Comissão da Bacia do Zambeze (ZAMCOM) Local de Trabalho: Harare, Zimbabwe Duração: Inicialmente um ano com possibilidade de renovação

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica Boletim Benchmarking Internacional Extensão Tecnológica Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

Excelência em gente. Espírito de donos

Excelência em gente. Espírito de donos Excelência em gente Espírito de donos A seleção e formação de pessoas é um dos aspectos estratégicos para que a atuação da GP Investments no mercado de private equity proporcione o alcance de resultados

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

Meu foco de atuação nos últimos 10 anos foi à área de Integração de Sistemas e o meu objetivo principal é o segmento de Telecom.

Meu foco de atuação nos últimos 10 anos foi à área de Integração de Sistemas e o meu objetivo principal é o segmento de Telecom. MODELOS DE CARTAS Prezados Sr. (a), Sou um executivo com mais de 15 anos de experiência e sucesso na Direção de Unidade de Negócios, abrangendo áreas de Serviços de IT, Vendas e Marketing, em empresas

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

AIESEC Quem somos. AIESEC em Portugal. 3 Conferências Nacionais. 11 Instituições de ensino +400. 7 Cidades. 9 Escritórios locais +400

AIESEC Quem somos. AIESEC em Portugal. 3 Conferências Nacionais. 11 Instituições de ensino +400. 7 Cidades. 9 Escritórios locais +400 Powered by AIESEC Quem somos Presente em mais de 124 países e territórios, a AIESEC é a maior organização mundial gerida por jovens. Focada em fornecer uma plataforma para desenvolvimento da LIDERANÇA

Leia mais

Os novos desafios do secretariado profissional

Os novos desafios do secretariado profissional www.pwc.pt/academy Os novos desafios do secretariado profissional Lisboa, 19 e 26 de fevereiro de 2013 Academia da PwC Um programa que mobiliza competências de eficiência pessoal e profissional apoiando

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Alimentamos Resultados

Alimentamos Resultados Alimentamos Resultados www..pt Somos uma equipa que defende que cada empresa é única, tem as suas características e necessidades e por isso cada projeto é elaborado especificamente para cada cliente. Feed

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal DESAFIOS E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Isabella Bueno Sócia- Fundadora da Martins & Bueno Assessoria em Recursos Humanos. Possui

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner

HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner www.pwc.pt/academy HR Strategic Delivery Model HR as a strategic partner Lisboa, 21 e 22 de março de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer os desafios da função de RH e como se posicionar como

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

A AIESEC. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo.

A AIESEC. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. A AIESEC Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. A AIESEC é uma organização global formada por jovens universitários e recém-graduados que buscam viver na prática

Leia mais

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br)

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br) COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) DESCRIÇÃO GERAL: O Coordenador Sênior do Uniethos é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, análise de empresas, elaboração, coordenação, gestão e execução

Leia mais

Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá

Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá O Programa Futuro Executivo da FAPPES foi concebido para mudar sua vida Se você possui um perfil diferenciado e deseja estudar no exterior, esse

Leia mais

Gestão de Equipas. Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC

Gestão de Equipas. Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013. www.pwc.pt/academy. Academia da PwC www.pwc.pt/academy Gestão de Equipas Lisboa, 11 e 18 de abril de 2013 Academia da PwC O sucesso das organizações depende cada vez mais de equipas de alto desempenho. Venha conhecer connosco as melhores

Leia mais

Gabinete de Apoio à Gestão da AHP Associação de Hotéis de Portugal

Gabinete de Apoio à Gestão da AHP Associação de Hotéis de Portugal Gabinete de Apoio à Gestão da AHP Associação de Hotéis de Portugal E HCMS Hospitality Concepts & Management Solutions Índex Sobre a HCMS Empresa Missão Valores Serviços Áreas de Intervenção Directrizes

Leia mais

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência)

1. Motivação para o sucesso (Ânsia de trabalhar bem ou de se avaliar por uma norma de excelência) SEREI UM EMPREENDEDOR? Este questionário pretende estimular a sua reflexão sobre a sua chama empreendedora. A seguir encontrará algumas questões que poderão servir de parâmetro para a sua auto avaliação

Leia mais

MBA em Gestão de Ativos.

MBA em Gestão de Ativos. /biinternational /biinternational MBA em Gestão de Ativos. Unidade WTC www.biinternational.com.br O B.I. International O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único

Leia mais

Como será a próxima geração de Líderes?

Como será a próxima geração de Líderes? Como será a próxima geração de Líderes? Apresentação de Resultados da 2ª edição Paula Arriscado à conversa com Tiago Gouveia Diretor de Marketing do FC Porto Seminário integrado na Pós Graduação / Executive

Leia mais

Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei

Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei Tavira, 17 de Julho de 2012 Exmo/a Sr/a do Departamento de Recursos Humanos Acabo de me Licenciar no curso de Gestão, na Escola Superior

Leia mais

O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho

O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho 27 O caminho para conquistar Equipes de Alto Desempenho 233 Um líder conquista uma equipe de Alto de Desempenho, primeiramente por meio de suas atitudes como pessoa, e depois conquista pela Visão de um

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

in ter curso COMPRAS INTERNACIONAIS NEEDLES NEEDLES NEEDLES NEEDLES WWW.INTERNACIONAL.COMPANHIAPROPRIA.PT fast delivery good price 001718 342 65 94

in ter curso COMPRAS INTERNACIONAIS NEEDLES NEEDLES NEEDLES NEEDLES WWW.INTERNACIONAL.COMPANHIAPROPRIA.PT fast delivery good price 001718 342 65 94 in ter good price 001718 342 65 94 fast delivery cheap price 005521 176 55 32 good quality inter Introdução / Apresentação do Curso: O essencial para comprar bem no estrangeiro A globalização, as instituições

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais