A minha pátria é a minha língua. 5ª Edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A minha pátria é a minha língua. 5ª Edição"

Transcrição

1 A minha pátria é a minha língua. 5ª Edição

2

3 Índice O MBA Atlântico 05 Rede Católica 07 Estrutura Curricular e Organização 13 A Plataforma para o mundo empresarial 15 Alunos 23 Parceiros 58 Com o alto patrocínio de sua excelência Em fase formal de aprovação

4 Sofia Salgado Pinto Diretora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa O MBA Atlântico tem como principal pilar a dimensão cultural nos negócios e nas organizações. A nossa missão é formar futuros gestores de topo, numa visão económica alargada dos países de expressão portuguesa, incutida pela vivência plena da sua diversidade e aproveitando o principal ativo que nos une a língua portuguesa. Temos por ambição consolidar o MBA Atlântico como um programa de referência internacional em língua portuguesa, ligando países que partilham um passado histórico comum, capaz de respeitar e promover a diversidade social e cultural de cada um. O MBA Atlântico é um espaço de partilha de conhecimento, mas também de cooperação, entre estudantes, professores, universidades e empresas: marca indelével da matriz de identidade humanista e cristã dos parceiros que lideram a iniciativa e que integram a rede de universidades católicas. Ao integrar alunos e professores dos três países e ao garantir a experiencia de aprendizagem dos contextos económicos, sociais e culturais nas três geografias, este constitui-se como um programa de MBA multinacional, ímpar no espaço atlântico. O MBA Atlântico torna-se por isto, um instrumento para uma rede de diplomacia económica que contribui para o desenvolvimento e para o aprofundamento das relações entre os povos. Este grupo de alunos da quinta edição do programa, que agora conclui os seus estudos, tem a honra e a responsabilidade de ser o fiel depositário de um projeto que começou com um sonho e que continuou com a paixão de fazer mais e melhor. Hoje adquirem o estatuto de embaixadores do MBA Atlântico e constituem uma rede multicultural de relações, contactos profissionais e empresariais sem precedentes!

5 3 Justino de Pinto Andrade Diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Angola A formação de quadros altamente qualificados é fundamental para o desenvolvimento. Nós, Universidade Católica de Angola, apostamos firmemente nesse desígnio, em parceria com aqueles que connosco partilham a história, implementando o MBA Atlântico. Luiz Brandão Diretor da PUC-Rio Business School A PUC-Rio Business School (IAG) possui um corpo docente que alia uma sólida formação acadêmica com experiência de mercado, voltado para a qualidade do ensino e as necessidades e objetivos individuais de cada aluno. Está localizado em uma área privilegiada do Rio de Janeiro, constituindo um verdadeiro parque ecológico que proporciona uma atmosfera e infraestrutura ideais para o estudo. A Escola oferece programas de graduação, MBAs, mestrados, doutorados e programas in company. Todos estes atributos são aplicados também ao MBA Atlântico, contribuindo para levar a excelência acadêmica para esta iniciativa internacional juntamente com os nossos parceiros neste programa.

6

7 5 O MBA Atlântico Rota da Lusofonia Uma única turma de 17 alunos, selecionados entre três países (Angola, Brasil e Portugal), proporcionando uma vivência plena de diversidade cultural no mundo lusófono, através da imersão, durante um ano, nos três continentes, expondo-os às realidades políticas, sociais e económicas locais. Missão A minha pátria é a minha língua A missão do MBA Atlântico é formar gestores de topo vocacionados para a internacionalização através do espaço da língua portuguesa. Visão Um MBA de referência ligando três continentes, ancorado nos países de expressão portuguesa com vista à construção de uma rede de líderes empresariais que escolhem o mundo da lusofonia como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

8 3 0 Trimestre - Porto 2 0 Trimestre - Rio de Janeiro 1 0 Trimestre - Luanda

9 7 Rede Católica Universidade Católica de Angola A Universidade Católica de Angola (UCAN) é uma Universidade privada, com sede em Luanda, tendo iniciado a sua atividade letiva em Atualmente oferece 10 licenciaturas, repartidas pelas Faculdades de Ciências Humanas, Direito, Economia, Gestão e Engenharia. A Escola de Pós-Graduações da UCAN foi criada no ano de 2008 e tem como objetivo ministrar formação a nível académico de Doutoramentos; Mestrados e MBAs; com certificação académica; Cursos de especialização; Formação para Executivos de nível alto e intermédio; Formação intra-empresa. Foram já efetuadas ações de formação, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Economia e Gestão da UCAN, dirigidas a Executivos de nível superior.

10 8

11 9 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Reconhecida pela excelência acadêmica, pesquisas e posições de destaque nos mais importantes rankings de Educação do mundo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, que prima pela produção e transmissão do saber, baseadas no respeito aos valores humanos e à ética cristã. A PUC-Rio, fundada em 1940, é integrada por quatro centros, 24 departamentos e 13 institutos, incluindo todas as áreas do conhecimento. Anualmente, a PUC-Rio recebe mais de mil alunos estrangeiros, que chegam a partir de convênios com universidades e instituições de pesquisas de 40 países. A PUC-Rio se destaca, ainda, pelo compromisso com a sustentabilidade, sendo a primeira universidade brasileira a criar e executar uma agenda ambiental.

12 10

13 11 Universidade Católica Portuguesa (Porto) A Católica Porto tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico e inovador seguindo uma matriz humanista em prol do bem comum. Pioneira, há 30 anos, na inovação do ensino em Portugal, com uma oferta transdisciplinar, possui um capital de conhecimento diversificado nas áreas das ciências sociais, engenharia e saúde. Fiel ao princípio da excelência no serviço para o desenvolvimento das pessoas e de uma comunidade coesa e sustentável, promove a transdisciplinaridade tendo em vista a inovação no ensino e na consultoria. A Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade Católica no Porto, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal. É uma escola que conta com uma integração ibérica, através da parceria com a ESADE Business School de Barcelona. A Católica Porto Business School é herdeira da ampla experiência acumulada e reputação nacional e internacional dos seus parceiros, nas áreas académica e profissional.

14

15 13 Estrutura Curricular e Organização > Três trimestres, um em cada país. > Um total de 700 horas lecionadas pelos professores das três universidades e personalidades do mundo académico e empresarial. > Seminários com parceiros locais, visitas de estudo e projetos empresariais. > Realização de um projeto ao longo dos três trimestres, no qual os alunos terão a oportunidade de aplicar uma ou mais áreas estudadas ao caso concreto de uma empresa, organização, ou até mesmo situação ou problema mais genérico de gestão. Instrumentos Básicos de Gestão Análise e Planeamento Financeiro Contabilidade Financeira Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial Cultura e Poder das Organizações Direito dos Negócios (em Angola, Brasil e Portugal) Estratégia Empresarial Field Project Marketing Finanças Empresariais Gestão de Marcas Gestão de Operações e Qualidade Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas Inovação e Tecnologia Introdução à Contabilidade Introdução à Economia Marketing Marketing Internacional Mercados e Concorrência Mercados e Gestão de Energia Mercados Financeiros Internacionais Negociação e Comunicação Projeto Reestruturação e Reorganização Empresarial Seminários de Ética Seminários de Geopolítica Seminário de Estratégia Empresarial Seminários com Sponsors Soft Skills - Coaching Soft Skills - Comunicação em Apresentações Soft Skills - Liderança da Reflexão em Equipa

16

17 15 A Plataforma para o mundo empresarial O MBA Atlântico é um espaço de cooperação universidade-empresa, intensificando a transferência de conhecimento, promovendo a formação avançada de executivos e reforçando o enriquecimento profissional e networking. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de viver de perto cada cidade, descobrindo mais sobre a dinâmica social, cultural e empresarial de cada uma. Esta é uma mais-valia no desenvolvimento da interação com as empresas locais que cooperam connosco, bem como para a otimização da formação de cada aluno. Diversos parceiros empresariais dos mais variados setores de atividade, em cada um dos três países, constituem um Conselho Consultivo que orienta a formação profissional e a inserção dos alunos do MBA Atlântico no mundo do trabalho.

18

19 17 IAG-PUC Brasil IAG-PUC Brasil

20 18 Visita à Frezite Portugal Outdoor de Vela Portugal

21 19 Outdoor de Vela Portugal Outdoor de Vela Portugal

22 20 Outdoor de Vela Portugal Peddy paper Portugal

23 21 CPBS Portugal Viagem à Ilha do Mussulo Angola

24

25 MBA Atlântico Alunos 5ª Edição 2014/2015

26 24 É preciso impôr a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las (Benit Mussolini) Ao longo da vida, sempre busquei a excelência nos estudos e profissionalmente. Hoje, com a formação universitária, o MBA e as experiências profissionais que acumulei, vejo que aos poucos começo a alcançar tal propósito. Considero-me uma pessoa com padrões éticos elevados, que aposta na aprendizagem e superação contínua, responsável, comunicativa e com vontade de crescer profissionalmente. Minha experiência profissional como Técnica de Contabilidade ajudou-me a desenvolver habilidades em finanças e em fiscalidade. Como Professora e catequista, aumentei a minha capacidade comunicativa e de relacionamento com os outros. O MBA Atlântico surgiu como uma proposta irrecusável, no momento em que eu pretendia evoluir na minha carreira profissional. Essa experiência multicultural e multidisciplinar contribuiu para a atualização de algumas competências na área financeira, para aperfeiçoar a qualidade das relações interpessoais que estabeleço, a minha capacidade comunicativa, a resiliência e, acima de tudo, a preparar-me para encarar o mundo profissional. Conheci a Celina Cumbo no âmbito do MBA Atlântico. Foi minha aluna em Negociação e formanda em seminários de desenvolvimento de soft skills em comunicação e liderança. Acresce que a acompanhei ao longo do programa como career coach. É uma pessoa de relações consistentes e estáveis, para quem a família é um núcleo estruturante. Observadora e reservada ao primeiro contacto revela-se de enorme simpatia e trato agradável. O sentimento religioso é nela profundo e pautado por valores cristãos. É trabalhadora esforçada, disciplinada, autocrítica, com grande vontade de aprender e de auto-superação. Defende e subordina-se a pauta ética exigente. Manifesta forte sentido de serviço e é fortemente orientada para a defesa rigorosa do bem comum e do bem público. A Celina Cumbo ambiciona carreira no domínio da auditoria, para a qual o seu perfil sóbrio, responsável e comedido, animado pela exigência de rigor e de ética são componentes que contam. Não corro risco ao recomendála como colaboradora diligente. Escolhê-la será uma boa aposta! Rui Lourenço Gil Docente da Universidade Católica Portuguesa Celina Cumbo

27 25 Nome Celina Joana Cumbo Idade 26 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Banco Comercial Angolano Técnica de Contabilidade Registo e pagamentos de facturas, retenção, processamento de imposto e pagamento junto da Repartição Fiscal. Processamento e pagamento de salário de prestadores de serviços Colégio Devir Professora Lecionar turma de 2º ano do ensino primário e assegurar atividades extracurriculares Ensino Médio em Contabilidade Instituto Médio de Economia do Kilamba Kiaxi. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Finalista do Global Management Challenge (Concurso de Gestão) em > Conhecimentos informáticos de Softwares de Gestão Bancária (Exxis e AS400) e Office. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Licenciatura em Contabilidade e Administração Universidade Católica de Angola.

28 26 A licenciatura em Engenharia Civil foi um grande passo para o desenvolvimento de competências técnicas que me proporcionaram a possibilidade de participar na criação, desenvolvimento e gestão de projetos de construção, tratando cada projeto como o nascimento de um filho até à sua maioridade. Com intuito de substituir atos de gestão empíricos por atos de gestão profissional, através da apreensão de competências globais da atividade de uma empresa, decidi realizar o MBA Atlântico que me ofereceu uma experiência de novas vivências, a assimilação de novas culturas, uma interação com novas realidades e um novo olhar sobre Angola e Brasil. Os conhecimentos adquiridos nos meus 10 anos de experiência profissional, aperfeiçoados com o MBA Atlântico, permitem-me olhar para o futuro com ambição e vontade de vencer na gestão de projetos, de uma forma transversal e global em qualquer ambiente, nacional ou internacional. Daniel Vicente Conheci o Daniel no âmbito da disciplina de Estratégia lecionada na Católica Business School no Porto. Interessado e atento, a sua formação em Engenharia revelou-se no modo prático e sistémico como abordava as questões suscitadas durante as sessões. Com uma já significativa experiência profissional no desenvolvimento e na gestão de diferentes projetos de construção, a formação que o Daniel adquiriu agora durante o MBA Atlântico permitir-lhe-á, seguramente, vir a desempenhar funções de maior responsabilidade como gestor de empresas, em particular (mas, em minha opinião, não obrigatoriamente) as ligadas ao ramo da construção, área em que as competências técnicas anteriores se combinarão com as mais recentes de um modo mais sólido e diferenciador. Se a isto associarmos a evidente abertura para novas experiências multiculturais, que o MBAA veio consolidar e potenciar, as fronteiras do Daniel acabam por também se alargar geograficamente. João Meneses Docente da Universidade Católica Portuguesa

29 27 Nome Daniel Luís Robalo Vicente Idade 34 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Portimão, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde Fev Technoforma Gerente Responsável geral da toda da atividade da empresa, da área comercial à técnica, passando pela gestão de equipas internas e externas e controlo de custos. Out Out Vila Vita Parc Diretor de Obra Responsável técnico da renovação de vários edifícios do resort, com 100 colaboradores. Set Dez CS Hotel, Sand & Resorts Diretor de Obra Responsável técnico pelo desenvolvimento e construção do Hotel 5* CS Palácio com 150 colaboradores. Dez Ago Affinis, Grupo EDP & CME Gestor de Contratos Responsável comercial e técnico pela execução dos projetos de acordo com o cliente, com 50 colaboradores. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time. Set Set Licenciatura em Engenharia Civil, com especialização em Estruturas e Construção Universidade da Beira Interior LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Básico Francês Básico Alemão Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Avaliador de Imóveis Urbanos - ESAI (Escola Superior de Avaliação Imobiliária). > Membro da Ordem dos Engenheiros (N o 53200). > Membro da Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários (N o 565). [Comissão Nacional de Valores Mobiliários N o AVFII/13/136 CMVM]. > Presidente da Direção do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UBI. > Representante dos Alunos na Assembleia Geral da UBI.

30 28 Graduada em Administração de Empresas, optei pela formação na área de gestão em função da minha experiência de vida, influenciada especialmente pela empresa de minha família, estabelecida no comércio há mais de sete décadas. Trabalhando durante dois anos como gerente administrativa da empresa familiar pude desenvolver as competências em liderança e gestão de equipes. Ao trabalhar na área operacional da Blessed, tive a oportunidade de participar na organização de grandes eventos como a Copa do Mundo 2014, o que me fez perceber a fascinação pela área para mim. Esta experiência me proporcionou capacidades que hoje se complementam com a formação acadêmica do MBA Atlântico. A oportunidade de conviver, apesar de pouco tempo, com culturas, economias e tradições diversas, bem como o conteúdo programático do MBA Atlântico, engrandece muito minha formação profissional e experiência de vida. Além de levar toda bagagem de conhecimento técnico, levo também grandes amizades que se formaram ao longo dessa jornada, especialmente para mim. Todos sabem dos percalços atravessados, mas que se tornaram motivos de muito amadurecimento e valorização da vida. Daniela Bastos Conheci a Daniela Bastos na PUC Rio, em pleno processo de candidatura à 5 a edição do MBA Atlântico. Movia-a uma grande vontade de fazer o programa, pelas novas experiências profissionais e pessoais que antevia. Pouco depois partia para Luanda, onde o seu nome ficou ligado a um dos momentos mais difíceis da história do MBA Atlântico e da sua Coordenação. Um muito grave ataque de malária, exigindo medidas de emergência excecionais, pôs à prova a sua personalidade em momentos de crise. A Daniela conseguiu resistir e gerar à sua volta as solidariedades necessárias, da família, dos colegas, dos professores e coordenadores, para que esta memória difícil tivesse um final feliz. Vim a ser seu professor no Rio. Vi-a assumir-se como anfitriã cuidadosa dos seus colegas na Cidade Maravilhosa. É nessa qualidade que um dia a acompanho em experiência que também não esqueço. Subir com um grupo de alunos ao Vidigal e, ainda mais, continuar na trilha selvagem até ao alto encantado do morro dos Dois Irmãos. Na sala de aulas também era anfitriã: recordo-me que levou o grupo de trabalho em que estava inserida a compartilhar os segredos do negócio da sua família no Rio, o calçado, estudando uma marca bem carioca, a Mr. Cat. Agora está no Porto, a concluir a parte académica do MBA e a preparar a monografia. Soube que pensava estudar a Coca-Cola no seu Rio dos grandes eventos, da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Do Rio para o Mundo e do Mundo para o Rio. Muito bem! Paulo de Lencastre Docente da Universidade Católica Portuguesa

31 29 Nome Daniela de Oliveira Pepe Bastos Idade 24 Nacionalidade Brasileira e Italiana Local de Residência Brasil Telefone : EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Fev Mai Londres Calçados, Ltda Gerente Administrativa Responsável pela área de compras e planejamento de coleções, coordenação de equipes alinhada dentro dos mesmos objetivos. Abr Jun Blessed Eventos e Turismo, Ltda Assistente Operacional/Financeira Recolha de dados de consumidores, emissão de faturas para pagamento, briefing sobre os eventos e gerenciamento de contas bancárias. Set Mar BHG Brazil Hospitality Group (Espanha) Estagiária Administrativo-financeira Pré-pagamento e emissão de boletos e, na área de cobrança, fazer pagamento de devedores, recolha de informações, s e call, e gerar resultados. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Graduação em Administração de Empresas Universidade Candido Mendes. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Fluente Espanhol Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Curso de Empreendedorismo pelo Ministero del Lavoro e delle Politiche Sociali (2011) 225 horas > Formação em contexto de trabalho no sistema ORACLE

32 30 Tenho em mim todos os sonhos do mundo. (Álvaro de Campos) Cedo comecei a acreditar que sonhos podem ser metas. As viagens pela Europa, o período de estudos na Lituânia, a convivência com diversas culturas distintas, fizeram com que me tornasse um cidadão mais completo. Apologista de uma aprendizagem contínua, tento aliar as fortes bases matemáticas e físicas obtidas no Mestrado em Engenharia Civil, com um poder dedutivo que dizem assinalável, no intuito de percecionar de forma peculiar aquilo que nos rodeia. Um perfil de competidor nato, baseado nas experiências até então vividas, culminaram no desafio de construir no Brasil uma torre de 25 andares, como primeira experiência profissional. Liderar 120 homens por 30 meses, aplicando uma metodologia lean, foi algo que me preencheu. A curiosidade pelas temáticas de gestão surgiu naturalmente. Por ser o Atlântico, o MBA permitiu-me acrescentar às perspetivas que tinha, um valor intangível quanto às experiências vividas. O Diogo Oliveira foi meu aluno na disciplina de Finanças Empresariais no 1 o trimestre do MBA Atlântico, onde obteve uma nota final de 15 (quinze) valores, entre as melhores notas dessa disciplina. Durante a minha interação com o Diogo Oliveira, pude aperceber-me da sua grande capacidade de trabalho e de organização. A sua participação ativa durante as discussões nas aulas, o seu poder de assimilar a matéria rapidamente e a sua excelente capacidade de trabalho foram as qualidades que mais se evidenciaram no Diogo Oliveira. O Diogo tem uma experiência profissional relevante, especialmente, na área da Engenharia da Construção Civil e com os conhecimentos adquiridos no MBA Atlântico, penso que será um grande ativo para qualquer instituição/ empresa. Salim Valimamade Docente da Universidade Católica de Angola Almejo o concretizar de mais sonhos, a carreira internacional executiva ao nível da gestão será certamente o próximo. Diogo Oliveira

33 31 Nome Diogo Magalhães Fonseca Oliveira Idade 27 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Nov Mar Construtora Santo Amaro Diretor de Obra Responsável por gerir a construção de uma torre de 25 andares, com um prazo de 30 meses e um orçamento de $R 8 M. Jun 2011 Out Mafitec Engenharia Assistente de Diretor de Obra Acompanhamento das atividades em obra, com vista ao cumprimento dos planos pré-estabelecidos. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time. Set Jul Mestrado Integrado em Engenharia Civil Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Intermédio Francês Básico Lituano Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Membro da Ordem dos Engenheiros (N o ) > Formações: Gestão Financeira: Demonstrações e Elementos de Análise Económica-financeira; Análise de Risco e Gestão da Tesouraria (30h), Gestão de Pessoas e Conflitos (12h), Gestão de Contratos (11h), Liderança e Gestão de Equipas (10h), Chefia e Liderança (15h) e Simulação Computacional na Gestão da Produção (48hs) > Participação no IGLC 21 - International Meeting for Lean Construction > Jogador de Voleibol durante 18 anos. Ago Fev Construction Management Erasmus Mobility Program Kaunas University of Technology Lithuania

34 32 Licenciado em Administração de Empresas pela Puc- Rio, iniciei minha carreira profissional ainda estudante, tendo dois anos de experiência em auditoria e consultoria numa empresa global e três anos na área comercial e desenvolvimento de novos negócios como empreendedor. Também apresento forte paixão por viagens e em conhecer diferentes culturas, por isso morei durante um ano na Austrália. Foi este conjunto de experiências pessoais e profissionais, aliado ao objetivo de reforçar os meus conhecimentos, que me fez abraçar este curso. O MBA Atlântico proporcionou-me inúmeras ferramentas de Gestão, em três continentes distintos, assim como novos aprendizados, networking e inesquecíveis histórias, que certamente influenciarão o meu crescimento. Certo do ideal de carreira que pretendo seguir, busco oportunidade numa empresa multinacional, que apresente projetos inovadores, num ambiente desafiante e dinâmico, onde possa evoluir continuamente e, simultaneamente, contribuir de forma ativa para o sucesso da organização. Acredito que um profissional de sucesso deve combinar uma boa formação técnica, experiência e um equilíbrio entre suas competências. Conheci o Diogo Teixeira Dantas como sua professora na disciplina Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial lecionada no MBA Atlântico. Ao longo das aulas, destaco a sua atitude atenta, metódica e participativa, o seu espírito de iniciativa, a facilidade em comunicar, o seu à vontade em trabalhar em equipa, o forte interesse em aprofundar e relacionar conhecimentos e a apreciável predisposição para analisar e resolver as questões colocadas aliando de forma perspicaz e numa visão multidisciplinar os conhecimentos adquiridos na academia com a sua experiência profissional. Em ambiente mais informal, pude constatar, também, ser bem-disposto, cortês, gozando de muito bom relacionamento junto dos colegas, positivo, desenvolto, responsável, determinado e com elevado nível de maturidade. Foi com muito prazer que escrevi este pequeno texto, pois estou convicta que o Diogo reúne condições para desempenhar com êxito os desafios profissionais que venha a abraçar. Desejo ao Diogo as maiores felicidades. Maria Clara Alonso Docente da Universidade Católica Portuguesa Diogo Dantas

35 33 Nome Diogo Teixeira Dantas Idade 27 Nacionalidade Brasileira Local de Residência Rio de Janeiro, Brasil Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Desde 2014 Consultor Imobiliário Independente Serviços de consultoria, gestão de carteira de clientes, negociação, prospeção comercial e análise de mercado, venda direta; ações de marketing e elaboração de contratos/ propostas. Jan Dez Gafisa Vendas Consultor Imobiliário Gestão de ativos e estratégias de vendas; relacionamento com clientes; ações de planejamento; execução, controle e avaliação e análise de mercado. Jan Jul Companhia Ultragaz Trainee Comercial Acompanhamento de indicadores comerciais e de controlo; pesquisa de mercado; prospeção comercial; negociação com clientes e fornecedores; elaboração de plano de negócios e estratégias de vendas. Fev Jan Ernst & Young Consultor Pleno de Advisory Services, Consultor Júnior de Advisory Services e Trainee de Human Capital Coordenação de projetos; revisão de working papers; contato com o cliente; análise mercadológica; elaboração de apresentações; redação de relatórios e assessoria em auditorias. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Pós-graduação executiva em Petróleo e Gás Natural COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro Graduação em Administração de Empresas - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Intercâmbio Internacional - Austrália (Dezembro Agosto 2009). > Curso de Empreendedorismo SEBRAE (2008) 48 horas > Certificação em Gestão de Negócios Imobiliários - Curso Arnaldo Pietro (2012). > Participação em projeto de investigação científica (6 meses) na área de Gestão e Organizações pela PUC - Rio.

36 34 Engenheira Ambiental, com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho e um forte interesse por funções de gestão. Ingressei no MBA Atlântico com o objetivo de desenvolver as minhas competências em gestão executiva e ter uma experiência internacional em três continentes. A minha experiência internacional começou com um intercâmbio de um ano nos EUA, na qual pude também aprimorar a língua estrangeira. Já com a minha integração profissional no departamento de segurança da EDP, pude aliar meu percurso anterior como engenheira ambiental em duas empresas brasileiras a uma realidade portuguesa, isto permitiu-me reforçar as minhas competências técnicas. Para além do grande desenvolvimento na minha área de formação, a experiência na EDP deu-me uma grande paixão por um país estrangeiro e seu povo: o meu querido Portugal. Procuro agora, após concluir o MBA Atlântico, integrar uma multinacional em Portugal. Considero que os novos processos de gestão que aprendi, juntamente à minha formação inicial em engenharia, me permitem desenvolver estratégias e processos corporativos globais. A Eliza é uma pessoa cheia de vida, de energia e de boa disposição. Tem uma personalidade forte que se traduz em assertividade e foco no cumprimento dos objetivos a que se propõe. Estes seus traços aliados à sua formação de base na área da engenharia, agora, enriquecidos com o percurso de MBA Atlântico farão da Eliza uma profissional com elevado potencial no mercado de trabalho atual. Não posso deixar, também, de realçar o seu lado humano. Preocupada com o bem-estar de quem a rodeia, e de quem aprecia, a Eliza encontra sempre uma palavra de motivação e de reconhecimento, o que a torna uma profissional ainda mais completa. Foi uma enorme alegria conhecer a Eliza, e tenho de lhe agradecer o facto de ter sido uma das alunas que tentou, sempre, facilitar o trabalho da coordenação do MBA Atlântico. Eliza, desejo-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais. Ana Côrte-Real Docente da Universidade Católica Portuguesa Eliza Silveira

37 35 Nome Eliza Silveira Idade 30 Nacionalidade Brasileira Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Set Dez EDP Distribuição - Energia S.A. Engenheira Ambiental Programa IAESTE Departamento de Segurança do Trabalho Processos de segurança do trabalho e meio ambiente, auditorias, gestão de resíduos. Dinamização de medidas preventivas num sistema de gestão integrado, formação focando legislações à equipe técnica e gestores. Dez Jul Lagune Cosmetics Ind. Com. Imp. Exp. Ltda. Engenheira Ambiental Implementação da primeira Política de Meio Ambiente e Segurança. Controlo de processos de gestão integrada, gestão de recursos, coordenação da equipa de trabalho. Jun Jan SCS Assessoria e Treinamento em Segurança do Trabalho Ltda. Estágio em Engenharia Ambiental Consultoria de Meio Ambiente e Segurança, na qual desenvolveu processos de licenciamentos, auditorias, peritagens, programas de riscos ambientais, ergonómicos, prevenção respiratória, e laudos ocupacionais. Jun Jul Centro Universitário Fundação Santo André Estágio em Engenharia Ambiental Experiência no Centro Universitário no setor CCEV, ligado à reitoria promovendo eventos, concursos públicos e vestibulares. Rotinas administrativas e planeamentos logísticos, desenvolvimento de editais e controlo de equipe. FORMAÇÃO MBA Atlântico - Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Católica Portuguesa Full Time Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Traballho Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial Licenciatura em Engenharia Ambiental (Pré-Bolonha) Centro Universitário Fundação Santo André. LÍNGUAS Português Nativo Inglês Avançado Espanhol Básico INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Certificação Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado- ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 SGS do Brasil Ltda. (Jun. 2011). > Certificação como Coordenador de SASSMAQ:2005 (Gestão no Transporte de Produtos Perigosos) - Qteck Consultoria e Engenharia Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Jan. 2011).

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações Member of www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522 Apresentação... 3 Como Empresa... 3 A nossa Visão... 3 A nossa Missão - A SUA VALORIZAÇÃO, A NOSSA MISSÃO!... 3 Os nossos Valores... 3 Porquê fazer um Curso de Especialização?... 4 Formação Certificada...

Leia mais

A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e

A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e organizações. Act for your future www.catolicabs.porto.ucp.pt

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países MGI Internacional Presença em mais de 80 países Presente em mais de 80 países e com mais de 280 escritórios em todos os Continentes, a MGI é uma das maiores associações internacionais de empresas independentes

Leia mais

Escritório Modelo da Faculdade de Diadema

Escritório Modelo da Faculdade de Diadema Escritório Modelo da Faculdade de Diadema Profª. Vânia Amaro Gomes Coordenação de Curso DIADEMA, 2015 Introdução Atualmente há uma grande dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego

Leia mais

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Participamos num processo acelerado de transformações sociais, políticas e tecnológicas que alteram radicalmente o contexto e as

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

Plano Geral de Formação 2 0 1 3

Plano Geral de Formação 2 0 1 3 Plano Geral de Formação 2 0 1 3 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Plano Geral de Formação 2 0 1 3 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Índice Católica Business

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA FICHA TÉCNICA Publicação editada ao abrigo do novo Acordo Ortográfico, exceto a transposição de conteúdos de documentos elaborados

Leia mais

MOÇAMBIQUE PLANO DE FORMAÇÃO 2016. O seu parceiro em formação certificada

MOÇAMBIQUE PLANO DE FORMAÇÃO 2016. O seu parceiro em formação certificada MOÇAMBIQUE PLANO DE FORMAÇÃO 201 O seu parceiro em formação certificada ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE EC 001 Estratégia empresarial e planeamento estratégico FEV - SET 20-23 EC 002 Factores chaves para

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

Os Desafios da Fileira da Construção. As Oportunidades nos Mercados Externos

Os Desafios da Fileira da Construção. As Oportunidades nos Mercados Externos Os Desafios da Fileira da Construção As Oportunidades nos Mercados Externos Agradeço o convite que me foi dirigido para participar neste Seminário e felicito a AIP pela iniciativa e pelo tema escolhido.

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master www. indeg. iscte-iul. pt EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO AVANÇADA NO STATE OF THE ART E NAS ALTERAÇÕES MAIS RECENTES NAS TEMÁTICAS, NORMATIVAS E MÉTODOS DE REPORTE INTEGRADO DAS ORGANIZAÇÕES VISANDO UM DESEMPENHO

Leia mais

Gestão de Pessoas. Formação, desenvolvimento e qualificação de profissionais na PricewaterhouseCoopers* *connectedthinking

Gestão de Pessoas. Formação, desenvolvimento e qualificação de profissionais na PricewaterhouseCoopers* *connectedthinking Gestão de Pessoas Formação, desenvolvimento e qualificação de profissionais na * *connectedthinking Gestão de Pessoas Quem somos e o que fazemos Slide 2 Gestão de Pessoas Presença no Mundo Mais de 140.000

Leia mais

MBA BPM - Business Process

MBA BPM - Business Process MBA BPM - Business Process Management BPM - Business Process Management O curso busca fundamentar o profissional na gestão de processos, provendo-lhe uma visão geral dos conceitos e princípios do que é

Leia mais

OFERTA FORMATIVA DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E BANCA - 2.º SEMESTRE

OFERTA FORMATIVA DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E BANCA - 2.º SEMESTRE BANCA Iniciação Bancária Para Assistente de Cliente - Edição 1 252 Módulo 1 - Noções de Matemática 36 21-30 1 Módulo 2 - Cálculo Financeiro Bancário 36 12-122 Módulo 3 - Linguística 40 01-23 Módulo 4 -

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL porto. aveiro. lisboa LICENCIATURA & MESTRADO THE MARKETING SCHOOL Somos uma escola vocacionada essencialmente para as empresas e mercados. Queremos qualificar

Leia mais

Empreendedorismo aprende-se?

Empreendedorismo aprende-se? Empreendedorismo aprende-se? O tempo do empresário self made man parece ter os dias contados. A forte concorrência, cada 1 vez mais global, e a exigência do cliente obrigam os 'candidatos a empreendedores

Leia mais

Brochura GrowUpServices

Brochura GrowUpServices Brochura GrowUpServices 1. O QUE FAZEMOS 1. Quem Somos 03-12-2015 3 1. Quem Somos A GROWUPSERVICES é uma marca da GROWUPIDEAS e que actua na área da consultoria de negócios. Entre os seus sócios acumulam-se

Leia mais

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015 Edição 1ª Edição Calendário outubro dezembro 2015 Duração 112 Horas / 3 meses Regime Pós-laboral e ao sábado MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS Em parceria com: SGS ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS COORDENAÇÃO

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão Estratégica Empresarial DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão Estratégica Empresarial 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Marketing e Vendas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Marketing e Vendas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Marketing e Vendas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

CET. Gestão Administrativa de Recursos Humanos Secretariado de Direção e Comunicação Empresarial Técnicas de Turismo Ambiental Gestão Comercial

CET. Gestão Administrativa de Recursos Humanos Secretariado de Direção e Comunicação Empresarial Técnicas de Turismo Ambiental Gestão Comercial CET Cursos de Especialização Tecnológica Gestão Administrativa de Recursos Humanos Secretariado de Direção e Comunicação Empresarial Técnicas de Turismo Ambiental Gestão Comercial GESTÃO ADMINISTRATIVA

Leia mais

Conceito O2. O futuro tem muitos nomes. Para a Conceito O2 é Coaching. Sinta uma lufada de ar fresco. :!:!: em foco

Conceito O2. O futuro tem muitos nomes. Para a Conceito O2 é Coaching. Sinta uma lufada de ar fresco. :!:!: em foco :!:!: em foco Conceito O2 Sinta uma lufada de ar fresco Executive Coaching Através do processo de Executive Coaching a Conceito O2 realiza um acompanhamento personalizado dos seus Clientes com objectivo

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance www.pwc.pt/academy Linking Strategy, People and Performance Lisboa, 8 e 9 de abril de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as tendências e melhores práticas de alinhamento da estratégia com

Leia mais

Consultoria de Gestão Sistemas Integrados de Gestão Contabilidade e Fiscalidade Recursos Humanos Marketing e Comunicação Consultoria Financeira JOPAC SOLUÇÕES GLOBAIS de GESTÃO jopac.pt «A mudança é a

Leia mais

Programa de Acção da Candidatura a Presidente

Programa de Acção da Candidatura a Presidente Programa de Acção da Candidatura a Presidente do Instituto Politécnico de Beja de Manuel Alberto Ramos Maçães 1 Índice I. O Porquê da Candidatura II. III. IV. Intenção Estratégica: Visão, Envolvimento

Leia mais

Você sabe onde quer chegar?

Você sabe onde quer chegar? Você sabe onde quer chegar? O Ibmec te ajuda a chegar lá. Gabriel Fraga, Aluno de Administração, 4º periodo, Presidente do Ibmex, Empresa Jr. Ibmec. Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas

Leia mais

Plano Geral de Formação

Plano Geral de Formação Plano Geral de Formação 2 0 1 6 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Índice Mensagem de boas vindas Católica Business Schools Alliance 10 razões para nos escolher MBA Atlântico Oficina

Leia mais

ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Da Beira Interior A.1.a. Identificação

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Correio(s) electrónico(s) Miguel Pedro Mendes d Araújo Morada(s) Rua António Gustavo Moreira, n.º 35 Hab. 2.5 4400-660 Vila

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA PORTO 2016

PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA PORTO 2016 PROGRAMA DE GESTÃO E LIDERANÇA PORTO 2016 O PGL foi desenhado para profissionais, com mais de 5 anos de experiência, dinâmicos, com grande capacidade de trabalho e ambição de aceder a novas responsabilidades.

Leia mais

A Empresa. Missão. Visão. Valores

A Empresa. Missão. Visão. Valores A Empresa Com um know-how de 10 anos de excelência em Treinamento Transcultural e Linguístico, a CTL tem se especializado em Comunicação Corporativa e Relações Internacionais e oferece uma variedade de

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

EMPREENDEDORISMO 2013

EMPREENDEDORISMO 2013 COLÉGIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Rua Professor Pedreira de Freitas, 401/415 Fone 2942-1499 Tatuapé ORIENTAÇÕES AO PROJETO DE EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO 2013 APRESENTAÇÃO Empreendedorismo é o estudo

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios

Universidade. Estácio de Sá. Gestão e Negócios Universidade Estácio de Sá Gestão e Negócios A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades em 1970, como

Leia mais

COMMUNICATION ON PROGRESS

COMMUNICATION ON PROGRESS COMMUNICATION ON PROGRESS (COP) 2014 1. Declaração de Compromisso Esta é a primeira comunicação de Progresso (COP) que fazemos abrangendo o período de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2014. Quero reforçar

Leia mais

PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA PAEX

PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA PAEX PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA PAEX 2 / PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA - PAEX PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA PAEX CONHEÇA AS ESCOLAS ENVOLVIDAS PÁG 4-5 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÁG 6-17 OS CLIENTES FALAM POR NÓS

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal GERENCIAMENTO DE CARREIRA PARA O SUCESSO DO GESTOR DE PROJETOS Fernanda Schröder Gonçalves Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Fernanda Schröder Gonçalves Coordenadora do Ibmec

Leia mais

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas Curriculum Vitae DADOS PESSOAIS Nome: Nacionalidade: Pedro Pires Portuguesa Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977 HABITAÇÕES LITERÁRIAS Data 16/02/2010 Universidade Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

O Fórum Económico de Marvila

O Fórum Económico de Marvila Agenda O Fórum Económico de Marvila A iniciativa Cidadania e voluntariado: um desafio para Marvila A Sair da Casca O voluntariado empresarial e as políticas de envolvimento com a comunidade Tipos de voluntariado

Leia mais

ESAI Apresentação novos MBA s

ESAI Apresentação novos MBA s ESAI Apresentação novos MBA s Elaborado por: Vítor Reis 1º Ciclo 2º Ciclo Módulos do MBA Executivo GPI Fundamentos da Gestão de Projeto Prática de Gestão de Projetos Imobiliários Técnicas de Gestão

Leia mais

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO PORQUÊ FAZER UM CURSO GERAL DE GESTÃO? Porque, tendo uma formação de base noutra área do conhecimento (ex: Engenharia, Direito,...) desempenha ou pretende vir a desempenhar

Leia mais

- PERFIL DO GRUPO - O Portfólio de negócios, obedece a um critério de maturidade e geração de valor, no qual o Grupo, concilia:

- PERFIL DO GRUPO - O Portfólio de negócios, obedece a um critério de maturidade e geração de valor, no qual o Grupo, concilia: GRUPO FERREIRA A GFH, é um Grupo sólido e inovador, detendo um curriculum de projectos de qualidade reconhecida, com um portfólio de negócios diversificado, e que aposta no processo de internacionalização,

Leia mais

Formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário 2009. 28 e 29 de Outubro Hotel Trópico, Luanda

Formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário 2009. 28 e 29 de Outubro Hotel Trópico, Luanda Formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário 2009 28 e 29 de Outubro Hotel Trópico, Luanda Formação em Gestão de Fundos Imobiliários A formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário

Leia mais

CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos. 2013.1

CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos. 2013.1 CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos. 2013.1 CEO FGV Com o CEO FGV, executivos em posições-chave em suas organizações podem: analisar em profundidade a realidade socioeconômica

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

liderança,.com desemprenho. pró-

liderança,.com desemprenho. pró- TALENTOS FAE 2011 ADMINISTRAÇÃO / LOGISTICA Heloisa de Carli nucleodeempregabilidade@fae.edu Formação: Cursando Pós-Graduação em Logística Empresarial. Administração. Graduação em Atuação em empresass

Leia mais

www.pwc.pt/academy Gestão de cobranças PwC s Academy Técnicas e ferramentas para uma gestão eficaz das suas cobranças!

www.pwc.pt/academy Gestão de cobranças PwC s Academy Técnicas e ferramentas para uma gestão eficaz das suas cobranças! www.pwc.pt/academy Gestão de cobranças PwC s Academy Técnicas e ferramentas para uma gestão eficaz das suas cobranças! Como gerir cobranças? Destinatários prioritários Esta ação de formação é prioritária

Leia mais

Neves & Freitas Consultores, Lda.

Neves & Freitas Consultores, Lda. A gerência: Cristian Paiva Índice 1. Introdução... 3 2. Apresentação... 4 2.2 Missão:... 4 2.3 Segmento Alvo... 4 2.4 Objectivos... 5 2.5 Parceiros... 5 2.6 Organização... 5 3. Organigrama da empresa...

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2015 Página 1 de 6

PLANO DE FORMAÇÃO 2015 Página 1 de 6 AMBIENTE ECONOMIA SOCIAL ENERGIA A Certificação da Gestão Florestal e Cadeia de Responsabilidade FSC ou PEFC Acompanhamento Ambiental em Obra e Gestão de RCD s (e-xz) Auditorias Ambientais (e-xz) Conformidade

Leia mais

UMA ASSOCIAÇÃO GLOBAL PARA ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

UMA ASSOCIAÇÃO GLOBAL PARA ALIANÇAS ESTRATÉGICAS UMA ASSOCIAÇÃO GLOBAL PARA ALIANÇAS ESTRATÉGICAS UMA ASSOCIAÇÃO GLOBAL PARA ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Presente em mais de 80 países e com mais de 280 escritórios em todos os Continentes, a MGI é uma das maiores

Leia mais

Programa Futuro Connosco. Para empreendedores à procura de uma oportunidade

Programa Futuro Connosco. Para empreendedores à procura de uma oportunidade Programa Futuro Connosco Para empreendedores à procura de uma oportunidade Quer integrar uma rede de negócios de sucesso, com presença em vários mercados? Na conjuntura empresarial atual, associar-se a

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

Fashion Marketing & Communication

Fashion Marketing & Communication Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças TERMOS DE REFERÊNCIA Diretor/a de Administração e Finanças O Secretariado Executivo da CPLP pretende contratar um/a (1) Diretor/a de Administração e Finanças para exercer funções nas instalações da sua

Leia mais

I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S. C T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais

I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S. C T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S C T e S P Cursos Técnicos Superiores Profissionais GESTÃO ADMINISTRATIVA DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING ORGANIZAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU

Programas. cabo verde. Angola. portugal. s.tomé e príncipe. Fundación Universitaria San Pablo CEU Programas de MESTRADO Online MBA Master in Business Administration Mestrado em Direcção de Empresas Mestrado em Direcção de Marketing e Vendas Mestrado em Direcção Financeira Mestrado em Comércio Internacional

Leia mais

IPAM reforça no Porto. Pdg. 76. Por M." João Vieira Pinto

IPAM reforça no Porto. Pdg. 76. Por M. João Vieira Pinto IPAM reforça no Porto Pdg. 76 Por M." João Vieira Pinto IPAM reforça no Porto Afirma-se como lhe Marketing School e ambiciona ser a referência do ensino nesta área. Por isso, ejá a partir do próximo ano,

Leia mais

Acreditamos em formas criativas e inovadoras de crescimento e desenvolvimento. Elas agregam valor ao cliente

Acreditamos em formas criativas e inovadoras de crescimento e desenvolvimento. Elas agregam valor ao cliente Portfólio QUEM SOMOS Somos uma empresa de consultoria organizacional que vem desenvolvendo e implementando em diversas clientes projetos nas áreas de Gestão Recursos Humanos e Comercial/Vendas. Silmar

Leia mais

THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP

THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP Soluções integradas para a Indústria do turismo empresarial THE NEXT GENERATION IS NOW MANAGEMENT & CONSULTING GROUP A equipa da XYM Hospitality e os seus parceiros possuem vastos conhecimentos sobre a

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

acordo com as diferentes funções, competências e áreas de atuação dos nossos profissionais.

acordo com as diferentes funções, competências e áreas de atuação dos nossos profissionais. sustentabilidade Qualidade em serviços/aprendizagem e desenvolvimento O desenvolvimento profissional é essencial para mantermos a qualidade de nossos serviços, assegurarmos o crescimento da Organização

Leia mais

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Proposta / Ponto 4. DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013. Exmo. Senhor. Presidente da Mesa da Assembleia Geral DOCUMENTOS PREPARATÓRIOS ASSEMBLEIA GERAL Porto 8 maio 2013 Proposta / Ponto 4 Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral Grupo Soares da Costa, SGPS,S.A. Exmo. Senhor Presidente, Relativamente

Leia mais

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

Carteira. de formação. análise às nossas oportunidades e recursos. Missão, Visão e Objectivos. Desenvolver competências técnicas e transversais

Carteira. de formação. análise às nossas oportunidades e recursos. Missão, Visão e Objectivos. Desenvolver competências técnicas e transversais conteúdos: Programa de formação avançada centrado nas competências e necessidades dos profissionais. PÁGINA 2 Cinco motivos para prefirir a INOVE RH como o seu parceiro, numa ligação baseada na igualdade

Leia mais

Procifisc Engenharia e Consultadoria, Lda.

Procifisc Engenharia e Consultadoria, Lda. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa, com sede em Castelo Branco, é uma empresa criada em 2007 que atua nos domínios da engenharia civil e da arquitetura. Atualmente, é uma empresa

Leia mais

FAEL comemora 15 anos de atividades

FAEL comemora 15 anos de atividades ANOS FAEL comemora 15 anos de atividades Hoje, comemoramos 15 anos de um projeto que visa à democratização do ensino e que tornou a FAEL uma referência em educação de qualidade. Com o objetivo de proporcionar

Leia mais

APRESENTAÇÃO MISSÃO VISÃO

APRESENTAÇÃO MISSÃO VISÃO 1 2 INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO A BR House gera resultado de forma integrada e eficiente. Presente em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande com um forte time de corretores atuando pela empresa. Especialistas

Leia mais

Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação - 2013 -

Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação - 2013 - Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação - 2013 - O Curso Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é um curso da área de informática e tem seu desenho curricular estruturado por competências

Leia mais

Auditoria interna Especialização PwC

Auditoria interna Especialização PwC www.pwc.pt/academy Especialização PwC PwC s Academy Formação de profissionais para profissionais Especialização PwC Este curso com uma forte componente prática, procura dotar os recursos afetos à função

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Mestrados do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver programas

Leia mais

ANÁLISE SWOT DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS

ANÁLISE SWOT DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS ENCONTRO DA COMISSÃO SECTORIAL PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CS/11 ANÁLISE SWOT DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS OPORTUNIDADES, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE QUALIDADE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO GT2 - Ensino Superior

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

Castro Ascenção, Cristina Maria

Castro Ascenção, Cristina Maria Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido (s) / Nome (s) próprio (s) Morada Rua Morais Soares, 52 1ºD 1900-348 Lisboa Portugal Telemóvel +351 962 025 642 Correio electrónico cascencao@netcabo.pt Nacionalidade

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E Nome: José Miguel Neves Vieira Morada: Rua do Sub Seixo, nº160 Agrela Santo Tirso 4825-051 Agrela STS Telefone: 229 682 687 Telemóvel: 910 600 104 Data de Nasc.: 11/10/75

Leia mais

gescar md-sgq-24 MD-OI-24A REV03 13/04/15

gescar md-sgq-24 MD-OI-24A REV03 13/04/15 gescar md-sgq-24 MD-OI-24A REV03 13/04/15 Ficha Técnica CARLOS MANUEL SILVA SANTOS CONTABILIDADE, AUDITORIA E GESTÃO, LDA. MARCA REGISTADA: GESCAR SEDE: Rua Dr. David Mourão Ferreira, nº 9, Apartado 80,

Leia mais

Registamos, com afeto, a presença de Vossa Excelência, nesta cerimónia uma honra ímpar para este Instituto.

Registamos, com afeto, a presença de Vossa Excelência, nesta cerimónia uma honra ímpar para este Instituto. Senhor Ministro da Administração Interna. Excelência. Registamos, com afeto, a presença de Vossa Excelência, nesta cerimónia uma honra ímpar para este Instituto. Excelentíssimo Senhor Vice-Procurador Geral

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2014/2015. Especial Administração Pública. 1ª Empresa Acreditada em Formação Profissional em Cabo Verde

OFERTA FORMATIVA 2014/2015. Especial Administração Pública. 1ª Empresa Acreditada em Formação Profissional em Cabo Verde OFERTA FORMATIVA 2014/2015 Especial Administração Pública 1ª Empresa Acreditada em Formação Profissional em Cabo Verde www. leaderconsulting.info Maputo, Moçambique. Cidade da Praia, Cabo Verde OFERTA

Leia mais

CONHEÇA-NOS MELHOR. 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados.

CONHEÇA-NOS MELHOR. 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados. CONHEÇA-NOS MELHOR 2015 ASIDE - Consultoria e Formação. Todos os direitos reservados. Saber Ser Saber Fazer Saber Saber Saber Partilhar Saber Comunicar 02 www.aside.pt Saber Ser Saber Ser Sobre Nós Com

Leia mais

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES 2015 2 Formar gestores e quadros técnicos superiores, preparados científica e tecnicamente para o exercício de funções na empresa

Leia mais

Managing Team Performance

Managing Team Performance www.pwc.pt/academy Managing Team Performance Helping you push harder Lisboa, 22 e 24 de abril Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as melhores práticas de gestão contínua de performance e de resultados

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação

MANUAL DO CANDIDATO. Pós-graduação MANUAL DO CANDIDATO Pós-graduação Prezado(a) Candidato(a), Agradecemos o interesse pelos nossos cursos. Este manual contém informações básicas pertinentes ao curso, tais como: objetivos do curso e das

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Projetos 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que apontam a

Leia mais

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy

Advanced Leadership! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. www.pwc.pt/academy www.pwc.pt/academy Advanced! Um percurso de transformação para melhor liderar pessoas, equipas e organizações. PwC s Academy Aceite o desafio e empreenda uma transformação de relevo nas suas competências

Leia mais

EFFECTIVE LEADERSHIP PROGRAM

EFFECTIVE LEADERSHIP PROGRAM executive education EFFECTIVE LEADERSHIP PROGRAM LIDERANÇA EFICAZ IMPLICA UM ENTENDIMENTO PROFUNDO DO SIGNIFICADO QUE A ORGANIZAÇÃO ATRIBUI À PALAVRA SUCESSO. O líder deve ir além da visão imediatista

Leia mais

Plano Estratégico da Universidade Aberta 2011-2015

Plano Estratégico da Universidade Aberta 2011-2015 Plano Estratégico da Universidade Aberta 2011-2015 Paulo Maria Bastos da Silva Dias Índice 1. Nota de Abertura... 1 2. Áreas de Intervenção e Desenvolvimento... 4 2.1 Formação e Aprendizagem ao Longo da

Leia mais