Manual de Normas CCB, CCCB, CCE E NCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Normas CCB, CCCB, CCE E NCE"

Transcrição

1 CCB, CCCB, CCE E NCE Versão: 21/08/2015 Documento Público

2 2 / 11 MANUAL DE NORMAS CCB, CCCB, CCE E NCE SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO... 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES... 3 Seção I Do Registrador de CCB, de CCCB, de CCE e de NCE e das suas atribuições... 3 Seção II Do Custodiante de CCB, de CCE e de NCE e das suas atribuições... 5 Seção III Do Agente de Pagamento de CCB, de CCE e de NCE e das suas atribuições... 6 CAPÍTULO III DA DISPONIBILIZAÇÃO DE DEPÓSITO DE CCB, DE CCE E DE NCE COM E SEM A COOBRIGAÇÃO DO AGENTE DE PAGAMENTO... 7 CAPÍTULO IV DA MOVIMENTAÇÃO DE CCB, DE CCCB, DE CCE E DE NCE MEDIANTE ADOÇÃO DE PROCEDIMENTO ESPECIAL... 7 CAPÍTULO V DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS... 7 Seção I Do Depósito de CCB, de CCE, de NCE e de CCCB... 7 Seção II Do Cálculo de Valor de Evento de CCB, de CCE e de NCE... 8 Seção III Da Retirada de CCB, de CCE ou de NCE... 8 Seção IV Do procedimento aplicável à Retirada de CCB representada em CCCB... 9 Seção V Do endosso de CCB, de CCE e de NCE objeto de Retirada... 9 Seção VI Do Desmonte de CCCB Seção VII Das demais operações e funcionalidades CAPÍTULO VI DA LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA CAPÍTULO VII DOS PROCEDIMENTOS VEDADOS AO PARTICIPANTE E DA INADIMPLÊNCIA CAPÍTULO VIII DA LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA CETIP CAPÍTULO IX DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 11

3 3 / 11 CAPÍTULO I DO OBJETIVO MANUAL DE NORMAS CCB, CCCB, CCE E NCE Artigo 1 O presente é instituído pela Cetip S.A. Mercados Organizados ( Cetip ) e tem por objetivo definir as regras e os aspectos específicos relativos às seguintes atividades disponibilizadas pela Cetip: I IV - Depósito de ; registro de operação previamente realizada com CCB, CCCB, CCE e NCE; processamento de compensação e de Liquidação Financeira de operações com e de Eventos relativos a ; e Custódia Eletrônica de. Parágrafo único A Cetip disponibiliza a realização de cotação de operação com no Serviço de Cotação, integrante do CetipNet, cujas regras e procedimentos constam de e de Manual de Operações específicos. Artigo 2 As definições dos termos com iniciais em maiúscula empregados neste Manual de Normas constam do glossário divulgado pela Cetip em sua página na rede mundial de computadores ( CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES Artigo 3 Os Participantes envolvidos nas operações reguladas por este podem atuar em nome próprio ou, quando permitido, para seus Clientes, e assumir, observadas as Normas da Cetip, a atribuição de Agente de Liquidação, de Banco Liquidante, de Agente de Pagamento, de Registrador ou de Custodiante. Seção I Do Registrador de CCB, de CCCB, de CCE e de NCE e das suas atribuições Artigo 4 O Registrador: de CCB, de CCE e de NCE é o Participante credor original da cédula ou da nota, ressalvado se o Registrador for substituído na forma prevista no Artigo 6; e de CCCB é o Emissor do certificado.

4 4 / 11 Parágrafo único A Cetip aceita exclusivamente CCCB emitidos sob a forma escritural, na forma do 3º do art.43 da Lei nº , de 02 de agosto de Artigo 5 Constituem atribuições do Registrador de CCB, de CCCB, de CCE ou de NCE, dentre outras previstas nas demais Normas da Cetip: I IV - V - V V assegurar a conformidade da CCB, do CCCB, da CCE ou da NCE com as disposições das normas legais e regulamentares aplicáveis; verificar a conformidade da CCB, do CCCB, da CCE ou da NCE com as regras estabelecidas neste e nas demais Normas da Cetip, de modo a assegurar-se de que todas as características e condições relativas à CCB, ao CCCB, à CCE ou à NCE sejam idênticas àquelas previamente aprovadas e divulgadas nesses documentos; assegurar a existência, autenticidade, validade e regularidade da CCB, do CCCB, da CCE ou da NCE, bem como, se for garantido, das garantias; assegurar que todas as condições e características da CCB, do CCCB, da CCE ou da NCE estejam corretamente informadas e atualizadas no Sistema; comunicar imediata e formalmente ao Diretor-Presidente e ao Diretor Executivo de Autorregulação as informações de seu conhecimento que venham, ou possam vir a afetar, direta ou indiretamente, o registro, as características e/ou a negociação da CCB, do CCCB, da CCE ou da NCE; providenciar o endosso-mandato e a transferência da titularidade fiduciária da CCB, da CCE ou da NCE para a Cetip, na forma da legislação e regulamentação aplicáveis; em ocorrendo a Retirada da CCB, da CCE ou da NCE: a) entregar a cédula ou a nota no escritório da Cetip, conforme previsto no caput do Artigo 20; e b) retirar a CCB, a CCE ou a NCE, depois de endossada, no escritório da Cetip e entregá-la ao Participante titular, ou ao Participante cujo Cliente seja o titular, conforme previsto no 1º do Artigo 20; VI IX - em sendo o Custodiante da CCB, da CCE ou da NCE, atuar na forma do Artigo 8; e em sendo o Agente de Pagamento da CCB, da CCE ou da NCE, atuar na forma do Artigo 10.

5 5 / 11 1º As atividades de Agente de Pagamento e de Custodiante de CCB, de CCE e de NCE, observadas as regras estabelecidas neste e em Manual de Operações, podem ser exercidas pelo Registrador ou por outro Participante. 2º As CCB representadas em CCCB devem ter o mesmo Agente de Pagamento e o mesmo Custodiante, devendo esse Custodiante ser o Registrador do certificado. 3º O Registrador que não possuir acesso direto a Sistema deve contratar Participante para efetuar seus Lançamentos. 4º O Registrador de CCB, de CCCB, de CCE e de NCE é responsável, de forma integral, irrevogável e irretratável pelas informações inseridas no Sistema de Registro, quando do registro ou de atualização de característica da cédula ou da nota. Artigo 6 Não é permitida a substituição de Registrador de CCB, de CCE ou de NCE, exceto mediante solicitação do titular da cédula ou da nota, quando a instituição estiver sob: I Regime de Administração Especial Temporária (RAET); Liquidação Extrajudicial; ou Intervenção. Parágrafo único Os procedimentos e regras aplicáveis à substituição de Registrador de CCB, de CCE ou de NCE constam de Manual de Operações. Seção II Do Custodiante de CCB, de CCE e de NCE e das suas atribuições Artigo 7 As naturezas de Participantes que podem atuar como Custodiante de CCB, de CCE e de NCE, e os procedimentos aplicáveis à sua indicação e à sua substituição, constam de Manual de Operações. Artigo 8 Constituem atribuições do Custodiante de CCB, de CCE e de NCE, sem prejuízo de outras previstas nas demais Normas da Cetip: guardar a CCB, a CCE ou a NCE e toda a documentação a ela relativa, assumindo, para todos os efeitos legais, a qualidade de seu fiel depositário; e inutilizar ou devolver a cártula ao emissor da CCB, da CCE ou da NCE, após sua integral e incontroversa quitação.

6 6 / 11 Parágrafo único O Custodiante de CCB, de CCE ou de NCE que não possuir conexão direta ao Sistema deve contratar os serviços de outro Participante para efetuar seus Lançamentos. Seção III Do Agente de Pagamento de CCB, de CCE e de NCE e das suas atribuições Artigo 9 As naturezas de Participante que podem atuar como Agente de Pagamento de CCB, de CCE e de NCE, e os procedimentos aplicáveis à sua indicação e à sua substituição, constam de Manual de Operações. Artigo 10 Constituem atribuições do Agente de Pagamento, sem prejuízo de outras previstas nas demais Normas da Cetip: I IV - V - cadastrar no Sistema o preço unitário de Evento da CCB, da CCE ou da NCE, nas hipóteses em que seu cálculo não for efetuado pelo Sistema, no prazo e na forma determinados em Manual de Operações, inclusive se o titular da CCB, da CCE ou da NCE for seu Cliente; cadastrar no Sistema o preço unitário relativo à amortização antecipada e o relativo à liquidação antecipada da CCB, da CCE ou da NCE, nas hipóteses em que essas operações estiverem disponíveis; efetuar a cobrança do principal e dos acessórios da CCB, da CCE ou da NCE; se for coobrigado no pagamento de parte ou da totalidade do principal e dos acessórios da CCB, da CCE ou da NCE, efetuar a Liquidação Financeira dos correspondentes valores, observando o prazo e os procedimentos estabelecidos pela Cetip; e se não for coobrigado na forma do inciso IV, efetuar a Liquidação Financeira dos valores recebidos no exercício da função referida no inciso III, observando o prazo e os procedimentos estabelecidos pela Cetip. 1º O Agente de Pagamento é responsável, de forma integral, irrevogável e irretratável pelos critérios utilizados na apuração de preço unitário que cadastre no Sistema. 2º O Agente de Pagamento que não possuir conexão direta ao Sistema deve contratar os serviços de outro Participante para efetuar seus Lançamentos.

7 7 / 11 CAPÍTULO III DA DISPONIBILIZAÇÃO DE DEPÓSITO DE CCB, DE CCE E DE NCE COM E SEM A COOBRIGAÇÃO DO AGENTE DE PAGAMENTO Artigo 11 A Cetip disponibiliza o Depósito de CCB, de CCE e de NCE: com a coobrigação, parcial ou total, do Agente de Pagamento, desde que essa atividade seja exercida pelo Registrador; e sem a coobrigação do Agente de Pagamento. Parágrafo único Os procedimentos aplicáveis ao Depósito de CCB, CCE e NCE com e sem a coobrigação do Agente de Pagamento constam de Manual de Operações. CAPÍTULO IV DA MOVIMENTAÇÃO DE CCB, DE CCCB, DE CCE E DE NCE MEDIANTE ADOÇÃO DE PROCEDIMENTO ESPECIAL Artigo 12 A movimentação de CCB, de CCCB, de CCE e de NCE com Evento inadimplido é efetuada mediante adoção de procedimento especial, na forma divulgada em Manual de Operações. CAPÍTULO V DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Seção I Do Depósito de CCB, de CCE, de NCE e de CCCB Artigo 13 O Depósito de CCB, de CCE e de NCE é efetuado na Conta Própria do Registrador, credor original da cédula ou da nota, e requer comandos: do Registrador; e do Agente de Pagamento e/ou do Custodiante, se referida(s) atividade(s) não for(em) exercida(s) pelo Registrador. Artigo 14 O Depósito de CCCB cujo titular: não seja o Registrador do certificado, ou seu Cliente requer comandos: a) do Registrador do certificado; b) do Participante titular do certificado, ou do Participante cujo Cliente seja o titular do certificado; e c) do Agente de Pagamento das CCB representadas no certificado, se essa atividade não for exercida pelo Registrador do certificado; e seja o Registrador do certificado, ou seu Cliente requer comandos:

8 8 / 11 a) do Registrador do certificado; e b) do Agente de Pagamento das CCB representadas no certificado, se essa atividade não for exercida pelo Registrador do certificado. Artigo 15 A Cetip somente disponibiliza o Depósito de CCCB que represente uma ou mais CCB que tenha(m) por titular um único Participante ou Cliente. 1º Efetuado o Depósito do CCCB, a(s) CCB nele representada(s) permanece(m) indisponível(veis) para movimentação na Conta do Participante titular do CCCB, ou do Participante cujo Cliente seja o titular do CCCB. 2º O CCCB registrado no Sistema somente pode ser negociado com um único Participante, ou com um único Cliente. 3º Ocorrendo a negociação do CCCB, a(s) CCB nele representada(s) será(ão) transferida(s) para a Conta Própria do Participante adquirente, ou para a Conta de Cliente do Participante cujo Cliente seja o adquirente, permanecendo indisponível(veis) para movimentação nessa Conta. 4º O controle da titularidade única da(s) CCB representada(s) em CCCB registrada em Conta de Cliente, para efeito de observância do disposto no caput e no 2º, é do Participante titular da Conta de Cliente. Seção II Do Cálculo de Valor de Evento de CCB, de CCE e de NCE Artigo 16 O valor de Evento de CCB, de CCE e de NCE, segundo o indicador econômico previsto na cédula ou na nota, é automaticamente calculado pelo Sistema ou deverá ser cadastrado no Sistema pelo Agente de Pagamento, conforme previsto no inciso I do Artigo 10, na forma e prazo indicados em Manual de Operações. Seção III Da Retirada de CCB, de CCE ou de NCE Artigo 17 A Retirada de CCB, de CCE ou de NCE cujo titular: não seja o Registrador, ou seu Cliente, é efetuada mediante Duplo Comando: a) do Registrador; e b) do Participante titular do certificado, ou do Participante cujo Cliente seja o titular do certificado; e seja o Registrador, ou seu Cliente, é efetuado mediante Comando único do Registrador.

9 9 / 11 1º Os demais procedimentos e os prazos estabelecidos para Retirada de CCB, de CCE e de NCE constam de Manual de Operações. 2º Nas hipóteses em que o Registrador não atuar como Agente de Pagamento e/ou como Custodiante da CCB, da CCE ou da NCE, o Sistema emitirá relatórios para o Agente de Pagamento e/ou para o Custodiante informando sobre a Retirada da cédula ou da nota. Artigo 18 A CCB, a CCE ou a NCE que vença com Evento inadimplido será automaticamente Retirada na data de seu vencimento. Seção IV Do procedimento aplicável à Retirada de CCB representada em CCCB Artigo 19 A Cetip não disponibiliza a Retirada de CCCB, de modo que o cerificado deverá ser objeto de Desmonte, na forma do Artigo 22, para efeito de a(s) CCB nele representada(s) ser(em) liberada(s) para movimentação na Conta do Participante titular, ou do Participante cujo Cliente seja o titular, para, posteriormente, ser(em) Retirada(s). Seção V Do endosso de CCB, de CCE e de NCE objeto de Retirada Artigo 20 O Registrador que confirmar a Retirada de CCB, de CCE ou de NCE é responsável por entregar a cédula ou a nota no escritório da Cetip, sob protocolo, para que seja endossada pela Cetip, em conformidade com a regulamentação e legislação aplicáveis: para o titular, Participante ou Cliente, indicado nos seus registros; ou caso o titular seja um Cliente não cadastrado no Sistema, para o Participante que detenha a correspondente Conta de Cliente, conferindo-lhe a titularidade fiduciária e a atribuição de endossá-la para o Cliente titular. 1º Cabe ao Registrador de CCB, de CCE ou de NCE retirar a cédula ou a nota endossada no escritório da Cetip e entregá-la ao Participante titular ou ao Participante cujo Cliente seja o titular. 2º O Participante que tenha Cliente titular de CCB, de CCE ou de NCE objeto de Retirada assume: a) na hipótese do inciso II, a responsabilidade por endossar a cédula ou a nota para o Cliente titular; e b) o encargo de fiel depositário da cédula ou da nota retirada na forma do 1º, responsabilizando-se por entregá-la ao Cliente titular.

10 10 / 11 Artigo 21 A Cetip não é responsável pelo extravio, perda ou destruição, bem como pela devolução, transferência ou entrega incorreta ou indevida de CCB, de CCE ou de NCE, exceto enquanto estiver em seu poder, nas suas instalações, para efeito do endosso previsto no Artigo 20. Seção VI Do Desmonte de CCCB Artigo 22 O Desmonte de CCCB pode ser efetuado no intervalo entre o primeiro dia útil subsequente ao seu Depósito e o dia útil anterior à data de vencimento da última CCB nele representada, na forma prevista em Manual de Operações. 1º O Desmonte de CCCB será automaticamente efetuado na data de vencimento de CCB nele representada que vença com Evento inadimplido. 2º - Na hipótese tratada no 1º: a) a CCB vencida com Evento inadimplido será automaticamente Retirada; e b) em havendo outra(s) CCB representada(s) no certificado, ela(s) será(ão) liberada(s) na Conta do Participante titular do certificado, ou do Participante cujo Cliente seja o titular do certificado. Seção VII Das demais operações e funcionalidades Artigo 23 As demais operações e funcionalidades disponíveis para estão descritas em Manual de Operações. CAPÍTULO VI DA LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA Artigo 24 Podem ser liquidados na Janela Multilateral Cetip ou na modalidade LBTR: o resgate antecipado de CCB, de CCE ou de NCE; e a compra e a venda de CCB, de CCCB, de CCE ou de NCE realizada pelo Registrador. Artigo 25 São liquidados exclusivamente na Janela Multilateral Cetip: a parcela dos Eventos de CCB, de CCE ou de NCE que tenha a coobrigação do Agente de Pagamento; e as transferências de recursos relativos à retenção de tributos incidentes sobre os Eventos de CCB, de CCE ou de NCE, desde que esses Eventos sejam integralmente liquidados na modalidade Janela Multilateral Cetip. Artigo 26 São liquidados exclusivamente na modalidade LBTR:

11 11 / 11 I IV - as operações realizadas com CCB, CCE e NCE no mercado secundário, com exceção das referidas no inciso II do Artigo 24; a parcela dos Eventos de CCB, de CCE ou de NCE que não tenha a coobrigação do Agente de Pagamento; os Eventos e operações de CCB, de CCE ou de NCE que sejam suspensos da Janela Multilateral Cetip; e as transferências de recursos relativos à retenção de tributos incidentes sobre os Eventos de CCB, de CCE ou de NCE, desde que esses Eventos sejam integralmente liquidados na modalidade LBTR. CAPÍTULO VII DOS PROCEDIMENTOS VEDADOS AO PARTICIPANTE E DA INADIMPLÊNCIA Artigo 27 É vedado ao Participante praticar qualquer ato que esteja em desacordo com o Regulamento, o presente ou com as demais Normas da Cetip, assim como em desacordo com quaisquer disposições legais e regulamentares. 1º Incorre em inadimplência o Participante que descumprir qualquer obrigação prevista neste ou em outra Norma da Cetip, sujeitando-se às penalidades previstas no Regulamento, ressalvado o disposto no 2º. 2º A ausência de cadastramento de preço unitário no Sistema, previsto nos incisos I e II do Artigo 10, se devida e tempestivamente fundamentada, com base em justificativa considerada legítima pelo Diretor-Presidente, pode, a seu exclusivo critério, não ser considerada inadimplência. CAPÍTULO VIII DA LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA CETIP Artigo 28 A Cetip não é responsável, direta ou indiretamente, pelo descumprimento de qualquer das obrigações estabelecidas neste para quaisquer dos Participantes aqui referidos. CAPÍTULO IX DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 29 O Diretor-Presidente é competente para dirimir eventuais dúvidas ou omissões deste instrumento, através de Norma da Cetip, complementando o disposto neste Manual de Normas. Artigo 30 Este entra em vigor na data de 21 de agosto de 2015.

Manual de Normas. Cédula de Produto Rural. Versão: 24/07/2017 Documento Público

Manual de Normas. Cédula de Produto Rural. Versão: 24/07/2017 Documento Público Versão: 24/07/2017 Documento Público 2 / 11 MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 3 Seção I Do Registrador de CPR 4 Subseção I Das naturezas

Leia mais

Manual de Normas Cotas de Fundo de Investimento

Manual de Normas Cotas de Fundo de Investimento Versão: 27/07/2015 Documento Público 2/12 MANUAL DE NORMAS COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DA CONTRATAÇÃO DE ADMINISTRADOR DE CUSTÓDIA E DE DIGITADOR POR ADMINISTRADOR

Leia mais

Manual de Normas de CIA de Distribuição Pública

Manual de Normas de CIA de Distribuição Pública de Versão: 05/05/2016 Documento Público 2 / 7 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1 O presente é instituído pela Cetip S.A. Mercados

Leia mais

Manual de Normas. Instrumento Elegível para Compor Patrimônio de Referência. Versão: 28/04/2014 Documento Público

Manual de Normas. Instrumento Elegível para Compor Patrimônio de Referência. Versão: 28/04/2014 Documento Público Versão: 28/04/2014 Documento Público MANUAL DE NORMAS INSTRUMENTO ELEGÍVEL PARA COMPOR PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA ÍNDICE 2/9 CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 4 Seção I Do Registrador

Leia mais

Manual de Normas Letra Financeira

Manual de Normas Letra Financeira Versão: 27/07/2015 Documento Público 2 / 10 MANUAL DE NORMAS LETRA FINANCEIRA SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 4 Seção I Do Registrador de 4 Seção II Das atribuições do Emissor

Leia mais

Manual de Normas CRI de Distribuição Pública e CRA de Distribuição Pública

Manual de Normas CRI de Distribuição Pública e CRA de Distribuição Pública CRI de Distribuição Pública e Versão: 27/07/2015 Documento Público 2 / 16 MANUAL DE NORMAS CRI DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E CRA DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA

MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA MANUAL DE NORMAS LCA, CDCA E CRA VERSÃO: 01/7/2008 2 / 10 MANUAL DE NORMAS LCA - LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO, CDCA CERTIFICADO DE DIREITOS CREDITÓRIOS DO AGRONEGÓCIO E CRA - CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE CÉDULA DE CRÉDITO RURAL VERSÃO: 24/10/2011 2 / 12 MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE CRÉDITO RURAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO

Leia mais

Manual de Normas Debênture de Distribuição Pública e Nota Comercial de Distribuição Pública

Manual de Normas Debênture de Distribuição Pública e Nota Comercial de Distribuição Pública Manual de Normas e Nota Versão: 28/05/2018 Documento Público e de Nota 2 / 21 MANUAL DE NORMAS DE DEBÊNTURE DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E DE NOTA COMERCIAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI

MANUAL DE NORMAS DE CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI MANUAL DE NORMAS DE CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI VERSÃO 25/03/2019 1 MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO CCI SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES 4 CAPÍTULO III DA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO

MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO VERSÃO: 28/02/2011 2 / 14 MANUAL DE NORMAS OBRIGAÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL

MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL VERSÃO: 01/7/2008 2 / 12 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LAM LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

MANUAL DE NORMAS LAM LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL MANUAL DE NORMAS LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL VERSÃO: 01/4/2009 2/8 MANUAL DE NORMAS LETRA DE ARRENDAMENTO MERCANTIL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais

Manual de Normas Contrato Mercantil

Manual de Normas Contrato Mercantil Versão: 23/11/2015 Documento Público 2 / 8 MANUAL DE NORMAS CONTRATO MERCANTIL SÚMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS PELA CETIP 4 CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES 4

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE CDA, WA E CPR

MANUAL DE NORMAS DE CDA, WA E CPR MANUAL DE NORMAS DE CDA, WA E CPR VERSÃO 25/03/2019 MANUAL DE NORMAS CERTIFICADO DE DEPÓSITO AGROPECUÁRIO CDA WARRANT AGROPECUÁRIO WA E CÉDULA DE PRODUTO RURAL CPR SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO

Leia mais

Manual de Normas Letra de Crédito do Agronegócio LCA e de Certificado de Direito Creditório do Agronegócio CDCA

Manual de Normas Letra de Crédito do Agronegócio LCA e de Certificado de Direito Creditório do Agronegócio CDCA Manual de Normas Agronegócio LCA e Direito Creditório do Versão: 24/07/2017 Documento Público MANUAL DE NORMAS LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL

MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL VERSÃO: 28/02/2011 2 / 14 MANUAL DE NORMAS NOTA COMERCIAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA

MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA VERSÃO: 16/03/2012 2/10 MANUAL DE NORMAS LF LETRA FINANCEIRA OBJETO DE NEGOCIAÇÃO PRIVADA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL

MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL VERSÃO: 01/7/2008 2 / 12 MANUAL DE NORMAS CCR CÉDULA DE CRÉDITO RURAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE DEBÊNTURE DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E DE NOTA COMERCIAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA

MANUAL DE NORMAS DE DEBÊNTURE DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E DE NOTA COMERCIAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA MANUAL DE NORMAS DE DEBÊNTURE DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E DE NOTA COMERCIAL DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA VERSÃO 21/11/2018 1 MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA E NOTA COMERCIAL DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CDCA DE

MANUAL DE NORMAS DE LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CDCA DE MANUAL DE NORMAS DE LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO LCA E DE CERTIFICADO DE DIREITO CREDITÓRIO DO AGRONEGÓCIO DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA CDCA DE DISTRIBUIÇÃO PÚBLICA VERSÃO 20/08/2018 1 MANUAL DE NORMAS LETRA

Leia mais

Manual de Normas Módulo de Distribuição de Ativos - MDA

Manual de Normas Módulo de Distribuição de Ativos - MDA Manual de Normas Versão: 06/10/2015 Documento Público MANUAL DE NORMAS DE MÓDULO DE DE DISTRIBUIÇÃO DE ATIVOS - MDA SUMÁRIO 06/10/2015 CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES 3 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL

MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL VERSÃO: 09/11/2010 2 / 12 MINUTA MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE PRODUTO RURAL ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE

MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE VERSÃO: 01/7/2008 2 / 18 MANUAL DE NORMAS DEBÊNTURE ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 4 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS LCA LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO

MANUAL DE NORMAS LCA LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO MANUAL DE NORMAS LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO VERSÃO: 01/7/2009 MANUAL DE NORMAS LETRA DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO 01/7/2009 2 / 14 ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CDA E WA

MANUAL DE NORMAS CDA E WA MANUAL DE NORMAS CDA E WA VERSÃO: 01/7/2008 2 / 11 MANUAL DE NORMAS CDA CERTIFICADO DE DEPÓSITO AGROPECUÁRIO E WA WARRANT AGROPECUÁRIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS SWAP ÍNDICE CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES 4 CAPÍTULO IV DO SWAP 4

MANUAL DE NORMAS SWAP ÍNDICE CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES 4 CAPÍTULO IV DO SWAP 4 2 / 10 MANUAL DE NORMAS SWAP ÍNDICE CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES 4 CAPÍTULO IV DO SWAP 4 CAPÍTULO V DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 6 SEÇÃO I DO PROCEDIMENTO

Leia mais

Manual de Normas. Gestão de Garantias. Versão: 02/06/2014 Documento Público

Manual de Normas. Gestão de Garantias. Versão: 02/06/2014 Documento Público Versão: 02/06/2014 Documento Público 2 / 14 MANUAL DE NORMAS GESTÃO DE GARANTIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE GESTÃO DE GARANTIAS 4 CAPÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

Manual de Normas Sistema de Negociação Primária (Integrante da Plataforma Cetip Trader Captação)

Manual de Normas Sistema de Negociação Primária (Integrante da Plataforma Cetip Trader Captação) Primária (Integrante da Plataforma Cetip Trader Versão: 08/04/2014 Documento Público 2 / 9 MANUAL DE NORMAS SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO PRIMÁRIA (INTEGRANTE DA PLATAFORMA CETIP TRADER CAPTAÇÃO) SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO

MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO VERSÃO: 01/7/2008 2 / 6 MANUAL DE NORMAS DIREITO CREDITÓRIO DE EXPORTAÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO VERSÃO: 01/7/2008 2/8 MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO

MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO MANUAL DE NORMAS DISTRIBUIÇÃO VERSÃO: 28/02/2011 2/7 MANUAL DE NORMAS DE DISTRIBUIÇÃO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA VERSÃO: 23/05/2011 2/10 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 6 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS SWAP

MANUAL DE NORMAS SWAP MANUAL DE NORMAS SWAP VERSÃO: 01/7/2008 2/8 MANUAL DE NORMAS SWAP ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO QUARTO DO SWAP

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE INSTRUMENTO FINANCEIRO DERIVATIVO VINCULADO AO CUSTO DA DÍVIDA ORIGINALMENTE CONTRATADA EM

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE INSTRUMENTO FINANCEIRO DERIVATIVO VINCULADO AO CUSTO DA DÍVIDA ORIGINALMENTE CONTRATADA EM MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE INSTRUMENTO FINANCEIRO DERIVATIVO VINCULADO AO CUSTO DA DÍVIDA ORIGINALMENTE CONTRATADA EM EMPRÉSTIMO ENTRE RESIDENTE OU DOMICILIADO NO PAÍS E RESIDENTE

Leia mais

M ANUAL DE NORMAS OPERAÇÃO DE DERIVATIVO COM REDUTOR DE RISCO DE CRÉDITO

M ANUAL DE NORMAS OPERAÇÃO DE DERIVATIVO COM REDUTOR DE RISCO DE CRÉDITO M ANUAL DE NORMAS OPERAÇÃO DE DERIVATIVO COM REDUTOR DE RISCO DE CRÉDITO VERSÃO: 21/3/2011 MANUAL DE NORMAS OPERAÇÃO DE DERIVATIVO COM REDUTOR DE RISCO DE CRÉDITO 21/3/2011 2 / 7 ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE LETRA FINANCEIRA

MANUAL DE NORMAS DE LETRA FINANCEIRA MANUAL DE NORMAS DE LETRA FINANCEIRA VERSÃO 20/08/2018 MANUAL DE NORMAS LETRA FINANCEIRA ÍNDICE CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO III DO MERCADO DE BALCÃO ORGANIZADO PARA OPERAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA VERSÃO: 01/11/2010 2/6 MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA VERSÃO: 10/02/2009 2/9 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES

Leia mais

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sumário CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Seção I - Objetivos... 3 CAPÍTULO II DA INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES... 4 Seção I - Informações Objeto

Leia mais

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sumário CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Seção I - Objetivos... 3 CAPÍTULO II DA INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES... 4 Seção I - Informações Objeto

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG-CETIP

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG-CETIP MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP VERSÃO: 06/09/2011 MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG - CETIP ÍNDICE 06/09/2011

Leia mais

Manual de Normas Cetip I Sistema de Contratos. Cetip I Sistema de Contratos

Manual de Normas Cetip I Sistema de Contratos. Cetip I Sistema de Contratos Cetip I Sistema de Contratos 1 Sumário CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Seção I. Objetivo... 3 CAPÍTULO II DAS INFORMAÇÕES... 3 Seção I. Inclusão de Informações pelos Participantes... 3 Seção II.

Leia mais

MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO

MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO VERSÃO: 01/7/2008 2/11 MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE TAXA DE CÂMBIO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB

MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB VERSÃO: 01/7/2008 2 / 7 MANUAL DE NORMAS CONTRATO DE OPÇÃO DE VENDA CONAB ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE DEBÊNTURES

MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE DEBÊNTURES MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE DEBÊNTURES VERSÃO: 01/7/2008 2/9 MANUAL DE NORMAS CÉDULA DE DEBÊNTURES ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DAS ATIVIDADES

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC MMG-SELIC

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC MMG-SELIC MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC VERSÃO: 06/09/2011 2 / 13 MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS TÍTULOS REGISTRADOS NO SELIC ÍNDICE CAPÍTULO

Leia mais

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sumário CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Seção I - Objetivos... 3 CAPÍTULO II DA INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES... 4 Seção I - Informações Objeto

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROCEDIMENTO DE ENDOSSO DE TÍTULO/VALOR MOBILIÁRIO DE EMISSÃO CARTULAR, QUE CIRCULE POR MEIO DE ENDOSSO

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROCEDIMENTO DE ENDOSSO DE TÍTULO/VALOR MOBILIÁRIO DE EMISSÃO CARTULAR, QUE CIRCULE POR MEIO DE ENDOSSO Página 1 de 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROCEDIMENTO DE ENDOSSO DE TÍTULO/VALOR MOBILIÁRIO DE EMISSÃO CARTULAR, QUE CIRCULE POR MEIO DE ENDOSSO O presente material foi elaborado pela Cetip S.A. Mercados

Leia mais

Manual de Normas Opção Flexível Sobre Ação, Cota de Fundo de Investimento, Índice e Mercadoria

Manual de Normas Opção Flexível Sobre Ação, Cota de Fundo de Investimento, Índice e Mercadoria Sobre Ação, Índice e Mercadoria VERSÃO: 22/08/2011 MANUAL DE NORMAS OPÇÃO FLEXÍVEL SOBRE AÇÃO, COTA DE FUNDO DE INVESTIMENTO, ÍNDICE E MERCADORIA ÍNDICE 22/08/2011 CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO

Leia mais

C O M U N I C A D O E X T E R N O

C O M U N I C A D O E X T E R N O 22 de agosto de 2017 081/2017-DO C O M U N I C A D O E X T E R N O Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Oferta Pública de NTN-B Leilões de Compra de Títulos pela STN Módulo Leilão

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE TERMO DE MOEDA, TERMO DE ÍNDICE DI E TERMO DE MERCADORIA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3

MANUAL DE NORMAS DE TERMO DE MOEDA, TERMO DE ÍNDICE DI E TERMO DE MERCADORIA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 2 / 14 MANUAL DE NORMAS DE TERMO DE MOEDA, TERMO DE ÍNDICE DI E TERMO DE MERCADORIA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 8 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO VERSÃO 20/08/2018 MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO

MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA DE DEPÓSITO CENTRALIZADO E DO SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO VERSÃO 20/08/2018 MANUAL DE NORMAS DO SUBSISTEMA DE REGISTRO, DO SUBSISTEMA

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Ref.: Disponibilização de Novas Versões de Normas do Segmento Cetip UTVM.

O F Í C I O C I R C U L A R. Ref.: Disponibilização de Novas Versões de Normas do Segmento Cetip UTVM. 14 de agosto de 2018 039/2018-VOP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Disponibilização de Novas Versões de Normas do Segmento Cetip UTVM. Em complemento

Leia mais

REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A.

REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - LCI DE EMISSÃO DO BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. O Banco do Estado de Sergipe S/A, sociedade anônima de economia mista, com sede na Rua Olímpio de Souza Campos

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R

O F Í C I O C I R C U L A R 15 de maio de 2018 018/2018-VOP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Oferta Pública de NTN-B Leilões de Compra de Títulos pela STN Módulo Leilão STN Plataforma

Leia mais

Manual de Normas. Direito de Acesso. Versão: 22/04/2016 Documento Público

Manual de Normas. Direito de Acesso. Versão: 22/04/2016 Documento Público Versão: 22/04/2016 Documento Público 2 / 22 MANUAL DE NORMAS DE DIREITO DE ACESSO CAPÍTULO I DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO II DOS TIPOS DE DIREITO DE ACESSO 4 CAPÍTULO III DOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE

Leia mais

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A.

Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. Regulamento da Letra de Crédito Imobiliário - LCI Emitida pelo Banco do Brasil S.A. O BANCO DO BRASIL S.A., sociedade de economia mista, com sede em Brasília, Distrito Federal, SAUN - Quadra 5 - Lote B

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DE DIREITO DE ACESSO

MANUAL DE NORMAS DE DIREITO DE ACESSO MANUAL DE NORMAS DE DIREITO DE ACESSO VERSÃO 20/08/2018 MANUAL DE NORMAS DE DIREITO DE ACESSO ÍNDICE CAPÍTULO I DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO II DOS TIPOS DE DIREITO DE ACESSO 3 CAPÍTULO III DOS PROCEDIMENTOS

Leia mais

Manual de Normas. Registro de gravames e ônus sobre Valores Mobiliários Depositados e Posições em Operações com Derivativos

Manual de Normas. Registro de gravames e ônus sobre Valores Mobiliários Depositados e Posições em Operações com Derivativos Posições em Operações Versão: 04/01/2016 Documento Público 2 / 22 MANUAL DE NORMAS SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO... 3 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES... 3 CAPÍTULO III DO REGISTRO DE INSTRUMENTO DE CONSTITUIÇÃO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS ATUAÇÃO DA CETIP COMO AGENTE DE CÁLCULO

MANUAL DE NORMAS ATUAÇÃO DA CETIP COMO AGENTE DE CÁLCULO MANUAL DE NORMAS ATUAÇÃO DA CETIP COMO AGENTE DE CÁLCULO VERSÃO: 21/06/2010 2 / 6 MANUAL DE NORMAS ATUAÇÃO DA CETIP COMO AGENTE DE CÁLCULO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES

Leia mais

Manual de Normas Plataforma Eletrônica

Manual de Normas Plataforma Eletrônica Versão: 10/02/2017 Documento Público 2 / 39 MANUAL DE NORMAS PLATAFORMA ELETRÔNICA SUMÁRIO TÍTULO I DO OBJETIVO 8 TÍTULO II DA ATUAÇÃO NOS SISTEMAS DA PLATAFORMA ELETRÔNICA 8 TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO,

Leia mais

CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA

CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CÓDIGO DE CONDUTA. Vigente a partir de 29 de janeiro de 2014. 2 / 11 PRINCÍPIOS GERAIS O Conselho de Administração da Cetip S.A. Mercados Organizados ( Cetip ) tem a convicção

Leia mais

Manual de Normas Versão: 24/07/2017 Documento Público

Manual de Normas Versão: 24/07/2017 Documento Público Sistema de Registro, Liquidação e do Sistema Versão: 24/07/2017 Documento Público Registro, 2 / 54 MANUAL DE NORMAS DO SISTEMA DE REGISTRO, DO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO E DO SISTEMA DE CUSTÓDIA

Leia mais

REGULAMENTO DO EMISSOR DA COMPANHIA BRASILEIRA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA

REGULAMENTO DO EMISSOR DA COMPANHIA BRASILEIRA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA REGULAMENTO DO EMISSOR DA COMPANHIA BRASILEIRA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA 1 INDICE Capítulo I. Capítulo II. Capítulo III. Objeto do Regulamento...02 Serviço de Custódia Fungível...02 Ativos...02 Seção I

Leia mais

Manual de Normas. Registro de gravames e ônus sobre Valores Mobiliários Depositados e Posições em Operações com Derivativos

Manual de Normas. Registro de gravames e ônus sobre Valores Mobiliários Depositados e Posições em Operações com Derivativos Posições em Operações Versão: 12/12/2016 Documento Público 2 / 24 MANUAL DE NORMAS SUMÁRIO CAPÍTULO I DO OBJETIVO... 4 CAPÍTULO II DOS PARTICIPANTES... 4 CAPÍTULO III DO REGISTRO DE INSTRUMENTO DE CONSTITUIÇÃO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS PLATAFORMA ELETRÔNICA

MANUAL DE NORMAS PLATAFORMA ELETRÔNICA MANUAL DE NORMAS PLATAFORMA ELETRÔNICA VERSÃO: 13/12/2011 2 / 23 MANUAL DE NORMAS PLATAFORMA ELETRÔNICA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 4 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 4 CAPÍTULO TERCEIRO DA ATUAÇÃO

Leia mais

Caderno de Debêntures

Caderno de Debêntures Caderno de Debêntures DIBN15 Dibens Leasing Valor Nominal na Emissão: R$ 100,00 Quantidade Emitida: 50.000.000 Emissão: 01/10/2007 Vencimento: 01/10/2022 Classe: Não Conversível Forma: Escritural Espécie:

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL PORTARIA N 643, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2015.

MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL PORTARIA N 643, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2015. MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL PORTARIA N 643, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2015. O Subsecretário da Dívida Pública da Secretaria do Tesouro Nacional Substituto, no uso das atribuições que

Leia mais

OPÇÃO FLEXÍVEL CONTRATADA COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

OPÇÃO FLEXÍVEL CONTRATADA COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro OPÇÃO FLEXÍVEL CONTRATADA COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro 27/11/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 5 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 6 4 LIQUIDAÇÃO...

Leia mais

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL Especificações para Registro 02/10/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 5 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 5 4 LIQUIDAÇÃO... 7 5 TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO...

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DELIBERAÇÃO Nº 15

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DELIBERAÇÃO Nº 15 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DELIBERAÇÃO Nº 15 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Negociação de Instrumentos Financeiros, no exercício

Leia mais

REGULAMENTO DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA BM&FBOVESPA (CÂMARA BM&FBOVESPA)

REGULAMENTO DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA BM&FBOVESPA (CÂMARA BM&FBOVESPA) REGULAMENTO DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA BM&FBOVESPA (CÂMARA BM&FBOVESPA) Agosto 2017 Registro de versões ÍNDICE REGISTRO DE VERSÕES... 5 TÍTULO I: INTRODUÇÃO... 6 CAPÍTULO ÚNICO: OBJETO...

Leia mais

REGULAMENTO DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA BM&FBOVESPA

REGULAMENTO DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA BM&FBOVESPA REGULAMENTO DA CÂMARA DE COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DA BM&FBOVESPA Dezembro 2015 Índice ÍNDICE REGISTRO DE VERSÕES... 4 TÍTULO I: INTRODUÇÃO... 5 CAPÍTULO ÚNICO: OBJETO... 5... 6 CAPÍTULO I: A CÂMARA DE

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015 INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a oferta pública de distribuição de nota promissória. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS CVM torna público que o Colegiado, em reunião

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Ref.: Disponibilização de Emissão de Letra Imobiliária Garantida (LIG).

O F Í C I O C I R C U L A R. Ref.: Disponibilização de Emissão de Letra Imobiliária Garantida (LIG). 16 de outubro de 2018 053/2018-PRE O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento Cetip UTVM Ref.: Disponibilização de Emissão de Letra Imobiliária Garantida (LIG). A B3 informa

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009

INSTRUÇÃO CVM Nº 476, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 Dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários distribuídas com esforços restritos e a negociação desses valores mobiliários nos mercados regulamentados. A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE

MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS CADASTRAMENTO SIMPLIFICADO DE INVESTIDOR NÃO RESIDENTE ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO

Leia mais

Anexo III ao Ofício Circular 016/2010-DP REGULAMENTO DO EMISSOR DE BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO CAPÍTULO I OBJETO

Anexo III ao Ofício Circular 016/2010-DP REGULAMENTO DO EMISSOR DE BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO CAPÍTULO I OBJETO Anexo III ao Ofício Circular 016/2010-DP O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA S.A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 30, alíneas a, b e c do

Leia mais

BRASIL PLURAL SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários. 4ª e 5ª Séries

BRASIL PLURAL SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários. 4ª e 5ª Séries BRASIL PLURAL SECURITIZADORA S.A. 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários 4ª e 5ª Séries Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 PARTICIPANTES EMISSORA

Leia mais

II. REGULAMENTO. Capítulo I Das Definições

II. REGULAMENTO. Capítulo I Das Definições II. REGULAMENTO Capítulo I Das Definições Art. 1º Para os fins deste Regulamento considera-se: 1. Banco Liquidante Instituição financeira que presta serviços de transferência de valores entre os Membros

Leia mais

AES TIETÊ ENERGIA S.A. 6ª Emissão de Debêntures. 1ª e 2ª Séries. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017

AES TIETÊ ENERGIA S.A. 6ª Emissão de Debêntures. 1ª e 2ª Séries. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 AES TIETÊ ENERGIA S.A. 6ª Emissão de Debêntures 1ª e 2ª Séries Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 Data Base 31/12/2017 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE

Leia mais

Comunicado Cetip n 027/ de maio de 2017

Comunicado Cetip n 027/ de maio de 2017 Comunicado Cetip n 027/2017 16 de maio de 2017 Assunto: Etapa de Oferta Pública de NTN-B Leilão(ões) de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional Módulo Leilão STN Plataforma

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS ASSISTIDOS DO PLANO BÁSICO - BD. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos Financeiros... 3 Capítulo

Leia mais

AES TIETÊ ENERGIA S.A. 4ª Emissão de Debêntures. 2ª e 3ª Séries. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017

AES TIETÊ ENERGIA S.A. 4ª Emissão de Debêntures. 2ª e 3ª Séries. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 AES TIETÊ ENERGIA S.A. 4ª Emissão de Debêntures 2ª e 3ª Séries Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 Data Base 31/12/2017 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE

Leia mais

REGRAS E PROCEDIMENTOS ADOTADOS PARA ATENDIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM Nº 531, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2013

REGRAS E PROCEDIMENTOS ADOTADOS PARA ATENDIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM Nº 531, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2013 REGRAS E PROCEDIMENTOS ADOTADOS PARA ATENDIMENTO DA INSTRUÇÃO CVM Nº 531, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2013 A BRL TRUST DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S.A., sociedade com sede na Cidade de São

Leia mais

VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 8ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016

VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 8ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 8ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE VOTORANTIM CIMENTOS

Leia mais

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Banco Liquidante SELIC

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Banco Liquidante SELIC Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Banco Liquidante SELIC CONTA CORRENTE (uso exclusivo do banco) Razão Social do Titular

Leia mais

(Do Sr. Julio Lopes) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Julio Lopes) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o (Do Sr. Julio Lopes), DE Dispõe sobre a emissão de duplicata sob a forma escritural. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A duplicata de que trata a Lei nº 5.474, de 18 de julho de

Leia mais

TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES

TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES 3. Os termos utilizados no presente Regulamento, em sua forma plural ou singular e observado o disposto nos títulos que lhes são próprios, têm a seguinte definição: 3.1 Aceitação

Leia mais

UNIDAS S.A. 9ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017

UNIDAS S.A. 9ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 UNIDAS S.A. 9ª Emissão de Debêntures Série Única Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2017 Data Base 31/12/2017 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE UNIDAS S.A. BANCO

Leia mais

Comunicado Cetip n 124/ de dezembro de 2014

Comunicado Cetip n 124/ de dezembro de 2014 Comunicado Cetip n 124/2014 02 de dezembro de 2014 Assunto: Etapa de Oferta Pública de NTN-B Leilão(ões) de Oferta de compra de títulos pela STN Secretaria do Tesouro Nacional Módulo Leilão STN Plataforma

Leia mais

PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF

PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF SENADO FEDERAL PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 73, de 2018 (nº 9.327, de 2017, na Casa de origem). A Comissão Diretora, em Plenário, apresenta a redação final

Leia mais