UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS"

Transcrição

1 UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SÍMBOLOS RELIGIOSOS Resumo LARA, Silvana Maria de 1 Escola Municipal Irmã Dulce Grupo de Trabalho Ensino Religioso Agência Financiadora: não contou com financiamento O presente texto relata a experiência com o estudo dos símbolos religiosos que foi desenvolvido com alunos das três primeiras séries da etapa I do Ensino Fundamental, durante o período de 2011 e 2012, em uma escola da rede municipal de ensino. Em um primeiro momento, desenvolveu-se o conceito do que é um símbolo, depois houve a distinção entre o que são símbolos profanos e religiosos, focando o estudo nestes últimos. Dentro desta proposta, este projeto buscou ampliar a compreensão sobre a importância dos símbolos para a tradição religiosa a qual pertence, e a necessidade de respeito frente à diversidade de formas de culto ao Transcendente. Procurou explicitar que os símbolos não são apenas ícones visuais, mas podem ser vivenciados através dos outros sentidos, como olfativos e auditivos, que abrangem as emoções mais profundas do ser humano. Estudou- se ainda algumas lendas sobre animais que representam as virtudes humanas, ou que destacam- se como exemplo pelas suas qualidades inerentes. Em outro momento conheceu-se e as palavras sagradas em diferentes tradições e também o uso da música como forma de contato com o Transcendente. Durante o projeto foram trabalhados elementos simbólicos da cultura oriental, indígena, africana e ocidental, garantindo o direito ao acesso à pluralidade religiosa existente em nosso país e no mundo, conceitos que estão expressos e garantidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Municipal de São José dos Pinhais. Os recursos metodológicos do projeto foram: a exposição dialogada, imagens da internet e livros, confecção de cartazes, desenhos e pinturas, música, além de contação de histórias. Como considerações finais, analisa-se o aspecto positivo do estudo dos símbolos religiosos como forma de exercício de tolerância religiosa e a possibilidade de conhecer elementos de outras culturas, diversas das experiências pessoais dos alunos. Palavras-chave: Símbolos religiosos, Ensino Religioso, Estudo dos símbolos. 1 Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Ensino das Artes Visuais: práticas pedagógicas e linguagens contemporâneas pela Pontifícia Universidade Tuiuti do Paraná, atua como docente de Ensino Religioso e Arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Sem vínculo acadêmico, faz estudos independentes sobre Ensino Religioso. sil.lara@yahoo.com.br.

2 29389 Introdução Desde os tempos mais remotos, o homem utilizou-se de símbolos para a comunicação, mas antes de iniciar o estudo sobre este fascinante assunto, faz-se necessário uma definição sobre signo e símbolo. A diferença essencial entre um símbolo e um signo é que os signos tem significados práticos e sem ambiguidade: Particular,Proibido fumar, Perigo. Já os símbolos tem uma ressonância imaginativa maior e seus significados mais complexos, às vezes ambíguos. (TRESSIDER, 2003, p.7). Neste projeto iremos trabalhar apenas com os símbolos, pois são eles que usam os sentidos imaginativos, assim iniciamos o conteúdo Símbolos Religiosos que vai além de uma matéria escolar, pois representa o conhecimento que pode proporcionar maior respeito e tolerância frente à diversidade religiosa presente no Brasil e no mundo. Este conteúdo está expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais: (PCN) de Ensino Religioso e também no Currículo Municipal de São José dos Pinhais, o qual define este assunto como tema para os três primeiros anos da etapa inicial do ensino fundamental. No primeiro ano, estudamos apenas a definição do que é um símbolo, diferenciando os que são ou não religiosos, além de um estudo sobre os mais comuns: vela, flores, água, etc. No segundo ano, estes conceitos são levemente aprofundados. Durante o terceiro ano, estudamos os símbolos religiosos de forma mais sistemática, e suas representações em diversas tradições religiosas. É um tema que gera muita curiosidade e interesse nos alunos, pois: os símbolos possuem um poder além das palavras, carregam uma variedade de significados que falam à alma, à mente e às emoções. (MALLON, 2009, p.4). E, é justamente na busca por estes sentidos mais profundos, quase mágicos, é que o estudo dos símbolos habita, com a possibilidade que ele nos traz de conhecermos diferentes culturas, costumes, religiões, portanto abre-se um mundo de conhecimentos. Desenvolvimento Turmas participantes do projeto: primeiro segundos e terceiros anos da etapa inicial do ensino fundamental, alunos entre cinco e nove anos de idade. Os objetivos do estudo foram:

3 Ampliar o conceito do que é um símbolo. -Diferenciar entre o que são símbolos religiosos e não religiosos. -Conhecer o significado de alguns símbolos de diversas religiões. -Promover o respeito frente à diversidade religiosa. Anos de aplicação do projeto: 2011 e Ao longo destes anos, inúmeras atividades foram realizadas. Foram selecionadas apenas algumas, para compartilhar as experiências vividas. O estudo dos símbolos no primeiro ano: primeira etapa O conceito de símbolo foi desenvolvido durante algumas aulas em que os alunos compreenderam que pode ser: um desenho, uma música, um gesto, uma cor, como por exemplo, as cores da Bandeira Nacional. Partimos dos símbolos do dia a dia: o sinal da escola que marca a entrada e saída, o Hino Nacional, que é cantado toda segunda feira, marcas de produtos, como Coca-Cola, Mc Donald, Omo. O trabalho iniciou-se próximo ao dia 7 de Setembro, então foi fácil para os alunos assimilarem os símbolos: Bandeira e Hino Nacional. Realizou-se uma atividade sobre os símbolos do Brasil: dentro de um contorno do mapa, os alunos deveriam colar figuras recortadas de revistas e jornais que lembrassem o nosso país: animais, pessoas, cores, plantas, enfim, deveriam criar uma composição mais variada possível, trabalhando assim os símbolos profanos. Também se utilizou o Mapa Múndi, que é uma fonte riquíssima de símbolos: fusos horários, oceanos, latitude e longitude, pólos, divisão de países (fronteiras). Segunda etapa- os meus símbolos Cada criança fez o contorno de sua mão em uma folha, depois enfeitou com desenhos que mostrassem as coisas que ela mais gosta: comidas, brincadeiras, cores e pessoas, símbolos que representam a sua pessoa. O símbolo diz muito de quem somos e como somos, e fala da nossa história, dos sonhos, medos, desejos, das frustrações e conquistas. (NASSER, 2006, p.34).

4 29391 Neste sentido, foi feita uma exposição da atividade para os colegas de turma, mostrando os gostos pessoais, com a possibilidade de ver as diferenças e semelhanças de preferências, sempre valorizando o respeito frente ao outro e a si próprio. Após esta explicação, iniciamos a distinção entre símbolos religiosos e profanos, ou também os casos ambíguos, como a vela, por exemplo, que tem várias possiblidades de uso e sentido: falta de energia elétrica, um jantar romântico, oração, iluminação espiritual, aniversário, morte, portanto muitos significados para um único símbolo. Na aula seguinte, partimos para o estudo dos símbolos religiosos que os alunos conheciam, como vela, flores, cruz, Bíblia, sino, água, estudamos também os não religiosos, como bandeiras de times, marcas de produtos, músicas, gestos. Confeccionamos cartazes com símbolos religiosos e não religiosos., também realizamos um exercício de fixação sobre o tema, no qual os alunos deveriam identificar entres as figuras propostas quais eram símbolos religiosos ou profanos. Depois, estudamos ao longo do ano, símbolos de algumas tradições religiosas, como o Budismo, Igreja Católica, Religiosidade Indígena, Evangélicas, Islamismo, Umbanda entre outras. Em 2011, criamos um livro dos símbolos, confeccionado com folhas sulfite dobradas ao meio e grampeadas. A cada semana, estudamos um símbolo, as crianças desenharam e copiaram o significado: vela, incenso, flores, cruz, sino. Ano: 2011 e 2012 Turmas participantes: segundos anos 1-Celebração à natureza- Religiões de matriz oriental Como os alunos já tinham o conhecimento do que é um símbolo consolidado no primeiro ano, no segundo iniciamos um estudo mais aprofundado do assunto. Conhecemos a lenda da cerejeira, e a sua importância dentro da cultura oriental como símbolo de beleza e efemeridade. Os alunos acharam interessante o fato de a florada durar apenas alguns dias, e ser um espetáculo tão belo que até o fato de as pessoas contemplarem a árvore já é um ritual religioso.

5 29392 Outro fato que chamou a atenção foram as oferendas que são enviadas aos deuses aos pés das cerejeiras. Também conhecemos a lenda desta árvore. Após esta conversa, em 2011 os alunos fizeram uma colagem com papel crepom, representando as cerejeiras em flor. Em 2012 a atividade foi um pouco diferente, utilizamos galhos de árvores e colamos massinha de modelar para representar as flores. 3- Feira do conhecimento 2011 Ao longo do ano, estudamos vários símbolos religiosos e seus significados dentro da matriz religiosa a qual pertence. No final de 2011 realizamos uma Feira do Conhecimento, ocasião em que mostramos a comunidade escolar o trabalho realizado ao longo do ano ou também pode- se escolher um tema para desenvolver em um projeto para a exposição. As professoras regentes fazem cada uma o seu projeto para exposição e a professora de Arte e Ensino Religioso faz em uma sala a parte a exposição do que estudou com todas as turmas durante aquele ano. Até 2010, somente a disciplina de Arte fazia parte desta Feira, mas através do diálogo, foi possível incluir o Ensino Religioso para a apreciação da comunidade escolar. Este evento permitiu que se quebrasse as ultimas resistências dos pais e alunos frente à disciplina, pois puderam constatar que ela só visa o conhecimento do fenômeno religioso e não a catequização do alunos. Cada turma tinha um tema, em uma das turmas de 2º ano confeccionaram-se os símbolos religiosos estudados em areia. Os símbolos foram: cruz, chave da vida, Sol, Enkan, Lua crescente, Roda da Vida, OM, estrela de Davi, entre outros. 4- A natureza e os orixás Estudamos sobre as religiões de matriz africana, conhecendo o poder dos orixás e sua íntima relação com os elementos da natureza. Conversamos sobre a importância da água para a manutenção da vida humana e seu caráter sagrado, como morada dos orixás Oxum, das águas doces e Iemanjá, nas águas salgadas. O orixá Oxumaré foi o que mais chamou a atenção das crianças por ser simbolizado pelo arco-íris e por estar ligada a cura de doenças. Também conversamos sobre a importância de preservar o meio ambiente e de como estas religiões estão ligadas a natureza, uma vez que seus deuses estão simbolicamente representados nos elementos naturais, com fogo, ferro, lama, plantas e outros.

6 29393 Os alunos gostaram muito do mito sobre as águas de Oxalá, o qual mostra o caráter de justiça do orixá Ogum, senhor do ferro. Foi um momento de desmistificar certos conceitos que os alunos traziam sobre as divindades africanas, principalmente sobre Exú, que foi satanizado através da catequização católica, mas que dentro do panteão africano, ocupa lugar de destaque e trabalha para a manutenção do equilíbrio do universo, e atua em primeiro lugar dentro de um ritual de Candomblé, no sentido de purificar e abrir os caminhos para os outros orixás. Após estes diálogos, cada criança escolheu um orixá e fez um desenho sobre o elemento da natureza que o representa.o orixá Iemanjá foi a mais ilustrada também por ser a divindade mais popular entre as crianças. Ano: Turmas participantes: terceiros anos Aula 1- relembrar o conceito de símbolo. Ouvimos a música do CD Sementinha do amor: Símbolos que tocam. Letra e música: Sérgio Brandão-Intérprete: Rafael Brasil. Depois conversamos sobre o significado dos símbolos que aparecem na música e as religiões as quais pertencem que são: Islamismo, Confucionismo, Religiões de matriz africana, religiões indígenas, Xintoísmo, Cristianismo e Judaísmo. Relembramos os pontos básicos de cada religião, no que acreditam semelhanças e diferenças. Este conteúdo é trabalhado com mais profundidade no segundo ano, porém todo o momento são relembrados os conceitos já estudados, pois devido a grande quantidade de religiões trabalhadas, é natural que as crianças esqueçam alguns conceitos trabalhados no ano anterior. Em seguida, os alunos desenharam alguns símbolos religiosos que conhecem. Aula 2- o que são símbolos olfativos, auditivos e visuais? Primeiro expliquei o significado destes sentidos: o que é olfato e audição. Depois ilustramos com desenhos. Fizemos um exercício de fixação sobre o tema, lembrando que alguns símbolos tocam em mais de um sentido, como por exemplo, as flores, que são visuais e olfativas, relembrando que também existem os que não se apresentam sob a forma visual:

7 29394 De maneira alternativa, os símbolos podem também não ter ícones, com sua forma escolhida de modo mais arbitrário. Podem até basear-se, como ocorre com frequência na China, num homônimo- associação puramente fonética com o nome de outra coisa. Os símbolos sem ícone podem variar de linhas ou formatos gráficos até palavras ou atos rituais. (TRESSIDER, 2003, p.9). Nestes casos, temos como exemplo, o sinal da cruz, músicas, o cheiro do incenso, a prostração, que são exemplos de símbolos visuais, auditivos ou olfativos, que nos lembram das conexões com o Sagrado, gestos nem sempre palpáveis, materiais, mas concretos e cheios de significados. Ao longo do ano ampliamos nossos conhecimentos sobre diversas religiões e seus símbolos, como por exemplo, Igreja Católica, Igreja do Evangelho Quadrangular, Budismo, Islamismo, Umbanda, Espiritismo, Taoísmo, Confucionismo, Xintoísmo, religiosidades indígenas entre outras. Em 2010 e 2011, estudamos sobre a Via Crucis e a última ceia de Jesus, e houve uma reflexão sobre os ensinamentos morais que Ele nos deixou. O objetivo central foi refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa, que é uma festa da vida, da esperança, com sentido religioso, e não apenas um comércio de chocolates. Como atividade, confeccionamos com papel sulfite e color set uma escultura da Santa Ceia, trabalho que levantou muitas indagações: muitos alunos não conheciam muito sobre os apóstolos, queriam saber seus nomes, quem era Judas, se haviam mulheres naquela cena, a polêmica se instalou, já que para a maioria dos alunos, a hipótese de Jesus ter sido casado com Maria Madalena e ela ser uma apóstola foi normal e até aceitável, para alguns foi um escândalo sequer pensar nesta hipótese. É assim que vamos construindo o conhecimento no Ensino Religioso, através de dúvidas, polêmicas, questionamentos diversos e principalmente liberdade de expressar suas idéias e na aprendizagem de respeitar o pensamento diverso do seu. Foi um trabalho bem interessante, que gerou motivação nos alunos, e também uma reflexão sobre o tema. No mesmo ano, conhecemos os símbolos do Islamismo, principalmente a Mão de Fátima, que é utilizado como amuleto até por pessoas de outras tradições religiosas. Confeccionamos este símbolo utilizando o desenho do contorno da mão dos alunos, purpurina e lantejoulas.

8 29395 Atividade 3- Animais de poder Dentro do conteúdo sobre símbolos, foram trabalhadas histórias que colocam os animais com qualidades humanas, como a lenda japonesa do Momotaro, menino pêssego, em que graças a rapidez do faisão, a lealdade do cachorro e a agilidade do macaco, foi possível vencer os Onis, monstros que atormentavam as pessoas, e retornar ao vilarejo trazendo paz novamente. Estas histórias permitem reforçar o sentido dos símbolos porque: As tradições religiosas são mantidas por força de seus símbolos, pois eles comunicam aos fiéis a compreensão sensível da religião e os impelem a ação. Podese perceber a importância fundamental que o conteúdo simbólico apresenta para o estudo da fenomenologia religiosa presente no mundo.(são José dos Pinhais, 2008, p.145). Neste sentido, o estudo destas histórias contribui para a compreensão de outras realidades religiosas e para a manutenção da tolerância, por isso a importância destes estudos no ambiente escolar. Estes enredos foram desenvolvidos de forma contextualizada dentro da religião e cultura em que estão inseridos. No segundo ano foi desenvolvido este mesmo trabalho de estudo a partir de uma história com fundo moral a partir da lenda árabe O Gafanhoto, mostrando as virtudes que devemos aprender com os animais: prudência, paciência e outras. Foi lida a história com o desenho das sombra dos animais refletidas no retroprojetor. Como o texto apresentava palavras e expressões complexas para a faixa etária, foram necessárias diversas pausas para explicar o que cada provérbio significava e conversar sobre a opinião das crianças. Em outro momento foram trabalhados os animais de poder de algumas tribos indígenas brasileiras: serpente, coruja, uirapuru, onça, jabuti, rã e escorpião. Cada aluno recebeu a figura de um animal, coloriu e colou com o significado atribuído a este animal de poder. Este trabalho gerou muitas reflexões, sendo que os alunos gostaram principalmente da onça, que tem como virtude o fato de só reagir quando é provocada, então as crianças chegaram a conclusão que deveríamos ser como ela, e só atacar, ou seja, ser rude ou brigar, quando fosse extremamente necessário.

9 29396 Neste momento houve uma auto reflexão, pelo menos momentânea sobre os constantes episódios de agressividade que acontecem no relacionamento entre os alunos, e até a conclusão do caráter desnecessário da violência gratuita. É claro que não houve uma mudança neste comportamento, mas pelo menos a aceitação de que este comportamento não é adequado, e que seria possível mudar. 4-Palavras sagradas Conversamos sobre a força das palavras, como devemos ter cuidado para não ofender qualquer pessoa, e como podemos conseguir mudar as coisas usando as palavras certas. No aspecto religioso, procuramos conhecer termos de diversas tradições religiosas. Uma atividade foi desenvolvida a partir do Tetragramaton, o nome sagrado de Deus no Judaísmo. Os alunos confeccionaram um enfeite de porta com as letras em hebraico enfeitadas com glitter. Também trabalhamos o som sagrado OM, que para os hinduístas é o símbolo de conexão com Deus, o som da criação do mundo. Nas religiões cristãs utiliza-se o Aleluia, Glória a Deus, Amém e outros termos. Nas religiões de matriz africana temos o Axé, força vital do mundo e o Salve, forma de cumprimento utilizada pelas entidades espirituais quando incorporadas nos médiuns. Neste mesmo estudo, conhecemos algumas músicas sagradas: na religião católica ouvimos a música: Louvado seja meu Senhor, nas tradições evangélicas, ouvimos a música Projeto no deserto, na tradição indígena guarani, ouvimos e cantamos a música Apyka miri, na tradição umbandista, ouvimos o hino da Umbanda e na tradição Hare Khrisna ouvimos e cantamos o mantra sagrado: Hare Khrisna. Foram momento de vivência da espiritualidade do outro, os alunos foram convidados a cantar, aqueles que não quiseram apenas ouviram as canções. Considerações finais O estudo dos símbolos religiosos é um tema fascinante que gera muito interesse e empolgação nos educandos.

10 29397 Este conhecimento não poderia acontecer em outro local se não no ambiente escolar, que é o espaço para trocas de saberes sistematizados, inclusive os religiosos. Cabe ao professor de Ensino Religioso levar seus alunos, e também se deixar levar nesta viagem pelos símbolos, conhecer seus significados, aprender a respeitar o diferente, a conhecer novas formas de pensar os diversos meios de comunicação com o Transcendente. Os alunos demonstraram muita curiosidade e sempre aguardam pela aula de Ensino Religioso que acontece uma vez por semana. Fazendo um balanço do projeto, no início, houve muitas dificuldades, enfrentamentos de preconceitos dos pais, alunos, da comunidade escolar como um todo, que entendia este matéria como uma ameaça às convicções religiosas familiares. Mas, aos poucos a disciplina vem mostrando seu papel de formação integral dos cidadãos e conseguiu o respeito merecido dentro do contexto escolar. Também havia a dificuldade da professora que estava iniciando sua função docente no Ensino Fundamental, e na área do Ensino Religioso, que junto com seus alunos foi e está PERconstruindo os conhecimentos, aprendendo com eles. REFERÊNCIAS MALLON, Brenda: Os símbolos místicos- um guia completo dos símbolos e sinais mágicos e sagrados- símbolos de Antigas Civilizações e religiosos. São Paulo. Larousse, 1ª ed NASSER, Maria Celina Cabrera. O uso de símbolos: sugestões para sala de aula. São Paulo. Paulinas, 2006, (Coleção temas do ensino religioso). SÃO JOSÉ PINHAIS. Currículo para as unidades da Rede Municipal de Ensino-Ensino Religioso, São José dos Pinhais, 2008 p TRESSIDER, Jack. Símbolos-um guia ilustrado de imagens, ícones e símbolos: seus conceitos histórias e origens. Tradução: Ricardo Inojosa. Rio de Janeiro, Ediouro, 2003.

ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE SILVANA MARIA DE LARA ENSINO RELIGIOSO

ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE SILVANA MARIA DE LARA ENSINO RELIGIOSO ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE SILVANA MARIA DE LARA ENSINO RELIGIOSO O MEIO AMBIENTE É SAGRADO Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira." Leão Tolstoi SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2012 ESTE PROJETO

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO. Símbolos Religiosos

ENSINO RELIGIOSO. Símbolos Religiosos SÍMBOLOS RELIGIOSOS Símbolos são imagens que identificam ou representam algo, como também comunicam de maneira resumida e única, ideias, conceitos, mensagens, avisos, e muito mais. Se analisarmos o nosso

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O pé de maçã 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O pé de maçã faz parte

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

...E os discípulos puderam finalmente crer...

...E os discípulos puderam finalmente crer... Ele está vivo!! Quem? O coelhinho? Afinal de contas, o que significa Páscoa? Messias ressuscitou no início do primeiro dia da semana e apareceu a Maria Madalena, que foi contar a novidade aos Seus amigos.

Leia mais

PROJETO: APRENDENDO SOBRE ATITUDES E VALORES COM CHAPEUZINHOS COLORIDOS

PROJETO: APRENDENDO SOBRE ATITUDES E VALORES COM CHAPEUZINHOS COLORIDOS PROJETO: APRENDENDO SOBRE ATITUDES E VALORES COM CHAPEUZINHOS COLORIDOS Duração: Uma aula por mês durante o ano letivo. Público-Alvo: Alunos do 4º Ano (Ensino Fundamental I). Justificativa: Os PCN s afirmam

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! RESUMO

PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! RESUMO PRATICANDO O RCNEI NO ENSINO DE CIÊNCIAS - A CHUVA EM NOSSA VIDA! Roberta Soares de Vargas 1 e Suzane Maier França 1 Ricardo Antonini 2 RESUMO O trabalho aqui apresentado é o resultado de estudos e pesquisas

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): responsável: Simone da Silva de Paula corresponsável: Lucilene Fernandes Realização: Foco O Projeto Quem

Leia mais

Tipo de atividade: Passeio/visita e redação. Objetivo: Conhecer alguns centros e templos religiosos existentes no bairro/cidade e desenvolver

Tipo de atividade: Passeio/visita e redação. Objetivo: Conhecer alguns centros e templos religiosos existentes no bairro/cidade e desenvolver A série Sagrado é composta por programas que, através de um recorte históricocultural, destacam diferentes pontos de vista das tradições religiosas. Dez representantes religiosos respondem aos questionamentos

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos Neste Trimestre, as crianças aprenderão sobre Graça, Crescimento e

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY,

À Procura de Mozart Resumo Canal 123 da Embratel Canal 112 da SKY, À Procura de Mozart Resumo O vídeo nos oferece um relato sobre a vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart. Ele nos é apresentado como único e inigualável devido à sua genialidade na música clássica do século

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NOÉ INTRODUÇÃO Foram dois os fatores que contribuíram para a formação do projeto Arca de Noé. O interesse das crianças da sala do infantil 2 A por animais

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O piado da coruja 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O piado da Coruja

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição IX MMXIII texto Grupo A ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Há alguns meses estamos trabalhando

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos?

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? PROJETO ANUAL Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? I TRIMESTRE Turmas: Maternal ao 5º ano Enfatizando: Maternal e jardim I: O Circo {A magia do riso] Levar os alunos a compreender

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA FACULDADE EÇA DE QUEIROS Edna Cristina do Nascimento Marineide Gonçalves Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA MARÇO 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIROS PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRO: MENINA BONITA

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS

REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS REDE DE EDUCAÇÃO SMIC COLÉGIO SANTA CLARA SANTARÉM-PARÁ RESUMO DOS PROJETOS PROJETO SEMEANDO VIDAS: PLANTAS QUE ALIMENTAM BABY CLASS A e B Cristiane Repolho dos Santos¹ Talita Rocha de Aguiar² A escola

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Língua Portuguesa Nome: Olá, amiguinho! Já estamos todos encantados com a sua presença aqui no 4 o ano. Vamos, agora, ler uma história e aprender um pouco

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D I

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM

A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM 00092 A COMPETÊNCIA LEITORA NOS ESPAÇOS DA COMUNIDADE DO PARANANEMA-PARINTINS/AM Maria Valcirlene de Souza Bruce 1 Monica Silva Aikawa 2 Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma intervenção pedagógica

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO

HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO HANDFULT: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFº JOSINO MACEDO Resumo TEIXEIRA, Ana Cláudia Alves 1 - UFRN JESUS, Edna Nascimento de² - UFRN Este artigo é um relato de

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Menu. Comidas típicas. Contribuições para o Brasil e Ijuí. Significado da bandeira Árabe. Costumes

Menu. Comidas típicas. Contribuições para o Brasil e Ijuí. Significado da bandeira Árabe. Costumes Árabes Componentes: Sabrina, Lucille,Giovana, M, Lucas C, João Vitor Z, Samuel. Disciplina: Estudos Sociais, Informática Educativa, Língua Portuguesa. Professores: Uiliam Michael, Cristiane Keller, Daniele

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

informações em documentos.

informações em documentos. C O L É G I O L A S A L L E EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000- Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA: LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA

II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA: LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO KOHLER ENSINO FUNDAMENTAL II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA: LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA PROJETO: Arte Popular Professora Orientadora: Graciele Moreira Turma: 7ª

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS

TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS 1 TRIANGULAÇÃO DE IMAGENS Profa. Teresa Cristina Melo da Silveira (Teca) E.M. Professor Oswaldo Vieira Gonçalves SME/PMU 1 Comunicação Relato de Experiência Triangulação de Imagens foi o nome escolhido

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR OS VALORES NA EDUCAÇÃO Eliane Alves Leite Email: li.phn.louvoregloria@hotmail.com Fernanda Cristina Sanches Email: fer_cristina2007@hotmail.com Helena Aparecida Gica Arantes

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO OLIVEIRA, Khomar Tander s (Bolsista do PIBID) PAULINO, Jailson da Silva

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE Disciplina Eixos temáticos (conteúdos) Habilidades prioritárias a serem desenvolvidas pelo educando. Matemática Natureza e Arte Ampliação do vocabulário; Coordenação motora; Linguagem

Leia mais

Os Sete Centros de Energia Guia de Debate 2. PRIMEIRO CENTRO DE ENERGIA: CHAKRA DA BASE Páginas 22-43

Os Sete Centros de Energia Guia de Debate 2. PRIMEIRO CENTRO DE ENERGIA: CHAKRA DA BASE Páginas 22-43 PRIMEIRO CENTRO DE ENERGIA: CHAKRA DA BASE Páginas 22-43 Compartilhar: Como foi a sua semana? Alguém deseja contar alguma descoberta que fez sobre este capítulo? 1. O chakra da base (pp. 22-24) Além da

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Avaliação-Pibid-Metas

Avaliação-Pibid-Metas Bolsista ID: Claines kremer Avaliação-Pibid-Metas A Inserção Este ano o reingresso na escola foi diferente, pois já estávamos inseridas na mesma há praticamente um ano. Fomos bem recepcionadas por toda

Leia mais

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

Qualidade ambiental. Atividade de Aprendizagem 18. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente

Qualidade ambiental. Atividade de Aprendizagem 18. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Qualidade ambiental Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Tema Uso dos recursos naturais / ocupação do espaço e suas consequências / desequilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável Conteúdos Lixo /

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA Connie, a Vaquinha 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): A Ponte 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio A Ponte faz parte da série Connie,

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando.

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando. Celebração de Encerramento PREPARAR 1. Bíblia e velas para a Procissão de Entrada da Palavra 2. Sementes de girassóis para cada catequista depositar num prato com terra diante do altar durante a homilia

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais