Manual do Candidato - Cursos Técnicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Candidato - Cursos Técnicos"

Transcrição

1 Manual do Candidato - Cursos Técnicos APRESENTAÇÃO Os Cursos Técnicos oferecidos atendem a política da qualidade do SENAI-RS, sendo o Manual do Candidato instrumento de Orientação aos candidatos quanto às formas de ingresso, matrícula e início das aulas. É de exclusiva responsabilidade do candidato obter as informações necessárias para a realização da inscrição, quanto ao sistema de ingresso e matrícula, atentando, de forma especial, para o local, data e horário da prova (se for o caso) e matrícula, conforme divulgado no INFORMATIVO DO CURSO. 1. SISTEMA DE INGRESSO O ingresso no Curso Técnico do SENAI-RS pode ocorrer por Prova de Seleção ou por Ordem de Chegada, conforme opção da Escola indicada no Informativo do Curso. O processo seletivo é válido somente para o semestre que o candidato se inscrever. 2. INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos estarão abertas no período e horário estabelecido no Informativo do Curso. A inscrição deve ser efetuada pelo candidato ou, no seu impedimento, por um representante, sem necessidade de procuração, observando os seguintes procedimentos: Verificar se atende aos pré-requisitos exigidos de acesso ao curso pretendido, conforme estabelecido no Informativo do Curso; Comparecer na escola que oferece o curso pretendido, munido de cédula de identidade original e CPF; Pagar a Taxa de Inscrição estabelecida no Informativo do Curso. O comprovante de inscrição será entregue no ato da inscrição e conterá informações sobre a data e o horário de realização da prova (quando for o caso).

2 O candidato com deficiência que necessitar de atendimento/condição especial para realização da prova (tempo adicional, prova transcrita em braile, tecnologia assistiva, intérprete de Libras entre outros), deve requerer por escrito, anexando ao requerimento uma autodeclaração informando a categoria da deficiência. O requerimento deve ser entregue até 72 horas antes da realização da prova, para que sejam tomadas as devidas providências. A entrega do requerimento fora do prazo desobriga o SENAI-RS do atendimento especial. Os candidatos de outros Estados devem entrar em contato, com a Escola para efetuar inscrição, pessoalmente ou através do envio de documentos no período estabelecido no Informativo do Curso. A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas e instruções previstas neste Manual. O não cumprimento dos procedimentos estabelecidos implica no cancelamento de sua inscrição e consequentemente impedimento de participação no processo seletivo. Casos excepcionais serão tratados pela Equipe Pedagógica da Escola. 3. FORMAS DE INGRESSO O Sistema de ingresso do SENAI-RS para Cursos Técnicos será realizado por duas formas distintas, definida pela direção da Escola: Prova de Seleção ou Ordem de Chegada. 3.1 Prova de Seleção: O Candidato deve seguir atentamente todas as orientações, pois o não cumprimento das mesmas poderá causar-lhe prejuízos, inclusive o de anulação da prova. A prova de seleção será realizada na escola do SENAI-RS que oferece o curso pretendido, ou em outro local definido por esta, no dia e horário estabelecidos no Informativo do Curso. A prova será composta por 30 (trinta) questões de escolha simples, das quais 15 (quinze) serão de matemática e 15(quinze) de língua portuguesa. A nota máxima da prova é 10 (dez). Para realizar a prova, o candidato deve estar munido de: Comprovante de Inscrição;

3 Cédula de Identidade original (RG) ou outro documento oficial de Identidade que contenha sua fotografia recente; Caneta esferográfica preta ou azul; Lápis e borracha. Recomendamos ao candidato que chegue ao local de realização da prova com antecedência mínima de 30 minutos. Será vedada a entrada de candidatos após o horário marcado para início da prova. O candidato terá o tempo de 3 (três) horas para solução das questões e somente poderá retirar-se, definitivamente, do local da prova decorridos 30 minutos do início de sua realização. Após a conclusão da Prova e ao sair da sala o candidato deve entregar a grade de respostas, levando consigo o caderno de prova. Não será permitido ao candidato durante a realização da Prova manter em seu poder, telefone celular, agendas telefônicas, calculadoras, livros ou impressos. O candidato de outros estados realizarão a prova de seleção em local definido pelo Departamento Regional, na mesma data e horário estabelecidos no Informativo do Curso. Será eliminado do processo seletivo o candidato que: Faltar à prova; Tentar manter comunicação com outros candidatos ou outras pessoas durante a realização da prova; Apresentar atitude indevida em relação aos aplicadores, funcionários e demais participantes do processo seletivo. A chamada para matrícula será realizada obedecendo-se estritamente a ordem de classificação do processo seletivo. Em caso de empate na nota de classificação dos candidatos, o desempate se dará pela ordem de inscrição. O SENAI-RS informará ao Departamento Regional de Origem, no caso de candidatos de outros Estados, o resultado da prova de seleção, antes do período de matrícula.

4 3.1.1 Programa da Prova de Seleção: Língua Portuguesa: - Interpretação de Texto. Matemática: - Operações e Problemas com números inteiros e racionais na forma de fração e na forma decimal; - Equações de 1º grau; - Equações de 2º grau; - Sistemas de Equações; - Razão, proporção, regra de três simples; - Porcentagem; - Frações Algébricas; - Equações Fracionárias; - Sistema métrico decimal: Transformações de Unidades; - Ângulos: medidas e operações com graus, minutos e segundos; - Perímetro e área dos polígonos: retângulos, quadrado, paralelogramo, trapézio e Losango; - Comprimento da Circunferência e área do Círculo; - Triangulo retângulo: Teorema de Pitágoras e razões trigonométricas. 3.2 Ordem de Chegada: A inscrição do candidato será realizada na Escola e efetivada após a entrega dos documentos exigidos e pagamento da taxa de inscrição (se houver). Poderá haver um número de inscrições superior ao número de vagas disponíveis, criando assim uma lista de candidatos suplentes, que poderão ser selecionados no caso de desistência de vaga ou situação semelhante. O candidato terá sua vaga assegurada mediante a efetivação da matrícula, considerando o critério Ordem de Chegada. A matrícula fica condicionada ao atendimento dos requisitos de ingresso estabelecidos, à apresentação da documentação exigida e ao número máximo de vagas disponibilizadas. 4. CLASSIFICAÇÃO A lista dos candidatos classificados e suplentes serão divulgadas na Escola que desenvolve o curso, na data e horário estabelecidos no Informativo do Curso, sendo de responsabilidade do candidato obter as informações.

5 5. MATRÍCULA São condições necessárias para a matrícula: - Ser classificado no processo de seleção; - Atender todas as exigências contidas neste Manual e Informativo do Curso. Os candidatos classificados no processo de seleção e suplentes devem efetuar sua matrícula na escola que desenvolve o curso, observando orientações, data e horários estabelecidos no Informativo do Curso. As vagas não preenchidas poderão ser ocupadas, sucessivamente, por candidatos excedentes em outros cursos técnicos oferecidos pela Escola na qual estão inscritos. Para tanto, devem atender aos pré-requisitos do curso e devem respeitar a ordem de classificação. Em caso de empate, na prova de seleção será dada preferencia ao candidato pela ordem crescente de inscrição. Para realização da matrícula o candidato deve: Apresentar os seguintes documentos: Comprovante de matrícula no ensino médio ou histórico escolar de conclusão do ensino médio, conforme o pré-requisito do curso; Cédula de identidade (cópia e original); Certidão de Nascimento ou de Casamento (Cópia e original); CPF (cópia e original); Três fotos 3X4 iguais e recentes. Firmar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, apresentando comprovante de residência. A efetivação da matrícula se dará somente após a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços por ambas às partes. Para candidatos menor de 18 anos será exigida a presença de um responsável legal no ato da matrícula, portando cédula de identidade e CPF. O candidato aprovado, de outros estados, devem entrar em contato com a escola para informações complementares quanto ao procedimento para envio de documentos, assinatura de contrato e pagamentos.

6 5.1 Matrícula de Pessoas com Deficiência No ato da matrícula o candidato com deficiência deverá comprovar a condição de pessoa com deficiência. A condição de pessoa com deficiência poderá ser comprovada por meio de cópia laudo/atestado médico que ateste a deficiência de acordo com as definições do Decreto nº 3.298/99 e com as alterações dadas pelo Decreto nº 5.296/2004. O laudo médico deverá especificar a categoria da deficiência e ter autorização expressa do(a) candidato(a) para utilização do mesmo pela escola, tornando pública a sua condição. 6. PAGAMENTOS As informações referente aos valores estão descritas no Informativo do Curso. O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais poderá ser firmado semestralmente (6 parcelas mensais) ou anualmente (12 parcelas mensais). Em ambos os casos, o pagamento da 1ª parcela deverá ser efetuado no ato da matrícula. Será concedido desconto, caso o aluno efetue o pagamento de mensalidade antecipado. 7. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O Estágio Obrigatório pode integrar o Curso Técnico de alguns cursos, neste caso o valor será estipulado pela Escola, conforme orientações do Departamento Regional. 8. SEGURO Todo aluno matriculado no Sistema de Gestão Escolar do SENAI-RS está coberto por seguro contra acidentes. 9. INíCIO DAS AULAS A Escola informará, no momento da matrícula, a data de início das aulas. As turmas somente serão formadas com o preenchimento total de vagas oferecidas. O SENAI-RS reserva-se o direto de adiar o início das aulas para prorrogar o período de inscrições para o processo seletivo.

7 Caso não seja formada a turma, e o candidato tenha efetuado algum tipo de pagamento, o valor será devolvido. 10. OUTRAS INFORMAÇÕES Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo candidato diretamente na Escola do SENAI, conforme indicado no Informativo do Curso. Questões não tratadas neste Manual serão tratadas entre a Escola do SENAI e o Departamento Regional.

OBSERVAÇÃO: Na inscrição, provisoriamente, será aceito o CPF do responsável, devendo o candidato, até a data da matrícula, providenciar o próprio.

OBSERVAÇÃO: Na inscrição, provisoriamente, será aceito o CPF do responsável, devendo o candidato, até a data da matrícula, providenciar o próprio. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial, para candidatos da comunidade, estarão abertas das 14h do dia

Leia mais

CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO. Cursos Técnicos 1

CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO. Cursos Técnicos 1 CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico de Soldagem (no período noturno)

Leia mais

Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso. CURSOS TÉCNICOS 2SEM13 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 04/03/2013 às 21h do dia 25/03/2013,

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2015 CSN-VOLTA REDONDA

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2015 CSN-VOLTA REDONDA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2015 CSN-VOLTA REDONDA O presente edital destina-se ao preenchimento de 144 (cento e quarenta e quatro) vagas para Jovens Aprendizes nos Cursos do Programa

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2014 CSN-VOLTA REDONDA

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2014 CSN-VOLTA REDONDA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2014 CSN-VOLTA REDONDA O presente edital destina-se ao preenchimento de 156 (cento e cinqüenta e seis) vagas para Jovens Aprendizes nos Cursos do Programa

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo Unificado

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR EMPRESAS CONTRIBUINTES DO SENAI-SP 1SEM15 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 A ESC - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO TORNA PÚBLICO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL QUE REALIZARÁ O VESTIBULAR PARA AS VAGAS DOS CURSOS POR ELA OFERECIDOS, NOS

Leia mais

3.1. O número de vagas ofertadas por este Centro de Ensino Médio de Tempo Integral encontrase descrito no Anexo I, deste documento;

3.1. O número de vagas ofertadas por este Centro de Ensino Médio de Tempo Integral encontrase descrito no Anexo I, deste documento; O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de vagas referentes à 1ª e

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 2.1 O processo de concessão de vagas do PSG dos cursos ofertados (Anexo I) é regido por este Edital. EDITAL 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG O SERVIÇO

Leia mais

EDITAL FATEC SENAI Nº 02/2014

EDITAL FATEC SENAI Nº 02/2014 1 EDITAL FATEC SENAI Nº 02/2014 Processo Seletivo 2015 FATEC SENAI Campo Grande 1. Das disposições preliminares: 1.1 A Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande, tendo em vista o disposto nas Leis nº

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2012 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

Especialização em PET/CT (R4) Imagens Médicas de Brasília. Processo Seletivo 2015

Especialização em PET/CT (R4) Imagens Médicas de Brasília. Processo Seletivo 2015 Especialização em PET/CT (R4) Processo Seletivo 2015 A Diretoria do IMEB torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Especialização

Leia mais

PROVAS AGENDADAS. Outras informações sobre as Provas Agendadas podem ser obtidas pelo telefone 0800-0307900.

PROVAS AGENDADAS. Outras informações sobre as Provas Agendadas podem ser obtidas pelo telefone 0800-0307900. PROVAS AGENDADAS As provas agendadas proporcionam comodidade aos candidatos, permitindo que eles escolham o dia mais apropriado para a realização das provas. O formato das provas é o mesmo do vestibular

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 07/jul/1972

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 70.813 de 07/jul/1972 EDITAL DA 03/2015 INSTAURA O VESTIBULAR 2015 PARA INGRESSO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DOS CURSOS DA FCLBP E DO ISEBP A Diretora Acadêmica da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (FCLBP) e do Instituto

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 1º SEMESTRE / 2016 1ª Fase

MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 1º SEMESTRE / 2016 1ª Fase MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 1º SEMESTRE / 2016 1ª Fase I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1 - O Processo Seletivo para candidatos aos cursos do primeiro semestre letivo do ano 2016 será composto de prova para

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECULTURA 19ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE AL MEIDA SOUSA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECULTURA 19ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE AL MEIDA SOUSA O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de vagas referentes à 1ª,

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração EDITAL DO VESTIBULAR 1/2011 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o aditamento

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL N 15 2016 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior, no uso de suas atribuições regimentais, torna

Leia mais

Prezado(a) Vestibulando(a),

Prezado(a) Vestibulando(a), MANUAL DO CANDIDATO Prezado(a) Vestibulando(a), Idealizada, planejada e construída dentro de um projeto pedagógico e estrutural para ser a melhor faculdade de tecnologia do País, na FIAP você encontra

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 1. DAS INSCRIÇÕES 1.1. Estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo/Vestibular da UNIDERP Interativa, no Pólo Presencial de Araras / Faculdade Municipal de Araras, para

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo 2016-1, para o preenchimento das

Leia mais

EDITAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - 2013

EDITAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - 2013 EDITAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - 2013 O Servido de Diagnóstico por Imagem da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ISCMSP faz saber que estarão abertas as inscrições para a realização do

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE 2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE 2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE 2015 PORTARIA N.º 015 - Reitoria da UNOESTE, de 01 de julho de 2015 A Reitora da Universidade do Oeste

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 1 1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013.2 destinado a selecionar

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA E D I T A L D O P R O C E S S O S E L E T I V O A Comissão Geral do Processo Seletivo da Escola SENAI Catalão, faz saber, pelo presente edital e por seus anexos, que estarão

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100 Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2016 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na seleção e classificação

Leia mais

EDITAL N. 009/2014 - DG/FG CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TURNO NOTURNO 1º SEMESTRE/2014

EDITAL N. 009/2014 - DG/FG CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TURNO NOTURNO 1º SEMESTRE/2014 EDITAL N. 009/2014 - DG/FG CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TURNO NOTURNO 1º SEMESTRE/2014 A Faculdade Guarapuava, mantida pela União de Ensino e Cultura de Guarapuava

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 Fica aberto o processo seletivo da Faculdade Herrero, para: Tecnologia em Segurança no Trabalho

Leia mais

EDITAL. Quadro I Cursos, turnos e vagas oferecidos. Total de vagas anuais. Manhã 120 60 60. Noite 120 60 60. Gestão Comercial ** EAD 400 200 200

EDITAL. Quadro I Cursos, turnos e vagas oferecidos. Total de vagas anuais. Manhã 120 60 60. Noite 120 60 60. Gestão Comercial ** EAD 400 200 200 EDITAL A Universidade FUMEC faz saber aos interessados, por meio do presente Edital, as normas de realização do Processo Seletivo 2014, primeiro semestre, para preenchimento das vagas de seus Cursos Superiores

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Meta - FAMETA, Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Especialização em Medicina Nuclear. Imagens Médicas de Brasília. Processo Seletivo 2016

Especialização em Medicina Nuclear. Imagens Médicas de Brasília. Processo Seletivo 2016 Especialização em Medicina Nuclear Processo Seletivo 2016 A Diretoria do IMEB torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Especialização

Leia mais

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade FAPAN Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão de qualidade

Leia mais

EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015

EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015 EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO

Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO INSCRIÇÕES De 13 de abril a 23 de maio de 2012: Via internet: pelo site www.unimonte.br Presencial: das 9h às 15h e das 16h às 21h30 no CAA - Central de

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 2013

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 2013 REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 2013 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º A Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná FANEESP sediada no município de Araucária/PR, na Av. das Araucárias,

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP FACULDA FAPSS SP MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDA FAPSS SP MISSÃO DA FACULDA Formar profissionais capazes de intervir nas múltiplas relações sociais, conscientemente

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Fundace Fundação para Pesquisa do Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, fundação de apoio formada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-RP/USP

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

Unisa Universidade de Santo Amaro

Unisa Universidade de Santo Amaro 1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS SUPERIORES, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO, TURMAS DE AGOSTO 2012. A Magnífica Reitora da Universidade de Santo

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

EDITAL 002/2013 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014. Bacharelados: Administração; Educação Física; Nutrição e Enfermagem

EDITAL 002/2013 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014. Bacharelados: Administração; Educação Física; Nutrição e Enfermagem EDITAL 002/2013 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014 Guilherme Bernardes Filho, Mantenedor das Faculdades Integradas ASMEC, no uso de suas atribuições, torna público que, a partir de 19 de setembro de

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013)

Edital do Processo Seletivo 2014. Ato Edital n 029. (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Decreto de 26/03/2001 - DOU de 27/03/2001. Edital do Processo Seletivo 2014 Ato Edital n 029 (Resolução CONSEPE - nº 23 de 06 de agosto de 2013) O Diretor Geral

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015.

EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015. EDITAL PARA INGRESSO E BOLSAS INTEGRAIS E PARCIAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO MÉDIO DO ANO LETIVO DE 2015. A Direção do COLÉGIO SOPHOS torna público o presente Edital, através de seu site oficial e em mural

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL SOCOR 2011

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL SOCOR 2011 EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL SOCOR 2011 Inscrições: 03 de novembro a 19 de novembro de 2010 Informações: Centro de Estudos do Hospital SOCOR Tel.: (31) 3330.3093 CODI

Leia mais

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016. maua.br/vestibular

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016. maua.br/vestibular ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2016 maua.br/vestibular INTRODUCAO O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia promove o Vestibular Mauá 2016 de forma unificada.

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da, mantida pela Saint Paul Educacional Ltda., no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO COMERCIAL E MARKETING EDITAL Nº 29, DE 16 DE SETEMBRO DE 2014. PROCESSO SELETIVO VERÃO 2015 Art. 1º A Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing (ESIC), e por sua Comissão

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BACABAL PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL Edital Institucional de Extensão nº 15 de 11 de Julho de 2013 O Diretor Geral do Campus Bacabal

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial e a Distância Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014

Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial e a Distância Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014 Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial e a Distância Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014 Aditamento nº 08 Define as normas específicas do Processo Seletivo Time ENEM UnP 2015.1 da graduação,

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública as

Leia mais

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN. VESTIbular 2015. www.maua.br

ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN. VESTIbular 2015. www.maua.br ADMINISTRACAO ENGENHARIA DESIGN Manual do Candidato VESTIbular 2015 www.maua.br INTRODUCAO O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia promove o Vestibular Mauá 2015 de forma unificada. Cursos

Leia mais

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014 COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO Edital nº 01/2014 A COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO, doravante referida como CPS, torna públicas as normas a seguir, que regem o processo seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU Julho de 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU Julho de 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA TÉCNICO DE INFORMÁTICA SORRI-BAURU Julho de 2012 A SORRI BAURU, por meio de sua Diretoria Executiva convoca os interessados a participar do processo seletivo para a contratação

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE A FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE FADIVALE, em Governador Valadares/MG, mantida pela Sociedade Simples Cultura e Educação, no uso de suas atribuições, nos termos

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL.

EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL. M. SAMPAIO DOS SANTOS (INSTITUTO INTELECTUS) PRÉ- VESTIBULAR MUNICIPAL SÃO JOSÉ DE RIBAMAR EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL. A

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 O Diretor da NOVA FACULDADE, Pablo Fernandes Bittencourt, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do 1º Semestre

Leia mais

3º CONCURSO/2014 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO ÁREA JURÍDICA PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL EM MINAS GERAIS

3º CONCURSO/2014 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO ÁREA JURÍDICA PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL EM MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS 3º CONCURSO/2014 PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO ÁREA JURÍDICA PROCURADORIA

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor Executivo da Faculdade de Tecnologia IBTA Campinas e da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - METROCAMP,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2012 destinado a selecionar

Leia mais

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO PROCESSO SELETIVO UNICASTELO EDITAL DO VESTIBULAR 2013/2

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO UNICASTELO PROCESSO SELETIVO UNICASTELO EDITAL DO VESTIBULAR 2013/2 UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO PROCESSO SELETIVO EDITAL DO VESTIBULAR 2013/2 A UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO, mantida pelo CÍRCULO DE TRABALHADORES CRISTÃOS DO EMBARÉ CTCE oferece, no 2º semestre

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração EDITAL DO VESTIBULAR 2/2011 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o edital

Leia mais

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010 EDITAL Nº 001/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NO O Projeto Jovem Cultura em Ação, promovido pela Fundação Senhora Santana de Itapeva em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura de São

Leia mais

Edital do Processo Seletivo Pós-Graduação Segundo semestre de 2013-2

Edital do Processo Seletivo Pós-Graduação Segundo semestre de 2013-2 Edital do Processo Seletivo Pós-Graduação Segundo semestre de 2013-2 O Centro Universitário Geraldo Di Biase UGB, credenciado pela Portaria n 1.920, de 03 de junho de 2005, publicada no Diário Oficial

Leia mais

REGULAMENTO EXAME DE BOLSAS /2º SEMESTRE DE 2015

REGULAMENTO EXAME DE BOLSAS /2º SEMESTRE DE 2015 REGULAMENTO EXAME DE BOLSAS /2º SEMESTRE DE 2015 A, em seu contínuo trabalho de responsabilidade social e, preocupada com a comunidade na qual está inserida, criou o Processo Seletivo Principal/EXAME DE

Leia mais

EDITAL nº 01, de 26/05/2015

EDITAL nº 01, de 26/05/2015 EDITAL nº 01, de 26/05/2015 A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

Etec de São Sebastião 188 SECRETARIA ACADÊMICA

Etec de São Sebastião 188 SECRETARIA ACADÊMICA EDITAL n.º 002, de 04 de Novembro de 2014. A Escola Técnica Estadual de São Sebastião, município de São Sebastião, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA PARA O ANO LETIVO DE 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA PARA O ANO LETIVO DE 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA PARA O ANO LETIVO DE 2016 1. APRESENTAÇÃO O Diretor da ESCOLA PALOMAR DE LAGOA SANTA, Sr. Walério Ferraz

Leia mais

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015

REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015 oiio REGULAMENTO DO VESTIBULAR PREMIADO 01/2015 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art.1º A Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná FANEESP. - sediada no município de Araucária /PR, a Av.

Leia mais

CONCURSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO 2014/2015

CONCURSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO 2014/2015 CONCURSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO 2014/2015 O Hospital Angelina Caron, situado à Rodovia do Caqui, nº 1150, bairro Araçatuba, Campina Grande do Sul, Paraná, telefone (41) 3679-8788, através de sua

Leia mais

Edital 007/2013 Cursos de Qualificação Profissional do SENAI-RJ/FUNDEC. Processo Seletivo por Sorteio 3ª Rodada - 2013 2º Semestre

Edital 007/2013 Cursos de Qualificação Profissional do SENAI-RJ/FUNDEC. Processo Seletivo por Sorteio 3ª Rodada - 2013 2º Semestre Edital 007/2013 Cursos de Qualificação Profissional do SENAI-RJ/FUNDEC Processo Seletivo por Sorteio 3ª Rodada - 2013 2º Semestre FUNDEC DUQUE DE CAXIAS - RJ 1 EDITAL 007/2013 DE ACESSO AOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 O Diretor Geral do Instituto de Ensino Superior de Goiás, mantido pela Sociedade de Ensino Superior Fênix Ltda,

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP

Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP O Diretor Geral do IPEP, Érico Rodrigues Bacelar, no uso de suas atribuições legais e regimentais e considerando

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais