Aguenta coração! Que tal uma partida de futebol? Por que as crianças estão engordando? O alimento da vez: Caqui!

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1 Ano 02 Nº 16 Maio 2014 Aguenta coração! Pág.02 Que tal uma partida de futebol? Pág.05 Por que as crianças estão engordando? Pág.06 O alimento da vez: Caqui! Pág.08 O programa Meu Prato Saudável é um modelo nutricional que serve como referência para uma alimentação saudável nas principais refeições do dia.

2 Aguenta coração! Estamos a menos de um mês do maior evento esportivo de futebol, que este ano será realizado no Brasil. Em cada coração brasileiro bate a esperança de vencermos para comemorar, em casa, o hexacampeonato. Mas, por trás de tanta emoção, se esconde um perigo! Na edição de 2006 do evento, pesquisadores da Universidade de Ludwig- Maximilians, na Alemanha, comprovaram que o risco de infarto em homens foi três vezes maior nos dias de jogos da seleção local. 02

3 E como será que os jogos afetam os corações brasileiros? Pesquisa publicada na revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2013, comprovou que o maior evento esportivo de futebol do mundo e, especialmente, os jogos da seleção brasileira, implicam em maior incidência de infarto agudo do miocárdio. Vamos unir nossa emoção de maneira positiva e torcer pelo Brasil, mas cuidando muito bem da saúde do coração! Se você é hipertenso, diabético ou cardíaco, tome seus remédios corretamente e evite ficar muito estressado durante as partidas Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, ambos alteram o sistema cardiovascular Isso acontece porque a emoção atua como um gatilho, ou seja, um fator que desencadeia mudanças no funcionamento do seu coração e do seu sistema circulatório. No calor da torcida, a pressão pode subir e o coração pode entrar em colapso, causando um infarto. Segundo a cardiologista, Dra. Tânia Martinez, Livre Docente pela UNIFESP e médica colaboradora do InCor-HC-FMUSP, o ideal é fazer um check up antes da Copa. Medir a pressão arterial, fazer exames de colesterol, um eletrocardiograma, entre outros exames preventivos, é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto. Já o cardiologista Dr. Sidney Fernandes, Especialista em Cardiologia e Pós Graduado em Doenças Metabólicas e risco Cardiovascular, afirma que é preciso lembrar que o futebol, por mais que seja uma paixão nacional, é apenas um esporte. Nada de estresse, é preciso aproveitar esse momento importante com muita calma e responsabilidade. Lembre-se: Fique longe de alimentos gordurosos e do sal Prefira uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras, legumes, castanhas, sucos naturais, chá gelado, etc. Caso você seja um torcedor fanático e muito estressado, procure seu médico e converse sobre medicamentos para controlar a ansiedade nos dias dos jogos O futebol é importante, mas a saúde do seu coração deve estar em primeiro lugar! Fonte: Blog Ame o Coração Maio

4 clube da nutrição Safra dos Alimentos Maio Verduras Alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo, rabanete Legumes Abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha, nabo Pescados Bagre, bonito, cavalinha, lambari, linguado, tainha, traíra Frutas Abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera, tangerina (ou mexerica) O alimento da vez: Caqui A fruta é de origem oriental, mas se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro. O caqui é fonte de vitamina C, importante para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é uma das principais fontes de betacaroteno, nutriente presente em alimentos alaranjados, responsável por combater os radicais livres. Na hora de comprar, escolha os que não tiverem rachaduras e nem estiverem machucados. O ideal é consumi-lo in natura. 04

5 Nutri Responde Mexa-se! Não posso comer peixe. Posso substituir seu ômega (gordura boa) pelo do abacate? Como substituir e em que porções? Simone Speranza via Facebook Olá Simone. Para você entender um pouco melhor, o ômega 3 presente nos peixes não é o mesmo presente no abacate, que contém o ômega 9. Ambas são gorduras boas. Você pode consumir o abacate por ser uma fruta rica em nutrientes, antioxidantes e gorduras do bem. Porém, para a substituição do peixe, você pode consumir as sementes que são as principais fontes de ômega 3, dentre elas estão as sementes de linhaça e chia. A quantidade das sementes varia de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Envie sua pergunta para: Que tal uma partida de futebol? Além de ser a paixão nacional, o futebol é um excelente esporte. Além de queimar, em média, 990 calorias por partida, o praticante desenvolve outras habilidades, como o trabalho em equipe, o espírito da competição, apresenta melhora da coordenação motora, da agilidade e da flexibilidade. O futebol é um esporte que traz benefícios para o corpo e para a mente! Vale lembrar que homens e mulheres podem praticar futebol. Maio

6 06 Por que as crianças estão engordando? Crianças mais robustas sempre representaram para os pais, avós e demais familiares uma clara demonstração de saúde. Talvez, por essa razão, é tão difícil para os pais aceitarem que os filhos estão com excesso de peso ou obesos. E isso é muito grave! E não é apenas uma opinião! É um fato, que foi comprovado por um estudo publicado no periódico Acta Paediatrica. No estudo, 75% das mães e 77% dos pais de crianças com sobrepeso disseram que o filho tinha peso normal. Quase metade das crianças obesas foi classificada por seus pais como tendo peso normal ou um pouco alto.

7 Um estudo brasileiro também mostrou que há dificuldade em enxergar o problema da obesidade infantil. Foram avaliadas 400 crianças e destas cerca de 35% apresentavam excesso de peso. Mas, apenas 20% das mães estavam cientes da questão. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 em cada 3 crianças está obesa no Brasil. A obesidade na infância é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como diabetes, pressão alta, colesterol alto, além de outros problemas de saúde. Uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso. O aumento da obesidade infantil está intimamente ligado às mudanças da dinâmica familiar, às novas tecnologias e à falta de segurança. Hoje, a maioria das mães trabalha fora, o que significa menos tempo para cozinhar. Com isso, a praticidade toma conta dos lares, com maior consumo de alimentos industrializados, ricos em gordura, açúcar e sódio. O que acontece na lancheira é similar, em nome da praticidade, os pais tendem a preferir alimentos prontos, que nem sempre são saudáveis. A falta de segurança e a ausência dos pais levam as crianças a ficarem confinadas em casas e apartamentos, distraídas pelo computador, videogame, tablets ou celulares. Com isso, os pequenos deixam de brincar na rua e praticar atividades físicas. Então, é quase uma questão matemática: porcaritos + falta de atividade física = aumento do peso! Mas, apesar das dificuldades, a responsabilidade de educar as crianças no sentido de ter uma vida saudável ainda pertence aos pais! A escola pode ser uma coadjuvante, ou seja, pode contribuir por meio de diversas atividades ligadas à educação alimentar, porém são os pais que devem assumir a missão de criar e educar as crianças para que elas se tornem adultos saudáveis. Excesso de peso não é uma questão estética, é uma questão de saúde. Comer alimentos nutritivos não é papo de nutricionista, é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Praticar atividade física não é luxo, é necessidade! Maio

8 Claro, nem sempre é fácil, mas certamente é gratificante. Aqui vão algumas dicas para você começar: Leve as crianças para fazer compras na feira ou no sacolão, mostre cores, sabores e cheiros diferentes de frutas, verduras e legumes Envolva as crianças na preparação das comidas Faça as refeições à mesa e com TODA a família reunida Pratique atividades físicas com as crianças, seja bater bola no playground ou no parque, pular corda, brincar de pega-pega, passear com o cachorro, ir até a padaria a pé, etc. Estipule horários para as crianças verem TV, jogarem videogame, ficarem no computador ou outros dispositivos tecnológicos Comida não é afeto! Não tente substituir a sua presença com guloseimas O mais importante de todos os conselhos: Você é o modelo de comportamento que seu filho tem! Se você só come pizza, hambúrguer e batata frita, toma 2 litros de refrigerante e não sai de frente da televisão, como acha que seu filho vai se motivar a comer brócolis e jogar bola? Pense nisso! Aproveite a metodologia do Meu Pratinho Saudável para saber como montar o prato do seu filho. Vamos relembrar? Preencha metade do prato com legumes e verduras 1/4 com carboidratos (arroz, macarrão, batata, etc.) 1/8 de proteína vegetal (feijão, lentilha, ervilha, etc.) 1/8 de proteína animal (carne, peixe, ovo, frango) Que tal uma fruta de sobremesa? Leia mais artigos sobre nutrição infantil no blog do Meu Pratinho: 08

9 Meu lanchinho saudável 1 mexerica 1 caixinha de água de coco 1 fatia de torta de legumes caseira Experimentamos e curtimos Composição Nutricional: Calorias: 225 kcal Carboidratos: 37 g Fibras: 3,5 g Proteínas: 5,5 g Gorduras: 7,5 g Colesterol: 30,5 mg Sódio: 184 mg Esta é uma ótima opção para variar com as barrinhas de cereal. Contém 73% da fruta in natura, não contém açúcar e tem um sabor muito bom. Pode ser encontrado em supermercados e nas grandes redes de farmácia. Mais informações: Maio

10 O MEU PRATO SAUDÁVEL QUER COMEMORAR OS 100 MIL AMIGOS COM VOCÊ! Indique 5 amigos para receber a Revista Eletrônica do Meu Prato Saudável e responda: POR QUE TER AMIGOS É BOM PARA A SAÚDE? O AUTOR DA MELHOR FRASE GANHARÁ UM PRATO DESENHADO E ASSINADO PELO ARTISTA GUSTAVO ROSA E KITS COM JOGO AMERICANO PERSONALIZADO PARA OS 5 AMIGOS! Além disso, você e seus amigos terão suas fotos publicadas na Revista Eletrônica do Meu Prato Saudável e no Facebook. Confira o regulamento aqui. PARTICIPE AGORA MESMO Envie a resposta e o de 5 amigos para QUEM TEM AMIGOS TEM TUDO!

11 Wrap de Ricota com Atum Ingredientes: ½ xícara (chá) de ricota fresca amassada; 4 colheres (sopa) de creme vegetal Becel PRO-ACTIV; 1 lata de atum em água; ½ colher (chá) de sal; 4 pães sírios médios; 1 cenoura média ralada no ralo fino; 50 g de rúcula (só as folhas) Modo de preparo: em uma tigela, coloque a ricota, o creme vegetal, o atum escorrido, o sal e amasse. Passe uma camada da mistura sobre cada pão. Distribua a cenoura e as folhas de rúcula. Enrole o pão, apertando bem. Corte ao meio e sirva em seguida. Rende: 10 bolinhos calorias/bolinho: 203 Bolinho de Chocolate Light INGREDIENTES: 2 colheres (sopa) de adoçante granular à base de sucralose para forno e fogão; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 4 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar; 1 pote (200 ml) de iogurte natural desnatado; 2 ovos; 3/4 de xícara (chá) de óleo de canola (ou soja); 1 colher (sopa) de fermento em pó Falso chantili: 1 pote (250 g) de creme de ricota light; 2 colheres (sopa) de adoçante granular à base de sucralose; 1 colher (chá) de essência de baunilha Modo de preparo: Em uma tigela, misture o adoçante, as farinhas e o cacau. Reserve. Num recipiente à parte, coloque o iogurte, os ovos e o óleo e bata com um fouet (ou garfo) até formar uma mistura homogênea. Junte delicadamente à mistura da primeira tigela e, em seguida, adicione o fermento rapidamente para evitar que o óleo separe da massa. Distribua em forminhas de papel médias próprias para ir ao forno (ou em formas antiaderentes) e asse em forno preaquecido a 180 C por 20 minutos (ou faça o teste do palito). Para preparar o chantili, misture bem todos os ingredientes com um garfo e use uma colher de sopa para cobrir o bolinho depois de frio. Maio

12 Acesse: Curta, siga, compartilhe! Realização: Quer saber mais sobre as matérias do MeuPratoSaudável? Escreva para a gente. Mande suas dúvidas, sugestões ou críticas para: Expediente: Editora Dra Elisabete F. Almeida (CRM ) Redatora-chefe Leda Sangiorgio (MTB ) Repórter Danielle Menezes Coordenadora de Marketing Digital Mariana Marino Designer Monize Aquino No site você pode conhecer o programa completo, além de encontrar informações confiáveis, dicas e estratégias de alimentação, condicionamento físico e qualidade de vida. Copyright Meu Prato Saudável. Todos os direitos reservados. Esta revista mantém uma política de conteúdo que regula a forma como tudo o que é produzido aqui pode ou não ser distribuído e usado por terceiros. Nosso material é protegido por direitos autorais e é importante seguir essas diretrizes para evitar problemas futuros. Não é permitido, sobre nenhum aspecto ou motivo duplicar, copiar ou reproduzir qualquer parte dessa revista, a saber, todo o conteúdo publicado dentro de Isto se aplica a qualquer dos artigos em texto, vídeo ou áudio. Todas as partes gratuitas desse blog são para uso exclusivo dentro do Blog e não podem ser aplicadas externamente, nem distribuídas por terceiros em nenhuma forma, digital ou física, sob pena de ação legal.

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