Área de Apoio Infantil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Área de Apoio Infantil"

Transcrição

1

2

3 TEMA CENTRAL Vemos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos e qual a nossa condição devido ao pecado. Conhecemos então o plano de Deus para nos libertar da escravidão do pecado e assim fazermos parte de seu povo. Não podemos deixar de assumir um compromisso sério com o Senhor e dar o melhor que temos diante dessa revelação maravilhosa.

4 INFORMAÇÃO E DEVOCIONAL... são direcionadas para você facilitador!!!

5 INFORMAÇÃO E DEVOCIONAL... a Palavra precisa entrar na mente de quem ministrará, passar pelo coração e, assim, trará revelação / vida para as crianças que serão ministradas

6 ORAÇÃO + PALAVRA... o facilitador deve zelar por sua vida devocional / espiritual e deve guardar suas crianças em oração ; deve amá-las, preparar-se adequadamente e, assim, alimentá-las com a Palavra revelada.

7 PRINCÍPIOS:. Deus é poderoso. Deus é o Deus do impossível. Deus é Rei. Deus é a força. Deus é o Senhor. Deus é justo. Deus é santo. Deus é sempre presente. Deus é o bom pastor. Deus é compassivo. Deus deseja que dê o melhor. Deus deseja o arrependimento. Deus deseja obediência. Deus deseja que façamos parte de seu povo. Deus deseja um compromisso sério. Deus deseja que demos o dízimo. Deus deseja que o tema

8 DEUS E EU:. Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias:... o termo profeta, do grego profetes, significa basicamente aquele que tem a missão de anunciar, comunicar, tornar conhecida publicamente alguma coisa

9 PROFETAS:. Os profetas eram porta-vozes de Deus, enviados para dar orientação sobrenatural a indivíduos e para a nação.... os profetas são, portanto, a consciência espiritual da nação : eram nomeados para lembrar os reis, os governadores, os sacerdotes e o povo de suas obrigações diante de Deus e do próximo.

10 MENSAGENS DOS PROFETAS:. A maior parte das mensagens desses profetas foi para homens e mulheres de seu tempo e os sinais comprovados por seus contemporâneos;. Mas muitas profecias foram para um futuro distante: a) várias apontavam para a vinda do Messias e eventos outros que já ocorreram centenas de anos depois de sua anunciação (mas para nós são passado) b) várias profecias ainda se concretizarão no fim dos tempos (algumas já podem ser comprovadas)

11 OS FALSOS PROFETAS:. O problema dos falsos profetas: com palavras enganosas confundiam os ouvintes, desacreditavam o profeta verdadeiro e procuravam neutralizar a Palavra de Deus.. Ezequiel os descreve da seguinte maneira: Suas visões são falsas e suas adivinhações mentira. Dizem Palavra do Senhor, quando o Senhor não os enviou (Ez 13.6). As autoridades e o povo israelita muitas vezes rejeitavam a mensagem do profeta de Deus, proibindo-o de falar, acusandoo de falsidade e perseguindo-o: a queda de Israel e Judá deveu-se em grande parte à insensibilidade e desconsideração da palavra profética.

12 A DIFÍCIL TAREFA DOS PROFETAS:. Muitas vezes, Deus chamava os profetas para colocarem os reis de Israel frente e frente com seus pecados;. O profeta, por estar próximo de Deus, achava-se em harmonia com Deus e sofria com ele por causa dos pecados do povo;. O profeta amava profundamente o povo, quando o povo sofria o profeta sofria junto; ele desejava para Israel o melhor da parte de Deus, por isso suas mensagens continham palavras de esperança e consolo, lembrando o povo de viver de acordo com as suas obrigações conforme a aliança estabelecida com Deus, para que viesse a receber as bênçãos prometidas.

13 A DIFÍCIL TAREFA DOS PROFETAS:. O profeta tinha uma visão do futuro, revelada em condenação e destruição (Ez ), bem como em restauração e renovação (Ez 37), sempre anunciando grande número de profecias acerca da vinda do Messias.. O profeta era, via de regra, um homem solitário, mal-entendido e perseguido pelos falsos profetas que prediziam paz, prosperidade e segurança para o povo que se achava em pecado diante de Deus.

14 PROFETAS PRÉ E PÓS EXÍLIO:. Profetas pré-exílio : Obadias, Miquéias, Habacuque. Profetas pós-exílio : Ezequiel, Ageu, Zacarias e Malaquias

15 EZEQUIEL:. Significa: Deus fortalece ou Deus é forte. Ele era de família sacerdotal, passou os primeiros 25 anos em Jerusalém, aos 30 anos recebeu o chamado profético. Foi levado à Babilônia juntamente com o rei Joaquim. Seu livro nos revela lições de valor eterno a respeito de Deus e do seu relacionamento com o povo.

16 EZEQUIEL:. era contemporâneo do profeta Jeremias, porém, mais jovem.. enquanto Jeremias profetizava em Jerusalém, Ezequiel anunciava a Palavra do Senhor aos que estavam cativos na Babilônia, junto ao rio Quebar.. era conhecido de Daniel, mas não sabemos se mantinha relações mais próximas com ele (14.20; 28.3).. era casado, mas, sua esposa morreu durante o cativeiro ( ).

17 EZEQUIEL:. No primeiro ano do exílio, Ezequiel observou o povo e condoeu-se de sua triste condição espiritual. As notícias desanimadoras de Jerusalém intensificaram a angústia deles. A vida na Babilônia, a princípio, não era tão ruim quanto havia sido para os cativos do Reino do Norte (Assíria). Os babilônios permitiam que os judeus vivessem em comunidades e desenvolvessem uma vida relativamente normal; mesmo assim, os judeus não conseguiam esquecer sua derrota e humilhação, se sentiam sozinhos e abandonados longe de Deus

18 EZEQUIEL:. O evento central do livro é a destruição de Jerusalém. Antes da queda, que ocorreu em 586a.C., Ezequiel esteve constantemente anunciando a certeza da sua queda e da destruição do templo (caps.1-24); a partir daí, as profecias trataram das derrotas das nações vizinhas (caps.25-32) e da restauração e renovação espiritual de Israel (caps.33-48). Foi numa época de abatimento, sem canção, que Deus levantou Ezequiel com uma nova canção, não sem antes anunciar aos corações magoados que Jerusalém cairia. Ezequiel começou a ensinar uma canção de esperança ao povo em terra estranha.

19 EZEQUIEL:. seu livro revela lições de valor eterno a respeito de Deus e do seu relacionamento com o seu povo;. que o Senhor prefere nos perdoar a nos condenar;. que o Senhor permanece fiel mesmo quando lhe faltamos;. a expressão e saberão que eu sou o SENHOR é muito repetida; aparece nada menos que 65 vezes: o livro evidencia a soberania de Deus.

20 EZEQUIEL:. Em resumo: como povo santo do templo santo, da cidade santa e da terra santa, Israel, ao contaminar o culto que prestava, tornara-se impuro, e Deus somente podia retirar sua presença e castigar o povo. No entanto, a fidelidade de Deus para com a aliança era tão grande, que ele avivaria novamente o seu povo, seria seu pastor compassivo, venceria as potências inimigas e devolveria à cidade santa a glória da sua presença

21 OBADIAS:. Obadias era um nome bastante comum entre os hebreus e significa servo do Senhor ou servo de Jeová ou adorador. Não há muitas informações sobre sua descendência e nascimento e não se sabe com certeza a data em que foi escrito. Seu tema é que Edom, orgulhando-se da sua segurança, sentiu perversa satisfação com a destruição de Israel por nações estrangeiras. Isso provocou a ira de Deus.

22 OBADIAS:. A mensagem do livro de Obadias é uma visão a respeito de Edom.. Os edomitas foram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e neto de Abraão.. A rivalidade entre as duas famílias (que se tornaram nações) continuou por séculos após a morte destes irmãos.. Enquanto vários profetas falaram dos pecados do povo de Israel (descendentes de Jacó), Obadias falou sobre Edom e os motivos do castigo divino sobre este povo

23 OBADIAS:. Na primeira parte do livro, Deus expressa sua ardente ira contra Edom, por causa da sua arrogância e orgulho e por ter se alegrado com a derrota de Judá. O juízo divino vem sobre eles. Não há espaço nesse livro para nenhum tipo de convite para arrependimento e volta para o Senhor. Eles serão exterminados para sempre.. Na segunda parte do livro, refere-se ao dia do Senhor, quando o povo escolhido será salvo e seu reino triunfará. Mais uma vez podemos observar a lealdade e fidelidade de Deus para com o seu povo.

24 MIQUÉIAS:. Significa quem é como o Senhor?. Era homem do campo, originário da pequena cidade de Morosete-Gate, no sul de Judá, região agrícola cerca de 40km a sudoeste de Jerusalém. Seu ministério ocorreu durante o reinado de três reis de Judá: Jotão, Acaz e Ezequias. Ele profetizou em algum período entre 750 e 686 a.c.

25 MIQUÉIAS:. Missão: condenar os governos depravados, os falsos profetas, os sacerdotes perversos, os mercadores desonestos e os juízes corruptos que havia em Judá.. Pregou contra a injustiça, a opressão aos camponeses, a cobiça, a avareza, a imoralidade e a idolatria, e também advertiu o povo e seus líderes das severas consequências que viriam se persistissem em seus maus caminhos.. Anunciou a queda de Israel e de sua capital Samaria (1.6-7), bem como a de Judá e de sua capital Jerusalém (1.9-16; )

26 MIQUÉIAS:. Se você já se perguntou como é possível ter fé em uma sociedade cada vez mais corrupta e violenta, conseguirá se identificar com a mensagem desse livro.. Se Deus parece distante e sem envolvimento conosco, o autor nos faz lembrar que ele ainda se importa com os que escolhem permanecer fiéis a ele e lhes oferece esperança.. Em resumo: ele defende a causa dos humildes explorados pelos ricos arrogantes e pronuncia a exigência divina a Israel: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus (6.8)

27 MIQUÉIAS:. O livro traz uma das mais preciosas expressões da Bíblia sobre a compaixão de Deus e sua graça perdoadora ( ), além de conter profecia sobre o local onde o Messias haveria de nascer e referente ao seu reino justo na terra.

28 HABACUQUE:. Significa abraço e esse nome não aparece em nenhum outro lugar da Bíblia;. Pouco se sabe sobre sua pessoa e família, a não ser que era da época de Jeremias e um homem de fé firme;. Sua profecia pertence ao período de entre 625 e 606 a.c. reinado de Jeoaquim

29 HABACUQUE:. Não profetiza a Judá, mas para ajudar o remanescente fiel a compreender os caminhos de Deus em relação ao seu castigo iminente;. Depois de lidar com o problema dos caldeus, uma nação cruel, serem usados por Deus para julgar o povo de Deus (1.6-13), garante que no fim o destruidor corrupto será punido.. Na sua perplexidade ele se pergunta: como poderia Deus, cujos olhos são tão puros, que não suportam ver o mal (1.3) escolher os caldeus para executar juízo (1.12) contra os judeus, mais justos que eles (1.13)?

30 HABACUQUE:. Habacuque aprende a confiar na providência e soberania divinas e a aguardar em oração e adoração pela intervenção divina;. Em vez de profetizar a respeito da desviada Judá, ele registra em seu diário pessoal suas argumentações particulares com Deus e a subsequente revelação profética;. O livro profético tem pelo menos três formas literárias distintas: o diálogo entre o profeta e Deus ( ); ais proféticos (2.6-20); e um cântico profético em forma de oração (cap. 3)

31 HABACUQUE:. Habacuque revela três aspectos peculiares em meio aos tempos adversos: 1- faz perguntas honestas ao Senhor (cap. 1) 2- apresenta uma fé inabalável na soberania de Deus (2.4;3.18,19) 3- manifesta um profundo zelo por um avivamento (3.2). Nenhum outro profeta do AT fala com mais eloquência a respeito da questão da fé do que Habacuque

32 AGEU: (pós-exílio). Significa festivo ou minha festa. Chamado de o profeta e de mensageiro do Senhor. Junto com Zacarias, incentivou os exilados que tinham voltado a reedificar o templo

33 AGEU: (pós-exílio). Contexto histórico: em 538 a.c. o conquistador da Babilônia, Ciro, rei da Pérsia, promulgou um decreto que permitiu aos judeus voltarem para Jerusalém e reedificarem o templo, cumprindo, assim, as profecias de Isaías e Jeremias e a intercessão de Daniel. Dirigidos pelo governador Zorobabel, cerca de cinquenta mil judeus voltaram à sua pátria e começaram a obra do templo. O sucesso dos judeus provocou a reação dos povos vizinhos, que se opuseram vigorosamente à obra da reedificação do templo, procurando desanimar os trabalhadores.

34 AGEU: (pós-exílio). Contexto histórico: a obra de reedificação ficou parada por cerca de catorze anos e, nesse ínterim, ocorreu uma sonolência espiritual e o povo voltou a dar preferência à reconstrução de suas próprias casas. Em 520 a.c. Ageu (acompanhado por um profeta mais jovem - Zacarias), chama o governador Zorbabel e o sumo sacerdote Josué a mobilizarem o povo para retomar a reedificação da casa de Deus e reordenar suas vidas e prioridades. Quatro anos mais tarde o templo foi completado e dedicado ao Senhor.

35 AGEU: (pós-exílio). Ageu demonstra claramente as consequências da desobediência (1.6,11;2.16,17) e da obediência (2.7-9,19): quando o povo dá prioridade a Deus é abençoado; a obediência atrai o poder do Espírito de Deus.

36 ZACARIAS: (pós-exílio). Era da mesma época de Ageu, apenas mais jovem; e ambos animaram os judeus a persistirem na reedificação do templo;. Nasceu na Babilônia e estava entre aqueles que voltaram a Judá sob a liderança do governador Zorobabel e do sumo sacerdote Josué

37 ZACARIAS: (pós-exílio). Você já se sentiu insignificante, desanimado, fracassado? Zacarias estava diante de uma cidade repleta de gente que se sentia dessa forma. Por isso, ofereceu-lhes estímulo e força espiritual. Então essa gente readquiriu forças para prosseguir a obra.. Deus, por meio da mensagem de Zacarias, quer fazer a mesma coisa a nosso favor hoje.. A motivação é o tema central do livro.

38 ZACARIAS: (pós-exílio). Dois propósitos de Zacarias: 1- os capítulos 1-8 foram escritos a fim de encorajar o remanescente judeu (que havia voltado da Babilônia) em Judá a persistir na construção do templo; 2- os capítulos 9-14 tinham como objetivo fortalecer os judeus que, tendo concluído o templo, ficaram desanimados pelo não aparecimento imediato do Messias.

39 ZACARIAS: (pós-exílio). Zacarias anunciou a vinda do Messias de modo humilde e modesto (9.9;13.7), sua forma humana (6.12,13), sua rejeição e traição em troca de trinta moedas de prata (11.12,13), sua crucificação (13.7), seu sacerdócio (6.13), a edificação por ele do templo do Senhor (6.12,13) e a paz e a prosperidade por ele estabelecidas (3.10;9.9,10).. Zacarias também disse que o Messias seria o Pastor das ovelhas de Deus que ficariam dispersas e desgarradas (10.2), que ele voltará em glória para livrar Israel de seus inimigos (14.1-6), reinará como Rei em paz (9.9,10) e estabelecerá seu reino glorioso para sempre sobre todas as nações ( )

40 MALAQUIAS: (pós-exílio). Significa mensageiro de Jeová ou Meu mensageiro. Contexto histórico: reconstruído o templo e, quase sessenta anos mais tarde, reanimado o povo com a chegada do sacerdote Esdras e de mais alguns milhares de judeus, o rei Artaxerxes, da Pérsia, deu carta branca para Esdras desenvolver a adoração no templo e fazer cumprir a lei de Moisés. Treze anos mais tarde, o mesmo rei permite que seu copeiro, Neemias, voltasse a Jerusalém como governador e reedificasse os muros. Após cerca de doze anos Neemias retorna para servir o rei persa e os judeus voltam a cair no pecado.

41 MALAQUIAS: (pós-exílio). Os judeus repatriados passavam por adversidades e declínio espiritual; haviam se tornado cínicos e questionavam a justiça de Deus, duvidando do proveito em obedecer aos seus mandamentos;. Malaquias confronta os sacerdotes e o povo para se arrependerem de seus pecados, da negligência e hipocrisia religiosa para não serem surpreendidos pelo castigo divino; para removerem a desobediência que bloqueava o fluxo da benção de Deus; voltarem ao Senhor e à sua aliança com corações sinceros e obedientes;. Sua mensagem era firme a favor da fidelidade da aliança e contra a adoração hipócrita, a idolatria, o divórcio e o roubo de dízimos e ofertas; era um homem de integridade e intensa devoção Área de a Apoio Deus. Infantil

42 MALAQUIAS: (pós-exílio). Malaquias, o último dos profetas do AT, é seguido por cerca de quatrocentos anos de silêncio profético, até o surgimento de João Batista, apontado por Malaquias como o antecessor do Messias (3.1)

43 ... O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez (Salmo )

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos.

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Esperança em um mundo mal Obadias 1-21 Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Introdução Obadias É o livro mais curto do Antigo Testamento. Quase nada se sabe sobre o autor.

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo.

JOÁS, O MENINO REI Lição 65. 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. JOÁS, O MENINO REI Lição 65 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos permanecer fiéis a Deus embora nossos amigos parem de segui-lo. 2. Lição Bíblica: 2 Reis 11; 2 Crônicas 24.1-24 (Base bíblica para a história

Leia mais

www.linkchurch.net É o que vamos fazer rapidamente sem nos atermos muito a datas e nomes de pessoas.

www.linkchurch.net É o que vamos fazer rapidamente sem nos atermos muito a datas e nomes de pessoas. www.linkchurch.net Todo estudo deste Periodo tem e será fundamentado em fatos históricos. Não ha registro na Biblia deste periodo, muitas literaturas sacras surgiram neste periodo mas foram consideradas

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 26.10.2013 08:00-09:30 Profetas e profetismo na história de Israel 09:50-11:50 A ressurreição

Leia mais

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

LIÇÃO TRIMESTRE 2015 ISRAEL OS ÚLTIMOS5REIS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS5REIS DE ISRAEL 0 IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL INTRODUÇÃO Nunca tinha sido intenção de Deus dar um rei a Israel. Um após outro, esses

Leia mais

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido Nesta Lição Estudará... A Natureza da Profecia Bíblica A Importância das Profecias O Desenvolvimento da Profecia Messiânica O Ritual Profético As Profecias Sobre o Messias Humano e Divino Sacrifício e

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 6 Divisão Mais Usual PENTATEUCO HISTÓRICOS POÉTICOS Maiores PROFÉTICOS Menores Gn Ex Lv Nm Dt Js Jz Rt 1 Sm 2 Sm 1 Re 2 Re 1 Cr

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS Introdução ao Novo Testamento. A nossa aula introduzirá a parte histórica

Leia mais

LIVRO INFANTIL PARA COLORIR

LIVRO INFANTIL PARA COLORIR LIVRO INFANTIL PARA COLORIR Este livro foi formulado de tal maneira que os pais podem interagir e ensinar seus filhos a Palavra de Deus. Colorindo uma página por dia, e preenchendo as frases que acompanham

Leia mais

Mesmo com a queda de Jerusalém se aproximando, a nação de Israel continuou a se enganar,

Mesmo com a queda de Jerusalém se aproximando, a nação de Israel continuou a se enganar, Lição 4 E Sabereis que Não Foi sem Motivo Deus Promete Julgar o Povo de Israel (Ezequiel 12:1-15:8) Mesmo com a queda de Jerusalém se aproximando, a nação de Israel continuou a se enganar, negando o seu

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros

1. LEI 5 livros. 2. HISTÓRIA 12 livros. 3. POESIA 5 livros. 4. PROFETAS MAIORES 5 livros. 5. PROFETAS MENORES 12 livros LIÇÃO 4 Os Livros do Velho Testamento Ler o Velho Testamento é o mesmo que ler qualquer outro livro antigo, comentou um jovem que se juntara recentemente ao nosso grupo de estudo da Bíblia. No entanto,

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7

Panorama do Antigo Testamento. Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 Panorama do Antigo Testamento Escola Bíblica IECI 1º Semestre de 2015 Aula 7 RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT RECAPITULAÇÃO - AT CRONOLOGIA DO AT CRONOLOGIA DO AT 1. Da criação a Abraão (criação 2000

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

LIÇÃO 01 CHAMADO PARA SER PROFETA A vocação e a vida de Jeremias Jeremias 1, 13

LIÇÃO 01 CHAMADO PARA SER PROFETA A vocação e a vida de Jeremias Jeremias 1, 13 LIÇÃO 01 CHAMADO PARA SER PROFETA A vocação e a vida de Jeremias Jeremias 1, 13 Exercícios para prática e discussão 1. Em que período e contexto Jeremias desenvolveu seu ministério? 2. Por que é importante

Leia mais

Livros Históricos. Recapitulação

Livros Históricos. Recapitulação Livros Históricos Recapitulação Em nosso Cânon, os livros históricos são doze: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Autoria: São anônimos Compiladores:

Leia mais

Conceitos Básicos. Profetizou em Israel, durante o reinado de Jeroboão II (Século VIII a.c.), cumpre seu ministério por 30 anos

Conceitos Básicos. Profetizou em Israel, durante o reinado de Jeroboão II (Século VIII a.c.), cumpre seu ministério por 30 anos Oséias Salvação Conceitos Básicos Oséias, o profeta, era filho de Beeri. Profetizou em Israel, durante o reinado de Jeroboão II (Século VIII a.c.), cumpre seu ministério por 30 anos O nome Oséias era comum

Leia mais

A Aliança Abraâmica e as Suas Implicações Atuais

A Aliança Abraâmica e as Suas Implicações Atuais A Aliança Abraâmica e as Suas Implicações Atuais Preparado para a Associação de Igrejas Batistas Regulares do Rio Grande do Norte 6-9 de Janeiro de 2010, Acampamento Elim, RN Pr. Barry Alan Farlow Professor

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

Revisão de DANIEL 1-9. Exemplos da fidelidade de Deus Exemplos da fidelidade de homens de Deus Demonstração da soberania de Deus sobre o mundo

Revisão de DANIEL 1-9. Exemplos da fidelidade de Deus Exemplos da fidelidade de homens de Deus Demonstração da soberania de Deus sobre o mundo Revisão de DANIEL 1-9 Exemplos da fidelidade de Deus Exemplos da fidelidade de homens de Deus Demonstração da soberania de Deus sobre o mundo Daniel 1-6 História Sonhos e visões proféticas Daniel 1 Terceiro

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 3

Ajuntai tesouros no céu - 3 "Ajuntai tesouros no céu" - 3 Mt 6:19-21 Como já vimos nas mensagens anteriores, Jesus queria que os seus discípulos tivessem seus valores alinhados aos valores do seu Reino, ou seja, os discípulos de

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Opovo da época de Ezequiel, como fazem muitas pessoas hoje, tentava justificar seus erros

Opovo da época de Ezequiel, como fazem muitas pessoas hoje, tentava justificar seus erros Lição 6 Deus Age por Amor do Nome Dele: Sua Justiça e Misericórdia (Ezequiel 18:1-20:44) Opovo da época de Ezequiel, como fazem muitas pessoas hoje, tentava justificar seus erros pela tática perversa de

Leia mais

Distribuição Gratuita Venda Proibida

Distribuição Gratuita Venda Proibida O Atalaia de Israel Um Estudo do Livro de Ezequiel Dennis Allan 2009 www.estudosdabiblia.net Distribuição Gratuita Venda Proibida O Atalaia de Israel Um Estudo do Livro de Ezequiel Dennis Allan Introdução

Leia mais

A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO

A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO 1 "Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança,

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA

GANHADO O MUNDO SEM PERDER A FAMILIA TEXTO: 1 SAMUEL CAPITULO 3 HOJE NÃO É SOBRE SAMUEL QUE VAMOS CONHECER, SABEMOS QUE SAMUEL foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele foi comissionado para ungir asaul, o primeiro rei, e a David,

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

Os primeiros capítulos do livro de Ezequiel apresentam os temas principais. Deus estava

Os primeiros capítulos do livro de Ezequiel apresentam os temas principais. Deus estava Lição 5 Uma História de Amor Incrível: Como Deus Tratou Jerusalém Infiel (Ezequiel 16:1-17:24) Os primeiros capítulos do livro de Ezequiel apresentam os temas principais. Deus estava preparando um castigo

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano A Bíblia, na parte denominada Antigo Testamento (Torá), é o principal documento da história dos hebreus. Foi escrita ao longo

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA LEI (1.718 Anos) Ex 3:1-10 Ex 12:37-38 Lc 16:16 Mt 3:1-3

ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA LEI (1.718 Anos) Ex 3:1-10 Ex 12:37-38 Lc 16:16 Mt 3:1-3 ESTUDO SOBRE A DISPENSAÇÃO DA LEI (1.718 Anos) Ex 3:1-10 Ex 12:37-38 Lc 16:16 Mt 3:1-3 Definição de Dispensação: período de tempo durante o qual a humanidade é moralmente responsável diante de Deus em

Leia mais

Porque Deus mandou construir o tabernáculo?

Porque Deus mandou construir o tabernáculo? Aula 39 Área da Adoração Êxodo 19:5~6 Qual o significado de: vós me sereis reino sacerdotal? Significa que toda a nação, não parte, me sereis reino sacerdotal, povo santo, nação santa. Israel era uma nação

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

ESDRAS E NEEMIAS Lição 73. 1. Objetivos: Ensinar que podemos aprender ser líderes bem sucedidos ajudando aos outros

ESDRAS E NEEMIAS Lição 73. 1. Objetivos: Ensinar que podemos aprender ser líderes bem sucedidos ajudando aos outros ESDRAS E NEEMIAS Lição 73 1 1. Objetivos: Ensinar que podemos aprender ser líderes bem sucedidos ajudando aos outros 2. Lição Bíblica: Esdras 7 a 10; Neemias 1 a 4.6 (Base bíblica para a história e leitura

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

O PLANO CONTRA LÁZARO

O PLANO CONTRA LÁZARO João 12 Nesta Lição Estudará... Jesus em Betânia O Plano Contra Lázaro Jesus Entra em Jerusalém Alguns Gregos Vão Ver Jesus Anuncia a Sua Morte Os Judeus Não Crêem As Palavras de Jesus Como Juiz JESUS

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU

Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO. Aula 1 IBCU Panorama do Antigo Testamento INTRODUÇÃO Aula 1 IBCU Estrutura do Curso 1. Introdução (09.03) 2. O Pentateuco (16.03) 3. Livros Históricos Parte 1 (23.03) 4. Livros Históricos Parte 2 (30.03) 5. Livros

Leia mais

Este trecho é mais um relato altamente simbólico e impressionante. Ezequiel descreve a sua

Este trecho é mais um relato altamente simbólico e impressionante. Ezequiel descreve a sua Lição 3 A Glória de Deus Deixa o Templo: Visões da Corrupção de Jerusalém (Ezequiel 8:1-11:25) Este trecho é mais um relato altamente simbólico e impressionante. Ezequiel descreve a sua viagem fantástica

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA. TEOLOGIA PURA. Responda o questionário! Tema "Conhecendo a Bíblia."

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA. TEOLOGIA PURA. Responda o questionário! Tema Conhecendo a Bíblia. APRENDENDO SOBRE A BIBLIA. TEOLOGIA PURA Responda o questionário! Tema "Conhecendo a Bíblia." Responda estas questões relacionadas à bíblia, e teste seus conhecimentos e quem acertar acima de 88% ganha

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

LC 19_1-10 OS ENCONTROS DE JESUS ZAQUEU O HOMEM QUE QUERIA VER JESUS

LC 19_1-10 OS ENCONTROS DE JESUS ZAQUEU O HOMEM QUE QUERIA VER JESUS 1 LC 19_1-10 OS ENCONTROS DE JESUS ZAQUEU O HOMEM QUE QUERIA VER JESUS Lc 19 1 Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. 2 Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP Êxodo! DATA: 1445 a.c.; na caminhada pelo deserto do Sinai. NOME: No hebraico Shemot, nomes, e no grego Êxodo,

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS (2 e 3 anos) 1. O cuidado de Deus 2. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha Precisamos ler a Bíblia com um objetivo definido, sabendo o que desejamos alcançar. Há os que dizem: A Bíblia é grande demais. Não sei por onde começar, nem que rumo tomar. É verdade que, se não seguirmos

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

OS LEVITAS Dicionário Internacional de Teologia Novo Testamento,

OS LEVITAS Dicionário Internacional de Teologia Novo Testamento, OS LEVITAS Vamos ao um breve estudo sobre os levitas, que há muito tempo, nas igrejas evangélicas e até mesmo nos templos católicos, é um título dado aos instrumentistas e cantores. Biblicamente falando,

Leia mais

As Divisões da Bíblia

As Divisões da Bíblia As Divisões da Bíblia A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros". Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos

Leia mais

Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons 1

Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons 1 1 O caminho da harmonia. Colossenses 3 e 4 Col 3:1-3 Introdução: Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham

Leia mais

Os Livros dos Reis relatam acontecimentos da Monarquia iniciada por Saul e Davi e seus descendentes. Os dois reinaram entre o ano 972 a.c. à 561 a.c.

Os Livros dos Reis relatam acontecimentos da Monarquia iniciada por Saul e Davi e seus descendentes. Os dois reinaram entre o ano 972 a.c. à 561 a.c. Os Livros dos Reis relatam acontecimentos da Monarquia iniciada por Saul e Davi e seus descendentes. Os dois reinaram entre o ano 972 a.c. à 561 a.c. Depois de Davi, veio Salomão. O Reino de Davi e Salomão

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

A BENDITA ESPERANÇA DA IGREJA

A BENDITA ESPERANÇA DA IGREJA A BENDITA ESPERANÇA DA IGREJA Ap 21.9-11 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.10

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio 09 Introdução 11 Agradecimentos 13 Apresentação 15 Cronologia do Velho Testamento 21

SUMÁRIO. Prefácio 09 Introdução 11 Agradecimentos 13 Apresentação 15 Cronologia do Velho Testamento 21 SUMÁRIO NARRATIVA TEXTOS PÁG Prefácio 09 Introdução 11 Agradecimentos 13 Apresentação 15 Cronologia do Velho Testamento 21 Gráfico: A Integração dos Livros do Velho Testamento em Ordem Cronológica Gráfico:

Leia mais

Mosaicos #2 Um Novo e superior Testamento Hb 1:1-3 Introdução: Se desejamos compreender o hoje, muitas vezes precisaremos percorrer o passado.

Mosaicos #2 Um Novo e superior Testamento Hb 1:1-3 Introdução: Se desejamos compreender o hoje, muitas vezes precisaremos percorrer o passado. 1 Mosaicos #2 Um Novo e superior Testamento Hb 1:1-3 Introdução: Se desejamos compreender o hoje, muitas vezes precisaremos percorrer o passado. Neste sentido a Carta aos Hebreus é uma releitura da lei,

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015 1 QUEM É JESUS Jo 1 26 Respondeu João: Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias

Leia mais

NOVENA À SAGRADA FAMÍLIA

NOVENA À SAGRADA FAMÍLIA NOVENA À SAGRADA FAMÍLIA Introdução: A devoção à Sagrada Família alcançou grande popularidade no século XVII, propagando-se rapidamente não só na Europa, mas também nos países da América. A festa, instituída

Leia mais

TEMPOS DE SOLIDÃO. Jó 23:8-11

TEMPOS DE SOLIDÃO. Jó 23:8-11 TEMPOS DE SOLIDÃO Jó 23:8-11 Na semana passada, eu falei muito sobre maldições, punições e castigos que Deus envia aos desobedientes e rebeldes. Falei sobre a disciplina Divina, cuja finalidade é o verdadeiro

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Lição 6 para 7 de novembro de 2015

Lição 6 para 7 de novembro de 2015 Lição 6 para 7 de novembro de 2015 «Falei aos profetas, e multipliquei a visão; e pelo ministério dos profetas propus símiles» (Oséias 12:10) Na Bíblia encontramos muitos símbolos. Cenas ou objetos que

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Introdução: Educar na fé, para a paz, a justiça e a caridade Este ano a Igreja no Brasil está envolvida em dois projetos interligados: a lembrança

Leia mais

Aula 40. 8.8 Área do Governo

Aula 40. 8.8 Área do Governo 148 Aula 40 Estudamos todo o significado da lei e vimos dez razões porque a lei foi dada. Falamos que essa é uma época que fazem muita confusão no ensino, inclusive dentro das igrejas. Quando entendemos

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

Malaquias 4: 16-18; 4: 5 e 6

Malaquias 4: 16-18; 4: 5 e 6 Malaquias 4: 16-18; 4: 5 e 6 Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para

Leia mais

JÓ Lição 05. 1. Objetivos: Jô dependeu de Deus com fé; as dificuldades dele o deu força e o ajudou a ficar mais perto de Deus.

JÓ Lição 05. 1. Objetivos: Jô dependeu de Deus com fé; as dificuldades dele o deu força e o ajudou a ficar mais perto de Deus. JÓ Lição 05 1 1. Objetivos: Jô dependeu de Deus com fé; as dificuldades dele o deu força e o ajudou a ficar mais perto de Deus. 2. Lição Bíblica: Jô 1 a 42 (Base bíblica para a história e o professor)

Leia mais

Arquidiocese de Curitiba Curso de Teologia Introdução ao Antigo Testamento Prof. João Luis Fedel Gonçalves

Arquidiocese de Curitiba Curso de Teologia Introdução ao Antigo Testamento Prof. João Luis Fedel Gonçalves Arquidiocese de Curitiba Curso de Teologia Introdução ao Antigo Testamento Prof. João Luis Fedel Gonçalves 3 1 2 5 6 4 1. Fase das tradições quase só orais (1850-1030). Pode ter durado quase oito séculos.

Leia mais

IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS

IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS IGREJA PRESBITERIANA DO JARDIM BRASIL ESTUDO BÍBLICO QUARTA-FEIRA REV. HELIO SALES RIOS INTRODUÇÃO Culto é um serviço Espiritual oferecido a Deus. Expressão mais profunda do nossos sentimentos de adoração

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas. ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas. Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada

Leia mais

Um domingo além da razão

Um domingo além da razão Um domingo além da razão Leon Tolstói Confissão Minha pergunta - aquela que aos 50 anos quase me levou ao suicídio - era a mais simples das perguntas que habitam a alma de qualquer ser humano... uma pergunta

Leia mais

LOUVOR, FRUTO DA VIDA ESPIRITUAL Sl 137:1-6 (vs. 4);... Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha?

LOUVOR, FRUTO DA VIDA ESPIRITUAL Sl 137:1-6 (vs. 4);... Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha? LOUVOR, FRUTO DA VIDA ESPIRITUAL Sl 137:1-6 (vs. 4);... Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha? 1 - INTRODUÇÃO O salmista fala da situação daqueles que foram levados ao cativeiro da

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

O Antigo Testamento Deus mostra-se no Antigo Testamento como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo

O Antigo Testamento Deus mostra-se no Antigo Testamento como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo A missão na Bíblia A Bíblia No Antigo Testamento, a Missão é o convite para que o povo se purifique da idolatria e da magia e caminhe junto de Deus. No Novo Testamento, a Missão é envio aos confins do

Leia mais

É hora de ter coragem! Ez 37:4. Introdução:

É hora de ter coragem! Ez 37:4. Introdução: 1 Introdução: É hora de ter coragem! Ez 37:4 4 Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga- lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! A visão dos Ossos Secos, em Ezequiel, mostra que ambiente

Leia mais

O QUE E A IGREJA ESQUECEU

O QUE E A IGREJA ESQUECEU 51. Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém. 52. E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe

Leia mais

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos JEJUM DO AVIVAMENTO

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos JEJUM DO AVIVAMENTO JEJUM DO AVIVAMENTO 1 Dia do Jejum do Avivamento Leitura: Romanos 13:10 à 14 Introdução: Avivamento ou avivar é tornar mais vivo, mais desperto e renovado. O avivamento está ligado a disposição de reformar,

Leia mais

Um Catecismo Batista Livre

Um Catecismo Batista Livre Um Catecismo Batista Livre Paul V. Harrison* A palavra mais comum no Novo Testamento traduzida como ensinar é a palavra grega didasko, do qual se deriva a palavra didática. Outra palavra grega traduzida

Leia mais

LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia

LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia LIÇÃO 2 Informação Básica Sobre a Bíblia A Bíblia é um livro para todo a espécie de pessoas novos e idosos, cultos e ignorantes, ricos e pobres. É um guia espiritual para ensinar as pessoas como ser-se

Leia mais