Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico"

Transcrição

1 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Etec de Cubatão Código: 181 Município: Cubatão Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Logística Qualificação: Técnica de nível Médio de TÈCNICO EM LOGÌSTICA Componente Curricular: Gestão da Cadeia de Abastecimento Módulo: III C. H. Semanal: 03 Professor: Paulo Augusto de Castro Vicente / Fatima Mendez Cândia I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. I - ATRIBUIÇÕES: Realizar processos de compras de acordo com as necessidades, atendendo as políticas da organização e a legislação vigente. Executar conferência de materiais na recepção e na expedição. Utilizar sistemas e processos para planejamento, programação e controle: da produção de bens e serviços; de transportes e cargas; de estoques; de armazenagem; de custos logísticos. Controlar movimentação de materiais na organização. Elaborar processos de distribuição de produtos e/ou serviços, em conformidade com a legislação vigente.

2 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Elaborar programação para manutenção de máquinas e equipamentos. Elaborar planilhas eletrônicas para tomada de decisões gerenciais. Estabelecer canal de comunicação para viabilizar processos e operações logísticas. II- ATIVIDADES : A - SUPERVISIONAR EQUIPE E PROCESSOS DE COMPRA B - ADMINISTRAR EQUIPES r atribuições. desenvolvimento. Contribuir na elaboração de descrição de cargos. C- GERIR RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS DA ÁREA. D -EXECUTAR PROCESSO DE COTAÇÃO ar cotações. E - DESENVOLVER FORNECEDORES DE MATERIAIS E SERVIÇOS onsultar fontes de informações sobre fornecedores. o de fornecedores. F- CONTROLAR ESTOQUES de itens. Definir estoque de segurança para cada item

3 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Gestão da Cadeia de Abastecimento Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Analisar processos, operações e negociações envolvidos na gestão da cadeia de suprimentos. Interpretar o gerenciamento da cadeia de suprimentos como uma ferramenta para o aumento do nível de serviço aos clientes. Analisar os impactos e sua correlação com os fatores logísticos e seus desdobramentos para a sua cadeia de suprimentos Identificar os principais fluxos que compõe o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Selecionar informações para subsidiar análise sobre compra e venda de insumos, máquinas, equipamentos e produtos em geral na cadeia de suprimentos Identificar as estratégias competitivas da cadeia de suprimentos Utilizar a relação entre o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção a atividade de compra como elemento que permita agregar valor ao produto. Comparar resultados das estratégias de compras, vendas, produção e distribuição com a cadeia de suprimentos. Acompanhar o desempenho do ciclo da cadeia com foco no cliente utilizando a metodologia de benchmarking no setor Conceito de cadeia de suprimentos e seus atores Impacto das vendas e dos custos no Lucro da cadeia Competição entre cadeias de suprimentos. Fluxos logísticos (informação, materiais/produtos, financeiro) Processos de uma cadeia de suprimentos Ciclo de Pedido ao cliente. Ciclo de Reabastecimento. Ciclo de Fabricação. Ciclo de suprimentos. Estratégia competitiva através da cadeia de suprimentos Alinhamento estratégico. Cadeia de suprimentos Eficiente x Cadeia de suprimentos Responsiva. Estágios de Integração até atingir o SCM (Supply Chain Management) Processo Puxado e Empurrado: Características. Vantagens / Desvantagens Fatores que influenciam no relacionamento da cadeia de Suprimentos. Poder de negociação na cadeia.

4 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Estratégia da Cadeia de Suprimentos. Responsividade x Eficiência. Fatores-chaves e a Estrutura de Tomada de Decisões na Cadeia de Suprimentos: o Estoque. o Transporte. o Instalações (produção e/ou armazenagem). o Informação. A integração entre os Sistemas de Informações da Empresa. Sistemas de Gestão Empresarial (ERP). Modularidade do ERP. Integração do ERP com os Sistemas de Gestão da Cadeia de Suprimentos. Custos Logísticos Custo do Estoque. Taxa de Juros. Custo de Transporte. Custo de Armazenagem. Custos de Administração. Carga Tributária (Impostos). Nível de Serviço Prestação de Serviço Básico. Pedido Perfeito e Fatores que o Afetam. Indicadores de: Disponibilidade. Desempenho Operacional. (Velocidade, Consistência, Flexibilidade e Confiabilidade).

5 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec 3.7 Benchmarking como Ferramenta de Avaliação: Melhores práticas. Expectativa Mínima (Cliente). Média de mercado. Desempenho da Empresa ou da Cadeia. Matriz de desempenho.

6 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Gestão da Cadeia de Abastecimento Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Apresentação das BT s e avaliação diagnóstica 24/01/14 1.1, , 1.2 Aula expositiva, debate e trabalho em grupo. 27/01/14 a 07/03/14 2.1, , , , 3.2, 3.3, 3.4, 3.5, 3.6, 3.7 Aula expositiva, debate, pesquisa, análise de texto, trabalho em grupo e avaliação escrita 10/03/14 a 24/04/14 Aula expositiva, debate, pesquisa, análise de texto, trabalho em grupo e avaliação escrita 25/04 /14 a 12/06/14

7 IV - Plano de Avaliação de Competências Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Componente Curricular: Gestão da Cadeia Abastecimento Módulo: III Competência (por extenso) Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho - Contextualizar os fundamentos da administração de materiais e estoques. Avaliação com apresentação de trabalhos em grupo e individuais. Correlacionar as principais teorias da administração e os processos produtivos. - Apresentar desempenho prático na apresentação e elaboração dos trabalhos realizados. - Correlacionar a lista de materiais com o plano de produção. - Consolidar necessidades de compra de materiais e serviços pro natureza, quantidade e especificação. - Estabelecer programação das quantidades a serem compradas, utilizando conceitos de lotes, material estratégico, estoque técnica. - Identificar os fundamentos da administração de estoques de materiais, conceituando e sabendo a sua importância e tendências. -Reconhecer controle de estoque, o custo e os sistemas adotados. - Identificar a classificação e codificação de materiais. - Reconhecer os tipos de procura e métodos de previsão e controle de matérias utilizadas. -Avaliação com apresentação de relatórios e reportagens sobre a matéria estudada. - Avaliação com apresentação de trabalhos de pesquisa. Compreender os diversos tipos de organização, suas estruturas e organogramas. Correlacionar os planejamentos: estratégico, tático e operacional. Identificar os fundamentos, os requisitos, os objetivos e a estrutura de um planejamento. Analisar a viabilidade mercadológica e social de novos modelos de negócios Dentro dos parâmetros de conhecimento os discentes deverão: a)possuir clareza em suas respostas, b)coerência e cumprirem os prazos pré definidos. - Apresentar desempenho prático através na apresentação e elaboração dos relatórios realizados. - Apresentar desempenho prático através das pesquisas em internet realizados. - Ter atitudes e comprometimento do aluno frente ao grupo.

8 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) -BALLOU, Ronald - Gerenciamento da Cadeia de Suprimento: planejamento, organização e logística empresarial 4ª. edição - Porto Alegre Bookman Administração de Materiais - Uma abordagem logística - 4ª edição Editora Atlas S.A. São Paulo Marco Aurélio P. Dias VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Os alunos serão avaliados através de múltiplos instrumentos de diagnóstico do seu rendimento escolar. Os instrumentos serão: relatórios, análise de texto e participação. Em caso de rendimento insatisfatório, os alunos serão devidamente comunicados para a realização de atividades extracurriculares. VII Identificação: Nome do(s) professor(es): Paulo Augusto de Castro Vicente / Fatima Mendez Cándia Assinatura: Data: Assinatura: Data: VIII Parecer do Coordenador de Curso: Nome do coordenador (a): Aldomiro Boaventura Junior Assinatura: Data:

9 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC DE CUBATÃO Código: 181 Município: Cubatão - SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM LOGÍSTICA Componente Curricular: GESTÃO DE TRANSPORTES Módulo: III C. H. Semanal: 5,0 Professor: Ademir Pires I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Executar conferência de materiais na recepção e na expedição. Utilizar sistemas e processos para planejamento, programação e controle: de transportes e cargas; de custos logísticos. Elaborar processos de distribuição de produtos e/ou serviços, em conformidade com a legislação vigente. Elaborar planilhas eletrônicas para tomada de decisões gerenciais. Conjugar modais de transporte. Identificar a infraestrutura dos sistemas de transporte do país e da região.

10 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Gestão de Transportes Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Analisar a infraestrutura dos sistemas de transporte do país. Selecionar o modal de transporte para atendimento dos usuários de acordo com as especificidades da carga. Analisar as necessidades de serviços de transporte para planejamento, operação e monitoração. Interpretar procedimentos para transporte de cargas perigosas e suas consequências ao meio ambiente Identificar a importância dos transportes no desenvolvimento econômico e o seu papel na Logística. Identificar as variáveis e restrições geográficas que afetam o planejamento do transporte urbano e de cargas. Mapear a situação atual da infraestrutura de transportes e os desafios para a Logística. Identificar os sistemas de intermodalidade e multimodalidade como alternativas do transporte Identificar as variáveis que permitam auxiliar na escolha e decisão do serviço de transporte. Identificar transportes através dos modais e tipos de equipamento para carga e descarga. Elaborar roteirização, programação de frotas, controle de riscos e cálculo de custos do frete. Utilizar sistemas de roteirizadores e rastreadores que auxiliam no planejamento, operação e monitoramento do transporte O desenvolvimento econômico e o transporte. A geografia brasileira, a infraestrutura dos estados, municípios e suas vias de transportes. As infraestruturas dos sistemas de transportes Os modais de transportes e suas características. Sistemas Intermodal e multimodal no planejamento do transporte. Especificação e avaliação de veículos transportadores: - terrestre - aquático - aéreo Características, dimensões, tara e lotação Transporte combinado e transporte segmentado Dimensionamento de frotas no transporte rodoviário de cargas: previsão de demanda dimensionamento de frota para uma demanda conhecida ampliação e terceirização de frota especificação e avaliação de veículos

11 Selecionar sistemas utilizados para planejamento e monitoração das entregas e coletas. Identificar provedores de serviço de transporte e critérios utilizados para seleção. Identificar legislação, processos e documentação nas operações de transportes Identificar elementos de custos que compõem o frete Aplicar legislação especifica para o transporte de cargas perigosas Identificar riscos de impactos ambientais Operação de frotas coleta e distribuição número de zonas, periodicidade e frota necessária roteirização distância percorrida e tempo de ciclo prazos Controle da operação Previsão de custos operacionais: cassificação dos custos fatores que influenciam nos custos métodos de cálculo de custos operacionais cálculo de depreciação, manutenção e remuneração do capital Acomodação de cargas Normas técnicas e legislação: embalagens de transporte lotação, carga fracionada, líquida, carga viva, perecíveis, medicamentos e cargas em geral sistemas de fixação de cargas; NBR s Código Nacional de Trânsito regulamentação do transporte e trânsito de cargas e veículos especiais Código Tributário Nacional documentos fiscais circulação de mercadorias Manuseio e transporte de produtos perigosos: operação legislação meio ambiente

12 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Administração Central Componente Curricular: Gestão de Transportes Módulo: III Habilidades Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Identificar a importância dos transportes no desenvolvimento econômico e o seu papel na Logística. Identificar as variáveis e restrições geográficas que afetam o planejamento do transporte urbano e de cargas. Mapear a situação atual da infraestrutura de transportes e os desafios para a Logística. O desenvolvimento econômico e o transporte. A geografia brasileira, a infraestrutura dos estados, municípios e suas vias de transportes. As infraestruturas dos sistemas de transportes Os modais de transportes e suas características. Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários. 24/01 a 03/03 Identificar os sistemas de intermodalidade e multimodalidade como alternativas do transporte Identificar as variáveis que permitam auxiliar na escolha e decisão do serviço de transporte. Sistemas Intermodal e multimodal no planejamento do transporte. Especificação e avaliação de veículos transportadores: - terrestre - aquático - aéreo Características, dimensões, tara e lotação Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários. 06/03 a 24/04 Transporte combinado e transporte segmentado

13 Identificar transportes através dos modais e tipos de equipamento para carga e descarga. Dimensionamento de frotas no transporte rodoviário de cargas: previsão de demanda dimensionamento de frota para uma demanda conhecida ampliação e terceirização de frota especificação e avaliação de veículos Elaborar roteirização, programação de frotas, controle de riscos e cálculo de custos do frete. Utilizar sistemas de roteirizadores e rastreadores que auxiliam no planejamento, operação e monitoramento do transporte. Selecionar sistemas utilizados para planejamento e monitoração das entregas e coletas. Identificar provedores de serviço de transporte e critérios utilizados para seleção. Identificar legislação, processos e documentação nas operações de transportes Identificar elementos de custos que compõem o frete Operação de frotas coleta e distribuição número de zonas, periodicidade e frota necessária roteirização distância percorrida e tempo de ciclo prazos Controle da operação Previsão de custos operacionais: cassificação dos custos fatores que influenciam nos custos métodos de cálculo de custos operacionais cálculo de depreciação, manutenção e remuneração do capital Acomodação de cargas Normas técnicas e legislação: embalagens de transporte lotação, carga fracionada, líquida, carga viva, perecíveis, medicamentos e cargas em geral sistemas de fixação de cargas; NBR s Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários Interdisciplinar. 25/04 a 09/06

14 Código Nacional de Trânsito regulamentação do transporte e trânsito de cargas e veículos especiais Aplicar legislação especifica para o transporte de cargas perigosas Identificar riscos de impactos ambientais Código Tributário Nacional documentos fiscais circulação de mercadorias Manuseio e transporte de produtos perigosos: operação legislação meio ambiente Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários. 10/06 a 13/06

15 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Gestão de Transportes Módulo: III Competência Analisar a infraestrutura dos sistemas de transporte do país. Selecionar o modal de transporte para atendimento dos usuários de acordo com as especificidades da carga. Analisar as necessidades de serviços de transporte para planejamento, operação e monitoração. Interpretar procedimentos para transporte de cargas perigosas e suas consequências ao meio ambiente. Indicadores de Domínio Executar a logística do transporte e do tráfego, aplicando estratégias que compatibilizem recursos com demandas. Identificar os diversos tipos de veículos transportadores e relacioná-los com as diversas modalidades de transporte, visando a sua adequação e integração. Aplicar a legislação referente ao trânsito de veículos, ao transporte de passageiros e à manipulação, armazenamento e transporte de cargas, identificando os organismos que as normatizam, no Brasil e no exterior. Elaborar a documentação necessária para operações de transportes segundo modalidade e tipo de veículo. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação Avaliação escrita individual. Estudos de caso Pesquisa e Apresentação escrita / oral (Seminários) Relatório de trabalho de campo e de visitas técnicas Critérios de Desempenho Domínio dos Conceitos Clareza. Coesão, Senso Crítico, Percepção e capacidade de interpretação. Participação e interesse, Habilidade prática Habilidade conceitual. Evidências de Desempenho Entender como as organizações estabelecem fortes relacionamentos com os clientes considerando o pensamento atual sobre a percepção de valor pelo cliente, evidenciando as características dos diferentes tipos de clientes. Desempenho prático que evidencie as características de um conhecimento amplo da aplicação dos conceitos e significado de ética e de responsabilidade social, e como estas se relacionam com o indivíduo, as organizações e a sociedade. Assimilação das práticas de expedição e distribuição, visando aumentar e otimizar significativamente as operações logísticas pertinentes a essas funções

16 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Quadro, Livros, Revistas especializadas, Apostilas, e Transparências (retroprojetor), apresentações eletrônicas (Projetor Multimídia.). HARA, Celso M.. Logística : Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing. 1ª ed. São Paulo: Alínea, RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrózio. Gestão Estratégica da Armazenagem. 1ª ed. São Paulo: Aduaneiras, KEEDI, Samir. Logística de Transporte Internacional. 3ª ed. São Paulo: Aduaneiras, CAIXETA-FILHO,, José Vicente. et al. Gestão logística do transporte de cargas. 1ª ed. São Paulo: Atlas, BALLOU, Ronald H.. Logística Empresarial : Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. 1ª ed. São Paulo:Atlas, PIRES, Silvio R.I. Gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) : conceitos, estratégias, práticas e casos.2ª ed. São Paulo: Atlas, MATTAR VALENTE, Amir et al. Qualidade e produtividade nos transportes. 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning, MOURA, Reinaldo.. Armazenagem : Do Recebimento à Expedição em Almoxarifados. 5ª ed. São Paulo: IMAM, VI Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Avaliação escrita individual; Estudos de caso; Pesquisa e Apresentação escrita / oral (Seminários). VII Identificação: Nome do professor: Ademir Pires Assinatura: Data: VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente esta de acordo com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 133, de 04 de outubro de Nome do coordenador (a): Aldomiro Boaventura Junior Assinatura: Data:

17 Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC de Cubatão Ensino Técnico Código: 181 Município: Cubatão Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica em nível médio: Técnico em Logística Qualificação: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Logística Componente Curricular: Logística Internacional Módulo: III C.H. Semanal: 02 Professor: Valter Serra de Abreu I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Estabelecer critérios para compras nos mercados interno e externo. Identificar e conferir documentos fiscais exigidos e relacionados às várias modalidades de transporte, nacional e internacionalmente, de acordo com as especificidades de diversos tipos de cargas. Identificar os diversos tipos de seguros exigidos e relacioná-los às várias modalidades de transporte (nacional e internacionalmente) e aos vários tipos de cargas. Estabelecer canal de comunicação para viabilizar processos e operações logísticas

18 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Logística Internacional Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Selecionar informações para subsidiar análise sobre comércio exterior na compra e venda de insumos, máquinas, equipamentos e produtos em geral Coletar dados sobre recursos internos e capacidade da organização. Elaborar e apresentar relatórios sobre os dados coletados. Identificar potencial do mercado externo Planejamento estratégico e o Marketing internacional Comércio exterior: conceitos básicos, visão geral sobre a política comercial brasileira; órgãos governamentais intervenientes e promotores da política comercial 2 Interpretar processos envolvidos nas operações de importação e exportação Aplicar as etapas da operação de importação e exportação: negociação, aspectos cambiais, operações especiais e incentivos fiscais. Relacionar documentação necessária para os processos de importação e exportação. Aplicar legislação, tratados, convenções e acordos bilaterais sobre o comércio exterior. Utilizar procedimentos documentais referentes à importação e exportação Organismos internacionais e acordos comerciais entre países. Mercosul Aladi Mercado Comum Europeu outros Tipos e papeis dos diversos atores no comércio exterior: indústrias, comércios, prestadores de serviços operadores logísticos órgãos governamentais Noções de Negociação: INCOTERMS Aspectos administrativos do comércio exterior: importações e exportações

19 2.5 Relacionar incidências de taxas aplicadas ao comercio exterior definitivas e não definitivas, nacionalização, regimes aduaneiros. SISCOMEX: tipos de Mercadorias: o nomenclaturas e classificação fiscal de mercadorias o documentos comerciais e financeiros nas operações de Comércio Exterior o certificados de origem Câmbio e modalidades de pagamentos e recebimentos no comércio exterior: incentivos fiscais

20 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Logística Internacional Módulo: III Habilidades Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Coletar dados sobre recursos internos e capacidade da organização. Elaborar e apresentar relatórios sobre os dados coletados. Identificar potencial do mercado externo Planejamento estratégico e o Marketing internacional Comércio exterior: conceitos básicos, visão geral sobre a política comercial brasileira; órgãos governamentais intervenientes e promotores da política comercial Organismos internacionais e acordos comerciais entre países. Mercosul Aladi Mercado Comum Europeu outros Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários. (Sábado Letivo 01/02/14). 23/01 a 07/02 10/02 a 07/03 10/03 a 04/04 Aplicar as etapas da operação de importação e exportação: negociação, aspectos cambiais, operações especiais e incentivos fiscais. Relacionar documentação necessária para os processos de importação e exportação. Tipos e papeis dos diversos atores no comércio exterior: indústrias, comércios, prestadores de serviços operadores logísticos órgãos governamentais Noções de Negociação: INCOTERMS Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários 07/04 a 25/04

21 Aplicar legislação, tratados, convenções e acordos bilaterais sobre o comércio exterior. Aspectos administrativos do comércio exterior: importações e exportações definitivas e não definitivas, nacionalização, regimes aduaneiros 28/04 a 09/05 12/05 a 30/06 Utilizar procedimentos documentais referentes à importação e exportação. SISCOMEX: tipos de Mercadorias: nomenclaturas e classificação fiscal de mercadorias documentos comerciais e financeiros nas operações de Comércio Exterior e certificados de origem Aulas teóricas e expositivas e dialogadas, com atividades práticas individuais ou em grupo Pesquisas Estudos de caso e seminários. (Sábado Letivo ) (Etec de Cubatão em Ação ) Interdicisplinar. 02/06 a 06/06 Relacionar incidências de taxas aplicadas ao comercio exterior. Câmbio e modalidades de pagamentos e recebimentos no comércio exterior: incentivos fiscais 09/06 a 13/06

22 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Logística Internacional Módulo: III Competência (por extenso) Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1. Selecionar informações Avaliação Domínio dos Conceitos Ter atingido as para subsidiar análise sobre escrita individual. Clareza. competências e habili-dades comércio exterior na compra e definidas nas bases venda de insumos, máquinas, equipamentos e produtos em geral. Estudos de caso Coesão, Senso Crítico, Percepção e capacidade de interpretação. Tecnológicas. 2. Interpretar processos envolvidos nas operações de importação e exportação 1.1. Coleta dados sobre recursos internos e capacidade da organização Elabora e apresentar relatórios sobre os dados coletados Identifica potencial do mercado externo Aplica as etapas da operação de importação e exportação: negociação, aspectos cambiais, operações especiais e incentivos fiscais Relaciona documentação necessária para os processos de importação e exportação Aplica legislação, tratados, convenções e acordos bilaterais sobre o comércio exterior Utiliza procedimentos documentais referentes à importação e exportação Relaciona incidências de taxas aplicadas ao comercio Pesquisa e Apresentação escrita / oral (Seminários) Relatório de trabalho de campo e de visitas técnicas Avaliação escrita individual. Estudos de caso Pesquisa e Apresentação escrita / oral (Seminários) Relatório de trabalho de campo e de visitas técnicas Avaliação escrita individual. Estudos de caso Participação e interesse, Habilidade prática Habilidade conceitual. Domínio dos Conceitos Clareza. Coesão, Senso Crítico, Percepção e capacidade de interpretação. Participação e interesse, Habilidade prática Habilidade conceitual. Domínio dos Conceitos Clareza. Conclusão realista com a utilização de fontes de consultas confiáveis, para a assimilação completa dos conceitos e definições de Expedição e Distribuição, bem como, descrição do processo estratégico de logística em suas três fases-chave: planeja-mento, implementação e controle, aprofundando os estudos e buscando entender como as organizações procuram novas oportunidades de mercado Entender como as organizações estabele-cem fortes relacio-namentos com os clientes considerando o pensamento atual sobre a percepção de valor pelo

23 exterior. Pesquisa e Apresentação escrita / oral (Seminários) Relatório de trabalho de campo e de visitas técnicas Coesão, Senso Crítico, Percepção e capacidade de interpretação. Participação e interesse, Habilidade prática Habilidade conceitual. cliente, evidenciando as características dos diferentes tipos de clientes. Desempenho prático que evidencie as características de um conhecimento amplo da aplicação dos conceitos e significado de ética e de responsabilidade social, e como estas se relacionam com o indivíduo, as organizações e a sociedade. Assimilação das práticas de expedição e distri-buição, visando aumentar e otimizar significativamente as operações logísticas pertinentes a essas fun-ções

24 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Quadro, Livros, Revistas especializadas, Apostilas, e Transparências (retroprojetor), apresentações eletrônicas (Projetor Multimídia.). BALLOU, Ronaldo H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. São Paulo: Editora Atlas, BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: O processo de Integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Editora Atlas, CAIXETA, Filho; José Vicente; MARTINS, Ricardo Silveira. Gestão Logística de transporte de cargas. São Paulo: Editora Atlas, FLEURY, Paulo Fernando; FIGUEIREDO, Kleber Fossati e WANKE, Peter. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. São Paulo: Editora Atlas, NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2ª Edição revisada e atualizada. São Paulo: Editora Campus, ROCHA, Angela. Empresas e clientela. São Paulo: Editora Atlas,2008. VI Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Pesquisa; Apresentação; Escrita / oral (Seminários). VII Identificação: Nome do professor: Valter Serra de Abreu Assinatura: Data: VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente esta de acordo com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 133, de 04 de outubro de Nome do coordenador (a): Aldomiro Boaventura Junior Assinatura: Data:

Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo

Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo III.1 GESTÃO DE TRANSPORTES 1.1. O desenvolvimento econômico e o transporte. 1.2. A geografia brasileira, a infraestrutura dos estados, municípios

Leia mais

Ensino Técnico. Plano de Trabalho Docente 2015. ETEC Paulino Botelho ( Extensão Esterina Placco ) Código: 091.01. Município: São Carlos

Ensino Técnico. Plano de Trabalho Docente 2015. ETEC Paulino Botelho ( Extensão Esterina Placco ) Código: 091.01. Município: São Carlos Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Paulino Botelho ( Extensão Esterina Placco ) Ensino Técnico Código: 09101 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Função: Planejamento e Operação de Transportes

Função: Planejamento e Operação de Transportes MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM LOGÍSTICA III.1 GESTÃO DE TRANSPORTES Função: Planejamento e Operação de Transportes 1. Avaliar a infraestrutura dos sistemas de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: TÉCNICO EM LOGÍSTICA. Professora: FLÁVIA ANDRÉIA CANEDO DE LIMA

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: TÉCNICO EM LOGÍSTICA. Professora: FLÁVIA ANDRÉIA CANEDO DE LIMA Plano de Trabalho Docente 2010 ETEC RODRIGUES DE ABREU Ensino Técnico Código: 135 Município: BAURU/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação: TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Plano Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico Nível

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Gestão e Negócios Componente Curricular: Gestão da Cadeia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2014. Professor: André Cavalcante da Silva

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2014. Professor: André Cavalcante da Silva Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Carapicuiba Ensino Técnico Código: Município: Carapicuiba Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: TÉCNICO EM

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA 1 ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA PLANO TRABALHO DOCENTE 2014 2 ETEC TAKASHI MORITA INDICE TÉCNICO EM LOGÍSTICA 3º Módulo Formação Profissional Gestão de Qualidade Total

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO)

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA PLANO TRABALHO DOCENTE 2013 ETEC TAKASHI MORITA INDICE TÉCNICO EM LOGÍSTICA 3º Módulo Formação Profissional Gestão de Qualidade Total Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Componente Curricular: Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. Professor: André Luiz Pilastri

Plano de Trabalho Docente 2010. Componente Curricular: Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. Professor: André Luiz Pilastri Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Técnico

Leia mais

Definir embalagem de transporte. Desenvolver políticas que atendam conceitos, princípios e legislação específica a logística reversa.

Definir embalagem de transporte. Desenvolver políticas que atendam conceitos, princípios e legislação específica a logística reversa. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Técnico em Logística

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Técnico em Logística Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho (Extensão Esterina Placco) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC. RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: BAURU/SP Área Profissional: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Professor(es): Ana Claudia Carrapato Assis

Plano de Trabalho Docente 2010. Professor(es): Ana Claudia Carrapato Assis Plano de Trabalho Docente 00 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 35 Município: BAURU Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Logística

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º Semestre

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Dr. Júlio Cardoso Ensino Técnico 1º Semestre Código: 078 Município: Franca Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC- Carapicuíba Extensão Oscar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Gino Rezaghi Código: 191 Município: Cajamar Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação: TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio detécnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos (SP) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO)

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

P L A N O D E T R A B A L H O D O C E N T E - 2 º S E M E S T R E 2 0 1 5 T É C N I C O E M L O G Í S T I C A

P L A N O D E T R A B A L H O D O C E N T E - 2 º S E M E S T R E 2 0 1 5 T É C N I C O E M L O G Í S T I C A ETEC TAKASHI MORITA P L A N O D E T R A B A L H O D O C E N T E 2 º S E M E S T R E 2 0 1 5 ETEC TAKASHI MORITA T É C N I C O E M L O G Í S T I C A Código: 200 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Técnico em Informática Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Professor: Julio Natal Marini

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Professor: Julio Natal Marini Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica

Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: sem certificação técnica Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO E.E.ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho ( Extensão Esterina Placco ) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091.01 Município: São Carlos (SP) Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Auxiliar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Habilitação Profissional Técnica em Nível Médio de Técnico em Logística,

Plano de Trabalho Docente 2013. Habilitação Profissional Técnica em Nível Médio de Técnico em Logística, Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO/E.E. ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Área Profissional: Gestão e Negócios. Habilitação Profissional Técnica em Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Etec Dona Escolástica Rosa 122 Santos / SP Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Dona Escolástica Rosa - Classe Descentralizada E.E Profª Zulmira Campos Código: 122.1 Município: Santos Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012

Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Gestão Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MARKETING Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO/E.E. ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Área Profissional: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica em Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: De nível médio - Técnico Jurídico. Componente Curricular: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E TÁTICO

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: De nível médio - Técnico Jurídico. Componente Curricular: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E TÁTICO Plano de Trabalho Docente 010 ETEC RODRIGUES DE ABREU Ensino Técnico Código: 1 Município: Bauru Eixo Tecnológico: GESTÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO JURIDICO Qualificação: De nível médio - Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO/E. E. ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: SÃO CARLOS Área Profissional: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Função: Operação da Cadeia de materiais. 1.1 Identificar princípios da organização da área de materiais.

Função: Operação da Cadeia de materiais. 1.1 Identificar princípios da organização da área de materiais. MÓDULO II Qualificação Técnica de Nível Médio ASSISTENTE DE LOGÍSTICA II.1 Gestão de Recursos e Materiais Função: Operação da Cadeia de materiais 1. Contextualizar a importância da Administração de materiais

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA PLANO TRABALHO DOCENTE 2013 ETEC TAKASHI MORITA INDICE TÉCNICO EM LOGÍSTICA 2º Módulo Formação Profissional Planejamento programação e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística

Plano de Trabalho Docente 2014. Qualificação: Assistente de Logística Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Paulino Botelho (Extensão Esterina Placco) Ensino Técnico Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO)

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:Técnico

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO EM LOGÍSTICA PLANO TRABALHO DOCENTE 2014 3 ETEC TAKASHI MORITA ÍNDICE TÉCNICO EM LOGÍSTICA 2º Módulo Formação Profissional Inglês Técnico Aplicado à

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico em Mecânica

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico em Mecânica Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código : 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica Qualificação:

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MARKETING

ETEC TAKASHI MORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MARKETING ETEC TAKASHI MORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM MARKETING PLANO TRABALHO DOCENTE 2º SEMESTRE 2013 1 ETEC TAKASORITA - EXTENSÃO PARELHEIROS INDICE

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO/E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSÃO) Código: 091.01 Município: Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: SANTA ISABEL Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Auxiliar de Processos Operacionais Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Recursos Humanos Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico: INDÚSTRIA

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Habilitação Profissional: Técnico de Nivel Médio de Técnico em Logística. Qualificação: Sem certificação técnica

Plano de Trabalho Docente 2013. Habilitação Profissional: Técnico de Nivel Médio de Técnico em Logística. Qualificação: Sem certificação técnica haha Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho ( Extensão Esterina Placco ) Código:091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística - TLO 2006/1 Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística 1 DADOS LEGAIS: Reconhecido pela Portaria MEC 134 de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Etec Paulino Botelho Rua Marechal Deodoro 3183 Vila Nery São Carlos SP (16) 3371 1027 -www.etepb.com.br. Plano de Trabalho Docente 2ºsem / 2015

Etec Paulino Botelho Rua Marechal Deodoro 3183 Vila Nery São Carlos SP (16) 3371 1027 -www.etepb.com.br. Plano de Trabalho Docente 2ºsem / 2015 Plano de Trabalho Docente 2ºsem / 2015 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 04 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 09.0 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETECPAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo SP Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

MBA em Gestão Logística

MBA em Gestão Logística Pág. 1/5 MBA em Gestão Logística Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados das 8h30 às 18h, com intervalo para almoço. Valor: 16 parcelas de R$ 380,00* * Valor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Professor(es): Edevandro Nucci de Oliveira

Plano de Trabalho Docente 2010. Professor(es): Edevandro Nucci de Oliveira Plano de Trabalho Docente 2010 ETEC Rodrigues de Abreu Ensino Técnico Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Gestão e Comércio Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Módulo:

Leia mais