Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto"

Transcrição

1 Rational Requirements Composer Treinamento aos Analistas de Qualidade e Gestor das Áreas de Projeto

2 Objetivos do Treinamento Apresentar as principais funcionalidades do Rational Requirements Composer relacionadas aos perfis de Analistas de Qualidade e Gestores das Áreas de Projeto de Requisitos

3 Rational Requirements Composer Visão Geral da Administração das Áreas de Projeto

4 Questionamentos Há algumas informações gerais importantes? Quais informações relacionadas aos analistas de qualidade e gestores das áreas de projeto de requisitos são acessadas ao efetuar login no Web client do RRC? Quais características no Web client podem ser manipuladas para uma área de projeto no RRC?

5 Introdução Em cada um dos aplicativos Collaborative Lifecycle Management (CLM), as equipes executam seu trabalho dentro do contexto de uma área do projeto. Uma área do projeto é uma representação do sistema de um projeto de software; ela organiza o trabalho da equipe.

6 Introdução Um projeto do ciclo de vida agrupa diversas áreas do projeto que colaboram entre si, de modo que seja possível gerenciar áreas do projeto e seus membros a partir de um local central (JTS - Jazz Team Server).

7 Questionamentos Há algumas informações gerais importantes? Quais informações relacionadas aos analistas de qualidade e gestores das áreas de projeto de requisitos são acessadas ao efetuar login no Web client do RRC? Quais características no Web client podem ser manipuladas para uma área de projeto no RRC?

8 Painel de Requisitos - RRC Visão geral dos seus projetos, as atualizações mais recentes de artefatos, revisões, etc. Elementos Comuns: Perfil do usuário, ajuda, busca, widgets, pages e minipainel. 1. Administração

9 Questionamentos Há algumas informações gerais importantes? Quais informações relacionadas aos analistas de qualidade e gestores das áreas de projeto de requisitos são acessadas ao efetuar login no Web client do RRC? Quais características no Web client podem ser manipuladas para uma área de projeto no RRC?

10 Administração - RRC Criar Área de Projeto É possível criar uma área de projeto vazia ou utilizar modelos que já contemplam uma estrutura inicial. Cria uma área de projeto apenas no aplicativo RRC. CUIDADO: Não utilizar esta opção (Painel de Requisitos> Administração> Criar Área de Projeto) quando é desejado gerenciar o ciclo de vida do projeto.

11 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Administração do Servidor Gerenciar Áreas de Projeto Gerenciar Modelos Gerenciar Perfis suspeitos Gerenciar Relatórios Gerenciar Usuários

12 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Administração do Servidor Permite o gerenciamento de algumas informações relacionadas ao servidor onde o RRC está instalado.

13 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Áreas de Projeto Permite o gerenciamento das áreas de projeto ativos no RRC. Área de projeto ativa (para editar, clique no nome do projeto desejado e para arquivar, clique no ícone da coluna ações).

14 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Áreas de Projeto (Cont.) Visão geral Modificar o nome, o resumo e a descrição da área do projeto. Incluir e remover membros e administradores. Criar links entre áreas de projeto. Definir a hierarquia da área de equipe Linha de Tempo Criar iterações e determinar seu início e fim (sprints). Funções Designar funções aos membros das áreas de projetos. Permissões Especificar as ações que cada função pode executar.

15 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Áreas de Projeto (Cont.) Tipos de Iteração Os tipos de iterações podem ser configurados com um conjunto de permissões que podem ser aplicadas a todas as iterações do mesmo tipo. Controle de Acesso Restringir acesso de leitura à área do projeto e seus artefatos. Por padrão, todo os membros da área de projeto tem acesso de leitura à área de projeto e seus artefatos. Descrição do Processo Criar ou editar um descrição para o processo.

16 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Modelos Permite o gerenciamento dos Modelo(s) do Rational Requirements Server. É permitido a importação de modelos.

17 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Perfis Suspeitos Usar o Aplicativo de Perfil Suspeito para controlar mudanças de artefato para os aplicativos CCM, RQM e RRC e para criar e gerenciar perfis, que especificam que tipo de mudança faz com que artefatos vinculados sejam considerados suspeitos.

18 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Relatórios Permite a configuração do Data Warehouse necessário à utilização de relatórios.

19 Administração do Aplicativo - RRC Gerenciar Usuários Útil para criar, importar e editar contas do usuário e para designar licenças de acesso. Possibilita também arquivar/restaurar conta(s) de usuário(s).

20 Rational Requirements Composer Conceitos Básicos

21 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

22 Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida) Pré-condições: Propriedades e Modelo de Projeto já configurados Acessar o Painel de Requisitos, caso não esteja nele Acessar a Administração Criar Projeto do Ciclo de Vida

23 Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)

24 Prática 1 1) Criar uma nova área de projeto cuja perspectiva é de gerenciamento do ciclo de vida. Tempo Estimado: 5 minutos

25 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

26 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros Acessar a Administração Gerenciar Áreas de Projeto Escolher o Projeto desejado (clique no nome do projeto) Ir para a seção Membros da Visão Geral e clicar em Incluir...

27 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros (Cont.) A janela Selecionar Usuários será aberta para a filtragem Busque pelo nome do usuário e use as setas de seleção para organizar os usuários selecionados. Clique em Avançar

28 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros (Cont.) A janela Selecionar Funções será aberta para atribuição das funções ao(s) membro(s). Após a atribuição das funções, clique em Concluir.

29 Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções permitidas aos membros (Cont.) Atenção: Não se esqueça, ao final do procedimento de adicionar membros a uma área de projeto ou demais procedimentos, de Salvar as atualizações feitas na Área do Projeto.

30 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

31 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC Acessar um projeto específico (através do widget Meus Projetos de Requisitos do Painel de Requisitos ou pelo widget Meus Projetos no minipainel). Acessar a Administração Gerenciar Propriedades do Projeto

32 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Artefatos Atributos de Artefatos Tipos de Dados de Atributo Tipos de Link Modelos Visão Geral de Propriedade de Equipe ReqIF

33 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas)

34 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Artefatos Um tipo de artefato é uma definição para um grupo de objetos que servem uma função semelhante no processo de definição de requisito. Exemplos: um requisito funcional, um caso de uso, um esboço de interface, etc. Use a aba Tipos de Artefatos para definir os tipos de artefato disponíveis no projeto escolhido.

35 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Artefatos

36 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Atributos de Artefatos Um atributo de artefato define um tipo de valor que é mantido em um tipo de artefato. Exemplos: status, prioridade, etc. As definições de atributo podem ser reutilizadas em mais de um tipo de artefato. Cada definição de atributo inclui um nome (por exemplo, 'Prioridade') e um tipo de valor (por exemplo, número inteiro).

37 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Atributos de Artefatos

38 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Dados de Atributo Um tipo de dado do atributo define qual tipo de informação é armazenada e permitida em um atributo. Há um conjunto de tipos de dados predefinidos: número inteiro, data, cadeia (de caracteres), dentre outros. Também é possível definir seus próprios tipos de dados adicionais incluindo limites (restrições) em um tipo de dado (por exemplo, um número inteiro que deve estar entre 0 e 9) ou definindo um conjunto específico de valores que o tipo permite (por exemplo, apenas 'baixo', 'médio' e 'alto' são valores para um tipo).

39 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Dados de Atributo

40 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Link Um tipo de link define uma ligação entre artefatos, artefatos e itens de um glossário, etc. Há um conjunto de tipos de links predefinidos pelo sistema. Também é possível definir seus próprios tipos de links adicionais.

41 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Tipos de Link

42 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Modelos Aba que permite o gerenciamento dos modelos do projeto e modelos de artefatos

43 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Visão Geral de Propriedade de Equipe Apresenta uma visão geral da propriedade de equipe de pastas e artefatos no projeto em questão. É possível alterar as propriedades nesta aba, na página Artefatos do projeto, ou em um editor de artefato. Se uma pasta ou um artefato não estiver listado aqui, ele tem a mesma propriedade que sua pasta pai.

44 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) Visão Geral de Propriedade de Equipe

45 Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC (Cont.) Propriedades gerenciáveis (abas) ReqIF Criar e gerenciar definições de ReqIF, que são usadas para criar e exportar arquivos ReqIF.

46 Prática 2 1) Criar um tipo de dado de atributo: i. Tipo_riscXXX do tipo lista enumerada de valores cujos valores são alto, médio e baixo. 1) Criar um atributo de artefato: i. RiscoXXX cujo tipo de dado é Tipo_riscXXX. 1) Criar um tipo de artefato: i. CaracterísticaXXX contendo nome, descrição, formato Text e o atributo RiscoXXX. XXX segundo seu login. Tempo Estimado: 15 minutos

47 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

48 Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC Vá para a Page Artefatos em um projeto específico Crie um novo artefato, geralmente usando o formato Text Abra o artefato gerado Com o artefato aberto, insira as informações (corpo do artefato) Salve as alterações feitas, clicando no botão Salvar Clique em Criar Modelo de Artefato Insira as informações do modelo e clique em Criar

49 Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC

50 Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC Boa Prática: Ao receber a efetivação da criação, vá para a Page Artefatos e exclua o artefato que gerou o modelo, evitando deixar um artefato desnecessário disponível na área do projeto. Para validar a criação do modelo, tente criar um novo artefato e na seção Valores Iniciais do Artefato item Modelo verifique se o modelo recém-criado está disponível.

51 Prática 3 1) Criar um modelo para Requisito Funcional. 2) Criar um novo artefato [RFXXX] Nome do Requisitos Funcional utilizando o modelo recém-criado. Tempo Estimado: 10 minutos

52 Questionamentos Como criar uma nova área de projeto (perspectiva de gerenciamento do ciclo de vida)? Como adicionar membros a uma área de projeto e definir as funções/ações permitidas aos membros? Como gerenciar as propriedades de uma área de projeto (já criada) no Web client do RRC? Como criar um modelo de artefato de requisitos no RRC? Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC?

53 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Um modelo define o template a ser utilizado como base para um novo projeto de requisitos. Modelos podem ser criados a partir de outros, bem como podem ser definidos os elementos (artefatos, estrutura de pastas, dentre outros) que o caracterizam.

54 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

55 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar o Painel de Requisitos, caso não esteja nele Acessar a Administração Criar Área de Projeto Lembrete: Está sendo criada uma nova área de projeto no aplicativo.

56 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Identificar o novo projeto: nome do projeto, descrição e clique em Avançar Não escolha do modelo (template) para o projeto Após concluir, a Page Artefatos do projeto recém-criado é aberta

57 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

58 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Na Page Artefatos do projeto recém-criado, criar a estrutura de pastas com base nos artefatos de requisitos essenciais.

59 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

60 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Em Gerenciar as Propriedades do Projeto, criar as propriedades adequadas ao modelo em questão: Tipos de Artefatos Atributos de Artefatos Tipos de Dados de Atributo Tipos de Link Modelos Visão Geral de Propriedade de Equipe ReqIF

61 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Em Gerenciar as Propriedades do Projeto, criar as propriedades adequadas ao modelo em questão

62 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

63 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar a Administração Gerenciar esta Área do Projeto

64 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Vá para a seção Membros da Visão Geral e clicar em Incluir... A janela Selecionar Usuários será aberta para a filtragem Busque pelo nome do usuário e use as setas de seleção para organizar os usuários selecionados. Clique em Avançar A janela Selecionar Funções será aberta para atribuição das funções ao(s) membro(s). Após a atribuição das funções, clique em Concluir e não se esqueça de Salvar as modificações.

65 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

66 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Em Gerenciar as Propriedades do Projeto, selecione a aba Modelo Informe o Projeto (o que você criou e configurou as propriedades), o Nome (do modelo que você quer criar) e inclua os itens a serem contemplados no modelo prestes a ser criado Anote o Nome, clique em OK e verifique se o modelo está na listagem Modelos do Projeto

67 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC Passos Importantes Criar Área de Projeto (Aplicativo) Criar Estrutura de Pastas Gerenciar Propriedades do Projeto Definir Permissões Definir Itens e Criar Modelo Alterar Modelo do Ciclo de Vida

68 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar a Administração Gerenciar Projeto de Ciclo de Vida

69 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Note que você está na página de Administração do Ciclo de Vida dos Projetos Acesse a aba Modelos e faça download do Modelo a ser alterado (.xml)

70 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Abra o arquivo(.xml) Adicione um novo template de projeto com o nome idêntico aquele usado ao gerar o modelo Salve o arquivo com as alterações efetivadas

71 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Acessar a Administração Gerenciar Projeto de Ciclo de Vida Importar o arquivo.xml que contempla o novo template

72 Como criar/disponibilizar um modelo de projeto de requisitos no RRC (Cont.) Para validar se o novo modelo está disponível, acessar a Administração Escolha por Criar Projeto de Ciclo de Vida Verifique se o novo modelo está disponível em Modelos do Processo/Projeto

73 Dúvidas

74 Obrigado!

75

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet

Manual do Contribuidor. Portal de Internet. Projeto: Novo Portal de internet Manual do Contribuidor Portal de Internet Projeto: Novo Portal de internet 1. Propósito Este documento tem o propósito de orientar usuários a utilizar as funcionalidades do portal do Inea no modo de contribuição.

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Rational Quality Manager. Nome: Raphael Castellano Campus: AKXE Matrícula: 200601124831

Rational Quality Manager. Nome: Raphael Castellano Campus: AKXE Matrícula: 200601124831 Rational Quality Manager Nome: Raphael Castellano Campus: AKXE Matrícula: 200601124831 1 Informações Gerais Informações Gerais sobre o RQM http://www-01.ibm.com/software/awdtools/rqm/ Link para o RQM https://rqmtreina.mvrec.local:9443/jazz/web/console

Leia mais

Lajedo Site Guia de operações comuns

Lajedo Site Guia de operações comuns Lajedo Site Guia de operações comuns Por Homem Máquina O conteúdo do site Lajedo pode ser administrado de forma simplificada pelo plugin Visual Composer. Como ele é possível editar galerias, alterar imagens,

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Guia do Usuário do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume

Guia do Usuário do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume Guia do Usuário do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume LICENCIAMENTO POR VOLUME DA MICROSOFT FEVEREIRO DE 2015 Novidades O Resumo da Licença foi aprimorado com recursos de pesquisa expandidos

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

KalumaFin. Manual do Usuário

KalumaFin. Manual do Usuário KalumaFin Manual do Usuário Sumário 1. DICIONÁRIO... 4 1.1 ÍCONES... Erro! Indicador não definido. 1.2 DEFINIÇÕES... 5 2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 7 3. ACESSAR O SISTEMA... 8 4. PRINCIPAL... 9 4.1 MENU

Leia mais

Guia do Usuário do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume LICENCIAMENTO POR VOLUME DA MICROSOFT

Guia do Usuário do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume LICENCIAMENTO POR VOLUME DA MICROSOFT Guia do Usuário do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume LICENCIAMENTO POR VOLUME DA MICROSOFT NOVEMBRO DE 2014 GUIA DO USUÁRIO DO C ENTRO DE SERVIÇOS DE LICENCIAMENTO POR VO LUME DA MICROSOFT

Leia mais

Ajuda on-line de aplicativos do Cisco Unified Intelligence Center

Ajuda on-line de aplicativos do Cisco Unified Intelligence Center Primeira publicação: December 12, 2013 Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive San Jose, CA 95134-1706 USA http://www.cisco.com Tel: 408 526-4000 800 553-NETS (6387) Fax: 408 527-0883

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos O objetivo do módulo de Gerenciamento de Projetos é ajudar a empresa a gerenciar com mais eficiência os seus projetos. Controle dos prazos, das tarefas, dos eventos, da quantidade

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SOFTWARE E COMUNIDADES DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO. Em construção

MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SOFTWARE E COMUNIDADES DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO. Em construção MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO DO SOFTWARE E COMUNIDADES DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Em construção Índice 1. Introdução 2. Cadastrar e Logar no Portal 3. Plataforma de redes Sociais Noosfero 3.1.

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

GERENCIAL SEPLAG CARTILHA AGENDA. Sumário

GERENCIAL SEPLAG CARTILHA AGENDA. Sumário CARTILHA AGENDA GERENCIAL SEPLAG 2012 Sumário 1. A Agenda Gerencial 2. Como Utilizar 3. Criação de Usuário 4. Criando um Projeto 5. Criando uma meta: 6. Criando uma Tarefa 7. Calendário 8. Mensagens ou

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação

Manual de publicação de conteúdos no Joomla - Pós-Graduação Universidade Estadual do Oeste do Paraná Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Divisão de Desenvolvimento/Sistemas Web Manual de publicação de conteúdos no Joomla da Unioeste Como incluir conteúdo na

Leia mais

Gerenciamento de Tarefas

Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Tarefas O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar de forma mais simples e eficiente todas as tarefas da empresa, relacionadas a contatos, projetos, propostas, contratos etc... Configuração

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

www.siteware.com.br Versão 2.6

www.siteware.com.br Versão 2.6 www.siteware.com.br Versão 2.6 Sumário Apresentação... 4 Login no PortalSIM... 4 Manutenção... 5 Unidades... 5 Unidades... 5 Grupos de CCQ... 5 Grupos de unidades... 6 Tipos de unidades... 6 Sistema de

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Desenvolvido por Fábrica de Software Coordenação de Tecnologia da Informação Pág 1/22 Módulo: 1 Responsável: Desenvolvimento Ti Data: 01/11/2012 Versão: 1.0 Empresa:

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage...

Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage... Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage... 12 Apresentação O Pitstop foi desenvolvido pela Interact com o objetivo

Leia mais

Manual da Ferramenta Metadata Editor

Manual da Ferramenta Metadata Editor 4 de março de 2010 Sumário 1 Introdução 3 2 Objetivos 3 3 Visão Geral 3 3.1 Instalação............................. 3 3.2 Legenda.............................. 4 3.3 Configuração Inicial........................

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Treinamento Plone. Unirio

Treinamento Plone. Unirio Treinamento Plone Unirio Autenticando no Site Ao abrir o site Plone, no canto superior direito você verá a aba acessar. Clique nela. Autenticando no Site Autenticando no Site Ao clicá-la, abrirá uma janela

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ÊXITO GESTÃO DE PROCESSOS. Dividir Arquivo com Winrar

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ÊXITO GESTÃO DE PROCESSOS. Dividir Arquivo com Winrar 1 Acesse a pagina http://www.win-rar.com/index.php?id=970&dl=/rar/ wrar393br.exe&btn=1, clique no ícone Download Now. 2 Ao clicar faça Download do Software, ao concluir o download de um duplo clique no

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Criar uma carteira...................................... 5

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...4 3 Como enviar torpedos...6 3.1 Envio

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Manual do Usuário. SCA - Sistema de Controle de Acesso

Manual do Usuário. SCA - Sistema de Controle de Acesso Manual do Usuário SCA - Sistema de Controle de Acesso Equipe-documentacao@procergs.rs.gov.br Data: Julho/2012 Este documento foi produzido por Praça dos Açorianos, s/n CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (51)

Leia mais

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 2 Sumário 1. Efetuar login... 3 2. Gerenciar Notícias... 5 2.1 Cadastrar Notícias... 6 2.2 Editar Notícia... 7 2.3 Excluir Notícia... 8 3.

Leia mais

Manual de Iniciaça o. Índice

Manual de Iniciaça o. Índice Manual de Iniciaça o Índice Passo 1- Definir... 2 Definir grupos de tarefas... 2 Definir funções... 6 Definir utilizadores... 11 Definir o Workflow... 14 Definir tarefas... 18 Passo 2 - Planear... 21 Planear

Leia mais

Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões

Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões Elaboração: NPROC/ TRF2 Revisão: SEATE/CAIP/SAJ Com a recente atualização da versão

Leia mais

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel Software de gerenciamento do sistema Intel do servidor modular Intel Declarações de Caráter Legal AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO RELACIONADAS AOS PRODUTOS INTEL, PARA FINS DE SUPORTE ÀS PLACAS

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 3.4 1º de julho de 2013 Novell Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

SECTEC / COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO

SECTEC / COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO Macaé, Outubro de 2010 SECTEC / COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO Página 1 de 38 Controle de Revisões Data Comentário Responsável 01/10/2010 Revisão e correção de texto Marcos Lemos 01/10/2010 Correção

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador

Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Portal nddcargo 4.1.5.0 Manual de Utilização Call Center Visão Administrador Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 23/11/2012 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Funcionalidades

Leia mais

Guia de introdução. Para os administradores do programa DreamSpark

Guia de introdução. Para os administradores do programa DreamSpark Guia de introdução Para os administradores do programa DreamSpark Este documento destaca as funções básicas necessárias para configurar e gerenciar seu ELMS na WebStore do DreamSpark. Versão 2.4 05.06.12

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Guia rápido do usuário. Cliente de Web

Guia rápido do usuário. Cliente de Web Guia rápido do usuário Cliente de Web Sumário O que é o cnccloud?... 3 Como obter acesso ao cnccloud?... 3 Acessando sua conta do cnccloud via Web... 4 Funcionalidades do cnccloud... 4 Configurações de

Leia mais

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion Os componentes ColdFusion (CFC) permitem ao usuário encapsular lógicas de aplicação e de negócios (business logic) em unidades auto-controladas reutilizáveis.

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

administração Guia de BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1

administração Guia de BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia de administração Publicado: 16/01/2014 SWD-20140116140606218 Conteúdo 1 Primeiros passos... 6 Disponibilidade de recursos administrativos... 6 Disponibilidade

Leia mais

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO

MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO MANUAL DE AGENDAMENTO DE EXPORTAÇÃO 1 CONTEÚDO ÍNDICE DE FIGURAS ACESSO AO USUÁRIO CADASTRO DE CONTÊINERES REGIME DE EXPORTAÇÃO NOTA FISCAL AGENDAMENTO ALTERAR VEÍCULO/MOTORISTA

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 4. Configure pop-ups. www.academiagis.com.br Série ArcGIS Online I Aprenda em 20 Módulo 4 Configure pop-ups Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br 1 Configure pop-ups No módulo 3, você trabalhou com várias propriedades diferentes

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo.

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo. SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal Portal da Ouvidoria Manual Para Gestão de Conteúdo do Portal da Ouvidoria 2013 Página de Login a. Insira /login na url da ouvidoria http://www12hml:10002/senado/ouvidoria/login b. Preencha o seu nome de

Leia mais

Treinamento do Sistema RH1000 = Banco de Talentos =

Treinamento do Sistema RH1000 = Banco de Talentos = Treinamento do Sistema RH1000 = Banco de Talentos = Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial 1 Tópicos abordados Acesso ao sistema 4 Workflow do sistema 6 Qualificações 7 Áreas de Atuação 11 Cargos 13 Qualificações

Leia mais

Atualizador Utilizando o Assistente e Validador de Configurações

Atualizador Utilizando o Assistente e Validador de Configurações Atualizador SisMoura Atualizador Utilizando o Assistente e Validador de Configurações Objetivo: Descrever os procedimentos de atualização do sistema, e utilização do assistente e validador de configurações.

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais