Fonte: Instituto Clarear

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fonte: Instituto Clarear http://clarear.net/blog/filosofias-da-liberdade/"

Transcrição

1 Fonte: Instituto Clarear

2 Direitos da Obra:

3 Sobre o Autor: Nome: Fernando Pereira dos Santos Nickname: Nickname fairhonanth Natural de: de Sou manezinho (me orgulho de ser) Idade: 27 anos Religião: Religião Cristão Time de Coração: Coração Avaí Futebol Clube Meus Hobbies: Hobbies Futebol (peladeiro de plantão), Surfista (Só no verão), Tênis, Ciclismo e Muito Filme (melhores são os Europeus!) Paixões: Paixões Universo do Software Livre e o Leão da Ilha de Santa Catarina

4 Histórico do Autor: 2001 Primeiro contato com o GNU/Linux (Amigo Hacker); 2002 Ingresso na vida Acadêmica cursando Sistemas de Informação pela UNISUL; 2004/2006 Realizei estudos sobre as distribuições GNU/Linux (foco em Desktops e LIVE Cds); 2008 Início do curso de Especilização em Software Livre Implantação e Gestão de Projetos pela UnisulVirtual; 2008/... - Decisão de ser um colaborador para a Comunidade de Software Livre; 2010 Coordenador Geral do Solisc Congresso Catarinense de Software Livre e Fundador da Empresa Livre de Consultoria Free Hammer Consulting & Associates.

5 Agenda A proposta desta palestra está dividida em três partes: Primeira Parte: Conceito Software Livre; História; A Catedral e o Bazar; Segunda Parte: Porquê o GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? Terceira Parte: Projeto Fedora: uma inciativa da Red Hat. Fonte: Moving to Linux

6 Primeira Parte: Conceito Software Livre O que é Software? Qualquer programa que diz ao Sistema Computacional o que fazer!

7 Primeira Parte: Conceito Software Livre O Software pode ser: Um Sistema (conjunto de aplicativos/programas) ou Um aplicativo (programa para negócios, programa para uso pessoal, programa para produtividade, um programa de multimídia, programa para desenvolvimento, programa para educação e para comunicação e Internet). Internet).

8 Primeira Parte: Conceito Software Livre Qual o conceito de Software Livre? Software Livre é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo (HEXSEL, 2002, apud SOFTWARE LIVRE, 2005)

9 Primeira Parte: Conceito Software Livre O que suporta o conceito do Software Livre? Código-fonte X Código binário ou Executável

10 Primeira Parte: Histórico O software Livre existe desde o início do desenvolvimento dos sistemas computacionais. É um conceito antigo, embora não tenha sido usado esse termo específico até a década de (REIS, 2003).

11 Primeira Parte: História Portabilidade de software + atendimento as necessidades dos usuários = exploração comercial do software + = Prefeitura Municipal de Amparo/SP. Fonte: TEKSblog.

12 Primeira Parte: História Em 1969 é criado o UNIX, por Dennis Ritchie e Ken Thompson! Fonte: Origins and History of Unix, Chapter 2. History.

13 Primeira Parte: História O objetivo do desenvolvimento do sistema UNIX foi a criação de uma estrutura de controle de centrais telefônicas que se tornavam mais complexas e maiores com o passar dos anos. (SALEH, 2004).

14 Primeira Parte: História 1956 o Governo dos EUA fecha o mercado da gigante de telecomunicações AT&T para sistemas computacionais (CHRISTOPH, 2004). Durante os anos de 1973 e 1974 o UNIX alcançou muitas universidades e centros de pesquisa, pesquisa com uma licença que permitia o uso para fins acadêmicos (BARAHONA, 2003).

15 Primeira Parte: História Em 1977 é criada a Berkeley Software Distribution (BSD), (BSD) que distribuía o UNIX com um conjunto de editores de texto e compiladores (SALEH, 2004). Em 1980, houve um monopólio da AT&T nas telecomunicações, e em 1984 o Governo dos EUA decidem dividir a AT&T em várias companhias independentes (BACIC, 2003).

16 Primeira Parte: História Em 1994 a empresa Novell compra os diretos do UNIX da AT&T/USL, AT&T/USL estabelecendo um acordo com a Universidade de Berkeley para a distribuição do UNIX BSD (BARAHONA, 2003).

17 Primeira Parte: História Toda a batalha judicial pelos direitos do UNIX gerou uma revolta por parte dos programadores que contribuíam com o UNIX. Ainda em 1984, Richard Stallman, que fazia parte da equipe do Laboratório de Inteligência Artificial do Massachuset Institute of Tecnology (MIT), (MIT) decidiu criar um sistema operacional em que qualquer pessoa poderia copiar, usar, modificar e distribuir (BACIC, 2003). Fonte: Neowin.net.

18 Primeira Parte: História O nome do projeto criado por Stallman, GNU, foi escolhido seguindo uma tradição hacker, sendo um acrônimo recursivo para GNU's NOT UNIX (em português, GNU não é UNIX) (AUGUSTO, 2003). O sistema operacional GNU deveria conter, por exemplo, compiladores, interpretadores, editores de texto, ferramentas de envio e recepção de , etc. O intuito era retomar a comunidade de hackers que colaboravam entre si (AUGUSTO, 2003).

19 Primeira Parte: História No ano seguinte, em 1985, Stallman fundou a Free Software Foundation (FSF), (FSF) uma organização internacional sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento de software livre, cuja função é basicamente obter recursos para permitir a continuidade dos projetos (BACIC, 2003). Fonte: Free Software Foundation.

20 Primeira Parte: História Em 1991, o finlandês chamado Linus Torvalds, estudante de graduação da Universidade Helsinque, desenvolve uma versão inicial de um núcleo de sistema operacional, compatível com o UNIX e específica para computadores pessoas (linha Intel 386). Batizado de LINUX, Torvalds tornou o núcleo disponível na internet sob a própria licença GNU GPL (SELAH, 2004). Fonte: JoomlaMo Integrating king.

21 Primeira Parte: História A Catedral e o Bazar = Fonte: Everybody Loves Eric Raymond.

22 Primeira Parte: História Movimento Open Source, você sabe qual o impacto dele no Mercado? Fonte: Eternos Aprendizes.

23 Primeira Parte: História Open Source é...(por Augusto Campos, coluna Linux Magazine #53, 2009) Para um software ser considerado Open Source, sua licença tem que satisfazer dez condições, incluindo Livre Redistribuição, Acesso aos Fontes, Permissão de Trabalhos Derivados, Não Discriminação, Distribuição da Licença, e vários outros. A diferença essencial entre a Free Software Foundation e a Open Source Initiative, entidades proponentes de cada um dos dois conceitos, está nos objetivos, na filosofia e no modo de agir, e não nos softwares ou licenças. licenças. Fonte: Linux Magazine, #53.

24 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 1) Liberdade Fonte: Blog Vida com Propósito.

25 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 2) Deixe de pagar R$500,00 pelo seu Sistema Operacional! (E não os copie ilegalmente!) Fonte: Money Servicing Software:

26 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 3) Esqueça vírus e antivírus! Fonte:A Galera do Download.

27 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 4) Esqueça os Drivers Fonte: Freshwap.net.

28 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 5) O seu Sistema Operacional é Instável? Fonte:iBlog.

29 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 6) Precisa de programas novos? Não se aborreça procurando na Internet, O Linux pega pra você! Fonte: Maximum PC.

30 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 7) Sua vida digital parece fragmentada? Fonte: Peopleware.

31 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 8) Trabalha com muitas janelas abertas? Use Múltiplas Áreas de Trabalho! Fonte: Guia do Hardware.net.

32 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? 9) Deixe o seu computador velho ter uma segunda vida! Fonte: Yahoo Groups.

33 Segunda Parte: Por que GNU/Linux é o melhor Sistemas Operacional? 10) Desfrute de Suporte Grátis e Ilimitado! Fonte: Autor. Screenshot zion Notebook.

34 Terceira Parte: Projeto Fedora: uma iniciativa da Red Hat O que é o Projeto Fedora? O Projeto Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat; É uma distribuição GNU/Linux; Tem a responsabilidade de ser gratuíto para o uso, modificação e distribuição por qualquer indivíduo em qualquer propósito;

35 Terceira Parte: Projeto Fedora: uma iniciativa da Red Hat Sub-projetos do Fedora Brasil: GUF Grupo de Usuários Fedora; Tradução; Documentação; Marketing; Mídia Grátis; Educação; Bugs/Testes; Revista Fedora Brasil. Fonte: Projeto Fedora Brasil.

36 Terceira Parte: Projeto Fedora: uma iniciativa da Red Hat Sub-projetos do Fedora Internacional: easylife: Fedora Packaging: Tornar o desenlvedor de software um empacotador dos pacotes RPM; É mantido coletivamente pela comunidade de voluntários e pelos membros da Red Hat. Fedora Remix: Permite que novos usuários e usuários experientes instalarem e configurarem softwares no Fedora de forma intuitiva e fácil. Com apenas alguns cliques do mouse. É a combinação dos Software do Fedora, com ou sem software de terceiros, onde qualquer membro da comunidade pode criar a qualquer momento; Projeto Fedora Brasil lançou em 2009 o Remix do Fedora Educação. Fedora Spins: É uma versão alternativa, customizada do Fedora para perfis de usuários distintos;

37 Terceira Parte: Projeto Fedora: uma iniciativa da Red Hat 10 Motivos que te levam a adotar o Fedora: 1. Fácil instalação e configuração através do instalador Anaconda e diversas ferramentas gráficas; 2. Projeto maduro e organizado, organizado com grande representação mundial; 3. Apoio financeiro de uma das principais empresas de TI do mundo Red Hat; Hat 4. Sistema 100% traduzido e revisado para o Português do Brasil; 5. Suporte através de IRC, IRC listas de discussão e fóruns com a ajuda de mais de usuários; usuários 6. Rápido ciclo de desenvolvimento com lançamento de novas versões a cada 6 meses em média; 7. Rigidez quanto à filosofia do software e padrões livres; livres 8. Distribuição GNU/Linux líder em inovações open source; source 9. Facilidade na instalação e gerência de programas/pacotes (RPM); (RPM) 10.Uma das distribuições Gnu/Linux mais utilizadas em todo globo.

38 Terceira Parte: Projeto Fedora: uma iniciativa da Red Hat Contribua, colabore! Maiores informações em: - Projeto Fedora Brasil; - Fedora Project International - Fedora Remix; - Fedora Spins

39 Referêcias Bibliográficas HEXSEL, R. A. Propostas de Ações de Governo para incentivar o Uso de Software Livre. Relatório Técnico do Departamento de Informática da UFPR, 004/ Disponível em: Acesso: 01/10/2010. REIS, C. R.; FORTES, R. P. de M. Caracterização de um processo de software para projetos de software livre. Dissertação de Mestrado Universidade de São Carlos, Disponível em: Acesso: 01/10/2010. SALEH, A. M. Adoção de Tecnologia: Um Estudo sobre o Uso de Software Livre nas Empresas f. Dissertação (Mestrado em Administração) Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo SP. Disponível em: Acesso: 01/10/2010. CHRISTOPH, R. H. Engenharia de software para software livre f. Dissertação (Mestrado em Informática) Departamento de Informática da Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro RJ. Disponível em: Acessdo: 01/01/2010. BRAHONA, J. G.; PASCUAL, J. S.; ROBLES, G. Introdución al software libre. Fundación per a la Universitat Oberta de Catalunya, Disponible en: El acceso: 01/01/2010. BACIC, N. M. O software livre como alternativa ao aprisionamento tecnológico imposto pelo software proprietário f. Monografia (Graduação em Economia) Instituto de Economia da UNICAMP Universidade Estadual de Campinas, Campinas SP. Disponível em: Acesso: 01/01/2010. AUGUSTO, M. P. Um estudo sobre as motivações e orientações de usuários e programadores brasileiros de software livre. Dissertação de Mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro, Why Linux is Better. Disponível em: Acesso: 01/01/2010.

40 Por quê o GNU/Linux é o melhor Sistema Operacional? FIM! Perguntas? Dúvidas ou Sugestões?

41

Esta apresentação foi desenvolvida usando a ferramenta BrOffice.org Impress e atualizada pela ferramenta LibreOffice Impress no ano de 2013;

Esta apresentação foi desenvolvida usando a ferramenta BrOffice.org Impress e atualizada pela ferramenta LibreOffice Impress no ano de 2013; 1 Considerações : Esta apresentação foi desenvolvida usando a ferramenta BrOffice.org Impress e atualizada pela ferramenta LibreOffice Impress no ano de 2013; Uma boa parte das imagens usadas estão em

Leia mais

Aula 01. Introdução ao Linux

Aula 01. Introdução ao Linux Aula 01 Introdução ao Linux Introdução Objetivos aprender a usar um novo sistema aprender a usar uma nova interface Como no Windows navegar pela internet (e-mails, facebook, etc) criar pastas e arquivos

Leia mais

Circuito Curitibano de Software Livre

Circuito Curitibano de Software Livre Circuito Curitibano de Software Livre 1ª etapa: UniBrasil Software Livre e a Paulo Henrique de Lima Santana 19 de maio de 2015 Paulo Henrique de Lima Santana Bacharel em Ciência da Computação na UFPR.

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Curso Técnico em Redes de Computadores Disciplina de Sistemas Operacionais Livres SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Professora: Juliana Cristina dos Santos E-mail: professora@julianacristina.com Site:

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Aula 34 Software livre e código aberto Aula 34 2 Gestão em Sistemas

Leia mais

Curso Introdução ao Linux. Desmistificando o Software Livre. Nícholas André - www.iotecnologia.com.br - nicholas@iotecnologia.com.

Curso Introdução ao Linux. Desmistificando o Software Livre. Nícholas André - www.iotecnologia.com.br - nicholas@iotecnologia.com. Curso Introdução ao Linux Desmistificando o Software Livre Nícholas André - www.iotecnologia.com.br - nicholas@iotecnologia.com.br Índice 1 O que é Software Livre? 2 A história por trás do Software Livre.

Leia mais

Principais Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz

Principais Sistemas Operacionais. Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Principais Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz Principais S.O. Unix Linux Windows Mac OS Microsoft Windows Criado por Bill Gates e Paul Allen em 1985. Sistema proprietário (pago).

Leia mais

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Linux: Introdução Fabricio Breve Introdução O que é Linux? Uma versão do UNIX (re-implementação do padrão POSIX) Principais diferenciais: Gratuito

Leia mais

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS

CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o Documentário RevolutionOS SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CC Montagem e manutenção de hardware Docente: Nataniel Vieira 1 sem Técnico em Informática Roteiro 06: Atividade sobre o

Leia mais

Introdução 12/06/2012. Software Livre

Introdução 12/06/2012. Software Livre Software Livre Introdução Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo

Leia mais

1 / 6. Cartilha O ABC do Software Livre. O que é PcLivre?

1 / 6. Cartilha O ABC do Software Livre. O que é PcLivre? 1 / 6 Cartilha O ABC do Software Livre O que é PcLivre? O PC Livre é um projeto de iniciativa do PSL-Brasil, coordenado por voluntários e operado por vários parceiros que apoiam a iniciação de novos usuários

Leia mais

O modelo Bazar de Produção de Softwares. O caso das Comunidades Virtuais de Software livre.

O modelo Bazar de Produção de Softwares. O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. O modelo Bazar de Produção de Softwares O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. Por Vicente Aguiar Fonte: Lucas Rocha Feced/2005 Sobre esta apresentação 2005 Lucas Rocha > lucasr@gnome.org

Leia mais

software livre: a tecnologia que liberta!

software livre: a tecnologia que liberta! software livre: a tecnologia que liberta! conteúdo original de www.cachorrosurtado.blogspot.com www.escolaep.blogspot.com copyleft 2010 (((SLIDE 01))) RELEMBRANDO O CONCEITO DE SOFTWARE SOFTWARE é o mesmo

Leia mais

Oficina de ferramentas de Gerência para Redes em Linux. Prof. Jefferson Santiago

Oficina de ferramentas de Gerência para Redes em Linux. Prof. Jefferson Santiago Oficina de ferramentas de Gerência para Redes em Linux Prof. Jefferson Santiago Apresentação Qual seu nome? Já possui experiência na área? Questionário avaliativo Acesse: http://goo.gl/forms/4rfaomufim

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Universidade Federal de Goiás Ubuntu Desktop Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Conpeex / 2010 Agenda Introdução Conceitos Categorias de Software História do Linux Arquitetura do Linux Ubuntu Projeto

Leia mais

Fundamentos de Software Livre

Fundamentos de Software Livre Fundamentos de Software Livre 01 de Agosto de 2011 Augusto Vinhaes Agenda 1) Software Conceitos básicos Tipos: Software básico e aplicativos 2) Sistemas Operacionais Conceitos básicos Estrutura Alguns

Leia mais

PREPARATÓRIO RIO PARA CAIXA ECONÔMICA

PREPARATÓRIO RIO PARA CAIXA ECONÔMICA PREPARATÓRIO RIO PARA CAIXA ECONÔMICA O que é Software Livre? Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma

Leia mais

Manifesto Software Livre

Manifesto Software Livre Manifesto Software Livre Histórico iniciou com a elaboração de um documento denominado: " Manifesto GNU " por Richard Stallman 1.984; marco histórico do surgimento de uma nova forma de criação de Software;

Leia mais

Como é o desenvolvimento de Software?

Como é o desenvolvimento de Software? Como é o desenvolvimento de Software? Fases do Desenvolvimento Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta idéia Especificação de Requisitos Projeto Implementação

Leia mais

Prof. Jefferson Costa www.jeffersoncosta.com.br

Prof. Jefferson Costa www.jeffersoncosta.com.br O que é Linux? Open Source (software Livre) é a mesma coisa que Software Gratuito? Quem é melhor? Qual é mais seguro? Encontramos muitas diferenças entre as distribuições de Linux? Posso desinstalar o

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos

Introdução a Sistemas Abertos Introdução a Sistemas Abertos Apresentação filipe.raulino@ifrn.edu.br Sistemas Abertos Qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído inclusive com seu código fonte

Leia mais

Administração de Sistemas Livres. Prof. Lais Farias Alves

Administração de Sistemas Livres. Prof. Lais Farias Alves Administração de Sistemas Livres Prof. Lais Farias Alves Administração de Sistemas Livres Software e Suas Licenças O que é um Software Livre? Software Livre x Software Proprietário Software e Suas Licenças

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PRONATEC PROFESSOR: NATANIEL VIEIRA ALUNOS: ANA CAROLINA, ROMÁRIO, WAGNER.

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PRONATEC PROFESSOR: NATANIEL VIEIRA ALUNOS: ANA CAROLINA, ROMÁRIO, WAGNER. 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PRONATEC PROFESSOR: NATANIEL VIEIRA ALUNOS: ANA CAROLINA, ROMÁRIO, WAGNER. TURMA: 2 TERMOS TÉCNICOS PELOTAS, 2012 ANA CAROLINA, ROMÁRIO,

Leia mais

O modelo Bazar de Produção de Softwares. O caso das Comunidades Virtuais de Software livre.

O modelo Bazar de Produção de Softwares. O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. O modelo Bazar de Produção de Softwares O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. Por Vicente Aguiar Fonte: Lucas Rocha Feced/2005 Sobre esta apresentação 2008 Vicente Aguiar

Leia mais

Informática I. Aula 26. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula 26. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 26 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 26-17/07/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de

Leia mais

Software Livre na Escola

Software Livre na Escola Introdução Reflexão sucinta sobre a adopção de software livre na Escola "O alargamento do acesso às redes digitais, indispensável para que não se gerem novas formas de exclusão, pode passar pela consideração

Leia mais

Licenças Livres. Terry Laundos Aguiar

Licenças Livres. Terry Laundos Aguiar Licenças Livres Terry Laundos Aguiar "Quando nos referimos a software livre, estamos nos referindo a liberdade e não a preço." Licença GPL Licenças de Softwares Comprar um software, geralmente, é como

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

Introdução Software Livre Projeto GNU/Linux Software Livre vs Software Proprietário Liberdade para todos. Software Livre. Grupo 5

Introdução Software Livre Projeto GNU/Linux Software Livre vs Software Proprietário Liberdade para todos. Software Livre. Grupo 5 Introdução Projeto GNU/Linux vs Software Proprietário Liberdade para todos Tronco Inicial Universidade Federal de Alagoas - UFAL- Arapiraca 29 de Março 2012 Introdução Projeto GNU/Linux vs Software Proprietário

Leia mais

Proposta do projeto de extensão: Inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju SE

Proposta do projeto de extensão: Inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju SE Proposta do projeto de extensão: Inclusão digital dos softwares livres na comunidade escolar da rede pública em Aracaju SE Resumo O projeto tem como objetivo principal promover a inclusão digital dos softwares

Leia mais

Curso de Linux Básico com o Linux Educacional

Curso de Linux Básico com o Linux Educacional Curso de Linux Básico com o Felipe Buarque de Queiroz felipe.buarque@gmail.com Unidade Gestora de Tecnologia da Informação - UGTI Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL Maio de 2009

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação 08 - Licenças, Tipos de Softwares, Tradutores. Linguagens de Máquina, de Baixo Nível e de Alto Nível Márcio Daniel Puntel marcio.puntel@ulbra.edu.br Software Livre GPL BSD Software

Leia mais

Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04

Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04 Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04 2013 1 Estudar e trabalhar com o Ubuntu Linux 12.04 O que é Software Livre Quatro liberdades essenciais Por que usar software livre O que é o Ubuntu Por que

Leia mais

A t i v i s t a s d o S o f t w a r e L i v r e

A t i v i s t a s d o S o f t w a r e L i v r e GRUPO Badio Gomes Rafael Neves Roger Luis Wilson Junior Indice Eric Raymond Bruce Perens Richard M. Stallman Linus Torvalds Ativistas brasileiros A t i v i s t a d o S o f t w a r e L i v r e Eric Raymond

Leia mais

CONHECENDO O SOFTWARE LIVRE

CONHECENDO O SOFTWARE LIVRE CONHECENDO O SOFTWARE LIVRE Reinaldo Candido da Costa 1 * Rosaria Ferreira Otoni dos Santos* Resumo O presente artigo busca instigar a reflexão dos usuários dos meios de comunicação e disseminação da informação

Leia mais

História. Sistema Operacional

História. Sistema Operacional História Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código

Leia mais

Sistemas operativos unix

Sistemas operativos unix Sistemas operativos unix Escola Eça de Queirós Trabalho realizado por: Dimas Marques e-mail :dmarques@ecaredes6.net Paulo silva e-mail: psilva@ecaredes6.net Turma :S12 Ano Lectivo : 2009/2010 1-caixa mágica

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 06/10/2009 10:21 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 06/10/2009 10:21 Leite Júnior ÍNDICE SOFTWARE LIVRE / OPEN SOURCE...2 PROPRIEDADE INTELECTUAL...2 GRAUS DE RESTRIÇÃO EM LICENÇAS DE SOFTWARE...2 LICENÇAS DE SOFTWARE...2 OPEN SOURCE...2 SOFTWARE LIVRE...2 GNU GPL...4 GNU LGPL...4 SOFTWARE

Leia mais

NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux. www.ncd.ufes.br

NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux. www.ncd.ufes.br NÚCLEO DE CIDADANIA DIGITAL Caminho Livre para o novo mundo! Conceitos básicos de Linux www.ncd.ufes.br Licença Este trabalho é licenciado sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial-ShareAlike

Leia mais

Software de sistema Software aplicativo

Software de sistema Software aplicativo SOFTWARE O que é Software? Software, logicial ou programa de computador é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redireccionamento ou modificação de um dado/informação

Leia mais

Software Livre, Distribuições GNU/Linux e Telecomunicações

Software Livre, Distribuições GNU/Linux e Telecomunicações Álvaro Justen (a.k.a. Turicas) Apresentação Graduando em Engª de Telecomunicações - UFF Pesquisa: IF-UFF: Física computacional/estatística Midiacom: Redes sem fio Experiência > 7 anos em GNU/Linux Sócio-fundador

Leia mais

SOFTWARE LIVRE. Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR

SOFTWARE LIVRE. Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR SOFTWARE LIVRE Fábio Rodrigo Barby Informática - IFPR Software Livre x Software Proprietário Software Proprietário O que é? Copyright; Cópia é proibida; Redistribuição é proibida; Modificação é proibida;

Leia mais

Software. Livre. Será que é isso mesmo que eu quero? João Eriberto Mota Filho Eriberto jun. 10

Software. Livre. Será que é isso mesmo que eu quero? João Eriberto Mota Filho Eriberto jun. 10 Software Livre Será que é isso mesmo que eu quero? João Eriberto Mota Filho Palmas, TO, 11 de junho de 2010 Sumário O que é o Software Livre? O que é o Linux? O licenciamento de software Alguns mitos,

Leia mais

Soluções em Linux. Linux no Desktop. Ambiente Doméstico e Profissional. Sandro Venezuela sandro@linux2business.com.br

Soluções em Linux. Linux no Desktop. Ambiente Doméstico e Profissional. Sandro Venezuela sandro@linux2business.com.br Linux no Desktop Ambiente Doméstico e Profissional Sandro Venezuela sandro@linux2business.com.br Agenda Introdução Instalação Configuração Gerenciamento de Pacotes Customização do Kernel Introdução ao

Leia mais

O que é software livre

O que é software livre O que é software livre Publicado por brain em Sáb, 2006-03-25 17:12. :: Documentação [http://brlinux.org/linux/taxonomy/term/13] por Augusto Campos Este artigo responde a diversas dúvidas comuns de novos

Leia mais

LINUX. Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker. - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL

LINUX. Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker. - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL LINUX Lapro I Profa. Fernanda Denardin Walker - Aula 2 - Material adaptado de: Isabel Mansour, Marcia Moraes e Silvia Moraes SISTEMA OPERACIONAL Para que o computador funcione e possibilite a execução

Leia mais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Professor: Roberto Franciscatto Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos

Leia mais

Software Livre e proprietário: Coexistência de diferentes formas de Licenciamento, interoperabilidade e eficiência na inclusão digital e social.

Software Livre e proprietário: Coexistência de diferentes formas de Licenciamento, interoperabilidade e eficiência na inclusão digital e social. Software Livre e proprietário: Coexistência de diferentes formas de Licenciamento, interoperabilidade e eficiência na inclusão digital e social. Palestrante: Paulo Cesar Alves 19/09/2005 Agenda Formulação

Leia mais

Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino

Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz de Almeida Software Livre é Liberdade Liberdade

Leia mais

O que é software livre

O que é software livre CAMPOS, Augusto. O que é software livre. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006. Disponível em . Consultado em 16 de Dezembro de 2008. O que é software livre

Leia mais

Debian como Desktop. Álvaro Justen (a.k.a. Turicas) alvaro.justen@peta5.com.br. www.peta5.com.br. Debian como Desktop.

Debian como Desktop. Álvaro Justen (a.k.a. Turicas) alvaro.justen@peta5.com.br. www.peta5.com.br. Debian como Desktop. (a.k.a. Turicas) www.peta5.com.br Apresentação Graduando em Engª Telecomunicações - UFF Pesquisa: IF-UFF: Física computacional/estatística Midiacom: Redes sem fio Experiência > 7 anos em GNU/Linux Sócio-fundador

Leia mais

PLANO DE AULA. Ambiente Operacional Unix Profa. Morganna

PLANO DE AULA. Ambiente Operacional Unix Profa. Morganna PLANO DE AULA 1. Sistema operacional Unix 2. Sistema operacional Linux 3. Utilização dos sistemas operacionais 1 - Sistema Operacional UNIX História 1964 sistema operacional MULTICS (Multiplexed Information

Leia mais

Salvando arquivos em PDF nos Sistemas Mainframes, utilizando emuladores de terminal

Salvando arquivos em PDF nos Sistemas Mainframes, utilizando emuladores de terminal DIRETORIA DE OPERAÇÕES DO GERÊNCIA DE GESTÃO DE AMBIENTES GGA Salvando arquivos em PDF nos Sistemas Mainframes, utilizando emuladores de terminal Documento Versão 1.0.1 Adaptado por Coordenação Data de

Leia mais

Linux pra mim, Linux pra você!

Linux pra mim, Linux pra você! Linux pra mim, Linux pra você! Almir Mendes de Araújo Analista de Sistemas - Certificado LPIC-1 Membro Organizador do PHP-ES Membro ativo do Linux-ES almir@almirmendes.net www.almirmendes.net 2 Objetivos

Leia mais

Software Livre. para concursos. Questões comentadas

Software Livre. para concursos. Questões comentadas Software Livre para concursos Questões comentadas Prefácio Hoje, qualquer instituição, seja ela pública ou privada, necessita utilizar programas de computadores para auxiliar os seus processos, gerando

Leia mais

Edição Jaguarão / RS. Ministério do Planejamento - SLTI Ministério das Comunicações Departamento de Banda Larga

Edição Jaguarão / RS. Ministério do Planejamento - SLTI Ministério das Comunicações Departamento de Banda Larga Edição Jaguarão / RS Ministério do Planejamento - SLTI Ministério das Comunicações Departamento de Banda Larga FLISOL Um dia de colaboração e compartilhamento de conhecimento... Ronald Costa Qual é a essência

Leia mais

Carla Morais e João Paiva. Software Educativo 2009/2010

Carla Morais e João Paiva. Software Educativo 2009/2010 Carla Morais e João Paiva Software Educativo 2009/2010 Os conceitos: Software livre e Open Source O conceito de Software livre (Free Software, no original), anterior ao de Open source, foi cunhado por

Leia mais

Linux, Windows, Antivírus, Teclado e Email.

Linux, Windows, Antivírus, Teclado e Email. Linux, Windows, Antivírus, Teclado e Email. Criador do Linux Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a

Leia mais

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede.

Aula 2. Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Aula 2 Objetivo: Saber qual a funcionalidade de um sistema operacional de rede. Sistema Operacional de Rede Definição: Conjunto de módulos que ampliam as tarefas dos sistemas operacionais locais, complementando-os

Leia mais

Prof. Victor Halla. Unidade IV FUNDAMENTOS DE SISTEMAS

Prof. Victor Halla. Unidade IV FUNDAMENTOS DE SISTEMAS Prof. Victor Halla Unidade IV FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS Conteúdo Estudo de Casos; Linux e Windows; Características; VMware e Xen; Características; Ferramentas; Custo total de posse TCO = Total

Leia mais

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO

SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! CURSO 1 AULA SAIBA MAIS SOBRE O LINUX E DESCUBRA QUAL DISTRIBUIÇÃO É MELHOR PARA VOCÊ! ROTEIRO PRÉ-REQUISITOS 1 INTRODUÇÃO 2 DISTRIBUIÇÕES LINUX 3 AJUDA PARA ESCOLHER SUA DISTRIBUIÇÃO LINUX 4 DÚVIDAS FREQUENTES

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Faculdade de Direito - Ciências do Estado e Governança Mundial

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Faculdade de Direito - Ciências do Estado e Governança Mundial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Faculdade de Direito - Ciências do Estado e Governança Mundial A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PARA O FOMENTO À EDUCAÇÃO Brener Fidelis de Seixas Belo Horizonte Junho/2011

Leia mais

PL 3280/2004 PROJETO DE LEI Nº 3280/2004

PL 3280/2004 PROJETO DE LEI Nº 3280/2004 PL 3280/2004 Dispõe sobre a utilização de programas de computador nos estabelecimentos de ensino público dos Estados brasileiros e do Distrito Federal e dá outras providências. PROJETO DE LEI Nº 3280/2004

Leia mais

Sistema Operativo Linux

Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Linux É um sistema operativo da família UNIX, desenvolvido colaborativamente através da internet. É um software livre ou open source, com o código fonte disponível em www.kernel.org

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01 Prof. André Lucio Competências do modulo Introdução ao sistema operacional Windows Instalação e configuração do sistema

Leia mais

Manual. Configuração do. Samba. Compartilhamento e Servidor Samba Linux. Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre

Manual. Configuração do. Samba. Compartilhamento e Servidor Samba Linux. Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Configuração do Samba Compartilhamento e Servidor Samba Linux Produzido por: Sergio Graças Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre Manual Configuração do Samba Compartilhamento e Servidor Samba

Leia mais

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Visão Geral e Navegação Tutorial Atualizado com a versão 3.9 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Conteúdo. Uma visão social. O que é? Dá certo? Custos. Recomendações. Apresentação Ricardo Gazoni Semiotic Systems. Software Livre Junho de 2011

Conteúdo. Uma visão social. O que é? Dá certo? Custos. Recomendações. Apresentação Ricardo Gazoni Semiotic Systems. Software Livre Junho de 2011 Conteúdo Uma visão social O que é? Dá certo? Custos Recomendações Apresentação Ricardo Gazoni Semiotic Systems Página 2 Uma visão social História da computação: o começo de tudo 1936 década de 40 Máquina

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br

Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Programação Estruturada Linguagem C Introdução Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Sumário Um pouco da história Por que aprender a programar em C Ambiente de Desenvolvimento

Leia mais

Sistema Operacional LINUX

Sistema Operacional LINUX SISTEMA OPERACIONAL Sistema Operacional LINUX Para que o computador funcione e possibilite a execução de programas é necessária a existência de um sistema operacional. O sistema operacional é uma camada

Leia mais

4. Conceitos Básicos de Computação: Sistemas Operacionais

4. Conceitos Básicos de Computação: Sistemas Operacionais Introdução à Computação 5910157 4. Conceitos Básicos de Computação: Sistemas Operacionais Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Física e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 4.1. Introdução aos Sistemas

Leia mais

O que é o GNU/LINUX? O que e o Kernel?

O que é o GNU/LINUX? O que e o Kernel? O que é o GNU/LINUX? Muita gente confunde Linux com sistema operacional. Digamos que parcialmente não esteja errado. O Linux(núcleo, coração do sistema), ele e responsável pelo funcionamento do computador,

Leia mais

Tiago Rodrigo Marçal Murakami

Tiago Rodrigo Marçal Murakami Tiago Rodrigo Marçal Murakami Bacharel em Biblioteconomia pela USP Estudante de Administração Pública na UFOP Editor do Blog Bibliotecários sem Fronteiras - BSF Responsável pelo RABCI Estrutura e objetivo

Leia mais

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES junho / 2003 Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

QUEM SOU? Daniel Lenharo de Souza - daniell@softwarelivre.org

QUEM SOU? Daniel Lenharo de Souza - daniell@softwarelivre.org QUEM SOU? > Daniel Lenharo de Souza > Analista de TI na Celepar > Tecnólogo de Redes de Computadores > Especialista em Redes de Computadores e Segurança da Informação > Ativista de Software Livre > Usuário

Leia mais

Software Livre em Empresas. Cesar Bezerra Teixeira

Software Livre em Empresas. Cesar Bezerra Teixeira Software Livre em Empresas Cesar Bezerra Teixeira 2004 Objetivo Apresentar tópicos diversos, para implantação de uma política de utilização de software livre, em empresas. Cesar Bezerra Teixeira 2 Sumário

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Núcleo de Pós Graduação Pitágoras MBA Gestão em TI Tópicos Especiais Informática Educativa no Brasil Professor: Fernando Zaidan 1 Referências: SANTINELLO, J. Informática educativa no Brasil e ambientes

Leia mais

SOFTWARES LIVRES PARA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA. Nome Expositor: Adriano Almeida Órgão: Secretaria Executiva de Transparência Púbica da PMJP

SOFTWARES LIVRES PARA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA. Nome Expositor: Adriano Almeida Órgão: Secretaria Executiva de Transparência Púbica da PMJP SOFTWARES LIVRES PARA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Nome Expositor: Adriano Almeida Órgão: Secretaria Executiva de Transparência Púbica da PMJP 2015 A SETRANSP Criada em 2005, tem como missão estabelecer os fundamentos

Leia mais

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com Aula 02 Conceitos básicos elipse INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com 1. Introdução O Elipse E3 trabalha totalmente orientado para a operação

Leia mais

Sistemas Operacionais: Aplicativos. Prof. Rafael J. Sandim

Sistemas Operacionais: Aplicativos. Prof. Rafael J. Sandim Sistemas Operacionais: Aplicativos Prof. Rafael J. Sandim Aplicativos Programa de computador que desempenha uma tarefa específica; Em geral ligada ao processamento de dados; Podem ser divididos em duas

Leia mais

São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar.

São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar. São programas de computador utilizados para realizar diversas tarefas É a parte lógica do computador, o que faz o computador realmente funcionar. Quais são eles? Vários outros programas 1 Sistema Básico

Leia mais

SOFTWARE LIVRE: LINUX

SOFTWARE LIVRE: LINUX UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA SOFTWARE LIVRE: LINUX Autores: Gustavo Henrique Porto de Carvalho Diego Reynaldo Lira Llamoca Zarate Disciplina: Informática e Sociedade Agosto

Leia mais

Software que fornece uma interface entre o computador e o usuário. É uma coleção de programas que:

Software que fornece uma interface entre o computador e o usuário. É uma coleção de programas que: SISTEMA OPERACIONAL Sistema Operacional Software que fornece uma interface entre o computador e o usuário. É uma coleção de programas que: inicializa o hardware do computador controla os dispositivos Gerencia

Leia mais

Oficina. Conexão wi-fi Tela ou parede para projeção

Oficina. Conexão wi-fi Tela ou parede para projeção Oficina Dados básicos Titulo Autor Instituição Proposta (objetivo) Equipamentos Disponíveis Como ser um professor autor de jogos educativos em tablets, Windows e Linux com o Visual Class Luciana Allan,

Leia mais

S o f t w a r e L i v r e e S u m m e r o f C o d e. Adriano Monteiro Marques <py.adriano@gmail.com>

S o f t w a r e L i v r e e S u m m e r o f C o d e. Adriano Monteiro Marques <py.adriano@gmail.com> S o f t w a r e L i v r e e S u m m e r o f C o d e Adriano Monteiro Marques A g e n d a Software Livre Vantagens Mitos e Verdades Como fazer dinheiro com Software Livre Summer of

Leia mais

Projecto SDAC 2010. Sistema Operativo Open Source. Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

Projecto SDAC 2010. Sistema Operativo Open Source. Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Projecto SDAC 2010 Sistema Operativo Open Source Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Disciplina: Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores Professores: Catarina Santos/Paulo Guimarães

Leia mais

Software Livre e Redes Sociais. Prof. Alexandro Silva

Software Livre e Redes Sociais. Prof. Alexandro Silva Software Livre e Redes Sociais Prof. Alexandro Silva Alexandro Silva penguim.wordpress.com Hacker Professor da Graduação e Pós-Graduação da Unijorge Atua no mercado OpenSource a mais de 10 anos Membro

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 03 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Servidores Linux. Conceitos Básicos do Linux. Instalando Servidor Linux.

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Indicie. 1.Introdução...1. 2.Como Surgiu...2. 3.Para que serve...3. 4.Instalação...3. 5. Oque ele permite fazer...5. 6. Primeiro Cenário...

Indicie. 1.Introdução...1. 2.Como Surgiu...2. 3.Para que serve...3. 4.Instalação...3. 5. Oque ele permite fazer...5. 6. Primeiro Cenário... Artigo sobre Indicie 1.Introdução....1 2.Como Surgiu....2 3.Para que serve....3 4.Instalação....3 5. Oque ele permite fazer....5 6. Primeiro Cenário....6 7. Segundo Cenário....7 8. Conclusão....8 5. Referencias....9

Leia mais

Introdução aos Sistemas da InformaçãoAula 4 p. 1

Introdução aos Sistemas da InformaçãoAula 4 p. 1 Introdução aos Sistemas da Informação Aula 4 Ivan da Silva Sendin ivansendin@yahoo.com FACOM - Universidade Federal de Uberlândia Introdução aos Sistemas da InformaçãoAula 4 p. 1 Software O que é software?

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais