CONTRIBUIÇÕES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA SEGUNDO OS SOFISTAS, SÓCRATES E PLATÃO A ARETE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO CIDADÃO EM ATENAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRIBUIÇÕES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA SEGUNDO OS SOFISTAS, SÓCRATES E PLATÃO A ARETE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO CIDADÃO EM ATENAS"

Transcrição

1 CONTRIBUIÇÕES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA SEGUNDO OS SOFISTAS, SÓCRATES E PLATÃO A ARETE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO CIDADÃO EM ATENAS GT2 Políticas Públicas Ada Augusta Celestino Bezerra 1 Mildon Carlos Calixto dos Santos 2 RESUMO Desenvolvemos nosso trabalho partindo do modelo de cidadão em Atenas para podermos entender que sociedade concebida na Grécia antiga, onde a cidadania era exercida por alguns e negada às demais classes que compunham o Estado. E, até que ponto a estrutura política grega vigente justificava o exercício da cidadania por poucos, já que o pensamento da Paidéia refletia a sua realidade sociopolítica. Para esclarecimento destes pontos sustentamos nosso trabalho por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, ou seja, de uma interpretação teórica e conceitual do pensamento filosófico. Para tal pesquisa, apoiamo-nos no texto principal, Política de Aristóteles, e em comentadores. Estes nos forneceram os materiais necessários para analisarmos o exercício da cidadania na antiguidade, procurando luzes para refletirmos sobre o modelo educacional hoje. Propomos um recorte onde sinalizamos a importância da formação e participação do cidadão para os Sofistas, Sócrates e Platão. Desse modo, tivemos o intuito de ver maneiras de visualizar o cidadão e, conseqüentemente, suas diferenças em propor as formações dos cidadãos, como também de atuação no meio social. PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Filosofia, Educação em Atenas. ABSTRACT We develop our work based on the model citizen in Athens in order to understand that society conceived in ancient Greece, where citizenship was practiced by some and denied to the other classes that comprised the state. And to what extent the current Greek political structure justified the exercise of citizenship by a few, since the thought of Paideia reflected his socio-political reality. To clarify these points we sustain our work through a bibliographical search, ie, a theoretical interpretation of the philosophical and conceptual. For this research, we rely in the main text, Politics of Aristotle, and commentators. They gave us the materials necessary to analyze the 1 Pedagoga, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestra em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Professora Titular III da Universidade Tiradentes Sergipe, atuante na Graduação e no Curso de Mestrado em Educação. 2 Graduado em Geografia pela Universidade Tiradentes, Licenciado em Filosofia pela Faculdade São Tomás de Aquino, aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes e integrante dos Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas,Gestão Socioeducacional e Formação de Professor(UNIT/CNPq) e Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (UFS/CNPq).

2 exercise of citizenship in ancient times, looking for lights to reflect on the educational model today. We propose a cut which pointed out the importance of education and citizen participation for the Sophists, Socrates and Plato. Thus, we see the intention of ways to view the citizen and, therefore, propose their differences in the training of citizens, as well as acting in the social environment. KEYWORDS: Citizenship, Philosophy, Education in Athens. A FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ATENAS SEGUNDO SEGUNDO OS SOFISTAS Quando nos voltamos para um estudo mais detalhado sobre a formação dos cidadãos no período clássico da historia grega, podemos focalizar como inovadores e grande contribuidores para uma nova visão sobre a educação o movimento dos sofistas. Tal termo implica uma denominação que originariamente significa mestre do saber. Estes, por sua vez, não têm um período determinado dentro da historia, mas sabe-se que teve inicio antes de Sócrates e se estende até alguns anos depois deste pensador. Também sabemos que seus pensadores não são de uma mesma localidade, mas de vários locais. Acrescentamos, além disso, que eles não tinha uma única preocupação, mas cada autor aprofundou-se na questão que mais lhe convinha e, diferentemente dos demais pensadores, até então conhecidos,não tinham morada fixa. A Paidéia dos sofistas era uma colorida mistura de matérias de origem vária. O seu objetivo era a disciplina do espírito, mas não existia entre eles unanimidade quanto ao saber mais indicado para atingi-la, pois cada um deles seguia estudos especializados e, naturalmente, considerava a sua disciplina como a mias conveniente de todas(jaeger,1995:538). Só que, apesar de especialidades diversas eles tinham afinidades comuns a todos. É exagero dizer [...] que os sofistas nada tinham em comum exceto o fato de serem mestres profissionais. Nenhum campo nos assuntos que ensinavam ou na mentalidade que estes produziam. Um assunto pelo menos todos eles praticavam e ensinavam em comum: a retórica ou a arte do logos(guthrie,1995:46).

3 O movimento dos sofistas surge não involuntariamente, mas para responder aos anseios da sociedade da época. Anseios estes que têm como conseqüência fatores diversos. Contextualizados na polís,desde aspectos sociais, militares até, fundamentalmente, aquele de índole política. Portanto, levemos em conta que o movimento dos sofistas é fruto de uma crise em vários âmbitos das relações sociais. Assim é descrita pelo historiador da filosofia: [...] Todos os caminhos já haviam sido palmilhados e o pensamento físico chegaram aos seus limites extremos. [...] Por outro lado, no século V a.c. manifestaram-se fermentos sociais, econômicos e culturais que, ao mesmo tempo, favoreceram o desenvolvimento da sofistica e, por seu turno foram por ele favorecidos. Antes de mais nada, recordamos a lenta, mas inexorável crise da aristocracia, acompanhada pari passu pelo sempre crescente, poder do demos, o povo; o fluxo sempre mais maciço de estrangeiros as cidades, especialmente Atenas, com a ampliação do comércio, que, superando os limites de cada cidade, levava cada uma ao contato com um mundo mais amplo; a difusão dos conhecimentos e experiências dos viajantes, que levavam à comparação entre os usos, costumes e leis helênicos e usos, costumes e leis totalmente diferentes(reale,1990:74). É preciso ressaltar que, em conseqüência do quadro panorâmico da época, o movimento fez uma verdadeira revolução quando, uma vez esgotada a investigação da physis, que não chegou a uma conclusão coesa, segundo Reale (1990) desloca o eixo da reflexão filosófica da physis e do cosmo para o homem e aquilo que concerne à vida do homem como de uma sociedade. Quando o assunto é relacionado ao homem em sociedade podemos citar problemas como: política, ética, educação e os conflitos da pólis, cidade, que são as preocupações do homem grego no período sofistico. E em especial Atenas onde a democracia estava avançando. Mas dentro destas novas preocupações, uma não teve origem com os sofistas, no entanto, eles foram essenciais para o seu estabelecimento, quando se propuseram ser os sucessores educacionais dos que antes tinham esta missão, os poetas. Portanto esta preocupação foi primeiramente dos poetas. Foi já com Simônides, Teógnis e Píndaro que entrou na poesia o problema da possibilidade de ensinar a arete. [...] Com eles, a poesia tornou-se o palco de uma discussão apaixonada sobre a educação. [...] Os sofistas deram o último passo (JAEGER, 1995: ).

4 Ao evidenciarmos importância dos sofistas para a nova concepção de educação queremos ressaltar que a educação da época não mais correspondia ás necessidades do homem da polis, segundo entendimento os sofistas. Isto implica reconhecer a necessidade de um conhecimento e/ou noções mais adequadas ás diversas áreas. A educação imitativa efetivamente não correspondia a tais exigências. Desde Homero a idéia do modelo e do exemplo domina a educação aristocrática. Com o exemplo pessoal coloca-se viva diante dos olhos do educando a norma que deve seguir, e o olhar atento para a encarnação da figura ideal do homem deve movê-lo à imitação(jaerger,1995:361). Segundo a nova visão a arete, virtude, não estava somente em alguns poucos que recebiam através do sangue nobre e era desenvolvida pela educação imitativa e ginástica, que propocionava a disciplina corporal no educando. Mas, segundo a nova concepção, a virtude é adquirida através da formação consciente do espírito. Com isso, há uma ruptura, pois, qualquer homem que se dedique à aprendizagem, ou melhor, que receba um aprendizado adequado poderá desempenhar, com maior eficiência, o seu papel de cidadão. O cidadão é um homem virtuoso e para os sofistas a virtude pode ser ensinada. Só que, a virtude para este é identificada com a técnica e, dentro de todas as técnicas ensinadas pelos demais sofistas, Protágoras colocava a sua como a principal, isto é, a técnica política. Que a virtude se podia ensinar era á base da pretensão dos sofistas [...]. As referências de Protágoras, em Platão, à techne do artesão e à arete do artesão evidenciam que para ele significam a mesma coisa. Ele mesmo consiederava a instrução nas technai especificas, que alguns sofistas ofereciam, como inferior a ele, a arte política ou a virtude política, que é sua especialidade pessoal (GUTHRIE,1995:237). Quando os sofistas identificam a virtude com a técnica, fica claro para nós que, diante da situação sociopolítica, que exige do cidadão a maior capacidade possível de desenvolvimento no discurso persuasivo, eles traziam a solução quando ensinavam estas técnicas, tão essenciais para as discussões dentro dos problemas do Estado. Por isso afirma JAEGER (1995) foi das necessidades mais profundas da vida do Estado que nasceu a idéia da educação, a qual reconheceu no saber a nova e poderosa força espiritual daquele tempo para a formação de homens, e a pôs a serviço dessa tarefa.

5 É evidente a ruptura feita pelos sofistas que nos mostra a idéia otimista dele em relação ao homem. Tal idéia está na afirmação que, todo homem pode ser educado. Coisa que os pensadores anteriores (pré-socráticos) não abordaram, visto que, o momento histórico, por eles vivenciado, não tinha como ponto de reflexão as preocupações relacionadas às vivências humanas, e sim, o principio de todas as coisas. Tendo em vista a concpção de educação sofistica, fica superado a velha nobreza de sangue e então, aparentemente, surge uma idéia preliminar, que uma vez instruídos, todos teriam o direito de participar como cidadão da democracia ateniense. De acordo JAEGER(1995) pela primeira vez estende a vastos círculos e dá publicidade total a exigência de arete baseada no saber. Partindo desta idéia, o povo seria diretamente o grande beneficiado, pois estaria desejoso de poder participar do saber para também adentrar na administração da coisa pública. Segundo JAEGER(1995) é certo que em nenhum outro lado tiveram todos, mesmo os simples cidadãos, tantas possibilidades de adquirir os fundamentos de uma cultura elementar, como em Atenas, embora o Estado não tivesse a escola na mão. Porem sabemos que Atenas tinha um contigente de escravos bem numerosos, de lavradores, artesão e metecos (estrangeiros livres que viviam do comércio), que não exerciam a cidadania. Não a exerciam porque os escravos não eram considerados homens racioanais, pois não tinham capacidade de reflexão. Os lavradores, artesão e qualquer um que dependesse do trabalho braçal não tinham tempo nem oportunidade de esmerar-se no saber, tampouco de poderem participar das assembléias, sem abordar que, aquele que se submetia ao trabalho braçal era indigno de tal função. Aos estrangeiros a cidadania era negada, podendo somente viver e desempenhar seus trabalhos. Portanto, restava somente uma pequena parcela da população que tinha o direito de exercer a cidadania, partindo das assembléias públicas na ágora e se ocupando com as decisões da cidade-estado. Na verdade, como conseqüência das novas idéias, houve somente um alargamento da nobreza sanguinea, classe beneficiada na antiga visão, que recebiam os privilégios por hereditariedade para participarem, pois eram homens livres, que não se submetiam a trabalhos braçais e por terem nascidos no estado ateniense, que segundo JAEGER(1995) como membros conscientes da sociedade estatal e obrigados a se colocarem a serviço do bem da comunidade. Entendemos que apesar da proposta inovadora, na verdade os sofistas não conseguiram transpor a barreira que sempre proporcionou uma educação para a elite. Como afirma Jaeger (1995) já desde o começo a finalidade do movimento educacional comandado pelos sofistas não era a educação do povo. No fundo não era senão uma nova forma da educação dos nobres.

6 Desta forma, a nova educação vem para suprir a carência que deixava a educação imitativa.é através dos conteúdos da música,poesia, gramática, retórica e dialética que os sofistas queriam proporcionar um conhecimento geral nos diversos âmbitos que envolviam os homens. Mas, o desenvolvimento da retórica era fundamental para melhorar persuadir, argumentar e discutir na Ágora ateniense. A faculdade oratória[...] Reside antes de mais nada na judiciosa aptidão para proferir palavras decisivas e bem fundamentadas. No Estado democrático, as assembléias públicas e a liberdade de palavra tornaram indispensáveis os dotes oratórios e até os converteram em autênticos leme nas mãos do homem de Estado. Notamos que a grande contribuição dos sofistas para os cidadãos atenienses foi o desenvolvimento da oratória para a participação na democracia, ou seja, nas assembléias. A importância da oratória para os sofistas também revela o relativismo pregado por ele mesmos. Treinavam seus alunos para elogiar e censurar as mesmas coisas, a verdade não mais importa,visto que, o que vale é ter capacidade de argumentação lógica que leve o ouvinte a convencer-se da idéia que é defendida. Com isto, mesmo que o que vai ser defendido, possa ser facilmente derrubado, quando bem argumentado torna-se á indestrutível. E aqui mostra o pensamento que é fruto da negação de qualquer postulado absoluto. O que vale é o jogo de palavras, não existe uma moral absoluta, verdade, tudo isto é relativo. A FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ATENAS SEGUNDO SÓCRATES Sócrates nasceu em 469 a.c., em Atenas e vivenciou o apogeu de sua cidade. Morreu em 399 a.c., depois de condenado á pena capital por não acreditar nos deuses e por corromper os jovens. Sabe-se que foi contemporâneo de grandes sofistas como Protágoras e que foi um crítico feroz das idéias dos mesmos. Todo ensinamento socrático foi dado nas praças, no mercado. Ele mesmo nada escreveu e tudo o que sabem vem de comentadores e historiadores da época. Mas, fazendo um depuramento das obras de seu amigo que denominamos fiel discípulo, Platão, podemos extrair o cerne de seu pensamento. Todo o seu método educacional é em oposição à dos sofistas. Os sofistas são mestres ambulantes vindos de fora, nimbados de um halo de celebridade inacessível e rodeado de um reduzido círculo de discípulos. È por dinheiro que ministram seus ensinamentos. Estes

7 versam sobre disciplinas ou artes especificas e dirigem-se a um público seleto de filhos de cidadãos abastados, desejosos de se instruírem. O palco onde, em longo solilóquio, brilham os sofistas é a casa particular ou a aula improvisada. Em contrapartida, Sócrates é um cidadão simples, a quem todos conhecem. A sua ação passa quase despercebida; a conversa com ele agarra-se quase que espontaneamente, e como sem querer, a qualquer tema de ocasião. Não se dedica ao ensino nem tem discípulos; assim o afirma, pelo menos. Só tem amigos, camaradas(jager,1995:523). Apesar de Sócrates afirmar que não se dedicou ao ensino, pois sabia. Ele inicia o seu trabalho educativo quando procura refutar ou comprovar a afirmação do oráculo: Conheceis bem Xenofonte.[...] Indo a Delfos, ousou interrogar o oráculo[...] perguntou-lhe, pois, se havia alguém mais sábio que eu. Ora a Pitonisa (sacerdotisa do templo de Delfos) respondeu que não havia ninguém mais sábio(platão, 2004:61). A procura de refutação ou confirmação do oráculo era através de diálogos travados com pessoas, segundo Sócrates, mais sábias do que ele. Estes diálogos aconteciam com alguns políticos, poetas e artífices, mas estes, que aparentemente demonstravam muita sabedoria, na verdade, uma grande parte desta sabedoria era enganosa. Demonstravam saber e pensavam que sabiam, quando pouco sabiam. Então, Sócrates destacou-se entre a juventude, com seu método, pois, a sua pedagogia, que era diversa da dos sofistas traziam um complemento. Este complemento está no fato que, nos diálogos travados por Sócrates os jovens suscitavam a crítica a todas as estruturas de poder. O socrático era a ironia, isto é, simulava não saber e lançava questões até que o interlocutor não tivesse mais saída e tomasse consciência da sua ignorância. Utilizava ainda a maiêutica, que se dava quando o interlocutor estava embaraçado pelas perguntas e Sócrates lhe fazia ver alguns problemas, a partir de então o interlocutor fazia uma reflexão, reelaboração de pensamento, e demonstrava a sua nova conclusão, que era o conhecimento verdadeiro que brotava do interlocutor sobre a questão. Quando o nosso pensador utilizava o método da ironia e da maiêutica era porque queria que o interlocutor abandonasse o conhecimento falso, enganoso, que ele tinha como verdadeiro e buscasse, através da reflexão, o conhecimento que tinha dentro de si. Ora, para Sócrates, o homem deveria preocupar-se, primeiramente, com a alma, não com as honrarias, as riqueza ou os problemas da cidade. O homem que demonstrasse ter

8 a virtude, aí sim poderia ocupar-se do bem público. A alma socrática não tem nada em comum com a concepção atual, isto é, dimensão escatológica, mas com episteme, razão, o eu consciente. Também para ele, a virtude, antes de qualquer coisa, era ciência, conhecimento. O pensador ateniense afirmava que, aquele tinha conhecimento, praticava o bem, o bom. O erro só era fruto da ignorância. Esta era a sua concepção ética. Caro cidadão de Atenas, tu que pertences à maior cidade e mais famosa pelo saber e pelo poder, não te envergonhas de fazer caso das riquezas, para guardares quanto mais puderes e da glória e das honrarias, e, depois não fazer caso e nada te importares de sabedoria, da verdade e da alma, para tê-la cada vez melhor? E,se algum de vós protestar e prometer cuidar disso, não o abandonarei, nem irei embora,mas o interrogarei e o examinarei e o convencerei, e, em qualquer momento que me pareça que não possui a virtude, convencido de que a possui, o reprovarei, faz pouquíssimo caso das coisas de grandíssima importância e grande caso das que tem pouco valor.[...] A virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vêm, aos homens, as riqueza e todos os outros bens, tanto públicos como privados (PLATÃO, 2004:72-73). Sócrates era contrario a participação das massas proletária, por discordar completamente da participação do povo nas decisões políticas e jurídicas. Para Sócrates, as decisões que deveriam reger o Estado tinham que estar nas mãos de quem tinha um conhecimento elevado. Era indubitável que ele tinha declarado, defeituoso, como norma fundamental, o principio democrático dominante em Atenas, segundo o qual o governo era incumbência da maioria do próprio povo: em sua substituição proclamara, como norma para direção do Estado, o principio superior conhecimento das coisas(jaeger,1995: ). Mas a educação política socrática tinha como destinatário, todos, só que, alguns para o governo e outros para serem governados. Os primeiros devem aderir voluntariamente a uma vida que, por causa da finalidade, deveria ser ascética em busca do autodomínio. Basta-nos, para que destaquemos que a educação socrática dirige-se aos sábios, àqueles que foram naturalmente escolhidos, dotados de virtude, pois só estes podem dominar seus instintos selvagens que estão dentro de todos. Sócrates estava convencido de que, se estes escolhidos tivessem a educação devida, eles atingiriam por eles mesmos o mais alto nível de conhecimento e, além de serem felizes, tornariam os demais

9 homens felizes. E assim dariam os frutos que corresponderiam com os talentos que eles possuíam. A FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ATENAS SEGUNDO PLATÃO Platão nasceu em Atenas no mês de maio de 427 a.c. Faleceu em 348/347 a.c. O nome Platão é apelido, devido aos seus ombros muito largos. Seu nome era Aristocles. Por volta dos vinte anos conheceu Sócrates e começou a segui-lo. Tinha uma boa posição social, pois sua família dispunha de uma fortuna condizente à nobreza, pois isso, pôde receber elevada educação. Junto com alguns companheiros quis interferir no processo contra Sócrates, como fiador do seu mestre.logo após a morte do mestre, ausentou-se de Atenas por algum tempo porque empreendeu algumas viagens por alguns países. Ele fundou a Academia, escola na qual esteve à frente até a morte. Lá se reunia com alguns outros, uma vez por mês para altas discussões filosóficas. Platão, ao contrario do seu mestre, escreveu muito e é um caso especial entre os filósofos antigos, porque dele conseguiu chegar até nós a sua obra completa. Dentro da obra de Platão existe uma variação de temas, mas apesar de não ter uma vida politicamente ativa, ele escreveu obras de cunho político. A República é uma utopia que nos expressa claramente sua idéia, ou melhor, sua maneira de conceber o Estado, isto porque nesta obra ele reconstrói o Estado. O filósofo está decepcionado com o Estado democrático que levou Sócrates à morte. Todavia,como base do novo Estado, idealizado por Platão, deve estar a preocupação primeira com a educação dos educadores. Quando a preocupação é a educação destes é porque Platão coloca a educação como responsabilidade de todos. Toda a educação é para ele função da comunidade, quer esteja regulamentada pelo Estado, quer atue livremente ; e Platão, coerente com o seu critério de que só num Estado perfeito se pode realizar a verdadeira educação [...] não é aos educadores mas, a coletividade, que importa os defeitos da educação vigente(platão,2000:201).

10 É através de uma educação bem planejada, baseada na cultura musical, na ginástica, no aprofundamento das matemáticas e da oratória que acontecia à educação dos guardiões. É evidente que Platão acredita na educação como base fundamental para a formação do governante, porque uma vez educado, as leis que regem a conduta humana passam para segundo plano. E sendo esta idéia corroborada, o outro fator que garante a boa conduta do cidadão é a junção da educação com um forte caráter. A primeira classe social, porém não necessita de educação especial, porque as artes e os ofícios são facilmente aprendidos com a prática.para as classes dos guardas, Platão propõe a educação clássica, ginástico-musical, com o objetivo de robustecer convenientemente à parte da alma da qual deveriam a coragem e a fortaleza. [...] A educação prevista por Platão os governantes coincidia com os exercícios necessários para o aprendizado da filosofia, suposta a coincidência entre o verdadeiro filósofo e o verdadeiro político(reale,1990: ). Na república platônica O Estado deveria ser dividido em três classes principais,assim como ele divide em três partes a alma: a classe mais baixa, representando a alma apetitiva, incluiria os lavradores, os artistas e os comerciantes; a segunda classe, representando a coragem, seria formada pelos soldados; enquanto a classe mais alta, representando a sabedoria, compreenderia os guardiões. Por conseguinte, a justiça brota do desempenho harmônico das classes. Com isto, compreende-se que a justiça, nada mais é, que cada um dê o máximo de si na classe que está inserido e não queria fazer coisas que competem às outras classes. Segundo Platão (200,p.133) justiça significa guardar apenas os bens que nos pertencem e em exercer unicamente a função que no é própria. De acordo este pensamento, só assim, realizar-se-ia o melhor Estado possível, porque mesmo com tal divisão e tendo que se submeter ao governo dos melhores, todos seriam felizes. Agora julgamos modelar a cidade feliz, não pondo à parte um pequeno número dos seus habitantes para torná-los felizes, mas considerando-o como um todo;[...] caso que devemos obrigar os auxiliares e os guardas a assegurá-la e convencê-los, assim como a todos os outros cidadãos, a desempenharem o melhor possível as funções de que são

11 incumbidos; e, quando a cidade se tiver desenvolvido e estiver bem organizada, deixaremos que cada classe participe de acordo com a sua natureza, da felicidade(platão,200:117). Como vemos, o governo está nas mãos dos melhores, mas não é uma nobreza de sangue, pois apesar de dar uma importância muito grande ao nascimento para a formação de uma estirpe, ele ainda coloca que é dever dos guardiões, com uma constância, descer até a última classe e procura os melhores e elevá-los á classe dos guardiões. [...] Dissemos que era preciso relegar para as outras classes a criança medíocre nascidas dos guardas e elevar à condição de guarda a criança bem-dotada nascida nas outras classes (PLATÃO,200:119). A classe dominante, guerreiros e guardiões, não podiam possuir nenhum bem material, pois, quando o homem passa a preocupar-se com os bens materiais facilmente é corrompido. Não fazendo acontecer à justiça entre as classes. Nenhum deles possuiria nada exclusivo, exceto os objetos de primeira necessidade; em seguida, nenhum terá habitação nem loja onde toda a gente possa entrar. Quanto à alimentação necessária a atletas guerreiros sobre e corajosos, recebê-la-ão dos outros cidadãos, como salário da guarda que asseguram, em quantidade suficiente para um ano, de modo a não sobrar e a não faltar; tomarão as refeições juntos e viverão em comum como soldados em campanha (PLATÃO, 2000:113). Casavam-se e tinha filhos, mas as uniões eram temporários e os filhos não permaneciam com eles, mas eram educados pelo Estado obrigando-os a tratar a todos como seus filhos e assim eles formavam uma grande família. Todas as mulheres dos nossos guerreiros pertencerão a todos: nenhuma delas habitará em particular com nenhum deles. Da mesma maneira, os filhos serão comuns e os pais não conhecerão os seus filhos nem estes os seus pais (PLATÃO,2000:160). Para uma melhor seleção é conveniente que os melhores tenham relações com as melhores. Por isso é necessário também a educação das mulheres e colocá-las em proximidade com os homens, isto é, não existe função própria das mulheres e dos homens, mas participando da mesma educação as mulheres desempenharão as mesmas funções dos homens. E lhes acompanharão. É entre estas mulheres que os homens devem estabelecer relações e procriar. Sendo que, a prole vai ser educada por mães que

12 já estão preparadas unicamente para este fim. Este regimento de procriação deve ser controlado pelo Estado. Ora, aqueles e aquelas que tiveres escolhido, tendo domicílio comum, tomando em comum as suas refeições e não possuindo nada de seu, estarão sempre junto; e encontrando-se misturados nos exercícios do ginásio e que concerne o resto da educação(platão,2000:161). Estas uniões são transitórias e não permanentes. Para o bem do Estado o que vale nas uniões não são os afetos, mas condições de uma boa reprodução para melhorar a qualidade dos cidadãos futuros. Todo este planejamento tem como cume à virtude e a felicidade de todos, pois aqueles que governam,devem antes buscar servir, e não honrarias. E como grande empreendedor para governa tal Estado, está o filósofo, visto que, ou o rei é filósofo ou o filósofo deve ser rei. Enquanto os filósofos não forem reis nas cidades, ou aquele que hoje denominamos reis e soberanos não forem verdadeiramente e seriamente filósofos, enquanto políticos e a filosofia não convergirem no mesmo indivíduo enquanto os muitos caracteres que atualmente perseguem um ou outro desses objetivos de modo exclusivo não forem impedidos de agir assim, não terão fim, meu caro Glauco, os males da cidade, nem, conforme julgo, os do gênero humano, e jamais a cidade que nós descrevemos será edificada(platão, 2000: ). Portanto, Platão também estabelece para seu Estado o governo dos filósofos. Só estes teriam condições, através da reminiscência, chegar ao conhecimento verdadeiro e melhor administração o Estado, enquanto o restante teria que figurar entre os governados. E vejamos como o comentador define o filósofo na visão platônico. Platão concebe o filósofo como um homem de grande memória, de percepção rápida e sedento de saber. Um tal homem despreza tudo o que é minúsculo, o seu olhar eleva-se sempre ao aspecto global das coisas e abarca, de uma vigia altíssima, a existência e o tempo. Não tem a vida em grande apreço nem sente grande apego aos bens exteriores. É estranho a ele tudo o que seja gabolice. É grande em tudo, mas sem por isso deixar de possuir um certo encanto. È um amigo e parente da verdade, da justiça, da valentia, do autodomínio (JAEGER,1995:848). Está claro, no estabelecimento do Estado platônico, que aqueles que possuíam o conhecimento imutável, que contemplavam não as aparências, mas o real, deveriam governar, pois saberiam, melhor que a ninguém, que sua verdadeira função no Estado

13 era servir, e não uma busca desenfreada pelo poder, pelas honrarias. Saberiam manter a ordem, coordenando para que a injustiça nunca acontecesse. E desta forma saberiam conduzir os demais para a felicidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo excursão proposta pelo texto deixamos claro, todo escrito reflexivo de Aristóteles não partiu de elaboração de uma sociedade ideal, mas partiu da sociedade real, precisamente da sua realidade sociopolítica. Como também, da sua concepção de homem, que segundo ele, é um animal político por natureza, isto é, o homem só encontra sua realização plena quando em contato com os demais. O homem é naturalmente um ser de relações. È tendência natural do homem viver em sociedade. Como exigência natural, temos a formação da sociedade que necessita um direcionamento, um governo. Então o governo da polis deveria estar nas mãos dos cidadãos, aqueles que deliberavam na ágora, praça pública, ou exercia a cidadania ocupando uma função em uma das diversas magistraturas. Como colaborador direto dos cidadãos, tínhamos os guerreiros que tinham como função defender a cidade-estado. Estas duas classes formavam a parte principal do Estado. As demais classes, que eram importantes para o abastecimento e manutenção da cidadã-estado, não tinham direito a cidadania. Destarte, era negado a cidadania para os metecos (estrangeiros comerciantes), como também, aos lavradores e artesãos. Os escravos não eram considerados como pertencentes a uma classe social, pois pertenciam ao senhor, eram extensões do mesmo, já que não tinham capacidade reflexiva. Também não gozavam do direito a cidadania os jovens e as mulheres. O cidadão era o homem livre, não estrangeiro, que não desempenhavam nenhum trabalho braçal, pois era coisa servil, indigno para o cidadão, e que participava das

14 assembléias na ágora ateniense. Seu trabalho era pensar para melhorar administrar a coisa pública. A sociedade concebida na Grécia Antiga privilegia a classe dos cidadãos e dos guerreiros em detrimento das demais que compunham o estado. Esta maneira que os filósofos grego tinham de visualizar a sociedade era fruto da sua realidade social, mas eles não observou toda a realidade e transpôs na integra, sem dirigir alguma critica a sociedade em que estavam inseridos. Embora as críticas feitas por eles á democracia, que se encontrava desfigurada, foi pouco relevante, pois o que foi absolvido em seus pensamentos como sendo uma boa proposta para o retorno ao apogeu da democracia fazia parte da realidade sociopolítica, o sistema escravista, por exemplo. Com efeito, se o governo da polis, para os filósofos, era algo sublime, acreditamos hoje que a participação consciente do cidadão em busca do que é melhor para a sociedade é fundamental importância para a elevação de toda humanidade. BIBLIOGRAFIA ARISTÓTELES. Política. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, (Coleção obra-primeira de cada autor).ética A Nicômoco. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, (Coleção obra-prima de cada autor) ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, BITTAR, Eduardo C. B. Curso de Filosofia aristotélica: leitura e interpretação do pensamento aristotélico. Barueri, SP: Manoel, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988[Organizações, Editora Jurídica da Editora Manole]. Barueri, SP: Manole, BRUNO, LÚCIA. Acerca do indivíduo, da prática e da consciência da prática. In: Educação & Sociedade. São Paulo, SP: Cortez, Ano X, n. 33. ago BUARQUE, Cristóvam. A revolução das prioridades: da modernidade técnica à modernidade ética. Rio de Janeiro, Paz e Terra, FARIA, Maria do Carmo Bettencout de. Aristóteles: a plenitude como horizonte do ser.são Paulo: Moderna, (Coleção Logos)

15 GOMES, Lucrecia Anchieschi e SANTOS, Luciano Pereira dos. Policidadania.São Paulo: Paulinas, (Coleção mundo possível) GUTHRIE,W.K.C. Os Sofistas. Tradução de João Resende Costa. São Paulo: Paulus,1995. JAEGER,Werner. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, (Coleção obra-prima de cada autor). A República. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Editora Nova Cultural, REALE, Giovane e ANTISERE, Dario. História da filosofia. Antiguidade e Média, Vol. I.São Paulo: Paulus,1990. SANTOS, Milton. O professor como intelectual na sociedade contemporânea. Águas de Lindóia, SP: 1999 (material apostilhado). SERRANO, Jonathas. História da filosofia. Rio de Janeiro: Editora Zelio Valverde, VERGNIÉRES,Solange. Ética e Política em Aristóteles: Physis, ethos, nomos. Tradução de Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Paulus, 1998.(Ensaios filosóficos)

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática GEOGRAFIA, ECONOMIA E POLÍTICA Terreno montanhoso Comércio marítimo Cidades-estado

Leia mais

3ª Filosofia Antiga (Pensadores antigos)

3ª Filosofia Antiga (Pensadores antigos) 3ª Filosofia Antiga (Pensadores antigos) Questão (1) - A filosofia se constitui, a partir das concepções de Sócrates, Platão e Aristóteles, como o pensamento que investiga: a) A questão da dívida externa.

Leia mais

Filosofia na Antiguidade Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles. Profa. Ms. Luciana Codognoto

Filosofia na Antiguidade Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles. Profa. Ms. Luciana Codognoto Filosofia na Antiguidade Clássica Sócrates, Platão e Aristóteles Profa. Ms. Luciana Codognoto Períodos da Filosofia Grega 1- Período pré-socrático: (VII e VI a.c): início do processo de desligamento entre

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SÓCRATES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SÓCRATES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES SÓCRATES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 1. (Unicamp 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.c., encontra o seu ponto de partida

Leia mais

Escravismo Antigo. Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar e político

Escravismo Antigo. Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar e político Escravismo Antigo Estrutura econômica Escravos produzem maior parte da riqueza Estrutura social Baseado na liberdade que se tem. Dois grupos sociais: à Livres: Desenvolvimento intelectual, artístico, militar

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A ÉTICA NA POLÍTICA Palestrante: Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A origem da palavra ÉTICA Ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram

Leia mais

Manual de Direito Previdenciário

Manual de Direito Previdenciário Manual de Direito Previdenciário Manual de Direito Previdenciário Benefícios Fábio Alexandre Coelho Luciana Maria Assad Vinícius Alexandre Coelho 4ª edição Revista e atualizada até julho/2015 Rua Machado

Leia mais

Sócrates: uma filosofia voltada para consciência crítica. Professor Danilo Borges Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Sócrates: uma filosofia voltada para consciência crítica. Professor Danilo Borges Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Sócrates: uma filosofia voltada para consciência crítica Professor Danilo Borges Colégio Cenecista Dr. José Ferreira 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Sócrates 469 399 a.c. Divisor de águas na filosofia grega

Leia mais

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA O IMPÉRIO ALEXANDRINO A FILOSOFIA ESTOICA PARTE DA SEGUINTE PERGUNTA: COMO DEVO AGIR PARA VIVER BEM? COMO POSSO VIVER BEM E,

Leia mais

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção

Passe Jovem no SVE KIT INFORMATIVO PARTE 2 PASSE JOVEM NO SVE. Programa Juventude em Acção PASSE JOVEM NO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 2 Maio de 2011 1. O SVE como experiência de aprendizagem Ser um voluntário do SVE é uma valiosa experiência pessoal, social e cultural,

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

História da Educação. Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365

História da Educação. Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365 História da Educação Fernando Santiago dos Santos fernandoss@cefetsp.br www.fernandosantiago.com.br (13) 9141-2155 8822-5365 Aula 1 14 fev. 2011 Apresentação dos conteúdos, estratégias, ementa, avaliação

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO. 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores.

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO. 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores. LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO 1. Quais foram as principais características da escolástica? Cite alguns de seus pensadores. 2. Como acontecia a aprendizagem nas escolas no período medieval? Quem era apto

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA

AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA AGOSTINHO, TEMPO E MEMÓRIA Fábio de Araújo Aluno do Curso de Filosofia Universidade Mackenzie Introdução No decorrer da história da filosofia, muitos pensadores falaram e escreveram há cerca do tempo,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPROMISSOS E DESAFIOS Letícia Luana Claudino da Silva Discente de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista do Programa de Saúde. PET/Redes

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA LIBERDADE ANTIGA E LIBERADE MODERNA LINHARES 2011 EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO A educação é um dos pilares da sociedade e no nosso emprego não é diferente. Um povo culto está mais preparado para criar, planejar e executar os projetos para

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

O regime democrático apareceu em Atenas no século V a.c., concretizado pelas reformas legislativas levadas a efeito pelo arconte Clístenes (508 a

O regime democrático apareceu em Atenas no século V a.c., concretizado pelas reformas legislativas levadas a efeito pelo arconte Clístenes (508 a IDEIAS A RETER SOBRE A GRÉCIA O regime democrático apareceu em Atenas no século V a.c., concretizado pelas reformas legislativas levadas a efeito pelo arconte Clístenes (508 a 507) e mais tarde aperfeiçoadas

Leia mais

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 2. Direito como objeto de conhecimento. Conforme pudemos observar nas aulas iniciais

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

Lista de Exercícios:

Lista de Exercícios: PROFESSOR(A): Ero AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO DATA DA REALIZAÇÃO ROTEIRO DA AVALIAÇÃO 2ª ETAPA AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 6º CONTÉUDOS ABORDADOS Cap. 4: o mundo grego todos os temas Cap

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos 25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos Intervenção da Deputada Municipal do PSD Célia Sousa Martins Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Senhor Presidente da Câmara

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

PLATÃO. Consta-se que antes de ter sido discípulo de Sócrates, seguiu as lições de Crátilo.

PLATÃO. Consta-se que antes de ter sido discípulo de Sócrates, seguiu as lições de Crátilo. PLATÃO Platão, jovem aristocrata de Atenas foi familiar de Alcibíades e de Crítias tinha como nome verdadeiro Arístocles. O cognome deverá ter-se ficado a dever à envergadura dos seus ombros ou então à

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER?

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? NATAL/RN 2005 DEODORO AMILCAR CAVALCANTE DE ARAÚJO O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

IX DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2016

IX DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2016 IX DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2016 Questões de Português Profª Vera Lúcia Winter 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Leia com atenção o texto

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

PARNAMIRIM - RN. 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro

PARNAMIRIM - RN. 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro PARNAMIRIM - RN 6º ano Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro 1. CONTEXTO / INTRODUÇÃO Como vimos anteriormente, a Grécia, nada mais é do que o berço da cultura Ocidental, e como tal, nos deixou como

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR: UMA NOVA VISÃO DA EDUCAÇÃO

GESTÃO ESCOLAR: UMA NOVA VISÃO DA EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR: UMA NOVA VISÃO DA EDUCAÇÃO Preletora: Antônia dos Santos Alves Quem é o Gestor? Ajustar a mente no início do dia. Escola é uma empresa com características próprias O ato de orar antes das

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental

Pedro Bandeira. Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental Pedro Bandeira Pequeno pode tudo Leitor em processo 2 o e 3 o anos do Ensino Fundamental PROJETO DE LEITURA Coordenação: Maria José Nóbrega Elaboração: Rosane Pamplona De Leitores e Asas MARIA JOSÉ NÓBREGA

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PROJETO PARA INCLUSÃO SOCIAL DOS SURDOS DA FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA PARNAÍBA-PI 2014 FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA DIRETOR ADMINISTRATIVO Prof. Esp. Walter Roberto

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Razão e educação no mundo antigo: a paideia Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva Introdução Povos anteriores: concepção

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

É para estes jovens, atentos à sua sociedade, que se destina o concurso de ideias Projeto Voluntariado Jovem.

É para estes jovens, atentos à sua sociedade, que se destina o concurso de ideias Projeto Voluntariado Jovem. 1. APRESENTAÇÃO A juventude, período intermédio entre a infância e a idade adulta, é indubitavelmente uma fase determinante na afirmação do eu, perante si mesmo e perante os outros. Nesta fase, a consciência

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Gestão Pública. Ética e cidadania. Tema: Ética e Cidadania

Gestão Pública. Ética e cidadania. Tema: Ética e Cidadania Gestão Pública Profa. Márcia Velasques Ética e cidadania Seminário de políticas locais/regionais: as dimensões da ética, da cultura e dos serviços prestados ao público Tema: Ética e Cidadania Núcleo de

Leia mais

Ao Professor Klaus Schwab Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial

Ao Professor Klaus Schwab Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial Ao Professor Klaus Schwab Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial Sinto-me muito grato pelo seu amável convite para fazer um pronunciamento na reunião anual do Fórum Econômico Mundial, que, como

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência INOCÊNCIO, Sibelle Williane Dias dos Santos DAXENBERGER, Ana Cristina Silva Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Agrárias Departamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais