Conceitos de Poroelasticidade Aplicados à Análise do Ensaio de Palheta em Fluxo Transitório.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos de Poroelasticidade Aplicados à Análise do Ensaio de Palheta em Fluxo Transitório."

Transcrição

1 Coceitos e Poroelasticiae Aplicaos à Aálise o Esaio e Palheta em Fluxo Trasitório. Gracieli Diestma Doutoraa em Geotecia, Uiversiae Feeral o Rio Grae o Sul, Porto Alegre, Brasil, g.iestma@gmail.com Samir Maghous Proessor Associao, Uiversiae Feeral o Rio Grae o Sul, Porto Alegre, Brasil, samir.maghous@urgs.br Ferao Schai Proessor Associao, Uiversiae Feeral o Rio Grae o Sul, Porto Alegre, Brasil, erao@urgs.br RESUMO: Os processos que cotrolam o luxo trasitório são uametais à iterpretação e esaios e campo, sobretuo quao executaos em materiais siltosos e permeabiliae itermeiária, como resíuos e mieração e outros geomateriais. Neste cotexto, o presete trabalho etalha o estuo o esaio e palheta em luxo trasitório. A aálise escrita oi esevolvia através a moelagem aalítica e uma geometria equivalete em poroelasticiae ão-liear. Os resultaos obtios pelo moelo esevolvio são comparaas com preições uméricas (sotware ABAQUS), e com resultaos e esaios e palheta em resíuos e zico. PALAVRAS-CHAVE: eeitos e velociae, esaios e campo, palheta, poro-elasticiae, MEF. INTRODUÇÃO A eiição as coições e reagem urate a execução e esaios e campo é um os aspectos uametais à iterpretação os esaios, ecessária à estimativa e parâmetros geotécicos. Etretato, eiir as coições e reagem e esaios executaos em materiais ão covecioais (materiais e comportameto siltoso, siltes, argilas-siltosas, areias-siltosas) aia carece e eiições precisas. Curvas características e reagem - relação etre um tempo ormalizao, ou velociae ormalizaa e esaio e grau e reagem tem sio aotaas para orietar o plaejameto as ivestigações executaas estes materiais (e.g. House et al (), Schai et al (4), Raolph e Hope (4), Bei (6), Chug et al (6), Scheier et al 7, Oliveira et al (), DeJog (), etre outros), porém, muitas estas são obtias por correlações iretas e geralmete empíricas. O presete trabalho procura cotribuir este estuo aalisao o problema e torção e um ciliro rígio e comprimeto iiito e usao os resultaos para iterpretação o esaio e palheta em luxo trasitório. A moelagem aalítica é baseaa em coceitos e poroelasticiae ão-liear. A moelagem o problema em elemetos iitos (sotware ABAQUS) é realizaa para valiação o moelo aalítico. Fialmete a aboragem é usaa em um estuo e caso aplicao a esaios e palheta em resíuos e zico. MODELAGEM ANALÍTICA. Problema poroelástico A teoria poroelástica escrita por Coussy (4) eie que o meio poroso é costituío e uma superposição e uas ases cotíuas, ase sólia e ase luia, seo que o comportameto a ase sólia ou matriz sólia é escrito pelos

2 pricípios a elasticiae, e o luio é tratao como um material viscoso, que escoa seguo uma lei e luxo (Lei e Darcy). A solução e um problema e luxo em poroelasticiae eve veriicar as leis e coservação massa (Equação ), e caracterizar o comportameto o material por uma lei costitutiva. As Equações e Equação 3 caracterizam as equações e estao o meio poroso. m (u - u) t () o m σ σ (K G) trε G ε MB o 3 () o m u u b.trε (3) M o seo m a variação a massa luia, (u-u) a o variação o excesso e poro pressão, é a permeabiliae eiia por = k/w, oe k é o coeiciete e permeabiliae e Darcy e w o peso especíico o luio (água), K o móulo e eormação volumétrica, G o móulo e eormação cisalhate, ε tesor e eormações, B = b oe b é o coeiciete e Biot seguo Equação 4, e M é o móulo e Biot e acoro com Equação 5. K b (4) K s Φ (5) M N Kw seo: b Φ (6) N K s oe é a porosiae iicial e Kw o móulo e compressibiliae o luio (água). Sequecialmete apreseta-se as coições e cotoro o problema proposto. Observa-se, que o presete trabalho o meio poroso é cosierao isotrópico, e a matriz porosa é cosieraa icompressível.. Coições e cotoro Para eiição as coições e cotoro caracterizou-se o torque ecorrete a rotação a geometria equivalete (cilíro iiito) através a aplicação e uma rotação e erêcia (Figura ) em um tempo t. O eslocameto iuzio poe ser represetao iretamete a seção trasversal por uma ução raial o tipo: ξ h(r) e (7) Figura. Detalhe cilíro iiito A partir esta ução raial são escritas as eormações e tesões cisalhates e acoro com as coições e cotoro. Coições e cotoro em eslocameto: =R eslocameto aplicao em r=r, raio a cilíro; = em r=a - eslocameto ulo em uma istâcia a>>>r, oe a raio e iluêcia ou limite e iluêcia. Coições e cotoro em poro pressão: ut(r,t)/r r=r,t= - coição e impermeabiliae a roteira r=r, para too t. ut(a,t) = para too t - em r=a raio e iluêcia ou limite e iluêcia a>>>r. Coição iicial em poro pressão: ut(a r R,) = ui.f(r) - oe ui, poro pressão em R, o tempo t=, e F(r) uma ução e istribuição em r, a ser iscutia posteriormete. Sequecialmete etalham-se as eormações e tesões ecorretes a rotação o ciliro.

3 .3 Caracterização as tesões e eormações Aotaa a hipótese e pequeas eormações (Equação 8), as eormações e tesões mobilizaas pela rotação o cilíro iiito são caracterizaas pelas Equações 9, e. e ε ξ t ξ (8) h(r) ε (h'(r) )(er eθ eθ er ) r (9) h(r) σ rθ σ r σ θr σ θr Gh' (r) r () σ σ σ σ σ b(u u ) () σrr rr θθ θθ zz zz Para obteção a ução h(r) aplica-se a equação e equilíbrio ( ivσ ), mais as coições e cotoro em eslocameto. Observa-se que evio à isotropia o meio, o eeito o excesso e poro pressões geraas (u u ) se esevolve somete as ireções pricipais (Equação ), o que trasorma o problema e luxo a rotação e um cilíro iiito um problema e luxo esacoplao. A solução o problema e luxo é escrita como elástica ão-liear, aotaa como aproximação ao comportameto plástico o material..4 Elasticiae ão-liear Para a estruturação o moelo oi eiia uma lei e eormação ictícia seguo Equação, oe o móulo elástico G é cosierao variável em ução o ível e eormações (). σ σ Kε G(ε )ε () v Supõe-se que toa a plasticiae o material é pereita e regia por um critério e Vo Mises, e acoro com: ( cis σ) σ k (3) oe o escalar kcis esiga o limite e cisalhameto simples o material (ou seja a ãolieariae o sistema coverge a solução para o critério e plastiicação e Vo Mises). Como as eormações evem estar cotias o omíio eiio pela Equação 3, propõemse uma ução assitótica o tipo: k cis ε G(ε ) (4) ε ε oe ε e ε são as eormações e erêcia e característica a tesão esvio atuate, eveo satisazer a seguite relação: lim ε/ε G(ε )ε k cis (5) Maiores etalhes a eiição a ução assitótica (Equação 4) e valiação o moelo poem ser ecotraos em Maghous et al (9). A ução h(r) passa a ser escrita por: ε r h(r) r l Dr C k cisr (6) oe as costates C e D (Equações 7 e 8) são eiias pelas coições e cotoro. Logo: α ε k cisr e C (7) α ε e D (8) l k cis.5 Acoplameto as tesões cisalhates ao luxo trasitório Com o objetivo e acoplameto etre tesões cisalhates e luxo raial, esacoplaos o moelo origial, é proposto um ajuste a tesão e cisalhameto (kcis). Este ajuste tora a tesão e cisalhameto kcis um valor que varia e acoro com a variação o ível e tesões pricipais eetivas (Equação 9). Mcs k cis σ' m. (9)

4 oe Mcs é icliação a liha o estao crítico Para a rotação e um cilíro iiito o solo as tesões méias eetivas poem ser escritas como: σ' m σ u( b) b.u () m.6 Solução o problema e luxo A solução o problema e iusão é obtia pela correlação as relações tesão-eormação (Equações e 3 equações e estao o meio poroso), com a equação e coservação e massa Equação. É ecessário observar que o luxo ecorrete o esaio poe ser caracterizao por um luxo puramete raial, com base em uma zoa cilírica e iluêcia. Desta hipótese e as correlações chega-se a Equação. cotoro ). Seguo Raolph e Hope 979, Burs a Maye a aoção e 5 a primeiras soluções são suicietes para garatir a precisão o problema. No presete trabalho aotou-se uma somatória e termos. J (α a) ωy (α a) (5).7 Distribuição e poro pressão iicial e região e iluêcia A Equação 6 eie a istribuição iicial e poro pressão F(r) aotaa o presete trabalho. Observa-se que esta oi eiia através a observação e casos e literatura (e,g. Vesic 97, Raolph e Hope 979, Poulos e Davis 98), que eiem istribuições o tipo logaritmo, poliomial ou expoecial. (u u b.trε M t ) (u u c b.trε M ) () ui u (r,) (6) i r R seo c o coeiciete e iusão o luio, que para o problema e cisalhameto puro ão esevolve eormações volumétricas ( tr =). Este coeiciete é eiio como: k.m c () o A solução a Equação é obtia com base as coições e cotoro e iiciais escritas ateriormete. A Equação 3 caracteriza a solução obtia para variação e poro pressão com o tempo. u t (r,t) seo: C * * c.α.t C [J(α r).y (α r)].e. (3) a R u F(r).[J (α r) Y (α r)]rr i a R [J (α r) Y (α r)] rr (4) oe J e Y, são as uções e Bessel e primeira e segua espécie e orem zero, =J(R) /(Y(R), oe J e Y, uções e Bessel e primeira espécie e orem, e α as possíveis soluções a Equação 5 (coição e Para o ajuste a poro pressão iicial (ui) buscou-se a caracterização a máxima poro pressão geraa (umax), urate o cisalhameto puro e um material isotrópico, ormalmete aesao, com comportameto caracterizao pela teoria o estao crítico. Nestas coições o valor máximo e poro pressão geraa quao a trajetória e tesões coverge para a superície e cisalhameto é ao por umax= p /, seo p a pressão e cosoliação iicial. Deiio um valor máximo e poro pressão (umax) buscou-se a caracterização a variação e poro pressão iicial e acoro com uma relação e velociaes e esaio, seguo Equação 7. Esta relação e velociaes tem o ituito e eiir uma poro pressão iicial, ui, para uma etermiaa velociae e rotação, vi, em ução e uma relação e velociae aplicaa e velociae ão-reaa. Observa-se que a Equação 7 é uma aaptação a equação proposta por Biscoti e Pestaa (), Eiav e Raolph (5) etre outros, a qual é baseaa em um cojuto e aos experimetais e esaios e palheta e triaxiais (Sheaha et al 996).

5 u u i max v β.l v * i (7) seo vi h( R), uma aa velociae em R, ace o ciliro, v uma velociae e erêcia a qual caracteriza um comportameto ão reao, oe a poro pressão geraa é umax, máxima poro pressão eiia como umax= p /, e um coeiciete que epee as características o material e eie a taxa e variação e tesões. No presete trabalho o valor e oi aotao como um valor e erêcia e,5. Já a velociae e erêcia oi eiia como a meor velociae e esaio que garata uma coição ão-reaa. Para eiição esta coição e reagem, aotou-se um critério e issipação relativa máxima e. -3, seguo Equação 8, oe u ti ( R, ti ) é a poro pressão calculaa seguo Equação 5, em R, ace o equipameto, para uma aa velociae, vi, seo ti=. R u u u /vi. ti ( R, ti ) 3. (8) Quato à observação e uma zoa e iluêcia eiia por um raio e iluêcia a, o presete trabalho aotou-se um valor suicietemete grae, a/r=, para garatir as coições e cotoro relativas às poro pressões. 3 MODELAGEM NUMÉRICA A moelagem umérica oi eita o sotware ABAQUS. O moelo represeta a rotação e um ciliro rígio, e comprimeto iiito. A rotação oi moelaa iretamete pela aplicação e um eslocameto a ace o moelo, seguo Figura. Como imesões o moelo, este oi caracterizao por uma zoa e iluêcia máxima e vezes o raio (ver Figura 3). Foram aotaos elemetos iitos o tipo CPE8RP, e malha com um total e 8 elemetos. Para a caracterização o material aotou-se o moelo costitutivo Cam-Clay Moiicao, que tem como parâmetros e etraa a compressibiliae o material, Íice e compressibiliae (), Íice e re-compressão (), Íice e vazios iicial (e) e parâmetro o estao crítico cs. cosoliação moelaa pelo programa segue os mesmos pricípios e Biot (94) escritos o moelo aalítico, e tem como parâmetros e etraa a permeabiliae o meio (k), móulo e Bulk os grãos costituites (Ks), móulo e Bulk a água (Kw), peso especíico a água. Figura. Detalhe moelagem umérica Os parâmetros, coeiciete e Biot e coeiciete e cosoliação para o moelo umérico poem ser obtios através as seguites relações: ( e ).p ' K (9) κ c Froteira Fixa.R k.( e ).σ ' rr h (3) λγw 4 VALIDAÇÃO 4. Caso geral Diâmetro o ciliro equivalete =.R Rotação a ace/ Froteira Impermeável A valiação os moelos oi eita através a moelagem e um material e erêcia com proprieaes escritas a Tabela. Observa-se que oi aotao um valor e íice e compressibiliae obtio pela relação Cc/(+e) e que o íice e recompressão eiio como, O valor e,é obtio por calibração iicial a relação tesão eormação prevista pelos moelos aalítico e umérico, que orece uma boa aproximação e curvas previstas o caso reao. Paralela a esta avaliação oram eiios limites e rotações máximas aplicaas,

6 observao que as eormações ossem suicietes para a caracterização e torques máximos. Já para o moelo umérico, as rotações máximas aplicaas oram limitaas pela trajetória e tesões o espaço p x q como seo o primeiro poto a trajetória e tesões que caracteriza a evoltória e ruptura. Por im, observa-se que oi eito um ajuste o coeiciete e cosoliação aalitico c, para que este osse a mesma orem e magitue o coeiciete e cosoliação umérico ch. Desta orma o ajuste aotao oi eito pela multiplicação e c origial por.e-3, caracterizao assim coeicietes e cosoliação c e ch a orem.e-6 m /s. Tabela. Parâmetros utilizaos as simulações Parâmetros utilizaos as simulações p ' (kpa) 5 w (kpa) k (m/s),e-8,5, e, K s (GPa), K w (GPa), M cs,8,3,e-3 R (cm),5 a (cm).r () R () () Moelo Aalítico () Moelo Numérico 4.. Resultaos caso geral Na Figura 3 apresetam-se os resultaos e istribuições e poro pressões em ução a istâcia raial a ace o ciliro rotate. Boa cocorâcia é observaa etre moelos aalítico e umérico em termos e valores máximos, porém as regiões e iluêcia são ligeiramete istitas, cacterizao uma zoa e pertubarção em toro e,5r para o moelo umérico e e 7,5R para o moelo aalítico. Já as istribuições e tesões cisalhates caracterizaas a Figura 4, eiem regiões e iluêcia para uma relação e 7,5R em ambos os moelos. Quato à previsão os valores máximos e tesões cisalhates, observa-se que são previstos limites máximos similares para o caso reao, q/p a orem e,7 e limites istitos para os valores míimos (caso ãoreao) como q/p =,35 moelo aalítico, e,47 moelo umérico. Esta istição etre previsões ão reaas também é observaa a Figura 5, a qual caracteriza a relação etre tesões e eormações, e é justiicaa pelos ajustes aotaos o moelo aalítico, os quais servem para calibrar as tesões máximas pelos limites máximos reaos. Já a istição as previsões ão reaas poe ser justiicaa pelo eeito ireto o parâmetro e Biot (b) sobre as previsões aalíticas (Equação 9), que prouz uma ampliicação o excesso e poro pressões o cálculo as tesões méias, e também pela própria limitação as eormações aotaas. u/p' r/r Figura 3. Distribuição e poro pressão ao logo a istâcia raial q/p' r/r Figura 4. Distribuição e tesões cisalhates ao logo a istâcia raial q/p' Rotação ( ) Figura 5. Relação tesão eormação 4.3 Resíuo e zico Numérico- v>mm/s-4 /mi Numérico- v=,mm/s-4 /mi Numérico- v=,mm/s-,4 /mi Numérico- v<,mm/s-,4 /mi Aalítico- v>mm/s -4 /mi Aalítico- v=,mm/s-,4 /mi Aalítico- v=,mm/s-,4 /mi Aalítico- v<,mm/s-,4 /mi Numérico- v>mm/s-4 /mi Numérico- v=,mm/s-4 /mi Numérico- v=,mm/s-,4 /mi Numérico- v<,mm/s-,4 /mi Aalítico- v>mm/s-4 /mi Aalítico- v=,mm/s-4 /mi Aalítico- v=,mm/s-,4 /mi Aalítico- v<,mm/s-,4 /mi Numérico- v>mm/s- 4 /mi Numérico- v<,mm/s-,4 /mi Aalítico- v>mm/s- 4 /mi Aalítico- v<,mm/s-,4 /mi Como aplicação os moelos propostos ao

7 estuo o luxo trasitório, urate a execução o esaio e palheta, oi realizaa a moelagem o resíuo e zico com parâmetros estabelecios por Hleka (). A aixa e variação os parâmetros utilizaos as moelages é mostraa a Tabela. Como emais parâmetros utilizou-se um peso especíico a água e knm 3, prouiae e simulação o esaio a 4m e Kw e Ks semelhates aos eiios a simulação o material e erêcia. A eormação e erêcia e magitue as eormações máximas aplicaas o moelo aalítico oi eiia pela calibração os resultaos os esaios mostraos a Figura 6. Valores característicos e e, a,5 e eormação máxima etre 5 e oram estabelecios como represetativos. Tabela. Parâmetros resíuo e zico Parâmetros Faixa e Faixa e variação variação (Simulações) (Esaios) (kn/m 3 ),7 a 4,9 4 Cc,56 a,75,375;,65;,95 Cr,7 a,3,.cc e 4,5 a 6, 4,5 Cc/(+e ), a,38,5;,3;,35 b -,98;,983;,986 k (cm/s) - 7x -5 Ch (cm /s) x - a x - 3,3x - ; 3,9x - ; 3,8x (*) (*) Quille a O Kelly. Na Figura 7 são apresetaos os resultaos o espaço e velociaes ormalizaas v. por grau e reagem V ui U u c h. Para o resíuo e zico a trasição o estao reao para parcialmete-reao ocorre em uma velociae ormalizaa V e,, para os moelos aalítico e umérico. As meias experimetais iicam que esta trasição é a orem e,. Moelos aalítico e umérico caracterizam o estao ão-reao com valores e V acima e. Daos e campo eiem o mesmo estao para valores a orem e. Diereças etre valores meios e previstos poem ser atribuíos a vários atores, pricipalmete aos eeitos tri-imesioais o esaio e palheta. Porém estaca-se que o objetivo a aálise ão é etermiístico, buscao-se a ietiicação e parões e comportameto e parâmetros e cotrole. q/p' Aalítico UND-=, rotação (graus) Figura 6. Relação tesão eormação resíuo e zico U=-u t /u Numérico.... V=v./c h Figura 7. Relação velociae ormalizaa versus grau e reagem resíuo e zico 5 CONCLUSÕES Numérico-UND-Cc/(+e)=,3 Numérico-DR-Cc/(+e)=,3 Aalítico DR-Cc/(+e)=,3 Aalítico UND-Cc/(+e)=,3 Esaio e campo v=gpm Esaio e campo-v=6gpm Esaio e campo-v=6gpm Aalítico DR-=,5 Aalitical-e=,5 Numérico-Cc/(+e)=,35 Numérico-Cc/(+e)=,3 Numérico-Cc/(+e)=,5 Aalitical-e=, Daos e campo O moelo aalítico esevolvio com base os coceitos e poroelasticiae permite avaliar coições e reagem urate a rotação e um ciliro rígio, e comprimeto iiito, em material e reagem itermeiária. Previsões e comportameto caracterizam tesões, poro pressões e regiões e iluêcia semelhates às previstas por moelo umérico equivalete. Trasições etre coições reaas, parcialmete-reaas e ão-reaas são estabelecias e comparaas a meias em esaios e palheta. Este tipo e aboragem permite estabelecer recomeações para execução e esaios e campo, evitao a ocorrêcia e reagem parcial urate o esaio, e miimizao os erros associaos à estimativa e parâmetros e projeto.

8 AGRADECIMENTOS Ao programa e Pós-Grauação em Egeharia Civil a UFRGS, PPGEC. Aos órgãos e ometo (CAPES e CNPQ). REFERÊNCIAS Bei, J. Iterpretação e esaio e piezocoe em resíuos e bauxita. 5p Dissertação (Mestrao em Egeharia) Programa e Pós Grauação em Egeharia Civil, UFRGS, Porto Alegre - 6. Biot, M.A. (94). Geeral theory o three-imesioal cosoliatio, Joural o Applie Physics, Vol., pp Biscoti, G. e Pestaa, J.M. () Iluece o Peripheral Velocity o Vae Shear Stregth o a Artiicial Clay. Geotechical Testig Joural. ASTM Vol 4 4 p Burs, S.E. a Maye, P.W. () Aalytical Cavity Expasio Critical State Moel or Dissipatio i Fie-Graie Soils. Soils a Fuatio. Vol 4 N pp Carter, J.P., Raolph, M.F. a Wroth, C.P. (979). Stress a pore pressure chages i clay urig a ater the expasio o a cylirical cavity. Iteratioal Joural or Aalytical a Numerical Methos i Geoemechaics. 3(4):35- Chug, S. F., Raolph, M. F., a Scheier, J. A. (6). Eect o peetratio rate o peetrometer resistace i clay. Joural o Geotechical a Geoevirometal Egieerig, 3(9), Coussy, O. (4). Poro Mechaics. Wiley, UK DeJog, J.T. Jaeger, R.A, Bouloger, R.W. RANDOLPH, M.F. e Wahl, D.A.J (). Variable peetratio rate coe testig or characterizatio o itermeiate soils. Geotechical a Geophysical Site Characterizatio 4. Eiav, I., Raolph, M.F. Combiig upper bou a strai path methos or evaluatig peetratio resistace. It J Numer Methos Eg 5;63:99 6. HLENKA, L. Estuo os Eeitos a Velociae e Carregameto a Estimativa e Parâmetros Geotécicos em Resíuos e Mieração.. Dissertação (Mestrao em Egeharia) Programa e Pós-Grauação em Egeharia Civil, UFRGS, Porto Alegre. House, A.R., Oliveira, J.R.M.S. a Raolph, M.F. (). Evaluatig the coeiciet o cosoliatio usig peetratio tests. Iteratioal Joural o Physical Moellig i Geotechics, (3): 7-5. Maghous, S., Dormieux, L., Barthelemy,J. Micromechaical approach to the stregth properties o rictioal geomaterials. Europea Joural o Mechaics. A, Solis, v. 8, p , 9. Oliveira, J.M.S., Almeia, M.S.S, Motta, H.P.G. a Almeia, M.C.F. () Iluece o Peetratio Rate o Peetrometer Resistace. Joural o Geotechical a Geoevirometal Egieerig, Vol. 37, No. 7, July, pp Poulos, H. G. a Davis, E. H. (98). Pile Fouatios Aalysis a Desig, Joh Wiley a Sos, Ic., USA. Raolph, M.F. a Hope, S.N. (4). Eect o coe velocity o coe resistace a excess pore pressure. I: Proc. Egieerig practice a perormace o sot eposits, Osaka, pp Raolph, MF a Wroth, C.P. (979). A aalytical solutio or the cosoliatio arou a rive pile, Iteratioal Joural o Numerical a Aalytical Methos i Geomechaics., 3(): 7-9. Sheaha, T. C., La, C. C., a Germaie, J. T., 996, Rate-Depeet Uraie Shear Behavior o Saturate Clay, Joural o Geotechical Egeerig., ASCE, Vol., No., pp Scheier, J.A, Lehae, B.M. e Schai, F. 7. Velocity eect o piezocoe measuremets i ormaly a overcosoliatio clay. Iteratioal Joural o Physical Moellig i Geotechics V, p Schai, F., Lehae, B. M., a Fahey, M. (4). I situ test characterizatio o uusual geomaterials. Proc., It. Co. o Site Characterizatio, Vol., Millpress, Rotteram, Netherlas, Selvaurai, A.P.S., 7. The aalytical metho i geomechaics. Applie Mechaics. Reviews 6 (3), Silva, M.F., White, D.J. a Bolto, M.D. (5). A aalytical stuy o the eect o peetratio rate o piezocoe tests i clays. Iteratioal Joural or Aalytical a Numerical Methos i Geomechaics. pp Terzaghi, K. e Peck, R.B.; Soil Mechaics i Egieerig Practice. Joh Wiley, New York, 967. Vésic, A.S. (97). Expasio o cavities i iiite soil mass, Joural o the Soil Mechaics a Fouatios Divisio (JSMFD), Proceeigs o the America Society o Civil Egieers(ASCE), Vol. 98, No. SM, pp Wag, H. (). Theory o Liear Poroelasticity with Applicatios to Geomechaics. Priceto Uiversity Press, pp 87. Quille M.E. a O'Kelly B.C., Geotechical properties o zic/lea mie tailigs rom Tara Mies, Irela, Proceeigs ASCE Geo Shaghai Geoevirometal Egieerig a Geotechics: Progress i Moelig a Applicatios, Shaghai, Chia,, - 7

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LINEARES DE ORDEM N

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LINEARES DE ORDEM N EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LINEARES DE ORDEM N Estudaremos este capítulo as equações diereciais lieares de ordem, que são de suma importâcia como suporte matemático para vários ramos da egeharia e das ciêcias.

Leia mais

Equação diferencial é uma equação que apresenta derivadas ou diferenciais de uma função desconhecida.

Equação diferencial é uma equação que apresenta derivadas ou diferenciais de uma função desconhecida. . EQUAÇÕES DIFERENCIAIS.. Coceito e Classificação Equação iferecial é uma equação que apreseta erivaas ou ifereciais e uma fução escohecia. Seja uma fução e e um iteiro positivo, etão uma relação e igualae

Leia mais

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS

2 o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS o CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO & GÁS ADEQUABILIDADE DA EQUAÇÃO DE PARIS PARA A PREVISÃO DE VIDA EM FADIGA DE RISERS RÍGIDOS de Marco Filho, Flávio., Bastia, Ferado Luiz Uiversidade Federal do

Leia mais

INTERFERÊNCIA DE MICROONDAS (RELATÓRIO / EXPERIÊNCIA

INTERFERÊNCIA DE MICROONDAS (RELATÓRIO / EXPERIÊNCIA UNIVRSIDAD FDRAL DA BAHIA INSTITUTO D FÍSICA DPARTAMNTO D FÍSICA DO STADO SÓLIDO FIS 14 - FÍSICA GRAL XPRIMNTAL IV / LABORATÓRIO PROF.: José Ferao Turma: Teórica/ Prática T: P: 13 Data: 13/09/00 Aluo:

Leia mais

somente um valor da variável y para cada valor de variável x.

somente um valor da variável y para cada valor de variável x. Notas de Aula: Revisão de fuções e geometria aalítica REVISÃO DE FUNÇÕES Fução como regra ou correspodêcia Defiição : Uma fução f é uma regra ou uma correspodêcia que faz associar um e somete um valor

Leia mais

defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt

defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt defi departameto de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt stituto Superior de Egeharia do Porto- Departameto de Física Rua Dr. Atóio Berardio de Almeida, 431 4200-072 Porto. T 228 340 500.

Leia mais

OPERAÇÃO OTIMIZADA INTELIGENTE DE GRUPOS GERADORES HIDRELÉTRICOS GUILHERME S. BASTOS

OPERAÇÃO OTIMIZADA INTELIGENTE DE GRUPOS GERADORES HIDRELÉTRICOS GUILHERME S. BASTOS Aais o XIX Cogresso Brasileiro e Automática, CBA 0. OERAÇÃO OTIMIZADA INTELIGENTE DE GRUOS GERADORES HIDRELÉTRICOS GUILHERME S. BASTOS Cetro e Referêcia em Tecologias a Iformação, Istituto e Egeharia e

Leia mais

Resposta ao Impulso, ao Degrau e à Excitação Arbitrária

Resposta ao Impulso, ao Degrau e à Excitação Arbitrária 9 Resposta ao Impulso, ao Degrau e à Excitação Arbitrária INTRODUÇÃO Estuamos, até agora, a resposta e sistemas iâmicos às excitações harmôicas e perióicas, seo que essas últimas foram trasformaas, através

Leia mais

ANÁLISE DO RETORNO ELÁSTICO EM DOBRAMENTO DE CHAPAS VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

ANÁLISE DO RETORNO ELÁSTICO EM DOBRAMENTO DE CHAPAS VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ANÁLISE DO ETONO ELÁSTICO EM DOBAMENTO DE CHAPAS VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Alexadre Tácito Malavolta Escola de Egeharia de São Carlos, Av. Trabalhador São-Carlese 400, CEP 13566-590, São Carlos

Leia mais

ESTUDO DA SECAGEM DE BANANAS ATRAVÉS DO MODELO DE DIFUSÃO USANDO SOLUÇÕES ANALÍTICAS

ESTUDO DA SECAGEM DE BANANAS ATRAVÉS DO MODELO DE DIFUSÃO USANDO SOLUÇÕES ANALÍTICAS WWWCONVIBRAORG ESTUDO DA SECAGEM DE BANANAS ATRAVÉS DO MODELO DE DIFUSÃO USANDO SOLUÇÕES ANALÍTICAS ANDRÉA F RODRIGUES 1, WILTON P SILVA 2, JOSIVANDA P GOMES 3, CLEIDE M D P S SILVA 4, ÍCARO CARVALHO RAMOS

Leia mais

Carteiras de Mínimo VAR ( Value at Risk ) no Brasil

Carteiras de Mínimo VAR ( Value at Risk ) no Brasil Carteiras de Míimo VAR ( Value at Risk ) o Brasil Março de 2006 Itrodução Este texto tem dois objetivos pricipais. Por um lado, ele visa apresetar os fudametos do cálculo do Value at Risk, a versão paramétrica

Leia mais

CAPÍTULO 5 - INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

CAPÍTULO 5 - INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA CAPÍTULO 5 - INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 5. INTRODUÇÃO É freqüete ecotrarmos problemas estatísticos do seguite tipo : temos um grade úmero de objetos (população) tais que se fossem tomadas as medidas

Leia mais

DETECÇÃO DE COLISÕES AUXILIADAS POR BOUNDING BOXES

DETECÇÃO DE COLISÕES AUXILIADAS POR BOUNDING BOXES Departameto e Matemática DETECÇÃO DE COLISÕES AUXILIADAS POR BOUNDING BOXES Aluo: Matheus Felipe Ferreira Maciel Orietaor: Thomas Lewier Itroução Detecções e colisões em sistemas gráficos exigem estruturas

Leia mais

Exercícios de Cálculo Numérico Interpolação Polinomial e Método dos Mínimos Quadrados

Exercícios de Cálculo Numérico Interpolação Polinomial e Método dos Mínimos Quadrados Eercícos e Cálculo Numérco Iterpolação Polomal e Métoo os Mímos Quaraos Para a ução aa, seja,, 6 e, 9 Costrua polômos e grau, para apromar, 5, e ecotre o valor o erro veraero a cos b c l Use o Teorema

Leia mais

Faculdade de Engenharia Investigação Operacional. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Investigação Operacional. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu Programação Diâmica Aula 3: Programação Diâmica Programação Diâmica Determiística; e Programação Diâmica Probabilística. Programação Diâmica O que é a Programação Diâmica? A Programação Diâmica é uma técica

Leia mais

1. Objetivo: determinar as tensões normais nas seções transversais de uma viga sujeita a flexão pura e flexão simples.

1. Objetivo: determinar as tensões normais nas seções transversais de uma viga sujeita a flexão pura e flexão simples. FACULDADES NTEGRADAS ENSTEN DE LMERA Curso de Graduação em Egeharia Civil Resistêcia dos Materiais - 0 Prof. José Atoio Schiavo, MSc. NOTAS DE AULA Aula : Flexão Pura e Flexão Simples. Objetivo: determiar

Leia mais

DIMVisual: Um modelo de integração visual de dados

DIMVisual: Um modelo de integração visual de dados DIMVisual: Um moelo e itegração visual e aos Lucas Mello Schorr, Philippe O. A. Navaux Uiversiae Feeral o Rio Grae o Sul Istituto e Iformática Aveia Beto Goçalves, 9500, Porto Alegre {lmschorr,avaux}@if.ufrgs.br

Leia mais

Dimensionamento de Perfis de Aço Formados a Frio via Método da Resistência Direta

Dimensionamento de Perfis de Aço Formados a Frio via Método da Resistência Direta Dimesioameto de Perfis de Aço Formados a Frio via Método da Resistêcia Direta Gladimir de Campos Grigoletti Dr. Grigoletti@uiritter.edu.br Resumo: A utilização de perfis formados a frio tem aumetado cosideravelmete

Leia mais

10 DIMENSIONAMENTO DE SECÇÕES RETANGULARES COM ARMADURA DUPLA

10 DIMENSIONAMENTO DE SECÇÕES RETANGULARES COM ARMADURA DUPLA 10 DIMENSIONAMENTO DE SECÇÕES RETANGULARES COM ARMADURA DUPLA 10.1 INTRODUÇÃO A armaura posicionaa na região comprimia e uma viga poe ser imensionaa a fim e se reuzir a altura e uma viga, caso seja necessário.

Leia mais

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: www.pagina10.com.br

A seguir, uma demonstração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: www.pagina10.com.br A seguir, uma demostração do livro. Para adquirir a versão completa em papel, acesse: www.pagia10.com.br Matemática comercial & fiaceira - 2 4 Juros Compostos Iiciamos o capítulo discorredo sobre como

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE INTEGRAÇÃO TRAPEZOIDAL EM SISTEMAS ELÉTRICOS

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE INTEGRAÇÃO TRAPEZOIDAL EM SISTEMAS ELÉTRICOS AT49-07 - CD 6-07 - PÁG.: APLICAÇÃO DO MÉTODO DE INTEGAÇÃO TAPEZOIDAL EM SISTEMAS ELÉTICOS J.. Cogo A.. C. de Oliveira IEE - EFEI Uiv. Taubaté Artigo apresetado o Semiário de Pesquisa EFEI 983 ESUMO Este

Leia mais

GABARITO DO GE5 ONDAS ESTACIONÁRIAS, BATIMENTOS E EFEITO DOPPLER

GABARITO DO GE5 ONDAS ESTACIONÁRIAS, BATIMENTOS E EFEITO DOPPLER GABARTO DO GE ONDAS ESTACONÁRAS, BATMENTOS E EFETO DOPPLER.9 Exercícios de Fixação G.E..9.1) Duas odas 1 e estão presetes em uma corda: y 1 (3 mm) se [(, rad/m)x - (1,7 rad/s)t] y (3 mm) se [(, rad/m)x

Leia mais

UNIVERSIDADE DA MADEIRA

UNIVERSIDADE DA MADEIRA Biofísica UNIVERSIDADE DA MADEIRA P9:Lei de Sell. Objetivos Verificar o deslocameto lateral de um feixe de luz LASER uma lâmia de faces paralelas. Verificação do âgulo critico e reflexão total. Determiação

Leia mais

Neste capítulo, pretendemos ajustar retas ou polinômios a um conjunto de pontos experimentais.

Neste capítulo, pretendemos ajustar retas ou polinômios a um conjunto de pontos experimentais. 03 Capítulo 3 Regressão liear e poliomial Neste capítulo, pretedemos ajustar retas ou poliômios a um cojuto de potos experimetais. Regressão liear A tabela a seguir relacioa a desidade (g/cm 3 ) do sódio

Leia mais

(1) E que a força contra-eletromotriz é dada por: (2)

(1) E que a força contra-eletromotriz é dada por: (2) Resolução da questão 3 Para respoder essa questão é ecessário veriicar que o motor já está operado e que em determiado mometo algum gradeza do motor irá variar. Frete a essa variação, deve-se determiar

Leia mais

Metanálise MTC: o uso combinado de evidência direta e indireta

Metanálise MTC: o uso combinado de evidência direta e indireta Metanálise MTC: o uso combinao e eviência ireta e inireta na comparação e múltiplos tratamentos Patrícia Klarmann Ziegelmann Universiae Feeral o Rio Grane o Sul Em estuos e avaliação tecnológica em saúe

Leia mais

Capitulo 9 Resolução de Exercícios

Capitulo 9 Resolução de Exercícios FORMULÁRIO Empréstimos a Curto Prazo (Juros Simples) Taxa efetiva liear i l i ; Taxa efetiva expoecial i Empréstimos a Logo Prazo Relações Básicas C k R k i k ; Sk i Sk i e i ; Sk Sk Rk ; Sk i Sk R k ;

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE MODELOS DE ACÚMULO DE DANO EM FADIGA UNIAXIAL

UM ESTUDO SOBRE MODELOS DE ACÚMULO DE DANO EM FADIGA UNIAXIAL PROJETO DE GRADUAÇÃO UM ESTUDO SOBRE MODELOS DE ACÚMULO DE DAO EM FADIGA UIAXIAL Por, Adré Perez Jauzzi Brasília, 9 de juho de 0. UIVERSIDADE DE BRASILIA Faculdade de Tecologia Departameto de Egeharia

Leia mais

SOLENÓIDE E INDUTÂNCIA

SOLENÓIDE E INDUTÂNCIA EETROMAGNETSMO 105 1 SOENÓDE E NDUTÂNCA 1.1 - O SOENÓDE Campos magnéticos prouzios por simples conutores ou por uma única espira são bastante fracos para efeitos práticos. Assim, uma forma e se conseguir

Leia mais

Capitulo 6 Resolução de Exercícios

Capitulo 6 Resolução de Exercícios FORMULÁRIO Cojutos Equivaletes o Regime de Juros Simples./Vecimeto Comum. Descoto Racioal ou Por Detro C1 C2 Cm C1 C2 C...... 1 i 1 i 1 i 1 i 1 i 1 i 1 2 m 1 2 m C Ck 1 i 1 i k1 Descoto Por Fora ou Comercial

Leia mais

CONTROLO. 1º semestre 2007/2008. Transparências de apoio às aulas teóricas. Capítulo 10 Diagrama de Bode e Relação Tempo-Frequência

CONTROLO. 1º semestre 2007/2008. Transparências de apoio às aulas teóricas. Capítulo 10 Diagrama de Bode e Relação Tempo-Frequência Mestrado Itegrado em Egeharia Electrotécica e de Computadores (LEEC Departameto de Egeharia Electrotécica e de Computadores (DEEC CONTROLO º semestre 007/008 Trasparêcias de apoio às aulas teóricas Capítulo

Leia mais

Observa-se ainda que, para pequenos giros, os pontos de uma seção transversal não sofrem deslocamento na direção longitudinal.

Observa-se ainda que, para pequenos giros, os pontos de uma seção transversal não sofrem deslocamento na direção longitudinal. Universiae Feeral e Alagoas Centro e ecnologia Curso e Engenharia Civil Disciplina: Mecânica os Sólios Cóigo: ECIV030 Professor: Euaro Nobre ages orção em Barras e Seção ransversal Circular Cheia ou Vazaa

Leia mais

Séries de Potências AULA LIVRO

Séries de Potências AULA LIVRO LIVRO Séries de Potêcias META Apresetar os coceitos e as pricipais propriedades de Séries de Potêcias. Além disso, itroduziremos as primeiras maeiras de escrever uma fução dada como uma série de potêcias.

Leia mais

PREVISÃO DE VIDA À FADIGA DOS ENGATES (RABETAS) DOS VAGÕES DE TRANSPORTE DE CARVÃO

PREVISÃO DE VIDA À FADIGA DOS ENGATES (RABETAS) DOS VAGÕES DE TRANSPORTE DE CARVÃO Revista da Associação Portuguesa de Aálise Experimetal de Tesões ISSN 646-7078 PREVISÃO DE VIDA À FADIGA DOS ENGATES (RABETAS) DOS VAGÕES DE TRANSPORTE DE CARVÃO T. L. M. Morgado, C. M. Braco, V. Ifate

Leia mais

Introdução ao Estudo de Sistemas Lineares

Introdução ao Estudo de Sistemas Lineares Itrodução ao Estudo de Sistemas Lieares 1. efiições. 1.1 Equação liear é toda seteça aberta, as icógitas x 1, x 2, x 3,..., x, do tipo a1 x1 a2 x2 a3 x3... a x b, em que a 1, a 2, a 3,..., a são os coeficietes

Leia mais

MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA DA ÁRVORE GERADORA MÍNIMA CAPACITADA EM NÍVEIS

MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA DA ÁRVORE GERADORA MÍNIMA CAPACITADA EM NÍVEIS Pesquisa Operacioal e o Desevolvimeto Sustetável 27 a 3/9/5, Gramado, RS MODELOS MATEMÁTICOS PARA O PROBLEMA DA ÁRVORE GERADORA MÍNIMA CAPACITADA EM NÍVEIS Alexadre Xavier Martis Departameto de Computação

Leia mais

Lista 2.1 Breves Revisões de Lógica; Noção de Norma e Distância; Breves Noções Topológicas em R n

Lista 2.1 Breves Revisões de Lógica; Noção de Norma e Distância; Breves Noções Topológicas em R n Faculdade de Ecoomia da Uiversidade Nova de Lisboa Apotametos Cálculo II Lista 2.1 Breves Revisões de Lógica; Noção de Norma e Distâcia; Breves Noções Topológicas em R 1. Símbolos e operadores lógicos:

Leia mais

VII Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem

VII Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem VII Equações Difereciais Ordiárias de Primeira Ordem Itrodução As equações difereciais ordiárias são istrumetos esseciais para a modelação de muitos feómeos proveietes de várias áreas como a física, química,

Leia mais

Prova 3 Física. N ọ DE INSCRIÇÃO:

Prova 3 Física. N ọ DE INSCRIÇÃO: Prova 3 QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: IINSTRUÇÕES PARA A REALIIZAÇÃO DA PROVA. Cofira os campos N ọ DE ORDEM, N ọ DE INSCRIÇÃO e NOME, coforme o que costa a etiqueta

Leia mais

Equilíbrio Químico. Prof. Alex Fabiano C. Campos

Equilíbrio Químico. Prof. Alex Fabiano C. Campos 6/09/010 Equilíbrio Químico rof. Alex Fabiano C. Campos rocessos Reversíveis e Irreversíveis Algumas reações são irreversíveis, ou seja, uma vez obtios os proutos não há previsão espontânea e regeneração

Leia mais

Modelo Viscoelástico para Simulação de Tecidos Conectivos

Modelo Viscoelástico para Simulação de Tecidos Conectivos Modelo Viscoelástico para Simulação de Tecidos Coectivos Louise Reips, Eduardo A. Facello UFSC - Departameto de Egeharia Mecâica Campus Tridade 88040-900, Floriaópolis, SC E-mail: louise@grate.ufsc.br,

Leia mais

MODELAMENTO DE COLISÃO USANDO ANÁLISE NÃO LINEAR

MODELAMENTO DE COLISÃO USANDO ANÁLISE NÃO LINEAR MODELAMENTO DE COLISÃO USANDO ANÁLISE NÃO LINEAR César Atoio Aparicio S. João Lirai Joas de Carvalho Departameto de Eergia Mecâica, Uiversidade de São Paulo São Carlos Av. do Trabalhador São-carlese, 400,

Leia mais

Leis de Newton. 1.1 Sistemas de inércia

Leis de Newton. 1.1 Sistemas de inércia Capítulo Leis e Newton. Sistemas e inércia Supomos a existência e sistemas e referência, os sistemas e inércia, nos quais as leis e Newton são válias. Um sistema e inércia é um sistema em relação ao qual

Leia mais

Jackknife, Bootstrap e outros métodos de reamostragem

Jackknife, Bootstrap e outros métodos de reamostragem Jackkife, Bootstrap e outros métodos de reamostragem Camilo Daleles Reó camilo@dpi.ipe.br Referata Biodiversa (http://www.dpi.ipe.br/referata/idex.html) São José dos Campos, 8 de dezembro de 20 Iferêcia

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA INTRODUÇÃO MATERIAL DE APOIO ÁLVARO GEHLEN DE LEÃO gehleao@pucrs.br 1 1 Itrodução à Egeharia Ecoômica A egeharia, iserida detro do cotexto de escassez de recursos, pode aplicar

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE Instituto do Ambiente PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS DE MEDIÇÃO DE RUÍDO AMBIENTE

MINISTÉRIO DAS CIDADES, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE Instituto do Ambiente PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS DE MEDIÇÃO DE RUÍDO AMBIENTE MINISÉRIO DAS CIDADES, ORDENAMENO DO ERRIÓRIO E AMBIENE Istituto do Ambiete PROCEDIMENOS ESPECÍFICOS DE MEDIÇÃO DE RUÍDO AMBIENE Abril 2003 . Equadrameto O presete documeto descreve a metodologia a seguir

Leia mais

Por efeito da interação gravitacional, a partícula 2 exerce uma força F sobre a partícula 1 e a partícula 1 exerce uma força F sobre a partícula 2.

Por efeito da interação gravitacional, a partícula 2 exerce uma força F sobre a partícula 1 e a partícula 1 exerce uma força F sobre a partícula 2. Interação Gravitacional Vimos que a mola é esticaa quano um corpo é suspenso na sua extremiae livre. A força que estica a mola é e origem eletromagnética e tem móulo igual ao móulo o peso o corpo. O peso

Leia mais

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS

PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS PAVIMENTOS INTERTRAVADO PERMEÁVEL COM JUNTAS ALARGADAS Introdução Pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura onde a água pode atravessar. (FERGUSON, 2005).

Leia mais

Aula 1- Distâncias Astronômicas

Aula 1- Distâncias Astronômicas Aula - Distâncias Astronômicas Área 2, Aula Alexei Machao Müller, Maria e Fátima Oliveira Saraiva & Kepler e Souza Oliveira Filho Ilustração e uma meição e istância a Terra (à ireita) à Lua (à esquera),

Leia mais

MAC122 Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos EP no. 1

MAC122 Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos EP no. 1 MAC122 Pricípios de Desevolvimeto de Algoritmos EP o. 1 Prof. Dr. Paulo Mirada 1 Istituto de Matemática e Estatística (IME) Uiversidade de São Paulo (USP) 1. Estrutura dos arquivos de images o formato

Leia mais

Influência do ruído aéreo gerado pela percussão de pavimentos na determinação de L n,w

Influência do ruído aéreo gerado pela percussão de pavimentos na determinação de L n,w Ifluêcia do ruído aéreo gerado pela percussão de pavimetos a determiação de,w iogo M. R. Mateus CONTRAruído Acústica e Cotrolo de Ruído, Al. If.. Pedro, Nº 74-1º C, 3030 396 Coimbra Tel.: 239 403 666;

Leia mais

Compressão da mortalidade: um estudo da variabilidade da idade à morte na população do Estado de São Paulo, Brasil, 1980-2005

Compressão da mortalidade: um estudo da variabilidade da idade à morte na população do Estado de São Paulo, Brasil, 1980-2005 ARTIGO ARTICLE 1475 Compressão a mortaliae: um estuo a variabiliae a iae à morte a população o Estao e São Paulo, Brasil, 1980-2005 Compressio of mortality: a stuy o the variability of age at eath i the

Leia mais

Equações Diferenciais Lineares de Ordem n

Equações Diferenciais Lineares de Ordem n PUCRS Faculdade de Matemática Equações Difereciais - Prof. Eliete Equações Difereciais Lieares de Ordem Cosideremos a equação diferecial ordiária liear de ordem escrita a forma 1 d y d y dy L( y( x ))

Leia mais

Problema de Fluxo de Custo Mínimo

Problema de Fluxo de Custo Mínimo Problema de Fluo de Custo Míimo The Miimum Cost Flow Problem Ferado Nogueira Fluo de Custo Míimo O Problema de Fluo de Custo Míimo (The Miimum Cost Flow Problem) Este problema possui papel pricipal etre

Leia mais

2.1 Dê exemplo de uma seqüência fa n g ; não constante, para ilustrar cada situação abaixo: (a) limitada e estritamente crescente;

2.1 Dê exemplo de uma seqüência fa n g ; não constante, para ilustrar cada situação abaixo: (a) limitada e estritamente crescente; 2.1 Dê exemplo de uma seqüêcia fa g ; ão costate, para ilustrar cada situação abaixo: (a) limitada e estritamete crescete; (b) limitada e estritamete decrescete; (c) limitada e ão moótoa; (d) ão limitada

Leia mais

Anexo VI Técnicas Básicas de Simulação do livro Apoio à Decisão em Manutenção na Gestão de Activos Físicos

Anexo VI Técnicas Básicas de Simulação do livro Apoio à Decisão em Manutenção na Gestão de Activos Físicos Aexo VI Técicas Básicas de Simulação do livro Apoio à Decisão em Mauteção a Gestão de Activos Físicos LIDEL, 1 Rui Assis rassis@rassis.com http://www.rassis.com ANEXO VI Técicas Básicas de Simulação Simular

Leia mais

Avaliação do parâmetro de instabilidade para os edifícios altos. Evaluation of the instability parameter for tall buildings

Avaliação do parâmetro de instabilidade para os edifícios altos. Evaluation of the instability parameter for tall buildings Teoria e Prática a Egeharia Civi,.15, p.41-53, Abri, 2010 Avaiação o parâmetro e istabiiae para os eifícios atos Evauatio of the istabiity parameter for ta buiigs José Mito e Araújo Escoa e Egeharia -

Leia mais

JUROS COMPOSTOS. Questão 01 A aplicação de R$ 5.000, 00 à taxa de juros compostos de 20% a.m irá gerar após 4 meses, um montante de: letra b

JUROS COMPOSTOS. Questão 01 A aplicação de R$ 5.000, 00 à taxa de juros compostos de 20% a.m irá gerar após 4 meses, um montante de: letra b JUROS COMPOSTOS Chamamos de regime de juros compostos àquele ode os juros de cada período são calculados sobre o motate do período aterior, ou seja, os juros produzidos ao fim de cada período passam a

Leia mais

MIEC MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL 2014/2015 PROPOSTA DE TEMAS PARA DISSERTAÇÃO RAMO DE ESPECIALIZAÇÃO/ ÁREA CIENTÍFICA: ESTRUTURAS

MIEC MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL 2014/2015 PROPOSTA DE TEMAS PARA DISSERTAÇÃO RAMO DE ESPECIALIZAÇÃO/ ÁREA CIENTÍFICA: ESTRUTURAS 1 EST1 AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE DEFORMAÇÃO DE ELEMENTOS TUBULARES EM AÇO José Miguel Castro CO Um dos passos essenciais no processo de avaliação da segurança sísmica de estruturas consiste na comparação

Leia mais

Capítulo 5. Misturas Simples

Capítulo 5. Misturas Simples Capítulo 5. Misturas Simples aseado o livro: tkis Physical Chemistry Eighth Editio Peter tkis Julio de Paula 04-06-2007 Maria da Coceição Paiva 1 Misturas Simples Para iterpretar termodiamicamete o efeito

Leia mais

Demonstrações especiais

Demonstrações especiais Os fudametos da Física Volume 3 Meu Demostrações especiais a ) RLAÇÃO NTR próx. e sup. osidere um codutor eletrizado e em equilíbrio eletrostático. Seja P sup. um poto da superfície e P próx. um poto extero

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I

Mecânica dos Sólidos I Curso de Egeharia Civil Uiversidade Estadual de Marigá Cetro de Tecologia Departameto de Egeharia Civil Mecâica dos Sólidos I Bibliografia: Beer, F. P.; Johsto, Jr. E. R.; DEWolf, J. T. Resistêcia dos

Leia mais

Manejo de irrigação Parâmetros solo-planta-clima. FEAGRI/UNICAMP - Prof. Roberto Testezlaf

Manejo de irrigação Parâmetros solo-planta-clima. FEAGRI/UNICAMP - Prof. Roberto Testezlaf Manejo de irrigação Parâmetros solo-planta-clima Relações água e solo Fases do solo Sólida Líquida (Água/Solução) Ar Fase sólida Densidades do solo e de partícula Densidade de partícula (real) Relação

Leia mais

I - FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO 1- INTRODUÇÃO GERAL. 1.1- Definição

I - FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO 1- INTRODUÇÃO GERAL. 1.1- Definição I - FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO - INTRODUÇÃO GERAL.- Defiição O cocreto armado é um material composto, costituído por cocreto simples e barras ou fios de aço. Os dois materiais costituites (cocreto

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME Mecânica dos Sólidos I 2 a Lista de Exercícios

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME Mecânica dos Sólidos I 2 a Lista de Exercícios PME- - Mecâica dos Sólidos I a Lista de Eercícios ) Determie o tesor das tesões, escrito em relação à base b = e, e, e ), para cada um dos ( casos idicados (as tesões estão em MPa). Utilie a coveção de

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA KLEDSON FLÁVIO SILVEIRA SANTIAGO ANÁLISE DA RESOLUÇÃO

Leia mais

FÍSICA MODERNA I AULA 05

FÍSICA MODERNA I AULA 05 Uiversiae e São Paulo Istituto e Física FÍSICA MODERNA I AULA 05 Profa. Márcia e Almeia Rizzutto Pelletro sala 220 rizzutto@if.usp.br 1o. Semestre e 2015 Moitor: Gabriel M. e Souza Satos Págia o curso:

Leia mais

MOMENTOS DE INÉRCIA. Física Aplicada à Engenharia Civil II

MOMENTOS DE INÉRCIA. Física Aplicada à Engenharia Civil II Física Aplicada à Egeharia Civil MOMENTOS DE NÉRCA Neste capítulo pretede-se itroduzir o coceito de mometo de iércia, em especial quado aplicado para o caso de superfícies plaas. Este documeto, costitui

Leia mais

APONTAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA

APONTAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA APONTAMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA (III ) ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL Ídice Itrodução Aplicação do cálculo matricial aos

Leia mais

O Átomo de Hidrogênio

O Átomo de Hidrogênio Física IV Poli geharia létrica: 11ª Aula (3/08/014) Pro. Alvaro Vaucci Na última aula vimos: h eito Compto: ' 0 (1 cos ) ( Lei decompto) mc e Ou seja, um óto (comportameto corpuscular), além de possuir

Leia mais

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO CAP I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0 Itrodução Por método umérico etede-se um método para calcular a solução de um problema realizado apeas uma sequêcia fiita de operações aritméticas A obteção de uma solução

Leia mais

Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON 5.1 MODELO MATEMÁTICO E SOLUÇÃO ANALÍTICA

Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON 5.1 MODELO MATEMÁTICO E SOLUÇÃO ANALÍTICA Capítulo 5. CASO 5: EQUAÇÃO DE POISSON No presete capítulo, é abordado um problema difusivo uidimesioal com absorção de calor (Icropera e DeWitt, 199, o que resulta uma equação de Poisso, que é uma equação

Leia mais

Relações entre tensões e deformações

Relações entre tensões e deformações 3 de dezembro de 0 As relações entre tensões e deformações são estabelecidas a partir de ensaios experimentais simples que envolvem apenas uma componente do tensor de tensões. Ensaios complexos com tensões

Leia mais

A soma dos perímetros dos triângulos dessa sequência infinita é a) 9 b) 12 c) 15 d) 18 e) 21

A soma dos perímetros dos triângulos dessa sequência infinita é a) 9 b) 12 c) 15 d) 18 e) 21 Nome: ºANO / CURSO TURMA: DATA: 0 / 0 / 05 Professor: Paulo. (Pucrj 0) Vamos empilhar 5 caixas em ordem crescete de altura. A primeira caixa tem m de altura, cada caixa seguite tem o triplo da altura da

Leia mais

0 Emissão inicial 19/11/2010 KCAR/SMMF 19/11/2010 AQ N DISCRIMINAÇÃO DAS REVISÕES DATA CONFERIDO DATA APROVAÇÃO

0 Emissão inicial 19/11/2010 KCAR/SMMF 19/11/2010 AQ N DISCRIMINAÇÃO DAS REVISÕES DATA CONFERIDO DATA APROVAÇÃO 0 Emissão inicial 19/11/2010 KCAR/SMMF 19/11/2010 AQ N DISCRIMINAÇÃO DAS REVISÕES DATA CONFERIDO DATA APROVAÇÃO APROVAÇÃO ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. DATA: MARTE ENGENHARIA RESP.TÉC. Nº CREA CSF

Leia mais

MATEMÁTICA 4 AULA 2 RESOLUÇÕES SÉRIE AULA

MATEMÁTICA 4 AULA 2 RESOLUÇÕES SÉRIE AULA QUSTÕS MTMÁTIC 4 RVISÃO FINL OBJTIVS NM 0 /6 ROFSSOR MRCLO RNTO MTMÁTIC 4 UL RSOLUÇÕS SÉRI UL ) Resolução: Como as uas maiores prouções são as e 008 e 009, esse foi o biêio que apresetou a maior proução

Leia mais

Análise no domínio dos tempos de sistemas representados no Espaço dos Estados

Análise no domínio dos tempos de sistemas representados no Espaço dos Estados MEEC Mestrado em Egeharia Electrotécica e de Computadores MCSDI Guião do trabalho laboratorial º 3 Aálise o domíio dos tempos de sistemas represetados o Espaço dos Estados Aálise o domíio dos tempos de

Leia mais

ERROS ERRO DE ARREDONDAMENTO

ERROS ERRO DE ARREDONDAMENTO ERROS Seja o valor aproimado do valor eacto. O erro de deie-se por ε ε erro absoluto de Aálise N um érica 4 ERRO DE ARREDONDAENTO Seja o valor aproimado do valor eacto tedo eactamete k dígitos após o poto

Leia mais

Experimento 1 Estudo da Lei de Hooke

Experimento 1 Estudo da Lei de Hooke Experimeto 1 Estudo da Lei de Hooke 1.1 Objetivos Físicos Verificação experimetal da lei de Hooke para uma mola helicoidal: Medida experimetal do módulo de rigidez do material μ. 1. Objetivos Didáticos

Leia mais

PG Progressão Geométrica

PG Progressão Geométrica PG Progressão Geométrica 1. (Uel 014) Amalio Shchams é o ome cietífico de uma espécie rara de plata, típica do oroeste do cotiete africao. O caule dessa plata é composto por colmos, cujas características

Leia mais

O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL EM ESTATÍSTICA PARTE li

O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL EM ESTATÍSTICA PARTE li O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL EM ESTATÍSTICA PARTE li Média Aritmética Simples e Poderada Média Geométrica Média Harmôica Mediaa e Moda Fracisco Cavalcate(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Engenharia Mecânica

Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Engenharia Mecânica Analise de Tensões em Perfil Soldado Comparação de Resultados em Elementos Finitos Aluno: Rafael Salgado Telles Vorcaro Registro:

Leia mais

Aula 11. Separação de Variáveis em Coordenadas Esféricas. Eletromagnetismo I. Prof. Ricardo Galvão - 2 Semestre Preparo: Diego Oliveira

Aula 11. Separação de Variáveis em Coordenadas Esféricas. Eletromagnetismo I. Prof. Ricardo Galvão - 2 Semestre Preparo: Diego Oliveira Eletromagetismo I Prof. Ricaro Galvão - Semestre 05 Preparo: Diego Oliveira Aula Separação e Variáveis em Cooreaas Esféricas Em cooreaas esféricas, a Equação e Laplace é aa por φr,θ,ϕ) = 0 r r ) r φ r

Leia mais

Solução de Equações Diferenciais Ordinárias Usando Métodos Numéricos

Solução de Equações Diferenciais Ordinárias Usando Métodos Numéricos DELC - Departameto de Eletrôica e Computação ELC 0 Estudo de Casos em Egeharia Elétrica Solução de Equações Difereciais Ordiárias Usado Métodos Numéricos Versão 0. Giovai Baratto Fevereiro de 007 Ídice

Leia mais

Ensaios em laboratório e em centrífuga de Argilas Marinhas da Região Offshore da Bacia de Campos

Ensaios em laboratório e em centrífuga de Argilas Marinhas da Região Offshore da Bacia de Campos Ensaios em laboratório e em centrífuga de Argilas Marinhas da Região Offshore da Bacia de Campos Diego F. Fagundes COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, dffagundes@gmail.com

Leia mais

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 148 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição tanto de cinza volante, como

Leia mais

Problemas Conceituais em Química Associados às Grandezas Equivalentes e Independentes. Dissertação de Mestrado. Lódino Serbim Uchôa Neto

Problemas Conceituais em Química Associados às Grandezas Equivalentes e Independentes. Dissertação de Mestrado. Lódino Serbim Uchôa Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Cetro e Ciêcias Exatas e a Natureza Departameto e Química Fuametal Programa e Pós-Grauação em Química Dissertação e Mestrao Problemas Coceituais em Química Associaos

Leia mais

5- CÁLCULO APROXIMADO DE INTEGRAIS 5.1- INTEGRAÇÃO NUMÉRICA

5- CÁLCULO APROXIMADO DE INTEGRAIS 5.1- INTEGRAÇÃO NUMÉRICA 5- CÁLCULO APROXIMADO DE INTEGRAIS 5.- INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Itegrar umericamete uma fução y f() um dado itervalo [a, b] é itegrar um poliômio P () que aproime f() o dado itervalo. Em particular, se y f()

Leia mais

Tabela Price - verdades que incomodam Por Edson Rovina

Tabela Price - verdades que incomodam Por Edson Rovina Tabela Price - verdades que icomodam Por Edso Rovia matemático Mestrado em programação matemática pela UFPR (métodos uméricos de egeharia) Este texto aborda os seguites aspectos: A capitalização dos juros

Leia mais

A letra x representa números reais, portanto

A letra x representa números reais, portanto Aula 0 FUNÇÕES UFPA, 8 de março de 05 No ial desta aula, você seja capaz de: Saber dizer o domíio e a imagem das uções esseciais particularmete esta aula as uções potêcias; Fazer o esboço de gráico da

Leia mais

1.4- Técnicas de Amostragem

1.4- Técnicas de Amostragem 1.4- Técicas de Amostragem É a parte da Teoria Estatística que defie os procedimetos para os plaejametos amostrais e as técicas de estimação utilizadas. As técicas de amostragem, tal como o plaejameto

Leia mais

Representação de Modelos Dinâmicos em Espaço de Estados Graus de Liberdade para Controle

Representação de Modelos Dinâmicos em Espaço de Estados Graus de Liberdade para Controle Representação de Modelos Dinâmicos em Espaço de Estados Graus de Liberdade para Controle Espaço de Estados (CP1 www.professores.deq.ufscar.br/ronaldo/cp1 DEQ/UFSCar 1 / 69 Roteiro 1 Modelo Não-Linear Modelo

Leia mais

Conceito 31/10/2015. Módulo VI Séries ou Fluxos de Caixas Uniformes. SÉRIES OU FLUXOS DE CAIXAS UNIFORMES Fluxo de Caixa

Conceito 31/10/2015. Módulo VI Séries ou Fluxos de Caixas Uniformes. SÉRIES OU FLUXOS DE CAIXAS UNIFORMES Fluxo de Caixa Módulo VI Séries ou Fluxos de Caixas Uiformes Daillo Touriho S. da Silva, M.Sc. SÉRIES OU FLUXOS DE CAIXAS UNIFORMES Fluxo de Caixa Coceito A resolução de problemas de matemática fiaceira tora-se muito

Leia mais

Lista 9 - Introdução à Probabilidade e Estatística

Lista 9 - Introdução à Probabilidade e Estatística UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Lista 9 - Itrodução à Probabilidade e Estatística Desigualdades e Teoremas Limites 1 Um ariro apota a um alvo de 20 cm de raio. Seus disparos atigem o alvo, em média, a 5 cm

Leia mais

Módulo 4 Matemática Financeira

Módulo 4 Matemática Financeira Módulo 4 Matemática Fiaceira I Coceitos Iiciais 1 Juros Juro é a remueração ou aluguel por um capital aplicado ou emprestado, o valor é obtido pela difereça etre dois pagametos, um em cada tempo, de modo

Leia mais

MODELAÇÃO DA RIGIDEZ DINÂMICA DE MATERIAIS RESILIENTES VERSUS RESULTADOS EXPERIMENTAIS

MODELAÇÃO DA RIGIDEZ DINÂMICA DE MATERIAIS RESILIENTES VERSUS RESULTADOS EXPERIMENTAIS Acústica 8 - e Outubro, Coimbra, Portugal Uiverae e Coimbra MODELAÇÃO DA RIGIDEZ DIÂMICA DE MATERIAIS RESILIETES VERSUS RESULTADOS EXPERIMETAIS Julieta Atóio 1, Atóio Taeu 1, Aa ossa 1 CICC, Departameto

Leia mais

ALGORITMO DE GOSPER E APLICAÇÕES Humberto Silva Naves

ALGORITMO DE GOSPER E APLICAÇÕES Humberto Silva Naves Nível Avaçao ALGORITMO DE GOSPER E APLICAÇÕES Humberto Silva Naves Cotiuao com as iéias o artigo Itegrais iscretas (e Euaro Poço a Eurea úmero 7), vamos tetar escobrir fórmulas fechaas para algus somatórios

Leia mais

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR 1. Um os granes problemas ambientais ecorrentes o aumento a proução inustrial munial é o aumento a poluição atmosférica. A fumaça, resultante a queima e combustíveis fósseis como carvão ou óleo, carrega

Leia mais

flexão pura armadura dupla

flexão pura armadura dupla conteúo 28 flexão pura armaura upla 28.1 Domínio 4 A análise o iagrama e tensão o aço a figura 28.1, fs fy εy 10%o εs om.4 om.3 om.2 Figura 28.1 Diagrama e tensão o aço resulta que no omínio 4 a eformação

Leia mais

RESUMO 02: SEÇÃO TÊ FALSA E VERDADEIRA ARMADURA SIMPLES

RESUMO 02: SEÇÃO TÊ FALSA E VERDADEIRA ARMADURA SIMPLES 0851 CONSTRUÇÕES DE CONCRETO RDO II PROF. IBERÊ 1 / 5 0851 CONSTRUÇÕES DE CONCRETO RDO II RESUO 0: SEÇÃO TÊ FLS E VERDDEIR RDUR SIPLES ES COLBORNTE ação conjunta e lajes e vigas poe ser consieraa meiante

Leia mais