PERÍCIA CONTÁBIL NAS CAUSAS JUDICIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERÍCIA CONTÁBIL NAS CAUSAS JUDICIAIS"

Transcrição

1 PERÍCIA CONTÁBIL NAS CAUSAS JUDICIAIS AULA 6 Apresentada por Prof. Dr. José Paulo Cosenza Universidade Federal Fluminense - UFF Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Curso de Graduação em Ciências Contábeis Niterói/RJ, 1º Semestre de 2012

2 São inúmeros os casos de ações judiciais para os quais se requer ã perícia contábil alicerçada e elementos que provem o que se quer demonstrar Onde há o envolvimento de fatos patrimoniais de pessoas, instituições e empresas, e onde esteja sendo julgado o direito patrimonial, aí está a perícia como auxiliar à frente nos julgamentos

3 ESPÉCIES DE PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL Exame, análise e identificação de erros ou fraudes Executada na fase de instrução do processo é a prova técnica contábil de exame, vistoria ou avaliação, desenvolvidas e necessárias no sentido de trazer para os autos as alegações oferecidas. Desenvolvida com análise de livros e documentos, podendo envolver também procedimentos indagativos e investigativos

4 ESPÉCIES DE PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL Avaliações, apuração de haveres e verificações A apuração ou arbitramento dos haveres são atividades típicas de perícia contábil. Incluem, quase sempre, o chamado fundo de comércio que deve ser apurado e incluído na avaliação

5 ESPÉCIES DE PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL Análise de valores patrimoniais Tem como objetivo verificar, analisar ou avaliar a certeza e correção de um determinado valor ou conjunto de valores, débitos ou créditos, receitas ou despesas.

6 ESPÉCIES DE PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL Execução de sentença Ocorre este tipo de trabalho pericial contábil quando a discussão dos autos já transitou em julgado. TIPOS Apuração de haveres em processos de inventário, dissolução ou liquidação de sociedades Apuração de verbas trabalhistas Liquidação por arbitramento Liquidação por artigos Juízo arbitral

7 1º Exemplo ANULAÇÃO DE DUPLICATA Em jan/2007, a Confecções Alfa S.A., que é uma fabricante de roupas masculinas, impetra uma ação ordinária solicitando a anulação da emissão da duplicata mercantil nº 001/2006, emitida em 15/01/06, posta em cobrança bancária pela Cia. Beta Ltda., por conta de fornecimento de tecidos de algodão no valor de R$ ,00.

8 Possíveis quesitos do Autor 1) Existe nos registros da contabilidade do fornecedor a venda idônea ao autor com lastro de emissão de notas fiscais e das correspondentes duplicatas, objeto da peça vestibular? 2) Consta, na contabilidade do fornecedor, o registro no estoque da mercadoria objeto da emissão cambial? 3) Consta, na contabilidade do fornecedor, o registro da saída da mercadoria?

9 Possíveis quesitos do Autor 4) Consta, nos registros fiscais do fornecedor, a emissão da nota fiscal referente à cambial ora em discussão? Possui ela o canhoto de entrega de mercadoria assinado por representante da autora? 5) Consta, na contabilidade do fornecedor, o pagamento das duplicatas, objeto da presente demanda? 6) A cambial, objeto da demanda, está revestida das formalidades intrínsecas e extrínsecas contábeis, ao teor da legislação que regula as duplicatas, constante do Código Comercial vigente?

10 Possíveis quesitos do Autor 7) A duplicata, objeto de anulação tem, no campo próprio, o aceite do sacado? 8) O fornecedor mantém a escrituração regular do livro de registro de duplicatas?

11 Possíveis quesitos da Ré 1) A empresa compradora possui os livros obrigatórios para sua escrituração? Os mesmos estão revestidos das formalidades intrínsecas e extrínsecas? 2) As duplicatas mercantis de que trata a presente ação constam, nos registros contábeis do livro diário da empresa autora, como títulos a pagar? 3) Há nos registros contábeis da empresa autora a contabilização do pagamento das referidas duplicatas? Os recibos de pagamento foram feitos diretamente ao fornecedor?

12 Possíveis quesitos da Ré 4)Houve a efetiva saída de recursos para tais pagamentos? Os mesmos foram efetuados em moeda corrente ou em cheque? 5)Existem outras informações relevantes para o deslinde do ponto controvertido, visando a solução da demanda e aplicação da Justiça?

13 Análises na contabilidade do fornecedor 1) Verificar a disponibilidade física e financeira da mercadoria no livro de registro de estoques 2) Verificar o efetivo registro de vendas, registro da nota fiscal de saída, no livro de registro de saídas de mercadorias 3) Verificar se o fornecedor adquiriu o bem objeto de venda no livro de registro de entradas

14 Análises na contabilidade do fornecedor 4) Verificar se a duplicata emitida, quando da venda da mercadoria, foi registrada em livro próprio, no livro de registro de entradas 5) Verificar se as operações de compra, registro no estoque, venda, recebimento, foram escrituradas no livro razão e diário 6) Verificar se a nota fiscal, objeto da emissão da duplicata, foi corretamente emitida no bloco de notas fiscais

15 Análises na contabilidade do autor 1) Verificar se a nota fiscal de compra foi devidamente registrada no livro de registro de entrada de mercadorias 2)Verificar se a mercadoria, objeto da compra, foi devidamente registrada no estoque no livro registro de estoques 3) Verificar se as operações de compra, registro de estoque e pagamento relativo à duplicata, objeto da ação, foram devidamente registrados nos livros diário e razão

16 AÇÃO ORDINÁRIA DE ALIMENTOS OBJETIVO É PROVAR A CAPACIDADE DE RENDIMENTOS PARA PODER SUPRIR A MANUTENÇÃO DE DEPENDENTES SENDO O CÔNJUGE EMPRESÁRIO OS OBJETOS DE ESTUDOS SERÃO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA, DECLARAÇÃO DE RENDA, etc. analisam-se : HONORÁRIOS, LUCROS (distribuídos ou retidos), GRATIFICAÇÕES etc.

17 2 o Exemplo ALIMENTOS Em agosto de 2006, a Sra. Raquel Gastón Sobrado, separada judicialmente, entrou com ação contra seu ex-marido, solicitando a apuração de haveres do cônjuge no sentido de mensurar física e monetariamente o efetivo patrimônio do mesmo, visando a atribuição de pensão alimentícia aos seus dependentes (dois filhos menores de idade).

18 Possíveis quesitos da Autora 1) Qual é a participação do Réu no capital social das empresas A, B e C? 2) Qual o montante de retiradas dessas sociedades a título de pró-labore, salários indiretos e distribuição de lucros? 3) Existe transferência de capital do Réu nos três anos antecedentes à propositura da ação, em qualquer montante e para quem? 4) Qual o valor real do patrimônio líquido pertencente ao Réu, levando-se em consideração a avaliação a valor de mercado de todo o ativo, os ativos ocultos e o fundo de comércio?

19 Possíveis quesitos da Ré 1) Qual o valor efetivamente pago ao Réu a título de prólabore ou lucro? As empresas em que o mesmo é sócio estão efetivamente efetuando os desembolsos, ou a situação financeira impede tais pagamentos? 2) Qual a real necessidade financeira de a autora relacionar as despesas necessárias ao estudo, alimentação, lazer, moradia, assistência médica, que era ostentada antes da proposição da ação? 3) Qual a necessidade financeira de o réu relacionar as despesas necessárias ao estudo alimentação, lazer, moradia, assistência médica, após a proposição da ação?

20 Análises necessárias 1) Verificar a declaração de imposto de renda das pessoas envolvidas na demanda 2) Verificar os extratos das contas bancárias das pessoas envolvidas na demanda 3) Verificar as cópias dos contratos sociais, onde as pessoas envolvidas na demanda são sócias 4) Verificar os documentos contábeis relativos à retirada de pró-labore, distribuição de dividendos ou participação nos resultados.

21 Análises necessárias 5) Verificar os registros contábeis dos salários indiretos, benefícios tais como: automóvel, empregados domésticos, residência, alimentação 6) Verificar os comprovantes de pagamentos efetuados com educação escolar, alimentação, assistência médica, aluguel e lazer 7) Verificar os livros de registro de transferência de quotas e ações

22 Análises necessárias 8) Verificar as demonstrações contábeis completas 9) Analisar cuidadosamente as ações de mensuração e apuração de haveres 10) Efetuar diligências visando a verificação do padrão de vida que ostentam os litigantes, especificamente nos sinais exteriores de riqueza.

23 3 o Exemplo EMBARGO À EXECUÇÃO DE EXECUTIVOS FISCAIS DA RECEITA FEDERAL Em abril/2006, a Cia. Beta S/A entrou com uma ação de contestação contra a Secretaria da Receita Federal relativa à glosa de despesas contabilizadas como dedutíveis na apuração do lucro real, base de cálculo para o Imposto de Renda e Contribuição Social, por considerá-las despesas operacionais, já que no entendimento da fiscalização fazendária seriam necessárias à atividade da empresa e à manutenção da fonte pagadora. A empresa alega que as mesmas não se relacionam ao objeto do negócio.

24 Possíveis quesitos da Autora 1) Quais os lançamentos feitos no resultado do exercício a título de despesas operacionais? 2) As despesas estão ligadas à atividade da empresa e são necessárias à manutenção da respectiva fonte pagadora? Quais são as razões que fundamentam esse convencimento? 3) As despesas estão lançadas no livro diário? Este está revestido das formalidades legais? 4) As despesas não relacionadas diretamente com o objetivo social estão contabilizadas como despesas nãooperacionais? 5) O que vem a ser despesa antecipada, diferida, do exercício seguinte, despesa operacional e despesa não-operacional? 6) A glosa, objeto da ação de execução, enquadra-se em quais hipóteses acima?

25 Possíveis quesitos da Ré 1) O registro fiscal de receitas e despesas atende à norma prescrita no RIR? 2) As despesas glosadas têm o suporte documental idôneo? 3) As despesas glosadas estão registradas no livro LALUR, como adição do Lucro Real para efeito de base de cálculo de Imposto de Renda?

26 Análises necessárias 1) Verificar o Plano de Contas, para conhecer o sistema de contabilização e a terminologia utilizada 2) Verificar o registro das despesas operacionais e nãooperacionais nos livros Diário e Razão 3) Analisar a documentação de suporte aos lançamentos de despesas operacionais e não-operacionais, tendo como guia a Resolução CFC 563/83, que trata das formalidades da escrituração contábil, conjugada com os ditames da Resolução CFC 597/85, que trata da documentação contábil

27 Análises necessárias 4) Analisar nos documentos de constituição da empresas, especificamente o objeto do negócio, para certificar pela Resolução CFC 858/99, item , se as despesas glosadas estão ligadas ao objeto social da empresa 5) No uso de técnica de vistoria, Resolução CFC 858/99, item , diligenciar objetivando a verificação regular dos gastos operacionais da empresa 6) Analisar o auto de infração, avaliando o montante das despesas glosadas e a interligação das mesmas com o objeto social

28 4 o Exemplo AÇÃO DE SUSTAÇÃO DE PROTESTO E ANULAÇÃO DE DUPLICATA MERCANTIL Em maio de 2006, a Empresa Ômega S.A., ajuizou demanda pleiteando sustação de protesto e anulação de duplicata mercantil emitida pela Cia. Industrial Zeta Ltda., pela venda de equipamentos industriais. Em razão de operação de desconto da referida duplicata junto à empresa de factoring Fatorial Participações Ltda., esta protestou o título, de forma indevida na opinião do autor. A ação cumula ainda perdas e danos por apontamentos nos serviços de proteção ao crédito e lucros cessantes.

29 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 1) Na cambial objeto de sustação existe a transferência do título do sacado para a empresa de factoring? 2) A empresa de factoring confirmou junto à autora a veracidade da duplicata, por carta de circularização ou por qualquer meio contabilmente hábil para verificação da idoneidade do título? 3) A autora mantém relações comerciais com a Ré sacadora da cambial?

30 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 4) Consta, na cambial, erros de origem, especificamente com relação à formulação do pedido de compra (existência física do pedido), nota fiscal de venda (emissão de todas as notas a preço de mercado com o recebimento no canhoto por pessoa com poderes para tal) e aceite da cambial? 5) Com base nos documentos contábeis da autora e da ré emitente da cambial, há hipótese de ser verdadeiro o título, existiu o pagamento por parte da autora diretamente à fornecedora dos bens?

31 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 6) Nos registros da empresa de factoring existe correspondência dirigida à empresa autora comunicando a compra da cambial e a respectiva transferência da posse e domínio do título? 7) Existe nos registros da contabilidade do fornecedor (Ré) a venda idônea ao autor com lastro de emissão de notas fiscais e das correspondentes duplicatas, objeto da peça vestibular?

32 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 8) Consta, na contabilidade do fornecedor, o registro no estoque da mercadoria objeto da emissão da cambial? 9) Consta, na contabilidade do fornecedor, o registro de saída da mercadoria? 10) Consta, nos registros fiscais do fornecedor, a emissão da nota fiscal referente à cambial ora em discussão? Possui ela o canhoto de entrega de mercadoria assinado por representante da autora (quesito que necessita de exame grafotécnico)?

33 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 11) Consta, na contabilidade do fornecedor, o pagamento das duplicatas, objeto da presente demanda? 12) A cambial, objeto da demanda, está revestida das formalidades intrínsecas e extrínsecas contábeis, ao teor da legislação que regula as duplicatas, constante do Código Comercial Brasileiro? 13) A duplicata objeto de anulação tem campo próprio para o aceite do sacado? 14) A Ré mantém a escrituração regular do livro de registro de duplicatas?

34 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 15) Com base nos registros contábeis da autora, qual o lucro cessante degustado pela autora e, decorrência do apontamento da cambial nos serviços de proteção ao crédito? 16) Com base nos registros contábeis da autora, quais as perdas e danos oriundos da falta de abastecimento e manutenção de compras a prazo causadas pelo apontamento do título?

35 Possíveis quesitos do Autor (Empresa Ômega S.A.) 17) Considerando a situação econômica e financeira da empresa antes da emissão da referida cambial, qual o godwill ou o fundo de comércio? Comparativamente ao ativo intangível da empresa após o apontamento da cambial nos registros de proteção ao crédito é possível certificar e determinar o montante do prejuízo que a autora sofreu para efeito de indenização por dano moral, interrupção da marcha de prosperidade e consequente desvalorização dos bens intangíveis da autora?

36 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Fatorial Participações Ltda.) 1) A cambial objeto do protesto está revestida das formalidades intrínsecas e extrínsecas pra sua validade contábil? 2) A empresa de factoring adquiriu formalmente o título objeto da demanda? 3) Com base nos documentos contábeis das três pessoas envolvidas na demanda, quem comprou a mercadoria, para quem foi vendido o título e quem deve receber e dar a quitação do respectivo título? 4) A empresa fornecedora efetivamente efetuou a venda à empresa autora?

37 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Fatorial Participações Ltda.) 5) A perda de valor alegada pela autora se deu exclusivamente pelo apontamento da cambial nos serviços de proteção ao crédito ou existiram outros fatores tais como recessão, administração ruinosa, ineficiência administrativa na gestão do capital de giro da empresa? 6) Existiram outros apontamentos contra a autora nos serviços de proteção ao crédito ou até mesmo protestos contra a empresa da autora?

38 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Fatorial Participações Ltda.) 7) Com base nas demonstrações contábeis da empresa autora, especificamente no controle de contas a pagar e a receber, há o efetivo pagamento de todas as contas? As mesmas foram pagas rigorosamente em dia ou a autora já era inadimplente antes da propositura da presente ação? 8) Com base na análise dos documentos entranhados nos registros contábeis e fiscais da autora, esta apresenta antes dessa demanda todos os aspectos de robusta idoneidade contábil ou seus registros são profanos aos moldes da legislação falimentar, especificamente no tópico que trata dos crimes falimentares?

39 Análises na contabilidade do fornecedor (Cia. Industrial Zeta) 1) Verificar a disponibilidade física e financeira da mercadoria no livro de registro de estoques 2) Verificar o efetivo registro de vendas, registro da nota fiscal de saída, no livro de registro de saídas de mercadorias 3) Verificar se o fornecedor adquiriu o bem objeto de venda no livro de registro de entradas

40 Análises na contabilidade do fornecedor (Cia. Industrial Zeta) 4) Verificar se a duplicata emitida, quando da venda da mercadoria, foi registrada em livro próprio, no livro de registro de entradas 5) Verificar se as operações de compra, registro no estoque, venda da mercadoria, venda da duplicata, inclusive o registro do deságio, recebimento da duplicata quando da venda para a empresa de factoring, foram escrituradas no livro razão e diário

41 Análises na contabilidade do fornecedor (Cia. Industrial Zeta) 6) Verificar se a nota fiscal, objeto da emissão da duplicata, foi corretamente emitida e se existe autorização para confeccionar o bloco de notas fiscais, no bloco de notas fiscais. 7) Verificar se existe contrato de venda mercantil referente à transferência dos direitos da cambial para a empresa de factoring.

42 Análises na contabilidade do autor (Empresa Ômega S.A.) 1) Verificar se a nota fiscal de compra foi devidamente registrada no livro de registro de entrada de mercadorias 2) Verificar se a mercadoria, objeto da compra, foi devidamente registrada no estoque no livro registro de estoques 3) Verificar se as operações de compra, registro de estoque e pagamento relativo à duplicata, objeto da ação, foram devidamente registradas nos livros diário e razão

43 Análises na contabilidade do 1ª Ré (Fatorial Participações Ltda.) 1) Verificar o contrato de compra de cambiais 2) Verificar o registro da aquisição da cambial, inclusive o deságio, nos livros Diário e Razão 3) Verificar se efetivamente ocorreu o pagamento da cambial junto ao suposto vendedor dos produtos 4) Analisar as cópias dos documentos relativos ao envio da ação de protesto

44 5 o Exemplo AÇÃO DE REGRESSO CONTRA CLIENTES (VÍCIO DE ORIGEM DE DUPLICATAS VERSUS FACTORING) Em novembro de 2006, a empresa de factoring Fatorial Participações Ltda. perdeu a demanda, tendo sido condenada a indenizar a Empresa Ômega S.A. no valor de R$ 60 mil por perdas e danos por apontamentos nos serviços de proteção ao crédito e lucros cessantes. Em razão dessa sucumbência, esta empresa ajuizou ação, solicitando ressarcimento do prejuízo, contra a Cia. Industrial Zeta, responsável pela duplicata mercantil emitida pela suposta venda de equipamentos industriais.

45 Possíveis quesitos do Autor (Fatorial Participações Ltda.) 1) Na cambial objeto de sustação existe a transferência do título do sacado para a empresa de factoring? 2) A empresa de factoring confirmou junto à segunda ré a veracidade da duplicata, por carta de circularização ou por qualquer meio contabilmente hábil para verificação da idoneidade do título? 3) A autora mantém relações comerciais com a Ré sacadora da cambial?

46 Possíveis quesitos do Autor (Fatorial Participações Ltda.) 4) Consta, na cambial, erros de origem, especificamente com relação à formulação do pedido de compra (existência física do pedido), nota fiscal de venda (emissão de todas as notas a preço de mercado com o recebimento no canhoto por pessoa com poderes para tal) e aceite da cambial? 5) Com base nos documentos contábeis da autora e da ré emitente da cambial, na hipótese de ser verdadeiro o título, existiu o pagamento por parte da 2ª Ré diretamente à fornecedora dos bens (1ª Ré)?

47 Possíveis quesitos do Autor (Fatorial Participações Ltda.) 6) Nos registros da empresa de factoring existe correspondência dirigida à 2ª Ré comunicando a compra da cambial e a respectiva transferência da posse e domínio do título? 7) Existe nos registros da contabilidade do fornecedor (Ré) a venda idônea à 2ª Ré com lastro de emissão de notas fiscais e das correspondentes duplicatas, objeto da peça vestibular?

48 Possíveis quesitos do Autor (Fatorial Participações Ltda.) 8) Consta, na contabilidade do fornecedor, o registro no estoque da mercadoria objeto da emissão da cambial? 9) Consta, na contabilidade do fornecedor, o registro de saída da mercadoria? 10) Consta, nos registros fiscais do fornecedor, a emissão da nota fiscal referente à cambial ora em discussão? Possui ela o canhoto de entrega de mercadoria assinado por representante da 2ª Ré (quesito que necessita de exame grafotécnico)?

49 Possíveis quesitos do Autor (Fatorial Participações Ltda.) 11) Consta, na contabilidade do fornecedor (1ª Ré), o pagamento das duplicatas, objeto da presente demanda? 12) A cambial, objeto da demanda, está revestida das formalidades intrínsecas e extrínsecas contábeis, ao teor da legislação que regula as duplicatas, constante do Código Comercial Brasileiro? 13) A duplicata objeto de anulação tem campo no próprio o aceite do sacado (quesito que necessita de exame grafotécnico)? 14) A 1ª Ré mantém a escrituração regular do livro de registro de duplicatas?

50 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Cia. Industrial Zeta) 1) A cambial objeto do protesto está revestida das formalidades intrínsecas e extrínsecas pra sua validade contábil? 2) A empresa de factoring adquiriu formalmente o título objeto da demanda? 3) Com base nos documentos contábeis das três entidades envolvidas na demanda, quem comprou a mercadoria, para quem foi vendido o título e quem deve receber e dar a quitação do respectivo título? 4) A empresa fornecedora (1ª Ré) efetivamente efetuou a venda à 2ª Ré?

51 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Cia. Industrial Zeta) 5) A perda de valor alegada pela 2ª Ré se deu exclusivamente pelo apontamento da cambial nos serviços de proteção ao crédito ou existiram outros fatores tais como recessão, administração ruinosa, ineficiência administrativa na gestão do capital de giro da empresa? 6) Existiram outros apontamentos contra a 2ª Ré nos serviços de proteção ao crédito ou até mesmo protestos contra a empresa da autora?

52 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Cia. Industrial Zeta) 7) Sob a ótica contábil, a compradora (2ª Ré) assumiu todos riscos da operação quando da venda do título? E, ainda, o deságio obtido na compra do título representa a parcela de lucro e risco da empresa de fomento mercantil (autora) 8) Quais os procedimentos contábeis a serem tomados pela empresa de factoring quando da aquisição de títulos e este foram observados na íntegra?

53 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Cia. Industrial Zeta) 9) Os registros da empresa de factoring atendem a todas as disposições contábeis emanadas das normas brasileiras de contabilidade e da legislação comercial e societária brasileira? 10)A empresa de factoring (compradora do título e autora da ação) possui os livros obrigatórios para sua escrituração? Os mesmos estão revestidos das formalidades extrínsecas e intrínsecas previstas nas normas?

54 Possíveis quesitos da 1ª Ré (Cia. Industrial Zeta) 11) As duplicatas mercantis de que trata a presente ação constam nos registros contábeis do livro Diário da empresa autora como títulos a receber? 12) Há outras informações relevantes para o deslinde do ponto controvertido, solução da demanda e aplicação da Justiça?

55 Análises na contabilidade do fornecedor - Réu vendedor do título (Cia. Industrial Zeta) 1) Verificar a disponibilidade física e financeira da mercadoria no livro de registro de estoques 2) Verificar o efetivo registro de vendas, registro da nota fiscal de saída, no livro de registro de saídas de mercadorias 3) Verificar se o fornecedor adquiriu o bem objeto de venda no livro de registro de entradas

56 Análises na contabilidade do fornecedor - Réu vendedor do título (Cia. Industrial Zeta) 4) Verificar se a duplicata emitida, quando da venda da mercadoria, foi registrada em livro próprio, no livro de registro de entradas 5) Verificar se as operações de compra, registro no estoque, venda da mercadoria, venda da duplicata, inclusive o registro do deságio, recebimento da duplicata quando da venda para a empresa de factoring, foram escrituradas no livro razão e diário

57 Análises na contabilidade do fornecedor - Réu vendedor do título (Cia. Industrial Zeta) 6) Verificar se a nota fiscal, objeto da emissão da duplicata, foi corretamente emitida e se existe autorização para confeccionar o bloco de notas fiscais, no bloco de notas fiscais. 7) Verificar se existe contrato de venda mercantil referente à transferência dos direitos da cambial para a empresa de factoring.

58 Análises na contabilidade da segunda Ré - Sacada da Cambial (Empresa Ômega S.A.) 1) Verificar se a nota fiscal de compra foi devidamente registrada no livro de registro de entrada de mercadorias 2) Verificar se a mercadoria, objeto da compra, foi devidamente registrada no estoque no livro registro de estoques 3) Verificar se as operações de compra, registro de estoque e pagamento relativo à duplicata, objeto da ação, foram devidamente registradas nos livros diário e razão

59 Análises na contabilidade da autora (Fatorial Participações Ltda.) 1) Verificar o contrato de compra de cambiais 2) Verificar o registro da aquisição da cambial, inclusive o deságio, nos livros Diário e Razão 3) Verificar se efetivamente ocorreu o pagamento da cambial junto ao suposto vendedor dos produtos 4) Analisar as cópias dos documentos relativos ao envio da ação de protesto

60 AÇÃO DE APURAÇÃO DE HAVERES CAUSAS: FALECIMENTO DE SÓCIO, EXCLUSÃO DE SÓCIO, DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE ETC. OBJETOS DE EXAMES: CRÉDITOS, DÉBITOS, VALOR DO PATRIMÔNIO LIQUIDO REAL, EXPECTATIVAS DE RESULTADOS, EXPECTATIVAS DE NEGOCIAÇÃO DA EMPRESA COM TERCEIROS JÁ EM MARCHA ETC.

61 AÇÃO DE APURAÇÃO DE HAVERES O PERITO DEVE ANALISAR INDÍCIOS DE RENDA PORQUE PODEM ESTAR OCULTAS NA ESCRITA CONTÁBIL COMPARANDO BALANÇOS ANTERIORES COMPARANDO DECLARAÇÕES DE RENDA ANTERIORES SONDANDO SOBRE SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA

62 IMPUGNAÇÃO DE CRÉDITOS FISCAIS POR SIMPLES CONTROLES INDIRETOS COMPUTADORIZADOS O ERÁRIO PÚBLICO TEM CRIADO OBJETO DE TRIBUTOS NEM SEMPRE A LEI FISCAL ESTÁ DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS O FISCO COSTUMA TRIBUTAR ATÉ POR SUPOSIÇÃO OU BASEADO EM POLÍTICAS INTERNAS FISCAIS

63 IMOBILIZADO IMATERIAL OU FUNDO DE COMÉRCIO O QUESTIONAMENTO JUDICIAL DO FUNDO DE COMÉRCIO ESTÁ LIGADO AO VALOR DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO E QUE É ESPECÍFICO EM ONTABILIDADE O IMOBILIZADO IMATERIAL, NA TEORIA MODERNA, É AQUELE VALOR QUE SE DETERMINA PARA EXPRESSAR A CAPACIDADE EM PRODUZIR LUCROS FUTUROS E PRECISA SER EXPRESSO COM REALIDADE FUNCIONAL PARA TAL FIM, É TAMBÉM PRECISO, LEVAR OS VALORES PATRIMONIAIS AOS VALORES DE REPOSIÇÃO

64 CONCORDATAS (CUIDADOS ESPECIAIS) A ANALISE CONTÁBIL DEVE ESTUDAR PROFUNDAMENTE *AS CAUSAS DOS DESEQUILÍBRIOS *A CAPACIDADE DE PRODUZIR RESULTADOS E O MERCADO ESPECIFICO DA EMPRESA *A VIABILIDADE DE LIQÜEFAZER O ATIVO FIXO E DE TERCEIRIZAR *A VIABILIDADE DE REDUZIR OS CUSTOS FIXOS E DE MAIS UTILIZAR A CAPACIDADE INSTALADA *A IDADE DO EQUIPAMENTO E A MODERNIDADE NO RAMO (OBSOLESCÊNCIA) EM FACE DA QUALIDADE DA EFICÁCIA DO CAPITAL

65 DESAPROPRIAÇÃO DE BENS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS SÃO OS DE VERIFICAR AS PERDAS DECORRENTES DE FALTA DO BEM DESAPROPRIADO (PERDA DA FUNÇÃO PATRIMONIAL) O QUE GOLPEIA A EMPRESA NÃO É A PERDA DO BEM, MAS A PERDA DO LUCRO QUE O BEM ERA COMPETENTE PARA GERAR E ESTE O OBJETO DE ESTUDOS A ANALISE BASICA É A DA DINAMICA DO LUCRO, DE SUA TENDÊNCIA ASSIM COMO DOS IMPACTOS SOBRE A REINSTALAÇÃO E A REAQUISIÇÃO DO ESPAÇO DE MERCADO

66 AS CONSIGNAÇÕES EM PAGAMENTO MOTIVAM MUITAS POLÊMICAS AO PERITO COMPETE IDENTIFICAR O VALOR, APURANDO: CONHECER A ORIGEM, TEMPESTIVIDADE, AJUSTE OU ATUALIZAÇÃO, DESTINO DO VALOR CONSIGNADO QUALIDADE DAS PROVAS

67 EMBARGOS DE DEVEDOR OBJETO DA PERÍCIA: IDENTIFICAR O MONTANTE CORRETO DA DÍVIDA ALÉM DOS ASPECTOS MATEMÁTICOS DA FORMA DE APURAÇÃO. * INVESTIGA-SE OS EFETIVOS VALORES TRANSACIONADOS * ELABORA-SE CÁLCULOS DA DÍVIDA SEGUNDO O ENTENDIMENTO DAS PARTES

68 CÁLCULO DE DÉBITO CONTRATUAL OBJETIVO DA PROVA PERICIAL É AVERIGUAR SE OS VALORES QUE ESTÃO SENDO COBRADOS PELA PARTE AUTORA, CORRESPONDEM COM AS DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS FIRMADAS ENTRE OS LITIGANTES. O PERITO DEVE POSSUIR SÓLIDOS E PROFUNDOS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA, DISCERNIMENTO PARA IDENTIFICAR QUESTÕES DÚBIAS NO CONTRATO E ESTABELECER OS DIVERSOS VALORES POSSÍVEIS DE SEREM QUANTIFICADOS, DE ACORDO COM AS DISPOSIÇÕES CONTRATUAIS.

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66

4 Fatos Contábeis que Afetam a Situação Líquida: Receitas, Custos, Despesas, Encargos, Perdas e Provisões, 66 Apresentação Parte I - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE, 1 1 Introdução ao Estudo da Ciência Contábil, 3 1 Conceito, 3 2 Objeto, 3 3 Finalidade, 4 4 Técnicas contábeis, 4 5 Campo de aplicação, 5

Leia mais

10. AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTOS COM GOODWILL, QUANDO O VALOR JUSTO É IGUAL AO VALOR PATRIMONIAL

10. AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTOS COM GOODWILL, QUANDO O VALOR JUSTO É IGUAL AO VALOR PATRIMONIAL 790 E S A F 9. GANHOS POR COMPRA VANTAJOSA - JUSTO PAGO GANHO POR COMPRA VANTAJOSA CUSTO DE JUSTO 10. AQUISIÇÃO DE INVESTIMENTOS COM GOODWILL, QUANDO O JUSTO É IGUAL AO PATRIMONIAL goodwillvalor justoigual

Leia mais

CPC 15. Combinações de Negócios. Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT

CPC 15. Combinações de Negócios. Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT CPC 15 Combinações de Negócios Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT Agenda Introdução e Objetivos Alcance Definições e Escopo Tipos de Aquisições Aplicação do Método de Aquisição Ativos e Passivos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício. A Demonstração do Resultado

Leia mais

Maratona Fiscal ISS Contabilidade geral

Maratona Fiscal ISS Contabilidade geral Maratona Fiscal ISS Contabilidade geral 1. Em relação ao princípio contábil da Competência, é correto afirmar que (A) o reconhecimento de despesas deve ser efetuado quando houver o efetivo desembolso financeiro

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio

Leia mais

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

Profa. Divane Silva. Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA Profa. Divane Silva Unidade II CONTABILIDADE SOCIETÁRIA A disciplina está dividida em 04 Unidades: Unidade I 1. Avaliação de Investimentos Permanentes Unidade II 2. A Técnica da Equivalência Patrimonial

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?

DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? 1. O que são os FUNDOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? São recursos públicos mantidos em contas bancárias específicas. Essas contas têm a finalidade de receber repasses orçamentários e depósitos

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL Prof. Amaury Aranha Sumário Unidade I Unidade I Provisão para devedores duvidosos Operações financeiras (duplicatas) Unidade II Empréstimos (pré e pós) Aplicações financeiras

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Contas a Pagar e Contas a receber

Contas a Pagar e Contas a receber Treinamento Financeiro Contas a Pagar e Contas a receber Jéssica Rodrigues Pedro Amauri 1 Duplicatas O que são duplicatas? A duplicata mercantil ou simplesmente duplicata é uma espécie de título de crédito

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1

BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 BALANÇO PATRIMONIAL / composição 1 ATIVO CIRCULANTE Compreende contas que estão constantemente em giro, sua conversão em moeda corrente ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social. As contas devem

Leia mais

Prezado(a) Concurseiro(a),

Prezado(a) Concurseiro(a), Prezado(a) Concurseiro(a), A prova do TCM/RJ foi realizada no último final de semana e vou aproveitar para resolver as questões de Contabilidade Geral de forma simplificada e objetiva (nos cursos online,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

1) Elabore os lançamentos contábeis em razonetes e em seguida elabore a DRE e o BP:

1) Elabore os lançamentos contábeis em razonetes e em seguida elabore a DRE e o BP: 1) Elabore os lançamentos contábeis em razonetes e em seguida elabore a DRE e o BP: a) Constituição de uma sociedade com capital totalmente integralizado de R$ 30.000 b) Compra à vista de mercadorias para

Leia mais

Factoring - Fomento Mercantil

Factoring - Fomento Mercantil 1.Considerações Iniciais Factoring - Fomento Mercantil A expressão factoring é de origem anglo-latina, cujo radical latino factor significa fomento mercantil e tem por finalidade expandir a capacidade

Leia mais

Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis

Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis Tópico: Procedimentos em áreas específicas das Demonstrações Contábeis Professor Marcelo Aragao ÁREAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A SEREM AUDITADAS Contas de Ativo Contas de Passivo Patrimônio Líquido

Leia mais

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO 2 -DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS. OBJETIVO E CONTEÚDO Os objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis podem ser variados. Cada grupo de usuários pode ter objetivos específicos para analisar as Demonstrações

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

Roteiro Básico para Exportação

Roteiro Básico para Exportação Roteiro Básico para Exportação As empresas interessadas em efetuar exportações deverão, em primeiro lugar, inscrever-se no RADAR, que corresponde ao Registro de Exportadores e Importadores da Inspetoria

Leia mais

1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa

1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa 1 Exercícios de Fixação (Questões de concurso) 1.1 Demonstração dos Fluxos de Caixa 1.1.1 Concurso para AFRF 2000 prova de contabilidade avançada - Questão 15 ENUNCIADO 15- Aplicações em Investimentos

Leia mais

A companhia permanece com o objetivo de investir seus recursos na participação do capital de outras sociedades.

A companhia permanece com o objetivo de investir seus recursos na participação do capital de outras sociedades. RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Senhores Acionistas, Apresentamos as Demonstrações Financeiras da Mehir Holdings S.A. referente ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2004 e as respectivas Notas

Leia mais

Introdução l Resumo Exercícios 15 Demonstrações Contábeis

Introdução l Resumo Exercícios 15 Demonstrações Contábeis Introdução l 1. l Um breve histórico l l.2 Definição do termo Contabilidade 2 1.3 O processo contábil 3 1.3.1 Posicionamento do contador em relação à empresa 4 l.4 Ramos de atuação da Contabilidade 5 l.4.

Leia mais

A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

A NOVA REGULAMENTAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Conjuntura Walter Douglas Stuber WALTER DOUGLAS STUBER é sócio do escritório Stuber Advogados Associados, especializado em Direito Bancário, Mercado de Capitais e Negociações

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Resolução de três questões do ICMS RO FCC -2010 Vamos analisar três questões do concurso do ICMS RO 2010, da FCC, que abordam alguns pronunciamentos do CPC. 35) Sobre

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte TEORIA DA CONTABILIDADE 1. CONTA: Conta é o nome técnico que identifica cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifica um componente de resultado (receita ou despesas). As

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém:

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NOTA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Curso: Administração de Empresas Turma: Disciplina: Administração Financeira Professor : Maxwell Lucena / Aluno(a): Maxwe R.A.: Assinatura: Data: / / 1ª. Questão

Leia mais

Valor ao par O valor de face uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito.

Valor ao par O valor de face uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito. Valor ao par O valor de face uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito. Valor da cota de um fundo de investimento É calculado

Leia mais

CISÃO PARCIAL DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS - ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS

CISÃO PARCIAL DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS - ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS CISÃO PARCIAL DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS - ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS Por Ivan Pinto A cisão de uma Entidade sem Fins Lucrativos não implica na extinção da entidade cindida, uma vez que a própria

Leia mais

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA TÓPICO: AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL E AJUSTES DE CONVERSÃO Patrimônio Líquido Após as alterações Capital Social Reservas de Capital Ajustes de Avaliação Patrimonial Reservas

Leia mais

Extinção dos contratos de. Camila Aguiar

Extinção dos contratos de. Camila Aguiar Extinção dos contratos de PPP Camila Aguiar Formas de extinção A CONCESSÃO extinguir-se-á por: advento do termo contratual; encampação; caducidade; rescisão; anulação; ou ocorrência de caso fortuito ou

Leia mais

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 44 4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 4.1 Cheque O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido diretamente na agência em que o emitente mantém conta ou depositado em outra agência, para ser

Leia mais

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2015 DETALHES A OBSERVAR

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2015 DETALHES A OBSERVAR DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2015 DETALHES A OBSERVAR Muito embora não seja uma novidade, já que a maioria das pessoas estejam obrigadas a entregar a Declaração de Imposto de Renda, trazemos aqui alguns

Leia mais

Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras.

Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras. Etapas para a elaboração do Balanço Patrimonial e consequentemente, das Demonstrações Financeiras. Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog Resumo: Apresenta-se uma breve análise sobre as vinte etapas para

Leia mais

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS.

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. I. BALANÇO ATIVO 111 Clientes: duplicatas a receber provenientes das vendas a prazo da empresa no curso de suas operações

Leia mais

Programas de Auditoria para Contas do Ativo

Programas de Auditoria para Contas do Ativo Programas de Auditoria para Contas do Ativo ATIVO CIRCULANTE Auditoria Contábil PASSIVO E PATRIMÔMIO LÍQUIDO CIRCULANTE Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras Contas a Receber Estoques Impostos a Recuperar

Leia mais

ANEXO I PROCEDIMENTOS PREVIAMENTE ACORDADOS PPA SOBRE A PROVISÃO DE EVENTOS/SINISTROS A LIQUIDAR - DIOPS/ANS

ANEXO I PROCEDIMENTOS PREVIAMENTE ACORDADOS PPA SOBRE A PROVISÃO DE EVENTOS/SINISTROS A LIQUIDAR - DIOPS/ANS ANEXO I SOBRE A PROVISÃO DE EVENTOS/SINISTROS A LIQUIDAR - DIOPS/ANS Data-base do DIOPS: trimestre de. 1 DIOPS Financeiro e Balancete 1.1 - Com base no balancete de verificação devidamente assinado pelo

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SERGIPE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUESTÕES QUESTÕES 01) Fazem parte do grupo de contas do : A) Duplicatas a Receber Caixa Duplicatas a Pagar. B) Terrenos Banco Conta Movimento Credores Diversos. C) Duplicatas a Pagar Caixa Adiantamentos de Clientes.

Leia mais

Normas Contábeis Orientações da SUSEP ao Mercado de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro

Normas Contábeis Orientações da SUSEP ao Mercado de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro Normas Contábeis Orientações da SUSEP ao Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro julho/2013 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1. Área Responsável... 2 1.2. Base Legal... 2 1.3. Abrangência...

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS

INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS INDENIZAÇÃO CONTRATUAL EXIGIDA PELA LEI 11.445 UMA ABORDAGEM PARA O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS Pelas disposições da Lei 11.445 as concessões em caráter precário, as que estiverem com prazo

Leia mais

CONTABILIDADE E CUSTOS Atualizado em 14 de abril de 2009

CONTABILIDADE E CUSTOS Atualizado em 14 de abril de 2009 Conceito de Contabilidade CONTABILIDADE E CUSTOS Atualizado em 14 de abril de 2009 Processo de identificar, mensurar e comunicar informações econômicas para permitir julgamentos e decisões fundamentais

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Art. 260. Os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte BALANÇO PATRIMONIAL 1. CRITÉRIO DE DISPOSIÇÃO DAS CONTAS NO ATIVO E NO PASSIVO (ART. 178 DA LEI 6.404/76): a. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos

Leia mais

(ECT/2011) Considerando as diferentes modalidades de pagamento previstas na legislação Brasileira, julgue os itens seguintes.

(ECT/2011) Considerando as diferentes modalidades de pagamento previstas na legislação Brasileira, julgue os itens seguintes. FORMAS DE PAGAMENTO E SEGUROS (ECT/2011) Considerando as diferentes modalidades de pagamento previstas na legislação Brasileira, julgue os itens seguintes. 1. Na modalidade denominada carta de crédito,

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.137/08 Aprova a NBC T 16.10 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Origem Evolução do sistema capitalista; Necessidade de ampliação das instalações; Investimento tecnológico; Redução de custos; Empréstimos

Leia mais

Cobrança Itaú. Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos.

Cobrança Itaú. Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos. Cobrança Itaú Conheça como funciona o serviço de protesto de títulos. Para garantir uma gestão de Cobrança ainda mais eficiente, é preciso que você saiba como funciona o serviço de protesto de títulos

Leia mais

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade:

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade: Olá, pessoal! Como já devem ter visto, dois bons concursos estão na praça: Fiscal do ISS de São Paulo e Auditor Fiscal do Ceará. As bancas são, respectivamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Escola

Leia mais

Neste artigo comentarei 06 (seis) questões da ESAF, para que vocês, que estão estudando para a Receita Federal, façam uma rápida revisão!!

Neste artigo comentarei 06 (seis) questões da ESAF, para que vocês, que estão estudando para a Receita Federal, façam uma rápida revisão!! Olá concurseiros (as)! Neste artigo comentarei 06 (seis) questões da ESAF, para que vocês, que estão estudando para a Receita Federal, façam uma rápida revisão!! Vamos lá!!! 01. (ESAF Analista da Receita

Leia mais

ANEXO ÚNICO RESOLUÇÃO CRM-SC N 166, DE 16/8/2015 DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS PARA A OCUPAÇÃO DO CARGO DE CONTADOR

ANEXO ÚNICO RESOLUÇÃO CRM-SC N 166, DE 16/8/2015 DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS PARA A OCUPAÇÃO DO CARGO DE CONTADOR RESOLUÇÃO CRM-SC Nº 166/2015 Institui na estrutura administrativa de pessoal do CRM-SC o cargo de contador e dá outras providências. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, instituição

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV.

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. Sumário Capítulo I Da finalidade...1 Capítulo II - Dos contratantes...1 Capítulo III - Dos limites individuais...2 Capítulo IV -

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU Seção Judiciária do Rio Grande do Norte Rua Dr. Lauro Pinto, nº 245, Lagoa Nova, Natal/RN

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU Seção Judiciária do Rio Grande do Norte Rua Dr. Lauro Pinto, nº 245, Lagoa Nova, Natal/RN PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU Seção Judiciária do Rio Grande do Norte Rua Dr. Lauro Pinto, nº 245, Lagoa Nova, Natal/RN PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO EM CIÊNCIAS

Leia mais

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,

Leia mais

Perícia Contábil. Prof. Guilherme Luiz Bertoni Pontes 17/5/2013. UNISEB Centro Universitário

Perícia Contábil. Prof. Guilherme Luiz Bertoni Pontes 17/5/2013. UNISEB Centro Universitário Perícia Contábil Prof. Guilherme Luiz Bertoni Pontes UNISEB Centro Universitário 17/5/2013 Módulo 6.2 Unidade 5 UNISEB Centro Universitário Perícia Contábil em Processos Bancários 3 A PERÍCIA BANCÁRIA

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis 12.1. Introdução O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece que, ao fim de cada exercício social, a diretoria da empresa deve elaborar, com base na escrituração mercantil, as

Leia mais

1. a. Preencha os balancetes: 1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200

1. a. Preencha os balancetes: 1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200 EXERCÍCIOS EXTRAS 1. a. Preencha os balancetes: 1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200 S.DEVEDORES (APLICAÇÕES)............ S.CREDORES (ORIGENS)...... t o t a

Leia mais

Contabilidade Avançada Ajuste a valor presente e mensuração ao valor justo

Contabilidade Avançada Ajuste a valor presente e mensuração ao valor justo Contabilidade Avançada Ajuste a valor presente e mensuração ao valor justo Prof. Dr. Adriano Rodrigues Assuntos abordados nesse tópico: Ajuste a valor presente: Fundamentação Mensuração ao valor justo

Leia mais

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL Introdução Já sabemos que o Patrimônio é objeto da contabilidade, na qual representa o conjunto de bens, diretos e obrigações. Esta definição é muito importante estar claro

Leia mais

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Última Parte Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

Contabilidade Geral e Avançada Correção da Prova AFRFB 2009 Gabarito 1 Última Parte Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA 15- A empresa Livre Comércio e Indústria S.A. apurou, em 31/12/2008, um lucro líquido de R$ 230.000,00, antes da provisão para o Imposto de Renda e Contribuição Social sobre

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 858/99 Reformula a NBC T 13 Da Perícia Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a necessidade de reformulação

Leia mais

LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL

LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL LAUDO PERICIAL Laudo é o documento, elaborado por um ou mais peritos, onde se apresentam conclusões do exame pericial. No laudo, responde se aos quesitos (perguntas)

Leia mais

NBC T 19.4 - Subvenção e Assistência Governamentais Pronunciamento Técnico CPC 07

NBC T 19.4 - Subvenção e Assistência Governamentais Pronunciamento Técnico CPC 07 NBC T 19.4 - Subvenção e Assistência Governamentais Pronunciamento Técnico CPC 07 José Félix de Souza Júnior Objetivo e Alcance Deve ser aplicado na contabilização e na divulgação de subvenção governamental

Leia mais

A fusão é um processo no qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

A fusão é um processo no qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. FUSÃO 1 - INTRODUÇÃO A fusão é um processo no qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. A fusão de entidades sob controle comum

Leia mais

Durante o mês de dezembro a Companhia efetuou as seguintes transações:

Durante o mês de dezembro a Companhia efetuou as seguintes transações: Durante o mês de dezembro a Companhia efetuou as seguintes transações: 1) Antecipação do pagamento de uma duplicata de $ 140.000 a um de seus fornecedores, com 2% de desconto. i 2) Efetuou os seguintes

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE VARIAÇÕES SALARIAIS

CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE VARIAÇÕES SALARIAIS CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE VARIAÇÕES SALARIAIS RESOLUÇÃO No- 260, DE 7 DE JANEIRO DE 2010 O Presidente do CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE VARIAÇÕES SALARIAIS - CCFCVS, com

Leia mais

AUDITORIA EXTERNA PARECERES

AUDITORIA EXTERNA PARECERES 1 AUDITORIA EXTERNA PARECERES Breve conceito Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada. Por

Leia mais

Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.)

Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.) Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2013 e Relatório dos Auditores

Leia mais

Avaliação de Investimentos Equivalência Patrimonial

Avaliação de Investimentos Equivalência Patrimonial Avaliação de Investimentos Equivalência Patrimonial 1) A Cia. Investidora adquiriu por $ 72.000, em 31-12-X1, 60% das ações da Cia. Investida, cujo patrimônio líquido nessa data era de $ 120.000. Em 31-12-X2,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. 18/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Conceito...

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno PREFEITURA MUNICIPAL DE SANT ANA DO LIVRAMENTO Palácio Moysés Vianna Unidade Central de Controle Interno INSTRUÇÃO NORMATIVA UCCI Nº 005/2012 VERSÃO 01 ASSUNTO: PROCEDIMENTOS A SEREM CUMPRIDOS NAS ROTINAS

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PROJEÇÕES FINANCEIRAS BALANÇO PATRIMONIAL

ANEXO I MODELO DE PROJEÇÕES FINANCEIRAS BALANÇO PATRIMONIAL ANEXO I MODELO DE PROJEÇÕES FINANCEIRAS BALANÇO PATRIMONIAL (Valores em R$ mil) MÊS 1 MÊS 2 MÊS 3 MÊS N ATIVO ATIVO CIRCULANTE Disponível Aplicações Aplicações Vinculadas a Provisões Técnicas Aplicações

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais CONTABILIDADE SOCIETÁRIA 2 INVESTIMENTOS PERMANENTES Avaliados pelo método de equivalência patrimonial MEP Procedimentos

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

A THOMSON COMPANY. INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente

A THOMSON COMPANY. INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente A THOMSON COMPANY INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente INCENTIVOS FISCAIS Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente Direitos autorais cedidos

Leia mais

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A.

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo Passivo e patrimônio líquido Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 17.488 25.888 Fornecedores e outras obrigações 17.561 5.153 Contas a receber

Leia mais

INCORPORAÇÃO PAPEL DE TRABALHO DA INCORPORAÇÃO. Subsidiária S.A S.A. Ativos 1.000 370 1370

INCORPORAÇÃO PAPEL DE TRABALHO DA INCORPORAÇÃO. Subsidiária S.A S.A. Ativos 1.000 370 1370 1 INTRODUÇÃO INCORPORAÇÃO A incorporação é um processo no qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. As incorporações de entidades sob controle

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.021/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.021/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.021/05 Aprova a NBC T 13.2 Planejamento da Perícia. O, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações

Leia mais

Tributos sobre o Lucro Seção 29

Tributos sobre o Lucro Seção 29 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR

AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR COMUNICADO SINDECTEB 036/2013 AÇÃO DE REVISÃO DO FGTS POR DEFASAGEM EM CORREÇÃO PELA TR SINDECTEB orienta os trabalhadores a recuperarem as perdas do FGTS Ação na Justiça solicitando o recálculo retroativo

Leia mais

OPERAÇÕES DE CÂMBIO. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

OPERAÇÕES DE CÂMBIO. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda OPERAÇÕES DE CÂMBIO CÂMBIO Câmbio é toda compra, venda ou troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou papéis que o representem ou vice-versa. No Brasil em decorrência da atual legislação, sempre uma

Leia mais

AULA 17 ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO

AULA 17 ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO 1 AULA 17 ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO INTRODUÇÃO Atualmente, existem cerca de 40 títulos de crédito em circulação no país. Os mais conhecidos são a nota promissória, cheque e duplicata. NOTA PROMISSÓRIA

Leia mais

Planos de Opções de Compra de Ações Aspectos Tributários

Planos de Opções de Compra de Ações Aspectos Tributários Planos de Opções de Compra de Ações Aspectos Tributários Alessandro Amadeu da Fonseca ASPECTOS PREVIDENCIÁRIOS E TRIBUTÁRIOS ANTES DA EFICÁCIA DA LEI Nº 12.973/14 Aspectos Tributários e Previdenciários

Leia mais

Gestão Contábil e Financeira nas Pequenas e Médias Empresas PMEs

Gestão Contábil e Financeira nas Pequenas e Médias Empresas PMEs Gestão Contábil e Financeira nas Pequenas e Médias Empresas PMEs. 1 A Contabilidade como Ferramenta de Gestão: Nova Visão Empresarial Benefícios e Vantagens; Parceria do Administrador e do Profissional

Leia mais

INDENIZAÇÃO DE VIATURAS CIVIS

INDENIZAÇÃO DE VIATURAS CIVIS INDENIZAÇÃO DE VIATURAS CIVIS LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA: - IG 10-44 Instruções Gerais para Indenização de Danos Causados a Terceiros por Viaturas Pertencentes ao Exército; - Mensagem SIAFI 1999/197996,

Leia mais

Ajustes de Avaliação Patrimonial.

Ajustes de Avaliação Patrimonial. Ajustes de Avaliação Patrimonial. (Lei 6.404/76, art. 178 2 ) Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresentamos um breve comentário sobre a conta Ajustes de Avaliação Patrimonial, criada pela

Leia mais

TRIBUTAÇÃO DO SETOR IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Martelene Carvalhaes

TRIBUTAÇÃO DO SETOR IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Martelene Carvalhaes TRIBUTAÇÃO DO SETOR IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL Martelene Carvalhaes GESTÃO DE RISCOS O mercado de empreendimentos imobiliários é onde as empresas operam com maior nível de riscos devido às particularidades

Leia mais