CINEMA, ESPORTE E CULTURA: UMA RELAÇÃO ENTRE TAPAS, BEIJOS E EFEITOS ESPECIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CINEMA, ESPORTE E CULTURA: UMA RELAÇÃO ENTRE TAPAS, BEIJOS E EFEITOS ESPECIAIS"

Transcrição

1 CINEMA, ESPORTE E CULTURA: UMA RELAÇÃO ENTRE TAPAS, BEIJOS E EFEITOS ESPECIAIS ROBERTO MELCHIOR (FAAC/UNISANTA) RESUMO Busca-se, através do presente texto, analisar de que forma e a partir de que abordagens diferenciadoras entre si, o cinema mantém uma relação de interação com a prática esportiva. Fazendo uma pequena introdução aos anos iniciais do cinema, pretende-se estabelecer, a partir de que momento o esporte passou a ser enfocado pelo cinema como possibilidade de entretenimento, enquanto forma narrativa. A partir desta introdução histórica, efetua-se a análise sintetizada de alguns filmes que abordam o esporte sob as mais diversas conotações possíveis, conotações estas que abrangem a prática esportiva em sua forma lúdica ou estritamente competitiva. PALAVRAS-CHAVES: Lumière; cinema; prática esportiva; personagem; ídolo; vítória; revanche; competição; lúdico; filmes; imagem; movimento. Foi em 28 de dezembro de 1895, no inverno parisiense, que os irmãos Lumière fizeram a primeira exibição pública do cinematógrafo. Surgia, então, o cinema, o instrumento de comunicação mais importante de nossa sociedade pós-moderna, segundo alguns estudiosos, dentre os quais poderíamos citar Paul Virílio, Edgar Morin e McLuhan. Acostumados a assistir a projeções de fotos, os parisienses ficaram surpresos ao constatar que aquelas imagens tinham movimento, o que era algo desconhecido até então. O início do cinema foi caracterizado pela profusão de filmes curtos de até dois minutos. Estes filmes eram realizados através da utilização de uma câmera fixa que registrava as imagens em plano geral. Eram as chamadas vistas, algo bastante similar (excetuando-se os recursos técnicos) aos documentários a que assistimos hoje e que tiveram como precursor um cineasta russo chamado Dziga Vertov, idealizador do Cinema Olho ou Cine Verdade, ou ainda Cine Pravda em referência ao jornal russo que foi um mecanismo de difusão dos ideais de liberdade pregados pela Revolução Bolchevique. Segundo Vertov, o cinema deveria ser apenas e tão somente a expressão da realidade, sem que houvesse qualquer vínculo com a exaltação da fantasia enquanto possibilidade de sedução. Mas, no que

2 se refere ao material produzido na Paris do século passado, um filme chamou a atenção dos espectadores em geral, causando frisson e medo. Estávamos no ano de 1896 e o filme A chegada do trem na estação ( L arrivée dún train à station), uma tomada em plano geral da Gare de Lyon em Paris, onde via-se um trem aproximando-se, aproximando-se, até preencher por completo a tela. Várias reações foram presenciadas durante a exibição do referido filme. Freqüentemente, as pessoas saíam correndo, histéricas, acreditando piamente que seriam pegas pelo trem. É razoável lembrar que estávamos numa época em que os indivíduos desconheciam o processo de representação imagética apresentado pelo cinema. Foi a partir daí, porém, que os cinegrafistas perceberam que o cinema poderia efetivamente despertar anseios, desejos e as mais inusitadas reações por parte do público espectador. Começava, então, a magia do cinema, algo que iria fazer com que a sétima arte alcançasse um desenvolvimento jamais previsto por nenhum de seus idealizadores. Deu-se que em algum momento deste desenvolvimento inicial, os cinegrafistas começaram a registrar imagens de eventos esportivos, lutas de boxe, corridas de carro, competições de atletismo, beisebol e diversas outras modalidades. Surgia aí uma relação duradoura entre o esporte e o cinema, que iria arrancar lágrimas e manifestações de amor, ódio, esperança e dor de um público que aprenderia a buscar na tela a representação imagética de seus sonhos mais recônditos. Logo, o cinema começou a contar histórias e estas histórias tinham uma relação direta com as obras advindas do universo da literatura, bem como das páginas policiais dos jornais da época. Estávamos, então, no ano de 1915, quando os filmes começaram a ter uma maior duração e a consistência da transmissão de uma mensagem de cunho idealista passou a fazer parte integrante do discurso cinematográfico, inicialmente a partir das obras de D. W Griffithi, diretor de dois dos grandes clássicos da história do cinema mundial: Intolerância e Nascimento de uma Nação. McLuhan (1987) frisa: Quando veio o cinema, todo o padrão da vida americana foi para as telas como um anúncio ininterrupto. O que um ator ou atriz usava ou comia era um anúncio como nunca se sonhara antes. O banheiro, a cozinha, o carro e tudo o mais recebeu o tratamento das mil e uma noites. Em conseqüência, todos os anúncios publicados em jornais ou revistas tinham de parecer cenas extraídas de um filme. E ainda parecem, só que o enfoque se abrandou com o advento da TV.

3 A transposição da prática esportiva para as telas de cinema, nada mais era do que a representação possível dos sonhos do espectador comum em ser ele próprio um ídolo, um vencedor. Esse sentido de identificação e essa projeção indisfarçada fizeram com que cada vez mais se produzissem filmes com temática esportiva. Estávamos nos tempos do cinema mudo, e nomes como Harold Lloyd, Buster Keaton, Mary Pickford, Douglas Fairbanks, Rodolfo Valentino e Charles Chaplin levavam centenas de milhares de pessoas ao cinema. A abordagem histriônica das comédias do cinema mudo reproduzia, de forma continuada, o arquétipo de David e Golias, onde um adversário aparentemente invencível era subjugado pelas estrepolias, trapalhadas e jogo sujo de um suposto David. Em Marujo não leva desaforo ( Any old port), filme estrelado pela dupla Stan Laurel e Oliver Hardy, o gordo inscreve o magro em torneio de boxe, visando ganhar uma polpuda soma em dinheiro. Semelhante história já nos havia sido contada por Charlie Chaplin num dos curtas metragens inseridos em Carlitos, o inesquecível. O mesmo Chaplin, no filme Em busca do Ouro, ao tentar defender a honra de uma encantadora, sedutora e ardente mulher de saloon, nos tempos da Gold Rush no gélido Alasca, enfrenta um brutamontes aparentemente invencível e nocauteia-o de forma involuntária, auxiliado por um enorme relógio que despenca da parede e atinge a cabeça de seu adversário. Na medida em que se descobriu que o público tinha interesse pelo caráter competitivo, começaram a se criar personagens que, de uma forma ou de outra, apresentavam algum envolvimento com o esporte. Como vários dos grandes atores dos estúdios cinematográficos vinham de uma longa tradição circense, caso específico de Harold Lloyd, Buster Keaton e Douglas Fairbanks Jr., entre outros, não era difícil esta adequação àquilo que esperava-se de um personagem afeito à prática esportiva. Com o advento do cinema sonoro, a partir de 1928, com o filme O cantor de jazz, e o surgimento da função do roteirista, o cinema passou a abandonar um pouco o gênero comédia e começou a trilhar pelos caminhos do drama e dos musicais açucarados. As perseguições num típico estilo non-sense cediam lugar ao preciosismo e ao sincronismo de coreografias idealizadas por nomes como Gene Kelly, Fred Astaire e Donald O C onnor entre outros. Mas, a relação estabelecida com o esporte ganhou um novo impulso com o advento do som, apresentando-nos um universo de variações possíveis no que diz respeito à abordagem.

4 Se na primeira versão de O campeão (The champ, 1948), estrelado por Paul Muni, a reconquista da glória leva à morte o personagem de Muni, ex campeão mundial de boxe na categoria dos peso pesados, vemos em A última chance (The best of times, EUA 1986), estrelado por Kurt Russel e Robin Williams, o cotidiano de ex jogadores de beisebol, que 13 anos após a perda de um jogo decisivo têm a chance de uma revanche. O roteiro deste segundo filme, nos leva a acreditar que a vida sórdida e infeliz destes homens, bem como a estagnada economia e a degeneração da pequena cidade em que vivem, estão de alguma forma ligados àquele fato. A possibilidade de reverter aquele quadro, acontece quando, visando comemorar a conquista do título, o time adversário convida-os para um jogo exibição. Se, para os adversários, o evento adquire o caráter de uma grande comemoração, plastificandose assim de um aspecto predominantemente lúdico, para o time de Kurt Russel, o jogo reveste-se de um ideário de vida ou de morte, algo que poderá resgatar suas almas perdidas, após aquele nefasto resultado de um passado distante. Se em O campeão, o personagem principal busca resgatar o que já teve, em A última chance, os personagens principais buscam desesperadamente obter o que jamais tiveram. A nós resta perguntar onde residem as maiores frustrações. Mas o cinema criou outras possibilidades de intervenção no que se refere à prática esportiva, mesmo por que havia muito a ser dito. No filme Lucas- A Inocência do primeiro amor ( Lucas, EUA 1986), vemos Corey Haim interpretando um jovem garoto pobre de uma escola americana de classe média. Lucas tem uma relação de dedicação e paixão pelos livros e animais em geral, num certo sentido por sentir-se excluído do convívio dos demais em decorrência de sua estética corporal que não corresponde ao modelo de beleza dominante, bem como pela precária situação financeira de sua família. Entre um dos versos de Shakespeare e a denominação científica de algum celenterado, apaixona-se perdida e alucinadamente por uma estudante mais velha que namora o personagem interpretado por Charlie Sheen, ídolo do time de futebol do colégio. Fugindo ao estereótipo convencional dos embrutecidos jogadores, Cappie ( Charlie Sheen) é sensível, inteligente e gosta verdadeiramente da garota. Em seu universo imaginário (compartilhado por muitos como nós), Lucas acredita que sendo ele também um integrante da equipe de futebol conseguirá conquistas a garota dos seus sonhos.

5 Neste sentido, o esporte aqui é enfocado enquanto instrumento de aceitação, na medida em que possibilita a transição de uma suposta posição social indesejada para o caminho do reconhecimento e da glória. O que há de interessante é que o caminho da glória, trilhado por vários outros filmes, é negado ao personagem principal no momento de maior tensão do filme, durante uma partida de beisebol em que Lucas se fez aceito pelo técnico ao citar o regulamento da escola. Numa posição privilegiada no campo, Lucas é lançado para o desespero dos adversários e ansiedade de todos os demais no estádio. A bola tece uma trajetória circular em direção ao garoto, o diretor alterna takes de close na bola, close no garoto e um plano geral em slow-motion nos demais jogadores e na platéia boquiaberta. A bola vem descendo, descendo, descendo indefinidamente como se tivéssemos todo o tempo do mundo a nosso dispor. Ao contrário do que poderíamos esperar, Lucas não consegue dominar a bola, ela escorre pelos seus dedos e vai ao chão, aniquilando por completo qualquer possibilidade de glória. O que nos apraz na análise deste filme é que, ainda que Lucas efetivamente permaneça desempenhando seu papel social que em nada se assemelha ao de um herói esportivo, e ainda que não conquiste o coração da mulher amada, a cena final mostra-nos o reconhecimento de seus amigos, gritando seu nome e enaltecendo-o por haver tentado. Indiretamente, reproduz-se aqui a máxima de Coubertain: O importante é competir. Na narrativa cinematográfica, tem sido comum verificar a necessidade da prática esportiva enquanto instrumento de afirmação. Assim como em Lucas- A inocência do primeiro amor, um dos personagens do filme Leolo-Porque eu sonho (Léolo, Canadá/FRA 1992), após sofrer uma injusta agressão física nos tempos de criança, busca através da musculação, proteger-se de toda e qualquer espécie de opressão futura. Optando por um recurso estilístico inusitado, o diretor utiliza-se de um outro ator com as características físicas de um praticante de fisiculturismo. A contínua prática esportiva do personagem, bem como sua efetiva dieta alimentar, contribuem para uma total alteração em sua composição corporal, fazendo por hipertrofiar todos os músculos do corpo de forma descomunal, o que nos leva a crer que a hora da vingança se daria em algum momento do filme. Contudo, quando o embate se verifica, o personagem é surrado novamente, como se a efetiva transformação estética proporcionada através do acúmulo exagerado de músculos não exercesse influência alguma sobre seu comportamento defensivo.

6 Aqui se faz pertinente a discussão acerca do fisiculturismo, enquanto potencializadora de uma conotação puramente estética, sem relação efetiva com a ação, ou mais que isto, sem ligação com o sentido da motricidade humana que não estivesse única e exclusivamente ligado ao movimento repetitivo do levantamento de pesos. Por outro lado, fica claro que o interesse do referido personagem pelo exercício com pesos não assume qualquer conotação relacionada à saúde, mas se refere ao instinto de preservação que se verifica em cada ser vivente e que é evidenciado no filme, a partir da discussão que se estabelece entre os dois catadores de jornal, que desempenham o mesmo papel social. A apreciação estética de sua musculatura, portanto, é uma resultante e não o fator primeiro que o conduz aos exercícios. A partir deste princípio estabelecido, verificamos a existência do hedonismo na musculação, na medida em que este transfere-se da prática esportiva para o campo da análise estética, quando o prazer instala-se com o olhar sobre si mesmo. Essa análise não se verifica no que diz respeito a outras práticas esportivas ( quando o resultado estético não é o objetivo principal), na medida em que este hedonismo ( ou suas possíveis variáveis) se dá na própria execução da atividade. Mais uma vez, um filme nos remete invariavelmente ao mito de David e Golias; aqui, entretanto, Golias é derrotado duas vezes, ante nossa surpresa e indisfarçável frustração. O vencedor não é coroado rei como na passagem bíblica, sua realeza restringe-se ao espaço físico de um gueto miserável, por outro lado o derrotado não tem o mesmo destino da conhecida história, mas é reconfortado por Leollo seu irmão mais novo e seu ode contínuo que permeia toda a narrativa fílmica: - Por que eu não sou, eu sonho. Na narrativa cinematográfica é bastante usual a utilização do esporte como possibilidade mediática e intervencional que possibilite a transposição de uma situação negativa para a redenção. Na tabela que segue abaixo, pode-se verificar alguns filmes que optam por esta solução narrativa. Título Diretor Síntese John Huston Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros Fuga para a de um campo de concentração nazista preparam-se

7 vitória (Victory EUA 1981) Guerra dos botões (War of the buttons, FRA/ING 1994) Pulp Fiction (Idem, EUA 1994) Uma equipe muito especial (A league of their own, EUA 1992) John Roberts Quentin Tarantino Penny Marshall para enfrentar um selecionado alemão de futebol. Durante os treinos, planejam fugir após o primeiro tempo do jogo. Contudo, após estarem inferiorizados no marcador, resolvem voltar para o segundo tempo e reverter o placar. Alunos de escolas rivais enfrentam-se, utilizando técnicas e táticas de guerrilha, além do código de honra do exército francês. Uma crítica contumaz à influência que os padrões adultos exercem sobre as crianças. Bruce Willis é um boxeador decadente que, mesmo após aceitar dinheiro para perder uma luta, revolta-se com esta condição, vence o combate e ganha um vultosa soma em dinheiro na bolsa de apostas. O filme aborda a decadência da vida útil do atleta, bem como sua dificuldade em adaptar-se à vida em sociedade. Enfatiza também os bastidores do mundo do boxe. Ainda que não seja um filme efetivamente sobre o esporte, contribui de forma enriquecedora para a análise do tema. Durante a Segunda Guerra Mundial, vários dos grandes jogadores de beisebol americano estão na frente de batalha. A Liga de Beisebol Americano convoca as mulheres e dá início à Liga Feminina de Beisebol. A prática esportiva é vista aqui sob a ótica feminina, mais que isto, enfoca a discriminação que a sociedade exercia sobre as mulheres que na década de 40 praticavam esportes. A abordagem enfoca, também, a diferenciação de conceitos entre as atletas, enfatizando temas como a importância dada pela mídia à estética corporal. Geena Davis numa

8 interpretação magistral nos proporciona todo o ar de sua graça ao pegar uma bola lançada por um rebatedor, caindo num autêntico movimento de balé. O movimento aparentemente insignificante é utilizado pela mídia de forma contínua, visando divulgar os jogos da Liga. Tom Hanks irreconhecível, interpreta um ex-jogador de beisebol que após sofrer um acidente fica inutilizado para o esporte e passa a representar o estereótipo de um homem e sua revolta contra o mundo. Campo dos sonhos (Field of Dreams, EUA 1989) Phil Robinson Alden - Construa que ele virá. Em meio a uma plantação de milho no distante Iowa, Ray Kinsela ( Kevin Costner) ouve esta inusitada frase e constrói um campo de beisebol. Dentre várias de suas questões interiores não resolvidas, Ray fria ao personagem de James Earl Jones: - Eu nunca quis jogar beisebol com meu pai. Ele amava Joe sem sapatos (Ray Liotta) e eu disse que o herói dele não passava de um bandido. Eu não tive tempo de desculpar-me. Joe havia sido sacado dos jogos por um suposto envolvimento no favorecimento de um resultado. A construção do campo de beisebol é a Segunda chance para que ele possa diluir suas culpas. A cena final do filme Quando vemos Ray Kinsela jogando beisebol com seu pai, morto muitos anos antes, é um belo momento e reflete nada mais nada menos do que nosso desejo de voltar no

9 tempo, sanar nossos erros, dirimir nossas culpas e reconquistar nossa inocência perdida. O cinema parece nos querer dizer que através do esporte isto é possível. Vários outros filmes poderiam ser citados aqui. Alguns deles fazem uma abordagem mais diretamente ligada à representação do real, na medida em que seus personagens são vistos como cidadãos normais que, imbuídos de um ideal qualquer, resolvem superar as adversidades e atingir seus objetivos. Esse caráter instrumental da prática esportiva parece ser o tema mais recorrente da relação cinema X esporte. No que diz respeito ao aspecto lúdico da prática esportiva enquanto fenômeno de interação social, vale lembrar o filme Meu pé esquerdo ( My left foot, Irlanda 1989) em que Daniel Day Lewis interpreta um personagem, que segundo os médicos, supostamente sofria de paralisia cerebral. Eles estavam errados e o personagem consegue provar ao mundo em geral, que apesar da patologia era dotado de inteligência e talento. Num dado momento do filme, ainda adolescente, Daniel está caído, aparentemente participando de um jogo de futebol com os amigos. Um penalty é assinalado e seus amigos conduzem-no ao local da infração. O silêncio domina a tela e os olhares de ansiedade acumulam-se diante do que está por vir. Ele só tem mobilidade na perna esquerda e ainda assim de forma débil; em slow motion, Daniel movimenta a perna, chuta a bola e o goleiro tenta em vão retê-la entre os dedos. Este tipo de abordagem acerca de portadores de necessidades especiais já nos havia sido mostrada em Um estranho no ninho ( One flew over the cuckoo s nest, EUA 1975) de Milos Forman, onde se vê um jogo de basquete entre funcionários da segurança e os internos do hospital, visando estreitar as relações entre os mesmos. Jack Nicholson orienta o time dos internos que têm em seu plantel um gigantesco índio que, pouco a pouco, começa a entender as normas do basquete e desequilibra a partida. A alegria pela prática esportiva, o regozijo pelos pontos conquistados e uma necessidade pulsante de comemorar cada uma destas conquistas são um incondicional reflexo do significado de importância que tem o esporte como resgate de uma consciência participativa. Anos depois, veríamos Tom Hanks em Forrest Gump ( Idem, EUA 1994), interpretando um personagem que ao receber seu diploma após a conclusão da High School americana nos diz:

10 - Eu não entendi por que após ficar correndo durante cinco anos, eles ainda me deram um diploma. A crítica ao sistema de ensino norte americano que privilegia estudantes atletas, fica aqui diluída na medida em que estamos diante de uma comédia. Forrest ainda ingressaria na equipe de tênis de mesa dos Estados Unidos e, após a morte de sua mãe, correria durante três anos, quatro meses, vinte e seis dias e seis horas, seguido por um incrível séquito de admiradores que no filme reproduzem a idolatria legada aos grandes atletas e personalidades em geral. Após correr durante todo este tempo, Forrest Gump olha para trás e um dos seguidores diz: - Parem, parem o mestre vai falar. A expectativa e a ansiedade de seus seguidores domina a tela, e nós, meros mortais, ficamos em silêncio, querendo captar cada palavra a ser dita. - Estou cansado, quero voltar para casa. - diz-nos Forrest. - E nós mestre, o que iremos fazer? perguntam os seguidores. - Voltem para casa também. - diz Forrest Gump, sem aceitar a suposta idolatria que lhe era conferida pelos admiradores. Forrest enquanto ídolo, encarna a representação imaginária de nossos desejos mais profundos. De forma genérica podemos dizer que o ídolo representa tudo aquilo que sonhamos ser ou fazer um dia. Espera-se do ídolo a representação cabal do homem perfeito ou do super-homem a que Nietzche se referia. Há muitas outras considerações que poderiam ser abordadas naquilo que se refere à relação cinema, esporte e cultura, mas assim como Forrest Gump, vou ficando por aqui, estou cansado, também quero voltar para casa.

11 Talvez volte correndo, não sei. Bibliografia Bordieu, P. As regras da arte. São Paulo: Cia das Letras, Campbell, J. & Moyers, B. O poder do mito. São Paulo: Ed. Palas Atenas, Lovisolo, H. A arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, McLuhan, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Rio de Janeiro: Cultrix, Melchior, R. A fotografia e a instrumentalização da estética do corpo. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, Virílio, P. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

alegria, prazer, desejo e entusiasmo

alegria, prazer, desejo e entusiasmo ,, a ideia Os escalões de formação são, ou deveriam ser encarados por todos, como a base que pode garantir o futuro e até o sucesso de uma modalidade quer dentro de um clube quer a nível nacional. Actualmente

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Quem mais torce, incentiva, acompanha e

Quem mais torce, incentiva, acompanha e Capa esporte de pai para filho Edgard Rondina, o filho Felipe e uma paixão em comum: velejar no Lago Paranoá Por Leane Ribeiro Quem mais torce, incentiva, acompanha e muitas vezes até sofre com a carreira

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos

5. A pesquisa. 5.1. Sujeitos 65 5. A pesquisa As dificuldades envolvidas na conciliação da maternidade com a vida profissional têm levado muitas mulheres a abandonar até mesmo carreiras bem-sucedidas, frutos de anos de dedicação e

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar

Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA Modelo matemático prevê gols no futebol Moacyr Scliar PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 O FUTEBOL E A MATEMÁTICA

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Meditação Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4)

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17

Escrito por Administrator Qua, 21 de Outubro de 2009 00:29 - Última atualização Qua, 05 de Maio de 2010 01:17 O filme O Diabo Veste Prada, dirigido por David Frankel e baseado no livro de Lauren Weisberger, mostra a história de uma jovem jornalista Andrea. Recém formada em uma das melhores universidades dos Estados

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Aqui você também vai encontrar o botão ""Autocompletar"", que ajuda na criação do alinhamento, caso você não consiga se decidir.

Aqui você também vai encontrar o botão Autocompletar, que ajuda na criação do alinhamento, caso você não consiga se decidir. 1. ATIVAR CARTA Nesta seção, localizada dentro do ""shopping center"", você precisa inserir o código que aparece no verso da sua carta real para adicioná-la à sua coleção virtual. Às vezes, você pode se

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

AVALIAÇÃO: A Ed. Física VALOR: 7.5 (SETE E MEIO) + 2.5 (AHSE) DATA: 22/09 HORA: Série: 1º ano Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Melo

AVALIAÇÃO: A Ed. Física VALOR: 7.5 (SETE E MEIO) + 2.5 (AHSE) DATA: 22/09 HORA: Série: 1º ano Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Melo AVALIAÇÃO: A Ed. Física VALOR: 7.5 (SETE E MEIO) + 2.5 (AHSE) DATA: 22/09 HORA: Série: 1º ano Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Melo Professor Presencial: Aluno: 1 1ª QUESTÃO (1,0) Há 30 anos,

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor.

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor. OSVALDO Bom dia! Meu nome é Osvaldo, tenho 15 anos, sou de Santa Isabel SP (uma cidadezinha próxima à Guarulhos) e, com muito orgulho, sou bolsista ISMART! Ingressei no ISMART este ano e atualmente estou

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal:

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: 1) Arena Futsal: Conte um pouco da sua trajetória no futebol, desde

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo:

Relaxamento: Valor: Técnica: Fundo: Honestidade Honestidade Esta é a qualidade de honesto. Ser digno de confiança, justo, decente, consciencioso, sério. Ser honesto significa ser honrado, ter um comportamento moralmente irrepreensível. Quando

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Leonardo Cavalcante Daniel Santos Costa

Leonardo Cavalcante Daniel Santos Costa Leonardo Cavalcante Daniel Santos Costa Novatec capítulo 1 INTRODUÇÃO Provavelmente você, leitor, perderá dinheiro com o mercado financeiro. Isso mesmo. Repito: provavelmente perderá dinheiro com o mercado

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS VINICIUS DA SILVEIRA SEGALIN FLORIANÓPOLIS OUTUBRO/2013 Sumário

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE CINEMA E PÓS-MODERNIDADE Clarissa Souza Palomequé Urbano 2010 www.lusosofia.net Covilhã, 2009 FICHA TÉCNICA Título: Cinema e Pós-modernidade: Brilho eterno de uma mente sem lembranças e os relacionamentos

Leia mais

SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS...

SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS... SE TENTAR CAÇAR DOIS COELHOS... ... NÃO VAI APANHAR NENHUM DELES. PROVÉRBIO RUSSO ÍNDICE 1. A ÚNICA Coisa 8 2. O Efeito Dominó 14 3. O Sucesso Deixa Pistas 19 1 AS MENTIRAS COMO NOS ENGANAM E NOS DESPISTAM

Leia mais

Um jogo de Yves Hirschfeld e Fabien Bleuze, ilustrado por Hervé Gourdet De 3 a 12 jogadores - 8 anos ou mais

Um jogo de Yves Hirschfeld e Fabien Bleuze, ilustrado por Hervé Gourdet De 3 a 12 jogadores - 8 anos ou mais Um jogo de Yves Hirschfeld e Fabien Bleuze, ilustrado por Hervé Gourdet De 3 a 12 jogadores - 8 anos ou mais COMPONENTES 60 cartas de Imagem 3 cartas de Regra OBJETIVO DO JOGO Ganhar o maior número de

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Porque estádios tão vazios? Pt. 3. 17 Motivos para NÃO ir aos Estádios. Fernando Ferreira

Porque estádios tão vazios? Pt. 3. 17 Motivos para NÃO ir aos Estádios. Fernando Ferreira PLURI Especial Porque estádios tão vazios? Pt. 3 17 Motivos para NÃO ir aos Estádios PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros ???????? Apoio: Rica Eu quero ser... Um guia para encontrar a rota da prosperidade por Mara Luquet 81 Era uma vez... Era uma vez uma princesa, dessas que passeiam pelos campos e bosques e são muito bonitas

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

O Bêbado. O Alcoolismo visto pelas suas vítimas. S. Esteves

O Bêbado. O Alcoolismo visto pelas suas vítimas. S. Esteves O Bêbado O Alcoolismo visto pelas suas vítimas S. Esteves [ 2 ] Tente esquecer tudo o que pensa saber sobre as pessoas que bebem descontroladamente, abra sua mente e acompanhe a vida deste personagem.

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida AUTISMO: UMA REALIDADE por ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira Outubro de 2013 Quando uma nova vida

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com

_Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 23 24 25 _Márcio Moreno, 28 Sou um rapaz comum da geração do raprockandrollpsicodeliahardcoreragga. marciomoreno.com 26 27 Joe Navalha, 2013 28 TEXTO POR CAIO BASTOS Restam duas opções, ao se deparar com

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL 1 Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro I - Introdução O teatro, como todas as artes, está em permanente

Leia mais

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana:

9º Plano de aula. 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: 9º Plano de aula 1-Citação as semana: Não aponte um defeito,aponte uma solução. 2-Meditação da semana: Enraizando e criando raiz (CD-Visualização Criativa faixa 2) 3-História da semana: Persistência X

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade

NIVEL PRATICANTE. Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3. Tranformações e Prosperidade NIVEL PRATICANTE Consultas de Registros Akáshicos PARTE 3 Tranformações e Prosperidade 1 MÓDULO 1 Sua Consulta : Legacia Financeira Esta parte do nível dos profissional é uma sessão de 3 partes que vai

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias + 23% + 108% (em 20 anos a taxa é superior a 200%) 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade

Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Metamorfose Transformação de vidas Lição 1 Episódio 1: Transformando sua Atitude 1ª Parte: Atitude de Humildade Conceito Chave Versículo Bíblico Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham

Leia mais