Sumário: Campos Post e Página:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário: 3.2 - Campos Post e Página:"

Transcrição

1 Sumário: Introdução: O que é um blog O que é um blogueiro Wordpress Websites de referência: blog.utp.br Quero ter um blog UTP Acesso (LOGIN) Como funciona área administrativa 1 - Painel: Neste momento: Comentários recentes: Links de entrada: Blog de desenvolvimento do WordPress: Outras notícias do WordPress: 2 - Cabeçalho: 3 - Controle do conteúdo: Escrever: Post: Página: Link: Campos Post e Página: Adicionar imagem: Tela Editar imagem: Adicionar outras mídias: Visual e HTML: Gerenciar: Posts: Páginas: Links: Categorias, Tags e Categoria de Links: Arquivos de Mídia: Importar e Exportar: Design: Temas: Widgets: Comentários: 4 - Configuração do Blog: Configurações: Plugins: All in one SEO Pack: Sociable: WPvideo: Usuários: Autores e Usuários:

2 Seu Perfil:Introdução: O que é um blog? Um blog (contração do termo Web log ), é um website cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, costumam abordar a temática do blog e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. (http://pt.wikipedia.org/wiki/blogs) É um diário, caderno, etc... pessoal e público publicado na internet - é um tipo de página pessoal no qual o dono desenvolve alguma conversa sobre um ou vários assuntos de seu interesse deixando ou não um mural com a opinião dos visitantes. O que é um blogueiro? Blogueiro (português brasileiro) ou blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera. Wordpress: O Wordpress é uma plataforma de blogs open-source (gratuita), robusta e muito fácil de utilizar é a ferramenta de gerenciamento de blogs mais utilizada no mundo. Esta ferramenta é escrita em PHP e a base de dados utilizada é o mysql. O WordpressMU é a plataforma multiusuário do wordpress. Websites de referência: website em inglês. website em inglês. website em português. website de ajuda do wordpress. website do wordpressmu.

3 blog.utp.br Quero ter um blog UTP Envie um para formalizando o pedido. Depois de enviar o com o pedido, será enviado o de confirmação da criação do blog e da criação do usuário. Acesso (LOGIN) Para acessar a área restrita do seu blog existem duas maneiras: 1 No website clique em Login. 2 Dentro do blog se tiver a coluna Meta, clique em Login. Na tela de login informe seu nome de usuário e a senha e clique no botão login. No caso de ser o primeiro acesso, copie o usuário e senha informados nos e- mails. A opção lembrar-me, é um facilitador que deixa registrado seu usuário e senha na máquina, esta opção está desabilitada por motivos de segurança. Nesta tela temos também a opção Perdeu a senha?, a qual clicando o usuário deverá informar o nome do seu nome de usuário ou o registrado na conta do blog, o qual enviará uma nova senha para conta de registrada no perfil do usuário. Recomenda-se logo após acessa pela primeira vez trocar a senha fornecida pelo wordpress por uma senha que seja familiar, seguindo o procedimento: No lado direito inferior do cabeçalho clique em Usuários, logo abaixo do cabeçalho aparecerá dois links Autores e Usuários e Seu Perfil, clique em Seu Perfil, vá até o final da tela digite a senha desejada na área Nova senha seguindo a recomendação dos campos e em seguida clique no botão Atualizar Perfil, e pronto sua nova senha está cadastrada.

4 Como funciona área administrativa: 1 - Painel: A primeira tela chamada de Painel traz como conteúdo principal um apanhado geral da situação do seu blog e links de atalho para as principais tela da área administrativa, está dividida nos seguintes quadros Neste momento: Este quadro possui links para as principais funções do blog tais como, escrever nova página, escrever novo post; E mais links para as telas de gerenciamento do blog informando a quantidade de itens existentes existentes em post, páginas, tags, comentários, comentários aprovados, spams, comentários aguardando moderação, widgets e mudar tema. Informa o espaço de armazenamento, que liga com os arquivos que estão nesta área, e informa o espaço total disponível e o total utilizado Comentários recentes: Neste quadro são apresentados em quantidade e tipo os comentários mais recentes do seu blog, para modera-los basta clicar no link Links de entrada: Este widget do painel faz a pesquisa no Google Blog Search, então quando outro blog faz um link para seu website, ele vai aparecer aqui. Não foi encontrado nenhum link ainda. Não faz mal, não há pressa. Para saber como funciona o Google Blog Search acesse o endereço e clique no link Sobre a pesquisa Google de blogs Blog de desenvolvimento do WordPress: Mostra uma listagem das últimas notícias sobre a ferramenta wordpress do website, Outras notícias do WordPress: Mostra as últimas notícias de vários blogs, principalmente relacionados ao wordpress e internet. 2 - Cabeçalho: No cabeçalho encontram-se os links de navegação da área administrativa. No canto superior esquerdo está o link para a primeira página com o nome do blog (se aparenta com uma aba). No canto superior direito está localizado cinco links:

5 1 Nome de usuário : que liga com a tela Seu perfil. 2 Logout: faz com que o usuário saia de maneira segura da área administrativa. 3 Ajuda: é um link para o website onde é possível tirar dúvidas, este website está em inglês. 4 Fóruns: é um link para o website é o website oficial do wordpress de fóruns onde é possível ver dúvidas e soluções postadas por usuários do wordpress e por consequência também postar as próprias dúvidas, está em inglês. 5 Turbo: é um programa que faz com que seu navegador guarde a maioria das maioria das imagens, scripts, e arquivos CSS do WordPress, não é recomendável e NUNCA instale em um computador público ou compartilhado. No meio do cabeçalho está em letras grandes o título do blog e o botão Ver o site que liga a área administrativa com o blog propriamente dito, para voltar a área administrativa basta clicar no link administração no item meta (dependendo do tema escolhido). No canto inferior esquerdo do cabeçalho encontram-se os quatro links de controle do conteúdo do blog são eles: Escrever, Gerenciar, Design e Comentários. No canto inferior direito do cabeçalho estão os três links de configuração do blog e do usuário denominados: Configurações, Plugins e Usuários. 3 - Controle do conteúdo: Escrever: É neste local onde inserimos o conteúdo do blog, e está dividido em três partes, post, página e link Post: Na tela de post os campos título e post devem ser preenchidos, na barra do campo post encontram-se alguns recursos similares a outros programas de edição de texto, como o microsoft word, e outros próprios do wordpress. Em seguida veremos em detalhe as opções deste campo. Tags: Nesta tela temos também os campos tags e categorias. As tags são palavras chaves relacionadas ao post, as tags são muitos úteis para a organização de conteúdo do próprio blog podendo relacionar dois ou mais posts com assuntos diferentes mas que de alguma forma se completam, pelas palavras chaves.

6 Categorias: O campo categoria serve para agrupar vários posts relacionados ao mesmo assunto ou área de conhecimento. Opções avançadas: Nesta área temos, resumo, trackbacks, campos personalizados, comentários e ping, proteger com senha. Resumo: É referente ao resumo do post, quando se opta nas configurações por mostrar resumo do post este campo será mostrado na lista de posts, este campo não é obrigatório. Trackbacks: É a maneira de notificar outros blogs que você criou um link para eles. Se você criar link para outro blog do WordPress, ele será automaticamente notificado usando pingbacks. Campos personalizados: Os campos personalizados não serão utilizados para a blogosfera da UTP, pois os usuários não terão acesso ao código fonte do blog. Comentários e ping: Esta opção é referente aos comentários, trackbacks e pingbacks. O campo comentário seve para que o visitante do blog expresse sua opinião referente ao artigo e ping é uma opção que permite informar os blogs citados nos artigos que os referenciamos em nosso blog, enviando PingBack e um TrackBack é quando recebemos a informação de que alguém citou nosso blog. Estas opções vem ativas por padrão, para desativar basta desmarcar a opção. Proteger com senha: Quando alguma coisa é digitada neste campo o post fica protegido por esta senha, isto é o conteúdo do post fica bloqueado para visualizações externas, o conteúdo somente será visualizado se a senha for digitada. Na barra lateral temos as seguintes opções: Quando iniciamos a digitar o post aparece o seguinte botão Pré-visualizar este post, que possibilita o acompanhamento em tempo real o desenvolvimento do post na página do blog. Status de publicação: Que indica se o post está publicado (sendo mostrado no blog), com revisão pendente ou Não publicado (não está sendo mostrado no blog). Manter este post privado: Se marcado indica que somente o usuário do blog poderá visualizar o post, se estiver logado. Publicar imediatamente: nesta área podemos definir a data e hora em que o post entrará em vigor.

7 Botão salvar e botão publicar: O botão Salvar salva o post conforme o status de publicação e o botão publicar salva o post com status de publicação diretamente como publicado. Links Relacionados: Nesta área estão contidos alguns atalhos para o gerenciamento dos posts e assuntos relacionados a eles, conforme o próprio nome do link diz. Atalhos: é uma área que cria um link para uma área de criação de posts porém com algumas limitações Página: No link Página os campos Título e Página devem ser preenchidos, a diferença entre post e página é que, não é possível organizar as páginas em categorias e tags, porém é possível referenciar uma página como página mãe da que estamos criando, criando desta forma uma hierarquia de páginas (dependendo do tema as páginas inseridas dentro de outra não aparecem). Opções avançadas: Esta área funciona de maneira semelhante à do post, porém com alguns campos diferentes. Os campos, Campos personalizados, Comentários e pings e Esta página é protegida por senha, possuem as mesma funcionalidades citadas na área opções avançadas do Post. Página mãe: Torna possível organizar as páginas de modo hierárquico, isto ocorre quando escolhemos uma página previamente cadastrada como página mãe da qual está sendo escrita. Não há limites para o número de níveis de páginas que você pode criar, porém dependendo do tema as páginas atreladas não serão visíveis. Modelo da página: Alguns temas têm modelos personalizados que você pode usar para certas páginas que podem ter recursos adicionais ou layouts personalizados. Se este for o caso, as opções serão visíveis nesta área. Ordem da página: Em geral as páginas são ordenadas alfabeticamente, mas é possível forçar esta ordem incluindo um número para cada página, desta maneira a ordem numérica será obedecida na ordem crescente. Por Padrão todas as páginas tem valor 0. Na barra lateral temos as mesmas funcionalidades que a barra do post, menos a área atalho Link:

8 Esta área é onde indicamos outros websites por links ou onde criamos nosso blogroll. Blogroll: Encontrado na maioria dos blogs, o blogroll é uma lista de blogs websites que o autor recomenda. Blogroll ajuda os blogueiros a construir uma comunidade ao redor do seu blog. Nesta área temos as seguintes opções. Nome: O nome de amostragem do link. Sempre dê nome ao link. Endereço (URL): É o endereço ou caminho do website, este caminho deve ser digitado completamente. Exemplo: Descrição: O texto da descrição é o quadrinho mostrado quando passamos o ponteiro por cima do link, é recomendável que esta descrição seja muito breve pois o tempo de amostragem do quadrinho é pequena. Categorias: Podemos organizar os links criando categorias para eles neste quadro. Opções avançadas: Como nos outros casos post e páginas temos as opções avançadas, porém estas opções são otimizadas para os links. Destino: Refere-se ao local em que o link será aberto, a opção _top e nenhum abrirá na mesma janela do navegador e a opção _blank o link será aberto em outra janela. Como padrão a opção nenhum vem marcada. Relação de links (XFN): XFN é (XHTML Friends Network) ou rel do link ou ainda somente rel, trocando em miúdos é a maneira simples de representar sua relação com uma página pessoal ou blogueiro. Para traçar esta relação basta escolher as opções que deseja. Avançada: Neste quadro temos as opções; Endereço da imagem: se este campo for preenchido com o caminho da imagem (URL) a imagem será exibida no local do nome do link. Não significa que o campo nome deva ficar em branco. Enderço do Feed RSS: Caso o endereço tenha uma área de feeds é aqui que deve constar o endereço ou URL dos feeds. Nota: Campo destinado as anotações sobre o link. Classificação: Uma espécie de avaliação ou nota dada ao link de 0 até 9, que indica sua relação com o blogueiro ou website. Na barra lateral está o botão salvar e os links relacionados de gerenciamento.

9 Na área de Links relacionados a opção Importar links é muito útil se tivermos um programa ou site que gere um arquivo (no formato html ou htm) com a lista de links desejada ou OPML para ser importado no blog Campos Post e Página: Estes campos são idênticos e estão presentes nas telas de Escrever e Gerenciar / Posts e Páginas, e requerem uma atenção especial pois o bom uso deste campo fará a diferença na diagramação do artigo no blog. Os recursos diferenciados que o wordpress oferece são: adicionar mídia, seguido dos botões para adicionar uma imagem e outro para outras mídias Adicionar imagem: (aba Escolha o arquivo) Para adicionar uma imagem clique no botão adicionar uma imagem e uma tela abrirá na aba Escolha o arquivo que possui duas maneiras de incluir uma imagem ao artigo, a primeira envia um arquivo da sua máquina para o servidor a segunda referencia uma imagem de um URL, entenda de algum lugar da web, para esta opção basta preencher os campos corretamente, sendo fonte (o caminho da imagem) e Título da imagem os campos obrigatórios, os demais campos veremos a seguir. Na primeira opção sempre escolha a opção uploader do nagegador, pois o uploader do flash é incompatível com a maioria dos navegadores e encontra-se indisponível. Fazendo o upload do arquivo: Clique em uploader do navegador em seguida em procurar, escolha a imagem que está em seu computador e clique em abrir em seguida em fazer upload e pronto a imagem já está armazenada no servidor no espaço reservado ao seu blog (10Mb de espaço), aparecerá na tela os seguintes campos Título (obrigatório), Legenda Descrição, URL do link (nenhuma, url do arquivo, url do post), alinhamento e tamanho(miniatura, médio e tamanho original). Legenda: Se o campo legenda for preenchido o texto aparecerá abaixo da imagem, diferente do campo descrição que serve somente para o administrador do blog ter uma referência do uso da imagem. Vale ressaltar que o campo URL do link por padrão sempre aparecerá como URL do arquivo e por isso não tem necessidade de ser alterado. Tamanho: O campo tamanho (dimensões) sendo por padrão três tipos, miniatura 150 x 150 px, médio 300 x 300 px e tamanho original que é o tamanho da própria imagem, os tamanhos miniatura e médio são determinados nas configurações do blog e a imagem só irá para estes tamanhos se sua dimensão for maior que as determinadas.

10 Na base da tela temos os seguintes botões Inserir no post, excluir e Salvar todas as mudanças. O botão Salvar todas as mudanças somente salva as informações cadastradas e o botão Inserir no post, salva as informações e transfere a imagem para o campo onde estamos editando o texto. Clique no botão Inserir no post, pronto a imagem está junto com o texto da maneira que configuramos, caso não esteja exatamente como desejado podese clicar na imagem, note dois botões devem aparecer um para editar a imagem e outro para excluí-la Tela Editar imagem: Nesta tela de edição de imagem temos a aba Editar imagem e Opções avançadas, clicando nas opções avançadas vemos em primeiro lugar uma barra de porcentagem e ao lado linhas que simulam o texto e a imagem onde está clicando na barra de porcentagem em outros valores, que não o atual, note que os campos largura e altura se alteram automaticamente. Fonte: O campo fonte não deve ser alterado, pois este é o caminho da imagem, sem ele o navegador não encontrará a imagem assim como não é recomendável sem um conhecimento de programação alterar ou incluir informações nos campos Classe CSS, Estilos, Para não gerar conflito na configuração do blog vamos esclarecer somente as funcionalidades dos campos onde podemos fazer alterações que não causem problemas. Editar texto alternativo: o texto editado neste campo é o que vai aparecer no balãozinho quando passamos o ponteiro por cima da imagem. Tamanho: é onde podemos definir manualmente a altura e largura da imagem, recomenda-se utilizar a ferramenta automática com a barra de porcentagem isto evita que a imagem estoure aparecendo serrilhada ou deformada no artigo do blog. Propriedades da imagem: Normalmente deixando estes campos em branco já é o suficiente, porém que queremos customizar algum destes valores basta incluir um valor numérico para eles. Os campos das Configurações avançadas de link somente são úteis se a imagem contiver um link (aba Editar imagem campo URL do link), suas funções são semelhantes a que vimos em Escrever/Link Adicionar outras mídias: Para adicionar outras mídias o princípio básico é o mesmo de se adicionar uma imagem porém somente com algumas funções básicas vistas anteriormente, como os campos Título, Legenda, Descrição, e URL do link, em todos estes casos somente aparecerá no artigo o link para visualização ou download do arquivo.

11 Como podemos notar ambas as janelas a de Adicionar imagem e Adicionar mídia são semelhantes e além das funcionalidades que acabamos de ver que pertence a aba Escolha o arquivo, estas janelas possuem duas outras abas Galeria e Arquivos de mídia. Aba Galeria mostra uma lista de arquivos enviados para o servidor a partir do artigo em questão, onde aparece uma miniatura representativa do arquivo seu nome e um link Mostrar. Clicando no link mostrar podemos editar algumas funções do arquivo e incluir o arquivo no artigo. Aba Arquivos de mídia lista todos os arquivos que enviamos para o servidor e as funções são as mesmas da aba anterior Visual e HTML: Ao lado direito dos botões de adicionar mídia temos duas abas Visual e HTML. A aba Visual é a que recomendamos para as pessoas que não sabem a linguagem HTML, nela encontramos alguns botões familiares como, Negrito, Itálico, Riscado, Lista não ordenada, Lista Ordenada, Citação, Alinhamentos, Inserir/Editar Link, Remover link, Inserir Tag mais, Verificação ortográfica, Modo tela inteira e Mostrar/ocultar opções avançadas. Destas opções vale ressaltar: Citação: Este botão faz com que o texto selecionado tenha uma marcação diferenciada do resto do texto, deixando o texto da citação em destaque. Inserir/Editar Link: Selecionando uma parte do texto e clicando neste botão uma janela com as opções, URL do link, Destino, Título e Classe, surgirá. Preencha URL do link com o caminho desejado (ex: o campo destino para escolher se o link abre uma outra janela, o campo título que é o texto que aparece quando colocamos o ponteiro em cima do link e a classe desejada e clicar em inserir. Para editar o processo se repete. (Somente o campo URL do link é obrigatório). Remover link: Se selecionar alguma parte do texto de possua link e clicando neste botão desfaz o link. Inserir Tag mais: Este botão no caso dos posts faz com que somente a parte superior do texto apareça na listagem de posts no blog e todo o restante do texto, abaixo da marcação, apareçam somente se o post for acessado. Verificação ortográfica: Clicando neste botão aparecerá uma mensagem de erro, pois a verificação ortográfica está indisponível por enquanto. Modo tela inteira: Faz com que o campo do editor ocupe toda a tela do navegador, para voltar ao normal basta clicar no botão novamente.

12 Mostrar/ocultar opções avançadas: Este botão faz com que mais botões apareçam são eles, Formatação de texto, Sublinhar, Justificar, Cor do texto, Colar como texto simples, Colar do Word, Remover formatação, Inserir símbolo, Diminuir recuo, Aumentar recuo, Desfazer, Refazer e Ajuda, todos com a mesma função que um editor de texto comum como Word. Destes botões avançados o que podemos destacar é o botão ajuda que traz uma janela que pode ser muito útil para esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento do editor Gerenciar: Neste espaço podemos gerenciar todo o conteúdo inserido no blog e está dividido em nove partes os quais iremos descrever somente as opções que não foram citadas ou novas opções que só é possível visualizar nesta área Posts: Nesta tela podemos visualizar a lista de posts do blog, na sua parte superior logo abaixo do título temos algumas opções de filtro para facilitar a navegação e a busca do post procurado, clicando no título do post podemos acessar a área de edição. O que diferencia esta área da área Escrever/Post é o item Revisões do post. Revisões do post: Esta opção é um histórico das atualizações feitas no post onde é possível comparar o conteúdo de cada revisão e restaurar alguma revisão substituindo a que está em vigor se necessário. As colunas, Autor, Categorias, Tags, Comentários e Status: Ao clicar na coluna Autro, Categorias e Tags, faz com que a lista se atualize trazendo somente os posts que possuem o mesmo termo do item clicado. A coluna Comentários (a cluna do balãozinho): Indica se o post tem algum comentário pendente (se estiver colorido) e o número de comentários liberados, ao clicarmos vemos a lista de comentários deste post podendo, aprovar, rejeitar, marcar como spam ou excluir qualquer um dos comentários. A coluna Status marca o status do post e ao clicar vai para onde este post está no blog. As caixas localizadas na extremidade esquerda da lista interagem com o botão excluir, marcando uma ou mais caixas e clicando no botão excluir apagará definitivamente o post referente Páginas:

13 Como na tela de posts, esta mostra uma lista das páginas contidas no blog, tendo em sua parte superior algumas ferramentas para auxiliar a busca de páginas e suas colunas funcionam da mesma maneira que as do post. Clicando no título podemos acessar a área para editar a página. O diferencial desta área em relação a Escrever/Página é o campo Revisões de página. Revisões de página: Esta opção é um histórico das atualizações feitas no post onde é possível comparar o conteúdo de cada revisão e restaurar alguma revisão substituindo a que está em vigor se necessário Links: Esta tela possui as mesmas funcionalidades que as duas anteriores, na sua parte superior ferramentas que ajudam a navegação e a lista de links cadastrados, nesta lista, clicando em novo link vai para a tela Escrever/Link, Na coluna nome vai para a tela de edição do link, na coluna URL vai para o website indicado, Categoria traz somente os links da categoria clicada e ainda mostra sua referência e se está visível Categorias, Tags e Categoria de Links: Estas telas são semelhantes entre si, onde é possível em uma mesma tela adicionar, editar e excluir os itens a elas pertencentes. Na lista de itens é possível visualizar o nome, a descrição (menos na tela tags), e a quantidade de posts ou no caso da Categorias de links os links que fazem relação ao item Arquivos de Mídia: Esta tela mostra todos os arquivos que foram incluídos no servidor pelo administrador do blog. Na lista aparece, uma miniatura representativa do arquivo, o nome seguido do tipo do arquivo, a descrição, a data de inserção, onde aparece ou onde foi inserido, sua pendência e localização. Clicando na miniatura o arquivo será aberto, clicando na coluna Mídia é possível editar algumas informações do arquivo, clicando na coluna Aparece com liga com a tela de gerenciamento do post ou página dependendo de onde este arquivo está incerido e clicando na coluna Localização mostrará uma tela com o caminho do arquivo. Os tipos de mídia possíveis para incluir no blog são: jpg, jpeg, png, gif, mp3, mov, avi, wmv, midi, mid, pdf, doc, xls e pps; E ter no máximo 1500kb de tamanho Importar e Exportar:

14 Estas duas telas tem a função de facilitar a migração de informações do blog cada qual com sua característica. As telas são auto explicativas Design: Clicando na aba design temos dois links padrões e dependendo do tema escolhido outros links para customização de layout Temas: Esta tela mostra o tema atual e os outros temas disponíveis todos com uma breve descrição. Para alterar o tema basta clicar na miniatura da imagem ou no nome do tema para que uma tela mostre a aparência da tela e clicando no link superior direito para ativar o tema e aplica-lo ao blog. Clicando no link superior esquerdo sai da tela sem ativar o tema Widgets: O que são widgets? Em poucas palavras widget pode ser definido como sendo um componente de software que viabiliza a interação com o usuário. São os brinquedinhos dos blogueiros. Coisinhas que a gente coloca na barra lateral. Esta tela mostra a lista de widgets disponíveis e a lista widgets atuais, se nenhuma opção for adicionada o blog automaticamente ativa somente as que são padrão do tema e dependendo do tema pode-se escolher em que barra lateral podemos incluir o widget Comentários: Nesta aba podemos gerenciar todos os comentários postados no blog quando temos algum comentário um balãozinho será mostrado na aba. A tela possui algumas opções na sua parte superior que facilitam a navegação e nela podemos, Aprovar, Marcar como spam, Rejeitar e Excluir. Para fazer estas ações em múltiplos comentários é só marcar os comentários e clicar em algum dos botões para realizar a ação ou fazer um por um clicando em uma das ações que estão no lado direito do quadro do comentário. 4 - Configuração do Blog: Configurações: Na aba Configurações pode-se controlar todo o funcionamento do blog seus itens são: Geral, Escrita, Leitura, Discussão, Privacidade, Links Permanentes, Diversos e Excluir blog. Estes itens são o padrão do blog porém dependendo do ativamento de plugins, novos itens poderão aparecer na lista.

15 Não é necessário alterar qualquer parte desta área, as telas são auto explicativas, ao alterar qualquer configuração certifique-se que ela está correta e corresponde com aquilo que você quer e que não irá causar algum efeito colateral no blog Plugins: A princípio teremos três plugins para ativar no blog, o All in one SEO Pack, o Sociable e o WPvideo All in one SEO Pack: SEO significa (Search Engine Optimization), trocando em miúdos, este plugin faz com que seu blog torne-se mais amigável com as ferramentas de busca Sociable: Este plugin faz com que apareça nos artigos ícones que ajudam o internauta a compartilhar os artigos do seu blog com outras redes sociais que o internauta possui como facebook, Digg e outros WPvideo: Permite incluir em seu blog vídeos do Youtube em seus artigos colocando o URL entre as tags [video][/video]. Exemplo: [video]http://www.youtube.com/watch?v=h8ek3v1rbeu[/video] Usuários: Nesta área estão todas as possibilidades de configuração dos usuários e de seus perfis e está dividida em duas áeras, Autores e Usuários e Seu perfil Autores e Usuários: A tela traz uma lista de usuários e sua função dentro do blog a princípio somente o usuário do administrador do blog aparecerá na lista. Para adicionar um usuário de comunidade é necessário informar o Departamento de TI pelo o do novo usuário, o blog e sua função, para que este seja previamente cadastrado na comunidade antes de ser efetivamente incluído na lista de usuários do blog. Por sua vez o novo usuário receberá um de confirmação da inclusão do seu usuário na comunidade em seguida outro para confirmar a criação do usuário no blog, o usuário só aparecerá na lista de usuários depois de confirmar a criação do usuário. Na lista de usuários clicando no nosso usuários acessamos a área de edição de perfil, não é possível acessar a configuração de outros usuários.

16 Seu Perfil: Nesta tela é que editamos as informações do nosso perfil, esta é a primeira tela que devemos alterar as informações. Quando recebemos a notificação da criação de usuário é nesta tela que deve ser trocada a senha, pois normalmente o wordpress gera uma senha que não é familiar. Para alterar a senha digite a nova senha em ambos os campos do item Nova senha, note que ao digitar a senha no quadro logo abaixo dos campos de senha o wordpress informa o quanto segura é a senha digitada. Para alterar as outras informações sem alterar a senha basta alterar as informações do perfil e deixar os campos do item Nova senha em branco.

Manual da Ferramenta BLOG Programa de Formação Continuada 2012

Manual da Ferramenta BLOG Programa de Formação Continuada 2012 Manual da Ferramenta BLOG Programa de Formação Continuada 2012 1º Semestre/2012 Joice Lopes Leite e Ana Paula Daikubara 0 Índice Utilização da ferramenta BLOG...02 Criando um BLOG...04 Como administrar

Leia mais

Manual WordPress. Conteúdo Índice. Capítulo 1 Introdução. Capítulo 2 Conceitos básicos do Painel. Capítulo 3 Gerenciamento de Posts ( Artigos)

Manual WordPress. Conteúdo Índice. Capítulo 1 Introdução. Capítulo 2 Conceitos básicos do Painel. Capítulo 3 Gerenciamento de Posts ( Artigos) Manual WordPress Conteúdo Índice Capítulo 1 Introdução Sobre o WordPress Características principais Capítulo 2 Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Alterando Usuário e Senha Painel

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Sandro da Silva Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC - NÚCLEO

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

Manual de Uso Wordpress

Manual de Uso Wordpress Manual de Uso Wordpress Olá! Seja bem vindo ao igual. Agora você pode transmitir todas as notícias importantes da sua comunidade de forma mais simples e eficiente. Mas para que isso aconteça, primeiro

Leia mais

Montando um Site. Wordpress

Montando um Site. Wordpress Montando um Site Wordpress O Sistema Wordpress O Wordpress é uma plataforma de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo um software livre

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

6 Aplicações Ricas para Internet

6 Aplicações Ricas para Internet 6 Aplicações Ricas para Internet DESENVOLVIMENTO WEB II - 7136 6.1. Evolução das aplicações para web O crescente número de pessoas que usufruem da informatização das tarefas cotidianas, viabilizadas na

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

O Blog do Conhecimento (http://blog.df.sebrae.com.br/ugc), desenvolvido pela UGC, é uma

O Blog do Conhecimento (http://blog.df.sebrae.com.br/ugc), desenvolvido pela UGC, é uma MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO BLOG DO CONHECIMENTO APRESENTAÇÃO O Blog do Conhecimento (http://blog.df.sebrae.com.br/ugc), desenvolvido pela UGC, é uma ferramenta de COLABORAÇÃO que tem como objetivo facilitar

Leia mais

O que é WordPress? Painel de Administração do WordPress. Painel

O que é WordPress? Painel de Administração do WordPress. Painel O que é WordPress? O WordPress é uma popular ferramenta para edição de blogs e gerênciamento de conteúdos na web (CMS). É Indicado para o usuário que não tem conhecimento em programação e deseja uma ferramenta

Leia mais

Criação de blogs para contextos educativos

Criação de blogs para contextos educativos Manual de utilização do WordPress O que é WordPress? O WordPress é uma popular ferramenta para edição de blogs e gestão de conteúdos na web (CMS). É Indicado para o usuário que não tem conhecimento em

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

WordPress 2.7 Guia do Publicador Para Editores e Administradores

WordPress 2.7 Guia do Publicador Para Editores e Administradores WordPress 2.7 Guia do Publicador Para Editores e Administradores Conteúdo - Índice 4 Capitulo 1 Introdução 4 Sobre o WordPress 4 Características principais 5 WordPress no Portal blogo.com 6 Capitulo 2

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Conceitos básicos do Painel

Conceitos básicos do Painel Básico Wordpress Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1

Manual do Usuário Layout Novo CMS WordPress Versão atual: 3.5.1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UFJF Secretaria de Sistemas de Informação SSI Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional CGCO Equipe de Desenvolvimento de Sites Manual do Usuário Layout Novo

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

M Manual ZAIG P. 1 of 35. Project: ZAIG ID: 028 Description: Manual descritivo de utilização das principais janelas do publicador

M Manual ZAIG P. 1 of 35. Project: ZAIG ID: 028 Description: Manual descritivo de utilização das principais janelas do publicador M Manual ZAIG P. 1 of 35 Project: ZAIG ID: 028 Description: Manual descritivo de utilização das principais janelas do publicador Date: Version: Author: terça-feira, 13 de abril de 2010 2 Richard Ikeda

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENAÇÃO DE APOIO AO USUÁRIO Pierre Correa Martin 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA NTIC NÚCLEO

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Recursos... 4 2.1 Rótulos... 4 2.2 Página de Texto Simples... 8 2.3 Página de Texto Formatado... 12 2.4 Site... 16 2.5 Arquivo... 21 2.6 Pasta

Leia mais

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS

Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS 1 2 Manual de Atualização MATERIAL DE APOIO - KB IMÓVEIS Login é a área de autenticação do sistema. Por questões de segurança, é necessário que o usuário se identifique, impedindo a entrada de pessoas

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL www.blogger.com Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto Meirelles Leite SUMÁRIO 1. O

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Manual de instrução. www.andifes.org.br

Manual de instrução. www.andifes.org.br Manual de instrução www.andifes.org.br Inserindo Postagem em Andifes, Nas IFES, Entrevistas, Na Mídia, Concursos, Artigos ou Editora Univ. 1. Localize no menu lateral esquerdo a opção ANDIFES, Nas IFES,

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD. Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS GIZ/PROGRAD Tutorial UFMG Virtual Os primeiros passos do docente Nereu Agnelo Cavalheiro contato@nereujr.com Tutorial UFMG Virtual Primeiros passos do docente Este

Leia mais

Apostila da Ferramenta AdminWEB

Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila AdminWEB SUMÁRIO OBJETIVO DO CURSO... 3 CONTEÚDO DO CURSO... 4 COMO ACESSAR O SISTEMA... 5 CONHEÇA OS COMPONENTES DA PÁGINA... 6 COMO EFETUAR O LOGIN... 9 MANTER

Leia mais

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Desenvolvido por Fábrica de Software Coordenação de Tecnologia da Informação Pág 1/22 Módulo: 1 Responsável: Desenvolvimento Ti Data: 01/11/2012 Versão: 1.0 Empresa:

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Tudo que você precisa saber para desenvolver uma página criativa que destaque sua empresa no facebook.

Tudo que você precisa saber para desenvolver uma página criativa que destaque sua empresa no facebook. Tudo que você precisa saber para desenvolver uma página criativa que destaque sua empresa no facebook. 29 de fevereiro de 2012: Nesta data todos os administradores de página receberam a notícia de que

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

NTI Núcleo de Tecnologia de Informação / UNIFAL-MG Drupal Manual do Usuário DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO

NTI Núcleo de Tecnologia de Informação / UNIFAL-MG Drupal Manual do Usuário DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO Primeiros passos para inserir conteúdo no site. 1. Logar-se no site através de seu usuário e senha. 2. Criar um novo menu. 3. Ativar o menu criado, colocando-o em alguma região

Leia mais

Google Docs EDITOR DE TEXTOS

Google Docs EDITOR DE TEXTOS Google Docs Um destes serviços oferecidos é o Google Docs, uma espécie de suíte de aplicativos online, bastante semelhante ao Microsoft Office e ao OpenOffice.org/BrOffice.org. O serviço da Google possui

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Manual do Usuário. Sumário

Manual do Usuário. Sumário Manual do Usuário Sumário Login... 2 Tela inicial (Dashboard)... 3 Modelo Operacional... 4 Agrupamentos de Menus... 6 Conteúdos / Notícias / Eventos... 9 Capas... 14 Repositório de Arquivos... 17 Enquetes...

Leia mais

Plataforma marketplace para intermediação de vendas online entre usuários. Manual do VipExpress. Área do Administrador

Plataforma marketplace para intermediação de vendas online entre usuários. Manual do VipExpress. Área do Administrador Sumário Painel inicial - Movimentação resumida do site... 3 Informações Básicas... 4 Alterando o Logotipo e Favicon do site... 6 Alterando as imagens do site... 6 Alterando o slide da página inicial...

Leia mais

Conheça o Projeto. Apresentação. Finalidade. Objetivo

Conheça o Projeto. Apresentação. Finalidade. Objetivo Manual do Usuário Índice Conheça o Projeto...3 Apresentação...3 Finalidade...3 Objetivo...3 Histórico...4 Usando o Portal...5 Efetuando o cadastro na biblioteca digital...5 Logando na Biblioteca Digital...6

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos)

Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Tutorial Campus Online Gerenciando Conteúdo (Textos) Para a gerência de conteúdo no site do Campus Online, é utilizado um componente do Joomla, o K2. Este componente permite que o conteúdo seja gerenciado

Leia mais

Mini manual para editar as informações no Portal bibliotecas.uff

Mini manual para editar as informações no Portal bibliotecas.uff Mini manual para editar as informações no Portal bibliotecas.uff Sumário 1.Sobre o Drupal 2.Como se logar 3.Inserindo conteúdo 4.Editando conteúdo 5.Alterando as notícias 6.Incluindo um serviço 7.Criando

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Apostila de. WordPress. Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima. 11 de maio de 2013. Primeira Edição RC1

Apostila de. WordPress. Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima. 11 de maio de 2013. Primeira Edição RC1 Apostila de WordPress Gustavo Teixeira da Cunha Coelho Henrique Gemignani Passos Lima 11 de maio de 2013 Primeira Edição RC1 Copyright (C) 2013 USPGameDev A edição mais recente pode ser encontrada em:

Leia mais

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com

Manual do IpêCMS. Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com Manual do IpêCMS Autor: Everton R. Silva Data: 30.10.2008 Website: http://ipecms.tconibo.com INTRODUÇÃO Objetivo IpêCMS é um mini CMS open source distribuido atraves da licença GPL. É desenvolvido em linguagem

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

Como blogar no Wordpress.com

Como blogar no Wordpress.com Como blogar no Wordpress.com Blogs são ferramentas de comunicação extremamente interessantes, inclusive do ponto de vista pedagógico. Criar um blog tornou-se, hoje, uma tarefa simples, e os sites que hospedam

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Cetac - Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária Manual Técnico do Sistema Administrativo do site Cetacvet.com.

Cetac - Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária Manual Técnico do Sistema Administrativo do site Cetacvet.com. Manual Técnico do Sistema Administrativo do site Cetacvet.com.br SÃO PAULO - SP SUMÁRIO Introdução... 3 Autenticação no sistema administrativo... 4 Apresentação do sistema administrativo... 5 Gerenciamento

Leia mais

Tutorial de aprendizado para adicionar conteúdo no site

Tutorial de aprendizado para adicionar conteúdo no site Tutorial de aprendizado para adicionar conteúdo no site Encontrar no rodapé do site o link "Administrador", click sobre ele e vai abrir a seguinte página: Aqui você ira digitar seu usuário e senha que

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

1. INICIANDO NO FOTOÍ

1. INICIANDO NO FOTOÍ 1. INICIANDO NO FOTOÍ Após ter criado uma conta no site Fotoí (www.fotoi.com.br) e efetuado a contratação de um plano do tipo PRO (com venda de arquivos digitais, impressão de fotos e seleção de fotos),

Leia mais

2011 Manual WebAdmin Site

2011 Manual WebAdmin Site 2011 Manual WebAdmin Site Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

Manual de instruções. sistema multisites. Criação de sites para as AABBs em Wordpress

Manual de instruções. sistema multisites. Criação de sites para as AABBs em Wordpress Manual de instruções sistema multisites Criação de sites para as AABBs em Wordpress Manual de instruções sistema multisites Criação de sites para as AABBs em Wordpress Sumário Introdução sobre o Wordpress...página

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor

Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor Manual para Cadastro de Questões Prova Colegiada / Professor CÓDIGO: 001 revisão 02. DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/04/2010 INÍCIO DE VIGÊNCIA: 12/04/2010 DATA REVISÃO: 23/03/2011 Autor do Projeto: Thiago Galvão

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Manual de uso do Gerente

Manual de uso do Gerente Manual de uso do Gerente Manual do Hypnobox: www.hypnobox.com.br/manual Índice Acessar o Hypnobox Endereço o www Login e Senha Tela Principal Perfil de acesso Editar Dados pessoais Fila de corretores Gerenciar

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...)

INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...) INSERIR DOCUMENTOS DE MIDÍAS (imagem, vídeos, planilhas, textos, etc...) Dependendo do tipo de arquivo a ser inserido, o a tela pode ser diferente. Ex. 1 Ex. 2 Vamos falar primeiro do exemplo 1. Ao clicar

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Oficina de Google Docs

Oficina de Google Docs 1 Oficina de Google Docs 1 APRESENTAÇÃO 2 Esta oficina vem somar aos esforços da Escola Estadual São Gabriel, no sentido de oportunizar aos Professores do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, Coordenadores de

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO 2 ÍNDICE 1. PRÉ REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SIGEP WEB 04 2. PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD DO SISTEMA 04 3. INSTALANDO O SIGEP WEB 07 4. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA 09 COMPARTILHANDO O BANCO

Leia mais