MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE"

Transcrição

1 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO RESTAURANTE ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que são acessados com autenticação no sistema. O Cardápio da Semana poderá ser visualizado sem necessidade de login no sistema. Há seis tipos de perfis de acesso ao sistema: Administrador: poderá visualizar todos os recursos, incluindo o recurso de configuração do sistema, que será descrito neste manual; Controle de Alunos: responsável pelos recursos referentes a alunos; Controle de Funcionários: responsável pelos recursos referentes a funcionários; Finanças: responsável pela área financeira do sistema; Restaurante: responsável pelas questões referentes ao Restaurante Universitário; Usuário: poderá visualizar apenas recursos referentes a usuários comuns. O link de acesso ao sistema é Uma vez acessado o sistema, este exibirá a janela de login, o qual deverá ser realizado através dos dados da Central de Acessos da UNESP. Figura 1: Tela de login da Central de Acessos Caso o usuário não possua cadastro na Central de Acessos, deverá acessar a opção PRIMEIRO ACESSO? para realizar o seu registro no sistema. O próximo passo é inserir o seu registrado no Portal de Sistemas (onde o usuário acessa sistemas como o Sistema de Graduação, Sistema de Pós-Graduação, Sistema de RH, etc.), além do seu cpf. Caso o usuário não tenha CPF registrado no Portal, deverá informar a data de seu nascimento.

2 Figura 2: Primeira tela de registro na Central de Acessos No próximo passo, o sistema lhe oferece várias opções de identificação o qual irá utilizar para acessar a Central de Acessos. Após selecionar uma das opções, o sistema irá para o passo de registrar sua senha, a qual deverá ter pelo menos uma letra maiúscula e um número. Após confirmar a senha e selecionar a opção de aceitar os termos de uso, o usuário deve clicar em CONCLUIR, e o sistema irá enviar um para ativar o seu acesso na Central. Finalizado este procedimento, o usuário deverá acessar o seu registrado no Portal de Sistemas para acessar o link de ativação. Uma vez acessado este link, o usuário estará apto para acessar a Central de Acessos. Após estes procedimentos, o usuário deverá enviar um para os administradores do sistema, solicitando um perfil de acesso ao Sistema de Restaurante Universitário, e assim, o usuário terá acesso aos recursos referentes ao perfil que será vinculado a ele, lembrando que este deverá acessar o SISRU com a identificação da Central de Acessos. TELA INICIAL DO SISTEMA Figura 3: Tela Inicial do Sistema

3 Uma vez acessado o sistema, é exibida a tela inicial, onde estão todas as funcionalidades do mesmo, podendo o usuário acessar também estes menus ao clicar no botão do canto superior esquerdo, ao lado do nome SISRU. OCORRÊNCIAS Figura 4: Tela de Ocorrências do Sistema Ocorrências é um recurso onde estão registradas todas as ocorrências do sistema. Além do usuário poder registrar uma nova ocorrência manualmente, há algumas funcionalidades que registram uma ocorrência automaticamente. Para registrar uma ocorrência manualmente, o usuário deverá acessar CADASTRAR OCORRÊNCIA, e informar a data, hora e a descrição da ocorrência. Ao salvar esta ocorrência, o sistema automaticamente informa que o responsável pelo registro desta foi o usuário que a cadastrou. O usuário também poderá Visualizar os dados da ocorrência. As opções Editar e Excluir ocorrência são restritas apenas a usuários que possuem o perfil de Administrador do sistema.

4 Figura 5: Inserindo uma ocorrência manualmente ADMINISTRAÇÃO DE LOTES Figura 6: Tela de Administração de Lotes A funcionalidade Administração de Lotes é responsável por informar os lotes de vales respectivos de uma pessoa. Para realizar a consulta, o usuário deverá selecionar um dos Tipos de Consulta disponíveis (Aluno, Funcionário e Pessoa). Uma vez selecionado um dos itens, o sistema irá exibir uma lista com todos os cadastros respectivos ao tipo de consulta informado. O usuário também terá a opção de realizar a busca da pessoa através do RA (Aluno), Matrícula (Funcionário) ou CPF (Funcionário). Uma vez exibido os dados da pessoa que o usuário deseja visualizar os lotes de vales, ele deverá selecionar as opções Aberto, Fechado ou Todos, no campo Situação. Feito isto, o sistema irá liberar a opção Visualizar, para visualização dos lotes. Ao clicar em Visualizar, o sistema exibe uma nova janela contendo o nome da pessoa, a qual seus lotes estão sendo consultados, o total de lotes com o status Aberto, as somas das quantidades de vales comprados e utilizados destes respectivos lotes, além do total de lotes com status Fechado, as somas de suas respectivas quantidades compradas e utilizadas. Também é exibido o Saldo de vales da pessoa. Além disso, o sistema emite uma lista com todos os lotes registrados, conforme a solicitação feita pelo usuário na tela anterior. Caso este tenha optado por Aberto, o sistema exibirá os lotes de vales que estão com o status Aberto ; caso a opção tenha sido Fechado, o sistema informará os lotes com status Fechado ; e caso tenha sido a opção Todos, o sistema exibirá os lotes com os dois status, ou seja, todos os lotes que a pessoa utilizou. Uma vez exibida esta lista, o usuário terá a opção de Visualizar aquele Lote.

5 Figura 7: Visualização dos Lotes da pessoa Ao visualizar os dados do lote selecionado, o sistema informa todas as informações daquele lote de vales, além de todas as refeições que foram realizadas com aquele lote. Caso a configuração ativa do sistema tiver o Tipo de Venda com status Limitado, também é exibido os dias que os vales devem ser utilizados. Outro detalhe a se destacar é a opção de Estornar vales daquele lote. Caso o tipo de venda ativo for Limitado, o usuário terá a opção de estornar na lista dos dias de utilização dos vales daquele lote. Para tal procedimento, basta clicar em OPÇÕES/ESTORNAR. Uma vez feito isto, automaticamente o vale daquele dia será estornado e o sistema irá registrar uma Ocorrência informando tal procedimento. Caso o tipo de venda ativo no sistema for Ilimitado, a opção ESTORNAR fica na lista dos lotes, junto a VISUALIZAR. Neste caso, ao acessar este recurso, uma janela será exibida com os dados do usuário, o número do lote, além dos campos Quantidade a Estornar, Valor a Devolver e Motivo do Estorno, sendo que Valor a Devolver será gerado automaticamente ao preencher a quantidade. Motivo do Estorno também é um campo obrigatório. Uma vez preenchido os dados e clicado em Salvar, o sistema irá estornar aquela quantidade de vales informada, além de registrar uma Ocorrência para tal fato. As opções de estornar estão restritas a usuários com perfis Administrador, Controle de Alunos (para estorno de créditos que não sejam pagos) e Finanças.

6 Figura 8: Visualizando os dados do Lote de Vales e suas respectivas Refeições creditadas CATRACA Recurso específico para restaurantes que possuem uma catraca eletrônica. O sistema exibe as informações da catraca, como seu respectivo IP, a porta e o seu Status. O usuário poderá ativar a catraca manualmente em ATIVAR CATRACA. Um detalhe a ser informado é que o sistema executa o procedimento de ativar a catraca automaticamente em horários específicos. Para almoço, o sistema realiza o procedimento às 11h. Para jantar, o procedimento é às 17h. No caso do almoço, o sistema, primeiramente, verifica o status padrão da catraca na configuração ativa do sistema. Caso esteja Desligada, o sistema já emite uma mensagem em seu log de registros que a catraca está desligada, não ativando a mesma. No caso estar com status Ligada, ele verifica se a catraca já está ativada, para então realizar uma conexão entre o sistema e a catraca. No caso do jantar, o sistema verifica se o RU realiza refeições neste período. Caso não ofereça jantar, o sistema não realiza o procedimento de ativação da catraca. Caso contrário, este realiza os mesmos procedimentos de ativação, descritos acima. Uma vez a catraca ativada, as pessoas que forem realizar suas refeições deverão digitar a sua senha de refeição, a qual foi enviada via quando estes foram registrados no sistema. Uma vez digitada a senha de refeição, o sistema irá verificar se a pessoa possui créditos disponíveis e emitirá, no display da catraca, uma mensagem informando se o mesmo terá a autorização concedida para realizar sua refeição, ou uma mensagem informando que este não poderá passar pela catraca eletrônica, informando o motivo do impedimento.

7 Figura 9: Tela de Status de Catraca Eletrônica AUTORIZAÇÃO DE REFEIÇÕES Este recurso é para autorização de refeições para os restaurantes que não possuírem uma catraca eletrônica. Para realizar a autorização, o usuário deverá digitar sua senha de refeição, a qual foi informada em seu durante seu registro no sistema. O sistema irá verificar se este usuário tem disponibilidade de créditos e informará se poderá prosseguir a autorização. Caso o usuário possua saldo e não tenha nenhuma pendência que impeça de realizar refeição (como estar com uma bolsa vencida, no caso de aluno, ou não possuir vales para aquele dia em específico, no caso da configuração ativa do sistema estiver com Tipo de Venda com status Limitada, entre outros), o sistema libera a opção Autorizar para que o registro de refeição seja realizado com sucesso. Figura 10: Autorização de Refeições

8 AUTORIZAÇÃO MANUAL DE REFEIÇÕES Figura 11: Autorização Manual de Refeições Este recurso é responsável por autorização de refeições realizadas de modo manual, ou seja, em casos que não foi possível registrar a refeição em Autorização de Refeições, Autorização de Marmitas ou via catraca eletrônica. O sistema exibe duas opções de autorização: Refeição ou Marmita. Para refeição, o usuário deverá informar o Horário inicial o qual ele deseja que as autorizações sejam registradas, informar o Motivo do registro manual, e selecionar as pessoas as quais terão registradas suas refeições. O usuário deverá informar o tipo de usuário para que o sistema possa exibir uma lista do respectivo tipo de usuário, que tenha lotes com status Aberto. O usuário poderá pesquisar a pessoa por RA, caso o tipo de usuário seja ALUNO, por Matrícula, no caso de FUNCIONÁRIO, e CPF, caso o tipo seja PESSOA. Juntamente com a lista exibida, cada item possui um botão SELECIONAR, para que o usuário possa incluir os devidos usuários que terão registradas suas refeições manualmente. Uma vez selecionados, o sistema exibe uma lista com todos os usuários adicionados, e, por fim, o usuário deverá clicar em Autorizar, para que o sistema realize o registro das refeições destes, desde que não possuam pendências que impeçam o registro. Para marmitas, o usuário deverá informar o Horário inicial, o número de marmitas que deve ser registrado para cada usuário, além de selecionar estes usuários na lista (de modo análogo a Refeição). Ao clicar em Autorizar, o sistema registrará as marmitas para os usuários selecionados. OBS: O usuário não poderá informar, em horário inicial, uma hora que seja maior que o horário de finalização do almoço/jantar.

9 AUTORIZAÇÃO DE MARMITAS Figura 12: Autorização de Marmitas Este recurso é responsável pela autorização de marmitas. Para realizar a autorização, o usuário deverá digitar sua senha de refeição, a qual foi informada em seu durante seu registro no sistema. O sistema irá verificar se este usuário tem disponibilidade de créditos e informará se poderá prosseguir a autorização. Caso o usuário possua saldo e não tenha nenhuma pendência que impeça de realizar refeição (como estar com uma bolsa vencida, no caso de aluno, entre outros), o sistema informa os dados do lote a ser descontado, incluindo o saldo restante. O usuário, então, deverá digitar o número de marmitas que deseja, e o sistema irá liberar a opção Autorizar para que o registro seja realizado com sucesso. Caso a configuração ativa do sistema estiver com o Tipo de Venda com status Limitada, o sistema irá verificar se o usuário possui saldo suficiente para aquele dia em específico, para então registrar as marmitas. CARDÁPIO Este recurso oferece a opção de registrar cardápios do restaurante universitário. Para registrar um novo cardápio, o usuário deve clicar em CADASTRAR CARDÁPIO, onde o mesmo terá as opções de colocar o dia em que será servido este cardápio, qual o tipo de refeição (Almoço ou Jantar), entre outros dados como se haverá arroz e feição, prato principal e outros. Para visualização de um cardápio específico, edição e exclusão, o usuário deverá acessar um destes recursos em OPÇÕES.

10 Figura 13: Lista de Cardápios Figura 14: Registrando um novo Cardápio ESTOQUE O item estoque é responsável pelo controle de todo o estoque do Restaurante Universitário. Na tela principal do sistema, há uma lista com todos os itens de Estoque, além de possuir as opções Entradas, Saídas, Visualizar, Editar e Excluir, sendo que estas opções se encontram em OPÇÕES. Para cadastrar um novo Item de Estoque, o usuário deverá clicar em CADASTRAR ITEM DE ESTOQUE. O sistema informa o campo Grupo de Estoque, no qual o usuário deverá selecionar um dos grupos de estoque que estão cadastrados no sistema. Uma vez informado, o usuário deverá preencher os demais campos para registro do novo item de estoque.

11 Figura 15: Controle de Estoque Figura 16: Cadastrando um novo item de Estoque O usuário também tem a opção de Verificar todas as Entradas e Saídas de um Item de Estoque específico. Em Entradas no Estoque, o sistema informa os dados do item de estoque em questão, além da quantidade total de entradas deste item, e o valor total das entradas. Para cadastrar uma nova entrada, o usuário deverá clicar em CADASTRAR ENTRADA, onde deverá preencher as informações referentes à entrada de estoque e, então, registrá-las. O usuário também poderá visualizar, editar e excluir as entradas do item de estoque, através do item OPÇÕES.

12 Figura 17: Entradas no Estoque Figura 18: Cadastrando uma nova entrada de estoque Já em Saídas do Estoque, o sistema exibe todas as saídas registradas para aquele item de estoque, além de informar os dados do item e quantidade total de saídas. Para registrar uma nova saída, o usuário deverá ir em CADASTRAR SAÍDA, preencher os dados, e registrar a saída. Para acesso a visualização, edição e exclusão, basta clicar em OPÇÕES.

13 Figura 19: Saídas do Estoque Figura 20: Registrando uma nova saída de estoque GRUPOS DE ESTOQUE Este recurso é responsável por registrar todos os grupos de estoque do sistema. A tela principal exibe uma lista com todos os grupos registrados, e o usuário poderá registrar um novo grupo em CADASTRAR GRUPO DE ESTOQUE. Ao clicar em OPÇÕES, ele poderá visualizar, editar ou excluir aquele grupo de estoque selecionado.

14 Figura 21: Cadastro de Grupos de Estoque CONTROLE DE NOTAS FISCAIS Figura 22: Cadastro de Notas Fiscais Este item é responsável pelo controle das notas fiscais emitidas para o Restaurante Universitário. Para registrar um novo item de nota, o usuário deverá acessar CADASTRAR ITEM DE NOTA, e preencher os valores daquela nota em específico. Uma vez preenchidos os campos, o sistema registrará este novo item de nota. Na lista com todos os itens de nota registrados, o usuário poderá, em OPÇÕES, acessar todas as notas referentes àquele item, além de visualizar, editar e excluir.

15 Figura 23: Cadastrando um novo item de nota fiscal Uma vez acessada a opção Notas, o sistema exibe os dados daquele item de nota, além da quantidade total das notas registradas naquele item. Para o registro de uma nova, o usuário deverá clicar em CADASTRAR NOTA. O sistema exibe os dados daquele item, e os campos que o usuário deverá preencher. Após salvar aquele novo registro, o sistema verificará a quantidade da nota que acabara de ser registrada, e irá subtrair da quantidade informada no item de nota. Um detalhe a ser observado é que a quantidade registrada em item de nota é a quantidade total que o restaurante poderá retirar do estabelecimento o qual foi firmada a compra, e a quantidade da nota em si é a quantidade que o restaurante retirou naquele dia. O usuário também poderá visualizar, editar e excluir as notas. Figura 24: Lista de Notas Fiscais para um determinado item de nota

16 Figura 25: Cadastrando uma nota fiscal RELATÓRIOS Figura 26: Relatórios Os relatórios do sistema estão subdivididos por perfis de usuário: Controle de Alunos: Pessoas cadastradas, Alunos cadastrados, Alunos com Bolsa, Relação de Ocorrências e Relação de saldos dos créditos dos vales refeições; Controle de Funcionários: Pessoas cadastradas, Funcionários cadastrados, Relação de Ocorrências e Relação de saldos dos créditos dos vales refeições; Finanças: Controle de vendas no período, Controle de vendas anual, Controle de vendas pagas no período, Controle de vendas pagas anual, Vendas por tipo de aquisição, Vendas pagas por tipo de consumidor, Relação de Ocorrências e Relação de saldos dos créditos dos vales refeições;

17 Restaurante: Cardápio Mensal, Consumo de refeições no período, Consumo de refeições anual, Consumo de refeições pagas no período, Consumo de refeições pagas anual, Controle de Notas Fiscais anual, Valores de Notas Fiscais anual, Estoque mensal, Estoque anual, Histórico de Refeições, Refeições por tipo de aquisição, Refeições pagas por tipo de consumidor, Relação de Ocorrências e Relação de saldos dos créditos dos vales refeições. MEUS CRÉDITOS Figura 27: Meus Créditos Este recurso informa ao usuário um resumo de lotes registrados em seu perfil, exibindo o saldo total de vales, além do total de lotes abertos e suas respectivas quantidades (comprada e utilizada), além do total de lotes fechados com suas respectivas quantidades. Este também exibe uma lista com todos os lotes abertos e uma lista com todos os lotes fechados, sendo possível visualizar cada lote. Outra funcionalidade que é disponibilizada por este item é ALTERAR SENHA DE REFEIÇÃO. O usuário poderá alterar a sua senha de refeição, sendo que o número mínimo de caracteres é 6 e o máximo 10. Além disso, esta senha deve conter apenas números. Caso o usuário queira que o sistema gere uma senha automática, este deve clicar em GERAR SENHA. Para visualizar a senha, basta clicar a opção Visualizar Senha. Uma vez preenchida a nova senha, o usuário deverá clicar em Salvar, e o sistema irá verificar se esta nova senha já existe nos registros, uma vez que esta deverá ser única e exclusiva. Caso não exista, o sistema registrará a nova senha, e enviará um para o usuário, informando-o desta nova senha.

18 Figura 28: Alterando Senha de Refeição CARDÁPIO DA SEMANA Figura 29: Cardápio da Semana O recurso Cardápio da Semana exibe uma lista com o cardápio da semana atual, sendo este sujeito a alterações. O usuário também poderá visualizar esta funcionalidade sem necessidade de login no sistema. Para tal, basta acessar o endereço:

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO FINANÇAS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos que

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO ADMINISTRADOR

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO ADMINISTRADOR MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui recursos

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta.

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta. No seu navegador de internet, acesse 1 2 http://www.vs.unimed.coop.br, na página inicial, clique no espaço PORTAL DO CLIENTE. 1º Acesso Empresa : Na tela seguinte, clique em Seu primeiro acesso? 3 A partir

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de:

I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Eventos I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Pesquisar eventos disponíveis para participação de uma empresa; 2. Confirmar presença em um evento; 3. Excluir um convite da

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão:

SPM Spare Parts Management Canal Indireto. Guia do Usuário. Assunto: Versão: SPM Spare Parts Management Canal Indireto Guia do Usuário Assunto: Versão: Utilização do Sistema SPM - Parceiros Canal Indireto 1.1 26/05/2014 Índice 1 Acesso... 3 2 Cadastro de Usuários... 4 2.1 Cadastrar

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Versão 1.0

Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Versão 1.0 Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada Versão 1.0 Sumário 1. Apresentação... 1 2. Acesso ao Sistema... 1 2.1. Requisitos necessários para a utilização do site... 1 2.2. Login... 1 2.3. Primeiro

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Eventos. MT Última Atualização 30/11/2016

Eventos. MT Última Atualização 30/11/2016 Eventos MT-43-2-00029 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Pesquisar eventos disponíveis para participação de uma empresa; 2. Confirmar presença

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Minuta explicativa Sistema de ART-Online CFMV/CRMVs

Minuta explicativa Sistema de ART-Online CFMV/CRMVs Minuta explicativa Sistema de ART-Online CFMV/CRMVs 1) Como acessar o sistema? Profissional/Empresa: Para o profissional ou empresa com registro em qualquer CRMV (Com exceção CRMV MG) deve-se acessar pelo

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1

MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 MANUAL DE INSTRUÇÕES Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 Sistema de Plantões e Faltas GEPAF versão 2.1 1 Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 3 FLUXOGRAMA EXPLICATIVO DAS FALTAS E DOS PLANTÕES... 3

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Sistemas de Informação GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA 1. Acesso ao ambiente 1.1. O gestor deverá acessar o ambiente do SIGRH,

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes Manual Compensação de Adiantamento de Clientes 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Plano de Contas 3.2 Motivos de Movimentação 3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes 3.2.2 Crédito de Clientes 3.2.3

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes.

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. MANUAL DO AGENDADOR SITE CONTROLE DE VISITANTES Julho 2018 INTRODUÇÃO Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. ESTRUTURA DO SISTEMA O Site

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP

Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Bem Vindo ao Sistema ISSMAP Portal de Emissão de Nota Fiscal de Serviço 1º Modulo: Cadastro no Sistema SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSO... 3 1. REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA... 4 1.1 Pessoa Física... 5

Leia mais

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames

Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Manual do Gerência do Cliente Resultados de Exames Sumário 1 Introdução... 2 2 Administrativo... 2 2.1 Inclusão de Usuários... 2 2.2 Manutenção de Usuários... 3 3 Dados Cadastrais... 3 3.1 Dados do Serviço...

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Portal do Servidor NPD UFES

Portal do Servidor NPD UFES Portal do Servidor NPD UFES MAIO/2012 Visão Geral do novo Portal do Servidor O Portal do Servidor possui três divisões principais: (Clique sobre os itens para visualizar) 1 Funções específicas de órgãos

Leia mais

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos

Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Sistema de Controle de Procedimentos Odontológicos Guia de Utilização do Com vistas a agilizar os processos de perícia, autorização e realização de procedimentos do Plano Odontocasse,

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO 1. CADASTRO DE ENTE PÚBLICO Primeiro passo É necessário que o Ente público se cadastre na Secretaria de Órgãos Julgadores (SOJ). Podem solicitar o cadastramento

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO Cadastro de entes públicos para uso do Portal de Intimação Para acessar o Portal de Intimação do STJ, é necessário que o ente público seja cadastrado na

Leia mais

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários:

Descrição A finalidade do curso do módulo Domínio Protocolo é apresentar aos nossos usuários: O Domínio Protocolo foi desenvolvido para registrar e controlar toda a entrada e saída de documentos do escritório. Tem como objetivo evitar contradições entre clientes e escritórios e eliminar dúvidas

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB Pela graça de Deus, livres para cuidar. Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14ª) Secretaria Geral IECLB nº 246.301/16a Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Ação Missionária O presente

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

Cadastro Nacional de Produtos - CNP

Cadastro Nacional de Produtos - CNP A Ling uag em Glob al d os Neg ócios Cadastro Nacional de Produtos - CNP Cadastro de usuário e primeiro acesso Sumário 1. Acesso ao Cadastro Nacional de Produtos (CNP)... 3 2. Primeiro Acesso ao CNP...

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a)

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a) Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17. 28a) Secretaria Geral IECLB nº 254.455a/17 Manual para cadastramento de propostas de projeto

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN. Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - IFPA DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOO - DITIN Guia de Treinamento SIPAC - Módulo Almoxarifado Gestor de Almoxarifado - Principais Funcionalidades Fevereiro 2017 1 SIPAC

Leia mais

Manual para utilização do sistema Supravizio

Manual para utilização do sistema Supravizio Manual para utilização do sistema Supravizio MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SUPRAVIZIO 1 Índice Introdução... 3 Planejamento... 4 Como acessar o sistema... 5 Recuperar a senha... 6 Trocar a senha...

Leia mais

Manual de Versão Sistema Condomínio21

Manual de Versão Sistema Condomínio21 Manual de Versão Sistema Condomínio21 Belo Horizonte, 2014. Group Software. Todos os direitos reservados. 1. Campo observação no cadastro de unidade A nova versão do Condomínio21 disponibiliza recurso

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material

Guia de Treinamento. SIPAC Módulo Almoxarifado. Requisitante de Material Guia de Treinamento SIPAC Módulo Almoxarifado Requisitante de Material Fevereiro 2014 SIPAC - Almoxarifado - Requisitante de Material O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC)

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Telemedicina InCor Sistema de Agendamento Eletrônico ÍNDICE

Telemedicina InCor Sistema de Agendamento Eletrônico ÍNDICE 1 Telemedicina InCor Sistema de Agendamento Eletrônico ÍNDICE Conhecendo o sistema 03 Cadastrando uma nova solicitação de reserva 07 Adicionando equipamentos à sua solicitação 10 Adicionando serviços à

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO GERINF - Gerência de Informática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO Maio, 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Apresentação do Sistema... 2-4 2.1 Botões de ação...

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/13 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO

REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DE SÃO PAULO REGISTRO DE PREÇOS COMPARTILHADO MANUAL DO USUÁRIO Sumário INFORMAÇÕES SOBRE O SISTEMA... 3 OBJETIVO DO MANUAL DO USUÁRIO... 3 1. ACESSANDO O SISTEMA... 4 2.

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 3.0 (31/01/2018) Documento revisado

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO CHEFIA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO CHEFIA 1. APRESENTAÇÃO Este manual contempla as informações que irão auxiliar a Chefia da Unidade na utilização da ferramenta disponibilizada para a realização de alterações e ajustes no registro eletrônico de

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS

FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS FATURAMENTO FATURAMENTO MANUAL RECURSO DE GLOSA ODONTOLOGIA TISS COMO ACESSAR O SISTEMA 1. Acesse o site da Fundação Copel (www.fcopel.org.br). 2. No Portal do Prestador, clique em SAÚDE CONNECT 3.02.

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa Manual de Utilização CRQ Empresa de Pesquisa 1 SUMÁRIO 1 Conceitos Gerais... 3 2 Tela Inicial... 4 3 Tela Principal... 7 4 Seção: Projeto... 9 4.1 Projeto...10 4.2 Cadastro Projeto...14 4.3 Cadastro Grupo...15

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

Manual de Instruções MEDTISS

Manual de Instruções MEDTISS Manual de Instruções MEDTISS 1. Preenchimento de autorizações O primeiro passo é efetuar o login no sistema através do link forte.medplan.com.br/medtiss. sendo CPF/CNPJ o valor a ser inserido nos campos

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Esta seção é uma breve explicação do motivo pelo qual esse módulo ou tela foi desenvolvido.

Esta seção é uma breve explicação do motivo pelo qual esse módulo ou tela foi desenvolvido. ÍNDICE ÍNDICE... 2 TAREFAS SIMILARES... 4 Entrar no sistema... 4 Sair do sistema... 5 Navegação... 5 Pesquisar um registro... 6 Telas Complementares... 6 Cadastrar um novo registro... 7 Editar um registro

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação.

MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. MANUAL TERMINAL DE CIRCULAÇÃO (BILIOTECA) Este tutorial irá servir como base para o uso do Terminal de Circulação. 1. Para acesso ao terminal basta acessar as guias Biblioteca > Circulação > Terminal de

Leia mais

Manual do Espaço do Cliente

Manual do Espaço do Cliente Funcionalidade Login Recuperação Alteração de Senha Login Recuperação Alteração de Senha Tela de login Espaço do Cliente 1º. Informar o e-mail válido que foi previamente cadastrado no cadastro de usuários

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 Sumário APRESENTAÇÃO DO SISTEMA...3 NÍVEIS DE ACESSO SEGURANÇA...3 ACESSO AO SISTEMA...4 TELA INICIAL...5 USUÁRIOS - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO SISTEMA...6 DADOS PESSOAIS - ALTERAÇÃO DO PRÓPRIO CADASTRO...9

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

Após realizar o login na página principal do portal Unitins ( o usuário será redirecionado ao site Secretaria Virtual.

Após realizar o login na página principal do portal Unitins (  o usuário será redirecionado ao site Secretaria Virtual. Tutorial Portal Ead - Unitins Acessando a área restrita do assistente de sala. Após realizar o login na página principal do portal Unitins (www.unitins.br), o usuário será redirecionado ao site Secretaria

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Liquidação Título Pagar com Títulos de Adiantamento

Liquidação Título Pagar com Títulos de Adiantamento Liquidação Título Pagar com Títulos de Adiantamento Desenvolvido processo de Liquidação de Títulos a Pagar com Título de Adiantamento. Neste novo processo será possível baixar um título ou vários títulos

Leia mais

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA

LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Apucarana 2014 LEANDRO REIS BENTO SIS VENDA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Apucarana FAP,

Leia mais

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/17 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais