III POP-UP JORNADAS DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO 13 DE NOVEMBRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III POP-UP JORNADAS DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO 13 DE NOVEMBRO"

Transcrição

1 III POP-UP JORNADAS DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO 13 DE NOVEMBRO APRESENTAÇÃO DE EMPRESAS HORA EMPRESA 09H00 10H00 Embaixada do Chile em Portugal 10H00 10H45 Gabinete de Empreendedorismo da NOVA 10H45 11H30 MNE: Programa de Estágios Curriculares 11H30 12H15 MNE: Carreira Diplomática 12H15 13H00 Neoépica 13H00 14H00 Quercus 14H00 14H45 Númena 14H45 15H30 WACT 15H30 16H15 Associação PAR Respostas Sociais 16H15 17H00 Grupo Cofina Media 17H00 18H00 BNP Paribas 18H00 18H30 Acredita Portugal (*) (A confirmar) FEIRA DE OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS NOME Gabinete de Empreendedorismo da NOVA CIEJD Centro de Informação Europeia Jacques Delors ACEGIS Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social Adecco WACT We Are Changing Together Tetraepik Acredita Portugal

2 INSTITUIÇÃO: Embaixada do Chile em Portugal REPRESENTANTE: Dr.ª Mariana Dias (Assessora Comercial) QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 09h00 às 10h00. ProChile é a instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile encarregada de promover as exportações de produtos e serviços do país, para além de contribuir para a difusão do investimento estrangeiro e promoção do turismo. Têm uma rede de mais de 50 escritórios comerciais em todo o mundo e 15 escritórios regionais no Chile, com o conhecimento e informação necessários para poder potenciar o sector exportador nacional. Apoiam a internacionalização dos produtos e serviços chilenos através de uma ampla gama de ferramentas, entre as quais se destacam os sistemas de informação de alta qualidade, a participação nas feiras internacionais mais importantes do mundo e programas concebidos para que as empresas possam desenvolver ao máximo as suas capacidade exportadoras. Assim, a ProChile apresenta-se como um sócio estratégico que contribui com a sua experiência em gestão e promoção de negócios internacionais em cada etapa do processo exportador. A Embaixada do Chile em Portugal tem como função representar o Estado de Chile junto da República Portuguesa e aprofundar a relação bilateral entre ambos os Estados. A Embaixada actua ainda como representante da ProChile em Portugal, realizando neste Estado todas as suas atribuições. Entre as tarefas que desenvolve, incluem-se: Dar seguimento às questões de empresas portuguesas sobre produtos chilenos; Manter actualizados os dados do comércio bilateral; Promover e incentivar o consumo de produtos chilenos no mercado português.

3 INSTITUIÇÃO: Gabinete de Empreendedorismo da NOVA REPRESENTANTE: Joana Mendonça Coordenadora do Gabinete de Empreendedorismo da Universidade Nova de Lisboa QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 10h00 às 10h45. NOVA Empreendedorismo O Gabinete de Empreendedorismo da Universidade Nova de Lisboa (NOVA Empreendedorismo) tem como objetivo principal a criação e desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor dentro da Universidade, através do envolvimento de várias entidades. Neste sentido, foi criada dentro da Universidade uma nova estrutura, denominada por Conselho de Empreendedorismo, na qual têm participação todas as unidades orgânicas que compõem a Universidade Nova de Lisboa e que tem intervenção em todas as decisões relacionadas com as atividades de empreendedorismo a desenvolver, assegurando o envolvimento do universo que compõe a Universidade e a existência de um verdadeiro trabalho multidisciplinar.

4 INSTITUIÇÃO: Ministério dos Negócios Estrangeiros Programa de Estágios Curriculares REPRESENTANTE: Dr. Jorge Azevedo Correia QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 10h45 às 11h30. A apresentação do Instituto Diplomático sobre o Programa de Estágios Curriculares no MNE será levada a cabo pelo Dr. Jorge Azevedo Correia, Técnico Superior do Instituto. Esta incidirá sobre os objectivos, condições de elegibilidade e procedimentos regulamentares do Programa de Estágios, assim como sobre a utilidade académica e profissional dos mesmos. Haverá também uma breve explicação sobre a submissão de candidaturas por parte de candidatos individuais e sobre as melhores práticas face ao processo de formalização dos estágios. INSTITUIÇÃO: Ministério dos Negócios Estrangeiros Carreira Diplomática REPRESENTANTE: Dr.ª Graça Gonçalves Pereira QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 11h30 às 12h45.

5 INSTITUIÇÃO: Neoépica REPRESENTANTE: Dr. Paulo Rebelo QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 12h45 às 13h00. A Neoépica é a materialização do sonho de um grupo de alunos do curso de História variante A Neoépica Arqueologia é da a materialização FCHS-UNL. Alunos do que sonho entre de 1998 um e grupo 2002, estreitam de alunos laços do de curso amizade História que se variante Arqueologia prolongam da com FCHS-UNL. o convite do Alunos Gabinete que, de entre Arqueologia 1998 e da 2002, Câmara estreitam Municipal laços de Cascais de amizade para a que se prolongam realização com de diversas o convite intervenções do Gabinete arqueológicas de Arqueologia no município da Câmara ao longo Municipal de 2003, 2004 de e Cascais para a realização 2005, entre de diversas quais destacamos intervenções os trabalhos arqueológicas arqueológicos no município na Fortaleza ao longo de Nossa de 2003, Senhora 2004 da e 2005, entre Luz as e na quais Cidadela destacamos Cascais os desenvolvidos trabalhos arqueológicos nesse período. na Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e na Cidadela de Cascais desenvolvidos nesse período. Estes trabalhos permitiram desenvolver uma relação em ambiente de trabalho, alicerçando metodologias e modos de trabalho em equipa e quando finda o projecto de Cascais, em meados de 2005, opta-se por dar continuidade à relação com a Neoépica. Orgulhosa da dedicação e respeito que nutre pelos seus clientes e colaboradores, que é a sua forma de proteger, divulgar e desenvolver o património histórico e arqueológico que é pertença de cada um de nós, nos últimos anos, e apesar do contexto de grave crise, a Neoépica tem evoluído e estendido a sua acção a todo o país. Olha para o futuro com força e ânimo, assente num trabalho onde a qualidade é o ponto central dos seus projectos. A Neoépica desenvolve a sua actividade no âmbito da arqueologia e do património em geral, com trabalhos de escavação arqueológica das mais diferentes épocas e contextos; acompanhamento arqueológico em variados ambientes; conservação e restauro de materiais e estruturas; pareceres técnicos no âmbito do património; tratamento, marcação e inventariação de espólio arqueológico; registo fotográfico e gráfico de património edificado; estudos de impacto ambientais (EIA) na vertente patrimonial; realização de cartas arqueológicas e outros levantamentos de índole patrimonial; investigação e publicações no âmbito da história e arqueologia, entre outros.

6 INSTITUIÇÃO: Quercus REPRESENTANTE: Dr. Nuno Sequeira QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 13h00 às 14h00. A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado. A Associação designa-se Quercus por ser essa a designação comum em latim atribuída aos Carvalhos, às Azinheiras e aos Sobreiros, árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas. Ao longo dos anos, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projetos permanentes. Este estatuto foi progressivamente conquistado através de uma conduta atenta ao real, sem perder o ponto de referência fundamental dos princípios, nem se afastar das necessidades de complementar a denúncia crítica com o esforço para a construção de consensos na sociedade portuguesa, sem os quais nenhum efetivo modelo de desenvolvimento sustentável será possível no nosso país. Para mais informações sobre os projectos que a Quercus tem:

7 INSTITUIÇÃO: Númena REPRESENTANTE: Dr. Tiago Santos QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 14h00 às 14h45. A Númena é um centro de investigação em ciências sociais e humanas constituído sob a forma de associação científica sem fins lucrativos. Foi fundada a 5 de Janeiro de 2001 por um grupo de investigadores que colaboravam já informalmente. O nome com o qual baptizámos a associação, Númena s. f., é uma expressão de fantasia resultante da confluência de duas raízes. O étimo latino reporta à inspiração necessária para nos aproximarmos das realidades absolutas a que se refere o étimo grego -, pl. De - que subjazem aos fenómenos. Dado que é, por definição, impossível conhecer as coisas em si através da experiência ou do entendimento, persegui-las é embarcar numa viagem sem termo, um pouco como a aproximação ao limite de uma sucessão matemática infinita e convergente. A Númena, como a ciência, mormente a ciência social, acontece no diálogo entre inspiração e labor; razão pela qual permanecerá sempre uma obra aberta. Para conhecer mais projectos da Númena, pode visitar:

8 INSTITUIÇÃO: WACT We Are Changing Together REPRESENTANTE: Dr.ª Mariana Teixeira QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 14h45 às 15h30. A WACT, instituição apolítica, laica, e sem fins lucrativos, forma Changemakers. Um Changemaker WACT muda-se a si próprio e aprende a mudar os outros. É prowactivo: melhor e mais cidadão. Enquadrada na área da Educação para o Desenvolvimento, a formação WACT SPIRIT capacita futuros Changemakers, dotando-os de competências técnicas nas áreas do empreendedorismo e da intervenção social. Sustentada num método teórico-prático a formação tem a duração de 5 meses em Portugal e 6 semanas em São Tomé e Príncipe. Este método learning-by-doing permite aos formandos adquirirem experiência na sua área de formação ou interesse e ao mesmo tempo colocar as suas competências pessoais e académicas ao serviço do desenvolvimento! A WACT apoia ainda a implementação de novos projectos sociais criados pelos seus Changemakers. Os projectos de educação ABC e O Nosso Spot, no Bairro Padre Cruz, são as primeiras experiências de projectos Powered by WACT.

9 INSTITUIÇÃO: Associação PAR Respostas Sociais REPRESENTANTE: Dr.ª Andrea Vertessen QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 15h30 às 16h15. A Associação PAR Respostas Sociais é uma organização sem fins lucrativos com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Foi fundada em 2007 na sequência do crescimento da Associação Juvenil Jovem a Jovem, criada em Ao longo dos anos, a Associação PAR tem desenvolvido vários projectos nas áreas da educação e formação, intervenção comunitária e promoção da saúde. Em cada um, procura o máximo envolvimento com as comunidades, respondendo assim de forma eficaz e ajustada às necessidades de cada pessoa. Através de métodos participativos e da educação não formal, a Associação PAR tem contribuído para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva. Nesse sentido, visa, em cada atividade, sensibilizar as pessoas para questões como os direitos humanos, o respeito pela diversidade cultural ou a promoção da inclusão social, tornando-as, também elas, agentes de mudança da realidade em que estão inseridas. A inovação social é outra área em que a Associação PAR tem vindo a apostar. O principal objectivo é dar competências às organizações sociais e aos jovens que lhes permitam responder de uma forma empreendedora e sustentada aos desafios que têm pela frente. Em todas as atividades desenvolvidas, estão presentes os valores da igualdade, equidade e o respeito por cada indivíduo. São eles que têm orientado o trabalho da PAR desde o seu nascimento até aos dias de hoje.

10 INSTITUIÇÃO: Grupo Cofina Media REPRESENTANTE: Dr.ª Angela Anselmo QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 16h15 às 17h00. Somos um dos maiores Grupos Editoriais em Portugal, contando com um conjunto de publicações nas mais diversas áreas de interesse. Actuamos com rigor e competência e, por isso mesmo, conquistámos um público fiel e exigente, que todos os meses conta connosco. A aposta continua em mercados cada vez mais competitivos, aliada à vontade de satisfazer os nossos clientes, conduz-nos à procura de profissionais qualificados, com elevado sentido de responsabilidade, rigor e motivação para o alcance de objectivos cada vez mais exigentes. Atrair e reter os melhores talentos é um dos nossos objectivos!

11 INSTITUIÇÃO: BNP Paribas REPRESENTANTE: Dr.ª Dina Barros QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira), das 17h00 às 18h00. O BNP Paribas é o primeiro grupo bancário francês e um dos principais bancos europeus possuindo uma forte presença internacional. Presente em mais de 85 países, é um banco de referência em todas as áreas onde opera. O BNP Paribas Securities Services (banco detido a 100% pelo BNP Paribas) tem como objecto a prestação de serviços nas áreas de liquidação e custódia de títulos. Em Janeiro de 2008, constituiu em Portugal uma Sucursal tendo, desde então, recrutado mais de 600 colaboradores.

12 INSTITUIÇÃO: CIEJD Centro de Informação Europeia Jacques Delors REPRESENTANTE: Dr.ª Zélia Dias QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira) O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) é um serviço público criado para transmitir aos cidadãos informação sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Integrando a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o propósito do CIEJD consiste em proporcionar aos cidadãos um conhecimento fundamentado sobre os valores, políticas, instituições e programas da UE, de modo a permitir uma cidadania europeia mais ativa e participativa e também um melhor aproveitamento das múltiplas oportunidades geradas pela UE. O CIEJD é, também, o Organismo Intermediário no contexto da Parceria de Gestão assinada entre o Governo Português e a Comissão Europeia, assegurando a gestão e a monitorização de atividades de informação sobre a UE desenvolvidas por terceiros. O Centro de Informação Europeia Jacques Delors tem todo o gosto e interesse em participar em mais um POP UP da FCSH, estando presente para esclarecimento de dúvidas dos estudantes sobre oportunidades de carreira em Instituições europeias e organizações internacionais. Para mais informações, consulte:

13 INSTITUIÇÃO: ACEGIS Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social REPRESENTANTE: Dr.ª Susana Pereira QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira de manhã) ACEGIS é uma organização sem fins-lucrativos que visa promover a cidadania, a igualdade, o empreendedorismo e a inovação nas organizações do terceiro sector, na construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva, de forma alcançar o desenvolvimento social e económico. A ACEGIS tem vindo a focar a sua intervenção numa abordagem sistémica de investigação-formação-ação, numa lógica de cooperação estratégica institucional, entre organizações do sector público, privado e cooperativo. A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social, razão pela qual orienta a sua intervenção pela mudança de paradigma e modelos de intervenção que fomentem a prosperidade económica e social, numa lógica de intervenção global e articulada com as pessoas, empresas, e entidades públicas e organizações do terceiro Sector. Ajudar a construir valor para a sociedade e para as organizações sociais, mediante o desenvolvimento organizacional de excelência, visando a melhoria da competitividade e da produtividade, como meio para se alcançar o desenvolvimento social, económico e humano. Acima de tudo, intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma do sector social. Gabinetes: Gabinete de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo GAE Gabinete de Avaliação e Consultoria GAC Gabinete Investigação e Desenvolvimento I&D Gabinete para a Inovação e Desenvolvimento do Terceiro Setor GID Gabinete de Intervenção Familiar

14 INSTITUIÇÃO: Adecco REPRESENTANTE: Dr.ªs Cátia Sousa, Sónia Gonçalves e Sara Lopes QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira) Líder Mundial em Recursos Humanos, a Adecco está presente em 60 países através de uma rede de delegações, que proporcionam diariamente emprego a pessoas e presta serviço a mais de empresas. Faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotada nas bolsas de Zurique e Paris. A Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes. Em Portugal está presente desde 1989, sendo uma das principais empresas em serviços de Recursos Humanos e uma das 5 primeiras empresas na criação de emprego. A Adecco contribui para melhorar a carreira profissional das pessoas, intervindo no seu recrutamento, selecção, formação e integração no mercado de trabalho. Contribui também para melhorar a gestão dos Recursos Humanos dos seus clientes, através da sua flexibilidade e competitividade.

15 INSTITUIÇÃO: WACT We Are Changing Together REPRESENTANTE: Dr.ª Mariana Teixeira QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira) A WACT, instituição apolítica, laica, e sem fins lucrativos, forma Changemakers. Um Changemaker WACT muda-se a si próprio e aprende a mudar os outros. É prowactivo: melhor e mais cidadão. Enquadrada na área da Educação para o Desenvolvimento, a formação WACT SPIRIT capacita futuros Changemakers, dotando-os de competências técnicas nas áreas do empreendedorismo e da intervenção social. Sustentada num método teórico-prático a formação tem a duração de 5 meses em Portugal e 6 semanas em São Tomé e Príncipe. Este método learning-by-doing permite aos formandos adquirirem experiência na sua área de formação ou interesse e ao mesmo tempo colocar as suas competências pessoais e académicas ao serviço do desenvolvimento! A WACT apoia ainda a implementação de novos projectos sociais criados pelos seus Changemakers. Os projectos de educação ABC e O Nosso Spot, no Bairro Padre Cruz, são as primeiras experiências de projectos Powered by WACT.

16 INSTITUIÇÃO: Tetraepik REPRESENTANTE: Dr.ª Sylvie Pereira e Dr.ª Sandra Simões QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira) O nosso lema é TETRAEPIK Makes perfect sense, que é como quem diz: A TETRAEPIK faz todo o sentido. E na realidade faz, porque temos 15 anos de experiência a tentar dar sentido a textos em Português e em muitas outras línguas, que são utilizados em inúmeras áreas. O nosso principal cliente, desde o primeiro dia, é a softwarehouse multinacional SAP, com sede na Alemanha, que é apenas a maior produtora de software empresarial em todo o mundo. Temos sido o principal responsável por praticamente todos os projectos linguísticos da SAP para Português e Brasileiro nos últimos 15 anos e já fomos certificados duas vezes pela SAP, sendo actualmente um parceiro SAP PartnerEdge. Fomos também galardoados em 2007 com o prémio de SAP Translation Partner of the Year, atribuído à melhor das mais de 120 agências parceiras da SAP. Também somos actualmente um dos fundadores do consórcio ASAP Globalizers que junta um total de 12 parceiros linguísticos da SAP, com 24 escritórios espalhados por 17 países. Além da nossa ligação à SAP, a TETRAEPIK ao longo dos seus 15 anos de existência foi também responsável por muitos outros projectos, com o Estado e grandes empresas nacionais e internacionais, entre os quais gostaria de destacar os serviços prestados à nossa candidatura ao Campeonato Europeu de Futebol 2004, a tradução e produção de mais de uma centena de livros e, mais recentemente, o acompanhamento da viagem do Presidente da República, sua Excelência Professor Cavaco Silva, à Colômbia e ao Peru, onde fomos nós responsáveis por todo o acompanhamento linguístico. Actuamos em todas as áreas dos serviços linguísticos, como sejam a tradução tradicional de documentos e livros, a legendagem, a interpretação em tribunais e eventos, a localização de documentos e software, a revisão e a formação linguística. Oferecemos também uma solução integral indispensável para a globalização, ou seja, a internacionalização das nossas empresas e a entrada de empresas estrangeiras em Portugal. Chamamos a esse serviço a nossa Interface linguística, que é uma solução à medida de cada empresa que envolve o acompanhamento integral e transparente das suas actividades que envolvam tarefas linguísticas, como, por exemplo, tradução e revisão de qualquer tipo de documentação, tratamento e edição de textos, interpretação de conferências telefónicas ou na Web e deslocações ao estrangeiro para interpretação de reuniões de negócios. Já sabem, a TETRAEPIK faz todo o sentido!!

17 INSTITUIÇÃO: Acredita Portugal REPRESENTANTE: Dr. João Cunha QUANDO: 13 de Novembro (4ªfeira) A Associação Acredita Portugal é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão "fomentar uma cultura da possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses". Em termos práticos, a sua função consiste em divulgar e disponibilizar os meios para que todos os portugueses possam formular, estruturar e implementar os seus projetos. Para isso, desenvolve concursos de empreendedorismo nacionais, de inscrição gratuita, que têm associados um software pedagógico online (DreamFactory), que ajuda potenciais empreendedores a estruturar o seu plano de negócio de uma forma acompanhada, interativa e com resultados visíveis: o produto final da ferramenta resulta num documento que pode ser apresentado a financiadores. A nossa visão? Permitir que qualquer português tenha uma verdadeira oportunidade para perseguir o seu sonho empreendedor. A nossa missão? Fomentar uma cultura da possibilidade para libertar o potencial empreendedor dos portugueses. Em suma, capacitamos pessoas para gerar novas ideias, estruturar ideias em projectos, testar conceitos e elaborar planos de negócio! Ou seja, capacitamos empreendedores.

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO O Capítulo 36 da Agenda 21 decorrente da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, declara que a educação possui um papel fundamental na promoção do desenvolvimento

Leia mais

O que somos hoje. Empreendedorismo

O que somos hoje. Empreendedorismo O que somos hoje Ensino Investigação Empreendedorismo O que podemos ser Ensino Investigação Inovação O que podemos fazer Linhas de brinquedos historicamente informados Roteiros de turismo sénior Aplicações

Leia mais

EMISSOR: Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego

EMISSOR: Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego DATA: Segunda-feira, 31 de dezembro de 2012 NÚMERO: 252 SÉRIE I EMISSOR: Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Economia e do Emprego DIPLOMA: Portaria n.º 427/2012 SUMÁRIO: Regulamenta a

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13

ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 ÍNDICE APRESENTAÇÃO 02 HISTÓRIA 02 OBJECTIVOS 02 CURSOS 04 CONSULTORIA 06 I&D 07 DOCENTES 08 FUNDEC & IST 09 ASSOCIADOS 10 PARCERIAS 12 NÚMEROS 13 QUEM SOMOS FUNDEC APRESENTAÇÃO HISTÓRIA OBJECTIVOS A

Leia mais

DESAFIO PORTUGAL 2020

DESAFIO PORTUGAL 2020 DESAFIO PORTUGAL 2020 Estratégia Europa 2020: oportunidades para os sectores da economia portuguesa Olinda Sequeira 1. Estratégia Europa 2020 2. Portugal 2020 3. Oportunidades e desafios para a economia

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

CRIA O TEU PROJETO SOCIAL

CRIA O TEU PROJETO SOCIAL A MUDANÇA ÉS! SPIRIT 16 UMA FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL CRIA O TEU PROJETO SOCIAL COM IMPLEMENTAÇÃO EM SÃO TOMÉ www.wact.pt WACT - WE ARE CHANGING TOGHETER QUEM É A WACT E EM QUE ACREDITA? A WACT

Leia mais

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades:

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: Enquadramento Desafios: aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: eficiência dos sistemas agrícolas e florestais gestão sustentável

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PARA A ECONOMIA CÍVICA PORTUGAL

ASSOCIAÇÃO PARA A ECONOMIA CÍVICA PORTUGAL ASSOCIAÇÃO PARA A ECONOMIA CÍVICA PORTUGAL MISSÃO A Associação para a Economia Cívica Portugal é uma Associação privada, sem fins lucrativos cuja missão é: Promover um novo modelo de desenvolvimento económico

Leia mais

Artigo 1.º. Âmbito e objeto

Artigo 1.º. Âmbito e objeto PROJETO DE REGULAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO PARA A SELEÇÃO DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO E SUA INTEGRAÇÃO NO ROTEIRO NACIONAL DE INFRAESTRUTURAS DE INVESTIGAÇÃO DE INTERESSE ESTRATÉGICO Artigo 1.º

Leia mais

O Futuro da Política Europeia de Coesão. Inovação, Coesão e Competitividade

O Futuro da Política Europeia de Coesão. Inovação, Coesão e Competitividade O Futuro da Política Europeia de Coesão Inovação, Coesão e Competitividade 20 de Abril de 2009 António Bob Santos Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico Desafios

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Dinâmicas de exportação e de internacionalização

Dinâmicas de exportação e de internacionalização Dinâmicas de exportação e de internacionalização das PME Contribuição da DPIF/ Como fazemos? 1. Posicionamento e actuação da DPIF A DPIF tem como Missão: Facilitar o acesso a financiamento pelas PME e

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

Exmo. Presidente do município da Murtosa, Joaquim Santos Baptista; - na sua pessoa uma saudação aos eleitos presentes e a esta hospitaleira terra!

Exmo. Presidente do município da Murtosa, Joaquim Santos Baptista; - na sua pessoa uma saudação aos eleitos presentes e a esta hospitaleira terra! Exmo. Presidente do município da Murtosa, Joaquim Santos Baptista; - na sua pessoa uma saudação aos eleitos presentes e a esta hospitaleira terra! 1 Exmo. Diretor-Geral da Educação, em representação do

Leia mais

Protocolo de Colaboração Rede Embaixadores para a Responsabilidade Social das Empresas dos Açores

Protocolo de Colaboração Rede Embaixadores para a Responsabilidade Social das Empresas dos Açores Protocolo de Colaboração Rede Embaixadores para a Responsabilidade Social das Empresas dos Açores Introdução Considerando que nos Açores, são já muitas as empresas e organizações que assumem convictamente

Leia mais

Planeamento de Actividades e Orçamentos - 2012 -

Planeamento de Actividades e Orçamentos - 2012 - Planeamento de Actividades e Orçamentos - 2012 - WACT We Are Changing Together A WACT é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), apolítica, laica, e sem fins lucrativos, com a missão

Leia mais

Consultoria Estratégica

Consultoria Estratégica Quem somos e o que fazemos A Select Advisor é uma empresa de Consultoria Estratégica Ajudamos à criação de valor, desde a intenção de investimento e angariação de parcerias até ao apoio de candidaturas

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Lagoa As bases do enquadramento jurídico do voluntariado, bem como, os princípios que enquadram o trabalho de voluntário constam na Lei n.º 71/98,

Leia mais

Plano de Actividades do CEA para 2006

Plano de Actividades do CEA para 2006 Plano de Actividades do CEA para 2006 A Direcção do CEA propõe-se preparar as condições para atingir diferentes objectivos e procurar apoios para a sua realização. 1. Objectivos Prioritários 1.1 Redesenhar

Leia mais

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ.

ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. ESCRITÓRIO MODELO DA FACULDADE DO GUARUJÁ. Prof. Marat Guedes Barreiros Agosto/2013 Introdução É notória nos dias de hoje a dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego nas empresas

Leia mais

Plano de Atividades 2015

Plano de Atividades 2015 Plano de Atividades 2015 Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho 1. Missão Gerar, difundir e aplicar conhecimento no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins, assente na liberdade de pensamento,

Leia mais

Plano de Atividades 2015

Plano de Atividades 2015 Plano de Atividades 2015 ÍNDICE Introdução 1. Princípios orientadores do Plano Plurianual. Desempenho e qualidade da Educação. Aprendizagens, equidade e coesão social. Conhecimento, inovação e cultura

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO

PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO PROPOSTA DE REGULAMENTO INTERNO VOLUNTARIOS SOCIAIS DO CONCELHO DE ALBERGARIA-A-VELHA - PROGRAMA ALBERGARIA SOLIDÁRIA NOTA JUSTIFICATIVA No âmbito de uma política social que se vem orientando para potenciar

Leia mais

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira Inclusão Financeira Inclusão Financeira Ao longo da última década, Angola tem dado importantes passos na construção dos pilares que hoje sustentam o caminho do desenvolvimento económico, melhoria das

Leia mais

CRIA O TEU PROJETO SOCIAL

CRIA O TEU PROJETO SOCIAL A MUDANÇA ÉS! SPIRIT 16 UMA FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL CRIA O TEU PROJETO SOCIAL COM IMPLEMENTAÇÃO EM SÃO TOMÉ www.wact.pt WACT - WE ARE CHANGING TOGHETER QUEM É A WACT E EM QUE ACREDITA? A WACT

Leia mais

Capitulo 3. Organização, facturação e rede de contactos da empresa

Capitulo 3. Organização, facturação e rede de contactos da empresa Introdução A empresa que eu vou falar é a Delta Cafés uma empresa especializada na torre e comercialização de café, estando esta implementada no seu ramo à 50 anos e sendo também uma empresa portuguesa

Leia mais

AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS

AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS Acção 1 1 AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA DA U.PORTO Outubro de 2012 Enquadramento do programa na Estratégia Nacional de Formação Financeira Plano Nacional de Formação Financeira

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC)

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SIAC / 2012 SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) PROGRAMA ESTRATÉGICO +E+I PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NO 7.º PROGRAMA-QUADRO DE I&DT (UNIÃO EUROPEIA)

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universitas, Crl A.1.a. Descrição

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Empowering People O Poder das Pessoas

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Empowering People O Poder das Pessoas APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Empowering People O Poder das Pessoas O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos... Paulo Coelho 2 QUEM SOMOS As atuais

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 Lisboa, 26 de Novembro 2009 1. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 3. EXPLORAÇÃO & PRODUÇÃO 4. DOUTORAMENTO EM MEIO EMPRESARIAL 5. OPEN

Leia mais

Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável

Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável 2ª CONFERÊNCIA PASSIVHAUS PORTUGAL 2014 29 de Novembro de 2014 Aveiro - Centro Cultural e de Congressos Victor Ferreira Plataforma Construção Sustentável Entidade Gestora do Cluster Habitat Sustentável

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

Portugal 2020: Investigação e Inovação no domínio da Competitividade e Internacionalização

Portugal 2020: Investigação e Inovação no domínio da Competitividade e Internacionalização Portugal 2020: Investigação e Inovação no domínio da Competitividade e Internacionalização Duarte Rodrigues Vogal da Agência para o Desenvolvimento e Coesão Lisboa, 17 de dezembro de 2014 Tópicos: 1. Portugal

Leia mais

ACQUALIVEEXPO. Painel A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SECTOR PORTUGUÊS DA ÁGUA EVOLUÇÃO DO SECTOR DA ÁGUA NOS BALCÃS: O EXEMPLO DA SÉRVIA

ACQUALIVEEXPO. Painel A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SECTOR PORTUGUÊS DA ÁGUA EVOLUÇÃO DO SECTOR DA ÁGUA NOS BALCÃS: O EXEMPLO DA SÉRVIA ACQUALIVEEXPO Painel A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SECTOR PORTUGUÊS DA ÁGUA EVOLUÇÃO DO SECTOR DA ÁGUA NOS BALCÃS: O EXEMPLO DA SÉRVIA Lisboa, 22 de Março de 2012 1 1. Introdução A diplomacia económica é um

Leia mais

Together We Create Value

Together We Create Value Together We Create Value APRESENTAÇÃO DA MUNDISERVIÇOS LISBOA 2015 A história da MundiServiços carateriza-se por um percurso de inovação e de investimento na excelência dos seus serviços, assim como por

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

A NOVA ENERGIA CRIATIVA

A NOVA ENERGIA CRIATIVA A NOVA ENERGIA CRIATIVA LIGUE-SE A NÓS! APRESENTAÇÃO CNERGIA é uma marca de comunicação global com uma nova energia criativa resultado do encontro de vários profissionais de diversas áreas criativas, que

Leia mais

PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2013-2015

PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2013-2015 PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2013-2015 Abril, 2013 ÍNDICE Estrutura organizacional... 3 Objectivos e Estratégia... 5 Orientações... 5 Objectivos estratégicos triénio 2013-2015... 6 2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Leia mais

Número 7/junho 2013 O PROGRAMA URBACT II

Número 7/junho 2013 O PROGRAMA URBACT II Número 7/junho 2013 O PROGRAMA URBACT II PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL O URBACT permite que as cidades europeias trabalhem em conjunto e desenvolvam

Leia mais

Senhor Presidente. Senhoras e Senhores Deputados. Senhoras e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente. Senhoras e Senhores Deputados. Senhoras e Senhores Membros do Governo Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhoras e Senhores Membros do Governo O actual momento de crise internacional que o mundo atravessa e que, obviamente, afecta a nossa Região, coloca às

Leia mais

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos,

A sustentabilidade da economia requer em grande medida, a criação duma. capacidade própria de produção e fornecimento de bens e equipamentos, REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE -------- MINISTÉRIO DA ENERGIA GABINETE DO MINISTRO INTERVENÇÃO DE S.EXA SALVADOR NAMBURETE, MINISTRO DA ENERGIA, POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE CONTADORES DA ELECTRO-SUL

Leia mais

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 O Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) procura criar e estreitar

Leia mais

XI Mestrado em Gestão do Desporto

XI Mestrado em Gestão do Desporto 2 7 Recursos Humanos XI Mestrado em Gestão do Desporto Gestão das Organizações Desportivas Módulo de Gestão de Recursos Rui Claudino FEVEREIRO, 28 2 8 INDÍCE DOCUMENTO ORIENTADOR Âmbito Objectivos Organização

Leia mais

AVISO. Admissão de Pessoal. (m/f)

AVISO. Admissão de Pessoal. (m/f) AVISO Admissão de Pessoal (m/f) A AJITER Associação Juvenil da Ilha Terceira pretende admitir jovens recém-licenciados à procura do primeiro emprego, para estágio no seu serviço, ao abrigo do Programa

Leia mais

Ser empreendedor em Portugal é ser:

Ser empreendedor em Portugal é ser: Ser empreendedor em Portugal é ser: Um pouco louco; Muito curioso; Muito persistente; Capaz de arriscar de forma sustentada; É ter noção das limitações do mercado nacional e das potencialidades do mercado

Leia mais

P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO

P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO 1 Ações novidade no Plano de 2014 Ambiente Protocolo da Fundação Luso & Quercus Desenvolvimento de ações de valorização do ecossistemas na serra do Buçaco e a plantação

Leia mais

A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs.

A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs. Parcerias com valor A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs. A nossa equipa de consultores é especialista,

Leia mais

Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) Estrutura, competências e objetivos

Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) Estrutura, competências e objetivos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) Estrutura, competências e objetivos Maria João Alves Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional 24 de novembro de 2014 I SIMPÓSIO

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014 MBA Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2013-2014 Sines, Junho de 2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é um curso de pós-graduação desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

empowering people APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Versão 2.0

empowering people APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Versão 2.0 empowering people APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Versão 2.0 O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos... Paulo Coelho Página 2 de 8 QUEM SOMOS As atuais

Leia mais

Percepção de Portugal no mundo

Percepção de Portugal no mundo Percepção de Portugal no mundo Na sequência da questão levantada pelo Senhor Dr. Francisco Mantero na reunião do Grupo de Trabalho na Aicep, no passado dia 25 de Agosto, sobre a percepção da imagem de

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação MBA em Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2012-2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

ECONOMIA SOCIAL PORTUGUESA: PAPEL NO PÓS-TROIKA GERIR UMA FUNDAÇÃO É UM COMPROMISSO PARA O FUTURO

ECONOMIA SOCIAL PORTUGUESA: PAPEL NO PÓS-TROIKA GERIR UMA FUNDAÇÃO É UM COMPROMISSO PARA O FUTURO GERIR UMA FUNDAÇÃO É UM COMPROMISSO PARA O FUTURO Citação de Dr. Emílio Rui Vilar 2 Tempo de mudanças sociais Estamos no início de um século que se adivinha difícil e instável nos seus Problemas Globais

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

Soluções com valor estratégico

Soluções com valor estratégico Soluções com valor estratégico Contexto O ambiente económico e empresarial transformou-se profundamente nas últimas décadas. A adesão de Portugal à U.E., a adopção do euro e o mais recente alargamento

Leia mais

O contributo do Cluster Habitat Sustentável

O contributo do Cluster Habitat Sustentável O contributo do Cluster Habitat Sustentável Victor Ferreira Plataforma para a Construção Sustentável Seminário Construção Sustentável CONCRETA 2011 20/10/2011 Visão e Missão O Cluster Habitat? agregador

Leia mais

LÍDERES DA CPLP ENCONTRO DE JOVENS. Este desafio é nosso! Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA

LÍDERES DA CPLP ENCONTRO DE JOVENS. Este desafio é nosso! Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA ENCONTRO DE JOVENS Iº ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES COMUNIDADE DE PAÍSES DA CPLP NA DIÁSPORA PORTUGUESA Aveiro, 22 a 24 de Junho de UNIVERSIDADE DE AVEIRO Entidades Promotoras Parceiros Apoios O que é o Festival

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO REGULAMENTO INTERNO DAS REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Natureza) As representações são órgãos de execução

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO DO PROCESSO ESPECIAL DE ACREDITAÇÃO/RENOVAÇÃO DA ACREDITAÇÃO DE ENTIDADES CANDIDATAS À AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artigo 1.º Objeto e âmbito

Leia mais

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015)

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015) Guia Informativo 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015) Objectivo do Prémio: O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem como objectivo central o

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

COMPANY PRESENTATION Apresentação da Empresa

COMPANY PRESENTATION Apresentação da Empresa COMPANY PRESENTATION Apresentação da Empresa Os produtos Bior são desenvolvidos e produzidos integralmente em Portugal. O sucesso da nossa empresa no mercado internacional mostra que produzimos produtos

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi

A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi P ARCERIA B RASI A Parceria A parceria entre TozziniFreire e PLMJ foi firmada em 2004 com o intuito comum de expandir a atuação de ambas empresas nos países de língua portuguesa. As organizações identificam-se

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

a)conteúdos do site e redes sociais Do Something (notícias, artigos, dicas de acção, etc.)

a)conteúdos do site e redes sociais Do Something (notícias, artigos, dicas de acção, etc.) GESTOR (A) DE COMUNICAÇÃO E IT DO PROJECTO DO SOMETHING Responsabilidades do Gestor(a) de comunicação e IT do Do Something: -Produzir, supervisionar e gerir diariamente todos os conteúdos do Do Something,

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO O Programa Nacional de Microcrédito, criado pela Resolução do Conselho de Ministros Nº 16/2010, pretende ser uma medida de estímulo à criação de emprego e ao empreendedorismo entre

Leia mais

REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 1. Introdução O Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CAPÍTULO I Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto Artigo 1º (Denominação, natureza e âmbito) 1. O Instituto Superior de Ciências Educativas e o Instituto

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Exm.ªs Senhoras, Exm.ºs Senhores É com prazer que, em meu nome e em

Leia mais

BIS - Banco de Inovação Social

BIS - Banco de Inovação Social BIS - Banco de Inovação Social Natureza do BIS Missão do BIS Instrumentos do BIS Iniciativas e Programas do BIS Os Membros do BIS Orgânica Estratégico Executivo MEMBROS MEMBROS 5 Empresários inovadores

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE

PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento para o qual concorrem os sectores da Educação

Leia mais

Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008

Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008 Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008 Enquadramento no Sistema de Apoio às Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) de Projectos de IC&DT em todos os domínios científicos Projectos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ ActionAid é uma federação internacional trabalhando para erradicar a pobreza e a injustiça. A ActionAid foi

Leia mais

in ter curso COMPRAS INTERNACIONAIS NEEDLES NEEDLES NEEDLES NEEDLES WWW.INTERNACIONAL.COMPANHIAPROPRIA.PT fast delivery good price 001718 342 65 94

in ter curso COMPRAS INTERNACIONAIS NEEDLES NEEDLES NEEDLES NEEDLES WWW.INTERNACIONAL.COMPANHIAPROPRIA.PT fast delivery good price 001718 342 65 94 in ter good price 001718 342 65 94 fast delivery cheap price 005521 176 55 32 good quality inter Introdução / Apresentação do Curso: O essencial para comprar bem no estrangeiro A globalização, as instituições

Leia mais

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação SABE 12-11-2007 2 Apresentação O conceito de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que se

Leia mais

1 - Rádio Ocidente.pt, 29-10-2010, Mais de cem empresas criadas pela DNA Cascais desde 2006. 2 - Diário Económico, 28-10-2010, A não perder

1 - Rádio Ocidente.pt, 29-10-2010, Mais de cem empresas criadas pela DNA Cascais desde 2006. 2 - Diário Económico, 28-10-2010, A não perder Revista de Imprensa 08-11-2010 DNA 1 - Rádio Ocidente.pt, 29-10-2010, Mais de cem empresas criadas pela DNA Cascais desde 2006 2 - Diário Económico, 28-10-2010, A não perder 3 - Diário Económico, 28-10-2010,

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP CONTEXTO Respeitar a diversidade social e a representatividade presente nas comunidades em que as organizações se inserem é um dever ético e simultaneamente um fator

Leia mais