MANUAL DE REDAÇÃO NA WEB. Cuidados e procedimentos para produzir conteúdo textual para o portal FIESC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE REDAÇÃO NA WEB. Cuidados e procedimentos para produzir conteúdo textual para o portal FIESC"

Transcrição

1 MANUAL DE REDAÇÃO NA WEB Cuidados e procedimentos para produzir conteúdo textual para o portal FIESC Setembro de 2014

2 2 Manual de Redação na Web INTRODUÇÃO O portal e os sites da FIESC e suas entidades fazem parte do conjunto de canais oficiais da instituição, merecendo cuidados e regras especiais de produção de conteúdo e sua publicação. Com isso, torna-se necessário padronizar e normatizar seus procedimentos de redação. O presente documento pretende definir os padrões de escrita dos conteúdos digitais publicados em portais e websites assinados pela FIESC, de forma a garantir qualidade na comunicação e melhores resultados em termos de entendimento das mensagens. Espera-se que este Manual contribua para a consolidação de uma cultura de comunicação digital da instituição, com a profissionalização da produção de conteúdo a respeito dos princípios de impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com a consequente melhoria dos serviços prestados à sociedade.

3 3 Manual de Redação na Web 1. O QUE É A REDAÇÃO OFICIAL DA FIESC Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual a FIESC se dirige aos seus diferentes públicos através de seus canais digitais, caracterizando seus conteúdos pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão e uniformidade. É claro que não se deseja incutir aos canais digitais oficiais da FIESC um padrão burocrata de linguagem, abusando dos clichês, com formas arcaicas de construção de frases. A redação oficial da FIESC em seus websites não será árida, já que sua missão é ser atraente e comunicativa. A seguir, algumas características da linguagem preconizada por este Manual. 1.1 A IMPESSOALIDADE O tratamento impessoal que deve ser dado aos textos dos websites decorre da ausência de expressões individuais de quem comunica, uma vez que quem assina todos os textos é a instituição FIESC ou suas entidades. Outro fator importante sobre impessoalidade nos textos resulta da impessoalidade também do público-alvo, que poderá ser um cidadão, uma empresa, uma entidade ou mesmo uma autarquia de Governo. Deve-se tratar o destinatário sempre de forma homogênea. Desta forma, não há espaço na redação oficial dos websites da FIESC para as impressões pessoais de quem escreve. Em outras palavras, a redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. 1.2 A LINGUAGEM Cada ferramenta na Internet exige uma linguagem própria, mas de maneira geral deve-se evitar uma excessiva formalidade. É preciso preservar a fluência do texto, por isso é importante testar o que se escreve, fazendo uma leitura em voz alta. Lendo em voz alta, percebe-se, facilmente, se o texto está truncado ou, pelo contrário, apresenta uma boa fluência. Também é preciso ser coerente nas ideias, mantendo um único foco e não mudando o assunto durante o texto. Um novo assunto sempre pede um novo texto. Para atingir o objetivo de comunicar, deve-se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada. É importante ressaltar que há certa distância entre a língua falada e a escrita. Aquela é extremamente dinâmica, refletindo de forma imediata qualquer alteração de costumes, podendo eventualmente contar com outros elementos que auxiliem a sua compreensão, como os gestos e a entoação, por exemplo. Já a linguagem escrita apresenta maior vocação para a permanência, e vale-se apenas de si mesma para comunicar. Os textos dos websites da FIESC se enquadram nessa categoria, devendo primar pela clareza, concisão e correção, observando as regras da gramática formal, e empregando um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do canal. É importante destacar que a correção da escrita não implica em uma escrita difícil, com contorcionismos sintáticos ou figuras de linguagem, próprios da linguagem literária clássica.

4 4 Manual de Redação na Web 1.3 CONCISÃO E CLAREZA A concisão é mais uma qualidade do que propriamente uma característica do texto oficial da FIESC. Texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É na releitura que muitas vezes se percebe eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias. Escrever é a arte de cortar palavras! Não se pode confundir economizar palavras com economia de pensamento. Reduzir um texto depois de pronto tratase de cortar palavras inúteis, redundâncias ou frases que nada acrescentam ao conteúdo. Por outro lado, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto produzido, levando em conta que texto claro é aquele que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Por tudo isso, recomenda-se, sempre, a releitura de todo texto redigido.

5 5 Manual de Redação na Web 2 O TEXTO NA INTERNET Os textos para a Internet têm características próprias que os diferenciam dos textos impressos. Por isso, deve-se evitar a simples cópia dos textos de outras mídias para os meios digitais. Cada meio tem suas características únicas, que devem ser explorados na escrita. Por serem lidos em telas de computador ou smartphones e tablets, além de incorporarem a interatividade, os textos digitais combinam características jornalísticas e publicitárias, apresentando duas grandes qualidades: Objetividade: devem ir direto ao ponto, fornecendo a informação principal em evidência, logo no início, de maneira clara e sem adjetivos desnecessários. Os textos que apresentam seu tema já no título, ou nas frases iniciais, têm maior índice de leitura. Persuasão: mesmo sendo objetivos, os textos devem levar o usuário a algum tipo de ação, como clicar num link relacionado, acessar a página indicada, fazer um comentário, compartilhar numa rede social etc. O texto deve criar interesse na leitura, levar à ação desejada e tornar clara a informação apresentada. Na Internet, dois elementos textuais são fundamentais para atrair os leitores: títulos e subtítulos. Eles funcionam como iscas, ajudando a antecipar o tema que será tratado. Por isso, criar um título deve ser uma tarefa realizada com calma e dedicação. O título ideal não nasce na primeira tentativa. É preciso escrever e reescrever várias vezes, até encontrar a forma perfeita. 2.1 TEXTO LONGO OU TEXTO CURTO? Cada ferramenta na Internet exige um conteúdo específico às suas características e ao interesse do público. Quanto às dimensões do texto, a regra que realmente vale é a do bom senso. Se for imprescindível fazer um texto mais longo, é recomendado quebrá-lo em diversos parágrafos. Isso ajuda a melhorar o fluxo do texto, além de adicionar um pouco mais de espaço em branco, deixando-o visualmente mais leve e despoluindo o conteúdo. Uma boa dica é, além de quebrar o texto em vários parágrafos, deixar uma linha em branco entre eles. Outra dica para textos mais longos é transformar as informações em tópicos, criando listas. Assim, a mensagem é melhor compreendida pois vem separada em elementos, facilitando a leitura. 2.2 LINKS E FALSOS LINKS Para destacar palavras e expressões, pode-se utilizar negrito (bold) demonstrando claramente que ali está uma informação importante. Para destacar palavras e expressões estrangeiras, usa-se o itálico. Jamais deve-se sublinhar palavras ou expressões que não sejam links para outras páginas. É convenção da linguagem digital que os links são sublinhados, por isso não deve-se sublinhar falsos links.

6 6 Manual de Redação na Web 3 RECOMENDAÇÕES GERAIS DE ESTILO É recomendável construir períodos com no máximo duas ou três linhas de 70 caracteres. Os parágrafos, para facilitar a leitura, deverão ter cinco linhas, em média, e no máximo oito. A cada 20 linhas convém abrir um intertítulo. Deve-se adotar como norma a ordem direta nas frases, por ser a que conduz mais facilmente o leitor à essência do texto. É preciso evitar os detalhes irrelevantes indo diretamente ao que interessa. Na internet, o leitor não tolera rodeios. Escrever um texto simples não implica necessariamente repetição de formas e frases desgastadas, uso exagerado de voz passiva (será iniciado, será realizado), pobreza vocabular etc. Utilizando palavras conhecidas de todos, é possível escrever de maneira original e criativa e produzir frases elegantes, variadas, fluentes e diferenciadas. Não é recomendável começar frases ou parágrafos seguidos com a mesma palavra. É preciso evitar o uso repetido da mesma estrutura de frase. É preciso ter consciência que o espaço é precioso e o tempo do leitor, também. Por isso, devese evitar as longas descrições, relatando os fatos com o menor número possível de palavras. Em qualquer ocasião, deve-se optar pela palavra mais simples, por exemplo: pretender é sempre melhor que objetivar, intentar ou tencionar; voltar é sempre melhor que regressar ou retornar; passageiro é sempre melhor que usuário; entrar é sempre melhor que ingressar. Deve-se evitar a inclusão de palavras ou expressões de valor absoluto ou muito enfático, como certos adjetivos (magnífico, maravilhoso, sensacional, espetacular, admirável, esplêndido, genial), ou superlativos (engraçadíssimo, deliciosíssimo, competentíssimo). Muitas vezes, o leitor na Internet não chega até o final do texto, por isso o primeiro parágrafo deve fornecer a principal informação do conteúdo. Uma boa técnica é procurar dispor as informações em ordem decrescente de importância (princípio da pirâmide invertida), para que, no caso de qualquer necessidade de corte no texto, os últimos parágrafos possam ser suprimidos, sem interferir no entendimento geral. Em caso de dúvida, deve-se consultar dicionários, gramáticas ou materiais oficiais impressos da FIESC como referência de correção gramatical ou, mesmo, de informação.

7 7 Manual de Redação na Web 4 BOAS PRÁTICAS DE SEO SEARCH ENGINE OPTIMIZATION A Internet exige que os textos também sejam escritos pensando-se nos robôs dos mecanismos de busca como Google, por exemplo. Um conteúdo desenvolvido seguindo algumas técnicas de SEO terá maior probabilidade de ficar bem posicionado nos resultados do Google, atraindo assim mais leitores. Por isso, é necessário escrever um texto otimizado, seguindo algumas dicas, como: Linguagem informativa Um texto que apresente seu conteúdo de modo simples, que entregue para as pessoas a sensação de ter aprendido/ entendido algo novo é positivo para experiência do usuário, podendo originar links naturais feitos pelos leitores. Cada texto deve ser focado em uma palavra-chave principal Como há uma enorme quantidade de informação disponível na internet, a melhor forma de se destacar é ser específico. Em vez de otimizar 20 palavras-chave em um único texto, deve-se concentrar o trabalho em uma ou duas palavras. A palavra-chave principal deve constar no título da matéria. Se possível, também no começo do primeiro parágrafo para ficar evidente o assunto da página no início do conteúdo. Pensar no leitor ideal Deve-se escrever o texto pensando nas pessoas que irão ler, e não pensando no robô do Google. Se for bom para os leitores, naturalmente será bom para o Google. Organizar as informações em blocos de conteúdo com subtítulos Utilizar pelo menos dois subtítulos com palavras relacionadas à palavra-chave. Os subtítulos quebram o texto e facilitam a leitura. Nunca deve-se sacrificar a qualidade do texto somente para inserir subtítulos com palavras-chave. Destacar as palavras-chave relevantes Colocar a palavra-chave que deve ser otimizada e outras palavras relacionadas (que pertencem ao mesmo campo semântico) em negrito. Colocar em negrito e itálico termos importantes que devem chamar a atenção é bom para o leitor, além disso o Google considera mais relevante o que está escrito em negrito e itálico. Nunca deve-se sacrificar a qualidade do texto para inserir uma palavra-chave em negrito e não usar o negrito somente em palavras-chave, mas naquilo que realmente se quer chamar a atenção. Texto de aproximadamente 300 palavras Esse é um tamanho médio para apresentar bem um conteúdo. É claro que um texto de 250 palavras pode ser suficiente em determinada situação e em outra situação 1000 palavras ainda serão insuficientes para abranger todos os pontos necessários. Isso significa que mais importante que a quantidade de palavras é a relevância do que está escrito para o leitor. Em um texto de 300 palavras, convém repetir a palavrachave de duas a três vezes no máximo, podendo inserir na forma singular e plural. É recomendável colocar a palavrachave de maneira natural, de forma que o parágrafo exija essa palavra para manter o sentido e que não soe forçada. Linkagem interna É recomendável fazer links internos para as principais páginas do site para reforçar o trabalho de SEO, explorando links em diferentes contextos. Isso ajudará o Google a entender as páginas relevantes e a reduzir a taxa de rejeição. URL amigável A palavra-chave principal do texto deve estar na URL da página.

8 8 Manual de Redação na Web Otimização de imagens Deve utilizar pelo menos uma imagem com a palavrachave no nome do arquivo (salvar o arquivo com nome-da-imagem-com-palavra-chave.jpg, em vez de IMG_ jpg). É importante colocar a palavra-chave nos atributos title e Alt da imagem. No entanto, se a página apresentar cinco imagens, por exemplo, não devese colocar a mesma palavra em todas as imagens. O ideal é utilizar no nome do arquivo palavra-chave do mesmo campo semântico da palavra principal do texto. Utilizar um vídeo do YouTube relacionado com o tema torna a experiência de navegação do usuário ainda melhor e ganha mais alguns pontos com o robô do Google. Títulos de páginas Existem dois tipos de títulos de página: o título do texto, geralmente dentro da tag, e o título da janela, que se encontra na tag do site, que podem ser diferentes. O ideal é que ambos sejam escolhidos corretamente, porque enquanto o primeiro será responsável pela linkagem interna do site, o segundo será responsável pelo título da janela (ou aba), que é um dos critérios mais importantes para o Google, e que deve motivar o clique do usuário que faz uma busca e recebe diversos resultados. O título deve ter até 70 caracteres para evitar que apareçam reticências ( ) na página de resposta às buscas no Google. Meta description Essa descrição que aparece abaixo do título na página de resultados do Google é um texto complementar para convencer o usuário para clicar e ler o texto. Por isso, deve ser um texto atraente e que motive o clique. A meta description deve ter até 156 caracteres para evitar que apareçam reticências ( ) no Google.

9 9 Manual de Redação na Web 5 DICAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Deve-se ter o máximo cuidado para que não ocorram erros de ortografia nos conteúdos publicados. Isso pode gerar uma má impressão e interferir na credibilidade do conteúdo e, por consequência, da própria FIESC. Por isso, vale lembrar algumas dicas do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Trema desaparece em todas as palavras ANTES Freqüente, lingüiça, agüentar DEPOIS Frequente, linguiça, aguentar EXCEÇÃO Fica o acento em nomes próprios como Müller. Acentuação 1 some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte) ANTES Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia DEPOIS Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia EXCEÇÃO Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte). Acentuação 2 some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas ANTES Baiúca, bocaiúva, feiúra DEPOIS Baiuca, bocaiuva, feiura EXCEÇÃO Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí. Acentuação 3 some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos) ANTES Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos DEPOIS Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

10 10 Manual de Redação na Web Acentuação 4 some o acento diferencial ANTES Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa DEPOIS Para, pela, pelo, polo, pera, coa EXCEÇÃO Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo. Acentuação 5 some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar ANTES Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você DEPOIS Averigue, apazigue, ele argui, enxague você OBSERVAÇÃO As demais regras de acentuação permanecem as mesmas. Hífen veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos PREFIXOS USA HÍFEN NÃOUSA HÍFEN Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom Hiper, inter, super Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico Sub Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor Vice Sempre: vice-rei, vice-presidente Pan, circum Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: panamericano, circum-hospitalar Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

11 11 Manual de Redação na Web 6 PALAVRAS QUE DEVEM SER EVITADAS Em toda a comunicação da FIESC devem ser evitadas e substituídas as seguintes palavras e expressões: Empregado Empregador Mão de obra Troque por Troque por Troque por Industriário Industrial Trabalho Sistema (quando se refere a Sistema FIESC) Troque por FIESC Chão de fábrica Fábrica Troque por Troque por Produção Indústria IMPORTANTE Em caso de dúvida, de qualquer natureza, dirija-se sempre ao seu gestor.

12 REFERÊNCIAS

Reforma Ortográfica. 1. Trema - desaparece em todas as palavras

Reforma Ortográfica. 1. Trema - desaparece em todas as palavras Reforma Ortográfica 1. Trema - desaparece em todas as palavras 2. Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas Baiuca, bocaiuva, feiura * Se o i

Leia mais

Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA

Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA Unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais a do Brasil e a de Portugal. CPLP Comunidade dos Países

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Pontuação e o Novo Acordo Ortográfico Pontuação

Leia mais

O que muda com o acordo ortográfico

O que muda com o acordo ortográfico O que muda com o acordo ortográfico A língua portuguesa é a sétima mais falada no mundo, ficando atrás apenas dos idiomas chinês, hindi, inglês, espanhol, bengali e árabe. Ao todo, são oito os países que

Leia mais

Alfabeto com 26 letras

Alfabeto com 26 letras 1 Reforma Ortográfica As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. Oito países, onde o português é língua oficial, vão precisar ajustar

Leia mais

ORTOGRÁFICO. Guia de Consulta Rápida. www.faesa.br

ORTOGRÁFICO. Guia de Consulta Rápida. www.faesa.br ORTOGRÁFICO Guia de Consulta Rápida www.faesa.br Caro aluno Com as mudanças ocorridas na língua portuguesa, trazemos para você, aluno Faesa, todas as regras do novo acordo ortográfico. Nosso maior objetivo

Leia mais

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Mudanças no alfabeto: O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Trema: Não se usa mais

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA 1 - Acento agudo O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: Nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertos ei e oi

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

GUIA DA NOVA ORTOGRAFIA EMDEC / 2009 GUIA DA NOVA ORTOGRAFIA EMDEC / 2009 SUMÁRIO A mudança...02 Mais letras...04 Trema...05 Acento...06 Hífen...13 Resumo das regras do hífen...22 A mudnaça GUIA DA NOVA

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Profa. Luana Lemos

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Profa. Luana Lemos NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Profa. Luana Lemos CHARGE http://charges.uol.com.br/2008/05/26/cotidian o-evolussaum/?modo=baloes NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 Sheyla Carvalho 1 Nota: As fontes de consulta desta apresentação estão citada no OBJETIVOS da palestra Informar Esclarecer Comentar Trocar ideias DEFINIÇÃO - Motivação 1 O Acordo

Leia mais

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM MARKETING E PROCESSOS GERENCIAIS UC: COMUNICAÇÃO

Leia mais

RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA. Mudanças no alfabeto

RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA. Mudanças no alfabeto RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U

Leia mais

República Democrática de São Tomé e Príncipe e

República Democrática de São Tomé e Príncipe e 1 1. Considerações a respeito do Acordo Ortográfico O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional cujo objetivo é criar uma ortografia unificada para o idioma português,

Leia mais

Tabelas. Tabela de Acentuação Gráfica. Sobre o Acordo Ortográfico

Tabelas. Tabela de Acentuação Gráfica. Sobre o Acordo Ortográfico Tabelas Tabela de Acentuação Gráfica Sobre o Acordo Ortográfico O Acordo e seus objetivos O Acordo Ortográfico de 1990, assinado por oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau,

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO: TRANSIÇÃO DA IMPLANTAÇÃO VIDEOCONFERÊNCIA DO PROFESSOR RUY BERGER RESUMO

ACORDO ORTOGRÁFICO: TRANSIÇÃO DA IMPLANTAÇÃO VIDEOCONFERÊNCIA DO PROFESSOR RUY BERGER RESUMO ACORDO ORTOGRÁFICO: TRANSIÇÃO DA IMPLANTAÇÃO VIDEOCONFERÊNCIA DO PROFESSOR RUY BERGER RESUMO (*) A revisão deste texto já considera as novas normas do Acordo Ortográfico. O Acordo Ortográfico da Língua

Leia mais

acordo Novo Não foi a língua portuguesa que sofreu uma reformulação ditada por decreto. ortográfico da língua portuguesa

acordo Novo Não foi a língua portuguesa que sofreu uma reformulação ditada por decreto. ortográfico da língua portuguesa Novo acordo ortográfico da língua portuguesa Não foi a língua portuguesa que sofreu uma reformulação ditada por decreto. As línguas não mudam por decreto! Elas mudam por influência de outros fatores...

Leia mais

De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica. Ana Kelly Borba da Silva Brustolin

De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica. Ana Kelly Borba da Silva Brustolin De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica Ana Kelly Borba da Silva Brustolin As datas do Acordo O documento inicial do Acordo Ortográfico foi assinado em 1990 (em

Leia mais

AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA Rénan Kfuri Lopes Sumário: I- AS MUDANÇAS SÃO SIMPLES E DE FÁCIL COMPREENSÃO II- PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS REGRAS ORTOGRÁFICAS III- ALFABETO IV- SOMEM DA

Leia mais

Desafio AAPM AAPM. Participe deste desafio de raciocínio lógico e divirta-se na Pág.10. Ler é preciso. Dpto. Esportivo.

Desafio AAPM AAPM. Participe deste desafio de raciocínio lógico e divirta-se na Pág.10. Ler é preciso. Dpto. Esportivo. Ano 01, edição 01 AAPM Escola SENAI Mário Henrique Simonsen I n f o r m a t i v o A A P M Desafio AAPM Participe deste desafio de raciocínio lógico e divirta-se na Pág.10 Ler é preciso Descubra os benefícios

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Fique de O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z As letras k, w e y, que na verdade

Leia mais

Mesa da Câmara dos Deputados 53ª Legislatura 3ª Sessão Legislativa 2009

Mesa da Câmara dos Deputados 53ª Legislatura 3ª Sessão Legislativa 2009 Mesa da Câmara dos Deputados 53ª Legislatura 3ª Sessão Legislativa 2009 Presidente Michel Temer 1º Vice-Presidente Marco Maia 2º Vice-Presidente Antonio Carlos Magalhães Neto 1º Secretário Rafael Guerra

Leia mais

Professor Jailton www.professorjailton.com.br

Professor Jailton www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Palavras terminadas em: a, e, o (seguidas ou não de s): atrás, xará, freguês, bisavós, está, já, és, só*. em, ens: também, parabéns. ditongos abertos tônicos

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos PROSÓDIA Estuda a correta posição da sílaba tônica das palavras. SILABADA erro de acentuação tônica de uma palavra. RUIM RUBRICA AVARO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA MAL x MAU 1 - Ela se houve mal na prova. (adv. de modo, contrário de bem) 2 - Mal entrou, os portões foram fechados. (conj. subord. adv. temporal, equivale-se a assim que, logo que) 3

Leia mais

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Língua Portuguesa. Mudando, mas sempre nossa. Como você sabe, haverá algumas alterações ortográficas na Língua Portuguesa. Nessa fase de transição, é natural que

Leia mais

Curso Grandes temas da atualidade: o 10º tema é a Reforma Ortográfica O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa não será exigido nos vestibulares de

Curso Grandes temas da atualidade: o 10º tema é a Reforma Ortográfica O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa não será exigido nos vestibulares de Curso Grandes temas da atualidade: o 10º tema é a Reforma Ortográfica O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa não será exigido nos vestibulares de 2009, pelo menos quanto às mudanças na escrita. No entanto,

Leia mais

ALTERAÇÕES FUNDAMENTAIS DO NOVO ACORDO ORTOGRAFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

ALTERAÇÕES FUNDAMENTAIS DO NOVO ACORDO ORTOGRAFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ALTERAÇÕES FUNDAMENTAIS DO NOVO ACORDO ORTOGRAFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA 1 José Geraldo Pereira Baião * (zegeraes@uol.com.br) O escrever foi inventado para remédio da ausência e da memória. (Padre Antônio

Leia mais

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml Página 1 de 6 Agosto de 2007 Reforma ortográfica Maira Soabres/Folha Imagem Com data marcada para entrar em vigor em 2009, a reforma ortográfica pretende fazer com que pouco mais de 210 milhões de pessoas

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA PROF. MS. RÔMULO GIÁCOME DE OLIVEIRA FERNANDES

NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA PROF. MS. RÔMULO GIÁCOME DE OLIVEIRA FERNANDES NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA PROF. MS. RÔMULO GIÁCOME DE OLIVEIRA FERNANDES FUNDAMENTO LEGAL As alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado

Leia mais

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa O novo acordo ortográfico da língua portuguesa Henrique Nuno Fernandes Regras de Acentuação gráfica Acentuam-se: 1. Monossílabos tônicos terminados em: A, AS: pá, pás, vás, dá-lo, já E, ES: pé, pés, vê,

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO por Carlos Alberto Faraco Artigos publicados na coluna do autor no site da rádio CBN-Curitiba (www.cbncuritiba.com.br) distribuição gratuita a editora de quem ama as letras www.parabolaeditorial.com.br

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA PROF. DANIELA VAN GORKON

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA PROF. DANIELA VAN GORKON NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA PROF. DANIELA VAN GORKON PAÍSES LUSÓFONOS A LUSOFONIA NO MUNDO Oito países ( Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br) Vantagens da HTML 5 Código notadamente semântico;

Leia mais

[NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA]

[NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA] 2010 Professor Marcos Andrei Ota [NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA] Descrição do público-alvo: Adultos entre 20 e 60 anos, com domínio da Língua Portuguesa. Material Didático para EaD ORGANIZAÇÃO DO

Leia mais

#SEO #XHTML #Wordpress #Codeigniter #MySQL #Webstandards #CSS

#SEO #XHTML #Wordpress #Codeigniter #MySQL #Webstandards #CSS Cursando último semestre do Curso Superior em Tecnologia de Sistemas para Internet no If-Sul. Estudante há 2 anos de estratégias relacionadas a marketing de busca, onde tive a oportunidade de fazer um

Leia mais

SEO PARA INICIANTES Como otimizar um blog Guia passo a passo para fazer o seu blog otimizado e indexado corretamente!

SEO PARA INICIANTES Como otimizar um blog Guia passo a passo para fazer o seu blog otimizado e indexado corretamente! 1 SEO PARA INICIANTES Como otimizar um blog Guia passo a passo para fazer o seu blog otimizado e indexado corretamente! Fórmula Hotmart - www.formulahotmart.com 2 Este ebook pertence: Claudio J. Bueno

Leia mais

1. O alfabeto terá, com o acréscimo de k, w e y, vinte e seis letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

1. O alfabeto terá, com o acréscimo de k, w e y, vinte e seis letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z. Fonte: Decreto Legislativo n o 54, de 1995, aprovado pelo Congresso Nacional. 1. O alfabeto terá, com o acréscimo de k, w e y, vinte e seis letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r,

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

Educação em marketing e empreendedorismo digitais

Educação em marketing e empreendedorismo digitais Educação em marketing e empreendedorismo digitais Formação Informação Buscas: notícias e artigos diários. Digaí TV: canal no Youtube com vídeos semanais (em breve). E-books: livros digitais com conteúdo

Leia mais

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO O acento gráfico é um mero sinal de escrita, que não deve ser confundido com o acento tônico, que é a maior intensidade de voz apresentada por uma sílaba quando pronunciamos

Leia mais

SEO Search Engine Optimization

SEO Search Engine Optimization SEO Search Engine Optimization 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 1 Introdução Contatos Carlos José carlos.jose.r2n@gmail.com www.carlosjose.net @carlosjoser2n SEO Introdução Atualmente

Leia mais

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Ernani Terra 1 1. BREVE HISTÓRICO As tentativas de unificação do sistema ortográfico dos países de língua portuguesa não são novas. José Malaca Casteleiro, da Academia

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

Como ser o melhor amigo do Google? Noções de SEO - Search Engine Optimization

Como ser o melhor amigo do Google? Noções de SEO - Search Engine Optimization Como ser o melhor amigo do Google? Noções de SEO - Search Engine Optimization No mundo do SEO não existe garantia, é tudo uma questão de testes SEO para Start up Antes de converter, é preciso atrair Tempo

Leia mais

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula

Leia mais

SEO Search Engine Optimization

SEO Search Engine Optimization SEO Search Engine Optimization II Semana de Atualização Tecnológica FASE 22/07/11 Felipe Augusto Pereira felipe@unu.com.br Quem sou eu? Felipe Pereira Educador Empreendedor Pesquisador Doutorando UNU Soluções

Leia mais

A REFORMA ORTOGRÁFICA

A REFORMA ORTOGRÁFICA A REFORMA ORTOGRÁFICA E TUDO MUDOU... O rouge virou blush O pó-de-arroz virou pó-compacto O brilho virou gloss O rímel virou máscara incolor A Lycra virou stretch Anabela virou plataforma O corpete virou

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Marketing no Facebook Marketing de conteúdo e engajamento na rede Marketing de conteúdo no Facebook Tipos de conteúdo Edge Rank e os fatores de engajamento Facebook Ads

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Você sabia que... O que é o Google Shopping? Quais as vantagens do Google Shopping? Guia #7 Utilizando o Google Shopping para divulgar meus produtos

Você sabia que... O que é o Google Shopping? Quais as vantagens do Google Shopping? Guia #7 Utilizando o Google Shopping para divulgar meus produtos Guia #7 Utilizando o Google Shopping para divulgar meus produtos Você sabia que... Há uma grande probabilidade que a pessoa compre diretamente do Google Shopping do que diretamente de qualquer loja virtual?

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

Escrevendo para a Web

Escrevendo para a Web Escrevendo para a Web Este texto pretende orientar a escrever eficientemente no ambiente da Web. Como usuários lêem na Web Dificilmente as pessoas lêem as páginas da internet palavra por palavra. Elas

Leia mais

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O que muda e o que não muda

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. O que muda e o que não muda O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA O que muda e o que não muda Apresentação elaborada por Regina Machado de Souza. Mestranda em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação Membro do

Leia mais

Marketing de Busca: SEM e SEO

Marketing de Busca: SEM e SEO Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br) Marketing

Leia mais

Fundamentos de design

Fundamentos de design Fundamentos de design gordongroup Sobre o gordongroup gordongroup é uma agência de marketing e comunicação de tempo integral e de balcão único, que oferece um conjunto exclusivo de serviços criativos,

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Manual do usuário Desenvolvendo páginas em Drupal Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Conteúdo Primeiro Passo... 3 1.1 Login... 3 1.2 Recuperando a Senha...

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS SEO. Estampe sua marca na primeira página do Google

MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS SEO. Estampe sua marca na primeira página do Google MAIS CLIENTES, MAIS VENDAS SEO Search Engine Optimization Estampe sua marca na primeira página do Google Prefácio Este e-book que apresentamos ao leitor foi desenvolvido por uma equipe especializada em

Leia mais

Youtube.com.br/rendacompleta

Youtube.com.br/rendacompleta Fábio umpierre Youtube.com.br/rendacompleta 529.083 Visualizações de Vídeos. 2.301 Assinantes. 361 Vídeos Enviados. 2 Concursos de Melhor Vídeo Depoimento. Estudo e Trabalho com Marketing Digital 2007/2008.

Leia mais

Manual de Redação. Agência Megafone / Rádio Universitária Cesumar FM 1. Maringá/Paraná Julho de 2007

Manual de Redação. Agência Megafone / Rádio Universitária Cesumar FM 1. Maringá/Paraná Julho de 2007 1 Manual de Redação Maringá/Paraná Julho de 2007 2 manual 1) webwritting e edição Trabalhe com o raciocínio de camadas Para entender o comportamento da informação em ambientes virtuais, a melhor imagem

Leia mais

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento

Instrução de Trabalho Base de Conhecimento Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Dono do processo 1. OBJETIVOS Esta instrução de trabalho tem como objetivo orientar os colaboradores da SINFO, de como a será mantida e acessada.

Leia mais

Aumentar a audiencia!

Aumentar a audiencia! Aumentar a audiencia! SEO e Conteúdos: escrever pensando (também) nos motores de busca A sigla SEO (Search Engine Optimization) indica uma série de atividades que são possíveis realizar para melhorar a

Leia mais

PROJETO DOMínio Linguístico: Novo Acordo Ortográfico Material para consulta

PROJETO DOMínio Linguístico: Novo Acordo Ortográfico Material para consulta PROJETO DOMínio Linguístico: Novo Acordo Ortográfico Material para consulta Desde o dia 1º de janeiro de 2009, quando o novo Acordo Ortográfico entrou em vigor, muitas dúvidas e questões estão sendo levantadas,

Leia mais

A ESCRITA CRIATIVA: ESCREVENDO EM SALA DE AULA E PUBLICANDO NA WEB Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO) solimar.silva@unigranrio.edu.

A ESCRITA CRIATIVA: ESCREVENDO EM SALA DE AULA E PUBLICANDO NA WEB Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO) solimar.silva@unigranrio.edu. A ESCRITA CRIATIVA: ESCREVENDO EM SALA DE AULA E PUBLICANDO NA WEB Solimar Patriota Silva (UNIGRANRIO) solimar.silva@unigranrio.edu.br RESUMO O objetivo deste trabalho é apresentar algumas sugestões de

Leia mais

A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA RESUMO Adriane Lazzaroti 1 Andréa Tassoni da Silva ¹ Bibiana Gelinski Rocha ¹ Clara Rutkoski Hoff ¹ Dayani Vieira Mielczarski ¹ Elisandra Bastos Rodrigues ¹ Fernanda

Leia mais

20 dicas de Marketing Digital

20 dicas de Marketing Digital 20 dicas de Marketing Digital Facebook.com/promovaweb 1 Promovaweb Cloud Marketing A Promovaweb é uma plataforma de Marketing Digital que vai ajudar sua empresa a: Conhecer melhor seu público, algo fundamental

Leia mais

Desenvolvido: - Edson Gavazzoni - ECOEDUCAR Tecnologias Educacionais

Desenvolvido: - Edson Gavazzoni - ECOEDUCAR Tecnologias Educacionais [Versão Experimental] MANUAL DE INTERAÇÃO DO AMBIENTE COLABORATIVO Desenvolvido: - Edson Gavazzoni - ECOEDUCAR Tecnologias Educacionais 01. Apresentação O site está sendo construindo com base na Plataforma

Leia mais

Checklist de SEO Desenvolvimento de Conteúdo

Checklist de SEO Desenvolvimento de Conteúdo Desenvolvimento de Conteúdo Introdução Este documento reune informações para o desenvolvimento de conteúdo com as boas práticas de SEO 1 - Boas Práticas 1.1 - Title 1.2 - Descriptions 1.3 - Imagens 2 -

Leia mais

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress.

Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. 1 TUTORIAL PARA DEIXAR POSTAGENS E PÁGINAS BEM POSICIONADAS Abaixo você conhecerá algumas técnicas de SEO utilizadas para obter grande sucesso com as postagens no WordPress. Conhecimento básico de Html

Leia mais

1º ACESSO. 1 No site Avon, a Revendedora deverá clicar em ATIVE SUA CONTA NA INTERNET.

1º ACESSO. 1 No site Avon, a Revendedora deverá clicar em ATIVE SUA CONTA NA INTERNET. Para garantir a segurança do site Avon e tornar o acesso ainda mais simples, o cadastro para 1º acesso e o processo de recuperação de senha serão validados por e-mail ou SMS. Se necessário, conte com o

Leia mais

Professora: Yandra Mello

Professora: Yandra Mello Professora: Yandra Mello Se você precisa realizar um trabalho, de qual matéria for, lembre-se que você não deve realizá-lo de qualquer maneira, entrar em qualquer site, colocar o texto no Word, e sem ler

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

SEO. Search Engine Optimization

SEO. Search Engine Optimization SEO Search Engine Optimization Vai imprimir? Pense na sua responsabilidade com o meio ambiente. Já imprimiu? Não jogue fora: utilize o verso e recicle sempre. Nossa Empresa A Absoluto Web é uma empresa

Leia mais

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem

UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIDADE II Conhecendo o Ambiente Virtual de Aprendizagem 2.1 Introdução Caro Pós-Graduando, Nesta unidade, abordaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que será utilizado no curso: o Moodle. Serão

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Baseado no texto de C. S. Lyra (2006), Como escrever um Artigo Científico ou Técnico. Infinite Thecnicals Translations http://www.freewebs.com/infinitetrans/artigo.html

Leia mais

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira

Como criar. um artigo. em 1h ou menos. Por Natanael Oliveira Como criar um artigo em 1h ou menos Por Natanael Oliveira 1 Como escrever um artigo em 1h ou menos Primeira parte do Texto: Gancho Inicie o texto com perguntas ou promessas, algo que prenda atenção do

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

E-books. Introdução ao SEO. Sebrae

E-books. Introdução ao SEO. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução ao SEO Como funciona a busca orgânica do Google Como conquistar as melhores posições através de SEO Técnicas para uma boa otimização Atributos importantes para

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo

Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo Ebook Copywriter Para Iniciantes Versão Demo Copyright 2015 Todos os direitos reservados e protegido pela lei 9.610 de 19/02/1998 Nenhuma parte deste livro pode ser produzido ou transmitida sem prévia

Leia mais

Fundamentos de design

Fundamentos de design Fundamentos de design Uma das empresas de comunicação e marketing mais destacadas de Ottawa, Canadá, o gordongroup oferece um design premiado para uma oferta completa de produtos de comunicação de identidades

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 01 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 01 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 01 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar um documento de texto eletrônico Microsoft Office Word 2007 O Microsoft Office Word

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de PORTUGUÊS, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

Capítulo 2 Web 2.0 22

Capítulo 2 Web 2.0 22 2 Web 2.0 Uma vez que o presente trabalho está intensamente relacionado à Web 2.0 (muitas tecnologias da mesma são utilizadas pela equipe estudada, que precisam de melhorias), torna-se necessário entender

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Utilização da interdisciplinaridade na formulação de questões avaliativas no Ensino Superior. UMC - Janeiro 2015

Utilização da interdisciplinaridade na formulação de questões avaliativas no Ensino Superior. UMC - Janeiro 2015 Utilização da interdisciplinaridade na formulação de questões avaliativas no Ensino Superior UMC - Janeiro 2015 1 Agenda Objetivo Matriz de Referência Encomenda Itens Características do Item Estrutura

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON COMPONENTES: ROBSON EDMILSON O HTML (Hiper Text Mark-up Language) é uma linguagem de programação hipertexto. O HTML tem códigos para criar páginas na web. Estes códigos que definem o tipo de letra, qual

Leia mais

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual)

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual) 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 04 Geração de Login e Senha... 05 Guia de Percurso... 07 Manual Acadêmico... 09 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 11 Edição do Perfil... 13 Ambiente Colaborar e

Leia mais

Serviço técnico de Biblioteca e documentação BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS P@RTHENON

Serviço técnico de Biblioteca e documentação BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS P@RTHENON Serviço técnico de Biblioteca e documentação BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS P@RTHENON Botucatu 2013 NOVA FERRAMENTA DE BUSCA INTEGRADA: P@RTHENON 1. Para acessar o P@rthenon: Há três possibilidades

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Checklist para ações de email marketing

Checklist para ações de email marketing Checklist para ações de email marketing Publicado em: 15/01/2008 Planejamento Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos

Leia mais

Casos Curiosos (substantivos): fora da lei, pé de moleque, disse me disse, mão de obra, bumba meu boi, deus nos acuda, águade-colônia,

Casos Curiosos (substantivos): fora da lei, pé de moleque, disse me disse, mão de obra, bumba meu boi, deus nos acuda, águade-colônia, Trema O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Hífen COMPOSIÇÃO Emprega-se o hífen nas palavras

Leia mais

b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã.

b) tônicos: possuem acentuação própria, isto é, são pronunciados com muita intensidade: lá, pá, mim, pôs, tu, lã. Acentuação gráfica O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. Observe as sílabas tônicas

Leia mais

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello

Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1. João David G. Prevedello Apostila Curso Inclusão Digital na Terceira Idade Módulo Avançado Unicruz 2015/1 João David G. Prevedello Básico Teclado e Mouse Um teclado tem mais de 100 teclas, existem de várias cores, formatos, cabos,

Leia mais