IMAGENS INFANTIS NA PROPAGANDA: CONSTRUÇÃO E DISPUTA DE SENTIDOS NOS DISCURSOS DO BANCO ITAÚ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMAGENS INFANTIS NA PROPAGANDA: CONSTRUÇÃO E DISPUTA DE SENTIDOS NOS DISCURSOS DO BANCO ITAÚ"

Transcrição

1 IMAGENS INFANTIS NA PROPAGANDA: CONSTRUÇÃO E DISPUTA DE SENTIDOS NOS DISCURSOS DO BANCO ITAÚ Introdução Pâmela Stocker 1 As organizações contemporâneas podem ser consideradas como atores sociais. Seus valores, princípios e objetivos são bem definidos e, ao mesmo tempo em que estão presentes na esfera pública, precisam do seu reconhecimento. Por isso, a busca de visibilidade e de diálogo com a sociedade passa a ser para elas uma necessidade social. Segundo Oliveira e Paula (2010) as últimas décadas do século XX e o início do século XXI são marcadas por mudanças significativas na sociedade e, consequentemente, no contexto organizacional: As organizações passam a ser estruturadoras do cenário não apenas econômico, como também social e político, assumindo vários papéis do Estado e substituindo instâncias institucionais tradicionais de grupos sociais, família e igreja, entre outros (p. 38). Por outro lado, se manifestam inúmeros discursos, nas diferentes esferas, que convivem e clamam pelo lugar de protagonista. As autoras apontam que, instaura-se assim um movimento de tensionamento entre a racionalidade do mercado, a fluidez e a presença de riscos da sociedade contemporânea (OLIVEIRA e PAULA, 2010). Neste cenário, as organizações, assim como a sociedade, deparam-se com complexas interconexões e fluxos de redes sociais, a fragmentação e o reconhecimento de contradições próprias dos processos e das interações na sociedade. Neste contexto, as relações tornam-se diluídas e difusas, confluindo para a definição de Bauman (2007) acerca de nosso tempo líquido moderno. Segundo o sociólogo polonês, (...) uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir (...). Vive-se em tempo de risco e de incertezas (BAUMAN, 2007, p.7). Este cenário de incertezas e riscos do qual fala Bauman, dá origem ao que o autor chama de vida líquida (BAUMAN, 2007). Na vida líquida a incerteza impera como uma poderosa força individualizante, onde a idéia de interesses comuns fica 1 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e bolsista do CNPq. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Feevale. E- mail: pamelastocker@gmail.com.

2 ainda mais nebulosa e por fim se torna incompreensível (BAUMAN, 2008, p. 36). Diante deste cenário, as organizações são compelidas a lidar com a complexidade e a considerar demandas sociais e políticas. Surgem assim, (...) movimentos e discursos por parte de muitas organizações no sentido de se apresentarem como atores que participam e buscam se comprometer com o desenvolvimento da sociedade, para garantir, em última instância, sua sustentação e credibilidade junto à sociedade (OLIVEIRA e PAULA, 2010, p. 39). Desta forma, as organizações tendem a enfatizar valores e compromissos como a ética, o desenvolvimento humano e a autonomia dos trabalhadores, o meio ambiente, os princípios da sustentabilidade, apresentando-se como atores que participam e buscam se comprometer com o desenvolvimento da sociedade. Ao se comunicarem e fazerem-se reconhecer pelos diferentes públicos, as organizações atualizam uma espécie de aura simbólica (BALDISSERA, 2009a, p. 137), que envolve estes públicos e se realiza como poder molecular. Para o autor, isso explica as disputas por visibilidade e reconhecimento travadas por pessoas, empresas e instituições em busca de uma imagem-conceito, compreendida como (...) um construto simbólico, complexo e sintetizante, de caráter judicativo/caracterizante e provisório, realizada pela alteridade (recepção) mediante permanentes tensões dialógicas, dialéticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-força, tais como as informações e as percepções sobre a entidade (algo/alguém), o repertório individual/social, as competências, a cultura, o imaginário, o paradigma, a psique, a história e o contexto estruturado (BALDISSERA, 2004, p. 278). A visibilidade, o reconhecimento e a própria imagem-conceito devem traduzir-se, segundo o autor, entre outras coisas, em mais poder, vendas, apoios, votos, respeito credibilidade, reputação e/ou mais lucros e acúmulo de capital (BALDISSERA, 2009a, p. 137). Dependendo da natureza da empresa e de seus pressupostos básicos, cada organização tenderá a agir em busca de alguns desses objetivos, quando não de todos. Neste trabalho, o enfoque recai para um conjunto de propagandas de uma instituição bancária que se utiliza da imagem de crianças, com circulação na mídia impressa 2 nacional no ano de Através do apelo infantil, os anúncios em questão chamam a atenção para um produto/serviço personalizado e, ao mesmo tempo, apresentam o banco como capaz de ajudar/colaborar para que os problemas do leitor/consumidor sejam resolvidos. De acordo estes anúncios, o 2 Revistas informativas brasileiras: Veja, Época, Isto É e Carta Capital.

3 banco pretende estar presente no seu mundo, entender você e suas necessidades, conhecer você profundamente por meio de um serviço especial, cujo sentido certamente não se resume em apenas um bem de consumo, mas traz a marca de uma estratégia social que pretende atingir estes públicos. É pela comunicação que os significados que constituem a cultura organizacional são postos em circulação, disputados, construídos e transformados para, novamente, experimentarem certa estabilidade (...) (BALDISSERA, 2010, p. 61). Não se trata aqui de julgar as estratégias, mas ressaltar os objetivos organizacionais presentes nestes anúncios, de modo a refletir sobre as relações entre comunicação e significação e complexificar os olhares lançados sobre os processos de comunicação nas organizações. Complexificando o discurso organizacional A partir do paradigma da complexidade (Edgar Morin), Baldissera (2009a) propõe compreender a comunicação organizacional como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Para o autor, as organizações são produto e produtoras da sociedade (...) são resultado da ação sociocultural e suas construtoras (BALDISSERA, 2009a, p. 136). Em um permanente processo de (des/re) organização, os sujeitos constroem o entorno que os transforma e constroem a sociedade que os constrói. Na direção de pensar a comunicação em sua complexidade, Baldissera (2009b, p. 116) propõe pensar a comunicação organizacional em três dimensões tensionadas e interdependentes: organização comunicada, organização comunicante e organização falada. A organização comunicada é a forma mais conhecida de comunicação e refere-se à fala autorizada da empresa, aquilo que pretende transmitir sobre si mesma. A organização comunicante, por sua vez, sugere que as organizações estão sempre se comunicando, ainda que não planejada ou intencionalmente. Já a organização falada pode ser compreendida como os processos de comunicação informal indiretos, que se realizam fora do âmbito das organizações mas que dizem respeito a elas. Considerando as especificidades deste estudo, o foco se centrará na organização comunicada, já que é nesta instância que são utilizados os processos formais de comunicação, como a publicidade, para dar voz à organização de forma planejada e estratégica.

4 É importante acrescentar que, na dimensão da organização comunicada 3 (BALDISSERA, 2009b, p. 116) identificamos aquilo que a organização quer dizer de si mesma, aquilo que a organização seleciona de sua identidade para, através de processos comunicacionais, dar-lhe visibilidade. Para Baldissera (2010), de certa forma, a organização comunicada é a comunicação idealizada, aquela que externaliza o que a própria organização acredita ser ideal para cada público. Embora nem todas as organizações pensem esse processo de forma planejada e estratégica, para o autor, isso não significa que estejam desprovidas de propósitos, de intenções. Ao utilizarem as imagens de crianças em suas peças publicitárias, as organizações bancárias estão cientes que, de certo modo, estão associando seus produtos e serviços e também a sua imagem a todos os signos e significações para os quais nos remete o sujeito infantil. Conforme destaca Baldissera (idem), a organização comunicada contempla aquilo que a organização identifica como potencialidade para trazer algum tipo de retorno (satisfação pessoal, prestígio, imagem-conceito, poder simbólico, clientes etc) e, portanto, entende que mereça ser tornado público (BALDISSERA, 2010, p. 205). A associação entre imagem infantil e produtos/serviços oferecidos por essa organização bancária certamente advém de um planejamento que levou em conta os objetivos e metas da organização e, consequentemente, faz circular sentidos que contribuem na constituição da identidade organizacional. Comunicação organizacional e análise de discurso (AD) Para Oliveira e Paula (2007) os processos comunicacionais se estabelecem a partir de fluxos informacionais e relacionais da organização com os atores sociais com os quais está envolvida. Para as autoras, a publicidade atua nos fluxos informacionais, de forma planejada e articulada com outros campos do conhecimento. Importa então, analisar a propaganda de forma a estudar um gênero discursivo que manifesta práticas linguísticas (carregadas de sentidos) presentes na vida cotidiana. Compreender o discurso da propaganda é enxergá-lo além da superfície textual, é buscar o sentido na sua não-transparência, nas entrelinhas, nas estratégias de sedução, por meio do jogo entre o verbal e o não verbal, no 3 Segundo o autor, propagandas institucionais, comunicados oficiais por parte das lideranças organizacionais e todo o tipo de comunicação formal realizada pela organização está contemplada nessa dimensão.

5 diálogo com o Outro. É compreender que todo o discurso é atravessado por outros textos, outros discursos, outras formações discursivas (ORLANDI, 2007). Dessa forma, a Análise de Discurso (AD) pode ser utilizada para compreender a construção de linguagens específicas, como a organizacional, além da compreensão de fenômenos sociais complexos como o processo de formação da identidade (social e/ou organizacional). O discurso é entendido, neste trabalho, a partir de Maingueneau (1998, p.43), como o modo de apreensão da linguagem que envolve a atividade dos sujeitos inscritos em contextos determinados. Desta forma, o discurso está relacionado a (...) visões de mundo, a ideologias que, de certa forma, estabelecem como os indivíduos devem ou não agir em contextos específicos. Depende, assim, do contexto em que é produzido e das relações e contextos em que é consumido, apropriado ou compartilhado. (FILHO; CARVALHO; NASCIMENTO, 2010, p. 5). A análise de discurso tem por objetivo articular discurso, enunciador e local de enunciação. O discurso está ligado, mesmo que de maneira fragmentada, a um determinado espaço físico e temporal. Por isso, merece atenção o contexto histórico, cultural e socioeconômico no qual o discurso é produzido. Encaramos neste estudo os discursos como práticas socialmente embasadas, que apresentam, explícita ou implicitamente, as marcas da ideologia que os constitui, não sendo, portanto, neutros (SARAIVA; CARRIERI; PIMENTEL; SOUZA-RICARDO, 2009, p. 12). Sendo assim, o sujeito não tem autonomia pelo modo como o sentido se constitui no discurso. Todo o discurso traz efeitos de sentido produzidos em condições históricas determinadas, presentes no modo como se diz o que se diz. Para Gregolin (2001, p. 10), inserido na história e na memória, cada texto nasce de um permanente diálogo com outros textos; por isso, não havendo como encontrar a palavra fundadora, a origem, a fonte, os sujeitos só podem enxergar os sentidos em seu pleno voo. Desta forma, o discurso torna-se um elemento-chave para o entendimento da identidade organizacional projetada (organização comunicada), visto que oferece um determinado sistema de interpretação da realidade, que delineia certa identidade à organização. A AD configura-se assim como uma importante ferramenta para se extrair do discurso a formação ideológica que o permeia e a

6 identidade organizacional que se relaciona a ela (SARAIVA; CARRIERI; PIMENTEL; SOUZA-RICARDO, 2009, p. 18). Mais do que uma simples interpretação dos textos, a AD contribui para demonstrar as relações entre linguagem e poder, bem como entre linguagem e ideologia no âmbito das organizações. Baseando-se na interpretação social dos discursos, que se preocupa com as relações de produção de sentido, nosso interesse recai não pelo que os textos formalizam, mas por aquilo que os discursos fazem e de que são constituídos. Discursos bancários na mídia impressa Com o intuito de realizar uma reflexão e uma primeira aproximação de natureza empírica entre a comunicação organizacional e a Análise de Discurso, proponho neste estudo pensar essa relação a partir da campanha publicitária 4 do banco Itaú, mais especificamente dos serviços do Itaú Private Bank no ano de A escolha deste recorte específico se dá pelo fato de que a campanha, composta por três anúncios publicitários, circulou nas quatro principais revistas informativas do país (Veja, Isto É, Época e Carta Capital) e por ter como foco, em todas as suas peças, imagens de crianças (FIGURAS 1, 2 E 3). Importa inicialmente contextualizar os serviços Itaú Private Bank já que, conforme Orlandi (2007, p. 21) o discurso é efeito de sentidos entre locutores. Antes de adentrarmos no discurso expresso pelos anúncios publicitários propriamente ditos, é preciso conhecer quem são os interlocutores destes sentidos. O perfil do banco Itaú, segundo o seu site institucional 5, aponta para a conduta ética, a transparência, boas práticas de governança corporativa, foco na prestação de serviços financeiros e busca de rentabilidade, resultados e performance com segurança como características da organização. No que se refere ao Itaú Private Bank, o serviço é apresentado como pioneiro ao introduzir no Brasil o conceito de Wealth Management: um modelo de atendimento diferenciado, que vai além de suas necessidades bancárias do dia a dia e das opções de investimento no Brasil e no exterior. A descrição ressalta o foco no cliente e a consideração em relação aos seus objetivos e necessidades em cada fase da sua vida, propondo um 4 A campanha, composta de três anúncios publicitários, está disponível no site do banco Itaú: Acesso em 10 de agosto de Acesso em 10 de agosto de 2011.

7 portfólio único de produtos e serviços e soluções personalizadas. Talvez, mais do que a apresentação da descrição deste serviço e suas facilidades, seja significativo mencionar que para contar com a expertise e portfólio de produtos e serviços, conforme as palavras do site, e vivenciar uma gestão personalizada com uma estrutura de atendimento qualificada e totalmente dedicada é preciso possuir aplicações a partir de R$3 milhões de reais 6 e suprir as condições de elegibilidade estabelecidas pelo Banco Itaú. Dito isso, é oportuno relembrar o que diz Orlandi (2007, p. 30), ao explicar que os sentidos não estão só nas palavras, nos textos, mas na relação com a exterioridade, nas condições em que eles são produzidos e que não dependem só das intenções dos sujeitos. Dada a contextualização acima, subentende-se o público-alvo da campanha, ou seja, para quem estes discursos se dirigem, em que sentido são compartilhados e apropriados. É produtivo pensarmos ainda sobre o lugar de enunciação (as revistas informativas de grande circulação) onde estes anúncios circularam. Apenas a título de curiosidade, considerando apenas a revista Veja 7 (editora Abril), uma das revistas impressas onde o material circulou, podemos determinar que, para cada edição da revista em que o anúncio foi publicado foram investidos o que hoje seria o equivalente a mais de R$600 mil reais 8 por página de anúncio publicado. No que se refere ao perfil dos leitores da revista Veja, o site da editora Abril informa 9 que, em relação ao nível de instrução, o índice de leitores que possuem escolaridade superior/pós-graduação é 240% maior que a média da população brasileira e que, em relação a renda individual, o índice de leitores que possuem rendimentos acima de R$ 4.500,00 é 356% maior que a média da população. O perfil da publicação indica também que, dentre os leitores da revista, mais de um milhão têm crianças de até 14 anos no lar, sendo mais de 70% destes pertencentes às classes A e B A informação está presente no site do banco, no link Seja um cliente Private : Acesso em 10 de agosto de Vale lembrar que a circulação líquida da revista Veja é de exemplares, segundo informações do site da editora Abril: Acesso em 10 de agosto de Segundo informações do site da editora Abril, a tabela de preços para a revista Veja indica o valor de mais de 300 mil reais para anúncio em uma página determinada. Como todas as peças da campanha são de página dupla, estimou-se esse total. Acesso em 10 de agosto de Fonte: Estudos Marplan / EGM Consolidado AS 10 + anos - 9 mercados. 10 Fonte: Marplan consolidado Informações retiradas do site Acesso em 10 de

8 Para que possamos compreender os discursos na perspectiva da AD, devemos relacionar os diferentes processos de significação que acontecem em um texto. Unindo as informações a respeito do serviço Private Bank Itaú e o perfil da revista Veja e de seus leitores, é possível compreender as condições em que se deu a enunciação e a recepção destes discursos. Orlandi (2007) reitera que os textos individualizam como unidade um conjunto de relações significativas, já que são unidades complexas. Na compreensão da autora, todo texto é heterogêneo: quanto à natureza dos diferentes materiais simbólicos (imagem, som, grafia etc); quanto à natureza das linguagens (oral, escrita, científica, literária, narrativa, descrição etc); quanto às posições do sujeito (ORLANDI, 2007, p. 70). Neste cenário, o discurso surge como uma ação social inseparável das organizações que o produzem. O discurso é uma prática discursiva que se manifesta pelo enunciado, que é o acontecimento discursivo e o produto do ato de enunciação. O enunciado, por sua vez, só pode ser compreendido no contexto (PEREIRA; BRITO, 2009). Dito isso, podemos partir para a descrição e análise do material empírico, ou seja, o texto verbal e não-verbal presente nos anúncios publicitários citados anteriormente. Imagens infantis no discurso bancário A campanha publicitária dos serviços Itaú Private Bank foi veiculada na mídia impressa brasileira no ano de Em um primeiro olhar, chama a atenção a presença de crianças nos três anúncios publicitários da campanha; depois, a escolha do preto e branco predominante em suas fotografias. No primeiro anúncio (FIGURA 1) vemos em destaque um homem e uma criança (pai e filho) sobre uma árvore em uma cena que transmite a ideia de relaxamento e interação entre os dois personagens. A criança está no colo do seu pai, que parece estar apontando para um dos galhos da árvore e explicando alguma coisa ao menino. Ao fundo, vemos um amplo gramado e uma grande casa, num cenário depaz e tranquilidade. No segundo anúncio (FIGURA 2), novamente o cenário é um amplo gramado, mas desta vez um homem e uma criança (pai e filha) interagem em um campo de golfe. A menina está segurando o taco e seu pai parece auxiliá-la, como se estivesse lhe passando instruções. Ambos estão olhando para o horizonte, como se projetassem a trajetória que a bolinha fará para atingir o alvo. agosto de 2011.

9 Finalmente, no terceiro e último anúncio (FIGURA 3), é a vez de uma família (pai, mãe, filho e cachorro) interagir em um amplo cenário, a beira de uma praia. Mãe e filho estão dentro de uma lancha. O homem e o cachorro parecem brincar se refrescando na água rasa enquanto são observados pela mulher e pela criança. Ao fundo, vemos uma pequena ilha, em um cenário paradisíaco. Apesar das cenas descritas remeterem a momentos de lazer, relaxamento e diversão, as chamadas dos anúncios (sua parte textual) conduzem a um discurso totalmente centrado no mundo dos negócios, que atenta para a exclusividade do serviço private bank: Pense globalmente, atue localmente e faça negócios pessoalmente. Um relacionamento próximo requer objetivos em comum. Por isso, tão importante quanto ser global é ter um private banker que está presente no seu mundo. Entender você faz toda a diferença na hora de entender as suas necessidades. (Figura 1) Um dos maiores bancos do mundo. E esse é o menor dos motivos para você ser nosso cliente. Como um dos maiores bancos do mundo pode ser feito só para você? A resposta é a proximidade da nossa relação. É entender o mercado globalmente e você profundamente. Assim, você conta com a solidez de toda a nossa estrutura e com a alta performance do aconselhamento individual do seu private banker. (Figura 2) Competência para antecipar as necessidades do mercado e proximidade para antecipar as suas. Um relacionamento é tão bom quanto a qualidade das pessoas envolvidas. Conhecendo o seu valor, reunimos os melhores especialistas do mercado para cuidar do seu patrimônio. Isso é respeito por você e pelas próximas gerações da sua família. (Figura 3) Por meio do discurso presente nos textos publicitários, podemos inferir mais claramente que estes anúncios estão se dirigindo claramente para um homem de negócios global ( tão importante quanto ser global... / entender o mercado globalmente... / reunimos os melhores especialistas do mercado... ). Além disso, fica cara a postura da organização ao assumir o compromisso com a exclusividade de atendimento personalizado ( seu mundo / entender você / entender (...) você profundamente / respeito por você ) e a proximidade no atendimento ( um relacionamento próximo... / proximidade da nossa relação... / Um relacionamento é tão bom quanto a qualidade das pessoas envolvidas ) do serviço oferecido. Cabe ressaltar ainda que, apesar de todas as fotografias privilegiarem crianças, apenas o texto referente a Figura 3 cita a relação familiar em meio a um

10 discurso mercadológico (Isso é respeito por você e pelas próximas gerações da sua família). Optamos neste artigo por uma reflexão mais centrada nas imagens, no não verbal enquanto característica fundante do discurso publicitário e enquanto processo discursivo. Buscamos o entendimento de como a imagem funciona e produz sentido considerando que, no caso dos anúncios publicitários, o verbal e o não verbal estão constitutivamente imbricados. O discurso não verbal O anúncio publicitário se oferece ao leitor para um gesto de leitura/ interpretação provocado. Antes mesmo de ter acesso ao discurso textual, a primeira interpretação em relação ao anúncio se dá a partir da imagem: Ao interpretar a imagem pelo olhar e não através da palavra apreende-se a sua matéria significante em diferentes contextos. O resultado dessa interpretação é a produção de outras imagens (outros textos), produzidas pelo espectador a partir do caráter de incompletude inerente, eu diria, à linguagem verbal e não verbal. O caráter de incompletude da imagem aponta, dentre outras coisas, a sua recursividade. Quando se recorta pelo olhar um dos elementos constitutivos de uma imagem produz-se outra imagem, outro texto, sucessivamente e de forma plenamente infinita. (SOUZA apud NECKEL, s/d, p. 2) Segundo Souza (1997), a imagem possui status de linguagem, sendo, portanto, possível lê-la. A imagem também informa, comunica e se constitui em texto, em discurso. A autora sublinha que falar dos modos de significação implica falar também do trabalho de interpretação da imagem, procurando entender tanto como ela se constitui em discurso, quanto como ela vem sendo utilizada para sustentar discursos produzidos com textos verbais. Na direção apontada por Souza (idem), procuramos entender como uma imagem torna-se visível através do trabalho de interpretação e ao efeito de sentido que se institui entre a imagem e o olhar. Para ela, enquanto a leitura da palavra pede uma direcionalidade (da esquerda para a direita), a da imagem é multidirecionada, dependendo do olhar de cada "leitor". Assim, o trabalho de interpretação da imagem, como na interpretação do verbal, vai pressupor também a relação com a cultura, o social, o histórico, com a formação social dos sujeitos. Porém, mais do que isso, importa destacar para a Análise de Discursos aquilo que está implícito nas imagens. A partir da noção formulada por Ducrot

11 (1972) são previstos modos de expressão implícita, que permitem se deixar entender sem ficar clara a responsabilidade de se ter dito, ou ainda, se expressar de tal forma que a responsabilidade do dizer possa ser recusada. Assim, o não-dito (implícito) significa por referência ao que foi dito. Talvez seja correto afirmar que o implícito presente nas imagens dos anúncios aqui analisados deixa claro quem são os leitores para os quais o serviço Private Bank se destina. Afinal, quantos são os brasileiros que praticam golfe e quantos costumam passear de lancha com a sua família? O que está sendo dito, através das imagens é que existe um perfil desejável de cliente para este serviço, por meio de cenas que excluem grande da população brasileira do roll de clientes em potencial. Assim, fica demarcada a distância entre o leitor comum e o leitor que realmente poderia ser um cliente Private Bank Itaú, se quisesse. Ainda que os anúncios não restrinjam verbalmente e explicitamente o seu público-alvo, as fotografias escolhidas para a campanha sugerem quem está autorizado a desfrutar das vantagens que o serviço oferece. Alguém que, como explicita o site do banco Itaú, deve ter disponível uma quantia a partir de três milhões de reais para investir em aplicações. Percebemos que os elementos implícitos dos anúncios funcionam como índices, antecipando o desenrolar do enredo antes mesmo da leitura do texto verbal. É importante também resgatar o conceito de polifonia (DUCROT, 1980), que pressupõe que todo texto traz em sua constituição uma pluralidade de vozes que podem ser atribuídas a diferentes locutores ou a diferentes enunciadores. Essas vozes imprimem ao texto o caráter de heterogeneidade, que a Análise do Discurso tem como meta pontuar. Dentro dessa perspectiva, é que se define o dito e o nãodito (a voz implícita). Buscando analisar a imagem com mais pertinência, Souza (1995) formulou o conceito de policromia. Para a autora, as imagens também têm na sua constituição marcas de heterogeneidade - como o implícito, o silêncio, a ironia. Apesar disso, ela enfatiza que estas marcas não podem ser pensadas da mesma forma que as vozes porque analisar o não-verbal pelas categorias de análise do verbal implicaria na redução de um ao outro (SOUZA, 1997, s/p). Neste sentido, o conceito de policromia contribui para análise do discurso do não-verbal: O jogo de formas, cores, imagens, luz, sombra, etc nos remete, à semelhança das vozes no texto, a diferentes perspectivas instauradas pelo eu na e pela imagem, o que favorece não só a percepção dos movimentos no plano do sinestésico, bem como a apreensão de diferentes sentidos no

12 plano discursivo-ideológico, quando se tem a possibilidade de se interpretar uma imagem através de outra (SOUZA, 1997, s/p). A policromia revela também um conjunto de heterogeneidades que possuem uma co-relação entre si, emprestando à imagem sua identidade. Esta co-relação se realiza através da cor, do detalhe, do ângulo da câmera, de um elemento da paisagem, luz e sombra, entre outros, que trabalham a textualidade da imagem e instauram a produção de outros textos, todos não-verbais. Para Souza (1997, s/p), A interpretação do texto não-verbal se efetiva, então, por esse efeito de sentidos que se institui entre o olhar, a imagem e a possibilidade do recorte. Por isso, o discurso que se instaura pelas imagens é independente da sua relação com qualquer palavra. Retomando então a policromia dos anúncios do Banco Itaú, poderíamos inferir que a escolha do preto e branco tenha sido feita, inicialmente, com o intuito de chamar a atenção em meio às páginas coloridas das revistas onde os anúncios circularam por uma questão puramente estética: em meio a tantas cores, é o preto e branco que acaba causando mais impacto. Podemos ainda associar as fotografias monocromáticas com a noção de fotojornalismo, o que confere veracidade ou dramaticidade às cenas capturadas. É possível também relacionar a escolha com a ideia de um registro fotográfico memorável de cenas, lugares e pessoas importantes. A escolha de lugares amplos e ao ar livre como cenário dos três anúncios também denota uma sensação de liberdade, de amplitude de escolhas frente a imensidão do mundo. O fato de as três fotografias retratarem momentos de lazer, relaxamento e descontração também permite associar o serviço oferecido pelo banco com coisas positivas, como se o fato de ser cliente do Itaú Private Bank fosse um facilitador ou determinante para que tais cenas possam ocorrer/continuar ocorrendo. A escolha por imagens de crianças, por sua vez, não se dá por acaso. Elas chamam a nossa atenção e nos sensibilizam, seja para mercadorias, consumo, estilos de vida ou valores. Cabe relembrar aqui Oliveira e Paula (2010, p. 46) que destacam que a comunicação é um processo constituinte e instituinte dos processos estratégicos organizacionais. As autoras destacam, na perspectiva da estratégia como prática, a concepção de estratégia como atividade que se realiza na interação entre pessoas.

13 Considera-se assim que, no âmbito das organizações, uma estratégia de comunicação diz respeito a necessidades e oportunidades por elas identificadas no sentido de orientar suas interações com a sociedade, bem como apresentar publicamente posicionamentos sobre questões relacionadas à sua atuação. (OLIVEIRA; PAULA, 2010, p.46) A escolha por retratar cenas de interação entre adultos e crianças em todas as peças da campanha remete a uma ideia de preocupação com o futuro e solidez de relações. O banco se propõe, no anúncio 3, a cuidar do seu patrimônio em respeito as próximas gerações da sua família, associando verbalmente o serviço oferecido com a concepção de um futuro mais estável e seguro. Nos outros anúncios, apesar do texto não remeter explicitamente a isso, temos as imagens que de certa forma apelam para a responsabilidade de garantir um futuro de tranquilidade e segurança para os pequenos. Num tempo de incertezas e laços cada vez mais frágeis as crianças são o pouco de estabilidade que resta. Pode-se não saber muito a respeito do futuro em um mundo líquido-moderno (BAUMAN, 2007) em constante mudança, mas a solidez da relação pai e filho e a dose de responsabilidade que ela traz consigo é uma das poucas certezas que se pode ter. Aponto em minha monografia 11 que talvez sejam as imagens infantis o último reduto de comunidade, o último apelo que nos sensibiliza além de nosso individualismo programado, de nossas incertezas e inseguranças. É este apelo infantil que é utilizado pelas organizações como força em interação com os sujeitos (neste caso, comunidade/consumidores/leitores). Considerações finais Retomando o conceito de Baldissera (2004) e pensando a comunicação como processo de construção e disputa de sentidos, fica claro que, no caso de nosso estudo, o conjunto de propagandas do banco Itaú está comunicando e fazendo circular certos sentidos sobre a instituição bancária e do serviço que oferece. Se tanto a sociedade quanto a organização pode ser entendidas como rede, tendo a comunicação como sua possibilidade de existência e processo 11 STOCKER, Pâmela. A criança na mídia impressa brasileira:imagens infantis nas revistas Veja, Isto É, Época e Carta Capital. Monografia de conclusão de curso (jornalismo). Universidade Feevale, 2010.

14 dinamizador, cabe lembrar que circulam na sociedade significados comumente atribuídos a infância que estão sendo retomados e ressignificados pelo banco Itaú. Essa significação, ao ser comunicada, tem seus sentidos reconstruídos e disputados. Nesse processo, de acordo com Baldissera (2010, p. 69), os sujeitos não apenas acionam as teias de significação (cultura) de que são portadores e as quais estão presos, mas também os seus imaginários, suas subjetividades, sua forma de perceber e atribuir sentido ao mundo. Nesta direção, recordo que, culturalmente, na sociedade ocidental, os infantes estão ligados a ideia de pureza, ingenuidade e bondade, seres humanos ainda incapazes/ incompletos, que necessitam de proteção e cuidado. Produzimos constantemente verdades e investimos poderes na constituição da identidadecriança. Ao associar imagens de crianças aos seus produtos e serviços, a organização reforça a construção cultural de significados a respeito da infância ao mesmo tempo em que os ressignifica. Ou seja, o banco utilizou esta imagem culturalmente consolidada de infância em prol dos seus objetivos ao mesmo tempo em que, utilizando-a, reforçou essa imagem. Por isso dizemos que a organização interpela a cultura e é por ela interpelada. Por meio da Análise de Discursos da campanha publicitária e do site institucional, percebemos que intuito do banco Itaú é, primeiramente, apresentar o serviço Private Bank como algo exclusivo e personalizado, claramente destinado a homens globais de negócios ligados ao mercado financeiro. Porém, a associação do produto com a infância humaniza e consolida a imagem da instituição bancária como preocupada com o futuro e a vida pessoal dos seus clientes, e não apenas com o cunho mercadológico dessa relação. Essa estratégia social mostra-se especialmente eficaz na contemporaneidade, já que vivemos em um mundo líquido-moderno (BAUMAN, 2007), como já ressaltamos no início deste texto. Numa sociedade cada vez mais competitiva e individualista, a organização consolida-se não apenas de prestadora de serviços, mas como portadora de uma aura simbólica de valores e compromisso com o bem-estar e desenvolvimento humano dos seus clientes. Referências BALDISSERA, Rudimar. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In KUNSCH, Margarida M. K. (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. Vol.1. São Paulo: Saraiva, 2009a.

15 . Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. In: Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Ano 6, ed. especial, n.10/11 (2009b), São Paulo: Gestcorp-ECA-USP, Abrapcorp, 2009b.. Batista, Daniela. Entre a organização comunicada e a falada : a comunicação organizacional da empresa Tramontina C.B. S/A. In: Revista Iniciacom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Vol. 2, Nº 2, Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. Porto Alegre: Tese (Doutorado em Comunicação Social) PUCRS. BALDISSERA, Rudimar. Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação. In: Margarida Maria Krohling Kunsch. (Org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. 1 ed. São Caetano do Sul - SP, 2010, v. 3, p BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida; tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp CARRIERI, A.; SARAIVA, L.; PIMENTEL, T.; SOUZA-RICARDO, P.(orgs). Análise do discurso em estudos organizacionais. Curitiba: Juruá, FILHO, B.; CARVALHO, R.; NASCIMENTO, I. Produção e análise de discursos organizacionais investindo em comunicação interna. In: Lumina Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. Vol.4 nº2 dezembro 2010 OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. Interações na Contemporaneidade e mudanças paradigmáticas: organização, comunicação. e estratégias. In: FISEC-Estrategias - Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Lomas de Zamora. Año V, Número 14, V1, pp OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, PEREIRA, M.; BRITO, M. A análise do discurso como prática e processo de produção de sentidos: proposta teórico-metodológica. In: CARRIERI, A.; SARAIVA, L.; PIMENTEL, T.; SOUZA-RICARDO, P.(orgs). Análise do discurso em estudos organizacionais. Curitiba: Juruá, MAINGUENEAU, D. Termos-chave da análise do discurso. Tradução Márcio Venício Barbosa; Maria Emília. Belo Horizonte: Editora UFMG, NECKEL, N. Análise de discurso e o discurso artístico. Disponível em Acesso em agosto de PINTO, M.J. Comunicação e discurso. São Paulo: Hacker Editores, SOUZA, Tânia C. Clemente. Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal. Comunicação apresentada no 2º Colóquio Latinoamericano de Analistas Del Discurso, La Plata e Buenos Aires, agosto/1997. Disponível em: Acesso em agosto de 2011.

16 FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

O TEXTO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA

O TEXTO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA O TEXTO COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA Maria Lúcia C. Neder Como já afirmamos anteriormente, no Texto-base, a produção, a seleção e a organização de textos para a EAD devem

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

25/07 ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN)

25/07 ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN) 25/07 ESBOÇO DE ANÁLISE DE UM TEXTO MIDIÁTICO IMAGÉTICO SOB OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. Maricília Lopes da Silva (PG-UNIFRAN) Introdução Nesta pesquisa, desenvolve-se um trabalho pautado nos

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Comunicação em jogo: a relação entre as mudanças organizacionais e as atividades lúdicas

Comunicação em jogo: a relação entre as mudanças organizacionais e as atividades lúdicas Comunicação em jogo: a relação entre as mudanças organizacionais e as atividades lúdicas Tainah Schuindt Ferrari Veras Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru/SP e-mail: tainah.veras@gmail.com

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este?

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: que lugar é este? Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL maria.schlickmann@unisul.br Palavras iniciais... As reflexões que apresento neste texto são um recorte de estudo que venho realizando na minha tese de doutorado.

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Copyright 2011 Edvaldo de Farias Prof. Edvaldo de Farias, MSc. material disponível em www.edvaldodefarias.com Minha expectativa

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Eixo temático 2: Formação de Professores e Cultura Digital Vicentina Oliveira Santos Lima 1 A grande importância do pensamento de Rousseau na

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10.

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10. Question 1 Question Question LETRA: E Fácil Question 4 LETRA: A Fácil Question 5 Gabarito de Inglês Question 6 LETRA: D Difícil Question 7 LETRA: A Média Question 8 LETRA: C Difícil Question 9 Question

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR NAS AULAS DE LEITURA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ATRAVÉS DAS IMAGENS INTRODUÇÃO Ângela Mª Leite Aires (UEPB) (angelamaryleite@gmail.com) Luciana Fernandes Nery (UEPB)

Leia mais

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem?

O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de aprendizagem? Rui Trindade Universidade do Porto Portugal trindade@fpce.up.pt I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA UNDIME/MG Belo Horizonte 11 de Abril de 2012 O que fazer para transformar uma sala de aula numa comunidade de

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS 1 O COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS POSSIBILIDADES E CAMINHOS AMANDA GONCALVES DOS SANTOS INTRODUÇÃO A idéia que muitos têm do coordenador pedagógico é aquela ainda imbricada em valores

Leia mais

gestão, inovação e liderança com atitude

gestão, inovação e liderança com atitude gestão, inovação e liderança com atitude perfil Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas

Apresentação. Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa. Situação 4 HQ. Recomendada para 7a/8a ou EM. Tempo previsto: 4 aulas Práticas Pedagógicas Língua Portuguesa Situação 4 HQ Recomendada para 7a/8a ou EM Tempo previsto: 4 aulas Elaboração: Equipe Técnica da CENP Apresentação Histórias em quadrinhos (HQ), mangás e tirinhas

Leia mais

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): responsável: Simone da Silva de Paula corresponsável: Lucilene Fernandes Realização: Foco O Projeto Quem

Leia mais

difusão de idéias A formação do professor como ponto

difusão de idéias A formação do professor como ponto Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2008 página 1 A formação do professor como ponto fundamental Lúcia P. S. Villas Bôas: Ainda que generalizações sejam imprudentes, considerando-se as transformações

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS

Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS Resumo. As crianças desde o seu nascimento estão imersas em uma cultura para qual, inevitavelmente, terão

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS DA CULINÁRIA NORDESTINA. Construções Identitárias em diversos gêneros da mídia nordestina'', desenvolvido no

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS DA CULINÁRIA NORDESTINA. Construções Identitárias em diversos gêneros da mídia nordestina'', desenvolvido no MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIAL EM IMAGENS DA CULINÁRIA NORDESTINA Regina BARACUHY mrbaracuhy@uol.com.br Universidade Federal da Paraíba / PROLING Este trabalho faz parte de um projeto intitulado: "História,

Leia mais

A comunicação organizacional de cooperativas de economia solidária: um processo através do olhar da complexidade

A comunicação organizacional de cooperativas de economia solidária: um processo através do olhar da complexidade 313 IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS A comunicação organizacional de cooperativas de economia solidária: um processo através do olhar da complexidade Aluno: Caroline Delevati Colpo, Cleusa

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

LEITURAS DO MEDO: As notícias sobre violência e sua relação com o aumento do sentimento de insegurança.

LEITURAS DO MEDO: As notícias sobre violência e sua relação com o aumento do sentimento de insegurança. LEITURAS DO MEDO: As notícias sobre violência e sua relação com o aumento do sentimento de insegurança. Jaquelaine SOUSA 1 Dalva Borges de SOUZA 2 Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Faculdade de Ciências

Leia mais

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Ana Paula Cavalcanti e Renata Cristine de Sá Pedrosa Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco FACP/UPE paulacav@cnen.gov.br Introdução

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008. ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008. Jaqueline Engelmann O cenário de discussão a respeito do ensino das mais diversas disciplinas escolares no Nível Médio e,

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o

Esta é uma breve análise de uma peça publicitária impressa que trabalha com o Chapeuzinho Vermelho ou Branca de Neve? O sincretismo imagem, texto e sentido. 1 Autor: Fernanda Rodrigues Pucci 2 Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar um anúncio de publicidade impressa em

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE CULTURA DAS PESSOAS COMO UM DOS FATORES DE SUCESSO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE CULTURA DAS PESSOAS COMO UM DOS FATORES DE SUCESSO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE CULTURA DAS PESSOAS COMO UM DOS FATORES DE SUCESSO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Elisa Maçãs IDÉIAS & SOLUÇÕES Educacionais e Culturais Ltda www.ideiasesolucoes.com 1

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓS- GRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS Taís da Silva MARTINS Universidade Federal de Santa Maria taissmartins@superig.com.br Em nossa pesquisa, buscamos entender

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

Projeto de pesquisa apresentado para o Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto de pesquisa apresentado para o Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora Projeto de pesquisa apresentado para o Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora O COMPORTAMENTO CONSUMIDOR NAS MÍDIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE GENEALOGIA DO PODER

Leia mais

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno A crise de representação e o espaço da mídia na política RESENHA Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno Rogéria Martins Socióloga e Professora do Departamento de Educação/UESC

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

O REAL DO DISCURSO NA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA NA ESCRITA DA CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

O REAL DO DISCURSO NA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA NA ESCRITA DA CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. O REAL DO DISCURSO NA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA NA ESCRITA DA CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Carolina de Paula Machado 1 A análise semântica de uma palavra, que não se paute por uma visão formal,

Leia mais