BOLETIM DE NOTÍCIAS Nº 06 MARÇO/ /03/2013 Á 31/03/2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BOLETIM DE NOTÍCIAS Nº 06 MARÇO/2013-18/03/2013 Á 31/03/2013"

Transcrição

1 BOLETIM DE NOTÍCIAS Nº 06 MARÇO/ /03/2013 Á 31/03/2013 ÁREA FEDERAL RECEITA DIVULGA RELAÇÃO DE BANCOS PARA DÉBITO AUTOMÁTICO DE PARCELAMENTO FISCAL O Ato Declaratório Executivo Codac nº 21/ DOU 1 de , relaciona as instituições financeiras que integram o débito automático em conta de prestações de parcelamento Fazendário. As instituições habilitadas são: Banco do Brasil S/A Banco Santander (Brasil) S/A Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A Banco do Estado de Sergipe S/A Caixa Econômica Federal Banco Bradesco S/A Itaú Unibanco S/A Banco Mercantil do Brasil S/A HSBC Bank Brasil S/A Banco Cooperativo do Brasil S/A IRPF/IRRF - PRORROGADA A VIGÊNCIA DA MP QUE ALTERA REGRAS SOBRE A TRIBUTAÇÃO DA PLR O Ato do Congresso Nacional nº 12/ DOU 1 de prorrogou, por 60 dias, o prazo de vigência da Medida Provisória nº 597/2012, que alterou o 5º, e acrescentou os 6º a 10 ao art. 3º da Lei nº /2000, a qual dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa (PLR). Lembra-se que em face das alterações implementadas, com efeitos desde 1º , tal participação será tributada pelo Imposto de Renda exclusivamente na fonte, em separado dos demais rendimentos recebidos, no ano do recebimento ou crédito, com base na tabela progressiva anual constante da tabela a seguir, e não integrará a base de cálculo do imposto devido pelo beneficiário na Declaração de Ajuste Anual. Valor da PLR Anual (em R$) Alíquota Parcela a Deduzir de 0,00 a 6.000,00 0,0% - DE 6.000,01 A 9.000,00 7,5% 450,00 DE 9.000,01 A ,00 15,0% 1.125,00 DE ,01 A ,00 22,5% 2.025,00 ACIMA DE ,00 27,5% 2.775,00 Para efeito da apuração do imposto, a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa (PLR) será integralmente tributada, com base na tabela progressiva supra. Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

2 No caso de pagamento de mais de uma parcela referente a um mesmo ano-calendário, o imposto deve ser recalculado, com base no total da participação nos lucros recebida no ano-calendário, mediante a utilização da tabela supramencionada, deduzindo-se do imposto assim apurado o valor retido anteriormente. Os rendimentos pagos acumuladamente a título de PLR serão tributados exclusivamente na fonte, em separado dos demais rendimentos recebidos, sujeitando-se, também de forma acumulada, ao Imposto de Renda com base na tabela progressiva supra, observando-se que, para esse efeito, considera-se pagamento acumulado aquele da participação nos lucros relativa a mais de um ano-calendário. Para fins da determinação da base de cálculo do imposto devido sobre a PLR, poderão ser deduzidas as importâncias pagas em dinheiro a título de pensão alimentícia em face das normas do Direito de Família, quando em cumprimento de decisão judicial de acordo homologado judicialmente ou de separação ou divórcio consensual realizado por escritura pública, desde que correspondentes a esse rendimento. Contudo, a mesma parcela não poderá ser utilizada para a determinação da base de cálculo do imposto incidente sobre os demais rendimentos. DARF - NOVAS DISPOSIÇÕES SOBRE OS CÓDIGOS DE RECEITA Por meio dos Atos Declaratórios Executivos Codac nºs 22, 23, 25 e 26/ DOU 1 de , foram trazidas as seguintes disposições sobre os códigos de receita a serem utilizados no preenchimento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf): a) Ato Declaratório Executivo Codac nº 22/ torna fora de uso os seguintes códigos de receita, ficando revogadas as disposições relativas a eles: 5762, 5775 e 1505, constantes do Ato Declaratório SRF/Cosar nº 21/1997; 8021, constante no art. 1º do Ato Declaratório SRF/Cosar nº 23/1999, e, no Ato Declaratório Executivo Corat nº 110/2002, os seguintes códigos: a.1) Custas Judiciais - Outras; a.2) Custas Justiça Federal - 1º Grau; a.3) Custas Justiça Federal - 2º Grau; a.4) Custas da Justiça do Trabalho - Lei nº /2002; a.5) Porte de Remessa e Retorno dos Autos; e a.6) Emolumentos da Justiça do Trabalho - Lei nº /2002; b) Ato Declaratório Executivo Codac nº 23/ torna fora de uso o código de receita Contribuição sobre a Receita Bruta de Empresas Telecomunicação, Destinada Funttel - Decreto nº 3.737/2001 -, ficando revogado o Ato Declaratório Executivo Cosar nº 22/2001, que dispunha sobre o assunto; c) Ato Declaratório Executivo Codac nº 25/ institu os seguintes códigos de receita, ficando revogados o Ato Declaratório Executivo Codac nº 95/2009 e o Ato Declaratório Executivo Codac nº 9/2013, que dispunham sobre o assunto: c.1) Devolução de Restituição Indevida - IRPF - Não Tributário; c.2) Devolução de Restituição Indevida - Cofins/Finsocial - Não Tributário; Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

3 c.3) Devolução de Restituição Indevida - IRPJ - Não Tributário; c.4) Devolução de Restituição Indevida - II - Não Tributário; c.5) Devolução de Restituição Indevida - IE - Não Tributário; c.6) Devolução de Restituição Indevida - ITR - Não Tributário; c.7) Devolução de Restituição Indevida - IPI - Não Tributário; c.8) Devolução de Restituição Indevida - IOF - Não Tributário; c.9) Devolução de Restituição Indevida - CSLL - Não Tributário; c.10) Devolução de Restituição Indevida - Cide - Não Tributário; c.11) Devolução de Restituição Indevida - PIS/Pasep - Não Tributário; e c.12) Devolução de Restituição Indevida - Contribuição Previdenciária - Não Tributário; d) Ato Declaratório Executivo Codac nº 26/ institui o código de receita R D Ativa - Contribuição para o Funttel. SAI LISTA DE BANCOS PARA DÉBITO DO IR A Receita Federal divulgou a lista dos bancos que os contribuintes poderão indicar para pagar, por meio de débito automático, as cotas do Imposto de Renda (IR) devido após a entrega das declarações deste ano. A lista dos 19 bancos é a seguinte: - Bancos do Brasil, da Amazônia, do Nordeste do Brasil, Santander (Brasil), Banestes, Alfa, do Estado do Pará, do Estado do Rio Grande do Sul, do Estado de Sergipe, de Brasília, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, HSBC Bank Brasil, Safra, Citibank, Cooperativo Sicredi e ainda o Cooperativo do Brasil. Condição Para que o contribuinte possa optar pelo débito automático desde a 1ª cota (no caso de opção por mais de uma), a declaração do IR deste ano terá de ser entregue até as 23h59min59s do dia 31 deste mês. A Receita Federal informa que recebeu declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) O balanço considera os dados até as 16 horas de ontem. A expectativa do Fisco é de que as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física superem 26 milhões este ano e assinalem um novo recorde. O período para remessa das declarações foi aberto em 1º de março e segue até 30 de abril. O contribuinte que recebeu R$ ,65 ou mais em 2012 terá, obrigatoriamente, de apresentar sua declaração à Receita. Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

4 ÁREA ESTADUAL DISCIPLINADOS OS CRITÉRIOS DE APURAÇÃO E A PERIODICIDADE DE DIVULGAÇÃO DA TAXA DE JUROS DE MORA Através da Resolução SF nº 21/ DOE SP de foram disciplinados os critérios de apuração e a periodicidade de divulgação da taxa de juros de mora incidente no pagamento de débitos fiscais. A taxa de juros será obtida por aproximação, buscando-se a equivalência entre o percentual de juros, acumulado linearmente para um período de 90 dias, e a taxa para operações de Vendor apurada em periodicidade diária, acumulada exponencialmente no mesmo intervalo. Essas novas disposições produzem efeitos desde , ficando revogada a Resolução SF nº 31/2012, que disciplinava o assunto. DIVULGADA RETIFICAÇÃO RELATIVA A PRAZOS PARA O REGISTRO DE EVENTOS DA NF-E Através do Ajuste Sinief nº 1/ DOU 1 de , ret. no de , o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou retificação relativa às tabelas do Anexo II, que trata dos prazos para o registro de eventos da NF-e, a que se refere o inciso II da cláusula segunda do Ajuste Sinief nº 1/2013, o qual altera o Ajuste Sinief nº 7/2005, que instituiu a NF-e e o Documento Auxiliar da NF-e (Danfe). Nas tabelas constantes da citada retificação, onde se lê Evento - Ciência da Operação, leia-se Evento - Ciência da Emissão. DIVULGADA PELO CONFAZ NOVA VERSÃO DO ROTEIRO DE ANÁLISE DO SAT RELATIVO À EMISSÃO DE CF-E-SAT Por meio do Despacho SE/Confaz nº 53/ DOU 1 de , foi atualizada a versão do Roteiro de Análise do SAT, referido no Manual de Registro de Modelo de Equipamento SAT, relativo ao Cupom Fiscal Eletrônico (CFe-SAT). O roteiro atualizado estará disponível no site do Confaz: identificado como "Roteiro_Analise_SAT_v_1_1_3.pdf". CONFAZ PUBLICA TABELAS DE ATRIBUTOS POR PERFIL DE REQUISITOS DO PAF-ECF Por meio do Despacho SE/Confaz nº 54/ DOU 1 de , foram publicadas as tabelas de atributos por perfil de requisitos do PAF-ECF e de perfis de requisitos por Unidade da Federação, de acordo com o disposto no art. 4º do Ato Cotepe/ICMS nº 9/2013, o qual dá nova disciplina ao PAF-ECF, com efeitos a partir de 1º ALTERADAS AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E APROVADA A VERSÃO DO GUIA PRÁTICO DA EFD Por meio do Ato Cotepe/ICMS nº 14/ DOU 1 de , foi alterado o Ato Cotepe/ICMS nº 9/2008, que dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD), devendo ser observadas as orientações do Guia Prático da EFD, versão , publicado no Portal Nacional do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O Manual de Orientação do Leiaute da EFD passa a vigorar com as seguintes mudanças: a) incluído o registro C465 na Tabela Bloco C: Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

5 Obrigatoriedade do registro Perfil A Perfil B Perfil C Bloco Descrição Registro Nível Ocorrência Entrada Saída Entrada Saída Entrada Saída C Compleme nto do Cupom Fiscal C :1 N O (Se existir C460 e N N N N Eletrônico Emitido por ECF - CFe- COD_ MOD= 60) ECF (código 60). b) alteradas as redações: b.1) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C100 para "Documento - Nota Fiscal (código 01), Nota Fiscal Avulsa (código 1B), Nota Fiscal de Produtor (código 04), Nota Fiscal Eletrônica (código 55), Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor Final (código 65) ; b.2) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C190 para "Registro Analítico do Documento (códigos 01, 1B, 04, 55 e 65) ; b.3) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C400 para "Equipamento ECF (códigos 02, 2D e 60) ; b.4) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C405 para "Redução Z (códigos 02, 2D e 60)"; b.5) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C420 para "Registro dos Totalizadores Parciais da Redução Z (códigos 02, 2D e 60)"; b.6) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C460 para "Registro dos Totalizadores Parciais da Redução Z (códigos 02, 2D e 60)"; b.7) da coluna "Descrição" da Tabela Bloco C, do Registro C490 para "Registro Analítico do movimento diário (códigos 02, 2D e 60)"; b.8) da coluna "Nível" da Tabela Bloco D, do Registro D195 para "3"; b.9) da coluna "Nível" da Tabela Bloco D, do Registro D197 para "4"; b.10) da coluna "Obrigatoriedade do Registro (Todos contribuintes)" da T Bloco 1, dos Registros 1310, 1350, 1360 e 1370 para "O (Se existir o 1300)"; Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

6 c) incluídos os documentos fiscais na Tabela Tabela Documentos Fiscais do ICMS - relacionados a seguir: Código Descrição modelo 60 Cupom Fiscal Eletrônico CF-e-ECF Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final 65 d) alterada a redação da coluna "Descrição" da Tabela Tabela Situação do Documento", do código 04 para "NF-e, NFC-e ou CT-e denegado"; e) alterada a redação da coluna "Descrição" da Tabela Tabela Situação do Documento", do código 05 para "NF-e, NFC-e ou CT-e - Numeração inutilizada"; f) alterados os nomes: f.1) do Registro C100 para "NOTA FISCAL (CÓDIGO 01), NOTA FISCAL AVULSA (CÓDIGO 1B), NOTA FISCAL DE PRODUTOR (CÓDIGO 04), NF-e (CÓDIGO 55) e NFC-e (CÓDIGO 65); f.2) do Registro C190 para "REGISTRO ANALÍTICO DO DOCUMENTO (CÓDIGOS 01, 1B, 04 E, 55 e 65)"; f.3) do Registro C400 para "EQUIPAMENTO ECF (CÓDIGOS 02, 2D e 60); f.4) do Registro C405 para "REDUÇÃO Z (CÓDIGOS 02, 2D e 60)"; f.5) do Registro C420 para "REGISTRO DOS TOTALIZADORES PARCIAIS DA REDUÇÃO Z (CÓDIGOS 02, 2D e 60)"; f.6) do Registro C460 para "DOCUMENTO FISCAL EMITIDO POR ECF (CÓDIGOS 02, 2D e 60)". f.7) do Registro C490 para "REGISTRO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIÁRIO (CÓDIGOS 02, 2D e 60)"; g) alterado o nível hierárquico do Registro D195 para "3"; h) alterado o nível hierárquico do Registro D197 para "4"; i) alterado o tipo do campo 8 - SUB do Registro D500 para "C"; e j) acrescentado ao Manual de Orientação do Leiaute da EFD o seguinte registro: Registro C465: COMPLEMENTO DO CUPOM FISCAL ELETRÔNICO EMITIDO POR ECF - CF-e-ECF (CÓDIGO 60) Nº Campo Descrição Tipo Tamanho Dec 01 REG Texto fixo contendo "C465". C Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

7 02 CHV_CFE Chave do Cupom Fiscal Eletrônico 03 NUM_CCF Número do Contador de Cupom Fiscal N N ENTIDADES PAULISTAS DE EDUCAÇÃO PODERÃO RECEBER CRÉDITOS DA NOTA FISCAL PAULISTA Por meio da Lei nº / DOE SP de as entidades paulistas de educação, sem fins lucrativos, certificadas como entidades beneficentes, poderão ser indicadas como favorecidas com o crédito da Nota Fiscal Paulista, no caso de documento fiscal eletrônico que não indicar o nome do consumidor. Essa regra produzirá efeitos a partir da data a ser estabelecida em regulamentação. ICMS/SPED - DISPONIBILIZADA NO PORTAL DA NF-E A ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO, VERSÃO 1.05 Foi disponibilizada no Portal da NF-e a Orientação de Preenchimento da NF-e, versão 1.05, aprovada pelo Ato Cotepe/ICMS nº 7/2013, a qual abrange os seguintes tópicos: a) grupo ICMS na operação com diferimento parcial do imposto; b) dispensa da emissão da Declaração de Importação (DI), Declaração Simplificada de Importação (DSI) ou outro documento controlado pela Receita Federal do Brasil (RFB); c) transferência de crédito; d) NF-e Complementar; e) ressarcimento de substituição tributária (ST); f) venda de mercadoria a pessoa física estrangeira; g) mercadoria com unidade comercial diferente da unidade tributada; h) NF-e destinada à Zona Franca de Manaus (ZFM); e i) Simples Nacional. (Ato Cotepe/ICMS nº 7/2013; Orientação de Preenchimento da NF-e, versão Disponível em: Acesso em: ) Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

8 NOVA VERSÃO DO APLICATIVO TD-REDF (1.0.21) A Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP) disponibilizou em sua página o aplicativo (1.0.21) para download do Transmissor de Dados para o Registro Eletrônico de Documento Fiscal (TD-REDF). A nova versão valida o envio de arquivos digitais contendo os dados da Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A para fins do projeto Nota Fiscal Paulista. Para gerar os arquivos, o contribuinte deverá seguir as informações disponibilizadas no leiaute da Portaria CAT 102/07. ICMS/SPED - PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO GUIA PRÁTICO DA EFD VERSÃO A Seção 8 do Guia Prático da EFD, versão , de que trata o parágrafo único do art. 1º do Ato Cotepe/ICMS nº 9/2008, na redação dada pelo Ato Cotepe/ICMS nº 14/2013, relaciona as alterações deste Guia, dentre as quais constam: a) inclusão do documento Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), Modelo 65, nos registros C100 e C190; b) alteração das regras para a retificação do arquivo da EFD-ICMS/IPI, conforme o Ajuste Sinief nº 11/2012; c) alteração do campo 8 do Registro D500 - para caracter; d) alterações do Ato Cotepe/ICMS nº 50/2012 (aprova a versão do Guia Prático da EFD e altera o Manual de Orientação do Leiaute da EFD - Anexo Único do Ato Cotepe/ICMS nº 9/2008); e e) campo 13 - Registro para Obrigatório. (Ato Cotepe/ICMS nº 9/2008, art. 1º, parágrafo único; Ato Cotepe/ICMS nº 14/2013; Guia Prático da EFD, versão , Seção 8). SISTEMA DA NOTA FISCAL PAULISTA TERÁ ACESSO RESTRITO DE 1º A 15 DE ABRIL As funcionalidades da opção "Conta Corrente" no sistema Nota Fiscal Paulista ficarão indisponíveis no período de 1º a 15 de abril. A medida é necessária para o processamento de três comandos do sistema: - Cancelamento dos créditos não resgatados da primeira liberação, ocorrida em abril de 2008, e que completam 5 anos em 1º de abril de 2013; - Liberação dos créditos referentes às compras realizadas no segundo semestre de 2012; - Carga dos prêmios do sorteio nº 53, referente ao mês de abril. As demais funções do site como o registro de reclamações, cadastramento e atualização de dados cadastrais, entre outras, permanecerão acessíveis aos consumidores no período. Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

9 ÁREA ESTADUAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DIVULGADOS ATOS SOBRE A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, MATERIAL DE LIMPEZA E PERFUMARIA Por meio do Despacho SE/Confaz nº 52/ DOU 1 de , foi dada publicidade aos Protocolos ICMS nºs 30 a 32/2013, que dispõem sobre a substituição tributária nas operações com produtos alimentícios, cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador e material de limpeza entre o Estado de Minas Gerais e o Distrito Federal, conforme segue: a) Protocolo ICMS nº 30/ dispõe sobre a substituição tributária nas operações com produtos alimentícios entre o Estado de Minas Gerais e o Distrito Federal, com efeitos a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e do Distrito Federal; b) Protocolo ICMS nº 31/ dispõe sobre a substituição tributária nas operações com cosméticos, perfumaria, artigos de higiene pessoal e de toucador entre o Estado de Minas Gerais e o Distrito Federal, com efeitos a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e do Distrito Federal; e c) Protocolo ICMS nº 32/ dispõe sobre a substituição tributária nas operações com material de limpeza entre o Estado de Minas Gerais e o Distrito Federal, com efeitos a partir da data prevista em decreto do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e do Distrito Federal. PRORROGADA EM ALAGOAS A VIGÊNCIA DE PROTOCOLOS SOBRE A APLICAÇÃO DO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Por meio do Despacho SE/Confaz nº 59/ DOU 1 de , foi dada publicidade sobre a aplicação no Estado de Alagoas, a partir de 1º , dos Protocolos ICMS nºs 129 e 131/2012, que alteram os Protocolos ICMS nºs 105 e 107/2008, os quais dispõem sobre a substituição tributária nas operações com materiais de limpeza e colchoaria. Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

10 ÁREA MUNICIPAL ISS/SÃO PAULO - INSTITUÍDA A DECLARAÇÃO DO PLANO DE SAÚDE A Instrução Normativa SF/Surem nº 1/ DOM São Paulo de foi instituída a Declaração do Plano de Saúde (DPS) e aprovado o respectivo aplicativo, a ser utilizado pelos prestadores de serviços de planos de saúde e congêneres referidos nos subitens 4.22 e 4.23 da lista de serviços, a partir do mês de julho/2013. A DPS deverá ser: a) utilizada para escrituração mensal dos documentos comprobatórios dos valores cobrados dos usuários dos serviços prestados e dos repasses a prestadores de serviços de saúde, para fins da apuração da base de cálculo do ISS devido mensalmente; e b) gerada até o dia 5 do mês seguinte ao da prestação dos serviços, no site Note-se que o recolhimento do ISS referente à DPS deverá ser efetuado exclusivamente por meio de documento de arrecadação emitido pelo aplicativo da declaração. EXPEDIÇÃO / DIVERSOS VEJA COMO ESCREVER UM DE TRABALHO CONVINCENTE No mundo corporativo os s são grandes aliados na comunicação. Contudo, para que você use a ferramenta de maneira proveitosa é necessário seguir algumas práticas. Convencer o seu contato do que você quer, por exemplo, não é uma tarefa fácil, ainda mais se você não pode vêlo frente a frente. Se você já passou por uma situação parecida, confira 5 dicas que podem ajudar a criar um e- mail convincente. 1. Marketing: pense no seu como uma ferramenta direta de marketing, que precisa chamar a atenção rapidamente e oferecer uma mensagem clara e concisa. Dê ao seu leitor motivos para continuar lendo. Isso pode ser feito por meio de várias práticas como criar um bom título para o campo de assunto, começar com o pensamento mais importante, evitar frases generalizadas, etc. 2. Intimidade: pense no como uma amizade: quanto mais você conhece a pessoa menos tem a necessidade de agir formalmente com ela. Lembre-se, no entanto, de manter os limites aceitáveis de formalidade, uma vez que se trata do ambiente de trabalho. Comece com s mais políticos e conforme você constrói uma relação com a pessoa se dê o luxo de eliminar certas formalidades que tomam tempo na correspondência eletrônica. 3. Vaidade: embora poucas pessoas tenham a coragem de admitir, todas são vaidosas nem que seja apenas um pouco. Aproveite-se disso para criar um realmente convincente. A melhor maneira de utilizar esse recurso é personalizar o . Seu destinatário vai adorar perceber que você dedicou tempo para construir um texto específico para ele, ao passo que se dar conta de que você usou apenas o famoso copia e cola pode deixá-lo irritado e displicente quanto ao que você tem a dizer. Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

11 4. Correção: se você quer credibilidade é necessário escrever com correção, especialmente falando de e- mails formais. Não corra o risco de enviar um com erros para os seus contatos, isso não vai convencer ninguém. Você não é obrigado a saber todas as palavras, mas é obrigado a procurar aquelas que o deixam na dúvida. Uma boa dica é usar o corretor ortográfico do seu programa de edição de texto. 5. Conversa: ainda que seja um formal, dê a ele um tom de conversa. Faça com que o seu contato se sinta conversando frente a frente com você. Quanto mais a vontade ele estiver com você, mais fácil será convencê-lo daquilo que você deseja. CFC - DEFINIDAS AS REGRAS PARA COBRANÇA DE MULTA POR AUSÊNCIA ÀS ELEIÇÕES DOS CRC Nos termos da Resolução CFC nº 1.436/ DOU 1 de , o contabilista que deixar de votar nas eleições dos Conselhos Regionais Contabilidade (CRC), sem causa justificada, estará sujeito à multa no valor correspondente a 30% da anuidade do técnico em contabilidade em vigor no exercício da realização da eleição. O contabilista que não comparecer à eleição terá o prazo de 30 dias para apresentar no sistema informatizado de votação a justificativa de sua falta, sendo consideradas justificativas para deixar de votar: a) ter impedimento legal ou de força maior; b) estar em enfermidade; c) estar em débito para com o CRC; d) ter completado 70 anos de idade; e) ser portador de registro provisório. Nas hipóteses referidas nas letras c a e supra, o contabilista que não comparecer à eleição fica dispensado de apresentar a justificativa por escrito, uma vez que esta será realizada de ofício. O prazo de 30 dias para a apresentação de justificativa será contado a partir do 1º dia útil seguinte ao término da eleição. O contabilista deverá justificar, através do sistema informatizado de votação, o motivo de sua ausência à eleição, que será analisado pelo CRC, o qual poderá requerer a juntada dos documentos necessários à comprovação da justificativa. O interessado será notificado da decisão, sendo-lhe facultada a interposição de recurso ao Plenário do CRC. O CRC, decorrido o prazo de 60 dias a contar do 1º dia útil seguinte ao término da eleição, procederá à cobrança conforme norma específica editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

12 TRABALHISTA DIVULGADA NOVA VERSÃO DO MANUAL DE ORIENTAÇÕES, RETIFICAÇÃO DE DADOS E DEVOLUÇÃO DE RECOLHIMENTOS A MAIOR DO FGTS Através da Circular Caixa nº 618/ DOU 1 de a Caixa Econômica Federal divulgou a versão 1.04 do "Manual de Orientações - Retificação de Dados, Transferência de Contas Vinculadas e Devolução de Valores Recolhidos a Maior", instituído pela Circular Caixa nº 462/2009, o qual define normas e procedimentos relativos às operações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e serve como instrumento normativo, cabendo ao empregador observar as disposições nele contidas. A mencionada versão está disponível no site da Caixa, opção "Download - FGTS". TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS - PRORROGADA A VIGÊNCIA DA MP QUE INSTITUI PACOTE DE MEDIDAS DE DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA Através do Ato do Congresso Nacional nº 16/ DOU 1 de foi prorrogado, por 60 dias, o prazo de vigência da Medida Provisória nº 601/2012, que promoveu novas alterações na legislação tributária, destinadas à desoneração tributária da indústria nacional, dentre as quais destacamos as seguintes: a) o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), instituído pelo art. 1º da Lei nº /2011, com o objetivo de reintegrar valores referentes a custos tributários federais residuais existentes nas suas cadeias de produção, que inicialmente seria aplicável às exportações realizadas até , será aplicável às exportações realizadas até ; b) foram alterados, com efeitos a partir de 1º , os arts. 4º e 8º da Lei nº /2004, que, entre outras providências, instituiu o regime especial de tributação aplicável às incorporações imobiliárias (Regime Especial Tributário do Patrimônio de Afetação), os quais passam a dispor, respectivamente, que: b.1) para cada incorporação submetida ao regime especial de tributação, a incorporadora ficará sujeita ao pagamento equivalente a 4% da receita mensal recebida, o qual corresponderá ao pagamento mensal unificado do seguinte imposto e contribuições constantes em "b.2" (anteriormente esse percentual era de 6%); e b.2) para fins de repartição de receita tributária, o percentual de 4% referido na letra b.1 será considerado: b.2.1) 1,71% como Cofins; b.2.2) 0,37% como contribuição para o PIS-Pasep; b.2.3) 1,26% como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ); e b.2.4) 0,66% como Contribuição Social sobre o Lucro (CSL); c) foram alterados, com efeitos desde , os arts. 1º e 2º Lei nº /2011, que dispõem, respectivamente, sobre: c.1) a redução a zero da alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre os rendimentos definidos nos termos da alínea a", 2º, art. 81, da Lei nº 8.981/1995, quando pagos, creditados, entregues ou remetidos a beneficiário residente ou domiciliado no exterior, exceto em país que não tribute a renda ou que a tribute à alíquota máxima inferior a 20%, produzidos por: Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

13 c.1.1) títulos ou valores mobiliários adquiridos a contar de 1º , objeto de distribuição pública, de emissão de pessoas jurídicas de direito privado não classificadas como instituições financeiras; ou c.1.2) fundos de investimento em direitos creditórios constituídos sob a forma de condomínio fechado, regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cujo originador ou cedente da carteira de direitos creditórios não seja instituição financeira; c.2) no caso de debêntures emitidas por sociedade de propósito específico, constituída sob a forma de sociedade por ações, e de cotas de emissão de fundo de investimento em direitos creditórios, constituídos sob a forma de condomínio fechado, relacionados à captação de recursos com vistas a implementar projetos de investimento na área de infraestrutura, ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação, considerados como prioritários na forma regulamentada pelo Poder Executivo Federal, os rendimentos auferidos por pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no País sujeitam-se à incidência do Importo de Renda, exclusivamente na fonte, às seguintes alíquotas: c.2.1) 0%, quando auferidos por pessoa física; e c.2.2) 15%, quando auferidos por pessoa jurídica tributada com base no lucro real, presumido ou arbitrado, pessoa jurídica isenta ou optante pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional); d) foram incluídos os 10 a 12 ao art. 3º da Lei nº 9.718/1998, os quais produzem efeitos a partir de 1º e dispõem, respectivamente, que: d.1) as pessoas jurídicas integrantes da Rede Arrecadadora de Receitas Federais (Rarf) poderão excluir da base de cálculo da Cofins o valor auferido em cada período de apuração como remuneração dos serviços de arrecadação de receitas federais, dividido pela alíquota de 4%, prevista no art. 18 da Lei nº /2003; d.2) caso não seja possível fazer a exclusão de que trata a letra d.1 na base de cálculo da Cofins referente ao período em que tiver sido auferida a remuneração, o montante excedente poderá ser excluído da base de cálculo da contribuição devida nos períodos subsequentes; d.3) a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) disciplinará o disposto nas letras d.1 e d.2, inclusive quanto à definição do valor auferido como remuneração dos serviços de arrecadação de receitas federais. PRORROGADA VIGÊNCIA DA MP QUE INTEGRA ALGUNS SETORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO O Ato do Presidente do CN nº 16/ DOU 1 de prorrogou por 60 dias a Medida Provisória nº 601/2012, a qual determinou que a partir de 1º e até as empresas do setor da construção civil enquadradas nos grupos 412, 432, 433 e 439 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0 contribuirão com a alíquota de 2% sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, em substituição às contribuições previdenciárias de 20% sobre o total da folha de pagamento de empregados, avulsos e contribuintes individuais. A referida norma estabeleceu ainda que, a partir da mesma data, contribuirão com a alíquota de 1% sobre a mesma base de cálculo e em substituição às mesmas contribuições alguns setores do comércio varejista, tais como de livros, jornais, revistas, e alguns especializados em equipamentos e suprimentos de informática. PREVIDENCIÁRIA - LANÇAMENTO DE VALORES DECORRENTES DE EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS RURAIS NA SEFIP OBSERVA NOVAS REGRAS Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

14 A Receita Federal do Brasil (RFB) disciplinou através da Instrução Normativa RFB nº 1.338/ DOU 1 de o lançamento dos valores relativos às receitas decorrentes de exportação de produtos rurais alcançadas pela não incidência da contribuição previdenciária no Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip), conforme segue: a) quando, no campo "Comercialização da Produção - Pessoa Jurídica" ou no campo "Comercialização da Produção - Pessoa Física", forem declaradas somente receitas decorrentes de exportação de produtos rurais, a soma dos valores da contribuição patronal previdenciária calculados pelo Sefip e demonstrados no campo "Comprovante de Declaração das Contribuições a Recolher à Previdência Social", nas linhas "Comercialização Produção" e "RAT" da coluna FPAS 744, deverá ser lançada, no campo "Compensação", para efeitos da geração correta de valores devidos em Guia de Previdência Social (GPS); b) quando, no campo "Comercialização da Produção - Pessoa Jurídica" ou no campo "Comercialização da Produção - Pessoa Física", forem declaradas receitas decorrentes e não decorrentes de exportação de produtos rurais, deverá ser lançado, no campo "Compensação", somente o valor da contribuição previdenciária sobre a receita decorrente de exportação de produtos rurais, que deverá ser apurado à parte pelo declarante; c) os campos "Período Início" e "Período Fim" devem ser preenchidos com a mesma competência da GFIP/Sefip; d) a dedução da compensação na GPS deverá ser feita primeiramente nos códigos de GPS referentes ao FPAS principal da empresa (2003, 2100, 2208, 2402 e 2429) e posteriormente nos códigos de GPS referentes ao FPAS 744 (2607, 2704 e 2437); e) a não incidência da contribuição não se aplica à contribuição devida ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); f) o valor calculado pelo Sefip a título do Senar não deverá ser lançado no campo compensação, sendo devido o seu recolhimento. AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS DA EMPREGADA DOMÉSTICA FOI APROVADA NO SENADO O Senado aprovou, em segunda votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta os direitos trabalhistas da empregada doméstica, a qual deverá ser promulgada no dia 02 de abril, quando então passará a vigorar. A nova legislação concede aos trabalhadores domésticos (babá, governanta, cozinheira, caseiro, jardineiro, motorista particular etc.) vários novos direitos, tais como: jornada de 8 horas, hora extra, FGTS obrigatório, auxílio-babá, salário-família, adicional noturno etc). Alguns destes direitos entram em vigor a partir da publicação da nova lei, outros, porém, ainda ficarão na dependência de regulamentação. - Salário Maternidade DOCUMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS O artigo 93 do Decreto 3.048/99 dispõe que o salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto. No caso de empregada adotante, o benefício previdenciário será pago diretamente pela Previdência Social, conforme artigo 93-A do Decreto em comento. Segurada Desempregada documentos exigidos a) Original e cópia da Certidão de Nascimento da criança ou Atestado Médico original nos casos de aborto espontâneo; b) Documento de Identificação da requerente (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros); Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

15 c) Cópia e original da Certidão de Casamento, se for o caso, quando houver divergência no nome da requerente; d) Cadastro de Pessoa Física CPF; e) Declaração: Na Agência da Previdência Social (APS) a segurada deverá preencher documento informando a forma de extinção do contrato de trabalho. Empregada Adotante documentos exigidos a) Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP); b) Atestado Médico original ou original e cópia da Certidão de Nascimento da criança; c) Documento de identificação da requerente (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros); d) Cópia e original da Certidão de Casamento, se for o caso, quando houver divergência no nome da requerente; e) Cadastro de Pessoa Física CPF; f) Certidão de Nascimento da criança ou Guarda Judicial para fins de adoção (original e cópia). Empregada Doméstica documentos exigidos a) Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP); b) Atestado Médico original ou original e cópia da Certidão de Nascimento da criança; c) Carteira de Trabalho e Previdência Social; d) Cópia e original da Certidão de Casamento, se for o caso, quando houver divergência no nome da requerente; e) Cadastro de Pessoa Física - CPF do Empregador(a); f) Cadastro de Pessoa Física - CPF da requerente. Caso haja necessidade de regularizar dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais- CNIS, a segurada deverá apresentar todos os comprovantes de recolhimento à Previdência Social (guias e carnês de recolhimento). - PENSÃO POR MORTE Pensão por morte é o benefício pago aos dependentes do segurado da Previdência Social que falecer, ou seja, é um benefício pago mensalmente aos dependentes do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro, em caso de morte. Visa fornecer à família do segurado falecido, a manutenção do rendimento para que possam promover o sustento próprio, de acordo com o disposto no artigo 201, V da Constituição Federal de Dependente Esposo/Companheiro documentos exigidos a) Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP); b) Documento de Identificação; c) Cadastro de Pessoa Física CPF; d) Certidão de Casamento Civil, se esposo (a); e) Certidão de sentença que assegure direito à pensão alimentícia, se divorciado (a) ou separado (a) judicialmente; No caso de Companheiro, deverá apresentar prova de União Estável, mediante apresentação de, no mínimo, três dos seguintes documentos (art. 22, 3º do Decreto 3.048/99): Declaração de Imposto de Renda do segurado, em que conste o interessado como seu dependente; Disposições testamentárias; Declaração especial feita perante Tabelião (escritura pública declaratória de dependência econômica); Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

16 Prova de mesmo domicílio; Certidão de Nascimento filho havido em comum; Certidão de Casamento Religioso; Prova de encargos domésticos evidentes e existência de sociedade ou comunhão nos atos de vida civil; Procuração ou fiança reciprocamente outorgada; Conta bancária conjunta; Registro em associação de qualquer natureza onde conste o interessado como dependente do segurado; Apólice de seguro na qual conste o segurado como instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiária; Ficha de tratamento em instituição de assistência médica da qual conste o segurado como responsável; Escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome do dependente; Quaisquer outros documentos que possam levar à convicção do fato a comprovar. Dependente Filhos(as) documentos exigidos a) Certidão de Nascimento; b) Comprovação de invalidez atestada por exame médico-pericial a cargo do INSS, para os maiores de 21 (vinte e um) anos de idade; c) Documento de Identificação, caso seja o requerente ou maior de 21 anos; d) Cadastro de Pessoa Física - CPF, caso seja o requerente; e) Declaração do requerente na qual conste que o dependente menor de 21 (vinte e um) anos de idade não é emancipado (a emancipação aqui referida não inclui aquela decorrente de colação de grau em ensino superior); f) Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP). - AUXÍLIO RECLUSÃO O benefício do auxílio reclusão será devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço, ou seja, quando não houver salário-de-contribuição na data do seu efetivo recolhimento à prisão, desde que mantida a qualidade de segurado. Dependente Esposo(a)/Filhos documentos exigidos a) Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP); b) Documento que comprove o efetivo recolhimento à prisão, emitido por autoridade competente, que deverá ser renovado a cada trimestre; c) Menor recluso: certidão do despacho de internação e atestado de efetivo recolhimento a órgão subordinado ao Juiz da Infância e da Juventude; d) Documento de Identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros); e) Cadastro de Pessoa Física CPF; f) Declaração da empresa a qual o segurado estiver vinculado (se empregado) que comprove que o segurado não está recebendo remuneração da mesma. Caso haja necessidade de regularizar dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais- CNIS,deverá ser apresentada Carteira de Trabalho e Previdência Social ou outro documento que comprove o exercício de atividade e/ou tempo de contribuição. Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

17 CORRETORA DE SEGUROS AUTOGLASS INOVA AO OFERECER O SERVIÇO DE PROTEÇÃO DE PARA-CHOQUE AOS SEGURADOS TOKIO MARINE Serviço inédito no mercado já está disponível aos clientes do Rio de Janeiro e Espírito Santo que possuem apólices de automóvel com serviço completo de vidros Atenta às necessidades dos clientes, a Autoglass mais uma vez inova ao lançar no mercado o serviço de proteção de para-choque aos segurados da Tokio Marine, nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que contratam a apólice de seguro auto com o serviço completo de vidros.o serviço ainda está em projeto piloto e disponível exclusivamente para as apólices da companhia com inicio de vigência a partir de 16 de outubro de A empresa especializada no reparo e instalação do vidro automotivo, faróis, lanternas e acessórios em todo o País oferece o novo serviço para o reparo de trincas, amassados, perfurações e deformações no para-choque de qualquer modelo de automóvel. De acordo com o superintendente executivo de serviços da Autoglass, Eduardo Borges, a proteção do parachoque é a evolução do serviço de proteção a vidros. Seguindo o espírito inovador que a Autoglass sempre teve, já agregamos à cobertura convencional de vidros outros serviços como a proteção aos retrovisores, faróis e lanternas para motos, faróis de milha, vidro residencial, pneus para veículos blindados e agora oferecemos mais esse diferencial. Segundo Borges, o para-choque é um item que tem sinergia com o farol, lanterna e farol de milha, e com o novo serviço, a Autoglass atenderá àqueles casos em que o sinistro fica abaixo da franquia e o segurado acaba custeando a manutenção do veículo. Para acionar o serviço, basta que o segurado Tokio Marine entre em contato com a central de atendimento da Tokio Marine ( ) sendo direcionado à loja mais próxima da rede ou ao estabelecimento credenciado para fazer o reparo e a pintura da peça. SULAMÉRICA LANÇA CARTILHA ONLINE PARA AUXILIAR CONTRIBUINTE NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos acaba de lançar uma cartilha online com dicas e orientações para os contribuintes esclarecerem suas dúvidas durante o período de declaração de Imposto de Renda, que vai até 30 de abril. O conteúdo foi criado com propósito de fomentar a educação financeira da população. Com linguagem concisa e acessível, as primeiras páginas do manual explicam quem deve fazer a declaração, os prazos, qual tipo de declaração mais adequado para cada pessoa, e implicações e multas em caso de atraso na entrega. As demais se concentram em orientar contribuinte a declarar seu plano de previdência privada de acordo com o tipo do plano (VGBL ou PGBL). A leitura da cartilha possibilita ainda o entendimento sobre o regime tributário e a natureza das operações (contribuições, resgates ou recebimento de benefícios/indenizações). As ilustrações ajudam o usuário a identificar os campos para declarar as contribuições realizadas e os valores de resgate e benefícios de previdência recebidos em Além disso, os internautas que visitarem o site Previdência Sem Blá Blá Blá encontrarão um conteúdo atualizado sobre o tema Como declarar meu plano de previdência no IR 2013?. Contribuir com a educação financeira tem sido uma preocupação constante da SulAmérica. Em 2011, a companhia lançou o site Previdência sem Blá Blá Blá, um portal com vídeos que apresenta o tema de maneira descomplicada e bem-humorada. Só no ano passado o portal teve mais de 500 mil acessos. Agora, a empresa lançou a cartilha sobre Imposto de Renda, a fim de fomentar a formação de consumidores mais conscientes e preparados para cuidar de suas finanças e escolher os investimentos mais adequados ao seu perfil. Para acessar: Cartilha IR Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

18 Previdência sem blá blá blá SEGURO-VIAGEM EVITA PROBLEMAS NA HORA DO IMPREVISTO Segundo pesquisa do Ministério do Turismo realizada no início do ano com 2 mil habitantes de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, mais de 68% de pessoas pretendem viajar para estados brasileiros e 23% para outros países em Nesse universo dos turistas é bom lembrar que imprevistos também acontecem em viagens, inclusive aqueles relacionados a problemas físicos e a procura por médicos costuma ter custo elevado, principalmente fora do Brasil. Portanto, antes de embarcar para uma viagem internacional é fundamental que se contrate um seguro-viagem para garantir segurança e comodidade. Vale ressaltar que os 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. As seguradoras apresentam planos de seguro de viagem específicos para permitir a entrada na Europa. Para viajar para Cuba também é obrigatório ter seguro-viagem, que pode ser comprado antes de embarcar ou no próprio aeroporto. Já o governo da Austrália exige que estudantes de intercâmbio tenham o seguro-saúde Overseas Students Health Cover (OSHC). CONFIDENCE CONS. AUD. PER. CONT. LTDA 01/04/2013 Rua Leocádia Cintra, 86 Móoca São Paulo - SP - CEP Tel. (011)

Datamace informática Ltda. 0

Datamace informática Ltda. 0 06/2012 EXTRAORDINÁRIO Bl. 06/2012 OBSERVE A PRINCIPAL INFORMAÇÃO E/OU ALTERAÇÃO LEGAL OCORRIDA NESTE PERÍODO QUE PODERÁ TER IMPACTO EM SUAS ATIVIDADES: EFD Contribuições Lucro Presumido Página 2 Desoneração

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Educação Previdenciária

PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Educação Previdenciária Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência Social e pagar mensalmente a contribuição para assegurar os seus direitos e a proteção à sua família. Vejamos com isso

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

Bloco Contábil e Fiscal

Bloco Contábil e Fiscal Bloco Contábil e Fiscal EFD Contribuições Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo EFD Contribuições, que faz parte do Bloco Contábil e Fiscal. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

VARGAS CONTABILIDADE atendimento@vargascontabilidaders.com.br ORIENTAÇÃO

VARGAS CONTABILIDADE atendimento@vargascontabilidaders.com.br ORIENTAÇÃO VARGAS CONTABILIDADE atendimento@vargascontabilidaders.com.br ORIENTAÇÃO PREVIDÊNCIA SOCIAL Décimo Terceiro Salário Nesta orientação, vamos apresentar como deve ser preenchida a declaração do SEFIP Sistema

Leia mais

Boletim de Relacionamento Previdência. Imposto de Renda Sul América Previdência

Boletim de Relacionamento Previdência. Imposto de Renda Sul América Previdência Boletim de Relacionamento Previdência Imposto de Renda Sul América Previdência Prezado Participante, Desenvolvemos um guia para que você, que possui um Plano de Previdência PGBL ou Tradicional ou um Plano

Leia mais

empresas constantes de seus anexos, de acordo com o Estado da Federação em que estava localizado o contribuinte.

empresas constantes de seus anexos, de acordo com o Estado da Federação em que estava localizado o contribuinte. SPED O Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como Sped, trata de um projeto/obrigação acessória instituído no ano de 2007, através do Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007. É um

Leia mais

IRPF 2014 CARTILHA IR 2014

IRPF 2014 CARTILHA IR 2014 IRPF 2014 CARTILHA IR 2014 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes de plano de previdência complementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício)

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO/2010 Dia 06-10-2010 (Quarta-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS - EQUALIZAÇÃO DE ALÍQUOTAS DECRETOS nºs 442/2015 E 953/2015 ÍNDICE

PERGUNTAS E RESPOSTAS - EQUALIZAÇÃO DE ALÍQUOTAS DECRETOS nºs 442/2015 E 953/2015 ÍNDICE PERGUNTAS E RESPOSTAS - EQUALIZAÇÃO DE ALÍQUOTAS DECRETOS nºs 442/2015 E 953/2015 (Versão 2.0-21/09/2015) ÍNDICE 1. AUTORREGULARIZAÇÃO, CONCEITO. O que é autorregularização? 2. BASE LEGAL. Qual a base

Leia mais

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Micro Empreendedor individual Definição Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal 03/02/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão...

Leia mais

Desejo requerer o Benefício de Prestação Continuada na(s) seguinte(s) opção(ões):

Desejo requerer o Benefício de Prestação Continuada na(s) seguinte(s) opção(ões): Nome do(a) Participante DADOS DO(A) PARTICIPANTE Matrícula Data de Nascimento CPF Telefone ( ) Conta bancária para recebimento do benefício Nº da Agência Código de Operação Nº da Conta - DV Endereço do(a)

Leia mais

Contmatic - Escrita Fiscal

Contmatic - Escrita Fiscal Lucro Presumido: É uma forma simplificada de tributação onde os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro,

Leia mais

Roteiro dos documentos a serem anexados ao Formulário de Solicitação das Prestações de Benefícios BR/PT 07

Roteiro dos documentos a serem anexados ao Formulário de Solicitação das Prestações de Benefícios BR/PT 07 Acordo de Previdência Social entre a República Federativa do Brasil e a República Portuguesa Roteiro dos documentos a serem anexados ao Formulário de Solicitação das Prestações de Benefícios BR/PT 07 1

Leia mais

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil

Guia Declaração Imposto de Renda 2013. Investimentos. Março de 2013. Brasil Guia Declaração Imposto de Renda 2013 Investimentos Março de 2013 Brasil Guia de Declaração IR 2013 -Investimentos 2 O dia 30/04/2013 é último dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda 2013

Leia mais

IRPF IR2013. Chegou a hora de declarar o. Especial

IRPF IR2013. Chegou a hora de declarar o. Especial Boletim Informativo dirigido a participantes de planos de previdência da Bradesco Vida e Previdência Março de 2013 Especial IRPF 2013 Chegou a hora de declarar o IR2013 >> Fique por dentro >> Onde informar

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES - 30/03 A 05/04/2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES - 30/03 A 05/04/2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES - 30/03 A 05/04/2014 Dia: 01 SP - Transmissão Eletrônica de Dados - Operações Interestaduais com Combustíveis - Transportador Revendedor Retalhista - TRR O Transportador Revendedor

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE NFS-e

MANUAL DE EMISSÃO DE NFS-e MANUAL DE EMISSÃO DE NFS-e 130729 SUMÁRIO EMISSÃO DE NFS-E... 2 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA... 2 ACESSANDO O SISTEMA... 2 ACESSO AO SISTEMA... 3 SELEÇÃO DA EMPRESA... 4 CONFERÊNCIA DOS DADOS E EMISSÃO

Leia mais

CIRCULAR Medida Provisória 252/05

CIRCULAR Medida Provisória 252/05 CIRCULAR Medida Provisória 252/05 A Medida Provisória 252/05, publicada no Diário Oficial em 16 de junho de 2005, instituiu regimes especiais de tributação, alterou parte da legislação de Imposto de Renda,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/DIR/2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/DIR/2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/DIR/2011 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PAGAMENTO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOA FÍSICA, EM CARÁTER EVENTUAL, POR MEIO DE RECIBO DE PAGAMENTO A CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito diferencial de alíquota no Ativo Imobilizado - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito diferencial de alíquota no Ativo Imobilizado - SP Crédito 17/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Crédito do ICMS próprio adquirido do Simples Nacional com destino

Leia mais

Especial Imposto de Renda 2015

Especial Imposto de Renda 2015 Especial Imposto de Renda 2015 01. Quais são os limites de rendimentos que obrigam (pessoa física) a apresentação da Declaração de Ajuste Anual relativa ao ano-calendário de 2014, exercício de 2015? A

Leia mais

Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 11/04/2011. 1 - INTRODUÇÃO. nº 123/2006, com a redação dada pela Lei Complementar nº 128/2008.

Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 11/04/2011. 1 - INTRODUÇÃO. nº 123/2006, com a redação dada pela Lei Complementar nº 128/2008. Trabalhistas MICROEMPREENDEDOR - Alterações INDIVIDUAL - MEI - Aspectos Previdenciários e Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 11/04/2011. Sumário: 12 Conceito Introdução 3.1 - Tributação

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS Palestra Imposto de Renda: "entenda as novas regras para os profissionais da Odontologia" Abril/2015 Palestra Imposto de Renda 2015 A Receita Federal do Brasil RFB para o exercício

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2015 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 5 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Especial Imposto de Renda 2015

Especial Imposto de Renda 2015 Especial Imposto de Renda 2015 01. Durante o ano de 2014 contribuí para a Previdência Social como autônoma. Como devo fazer para deduzir esses valores? Qual campo preencher? Se pedirem CNPJ, qual devo

Leia mais

Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL ASSISTIDOS COM INÍCIO DO RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO NO PERÍODO DE JAN.2008 A DEZ.2012 Perguntas e respostas para entendimento

Leia mais

67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal?

67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal? OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal? Nas operações de vendas a contribuinte, a Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A ou a Nota Fiscal

Leia mais

Organização Hilário Corrêa Assessoria Empresarial e Contabilidade

Organização Hilário Corrêa Assessoria Empresarial e Contabilidade Desde o dia 02/03/2015 iniciamos o período de entrega da declaração de imposto de renda pessoa física de 2015 com base nos fatos ocorridos no ano de 2014, a declaração poderá ser transmitida até o dia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 0020, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 0020, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 0020, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2005 Publicada no DOE(Pa) de 29.11.05. Alterada pela IN 05/13. Dispõe sobre a apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais - DIEF relativa

Leia mais

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO O Manual

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de alíquota para produtos com destino industrialização

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de alíquota para produtos com destino industrialização Segmentos industrialização 09/01/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 7 5. Informações Complementares...

Leia mais

IRPJ. Lucro Presumido

IRPJ. Lucro Presumido IRPJ Lucro Presumido 1 Características Forma simplificada; Antecipação de Receita; PJ não está obrigada ao lucro real; Opção: pagamento da primeira cota ou cota única trimestral; Trimestral; Nada impede

Leia mais

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A:

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A: DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 INSTITUI A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UBAPORANGA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto

Leia mais

A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA

A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA Meus Caros, A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA Fizemos esse manual no formato - perguntas e respostas- com o objeto de ajudá-lo na emissão de

Leia mais

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa PGMEI PGMEI Pág. 1 MANUAL DO PGMEI 1 Introdução 1.1 Apresentação do Programa O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI) é um sistema

Leia mais

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa PGMEI PGMEI Pág. 1 MANUAL DO PGMEI 1 Introdução 1.1 Apresentação do Programa O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI) é um sistema

Leia mais

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2 Guia de Declaração de IRPF 2011 Ano-calendário 2010 Previdência IR 2010 Prev e Cp_v2 Quem é obrigado a declarar? Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente

Leia mais

Solicitação de Pensão Previdenciária por morte do(a) Associado(a);

Solicitação de Pensão Previdenciária por morte do(a) Associado(a); Solicitação de Pensão Previdenciária por morte do(a) Associado(a); Quem são os dependentes: Cônjuge, companheiro(a), filhos menores de 21 anos, não emancipados ou inválidos e filhos até 24 anos cursando

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF de Transportador Autônomo

Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF de Transportador Autônomo Parecer Consultoria Tributária Segmentos IRRF de 10/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Incidência do IRRF para

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

Guia Declaração. Investimentos. Março de 2012. Brasil

Guia Declaração. Investimentos. Março de 2012. Brasil 1 Guia Declaração Imposto de Renda 2012 Investimentos Março de 2012 Brasil Guia de Declaração IR 2012 - Investimentos 2 O dia 30/04/2012 é ultimo dia para entrega da declaração anual do Imposto de Renda

Leia mais

Manual do Sistema para plificada do Crédito Acumulado. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria da Fazenda

Manual do Sistema para plificada do Crédito Acumulado. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria da Fazenda GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria da Fazenda Manual do Sistema para Apuração Simplificad plificada do Crédito Acumulado Versão 1.0.0.1 do Anexo I da Portaria CAT - 207, de 13-10-2009 Página 1 de

Leia mais

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL EMPREENDEDOR INDIVIDUAL Oportunidade de regularização para os empreendedores individuais, desde a vendedora de cosméticos, da carrocinha de cachorro-quente ao pipoqueiro. 2 Empresas em geral Microempresas

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MATÉRIAS

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MATÉRIAS VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO BKR-Lopes, Machado Orientador Empresarial MATÉRIAS Salário-Maternidade Sistemática de Compensação e Atualização do Sistema SEFIP Versão

Leia mais

Código: Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Diretoria de Administração. Orientação Normativa

Código: Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Diretoria de Administração. Orientação Normativa Versão: 1/2007 Nome: para recolhimento de tributos previdenciários e IR I Introdução: Devido às dúvidas originadas por várias unidades da Fiocruz no que se refere ao recolhimento de Tributos Previdenciários

Leia mais

FIES Fundo de Financiamento ao Estudante ORIENTAÇÕES E PASSO A PASSO Para solicitar o financiamento, o estudante deverá se inscrever pelo sistema informatizado do FIES no endereço eletrônico: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do Imposto de Renda na Fonte sobre o complemento de 13º Salário

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cálculo do Imposto de Renda na Fonte sobre o complemento de 13º Salário complemento de 13º Salário 01/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Artigo 1 - Passam a vigorar com a redação que se segue os dispositivos adiante indicados da Portaria CAT-147, de 05-11-2012:

Artigo 1 - Passam a vigorar com a redação que se segue os dispositivos adiante indicados da Portaria CAT-147, de 05-11-2012: Portaria CAT-59, de 11-06-2015, DOE 12-06-2015 Altera a Portaria CAT-147, de 05-11-2012, que dispõe sobre a emissão do Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e-SAT por meio do Sistema de Autenticação e Transmissão

Leia mais

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.218, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2011 Altera a Instrução Normativa RFB nº1.052, de 5 de julho de 2010, que institui a Escrituração Fiscal Digital

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE GOV. VALADARES Departamento de Benefícios

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE GOV. VALADARES Departamento de Benefícios DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS DO SERVIDOR PÚBLICO O RPPS é estabelecido por lei elaborada em cada um dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, e se destina exclusivamente aos servidores públicos titulares

Leia mais

Incidência do PIS e da Cofins sobre água, refrigerante e cerveja

Incidência do PIS e da Cofins sobre água, refrigerante e cerveja Confira a incidência do PIS e da Cofins sobre água, refrigerante e cerveja Nesta Orientação examinamos a incidência do PIS/Pasep e da Cofins na comercialização por pessoas jurídicas industriais das bebidas

Leia mais

Referência: Resolução CGSN nº 122/15 - Simples Nacional - esocial, supressão de atividades permitidas, ativos intangíveis Alterações.

Referência: Resolução CGSN nº 122/15 - Simples Nacional - esocial, supressão de atividades permitidas, ativos intangíveis Alterações. Of. Circ. Nº 269/15 Rio de Janeiro, 02 de setembro de 2015. Referência: Resolução CGSN nº 122/15 - Simples Nacional - esocial, supressão de atividades permitidas, ativos intangíveis Alterações. Senhor(a)

Leia mais

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas.

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. O Itaú quer estar presente em todos os momentos da sua vida. Por isso, criou este material para ajudar você com as

Leia mais

CCA BERNARDON DESTAQUES DA SEMANA: CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 10/2015 2ª SEMANA MARÇO DE 2015

CCA BERNARDON DESTAQUES DA SEMANA: CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 10/2015 2ª SEMANA MARÇO DE 2015 News Consultoria, treinamento para gestão administrativa e atuação em processos e negócios. CCA BERNARDON CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 10/2015 2ª SEMANA MARÇO DE 2015 DESTAQUES DA SEMANA: TRIBUTOS

Leia mais

ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO (LEI 12.546/2011)

ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO (LEI 12.546/2011) ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO (LEI 12.546/2011) A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO consiste na substituição, total ou parcial, do cálculo da contribuição previdenciária

Leia mais

IRPF 2012 Cartilha IR 2012

IRPF 2012 Cartilha IR 2012 IRPF 2012 Cartilha IR 2012 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes de plano de previdência complementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício)

Leia mais

IRRF/ 2014. Instalar o programa da Receita Federal. WWW.receita.fazenda.gov.br. Nova. Após abrir declaração (importação/nova)

IRRF/ 2014. Instalar o programa da Receita Federal. WWW.receita.fazenda.gov.br. Nova. Após abrir declaração (importação/nova) IRRF/ 2014 Instalar o programa da Receita Federal WWW.receita.fazenda.gov.br Nova Tenho Anterior Após abrir declaração (importação/nova) Durante a importação o programa 2013 traz também os pagamentos efetuados.

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Cartilha Previdência Complementar Guia Fácil de Tributação TRATAMENTO TRIBUTÁRIO BÁSICO A primeira informação que deve ser observada na escolha de um plano de previdência que tenha como propósito a acumulação

Leia mais

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 1 DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO Objetivo: Atender a Lei 12.546/2011 (Confira as principais alterações legais no fim deste tutorial). Benefícios: Conceder benefícios adicionais para as empresas de setores

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS FEDERAIS JULHO/12

OBRIGAÇÕES FISCAIS FEDERAIS JULHO/12 CIRCULAR 37/12 Novo Hamburgo, 02 de julho de 2012. OBRIGAÇÕES FISCAIS FEDERAIS JULHO/12 DIA 04 IR-FONTE Pessoas obrigadas: pessoas jurídicas que efetuaram retenção na fonte nos pagamentos ou créditos decorrentes

Leia mais

Agenda Tributária: de 07 a 13 de maio de 2015

Agenda Tributária: de 07 a 13 de maio de 2015 Agenda Tributária: de 07 a 13 de maio de 2015 Dia: 07 CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Envio ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da relação das admissões, demissões e transferências

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de Viagens

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de Viagens Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de 17/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1

Leia mais

CCA BERNARDON DESTAQUES DA SEMANA: CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 07/2015 3ª SEMANA FEVEREIRO DE 2015

CCA BERNARDON DESTAQUES DA SEMANA: CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 07/2015 3ª SEMANA FEVEREIRO DE 2015 News Consultoria, treinamento para gestão administrativa e atuação em processos e negócios. CCA BERNARDON CONTADORES E ADVOGADOS SEMANÁRIO Nº 07/2015 3ª SEMANA FEVEREIRO DE 2015 DESTAQUES DA SEMANA: TRIBUTOS

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS Art. 90. O prazo previsto no caput do art. 84 deste Ato das Disposições Constitucionais Transitórias

Leia mais

CÓPIA. Coordenação-Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta nº 229 - Cosit Data 25 de agosto de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF

CÓPIA. Coordenação-Geral de Tributação. Relatório. Solução de Consulta nº 229 - Cosit Data 25 de agosto de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF Fl. 30 Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 229 - Data 25 de agosto de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE - IRRF PARTICIPAÇÃO DOS

Leia mais

ANEXO 18 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD

ANEXO 18 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD ANEXO 18 REVOGADO OS ARTIGOS 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 8º-A pela RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA 10/11 de 14.12.11. Alteração: Resolução Administrativa nº 03/2015 ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD Acrescentado

Leia mais

SUMÁRIO. 5- Certificação Digital e Procuração para a RFB

SUMÁRIO. 5- Certificação Digital e Procuração para a RFB 2 SUMÁRIO I- INTRODUÇÃO II- BREVE HISTÓRICO III- PRINCIPAIS ASPECTOS LEGAIS ( IN 1177/11) 1- Obrigatoriedade da apresentação 2- Dispensa da Apresentação 3- Forma e lugar da apresentação 4- Prazo de entrega

Leia mais

Importação- Regras Gerais

Importação- Regras Gerais Importação- Regras Gerais 1 Conceito de Importação Podemos definir a operação de importação como um processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem (produto/serviço) do exterior para o país de

Leia mais

CHEGOU A HORA DE ACERTARMOS AS CONTAS COM O LEÃO.

CHEGOU A HORA DE ACERTARMOS AS CONTAS COM O LEÃO. Porto Alegre, 17 de fevereiro de 2012 Sr. Cliente: CHEGOU A HORA DE ACERTARMOS AS CONTAS COM O LEÃO. No período de 01 de março até 30 de abril de 2012, a RFB estará recepcionando as Declarações do Imposto

Leia mais

ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR

ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É um benefício concedido ao servidor, ativo ou inativo,

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2013

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2013 CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2013 INFORMAÇÕES GERAIS Pessoa Jurídica Lucro Real Tributação com base no lucro efetivo demonstrado através do livro diário de contabilidade (obrigatório) 1. Empresas obrigadas à apuração

Leia mais

Abrangência: Esse programa abrange:

Abrangência: Esse programa abrange: Condições a serem observadas para adesão ao programa de recuperação fiscal que concede condições especiais para o pagamento à vista e o parcelamento de débitos de qualquer natureza (Portaria Conjunta PGFN/RFB

Leia mais

A TODOS OS USUÁRIOS DA FFM. (Versão atualizada)

A TODOS OS USUÁRIOS DA FFM. (Versão atualizada) Dir.Circ. 04/2015 São Paulo, 01 de abril de 2015. A TODOS OS USUÁRIOS DA FFM (Versão atualizada) Referente: Regras para preenchimento de Solicitação de Pagamento(SPe) de serviços prestados por pessoas

Leia mais

Alterações tributárias na lei nº 13.097/2015

Alterações tributárias na lei nº 13.097/2015 Alterações tributárias na lei nº 13.097/2015 Foi publicada no Diário Oficial da União de 20/01/2015 a lei federal nº 13.097/15, decorrente da conversão da MP nº 656/14. A nova lei cuida de diversas matérias,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária

Parecer Consultoria Tributária Questão O cliente, no ramo de atividade industrial no segmento de produtos elétricos para profissionais de beleza, sediado em São Paulo, informa que na emissão da nota fiscal complementar de ICMS em sua

Leia mais

1º O acesso ao Sistema deverá ser feito por meio de Senha Web ou certificado digital.

1º O acesso ao Sistema deverá ser feito por meio de Senha Web ou certificado digital. ÍNTEGRA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto nos artigos 113 e 114 do Decreto n 53.151, de 17 de maio de 2012, RESOLVE:

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 091/2015

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 091/2015 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 223/2015-29/09/2015 BOLETIM 091/2015 Fixados os critérios sobre o recolhimento obrigatório do FGTS pelo empregador doméstico e divulgada a versão 2 do manual de recolhimento

Leia mais

DOE Nº 12.927 Data: 11/04/2013 PORTARIA Nº 036/2013-GS/SET, DE 10 DE ABRIL DE 2013.

DOE Nº 12.927 Data: 11/04/2013 PORTARIA Nº 036/2013-GS/SET, DE 10 DE ABRIL DE 2013. DOE Nº 12.927 Data: 11/04/2013 PORTARIA Nº 036/2013-GS/SET, DE 10 DE ABRIL DE 2013. Institui o Projeto Piloto da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), que possibilita a emissão da Nota

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA. Conceitos

PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA. Conceitos PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA Conceitos De acordo com a Portaria Normativa do Ministério da Educação de n 18, de 11 de outubro de 2012, que

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão: 24/05/2010 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Superintendência de Tributação Diretoria de Orientação e Legislação Tributária

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Superintendência de Tributação Diretoria de Orientação e Legislação Tributária (*) Orientação Tributária DOLT/SUTRI Nº 001/2009 Novas regras do Simples Nacional - Implicações no âmbito estadual Vigência: 1º/01/2009 A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, modificou a

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Cássio Marques da Silva 2015 SIMPLES NACIONAL LC 123, 14 de Dezembro de 2006 Alterada pela LC 127, 14 de Agosto de 2007 Alterada pela LC 128, 19 de Dezembro de 2008 Alterada pela LC 133, 28 de Dezembro

Leia mais

EFD-Contribuições Informações PIS/COFINS

EFD-Contribuições Informações PIS/COFINS EFD-Contribuições Informações PIS/COFINS 1. Introdução 2. Obrigatoriedade e dispensa 3. Periodicidade e prazo de entrega (Alterações IN nº 1.305/2012 e ADE Cofis nº 65/2012) 4. Dispensa do Dacon 5. Forma

Leia mais

06/04/2011. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD. Ato Cotepe ICMS 09/2008

06/04/2011. Convênio ICMS nº 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escrituração Fiscal Digital EFD. Ato Cotepe ICMS 09/2008 Curso Fortaleza-Ce EFD Pis/Cofins e ICMS/IPI Teoria e Prática Palestrante: Edison Garcia Junior Auditório do CRC-CECE 06 de abril de 2011 IN 1052/2010 EFD Pis/Cofins Estabelece regras de obrigatoriedade,

Leia mais

REONERAÇÃO PREVIDENCIÁRIA ASPÉCTOS JURÍDICOS

REONERAÇÃO PREVIDENCIÁRIA ASPÉCTOS JURÍDICOS INTRODUÇÃO NORMAS LEI N. 12.546, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011, alterada pela Lei 12.715/2013 MEDIDA PROVISÓRIA N. 601, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 (vigência encerrada no dia 3 de junho de 2013) MEDIDA PROVISÓRIA

Leia mais

Projetos da Receita Federal

Projetos da Receita Federal Escrituração Fiscal Digital - EFD Projetos da Receita Federal A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras

Leia mais

Agenda Tributária: de 06 a 12 de Março de 2014

Agenda Tributária: de 06 a 12 de Março de 2014 Agenda Tributária: de 06 a 12 de Março de 2014 Dia: 06 SP - Transmissão Eletrônica de Dados - Operações Interestaduais com Combustíveis - Importador O contribuinte importador de combustíveis deverá entregar,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 10.451, DE 10 DE MAIO DE 2002.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 10.451, DE 10 DE MAIO DE 2002. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 10.451, DE 10 DE MAIO DE 2002. Altera a legislação tributária federal e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

Condições Gerais. I Informações Iniciais

Condições Gerais. I Informações Iniciais Condições Gerais I Informações Iniciais Sociedade de Capitalização: MAPFRE Capitalização S.A. CNPJ: 09.382.998/0001-00 Nome Fantasia do Produto: Mc-T-04- Pu 12 Meses Modalidade: Tradicional Processo Susep

Leia mais

Previdência Social sob a forma de Regime Geral

Previdência Social sob a forma de Regime Geral Previdência Social sob a forma de Regime Geral Estrutura do Sistema Previdenciário no Brasil Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Obrigatório,

Leia mais

Obrigatoriedade na declaração

Obrigatoriedade na declaração A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2010 aparece com algumas novidades, especialmente em relação aos parâmetros que definem a obrigatoriedade da apresentação, o que deverá fazer com que diminua,

Leia mais

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012.

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012. PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012. DECRETO N 1426/2012 Regulamenta a entrega da Declaração Mensal de Serviços Eletrônica por prestadores e tomadores de serviços e dá outras

Leia mais

Boletim Mensal - Novembro/2015

Boletim Mensal - Novembro/2015 Boletim Mensal - Novembro/2015 Fiscal Contábil RH Notícias Calendário Obrigações Fiscal Fisco irá cruzar informações de bancos com o Imposto de Renda e apertar contribuinte. A partir de janeiro de 2016,

Leia mais

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. C/C Itaú. Quando e como receberei o meu benefício?

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. C/C Itaú. Quando e como receberei o meu benefício? Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. O Itaú quer estar presente em todos os momentos da sua vida. Por isso, criamos este material para ajudar você com

Leia mais

14/2/2013 DIRF-2013. Professor Carlos Alberto Silva de Lima Bacharel em Ciências Contábeis Pós Graduado

14/2/2013 DIRF-2013. Professor Carlos Alberto Silva de Lima Bacharel em Ciências Contábeis Pós Graduado DIRF-2013 Professor Carlos Alberto Silva de Lima Bacharel em Ciências Contábeis Pós Graduado 1 Obrigatoriedade de apresentação Programa gerador A apresentação Prazo de apresentação Retificação Processamento

Leia mais