ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS EMENTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS EMENTAS"

Transcrição

1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS EMENTAS DIVISÃO DE EDUCAÇÃO REFEITÓRIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO DE EMENTAS Na elaboração das ementas foram tomados em conta vários aspetos, tais como conceitos de alimentação saudável, gastronomia local, adequação às faixas etárias a que se destinam, valorização de determinados grupos de alimentos, entre eles os lacticínios (introdução de iogurte como sobremesa, uma vez por semana), as leguminosas, o peixe, a fruta e as hortaliças, e a utilização de métodos de confeção mais saudáveis, de forma a evitar os fritos e os pratos que requerem excessivamente as gorduras. Foram também considerados aspetos do ponto de vista legal, quer no âmbito nutricional, nomeadamente os referidos na Circular nº.: 3/DSEEAS/DGE/ 2013 (Orientações sobre ementas e refeitórios escolares 2013/2014), emitida pela Direção Geral da Educação, quer no âmbito da qualidade, higiene e segurança alimentar, contemplados no Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (SGSA) da Câmara Municipal de Montijo implementado nos refeitórios escolares. Assim, a Câmara Municipal elaborou dois planos cíclicos de ementas para almoços, para sete semanas. O primeiro ciclo de ementas destina-se a ser implementado nos 1º e 2º períodos do ano letivo e o segundo ciclo de ementas destina-se a ser implementado no 3º período do ano letivo. Por questões de Segurança Alimentar, ao segundo ciclo de ementas foram retirados os pratos de maior risco como, por exemplo, os pratos confecionados com natas e foram introduzidos pratos com maior aceitação no período de verão, nomeadamente saladas de peixe, entre outros. Nas ementas, para cada componente da refeição diária, é prestada a correspondente informação nutricional. Para cada ciclo de ementas de almoços, foi também elaborada uma tabela dos principais alergéneos presentes na oferta alimentar. Para cada componente das ementas, a Autarquia elaborou Fichas Técnicas que indicam a composição e as matérias-primas utilizadas, as respetivas capitações, a descrição dos métodos de confeção e as informações nutricionais. Em associação às Fichas Técnicas, foram definidos e caracterizados os alimentos cuja utilização é permitida na confeção das refeições escolares Tabela de Alimentos Autorizados para Almoços bem como as quantidades de cada género alimentar que, por faixa etária, devem ser considerados na preparação e confeção de cada componente das ementas Tabela de Capitações para Almoços. A Câmara Municipal elaborou também dois planos cíclicos de ementas de almoços de dieta para sete semanas: um ciclo para os 1º e 2º períodos letivos e um ciclo para o 3º período letivo. Estes planos destinam-se a ser aplicados exclusivamente nos casos de pedidos de dieta fundamentados e acompanhados da respetiva prescrição médica. Os planos de ementas de dieta derivam dos planos de ementas elaborados

2 para a refeição normal, mantendo, sempre que possível, as matérias-primas e alterando apenas os métodos de confeção. Para casos pontuais de aparecimento de alterações gastrointestinais, é implementado um plano de dieta antidiarreica que poderá ser aplicado até um período máximo de cinco dias. Findo este prazo, e no caso das alterações gastrointestinais persistirem, deverá ser apresentada prescrição médica. Foi igualmente elaborado um plano cíclico de ementas de merendas para sete semanas. Nestas ementas, para cada componente da merenda, é prestada a correspondente informação nutricional. A Câmara Municipal definiu os alimentos cuja utilização é permitida na preparação das merendas e suas características tabela de alimentos autorizados para merendas - bem como as quantidades de cada género alimentar que, por faixa etária, devem ser considerados na preparação e confeção de cada componente das ementas tabela de capitações para merendas. Foi também elaborada a respetiva tabela de alergéneos presentes nas merendas. COMPOSIÇÃO DAS EMENTAS A composição das ementas diárias de almoços é a seguinte: Uma sopa, Um prato de carne ou de peixe, alternadamente, com os acompanhamentos básicos da alimentação, incluindo sempre legumes cozidos e/ ou crus adequados à ementa, Pão de mistura, Uma sobremesa, Água (única bebida permitida). Sopa A sopa é de vegetais frescos, tendo por base batata, legumes ou leguminosas. A canja e a sopa de peixe constam na ementa com a periodicidade máxima de uma vez por mês. Uma vez por semana, é servida uma sopa de leguminosas secas. Esta sopa nunca será servida à segunda-feira, devido à necessidade de demolha da leguminosa, nem nos dias em que serão servidos pratos que contenham a mesma ou outra leguminosa. Prato Na elaboração das ementas dos pratos de carne e de peixe, foram tomados em conta os diversos métodos de confeção, sendo o estufado o método predominante, de forma a ir ao encontro das preferências alimentares da população específica bem como reduzir as perdas vitamínicas e assegurar a temperatura de manutenção a quente dentro dos limites de segurança durante mais tempo. Os únicos condimentos permitidos na confeção de refeições são: alho, ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã) e especiarias (noz-moscada, pimenta, pimentão doce, cravinho, açafrão, caril). É proibida a utilização de caldo knorr e de vinho na confeção de refeições.

3 Os fritos foram incluídos duas vezes em sete semanas de ementas e o óleo a utilizar na fritura é testado periodicamente (sujeito a testes de oxidação) após cada utilização. Relativamente aos pratos de peixe, o bacalhau foi incluído pelo menos duas vezes em sete semanas de ementas. Os moluscos foram também incluídos nas ementas. No que respeita aos pratos de carne, foi introduzida uma alternância dos diversos tipos de carnes, não havendo repetições, em dias sequenciais, de carne de aves, de carne de porco ou de carne de vaca. Os hambúrgueres, as almôndegas, os calamares e os douradinhos deverão apresentar-se sob a forma de produto transformado ultra congelado, de fabrico industrial, por questões de segurança alimentar. A carne picada, destinada aos pratos de empadão, bolonhesa e rolo de carne, é proveniente de um fornecedor licenciado, com as características de um produto pré-embalado e congelado, conforme indicado na Lista de Alimentos Autorizados. Os pratos com ovo são incluídos duas vezes em sete semanas, nomeadamente pescada cozida com ovo e tortilha. A utilização de géneros alimentares ultracongelados (calamares, douradinhos, hambúrguer, carne picada, etc.) ou outros (atum) que dispensem descongelação, ocorre à segunda-feira, de forma a respeitar as normas de segurança alimentar definidas no SGSA. Os acompanhamentos básicos propostos na ementa alternam diariamente entre arroz simples ou com legumes, massas cozidas e batata (assada, cozida ou em puré). Todos os pratos são servidos obrigatoriamente com acompanhamento de legumes cozidos, crus, gratinados ou salteados, conforme a sua adequação à ementa. Foi levada em conta a cor destes acompanhamentos, de forma a tornar o aspeto do prato mais atrativo. Sobremesa A sobremesa é composta por: Fruta da época três vezes por semana, Iogurte de aromas uma vez por semana, Doce uma vez por semana. As sobremesas doces são sobremesas de confeção instantânea. Excetuam-se o arroz doce, as rabanadas, a tarte de amêndoa, o creme de manga e o molho de chocolate (cobertura do gelado de leite no doce certificado final ) que são confecionados de acordo com as fichas técnicas, sempre com ovos sujeitos a cozedura (rabanadas e tarte de amêndoa) ou sem ovos (arroz doce, creme de manga e molho de chocolate). Excetuam-se ainda as sobremesas bolo-rei e bolo de milho, as quais são adquiridas já confecionadas. A exclusão de ovos crus visa a diminuição da utilização de produtos de risco no que diz respeito a intoxicações alimentares.

4 As sobremesas doces são preferencialmente oferecidas no dia em que o prato principal é composto por peixe. A salada de frutas é efetuada com recurso apenas a fruta natural e sumo de laranja não contendo fruta enlatada em calda ou qualquer sumo artificial. Pão O pão é de mistura de forma a proporcionar um maior aporte de fibras. A sua composição encontra-se de definida na lista de alimentos autorizados. A composição das ementas diárias de merendas (suplementos alimentares) inclui combinações de alguns dos seguintes alimentos: 1 Pacote de leite escolar (dose individual de 200 ml) 1 Iogurte de aromas, 1 Peça de fruta, 1 Pão de mistura com manteiga ou queijo ou fiambre ou chourição ou paio, 1 Pão-de-leite com manteiga ou queijo ou fiambre ou paio. EMENTAS ESPECIAIS Sempre que se verifiquem situações de crianças com necessidades nutricionais específicas, quer por questões clínicas devidamente fundamentadas, quer por questões éticas, religiosas, culturais ou outras, a Câmara Municipal de Montijo efetua uma adaptação do plano de ementas em vigor nos refeitórios escolares visando a seleção de alternativas alimentares equivalentes que assegurem a adequação nutricional da alimentação diária às necessidades individuais de cada criança. 1.1 Ementas personalizadas para situações de alergias/ intolerâncias alimentares As crianças com alergias e/ou intolerâncias alimentares deverão ser sinalizadas pelos respetivos encarregados de educação, através do preenchimento da Ficha de Sinalização de Alergias e/ou Intolerâncias Alimentares (disponível neste site, nos Agrupamentos de Escolas do Concelho e nas instalações da Divisão de Educação da Câmara Municipal) Após preenchimento, as Fichas de Sinalização de Alergias e/ou Intolerâncias deverão ser remetidas à Câmara Municipal pelos encarregados de educação, juntamente com a respetiva prescrição médica. Com base na análise das fichas de sinalização de alergias e/ou restrições alimentares, a dietista da Autarquia elaborará um plano de ementas personalizado e, caso se justifique, um plano de aconselhamento nutricional individualizado.

5 1.2. Ementas personalizadas para vegetarianos As crianças vegetarianas deverão ser sinalizadas pelos respetivos encarregados de educação, através do preenchimento da Ficha de Sinalização de Vegetarianos (disponível neste site, nos Agrupamentos de Escolas do Concelho e nas instalações da Divisão de Educação da Câmara Municipal) Após preenchimento, as Fichas de Sinalização de Vegetarianos deverão ser remetidas à Câmara Municipal pelos encarregados de educação. O termo vegetariano designa um indivíduo (adulto ou criança) que pratica uma dieta vegetariana, ou seja, exclusivamente, à base de vegetais. Existem diferentes tipos de vegetarianos: Vegetarianos excluem todos os alimentos e ingredientes de origem animal da sua dieta (carne, peixe, ovos leite e derivados e mel). Ovo-lacto-vegetarianos excluem carnes e peixes da sua dieta mas consomem ovos, leite e derivados, bem como o mel. Ovo-vegetarianos excluem todos os produtos animais da sua dieta, com exceção dos ovos e seus derivados. Lacto-vegetarianos excluem todos os produtos animais da sua dieta, com exceção do leite e derivados. As crianças vegetarianas necessitam de uma alimentação nutritiva e energética. Para assegurar que a criança está a ingerir os alimentos que lhe proporcionarão os nutrientes e aporte calórico necessários para um eficaz crescimento e desenvolvimento, poder-se-á seguir uma dieta que inclua várias refeições ao dia e tenha em consideração os seguintes princípios nutricionais: 2-3 doses diárias de leguminosas, sementes, oleaginosas e alimentos substitutos da carne, lacticínios e ovos (ex.: leite de soja, iogurte de soja, soja texturizada, seitan, tofu), 6-11 doses diárias de cereais integrais, 3-5 doses diárias de legumes, 3-4 doses diárias de fruta Ementas Festivas Com o objetivo de garantir a segurança alimentar das refeições (almoços e merendas) fornecidas durante a realização de festas escolares comemorativas de determinadas datas (abertas ou não à comunidade educativa) e de forma a evitar a oferta não controlada de produtos alimentares por entidades exteriores (encarregados de educação e outros), a Câmara Municipal procedeu à elaboração de Ementas Festivas para Almoços. Em alguns casos, estas ementas foram elaboradas com base na gastronomia típica de cada época comemorativa; noutros casos, derivam das ementas constantes nos planos cíclicos para sete semanas.

6 Para cada componente de todas elas, foram adotadas designações alusivas à respetiva época; sempre que se considerou necessário, as designações foram acompanhadas pela descrição dos pratos (alimentos e métodos de confeção utilizados). A Câmara Municipal elaborou propostas de ementas festivas para as seguintes datas comemorativas: S. Martinho, Halloween, Natal, Dia de Reis, S. Valentim, Carnaval, Páscoa, Dia da Criança, Santos Populares, Final de Ano Letivo.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ISABEL MARQUES DIETISTA DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO E DIETÉTICA DO CHTV, E.P.E. 30 DE NOVEMBRO DE 2011 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma alimentação equilibrada proporciona uma quantidade correcta

Leia mais

ANEXO A.1 Formulário Dietético

ANEXO A.1 Formulário Dietético ANEXO A.1 Formulário Dietético I) As dietas abaixo referidas deverão cumprir com as especificações do anexo A.2 (Capitações dos alimentos de refeições confecionadas e preparações culinárias) e do anexo

Leia mais

Anexo A. Descrição e especificação dos tipos de dietas de refeições confeccionadas

Anexo A. Descrição e especificação dos tipos de dietas de refeições confeccionadas Anexo A Descrição e especificação dos tipos de dietas de refeições confeccionadas I) As dietas abaixo referidas deverão cumprir com as especificações do anexo B (Capitações máximas dos alimentos de refeições

Leia mais

GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS:

GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS: 1 GORDURAS E COLESTEROL NOS ALIMENTOS: 1) MODIFICAÇÃO NA INGESTÃO DE GORDURA: O consumo de menos gordura é um aspecto importante da orientação nutricional para comer de maneira mais saudável, para a protecção

Leia mais

E M E N T A Semana 02 a 06 de setembro de 2013. Sopa Couve Branca e Cenoura * Prato Esparguete à Bolonhesa 594 Kcal Opção.

E M E N T A Semana 02 a 06 de setembro de 2013. Sopa Couve Branca e Cenoura * Prato Esparguete à Bolonhesa 594 Kcal Opção. E M E N T A Semana 02 a 06 de setembro de 2013 Actualizada a 12 abril 2013 Sopa Couve Branca e Cenoura Prato Esparguete à Bolonhesa 594 Kcal Opção Vegetariana Acompanhamento Esparguete / Macedonia Legumes

Leia mais

A roda dos alimentos. A antiga roda dos alimentos

A roda dos alimentos. A antiga roda dos alimentos Ano: 2010/2011 Disciplina: Educação Física Professora: Rita Marques Trabalho realizado por: Andreia Cipriano Catarina Silva Jéssica Pereira Mónica Algares Patrícia Martinho A roda dos alimentos Para se

Leia mais

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Feião com lombardo Juliana Abóbora com agrião Creme de legumes Creme de courgettes

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Sopa: Feião com lombardo Juliana Abóbora com agrião Creme de legumes Creme de courgettes Ementa semanal Dia 02/11/2015 até 06/11/2015 Feião com lombardo Juliana Abóbora com agrião Creme de legumes Creme de courgettes Pastéis de bacalhau com Pá de porco assada Pescada com legumes e Lasanha

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável Alimentação Saudável O que é a alimentação saudável? A Alimentação Saudável é uma forma racional de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos escolhidos pela sua qualidade

Leia mais

EMENTAS DO DEPARTAMENTO DO IDOSO DA SCMS (versão janeiro de 2015) EMENTA Nº 1

EMENTAS DO DEPARTAMENTO DO IDOSO DA SCMS (versão janeiro de 2015) EMENTA Nº 1 EMENTA Nº 1 Sopa Creme de Legumes c/ massinha Lanche Prato Croquetes de carne c/ arroz de Sandes de queijo e fruta Dieta Bifes de Perú com arroz branco Suplemento de jantar* Prato Bacalhau com natas e

Leia mais

Creche (1 aos 3 anos) Pré-escolar CATL Ementa 1

Creche (1 aos 3 anos) Pré-escolar CATL Ementa 1 PC05 AT MOD02 Ementa 1 Prato: Massa à bolonhesa Dieta: Carne de porco picada ao natural com massa /Sobremesa doce Prato: Peixe vermelho no forno com espirais Dieta: Peixe vermelho cozido com batata assada

Leia mais

ANEXO 7 CONSTITUIÇÃO DAS REFEIÇÕES ESCOLAS A TEMPO INTEIRO

ANEXO 7 CONSTITUIÇÃO DAS REFEIÇÕES ESCOLAS A TEMPO INTEIRO ANEXO 7 CONSTITUIÇÃO DAS REFEIÇÕES ESCOLAS A TEMPO INTEIRO CARATERÍSTICAS DAS REFEIÇÕES: COMPOSIÇÃO E CAPITAÇÕES 1. O adjudicatário obriga-se a fornecer, durante o período previsto e diariamente, 2 lanches

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

EMENTA - Semana de 04 a 08 de abril - Hidratos carbono Sopa Creme de cenoura 4,5 4,6 34,3 201,0

EMENTA - Semana de 04 a 08 de abril - Hidratos carbono Sopa Creme de cenoura 4,5 4,6 34,3 201,0 SEGUNDA-FEIRA 04/04/2016 - Semana de 04 a 08 de abril - Sopa Creme de cenoura 4,5 4,6 34,3 201,0 Prato Costeletas/febras esparguete com molho de tomate e majerição, salada alface e cenoura 59,6 36,3 36,3

Leia mais

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR GRUPO A Batata Cenoura Abóbora Dente de alho Nabo Cebola 4 5 meses SOPA DE LEGUMES GRUPO B Alho Francês Alface Brócolos Nabiça Agrião Espinafres

Leia mais

Ementa 7 a 11 de setembro de 2015. Ano Letivo 2015 2016. Valores Nutricionais Sopa Legumes 147

Ementa 7 a 11 de setembro de 2015. Ano Letivo 2015 2016. Valores Nutricionais Sopa Legumes 147 Ementa 7 a 11 de setembro de 2015 Sopa Legumes 147 Carne Almôndegas de carne com esparguete 966 Peixe Calamares com arroz de cenoura 771 Dieta Vitela estufada com arroz e cenoura ralada 863 Carne Panados

Leia mais

Nutrição Infantil. Paula Veloso / Nutricionista

Nutrição Infantil. Paula Veloso / Nutricionista Nutrição Infantil Paula Veloso / Nutricionista Relação alimentação/saúde é para toda a vida! A mulher grávida preocupa-se com a alimentação. Relação alimentação/saúde é para toda a vida! Os pais preocupam-se

Leia mais

Alimentação. no primeiro ano de vida

Alimentação. no primeiro ano de vida Alimentação Trv. Noronha, nº5 A Lisboa Telef: 21 394 73 10 Fax: 21 394 73 18 Email: usf.arco@arslvt.minsaude.pt no primeiro ano de vida A diversificação alimentar deve ser iniciada entre os 4-6 meses de

Leia mais

EMENTAS TIPO PARA SERVIÇOS

EMENTAS TIPO PARA SERVIÇOS EMENTAS TIPO PARA SERVIÇOS TABELA DE REFEIÇÕES DO VERNEY PARA SERVIÇOS BUFFET Ementa Jaime Cortesão (Buffet Entradas + Sopa+ 1 prato+ Buffet Sobremesas) 11,00 (*) Ementa Florbela Espanca (Buffet Entradas

Leia mais

Sal Açúcar (g) (g) Sopa Creme de Legumes 1,3,5,6,7,8,9,12 461 110 3,0 0,5 17,4 2,9 1,2 1,6

Sal Açúcar (g) (g) Sopa Creme de Legumes 1,3,5,6,7,8,9,12 461 110 3,0 0,5 17,4 2,9 1,2 1,6 Semana de 16 a 18 de Setembro de 2015 Segunda Sopa Creme de Legumes 1,3,5,6,7,8,9,12 461 110 3,0 0,5 17,4 2,9 1,2 1,6 Almondegas de vaca com esparguete e salada de alface e cenoura ralada 1,2,3,4,5,6,7,9,10,11,12

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida INÍCIO DA DIVERSIFICAÇÃO A diversificação pode ser iniciada após os 4 meses. Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou caldo de legumes (antes

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELAS

CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELAS Semana I - De 09 a 13 de Abril de 2012 Pq Alm Leite simples e pão com queijo 193 11,5 5,9 23,3 Sopa Creme de courgete 147 3,9 5,3 20,5 Esparguete à bolonhesa 426 34 18,7 29,7 Lombardo em juliana 57 1.5

Leia mais

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012

Alimentação saudável. Nídia Braz Outubro, 2012 Alimentação saudável Nídia Braz Outubro, 2012 A alimentação tradicional portuguesa é variada, usa matérias primas diversas, preparadas de modos muito variado, quer pela indústria quer em casa. 2 Nídia

Leia mais

Ementa Escolar. 2ª-feira. Ano Lectivo 2011_2012. Semana 2 a 6 de Janeiro

Ementa Escolar. 2ª-feira. Ano Lectivo 2011_2012. Semana 2 a 6 de Janeiro Semana 2 a 6 de Janeiro Sopa Feijão verde Prato Esparguete à bolonhesa Legumes Alface, milho e cenoura 5ª Semana Sopa Hortaliça Prato Douradinhos de pescada com arroz de legumes (cenoura e ervilhas) Sopa

Leia mais

Tenha a certeza que o seu evento sera único no NEYA Lisboa Hotel.

Tenha a certeza que o seu evento sera único no NEYA Lisboa Hotel. Menus de NATAL A Gastronomia Mediterrânica é caracterizada pelos seus benefícios, e por isso, os nossos MENUS são baseados em produtos matriz como o azeite, o peixe, as ervas, o pão, o vinho e os temperos

Leia mais

Queijo cremoso e maionese Adicione a sanduíches, bagels, biscoitos e fruta

Queijo cremoso e maionese Adicione a sanduíches, bagels, biscoitos e fruta Adição de calorias e de proteínas à sua dieta Princess Margaret Increasing Calories and Protein in Your Diet - Portuguese Para pacientes com dificuldades em comer durante os tratamentos oncológicos Este

Leia mais

1. Introdução. 2. O que é a Roda dos Alimentos?

1. Introdução. 2. O que é a Roda dos Alimentos? 1. Introdução Educar para uma alimentação saudável é essencial na tentativa de ajudar os jovens a tornar as escolhas saudáveis escolhas mais fáceis. Educar para comer bem e de uma forma saudável, constitui

Leia mais

Santa Casa da Misericórdia de Mértola

Santa Casa da Misericórdia de Mértola De 26-30 Novembro de 2012 Alho francês(batata,cenoura,cebola,alho francês) e carne Alho francês Alho francês(batata,cenoura,cebola,alho francês) e peixe Filetes no forno com arroz de cenoura e salada de

Leia mais

Registo Alimentar de 3 dias. Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização.

Registo Alimentar de 3 dias. Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização. Registo Alimentar de 3 dias Nota: Leia com atenção, e tente cumprir, os parâmetros de utilização. Parâmetros de Utilização: É necessário anotar tudo o que foi ingerido durante 3 dias representativos do

Leia mais

EMENTA DE OUTUBRO. Creme de espinafres Bifinhos com massinhas

EMENTA DE OUTUBRO. Creme de espinafres Bifinhos com massinhas 1 de agrião de atum Leite, palmier, fruta 2 Bifinhos com massinhas Iogurtes, pão de mistura c/manteiga ou queijo, fruta ) 5 Canja Frango com esparguete Leite, pão de mistura c/ manteiga ou fiambre, fruta

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate)

As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) As matérias-primas alimentares frescas (após a colheita, a captura, a produção ou o abate) são conservadas pela indústria alimentar, de modo a aumentar a sua estabilidade e o seu tempo de prateleira. 1

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses

A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Início da Diversificação A diversificação não deve ser iniciada antes dos 4 meses nem depois dos 6 meses Substituir uma refeição de leite por: Papa sem glúten ou sopa de legumes (antes dos 6 meses) Papa

Leia mais

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Legumes com frango Legumes com peixe Legumes com ovo Legumes com Perú ou vitela. Maça ou Pera cozidas

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Legumes com frango Legumes com peixe Legumes com ovo Legumes com Perú ou vitela. Maça ou Pera cozidas Sobrenesa Sopa C E N T R O S O C I A L J E S U S M A R I A J O S É 2012-2013 Ementa da Creche 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Legumes com frango Legumes com peixe Legumes com ovo Legumes com

Leia mais

Ementa Almoço (Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L.)

Ementa Almoço (Creche - 2 anos / J.I. - 3 a 5 anos / A.T.L.) Segunda 01-06-2015 Piquenique 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14 Terça 02-06-2015 Sopa Sopa de nabos 1,3,5,6,7,8,9,12 220 52 1,4 0,2 8,7 0,9 1,1 0,2 Ratatouille de frango com arroz branco 838 200 5,2 0,9

Leia mais

PEQUENO-ALMOÇO CONTINENTAL

PEQUENO-ALMOÇO CONTINENTAL BANQUETES 2015 PEQUENO-ALMOÇO CONTINENTAL Mínimo 20 pessoas Pão, Pastéis e Bolo Pão, pão de cereais, Broa de milho, pão de água Croissants e napolitanas Bolo inglês e bolo de iogurte Doce e Manteiga Doce

Leia mais

Ementa Creche. Ementa Berçário

Ementa Creche. Ementa Berçário De 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015 Sopa Creme de espinafres 109 Puré de alho francês 117 Canja com massinhas e hortelã 198 Feijão com hortaliça Creme de ervilhas 214 123 com coentros Strogonoff,

Leia mais

A RODA DOS ALIMENTOS... um guia para a escolha alimentar diária! 1-3 3-5 2-3 1,5-4,5 1-2 3-5 4-11 COMA BEM, VIVA MELHOR! O QUE É UMA PORÇÃO?* POR DIA quantas são necessárias? ** Cereais e derivados, tubérculos

Leia mais

Combate ao Desperdício Alimentar. Dicas e sugestões

Combate ao Desperdício Alimentar. Dicas e sugestões Combate ao Desperdício Alimentar Dicas e sugestões 2014 A alimentação ocupa um lugar importante na gestão da economia familiar. No entanto, nas casas portuguesas são desperdiçadas cerca de 324 mil toneladas

Leia mais

Serviço de alimentação

Serviço de alimentação Janeiro 2014 13 - Francesinhas com batatas fritas; salada mista Lanche da tarde: Croissant com queijo/fiambre com sumo e fruta 14 Almoço: - Sopa de feijão-verde - Perca do Nilo em cama de espinafres com

Leia mais

ENVELHECER COM SABEDORIA Alimente-se melhor para Manter a sua Saúde e Independência

ENVELHECER COM SABEDORIA Alimente-se melhor para Manter a sua Saúde e Independência ENVELHECER COM SABEDORIA Alimente-se melhor para Manter a sua Saúde e Independência 1. ALIMENTE-SE MELHOR Prevê-se que em 2025 1, só na Europa, o grupo etário mais idoso (acima dos 80 anos), passe de 21,4

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima Profª. Nensmorena Preza ALIMENTO Toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer

Leia mais

GUIA DE PROCEDIMENTOS SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA

GUIA DE PROCEDIMENTOS SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA MUNICÍPIO DA FIGUEIRA DA FOZ Câmara Municipal GUIA DE PROCEDIMENTOS SERVIÇOS DE APOIO À FAMÍLIA SERVIÇO DE REFEIÇÕES ESCOLARES NAS ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DA FIGUEIRA

Leia mais

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR de formação PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA ECONOMIA ALIMENTAR 16 HORAS Página 1 de 11 INTRODUÇÃO O Programa de Treino de Competências Básicas de Gestão Doméstica Economia Alimentar

Leia mais

treinofutebol.net treinofutebol.net

treinofutebol.net treinofutebol.net Alimentação do Desportista A alimentação pode influenciar positiva ou negativamente o rendimento dum atleta, devendo consequentemente ser orientada no sentido de não só melhorar a sua capacidade desportiva,

Leia mais

MENOS SAL! MAIS SAÚDE!

MENOS SAL! MAIS SAÚDE! MENOS SAL! MAIS SAÚDE! Jogo da Glória Unidade de Saúde Pública ACES Espinho/Gaia REGRAS: Jogadores: 2 a 6 Objetivo: Ser o primeiro a chegar à casa final! Cada casa possui um tipo de alimentos. Em algumas

Leia mais

Limite máximo (g/100g ou g/100ml) Legislação. Mistela composta R 04/88

Limite máximo (g/100g ou g/100ml) Legislação. Mistela composta R 04/88 INS 100i CÚRCUMA, CURCUMINA Função: Corante Amargos e aperitivos Cereja em calda (para reconstituição da cor perdida durante processamento) Queijos (exclusivamente na crosta) Iogurtes aromatizados Leites

Leia mais

PROACT JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS BÁSICAS DO 1º CICLO ANO LECTIVO 2009/2010. SEMANA I De 07 a 11 de Junho de 2010

PROACT JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS BÁSICAS DO 1º CICLO ANO LECTIVO 2009/2010. SEMANA I De 07 a 11 de Junho de 2010 SEMANA I De 07 a 11 de Junho de 2010 Creme de cenoura e massinhas Hamburguer de vaca grelhado/estufado com esparguete e salada de alface Hortaliça Atum com salada primavera de legumes (batata, cenoura

Leia mais

EMENTA DE 20 A 24 DE ABRIL DE 2015

EMENTA DE 20 A 24 DE ABRIL DE 2015 20 de abril de 2015 21 de abril de 2015 22 de abril de 2015 23 de abril de 2015 24 de abril de 2015 EMENTA DE 20 A 24 DE ABRIL DE 2015 Sopa de espinafres Empadão de atum com arroz Salada de alface verde,

Leia mais

Ementa Pré-Escolar e 1º Ciclo De 05 a 09 de outubro de 2015 2ª Feira KCAL 3ª Feira KCAL 4ª Feira KCAL 5ª Feira KCAL 6ª Feira KCAL.

Ementa Pré-Escolar e 1º Ciclo De 05 a 09 de outubro de 2015 2ª Feira KCAL 3ª Feira KCAL 4ª Feira KCAL 5ª Feira KCAL 6ª Feira KCAL. De 05 a 09 de outubro de 2015 Creme de espinafres 109 Puré de alho francês 117 Canja com massinhas e hortelã 198 Feijão com hortaliça 214 Creme de ervilhas com coentros 123 Hambúrguer de vitela, esparguete

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcoutim

Agrupamento de Escolas de Alcoutim Semana de 05 a 09 de janeiro de 2015 Dia 05-01-2015 (2ª Feira) Sopa: Primavera (nabo, cebola, brócolos, bagos de ervilhas, frade e alface) Prato: Almondegas de aves com arroz de manteiga e legumes salteados

Leia mais

MENUS DE NATAL EVENTOS EMPRESARIAIS

MENUS DE NATAL EVENTOS EMPRESARIAIS EVENTOS EMPRESARIAIS A Gastronomia Mediterrânica é caracterizada pelos seus benefícios, e por isso, os nossos MENUS são baseados em produtos matriz como o azeite, o peixe, as ervas, o pão, o vinho e os

Leia mais

Ano letivo 2015-2016 SEMANA 1. Energia (Kcal) Segunda-feira

Ano letivo 2015-2016 SEMANA 1. Energia (Kcal) Segunda-feira SEMANA 1 Sopa Lombardo e cenoura 1,3,5,6,7,8,9,12 76,65 Prato Jardineira de novilho 1,5,6,7,9,12 345,47 Lanche Leite DI 7, pão de leite com manteiga 1,3,5,6,7 234,83 Sopa Caldo verde 1,3,5,6,7,8,9,12 115,81

Leia mais

1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação saudável e equilibrada.

1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação saudável e equilibrada. DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO: 9º ano de escolaridade UNIDADE DIDÁCTICA: Saúde individual e comunitária. O organismo humano em equilíbrio: alimentação. 1. Refere os nutrientes necessários numa alimentação

Leia mais

MENU NATAL Buffet Árvore de Natal

MENU NATAL Buffet Árvore de Natal Buffet Árvore de Natal SALADAS / ENTRADAS Salada de Tomate c/ orégãos Salada de Alface Cenouras temperadas Tirinhas de Porco de Coentrada Sopa de Legumes Prato Principal Bacalhau à Brás Grelhada Mista

Leia mais

EMENTA. Semana de 03 a 07 de Janeiro de 2011 DIA PRATO EMENTA GUARNIÇÃO/ACOMPANHAMENTO. Filetes panados no forno. Fruta da época ou gelatina

EMENTA. Semana de 03 a 07 de Janeiro de 2011 DIA PRATO EMENTA GUARNIÇÃO/ACOMPANHAMENTO. Filetes panados no forno. Fruta da época ou gelatina Semana de 03 a 07 de Janeiro de 2011 EMENTA GUARNIÇÃO/ACOMPANHAMENTO Creme de Alho Francês Rissóis de carne Arroz de ervilhas e cenoura raspada 3 Canja com massinhas Filetes panados no forno Salada de

Leia mais

Ementa de Natal. Almoços e Jantares Empresariais

Ementa de Natal. Almoços e Jantares Empresariais Ementa de Natal Almoços e Jantares Empresariais O Salicornia Restaurante, integrado no centro de negócios, Aveiro Business Center, apresenta uma ementa especial para a época natalícia, adequada a eventos

Leia mais

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10 Acompanhamento Salada Sobremesa 01/09/10 Frango Assado com Creme de Cebola Brócolis alho e óleo Tomate Abacaxi 02/09/10 Bife a Role Purê de Batata cozida

Leia mais

Cardápio do Primeiro Ciclo da Dieta para Emagrecer de 17 dias

Cardápio do Primeiro Ciclo da Dieta para Emagrecer de 17 dias Cardápio do Primeiro Ciclo da Dieta para Emagrecer de 17 dias DIA 1 2 ovos mexidos 1 laranja ou outra fruta fresca Salada de folhas com atum; regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de linhaça

Leia mais

O NATAL É CONNOSCO E O ANO NOVO TAMBÉM! Sugestões de Natal para empresas HF Tuela Porto. www.hfhotels.com/natalempresas

O NATAL É CONNOSCO E O ANO NOVO TAMBÉM! Sugestões de Natal para empresas HF Tuela Porto. www.hfhotels.com/natalempresas O NATAL É CONNOSCO E O ANO NOVO TAMBÉM! Sugestões de Natal para empresas HF Tuela Porto www.hfhotels.com/natalempresas JANTAR BUFFET Frios Saladas simples (alface, milho, cenoura, tomate, pepino e beterraba)

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

10 Alimentos importantes para sua saúde.

10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. Os alimentos funcionais geram inúmeros benefícios para o organismo. Como muitas patologias se desenvolvem por deficiência

Leia mais

Esclarecimento 8/2014

Esclarecimento 8/2014 Segurança Alimentar Aprovação de estabelecimentos industriais em casas particulares Esclarecimento 8/2014 Resumo: O presente esclarecimento pretende clarificar o enquadramento legal da aprovação e atribuição

Leia mais

NATAL TRADICIONAL NATAL EMPRESAS. Reserve já! EM TUDO O QUE É ESSENCIAL!

NATAL TRADICIONAL NATAL EMPRESAS. Reserve já! EM TUDO O QUE É ESSENCIAL! NATAL TRADICIONAL EM TUDO O QUE É ESSENCIAL! SUGESTÕES DE NATAL EMPRESAS Reserve já! www.hfhotels.com/natalempresas2012 Nos Hotéis HF do Porto encontra um leque alargado de opções para que possa reunir

Leia mais

Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar.

Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar. Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar. Os italianos desfrutam de várias e prazerosas refeições ao longo do dia, com uma grande

Leia mais

Por uma vida mais saudável Ementas - Almoço - Município do Cadaval

Por uma vida mais saudável Ementas - Almoço - Município do Cadaval Por uma vida mais saudável Ementas - Almoço - Município do Cadaval Semana I Sopa: Creme de Abóbora (Batata, abóbora, alho Francês, cebola, cenoura, nabo, azeite, alho, sal) Prato: Bife de Porco de Tomatada

Leia mais

1. O adjudicatário obriga-se a fornecer, durante o período previsto e diariamente, 2 lanches

1. O adjudicatário obriga-se a fornecer, durante o período previsto e diariamente, 2 lanches ANEXO 8 CONSTITUIÇÃO DAS REFEIÇÕES ESTABELECIMENTOS DE INFÂNCIA CARATERÍSTICAS DAS REFEIÇÕES: COMPOSIÇÃO E CAPITAÇÕES 1. O adjudicatário obriga-se a fornecer, durante o período previsto e diariamente,

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

ESCOLAS REGUENGOS DE MONSARAZ EMENTA VEGETARIANA Semana de 28 de dezembro de 2015 a 1 de janeiro de 2016 Almoço

ESCOLAS REGUENGOS DE MONSARAZ EMENTA VEGETARIANA Semana de 28 de dezembro de 2015 a 1 de janeiro de 2016 Almoço EMENTA GETARIANA Semana de 28 de dezembro de 2015 a 1 de janeiro de 2016 Sopa Alho francês 1,3,5,6,7,8,9,12 206 49 1,9 0,3 6,9 0,8 1,1 0,5 Prato Hamburguer de soja c/ esparguete e legumes 646 154 4,6 0,7

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO

Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO Amadora Sintra ALIMENTAÇÃO no 1º ano de vida ALIMENTAÇÃO PADRÃO Este folheto foi elaborado para ajudar os pais na alimentação do bebé. Cumpra sempre os conselhos do enfermeiro e do médico do seu filho

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E PESO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO E PESO SAUDÁVEL Formação sobre Promoção de Estilos de Vida Saudáveis em Contexto Escolar, Familiar e Envolvente Julho de 2009 ALIMENTAÇÃO E PESO SAUDÁVEL TERESA SOFIA SANCHO Gabinete de Nutrição Departamento de Saúde

Leia mais

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS

APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS A fome e o desperdício de alimentos são dois dos maiores problemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos paradoxos de nosso país. Produzimos 140 milhões

Leia mais

Vegetarianos que não são ativos

Vegetarianos que não são ativos Vegetarianos que não são ativos Abaixo irá encontrar planos de dieta para ter sucesso. Cada um desses planos foi especificamente formatado com um número preciso de calorias, proteínas e hidratos de carbono

Leia mais

GUIA DE BOLSO. Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ

GUIA DE BOLSO. Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ GUIA DE BOLSO Está na hora de incluir a fruta e os hortícolas na alimentação! SAIBA PORQUÊ Sumário Introdução Benefícios do consumo de hortofrutícolas A importância dos hortofrutícolas segundo a Roda dos

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini

PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF. Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini PESQUISA DE ORÇAMENTO FAMILIAR - POF Prof. Dra. Aline Mota de Barros Marcellini As maiores médias de consumo diário per capita ocorreram para Feijão (182,9 g/ dia), arroz (160,3 g/ dia), carne bovina

Leia mais

DS 01.01 Plano de Ementas - Geral Elaborado pela Nutricionista Alexandra Lima

DS 01.01 Plano de Ementas - Geral Elaborado pela Nutricionista Alexandra Lima Página 1 de 5 Ementa 1 Sopa Creme de cenoura Panado de peru com fusilli tricolor e milho Sopa Feijão vermelho e hortaliça Arroz de peixe (pescada e tamboril) com delícias do mar Cenoura raspada Fruta da

Leia mais

Serviço de alimentação

Serviço de alimentação 16 - Salsichas de soja grelhadas com arroz branco; salada mista Lanche da tarde: Croissant com queijo; sumo e fruta 17 Almoço: - Sopa de feijão-verde - Carbonara de courgetes; salada mista 18 Almoço :-

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DE SETÚBAL

ESCOLA PROFISSIONAL DE SETÚBAL ESCOLA PROFISSIONAL DE SETÚBAL 31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE SEMANA 1 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Spa CREME DE ALHO FRANCÊS SOPA DE ESPINAFRES CREME DE FEIJÃO COM NABIÇAS SOPA DE BRÓCOLOS

Leia mais

GUIA DIETA ONLINE UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL DIETA ONLINE. por Nutricionista Dr.ª Joana Carido. Dr.ª Joana Carido

GUIA DIETA ONLINE UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL DIETA ONLINE. por Nutricionista Dr.ª Joana Carido. Dr.ª Joana Carido GUIA DIETA ONLINE DIETA ONLINE Dr.ª Joana Carido VISITE A MINHA PÁGINA NO FACEBOOK UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL por Nutricionista Dr.ª Joana Carido Relembro que este plano alimentar é apenas orientativo

Leia mais

Algumas sugestões para tornar os seus pratos mais aromáticos e saborosos e menos salgados!

Algumas sugestões para tornar os seus pratos mais aromáticos e saborosos e menos salgados! Algumas sugestões para tornar os seus pratos mais aromáticos e saborosos e menos salgados! Substitua o sal por ervas aromáticas e especiarias nos seus cozinhados!!! Aipo Açafrão Açafrão da terra ou curcuma

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE União Metropolitana de Educação e Cultura Faculdade: Curso: NUTRIÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DA SAÚDE Disciplina: INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO Carga horária: Teórica 40 Prática 40 Semestre: 1 Turno:

Leia mais

EMENTA ERPI. 13 a 19 junho 2016. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo

EMENTA ERPI. 13 a 19 junho 2016. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo EMENTA ERPI PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL...COM O REGRESSO DO CALOR NÃO SE ESQUEÇA DE REFORÇAR A HIDRATAÇÃO DIÁRIA COM ÁGUA OU CHÁS OU INFUSÕES SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR 13 a 19 junho 2016 Sábado Domingo 13

Leia mais

14 a 20 de Setembro de 2015 Almoço. Fêveras de porco com molho de orégãos e limão e arroz de ervilhas

14 a 20 de Setembro de 2015 Almoço. Fêveras de porco com molho de orégãos e limão e arroz de ervilhas 14 a 20 de Setembro de 2015 Almoço (Kj) Açúcare s Carne Rolo de Carne com arroz e batata frita 777 186 3 1 1 1,4 Sal Peixe Pescada no forno com Broa 556 133 3 1 1 0,7 Dieta Hamburguer grelhado com arroz

Leia mais

EMENTA JI "A ÁRVORE" JI "A CEGONHA" Segunda Sopa» Sopa de Legumes Prato» Almôndegas Com Esparguete e Cenoura Ripada Sobremesa» Fruta Da Época

EMENTA JI A ÁRVORE JI A CEGONHA Segunda Sopa» Sopa de Legumes Prato» Almôndegas Com Esparguete e Cenoura Ripada Sobremesa» Fruta Da Época 1 Sopa» Sopa de Legumes Prato» Almôndegas Com Esparguete e Cenoura Ripada Sopa» Creme de Ervilhas Prato» Pescada cozida c/ todos LANCHE» PÃO C/ FIAMBRE E COPO SUMO Sopa» Sopa de Alho Francês Prato» Febras

Leia mais

RÉVEILLON 2016. Hotel Apartamento Paraíso de Albufeira

RÉVEILLON 2016. Hotel Apartamento Paraíso de Albufeira PROGRAMA 20.00h Cocktail Espetáculos de dança 21.00h Jantar Buffet Vinhos de mesa Branco e Tinto, Sumos, Refrigerantes, Água Mineral, café e digestivos Musica ambiente durante o jantar Espetáculos de dança

Leia mais

Termo de Referência. 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro.

Termo de Referência. 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro. Termo de Referência 25 de abril a 24 de junho de 2012. Nos restaurantes, bares e hotéis do Rio de Janeiro. TERMO DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO Pela segunda vez, a cidade do Rio de Janeiro será palco do festival

Leia mais

O que comer quando não tem apetite

O que comer quando não tem apetite O que comer quando não tem apetite Princess Margaret What to eat when you don t feel like eating Portuguese Para pacientes que têm falta de apetite devido ao cancer e seu tratamento Please visit the UHN

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO. (segunda parte) A ESCOLHA

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO. (segunda parte) A ESCOLHA OBESIDADE A ESCOLHA DE ALIMENTOS COMO MANTER O CORPO (segunda parte) A ESCOLHA Responda à seguinte pergunta: Você gosta de carro? Se você gosta, vamos em frente. Escolha o carro de seus sonhos: Mercedes,

Leia mais

alimentação criada a pensar em si

alimentação criada a pensar em si alimentação criada a pensar em si SNACKS REFEIÇÕES BEBIDAS e BATIDOS GELATINAS adequada hiperproteica fácil de preparar saciante saborosa variada prática dieta3passos www.dieta3passos.pt pequeno-almoço

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

MUNICÍPIO DE VIEIRA DO MINHO

MUNICÍPIO DE VIEIRA DO MINHO Semana de 03 a 07 de Dezembro de 2012 PRATO EMENTA GUARNIÇÃO / ACOMPANHAMENTO 2ª-feira Sopa de curgete e cenoura tesourinhos de peixe no forno arroz branco e salada de tomate e pepino 3 Sobremesa* fruta

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA UTENTES COM LITÍASE URINÁRIA

QUESTIONÁRIO PARA UTENTES COM LITÍASE URINÁRIA QUESTIONÁRIO PARA UTENTES COM LITÍASE URINÁRIA Código da doação A. Comportamentos Alimentares 1. Em média, quantos copos de leite bebe por dia? 00 Número de copos 02 Não sabe 01 Menos de um copo 03 Prefere

Leia mais

Padrão de Respostas Prova Discursiva

Padrão de Respostas Prova Discursiva 01 Padrão de Respostas Prova Discursiva a) Evitam movimentos manuais repetitivos e agilizam a tempo de distribuição das refeições, aumentando a produtividade. (Valor: 7,0 pontos) b) Como agentes de transformação,

Leia mais

Indicadores e/ou Parâmetros de Qualidade do Serviço de Ailmentos

Indicadores e/ou Parâmetros de Qualidade do Serviço de Ailmentos TÉCNICA DIETÉTICA E GASTRONOMIA Indicadores e/ou Parâmetros de Qualidade do Serviço de Ailmentos INDICADORES NO PREPARO DE ALIMENTOS Indicador de Parte Comestível (IPC): Valor > 1,00 IPC: usado para o

Leia mais

JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA SEMANA I. Hambúrger de vaca com esparguete.

JARDINS DE INFÂNCIA E ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA SEMANA I. Hambúrger de vaca com esparguete. SEMANA I 15.09 a 16.09 / 07.11 a 11.11 / 02.01 a 06.01 / 27.02 a 02.03 / 23.04 a 27.04 / 18.06 a 22.06, Alho francês Hambúrger de vaca com esparguete Esparregado OPÇÃO Juliana de legumes Rissóis de pescada

Leia mais

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES Os inquéritos foram realizados junto de alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 de Matosinhos, durante o mês de Novembro de 24. Responderam ao inquérito 63

Leia mais

MENÚ 1 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO LANCHE LANCHE LANCHE

MENÚ 1 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO LANCHE LANCHE LANCHE MENÚ 1 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA CRECHE Sopa de Bróculos Empadão de Carne Pêra Puré de Abóbora Massada de Peixe Sala Verde Sala Azul Sala Verde Sala Azul Cerelac Leite e Pão Pápa de Iogurte e Pão c/ Chocolate

Leia mais