UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA"

Transcrição

1 LISTA DE TUTORES Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida Marabá ADEMAR DA LUZ FILHO Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense. Bacharelando em Administração Pública (modalidade EaD) pela Universidade Federal do Pará (sistema UAB). Atualmente é professor de Ciências Naturais da Prefeitura Municipal de Marabá e tutor presencial do Processo Formativo Escolas Sustentáveis e Com-Vida da Universidade Federal de Ouro Preto. Coromandel ANA LUIZA DOS SANTOS COSTA Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e Graduada em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) também pela UFU. Tutora do curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA pela UFOP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da População, Geografia do Comércio e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: migração, cana-de-açúcar, relações campo-cidade, meio ambiente, varejo alimentar e franchising. Barão de Cocais ANA ULA GOMES FERREIRA Graduada em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Engenharia Ambiental pela University of the Ryukyus, Japão. Atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Desenvolveu sua dissertação de mestrado sobre recuperação de energia da biomassa advinda de florestas, agricultura, lixo doméstico e esgoto. A metodologia utilizada baseou-se em MFA (material flow analysis), GIS (geographic information system), análise de viabilidade econômica de projetos de energia limpa (RETScreen) e combustão da biomassa (Fuelsim), além da análise bioquímica de efluentes. Esse estudo também cobriu todo o processo do gerenciamento do lixo municipal como coleta, reciclagem e incineração, além do tratamento de esgoto. Tal dissertação obteve conceito A. Tem ampla experiência na área de engenharia ambiental, atuando principalmente com Gestão de Resíduos e Educação Ambiental. Possui vivência nas áreas de engenharia elétrica, mecânica e produção, sendo responsável pela implantação de inúmeros projetos enquanto colaboradora em times altamente qualificados e diversificados, vivência internacional e habilidade de comunicação em inglês e espanhol.

2 Frutal CAMILA SANTOS TOLOSA BIANCHI Formação em Letras e Direito. Especialista em Educação Ambiental e Tecnologias Educacionais. Designer de Permacultura com formação PDC (Certificado de Design de Permacultura IPEMA, IB e avançado) com David Holmgren. Designer de sustentabilidade, com formação de Findhorn Fundation/ENA e Educação Gaia Ativista de processos de Agenda 21 local, Rede da Agenda 21 do Estado de São Paulo e Rede Brasileira das Agendas 21 Locais. Consultora de Projetos UNESCO, Ministério da Educação, desde Diretora do Projeto S.O.S. Abelhas Brasil. Araguari União dos Palmares AL CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Cursou especializações em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela UFAL. Atualmente, exerce o cargo de biólogo na UFAL e é tutor do Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Camaçari BA CÍNTIA RAMOS AZEVEDO Pós-graduanda (especialização) em Coordenação Pedagógica (UFBA). Graduada em Pedagogia (UNEB). Concursada na Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED) desde 2006, tendo sido Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental em Unidade Escolar e técnica/assessora em EAD. Atualmente, é técnica na Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) e integrante da equipe do Programa Mais Educação. Tutora do Processo Foprmativo Escolas Sustentáveis e COM VIDA da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e tutora do Curso de Pós- Graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Oiapoque AP CÉSAR ANTONIO RRO Licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo de Basquetebol e Voleibol, pela Escola Superior de Educação Física de Catanduva. Especialista pela USP-São Paulo e pela ESEFIC Catanduva. Possui curso de Educação Física Infantil - Pré Escolar e Escolar, pela Escola Superior de Educação Física e Desporto de Catanduva, Curso de formação e especialização em Capoeira Regional pela Filhos de Bimba Escola de Capoeira, Curso Fundamentos Filosóficos e Metodológicos da Educação Física no Ensino de Primeiro Grau, pela USP - São Paulo, Curso Contribuição para a Elaboração de um Currículo Construtivista COOPEC e Curso de Extensão Educação Ambiental Escolas Sustentáveis Com-Vida, pela UFOP. É professor efetivo da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo, professor de Educação Física na COOPEC e professor da disciplina Educação Física Escolar na Universidade Paulista (UNIP).

3 Governador Valadares DIEGO DE MELLO ELIAS Especialista em Estudos Ambientais. Graduado em Ciências Biológicas. Técnico em Meio Ambiente. Trabalha no Departamento de Meio Ambiente (DEMAM) da Fundação Gorceix, onde atua em projetos de recuperação de áreas degradadas, com ênfase em geoprocessamento. Ipatinga SANDRA FOSQUE SANCHES Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1984). Atua como arquiteta e urbanista em projetos de restauração do patrimônio cultural e na elaboração de Laudos Técnicos sobre as edificações religiosas para a Arquidiocese de Mariana. É Professora de História Geral da Arte e História da Arquitetura Brasileira na Fundação de Arte de Ouro Preto ( ); membro da Comissão Ouropretana de Folclore e do Fórum da Igualdade Racial de Ouro Preto e membro da Comissão de Bens Culturais da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto. Atuou como Gerente de Elaboração e Captação de Projetos Culturais da Fundação de Arte de Ouro Preto ( ); foi Diretora de Promoção Cultural da Prefeitura de Ouro Preto ( ); Curadora de Patrimônio Cultural do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana/Fórum das Artes, em 2005, 2008, 2009 e 2010; membro do GT de patrimônio imaterial do Ministério da Cultura ( ). Criou os programas Promoção e Difusão Cultural, Valorização do Patrimônio Imaterial, Ações Afirmativas para as comunidades Afro Descendentes e Suporte ao Desenvolvimento do Artesanato da Prefeitura de Ouro Preto; coordenou os processos de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto ( ) Tradicional Produção Artesanal de Doces da Região de São Bartolomeu e Celebração das Festividades em Honra a Nossa Senhora dos Remédios. Foi Relatora do Parecer sobre o Registro das Cavalhadas de Amarantina como Patrimônio Cultural do Município de Ouro Preto. Tem experiência na área de Patrimônio Cultural e Museologia, com ênfase em ações educativas e revitalização do patrimônio histórico artístico e cultural, atuando, principalmente, nos seguintes temas: patrimônio cultural brasileiro, educação patrimonial e políticas públicas de preservação. Tutora/ Uberlândia FERNANDA GIORO DA CUNHA Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Direito Processual pela PUC-Minas. Interessada em Direito Ambiental, Educação e Sustentabilidade.

4 Lagamar FLAVIA CRISTINA NARDIM MARTINS SUCUPIRA Psicóloga, graduada pela Faculdade Alvorada de Brasília. Cursa pós-graduação (Especialização) em Saúde da Família pela WPOS Pós-Graduação a Distância. Atuou como Coordenadora da Casa da Criança no CRAS - Centro de Referência da Assistência Social de Lagamar - ; como psicóloga no CRAS de Vazante - e na UEL União de Pais e Amigos Especiais de Lagamar. Foi tutora, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde e no curso de Extensão Educação para as Relações Étnico-Raciais. Atualmente trabalha como tutora pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Curso de Aperfeiçoamento Processo Formativo em Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e COM-Vida e como psicóloga na Clínica Estação Saúde, na cidade de Vazante -. Dias D Avila BA GILVANDRO CRUZ SANTOS Graduado em Psicologia pela Escola Bahiana de Saúde Pública. Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Estudos Sociais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é professor regente pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Psicólogo da Saúde no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Psicólogo Social do CRAS e Psicólogo Escolar. É especialista em Psicopedagogia, Inclusão Escolar (UEPG-PR) e Educação Ambiental. Possui Formação como Tutor em Educação a Distância, além de cursos de Acupuntura e estudos nas áreas de Meditação Transcendental, Massagem Terapêutica, Qi Gong e Técnicas Holísticas. Ouro Preto HELOISA HELENA DAVINO ALVES Graduada em Pedagogia. Especialista em Literatura Infanto-Juvenil e Arte/Educação. Diretora de Ensino da Secretaria Municipal da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (gestão ). Assessora Pedagógica da Fundação de Arte de Ouro Preto (gestão ). Pedagoga (Supervisora Escolar) em escolas de Rede Pública Estadual e da Rede Particular. Professora de Literatura Infantil na Rede Particular. Consultora na área de Literatura/Projetos de Leitura para entidades governamentais federais, estaduais e municipais, bem como para ONGs e Editoras. Tutora de Ensino a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto. Curadora de Literatura do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana. Coaching em educação com foco em Leitura Literária/Poesia. Algumas publicações: Revista Ler-o-Lero Revista Nova Escola, n. 67, jun 1993 Revista Pedagógica N mai/jun 1995 Revistas Releitura N. 8, abr 1996 AMAE EDUCANDO, 1997 Cartilha: Paisagem Imaginária de Minas Museu Casa Guignard Superintendência de Museus - BH/ Caderno: Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania Fundação de Arte de Ouro Preto.

5 Vitória ES JACQUELINE GUERREIRO AGUIAR Graduada em História pela UFRJ. Especialista em Educação Continuada e a Distância pela UnB. Especialista em Melhoramento da Qualidade da Educação Básica pelo INEAM / Organização dos Estados Americanos. Especialista em Desenvolvimento Local, pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho / Sistema das Nações Unidas. Foi consultora no Projeto Desenvolvimento de Metodologia de Educação Ambiental, pela Secretaria de Infraestrutura e Obras do DF; Consultora pedagógica no Projeto Rede Água, Médio Paraíba do Sul; Consultora na implantação do Bairro-Escola, no Município de Nova Iguaçu; Consultora no Programa de Educação Ambiental LT 500kV; Foi coordenadora executiva na construção do Programa Estadual de Educação Ambiental no RJ; Consultora e coordenadora pedagógica do Programa de Educação Ambiental, Linha de Transmissão 600kV, Porto Velho-Araraquara e Linha de Transmissão 500 kv, Samambaia/Luziânia Paracatu IV Emborcação; Consultora pedagógica na construção de matriz de referência em Meio Ambiente, pelo Canal Futura / Fundação Bradesco; Consultora pedagógica na implantação do Centro de Capacitação Ambiental Terrazul; Consultora voluntária no planejamento do Centro de Educação Ambiental de Itaboraí e no Fórum da Agenda 21. Atualmente é professora pela Secretaria Municipal de Educação e pela Universidade Cândido Mendes no Curso Gestão Ambiental, RJ. É integrante da Comissão Organizadora Nacional do Fórum Internacional de Direitos Humanos; Conselheira no Conselho para Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira; Conselheira do Grupo Interinstitucional de Educação Ambiental RJ; Conselheira dos Conselhos Estadual e Municipal de Meio Ambiente RJ e integrante do Colegiado Nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental. Barretos SP JÉSSICA MARIA DOS SANTOS Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação em Magistério das Séries Iniciais, Educação Infantil e Gestão Educacional pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), onde também concluiu o curso de Especialização em Didática do Ensino Superior. Atualmente é professora coordenadora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Ferreira Lopes, de Barretos/SP. Tem experiência na área de docência e gestão escolar e desenvolve trabalhos voluntários na área de Educação Ambiental no município de Barretos. Cametá KÊNIA NASSAU FERNANDES Graduanda em Engenharia Ambiental pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, com atuação nas áreas de hidrogeologia e sustentabilidade, tendo estagiado na Agenda 21 Local do Quadrilátero Ferrífero e Núcleo de Estudos do Futuro de 2010 a 2011.

6 S.S.Boa Vista MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO LOPES DE OLIVEIRA Bióloga. Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pará - Núcleo de Meio Ambiente. Professora de Biologia da Rede Estadual de Ensino. Coordenadora do Programa de Ensino Médio Inovador e do Processo de Escolas Sustentáveis e COM-VIDA na Escola Regina Coeli Sousa Silva. Coordenadora Estadual de Educação Ambiental no período de 2007 a Implantou e coordenou o Programa Vamos Cuidar do Pará com as Escolas Formando Com-Vidas. Assessora de Meio Ambiente nos municípios de Terra Alta e Dom Eliseu, locais onde elaborou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. João Monlevade HAROLDO FERNANDES CUSTÓDIO Bacharel em Direito. Especialista em Gestão Pública Municipal. Atua como Assistente Administrativo na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, desde Auxiliou na implantação e implementação do Polo UAB Uberlândia de 2008 até o final de 2012 atuou na parte administrativa e tecnológica do Polo e, a partir de 2013, além de exercer tais funções, foi também nomeado Coordenador Interino do Polo, situação em que permaneceu até abril de Atualmente, atua também como tutor no Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-VIDA. Igarapé- Mirin MARICÉLIA RODRIGUES FONSECA Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOR). Especialista em Metodologia do Ensino das Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Pará (UE). Estudante de Design de Moda pela Faculdade do Pará (FAP) e estudante do Mestrado em Educação pela ANNE SULLIVAN UNIVERSITY. Atualmente atua como tutora da UE no curso de Biologia e tutora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com- Vida. Bálsamo SP MARINA DE MACÊDO CARVALHO Graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (ANA/UNILESTE). Advogada ambiental e mineral. Mestranda em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pelo Departamento de Engenharia Ambiental / Recursos Hídricos, da UFOP. Apaixonada pela natureza! Acha que atitudes simples podem mudar o mundo!

7 Macapá AP TRÍCIA GONÇALVES ALVES Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá-AP. É pós-graduanda em Tecnologias na Educação pela PUC/RJ (especialização em curso). Foi professora de 1ª a 8ª séries no Município de Santana-AP, de 1996 a É Assessora Técnica na área pedagógica pela Divisão Técnico-Pedagógica (DITEP) da Secretaria Estadual de Educação do Amapá (SEED), desde 1999, tendo sido Chefe do Grupo de Alfabetização, de 2001 a 2008; Chefe do Núcleo de Ensino Fundamental e Educação Infantil, de 2008 a 2010; e sendo, desde 2008, Coordenadora Estadual do Programa Mais Educação/Educação Integral. Tem experiência com formação de professores de 1ª a 8ª séries e Ensino Médio, oficinas pedagógicas, palestras, orientação/elaboração de projetos (PPP, PDE-Escola, Planejamento Estratégico-PES, Plano de Ação Articulada-R). É Tutora do Polo Macapá do Processo Formativo Escolas Sustentáveis e COM-VIDA. Bragança LAIANA DE QUADROS MIRANDA Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena. Mestra em Biologia Ambiental. Atua como professora de Ciências e Biologia, há 11 anos, na Rede Municipal e Estadual de Ensino. Foi tutora do curso de Graduação em Biologia na modalidade semipresencial, pela Universidade Federal do Pará (UF), Campus de Capanema ; monitora da disciplina Morfologia Vegetal, pela UF, Campus de Bragança, e professora da disciplina Educação e Saúde, pela mesma instituição de ensino. Atuou como professora formadora do PNAIC e como Coordenadora de Ciências na Secretaria de Educação do município de Augusto Corrêa. Atualmente, está na Coordenação de Projetos na Secretaria de Planejamento de Augusto Corrêa e finaliza o curso de Especialização de Metodologia de Ensino de Biologia e Química. Santana THIAGO MACEDO GOMES Graduado em Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação e Mestrando em Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica. Tem interesse em temas nas áreas de Tecnologia, Otimização, Sustentabilidade e Educação Ambiental.

8 Dom Eliseu ELANE LOPES DE SOUSA Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Dom Bosco, de São Luiz MA. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), de Belém e Curso de Formação em Educação Inclusiva pelo Semeec - Dom Eliseu. Participou das Oficinas das Com-Vidas (preparação para Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente), em Dom Eliseu. Atuou como Educadora no Ensino Fundamental I nas cidades de Dom Eliseu e Tailândia, no Estado do Pará. Desde 2011 atua na Coordenação Geral do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas da cidade de Dom Eliseu e, a partir de 2014, também na Coordenação do MOVA (Movimento pela Alfabetização, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará. Dom Eliseu LUAN HENRIQUE ALVES (Tutor FNDE) Biólogo. Graduado pela Faculdade Cidade Patos de Minas. Cursa pós-graduação (Especialização) em Didática e Docência no Ensino Superior, na Faculdade Cidade Patos de Minas (FPM); Mídias na Educação (modalidade EaD), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e Curso de Aperfeiçoamento Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida. Atuou como professor visitante da Educação Básica no Colégio Educar e no Curso Técnico de Atendente em Farmácia fornecido pela empresa Modos Cursos, ambos na cidade de Lagamar. Atualmente, trabalha como Secretário Acadêmico no Pólo Lagamarense de Apoio ao Ensino a Distância (PLAED) e como tutor pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Curso de Aperfeiçoamento Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida.

PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIAS ANUAL Exercício de 2011 -

PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIAS ANUAL Exercício de 2011 - 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIAS ANUAL Exercício de 2011 - PEÇAS E CONTEÚDOS - EERCÍCIO 2011 ÓRGÃO/ENTIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO DE ARQUITETURA ANO - 2015 Alcyr de Morrisson Faria Neto (Graduado) Regime de Trabalho: Horista Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001).

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA LISTA DE DOCENTES Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida Prof.ª Antonia Duarte Caixeta Neta Graduada em Pedagogia, com pós-graduação latu sensu em Orientação Educacional,

Leia mais

Prof. Adm. José Ednaldo Ferreira Pedroza

Prof. Adm. José Ednaldo Ferreira Pedroza Prof. Adm. José Ednaldo Ferreira Pedroza Mestrando e Especialista em Gestão de Empresas; MBA em Gestão Pública Municipal; Graduado em Administração; Aperfeiçoamento Docente em EAD. Professor/Tutor do Curso

Leia mais

Guia do Aluno. Curso a Distância (EAD) Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional

Guia do Aluno. Curso a Distância (EAD) Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional Curso a Distância (EAD) Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional Guia do Aluno 2013 1 SUMÁRIO 1 Apresentação... 3 1.1 O GUIA... 3 1.2 - INTRODUÇÃO AO CURSO... 3 1.3 OBJETIVOS... 4 2 - Conteúdo

Leia mais

ANEXO I AO EDITAL PROP N 010/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2014.1. Cursos de Especialização oferecidos: (CAMPI/NÚCLEOS)

ANEXO I AO EDITAL PROP N 010/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2014.1. Cursos de Especialização oferecidos: (CAMPI/NÚCLEOS) ANEXO I AO EDITAL PROP N 010/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2014.1 Edital de ofertas de cursos para o Programa de Pós- Graduação Lato Sensu da UESPI, conforme Resolução CONSUN nº 045/2003. Cursos de Especialização

Leia mais

RESOLUÇÃO CUNI Nº XXXX

RESOLUÇÃO CUNI Nº XXXX RESOLUÇÃO CUNI Nº XXXX Aprova o Projeto Acadêmico CECANE/UFOP. O Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua xxxx reunião ordinária, realizada em xxx de xxx de 2011, no uso de

Leia mais

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Anderson Zotesso Rodrigues: Anderson Zotesso é mestre em Comunicação

Leia mais

1/5. Reconhecimento-Grupo 1-2010

1/5. Reconhecimento-Grupo 1-2010 1/5 INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DAES - Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições

Leia mais

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD

B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD B A N C O D E P A L E S T R A N T E S INDICAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE - SECAD MARIA NILZA DA SILVA E-mail: mnilza@uel.br Tel. (43) 3327.6957 / 9976.8757 Mini

Leia mais

Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria

Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria Relação do Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria Professor Formação Titulação Amália Michelle Gomes Costa - em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Universidade Federal de Viçosa,

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 12/2012 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 1) Área de Conhecimento:

Leia mais

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Cultura Plano Estadual de Cultura

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Cultura Plano Estadual de Cultura GOVERNO DO RIO DE JANEIRO Secretaria de Estado de Cultura INTRODUÇÃO A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) está coordenando a elaboração do Plano Estadual de Cultura, a partir do diálogo

Leia mais

GOVERNO DO PARRANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO PARRANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO PARRANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PAR-FORMAÇÃO DOCUMENTO 2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEMANDAS E PROPOSTA PARA O ATENDIMENTO DAS PRIORIDADES ESTADUAIS DE FORMAÇÃO

Leia mais

PROFESSOR LATTES MINI CURRÚCULO. http://lattes.cnpq.br/1029402983184548 LICENÇA

PROFESSOR LATTES MINI CURRÚCULO. http://lattes.cnpq.br/1029402983184548 LICENÇA PROFESSOR LATTES MINI CURRÚCULO Alexandre Luiz Rodrigues Alves Cláudia Aparecida Machado Daniel Luiz Amorim Couto Danilo Antônio Lucas Alvim http://lattes.cnpq.br/1029402983184548 LICENÇA http://lattes.cnpq.br/9630043422396991

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Metodologia do Ensino Superior Imperatriz

Leia mais

Cursos de Graduação a Distância

Cursos de Graduação a Distância de Graduação a Distância 427 428 7 - de Graduação a Distância 7.1 -,,, por Vestibular e Outros Processos Seletivos (*), e nos de Graduação a Distância, segundo as Instituições Brasil 2004 (continua) Instituições

Leia mais

43º FONAITec. 23 a 27 de novembro de 2015. Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES

43º FONAITec. 23 a 27 de novembro de 2015. Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES 43º FONAITec 23 a 27 de novembro de 2015 Multidisciplinaridade: Futuro e desafio das Auditorias Internas PALESTRANTES ADRIANA OLIVEIRA FERREIRA, Analista de Finanças e Controle, com formação acadêmica

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SÚMULA DE PARECERES REUNIÃO ORDINÁRIA DE 17 A 19 DE FEVEREIRO DE 2003 (*) CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SÚMULA DE PARECERES REUNIÃO ORDINÁRIA DE 17 A 19 DE FEVEREIRO DE 2003 (*) CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SÚMULA DE PARECERES REUNIÃO ORDINÁRIA DE 17 A 19 DE FEVEREIRO DE 2003 (*) CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Processo: 23001.000078/2002-90 Parecer: CEB 001/2003

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica C U R R I C U L U M V I T A E Dados Pessoais Nome: E-mail: Site: Currículo Lattes: End. profissional: Miguel Carlos Damasco dos Santos contato@profdamasco.site.br.com http://www.profdamasco.site.br.com

Leia mais

Ensino Público Estadual

Ensino Público Estadual Ensino Público Estadual UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE - Francisco Beltrão - Pr Cursos Acadêmico Professores Total Administração (Bacharelado) Matutino* 78 Pós-Graduados 21 Administração

Leia mais

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica

Dados Pessoais. Resende/RJ - Fone/Fax: (024) 3383-9000. Formação Acadêmica C U R R I C U L U M V I T A E Dados Pessoais Nome: E-mail: Site: Currículo Lattes: End. profissional: Miguel Carlos Damasco dos Santos contato@profdamasco.site.br.com http://www.profdamasco.site.br.com

Leia mais

ANEXO I CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL GRADUAÇÃO PRESENCIAL- FTC SALVADOR

ANEXO I CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL GRADUAÇÃO PRESENCIAL- FTC SALVADOR ANEXO I DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL GRADUAÇÃO PRESENCIAL- FTC SALVADOR Administração 8 semestres R$ 620,00 10% R$ 558,00 Biomedicina 8 semestres R$ 895,00 20% R$ 716,00 Ciências Aeronáuticas 6 semestres R$

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 13/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 135-Área de

Leia mais

PROCESSO N. 788/11 PROTOCOLO N.º 10.661.081-9 PARECER CEE/CEB N.º 1014/11 APROVADO EM 08/11/11

PROCESSO N. 788/11 PROTOCOLO N.º 10.661.081-9 PARECER CEE/CEB N.º 1014/11 APROVADO EM 08/11/11 PROCESSO N. 788/11 PROTOCOLO N.º 10.661.081-9 PARECER CEE/CEB N.º 1014/11 APROVADO EM 08/11/11 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 07/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 101-Área de

Leia mais

PROCESSOS DISTRIBUÍDOS NAS REUNIÕES DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS DIAS 27, 28 e 29 DE JANEIRO//99

PROCESSOS DISTRIBUÍDOS NAS REUNIÕES DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS DIAS 27, 28 e 29 DE JANEIRO//99 PROCESSOS DISTRIBUÍDOS NAS REUNIÕES DA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS DIAS 27, 28 e 29 DE JANEIRO//99 1 - Processo: 23000.001085/98-07 Interessado: Comunidade Evangélica Luterana "São Paulo" Instituição:

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE

Leia mais

BACHARELADO. Administração. Ciências Contábeis. Ciências Econômicas. Serviço Social. Ciências Sociais. Objetivos. Objetivos. Objetivos.

BACHARELADO. Administração. Ciências Contábeis. Ciências Econômicas. Serviço Social. Ciências Sociais. Objetivos. Objetivos. Objetivos. BACHARELADO Administração O curso de Administração tem como objetivo formar profissionais que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores, com capacidade de alinhar

Leia mais

Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL

Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL Eje temático: EXPERIENCIAS Y ACCIONES CONCRETAS RELACIONADAS CON LA EDUCACIÓN MEDIÁTICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN FORMAL Titulo: UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) Autor: Wilson dos Santos Almeida

Leia mais

Reunião Ordinária de outubro de 2014 Previsão de relato de pareceres CONSELHO PLENO. N Processo Interessado Assunto Relator

Reunião Ordinária de outubro de 2014 Previsão de relato de pareceres CONSELHO PLENO. N Processo Interessado Assunto Relator MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Reunião Ordinária de outubro de 2014 Previsão de relato de pareceres CONSELHO PLENO 1. 23001-000054/2014-74, 23001.000122/2010-71 e 23000.003579/2009-12

Leia mais

CEFET-RJ para onde vamos? Fevereiro de 2013 Rio de Janeiro

CEFET-RJ para onde vamos? Fevereiro de 2013 Rio de Janeiro CEFET-RJ para onde vamos? Fevereiro de 2013 Rio de Janeiro Nenhum vento sopra a favor, de quem não sabe para onde ir. (Lucius A. Sêneca) Sumário O resultado do CPC Engenharia Estudantes e professores do

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Eleição para Diretoria Executiva - período 2012-2014

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Eleição para Diretoria Executiva - período 2012-2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Eleição para Diretoria Executiva - período 2012-2014 CHAPA 1 A Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento tem, dentre seus objetivos,

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*)

PARECER HOMOLOGADO(*) PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 20/07/2004 (*) Portaria/MEC nº 2.144, publicada no Diário Oficial da União de 20/07/2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Construção da Nova Diretriz Curricular

Construção da Nova Diretriz Curricular FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA DE MINAS GERAIS: Construção da Nova Diretriz Curricular OBJETIVO A diretoria do CRF/MG, gestão 2014-2015, por meio de sua Comissão Assessora de Ensino realizará

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA PROFESSOR (A) CURRÍCULO RESUMIDO TURMAS. Matemática na Educação Básica por 2 anos.

ÁREA DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA PROFESSOR (A) CURRÍCULO RESUMIDO TURMAS. Matemática na Educação Básica por 2 anos. ÁREA DO CONHECIMENTO: MATEMÁTICA Anny Caroline de S. S. Farias Creilson de Jesus Conceição Sérgio Santos de Jesus Tiago Souza Leal Valderez Souza Santana NÚCLEO/GESTÃO: Sérgio Santos de Jesus Graduanda

Leia mais

CEFET-RJ para onde vamos? Fevereiro de 2013 Rio de Janeiro

CEFET-RJ para onde vamos? Fevereiro de 2013 Rio de Janeiro CEFET-RJ para onde vamos? Fevereiro de 2013 Rio de Janeiro Nenhum vento sopra a favor, de quem não sabe para onde ir. (Lucius A. Sêneca) Sumário O resultado do CPC Engenharia Estudantes e professores do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - RÍO CLARO (BRASIL) Luiz Marcelo de Carvalho - Rosa Maria Feiteiro Cavalari

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - RÍO CLARO (BRASIL) Luiz Marcelo de Carvalho - Rosa Maria Feiteiro Cavalari UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - RÍO CLARO (BRASIL) Luiz Marcelo de Carvalho - Rosa Maria Feiteiro Cavalari Apresentação da institução A UNESP foi criada em 1976, pela Lei Estadual n.º 952, de 30.01.76,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC Biblioteca Curso de Graduação Curso de Pós-Graduação Biblioteca de Ciências

Leia mais

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005 MINI CURRÍCULOS NULVIO LERMEN JUNIOR Graduado em Medicina UFSC - 2000 MFC titulado pela SBMFC em 2004 Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco Mestre em Políticas e Gestão em Saúde

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

EDITAL Nº 03, DE 02 DE MARÇO DE 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO ANEXO I

EDITAL Nº 03, DE 02 DE MARÇO DE 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO ANEXO I MINISTERIO DA EDUCACÃO SECRETARIA DE EDUCACÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. EDITAL Nº 03, DE 02 DE MARÇO DE 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Leia mais

Curso de Especialização. MBA em GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL

Curso de Especialização. MBA em GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL Curso de Especialização MBA em GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL Disciplinas Carga Horária Professor Conceitos Básicos de Sustentabilidade 12 Prof. Dr. João Sergio Cordeiro Direito Ambiental 24 Prof. MSc Antonio

Leia mais

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S)

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) Gilberto José Giannasi Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Marília (1987). Graduação em Engenharias pela Escola de Engenharia de Lins. Especialização

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ RETIFICAÇÃO Nº 08 DO EDITAL Nº 12/2015 DO IFPR CONCURSO DE DOCENTE O Reitor Substituto do INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ IFPR, no uso da competência que lhe confere a Portaria

Leia mais

Evento Paralelo ESCOLAS NA TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Evento Paralelo ESCOLAS NA TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE Dias: 10 de julho Horário: das 16h30 às 19h45 Palavras-Chave: sustentabilidade, escolas sustentáveis, educação ambiental, lutas dos povos, juventudes, redes APRESENTAÇÃO O Processo Formativo em Educação

Leia mais

Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz

Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio, 195 Bairro Brasil Uberlândia/MG CEP 3400-732 Fones: (34) 32-4363 / Fax 31-659 e-mails: audiovisualcemepe@gmail.com

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA : Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas.

Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA : Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas. Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA : Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas. SEMED CASA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico FORMAÇÃO CONTINUADA Coordenação / Profissionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Ciências Sociais Graduação em Ciência Política, Sociologia, Filosofia ou Antropologia. Seminários Graduação em Administração Pública, Administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET 7 INSTITUIÇÕES 370 GRUPOS REGIÃO NORTE - 8 INSTITUIÇÕES

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004 A Fundação Aprender, no ano de 2004, procurou cumprir as etapas previstas no Planejamento 2003, levando a efeito iniciativas no sentido de ampliar

Leia mais

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA

MENSALIDADES CAMPUS PARALELA 1 MENSALIDADES CAMPUS PARALELA Bacharelados Campus Paralela 10% 15% Administração R$ 834,92 R$ 789,00 R$ 705,51 R$ 663,76 Arquitetura e Urbanismo R$ 951,32 R$ 899,00 R$ 803,87 R$ 756,30 Ciências Contábeis

Leia mais

Plano Nacional de Formação

Plano Nacional de Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica 1 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica 2 3 Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica... 6 planilhas

Leia mais

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Analista de Correios / Administrador AC / Rio Branco 123 1 123,00 Analista de Correios / Técnico em Comunicação Social Atuação: Jornalismo AC / Rio Branco 27 1 27,00 Médico do Trabalho Formação: Medicina

Leia mais

DIA 22/10/21014 - QUARTA-FEIRA

DIA 22/10/21014 - QUARTA-FEIRA DIA 22/10/21014 - QUARTA-FEIRA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO DA DEMOCRACIA PALESTRANTE: Alfredo Johnson Rodriguez Doutor em Ciências Humanas - Sociologia e Política (2008), Mestre em Ciência Política

Leia mais

Formação Acadêmica. Pós- Graduação. 1-Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Santos. Pontifícia Licenciada em Letras. Universidade ano:1995

Formação Acadêmica. Pós- Graduação. 1-Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Santos. Pontifícia Licenciada em Letras. Universidade ano:1995 Composição do Corpo Docente CURSO: TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Nome Formação Acadêmica Nome CPF Graduação Pós Graduação Mestrado Doutorado 1Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos Pontifícia

Leia mais

Local: FAPCOM. Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo.

Local: FAPCOM. Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo. Data: 14 de setembro de 2006, das 8h às 17h. Local: FAPCOM. Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana - São Paulo. Público-alvo: professores e educadores em geral; pedagogos; orientadores educacionais;

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Luciano Viveiros. Endereço: Travessa do Ouvidor, 8 Sala 401. Centro Rio de Janeiro Cep. 20.040-040

CURRICULUM VITAE. Luciano Viveiros. Endereço: Travessa do Ouvidor, 8 Sala 401. Centro Rio de Janeiro Cep. 20.040-040 CURRICULUM VITAE Luciano Viveiros Endereço: Travessa do Ouvidor, 8 Sala 401 Centro Rio de Janeiro Cep. 20.040-040 Tels. (21) 2224.1849/ 99737623 / 31291001 E-mail: lucianoviveiros@lucianoviveiros.com Brasileiro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº02/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I RELAÇÃO DAS VAGAS DO PROCESSO SELETIVO POR ÁREA DE CONHECIMENTO, REQUISITOS ESPECÍFICOS

Leia mais

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6 Adriana de Castro Rodrigues Krum Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). Especialização em Informática Educacional pela Faculdades Franciscanas FAFRA (1996). Especialização

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portaria/MEC nº 16, publicada no Diário Oficial da União de 5/1/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portaria/MEC nº 16, publicada no Diário Oficial da União de 5/1/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portaria/MEC nº 16, publicada no Diário Oficial da União de 5/1/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Sociedade Educacional Cidade de São Paulo

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - FAPEPE

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - FAPEPE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - FAPEPE APRESENTAÇÃO DO CURSO O curso de licenciatura em Educação Física da FAPEPE tem como objetivo formar profissionais que estejam aptos a atuarem no contexto escolar,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 1.274

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 1.274 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos órgãos Colegiados r41 RESOLUÇÃO CUNI N 1.274 Referenda a Provisão CUNI n. 00612011, que aprovou o Projeto Acadêmico do CECANE/UFOP.

Leia mais

www.cmrocha.com.br Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328

www.cmrocha.com.br Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328 Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328 Apresentação É com satisfação que apresentamos o escritório de advocacia Cesar Mota & Rocha Advogados. O escritório foi fundado

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*)

PARECER HOMOLOGADO(*) PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 27/05/2004 (*) Portaria/MEC nº 1.502, publicada no Diário Oficial da União de 27/05/2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

PIBID DE FÍSICA MODALIDADE EAD- FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Patricia Martins Guarda Regina Lelis de Sousa

PIBID DE FÍSICA MODALIDADE EAD- FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Patricia Martins Guarda Regina Lelis de Sousa PIBID DE FÍSICA MODALIDADE EAD- FUNCIONAMENTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS Patricia Martins Guarda Regina Lelis de Sousa Resumo Este trabalho consiste no relato de experiência de coordenadores de área do Programa

Leia mais

Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN

Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UAB - UFPB VIRTUAL CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS D E P A R T A M E N T O D E EC O N O M I A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM G E S T Ã O PÚBLICA MUNICIPAL- MODALIDADE

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL André Luis Sfair da Costa Sarmento (Doutor) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Engenharia Química. Possui graduação em Engenharia Química

Leia mais

TOTAL DE CANDIDATOS POR IES/CURSO

TOTAL DE CANDIDATOS POR IES/CURSO TOTAL DE CANDIDATOS POR IES/CURSO UF da IES Nome da IES Nome do Curso Qtd. Inscritos SP FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Ciência e Tecnologia ** 16.253 BA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1

CEPPG Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós Graduação 1 1 Nome do curso: Área: O Curso: Objetivos: Diferenciais: Público Alvo: Ementa Disciplinas MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM TURISMO: EVENTOS, LAZER, VIAGENS E HOTELARIA. Ciências Sociais O curso foi desenvolvido

Leia mais

Inventar com a diferenca,

Inventar com a diferenca, Inventar com a diferenca, cinema e direitos humanos PATROCÍNIO APOIO REALIZAÇÃO Fundação Euclides da Cunha O que é Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos O projeto visa oferecer formação e

Leia mais

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º.

PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º. PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º. Monte Alto, SP. 2013 PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Art. 32, 1º. Condições de oferta dos cursos de graduação: Administração

Leia mais

LIVRO DE REGISTRO CONSUN. Procedência Assunto Comissão Parecer Data Sessão

LIVRO DE REGISTRO CONSUN. Procedência Assunto Comissão Parecer Data Sessão LIVRO DE REGISTRO CONSUN 001-2010 10/05/2010 VRA Regulamento Interno do Conselho Universitário CONSUN 002-2010 10/05/2010 VRA Edital Seletivo UnC/2009-20, aprovado ad 096/2009 003-2010 10/05/2010 VRA Edital

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 112/2012 INTERESSADO ASSUNTO RELATOR 1. RELATÓRIO 1.1 HISTÓRICO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 Centro Universitário

Leia mais

31. Enfermagem Gerontológica I e II (Enfermagem) 32. Gestão em Saúde I e II (Enfermagem) 33. Primeiros Socorros I (Enfermagem) 34. Primeiros Socorros

31. Enfermagem Gerontológica I e II (Enfermagem) 32. Gestão em Saúde I e II (Enfermagem) 33. Primeiros Socorros I (Enfermagem) 34. Primeiros Socorros CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC PARQUE DA JUVENTUDE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO DE DOCENTES nº 159/02/2007 O Diretor da Escola Técnica Estadual

Leia mais

18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA

18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA 18) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA 18.1) Matriz curricular do turno matutino Fase 1 a N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 01 Introdução à informática

Leia mais

Música nas escolas: uma análise do Projeto de Resolução das Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica

Música nas escolas: uma análise do Projeto de Resolução das Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica Música nas escolas: uma análise do Projeto de Resolução das Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica Luis Ricardo Silva Queiroz Presidente da ABEM presidencia@abemeducacaomusical.com.br

Leia mais

Campus Santos Dumont EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Campus Santos Dumont EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Art. - O Reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA os Candidatos abaixo especificados, para protocolarem na reitoria deste

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: OS ENSINANTES DIGITAIS

CURSOS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: OS ENSINANTES DIGITAIS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: OS ENSINANTES DIGITAIS Justificativa Nossos alunos são da era digital. Muitos de nós, professores, não! Tecnologia não é enfeite nem instrumento para fazer aluno prestar atenção

Leia mais

Projeto Integrador. Faculdade Senac

Projeto Integrador. Faculdade Senac Projeto Integrador Faculdade Senac Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás adota o Projeto Integrador nos cursos da área de Tecnologia da Informação com o intuito de possibilitar ao aluno criação de um produto

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DEDC - CAMPUS I GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE - GREDHI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DEDC - CAMPUS I GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE - GREDHI UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DEDC - CAMPUS I GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE - GREDHI RELATÓRIO FINAL Salvador 2014 1 RELATORIO DO FÓRUM

Leia mais

DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DA UFRN

DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DA UFRN DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DA UFRN Autor: Anne Charlyenne Saraiva Campos; Co-autor: Emerson Carpegiane de Souza Martins

Leia mais

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO 2º SEMESTRE 205 ANEXO I - EDITAL Nº 5/205 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

Leia mais

CHEFE DO DACL. Prof. Ma. Rosa Maria de Lima Ribeiro. Portaria nº 285/2014/GR/UNIR 19.03.2014

CHEFE DO DACL. Prof. Ma. Rosa Maria de Lima Ribeiro. Portaria nº 285/2014/GR/UNIR 19.03.2014 CHEFE DO DACL Prof. Ma. Rosa Maria de Lima Ribeiro Portaria nº 285/2014/GR/UNIR 19.03.2014 Graduada em PEDAGOGIA (1998), especialista em Linguagem e Educação (2004/UNIR- RO), especialista em Psicopedagogia

Leia mais

PROINFANTIL: AÇÕES DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS (NEPIEC) EM UM PROJETO DE EXTENSÃO 1

PROINFANTIL: AÇÕES DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS (NEPIEC) EM UM PROJETO DE EXTENSÃO 1 PROINFANTIL: AÇÕES DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS (NEPIEC) EM UM PROJETO DE EXTENSÃO 1 SOARES, Marcos Antônio i ; BARBOSA, Ivone Garcia ii ; ALVES,

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumo. Estela Maria Souza Costa Neves Setembro 2015

CURRICULUM VITAE Resumo. Estela Maria Souza Costa Neves Setembro 2015 CURRICULUM VITAE Resumo Estela Maria Souza Costa Neves Setembro 2015 NOME ESTELA MARIA SOUZA COSTA NEVES ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO Políticas Públicas de Defesa do Meio Ambiente Capacitação para fortalecimento

Leia mais

ANEXO I DAS ÁREAS, DA QUANTIDADE DE VAGAS, DOS PERFIS PARA INVESTIDURA NO CARGO, DO REGIME DE TRABALHO E DAS LOCALIDADES DAS VAGAS

ANEXO I DAS ÁREAS, DA QUANTIDADE DE VAGAS, DOS PERFIS PARA INVESTIDURA NO CARGO, DO REGIME DE TRABALHO E DAS LOCALIDADES DAS VAGAS ANEXO I DAS ÁREAS, DA QUANTIDADE DE VAGAS, DOS PERFIS PARA INVESTIDURA NO CARGO, DO REGIME DE TRABALHO E DAS LOCALIDADES DAS VAGAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CRUZEIRO DO SUL CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS CEL

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2009, Seção 1, Pág. 11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2009, Seção 1, Pág. 11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 6/5/2009, Seção 1, Pág. 11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: MEC/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação, Comunicação e Artes Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação LINHA 1 - PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL

CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL ANEXO I CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL GRADUAÇÃO PRESENCIAL- FTC SALVADOR Administração 8 semestres R$ 418,34 10% R$ 376,51 Biomedicina 8 semestres R$ 667,23 20% R$ 533,78 Ciências Aeronáuticas 6 semestres

Leia mais