Concretizando Soluções em Tecnologia da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concretizando Soluções em Tecnologia da Informação"

Transcrição

1

2 Tutorial Web Conference Introdução... 3 Teste de Compatibilidade... 3 Acessando uma Conferência... 5 Iniciando uma Conferência... 7 Utilizando os Componentes do Web conference... 7 Criando um Bate papo... 9 Bate papo com o Mediador... 9 Criando um Bate papo em Grupo... 9 Mediando uma Conferência Atribuições do Oracle Web Conference Ações de Mediação Solicitando uma Atribuição Compartilhando o Desktop Agendando uma Conferência... 16

3 Introdução Este tutorial visa ao usuário que necessita de uma abordagem rápida de como efetuar uma conferência utilizando o Web Conferencing. Tanto iniciando quanto acessando uma conferência. Para efetuar a Web Conference é necessária a utilização do web browser Internet Explorer. A configuração da Área da Tela deve estar em 1024 X 768 pixels para uma melhor visualização. Teste de Compatibilidade Acesse o Portal Âncora () e clique no ícone WEB CONFERENCE ÂNCORA: Será aberta uma nova janela, Caso seja seu primeiro acesso, clique em NOVO USUÁRIO, Para efetuar a instalação e os devidos testes de compatibilidade clique sob o ícone que está situado abaixo do Executar:

4 Iniciando a verificação de compatibilidade do Sistema Nesta etapa será verificado se o Áudio está funcionando devidamente. Se você estiver escutando uma música clique em Sim, caso não estiver, verifique se os dispositivos de som estão devidamente instalados e habilitados em seu computador. Após todos os testes serem finalizados, será exibido um relatório de compatibilidade. Os itens Configuração do Sistema, Connectividade e Áudio devem estar com Status APROVADO.

5 Acessando uma Conferência Usuário não logado; Todas as conferências somente podem ser criadas por um usuário da Âncora. Usuários externos, para acessar a conferência, devem obter o ID referente à conferência criada pelo usuário Âncora. Essa parte do tutorial é destinada ao acesso de usuários externos. Retorne a tela inicial clicando em HOME. Para acessar uma conferência digite o ID (fornecido pelo usuário Âncora), a chave de acesso (se foi estipulada) e seu nome. Clique em Acessar Conferência. Na área superior da tela aparecerá a seguinte barra:

6 Usuário Logado Essa parte do tutorial é de uso exclusivo de usuários do portal Âncora e mostra como efetuar login, acessar ou criar uma nova conferência. Para logar clique em login e forneça seu usuário e senha do Portal Âncora. Retorne a página inicial clicando em MINHAS CONFERÊNCIAS. Para acessar uma conferência, digite o ID e a chave. Clique em Acessar Conferência.

7 Iniciando uma Conferência As conferências só podem ser iniciadas por usuários logados. Forneça um Título e a Chave de acesso (opcional). Clique em Iniciar Conferência. Utilizando os componentes do Web Conference Componentes e informações: - Para cada conferência é criado um ID diferente. - Descrição se o usuário esta ou não conectado a Conferência. - O modo Apresentação de Documentos é um modo otimizado para a apresentação de documentos do Microsoft Office e de arquivos *.txt, *.jpg e *.gif. O mediador e o apresentador podem obter as vantagens de um tipo de apresentação de slides de navegação, índice e miniaturas. - Selecione uma ferramenta de desenho onde o usuário poderá esboçar em conjunto algumas figuras e desenhos com os demais usuários. - Compartilhar um documento ou aplicação este ícone permite compartilhar um documento, aplicação ou o desktop com as demais pessoas da corporação, somente o apresentador ou o mediador tem permissão. - Compartilhar uma aplicação permite que o usuário compartilhe um documento com outro usuário, após selecionar este ícone, click em um documento no desktop ou em outro lugar, podendo ser

8 .doc,.xls, ou.exe etc, para compartilhar. A seguinte figura ilustra um arquivo que pode ser compartilhado ou não, para compartilhar o usuário apenas tem que Clicar em Clique para Compartilhar como mostra a seguinte figura. Seguindo estes passos, outro usuário poderá excluir, deletar, adicionar texto a este arquivo, etc. - Selecionar para compartilhar uma área do desktop semelhante ao anterior, mas neste caso será compartilhada uma área do desktop, onde terá as mesmas funções. Após clicar neste ícone vá ao desktop e selecione a área desejada a ser compartilhada com outros usuários. Área do desktop que foi selecionada. - Compartilhar o desktop inteiro será compartilhado todo o seu desktop, com as mesmas funções anteriores. - Nada - Interrompe tudo o que estiver sendo compartilhado.

9 Criando um bate-papo - Clique neste ícone para criar um bate-papo com os demais usuários. Na janela exibida selecione Exibir lista Expandida, estes passos farão com que um quadro de comunicação se abra para um bate-papo. Neste quadro os usuários poderão efetuar reuniões tanto individuais quanto em grupo. Bate-papo com o Mediador Em um Bate-papo com o mediador, os participantes da conferência enviam mensagens diretamente para o mediador e apenas esse mediador pode visualizá-las. A qualquer momento, o mediador pode receber diversas mensagens em sucessões muito rápidas. Para responder a uma mensagem particularmente, o mediador deve selecionar o nome do remetente na lista de participantes destacando esse nome. A mensagem digitada pelo mediador é enviada apenas para esse participante. Criando um Bate-papo em Grupo Se o mediador tiver ativado o Bate-papo de Grupo, qualquer participante poderá se comunicar com um subconjunto selecionado de participantes em vez de comunicar-se com todos os participantes de uma conferência. Para configurar um Bate-papo de Grupo: Na interface de Bate-papo aberta, clique em Criar Bate-papo de Grupo. Informe um nome para o Bate-papo de Grupo. No menu à esquerda, selecione o nome do(s) participante(s) que você deseja incluir no Bate-

10 papo de Grupo e clique em Mover para mover o nome do(s) participante(s) para o menu à direita. Como alternativa, selecione diversos participantes consecutivos na lista mantendo a tecla Shift pressionada ao clicar no mouse para selecionar os nomes. Para selecionar diversos nomes que não estejam em ordem consecutiva, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica no mouse para selecionar os nomes. Clique em Mover Tudo quando terminar de selecionar os nomes. Quando terminar de adicionar participantes, clique em Aplicar. Uma nova guia de grupo é exibida na interface de Bate-papo, e os nomes dos participantes convidados são exibidos à esquerda. Observação: Se o mediador tiver desativado o Bate-papo de Grupo, ele ainda poderá criar um Bate-papo de Grupo, mas nenhum outro participante poderá criar a sua própria sessão de Bate-papo de Grupo. Mediando uma Conferência A seleção de Exibir Lista Expandida na lista drop-down exibe toda a lista, o que facilita a mediação. O nome do mediador é exibido em negrito. Outras categorias estão definidas a seguir: Solicitações de Controle Compartilhado Contém os nomes dos participantes que desejam compartilhar o controle da área de trabalho do apresentador. Solicitações de Atribuição de Apresentador Contém os nomes dos participantes que desejam a atribuição de apresentador. Apresentador Contém os nomes dos participantes que receberam a atribuição de apresentador. Se o apresentador tiver concedido controle compartilhado a um participante, o nome desse participante será exibido abaixo do nome do apresentador. Participante Contém os nomes dos participantes. Ausente Um usuário registrado convidado que não acessou a conferência. Um mediador ou apresentador pode conceder uma atribuição a um participante independentemente de o participante ter ou não solicitado especificamente essa atribuição. Para alterar o status de um participante: Localize o participante na lista ou digite parte do nome no campo Localizar e clique em Ir. Na lista drop-down, selecione a ação que você deseja realizar e clique em Ir.

11 Se o mediador conceder a atribuição de apresentador a um participante, por exemplo, o nome desse participante será exibido na pasta Participantes e na pasta Apresentador. Um alerta informa o participante sobre a alteração de status. Para efetuar os itens anteriores click com o botão direito sobre o nome do usuário o opte em qual utilizar. Atribuições do Oracle Web Conferencing Mediador: o iniciador de uma conferência e a pessoa que possui o controle definitivo sobre essa conferência ou pode passar a outra pessoa. Apresentador: um participante para o qual o mediador permite o controle do conteúdo da conferência. Um apresentador pode trocar de modos, utilizar ferramentas específicas para cada modo e, no modo de Compartilhamento da Área de Trabalho, compartilhar o controle do conteúdo com outro participante. Um mediador pode apontar mais de um apresentador ao mesmo tempo. Participante com controle compartilhado: um participante para o qual o apresentador permite compartilhar o controle da sua área de trabalho. Esse participante somente pode controlar o mouse e o teclado sobre o conteúdo que o apresentador está compartilhando. Um apresentador apenas pode apontar um participante com controle compartilhado ao mesmo tempo. Disponível somente no modo de Compartilhamento da Área de Trabalho. Participante: o convidado de uma conferência Ações de Mediação Durante uma conferência, um mediador ou apresentador podem intervir na participação do usuário utilizando a Lista de Participantes. Na Lista de Participantes, um mediador pode iniciar uma destas ações: Conceder a Atribuição de Apresentador: compartilhar o controle da conferência com um participante. O participante se torna um apresentador e pode apresentar qualquer conteúdo.

12 Conceder Controle Compartilhado: compartilhar o controle do conteúdo da conferência com outro participante. Ícone com o mouse sendo circulado. Recusar Controle: recusar a atribuição de apresentador ou a atribuição de participante com controle compartilhado aos solicitantes. Revogar Controle: revogar uma atribuição de apresentador ou participante com controle compartilhado. Revogar Todo o Controle: revogar o controle de todos os participantes que receberam atribuições de apresentador e participante com controle compartilhado. Designar como Mediador: designar a atribuição de mediador a outro participante. Expulsar: remover um participante da conferência. A figura seguinte demonstra os passos anteriores. Solicitando uma Atribuição Um participante pode solicitar uma atribuição a qualquer momento durante a conferência. Para solicitar o controle, um participante clica no ícone correspondente ao tipo de atribuição desejado na barra de ferramentas. Se o mediador estiver apresentando, ele receberá um alerta sobre essa solicitação.

13 A solicitação também é exibida na pasta Solicitações de Atribuição de Apresentador da Lista de Participantes do mediador. Se um apresentador que não seja o mediador estiver controlando o conteúdo, a solicitação será exibida na pasta Solicitações de Controle Compartilhado da Lista de Participantes do apresentador. Para conceder a atribuição solicitada, o mediador ou apresentador clica duas vezes no nome ao lado do ícone de raio na pasta de solicitações. Um alerta informa o participante sobre a alteração de status. Compartilhando o Desktop Compartilhar o Desktop inteiro é muito útil, pois possibilita que um compartilhe qualquer arquivo, programa, etc, que esteja no desktop de outro usuário. Teremos duas pessoas Suporte e Usuário, onde o Usuário vai compartilhar o seu desktop com o Suporte para a solução de um possível problema! Com a conferência já iniciada, siga os seguintes passos: 1 ) Usuário Solicite Atribuição de Apresentador. Aguardando aprovação do Suporte para que o Usuário seja o apresentador. Notificação de aprovação do suporte, sendo o Usuário o Apresentador.

14 2 ) Suporte Conceda Atribuição de Apresentador. 3 ) Usuário Selecione o Modo Compartilhamento do Desktop e click em Solicitar Controle Compartilhado. Usuário Solicite Controle Compartilhado. Aguardando controle compartilhado. 4 ) Suporte Conceda Controle Compartilhado 5 ) Notificação de controle compartilhado concedido ao Usuário.

15 6 ) Usuário Selecione para Compartilhar o Desktop Inteiro. Neste item o Suporte visualiza o Desktop do Usuário, mas não pode manipular qualquer tipo de informação. 7 ) Suporte Solicitar Controle Compartilhado. Aguardando controle compartilhado. 8 ) Usuário Conceder Controle Compartilhado. 9 ) Suporte Controle Compartilhado Concedido, neste momento o Desktop do usuário já é visualizado pelo suporte, podendo ser manipulado.

16 Agendando uma Conferência Para agendar uma conferência o usuário deve estar logado. No canto direito existe a seguinte tab: Clique em AGENDAR. Detalhes Forneça as seguintes informações: Título da conferência Chave (opcional) Data clique no calendário para escolher a data desejada Hora Duração Fuso horário - (UTC-03:00) São Paulo Público Selecione o tipo de público o qual é destinado à conferência: -Todos os Usuário Conferencias destinadas a usuários logados e sem ter login -Usuários Registrados Conferencias destinadas apenas a usuários internos que tenham login.

17 -Usuários Registrados por Convite Conferencias destinadas a usuários com login e a usuários sem login, mas que tenham de convite para acesso. Visibilidade se desejar listar a conferencia em uma página web pública, habilite essa opção. Inscrição Se habilitar esta opção é necessário que seja estipulada uma chave para a conferência. Enviar O sistema não utiliza essa opção. Clique em Próximo para dar seqüência ao agendamento. Participantes Caso queira convidar usuários registrados clique na lanterna para buscar ou forneça sua ID diretamente no campo. Após isso clique em Adicionar. Para convidar usuários não registrados. Forneça as informações e clique em Adicionar.

18 Lista de participantes convidados. Clique em Próximo para prosseguir. Discagem e Materiais Os campos número para discagem e informações não são necessários. Especifique se houver algum material necessário para que os usuários verifiquem antes da conferência. Selecione e clique em Adicionar. Clique em Próximo para continuar. Opções da Console Selecione as opções desejadas ou deixe com o padrão exibido. As definições podem ser alteradas durante a conferência.

19 Forneça os privilégios de todos os participantes e/ou dos apresentadores. Selecione o tipo de bate-papo exibido na sua conferência. Se você tiver uma página inicial que queira exibir no início da conferência, passe a URL da mesma. Se você tiver uma página que queira exibir ao sair da conferência, passe a URL da mesma. Esta opção não é valida no sistema. Clique em VERIFICAR para ver as configurações que você forneceu. Clique em FAZER ALTERAÇÕES para alterar algum campo ou apenas clique em AGENDAR para agendar a conferência.

20 Após o agendamento, uma mensagem de confirmação é exibida onde também é fornecido o ID para o acesso da conferência. Na mesma tela você pode verificar a conferência agendada. Se desejar atualizar alguma informação clique no ícone abaixo do Atualizar. Caso deseje deletar a conferência clique no ícone abaixo do Deletar. Para acessar uma conferencia agendada utilize a aba Conferências em andamento ou a aba Conferências Agendadas.

21

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

1. Sobre o MConf O Mconf é um sistema de conferência web, baseado em software livre, com capacidade de interoperar transparentemente entre computadore

1. Sobre o MConf O Mconf é um sistema de conferência web, baseado em software livre, com capacidade de interoperar transparentemente entre computadore Universidade Federal do Pampa Diretoria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Apoio ao Usuário MConf - WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida) Bagé, Outubro de 2016 1. Sobre o MConf O

Leia mais

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP 1 Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP Sumário Recursos Básicos para acessar e participar da conferência web 2 Acessando uma sala de Teste do sistema de conferência web Mconf 3 Acessando uma sala

Leia mais

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007 Conferencing - Guia de início rápido Novell Conferencing 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Conferencing A conferência da Novell é implementada com o uso da tecnologia Conferencing. O termo

Leia mais

MConf - WebConferência. MConf WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida)

MConf - WebConferência. MConf WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida) MConf - WebConferência MConf WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida) Apresentação Olá! Hoje iremos aprender sobre como funciona o MConf. Posso adiantar para vocês que é uma ferramenta muito

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Guia de Uso do BigBlueButton

Guia de Uso do BigBlueButton Guia de Uso do BigBlueButton Itabuna, 2018 Sumário 1. Visão geral... 3 2. Ativando e configurando o microfone... 6 2.1. Silenciar o microfone... 9 2.2. Desativando o microfone... 10 3. Ativando e configurando

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação. Gestão Integrada de Demandas Gerência de Tecnologia da Informação de Comunicação Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil técnico 2016 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk ApexBrasil?... 3 O que é o perfil técnico?...

Leia mais

Nova. Tecnologia em Atendimento. Manual do usuário

Nova. Tecnologia em Atendimento. Manual do usuário Nova Tecnologia em Atendimento Manual do usuário Índice Introdução Arquitetura e Requisitos de Software Tela de Login Página Principal Acesso Fácil Funções Básicas Utilizando Filtros Solicitação de Serviço

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

Manual de uso do BBB - para alunos

Manual de uso do BBB - para alunos Manual de uso do BBB - para alunos Sumário 1- O que é o BigBlueButton? 2 p. 2- Acessando uma sessão de videotutoria pelo BBB 3 p. 3- Participando de uma sessão de videotutoria 4 p. 3.1 Habilitando o áudio

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA PSICOLOGIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA PSICOLOGIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5 3.0

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE VIDEOCONFERÊNCIA. Rev. Data Conteúdo Elaborado por. A 14/04/2011 Emissão Inicial Soraya Werner

MANUAL DO USUÁRIO DE VIDEOCONFERÊNCIA. Rev. Data Conteúdo Elaborado por. A 14/04/2011 Emissão Inicial Soraya Werner Folha 1 de 19 Rev. Data Conteúdo Elaborado por A 14/04/2011 Emissão Inicial Soraya Werner 00 18/05/2011 Aprovado para distribuição Soraya Werner 01 12/12/2012 Atualização geral para nova versão da ferramenta

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

ID de login (ID de contato) Senha

ID de login (ID de contato) Senha Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO DA OPERAÇÃO

Leia mais

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke. Informática Organização de Arquivos, Pastas e Programas Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ORGANIZAÇÃO DE PASTAS, ARQUIVOS E PROGRAMAS No Windows, a organização de Arquivos

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital Manual de Uso Aplicativo da Escola Canarinho Agenda Digital MANUAL DE USO DO APLICATIVO DA ESCOLA CANARINHO AGENDA DIGITAL SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:...

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Login. Guia de Início

Login. Guia de Início Guia de Início Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria

Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Tutorial para manipulação de requerimentos pela secretaria Conteúdo 1. Cadastro de requerimentos... 2 2. Cadastro de solicitações... 3 3. Acompanhamento de solicitações... 3 4. Disponibilizando uma solicitação...

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Guia de Utilização da. Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B

Guia de Utilização da. Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B Guia de Utilização da Aplicação HPSM 9.40 para Abertura de Chamados TJSP - IT2B Índice Objetivo... 3 Acesso à Aplicação... 4 Menu de Acesso... 5 Abertura de Chamados Para cadastro e Lotações do sistema

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Apoio ao Usuário. Manual de utilização do Mconf

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Apoio ao Usuário. Manual de utilização do Mconf Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Apoio ao Usuário Manual de utilização do Mconf Bagé, Fevereiro de 2016 Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Spark S.P.A. Saúde Sistema de Promoção Assistencial

Manual de Instalação e Configuração. Spark S.P.A. Saúde Sistema de Promoção Assistencial Manual de Instalação e Configuração Spark 2.7.7 S.P.A. Saúde Sistema de Promoção Assistencial ÍNDICE O QUE É O SPARK?... 3 INSTALANDO... 3 ACESSANDO... 7 PREFERÊNCIAS DE LOGIN... 8 MUDANDO MENSAGEM DE

Leia mais

Registrar senha, endereço de e contato

Registrar senha, endereço de  e contato Guia de Início Antes de usar o produto, leia atentamente este manual e tenha-o à mão para consultas futuras. ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL PELO RESULTADO

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Manual para usuários do site Este manual foi especialmente desenvolvido para os administradores de conteúdo de cada departamento, que terá uma pessoa responsável pelas atualizações das informações departamentais

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista

Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista IT Essentials 5.0 5.3.5.3 Lab - Área de Trabalho Remota e Assistência Remota no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá se conectar remotamente à um computador,

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Responsável. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Responsável. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Responsável tnttec.com.br Portal do Responsável : Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Guia para Administração de de Clube para Office365

Guia para Administração de  de Clube para Office365 Uma organização global de voluntárias que melhoram a vida de mulheres e meninas através de programas que levam a capacitação econômica e social. SOROPTIMISTA INTERNACIONAL DAS AMÉ RICAS, INC. Guia para

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo SIGA Versão 3.6A Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário Erro!

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento manual manual sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de Arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Avaliador Módulo IDF @e-marketplace - Equipe GM Accenture - 06 Índice. Introdução ao Módulo IDF. Avaliação; Convite;

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

Manual de Cotação. Índice ÍNDICE

Manual de Cotação. Índice ÍNDICE Índice ÍNDICE Nova cotação... 01 Editar / Reenviar... 08 Verificar andamento... 09 Interrompidos... 12 Visulizar Pedidos... 13 Ver Responsáveis... 16 Exibir Relatórios... 17 Mensagens... 20 Alterar login

Leia mais

Manual: Sistema Perfil

Manual: Sistema Perfil Manual: Sistema Perfil Este manual tem o objetivo de mostrar ao usuário todas as funcionalidades do sistema Perfil. 29/01/2016 Versão 02 Conteúdo Manual: Sistema Perfil 2016 Descrição... 2 Acesso ao Perfil...

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

LotusLive. SametimeChatonLotusLiveeLotusLive Meetings mobile Guia do Usuário

LotusLive. SametimeChatonLotusLiveeLotusLive Meetings mobile Guia do Usuário LotusLive SametimeChatonLotusLiveeLotusLive Meetings mobile Guia do Usuário LotusLive SametimeChatonLotusLiveeLotusLive Meetings mobile Guia do Usuário Nota Antes de utilizar estas informações e o produto

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Guia de Utilização do AnyConnect

Guia de Utilização do AnyConnect Guia de Utilização do AnyConnect Veja como utilizar o software AnyConnect no seu Desktop, Notebook ou Macbooks corporativos (Guia de referência para AnyConnect versão 3.0) Data: 13/01/2012 Versão: 4.0

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton

Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton Novo sistema a ser adotado pela RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa 1 Substituirá o software Adobe Connect, disponível para as

Leia mais

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2

Sistema de webconferência Mconf. Sessão 2 Sistema de webconferência Mconf Sessão 2 O portal web é o ponto de entrada ao sistema Formato de rede social de usuários, comunidades e eventos Ele prôve: Autenticação de usuários Controle de permissões

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2016 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK 2016 O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2016 oferece excelentes ferramentas

Leia mais

Manual de utilização do Portal Autorizador/Contas médicas do ISSEM Padrão TISS

Manual de utilização do Portal Autorizador/Contas médicas do ISSEM Padrão TISS Manual de utilização do Portal Autorizador/Contas médicas do ISSEM Padrão TISS Pré requisito: O sistema WebPlan está homologado para funcionar nos seguintes navegadores de internet: - Microsoft Internet

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Visão Geral Este material didático foi desenvolvido para facilitar o entendimento do acesso a ferramenta Collaborate do ambiente Blackboard. O Blackboard

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ Manual do Usuário APRESENTAÇÃO O Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores CCMJ, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça,

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br

Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino. Tutorial. Portal do Aluno. tnttec.com.br Ambiente Tecnológico para Gestão de Alta Performance de Instituições de Ensino Tutorial Portal do Aluno tnttec.com.br Portal do Aluno: Tutorial Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Autor:

Leia mais