PROFESSORA: Patrícia ALUNO(A): Lista de exercícios. Obs: As questões discursivas devem ser respondidas no verso da folha.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFESSORA: Patrícia ALUNO(A): Lista de exercícios. Obs: As questões discursivas devem ser respondidas no verso da folha."

Transcrição

1 GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de exercícios Obs: As questões discursivas devem ser respondidas no verso da folha. Questão 01 Leia com atenção o texto abaixo: Antigamente, no século XVIII, todos os compostos químicos eram divididos entre orgânicos einorgânicos. A diferença entre eles, é que os orgânicos eram somente substâncias que fossem produzidas por um organismo vivo (animais, vegetais, bactérias, etc), utilizando uma "força vital", proposta por Berzelius. Nesse mesmo século, Lavoisier percebeu que todos os compostos orgânicos descobertos até então, continham um átomo decarbono (mas nem todo composto com carbono é orgânico!). Porém em 1828, Friedrich Wöhler conseguiu criar ureia em laboratório, somente aquecendo o cianato de amônio(nh 4 CNO):NH 4 CNO -> (NH 2 ) 2 CO A partir dessa descoberta de Wöhler, muitos outros materiais orgânicos foram sendo criados em laboratório, derrubando definitivamente com a Teoria da Força Vital. Disponível: Acesso: 20/05/16. Após a leitura do texto acima, julgue os itens: I O texto faz uso de uma linguagem clara e objetiva, pois trata-se de um texto científico, o qual objetiva clareza de expressão, querendo informar o público leitor. II O terceiro parágrafo inicia-se com o conectivo porém, o qual expressa ideia de causa. III O verbo derrubando, último parágrafo, aparece no gerúndio indicando ação contínua. IV Na palavra inorgânico, o i é um prefixo de negação.

2 V No texto predomina a função fática, pois o interesse maior é estabelecer contato com o público alvo. São verdadeiras as informações contidas nos itens: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) III, IV e V. d) I, III e IV. e) I, III e V. Questão 02 I. (...) Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples. Se quer fumar um charuto aperte um botão. Paletós abotoam-se por eletricidade. Amor se faz pelo sem-fio. Não precisa estômago para digestão. (...) (O sobrevivente) II Cota zero Stop. A vida parou. Ou foi o automóvel? Sobre esses versos, extraídos de Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade,pode-se dizer que: a)os dois textos podem ser aproximados quanto ao tema (mecanização do cotidiano); entretanto, enquanto o primeiro apresenta uma visão crítica sobre o tema, o segundo faz uma apologia bemhumorada do progresso urbano. b) Os textos assemelham-se não apenas quanto ao tema (automatização da vida humana), mas também quanto à linguagem: ambos apresentam a brevidade e a descontinuidade sintática características dealguma Poesia. c) A crítica à mecanização excessiva que caracteriza a vida moderna evidencia-se, no texto I, especialmente no emprego da antítese no primeiro verso, e, no texto II, no emprego do estrangeirismo, ou barbarismo (stop).

3 d) O texto II apresenta, através de uma linguagem marcada pela concisão telegráfica, a crítica presente no texto I, uma vez que os termos zero, stop e parou indicam a total dependência da vida moderna em relação às máquinas. e) A máquina como assunto poético pode ser verificada nos dois textos, o que torna evidente a influência exercida, sobre o autor, da vanguarda artística conhecida como futurismo. Questão 03 Leia o poema abaixo: Retrato Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio tão amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas, eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa e fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?" (Cecília Meireles) Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o poema: a) A expressão "mãos sem força", que aparece no primeiro verso da segunda estrofe, indica um lado fragilizado e impotente do "eu" poético diante de sua postura existencial. b) As palavras mais sugerem do que escrevem, resultando, daí, a força das impressões sensoriais. Imagens visuais e auditivas, em outros poemas, sucedem-se a todo momento. c) O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato, o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o "eu" poético olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado. d) Não há no poema o registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos, nem a noção de perda amorosa, abandono e solidão. e) N.D.A Questão 04 Identifique o sujeito presente nos seguintes versos: - Em que espelho ficou perdida a minha face?" (Cecília Meireles) Questão 05

4 Nas orações: Fiquei em casa. Necessita-se de ajuda. temos, respectivamente, sujeito: a. ( ) indeterminado e indeterminado b. ( ) simples e simples c. ( ) oculto e indeterminado d. ( ) simples e inexistente e. ( ) indeterminado e inexistente Questão 06 Leia com atenção o texto abaixo: Disponível em: Acesso em: 19/05/16. Fale sobre a ironia presente no texto, tendo por base as possibilidades de sentido da palavra portar. Questão 07 Resolveu sair, nunca, o trataram assim, havia ali muitas pessoas que não gostavam dele... Indique a soma das alternativas verdadeiras. 01 O sujeito do período Resolveu sair é indeterminado. 02 O sujeito do verbo havia é oculto. 04 O sujeito de trataram é indeterminado. 08 O sujeito de gostavam é simples. 16 A oração havia ali muitas pessoas não possui sujeito. 32 O sujeito de havia é muitas pessoas. Questão 08 (UFPR) Dê a soma da(s) alternativa(s) que apresente(m) sujeito indeterminado. 01 Alugaram-se muitos apartamentos na praia. 02 Neste estado há muitos desempregados. 04 Ontem fecharam a loja bem cedo.

5 08 Trabalhou-se muito na última eleição. 16 Espera-se você no próximo feriado. 32 Duvidou-se de sua palavra. Questão 09 (PUC-SP) O verbo ser, na oração: Eram cinco horas da manhã..., é: a) pessoal e concorda com o sujeito indeterminado. b) impessoal e concorda com o objeto direto. c) impessoal e concorda com o sujeito indeterminado. d) Impessoal e concorda com a expressão numérica. e) Pessoal e concorda com a expressão numérica.cinco horas da manhã..., é: a) pessoal e concorda com o sujeito indeterminado. Questão 10 (FOC-SP) Duas orações abaixo têm sujeito indeterminado. Assinale-as: I. Projetavam-se avenidas largas. II. Há alguém esperando você. III. No meio das exclamações, ouviu-se um risinho de mofa. IV. Falava-se muito sobre a possibilidade de escalar a montanha. V. Até isso chegaram a dizer. a) I e II b) III e IV c) IV e V d) III e V e) I e V impessoal e concorda com o sujeito indeterminado. Questão 11 (UNIMAR-SP) Nas orações a seguir: I. As chuvas abundantes, pródigas, violentas, fortes anunciavam o verão. II. Eu e você vamos juntos. III. Vendeu-se a pá. O sujeito é, respectivamente: a) composto, simples, indeterminado b) composto, composto, indeterminado c) simples, simples, oculto d) simples, composto, a pá e) composto, simples, a pá m a expressão numérica. Questão 12 (UECE) Em Cuspi no chão com um nojo desgraçado daquele sangue..., o verbo cuspir é:

6 a) transitivo; b) intransitivo; c) transitivo direto e indireto; d) de ligação. Questão 13 Leia com atenção o texto a seguir: A caçadora de personagens Aos 40 anos, Andréa Beltrão faz questão de preservar duas coisas inusitadas para uma atriz de sucesso: uma personagem que lhe persegue por toda a carreira e as rugas. Sim, as rugas no rosto. Quero-as todas. Eu vivi, diz ela ao maquilador durante a sessão de fotos para esta entrevista. a) Ocorre no texto uma frase com objeto pleonástico. Transcreva-a. b) Na primeira frase, não se obedece à norma culta no que diz respeito à regência verbal. Transcreva o verbo e seu complemento e faça a correção estabelecida pela gramática tradicional. Questão 14 Classifique os predicados das orações seguintes de acordo com o código. A. Predicado verbal B. Predicado nominal C. Predicado verbo-nominal com predicativo do sujeito D. Predicado verbo-nominal com predicativo do objeto a. Os acontecimentos se alinhavam espaçados, sólidos, duros. (Clarice Lispector) ( ) b. Precárias são as praias dos homens. (Ferreira Gullar) ( ) c. Todos o consideram o responsável pela vitória. ( ) d. As simpatias do excelente companheiro não tinham diminuído. (Raul Pompeia) ( ) e. A garotinha entregou-lhe, tímida, a pequena lembrança. ( ) f. Nosso melhor livro foi encontrado destruído. ( ) g. A beleza do lugar tornou agitada a vida da cidadezinha. ( )

7 Questão 15 As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais. Leia com atenção o texto abaixo: Disponível em: Acesso em: 19/05/16.

8 Questão 16 No texto em questão, qual o contexto inserido? Comente sua resposta. Questão 17 Na segunda fala, identifique e classifique o sujeito. Observe a charge abaixo: Disponível em: Acesso em: 19/05/16. Questão 18 Analise sintaticamente os termos em destaque: Dirceué condenado a 23 anos de prisão. Questão 19 O enunciado Dirceu é condenado a 23 anos de prisão está na voz ativa ou passiva? E por que não aparece o agente da passiva nesse caso? Questão 20 Leia os enunciados: Henrique tem a amizade de Lia. Henrique tem amizade por Lia. Qual é a função dos termos em destaque? Justifique sua resposta.

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia ALUNO(A): Lista de exercícios. Obs: As questões discursivas devem ser respondidas no verso da folha.

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia ALUNO(A): Lista de exercícios. Obs: As questões discursivas devem ser respondidas no verso da folha. GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de exercícios Obs: As questões discursivas devem ser respondidas no verso da

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Data das provas: 03/06/2015

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Data das provas: 03/06/2015 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORES: Patrícia, Daniel e Taynara DISCIPLINAS: Gramática, Literatura e Química SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): Data das provas: 03/06/2015 No Anhanguera você é + Enem Língua Portuguesa Questão

Leia mais

Sujeito e Predicado. Exercício 01. Exercício 02. Exercício 03. Exercício 04. (UECE) Exerce função de sujeito o termo destacado em:

Sujeito e Predicado. Exercício 01. Exercício 02. Exercício 03. Exercício 04. (UECE) Exerce função de sujeito o termo destacado em: Sujeito e Predicado Português Professor: Erica Heredia Exercício 01 (UECE) Exerce função de sujeito o termo destacado em: a. O corpo me doía todo, a cabeça também b. mas tranquei a boca. c. o sujeito já

Leia mais

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos.

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos. Dê a Função Sintática do Pronome Relativo [ que ] (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial): 01. Desapareceu a dor de

Leia mais

PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS.

PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS. NOME : SÉRIE: TURMA: MATRÍCULA : EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA ENSINO: MÉDIO PORTUGUESA 1- JULGUE OS ITENS ABAIXO E JUSTIFIQUE OS ERRADOS. a) Temos verbo de ligação em Marta não estava no shopping. b) O verbo

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Língua Portuguesa Material de apoio Professor Douglas Wisniewski 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são respectivamente: a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo; c) de ligação transitivo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal;

EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) adnominal; EXERCÍCIOS DE ANÁLISE SINTÁTICA (PERÍODO SIMPLES) 1. Considere a frase Ele andava triste porque não encontrava a companheira os verbos grifados são a) transitivo direto de ligação; b) de ligação intransitivo;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Saber o conceito de substantivo e adjetivo; Identificar e classificar

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Disciplina: Português

Disciplina: Português Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios Durante muito tempo o único objetivo dos sinais

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO RESUMÃO SUJEITO -QUANTO À EXPLICITUDE NÃO EXISTE, PORQUE O VERBO É IMPESSOAL= INEXISTENTE EXISTE, MAS NÃO PODE

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: GRAMÁTICA SÉRIE: 2 ANO ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Professor: Daniel Disciplina: Gramática Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA.

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA. Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II

LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli ESTRUTURA SINTÁTICA DO PERÍODO SIMPLES (1) (TEMA 3) SUJEITO E PREDICADO Constituintes básicos da oração As chuvas sujeito provocaram

Leia mais

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203

BONS ESTUDOS!!! CONTEÚDOS APS 1º BIMESTRE/ / 202 / 203 201 / 202 / 203 Interpretação de texto; Interpretação, características, conceitos e produção de: Texto Enigmático Unidade 1 - Capítulo 1 Elementos coesivos: escrita textual, paragrafação, letra maiúscula

Leia mais

9º ANO. 1. Leia a crônica de Ferreira Gullar.

9º ANO. 1. Leia a crônica de Ferreira Gullar. 9º ANO 1. Leia a crônica de Ferreira Gullar. Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS

PORTUGUÊS. Leia o poema e responda às questões que seguem: QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS Leia o poema e responda às questões que seguem: No ano que vem vou fazer um check-up, reformar os meus ternos,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia ALUNO(A): Lista de exercícios

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia ALUNO(A): Lista de exercícios GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 2º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de exercícios Questão 01 Leia com atenção o texto abaixo: revelava a ncia, por

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA

REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA REDAÇÃO LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFª ISABEL LIMA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL Linguagem verbal faz uso das palavras, escritas ou faladas. Linguagem não verbal inclue algumas

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall)

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) 1º) Assista os vídeos das aulas do caderno 5 aulas 1 a 12 2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) Aulas 1 e 2 exercícios 4, 5, 7, 9, 10, 11, 12, 15,

Leia mais

QUARTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

QUARTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco QUARTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Predicativos: a)do sujeito; b)do objeto. 2. Predicado: a) verbal; b) nominal; c) verbo-nominal. 3. Resumos. 4. Exercícios. Apesar de não

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO Frase, oração e período. Frase: É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação - Atenção! -Ontem choveu. - Cuidado! - A moça atravessava a rua. Nem toda

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

Conteúdos da Recuperação Final. Pesquisa sobre Cildo Meireles e registre os pontos mais significativos de sua biografia e as principais obras.

Conteúdos da Recuperação Final. Pesquisa sobre Cildo Meireles e registre os pontos mais significativos de sua biografia e as principais obras. Conteúdos da Recuperação Final 6º s Anos Inglês: Livro, páginas: 16 a 20, 21 a 26, 28 a 40, 42 e 43. I 44 a 53, 56 a 59, 62 a 68, 70 e 71. II 72 a 82, 84 a 95, 98 e 99. Arte Pesquisa sobre Cildo Meireles

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

Exercícios Específicos de Interpretação

Exercícios Específicos de Interpretação Exercícios Específicos de Interpretação Exercícios Específicos de Interpretação 1. (UNESP) Escrever Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu o disse, e com sinceridade.

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicação verbal e sintaxe do período simples

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato

NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL PROFA. CARLA MANFRINATO 7 ANO A / B. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VALOR DO TRABALHO: 0,0 2,0 VALOR DE CADA QUESTÃO: 0,1 ATENÇÃO:

Leia mais

Unidade 10 Sinais de Pontuação

Unidade 10 Sinais de Pontuação UNIDADE 10 Os sinais de pontuação servem para marcar pausas (a vírgula, o ponto-e-vírgula, o ponto) ou a melodia da frase (o ponto de exclamação, o ponto de interrogação, etc.). Geralmente, estão ligados

Leia mais

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira MODERNISMO 2ª GERAÇÃO Por Carlos Daniel S. Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL Duas guerras mundiais Crack da bolsa (1929) Instabilidade social e política O homem busca esperanças......

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 1. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 1. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular SINTAXE 1 Profª Raquel Sampaio LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA SINTAXE 1 Profª. Raquel Freitas Sampaio É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro

Leia mais

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 1

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 1 Aulas 37 à 40 PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 1 Vimos nas aulas anteriores sobre o sujeito e seus tipos, mas não podemos entender de forma completa o que é o sujeito sem também conhecer e compreender

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Saber o que é frase, oração. Reconhecer os predicativos do sujeito

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito Bárbara da Silva Português Aula 55 Classificação do sujeito Classificação do Sujeito O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser determinado ou indeterminado. Existem ainda as orações sem sujeito.

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani

PREDICADO. Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO Profª Fernanda Colcerniani PREDICADO É o termo que expressa aquilo que se afirma a respeito do sujeito: 1. Jardineiros diplomados regam flores [...] sujeito predicado 2. A luz da tua poesia é

Leia mais

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente

Aula 18 Termos essenciais da oração II. Professor Guga Valente Aula 18 Termos essenciais da oração II Professor Guga Valente O meu tempo O meu tempo O meu tempo não é o seu tempo. O meu tempo é só meu. O seu tempo é seu e de qualquer pessoa, até eu. O seu tempo é

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA

TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO GRAMÁTICA TIPOS DE SUJEITO SUJEITO SIMPLES As regras do sujeito simples e do composto são bem parecidas, mas não iguais! Possui apenas 1 núcleo; O núcleo do sujeito simples SÓ PODE SER:

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016.

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016. GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA:Português SÉRIE: 7 ano ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Transitividade Verbal

Transitividade Verbal Transitividade Verbal Chama-se predicação verbal o resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivos,

Leia mais

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe

Nº da aula 02. Estudo da Sintaxe Página1 Curso/Disciplina: Português para Concurso. Aula: Estudo da Sintaxe: Sujeito. Conceito; Classificações: sujeito determinado e indeterminado - 02 Professor (a): Rafael Cunha Monitor (a): Amanda Ibiapina

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 08 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE VITÓRIA

COLÉGIO ADVENTISTA DE VITÓRIA Realizaremos a semana de avaliações Mensais, AV1, entre os dias a /2016. Abaixo, encontram se as datas e os conteúdos a serem estudados, os quais, também, fazem parte da recuperação bimestral. As avaliações

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Regência Verbal. Português Eduardo Valladares e Rafael Cunha 08 e Aula ao Vivo

Regência Verbal. Português Eduardo Valladares e Rafael Cunha 08 e Aula ao Vivo Regência Verbal 1. Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal. a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota. b) As admoestações que insisti em

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GLORIA GONCALVES DE AZEVEDO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico Este texto gerador é um

Leia mais

CONTEÚDOS DE AP2/2016

CONTEÚDOS DE AP2/2016 CONTEÚDOS DE AP2/2016 Unidade 3 (De casa até a escola); Unidade 4 (Cuidados com o meio ambiente); Revisão no caderno. 2 ANO Interpretação de texto; GRAMÁTICA: Capitulo 9 (Frase e ponto final); Capitulo

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO Ser de quem se diz alguma coisa; ser ou coisa de que se declara algo. PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo

Leia mais

Língua Portuguesa Oficial da Marinha

Língua Portuguesa Oficial da Marinha Língua Portuguesa Oficial da Marinha PROFº Jean Aquino www.concursovirtual.com.br 1 SINTAXE AULA 1: Frase, oração e período; introdução à análise sintática: o sujeito e suas classificações; o vocativo;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS MÓDULO 8 COMPOSTOS DE CARBONO CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS DEFINIÇÃO REVISÃO DE TABELA PERIÓDICA Química Orgânica é a química dos compostos dos compostos de

Leia mais

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 2

PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 2 Aulas 41 à 44 PREDICADO: APROFUNDANDO-SE NO ASSUNTO PARTE 2 Começamos a ver, semana passada, o material que é relacionado ao predicado. Esta semana continuaremos esse mesmo assunto, pois ainda temos algumas

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre L. Portuguesa Transitividade Verbal Sujeito e Predicado Predicativo do Sujeito/Núcleo do Sujeito Transitividade Verbal/Ojetos

Leia mais

Plano linguístico do tipo descritivo

Plano linguístico do tipo descritivo Plano linguístico do tipo descritivo A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam em determinado(s) espaço(s) à medida que o tempo (cronológico ou psicológico)

Leia mais

Química Orgânica. Prof: Alex. alexquimica.blog

Química Orgânica. Prof: Alex. alexquimica.blog Química Orgânica Prof: alexquimica.blog Histórico Bergman (1777) - QUÍMICA INORGÂNICA: Parte da química que estuda os compostos extraídos dos minerais. - QUÍMICA ORGÂNICA: Parte da química que estuda os

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião 1 Leia as manchetes. a) Chuva provoca alagamentos e falta de energia em São Paulo. (Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 28 de setembro de 2009) a) Identifique o verbo. b) Quais são as palavras que

Leia mais

Planificação a longo prazo - programa do 6º ano - disciplina de Português Ano letivo de AULAS PREVISTAS (blocos 90)

Planificação a longo prazo - programa do 6º ano - disciplina de Português Ano letivo de AULAS PREVISTAS (blocos 90) Planificação a longo prazo - programa do 6º ano - disciplina de Português Ano letivo de 2016-2017 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO INÍCIO 15 setembro 2016 3 janeiro 2017 16 abril 2017 FINAL 16 dezembro

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FUNDAMENTAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

EXERCÍCIOS DE FUNDAMENTAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº.: Ano: 9 T: Prof.: Luciana Arleu Vieira Valor: 2,0 pontos EXERCÍCIOS DE FUNDAMENTAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1) Leia os períodos, destaque o sujeito presente em cada oração e classifique-os. a)

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais