ACSS. Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. Manual de Auditoria Interna Parte II Hospitais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACSS. Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. Manual de Auditoria Interna Parte II Hospitais"

Transcrição

1 Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. Hospitais

2 Página: 2 de 44 I. Histórico do documento Data Versão Descrição Autor Aprovação 1/02/ MAI aprovado Versão 1 ACSS

3 Página: 3 de 44 II. Objectivos Objectivos do manual O propósito deste documento é disponibilizar à Função Auditoria Interna dos Hospitais (e/ou outras Unidades de Saúde com as devidas adaptações) um guia sobre: Os princípios da Função Auditoria Interna; O seu posicionamento no seio da Organização; A gestão da Função Auditoria Interna; e A gestão das acções (projectos) de Auditoria Interna. Estrutura do manual Este manual divide-se em três volumes: Parte I Princípios, conceitos e standards de desempenho da Função Auditoria Interna Metodologias e técnicas de trabalho de auditoria e exemplos de documentos I Questionários de controlo interno e programas de trabalho standard Responsabilidades de manutenção e aprovação do manual Compete ao responsável pelo Departamento de Auditoria da ACSS proceder à sua manutenção e actualização, e obter a respectiva aprovação do Conselho Directivo da ACSS. É da responsabilidade do Conselho de Administração do Hospital, sob proposta da ACSS, proceder à sua aprovação e implementação.

4 Página: 4 de 44 III. Índice 1. Documentação do trabalho de auditoria - Fase de Planeamento Exemplos de Plano de Anual de Auditoria Avaliação de Risco e Auditoria No âmbito de auditoria de conformidade (controlo interno) Template de uma matriz de risco e controlos No âmbito de auditoria a demonstrações/dados financeiros Documentação do trabalho de auditoria Fase de Execução Índice standard de papeis de trabalho Exemplo de preenchimento de um papel de trabalho Formas de documentação de um sistema de controlo interno Questionários padronizados Narrativas Fluxogramas Simbologia de fluxogramas Exemplo de flowchart horizontal Exemplo de flowchart vertical Amostragem Meios de Selecção de Elementos para Teste Amostragem em Auditoria Características e Concepção da Amostra e Risco de Amostragem Amostragem estatística vs Amostragem não estatística Dimensão da Amostra Métodos de Selecção da Amostra Documentação do trabalho de auditoria Fase de Reporte...40

5 Página: 5 de Modelo de relatório de auditoria...40

6 Página: 6 de Documentação do trabalho de auditoria - Fase de Planeamento 1.1. Exemplos de Plano de Anual de Auditoria

7 Página: 7 de 44

8 Página: 8 de Avaliação de Risco e Auditoria No âmbito de auditoria de conformidade (controlo interno) A implementação e definição de processos de gestão de risco é da responsabilidade do Conselho de Administração. Tais processos deverão ser mantidos de forma adequada e eficiente ao longo do tempo. Os processos de gestão de risco deverão considerar os seguintes conceitos: Definição de objectivos Deverão ser definidos objectivos que suportem e estejam alinhados com a missão da entidade e a sua sensibilidade ao risco ao nível estratégico, estabelecendo uma base de suporte para a definição dos objectivos específicos de operações, reporte e conformidade. Os objectivos estratégicos e os objectivos de controlo (operações, reporte e conformidade) a atingir em cada processo (Produção e gestão utentes, facturação e contas a receber, etc), classificam-se da seguinte forma: o Objectivos estratégicos de alto nível, alinhados com e de suporte à missão da entidade e que reflectem as opções dos responsáveis dos processos sobre as formas como a organização deverá agir para acrescentar valor aos stakeholders. o Objectivos de operações relacionados com a eficácia e eficiência das operações da entidade incluindo o desempenho, realização de resultados positivos e salvaguarda dos recursos e que variam conforme a escolha dos responsáveis dos processos em relação à estrutura e desempenho. o Objectivos de reporte preparação de reporte fiável tanto externo como interno quer de informação financeira quer não financeira. o Objectivos de conformidade aderência à legislação e regulamentos aos quais uma entidade está sujeita e dependentes de factores externos, como por exemplo regulamentação ambiental. Identificação de eventos Deverão ser identificados os eventos externos e internos que, caso ocorram, poderão comprometer a realização dos objectivos da entidade. Os eventos podem ser classificados como oportunidades (com impacte positivo) ou riscos (com impacte negativo).

9 Página: 9 de 44 Avaliação do risco Deverão ser avaliados os riscos, associados a objectivos, em termos de probabilidade de ocorrência e impacte, de forma a determinar como deverão ser geridos. Os riscos deverão ser avaliados quanto a risco inerente e risco residual. Probabilidade de ocorrência representa a possibilidade de um dado evento se verificar. Impacte representa o efeito do evento ocorrer o qual deverá ser medido utilizando a mesma unidade definida para o objectivo respectivo. Risco Inerente risco existente sem ter em conta as acções que podem ser efectuadas para diminuir a probabilidade de ocorrência ou o impacte. Risco residual risco remanescente após a definição de respostas ao risco. Resposta ao risco Deverão ser seleccionadas as respostas ao risco, (eliminação, aceitação, redução ou partilha) e desenvolvido um conjunto de acções de forma a alinhar os riscos com a sensibilidade ao risco da entidade. Actividades de controlo Deverão ser estabelecidas e executadas políticas e procedimentos de controlo de forma a assegurar que as respostas ao risco são efectuadas de forma efectiva. Informação e comunicação Em redor destas actividades existem sistemas de informação e comunicação ou divulgação. Estes permitem que as pessoas da entidade capturem e permutem a informação necessária para conduzir, gerir e controlar as operações. Monitorização O processo de gestão de risco, na sua globalidade, deverá ser controlado devendo ser efectuadas modificações sempre que necessário. Desta forma, o sistema pode reagir de forma dinâmica, modificando-se sempre que as condições o requeiram. A monitorização é efectuada por actividades contínuas e/ou avaliações periódicas. Deverão ser implementadas actividades de monitorização de forma a periodicamente avaliar o risco, verificar a eficácia dos controlos para os gerir e elaborados relatórios periódicos de acompanhamento e avaliação dos resultados para o Conselho de Administração.

10 Página: 10 de 44 O processo de gestão de risco inclui, entre outras, as seguintes actividades: Análise de políticas empresariais e de minutas das actas do conselho de administração de forma a identificar quais as estratégias empresariais, a filosofia de gestão de risco e sua metodologia, a apetência para o risco e a aceitação do mesmo; Entrevistas com a administração, directores de primeira linha e operacionais, de forma a identificar os objectivos sectoriais, riscos relacionados e as actividades de minimização do risco e monitorização de controlo pela gestão; Definição de prioridades quanto aos métodos e as técnicas para testar e validar as exposições, em Função do impacte e da probabilidade de ocorrência dos riscos; Análise de relatórios previamente emitidos sobre avaliação de risco; Avaliação e adequação dos canais de informação para as actividades de monitorização de risco; Análise das acções tomadas para solucionar as questões levantadas pelos processos de gestão de risco, e recomendação de melhorias; A Auditoria Interna deverá: Auxiliar o Conselho de Administração no exame, avaliação, informação e recomendação de melhorias sobre a adequação e eficácia dos processos de gestão de risco, nomeadamente, na identificação e avaliação de eventos e apoio na definição de metodologias de implementação de gestão de risco e controlo. Executar acções de auditoria, no sentido de validar os controlos implementados na mitigação dos riscos/eventos identificados e geridos no processo de gestão de riscos. A avaliação dos riscos e exposições que possam afectar os processos a serem auditados deverão influenciar a estratégia de auditoria. O auditor interno deverá estabelecer programas de trabalho para verificar se as actividades de controlo instituídas são adequadas para gerir ou minimizar o efeito dos riscos. O RAI deverá comunicar ao Conselho de Administração, os resultados da avaliação do processo de gestão do risco efectuada, de forma a transmitir o grau de exposição existente e eventual impacte na consecução dos objectivos da Organização.

11 Página: 11 de Template de uma matriz de risco e controlos Objectivo Tipo Indicadores de medida Tolerância Evento (Risco) Risco Inerente Risco Residual Actividades de controlo Resposta Custo ao risco Prob. Imp. Prob. Imp. Actividade Tipo M/A (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (1) Descrição do objectivo de controlo (2) Tipo de objectivo de controlo: Estratégico (E); Operacional (O); Reporte (R); Conformidade (C) (3) Indicadores para medição da materialização do risco (4) Níveis de tolerância mínimos para tomada de acções (5) Descrição do risco potencial (6) Probabilidade de risco inerente (antes implementação de controlos): Alto (A); Médio(M); Baixo (B) (7) Impacte de risco inerente (antes implementação de controlos): Alto (A); Médio(M); Baixo (B) (8) Custo de implementação do controlo (9) Resposta ao risco: Reduzir; Partilhar; Aceitar e monitorizar (10) Probabilidade de risco residual (após a implementação de controlos): Alto (A); Médio(M); Baixo (B) (11) Impacte de risco residual (após a implementação de controlos): Alto (A); Médio(M); Baixo (B) (12) Descrição da actividade de controlo (13) Tipo de controlo: Preventivo (P) ou Detectivo (D) (14) Controlo Manual (M) ou Automático (A)

12 Página: 12 de No âmbito de auditoria a demonstrações/dados financeiros Após a recolha de elementos que permita obter/actualizar uma razoável compreensão da actividade da entidade e dos seus sistemas de controlo interno e contabilístico, o auditor estará então em condições de desenvolver a estratégia de auditoria, bem como proceder à sua execução, de acordo com a metodologia que se segue: Apreensão do Risco Inerente Corresponde à identificação da susceptibilidade de um saldo de conta ou uma classe de transacções, a uma distorção que possa ser materialmente relevante, individualmente ou quando agregada com distorções em outros saldos ou classes, assumindo que não existiam os respectivos controlos internos. Nesta fase é necessário identificar o risco inerente e distribuí-lo pelas áreas relevantes das demonstrações financeiras, após a determinação das mesmas, conforme se indica mais à frente (ver II ) e pelas principais asserções. No caso de auditorias recorrentes a uma mesma entidade, em cada ano, é necessário reavaliar o risco inerente em relação a cada unidade de auditoria. Esta avaliação pode ser efectuada com base num Questionário de Avaliação do Risco Inerente, que inclui um conjunto de perguntas críticas desenhadas para identificar a existência de factores conducentes a um incremento de risco, cujo modelo apresentamos de seguida: QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO RISCO INERENTE (GLOBAL) 1. ASPECTOS DE GESTÃO 1.1 É a entidade gerida efectiva e eficientemente? São corrigidos os pontos fracos do controle interno? Estão os serviços de contabilidade adequadamente dotados de pessoal? Há frequentes alterações nas actividades da entidade? Verificam-se com frequência mudanças da administração? Existem pessoas de tal modo dominantes que ultrapassem os controles em vigor? Existe uma estrutura hierárquica e uma correcta subdivisão de funções definida para a instituição? 1.8 Outros assuntos relacionados com a gestão (discriminar) 2. ASPECTOS DO NEGÓCIO Sim Não Pontuação 0 5 0?

13 Página: 13 de Está a entidade inserida num sector em crescimento? 2.2 Está a entidade inserida num sector onde existe um forte peso ao nível das decisões políticas tomadas? 2.3 Está o funcionamento da entidade dependente do montante de verba orçamental atríbuida pelo Estado ao sector? 2.4 Está a entidade dependente de um pequeno número de fornecedores? 2.5 Está a entidade dependente de um reduzido número de clientes/utentes? 2.6. Existe legislação específica que regulamente o funcionamento da entidade nos seus vários níveis? 2.7 Outros assuntos relacionados com a actividade da entidade (discriminar) 3. ASPECTOS FINANCEIROS E CONTABILÍSTICOS 3.1 É o capital circulante (Disponibilidades + Créditos + Existências menos Débitos a c.p.) adequado? 3.2 Existem razões que possam por em causa a viabilidade da entidade? 3.3 Tem-se mantido estável o nível dos proveitos da entidade? 3.4 Verifica-se alguma circunstância extraordinária que obrigue a entidade a apresentar um montante mínimo de resultados (remunerações de direcção/administração, publicação de contas previsionais, pressões políticas, etc.)? 3.5 Existem pressões para que as Demonstrações Financeiras sejam rápida e ligeiramente preparadas? (existem prazos de entrega de documentação junto do IGIF e Direcção Geral do Orçamento) 3.6 Existem activos ou passivos significativos cuja valorização esteja baseada somente em critérios definidos pela Administração? 3.7. Outros aspectos relacionados com assuntos financeiros e contabilísticos (discriminar)? ? ?

14 Página: 14 de ASPECTOS RELACIONADOS COM A AUDITORIA 4.1 O relacionamento profissional do auditor com a entidade objecto de auditoria tem sido marcado pela franqueza e cordialidade? 4.2 No caso da entidade estar sujeita a supervisão de outra entidade, ou de ser uma subsidiária ou associada existem circunstâncias ou pressões sofridas que possam afectar a auditoria dessa entidade ou de qualquer outra entidade relacionada? 5. TRANSACCOES NÃO USUAIS 5.1 Existem transacções pouco vulgares relacionadas com o fecho das contas de associadas, participadas ou entidades sob supervisão directa ou que exercem essa supervisão? 5.2 Temos conhecimento de que existam transacções significativas com associadas, participadas ou outras entidades de supervisão ou sobre as quais é exercida supervisão? 5.3 Existem outros tipos de transacções que possam ser consideradas invulgares? CONTABILIDADE 6.1 São os registos contabilísticos de uma maneira geral adequados e têm suporte documental referente às transacções, aos activos e passivos da entidade? 6.2 A informação que é extraída dos diversas ferramentas informáticas utilizadas (GEMA, RHV, entre outros) é devidamente integrada no programa informático de contabilidade (SDIC) e é feito com regularidade o cruzamento dessa informação Sensibilidade ao Risco: Baixa 0 38 pontos Média pontos Alta + de 57 pontos

15 Página: 15 de 44 Instruções de preenchimento: A pontuação relativa a cada questão deve variar entre os limites indicados à frente de cada questão. Exemplo: Relativamente à questão: 1.1 É a entidade gerida efectiva e eficientemente? Considerando que a mesma é muito bem gerida a pontuação a atribuir deverá ser 0 ou 1, se a qualidade da gestão é boa a pontuação a atribuir deve variar entre 1 e 2, entre 3 e 4, para média e entre 4 e 5 para má. É possível adicionar ou suprimir questões, mas nesse caso é necessário rever as pontuações que servem de guia para a determinação da sensibilidade ao risco e que estão referidas no final do questionário. As respostas às questões devem, sempre que possível, ser suportadas em papéis de trabalho. De referir que é conveniente que tanto o questionário como os papéis de trabalho auxiliar devem conter a referenciação cruzada da respectiva indexação. É improvável que o risco inerente tenha igual impacte potencial sobre cada uma das áreas das demonstrações financeiras e sobre todas as asserções de uma mesma área. Uma vez identificadas as componentes do risco inerente, consideramos: quais as áreas, por exemplo, que podem ser afectadas por esse risco; e quais as principais asserções, (por uma questão de simplificação do processo é normal restringir as análises a asserções principais: integralidade (também designada por plenitude), existência/ocorrência, mensuração e valorização) para cada área ou conjunto de transacções podem ser afectadas por cada uma das componentes do risco identificadas. Todos estes factores são tomados em consideração para chegar a uma avaliação do risco inerente que poderemos definir como Alto, Médio ou Baixo para cada asserção.

16 Página: 16 de Documentação do trabalho de auditoria Fase de Execução 2.1. Índice standard de papeis de trabalho Dossier permanente (índice): I. Caracterização da Organização e da actividade; II. Informação financeira e de gestão; III. Informação contabilística e outros elementos de auditoria; IV. Compreensão do sistema de controlo interno; V. Informação estatutária; VI. Relatórios e outra documentação de auditoria; VII. Documentos de prestação de contas; VIII. Obrigações legais, fiscais e parafiscais; Dossier corrente (índice) A. Produção e Gestão de Utentes B. Facturação e Contas a Receber C. Recursos Humanos D. Compras e Contas a Pagar E. Existências F. Imobilizado G. Tesouraria (Pagamentos / Recebimentos) H. Contabilidade e Reporte

17 Página: 17 de Exemplo de preenchimento de um papel de trabalho

18 Página: 18 de 44

19 Página: 19 de Formas de documentação de um sistema de controlo interno Questionários padronizados O questionário padronizado, também conhecido por check-list representa um agregado mais ou menos extenso de medidas de controlo interno e de procedimentos contabilísticos que se deseja estejam em efectividade numa entidade minimamente organizada. Os questionários padronizados são elaborados atendendo aos grandes ramos de actividade, como é por exemplo o sector da Saúde. As áreas cobertas serão todas as existentes na entidade, tendo-se maior preocupação para as áreas relacionadas com a actividade operacional. Cada procedimento tem duas hipóteses de resposta: Sim e Não. Conforme o caso, assinalar-se-á na coluna respectiva, um sinal convencional (por exemplo ) e um outro (por exemplo ), quando existir referência a quaisquer aspectos particulares que devem ser descritos no final de cada questionário, ou em folhas anexas, onde também se deverão incluir exemplares dos principais documentos utilizados na entidade, na respectiva área, a fim de serem arquivados no dossier permanente. Normalmente as questões são estruturadas de forma a que quando a resposta é Não, esta configura um potencial ponto fraco no sistema contabilístico e de controlo interno, que deve ser clarificado e explicado no final do próprio questionário ou em folha anexa. Os questionários padronizados são muito importantes pelas ideias de organização que transmitem, sendo a forma mais fácil e rápida de proceder ao levantamento do Sistema de Controlo Interno. Contudo, são muito limitados por poderem ignorar aspectos muito relevantes e específicos da organização em análise. Devem entenderse como guias orientadores e nunca como formulários únicos. Na parte III do apresentam-se alguns questionários padronizados/adoptados para o sector da Saúde.

20 Página: 20 de Narrativas Uma narrativa consta de uma descrição relativamente detalhada das medidas de controlo interno e dos procedimentos contabilísticos existentes em cada uma das diversas áreas operacionais da entidade. Esta forma de registo tem nítidos benefícios em relação à anterior, embora também apresente alguns inconvenientes como sejam a inclinação para a excessiva pormenorização e consequentemente perda de uma visão rápida e global do conjunto da área descrita e dos seus aspectos mais significativos. Tal como nos questionários padronizados deverão ser incluídos exemplares dos documentos mais importantes.

21 Página: 21 de Fluxogramas Um fluxograma é uma forma de representação gráfica que se auxilia de vários símbolos para apresentar as diversas medidas de controlo interno e procedimentos contabilísticos existentes em cada uma das diferentes áreas operacionais da Organização. Normalmente, a utilização dos fluxogramas é feita para os trabalhos de análise desenvolvidos pelos técnicos de organização e de informática, sendo elaborados de uma forma bastante detalhada. Contudo, o auditor apenas necessita de obter informação sintética que lhe dê a conhecer, de uma forma global, como está implementado o sistema. Existem dois tipos de fluxogramas: Horizontais evidenciam a sucessão dos procedimentos de forma horizontal, os quais atravessam duas ou mais secções envolvidas; Verticais apresentam a sucessão dos procedimentos de forma vertical, normalmente de forma descendente, salientando-se os documentos em detrimento das secções em que o mesmo são originados ou por onde vão circulando. Ambas as tipologias têm vantagens e inconvenientes, sendo de referir que para o auditor o fluxograma horizontal é o suficiente, pois apresenta com mais clareza e num espaço mais reduzido os procedimentos seguidos em cada uma das áreas operacionais, ou seja, possibilita uma visão e avaliação globais. Os fluxogramas apresentam a desvantagem de não serem fáceis de preparar, exigindo o conhecimento de técnicas específicas e obriga à utilização das técnicas anteriormente abordadas (questionários padronizados e narrativas). Contudo, os fluxogramas representam de forma clara, simples e concisa qualquer esquema por mais complexo que seja. A simbologia usada na preparação de fluxogramas não é universal, no entanto, apresentam-se, de seguida, um exemplo de fluxograma e respectiva simbologia que poderá ser adoptada na realização de fluxogramas. O exemplo inclui um fluxograma genérico e um outro mais detalhado sobre um circuito de compras de uma entidade fictícia.

22 Página: 22 de Simbologia de fluxogramas Serviço Procedimento Cod. Proced. Processamento/Operação/Actividade: este símbolo é utilizado sempre que existe uma actividade que produz alteração ao estado inicial dos inputs. (Fluxograma Vertical) O canto inferior direito, indica actividade com execução de controlo. Processamento/Operação/Actividade: este símbolo é utilizado sempre que existe uma actividade que produz alteração ao estado inicial dos inputs. (Fluxograma Horizontal) Documento: este símbolo é utilizado para representar um documento em suporte papel. Multi_Documentos: este símbolo é utilizado para representar dois ou mais documento em suporte papel. Armazenagem: este símbolo aplica-se a pontos do processo onde existe uma armazenagem de controlo, ou seja, é necessário um documento com uma autorização para executar uma operação de movimentação dos itens armazenados. Arquivo de documentos- este símbolo representa um arquivo de documentos em suporte manual/físico. Decisão: este símbolo é utilizado para representar a actividade de decisão, este símbolo é complementado com descritivo onde deverá existir um caracter de interrogação. Limites: este símbolo representa o inicio ou o fim de um processo. Sendo o descritivo a indicar no símbolo os termos INICIO ou FIM

23 Página: 23 de 44 Conexão: este símbolo é normalmente usado para representar uma ligação entre subprocessos/actividades intervenientes no mesmo processo. É normalmente adicionado um caracter (número), indicando a saída (output) e a entrada (input) de outro processo/actividade. Base de Dados: este símbolo representará um conjunto de ficheiros, geridos por um SGBD; Ficheiro informático: este símbolo representa, um ficheiro electrónico ou conjunto de registo/campos de informação. Material: este símbolo representa os artigos/materiais físicos. Material Consulta sistema: este símbolo representa introdução de dados (input) ou consulta de dados via ecrã. Sentido de Fluxo de Informação/Movimentação/Transporte: este símbolo representa uma operação de transporte entre dois pontos do processo, indicando o sentido de fluxo de informação, seja de um produto para stock, seja de um documento para outra área. Transmissão: este símbolo representa uma transmissão imediata de informação sem suporte físico Contabilização: este símbolo representa a contabilização da operação, indicação da conta a débito (à direita) e da conta a crédito (à esquerda)

24 Página: 24 de Exemplo de flowchart horizontal

25 Página: 25 de 44

26 Página: 26 de Exemplo de flowchart vertical

27 Página: 27 de Amostragem Meios de Selecção de Elementos para Teste O auditor ao estabelecer os seus procedimentos de auditoria, deve determinar os meios apropriados para seleccionar os seus elementos para teste, bem como para reunir a evidência de auditoria necessária para alcançar os objectivos dos testes auditoria. Os meios disponíveis para a selecção dos elementos para teste são: Selecção de todos os elementos (100%); Selecção de elementos específicos; Amostragem de auditoria. A decisão do método a utilizar depende das circunstâncias, e a aplicação de qualquer meio ou de combinações de meios acima identificados pode ser apropriada em circunstâncias particulares. Essa decisão deve ser feita com base no risco de auditoria e na eficiência da sua realização, pelo que o auditor deve escolher os métodos mais eficazes para fornecer suficiente e apropriada evidência de auditoria para alcançar os objectivos do teste. A realização de exame a 100% é improvável no caso de testes de controlo, no entanto, é mais comum para testes substantivos, especialmente quando o universo é constituído por um pequeno número de elementos com valor elevado, ou quando o risco inerente e o de controlo são altos e o auditor considera que os restantes meios não fornecem prova de auditoria suficiente e apropriada. Pode ainda ser mais eficiente a utilização de exames a 100%, quando se testa cálculos de natureza repetitiva ou quando o teste pode ser efectuado através de um sistema informatizado, que torna o custo de desenvolvimento do teste económico. O auditor interno pode decidir seleccionar elementos específicos de um determinado universo, com base no conhecimento do negócio, em avaliações preliminares dos riscos inerentes e de controlo, e nas características específicas da população a ser testada. É apropriado efectuar selecção específica de determinados elementos quando: Existam elementos de alto valor ou principais, elementos suspeitos, não usuais, que estejam associados historicamente a erros ou distorções, ou que tenham determinadas características específicas que o auditor queira testar. Seja necessário testar todos os elementos acima de uma certa quantia, para testar uma percentagem significativa do montante total de um saldo de conta ou de uma classe de transacções.

28 Página: 28 de 44 Exista a necessidade de obter informação sobre assuntos tais como o negócio do cliente, a natureza das transacções, sistemas contabilísticos e de controlo interno, através da análise de elementos específicos. Podem ainda ser seleccionados elementos a fim de determinar se um determinado procedimento está ou não a ser executado. Os exames selectivos de elementos específicos de um determinado saldo ou classe de transacções, constituem com frequência uma forma eficiente de obtenção de evidência de auditoria, no entanto, não podem ser considerados como amostragem de auditoria, dado que os resultados obtidos pelos testes realizados aos elementos seleccionados desta forma não podem ser projectados para o universo sobre o qual se pretende concluir. Desta forma é importante o auditor ponderar sobre a necessidade de obter evidência adequada no que concerne ao remanescente da população não testada quando o mesmo for materialmente relevante.

29 Página: 29 de Amostragem em Auditoria Conforme já anteriormente foi referido as análises a efectuar utilizam, frequentemente, formas de aproximação e de teste que devem ser representativas do universo total, na análise de determinadas operações e transacções, com base numa parte daquele universo, parte essa que constitui o que se designa por amostra. Desta forma é possível concluir que a amostragem de auditoria envolve a aplicação de procedimentos de auditoria a menos de 100% dos elementos constantes de um saldo de conta ou de uma classe de transacções de forma tal que todas as unidades de amostragem tenham a mesma hipótese de selecção. Tal facto permite ao auditor obter e avaliar a sua evidência de auditoria acerca de algumas características dos elementos seleccionados a fim de concluir sobre as características da população com base na análise de uma parte da qual a amostra é extraída.

30 Página: 30 de Características e Concepção da Amostra e Risco de Amostragem A amostra deverá fornecer informação suficiente, permitindo retirar conclusões sobre o universo total, devendo assim ser representativa, isto é, os seus elementos devem possuir as características de todos os elementos do universo, devendo, por outro lado ser estável, i.e., os resultados dos testes não devem depender da dimensão da amostra. O auditor deve seleccionar elementos para a amostra com a expectativa de que todas as unidades de amostragem contidas na população tenham uma oportunidade de selecção. Não obstante as características chave da amostra, está sempre presente um risco de amostragem, que é o risco das conclusões obtidas pelo auditor, com base numa amostra, poderem ser diferentes da conclusão atingida se a população total fosse toda ela sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. Podem ser identificados dois tipos de risco de amostragem: (i) o risco de se concluir, no caso de um teste de controlo, que o risco de controlo é mais baixo do que realmente é, ou no caso de testes substantivos, que uma distorção materialmente relevante não existe quando de facto existe (afecta a eficácia de auditoria e conduz normalmente a uma opinião inapropriada); e (ii) o risco de se concluir, no caso de um teste de controlo, que risco de controlo é mais alto do que na realidade é, ou no caso de testes substantivos, que uma distorção é materialmente relevante quando de facto não existe (afecta a eficiência dado que conduz a trabalho adicional para estabelecer que as conclusões iniciais estavam incorrectas). Os complementos matemáticos destes riscos designam-se por níveis de confiança. A principal tarefa do auditor é, a este respeito, reduzir o risco de amostragem a um nível aceitável. O risco de não-amostragem advém de factores que levam a uma conclusão errónea por razões não relacionadas com a dimensão da amostra (por exemplo, o revisor/auditor pode interpretar mal e deixar de reconhecer um erro).

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 300 ÍNDICE

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 300 ÍNDICE Directriz de Revisão/Auditoria 300 PLANEAMENTO Junho de 1999 ÍNDICE Parágrafos Introdução 1-4 Planeamento do Trabalho 5-8 Plano Global de Revisão / Auditoria 9-10 Programa de Revisão / Auditoria 11-12

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 840 Março de 2008 Relatório Sobre os Sistemas de Gestão de Riscos e de Controlo Interno das Empresas de Seguros

Leia mais

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835 Directriz de Revisão/Auditoria 835 Abril de 2006 Certificação do Relatório Anual sobre os Instrumentos de Captação de Aforro Estruturados (ICAE) no Âmbito da Actividade Seguradora Índice INTRODUÇÃO 1 4

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES QUE PODEM AFECTAR O SISTEMA

TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES QUE PODEM AFECTAR O SISTEMA TRANSIÇÃO DA ISO 9001:2000 PARA ISO 9001:2008 DOCUMENTO SUMÁRIO DE ALTERAÇÕES A nova norma ISO 9001, na versão de 2008, não incorpora novos requisitos, mas apenas alterações para esclarecer os requisitos

Leia mais

GESTÃO de PROJECTOS. Gestor de Projectos Informáticos. Luís Manuel Borges Gouveia 1

GESTÃO de PROJECTOS. Gestor de Projectos Informáticos. Luís Manuel Borges Gouveia 1 GESTÃO de PROJECTOS Gestor de Projectos Informáticos Luís Manuel Borges Gouveia 1 Iniciar o projecto estabelecer objectivos definir alvos estabelecer a estratégia conceber a estrutura de base do trabalho

Leia mais

CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI)

CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI) CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI) «Para um serviço de excelência» 2015 1. OBJETIVO Pelo Despacho n.º 9/2014, de 21 de novembro, do Diretor-Geral da Administração da Justiça

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO - BI nº Passaporte nº

DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO - BI nº Passaporte nº Duração de 1H30 Leia com atenção as seguinte intruções: As questões de múltipla escolha têm uma cotação de 0,1 cada. Caso queira alterar a sua resposta, risque a anterior e assinale a sua opção final com

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 14 CONCENTRAÇÕES DE ACTIVIDADES EMPRESARIAIS. Objectivo ( 1) 1 Âmbito ( 2 a 8) 2

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 14 CONCENTRAÇÕES DE ACTIVIDADES EMPRESARIAIS. Objectivo ( 1) 1 Âmbito ( 2 a 8) 2 NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 14 CONCENTRAÇÕES DE ACTIVIDADES EMPRESARIAIS Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IFRS 3 Concentrações

Leia mais

Definições (parágrafo 9) 9 Os termos que se seguem são usados nesta Norma com os significados

Definições (parágrafo 9) 9 Os termos que se seguem são usados nesta Norma com os significados Norma contabilística e de relato financeiro 14 Concentrações de actividades empresariais Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Relato Financeiro IFRS 3

Leia mais

Processo do Serviços de Manutenção de Sistemas de Informação

Processo do Serviços de Manutenção de Sistemas de Informação Processo do Serviços de Manutenção de Sistemas de Informação 070112=SINFIC HM Processo Manutencao MSI.doc, Página 1 Ex.mo(s) Senhor(es): A SINFIC agradece a possibilidade de poder apresentar uma proposta

Leia mais

Trabalho elaborado por: Vera Valadeiro, nº20 Sofia Gonçalves, nº16

Trabalho elaborado por: Vera Valadeiro, nº20 Sofia Gonçalves, nº16 Trabalho elaborado por: Vera Valadeiro, nº20 Sofia Gonçalves, nº16 Noção de Auditoria Auditoria é um processo sistemático, independente e documentado desenvolvido pelo auditor, para obter evidências e

Leia mais

Norma ISO 9000. Norma ISO 9001. Norma ISO 9004 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REQUISITOS FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO

Norma ISO 9000. Norma ISO 9001. Norma ISO 9004 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REQUISITOS FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Norma ISO 9000 Norma ISO 9001 Norma ISO 9004 FUNDAMENTOS E VOCABULÁRIO REQUISITOS LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA MELHORIA DE DESEMPENHO 1. CAMPO

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Gestão por Processos ISO 9001: 2000

Gestão por Processos ISO 9001: 2000 Gestão por Processos 1 2 Existem três tipos de empresas: - as que fazem as coisas acontecer; - as que vêem as coisas acontecer; - as que não fazem ideia do que está a acontecer (Kotler) 3 Para o Sucesso

Leia mais

GRUPO I (10 valores) Assinale a resposta mais correcta; cada resposta vale 1 valor; uma resposta errada dá lugar à dedução de 0,25 pontos.

GRUPO I (10 valores) Assinale a resposta mais correcta; cada resposta vale 1 valor; uma resposta errada dá lugar à dedução de 0,25 pontos. NOTA: ------------ -- Docente atribuído: Docente que frequentou e que corrigirá a prova: Aluno Nº: Turma: Nome: Assinatura: GRUPO I (10 valores) Assinale a resposta mais correcta; cada resposta vale 1

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO 15 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS E CONSOLIDAÇÃO

NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO 15 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS E CONSOLIDAÇÃO NORMA CONTABILÍSTICA E DE RELATO FINANCEIRO 15 INVESTIMENTOS EM SUBSIDIÁRIAS E CONSOLIDAÇÃO Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 27 Demonstrações

Leia mais

DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO - BI nº Passaporte nº Duração de 1H30. Leia com atenção as seguinte instruções:

DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO - BI nº Passaporte nº Duração de 1H30. Leia com atenção as seguinte instruções: Leia com atenção as seguinte instruções: As questões de múltipla escolha têm uma cotação de 0,1 cada. Caso queira alterar a sua resposta, risque a anterior e assinale a sua opção final com um círculo e

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 701 Directriz de Revisão/Auditoria 701 RELATÓRIO DE AUDITORIA ELABORADO POR AUDITOR REGISTADO NA CMVM SOBRE INFORMAÇÃO ANUAL Fevereiro de 2001 ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1-4 OBJECTIVO 5-6 RELATÓRIO DE AUDITORIA

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Aplicação da Qualidade. Manual do Utilizador. Versão 1 2006-05-30

Aplicação da Qualidade. Manual do Utilizador. Versão 1 2006-05-30 Aplicação da Qualidade Versão 1 2006-05-30 Índice 1. Introdução 2. Acesso à Aplicação 3. Menu principal 3.1. Processo 3.1.1. Registo da Ocorrência - Fase 1 3.1.2. Análise das Causas - Fase 2 3.1.3. Acção

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

REGULAMENTO DO CONTROLO DE QUALIDADE DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS. (Artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro)

REGULAMENTO DO CONTROLO DE QUALIDADE DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS. (Artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro) REGULAMENTO DO CONTROLO DE QUALIDADE DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS (Artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro) CAPÍTULO I Objectivos e caracterização do controlo de qualidade

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 Índice Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 860 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 860 Dezembro de 2008 Relatório Sobre o Sistema de Controlo Interno das Instituições de Crédito e Sociedades

Leia mais

Controlo da Qualidade Aula 05

Controlo da Qualidade Aula 05 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da qualidade:. evolução do conceito. gestão pela qualidade total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9001:2000 Evolução do conceito 2 gestão pela qualidade

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO FISCAL

REGULAMENTO DO CONSELHO FISCAL REGULAMENTO DO CONSELHO FISCAL O presente instrumento regulamenta a composição, exercício da competência, deveres, funcionamento e serviços de apoio do Conselho Fiscal da Sonae SGPS, SA. COMPOSIÇÃO 1.

Leia mais

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL

GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL GUIA PARA O PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS ENTIDADE GESTORA ERP PORTUGAL Versão: 1.0 Data: 05-06-2009 Índice Acesso e estados dos Formulários... 3 Escolha do Formulário e submissão... 4 Bases para a navegação

Leia mais

Procedimento de Gestão PG 01 Gestão do SGQ

Procedimento de Gestão PG 01 Gestão do SGQ Índice 1.0. Objectivo. 2 2.0. Campo de aplicação... 2 3.0. Referências e definições....... 2 4.0. Responsabilidades... 3 5.0. Procedimento... 4 5.1. Política da Qualidade 4 5.2. Processos de gestão do

Leia mais

ISO 9001:2008. A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000:

ISO 9001:2008. A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000: A International Organization for Standardization (ISO) publicou em 2008-11- 14 a nova edição da Norma ISO 9000: ISO 9001:2008 Esta nova edição decorre do compromisso da ISO em rever e actualizar as Normas,

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO C N C C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2 Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

Leia mais

1. Ambiente de Trabalho

1. Ambiente de Trabalho 1 Ambiente de Trabalho 1. Ambiente de Trabalho Ao nível do ambiente de trabalho, depois de o Excel 2007 ter introduzido novos componentes (e.g., Botão Office e Friso) e eliminado alguns dos componentes

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Objectivos do Curso. No final deste os alunos deverão: Identificar os principais objectivos associados à implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Compreender

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Estas informações, elaboradas conforme os documentos do Plano de Financiamento para Actividades Estudantis, servem de referência e como informações complementares. Para qualquer consulta, é favor contactar

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO Novembro/2014 Índice INTRODUÇÃO... 3 Balanço da execução do plano... 4 Conclusão... 5 Recomendações... 8 REVISÃO DO

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA IMPRESA-SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA IMPRESA-SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO DE AUDITORIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA IMPRESA-SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1º - COMPOSIÇÃO 1. A Comissão de Auditoria é composta por três membros

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Contabilidade Financeira I

Contabilidade Financeira I Contabilidade Financeira I O sistema de informação contabilística Ponto da situação Visão global dos principais produtos ( outputs ) da contabilidade como sistema de informação: Balanço, Demonstração de

Leia mais

TIC Unidade 2 Base de Dados. Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.

TIC Unidade 2 Base de Dados. Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. Conceitos relativos à Informação 1. Informação O que á a informação? Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. 2. Dados Em informática designa-se

Leia mais

CNC CNC COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 1. INTRODUÇÃO DO EURO

CNC CNC COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 1. INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO INDICE 1. INTRODUÇÃO DO EURO 1 2. PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 3 3. DEFINIÇÕES 3 4. EFEITOS DA

Leia mais

Gestão da Qualidade. Identificação e Quantificação de Indicadores de Desempenho nos SGQ. 09-12-2009 11:12 Natacha Pereira & Sibila Costa 1

Gestão da Qualidade. Identificação e Quantificação de Indicadores de Desempenho nos SGQ. 09-12-2009 11:12 Natacha Pereira & Sibila Costa 1 Gestão da Qualidade Identificação e Quantificação de Indicadores de Desempenho nos SGQ 09-12-2009 11:12 Natacha Pereira & Sibila Costa 1 Indicador de Desempenho definição Um Indicador de Desempenho é uma

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

Entrega de Folhas de Férias

Entrega de Folhas de Férias Entrega de Folhas de Férias Questões mais frequentes FAQs Maio/2012 Versão 2.0 DDO É obrigatório adoptar o novo formato para envio da informação de Folhas de Férias estabelecido na legislação em vigor

Leia mais

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO Define os elementos que integram o dossier fiscal, aprova novos mapas de modelo oficial e revoga a Portaria n.º 359/2000, de 20 de Junho A Nos termos do artigo 129.º do Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

Newsletter Número 1/09 Março 2009

Newsletter Número 1/09 Março 2009 ASSUNTOS DE RELEVÂNCIA PARA OS REVISORES/AUDITORES EM TEMPOS DE CRISE FINANCEIRA Foram publicados recentemente tanto pelo IAASB (International Auditing and Assurance Standards Board) como pela FEE (Fédération

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO DO CARTÃO ZILIAN PROPRIEDADE E EMISSÃO 1. O CARTÃO ZILIAN é válido nos estabelecimentos comerciais Zilian, pertencentes ao Grupo Mar Capital, SGPS, SA, adiante designados

Leia mais

Normas e Procedimentos

Normas e Procedimentos Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte Direcção de Serviços de Apoio e Gestão de Recursos Normas e Procedimentos Definidos ao abrigo do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas

Leia mais

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE

Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE Guia para a declaração de despesas no Programa SUDOE CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO 2: ACESSO AO MÓDULO DE GESTÃO DE DESPESAS PAGAS... 3 CAPÍTULO 3: GESTÃO DAS DESPESAS PAGAS... 4 3.1 Incorporação

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Princípios aplicáveis ao desenvolvimento dos Sistemas de Gestão de Riscos e de Controlo Interno das Empresas de Seguros As melhores práticas internacionais na regulamentação

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores

Trabalhos Práticos. Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores Trabalhos Práticos Programação II Curso: Engª Electrotécnica - Electrónica e Computadores 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Normas 3.1 Relatório 3.2 Avaliação 4. Propostas Na disciplina de Programação

Leia mais

AS AUDITORIAS INTERNAS

AS AUDITORIAS INTERNAS AS AUDITORIAS INTERNAS Objectivos Gerais Reconhecer o papel das auditorias internas Objectivos Específicos Reconhecer os diferentes tipos de Auditorias Identificar os intervenientes Auditor e Auditado

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 580 ÍNDICE

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 580 ÍNDICE Directriz de Revisão/Auditoria 580 DECLARAÇÃO DO ORGÃO DE GESTÃO Dezembro de 1998 ÍNDICE Parágrafos Introdução 1-5 Objectivos 6 Requisitos da declaração 7-11 Conteúdo da declaração 12-15 Posição do revisor/auditor

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Malcolm McLelland, Ph.D. Nilson de Lima Barboza, MBA Valdir Jorge Mompean, MS, MBA 16 October

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Imobilizado 2008 Imobilizado 2008. Imobilizado 2008

Imobilizado 2008 Imobilizado 2008. Imobilizado 2008 Descritivo completo Controle totalmente o seu património e automatize toda a carga administrativa com o processamento automático de amortizações e reavaliações e com a impressão simples e rápida dos mapas

Leia mais

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO

FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO FAQ s METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO / ORGANIZAÇÃO 1) Quais os objectivos que se pretende atingir com a Sessão de Imersão e o Seminário de Diagnóstico? A Sessão de Imersão tem por objectivo a apresentação

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2015

Regulamento PAPSummer 2015 Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

NCRF 25 Impostos sobre o rendimento

NCRF 25 Impostos sobre o rendimento NCRF 25 Impostos sobre o rendimento Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 12 - Impostos sobre o Rendimento, adoptada pelo texto original

Leia mais

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo)

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 118/96 ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Tendo presente as alterações introduzidas no Código do Mercado de Valores

Leia mais

DC20 - Demonstração dos Resultados por Funções (1) Directriz Contabilística nº 20

DC20 - Demonstração dos Resultados por Funções (1) Directriz Contabilística nº 20 DC20 - Demonstração dos Resultados por Funções (1) Directriz Contabilística nº 20 Agosto de 1997 Índice 1. Objectivo 2. Estrutura da Demonstração 3. Conceitos Subjacentes 3.1. Vendas e prestações de serviços

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

APROG - Civil. Excel. Técnicas de pesquisa de informação em tabelas. Instituto Superior de Engenharia do Porto 2000-2007

APROG - Civil. Excel. Técnicas de pesquisa de informação em tabelas. Instituto Superior de Engenharia do Porto 2000-2007 APROG - Civil Excel Técnicas de pesquisa de informação em tabelas Instituto Superior de Engenharia do Porto 2000-2007 Elaborado por: António Silva (DEI-ISEP) Pesquisa de Informação em Tabelas O Excel

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha.

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha. Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha Regulamento Da PAP (Prova de Aptidão Profissional) Cursos Profissionais (Portaria

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

MANUAL DE APOIO AOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE APOIO AOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE APOIO AOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS A prestação de contas é matéria que deve respeitar o quadro normativo em vigor actualmente (consultar nota final deste manual). No POCAL Simplificado,

Leia mais

Aviso n. o 006/2014-AMCM

Aviso n. o 006/2014-AMCM Aviso n. o 006/2014-AMCM ASSUNTO: UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS DERIVADOS NOS FUNDOS DE PENSÕES De acordo com o disposto no n. o 6 do aviso n. o 006/2013-AMCM, de 10 de Janeiro, os instrumentos derivados, tais

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO OS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO OS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO OS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS I. Compromisso ético A Autarquia da Batalha vincula-se a um Compromisso Ético de assegurar a gestão operacional e

Leia mais

Base de Dados para Administrações de Condomínios

Base de Dados para Administrações de Condomínios Base de Dados para Administrações de Condomínios José Pedro Gaiolas de Sousa Pinto: ei03069@fe.up.pt Marco António Sousa Nunes Fernandes Silva: ei03121@fe.up.pt Pedro Miguel Rosário Alves: alves.pedro@fe.up.pt

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Microsoft Access TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS 1 Necessidade das base de dados Permite guardar dados dos mais variados tipos; Permite

Leia mais