Antenas Wireless - Projetos. Atenuação de Cabos Coaxiais. Conectores ÍNDICE:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Antenas Wireless - Projetos. Atenuação de Cabos Coaxiais. Conectores ÍNDICE:"

Transcrição

1 Antenas Wireless - Projetos ÍNDICE: Página Conteúdo 2-5 Antena Direcional Biquad 6-12 Antena Omnidirecional 2 Maneiras de construção 12 Considerações sobre Segurança 12 Considerações Finais Atenuação de Cabos Coaxiais Tipo de Cabo Fator de Velocidade 1.2GHz 2.4GHz 5.8GHz RG-58 66% db/m db/m db/m RG-8X 78% db/m db/m db/m LMR % db/m db/m db/m RG-213/214 82% db/m db/m db/m % db/m db/m db/m LMR % db/m db/m db/m CNT-400 (C2FP) 85% db/m db/m db/m 3/8" LDF 88% db/m db/m db/m LMR % db/m db/m db/m 1/2" LDF 88% db/m db/m db/m 7/8" LDF 89% db/m db/m db/m 1 1/4" LDF 89% db/m db/m 0.092dB/m 1 5/8" LDF 88% db/m db/m db/m * Conectores

2 - Direcional Biquadrada (Biquad) Direcional: 90º horizontal Ganho Aprox.: 6 a 12dbi Dist. Testada: 1,5km (depende dos equipamentos da outra ponta da rede) Comentários: Uma antena simples, fácil de construir e eficaz... Abaixo vamos a um tutorial de construção. Dica: utilizar um ferro de solda bem potente (>=30W), isso vai facilitar bastante seu trabalho. Materiais necessários: 1 placa de cobre quadrada de 12,3 cm de lado (pode ser aquelas de circuito impresso, facilmente encontradas em eletrônicas ou de alumínio também costumam dar bons resultados); 1 tubo de cobre(ou material condutor) de aprox. ½ polegada(diâmetro) e 5 cm(comprimento), Este servirá para passar o cabo coaxial por dentro dele, a malha do cabo deverá tocar o tubo. Facilmente encontrado em lojas de tubulações e materiais para construção. 20cm de cabo coaxial pode ser CNT-400, LMR-400 ou o RG 213 mesmo. 30cm de fio de cobre, com diâmetro de 1,5mm aprox. (do tipo que se usa em chuveiros 220v) 1 Conector N fêmea (que geralmente é usado em antenas wireless) para fixar na extremidade do cabo, mas fica a seu critério, pode também utilizar o conector SMA com um cabo maior para ligar direto no AP/router e evitar perda de sinal utilizando mais conectores.

3 Ferramentas recomendadas: Ferro de solda Solda (estanho) Um alicate comum e outro de bico para descascar o cabo coaxial Objeto cortante para furar a placa de cobre (usem a criatividade) ou furadeira mesmo. Régua comum de 10 ou mais cm. Serra de cortar metais ou outro material cortante (com dentes). Construção 1- Medir o diâmetro do tubo de cobre e perfurar exatamente o centro da placa de cobre para que fique assim: 2- Cortar 2mm do tubo de cobre (apenas meia circunferência) para ficar assim: 3- Colocar e soldar o tubo (*soldar na parte de cobre da placa) neste furo feito anteriormente: 4- Descascar o todo fio de cobre e modelar com o alicate sua estrutura biquadrada segundo a figura abaixo, esta etapa deve ser feita com as medidas corretas para garantir um bom funcionamento da antena:

4 Para isso desenvolva os passos seguintes: Quanto mais simétrico ficar melhor. 5- Solde as duas extremidades do fio de cobre na parte que ficou sem cortar no tubo de cobre, assim: 6- Agora deve-se preparar o cabo coaxial. Descasque 1,5cm da parte preta do cabo, não corte a malha externa Puxe a malha externa e coloque-a sobre o cabo preto, desta forma: Corte a parte branca (interna) para que sobre apenas 4mm após a malha, descasque os 4mm da parte branca para ficar só o fio interno descascado. (se tiver dúvida no enunciado, faça igual a imagem acima).

5 7- Coloque o cabo coaxial preparado dentro do tubo, a malha externa deve estar em contato com o tubo. Para fixar o cabo utilize o alicate e aperte o tubo para prender-lo, o ideal nesta etapa seria usar um alicate crimpador de cabos coaxiais, mas na falta desta ferramenta use o alicate simples mesmo. 8- Solde o fio interno do cabo coaxial na dobra central do fio de cobre, deve ficar assim: 9- A antena está pronta, só falta fixar o conector do outro lado do cabo, essa etapa vai depender do tipo de conector, por isso não vou descrevê-la. Se quiser pular essa etapa compre o pigtail e utilize uma de suas extremidades direto na antena. Se tiver duvidas quanto à fixação do conector procure na internet que você vai achar. Se você achou muito difícil e não quer arriscar, você pode comprar esse tipo de antena de 12dbi prontas no mercado livre, os preços variam de 25 a 40 reais, não mais. Supondo que você tenha todas as ferramentas necessárias para construção e que você vai gastar somente com os materiais, você deve gastar em torno de 10 reais para fabricar sua antena, o mais caro é o cabo rg213, no mercado livre você deve achar por 5 reais o metro, atente para a utilização de outros cabos vide tabela de atenuação. Todo este material foi retirado de sites especializados e fóruns porem não posso garantir o perfeito funcionamento, pois isso depende da construção. Fontes e referências:

6 - OMNIDIRECIONAL Omnidirecional: 360º horizontal Ganho Aprox.: 10 a 15dbi Dist. 3km testado. Comentários: Uma antena mais elaborada, construção também simples se seguir os passos corretamente. Esse tipo de antena possui maior utilidade que a Biquad uma vez que distribui o sinal em um ângulo de 360º na horizontal. Podendo ser usada em provedores, repetidores e clientes. Basicamente existem duas maneiras testadas de construir essa antena, abaixo vamos mostrar os dois tipos e farei uma comparação na prática. Dicas: Utilizar um ferro de solda bem potente (>=30W já serve, porem ideal seria um de 60W), espere esquentar bem, seja rápido na hora de soldar, evite muito contato da pele com o cobre, causará oxidação. 1ª Maneira: cabo retalhado (menos eficaz na prática) Esta montagem da antena é utilizado o próprio cabo coaxial, fazendo alguns cortes pré-definidos e soldando-os alternadamente um a um, como na imagem abaixo: (sem o tubo de PVC externo) Materiais necessários: (com o tubo de PVC externo) 1 metro de cabo rg213; 1 conector N fêmea; 1,5 metro de cano PVC de ½ polegada de diâmetro para fazer o acabamento.

7 1 terminal do cano de PVC para tampá-lo na extremidade, chamado de cap no site em inglês. Ferramentas: Ferro de solda; Solda (estanho); Um alicate comum e outro de bico para descascar o cabo coaxial; Faca dentada; Régua comum de 10 ou mais cm; Serra de cortar metais(arco de serra com lamina para metais). Construção Voce deve cortar o cabo coaxial, descascar e soldar conforme as medidas seguintes: Atente que o comprimento de onda é variável conforme o tipo de cabo utilizado, segundo calculo abaixo: v = velocidade do cabo RG213 = 0.66 C = velocidade da luz = F = freqüência do sinal = Este calculo foi feito para o cabo RG 213 em que o valor v é o fator de velocidade do cabo, se você utilizar outro cabo deve então refazer essa conta com o novo valor de v, ficando assim: Se achou complicado assim vamos a um passo a passo para ajudar: 1- Descascar 31mm do cabo :

8 (deve ficar assim) 2- Agora faça as medidas conforme a imagem: Resumindo, você terá que fazer 8 gomos iguais com 49mm no total cada, sendo que cada extremidade deverá ter 6mm descascados. (ou seja, 37mm cascados + 12 descascados[6mm cada ponta]=49mm) *excessão ao ultimo gomo que tera em uma ponta os 31mm do primeiro passo. (você deverá fazer 8 iguais a este) 3- Agora deve ser feito dois pequenos cortes (um em cada ponta) na casca externa de cada gomo, onde serão soldados aos outros, assim: 4- Agora a parte mais delicada e trabalhosa: a soldagem. Deve ser feita alternando ponta com casca, casca com ponta e assim sucessivamente... As imagens irão facilitar o entendimento:

9 5- Soldados os 8 gomos você deve soldar mais um que pode ser maior para fixa o conector: *recomendo fixar o conector antes para não correr o risco de soltar as soldas, não vou explicar como se fixa o conector porque existem vários tipos e não é tão complicado. *importante checar com um multímetro se não está fechando curto. Se fechar curto faça tudo de novo. 6- Coloque sua antena no tubo de PVC e faça o acabamento. *pode usar durepoxi. Fontes e referências:

10 2ª Maneira: 4 bobinas de cobre (sinal melhor) Esta montagem destaca-se pela qualidade do sinal emitido, em muitos casos este método se mostrou melhor que o método do cabo em gomos. Materiais necessários: 1 metro de fio de cobre de 1.5 mm 2 ou outro que seja grosso; 30cm de tubo de latão ou cobre de 3mm de diâmetro, encontrado em lojas de manutenção de fogões e geladeiras; 3cm de tubo de latão ou cobre de 15mm de diâmetro, encontrado em serralherias; 50cm de cano PVC de 1cm de diâmetro para acabamento; 1 terminal do cano de PVC para tampar uma das pontas; 1 conector N fêmea; Cola quente ou durepoxi para colar o conector no cano (acabamento). Ferramentas: Ferro de solda; Solda (estanho); Alicate comum; Régua comum de 10 ou mais cm; Serra de cortar metais (Arco de serra com lamina para metais). Construção 1- Cortar 91mm do tubo de latão de 3mm, este tubo será soldado direto no conector N femea: 2- Cortar o restante do tubo de latão ou cobre de 3mm 4 partes iguais de 56.5mm:

11 3- Pronto os tubos estão prontas agora faça 4 bobinas com o fio de cobre de 1.5mm 2, conforme a próxima imagem (você pode usar um prego para fazer as bobinas): OBS: Importante ficar com as medidas exatas como nesta imagem. 4- Faça a solda do 1 tubo cortado com o fio central do conector N depois faça também a solda do tubo de 15mm de diametro com a parte externa do conector N, deve ficar assim: 5- Termine fazendo todas as soldas restantes para terminar assim:

12 6- Coloque sua antena no cano de PVC e faça o acabamento, teste se não estão em curto. Fontes e referências: CONSIDERAÇÕES SOBRE SEGURANÇA Cuidado ao escolher cada material que utilizará nas antenas, leve em consideração que essa antena deverá se aquecer durante o uso, principalmente em potencias de 200mw ou mais e quando forem usadas em ambientes externos, onde há incidência direta do sol. Por isso nunca utilize materiais frágeis como papel e plástico. Se estas antenas forem colocadas em lugares muito altos, lembre-se que ela poderá atrair raios e causar danos ao equipamento onde está ligada, por isso nesses casos recomenda-se a utilização de pára-raios devidamente instalados e aterrados. Quanto aos rádios/aps/routers, utilize sempre equipamentos homologados pela Anatel(Brasil). - CONSIDERAÇÕES FINAIS Certamente qualquer antena caseira não será tão precisa quanto uma industrializada. Não desista se fracassar na primeira tentativa. Este material é apenas uma organização de vários conteúdos encontrados na internet, em sua maior parte sites de fóruns e sites internacionais de discuções sobre wireless. Cada antena aqui citada tem suas fontes e referências também citadas, qualquer duvida você poderá acessar essas fontes para tentar esclarecê-las. Não me responsabilizo por qualquer tipo de dano causado a pessoas e/ou equipamentos pela utilização deste material. Também não dou nenhum tipo de suporte técnico gratuito relacionado a este material e atesto que é proibido qualquer tipo de comercialização. Agradeço a todos os que geram informação e disponibilizam para outras pessoas. Fábio Gomes (fabiomcg@gmail.com)

Como criar sua própria antena OmniDirecional arisimoes arisimoes 24/03/2007

Como criar sua própria antena OmniDirecional arisimoes arisimoes 24/03/2007 Page 1 of 12 Fórum Mundo Wi-Fi > Especial > Tutoriais Como criar sua própria antena OmniDirecional Usuário Usuário Senha gfedc Lembrar? Logar Registre-se Downloads Para melhor aproveitamento e utilização

Leia mais

Montando a rede. Cabeamento estruturado: cabo par trançado. Prof. Eduardo

Montando a rede. Cabeamento estruturado: cabo par trançado. Prof. Eduardo Montando a rede Cabeamento estruturado: cabo par trançado Prof. Eduardo Par trançado Podem ser crimpados rapidamente (no local, ferramentas simples etc). Em redes maiores crimpar o próprio cabo é necessário

Leia mais

Build A 9 db, 70 centímetros, colineares Antena De Coaxial

Build A 9 db, 70 centímetros, colineares Antena De Coaxial Build A 9 db, 70 centímetros, colineares Antena De Coaxial Por N1HFX Recentemente, a RASON comissão técnica foi duro no trabalho, o repetidor consertar nosso site 2 metros antena repetidora. Um dos membros

Leia mais

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS CONDIÇÕES GERAIS Utilize o texto e vídeo abaixo como referencia se você deseja montar uma pista de LEDs, LEMBRANDO QUE É APENAS UMA SUGESTÃO, VOCÊ PODE

Leia mais

Modificação do LED POWER Logic@sat L4000

Modificação do LED POWER Logic@sat L4000 Modificação do LED POWER Logic@sat L4000 Caro amigo, proprietário de um receptor Logic@sat L4000, alguma vez você já se questionou sobre o funcionamento do LED POWER do receptor? Além de ser vermelho,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6

REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6 REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 6 Índice 1. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO (PAR TRANÇADO)...3 1.1 Cabo coaxial... 3 2 1. MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO (PAR TRANÇADO) Em um projeto de redes,

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 10 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Placas, cabos e hubs

Placas, cabos e hubs PRÁTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE REDE Placas, cabos e hubs A maioria das redes de microcomputadores para PCs utilizam cabos e placas tipo Ethernet. Podemos encontrar três tipos de cabos Ethernet:

Leia mais

5 Montagem Circuítos

5 Montagem Circuítos Montagem 5 Circuítos Ambiente de trabalho: Para trabalhar com montagem eletrônica e reparação de equipamentos o técnico precisa de algumas ferramentas, são elas: 1 - Ferro de solda: O ferro de solda consiste

Leia mais

www.totemonline.com.br Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional

www.totemonline.com.br Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional Estudo comparativo de uso da Bobina Térmica x Impressão convencional O programa Totem Planilha permite que você imprima a planilha de moto em Rolos de papel térmico. Vamos apresentar neste documento as

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

www.vectraclube.com.br autor Fernandospam

www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Material confeccionado para: www.vectraclube.com.br autor Fernandospam Peço que nao modifique ou use indevidamente sem meu consentimento. l l l NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER PERDA OU DANO NO SEU ALARME!!!

Leia mais

OLIVEIRA BRUNO RELATÓRIO TÉCNICO

OLIVEIRA BRUNO RELATÓRIO TÉCNICO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática PAOLA OLIVEIRA BRUNO RELATÓRIO TÉCNICO

Leia mais

Manual do usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5

Manual do usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5 Manual do Usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5 3 1. INSTRUÇÕES DE USO Antes de tentar conectar e usar, por favor leia o manual. As instruções também estão disponíveis na

Leia mais

Meios Físicos de Comunicação

Meios Físicos de Comunicação Meios Físicos de Comunicação Aula 2 Padrões de Cabeamento Meios Físicos de Comunicação - Padrões de Cabeamento 1 Conteúdo Padrões de Crimpagem Montagem e Organização Teste Tomadas e Emendas Recomendações

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

Sinalizador para bicicletas Paloma Oliveira Mateus Knelsen

Sinalizador para bicicletas Paloma Oliveira Mateus Knelsen Sinalizador para bicicletas Paloma Oliveira Mateus Knelsen Como funciona O sinalizador para bicicletas é uma proposta de acessório que pode auxiliar na visibilidade do ciclista e dos seus movimentos no

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Bobina de Tesla. O Principio de funcionamento da bobina de tesla, é bem simples, sendo fácil de qualquer um montar. Abaixo vai um esquema básico:

Bobina de Tesla. O Principio de funcionamento da bobina de tesla, é bem simples, sendo fácil de qualquer um montar. Abaixo vai um esquema básico: Bobina de Tesla AVISO: cuidado com a alta tensão, a saída da bobina de tesla, pode não matar, mas causa queimaduras de até 3º grau, certifique-se sempre de que o raio esteja indo primeiro para um condutor

Leia mais

Manual Montagem VFO Ararinha PY2MG Versão Mutirão Rev. 2

Manual Montagem VFO Ararinha PY2MG Versão Mutirão Rev. 2 Manual Montagem VFO Ararinha PY2MG Versão Mutirão Rev. 2 1 Para a montagem do transceptor para SSB Ararinha 4b, você precisará de um multímetro, uma pequena lupa, uma ponta de prova para RF, soldador de

Leia mais

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Expedição ao mundo animal. Casa para pássaros Pequenos e grandes zoólogos podem em breve observar e descobrir o mundo a partir da própria porta da varanda.

Leia mais

Kit de Montagem de Mastro

Kit de Montagem de Mastro Parabéns pela aquisição do seu novo kit de montagem de mastro! Kit de Montagem de Mastro Manual de Instalação Este kit de montagem de mastro foi concebido para postes com 48 milímetros de diâmetro externo

Leia mais

1) Entendendo a eletricidade

1) Entendendo a eletricidade 1) Entendendo a eletricidade 1 2) Circuitos Modelix 2 3) Utilizando o Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix) 6 4) Fazendo montagens com os Circuitos Modelix 7 5) Exercícios para treinar 8 Objetivo:

Leia mais

Manutenção Preventiva do MIX RACK

Manutenção Preventiva do MIX RACK Manutenção Preventiva do MIX RACK a. Introdução Neste guia iremos demonstrar os processos para manutenção preventiva do módulo MIX RACK da linha Venue. Este sistema é composto basicamente de um Rack central

Leia mais

Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes:

Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para sua confecção, vamos listar as coisas mais importantes que foram utilizadas: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador,

Leia mais

INSTITUTO LABORO ESCOLA TECNICA

INSTITUTO LABORO ESCOLA TECNICA INSTITUTO LABORO ESCOLA TECNICA PESQUISA CABO COAXIAIS ASPECTOS TECNICOS FIBRA OPTICA SISTEMA TIPICO DE COMUNICAÇÃO PTICA ESTRUTURA DE UMA FIBRA OPTICA TIPOS DE FIBRA OPTICA Por Ítalo da Silva Rodrigues

Leia mais

How To de instalação de chicotes para farol de neblina Vectra C

How To de instalação de chicotes para farol de neblina Vectra C Este How to apresenta instruções de instalação de chicotes e outros componentes do sistema de farol de neblina. Foi instalado em um Vectra Expression 2008-09. Materiais Kit completo farol de neblina, código

Leia mais

Tutorial: Como criar "cabo crossover" e "cabo direto"

Tutorial: Como criar cabo crossover e cabo direto Tutorial: Como criar "cabo crossover" e "cabo direto" Introdução Se você tem dois ou três computadores em casa ou em seu escritório, certamente tem interesse em conectá-los em rede para compartilhar impressoras,

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS

GUIA DO USUÁRIO. Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED. Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS GUIA DO USUÁRIO Dome fixo AXIS T90C10 IR-LED Dome fixo AXIS T90C20 IR-LED PORTUGUÊS Medidas de segurança Leia com atenção este guia de instalação até o final antes de instalar o produto. Guarde o guia

Leia mais

Montagem de cabo coaxial digital

Montagem de cabo coaxial digital Montagem de cabo coaxial digital No Módulo 2 de nosso curso discutimos as vantagens e desvantagens de técnicas de montagem utilizando solda ou processo de crimpagem. Na ocasião, todos os presentes puderam

Leia mais

Aprenda a montar seu computador

Aprenda a montar seu computador Aprenda a montar seu computador 1. Colocação da Placa Mãe no Gabinete Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional (cooler e processador): na figura abaixo temos uma placa-mãe com o cooler Volcano

Leia mais

1/ 11 PY2MG. Manual Montagem Maritaca. Parte 1 Recepção

1/ 11 PY2MG. Manual Montagem Maritaca. Parte 1 Recepção 1/ 11 PY2MG Manual Montagem Maritaca Parte 1 Recepção 2/ 11 PY2MG Siga as instruções passo a passo para ter sucesso na montagem. Não tenha pressa e ao colocar os componentes, seja cuidadoso. Faça uma montagem

Leia mais

Display de 7. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006

Display de 7. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Montagem do Display de 7 Segmentos Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/05/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR

FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR Por Ivan Max Freire de Lacerda ivanmaxlacerda@gmail.com A instalação elétrica voltada para alimentar um computador, requer alguns cuidados especiais. Primeiramente,

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas

Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Informações Gerais Trocadores de Calor / Chiller de Placas Somos especializados em trocadores de calor e importamos desde 2009. Eles são fabricados sob a supervisão de um técnico nosso e foram adaptados

Leia mais

Antenas, Cabos e Rádio-Enlace

Antenas, Cabos e Rádio-Enlace Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk Camada Física: Redes Sem Fio Antenas, Cabos e Rádio-Enlace Rádio Transmissor (Tx) Linha de Transmissão (LT) Antena Transmissora Meio de

Leia mais

*Imagens meramente ilustrativas SOLDA ARCO 250. Manual de Instruções www.v8brasil.com.br

*Imagens meramente ilustrativas SOLDA ARCO 250. Manual de Instruções www.v8brasil.com.br *Imagens meramente ilustrativas SOLDA ARCO 250 Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS MÁQUINA DE SOLDA ARCO 250 Modelo V8-Arco 250 Corrente nominal 250A Tensão em vazio máxima 45~48V Ciclo de trabalho

Leia mais

LINKSYS SPA3102 E PAP2T

LINKSYS SPA3102 E PAP2T CONFIGURANDO TELEFONE PONTO A PONTO COM LINKSYS SPA3102 E PAP2T CONFIGURANDO SPA3102 e PAP2T Conteúdo: 1 Apresentação pag 3 2 Estudo de caso pag 4 3 Conexão dos ATAs pag 6 4 Configurando pag 8 5 SPA 3102

Leia mais

Assim como em qualquer problema de engenharia, existem limitações e exigências que você deve cumprir. Aqui estão as diretrizes.

Assim como em qualquer problema de engenharia, existem limitações e exigências que você deve cumprir. Aqui estão as diretrizes. Science Lab Desafio de Engenharia: Construindo um Eletroímã Este Desafio de Engenharia do SEED é para construir o melhor eletroímã que você puder. Seu eletroímã será avaliado pelo peso que ele pode levantar,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO GERADOR DE ÁUDIO MODELO GA-1001

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO GERADOR DE ÁUDIO MODELO GA-1001 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO GERADOR DE ÁUDIO MODELO GA-1001 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do gerador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA... 1 3.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Revisão 03 INSTALAÇÃO DO DISCO SOLAR Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua natureza uma tecnologia

Leia mais

Antena Wireless com lata de batata

Antena Wireless com lata de batata 1 of 29 13/10/2009 21:55 Antena Wireless com lata de batata Outubro 9, 2007 in Manutenção, Tecnologia, Utilidades Tags: antena, batata, conexão, frequencia, internet, radio, rede, web, wireless by Douglas

Leia mais

Placas-mãe, uma breve introdução

Placas-mãe, uma breve introdução Placas-mãe, uma breve introdução Artigo de Carlos E. Morimoto Publicado em 27/08/2007. A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

Leia mais

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Aula 03: Movimento em um Plano Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Caro aluno, olá! Neste tópico, você vai aprender sobre um tipo particular de movimento plano, o movimento circular

Leia mais

Antenas YAGI. Tânia Fernandes 08-10-2010. Curso EFA 2010/2011 de redes informáticas Turma S12 E-mail do autor: taniac2010@gmail.

Antenas YAGI. Tânia Fernandes 08-10-2010. Curso EFA 2010/2011 de redes informáticas Turma S12 E-mail do autor: taniac2010@gmail. Antenas YAGI Tânia Fernandes 08-10-2010 Curso EFA 2010/2011 de redes informáticas Turma S12 E-mail do autor: taniac2010@gmail.com 0 Antenas Yagi Antena Yagi-Uda é um tipo de rádio-antena desenvolvido por

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO, MANUSEIO E MANUTENÇÃO LEIA ANTES DE INSTALAR CONFORTO SEGURANÇA DURABILIDADE PORTÃO SOCIAL OU DE ABRIR Parabéns! Você acaba de adquirir um dos produtos da linha Celbra.

Leia mais

Manual montagem VXO40

Manual montagem VXO40 Manual montagem VXO40 PY2MG 1/1 2/2 Após cada operação, coloque um X nos parêntesis. A placas foi projetada para colocação de conectores Molex, mas se não tiver ou não quiser, pode-se ligar os fios diretamente

Leia mais

1 Manual de montagem receptor ZETA SDR BR PY2MG

1 Manual de montagem receptor ZETA SDR BR PY2MG 1 Manual de montagem receptor ZETA SDR BR PY2MG 2 Instruções gerais para a montagem Alguns componentes possuem posição correta para montagem, por isso dizemos que eles tem polarizações, ou seja, possuem

Leia mais

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão Comunicação de Dados Aula 9 Meios de Transmissão Sumário Meios de Transmissão Transmissão guiada Cabo par trançado Coaxial Fibra ótica Transmissão sem fio Ondas de rádio Micro ondas Infravermelho Exercícios

Leia mais

Para esta demonstração de soma de cores fundamentais da Óptica precisa-se

Para esta demonstração de soma de cores fundamentais da Óptica precisa-se Manual das experiências de Óptica: Bolinha de soma de cores: Para esta demonstração de soma de cores fundamentais da Óptica precisa-se de: 1. Pedaço de 6 cm de cano de 1 2. Bolinha de ping-pong branca

Leia mais

Professor Ventura Ensina Tecnologia

Professor Ventura Ensina Tecnologia Professor Ventura Ensina Tecnologia Experimento PV001 Maquete com Instalação Elétrica Ensino Fundamental Direitos Reservados = Newton C. Braga 1 Maquete com Instalação Elétrica Você gostaria de aprender

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Tutorial - Limpeza de Carburador

Tutorial - Limpeza de Carburador Tutorial - Limpeza de Carburador Retirado do Site Pequenas Notáveis (http://www.pequenasnotaveis.com.br) Autor = bravo18br 10 de Julho de 2005 Bem detalhado como o pessoal gosta. Esse tutorial foi feito

Leia mais

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda

O kit da discadora MED CALL contém: 1 discadora 1 controle remoto 1 adaptador bivolt 1 antena 1 cabo para linha telefônica 1 chave de fenda Introdução A discadora MED CALL tem diversas aplicações, como emergências médicas, coação em caso de assalto, crianças sozinhas em casa, ou qualquer outra aplicação que necessite de uma discagem automática

Leia mais

COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA

COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MICROFONE PRA GAITA Materiais: - cápsula receptora Aqui estão alguns tipos de cápsulas. No topo está um tipo de cápsula de telefone e em baixo dois tipos de cápsulas de fone

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE Este manual serve apenas como orientação dos procedimentos para instalar um pneu largo na traseira da moto Vblade 250cc da Sundown e deve ser feito por especialista

Leia mais

Antes de tudo fica aqui o aviso mais importante de todos os documentos relacionados com esta temática: este é um documento conceptual.

Antes de tudo fica aqui o aviso mais importante de todos os documentos relacionados com esta temática: este é um documento conceptual. PROJECTOR CASEIRO Antes de tudo fica aqui o aviso mais importante de todos os documentos relacionados com esta temática: este é um documento conceptual. Se não tem jeito para as pequenas ou grandes bricolages

Leia mais

COMO CONSTRUIR UM TELHADO. Índice

COMO CONSTRUIR UM TELHADO. Índice COMO CONSTRUIR UM TELHADO Índice ÍNDICE 1 CONSTRUÇÃO DO APOIO 2 CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 CONSTRUÇÃO DO PENDURAL 7 CONSTRUÇÃO DA EMPENA 8 CONSTRUÇÃO DA DIAGONAL 10 CONSTRUÇÃO DO CHAFUZ 11 CONSTRUÇÃO DAS TERÇAS

Leia mais

Projecto de uma mini mini-hídrica

Projecto de uma mini mini-hídrica Projecto de uma mini mini-hídrica José Pinto da Cunha 1 Lista de material 1 tupperware cilíndrico em PVC transparente com 20 cm e altura 9 cm;(marca Canasta; Continente; Jumbo) (ref. 5601323101891); 1

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

Antena Escrito por André

Antena Escrito por André Antena Escrito por André Antenas A antena é um dispositivo passivo que emite ou recebe energia eletromagnéticas irradiada. Em comunicações radioelétricas é um dispositivo fundamental. Alcance de uma Antena

Leia mais

Cabo de par Trançado Micro - HUB

Cabo de par Trançado Micro - HUB Cabo de par Trançado Micro - HUB Além dos cabos sem blindagem conhecidos como UTP (Unshielded Twisted Pair), existem os cabos blindados conhecidos como STP (Shielded Twisted Pair). A única diferença entre

Leia mais

Linha de transmissão. O caminho da energia elétrica

Linha de transmissão. O caminho da energia elétrica Linha de transmissão O caminho da energia elétrica Olá! Nós somos a Anglo American, uma empresa global de mineração com mais de 100 anos de história. Aqui no Brasil, nos estados de Minas Gerais e do Rio

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M

MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M Parabéns, você acaba de fazer uma excelente escolha adquirindo um produto com a qualidade e a garantia PROELETRONIC. Esta CPE emprega tecnologia de ponta em hardware e software

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

www.interline.com.br - 49 3444 2530-9994 4335 Queremos ajudar você a usar melhor a sua internet.

www.interline.com.br - 49 3444 2530-9994 4335 Queremos ajudar você a usar melhor a sua internet. www.interline.com.br - 49 3444 2530-9994 4335 Queremos ajudar você a usar melhor a sua internet. A sua internet travou? Calma, o problema pode ser mais simples do que você imagina. Olá! Me chamo Pedro,

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Índice Condições do motor...2 Retirada do chicote original...2 Colocação do chicote novo...2 Identificação do chicote novo...3 Ligação do chicote na parte do motor...4 Fixação dos

Leia mais

Manual Prensa Combo 8x1 JD INK JET

Manual Prensa Combo 8x1 JD INK JET Manual Prensa Combo 8x1 JD INK JET JD INK JET Apresentação. O desenvolvimento da prensa JD INK JET, foi criada e acompanhada por engenheiros Coreanos na China, e ao decorrer dos anos fomos aprimorando

Leia mais

Configurando o sistema em rede Local

Configurando o sistema em rede Local O SHOficina, SHPet e o SHSap podem ser utilizados como monousuário ou em rede de até 3 computadores (1 Servidor + 2 estações). Se você tem conhecimento intermediário em informática conseguirá seguir este

Leia mais

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006

Adaptação de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Adaptação de Servo-motores Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 13/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Placas e Ferramentas de Rede. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Placas e Ferramentas de Rede. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Placas e Ferramentas de Rede Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução Dada a necessidade de comunicação entre os computadores em uma mesma rede para troca de arquivos, ou ainda para facilitar em processos

Leia mais

Introdução. Placas e Ferramentas de Rede. Exemplos. Surgimento. Estrutura Física - Placas

Introdução. Placas e Ferramentas de Rede. Exemplos. Surgimento. Estrutura Física - Placas Introdução Placas e Ferramentas de Rede Prof. Alexandre Beletti Ferreira Dada a necessidade de comunicação entre os computadores em uma mesma rede para troca de arquivos, ou ainda para facilitar em processos

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

Forno Solar. Tipos de fornos solares: Caixa. Painel

Forno Solar. Tipos de fornos solares: Caixa. Painel Forno Solar O forno solar é um equipamento que, concentra os raios solares numa zona, permitindo aquecer os alimentos depositados num recipiente fechado, aí colocado. O primeiro forno solar foi criado

Leia mais

Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana

Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana Vamos montar um rádio CB na nossa Autocaravana Venho desta vez com mais uma proposta, para montarmos na nossa autocaravana um rádio da Banda do Cidadão que é uma forma de comunicação rádio, de características

Leia mais

Balanceado X Não-Balanceado

Balanceado X Não-Balanceado Page 1 of 5 Balanceado X Não-Balanceado Informação técnica para usuários de produtos de áudio profissional da Yamaha Conexões não-balanceadas empregam dois condutores: um no potencial do aterramento e

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer.

Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer. Dezenas de artigos do tipo faça você mesmo, como funciona e experiências para você fazer. Ferramentas e acessórios: temos no site ferros de soldar, multimetro, chaves... Enfim, as ferramentas mais úteis

Leia mais

Manual do Usuário Mega Net Internet Wireless

Manual do Usuário Mega Net Internet Wireless Manual do Usuário Mega Net Internet Wireless O serviço de conexão banda larga Mega Net dispõem da utilização de tecnologia sem-fio (via rádio) para transmissão de dados. Esta tecnologia dispensa a necessidade

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

EXPERIMENTANDO COM UM RECEPTOR CASEIRO PARA ONDAS CURTAS. Amer J. Feres, PY2DJW.

EXPERIMENTANDO COM UM RECEPTOR CASEIRO PARA ONDAS CURTAS. Amer J. Feres, PY2DJW. EXPERIMENTANDO COM UM RECEPTOR CASEIRO PARA ONDAS CURTAS. Amer J. Feres, PY2DJW. py2djw@gmail.com Montar seu próprio receptor caseiro é uma experimentação muito divertida e além disto aprende-se muito.

Leia mais

Relatório de Teste de Diferentes Antenas e Equipamentos para o Protocolo NOVUS IEEE 802.15.4

Relatório de Teste de Diferentes Antenas e Equipamentos para o Protocolo NOVUS IEEE 802.15.4 Relatório de Teste de Diferentes Antenas e Equipamentos para o Protocolo NOVUS IEEE 802.15.4 ÍNDICE Índice 1 Introdução 2 Equipamentos Utilizados 3 Modelo de Propagação do Sinal 5 Zona de Fresnel 6 Link

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA ESTAÇÃO DE RETRABALHO SMD - MODELO DK850. revisão fevereiro de 2007

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA ESTAÇÃO DE RETRABALHO SMD - MODELO DK850. revisão fevereiro de 2007 DEKEL MANUAL DE INSTRUÇÕES DA ESTAÇÃO DE RETRABALHO SMD - MODELO DK850 revisão fevereiro de 2007 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE INTRODUÇÃO...

Leia mais

Centro de Treinamento Tecnológico Maxwell - CRIMPANDO CABOS UTP. Crimpando cabos UTP

Centro de Treinamento Tecnológico Maxwell - CRIMPANDO CABOS UTP. Crimpando cabos UTP 1 Crimpando cabos UTP A ferramenta básica para crimpar os cabos é o alicate de crimpagem. Ele "esmaga" os contatos do conector, fazendo com que as facas-contato perfurem a cobertura plástica e façam contato

Leia mais

Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Mídias Físicas Utilizadas Cabo Coaxial e Par Trançado Prof. Alexandre Beletti Ferreira Cabo Coaxial COMPOSTO POR: Fio de cobre rígido que forma o núcleo Envolto por um material isolante, O isolante, por

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Cortesia: PP5VX ( Bone ) GG53qs ... veja mais a partir da Página 13

Cortesia: PP5VX ( Bone ) GG53qs ... veja mais a partir da Página 13 Cortesia: PP5VX ( Bone ) GG53qs... veja mais a partir da Página 13 2007 PP5VX (Bone) GG53qs Página 1 de 14 Página 2 de 14 Página 3 de 14 Página 4 de 14 Página 5 de 14 Página 6 de 14 Página 7 de 14 Página

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT

MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT MASTRO TELESCÄPICO CT1BAT ou COMO FAZER UM MASTRO TELESCÄPICO, APRESENTÅVEL E FUNCIONAL, POR POUCO DINHEIRO (menos de 150,00) OlÄ companheiros Radioamadores! Todos nås, Radioamadores, temos os nossos constrangimentos.

Leia mais

Manual Descritivo para Construção do ASBC

Manual Descritivo para Construção do ASBC Manual descritivo para construção do ASBC 1 Felipe Marques Santos Manual Descritivo para Construção do ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) Coordenador: Prof. Dr. Rogério Gomes de Oliveira 2 Manual descritivo

Leia mais

Como montar uma medusa

Como montar uma medusa Como montar uma medusa Autor: Fernando Antonio Bersan Pinheiro As medusas são um dos elementos mais simples de um sistema de sonorização. Não passam de extensões, que atuam na distribuição dos sinais de

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES

SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES SUPORTE TÉCNICO DE COMPUTADORES PROF. FABRICIO ALESSI STEINMACHER MONTAGEM E DESMONTAGEM DE SEU COMPUTADOR Primeiramente devemos saber que um computador possui diversos componentes que exige cuidado, como

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais