Ferramentas Avançadas do Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ferramentas Avançadas do Windows"

Transcrição

1 Ferramentas Avançadas do Windows Autor: Victor Flávio de Camargo

2 Ferramentas avançadas do Windows O Windows possui diversas ferramentas e acessórios de configuração, muitos amplamente divulgados no mundo técnico, mas não tanto para usuários comuns. Essas ferramentas são um importante aliado no trabalho de configuração e manutenção do sistema, incluindo diversas opções úteis.marcos Elias Picão 30/03/2007 O Windows possui diversas ferramentas e acessórios de configuração, muitos amplamente divulgados no mundo técnico, mas não tanto para usuários comuns. Essas ferramentas tornam-se um importante aliado no trabalho de configuração e manutenção, deixando o computador funcionando a todo vapor, de acordo com suas necessidades. Em sua maioria, podem ser usadas apenas "quando o Windows funciona", visto que devem ser abertas a partir da interface gráfica. Diferentemente de outros sistemas, como o Linux, que mantém a grande maioria (se não, praticamente todas) das configurações em arquivos de texto puro, que podem ser abertos e editados em praticamente qualquer sistema, as configurações do Windows ficam numa espécie de "caixa preta". Ou você altera por ele, ou não altera nada. Saudade dos tempos em que a maioria das opções ficavam em arquivos INI... Enfim, vamos a um resumo das principais ferramentas. Nossa base aqui é o Windows XP Professional. Algumas opções valem também para as versões Home, mas nem todas. Boa parte dos recursos apresentados estão presentes também no Windows 2000, Server 2003 e no Vista (este último apresenta grandes diferenças). Consideramos que o usuário possua direitos administrativos para usar estas ferramentas, pois algumas opções não podem ser usadas pelos usuários limitados. Gerenciamento do computador O nome já diz tudo. Para abri-lo, clique com o botão direito do mouse no ícone "Meu computador", e escolha "Gerenciar". Ou, digite compmgmt.msc no "Executar", do menu Iniciar. Veja: Este console é na verdade um agrupamento de diversos outros consoles (mas não todos), facilitando a organização. Os consoles apresentados por ele correspondem a arquivos de extensão ".msc", que ficam na pasta de sistema (comumente, "system32"). O MMC ("Microsoft Management Console", "Console de Gerenciamento da Microsoft") é um padrão que veio a partir do Windows 2000, para facilitar e/ou centralizar a criação de interfaces para as opções do Windows. Para cada item, o menu superior se ajusta de acordo com as opções dele. Clique no menu "Ação" para executar ações próprias do console aberto. No gerenciamento do computador, temos:

3 Visualizar eventos. Registra mensagens de log de erros ou informações que os aplicativos gravam. Erros de hardware ou dispositivos, por exemplo, são listados nesta seção, de forma que você pode pelo menos ter uma idéia de onde começar a investigar. Abra-o diretamente digitando eventvwr no "Executar". Pastas compartilhadas. Com o nome sugere, lista os compartilhamentos feitos na máquina local. Inclui os compartilhamentos ocultos. Além disso, permite identificar os arquivos compartilhados que porventura estejam abertos, além de permitir a criação de novos compartilhamentos a partir do mesmo local. Abra-o diretamente digitando fsmgmt.msc no "Executar". Usuários e grupos locais. Além de permitir criar novas contas de usuário e/ou novos grupos, permite especificar outras opções não disponíveis no item "Contas de usuário", do painel de controle. Clicando com o botão direito e a seguir em "Propriedades", sobre um nome de usuário, você pode definir opções como "o usuário não pode alterar a senha", "a senha nunca expira", além de desativar temporariamente a conta do usuário, etc. Abra-o diretamente digitando lusrmgr.msc no "Executar". Logs e alertas de desempenho. Exibe mais alguns logs. Sinceramente nunca vi itens significativos neste item, nem no meu computador nem em inúmeros outros nos quais já mexi. Gerenciador de dispositivos. É o mesmo que é aberto ao clicar na guia "Hardware", nas propriedades de Sistema. Permite adicionar, remover, alterar as configurações, desativar ou reativar dispositivos, além de atualizar drivers e/ou reverter o driver anterior. Abra-o diretamente digitando devmgmt.msc no "Executar". Armazenamento removível. Mostra informações sobre mídias de armazenamento removível (como CDs ou pen-drives). Abra-o diretamente digitando ntmsmgr.msc no "Executar". Desfragmentador de disco. Esse é muito usado, dispensa comentários. Reorganiza os dados nos discos, para torná-los mais consistentes e facilitar o acesso, otimizando o desempenho e cuidando para evitar desgastes excessivos, que podem comprometer a vida útil dos discos a médio-longo prazo. Abra-o também digitando dfrg.msc no "Executar". Gerenciamento de disco. Diferentemente do desfragmentador, este é um gerenciador. Permite criar e excluir partições (apenas FAT/FAT32/NTFS), formatá-las, etc. É uma boa saída para criar partições adicionais após a instalação (isso se você deixou espaço livre, claro), ou para formatar HDs instalados posteriormente. Permite também formatar e alterar o particionamento de HDs removíveis (externos) e pen-drives (os chamados "memory-keys"). Abra-o diretamente digitando diskmgmt.msc no "Executar". Nota: apesar de não permitir formatar diretamente partições de outros sistemas não-windows (como ext2, ext3, reiserfs, etc), é possível excluí-las e criar novas, formatando as novas com o sistema Windows desejado.

4 Tela do gerenciador de discos. Note a última partição (337 MB): ela é do tipo linux-swap, mas pode ser alterada pelo Windows Serviços. Permite interromper, pausar, continuar e iniciar serviços do sistema ou que tenham sido instalados posteriormente. Possibilita também a desativação de alguns serviços. Use com cuidado, somente se souber o que estará fazendo. É mais chamado pelo "Executar", onde deve-se digitar services.msc. Controle WMI. Configura e controla o serviço "Windows Management Instrumentation". Particularmente, não tenho idéia para que sirva. Pelo "Executar", digite wmimgmt.msc. Serviço de indexação. Configura o serviço do Windows que permite pesquisas mais rápidas, pois indexa todo o conteúdo do disco enquanto o computador estiver ocioso. Com este serviço ativo, pode-se encontrar mais rapidamente determinados arquivos procurando por palavras que eles contenham, por exemplo. Normalmente, fica desativado, pois ocupa uma boa dose de espaço em disco. Trabalha de forma parecida com o Google Desktop ou Windows Desktop Search, porém é um recurso que já vem com o Windows. Neste console há uma página na subcategoria "System", nomeada de "Consultar o catálogo". Ela permite pesquisas nos arquivos quando o serviço está ativo. Abra-o também digitando ciadv.msc no "Executar". A tela de pesquisa de arquivos:

5 Além destes, acessíveis pelo console "Gerenciamento do computador", há o certmgr.msc, um gerenciador de certificados; o gpedit.msc, gerenciador das diretivas de grupo; perfmon.msc, analisador de desempenho; secpol.msc, configurações locais de segurança; entre outros muito pouco usados. Destes últimos citados, dois merecem destaque: Diretivas de grupo (gpedit.msc). Permite impor bloqueios e restrições no sistema. Útil para aplicação em escolas, lan houses, empresas... Onde os usuários não podem sair alterando as configurações, muitas vezes, nem as mais básicas. Aplicar as diretivas conscientemente não é tão fácil como pode parecer, não saia bloqueando tudo, pois você mesmo poderá se complicar depois. Por aqui pode-se bloquear o acesso às opções da Internet (do IE), o painel de controle, alterações no menu Iniciar e na área de trabalho, etc. Existem centenas e centenas de opções, reserve um tempinho qualquer hora para dar uma olhada. Configurações locais de segurança (secpol.msc). Define opções importantes mais usadas em ambientes corporativos, como política de troca de senha, comprimento exigido para as senhas dos usuários, etc. Em "Diretivas de bloqueio de conta", pode-se aplicar um bloqueio de conta automático que bloqueia a conta de determinado usuário por um tempo definido por você, caso alguém tente efetuar logon local e não saiba a senha. Depois de "n" tentativas de logon, o Windows bloqueia a tela de logon por um tempinho e nega o acesso àquela conta de usuário. É uma medida básica para evitar violações no acesso local, quando alguém está diante do computador. Estando bloqueada, um administrador deve desbloquear a conta do usuário para que ele possa voltar a fazer logon (usando, para isso, o console de gerenciamento de usuários). Outros comandos úteis Saindo um pouco dos consoles MMC... Eis algumas outras ferramentas úteis, que podem ser dadas no "Executar": sysedit - Editor de Configuração do Sistema. Apresenta uma interface para edição de arquivos usados pelas versões antigas do Windows, especialmente o 9x/Me. Alguns programas rodam ainda com base nestas opções. Essa ferramenta é um mero agrupamento de arquivos como "autoexec.bat", "system.ini", "win.ini", "config.sys", etc. Eles não são usados diretamente pelo kernel do Windows NT, mas estão aí para manter compatibilidade com alguns programas mais antigos. Veja:

6 msconfig - Tradicional no Windows 9x/Me, não existia no NT 4.0 nem no Windows Como o XP veio para ficar, unificando as duas linhas na família NT, ele incluiu o msconfig. Além de permitir desativar serviços e programas que se iniciam automaticamente, pode ser útil para passar parâmetros para o sistema na hora do boot (aqueles que são adicionados no final da linha do comando do sistema, no arquivo "boot.ini"). Dispensa maiores comentários por ser muito conhecido. syskey - Muito pouco conhecido, promove a segurança das contas de usuários. Veja: O banco de dados de contas de usuários no Windows normalmente é criptografado, armazenando-se a chave de criptografia localmente, de forma que não é necessário interação do usuário para a listagem das contas dos usuários e carregamento dos hashes das senhas. Programas como o Proactive Password Auditor ( podem facilmente varrer as contas de usuários para tentar descobrir as senhas, usando qualquer método (um dos mais usados é o ataque de dicionário, além de força bruta). O syskey permite alterar o local da chave, de modo que as informações das contas de usuários (como os nomes e os hashes das senhas) não sejam acessíveis, até que se insira a chave correta. Esta chave pode ser codificada por uma senha, que será solicitada em toda inicialização (é uma senha especial, independente de qualquer conta de usuário), ou por um arquivo que é salvo num disquete. Neste caso, em toda inicialização deve-se inserir o disquete, senão o acesso não será permitido. Note que, apesar de seguro, se você perder o disquete ou se ele for danificado - o que ocorre com o tempo, devido a curta vida-útil da mídia -, ninguém conseguirá acessar o sistema. É fácil fazer cópia desse disquete pois o arquivo é pequeno, pode ser anexo no seu , por exemplo, e então copiado outra hora para outro disquete. É uma proteção relativa: Se alguém der boot com um CD de outro sistema, como o Linux, por exemplo (salve, Kurumin :), poderá ver o conteúdo do HD, inclusive copiar e ter acesso aos arquivos. Mas... Aliando a proteção oferecida pelo syskey à criptografia NTFS, pode-se ter um sistema muito mais seguro: ninguém conseguirá acessar o sistema sem o disquete. E se acessar com outro sistema, como o Linux (ou o Windows que roda do CD), não conseguirá

7 ter acesso aos arquivos (pois estarão criptografados, com base na senha do usuário no Windows; senha essa quer não teria como ser decifrada sem o disquete). Mas isso não impede que um usuário mal intencionado reparticione e/ou formate o HD. Nem que roube o mesmo... Ele poderá ficar sem os arquivos, mas o dono do computador também ficaria. Pense então, não basta uma solução via software. Se quer proteção máxima, proteja o computador fisicamente também. O que ocorre em data-centers, com servidores que ficam trancafiados a sete chaves. Todavia, vale a dica do syskey :) convert - Um conversor de unidades FAT para NTFS. Se você formatou na instalação como FAT ou FAT32, e quiser usar os recursos oferecidos pelo sistema NTFS, pode converter, dando o comando no Executar, com estes parâmetros: convert C: /fs:ntfs Execute convert /? num prompt de comando para mais opções. Opções nas propriedades do "Meu computador" Nas propriedades do "Meu computador", acessíveis também pelo item "Sistema" do painel de controle, há um resumo de configurações da máquina e alguns links para ferramentas do sistema. Na aba "Nome do computador" você pode alterar o nome da máquina e o grupo de trabalho ou domínio a que o computador pertence. Isso é muito usado na configuração da rede, pois muitas vezes na instalação damos um nome qualquer ou deixamos o padrão, difícil de ser identificado depois. Na guia "Hardware" há o assistente para adição de hardware (normalmente usado quando o plugand-play "não funciona", ou para dispositivos antigos), além disso permite definir se o sistema aceitará ou não drivers não assinados pela Microsoft, e há um link para o gerenciador de dispositivos. Pode-se configurar também por aí, perfis de hardware. Em cada perfil você pode configurar como quiser os dispositivos e serviços a serem iniciados, e na inicialização escolhe qual perfil quer usar. Mas esse recurso é muito específico e pouco usado. Na aba "Avançado" há a seção "Desempenho", onde além de configurar os efeitos visuais (quanto menos itens marcados, mais rápido fica o Windows) você pode alterar o gerenciamento da memória virtual, mudando o arquivo de paginação para outro HD ou até mesmo desativá-lo. Altere ainda o uso de memória e processador: se você usar o computador basicamente como servidor, onde os usuários não ficam rodando programas nele, pode marcar os itens "Serviços em segundo plano" e "Cache do sistema", na guia "Avançado" das opções de desempenho. Em "Inicialização e recuperação" você define o sistema Microsoft que deve ser padrão, quando possui mais de uma versão do Windows ou MS-DOS instalada, além de definir o tempo de espera. Para editar manualmente o arquivo boot.ini é uma boa também, pois o sistema altera temporariamente os atributos de somente-leitura e sistema do boot.ini, abrindo-o no bloco de notas para edição, e reaplicando os atributos no arquivo novamente. Defina ainda opções de despejo de memória (usadas para identificar as causas de determinados erros fatais) e se o computador deve reiniciar automaticamente ou não, após um erro sério. Em servidores é bom deixar ativada a reinicialização automática (pois o sistema reinicia suas atividades sem intervenção dos usuários, visto que se ele ficasse parado numa tela azul, por exemplo, a rede e os serviços prestados pelo servidor ficariam parados até que alguém fosse reiniciar o computador manualmente), mas em desktops e estações de trabalho pode ser ruim. Todavia, em erros muito graves, o Windows NT e seus descendentes reiniciam de qualquer jeito. Ainda na aba "Avançado" pode-se alterar as variáveis de ambiente, que no NT são gravadas no registro. É útil para mover a pasta TEMP para outra partição ou HD, evitando fragmentação na unidade do sistema :) Com o botão "Relatório de erros" pode-se desativar o praticamente inútil relatório de erros, que informa erros à Microsoft, tendo em vista aprimorar atualizações e produtos futuros (será?). Na guia "Restauração do sistema" pode-se ativar ou desativar a mesma. Por questões de desempenho e espaço em disco, usuários avançados normalmente optam por desativá-la, e se der pau, se viram de outra forma. Particularmente, uma vez precisei dela no Windows ME, e a infeliz não funcionou. No XP dizem que realmente funciona, mas o sistema já é tão estável que é praticamente desnecessária. Cuidado apenas com programas suspeitos e configurações acidentais, claro. Chegando ao fim... Na aba "Atualizações automáticas" você altera algumas opções referente às mesma, como o download automático ou solicitação de aviso antes de baixar. Usuários de versões "piratas" normalmente deixam as atualizações desativadas, para evitar presentes desagradáveis como o WGA. Finalizando, na aba "Remoto" pode-se permitir ou negar o acesso à área de trabalho e assistência remota, recursos que permitem controlar o computador à distância, mediante convite/autorização. Dica: abra as propriedades de sistema digitando sysdm.cpl no "Executar". Reparação da instalação, e ferramentas para quando o Windows não inicia mais Deu pau no Windows?

8 Recebe frequentemente mensagens de que o endereço de memória é inválido? De repente o computador passou a reiniciar sozinho? Ele nem inicia, fica reiniciando logo após a tela de boot? Diz que não achou uma DLL de sistema? Arquivos corrompidos? Instalou um programa e depois dele o sistema não inicia mais? Desligou o PC incorretamente e ele não inicia mais? Muitas vezes vale mais a pena reparar a instalação do Windows, do que tentar encontrar o problema. Reparando a instalação, o Windows é instalado por cima, corrigindo uma série de possíveis erros, e restaurando todos os arquivos de sistema. Reparar ou reinstalar por cima pode não resolver problemas de vírus ou spywares, nem de drivers de terceiros inválidos. Mas é uma saída para grande parte dos problemas onde arquivos são corrompidos ou excluídos, ou configurações básicas dos serviços do Windows são removidas. Tem a vantagem de não alterar os programas instalados, nem perder nada no HD: todos os seus arquivos ficarão intactos após a reparação. Para isso... Dê boot com o CD do Windows, como se fosse instalá-lo. Haverá a opção de reparação usando o console de recuperação. Ele é um modo de prompt de comando rodando do CD, onde administradores e usuários avançados podem tentar corrigir problemas específicos com ferramentas especiais do Windows. Ele é avançado, e não serve para reparar o sistema completamente (logo voltamos nesse assunto). É muito usado para reescrever o inicializador do Windows no MBR. Por exemplo, quando você instala o Windows, e depois o Linux. Se, por qualquer motivo quiser remover o Linux, ao apagar ou formatar a partição dele, o sistema não será iniciado depois. Você não precisa reinstalar o Windows para corrigir esse problema. No console de recuperação, dê os comandos: fixboot Ele detecta instalações do Windows no HD e repara o boot.ini. fixmbr Este regrava o MBR. Ele pode exibir uma mensagem assustadora, dizendo que pode causar perda de dados, algo assim. Não se assuste, as partições não serão alteradas :) Em ambos os comandos, deve-se confirmar com Y (yes, sim) ou N (no, não), para evitar descuidos. Não sei porque, mas já presenciei casos em que o fixmbr não regravou o MBR, uma vez que instalei o Windows 98 após o XP, e somente o 98 era iniciado. (Curioso que às vezes ele se adiciona ao menu do boot.ini, às vezes não...) Consulte na ajuda do Windows sobre o console de recuperação. Há diversos comandos exclusivos para ele, que permitem, entre outras coisas, configurar serviços do sistema. Estes comandos não funcionam no prompt de comando do Windows "normal". Então, mas se o problema não for o boot.ini ou o MBR, e o Windows não iniciar, uma tentativa é reparar a instalação. Em vez de escolher o "console de recuperação", tecle [enter] na tela da instalação, para instalar o Windows. Ele detectará uma cópia do Windows instalada e perguntará se você quer repará-la. Confirme, e então sente e aguarde. É como uma instalação por cima, restaurando arquivos e configurações essenciais ou perdidas. Durante a reparação ele poderá pedir o número serial, mas pulará diversas telas, usando a mesma configuração da instalação existente. Ao final, normalmente o Windows estará funcionando. Eu recomendaria desfragmentar o HD após a reparação, devido à quantidade de arquivos restaurados e modificados. Ah sim, para os usuários do nlite: se você removeu coisas demais e se arrependeu, pode reparar as instalações existentes com o CD do Windows original, para tentar restaurar os componentes removidos. Restaurando arquivos do Windows Muitos programas, normalmente não mal intencionados, substituem arquivos de sistema sem questionar o usuário. Esse problema era muito comum no Windows 98, onde volta e meia era preciso reinstalar o sistema, pois depois da instalação de um joguinho o computador não funcionava mais como antes, ou nem iniciava. Com o Windows 2000 foi incluído um verificador de arquivos de sistema. Ele detecta quando os arquivos importantes são substituídos ou

9 modificados, e pede o CD para restaurá-los, imediatamente. (O Windows 98/Me diz na instalação ter um verificador automático de arquivos, mas eu nunca o vi... E não conheço ninguém que o tenha visto também :P ) Porém, há programas que desativam o verificador, para poderem substituir arquivos do Windows. Ou, num outro caso: o usuário altera conscientemente algumas coisas, como o texto do Iniciar, o uxtheme.dll, e faz algo errado. Como recuperar os arquivos originais? Reinstalar o Windows seria uma saída, mas demora muito. Existe então, no Windows 2000, XP ou superior, o comando sfc. Basta dar no "Executar": sfc /scannow E o Windows verificará os arquivos modificados, pedindo o CD caso encontre algum. O processo é automático. Lembre-se sempre: ao restaurar arquivos do CD original do Windows, reaplique o último Service Pack, Direct-X e outras atualizações, senão os arquivos ficarão misturados (os desatualizados com alguns atualizados), e os resultados são imprevisíveis. Dica: o Windows guarda uma cópia de diversos arquivos de sistema na pasta "dllcache", para restaurá-los sem pedir o CD, se necessário. Se você é economista de espaço em disco, pode limpar esta pasta. Para isso, dê o comando sfc /purgecache. Para definir o tamanho padrão do cache (eu deixo só 10 MB), use sfc /cachesize=x, onde X é um número, em MB. DxDiag - Diagnóstico do Direct-X Apresenta uma série de guias, "abas", para configuração do Direct-X, um conjunto de DLLs de sistema responsáveis pela aceleração de hardware de vídeo e som. Com a aceleração ativada, é o hardware (a placa de vídeo, a placa de som) que faz o trabalho pesado ao processar imagens e vídeos a serem exibidos na tela, e sobreposição de sons, entre outros. Isso deixa o processador principal livre para outras atividades, deixando o desempenho do computador "bem" rápido. Porém, quando não são os drivers corretos que estão instalados, ou com hardwares de baixa qualidade (ou mesmo de boa qualidade, mas com baixos recursos, diante das necessidades dos programas e jogos atuais), você pode enfrentar uma série de problemas. Um dos mais característicos é a reinicialização automática, ao abrir um jogo, ou programa "pesado". É raro, mas o Windows XP também pode travar, de congelar a tela (o mouse não mexe, nada responde, você tem que desligar no botão e perder seu trabalho não salvo). Quase sempre não é culpa do Windows, mas sim do driver ou dos dispositivos (eu tenho um leitor de CDs com problemas que faz o Windows XP ou qualquer Linux travar tudo, isso não é impossível de acontecer com som e vídeo). Digitando dxdiag no "Executar" você pode testar o Direct-X, e diminuir o nível de aceleração. Diminuindo (ou até mesmo desativando) a aceleração, normalmente os problemas deixam de ocorrer. Mas o desempenho poderá ficar prejudicado, pois diversas tarefas passarão a ser emuladas e entregues "mastigadas" para a placa de vídeo e de som, dando trabalho para o processador.

10 Quanto ao vídeo, pelo dxdiag você pode apenas ativar ou desativar a aceleração de hardware, sem definir os pontos intermediários. Para isso, nas propriedades de vídeo, siga o caminho: "guia Configurações > botão Avançadas > guia Solucionar problemas" e arraste o controle deslizante, entre "máxima" e "nenhuma aceleração". Há opções parecidas para o som, no item "Sons e dispositivos de áudio", do painel de controle: na aba "Volume" (a primeira), clique no botão "Avançadas" da seção "Configurações de alto falante". Na nova tela que se abre, na guia "Desempenho" você pode alterar a aceleração. Concluindo Antes de sair quebrando a cabeça ou pagando uma nota para um técnico, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os recursos do sistema que você usa. Muitas coisas aparentemente difíceis podem ser solucionadas com poucos cliques e dedicação, por qualquer usuário. Bom sorte com seu PC!

Alterando as opções de pastas do windows 2003 server

Alterando as opções de pastas do windows 2003 server Alterando as opções de pastas do windows 2003 server Acesse o guia visualizar. Altere as opções nesta tela conforme a tabela representada em seguida. Em um dos itens, surgirá um aviso, clique em Sim. Configurações

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Windows Server 2003 como estação de trabalho

Windows Server 2003 como estação de trabalho Windows Server 2003 como estação de trabalho Instalação Sem dificuldades. É idêntica à instalação do Windows XP. A única diferença é a tela para escolha do tipo de licenciamento, que, para o uso de uma

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA

AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA AULA 02 2. USO DE FERRAMENTAS DE SUPORTE DO SISTEMA 2.1 Desfragmentador de Disco (DFRG.MSC): Examina unidades de disco para efetuar a desfragmentação. Quando uma unidade está fragmentada, arquivos grandes

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

ETEC Campo Limpo AULA 07. 1. Interpretando informações do UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA

ETEC Campo Limpo AULA 07. 1. Interpretando informações do UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA AULA 07 1. Interpretando informações do UTILITÁRIO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA O Utilitário de configuração do sistema, o famoso "msconfig" está disponível nas versões recentes do Windows. Para abrir o

Leia mais

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto?

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Por padrão, a maioria dos pendrives vêm formatados com o padrão conhecido como FAT32. Este padrão já meio antigo, é muito

Leia mais

AULA 5 Sistemas Operacionais

AULA 5 Sistemas Operacionais AULA 5 Sistemas Operacionais Disciplina: Introdução à Informática Professora: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Sistemas Operacionais Conteúdo: Partições Formatação Fragmentação Gerenciamento

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo

Leia mais

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente.

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Observação Para concluir estas etapas, você deve ter um disco de instalação

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e

Boot Camp Guia de Instalação e Boot Camp Guia de Instalação e Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar o Windows

Leia mais

Guia de boas práticas para realização de Backup

Guia de boas práticas para realização de Backup Objetivo Quando o assunto é backup de dados, uma proposição de atividades e procedimentos como sendo a melhor prática pode ser bastante controversa. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguir algumas

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Serviços e Agendamento Sumário 1 SERVIÇOS NO LINX POSTOS AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO...3 2.1 Agendamento de Tarefas Windows...5 2.2 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...6

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Considerações sobre o Disaster Recovery

Considerações sobre o Disaster Recovery Considerações sobre o Disaster Recovery I M P O R T A N T E O backup completo para Disaster Recovery não dispensa o uso de outros tipos de trabalhos de backup para garantir a integridadedo sistema. No

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista

Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista Conheça os principais comandos do Prompt do Windows; veja lista Embora nem todos conheçam, o Prompt do Windows possui comandos interessantes e que podem ser úteis em algumas situações e até mesmo mais

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 )

SCPIWeb. SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) 2010 SCPIWebDespRec Aplicação Web para Consulta de Despesas e Receitas ( Lei Complementar nº 131 de 27 Maio de 2009 ) SCPIWebCotacao Aplicação Web para Cotação de Preços via Internet Resumo de Instruções

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP)

Tópicos. Atualizações e segurança do sistema. Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) teste 1 Manutenção Preventiva e Corretiva de Software (utilizando o MS Windows XP) Rafael Fernando Diorio www.diorio.com.br Tópicos - Atualizações e segurança do sistema - Gerenciamento do computador -

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquivos e Pastas. Instrutor Antonio F. de Oliveira. Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro Arquivos e Pastas Duas visões do Windows Explorer A Hierarquia do Explorer Aparência das pastas Personalizando o Explorer Manipulação de Arquivos e pastas Uso de atalhos Visões do Windows Explorer Para

Leia mais

Guia Rápido de Instalação Ilustrado

Guia Rápido de Instalação Ilustrado Livre S.O. Guia Rápido de Instalação Ilustrado Introdução Este guia tem como objetivo auxiliar o futuro usuário do Livre S.O. durante o processo de instalação. Todo procedimento é automatizado sendo necessárias

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MANUAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO Nome do Software: Guarux Versão do Software: Guarux Educacional 4.0 INTRODUÇÃO AO SISTEMA O Guarux Educacional 4.0 é uma distribuição idealizada pela

Leia mais

Instalando o Internet Information Services no Windows XP

Instalando o Internet Information Services no Windows XP Internet Information Services - IIS Se você migrou recentemente do Windows 95 ou 98 para o novo sitema operacional da Microsoft Windows XP, e utilizava antes o Personal Web Server, deve ter notado que

Leia mais

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 2 Conteúdo F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 Gerenciar assinatura...4 1.2 Como me certificar de que o computador está protegido...4

Leia mais

Problemas com o Carregando assinador e Falhas ao assinar documentos no PJe-JT: roteiro para solução

Problemas com o Carregando assinador e Falhas ao assinar documentos no PJe-JT: roteiro para solução Problemas com o Carregando assinador e Falhas ao assinar documentos no PJe-JT: roteiro para solução Passo 1: Versão mínima - Mozila Firefox 26 e Java 1.7.0_51. Caso o escritório utilize outros sistemas

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...5

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração

Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Boot Camp Guia de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 4 Visão geral da instalação 4 Passo 1: Buscar atualizações 4 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 4 Passo 3: Instalar o Windows no seu

Leia mais

VITOR, LUCÉLIA WIKBOLDT, NATANIEL AFONSO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICOS HIREN S CD

VITOR, LUCÉLIA WIKBOLDT, NATANIEL AFONSO RELATÓRIO FINAL DE PROJETO FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICOS HIREN S CD Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática JOÃO VITOR, LUCÉLIA WIKBOLDT, NATANIEL

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS

AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS AULA 06 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS O Windows XP fornece contas de usuários de grupos (das quais os usuários podem ser membros). As contas de usuários são projetadas para indivíduos. As contas de grupos são projetadas

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos.

Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos. Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos. Pergunta de piez do fórum adrenaline.com.br Eu tô com um problema aqui, acho que deve ter alguém aqui que saiba resolver, então vou explicar o que

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0

NAPNE / RENAPI. Software Educativo Smart Panda 1.0 NAPNE / RENAPI Software Educativo Smart Panda 1.0 Julho de 2011 Sumário 1 Introdução... 3 2 Tela Inicial... 3 2.1 Tela de Abertura... 4 3 Como jogar... 5 4 Opções... 6 5 E como fazer para registrar este

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE Professor Carlos Muniz Depois de saber qual a hora certa de formatar o HD e prepará-lo corretamente para a instalação do sistema operacional, chegou a hora de aprender como instalar

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais