Fragilidades / Pontos que requerem melhorias. 1) Estrutura da biblioteca insuficiente para a demanda. 2) Acervo bibliográfico desatualizado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fragilidades / Pontos que requerem melhorias. 1) Estrutura da biblioteca insuficiente para a demanda. 2) Acervo bibliográfico desatualizado."

Transcrição

1 Condições de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação das UnU/ UEG, extraídas dos Relatórios das Comissões de Especialistas do Conselho Estadual de Educação CEE, UnU/Curso/Data Anápolis - CET Ciências Biológicas Anápolis CSEH Formosa Matemática 1) Incentivo à formação continuada dos 2) Laboratório específico do curso bem estruturado e equipado. 3) Programas de bolsas de incentivo financeiro para a permanência do aluno. 4) Os docentes se mostram bastante motivados ao desenvolvimento da pesquisa e da iniciação científica. 1) Laboratório específico do curso atualizado. 2) Divulgação dos dados levantados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a comunidade acadêmica da unidade. 3) Salas de aula adequadas à demanda do curso. 1) Laboratório específico do curso atualizado. 2) Videoteca atualizada e climatizada. 3) Casa para hospedagem de professores que moram em outras cidades. 1) Estrutura da biblioteca insuficiente para a demanda. 2) Acervo bibliográfico desatualizado. 1) Salas de aula inadequadas. 2) Acervo bibliográfico desatualizado e insuficiente. 3) Estrutura física da biblioteca inadequada. 4) Laboratório de informática requer em suas instalações 1) A biblioteca localiza-se em um espaço pequeno para suas atividades. 2) Acervo bibliográfico apresenta-se defasado e em número de exemplares insuficientes para o atendimento aos alunos. 3) Buscar a adesão das escolas estaduais da região para a realização dos estágios. 4) Obter apoio da Pró-Reitoria de Graduação para realizar mudanças na Matriz do Curso, acrescendo nesta, conteúdos relacionados à 5) Reavaliar, adequar e atualizar o PPC atual, propondo novos conteúdos e saberes. 1) Necessidade de ampliação da biblioteca. 2) Construção de gabinetes para os docentes de modo a proporcionar maior permanência destes na unidade. 3) Construção de um auditório. 4) Construção de uma área de convivência de modo a proporcionar maior interação dos estudantes.

2 Goianésia Goianésia Inhumas Letras 1) Salas de aulas adequadas à demanda do curso. 1) Boa articulação da Unidade com a comunidade e com as escolas de educação básica. 2) A unidade realiza o incentivo à pesquisa através da participação de bolsistas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa Institucional de elétricas. 5) Melhorias das condições de infraestrutura na sala dos professores sem dedicação exclusiva. 6) Existência de docentes que impossibilitam a implementação de projetos de pesquisa e extensão, bem como atrasa na adequação do Plano Pedagógico do Curso (PPC) e constituição do Núcleo Docente Estruturante (NDE). 7) Alta rotatividade dos 1) A unidade não tem programa de formação continuada para os 2) Acervo bibliográfico desatualizado. 2) Participação mínima dos docentes na elaboração e reformulação do PPC e matriz do curso. 1) Sistema elétrico da Unidade necessita de. 2) Falta de política de valorização e incentivo à pesquisa para os professores do quadro temporário. 1) Estrutura física inadequada 2) A unidade não possui auditório, laboratório de informática e lanchonete 3) Segundo os discentes, a maioria dos docentes realizam as devidas adaptações ao conteúdo ministrado, disponibilizam seus acervos bibliográficos pessoais aos mesmos e preparam o material didático sem atenção exclusiva a 5) Necessidade de adequação do PPC unificado à realidade local. 6) Ausência de um NDE que permita o acompanhamento contínuo do PPC. 7) Baixo envolvimento e conhecimento dos alunos e professores sobre o PPC do curso. 8) Pouca participação docente em projetos de extensão e pesquisa. 9) Acervo insuficiente da biblioteca. 10) Efetivação e qualificação do docente. 11) Instituição de programas de assistência estudantil que ajudem na permanência dos alunos carentes no curso. 3) Adequar o espaço da biblioteca. 4) Atualizar o acervo bibliográfico e providenciar o acesso ao acervo virtual. 1) Qualificar o corpo docente. 3) Atualizar o acervo bibliográfico e providenciar o acesso ao acervo virtual. 1) Finalização da reforma do prédio, que há anos foi iniciada e devido à falta de estrutura inviabiliza o bom funcionamento das atividades acadêmicas. 2) Manutenção constante de um serviço de segurança, para a proteção efetiva dos servidores acadêmicos e técnicos administrativos, bem como do patrimônio público. 3) Aquisição de recursos tecnológicos. 4) Acervo bibliográfico pertinente às ementas do curso, para atender as necessidades didáticopedagógicas.

3 Palmeiras de Goiás Agronomia Pires do Rio Porangatu Educação Física Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e voluntários. 1) Estabelecimento de convênios com instituições e empresas relacionadas à área de Agronomia. 2) Existência de política de incentivo à investigação científica e à projetos de pesquisa. 3) Constatação de laboratório específico do curso bem estruturado. 1) Adequada estrutura física das salas de aula. 2) Presença da CPA na unidade bibliografia adotada 4) Falta de plano de carreira e salário para os docentes e técnicos administrativos temporários 5) Estrutura física da biblioteca é inadequada 1) Acervo bibliográfico desorganizado e sem sistema de empréstimos informatizado. 1) Evasão expressiva dos discentes. 2) Acervo bibliográfico desatualizado e insuficiente para a demanda do curso. 3) Ausência de programas de qualificação dos 1) O PPC não contempla, totalmente, as demandas efetivas de natureza 5) Plano de carreira para os docentes, principalmente os especialistas que há anos trabalham na mesma Unidade em regime temporário, para que estes possam se qualificar. 6) Auxilio financeiro aos docentes e discentes para que possam participar de eventos científicos e culturais. 7) Criação de um programa de acompanhamento de egressos. 1) Necessidade de política para qualificação e para a efetivação do corpo docente e administrativo. 2) Adequação da formação e titulação de docentes às disciplinas que ministram. 3) Aquisição de maior número de máquinas e implementos agrícolas. 4) Atualização do acervo bibliográfico físico e virtual. 1) Melhoria do acervo bibliográfico do curso. 2) Buscar o apoio das escolas estaduais da região para a realização dos estágios. 3) Buscar o apoio da Pró-Reitoria de Graduação para realizar mudanças na matriz do curso, acrescendo nesta, conteúdos relacionados à 4) Atualização do acervo bibliográfico no que se refere às recentes publicações sobre os temas das disciplinas. 5) Instituir programas de formação continuada para os 6) Agilidade nos processos de substituição dos decentes quando da saída da instituição. 1) Promover a qualificação do quadro efetivo.

4 São Luís de Montes Belos São Miguel do Araguaia Letras econômica e social (regional). 2) Não há clareza das ações sociais, culturais e econômicas do curso perante a comunidade local. 3) Pouca articulação entre a gestão institucional, a gestão do curso e as políticas institucionais constantes no PDI. 4) Não contempla a utilização dos dados obtidos pela CPA. 5) Falta de apoio psicopedagógico ao discente para as atividades de nivelamento. 6) Falta de acessibilidade na estrutura física da Unidade. 7) Acervo bibliográfico insuficiente e desatualizado. 1) Acervo bibliográfico desatualizado. 2) Internet ineficaz. 3) O laboratório de informática não atende a demanda. 5) Ausência da participação docente na elaboração da Matriz Curricular do curso. 6) A matriz curricular não atende, realisticamente, às necessidades específicas de conhecimento teórico, metodológico, didático, pedagógico e interdisciplinar da 4) Não há relação entre a realidade do processo de formação e o proposto no ementário do curso. 5) Não há política de incentivo à 3) Atualizar e adequar o PPC propondo novos conteúdos e saberes. 4) Atualizar o acervo bibliográfico. 5) Definir e divulgar política de pesquisa. 6) Criar o colegiado e o NDE do curso de Educação Física. 7) Atualizar as metas da IES, incluindo metas específicas para garantir melhor desempenho do curso no ENADE. 8) Criar núcleo de atendimento psicopedagógico para discentes e de apoio pedagógico aos 9) Implementar política de apoio à participação de discentes e docentes em congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais. 1) Promover a qualificação do quadro docente através de concurso público. 2) Garantir um quadro docente efetivo por meio de concurso público. 3) Adequar o espaço da biblioteca 4) Atualizar o acervo bibliográfico. 1) Realização de concursos públicos para contratar professores mestres e doutores e funcionários técnicos administrativos. 2) Adequação da carga horária dos docentes (DE e Temporários), para que eles possam desenvolver atividades ligadas, não apenas ao ensino, à pesquisa e à extensão 3) Promoção de Plano de Carreira que viabilize a qualificação docente. 4) Auxílio financeiro aos docentes e discentes para que possam participar de eventos científico culturais. 5) Apoio da gestão à organização estudantil.

5 São M. do Araguaia Fonte: CEE, Relatórios das Comissões de Especialistas, pesquisa na Unidade por falta de corpo docente com a titulação necessária. 6) Falta de política de capacitação dos 7) Estrutura física inadequada. 8) Acervo bibliográfico insuficiente e desatualizado. 1) Falta de acessibilidade na estrutura física na Unidade. 2) Estrutura da biblioteca inadequada e acervo desatualizado e insuficiente para atender a demanda. 3) Laboratório de informática insuficiente para atender a demanda. 4) Controle da secretaria acadêmica para atualizar notas, histórico escolar entre outros no sistema online da universidade. 6) Criação de um programa de acompanhamento de egressos. 7) Organização de NDE para acompanhamento e avaliação permanente do curso e do PPC. 8) Organização de um espaço físico adequado para o funcionamento do curso. 9) Atualização e aquisição do acervo bibliográfico 10) Providenciar o acesso ao acervo virtual. 3) Adequar o espaço físico da biblioteca, atualizar o acervo bibliográfico e providenciar o acesso ao acervo virtual.

3) Necessidade de aquisição de vidrarias. insuficientes de acordo com os alunos e realizadas. docentes. 2) Sugere-se uma revisão em algumas

3) Necessidade de aquisição de vidrarias. insuficientes de acordo com os alunos e realizadas. docentes. 2) Sugere-se uma revisão em algumas Condições de ensino, pesquisa e extensão dos cursos oferecidos pela UEG, extraídas dos Relatórios das Comissões de Especialistas e da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação 2013.

Leia mais

Avaliação Institucional Professores

Avaliação Institucional Professores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 5 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade

Leia mais

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011 Modelo Padrão de PPC Página 1: Capa Citar as informações: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; INSTITUTO FEDERAL DO

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE (elaboração pela PROEN) 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO (elaboração pelo Centro/Departamento)

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE (elaboração pela PROEN) 2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENTRO (elaboração pelo Centro/Departamento) ANEXO 1 IN 006/2011 PROEN ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE PROCESSOS DE RECONHECIMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (O processo deverá ser encaminhado à PROEN somente em CD-ROM). 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA 2010 Professores

Comissão Própria de Avaliação - CPA 2010 Professores Pergunta 1 O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é desenvolvido observando às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Como você avalia a aplicação das práticas pedagógicas contidas no

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, de 11 de maio de 2010. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Institui normas para elaboração de processos para a Avaliação de Reconhecimento

Leia mais

Análise do Documento de Avaliação do MEC

Análise do Documento de Avaliação do MEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARARANGUÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAMPUS ARARANGUÁ JARDIM DAS AVENIDAS CEP: 88900-000 - ARARANGUÁ - SC

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN INDICADOR: 1.1 I A missão e o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional A missão e o PDI. 01 Conheço a missão da 4,20 2,81 4,78 4,46 4,06 02 Tenho conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PERÍODO 2015 TABELA 1 Adesão de docentes e discentes na avaliação 2015

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) AÇÕES ADOTADAS RELACIONADAS ÀS DIMENSÕES 1, 2 E

RELATÓRIO FINAL DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO) AÇÕES ADOTADAS RELACIONADAS ÀS DIMENSÕES 1, 2 E Resultado: Termo de cumprimeto das metas estabelecidas no protocolo de compromisso enviado pela IES Data: 10/03/2015 10:26:34 Data limite para cumprimento das metas estabelecidas no protocolo de compromisso:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL DE REPOSTA DE PROFESSORES. 1º SEMESTRE DE 2016 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão da

Leia mais

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA GABINETE DA REITORIA COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA REITORIA PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO Nota

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-CB 1341255 - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BILÓGICAS AMSTRA 6 AMSTRA 10 AMSTRA 11

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-JP 114942 - CST EM SISTEMAS DE TELECMUNICAÇÕES AMSTRA 8 AMSTRA 13 AMSTRA 40 DISCENTES

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-PC 123118 - CST EM AGRECLGIA AMSTRA 38 AMSTRA 16 AMSTRA 21 DISCENTES DCENTES

Leia mais

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes Resultado: Termo de cumprimento das metas estabelecidas no protocolo de compromisso enviado pela IES Data: 09/10/2015 17:14:12 Análise: Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-JP 95101 - CST EM NEGÓCIS IMBILIÁRIS AMSTRA 15 AMSTRA 10 AMSTRA 40 DISCENTES

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-CG 1127900 - CST EM CNSTRUCA DE EDIFÍCIS AMSTRA 41 AMSTRA 23 AMSTRA 65 DISCENTES

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

Relatório de Ações referente a avaliação Institucional de 2014

Relatório de Ações referente a avaliação Institucional de 2014 Relatório de Ações referente a avaliação Institucional de 2014 Questões Eixo/ Item EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Ações desenvolvidas para manter ou melhorar 1.1 Como você avalia a Comissão

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2016 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação?

Como você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? Na Unidade Des. sei/ se Pós- Co você avalia a atuação do seu orientador em relação ao acompanhamento e orientação do seu projeto de pós-graduação? 90,06% 6,63% 2,76% 0,55% Possuir currículos interdisciplinares,

Leia mais

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 1 DIMENSÃO 8 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 1 O plano de desenvolvimento do instituto PDI ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/portarias/2015/pdi20122016.pdf/view ) faz referência a todos os processos internos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

Prof. Maria das Vitórias V. A. de Sá Pró-reitora de Graduação

Prof. Maria das Vitórias V. A. de Sá Pró-reitora de Graduação Prof. Maria das Vitórias V. A. de Sá Pró-reitora de Graduação Introdução e Histórico BCT - Principal projeto do programa REUNI/UFRN Criação de Unidade Acadêmica Especializada ECT em 2008 BCT entrou em

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão das

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Resultado/relatório das avaliações realizadas no 2º semestre de 2015 De 03 a 13 de novembro de 2015 foi disponibilizado no login dos alunos

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2015 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS

CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Núcleo de Avaliação UnUCET 2006 _ CAPITULO III ANÁLISE DOS DADOS 3.1 ANÁLISE DOS DADOS - SEGMENTOS: PROFESSORES E ALUNOS Para a análise dos dados dessa pesquisa, que foi realizada por meio de questionários

Leia mais

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA

AVALIAÇÃO Externa da UFRN Comissão Própria de Avaliação / CPA AVALIAÇÃO Externa da UFRN - 2011 Comissão Própria de Avaliação / CPA 1 RELATório de avaliação da comissão inep-mec Ato Regulatório: Recredenciamento da Instituição Documentos de Referência: 1. Relatório

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO RESOLUÇÃO Nº 44 DO CONSELHO SUPERIOR, DE 11 DE DEZEMBRO

Leia mais

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2017

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2017 FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2017 AVALIAÇÃO IES PAI 2016 INFRAESTRUTURA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA PAI 2016 INFRAESTRUTURA MEMBROS: 1. Paulo Sérgio

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. 12 (doze) meses. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO 3.1.1.1. Organização Didático-Pedagógica (3) (4) (5) previsão de alunos por turma em disciplina teórica de, no máximo, 80. relação aluno por docente,

Leia mais

Questionário docente de avaliação institucional. Tabela 1: Questionários utilizados na coleta de dados

Questionário docente de avaliação institucional. Tabela 1: Questionários utilizados na coleta de dados Avaliação Institucional Interna Relatório resumido Período de Referência: 2017 Apresentação Este relatório apresenta de forma sucinta os resultados da avaliação institucional interna, realizada com o apoio

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Alunos Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Indicador Objetivos do Curso 02 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso e os

Leia mais

AÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO AUTOAVALIATIVO

AÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO AUTOAVALIATIVO AÇÕES DECORRENTES DO PROCESSO AUTOAVALIATIVO Ao longo do processo autoavaliativo realizado em 2013, percebeu que a IES, através do seu PDI, assumiu o compromisso de desenvolver ações que permitam ser um

Leia mais

Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Docentes.

Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Docentes. Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Campus Apucarana por seus Docentes. AVALIAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL O processo de autoavaliação do Curso de Engenharia Civil constitui-se

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

CPA Comissão Própria de Avaliação

CPA Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação Autoavaliação Institucional Docentes 7 SGAS 96, Lote 8, Conjunto A, Bloco Asa Sul Brasília DF 7. - 6 Introdução: O que é CPA? A Lei Federal nº.86, de de abril de, instituiu

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO POR CURSO DE RESPOSTAS DE ALUNOS 2º SEMESTRE DE 2013 GERAL DE ALUNOS 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMC COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO - CPA CAMPUS DA SEDE / MOGI DAS CRUZES / SÃO PAULO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMC COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO - CPA CAMPUS DA SEDE / MOGI DAS CRUZES / SÃO PAULO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMC COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO - CPA CAMPUS DA SEDE / MOGI DAS CRUZES / SÃO PAULO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 RESULTADO INSTRUMENTO ALUNOS Nº DE ALUNOS MATRICULADOS:

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL)

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) RICARDO SILVA CARDOSO PRESIDENTE LOREINE HERMIDA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMC COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO - CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMC COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO - CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMC COMISSÃO PRÓPRIA DEAVALIAÇÃO - CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 CAMPUS DA SEDE/MOGI DAS CRUZES E CAMPUS FORA DE SEDE/ VILLA-LOBOS RESULTADO INSTRUMENTO ALUNOS Total

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

TERMO FINAL DE CUMPRIMENTO DE METAS PREVISTAS NO PROTOCOLO DE COMPROMISSO MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RECONHECIMENTO - PROCESSO E-MEC Nº

TERMO FINAL DE CUMPRIMENTO DE METAS PREVISTAS NO PROTOCOLO DE COMPROMISSO MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RECONHECIMENTO - PROCESSO E-MEC Nº TERMO FINAL DE CUMPRIMENTO DE METAS PREVISTAS NO PROTOCOLO DE COMPROMISSO MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RECONHECIMENTO - PROCESSO E-MEC Nº 200801216 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DOCENTES, TÉCNICOS E GESTORES 2012-2013 RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS E QUE COMPORÃO O RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UESC

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

RESOLUÇÃO CsA N., DE DE AGOSTO DE o Processo n , de 24 de abril de 2017,

RESOLUÇÃO CsA N., DE DE AGOSTO DE o Processo n , de 24 de abril de 2017, RESOLUÇÃO CsA N., DE DE AGOSTO DE 07 Aprova o Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação da UEG proposto pelo Grupo de Avaliação Permanente dos cursos de graduação presenciais da UEG. O CONSELHO

Leia mais

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Sérgio Roberto Kieling Franco SINAES Política de promoção de qualidade (combinado com política regulatória) Avaliação de instituições e de cursos

Leia mais

NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES DIREITO AUTORIZAÇÃO

NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES DIREITO AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Gráficos comparativo da participação por segmento no triênio 2015 a 2017 8 7 6 5 4 Ano

Leia mais

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO - SIA 2017 FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO - SIA 2017 FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO - SIA 2017 FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento elaborado pela Subcomissão Interna de Avaliação

Leia mais

Anexo 4. Plano de ação proposta pela CPA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS CAMPUS I - BARBACENA PLANO DE AÇÃO RECOMENDADO PELA CPA

Anexo 4. Plano de ação proposta pela CPA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS CAMPUS I - BARBACENA PLANO DE AÇÃO RECOMENDADO PELA CPA 1 Anexo 4 Plano de ação proposta pela CPA UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS CAMPUS I - BARBACENA PLANO DE AÇÃO RECOMENDADO PELA CPA Mantenedora Fundação Presidente Antônio Carlos Mantida Universidade

Leia mais

1 APRESENTAÇÃO 2 METODOLOGIA

1 APRESENTAÇÃO 2 METODOLOGIA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ANO 2017 1 APRESENTAÇÃO A Comissão de Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos apresenta

Leia mais

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO. Planos de Ação RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO Planos de Ação ANO BASE 2017 1 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Interna na FACSUM tem se desenvolvido como uma importante e permanente prática de gestão organizacional, visando obter

Leia mais

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA

PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA PROPOSTA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO - UFBA DIMENSÃO SUB - DIMENSÕES INDICADORES FONTES/INFORMANTES RESPONSÁVEL PERIODICIDADE Evolução dos cursos Fluxo e desempenho dos alunos 1. ENSINO

Leia mais

Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005.

Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005. Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005. Curso Tecnólogo. em Processamento de Dados Autorização para Funcionamento Início do Funcionamento Autorizado pelo Dec.

Leia mais

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO.

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO SIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2017

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO SIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2017 PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SUBCOMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO SIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2017 FACULDADE EVANGÉLICA DE RUBIATABA PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento elaborado pela Subcomissão

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

RESULTADOS DA PESQUISA: DOCENTES AVALIANDO A INSTITUIÇÃO

RESULTADOS DA PESQUISA: DOCENTES AVALIANDO A INSTITUIÇÃO IES/2018 RESULTADOS DA PESQUISA: DOCENTES AVALIANDO A INSTITUIÇÃO A CPA APRESENTA OS RESULTADOS DA PESQUISA APLICADA JUNTO AOS DOCENTES RECONHECENDO SER INFORMAÇÕES ESSENCIAIS A FIM DE NORTEAR FUTURAS

Leia mais

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BELÉM RELATÓRIO PARCIAL

Leia mais

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)?

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMG: O QUE NOS DIZEM OS AVALIADORES EXTERNOS (VISITAS IN LOCO)? Cristina Gonçalves Alvim Marisa M. Ribeiro Duarte Luiz Antônio de Faria Fonseca Júnior Micheline Sanches de Souza

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Faculdade de Tecnologia de Jahu

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Faculdade de Tecnologia de Jahu RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Faculdade de Tecnologia de Jahu Março/2017 APRESENTAÇÃO A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia de Jahu apresenta à comunidade o relatório com

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Curso: Período: Nome do Docente Disciplina: DIAGNÓSTICO DO ALUNO

Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Curso: Período: Nome do Docente Disciplina: DIAGNÓSTICO DO ALUNO 1 Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Curso: Período: Nome do Docente Disciplina: DIAGNÓSTICO DO ALUNO Atribua uma nota que julgue ser mais adequada frente às afirmativas abaixo: (1) = péssimo;

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2018

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2018 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO PARCIAL ANO BASE 2018 Americana SP Março de 2019 Comissão Própria de Avaliação Coordenação: Prof. Dr. Marco Roberto Pires Representantes

Leia mais

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2016

FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2016 FACULDADE AMADEUS RESULTADO PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 206 AVALIAÇÃO IES PAI 206 INFRAESTRUTURA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA PAI 206 INFRAESTRUTURA MEMBROS:. Paulo Sérgio Presidente

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Avaliação Institucional Docentes

Avaliação Institucional Docentes Avaliação Institucional Docentes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, a Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Leia mais

1. Processo 2009/2 Resultado do processo seletivo dos projetos de pesquisa: UEG-UnU/Situação final da tramitação

1. Processo 2009/2 Resultado do processo seletivo dos projetos de pesquisa: UEG-UnU/Situação final da tramitação 1. Processo 2009/2 Resultado do processo seletivo dos projetos de pesquisa: UEG-UnU/Situação final da tramitação UEG/UnU Nãoenquadradoaprovados Não- Aprovados Total Anápolis CET 6 5 49 60 Anápolis CSEH

Leia mais

TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto Julho 2016

TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto Julho 2016 TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto 2015 - Julho 2016 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 - PARTE GERAL - TECNICOS, SUPERVISORES POLO, TUTORES (EAD) Car@s Senhores, Senhoras: Solicitamos

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais