Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved."

Transcrição

1 Capítul 6 Frça e Mviment II Cpyright 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

2 6-1 Atrit Metas de aprendizad 6.01 Distinguir entre a situaçã de atrit estátic e a de atrit cinétic Determinar direçã, sentid e módul de uma frça de atrit Para bjets em plans hrizntais, verticais u inclinads em situações envlvend atrit, desenhar s diagramas de crp livre e aplicar a Segunda Lei de Newtn Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

3 6-1 Atrit Frças de atrit sã essenciais para: Levantar cisas Andar, bicicleta, dirigir para qualquer lugar Escrever cm um lápis Cnstruir cm pregs, fiar tecids, etc Mas superar as frças de atrit também é imprtante: Eficiência em mtres (20% d cmbustível em um veícul serve para se cntrapr a atrit na traçã) Rller skates, ventiladres Qualquer cisa que desejams que permaneça em mv Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

4 6-1 Atrit Três experiments: Deslizar um livr sbre uma mesa. O livr desacelera e para, entã deve existir uma aceleraçã paralela à superfície e em sentid pst a mviment. Empurrar um livr cm uma velcidade cnstant sbre uma mesa. Deve existir uma frça de módul igual e sentid pst, cas cntrári livr deveria acelerar. Nvamente a frça é paralela à superfície e em sentid pst a mviment. Empurrar um baú u utr bjet pesad que nã se mve. Para manter baú parad, uma frça igual e psta deve se pr a vcê. Se vcê empurrar cm mais frça, a frça psta também aumenta a fim de manter baú parad. Cntinue empurrand cm frça. Eventualmente a frça de psiçã atingirá um máxim e baú irá se mver Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

5 6-1 Atrit Nã há tentativa de deslizar. Entã, nenhum atrit e nenhum mviment. A frça F tenta deslizar, mas é cntrabalanceada pela frça de atrit. Nenhum mviment. Frça de atrit = 0 Frça de atrit = F Figura 6-1 A frça F agra é mais intensa, mas ainda é equilibrada pela frça de atrit. Nenhum mviment. Frça de atrit = F Finalmente a frça aplicada superu a frça de atrit estátic. O blc desliza e acelera. Frça de atrit cinétic fraca A frça F agra é mais intensa, mas ainda é equilibrada pela frça de atrit. Nenhum mviment. Frça de atrit = F Para manter a velcidade a frça F é reduzida para se igualar à frça de atrit mens intensa. Mesma frça de atrit cinétic fraca A frça de atrit estátic só pde se igualar à frça aplicada. A frça de atrit cinétic só pde ter um valr (sem se igualar) Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

6 6-1 Atrit Dis tips de frça de atrit Frça de atrit estátic: A frça de psiçã que evita que bjet se mva pde ter módul desde 0 N até um valr máxim. Uma vez atingid este máxim as frças deixam de estar em equilíbri e a resultante é diferente de zer fazend cm que bjet cmece a se mver. Frça de atrit cinétic: A frça de psiçã que age n bjet em mviment tem apenas um valr. Geralmente menr que a frça de atrit estátic máxima Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

7 6-1 Atrit Estrutura micrscópica: superfícies sã rugsas Atrit crre quand pnts de cntat deslizam uns sbre s utrs Duas superfícies de metal preparadas especialmente pdem fundir a fri e ser impssível deslizar, prque existiria muit cntat entre as superfícies Uma frça mair nrmal à superfície de cntat aumenta atrit prque as superfícies sã pressinadas umas cntra as utras (mair cntat) Deslizar neste cas é mais difícil devid à rugsidade, prduz sm Figura Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

8 6-1 Atrit As prpriedades d atrit 1. Se um crp nã se mve, entã a frça aplicada e a frça de atrit se equilibram (se cancelam) na direçã paralela à superfície: iguais em módul, sentids psts 2. O módul de f s tem um máxim f s,max dad pr: Eq. (6-1) nde μ s é ceficiente de atrit estátic. Se a frça aplicada aumenta para além de f s,max, deslizament crre Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

9 6-1 Atrit As prpriedades d atrit 3. Uma vez que mviment se inicie, a frça de atrit decresce para f k dada pr: Eq. (6-2) nde μ k é ceficiente de atrit cinétic. O módul F N da frça nrmal mede quã intens as superfícies estã send pressinadas uma cntra utra Os valres ds ceficientes de atrit nã pssuem unidade física e precisam ser determinads experimentalmente 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

10 6-1 Atrit Assuma que μ k nã depende da velcidade Nte que estas equações nã sã vetriais Um blc repusa sbre uma superfície. (a) Qual é a magnitude da frça de atrit sbre ele vinda da superfície? (b) Se uma frça hrizntal de 5 N é agra aplicada sbre blc, mas blc nã se mve, qual é a magnitude da frça de atrit sbre ele? (c) Se valr máxim da frça de atrit estátic n blc é 10 N, ele se mverá se módul hrizntalmente aplicad da frça é 8 N? (d) E se fr 12 N? (e) Qual é módul da frça de atrit n cas d item (c)? Answer: (a) 0 (b) 5 N (c) n (d) yes (e) 8 N 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

11 6-1 Atrit Exempl Para a frça aplicada num determinad ângul: Decmpnha a frça em cmpnentes x e y Avalie as cmpnentes verticais (F N, F g, F y ) Avalie as cmpnentes hrizntais (f, F x ) Reslva para as descnhecidas, lembrand que F N e f estã relacinadas Figura Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

12 6-2 Frça de arrast e velcidade terminal Metas de aprendizad 6.04 Aplicar a relaçã entre a frça de arrast sbre um bjet se mvend n ar e a velcidade d bjet Determinar a velcidade terminal de um bjet em queda n ar Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

13 6-2 Frça de arrast e velcidade terminal Um fluid é qualquer cisa que pde fluir (gás u líquid) Quand existe uma velcidade relativa entre fluid e um bjet existe uma frça de arrast: Que se põe a mviment relativ E apnta a lng da direçã e n sentid d escament, relativ a crp Aqui nós estudarems a frça de arrast para Ar Cm crp que nã é aerdinâmic Para mviment rápid suficiente para que ar se trne turbulent (frme redeminhs) 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

14 6-2 Frça de arrast e velcidade terminal Para este cas a frça de arrast é: Eq. (6-14) Cnfrme aumenta a velcidade d gat, a frça de arrast para cima aumenta até se equilibrar cm a frça gravitacinal. Onde: crp em queda v é a velcidade relativa ρ é a densidade d ar (massa/vlume) C é ceficiente de arrast determinad experimentalmente A é a área da seçã transversal (reta) efetiva d crp (área medida perpendicular à velcidade relativa) Na verdade, C nã é um cnstante para tds s valres de v Figura Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

15 6-2 Frça de arrast e velcidade terminal A frça de arrast d ar se põe a queda de um bjet Eq. (6-15) Uma vez que a frça de arrast se iguale à frça gravitacinal, bjet cai numa velcidade terminal cnstante: Eq. (6-16) A velcidade terminal pde aumentar reduzind-se A A velcidade terminal pde diminuir aumentand-se A Paraquedistas usam ist para cntrlar a queda 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

16 6-2 Frça de arrast e velcidade terminal Exempl A velcidade de uma gta de chuva: Gta esférica sente uma frça gravitacinal F = mg: Express em terms da densidade da água Entã clcand ist na eq. de velcidade terminal e usand s valres d text: Use A = πr 2 para a seçã transversal 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

17 6-3 Mviment Circular Unifrme Metas de aprendizad 6.06 Desenhar caminh em um mviment circular unifrme e explicar s vetres velcidade, aceleraçã e frça (móduls, direções e sentids) durante mviment Entender que a mens que exista uma frça resultante radial e para centr (uma frça centrípeta), um bjet nã pde se deslcar em mviment circular Para uma partícula em mviment circular unifrme, aplicar as relações entre rai da trajetória, sua velcidade e sua massa, e a frça resultante agind na partícula Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

18 6-3 Mviment Circular Unifrme Relembrand que mviment circular requer uma aceleraçã centripeta Eq. (6-17) Exempls Vcê é um passageir: Para um carr fazend uma curva carr acelera em direçã a centr da curva devid a uma frça centrípeta prvida pel atrit ds pneus. Sua inércia faz cm que vcê queira cntinuar em linha reta e vcê sente a pressã d seu banc e pde até ser empurrad cntra lad d seu carr. Estas frças para dentr da curva mantém em mviment circular unifrme junt cm carr. Para um ônibus espacial, ônibus é mantid em órbita pela frça gravitacinal da Terra cm uma frça entrípeta. Esta frça também age em cada átm de seu crp e mantém vcê em órbita a redr da Terra. Vcê pde flutuar sem a sensaçã de frça, mas está sujeit a uma aceleraçã centrípeta Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

19 6-3 Mviment Circular Unifrme Frça centrípeta nã é um nv tip de frça, é simplesmente uma aplicaçã de frça Eq. (6-18) Uma frça centrípeta acelera um crp mudand a direçã da velcidade d crp sem cntud alterar seu módul Para uma pedra num barbante, a tensã n barbante prvidencia a frça centrípeta necessária para manter mviment circular Figure Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

20 6-3 Mviment Circular Unifrme Exempl Bicicleta (u mtcicleta) fazend um lp vertical: A frça nrmal é advinda da parte superir d lp. A frça líquida prvca a aceleraçã para centr d lp. Figure 6-9 N tp d lp tems: Reslvend para v e substituind nsss própris valres, incluind F N = 0 para valr mínim: Eq. (6-19) 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

21 6-3 Mviment Circular Unifrme Exempl Carr numa curva inclinada: A frça para centr é devid à estrada inclinada. A frça nrmal inclinada suprta carr e prvca a frça para centr da curva. Figura 6-11 Vista das frças a partir da pista. A frça gravitacinal puxa carr para baix. Sme as cmpnentes a lng da direçã radial: Eq. (6-23) Sme as cmpnentes a lng da direçã vertical: Eq. (6-24) Divida e substitua : 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

22 6-3 Mviment Circular Unifrme Exempl E n cas de uma curva sem inclinaçã, mas carr cm asa traseira? Atrit: para centr da curva. A frça nrmal apenas suprta carr. Figura 6-12 A frça para centr é devid à frça de atrit. Vista das frças a partir da pista. A asa pressina carr para baix. A frça gravitacinal puxa carr para baix Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

23 6 Sumári Atrit Se põe a sentid d mviment u tentativa de mv. Estátic se nã se mve Atrit estátic pde aumentar até um máxim Eq. (6-1) Frça de Arrast Resistência entre um fluíd e um bject Se põe a mviment relativ Cef. de arrast C determinad experimentalmente Eq. (6-14) Cinétic se há mviment Use a seçã reta efetiva (área perpendicular à velcidade) Eq. (6-2) 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

24 6 Sumári Velcidade Terminal A velcidade máxima de queda de um bjet devid a arrast Mv. Circular Unifrme Aceleraçã centrípeta necessária para manter mviment Eq. (6-16) Eq. (6-17) Frça centrípeta Eq. (6-18) Frça apnta em direçã a centr da curvatura 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

25 6 Exercícis Ex Na figura abaix um blc de massa m1 = 40 kg repusa sbre uma superfície sem atrit e um blc de massa m2 = 10 kg repusa sbre primeir blc. Entre s dis blcs ceficiente de atrit estátic é 0,60 e ceficiente de atrit cinétic é 0,40. Uma frça hrizntal de módul 100 N cmeça a puxar um ds blcs, cm mstrad. Quais as acelerações (a) d blc superir e (b) d blc inferir? 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

26 6 Exercícis Ex Na figura abaix s dis blcs (m = 16 kg e M = 88 kg) nã estã ligads um a utr. O ceficiente de atrit estátic entre s blcs é 0,38, mas a superfície embaix d blc mair é sem atrit. Qual é módul mínim da frça hrizntal requerida para manter blc menr sem deslizar para baix? Sem atrit 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

27 6 Exercícis Ex Na mdalidade dwnhill um esquiadr é retardad pr ambas uma frça de arrast pel ar e uma frça de atrit cinétic ds esquis. Supnha que a inclinaçã da rampa é de 40,0 graus, a neve é seca e cm ceficiente de atrit cinétic de 0,0400, a massa d esquiadr é de 85,0 kg, sua área de seçã transversal (seçã reta) é 1,30 metrs quadrads, ceficiente de arrast C é 0,150 e a densidade d ar é 1,20 quilgramas pr metr cúbic. Qual a velcidade terminal d esquiadr neste cas? 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

28 6 Exercícis Ex Frear u fazer a curva? A figura abaix mstra a visã de cima da trajetória de um carr na direçã de um mur. Assuma que mtrista cmece a frear carr quand a distância até mur é de d = 107 m e assuma a massa d carr cm kg, sua velcidade inicial cm 35 m/s e ceficiente de atrit estátic cm 0,50. Assuma que pes d carr está distribuíd igualmente entre suas quatr rdas, mesm durante a frenagem. (a) Qual é módul d atrit estátic necessári (entre s pneus e a estrada) para fazer parar carr na iminência de atingir mur? (b) Qual é atrit estátic máxim? (c) Se ceficiente de atrit cinétic entre s pneus (deslizand) e a estrada é 0,40, qual é a velcidade cm que carr atinge mur? (d) Qual é módul da frça de atrit necessária para manter carr numa trajetória circular de rai igual a d = 107 m e a uma velcidade de 35 m/s, de mds que carr se mve em um quart de circunferência e entã paralel a mur? (e) a frça necessária é menr que atrit estátic máxim, de mds que a curva é pssível? 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved.

Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 6. Força e Movimento II. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítul 6 Frça e Mviment II Cpyright 2014 Jhn Wiley & Sns, Inc. All rights reserved. 6-1 Atrit Frças de atrit sã essenciais para: Levantar cisas Andar, bicicleta, dirigir para qualquer lugar Escrever cm

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

A grandeza física capaz de empurrar ou puxar um corpo é denominada de força sendo esta uma grandeza vetorial representada da seguinte forma:

A grandeza física capaz de empurrar ou puxar um corpo é denominada de força sendo esta uma grandeza vetorial representada da seguinte forma: EQUILÍBRIO DE UM PONTO MATERIAL FORÇA (F ) A grandeza física capaz de empurrar u puxar um crp é denminada de frça send esta uma grandeza vetrial representada da seguinte frma: ATENÇÃO! N S.I. a frça é

Leia mais

Energia Cinética e Trabalho

Energia Cinética e Trabalho Capítul 7 Energia Cinética e Trabalh Cpyright 7-1 Energia Cinética Metas de Aprendizad 7.01 Aplicar a relaçã entre a energia cinética de uma partícula, sua massa e sua velcidade. 7.02 Entender que a energia

Leia mais

Mecânica e Ondas Prof. Pedro Abreu Prof. Mário Pinheiro. Série 4. Semana: 13/3 a 17/3 de 2017 Ler Serway, Capt.4 e 5 (ver Fénix) arctg 13.5 ] Fig.

Mecânica e Ondas Prof. Pedro Abreu Prof. Mário Pinheiro. Série 4. Semana: 13/3 a 17/3 de 2017 Ler Serway, Capt.4 e 5 (ver Fénix) arctg 13.5 ] Fig. LEAN MEMec Mecânica e Ondas Prf. Pedr Abreu Prf. Mári Pinheir Série 4 Semana: 13/3 a 17/3 de 017 Ler Serway, Capt.4 e 5 (ver Fénix) 1 Aceleraçã centrípeta: Uma viatura arranca d sinal stp cm aceleraçã

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA FOLHA DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE GRADUAÇÃO FÍSICA FOLHA DE QUESTÕES CONCURSO DE DMISSÃO O CURSO DE GRDUÇÃO FÍSIC FOLH DE QUESTÕES 007 1 a QUESTÃO Valr: 1,0 Um hmem está de pé diante de um espelh plan suspens d tet pr uma mla. Sabend-se que: a distância entre s lhs d hmem

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundaments de Física Mecânica Vlume 1 www.grupgen.cm.br http://gen-i.grupgen.cm.br O GEN Grup Editrial Nacinal reúne as editras Guanabara Kgan, Sants, Rca, AC Farmacêutica, LTC, Frense,

Leia mais

Mais problemas resolvidos! Atrito e força centrípeta:

Mais problemas resolvidos! Atrito e força centrípeta: Mais prblemas reslvids! Atrit e frça centrípeta: Prblema 04. a figura a lad, um prc brincalhã escrrega em uma ο rampa cm uma inclinaçã de 35 e leva dbr d temp que levaria se nã huvesse atrit. Qual é ceficiente

Leia mais

Capítulo 5. Força e Movimento I. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved.

Capítulo 5. Força e Movimento I. Copyright 2014 John Wiley & Sons, Inc. All rights reserved. Capítul 5 Frça e Mviment I Cpyright 5-1 Primeira e Segunda Leis de Newtn Uma frça: É um empurrã r puxã atuand em um bjet Causa aceleraçã Ns cncentrarems nas três leis de mviment de Newtn: Mecânica Newtniana

Leia mais

t e os valores de t serão

t e os valores de t serão A prva tem valr ttal de 48 pnts equivalentes as it (8) questões esclhidas pels aluns. A sma ds itens para cada questã é sempre igual a seis (6). d t 5 =. V m = =,5m / s, cnsiderand que carr desacelera

Leia mais

Como os antigos egípcios levantaram os gigantescos blocos de pedra para construir a grande Pirâmide?

Como os antigos egípcios levantaram os gigantescos blocos de pedra para construir a grande Pirâmide? Como os antigos egípcios levantaram os gigantescos blocos de pedra para construir a grande Pirâmide? Força de Atrito A importância do atrito na vida diária: Cerca de 20 % da gasolina usada em um automóvel

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Física. Atenção: Sempre que necessário, utilize g =

Física. Atenção: Sempre que necessário, utilize g = ísica 8. Atençã: Sempre que necessári, utilize g = 1 e d = 1, g/ml água Lança-se um elétrn nas prximidades de um fi cmprid percrrid pr uma crrente elétrica i e ligad a uma bateria. O vetr velcidade v d

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 5

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 5 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 5 Questões 1) Na Figura 1, forças F 1 e F 2 são aplicadas em um bloco a medida que este desliza sem atrito com velocidade constante sobre uma superfície. O ângulo θ é decrementado

Leia mais

Energia Potencial e Conservação de Energia

Energia Potencial e Conservação de Energia Capítul 8 Energia Ptencial e Cnservaçã de Energia Cpyright 8-1 Energia Ptencial Objetivs de Aprendizad 8.01 Distinguir uma frça cnservativa de uma frça nã cnservativa. 8.02 Para uma partícula se mvend

Leia mais

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios

Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios Mecânica da Partícula 2ª lista de exercícios 1. Um satélite em órbita ao redor da Terra é atraído pelo nosso planeta e, como reação, atrai a Terra. A figura que representa corretamente esse par ação-reação

Leia mais

Energia Cinética e Trabalho

Energia Cinética e Trabalho Capítul 7 Energia Cinética e Trabalh Cpyright 7-1 Energia Cinética Energia é necessária para qualquer tip de mvim. Energia: É uma grandeza escalar assciada a um bjet u a um sistema de bjets Pde alterar

Leia mais

Física I Prova 1 09/01/2016

Física I Prova 1 09/01/2016 Nota Física I Prova 1 09/01/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Física I Lista de Problemas 2.2

Física I Lista de Problemas 2.2 Física I - 2017.2 - Lista de Problemas 2.2 1 Física I Lista de Problemas 2.2 Departamento de Física de Ji-Paraná Universidade Federal de Rondônia Prof. Marco Polo Questão 01: Uma pessoa empurra horizontalmente

Leia mais

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1

A) O volume de cada bloco é igual à área da base multiplicada pela altura, isto é, 4 1 OBMEP Nível 3 ª Fase Sluções QUESTÃO. Quincas Brba uniu quatr blcs retangulares de madeira, cada um cm 4 cm de cmpriment, cm de largura e cm de altura, frmand bjet mstrad na figura. A) Qual é vlume deste

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 10 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME:

Importante: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Lista 3: Leis de Newton e Dinâmica da Partícula NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais

FORÇA E MOVIMENTO II

FORÇA E MOVIMENTO II CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I FORÇA E MOVIMENTO II Prof. Bruno Farias Introdução Neste módulo concentraremos nossa atenção

Leia mais

Cursinho Triu. Aula 2 - Cinemática. 1 o semestre de Pedro Simoni Pasquini

Cursinho Triu. Aula 2 - Cinemática. 1 o semestre de Pedro Simoni Pasquini Cursinh Triu 1 semestre de 014 Aula - Cinemática Pedr Simni Pasquini pasquini@i.unicamp.br 1 Aceleraçã Será que a psiçã d bjet temp e a velcidade sã sucientes para descrever um prblema? A verdade é que

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

TRABALHO. Vamos então definir trabalho, para verificarmos como essa definição é utilizada na medida de energia de um corpo.

TRABALHO. Vamos então definir trabalho, para verificarmos como essa definição é utilizada na medida de energia de um corpo. Prfa Stela Maria e Carvalh ernanes 1 TRABALHO O cnceit e energia é um s mais imprtantes na ciência. A sua presença pe ser ntaa ns mais varias setres a ciência e a tecnlgia e se manifesta sb iversas frmas,

Leia mais

x + x x 3 + (a + x) x = 0

x + x x 3 + (a + x) x = 0 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 07/08 EIC000 FÍSIC I º NO, º SEMESTRE 7 de junho de 08 Nome: Duração horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário pode ocupar

Leia mais

Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva.

Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva. QUESTÕES DO CAPÍTULO 6 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 9ª EDIÇÃO VOLUME 1 MECÂNICA Leis de Newton: Dinâmica 2- Atrito e Força em Trajetória Curva. Leis de Newton Força

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Lançamento horizontal Resgate no Mar. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Enunciado

FÍSICA - I. Objetivos. Lançamento horizontal Resgate no Mar. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Enunciado FÍSICA - I MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES ª. Parte Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Objetivs Analisar mviment de prjéteis e suas variantes. Física I - Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Lançament hrizntal Resgate

Leia mais

FÍSICA - I. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I. MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES 2ª. Parte. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES ª. Parte Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Objetivs Analisar mviment de prjéteis e suas variantes. Física I - Prf. M.Sc. Lúci P. Patrcíni Lançament hrizntal Resgate

Leia mais

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos

A força resultante sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração do corpo. Em termo de equação temos !!"#$#!"%&' Uma interação que pode causar uma aceleração de um corpo (mudança na velocidade) é uma grandeza vetorial chamada de força. A relação entre uma força e a aceleração que ela causa foi descrita

Leia mais

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III 13.3 O trem de 160 Mg parte do repouso e começa a subir o aclive, como mostrado na figura. Se o motor exerce uma força de tração F de 1/8 do peso do trem, determine

Leia mais

1 DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA 2 O FRACASSO DA EQUAÇÃO MECÂNICA DE ESTADO M ECANISMOS DE ENDURECIMENTO ENCRUAMENTO DOS METAIS

1 DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA 2 O FRACASSO DA EQUAÇÃO MECÂNICA DE ESTADO M ECANISMOS DE ENDURECIMENTO ENCRUAMENTO DOS METAIS Capítul IV: ecanisms de Endureciment 1 CAPÍTULO IV ECANISOS DE ENDURECIENTO 4.1 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Problemas e exercícios do capítulo 5

Problemas e exercícios do capítulo 5 Problemas e exercícios do capítulo 5 CAPÍTULO 5: 1) Um circuito de Fórmula Mundial circular, com 320 m de raio, tem como velocidade de segurança 40 m/s. Calcule a tangente do ângulo de inclinação da pista.

Leia mais

FÍSICA - I. Força e Movimento II. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio

FÍSICA - I. Força e Movimento II. Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio FÍSICA - I Força e Movimento II Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Aplicar as leis de Newton a situações onde: O movimento apresenta trajetória curva e; São incluídos os efeitos do atrito. Física

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E3 1) Uma pessoa puxa horizontalmente o bloco B da figura 1, fazendo com que

Leia mais

Apostila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versão - Versão provisória - setembro/2000) Prof. Petrônio Lobato de Freitas

Apostila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versão - Versão provisória - setembro/2000) Prof. Petrônio Lobato de Freitas Apstila de Física MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE (1 a versã - Versã prvisória - setembr/000) Prf. Petrôni Lbat de Freitas A Experiência de Galileu Observand a queda de um bjet pdems ntar que a sua velcidade

Leia mais

Diagramas líquido-vapor

Diagramas líquido-vapor Diagramas líquid-vapr ara uma sluçã líquida cntend 2 cmpnentes vláteis que bedecem (pel mens em primeira aprximaçã) a lei de Rault, e prtant cnsiderada cm uma sluçã ideal, a pressã de vapr () em equilíbri

Leia mais

As leis de Newton e suas aplicações

As leis de Newton e suas aplicações INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA Campus Princesa Isabel As leis de Newton e suas aplicações Disciplina: Física Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este

Leia mais

PROVA DE FÍSICA MÓDULO III DO PISM (triênio )

PROVA DE FÍSICA MÓDULO III DO PISM (triênio ) QUESTÕES OBJETIVAS PROVA DE FÍSICA MÓDULO III DO PISM (triêni 2004-2006) Use, se necessári: cnstante de Planck, h = 6,63x10-34 J.s; carga d elétrn, q = 1,60x10-19 C; cnstante eletrstática, k = 9x10 9 N.M

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos.

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 28/Fev/2018 Aula 4 4. Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos 5/Mar/2018 Aula 5 5.1 Movimento circular 5.1.1 Movimento circular uniforme 5.1.2

Leia mais

= mgh, onde m é a massa do corpo, g a

= mgh, onde m é a massa do corpo, g a Escreva a resluçã cmpleta de cada questã de Física n espaç aprpriad. Mstre s cálculs u racicíni utilizad para chegar a resultad final. Questã 09 Duas irmãs, cada uma cm massa igual a 50 kg, decidem, num

Leia mais

~é a força normal do bloco de cima sobre o bloco de baixo É o peso do bloco de cima (baixo)

~é a força normal do bloco de cima sobre o bloco de baixo É o peso do bloco de cima (baixo) Q1. (2,0 pontos) O coeficiente de atrito estático entre os blocos da figura vale 0,60. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco inferior e o piso é de 0,20. A força F, aplicada ao bloco superior,

Leia mais

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3

28/Fev/2018 Aula Aplicações das leis de Newton do movimento 4.1 Força de atrito 4.2 Força de arrastamento Exemplos. 26/Fev/2018 Aula 3 26/Fev/2018 Aula 3 3. Leis de Newton (leis do movimento) 3.1 Conceitos básicos 3.2 Primeira lei (inércia) 3.2.1 Referenciais de inércia 3.3 Segunda lei (F=ma) 3.4 Terceira lei (reação) 3.4.1 Peso e peso

Leia mais

Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1

Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1 Lista de exercícios (Leis de newton, força de atrito e Plano inclinado)1 1. (Tipler ex. 7- p.119) Suponha que um corpo tenha sido enviado ao espaço, na direção das galáxias, estrelas ou de outros corpos

Leia mais

Direção do deslocamento

Direção do deslocamento Referência: Sears e Zemansky Física I Mecânica Capítul 6: TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA Resum: Prfas. Bárbara e Márcia. INTRODUÇÃO A imprtância d cnceit de energia se baseia n princípi da cnservaçã da energia:

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

AL 1.1 Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida. Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho:

AL 1.1 Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida. Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho: Escla Secundária de Laga Física e Química A 10º An Paula Mel Silva Relatóri Simplificad AL 1.1 Mviment num plan inclinad: variaçã da energia cinética e distância percrrida Identificaçã d trabalh (Capa)

Leia mais

Nessas condições, o resistor R' tem resistência a) 4, Ω b) 2, Ω c) 2, Ω d) 8, Ω e) 1, Ω Resolução

Nessas condições, o resistor R' tem resistência a) 4, Ω b) 2, Ω c) 2, Ω d) 8, Ω e) 1, Ω Resolução 1 b FÍSICA O esquema abaixo representa um circuito elétrico no qual E é um gerador ideal de força eletromotriz 10 V, R é um resistor de resistência elétrica 8,0 MΩ, e o resistor R' é tal que a corrente

Leia mais

Lista de exercícios Mecânica Geral III

Lista de exercícios Mecânica Geral III Lista de exercícios Mecânica Geral III 12.5 Uma partícula está se movendo ao longo de uma linha reta com uma aceleração de a = (12t 3t 1/2 ) m/s 2, onde t é dado em segundos. Determine a velocidade e a

Leia mais

Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019

Fundamentos de Mecânica 15ª Lista de Exercícios Junho de 2019 Sumário Aplicações das leis de Newton ao Movimento Circular... 2 Um corpo em movimento circular uniforme... 2 1) RHK E4.21 Lançamento de funda... 2 2) Velocidade e aceleração dos ponteiros do relógio...

Leia mais

EM34B Mecânica dos Fluidos 1

EM34B Mecânica dos Fluidos 1 EM34B Mecânica ds Fluids 1 Prf. Dr. André Damiani Rcha archa@utfpr.edu.br Parte II: 2 Escp da Mecânica ds Fluids Mecânica ds fluids é estud de fluids em repus u em mviment. Ela tem sid tradicinalmente

Leia mais

Tema: Estudo do Comportamento de Funções usando Cálculo Diferencial. Seja definida em um intervalo e sejam e pontos deste intervalo.

Tema: Estudo do Comportamento de Funções usando Cálculo Diferencial. Seja definida em um intervalo e sejam e pontos deste intervalo. Tema: Estud d Cmprtament de Funções usand Cálcul Diferencial Funções Crescentes, Decrescentes e Cnstantes Seja definida em um interval e sejam e pnts deste interval Entã: é crescente n interval se para

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

2. Na guia Animações da faixa de opções, no grupo Animação, clique em Mais e selecione a animação desejada.

2. Na guia Animações da faixa de opções, no grupo Animação, clique em Mais e selecione a animação desejada. 1. Selecine bjet que vcê deseja animar. Um "bjet" nesse cntext é qualquer item em um slide, cm uma imagem, um gráfic u uma caixa de text. Alças de dimensinament aparecem a redr de um bjet quand vcê selecina

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON Objetos em equilíbrio F = 0 (Partícula em Equilíbrio, Forma vetorial)

Leia mais

Dados: sen 37 0,60 e cos 37 Considere a aceleração da gravidade igual a a) 125 N b) 200 N c) 225 N d) 300 N e) 400 N. 10 m s.

Dados: sen 37 0,60 e cos 37 Considere a aceleração da gravidade igual a a) 125 N b) 200 N c) 225 N d) 300 N e) 400 N. 10 m s. 1. Um bloco A de massa 100 kg sobe, em movimento retilíneo uniforme, um plano inclinado que forma um ângulo de 37 com a superfície horizontal. O bloco é puxado por um sistema de roldanas móveis e cordas,

Leia mais

Força de atrito e as leis de Newton. Isaac Newton

Força de atrito e as leis de Newton. Isaac Newton Força de atrito e as leis de Newton Isaac Newton o Causadas pelo movimento de um corpo em relação a outro ou em relação ao ambiente o Sempre apontam na direção contrária ao movimento (frenagem) o Força

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO CB1. [C] Dados: m = 00 kg; g = 10 m/s ; sen θ = 0,6 e cos θ = 0,8. Como o movimento é retilíneo e uniforme, pelo Princípio da Inércia (1ª lei de Newton), a resultante das

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2017 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de uma tonelada está parado

Leia mais

Questão 46. Questão 48. Questão 47. Questão 49. alternativa C. alternativa D. alternativa D

Questão 46. Questão 48. Questão 47. Questão 49. alternativa C. alternativa D. alternativa D Questã 46 Se uma pessa cnseguiu percrrer a distância de 3 000 m em 45 minuts, sua velcidade escalar média, nesse interval, fi: a),0 km/h d) 6,0 km/h b) 3,0 km/h e) 6,7 km/h alternativa C c) 4,0 km/h A

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Exame 1/Teste 2. ε 1 ε o

Exame 1/Teste 2. ε 1 ε o Grup I Exame 1/Teste 1 - Um anel circular de rai c m está unifrmemente eletrizad cm uma carga ttal Q 10 n C Qual é trabalh τ que uma frça exterir realiza para transprtar uma carga pntual q n C, d infinit

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento

Leia mais

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito.

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2009 10 a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de

Leia mais

Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)...

Questão 46. Questão 47. Questão 48. alternativa D. alternativa B. Dados: calor específico do gelo (água no estado sólido)... Questã 46 A partir de um bjet real de altura H, dispst verticalmente diante de um instrument óptic, um artista plástic necessita bter uma imagemcnjugadadealturaigualah.nesse cas, dependend das cndições

Leia mais

Aplicações de Leis de Newton

Aplicações de Leis de Newton Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar

Leia mais

AÇÃO DO VENTO EM TORRES E ESTRUTURAS SIMILARES

AÇÃO DO VENTO EM TORRES E ESTRUTURAS SIMILARES AÇÃO DO VENTO EM TORRES E ESTRUTURAS SIMILARES O tópic apresentad a seguir visa estud das frças devidas a vent em trres e estruturas similares segund a nrma brasileira NBR 6123/87. Nas trres de telecmunicações,

Leia mais

Física FUVEST ETAPA. Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2. b) A energia cinética (E c ) do meteoro é dada por:

Física FUVEST ETAPA. Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2. b) A energia cinética (E c ) do meteoro é dada por: Física QUSTÃO 1 Uma das hipóteses para explicar a extinçã ds dinssaurs, crrida há cerca de 6 milhões de ans, fi a clisã de um grande meter cm a Terra. stimativas indicam que meter tinha massa igual a 1

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Avenida Prfessr Mell Mraes, nº 1. CEP 05508-900, Sã Paul, SP. PME 100 MECÂNICA A Terceira Prva 11 de nvembr de 009 Duraçã da Prva: 10 minuts (nã é permitid us de calculadras) 1ª Questã (,5 pnts): Um sólid

Leia mais

Administração AULA- 6. Economia Mercados [2] Oferta & Procura. Pressupostos do conflito: Rentabilidade em sua atividade

Administração AULA- 6. Economia Mercados [2] Oferta & Procura. Pressupostos do conflito: Rentabilidade em sua atividade Administraçã AULA- 6 1 Ecnmia [2] Oferta & Prcura Prf. Isnard Martins Bibligrafia: Rsseti J. Intrduçã à Ecnmia. Atlas 2006 Rbert Heilbrner Micr Ecnmia N.Gregry Mankiw Isnard Martins Pag - 1 2 Mecanisms

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P3 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,5 pontos] Um bloco de massamestá pendurado por um fio ideal que está enrolado em uma polia fixa, mas que pode girar em torno

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Apoio Pedagógico Turmas de 6 horas 2016/1 Oficina 5: Dinâmica 1 2 de maio de 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Apoio Pedagógico Turmas de 6 horas 2016/1 Oficina 5: Dinâmica 1 2 de maio de 2016 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Apoio Pedagógico Turmas de 6 horas 2016/1 Oficina 5: Dinâmica 1 2 de maio de 2016 Em cada caso, atuam sobre uma pedra uma ou mais forças. Todos

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Segundo o enunciado do problema, temos: potência = c. v 3, onde c é uma constante e v, a velocidade do navio.

Segundo o enunciado do problema, temos: potência = c. v 3, onde c é uma constante e v, a velocidade do navio. De acordo com o enunciado do problema, temos que, para cada centímetro cúbico do material, existe uma massa de 1g. Logo, acrescentando 50g ao bloco, temos, por uma regra de três simples: Note que o volume

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA RESOLUÇÃO

MATEMÁTICA APLICADA RESOLUÇÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E 3/0/06 As grandezas P, T e V sã tais que P é diretamente prprcinal a T e inversamente prprcinal a V Se T aumentar 0% e V diminuir 0%, determine a variaçã

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5) Física I para a Escola Politécnica (4323101) - P1 (10/04/2015) [16A7]-p1/6 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5) ando necessário, use g=10 m/s 2 (1) [1,0 pt] A figura abaixo representa dois blocos 1 e 2,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton

FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton 4300151 - FUNDMENTOS DE MECÂNIC. Junho de 2018 9 a Lista de Exercícios. plicações das leis de Newton Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de uma tonelada está parado

Leia mais

A figura representa um compartimento com um dispositivo.

A figura representa um compartimento com um dispositivo. Prva de Física a Questã: (,0 pnts) A figura representa um cmpartiment cm um dispsitiv. A h5,0 m N interir d cmpartiment é feit vácu. A bla (A) é disparada hrizntalmente pr uma mla que é acinada pr um bservadr

Leia mais

Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho:

Nome dos membros do grupo: Data de realização do trabalho: Escla Secundária de Laga Física e Química A 10º An Paula Mel Silva Identificaçã d trabalh (Capa) Relatóri Simplificad AL 1.2 Mviment vertical de queda e de ressalt de uma bla: transfrmações e transferências

Leia mais

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 13:34. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica,

LISTA 3 - Prof. Jason Gallas, DF UFPB 10 de Junho de 2013, às 13:34. Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Exercícios Resolvidos de Física Básica Jason Alfredo Carlson Gallas, professor titular de física teórica, Doutor em Física pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha Universidade Federal

Leia mais

Questão 46. Questão 47 Questão 48. alternativa A. alternativa B. partem do repouso, no ponto A, e chegam, simultaneamente,

Questão 46. Questão 47 Questão 48. alternativa A. alternativa B. partem do repouso, no ponto A, e chegam, simultaneamente, Questã 46 Um pequen crp é abandnad d repus, n pnt, situad a uma altura h, e atinge sl cm uma velcidade de módul v. Em seguida, mesm crp é disparad verticalmente para cima, a lng da mesma trajetória descrita

Leia mais

Aluno(a): Código: 04. Sabendo que log 2 = x e log 3 = y, calcule o valor de: a) log 120. b) log 3 2 5

Aluno(a): Código: 04. Sabendo que log 2 = x e log 3 = y, calcule o valor de: a) log 120. b) log 3 2 5 lun(a): Códig: Série: 1ª Turma: Data: / / 01. Se lg 2 = a e lg 3 = b, calcule valr de: a) lg 30 04. Sabend que lg 2 = x e lg 3 = y, calcule valr de: a) lg 120 b) lg 0,75 b) lg 3 2 5 02. Eles têm certeza

Leia mais

Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir:

Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir: Questões para estudo 3º ano Questão 1 Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir: Questão 2 Calcule a resistência equivalente do circuito a seguir: Questão 3 (F. E.EDSON DE QUEIROZ - CE) Dispõe-se

Leia mais

Segunda lei de Newton

Segunda lei de Newton Segunda lei de Newton Pela 1ª lei de Newton, não precisamos de força para manter a velocidade de um corpo, mas sim para produzir mudanças (variações) dessa velocidade. Newton apresenta a relação existente

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016 MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 015/016 EIC0010 FÍSICA I 1o ANO, o SEMESTRE 1 de julho de 016 Nome: Duração horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais

CURSO de FÍSICA - Gabarito

CURSO de FÍSICA - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA o semestre letivo de 8 e 1 o semestre letivo de 9 CURSO de FÍSICA - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO enunciada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 07 LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES PROF. BETO E PH 1) Um paraquedista salta de um avião e cai até sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

b) a intensidade da força de contato entre A e B.

b) a intensidade da força de contato entre A e B. LISTA DE ATRITO 1. (FGV-SP) O sistema indicado está em repouso devido à força de atrito entre o bloco de massa de 10 kg e o plano horizontal de apoio. Os fios e as polias são ideais e adota-se g = 10 m/s

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 10 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/04

Leia mais