PREVIDÊNCIA DOS MILITARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREVIDÊNCIA DOS MILITARES"

Transcrição

1 PREVIDÊNCIA DOS MILITARES Prof. Anderson Avelino de O. Santos - Mestre em Direito Público PUC Minas - Professor da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais -Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MG

2 DISTINÇÃO ENTRE SERVIDOR PÚBLICO CIVIL E MILITAR A classificação dos servidores públicos trazida pela CR/88, segue dois ramos básicos de funções públicas: a civil e a militar, uma vez que estes dois grupos são separados de acordo com normas específicas para cada um deles, sendo aplicáveis aos servidores públicos civis os artigos 39 a 41 da CR/88. Por sua vez, os militares são considerados servidores públicos com muitas especificidades em virtude das várias alterações trazidas pela EC. 18/98, que alterou a redação dos artigos 42 e 142 da CR/88, que disciplina as regras desta classe.

3 Nesse sentido, é possível afirmar que são considerados militares os membros das Polícias Militares e Bombeiros Militares dos Estados e Distrito Federal (art. 42, CR/88) e os membros das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica (art. 142, 3º da CR). Porém, importante diferença entre os servidores civis e os militares seja a organização para os militares, com base na hierarquia e na disciplina.

4 De acordo com o artigo 5º da Lei 6.880/80, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares, a hierarquia militar é a ordenação da autoridade, em níveis diferentes, dentro da estrutura das Forças Armadas e dasforças Auxiliares por postos e graduações.. - Por sua vez, o 1º do artigo 6º da mesma Lei, diz que são manifestações essenciais da disciplina a correção de atitude; a obediência pronta às ordens dos superiores hierárquicos; a dedicação integral ao serviço; a colaboração espontânea à disciplina coletiva e à eficiência da instituição; a consciência das responsabilidades; a rigorosa observância das prescrições regulamentares..

5 Art As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. 1º Lei complementar estabelecerá as normas gerais a serem adotadas na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas. 2º Não caberá habeas corpus em relação a punições disciplinares militares. 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições:

6 I - as patentes, com prerrogativas, direitos e deveres a elas inerentes, são conferidas pelo Presidente da República e asseguradas em plenitude aos oficiais da ativa, da reserva ou reformados, sendo-lhes privativos os títulos e postos militares e, juntamente com os demais membros, o uso dos uniformes das Forças Armadas; II - o militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c [profissionais da saúde], será transferido para a reserva, nos termos da lei;

7 III - o militar da ativa que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c [profissionais da saúde], ficará agregado* ao respectivo quadro e somente poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido por antiguidade, contando-se-lhe o tempo de serviço apenas para aquela promoção e transferência para a reserva, sendo depois de dois anos de afastamento, contínuos ou não, transferido para a reserva, nos termos da lei;

8 *AGREGADO - militar que permanece na ativa, porém, exerce funções ou fora da Força ou fora do País em missão no exterior, deixando de ocupar vaga na escala hierárquica de seu corpo (art. 80, Lei 6.880/80). CONSCRITO - militar que presta o serviço militar inicial obrigatório (Art O serviço militar é obrigatório nos termos da lei., CR/88) INATIVO - REFORMADO e o da RESERVA (remunerada ou não remunerada). O reformado é o que decorre de algum impedimento físico ou mental- impedindo-o de exercer o serviço militar. Já o da reserva é o que cumpriu o tempo necessário de permanência de carreira (30 anos) ou temporário (7 anos). AFASTADO - militar que está em gozo de licença ou por qualquer outro motivo alheio, fica afastado de suas funções.

9 [...] VI - o oficial só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal militar de caráter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra; VII - o oficial condenado na justiça comum ou militar a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentença transitada em julgado, será submetido ao julgamento previsto no inciso anterior. Aqui o militar pode averbar esse tempo no INSS, por exemplo.

10 aquivale também para Polícia Militar X - a lei disporá sobre o ingresso nas Forças Armadas, os limites de idade, a estabilidade e outras condições de transferência do militar para a inatividade, os direitos, os deveres, a remuneração, as prerrogativas e outras situações especiais dos militares, consideradas as peculiaridades de suas atividades, inclusive aquelas cumpridas por força de compromissos internacionais e de guerra.

11 Art A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. Atenção: somente estes são militares

12 Postos e Graduações no Exército

13

14

15

16 Postos e Graduações na Marinha

17

18

19

20 Postos e Graduações na Polícia Militar

21

22 Postos e Graduações na PMMG - Lei 5301/69 EPPM (Estatuto de Pessoal da Polícia Militar de Minas Gerais) Art. 8º Hierarquia militar é a ordem e a subordinação dos diversos postos e graduações que constituem carreira militar. 1º Posto é o grau hierárquico dos oficiais, conferido por ato do Chefe do Governo do Estado. 2º Graduação é o grau hierárquico das praças, conferido pelo Comandante Geral da Polícia Militar.

23 Art. 9º São os seguintes os postos e graduações da escala hierárquica: I Oficiais de Polícia a) Superiores: Coronel, Tenente-Coronel e Major b) Intermediários: Capitão c) Subalternos: 1º Tenente, 2º Tenente

24 II Praças Especiais de Polícia a) Aspirante a Oficial b) Cadetes do último ano do Curso de Formação de Oficiais e Alunos do Curso de Habilitação de Oficiais; c) Cadetes do Curso de Formação de Oficiais dos demais anos;

25 III Praças de Polícia: a) Subtenentes e Sargentos; Subtenente; 1º Sargento; 2º Sargento; 3º Sargento; b) Cabos e Soldados: Cabo; Soldado de 1ª Classe; Soldado de 2ª Classe (Recruta)

26 REGIME DOS MILITARES - A CR/88 em seu art. 40 cria um regime previdenciário próprio dos militares da União, pois em seu 20 dispõe que fica vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, 3º, X - Por sua vez, o art. 142, 3º, inciso X, da CR diz que cabe à lei ordinária tratar de muitas matérias de interesse dos militares, dentre elas as regras para a transferência do militar para a inatividade, exigindo-se que sejam respeitadas as regras do artigo 40, 7º e 8º da CR.

27 No caso das polícias e bombeiros militares dos Estados e do Distrito Federal, cabem às respectivas Assembleias Legislativas tratarem das regras de transferência dos militares para a inatividade. - Tal dispositivo, inclusive, aplica-se também aos militares dos Estados e do DF, por força do art. 42 da CR, especialmente a regra de seu 1 º Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, além do que vier a ser fixado em lei, as disposições do art. 14, 8º.; do art. 40, 9º, e do art. 142, 2º e 3º, cabendo a lei estadual específica dispor sobre as matérias do art. 142, 3º, inciso X ( ).

28 - Vê-se, portanto, que o texto constitucional prevê a existência: A) de um regime previdenciário próprio para os militares da União, ou seja, para os militares das Forças Armadas; e B) de regimes previdenciários próprios paras os militares dos Estados e do Distrito Federal, ou seja, para os militares das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.

29 Lei 6.880/80 Regime Previdenciário dos Militares da União Conceito de Inatividade Transferência para a reserva remunerada Reforma Proventos do militar inativo Licenças Pensões por morte

30 O que justifica tratamento distinto dos outros servidores públicos? Eles devem cumprir dezenas de regulamentos próprios, são submetidos a dedicação exclusiva e não dispõe de outra fonte de renda, não recebem remuneração adicional por horas extras trabalhadas além do expediente normal, têm que peregrinar constantemente pelo território nacional ou estadual, dificultando a formação de patrimônio e fixação de suas famílias, tem que manter conduta impecável de acordo com as normas militares mesmo fora de serviço, dentre outras. Além disso, os militares não podem fazer greve nem ser sindicalizados, não podem ter representação política e respondem por uma justiça especializada própria, que é a Justiça Militar. Por fim, risco de morte constante

31 Além da manutenção da paridade e da integralidade, a idade de reforma dos militares é definida não por critérios atuariais, mas por questões de fisiologia humana e por necessidades de progressão nas patentes dado o caráter piramidal da estrutura da carreira militar.

32 REGRAS DE APOSENTADORIA PARA OS MILITARES Aqui cabe fazer uma distinção importante: não se aplica o termo aposentadoria para os militares e sim o termo transferência para a INATIVIDADE remunerada. (art. 3, 1, b do Estatuto dos Militares) A Lei 6.880/80 prevê a transferência para a reserva remunerada nos artigos 96 a 103 e a reforma nos artigos 104 a 114.

33 - Basicamente, a diferença reside no fato de que o militar da reserva pode ser convocado em caso de estado de guerra, estado de sítio, estado de emergência ou estado de mobilização. - Já o militar reformado, que é aquele que atingiu idade avançada ou for considerado incapaz de exercer a atividade militar, não poderá mais ser convocado.

34 TRASNFERÊNCIA PARA A RESERVA REMUNERADA A) RESERVA REMUNERADA - De acordo com o art. 96 do EM, a passagem do militar à situação de inatividade, mediante transferência para a reserva remunerada, se efetua: a pedido; e ex officio.

35 A transferência para a reserva remunerada a pedido será concedida mediante requerimento, ao militar que contar, no mínimo, 30 (trinta) anos de serviço. (Art. 97 do EM) Não será concedida transferência para a reserva remunerada, a pedido, ao militar que estiver respondendo a inquérito ou processo em qualquer jurisdição ou que estiver cumprindo pena de qualquer natureza. ( 4º do art. 97 do EM)

36 - B) REFORMA De acordo com o art. 104 do EM dispõe que a passagem do militar à situação de inatividade, mediante reforma, se efetua: a pedido; e ex officio. - A reforma a pedido é limitada aos membros do Magistério Militar e somente poderá ser concedida àquele que contar mais de 30 (trinta) anos de serviço, dos quais 10 (dez), no mínimo, de tempo de Magistério Militar.

37 Art. 98. (EM) - A transferência para a reserva remunerada, ex officio, verificar-se-á sempre que o militar incidir em um dos seguintes casos: I - atingir as seguintes idades-limite: Postos: - Almirante-de-Esquadra, General-de-Exército e Tenente- Brigadeiro = 66 anos - Vice-Almirante, General-de-Divisão e Major-Brigadeiro= 64 anos (...) - Capitão-de-Mar-e-Guerra e Coronel = 59 anos (...) - Capitão-Tenente ou Capitão e Oficiais Subalternos = 49 anos

38 (...) c) na Marinha, no Exército e na Aeronáutica, para Praças: - Suboficial e Subtenente = 54 anos - Primeiro-Sargento e Taifeiro-Mor= 52 anos - Segundo-Sargento e Taifeiro-de-Primeira-Classe = 50 anos

39 - A reforma ex officio (Art. 106 do EM) será aplicada ao militar que: a) atingir as seguintes idades-limite de permanência na reserva: I - atingir as seguintes idades-limite de permanência na reserva: a) para Oficial-General, 68 (sessenta e oito) anos; b) para Oficial Superior, inclusive membros do Magistério Militar, 64 (sessenta e quatro) anos; c) para Capitão-Tenente, Capitão e oficial subalterno, 60 (sessenta) anos; e d) para Praças, 56 (cinqüenta e seis) anos.

40 II - for julgado incapaz, definitivamente, para o serviço ativo das Forças Armadas; O militar da ativa julgado incapaz definitivamente será reformado de maneira proporcional com qualquer tempo de serviço, exceto no caso de acidente ou doença, moléstia ou enfermidade, sem relação de causa e efeito com o serviço.

41 O militar da ativa julgado incapaz definitivamente por acidente ou doença, moléstia ou enfermidade, sem relação de causa e efeito com o serviço será reformado: A) com remuneração proporcional ao tempo de serviço, se oficial ou praça com estabilidade assegurada; e B) com remuneração integral do posto ou graduação, desde que, com qualquer tempo de serviço, seja considerado inválido, isto é, impossibilitado total e permanentemente para qualquer trabalho, inclusive na iniciativa privada

42 III - estiver agregado por mais de 2 (dois) anos por ter sido julgado incapaz, temporariamente, mediante homologação de Junta Superior de Saúde, ainda que se trate de moléstia curável; IV - for condenado à pena de reforma prevista no Código Penal Militar, por sentença transitada em julgado;

43 LICENÇAS PARA O MILITAR Art. 67. Licença é a autorização para afastamento total do serviço, em caráter temporário, concedida ao militar, obedecidas às disposições legais e regulamentares. 1º A licença pode ser: a) especial; (Revogado pela MP nº /2001) b) para tratar de interesse particular; c) para tratamento de saúde de pessoa da família; e d) para tratamento de saúde própria. e) para acompanhar cônjuge ou companheiro(a).

44 PROVENTOS DO MILITAR INATIVO - Até a Medida Provisória /2001, os militares que completassem 30 anos de serviço, ao serem transferidos para a inatividade, recebiam a remuneração correspondente ao grau hierárquico superior ou melhoria da mesma. - Atualmente isso não é possível nas Forças Armadas, existindo em vários casos de policiais militares dos Estados.

45 COMO É A REMUNERAÇÃO - Art. 53, Lei 6.880/80 DO MILITAR? - Na ATIVA = soldo, gratificações e indenizações regulares; - Na INATIVIDADE = proventos, constituídos de soldo ou quotas de soldo e gratificações incorporáveis e também adicionais;

46 DEPENDENTES DO MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS - Lei 3.765/60, com redação dada pela MP /2001 (art. 7º) a) primeira ordem de prioridade: cônjuge; companheiro ou companheira designada ou que comprove união estável como entidade familiar; pessoa separada judicialmente ou divorciada do instituidor ou a ex-convivente, desde que percebam pensão alimentícia; filhos ou enteados até 21 anos de idade ou até 24 anos de idade, se estudantes universitários ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez; e menor sob guarda ou tutela até 21 anos de idade ou, se estudante universitário, até 24 anos de idade ou, se inválido, enquanto durar a invalidez.

47 b) segunda ordem de prioridade: a mãe/pai que comprovem dependência econômica do militar; c) terceira ordem de prioridade: o irmão órfão, até 21 anos de idade ou, se estudante universitário, até 24 anos de idade, e o inválido, enquanto durar a invalidez, comprovada a dependência econômica do militar; a pessoa designada, até 21 anos de idade, se inválida, enquanto durar a invalidez, ou maior de 60 anos de idade, que vivam na dependência econômica do militar.

48 Habilitação dos beneficiários A habilitação dos beneficiários obedecerá à ordem de preferência. Logo, a concessão da pensão aos beneficiários de primeira ordem de prioridade (exceto o menor sob guarda ou tutela) exclui desse direito os beneficiários de segunda e terceira ordem de prioridade.

49 Divisão da pensão por morte - Caso seja beneficiário único, a pensão será concedida integralmente. Caso existam dois ou mais beneficiários com a mesma ordem de prioridade, a pensão será repartida igualmente entre eles, ressalvadas as seguintes hipóteses: 1) A pensão será concedida integralmente ao cônjuge ou companheiro(a), ou distribuída em partes iguais entre estes e a pessoa separada judicialmente ou divorciada do instituidor ou a ex-convivente, legalmente habilitados, exceto se existirem filhos, enteados ou menores sob guarda ou tutela; 2) Na existência de filhos, enteados ou menores sob guarda ou tutela, 50% do valor da pensão caberá ao cônjuge ou companheiro(a) e a pessoa separada judicialmente ou divorciada do instituidor ou a ex-convivente, sendo os outros 50% rateados, em partes iguais, entre os filhos, enteados ou menores sob guarda ou tutela.

50 Fique atento - A Lei 3.765/60 (Estatuto do Militar) previa a concessão da pensão militar para vários beneficiários, como as filhas solteiras, ainda que maiores de idade, netos órfãos de pai e mãe, a mãe viúva, solteira ou desquitada. Porém, no art. 31 da MP 2.215, ficou registrado que os militares já que tivessem ingressado nas forças armadas até o dia 29/12/2000, existia a possibilidade de optarem pela manutenção do benefício na forma prevista na Lei 3.765/1960. Nesse sentido, os que optaram pela manutenção dos benefícios passaram a contribuir com uma parcela adicional de 1,5% sobre o total da remuneração.

51 DETALHE IMPORTANTE - A relação de DEPENDENTES para fins de pensão por morte é dada pelo art. 7º da Lei 3.765/60 (alterada pela MP ) - Mas a relação de DEPENDENTES para assistência médico-hospitalar continua sendo o rol do art. 50, 2º da Lei 6.880/60.

52 DEPENDENTES DO MILITAR - Art. 50, 2º, Lei 6.880/60 2 São considerados dependentes do militar: I - a esposa; II - o filho menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou interdito; III - a filha solteira, desde que não receba remuneração; IV - o filho estudante, menor de 24 (vinte e quatro) anos, desde que não receba remuneração; V - a mãe viúva, desde que não receba remuneração; VI - o enteado, o filho adotivo e o tutelado, nas mesmas condições dos itens II, III e IV; VII - a viúva do militar, enquanto permanecer neste estado, e os demais dependentes mencionados nos itens II, III, IV, V e VI deste parágrafo, desde que vivam sob a responsabilidade da viúva; VIII - a ex-esposa com direito à pensão alimentícia estabelecida por sentença transitada em julgado, enquanto não contrair novo matrimônio.

53 3º São, ainda, considerados dependentes do militar, desde que vivam sob sua dependência econômica, sob o mesmo teto, e quando expressamente declarados na organização militar competente: a) a filha, a enteada e a tutelada, nas condições de viúvas, separadas judicialmente ou divorciadas, desde que não recebam remuneração; b) a mãe solteira, a madrasta viúva, a sogra viúva ou solteira, bem como separadas judicialmente ou divorciadas, desde que, em qualquer dessas situações, não recebam remuneração; c) os avós e os pais, quando inválidos ou interditos, e respectivos cônjuges, estes desde que não recebam remuneração; d) o pai maior de 60 (sessenta) anos e seu respectivo cônjuge, desde que ambos não recebam remuneração; e) o irmão, o cunhado e o sobrinho, quando menores ou inválidos ou interditos, sem outro arrimo; f) a irmã, a cunhada e a sobrinha, solteiras, viúvas, separadas judicialmente ou divorciadas, desde que não recebam remuneração; g) o neto, órfão, menor inválido ou interdito; h) a pessoa que viva, no mínimo há 5 (cinco) anos, sob a sua exclusiva dependência econômica, comprovada mediante justificação judicial; i) a companheira, desde que viva em sua companhia há mais de 5 (cinco) anos, comprovada por justificação judicial; e j) o menor que esteja sob sua guarda, sustento e responsabilidade, mediante autorização judicial. 4º Para efeito do disposto nos 2º e 3º deste artigo, não serão considerados como remuneração os rendimentos não-provenientes de trabalho assalariado, ainda que recebidos dos cofres públicos, ou a remuneração que, mesmo resultante de relação de trabalho, não enseje ao dependente do militar qualquer direito à assistência previdenciária oficial.

54 ADMINISTRATIVO -MILITAR -FILHAS SOLTEIRAS -DEPENDENTES DO FALECIDO MILITAR -DIREITO AO FUSMA -ART. 50, 2º, II, DA LEI 6.880/80 -ART. 3º DO DECRETO /86. I - E certo que o Estatuto dos Militares, Lei 6.880/80, inclui em seu art. 50, inc. IV, o direito do militar à assistência médico-hospitalar, para si e seus dependentes. Por sua vez, o art. 3º do Decreto /86 também garante aos dependentes do militar o direito à assistência médico-hospitalar. II - Os documentos dos autos demonstram que as apelantes são dependentes do falecido militar, a teor do art.50, 2º, II, da Lei 6.880/80. Assim sendo, entendo que têm direito à assistência médico-hospitalar. III - Portanto, as apelantes têm direito à inscrição no Fundo de Saúde da Marinha - FUSMA, com todos os direitos e deveres daí decorrentes. IV -Apelação provida. (TRF2 - APELAÇÃO CIVEL: AC RJ , Relator(a): Juiz Federal Convocado MAURO SOUZA MARQUES DA COSTA BRAGA, Julgamento: 25/11/2009, Órgão Julgador: QUINTA TURMA ESPECIALIZADA, Publicação: DJU - Data::15/12/ Página::85)

55 PENSÃO POR MORTE DO MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS - Atualmente, o art. 50, IV, l, do EM dispõe que a constituição de pensão militar é direito do militar. - Nesse sentido, o art. 71 do EM estabelece que a pensão militar destina-se a amparar os beneficiários do militar falecido ou extraviado e será paga conforme o disposto em legislação específica. - Em regra, todos os militares são contribuintes obrigatórios da pensão militar correspondente ao seu posto ou graduação,

56 LEI 6.880/80 SEÇÃO VI Da Pensão Militar Art. 71. A pensão militar destina-se a amparar os beneficiários do militar falecido ou extraviado (arts. 91 e 92 da Lei 6.880/80) e será paga conforme o disposto em legislação específica. 1º Para fins de aplicação da legislação específica, será considerado como posto ou graduação do militar o correspondente ao soldo sobre o qual forem calculadas as suas contribuições. 2º Todos os militares são contribuintes obrigatórios da pensão militar correspondente ao seu posto ou graduação, com as exceções previstas em legislação específica. 3º Todo militar é obrigado a fazer sua declaração de beneficiários que, salvo prova em contrário, prevalecerá para a habilitação dos mesmos à pensão militar. Art. 72. A pensão militar defere-se nas prioridades e condições estabelecidas em legislação específica.

57 Do Desaparecido e do Extraviado Art. 91. É considerado desaparecido o militar na ativa que, no desempenho de qualquer serviço, em viagem, em campanha ou em caso de calamidade pública, tiver paradeiro ignorado por mais de 8 (oito) dias. Parágrafo único. A situação de desaparecimento só será considerada quando não houver indício de deserção. Art. 92. O militar que, na forma do artigo anterior, permanecer desaparecido por mais de 30 (trinta) dias, ser oficialmente considerado extraviado.

58 A contribuição para a pensão militar incide também sobre as parcelas que compõem os proventos na inatividade. A alíquota de contribuição para a pensão militar é de 7,5%. (art. 3ºA, Lei 3.765/60)

59 É permitida a acumulação: 1) de uma pensão militar com proventos de disponibilidade, reforma, vencimentos ou aposentadoria; 2) de uma pensão militar com a de outro regime, observado o disposto no art. 37, X, da CF/88;

60 PENSÃO NA PMMG - Lei /90 Art. 23- O Valor global da pensão será igual ao estipêndio de benefício do segurado. (...) 2º O cônjuge divorciado, o separado judicialmente ou de fato e o ex-companheiro, que percebiam pensão de alimentos, concorrerão à pensão em igualdade de condições com os dependentes referidos no art. 10 desta Lei. (o filho recebe pensão somente até 21 anos de idade) Art. 24- Calculada na forma prevista no artigo anterior, a pensão será distribuída aos dependentes em cotas iguais.

61 COMPARATIVO APOSENTADORIA E PENSÕES DE MILITARES DO BRASIL, EUA E REINO UNIDO BRASIL - Condições de acesso: após 30 anos de serviço, sem idade mínima - Forma de cálculo: Integral e equivalente ao último salário -Pensões: a viúva recebe aposentadoria integral EUA - Condições de acesso: após 20 anos de serviço, sem idade mínima - Forma de cálculo: 2% do salário para cada ano se serviço - Pensões: viúva e filhos até 17 anos (ou 22 anos, se apenas estudarem) recebem 55% do valor da aposentadoria REINO UNIDO - Condições de acesso: após 30 anos de serviço, com idade mínima de 65 anos - Forma de cálculo: equivalente ao salário final X número de anos de serviço X 1/70 - Pensões: a viúva recebe 62,5% do valor da aposentadoria. Se tiver filhos, recebe 100%, até completarem 18 anos ou 23 anos se somente estudarem

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Forças Armadas Professor: André Vieira Direito Constitucional CAPÍTULO II DAS FORÇAS ARMADAS Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica,

Leia mais

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Legislação Alterada O Projeto de Lei 1645/2019, de autoria do Poder Executivo, altera 5 leis dos Militares (Forças Armadas, Policiais

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8.

Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8. Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8.112/90: Lei nº 8.112/90 redação anterior à Medida Provisória nº

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Teoria da Pena Parte 2 Prof. Pablo Cruz Pena até dois anos imposta a militar Teoria da Pena Art. 59 - A pena de reclusão ou de detenção até 2 (dois) anos, aplicada a militar, é convertida

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

Art. 1º. Os membros da Polícia Militar do Estado do Tocantins são remunerados exclusivamente por subsídios fixados em parcela única.

Art. 1º. Os membros da Polícia Militar do Estado do Tocantins são remunerados exclusivamente por subsídios fixados em parcela única. LEI Nº 1.162, DE 27 DE JUNHO 2000. Publicado no Diário Oficial nº 942 *Revogada pela Lei nº 2.578, de 20/04/2012 Dispõe sobre os subsídios dos Policiais Militares do Estado do Tocantins, e dá outras providências.

Leia mais

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso Lei 4630/76 Professor Rodrigo Cardoso LEI Nº 4.630, DE16 DEDEZEMBRO DE 1976 Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Art. 1º - O presente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 09/01/2015 11:04 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014. Exposição de motivos Vigência Altera as Leis n o 8.213,

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 01) Sobre a previdência social regida pela Lei 5.260/2008, analise: I - a previdência social dos membros do Poder Judiciário, Legislativo, do Ministério Público, da Defensoria Pública,

Leia mais

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo

REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo DIAP Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar www.diap.org.br REFORMA PREVIDENCIÁRIA Quadro Comparativo 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

PENSÃO (continuação) Dependentes (ordem de prioridade)

PENSÃO (continuação) Dependentes (ordem de prioridade) Aula 8 - Pensão PENSÃO POR MORTE A pensão é devida a partir do óbito, a qualquer tempo, com prescrição quinquenal das prestações. A habilitação posterior à concessão produz efeito a partir do requerimento.

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: Médico Militar Oficial da Polícia Militar Diretor Técnico de Hospital da Polícia Militar Incompetência dos Conselhos de Medicina para exercer a ação disciplinar contra

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA -

CONCEITOS INICIAIS. -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA - - LEGISLAÇÃO RELACIONADA À PM/PA - -Lei PA nº 6.833/06 - Código de Ética e Disciplina da PM/PA- (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI ESTADUAL Nº 6.833/06 Institui o Código de

Leia mais

CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA

CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA 1 2 OBJETIVO: Orientar e esclarecer de forma sucinta, a luz da legislação, um dos benefícios da seguridade social APOSENTADORIA.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 R EFO R M A D A P R EV ID ÊN C IA P EC 287 EC 20/98 fim da aposentadoria proporcional, criação do 85/95 para o servidor público EC 41/03 Aposentadoria por

Leia mais

EMENDA Nº PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 287, DE 2016.

EMENDA Nº PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 287, DE 2016. EMENDA Nº PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 287, DE 2016. Altera os arts. 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal:

Nos termos do art. 194, da Constituição Federal: NOTA TÉCNICA EM RELAÇÃO À CONSTITUCIONALIDADE DA METODOLOGIA UTILIZADA PELA ANFIP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM SEU ESTUDO ANÁLISE DA SEGURIDADE SOCIAL 2015

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 420. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte

LEI COMPLEMENTAR Nº 420. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte LEI COMPLEMENTAR Nº 420 Dispõe sobre a modalidade de remuneração por subsídio para os militares do Estado do Espírito Santo e dá outras providências. Lei: O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço

Leia mais

PENSÃO POR MORTE FIXAÇÃO DA PENSÃO A pensão por morte de segurado corresponderá ao valor da totalidade das parcelas estipendiais do segurado falecido

PENSÃO POR MORTE FIXAÇÃO DA PENSÃO A pensão por morte de segurado corresponderá ao valor da totalidade das parcelas estipendiais do segurado falecido PENSÃO POR MORTE FIXAÇÃO DA PENSÃO A pensão por morte de segurado corresponderá ao valor da totalidade das parcelas estipendiais do segurado falecido em atividade, sobre as quais tenha incidido contribuição

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.283, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 Cria a Gratificação de Condição Especial do trabalho - GCET, para os servidores militares federais das forças Armadas, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Pensão por Morte. Prof. Danilo Ripoli

Pensão por Morte. Prof. Danilo Ripoli Pensão por Morte Prof. Danilo Ripoli Definição: A pensão por morte é o benefício da previdência social devido aos dependentes do segurado em função da morte deste. Será devido ao conjunto de dependentes

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR LEI N.º 6.544, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2004. DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS E AS CONDIÇÕES QUE ASSEGURAM AOS SOLDADOS, CABOS E SUBTENENTES DA ATIVA DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DE ALAGOAS

Leia mais

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido.

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. 2 Requisitos: a) Falecimento do servidor. b) Habilitação dos beneficiários.

Leia mais

Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado.

Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado. INFORME JURÍDICO 06/01/2015 411 Prezados (as) Auxílio Doença: Empregador será responsável pela remuneração dos primeiros 30 dias de afastamento do empregado. Divulgamos a Medida Provisória 664/2014 que

Leia mais

REGIME PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO. 1- INTRODUÇÃO Conceito de seguridade social: é maior que Previdência

REGIME PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO. 1- INTRODUÇÃO Conceito de seguridade social: é maior que Previdência REGIME PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO 1- INTRODUÇÃO Conceito de seguridade social: é maior que Previdência SEGURIDADE 2 REGIMES: O RPPS e o RGPS. Características comuns: I) são contributivos e solidários;

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 475, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014.

LEI COMPLEMENTAR Nº 475, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014. LEI COMPLEMENTAR Nº 475, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014. Altera dispositivos da Lei Complementar nº 298, de 20 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o Plano de Saúde e Assistência aos Servidores Públicos Municipais

Leia mais

A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público

A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público Reforma da Previdência Dispositivos Auto Aplicáveis Aplicação do Teto Remuneratório (Art. 37, XI da CF ) Concessão de Abono de Permanência (Art.

Leia mais

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais.

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais. ENCONTRO 08 DAS PENAS ACESSÓRIAS Penas Acessórias Art. 98. São penas acessórias: I - a perda de posto e patente; (considerado inconstitucional) II - a indignidade para o oficialato; (considerado inconstitucional)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Maria Fernanda de Alencar Oliveira às 16/09/ :50:40 Juiz(a) que validou ETHEL FRANCISCO RIBEIRO. Sentença

PODER JUDICIÁRIO. Maria Fernanda de Alencar Oliveira às 16/09/ :50:40 Juiz(a) que validou ETHEL FRANCISCO RIBEIRO. Sentença PODER JUDICIÁRIO INFORMACÕES SOBRE ESTE DOCUMENTO NUM. 9 Imprimir Nr. do Processo 0502591-31.2014.4.05.8302T Autor IVO DE BARROS PORTO Data da Inclusão 07/10/2014 19:48:41 Réu União Federal Última alteração

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA 2012

LEGISLAÇÃO APLICADA 2012 LEGISLAÇÃO APLICADA 2012 11. De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Lei no 6.123, de 20/07/68, e alterações posteriores), a nomeação será feita em caráter vitalício para

Leia mais

Rioprevidência com você. Novembro de 2015

Rioprevidência com você. Novembro de 2015 Rioprevidência com você Novembro de 2015 O principal objetivo desta apresentação é levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos

Leia mais

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos 1) Assinale a alternativa correta: a) Hierarquia é a rigorosa observância e o acatamento discricionário das leis, regulamentos, normas e disposições

Leia mais

I - 10% (dez por cento) do efetivo previsto de oficiais; e. II - 5% (cinco por cento) do efetivo previsto de praças.

I - 10% (dez por cento) do efetivo previsto de oficiais; e. II - 5% (cinco por cento) do efetivo previsto de praças. DECRETO Nº 32.539, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2010. Regulamenta a Prestação de Tarefa por Tempo Certo, aplicável aos militares da reserva remunerada e, excepcionalmente, aos reformados, da Polícia Militar do

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO. LEI Nº /12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO. LEI Nº /12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006 ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR 1ª SEÇÃO LEI Nº 15.349-22/12/2006 Publicado no Diário Oficial Nº 7375 de 22/12/2006 Súmula: Extingue, na Polícia Militar do Paraná, o Quadro de Oficiais de

Leia mais

Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas Arts. 136 a 144, CF/88

Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas Arts. 136 a 144, CF/88 Direito Constitucional Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas Arts. 136 a 144, CF/88 Do Estado de Defesa e do Estado de Sítio Art. 136: O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da

Leia mais

INDICAÇÃO Nº /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2016.

INDICAÇÃO Nº /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2016. INDICAÇÃO Nº /2016 EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO O Deputado infra-assinado, no uso de suas prerrogativas legais e regimentais, requer de Vossa Excelência,

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Considerações sobre estabilidade, conselho de disciplina e licenciamento e exclusão a bem da disciplina Almeja esclarecer alguns questionamentos em relação à estabilidade pelas praças

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE PASSANDO A LIMPO ÓRGÃO AUTÔNOMO SUBORDINA SE GOV PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE ADMINISTRATIVAMENTE TECNICAMENTE CHEFE SEPLAG E SEFAZ SÍMBOLOS: hino, o brasão, a logomarca,

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016 - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI FEDERAL Nº 7.479/86 Aprova o Estatuto dos Bombeiros-Militares

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre a previdência e a aposentadoria.

Tudo o que você precisa saber sobre a previdência e a aposentadoria. Tudo o que você precisa saber sobre a previdência e a aposentadoria. Cuidar da sua previdência é fazer o seu futuro mais seguro. Esta cartilha reúne as principais informações sobre a previdência e a aposentadoria

Leia mais

PROJETO DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de (Do Sr. Dr. Marcelo Itagiba)

PROJETO DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de (Do Sr. Dr. Marcelo Itagiba) PROJETO DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2008 (Do Sr. Dr. Marcelo Itagiba) Altera o inc. VIII do 3º do art. 142 da Constituição Federal. Art. 1º Esta emenda tem por objetivo fixar a remuneração dos Almirantes

Leia mais

Legislação Institucional Profº Dione Matos

Legislação Institucional Profº Dione Matos Legislação Institucional Profº Dione Matos Do Tempo de Serviço Art. 140. Os policiais-militares começam a contar tempo de serviço na Polícia Militar a partir da data de sua inclusão, matricula em órgão

Leia mais

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 LEI Nº 14.039 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera as Leis nº 8.261, de 29 de maio de 2002, nº 8.352, de 02 de setembro de 2002, nº 10.963, de 16 de abril de 2008, nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO 1 REGIME PRÓPRIO: ABRANGÊNCIA DOS MEMBROS DA MAGISTRATURA Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos

Leia mais

LEI Nº DE 29 DE JUNHO DE 2010

LEI Nº DE 29 DE JUNHO DE 2010 Publicada D.O.E. Em 30.06.2010 LEI Nº 11.920 DE 29 DE JUNHO DE 2010 Altera dispositivos das Leis nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001 e nº 11.356, de 06 de janeiro de 2009 e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº...DE 2012

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº...DE 2012 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº...DE 2012 Altera as Leis nº 5.301, de 16 de outubro de 1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais e a nº 10.366, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe

Leia mais

WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP. Tema: Mudanças nos demais benefícios

WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP. Tema: Mudanças nos demais benefícios WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP Tema: Mudanças nos demais benefícios Professor: José Roberto Sodero E-mail: sodero@soderoadvocacia.adv.br Facebook: Jose Roberto Sodero PENSÃO POR

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ/GP N. 14 DE 19 DE OUTUBRO DE 2015. Disciplina a concessão de assistência pré-escolar aos dependentes dos servidores do Superior Tribunal de Justiça. A VICE-PRESIDENTE DO SUPERIOR

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime Previdenciário Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -RPPS -Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Atualização 2: para ser juntada na pág. 140 do Livro Direito Administrativo Em 2014, após o lançamento do livro, foi aprovada a EC 77/2014, que alterou os incisos II, III e VIII do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Lei 17169-24 de Maio de 2012 Publicado no Diário Oficial nº. 8721 de 25 de Maio de 2012 Súmula: Dispõe sobre o subsídio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, conforme dispõem

Leia mais

DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS 1. INTRODUÇÃO DEFESA DO ESTADO E DAS DEMOCRÁTICAS INSTITUIÇÕES 2. SISTEMA CONSTITUCIONAL DE CRISES DEFESA

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA N o 2.215-10, DE 31 DE AGOSTO DE 2001. Dispõe sobre a reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas,

Leia mais

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 1 Da Remoção... 2 Da Substituição... 2 Da Promoção... 2 Do Acesso... 3 Da Transferência... 3 Da Readmissão... 3 Da Reintegração...

Leia mais

PL de Reestruturação das Forças Armadas

PL de Reestruturação das Forças Armadas PL de Reestruturação das Forças Armadas Sistema de proteção social dos militares das forças armadas A questão demográfica e seus impactos na Defesa Nacional possuem abordagem distinta das questões previdenciárias.

Leia mais

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI:

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: AGENTES PÚBLICOS 2.ª PARTE TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: A REMUNERAÇÃO E OS SUBSÍDIOS DOS OCUPANTES DE CARGOS, FUNÇÕES E EMPREGOS PÚBLICOS

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) Altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas, constantes da Lei nº 11.784,

Leia mais

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO

AFASTAMENTO PARA EXERCÍCIO DE MANDATO ELETIVO No caso de pagamento de remuneração pelo órgão ou entidade de origem ao servidor cedido ou posto à disposição de outro órgão ou entidade do mesmo Poder, não serão pagas vantagens de natureza indenizatória,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA N o 2.215-10, DE 31 DE AGOSTO DE 2001. Dispõe sobre a reestruturação da remuneração dos militares das Forças Armadas, altera as Leis n os 3.765, de 4 de maio de 1960, e 6.880, de 9 de

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, passa a vigorar com as seguintes.

PROJETO DE LEI. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, passa a vigorar com as seguintes. PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares; a Lei nº 3.765, de 4 de maio de 1960, que dispõe sobre as pensões militares; a Lei nº 4.375, de

Leia mais

Art Os policiais-militares são alistáveis como eleitores na forma que estabelece a Constituição Federal. g) a promoção;

Art Os policiais-militares são alistáveis como eleitores na forma que estabelece a Constituição Federal. g) a promoção; g) a promoção; Legislação para PM-PI A pensão é a remuneração deixada para os h) a transferência para a reserva remunerada, a pedido, ou a reforma; dependentes do Policial Militar, quando ele falecer.

Leia mais

1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7

1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7 1. Questões Prova OFICIAL PM/PE Prova A...2 1. Questões Prova OFICIAL CBM/PE Prova G...7 1 1. QUESTÕES PROVA OFICIAL PM/PE PROVA A 66. Sobre a Lei Nº.817/2000 - Código Disciplinar dos Militares do Estado

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime previdenciário Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo Lei 8.112/90 Seguridade Social do Servidor Regime previdenciário A União manterá Plano

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A LEI Nº 3.765/1960 (PENSÃO MILITAR) APLICAÇÃO E AVANÇO JURISPRUDENCIAL

ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A LEI Nº 3.765/1960 (PENSÃO MILITAR) APLICAÇÃO E AVANÇO JURISPRUDENCIAL ASPECTOS RELEVANTES SOBRE A LEI Nº 3.765/1960 (PENSÃO MILITAR) APLICAÇÃO E AVANÇO JURISPRUDENCIAL Inicialmente, importante registrar alguns aspectos gerais dispostos pela Lei nº 3.765, de 04 de maio de

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

Passar a ter exercício em nova sede, no interesse do serviço, com mudança de domicílio em caráter permanente.

Passar a ter exercício em nova sede, no interesse do serviço, com mudança de domicílio em caráter permanente. DEFINIÇÃO Indenização destinada a compensar as despesas de instalação e transporte do servidor e de sua família, que passar a ter exercício em nova sede. REQUISITOS BÁSICOS Passar a ter exercício em nova

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DA PMPI 2017 Aplicada em 09/07/17 CORREÇÃO PROFESSOR EMERSON CASTRO

PROVA DE LEGISLAÇÃO DA PMPI 2017 Aplicada em 09/07/17 CORREÇÃO PROFESSOR EMERSON CASTRO PROVA DE LEGISLAÇÃO DA PMPI 2017 Aplicada em 09/07/17 CORREÇÃO PROFESSOR EMERSON CASTRO Todas as questões foram comentadas ao longo das aulas, exercícios e revisões da Loja do Concurseiro, porém, evidenciaremos

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. Altera a Lei Complementar nº 039, de 9 de janeiro de 2002, que institui o Regime de Previdência Estadual do

Leia mais

LEI Nº , DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL

LEI Nº , DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL LEI Nº 11.116, DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL NOTA: Atualizada até a Lei Complementar nº 81,de 20/12/2005 EMENTA: Dispõe sobre a designação de policiais - militares da reserva remunerada

Leia mais

PORTARIA N. 72 DE 19 DE MARÇO DE 2012.

PORTARIA N. 72 DE 19 DE MARÇO DE 2012. Revogado pela Portaria STJ/GP n. 14 de 19 de outubro de 2015 PORTARIA N. 72 DE 19 DE MARÇO DE 2012. Dispõe sobre a concessão de assistência préescolar aos dependentes dos servidores do Superior Tribunal

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 8º tema Previdência Social para os Servidores Públicos. Desde 1990,

Leia mais

PEC REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A

PEC REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A PEC 287 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA A R N A L D O V I E I R A S O U S A Regimes de Previdência Regime Geral da Previdência Social RGPS: Celetistas, empresários, contribuintes individuais, etc Regimes Próprios

Leia mais

Legislação do CBMDF Eduardo Luiz EXERCÍCIOS

Legislação do CBMDF Eduardo Luiz EXERCÍCIOS Legislação do CBMDF Eduardo Luiz EXERCÍCIOS (Cespe/CBM DF/CFO/2011) Acerca do que dispõe o Estatuto dos Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, julgue os itens a seguir. 1. Aspirante

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

AVISO Nº 335, DE 29 DE JULHO DE 1993

AVISO Nº 335, DE 29 DE JULHO DE 1993 AVISO Nº 335, DE 29 DE JULHO DE 1993 Esclarece sobre a contagem de tempo de Serviço de servidores da Polícia Militar. Alterado pelo Aviso 343, de 13Dez94, publicado no BGPM 232, de 16Dez94. O CORONEL PM

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE PROFESSOR PAULO SÉRGIO

ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE PROFESSOR PAULO SÉRGIO ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE 1975. PROFESSOR PAULO SÉRGIO Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado de Goiás e dá outras providências. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO APOSENTADORIA BOAS VINDAS... MSG APOSENTADORIA Objetivo do treinamento Fortalecer o conhecimento das formas mais empregadas de aposentadoria

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 7.284, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1984. Dispõe sobre a Pensão Policial Militar das Polícias Militares dos

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais