São Miguel dos Campos setembro/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "São Miguel dos Campos setembro/2014"

Transcrição

1 São Miguel dos Campos setembro/2014 Levantamento diagnóstico Fórum intersetorial Dados colhidos do questionário on line

2 Educação Quantas escolas públicas existem no município para cada nível escolar? Qual o total de alunos matriculados na rede pública em cada nível de ensino? Educação Infantil (0 a 3 anos) Educação Infantil (4 e 5 anos) Ensino Fundamental Nº de alunos na Educação Infantil N de alunos no Ensino Fundamental Ensino Médio Nº de alunos no Ensino Médio EJA Nº de alunos na EJA 22 Ensino Superior 8.558

3 Educação Quantidade de professores(as) atuando na rede pública de ensino no município Quantidade de coordenadores(as) pedagógicos(as) atuando na rede pública de ensino no município? Educação Infantil (0 a 3 anos) Educação Infantil (4 e 5 anos) Ensino Fundamental Educação Infantil (0 a 3 anos) Educação Infantil (4 e 5 anos) Ensino Fundamental I Ensino Médio 9 Ensino Fundamental II 431 EJA 14 EJA Ensino Médio Mais de 50% dos professores tem ensino superior completo.

4 Educação Abandono, reprovação e distorção 60% 57% 50% 42% 40% 30% 20% 12% 14% 10% 6% 0% Qual a taxa de abandono escolar na rede pública para o EF? Qual a taxa de abandono escolar na rede pública para o EM? Qual a taxa de reprovação escolar na rede pública para o EF? Qual a taxa de reprovação escolar na rede pública de EM? Qual a taxa de distorção idadesérie na rede pública para o EM?

5 Educação Estrutura das escolas As escolas do município possuem acesso à água de qualidade? As escolas do município possuem rede elétrica adequada? As escolas do município possuem banheiros adequados? Espaço físico adaptado a pessoas com deficiência? As escolas do município possuem áreas de lazer e esporte? As escolas do município possuem salas de aula suficiente?

6 * Educação Estrutura das escolas As escolas do município possuem laboratórios de ciências? As escolas do município possuem biblioteca? As escolas do município possuem materiais esportivos e brinquedos suficientes? As escolas do município possuem livros didáticos atualizados? As escolas do município possuem acesso à internet para a comunidade? As escolas do município possuem acesso à internet para alunos? As escolas do município possuem sala multimeios?

7 * Estrutura das escolas Todas as regiões são atendidas pelo transporte escolar? As condições dos veículos são adequadas? O município oferece transporte escolar? A qualidade da merenda nas Escolas do EM é adequada? Os alunos das escolas públicas do EM têm acesso à alimentação escolar? A qualidade da merenda nas escolas do EF é adequada? As escolas do município possuem espaços para refeições? Os alunos das escolas públicas do EF têm acesso à alimentação escolar?

8 * Educação em tempo integral 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Os professores da rede pública de ensino possuem formação superior? O município desenvolve políticas de educação de tempo integral ou oferece atividades fora do horário das aulas? As escolas possuem ou fomentam a criação de espaços de comunicação e participação de crianças e adolescentes? As escolas fomentam a participação das famílias no acompanhamento da vida escolar e da gestão da escola?

9 * Educação Cursos técnicos profissionalizantes Existem no município cursos técnico profissionalizantes voltados para adolescentes e jovens, mas não em quantidade suficiente para atender à demanda atual. Os cursos são oferecidos em diversos espaços, tais como: Serviço Nacional de Aprendizagem, Escolas técnicas de educação, Escolas regulares públicas ou privadas, integrado ao ensino médio, Empresas, Organizações da sociedade civil, Pronatec, EJA Profissionalizante, SENAI, Instituto Federal, AEFISMIC. O município desenvolve ações que incentivam empresas a empregarem jovens e adolescentes (aprendizes) de acordo com a legislação e algumas empresas locais empregam esses jovens e adolescentes.

10 * Cultura Espaços culturais existentes no município Há bibliotecas públicas no município? Pontos de Cultura (Programa Cultura Viva/MinC) Telecentros públicos Escolas de Dança Escolas de Música Centros de artesanato Casas de Cultura Espaço para exposições Cinema Museus Teatro São realizadas no município ações de valorização das culturas populares e das tradições culturais? São realizadas atividades culturais gratuitas voltadas para crianças e adolescentes (exemplos: oficinas de teatro, arte, dança, fotografia, hip hop)? Esses espaços estão localizados em locais que facilitam o acesso da população? O estado de conservação desses espaços é adequado? Os espaços existentes oferecem atividades gratuitas ou com preços acessíveis? Todos os espaços são de responsabilidade do Município, que também é quem oferece todas as atividades culturais. O Município não tem Conselho de Cultura, nem Fundo Municipal de Cultura. Também não tem leis de incentivo à cultura.

11 * Esporte Tipo e qualidade dos espaços esportivos Ciclovia 1 Pista de skate/bike 0 Campo de futebol Academia da saúde Pistas para caminhadas Ginásio poliesportivos Quadras multiuso Pistas para caminhadas Academia da saúde Campo de futebol Pista de skate/bike Ciclovia Quadras multiuso 2 Ginásio poliesportivos

12 * Esporte estrutura de equipamentos públicos

13 * Esporte uso dos equipamentos públicos As crianças e os adolescentes podem usar esses espaços livremente? São oferecidas atividades gratuitas para crianças e adolescentes nesses espaços? Há oferta de atividades esportivas por meio de associações comunitárias ou ONG? São realizados eventos esportivos no município?

14 * Esporte equipe Atualmente a equipe da Secretaria de Esportes é composta por um Secretário interino e Coordenadores. A estrutura atual da equipe não é suficiente para atendimento das demandas da Secretaria. O município não possui Conselho de Esporte, nem Fundo Municipal para o Esporte. Também não há leis de incentivo ao esporte.

15 * Assistência Social Conselho Tutelar O município possui quantos Conselho Tutelares? 1 O Conselhos Tutelar tem localização de fácil acesso para toda a população? O Conselho Tutelar possui cinco conselheiros atuantes? O Conselho Tutelar possui suplentes suficientes para cobrir as vacâncias? Como é realizada a escolha dos conselheiros tutelares do seu município? Eleição direta pelo voto secreto e facultativo de todos os eleitores do município. Como é realizada a candidatura dos conselheiros? Individualmente

16 * Assistência Social Conselho Tutelar A forma de contratação dos conselheiros está prevista na Lei Municipal de criação do Conselho? Os conselheiros tutelares são remunerados?, os conselheiros recebem mais de um salário mínimo São assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários aos conselheiros? Os Conselhos Tutelares possuem regimento interno? 100 Os Conselhos Tutelares possuem sistema de plantão? 100

17 * Assistência Social Conselho Tutelar Os Conselhos Tutelares de seu município possuem equipe para serviços administrativos (secretário, recepcionista, etc)? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem veículo próprio? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem acesso à internet? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem computador? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem telefone celular? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem telefone fixo? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem materiais de escritório? Os Conselhos Tutelares de seu município possuem sala reservada para atendimento? A sede possui 02 salas para atendimentos e 01 para reuniões. Os celulares são pessoais dos Conselheiros, não institucionais. Há apenas 01 Computador na sede. O Conselho Tutelar possui 02 veículos.

18 * Assistência Social Conselho Tutelar O Conselho Tutelar possui apoio técnico somente de psicólogos, cujos serviços só são solicitados quando necessário. O CT só realiza fiscalização de entidades governamentais e não governamentais que atendem crianças e adolescentes quando acionado.

19 * Assistência Social CRAS Quantos CRAS existem no município atualmente? 2 CRAS local 1 CRAS regional 1 A localização do(s) CRAS é de fácil acesso para o seu público alvo? O número de profissionais que compõe a equipe do(s) CRAS está de acordo com o número de famílias referenciadas, conforme NOB-RH/SUAS? O número de CRAS existentes atualmente é o sufuciente? SIM, para todo o público As equipes do(s) CRAS participam de capacitações?, sempre. O(s) CRAS se articula(m) com outros serviços?, sempre

20 * Assistência Social CRAS Infraestrutura Sobre infraestrutura e equipamentos SIM NÃO Sala(s) de atendimento individualizado? Sala(s) de atividades coletivas e comunitária? Espaço físico adaptado a pessoas com deficiência? Computador com internet? Banco de dados de usuários de benefícios e serviços socioassistenciais? Banco de dados dos serviços socioassistenciais? Cadastro de Beneficiários do BPC? Cadastro Único dos Programas Sociais?

21 * Assistência Social CRAS Serviços oferecidos Quais trabalhos sociais são desenvolvidos pela equipe do(s) CRAS? SIM NÃO Quais trabalhos sociais são desenvolvidos pela equipe do(s) CRAS? SIM NÃO Acolhida Promoção ao acesso à documentação pessoal Estudo social Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio Visita domiciliar Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário Orientação e encaminhamentos Mobilização para a cidadania Grupos de famílias Conhecimento do território Acompanhamento familiar Cadastramento socioeconômico Atividades comunitárias Elaboração de relatórios e/ou prontuários Campanhas socioeducativas Notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social Informação, comunicação e defesa de direitos Busca ativa

22 * Assistência Social CRAS Programas oferecidos Como é a capacidade de atendimento desse serviço? O município desenvolve, articulado ao PAIF, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos e suas Como é a capacidade de atendimento desse serviço? O município desenvolve, articulado ao CRAS, o Programa Projovem Adolescente ou similar? Onde as atividades são desenvolvidas? Como é a capacidade de atendimento desse serviço? Quantos CRAS do município oferece(m) o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com Deficiência? Como é a capacidade de atendimento desse serviço? O CRAS ou outras entidades oferece(m) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 Como é a capacidade de atendimento desse serviço? O CRAS oferece Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)?

23 * Assistência Social CREAS Com quantos CREAS conta o município? 2 CREAS no município 1 CREAS regionalizado 1 A localização do(s) CREAS é de fácil acesso à população? O número de CREAS é suficiente para atender a população do município? O número de profissionais que compõe a equipe dos CREAS está de acordo com o número de famílias referenciadas, conforme NOB-RH/SUAS? As equipes do(s) CREAS participam de capacitações?, para todo o público Não Raramente O(s) CREAS se articula(m) com outros serviços?, sempre

24 * Assistência Social CREAS - Infraestrutura Sobre infraestrutura e equipamentos SIM NÃO Sala(s) de atendimento individualizado? Sala(s) de atividades coletivas e comunitária? Espaço físico adaptado a pessoas com deficiência? Computadores com internet? Banco de dados de usuários(as) de benefícios e serviços socioassistenciais? Banco de dados dos serviços socioassistenciais? Cadastro de Beneficiários do BPC? Cadastro Único dos Programas Sociais?

25 * Assistência Social CREAS Trabalhos sociais oferecidos Quais trabalhos sociais são desenvolvidos pela equipe do(s) CREAS? SIM NÃO Quais trabalhos sociais são desenvolvidos pela equipe do(s) CREAS? SIM NÃO Acolhida Identificação da família extensa ou ampliada Escuta Articulação da rede de serviços socioassistenciais Estudo social Articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais Diagnóstico socioeconômico Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais Trabalho interdisciplinar Monitoramento e avaliação do serviço Estímulo ao convívio familiar, grupal e social Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento Mobilização e fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio Orientação sociofamiliar Informação, comunicação e defesa de direitos Atendimento psicossocial Promoção ao acesso à documentação pessoal Orientação jurídico-social Mobilização para o exercício da cidadania Referência e contra-referência Elaboração de relatórios e/ou prontuários Apoio à família na sua função protetiva

26 * Assistência Social CREAS Serviços oferecidos Nº de idosos atendidos 5 Nº de pessoas com deficiência atendidos 10 Nº de atendidos atualmente pelo Serviço de Proteção Social Especial 50 Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, Nº de atendidos em PSC Nº de atendidos em LA Nº de atendidos atualmente em LA e PSC Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida Qual a capacidade de atendimento desse serviço? Serviço Especializado de Abordagem Social Qual a capacidade de atendimento desse serviço? PAEFI na Cidade Baixa PAEFI na Cidade Alta Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e

27 * Assistência Social Medidas protetivas O município possui Conselho Municipal de Assistência Social? O município possui Fundo Municipal de Assistência Social? Existem casos de crianças e adolescentes que precisam ser afastadas de seus responsáveis legais (pais, familiares, etc) por medida de proteção? Quantas crianças e adolescentes estão nessa situação atualmente? 1 (Maus tratos uso de violência) As decisões de afastamento são feitas com base na realização de estudos diagnósticos? Em mais de 50% dos casos. Na maioria das vezes são casos urgentes que precisam de decisão imediata. As crianças e adolescentes acolhidos possuem documento expedido pelo juiz determinando o acolhimento? Em mais de 50% dos casos Para onde são encaminhadas as crianças e os adolescentes que precisam ser afastados de seus responsáveis legais? Para casa de parentes próximos ou para famílias dispostas a adoção, porém não existe o programa famílias acolhedoras no município.

28 * Assistência Social Medidas socioeducativas (PSC) Existe Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no município? Quem é responsável pela gestão do programa? Equipe do CREAS O que acontece com os adolescentes cujos atos infracionais são proporcionais à medida de PSC? As medidas são aplicadas após o julgamento e em maioria são cumpridas. As entidades não governamentais e os programas governamentais que executam as medidas de meio aberto estão inscritos no CMDCA?, todas Existe um cadastro de entidades e serviços credenciados para receber adolescentes em cumprimento de medidas de prestação de serviços à comunidade? Não há instituições credenciadas. As articulações são realizadas de acordo com o caso, além disso, nosso município é receptivo à medida de PSC O órgão ou entidade responsável pela gestão do programa conta com equipe multidisciplinar para atendimento dos adolescentes em cumprimento de medidas de PSC?

29 * Assistência Social Medidas socioeducativas (PSC) Os adolescentes em cumprimento de medida de PSC recebem assistência integral à sua saúde? São realizadas atividades que visam a integração e apoio à família do adolescente em cumprimento de PSC, assim como a sua participação para efetivo cumprimento do PIA? Os adolescentes em PSC estão inseridos em atividades/cursos de profissionalização? Os adolescentes em PSC frequentam a escola? Em geral, o prazo para elaboração do PIA após o ingresso do adolescente no PSC é razoável? Os adolescentes em PSC possuem um Plano Individual de Atendimento (PIA)? São realizadas formações para as equipes do PSC? As medidas socioeducativa de PSC são reavaliadas, em média, a cada 2 anos.

30 * Assistência Social Medidas socioeducativas (LA) Existe Programa de Liberdade Assistida (LA) no município? Quem é responsável pela gestão do programa (recebe a informação da medida a ser executada, encaminha para os orientadores e acompanha o cumprimento da medida? Equipe do CREAS O que acontece com os adolescentes cujos atos infracionais são proporcionais à medida de LA? As medidas são aplicadas após o julgamento e em maioria são cumpridas. As entidades não governamentais e os programas governamentais que executam a medida de meio aberto de LA estão inscritos no CMDCA? Não O seu município conta com equipe multidisciplinar para atendimento de adolescentes em cumprimento de LA? Em casos de internação ou semiliberdade, os adolescentes são enviados a Maceió, pois não há unidades em São Miguel dos Campos.

31 * Assistência Social Medidas socioeducativas (LA) O município garante recursos para que os adolescentes internados recebam visitas de seus familiares? O município oferece atividades de integração e apoio à família do adolescente autor de ato infracional? Quais? Os adolescentes em cumprimento de medida de PSC recebem assistência integral à sua saúde? Os adolescentes em LA estão inseridos em atividades/cursos de profissionalização? Os adolescentes em LA frequentam a escola? São realizadas atividades que visam a integração e apoio à família do adolescente em cumprimento de LA, assim como a sua O prazo para a elaboração do PIA após o ingresso do adolescente no programa LA tem sido razoável? Os adolescentes em LA possuem um Plano Individual de Atendimento (PIA)? Os técnicos do LA possuem espaço reservado para atenderem os adolescentes, garantindo a privacidade e o sigilo dos casos? São realizadas formações para as equipes do LA? As medidas socioeducativa de LA são reavaliadas a cada 6 meses.

32 * Segurança, violência e trânsito Como são feitas as denúncias de violência contra crianças e adolescentes no município, considerando a violência no geral, o abuso e a exploração sexual? SIM NÃO Encaminhamento pelas escolas Encaminhamento pelas equipes de saúde Encaminhamento por entidades ou órgãos da assistência social Diretamente no Conselho Tutelar Diretamente nas delegacias Por meio de canais anônimos, como o Disque Denúncia

33 * Segurança, violência e trânsito Há no município ações e campanhas de prevenção e denúncia à violência contra crianças e adolescentes? A rede que atende crianças e adolescentes vítimas de violência recebe formação para o atendimento desse público? A rede de atendimento da assistência social do município consegue atender as famílias das crianças e adolescentes vítimas de violência? A rede de atendimento da assistência social do município consegue atender as crianças e os adolescentes vítimas de violência? As famílias das crianças e adolescentes vítimas de violência recebem acompanhamento psicológico? As crianças e adolescentes vítimas de violência recebem acompanhamento psicológico?

34 * Segurança, violência e trânsito Indique a seguir quais instituições atuam no atendimento inicial dos casos de violência contra crianças e adolescentes no âmbito da defesa e da responsabilização. Existe no município um Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes? 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu. O município registra os casos de violência contra crianças e adolescentes? 0 Ninguém respondeu. Qual foi o número de ocorrências registradas envolvendo crianças e/ou adolescentes como INFRATORES em 2013? Há registros de violência contra crianças e adolescentes em espaços institucionais (como abrigos, delegacias, escolas, unidades de saúde)? Quantos? Quantos casos de abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes foram registrados em 2013? Quantos casos de exploração sexual de crianças e/ou adolescentes foram registrados em 2013? Qual a quantidade de ocorrências de trânsito envolvendo crianças e adolescentes como condutores de veículos? Qual é o índice de ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas (fatais ou não) envolvendo crianças e adolescentes no município? Quais são os 3 principais tipos de infração de trânsito envolvendo crianças e adolescentes no município? 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu. 0 Ninguém respondeu

35 * Água, Lixo e Esgoto Todo o lixo coletado é depositado no lixão. O lixo hospitalar é coletado e tratado empresa contratada SERQUIP. O municípios não possui um Plano Municipal de Saneamento Básico.

36 * Juventude Principais ações voltadas à juventude desenvolvidos atualmente no município Telecentro: Curso de operador de computador. Curso aberto para pesquisas escolares. Essas ações e projetos se articulam com outros serviços do município? Não, nenhuma. Qual é o número de participantes em cada uma dessas ações atualmente? 100 participantes. O município possui um Conselho de Juventude? O município tem um Plano Municipal para a Juventude? Não O município tem um Fundo Municipal para a Juventude? Não

37 * Mulher Quais são os principais projetos de atenção à mulher desenvolvidos atualmente no município? 100% Mulher Mulher em Ação na Adversidade Qual é o público atendido atualmente em cada um desses projetos? Projeto 100 % Mulher todas as mulheres em situação de vulnerabilidade social,as beneficiadas do Bolsa Família, as que sofreram algum tipo de agressão. Mulheres em Ação na Adversidade atende todas as profissionais do sexo de nosso Município. Com a Secretaria de Saúde ajudando no diagnostico, mapeamento e ações preventivas das Mulheres profissionais do sexo em situação de risco. Os projetos voltados à mulher estão articulados com outros serviços municipais? Projeto 100% Mulher com a Secretaria de Assistência Social onde o publico alvo é as mulheres do Bolsa Família e as em situação de Vulnerabilidade Social encaminhadas pelos programas da Secretaria. E estamos fechando parcerias com mas Secretarias.

38 * Saúde Quantas estruturas públicas de atenção à saúde existem no município? Unidades Básicas de Saúde 11 Equipes de PSF 16 Hospitais 1 Laboratórios 2 Clínicas Especializadas 3 SAMU 1 Quantas estruturas privadas de atenção à saúde existem no município? Hospitais 1 Laboratórios 1 Clínicas Especializadas 14 SAMU 0

39 * Saúde ESF Quantos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) o município possui atualmente? 112 O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é suficiente para atender o número de pessoas recomendado pela Portaria n.º 648/GM, do Ministério da Saúde? Não Os Agentes Comunitários de Saúde dispõem de materiais e equipamentos necessários à realização das atividades (meios de locomoção, uniformes, balanças, etc)? A maioria dos ACS, sim. N de Equipes de Saúde Bucal (ESB) 13 De acordo com o Ministério da Saúde, cada Equipe de Saúde Bucal deve desenvolver trabalho integrado com, no máximo, duas equipes da Saúde da Família. Isso acontece no seu município?

40 * Saúde ESF N de equipes da Saúde da Família existem no município 16 O número de habitantes atendidos por cada equipe multiprofissional da Saúde da Família está de acordo com a Portaria n.º 648/GM, do Ministério da Saúde? As Equipes da Saúde da Família atendem a todas as regiões do município (área rural, comunidades quilombolas, distritos, etc)? Parcialmente, mais de 50% das áreas As equipes Saúde da Família trabalham em conjunto com a educação básica para desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE)? Quantidade de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no município 2 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família possui médico-pediatra? Não Nº de pediatras na rede municipal de saúde 1

41 * Saúde estrutura As Unidades Básicas de Saúde possuem infraestrutura adequada (área de recepção, local para arquivos e registros, sala de cuidados básicos de enfermagem, sala de vacina e sanitários)?, a maioria delas As Unidades Básicas de Saúde dispõem de materiais e equipamentos suficientes (soros, gaze, medicamentos, luvas, seringas, etc)?, a maioria delas O município possui ambulâncias?, mas insuficiente para atender toda a demanda Há estrutura de atenção aos casos de média complexidade? Há estrutura de atenção aos casos de alta complexidade?

42 * Saúde É realizado pré-natal no município? No município, são atendidos os casos mais complicados (gravidez de risco)? As equipes de saúde do município realizam partos? No município é realizado acompanhamento do pós-parto (puerpério) das gestantes? Há programas ou ações de PREVENÇÃO à gravidez na adolescência? Quais?, suficiente para atender toda a demanda Há programas ou ações de ATENÇÃO à gravidez na adolescência? Quais?, mas insuficiente para atender toda a demanda São realizadas ações de incentivo ao aleitamento materno?, sempre

43 * Saúde % de mortalidade materna em % de mortalidade materna em % de partos normais em % de partos normais em % de pré-natal completo no município em % de pré-natal completo no município em

44 * Saúde Taxa de hospitalização por desidratação em menores de 5 anos 0 Taxa de hospitalização por pneumonia em menores de 5 anos 18 % de crianças de até 2 anos desnutridas 24 Taxa de mortalidade infantil

45 * Saúde O município desenvolve ações para promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição (anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, etc.)?, sempre As crianças e adolescentes têm acesso a atendimento odontológico?, algumas têm acesso As vacinas do calendário das crianças são oferecidas?, todas No município, qual é a porcentagem de crianças com o esquema vacinal básico em dia? 71% As vacinas do calendário dos adolescentes são oferecidas?, todas São realizadas atividades (campanhas, palestras, oficinas) de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis para adolescentes?, às vezes Os adolescentes masculinos têm acesso livre a métodos anticoncepcionais? Os adolescentes femininos têm acesso livre a métodos anticoncepcionais? Há no município atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais? Não, são encaminhados

46 * Saúde Que profissionais multidiciplinares estão disponíveis para atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais? Psiquiatras da infância Não Neuropediatras Não Pediatras Psicólogos Fonoaudiólogos Não Terapeutas ocupacionais Não

47 * Saúde As famílias são integradas ao tratamento da criança e adolescente com transtorno mental?, todas. Há atividades de inclusão social (principalmente relacionada à escola) nos projetos terapêuticos que cuidam de crianças e adolescentes com transtornos mentais? Quais? Qual o números de casos registrados no município de crianças usuárias de álcool e drogas em 2012 e 2013? 0 É oferecido no município atendimento médico e psicológico a essas crianças? Não É oferecido no município leitos de internação para crianças usuárias de álcool e drogas? Não Qual o números de casos registrados no município de adolescentes usuários de álcool e drogas em 2012 e 2013? 0 É oferecido no município atendimento médico e psicológico a esses adolescentes? Não É oferecido no município leitos de internação para adolescentes usuários de álcool e drogas? Não Existe atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência? Em quais casos de violência há atendimento especializado? Não existe atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 Plano de Ação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 APRESENTAÇÃO Nosso O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Juruti apresenta, no

Leia mais

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente

Leia mais

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social O PETI e o Trabalho em Rede Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social Articulação da rede de serviços socioassistenciais Proteção

Leia mais

PENSANDO NA PRÁTICA: AS AÇÕES E ATIVIDADES EXECUTADAS NOS CRAS/CREAS FACILITADORA: INÊS DE MOURA TENÓRIO

PENSANDO NA PRÁTICA: AS AÇÕES E ATIVIDADES EXECUTADAS NOS CRAS/CREAS FACILITADORA: INÊS DE MOURA TENÓRIO a Área da Assistência Social PENSANDO NA PRÁTICA: AS AÇÕES E ATIVIDADES EXECUTADAS NOS CRAS/CREAS FACILITADORA: INÊS DE MOURA TENÓRIO Assistência Social na PNAS Situada como proteção social não contributiva;

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação TEMA: CREAS: SERVIÇOS OFERTADOS, INTERSETORIALIDADE,

Leia mais

CREAS - Institucional. O que é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)?

CREAS - Institucional. O que é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)? CREAS - Institucional O que é o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)? Considerando a definição expressa na Lei nº 12.435/2011, o CREAS é a unidade pública estatal de abrangência

Leia mais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos, 18 Compromissos A criança e o adolescente no centro da gestão municipal O Estatuto

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS CRAS Centro de Referência de Assistência Social PÚBLICO-ALVO: A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA B DO SUAS Famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS/CONANDA Nº 001 DE 09 DE JUNHO DE 2010

RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS/CONANDA Nº 001 DE 09 DE JUNHO DE 2010 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS/CONANDA Nº 001 DE 09 DE JUNHO DE 2010 Estabelece parâmetros para orientar a constituição, no âmbito dos Estados, Municípios e Distrito Federal, de Comissões Intersetoriais de Convivência

Leia mais

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral.

Articular o Conselho Escolar, os Grêmios Estudantis, os trabalhadores de educação, as Associações de Pais e Mestres e a comunidade em geral. EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente nos âmbitos federal, estadual,

Leia mais

Políticas Setoriais Secretarias Municipais: Saúde, Assistência Social, Educação, Direitos Humanos(quando houver). Participações Desejáveis

Políticas Setoriais Secretarias Municipais: Saúde, Assistência Social, Educação, Direitos Humanos(quando houver). Participações Desejáveis PARÂMETROS PARA A CONSTITUIÇÃO DAS COMISSÕES INTERSETORIAIS DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

Leia mais

Sistema Único de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Especial Brasília-DF Dezembro de 2011 O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema

Leia mais

Sistema Único de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social É a gestão da Assistência social de forma descentralizada e participativa,constituindo-se na regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais.

Leia mais

Secretaria Nacional de Assistência Social

Secretaria Nacional de Assistência Social POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Secretaria Nacional de Assistência Social MARCOS NORMATIVOS E REGULATÓRIOS Constituição Federal 1988 LOAS 1993 PNAS 2004

Leia mais

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROJETO VIVA A VIDA

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROJETO VIVA A VIDA ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO PROJETO VIVA A VIDA Este documento se propõe a estabelecer normas de inserção e execução de estágio em Serviço Social no Projeto Viva a Vida, de acordo com a Resolução 533/2008

Leia mais

Câmara Municipal de Uberaba A Comunidade em Ação LEI Nº 7.904

Câmara Municipal de Uberaba A Comunidade em Ação LEI Nº 7.904 A Comunidade em Ação LEI Nº 7.904 Disciplina a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e dá outras providências. O Povo do Município de Uberaba, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

Projeto de Decreto. (Criar uma denominação/nome própria para o programa)

Projeto de Decreto. (Criar uma denominação/nome própria para o programa) Projeto de Decreto Dispõe sobre as atribuições e competência do Programa de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, atendendo à Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Leia mais

PAIF. Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS

PAIF. Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS PAIF IMPORTANTE INTERRELAÇÃO ENTRE PAIF E CRAS CRAS O

Leia mais

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO

ANEXO IV PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL. Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO PROPOSTAS APROVADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL ANEXO IV Eixo MOBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO 1-Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Buscar apoio das esferas de governo (Federal e Estadual)

Leia mais

III- DADOS DO PRESIDENTE

III- DADOS DO PRESIDENTE PLANO DE AÇÃO 2014 I- IDENTIFICAÇÃO Nome: Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista - ADEFILP Endereço: Pernambuco, 333, Jardim Cruzeiro Lençóis Paulista SP CEP 18680470 Telefone: (014) 3264-9700

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

O CUIDADO QUE EU PRECISO

O CUIDADO QUE EU PRECISO O CUIDADO QUE EU PRECISO GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CUIDADO QUE EU PRECISO Serviço Hospitalar de Referência AD CAPS AD III Pronto Atendimento

Leia mais

TEMA AS EQUIPES DE REFERÊNCIAS POR SERVIÇOS DE PROGRAMAS

TEMA AS EQUIPES DE REFERÊNCIAS POR SERVIÇOS DE PROGRAMAS TEMA AS EQUIPES DE REFERÊNCIAS POR SERVIÇOS DE PROGRAMAS Programação Primeiro Dia: I Seção Discutindo Papéis 1-8h30 às 12h30 Abertura e Boas-vindas Dinâmica de Apresentação Acordos de Convivência Trabalho

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 24 DE MAIO DE 2011

SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 24 DE MAIO DE 2011 SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE RESOLUÇÃO Nº 4, DE 24 DE MAIO DE 2011 Institui parâmetros nacionais para o registro das informações relativas aos serviços ofertados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL ANEXOII ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PARA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO Nº. 001/2010 JUNDIAÍ DO SUL PARANÁ 1. Para os cargos do grupo PSF Programa da Saúde da Família, conveniados com o Governo Federal:

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO IDOSO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - S U A S

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO IDOSO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - S U A S POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO IDOSO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - S U A S MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Data de Criação: 23 de janeiro de 2004. Objetivo: aumentar a intersetorialidade

Leia mais

PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNCIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNCIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO 1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 004/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL PARA ATENDER A RECENSEAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A DIVERSOS OUTROS PROGRAMAS E SERVIÇOS

Leia mais

Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua Telma Maranho- SNAS/MDS

Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua Telma Maranho- SNAS/MDS I Seminário Nacional sobre Consultórios na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica: novas tecnologias e desafios para a gestão do cuidado Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ATRIBUIÇÕES DO MÉDICO I- Realizar consultas clínicas aos usuários de sua área adstrita; II- Participar das atividades de grupos de controle

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS/FUNÇÕES

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS/FUNÇÕES ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS/FUNÇÕES - Monitor de Marcenaria, Monitor de Artesanato, Monitor de Música e/ou Violão e Monitor de Patinação e/ou Dança Ministrar aulas teóricas e práticas, conforme a atividade

Leia mais

ANEXO I. Roteiro para Inspeção Bimestral das Unidades de Internação. (artigos 94, 95 e 124, do Estatuto da Criança e do Adolescente)

ANEXO I. Roteiro para Inspeção Bimestral das Unidades de Internação. (artigos 94, 95 e 124, do Estatuto da Criança e do Adolescente) SIGLAS: ANEXO I Roteiro para Inspeção Bimestral das Unidades de Internação (artigos 94, 95 e 124, do Estatuto da Criança e do Adolescente) ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente; Informações Iniciais

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social

Leia mais

Serviços de Proteção Social Básica Dados sobre os serviços de Proteção Social Básica

Serviços de Proteção Social Básica Dados sobre os serviços de Proteção Social Básica SECRETARIA MUNICIPAL DE POLITICAS SOCIAIS SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2010. Prezado Senhor, A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social,

Leia mais

ESPECIAL O LUGAR DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NO SUAS

ESPECIAL O LUGAR DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NO SUAS PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL O LUGAR DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NO SUAS Departamento de Proteção Social Especial Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à

Leia mais

O trabalho social com famílias. no âmbito do Serviço de Proteção e. Atendimento Integral à Família - PAIF

O trabalho social com famílias. no âmbito do Serviço de Proteção e. Atendimento Integral à Família - PAIF O trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF Contexto Social: Acesso diferencial às informações Uso e abuso de substâncias psicoativas Nulo ou

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

NOTA TÉCNICA 003/2012_ DA OBRIGAÇÃO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NO ATENDIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE DE ADOLESCENTES

NOTA TÉCNICA 003/2012_ DA OBRIGAÇÃO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NO ATENDIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE DE ADOLESCENTES Prezada, NOTA TÉCNICA 003/2012_ DA OBRIGAÇÃO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NO ATENDIMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À COMUNIDADE DE ADOLESCENTES Florianópolis, 18 de abril de 2012. Interessados: Secretarias

Leia mais

A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS

A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS Deliberação da IV Conferência Nacional; Garantia de acesso aos direitos socioassistenciais; Modelo democrático e descentralizado

Leia mais

Comissão Municipal Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes

Comissão Municipal Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes 1 Comissão Municipal Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Ponta Grossa Paraná 2013

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (2004) O SUAS materializa o conteúdo da LOAS, cumprindo no tempo histórico dessa Política as exigências

Leia mais

Palavras-chave: adolescente, risco pessoal, prática profissional

Palavras-chave: adolescente, risco pessoal, prática profissional PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL E ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA CASA SANTA LUIZA DE MARILLAC. SOMER, Diana Galone (estagio I), e-mail: dianassomer@gmail.com BOMFATI, Adriana (supervisor), e-mail:

Leia mais

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012 Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer SALVADOR/BA ABRIL de 2012 MARCOS HISTÓRICOS 1998: Adesão do Brasil aos princípios diretivos

Leia mais

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1 Experiência: VIGILÂNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Nome fantasia: Projeto de volta prá casa Instituições: Núcleo de Epidemiologia do Serviço de Saúde Comunitária da Gerência de saúde Comunitária

Leia mais

GOVERNO DO MUNICIPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE GABINETE DO PREFEITO

GOVERNO DO MUNICIPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE GABINETE DO PREFEITO LEI N o 5.641, DE 23 DE JUNHO DE 2014. RECONHECE A PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COMO PORTADORA DE DEFICIÊNCIA PARA OS FINS DE FRUIÇÃO DOS DIREITOS ASSEGURADOS PELA LEI ORGÂNICA E PELAS DEMAIS

Leia mais

A operacionalização da gestão de condicionalidades no Programa Bolsa Família (PBF) ocorre de forma:

A operacionalização da gestão de condicionalidades no Programa Bolsa Família (PBF) ocorre de forma: CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ATORES RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO A operacionalização da gestão de condicionalidades no Programa Bolsa Família (PBF) ocorre de forma:» Intersetorial: com os responsáveis

Leia mais

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária

Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária Manaus/AM 29 de Abril de 2014 Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança

Leia mais

A GESTÃO DO CREAS E AS MUDANÇAS COM A TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO

A GESTÃO DO CREAS E AS MUDANÇAS COM A TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO A GESTÃO DO CREAS E AS MUDANÇAS COM A TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO A Assistência Social como política de proteção social configura uma nova situação para o Brasil: garantir proteção a todos, que

Leia mais

O artigo 8º da referida lei, contemplando exatamente a dimensão do sofrimento e dos danos que a violência doméstica e familiar provoca, determina:

O artigo 8º da referida lei, contemplando exatamente a dimensão do sofrimento e dos danos que a violência doméstica e familiar provoca, determina: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO VARA CENTRAL DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER SP Projeto: DE MÃOS DADAS COM A REDE Introdução A violência doméstica e familiar contra a mulher é um fenômeno

Leia mais

A PROTEÇÃO SOCIOASSISTENCIAL PARA USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS E SUAS FAMÍLIAS: OS DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE

A PROTEÇÃO SOCIOASSISTENCIAL PARA USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS E SUAS FAMÍLIAS: OS DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE A PROTEÇÃO SOCIOASSISTENCIAL PARA USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS E SUAS FAMÍLIAS: OS DESAFIOS DA INTERSETORIALIDADE Título: A Proteção Socioassistencial para Usuários de Crack e Outras Drogas e suas

Leia mais

CREAS Recursos Humanos

CREAS Recursos Humanos Como deve ser a composição da equipe de referência do CREAS? Os recursos humanos constituem elemento fundamental para a efetividade do trabalho do CREAS. A vinculação dos profissionais do CREAS com a família/indivíduo

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICIDA DA SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS E DESPORTO

ANEXO II REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICIDA DA SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS E DESPORTO ANEXO II REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICIDA DA SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS E DESPORTO 1 PROJOVEM 1.1 SUPERVISOR REQUISITOS: NÍVEL SUPERIOR ATRIBUIÇÕES: Ser responsável

Leia mais

Lea Lúcia Cecílio Braga Diretora do Departamento de Proteção Social Básica/DPSB Secretaria Nacional de Assistência Social / SNAS Ministério

Lea Lúcia Cecílio Braga Diretora do Departamento de Proteção Social Básica/DPSB Secretaria Nacional de Assistência Social / SNAS Ministério Lea Lúcia Cecílio Braga Diretora do Departamento de Proteção Social Básica/DPSB Secretaria Nacional de Assistência Social / SNAS Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome/MDS Brasília Dezembro/2014

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de Proteção Social Especial Juliana M.

DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de Proteção Social Especial Juliana M. DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS Departamento de Proteção Social Especial Juliana M. Fernandes Pereira Marcos importantes para o trabalho social com a questão das drogas

Leia mais

REGIÃO SUL. Grupo 1 EXPLORAÇÃO SEXUAL Políticas Envolvidas. Assistência Social. Saúde. Segurança pública. Sistema de justiça. Turismo.

REGIÃO SUL. Grupo 1 EXPLORAÇÃO SEXUAL Políticas Envolvidas. Assistência Social. Saúde. Segurança pública. Sistema de justiça. Turismo. REGIÃO SUL Eixos de Atuação 1. Informação e Mobilização Planejamento das Ações Intersetoriais 1.1 Realizar campanhas articuladas entre as políticas para prevenção do turismo sexual (agentes de saúde, professores

Leia mais

PLANO VIVER SEM LIMITE

PLANO VIVER SEM LIMITE PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência PLANO VIVER SEM LIMITE 2011-2014 foi instituído por meio do Decreto da Presidência da República nº 7.612, de 17/11/2011 e

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONVERSANDO SOBRE A PSICOLOGIA E O SUAS

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA CENTRO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONVERSANDO SOBRE A PSICOLOGIA E O SUAS 1. Categorias profissionais que já compõem o SUAS RS: - Psicólogo - Assistente Social - Advogado - Educador Social - Nutricionista - Pedagogo - Enfermeiro - Estagiários - Supervisores e Coordenação - Técnico

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA Comitê Intersetorial Direito à Convivência Familiar e Comunitária Porto Alegre, 9 de outubro de 2012 DIRETRIZES Fundamentação Plano Nacional Efetivação

Leia mais

SAS P R E F E I T U R A M U N I C I PA L S E C R E T A R I A M U N I C I PA L D E P O L Í T I C A S E A Ç Õ E S S O C I A I S E C I D A D A N I A

SAS P R E F E I T U R A M U N I C I PA L S E C R E T A R I A M U N I C I PA L D E P O L Í T I C A S E A Ç Õ E S S O C I A I S E C I D A D A N I A SAS S E C R E T A R I A M U N I C I PA L D E P O L Í T I C A S E A Ç Õ E S S O C I A I S E C I D A D A N I A CCI Vovó Zizá P R E F E I T U R A M U N I C I PA L DE CAMPO GRANDE SAS S E C R E TA R I A M

Leia mais

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES

ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES ANEXO II CONDIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA APOIO E/ OU IMPLANTAÇÃO DE ÓRGÃOS COLEGIADOS E APOIO A FÓRUNS E REDES I ÁREAS DE INTERESSE Criança e Adolescente Apoio aos Fóruns, Comitês, Associações

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO

PRESTAÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL DE BAIÃO-PA. Secretária Eliana do Couto da Rocha JANEIRO - 2015 ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL

Leia mais

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade Programa 1282 Proteção Social ao Idoso Objetivo níveis de complexidade e demandas do território, em conformidade com os pressupostos do Sistema Único de Assistência Social, e primando pela convivência

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS TRABALHANDO EM REDE

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS TRABALHANDO EM REDE SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS TRABALHANDO EM REDE CONCEITO DE REDE Para as Ciências Sociais: conjunto de relações sociais entre um conjunto

Leia mais

Política Nacional de Assistência Social. Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS

Política Nacional de Assistência Social. Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS SEADES Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social A SEADES é o Órgão Gestor

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC

Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC Serviço de Família acolhedora definição Serviço que organiza o acolhimento de crianças

Leia mais

Levantamento dos Programas de Atendimento à Primeira Infância no Rio de Janeiro. www.ciespi.org.br

Levantamento dos Programas de Atendimento à Primeira Infância no Rio de Janeiro. www.ciespi.org.br Levantamento dos Programas de Atendimento à Primeira Infância no Rio de Janeiro Foram utilizadas as seguintes categorias para o levantamento: executores, objetivos e público-alvo. Espaço de Desenvolvimento

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social TEMA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E A ARTICULAÇÃO DA REDE

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social TEMA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E A ARTICULAÇÃO DA REDE Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social TEMA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E A ARTICULAÇÃO DA REDE Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Porta de entrada dos munícipes que necessitam das ações de assistência social que potencializam a família, a comunidade de referência, fortalecendo seus

Leia mais

EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM

EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM EIXO IV QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM PROPOSIÇÕES E ESTRATÉGIAS 1.2. Universalização do ensino fundamental de nove anos

Leia mais

EIXOS E DIMENSÕES DO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO

EIXOS E DIMENSÕES DO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO Instrumento de Monitoramento da Atenção à Saúde de Adolescentes e Jovens na Rede Básica de Saúde Ao aplicar esse instrumento, as UBS obtiveram informações importantes para avaliar o acesso dos/as adolescentes

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES DE ENSINO RELATÓRIO DE 2006 Em 2006 o Vila Fátima ampliou suas instalações físicas, possibilitando assim uma melhor organização das atividades de ensino-serviço. Contudo, esta ampliação não será suficiente, caso

Leia mais

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e

Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Anexo II Di r e t r i z e s Ge r a i s d o s Se rv i ç o s d e Re s p o n s a b i l i z a ç ã o e Educação do Agressor SERVIÇO DE RESPONSABILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DO AGRESSOR Ap r e s e n ta ç ã o A presente

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

O PROGRAMA ASSISTÊNCIA SÓCIO-JURÍDICA E OS DIREITOS DO IDOSO

O PROGRAMA ASSISTÊNCIA SÓCIO-JURÍDICA E OS DIREITOS DO IDOSO O PROGRAMA ASSISTÊNCIA SÓCIO-JURÍDICA E OS DIREITOS DO IDOSO Maria Salete da Silva Josiane dos Santos O Programa Assistência Sócio-Jurídica, extensão do Departamento de Serviço Social, funciona no Núcleo

Leia mais

CMDCA PROJETOS COOPERAÇÃO CAPELINHA/MG

CMDCA PROJETOS COOPERAÇÃO CAPELINHA/MG PROJETOS COOPERAÇÃO A trajetória da infância e adolescência em Capelinha, ao longo dos anos, teve inúmeras variações, reflexos das diferentes óticas, desde uma perspectiva correcional e repressiva, visando

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA CREAS E LIBERDADE CIDADÃ

CAPACITAÇÃO PARA CREAS E LIBERDADE CIDADÃ CAPACITAÇÃO PARA CREAS E LIBERDADE CIDADÃ Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade: introdução e metodologias de ação do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS Estado do Paraná

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS Estado do Paraná SECRETARIA EXECUTIVA LEI Nº 3.336, DE 30 DE AGOSTO DE 2006 Dispõe sobre a criação de empregos públicos para a execução dos Programas de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

1 SADS- Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde. 1 Projeto Dengue. 1 Consultório na Rua. 1 Central de Ambulâncias

1 SADS- Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde. 1 Projeto Dengue. 1 Consultório na Rua. 1 Central de Ambulâncias Equipamentos de Saúde Gerenciados pelo CEJAM em Embu das Artes 11 Unidades Básicas de Saúde com 25 equipes de Estratégia Saúde da Família 1 SADS- Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde 1 Projeto Dengue

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

Inspeção Bimestral das Unidades de Semiliberdade / Período: 6º bimestre (Novembro) / 2014

Inspeção Bimestral das Unidades de Semiliberdade / Período: 6º bimestre (Novembro) / 2014 CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público Sistema de Resoluções Inspeção Bimestral das Unidades de Semiliberdade / Período: 6º bimestre (Novembro) / 2014 Dados da Entidade Nome: CENTRO EDUCACIONAL

Leia mais

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referência Especializado de Assistência Social Proposta para Implementação de Serviço de Responsabilização e Educação de Agressores Grupo Paz em Casa

Leia mais

Crack, é possível vencer

Crack, é possível vencer Crack, é possível vencer Prevenção Educação, Informação e Capacitação Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas

Leia mais

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Municípios participantes Adrianópolis Bocaiúva do Sul Cerro Azul Doutor Ulysses Rio Branco do Sul Tunas do Paraná Itaperuçu Campo Magro Colombo Almirante Tamandaré

Leia mais

CADASTRO DE ENTIDADE DE ACOLHIMENTO

CADASTRO DE ENTIDADE DE ACOLHIMENTO Nome da Instituição Endereço (Rua/Av/Pça) Complemento: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Coordenadoria da Infância e Juventude Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, 5ª Avenida do CAB, CEP 41746-900

Leia mais

Fica autorizada a remuneração por parte das OS (Organizações Sociais) de acordo com tabela e instruções contidas em anexo - Orientações

Fica autorizada a remuneração por parte das OS (Organizações Sociais) de acordo com tabela e instruções contidas em anexo - Orientações Circular S/SUBPAV/SAP n.º 10/2011. Aos Coordenadores das A.P.s com vistas às Unidades Primárias de Saúde Assunto: Pagamento de gratificações Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011. CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SÓCIOEDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO/RN

PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SÓCIOEDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO/RN PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SÓCIOEDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO/RN ESPÍRITO SANTO/RN, OUTUBRO DE 2014. FRANCISCO ARAÚJO DE SOUZA PREFEITO MUNICIPAL DE ESPÍRITO SANTO/RN ELIZANGELA FREIRE DE

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Das Atribuições dos Profissionais dos Recursos Humanos Atribuições comuns a todos os profissionais que integram a equipe: Conhecer a realidade das famílias pelas

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Av. Duque de Caxias, 635 Jd. Mazzei II Londrina-PR Fone: (43) 3372-4046 / Fax: (43) 3372-4547 cmdi@londrina.pr.gov.br / cmdi_londrina@yahoo.com.br 7ª CONFERÊNCIA

Leia mais

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCONAL Abrigo Casa lar Casa de passagem Beatriz Guimarães Bernardeth Gondim Cláudia Souza A PNAS Situando o acolhimento institucional e familiar Proteção Básica Proteção Especial

Leia mais

PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO

PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO CONTEXTUALIZAÇÃO DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL. Código de menores;. Menores em situação irregular;. Carentes, abandonados,

Leia mais

DIREITO À VIDA A GESTÃO DA QUALIDADE E DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE PARA A MULHER E A CRIANÇA NO SUS-BH: a experiência da Comissão Perinatal

DIREITO À VIDA A GESTÃO DA QUALIDADE E DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE PARA A MULHER E A CRIANÇA NO SUS-BH: a experiência da Comissão Perinatal DIREITO À VIDA A GESTÃO DA QUALIDADE E DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE PARA A MULHER E A CRIANÇA NO SUS-BH: a experiência da Comissão Perinatal Grupo temático: Direito à vida, à saúde e a condições

Leia mais