Relações Públicas como Área Estratégica para a Consolidação da Identidade Institucional do Instituto Paranaense de Relações Internacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relações Públicas como Área Estratégica para a Consolidação da Identidade Institucional do Instituto Paranaense de Relações Internacionais"

Transcrição

1 Relações Públicas como Área Estratégica para a Consolidação da Identidade Institucional do Instituto Paranaense de Relações Internacionais Projetos Experimentais de Relações Públicas Estudo de Caso Instituto Paranaense de Relações Internacionais INPRI Discentes Amanda Schneider e Crisanalia do Carmo Gama Orientador Prof. Dr. Eduardo Judas Barros Instituição de Ensino Universidade Estadual de Londrina UEL Conclusão Dezembro de 2004 INTRODUÇÃO Antigamente, não havia grandes concorrências e o comércio se dava localmente, por isso as organizações não se preocupavam com seus públicos e de que forma estes as percebiam. Atualmente, não há setor em que a competitividade não seja encontrada, não há sociedade que não julgue a organização por seus atos ou ainda que não exija o retorno da mesma para a população que lhe fornece o sustento. O capitalismo selvagem e o consumismo inconseqüente deram lugar à cidadania e ao raciocínio lógico. Neste ponto surgem as instituições privadas sem fins lucrativos, que buscam colaborar com o desenvolvimento da sociedade. Porém, estas necessitam que a população as conheça e acredite nelas, para que possam exercer as funções para as quais se dispuseram. A população precisa conhecer a organização, sua missão, seus valores,

2 2 seus objetivos e suas ações para a melhoria da sociedade. Em outras palavras, é necessária, a consolidação e posterior divulgação da identidade corporativa, com reflexos positivos na imagem organizacional. Dessa forma, a proposta deste trabalho é mostrar os resultado deste trabalho de conclusão de curso por meio da análise das estratégias desenvolvidas na área de Relações Públicas, no Instituto Paranaense de Relações Internacionais INPRI, que podem consolidar a identidade institucional e assim elevá-la ao patamar de reconhecimento e de participação na sociedade almejado no momento da fundação da organização. INSTITUTO PARANAENSE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS INPRI O Instituto Paranaense de Relações Internacionais (INPRI) foi criado no dia 15 de março de 2002 por advogados e estudantes que observaram a necessidade de desenvolvimento da região do Norte do Paraná na área de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Ele foi criado com o intuito de apoiar e facilitar as empresas brasileiras, principalmente do estado do Paraná, nas transações comerciais internacionais - exportações e importações assim como capacitar profissionais e estudantes para tais ações. Porém, devido à sua pouca experiência de vida e pela falta de um planejamento mais conciso para o INPRI divulgar seus objetivos, o instituto não conseguiu atingir as ações que pretendia. Em vista disso, percebe-se a necessidade de consolidar a identidade corporativa do INPRI, assim como solidificar a sua imagem, por meio de relacionamentos mais definidos e mais consistentes, a fim de continuar o desenvolvimento do instituto. A organização conta com 15 sócios fundadores, 8 sócios honorários e 19 sócios ordinários, sendo sua sede localizada a Avenida Tiradentes, 501, 15º andar, Torre 02 no Centro Empresarial Twin Business Towers, em Londrina e uma filial em Curitiba, na Rua Cândido de Abreu, 526, conj. 1108, 11 andar, torre A. Tem como objetivos principais:

3 3 Integrar a sociedade civil, empresas, instituições públicas e universidades; Agregar estudiosos e profissionais de Relações Internacionais, Direito e Comércio Exterior, desenvolvendo um centro de referência nestas áreas; Promover a capacitação de estudantes e profissionais nas áreas já citadas para o mercado interno e internacional; Assessorar empresas nas transações internacionais. Entende-se que para se alcançar objetivos tão abrangentes, com o orçamento pequeno, uma vez que esta é uma instituição sem fins lucrativos, deve-se buscar parcerias com organizações maiores, melhor compreensão de suas atividades pela sociedade e maior participação de seus sócios, ou seja, é necessário um amplo plano de comunicação em Relações Públicas. As funções básicas deste profissional são a pesquisa, planejamento, assessoria, execução, controle e avaliação dos resultados. Assim, é com base nos conceitos, nas atividades e nas ações desta profissão que se pretende realizar um trabalho de comunicação que promova o desenvolvimento do Instituto Paranaense de Relações Internacionais, fortalecendo sua identidade e estabelecendo programas que favoreçam o entendimento e a comunicação com seus diversos públicos, retificando uma imagem positiva perante os mesmos. Além disso, esta atividade tem a responsabilidade de lidar com as mudanças ambientais, com as expectativas internas e externas, trabalhando estas informações estrategicamente para o desenvolvimento da organização. O empresário precisa enxergar no comunicador mais do que um operador, precisa ver nele o estrategista, um assessor próximo, cuja contribuição será decisiva para a articulação de um discurso adequado e de uma identidade organizacional compatível com os negócios (TORQUATO, 2004, p. 07) Assim o profissional de RR.PP. é como um parceiro da instituição, que está sempre preocupado em buscar posições favoráveis para angariar o apoio e a compreensão da opinião pública e manter sempre um clima de negócio na interação da organização com a sociedade e com os setores específicos onde atua.

4 4 A natureza e o papel das Relações Públicas é, estrategicamente, planejar e modificar uma situação desfavorável da instituição para um posicionamento mais coerente na sociedade, por meio de todo um processo. Este profissional pode estabelecer um diálogo mais duradouro com todos os grupos de interesse da organização. De acordo com Fortes (1998), as RR.PP. assumem uma posição administrativa e política que é fundamental para o desenvolvimento social. Relacionamento com os públicos do Instituto Paranaense de Relações Internacionais INPRI. Primeiramente é necessário explicar o que este trabalho considera como público. Segundo Andrade, público é: um agrupamento de pessoas adultas e/ou de grupos sociais organizados, com ou sem contigüidade física, com abundancia de informação analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto a solução ou medidas a serem tomadas frente a ela, com ampla oportunidade de discussão e acompanhando ou participando de um debate geral, por meio de interação pessoal ou dos veículos de comunicação, `procura de uma atitude em comum, expressa em uma decisão ou opinião coletiva, que permitirá a ação conjugada. (ANDRADE apud FORTES, 1998, p. 22) Hugo Barbieri comenta que na técnica de Relações Públicas o termo público não é empregado como sendo todo o público de uma comunidade, mas apenas aquele setor que mais de perto interessa ao empreendimento e para o qual as suas mensagens são dirigidas (BARBIERI apud ANDRADE, 2003, p. 13). Assim, público não é sinônimo de povo ou de sociedade, ele é formado por um grupo específico, porém não homogêneo, de pessoas que estão voltadas para algo comum.

5 5 Por meio da observação e de entrevistas com a diretoria e coordenação do IN- PRI, levantou-se que os públicos que estão voltados para a instituição, nomeados conforme Simões (1995) - classificação que ocorre de acordo com o grau de poder do grupo em relação às ações do instituto - são quatro distintos: público de decisão, público de consulta, público de comportamento e público de opinião. No público de decisão estão localizados os públicos cuja autorização ou concordância permite [sic] exercício das atividades organizacionais (SIMÕES, 1995, p. 132). Tendo o poder de caráter suspensivo, este público do INPRI é formado pelo governo federal e estadual. Atualmente, o instituto não possui nenhum relacionamento com este público além do necessário, como pagamento de impostos. Já o público de consulta é formado pelos grupos que são sondados e consultados a qualquer ação da instituição, como acionistas e sindicatos. Para o INPRI, em particular, este público é formado pela diretoria e pelos sócios, consultados sobre todos os procedimentos e metas do instituto; e pelas empresas parceiras do instituto. Há ainda o público de comportamento, cuja atuação pode frear ou favorecer a ação da organização (SIMÕES, 1995, p. 132). Aqui se encontram os funcionários e clientes. No caso estudado, os funcionários do instituto e as empresas e instituições (acadêmicas e civil) nacionais e estrangeiras, pois, como já dito, a organização serve como ponte entre elas e esta atividade só é possível com a existência e parceria delas. Por último, o público de opinião, o qual, como o nome já diz, influenciam as a- ções da instituição pela manifestação de suas opiniões. Aqui se encontram a imprensa e a sociedade em geral. Todo público precisa de uma maneira específica de comunicação e participação, levando-se em conta suas características e componentes. OBJETIVO GERAL Fortalecer a identidade corporativa e assim a imagem do Instituto Paranaense de Relações Internacionais junto a seus públicos de interesse.

6 6 IDENTIDADE INSTITUCIONAL, IMAGEM E MARCA A identidade organizacional pode ser projetada e comunicada por meio de programas de Relações Públicas [...], mas a identidade é sempre muito difícil de ser trocada, uma vez que constitui a razão da existência da própria organização. (IND apud CARISSIMI, 2004, p. 08). Seguindo este pensamento, uma das primeiras ações da área de Relações Públicas foi a de levantar, por meio de entrevistas e reuniões com a coordenação e com os sócios do INPRI, qual era o retrato da instituição que eles almejavam na criação do instituto, da mesma forma, quais eram os valores, objetivos e ações projetadas há três anos no momento da oficialização. É necessário ressaltar que por ausência de um planejamento estratégico e direcionado, a instituição estava perdendo sua identidade e por isso não estava alcançando seus objetivos. Tornou-se evidente a urgência em resgatar e definir claramente os objetivos do INPRI no momento de sua criação, reavivar os sentimentos e a motivação dos sócios no momento da adesão ao instituto a fim de consolidar a real identidade da instituição, desconsiderando alguns obstáculos durante seu caminho. O início da vivificação da personalidade do INPRI foi uma das grandes vitórias deste TCC, uma vez que, com o passar dos anos e a divulgação crescente da instituição dificultaria esta ação, pois seria mais complexo mudar uma identidade organizacional com raízes consolidadas. Outro ponto verificado durante a pesquisa institucional (maio/2004) foi que o Instituto Paranaense de Relações Internacionais não possuía uma missão definida, redigida; ela apenas estava no consciente de seus fundadores no momento da criação. Juntamente com a coordenação do instituto chegou-se a redação da missão do mesmo, a qual deverá não apenas ficar no papel, mas também ser relevada e praticada em todas as próximas ações. Assim, a missão do INPRI é: Prestar assessoria e consultoria às pessoas físicas e jurídicas para melhor inseri-las no mercado global. Assim, a imagem institucional é o resultado das ações da organização, tanto internamente como externamente, e de como estas informações são absorvidas pelos públicos. É a forma como a identidade corporativa foi interpretada pelos públicos.

7 A força da imagem de uma empresa ou instituição está diretamente relacionada com a consistência de seus atos, com a coerência entre o discurso e a ação. Envolve muito mais do que simples divulgação ou propaganda; envolve posturas, consciência social, planejamento estratégico.(lorenzetti, 1989, p. 01) 7 CONSOLIDANDO A IDENTIDADE INSTITUCIONAL PERANTE OS PÚBLICOS Em todo este trabalho de conclusão de curso, o foco principal foi consolidar a identidade institucional do INPRI, fortalecendo sua imagem por meio da demonstração à sociedade de sua importância para o desenvolvimento social do Paraná, principalmente na região norte. Para que isto de fato se concretizasse foi imprescindível buscar um amplo relacionamento com os públicos, pois este é o principal papel das Relações Públicas que, de acordo com Fortes (1998), devem buscar respostas para um efetivo relacionamento entre a organização e seus públicos. O relacionamento entre o INPRI e o público de comportamento, formado pelos funcionários, empresas e instituições, é o que mais recebe atenção da instituição, porém de forma específica e ocasional, mais especificamente, quando se necessita de apoio para alguma ação (como parcerias em eventos) e durante a divulgação dos mesmos. Nestes pequenos contatos e por meio de observação, notou-se o desconhecimento deste público da missão, dos objetivos, ações e valores do Instituto Paranaense de Relações Internacionais, dificultando assim as atividades propostas pela instituição e freando sua atuação. O INPRI não possuía uma identidade institucional forte, da mesma forma que sua imagem era difusa e sua marca desconhecida. Tornou-se vital a criação de outros meios de comunicação, massiva e dirigida, para o esclarecimento destes pontos sobre o instituto para os públicos. Informações transparentes e de qualidade sobre a organização são fundamentais para fortalecer a i- dentidade institucional, assim como proporcionar um melhor relacionamento com o público em questão.

8 8 Destaca-se que um trabalho bem desenvolvido de Relações Públicas, por meio de um plano de comunicação que solucionem os problemas levantados, facilita o relacionamento entre públicos, além de fortalecer a identidade institucional, criando uma imagem favorável e credibilidade da instituição perante a sociedade. As funções de Relações Públicas efetivamente estratégicas promovem um diálogo cabal com os públicos; contatos isolados e esporádicos não são suficientes para um relacionamento competente. (FORTES, 1998, p. 194). Todos os preceitos abordados por este TCC puderam ser comprovados com a avaliação das ações propostas e executadas nele. O posicionamento estratégico da área de Relações Públicas associado à ações específicas e de acordo com a realidade da instituição, ocasionou a solidificação da comunicação do INPRI com seus públicos e assim a consolidação da identidade institucional do Instituto Paranaense de Relações Internacionais. PROJETO QUEM SOU EU? Foi criado um folder, em papel couché 180 g/m 3, contendo as informações relevantes à identidade institucional do INPRI, como: histórico, conceito, objetivos, missão, parcerias, assim como formas de contato. E como CESCA afirma, o folder com conteúdo institucional é veículo utilizado por Relações Públicas para se dirigir a qualquer um dos públicos da empresa (CESCA, 1995, p. 101). Este folder passou a ser distribuído em todas as ações realizadas ou apoiadas pelo instituto. PROJETO A VOZ DO PRESIDENTE Este projeto visa intensificar os objetivos do Instituto, assim na abertura de todos os eventos do instituto, o diretor presidente, Dr. João Alberto Graça, é convidado para apresentar, de forma resumida e coloquial, os motivos que levaram a criação da instituição, o que se espera alcançar com tal ação, os motivos que levaram a realização daquele

9 9 determinado evento e quais os valores e objetivos do Instituto Paranaense de Relações Internacionais. Esta pequena atitude do presidente vem proporcionando maior credibilidade do Instituto, fortalecendo a sua identidade perante os públicos, acarretando na melhora de sua imagem. Este fato pode ser notado nas pesquisas realizadas nos eventos, realizados ou apoiados pelo INPRI, e em conversas informais com seus participantes, que começam a se interessar de forma efetiva pelas ações do instituto, passando a dar créditos à instituição após obterem mais informações, ainda mais vindas do próprio presidente do INPRI. A avaliação desta ação ressalta a eficiência da comunicação dirigida oral, que facilita o contato direto, decisivo para os esforços das Relações Públicas, ao favorecer uma informação, recepcionar a resposta imediata (FORTES, 1998, p. 229). PROJETO CLIP-DIGITAL INPRI-INSTITUCIONAL Este projeto propõe-se a criação de um clip-digital de 8 minutos abordando os objetivos e o papel do Instituto Paranaense de Relações Internacionais na sociedade e dessa forma para fixar a identidade institucional do INPRI com imagens de algumas a- ções, com as palavras proferidas pelo presidente do instituto e pelos seus fundadores. PROJETO NOSSA MARCA Uma forma muito utilizada pelo INPRI para a divulgação de sua marca tem sido o apoio a eventos, que muitas vezes não eram condizentes com os seus objetivos. A determinação de quais e quantos eventos a instituição deveria patrocinar com o apoio se fazia necessária para que a marca não se afaste da identidade institucional que está em processo de fortalecimento. Este projeto do conseguiu delimitar, de forma significativa, a quantidade e a qualidade dos eventos que receberiam apoio do INPRI, e assim fortalecer sua associação com sua marca e identidade institucional. Deixou-se de apoiar visando à quantidade e passou-se a dar apoio a eventos que estejam intrinsecamente de acordo com os objetivos da instituição.

10 10 PROJETO SÓCIO COMPANHEIRO Com relação aos sócios, a transmissão de informações e as solicitações ocorriam esporadicamente via . Nota-se que de seus 42 sócios (entre eles: 15 fundadores, 08 honorários e 19 ordinários), apenas 5 participavam ativamente das ações do IN- PRI, seja colaborando com sugestões, avaliando ações e até mesmo participando das mesmas. Este público encontrava-se desmotivado em relação ao instituto, pois esperava ações mais concretas do mesmo no ramo de Comércio Exterior e Relações Internacionais, tendo em vista que apenas a área jurídica se desenvolveu na instituição. Era necessário alertar os sócios sobre a responsabilidade deles perante as atividades da instituição, ressaltar a importância da participação dos mesmos para o desenvolvimento do INPRI e reavivar os ideais que os fizeram se associar ao instituto. As pessoas ou grupos sempre desejam participar, é suficiente que lhes seja dada meia oportunidade. Às instituições ou empresas cabe a responsabilidade de fomentar a participação, por intermédio de um autêntico trabalho de participação programada, que deve ser umas das primeiras a- tribuições da atividade de Relações Públicas, nas organizações públicas ou privadas. (ANDRADE, 2000, p. 11) Este projeto foi criado com o intuito de tornar o sócio um companheiro da intuição. Dessa forma, para haver uma melhor comunicação e transmissão de informação houve a diversificação dos meios de comunicação e a freqüência da mesma, seja por meio de , que agora ocorrem quinzenalmente; por conversas telefônicas, que ocorreram durante a pesquisa institucional (maio/2004) e antes de ações de médio e grande porte do INPRI; ou por reuniões realizadas sempre que possível com os sócios que visitam a região, ou mesmo em suas residências. Durante o controle e com a posterior avaliação deste projeto, constatou-se que, de acordo com a citação acima de Andrade, os sócios tinham anseio por uma maior participação e só esperavam pela oportunidade. Atualmente, dos 42 sócios, aproximadamente 30 se encontram engajados nas ações do INPRI, muitos deles participando ativamente das mesmas.

11 11 PROJETO SÓCIO VIRTUAL Para que todos os sócios comuniquem-se entre si e com o próprio Instituto. Este projeto ainda em fase de implementação, e busca angariar a maior participação deste público nas ações do instituto, assim como levantar suas críticas e sugestões para o desenvolvimento do mesmo. Este projeto ainda não está efetivado devido a problemas enfrentados com a reestruturação do site do Instituto Paranaense de Relações Internacionais. Ressalta-se que, atualmente, a troca de informações apenas acontece entre o INPRI e os sócios e não entre sócio-sócio. Acredita-se que a comunicação entre sócios e INPRI e entre os próprios sócios terá maior qualidade, uma vez que o grupo de discussões pode gerar ações e soluções para o desenvolvimento do instituto, além da aproximação e maior contato eles, o que favorece que ocorra menos rumores, boatos ou reclamações por informações não recebidas. PROJETO CARA NOVA O instituto já possuía um site ( porém este tinha um layout simples e informações ultrapassadas, necessitando de uma revitalização, já que a página na World Wide Web é um dos cartões de visita de qualquer instituição. Havia a necessidade de atualização das informações e notícias de maneira contínua e rápida, para que o internauta uma vez que acesse o site tenha ele como fonte de informação. Desde abril os públicos mais próximos do INPRI, como sócios e clientes de nossos parceiros (Graça Advogados Associados, por exemplo) estão sendo informados sobre as mudanças do site por meio de s e informativos no jornal desta empresa para que todos contribuam efetivamente com as modificações, que participem e deixem de serem meros espectadores da ação. O Objetivo desse projeto era desenvolver uma nova página, home-page do IN- PRIe assim comunicar com todos os públicos voltados ao INPRI sobre suas ações, sendo um meio de divulgação institucional.

12 12 É válido lembrar que o site possui além de informações da instituição possui também informações sobre os eventos realizados e apoiados pelo INPRI, possui também artigos, decretos e leis referentes ao Direito, principalmente o Internacional, Comércio Exterior e Relações Internacionais. No novo site há notícias, também relacionadas a estas áreas, disponíveis a todos os internautas além da revista eletrônica científica. PROJETO PARCEIROS DA NOTÍCIA Este projeto tem como objetivo tornar o Instituto Paranaense de Relações Internacionais referência em informação de qualidade e, conseqüentemente, a parcerias com agências de notícia renomadas e de credibilidade, como: a Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, Folha de Londrina, e sites de informação sobre exportação, como por e- xemplo, ExportNews, Casa Mercosul, Instituto de Relações Internacionais, Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Ministério do Desenvolvimento, dentre outros. Certificase o crédito à fonte e ao jornalista responsável pela matéria, respeitando a imprensa como um todo. Esta parceria formada com as agencias de noticias citadas anteriormente possibilitou que o novo site do INPRI disponibilize a todos os internautas informações e noticias atualizadas abordando assuntos de Comercio Exterior, Relações Internacionais, E- conomia Nacional e Internacional, etc. PROJETO PÁGINAS VIRTUAIS Tendo ainda em vista o objetivo do Instituto Paranaense de Relações Internacionais em transformar-se em órgão capacitador de profissionais das diversas áreas a ele ligadas e ainda de se tornar fonte de informação sobre os mesmos, o projeto Páginas Virtuais propõe-se a criação de uma Revista Científica Eletrônica, que chamar-se-á INPRI Cientifico e será acessada pelo próprio site do INPRI. O lançamento estava previsto para novembro de 2004, com a publicação dos artigos produzidos durante o Grupo de Estudos: Direito no Turismo, porém, com o atraso na execução do projeto Cara Nova, a primeira edição será publicada apenas em 2005.

13 13 A publicação da revista ocorrerá semestralmente, devidamente documentada pelo órgão fiscalizador destas ISSN. Ressalta-se, novamente, o crescimento da participação dos sócios nas ações do instituto. Muitos deles, profissionais renomados nacionalmente e com titulações (mestre e doutores) anseiam por tornarem-se parte do corpo científico da revista virtual, visando o estímulo à pesquisa e à produção de artigos que tragam benefícios para a sociedade. PROJETO UMA MÃO LAVA A OUTRA & PROJETO UNIVERSIDADE AMIGA Estes projetos foram desenvolvidos para o público de comportamento e o intuito principal é apoiar empresas e instituições em eventos e ações cuja temática esteja ligada com Direito, Comércio Exterior e Relações Internacionais, e a realização direcionada para os mesmos objetivos do instituto, como a capacitação da sociedade. Dessa forma o INPRI apoiou vários eventos acadêmicos, como: Conferência Direito e Internet; Congresso Brasileiro de Direito Internacional; II Encontro Ibero-Americano de Relações Internacionais; X Reunião do Conselho Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais; I Encontro Inter-Institucional de Estudos Avançados em Direito Internacional. E ainda obteve-se êxito em algumas parcerias: Centro Acadêmico Sete de Março, da Universidade Estadual de Londrina; Universidade de Coimbra Lisboa; CO- DEL (Companhia de Desenvolvimento de Londrina); ACIL (Associação do Comércio e Indústria de Londrina); OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Casa Mercosul Maringá; Universidade Tuiuti do Paraná Curitiba; Escola da Magistratura do Paraná; UniFil (Universidade Filadélfia); Faccar (Faculdade Paranaense); Universidade Metropolitana; UNO- PAR (Universidade do Norte do Paraná); UNIVEM (Universidade Eurípides Soares da Rocha - Marília); Cedro Hotel; Câmara Americana de Comércio Curitiba Café Itamaraty; ADETEC; Londrina Convention & Visitors Bureau. Estes projetos visam uma exposição adequada e estratégica da marca do IN- PRI, relacionando esta com eventos educacionais e culturais ligados aos temas e à identidade do instituto.

14 14 PROJETO DE EVENTO - EXPORTAÇÃO: PREPARE SUA EMPRESA, O objetivo desse projeto era capacitar a sociedade e ao mesmo tempo divulgar a identidade institucional do INPRI. Esse evento foi realizado em julho de 2004, voltado para médios e grandes empresários. Contou com apoio do Banco do Brasil, Companhia de Desenvolvimento de Londrina, Cedro Hotel, Comex Arapongas, Londrina Convention & Visitors Bureau, entre outros. A divulgação do evento foi realizada por meio de folders, mailling e no Jornal de Londrina. Os palestrantes principais do evento forma: Diógenes Alves Rocha, ex-diretor da Divisão da Área de Câmbio do Banco Central do Brasil, que abordou o tema: Contratos de Câmbio; e também o Dr. Luiz Fernando Franceschini da Rosa, sócio do INPRI, doutor em Direito Internacional, que ministrou a palestra Contratos Internacionais, explorando os temas: Pesquisa de Mercados, Identificação de Clientes, Negociações, Contratação, Transporte, Pagamentos Questões Fiscais, Defesa Comercial, Representação Institucional, Propriedade Industrial, Joint Ventures, Financiamento e Investimentos, Contratos Internacionais e Solução de Conflitos Comerciais. Houve um público de 70 empresários, muitos dos quais estavam entrando pela primeira vez em contato com o instituto. Durante este evento houve a realização de uma pesquisa de opinião a fim de avaliar qual a imagem que os participantes tinham do Instituto Paranaense de Relações Internacionais. Notou-se, por meio de análises dos dados obtidos que após o evento e com a abertura feita pelo Presidente, Dr. João Alberto Graça, a imagem do INPRI foi mais condizente com sua realidade e sua identidade institucional, proporcionando um resultado do fortalecimento desta. Ainda observou-se que durante o coquetel de encerramento deste evento, muitos participantes se dirigiram à Coordenadora Geral e às estagiárias de Relações Públicas a fim de obter informações sobre como se associar à instituição, como se tornar parceiro da mesma e sobre a agenda dos próximos eventos, o que ressaltou a utilização estratégica deste tipo de comunicação. É necessário ressaltar que este evento trouxe benefícios a todos os envolvidos, uma vez que Exportação é um tema muito discutido no contexto econômico globalizado

15 15 vigente, pois exportar tornou-se uma necessidade para muitas empresas. Assim, quanto maior o entendimento sobre as técnicas e as dificuldades de exportação, maiores serão as chances das empresas conquistarem e destacarem-se em novos e grandes mercados. E além disso contribuiu para a divulgação e o entendimento do Instituto. Graças ao seu sucesso, foi proposto que este evento se torne anual, trazendo estudiosos e profissionais ligados à área de Comércio Exterior para esclarecimentos aos empresários de Londrina e região, possibilitando que os empresários entrem no comércio internacional com o menor risco possível. Para 2005 já foi planejado o I Congresso Brasileiro de Direito Empresarial, a ser realizado em junho de Ele contará com a presença de profissionais competentes e renomados nacionalmente. PROJETO DE GRUPO DE ESTUDO Também para a capacitação da sociedade, houve a criação e execução de um grupo de estudos de Direito no Turismo, que envolveu desde questões ambientais até assuntos internacionais, e no qual participaram acadêmicos de ambas as áreas e profissionais das mesmas. Este grupo de estudos finalizou-se com o evento - I Encontro Paranaense de Direito no Turismo (Apêndice I), que em parceria com a Universidade Filadélfia, trouxe diversos profissionais para palestrar e ministrar oficinas, dentre eles Rui Aurélio de Lacerda Badaró, estudioso renomado na área do Direito no Turismo e presidente do Instituto Brasileiro de Ciência e Direito no Turismo. Estes profissionais contribuíram com seus conhecimentos para estudantes e profissionais, mostrando à sociedade de Londrina e região a possibilidade de desenvolvimento por meio do turismo e sua ligação com o Direito e a importância disto. Este evento, assim como o anteriormente citado, terá sua segunda edição em Para o primeiro semestre de 2005, além da continuação do grupo de estudos de Direito no Turismo, com novos temas e pesquisas, está sendo organizado o grupo de estudos sobre Relações Internacionais Oriente Médio, com realização na filial do instituto em Curitiba PR. Também no primeiro semestre de 2005, em Londrina, iniciar-se-á um grupo de estudos de Direito Internacional.

16 16 PROJETO PRESS-KIT Para um melhor contato e aproximação com a imprensa, foi elaborado o projeto Press-Kit, o qual além da pasta do INPRI contém o folder institucional, mensagens informativas de interesse exclusivo de jornalistas e o convite para o próximo evento a ser realizado pelo INPRI. Para que haja um melhor contato e interação com esse público, propõe-se a criação de um banco de dados com todos os jornalistas da imprensa Londrinense e de Curitiba com nome, endereço da empresa e data de aniversário, para que recebam cartões comemorativos virtuais e nominais. PROJETO DE MÃOS DADAS COM A IMPRENSA Tendo ainda como alvo concretização do relacionamento entre a instituição e a imprensa, para o início do próximo ano pretende-se realizar um café da manhã com o Presidente do INPRI e a imprensa. Este projeto de Mãos dadas com a Imprensa, possibilitará que todos os agentes da comunicação conheçam de fato os anseios e desejos do INPRI e principalmente a pré-agenda de eventos da instituição. Além desse café da manhã, propõe-se a realização de reuniões semestrais com imprensa para que haja um maior contato e relacionamento, para que a imprensa conheça a idoneidade do Instituto e de suas ações. Esses projetos com a imprensa ainda não puderam ser realizados devido ao período eleitoral, uma vez que o Presidente do instituto era candidato à prefeitura de Arapongas, o que poderia ser confundido com propaganda eleitoral e assim prejudicar a identidade idônea da instituição. Desta forma, todos estão programados para o inicio de PROJETO JUNTOS PELO BRASIL Nota-se que a instituição não possui nenhum relacionamento com público de decisão, que é formado pelo governo, seja este federal, estadual ou municipal, a não ser

17 17 os previstos em lei, ou seja, apenas há formalidades entre estes agentes. Salienta-se que um relacionamento mais próximo com este público facilita a divulgação internacional do INPRI, conseqüentemente colaborando com as atividades do mesmo. Devido às eleições realizadas neste ano, o projeto Juntos pelo Brasil terá sua execução apenas em Este projeto está dividido em 2 partes, na qual primeiramente serão realizadas reuniões com os responsáveis da secretaria de assuntos Internacionais municipais e estaduais para estabelecer como o INPRI, juntamente com o poder Executivo, podem proporcionar o desenvolvimento do comércio exterior para as pequenas e médias empresas do norte do Paraná. Na segunda fase, pretende-se criar uma cartilha que aborde assuntos de exportação para incentivar o micro e médio empresário a entrar no mercado internacional, a ser distribuída nos eventos realizados ou apoiados pelo INPRI com cunho empresarial, ou ainda em feiras sobre comércio exterior que sejam apoiadas pelo governo. CONSIDERAÇÕES FINAIS O mundo contemporâneo propõe o aumento constante das relações de interdependências entre os países e exige, cada vez mais, que as organizações tenham novas posturas e mecanismos que as diferenciem no mercado e as tornem especiais, pois tanto a opinião pública quanto os próprios públicos exigem certos diferenciais. Assim surge a necessidade de planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e instituições, criando relacionamentos efetivos e duradouros, enfatizando seus valores, objetivos, visão, missão para, dessa forma, construir uma imagem favorável e uma identidade corporativa sólida. Assim, o que se pretendeu desenvolver neste trabalho de conclusão de curso, aplicado no Instituto Paranaense de Relações Internacionais, foi, de maneira estratégica, efetivar e consolidar a atividade de Relações Públicas para o fortalecimento da identidade corporativa da instituição. É necessário salientar que a comunicação criou meios que devem ser mantidos e controlados, a fim de que esse seja realmente um trabalho de Relações Públicas, ou

18 18 seja, coeso e contínuo, pois de nada adianta dar o primeiro passo agora e considerar que este é suficiente. Pequenas ações vêm sendo realizadas, porém seus resultados foram surpreendentes. A consolidação da identidade institucional do Instituto Paranaense de Relações Internacionais, principal objetivo deste trabalho foi a sua maior vitória. Internamente, onde se havia perdido o verdadeiro significado da instituição, pode-se observar a sua vivificação, ou seja, quem antes não sabia por quê o INPRI estava ali e o motivo que fez aquela pessoa se tornar sócio, pode relembrar a motivação e o sentimento de sociedade que possuía naquele tempo. Os avanços obtidos com os estudos e teorias apresentadas neste trabalho foram notáveis e observáveis com a prática. Porém, esclarece-se que este é apenas o início de um trabalho voltado para o fortalecimento da identidade institucional, e assim para a construção de uma imagem positiva. Construção de imagem é trabalho permanente, coerente e planejado. Exige exercício contínuo do diálogo com todos os públicos, funcionamento incessante de pontes de duas mãos, trânsito livre de informações objetivas. (LORENZETTI, 1989, p. 01) Compreende-se que pequenas atitudes tomadas de forma estratégicas alcançaram resultados mais concretos do que grandes ações tomadas sem planejamento. Por isso, este trabalho buscou os conceitos básicos de Relações Públicas, assim como a forma estratégica que os projetos propostos poderiam ser administrados pela instituição, que não possui grande possibilidade orçamentária. Além disso, salienta-se que este é o primeiro ano da atividade de Relações Públicas dentro do INPRI, o que ocasionou a necessidade de um trabalho básico de comunicação, com a efetivação dos relacionamentos até então adormecidos. Os resultados obtidos, estão sendo visíveis na mudança de atitude dos públicos em relações à instituição, principalmente o público de consulta, os sócios, que vêm participando mais ativamente das atividades do instituto e colaborando com diversas a- ções e projetos. Nota-se, de maneira abstrata, que a cada projeto executado, a identidade institucional do Instituto Paranaense de Relações Internacionais foi sendo consolidada, o que

19 19 motiva a outros projetos e ações maiores, comprovando que a informação e a comunicação, associadas ao posicionamento estratégico das Relações Públicas pode trazer resultados antes almejados. A continuidade das ações e posturas apresentadas por esse TCC é de fundamental importância para que a identidade corporativa do INPRI não se perca novamente em ações imaturas. Considera-se que a instituição entendeu a importância de um trabalho profissional e bem estruturado de comunicação em suas atividades e reconheceu o devido destaque do profissional de Relações Públicas para o desenvolvimento institucional. É necessário salientar que todas as atividades desenvolvidas trouxeram para a instituição credibilidade e reconhecimento dos públicos estratégicos, que passaram a valorizar ainda mais o INPRI e suas atividades, fortalecendo, dessa forma, sua identidade corporativa. REFERÊNCIAS ANDRADE, Cândido Teobaldo. Para entender Relações Públicas. São Paulo: Loyola, Como administrar reuniões: dirigir, organizar, planejar, coordenar, controlar. São Paulo: Loyola, Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, CARISSIMI, João. Reflexões sobre os processos organizacionais utilizados pelo Relações Públicas na construção da imagem organizacional. Disponível em:< htm>. Acesso em: 01 ago FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. Londrina: Ed. UEL, LORENZETTI, Valentim. A boa imagem começa em casa. Revista Exame. São Paulo, v.21, n. 19, p. 154, set

20 SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. São Paulo: Summus, TORQUATO, Francisco Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa. São Paulo: Pioneira, Tratado de Comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Cândido Teobaldo. Para entender Relações Públicas. São Paulo: Loyola, Como administrar reuniões: dirigir, organizar, planejar, coordenar, controlar. São Paulo: Loyola, Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, ANDRADE, Renato Brenol. Manual de eventos. Caxias do Sul: EDUCS, ANSOFF, H. Igor. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, AURÉLIO: dicionário prático. 18 ed. São Paulo: Melhoramentos, CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, CARISSIMI, João. Reflexões sobre os processos organizacionais utilizados pelo Relações Públicas na construção da imagem organizacional. Disponível em:< htm>. Acesso em: 01 ago CESCA, Cleuza G. Gimenes. Comunicação dirigida escrita nas empresas: teoria e prática. São Paulo: Summus, COHEN, David. O Desafio de defender a Imagem. Revista Exame. São Paulo, ano 38 nº 8, Abril de COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE. Relações Públicas e contemporaneidade. São Bernardo dos Campos: UMESP, n. 39, ano 24. CORRADO, Frank. A força da comunicação. São Paulo: Makron, 1994.

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas

Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Comunicação estratégica como diferencial competitivo para as organizações Um estudo sob a ótica de Administradores e Relações Públicas Ana Carolina Trindade e-mail: carolinatrindade93@hotmail.com Karen

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania

Mostra de Projetos 2011. Serviços e Cidadania Mostra de Projetos 2011 Serviços e Cidadania Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Instituto GRPCOM Cidade: Londrina.

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Imagem corporativa e as novas mídias

Imagem corporativa e as novas mídias Imagem corporativa e as novas mídias Ellen Silva de Souza 1 Resumo: Este artigo irá analisar a imagem corporativa, mediante as novas e variadas formas de tecnologias, visando entender e estudar a melhor

Leia mais

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Autor: Katia Melissa Bonilla Alves 1 Co-autores: Ricardo Wargas 2 e Tomas Stroke 3 1 Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

A atividade de Relações Públicas como suporte para a gestão socialmente responsável

A atividade de Relações Públicas como suporte para a gestão socialmente responsável A atividade de Relações Públicas como suporte para a gestão socialmente responsável Felipe de Oliveira Fernandes Vivemos em um mundo que está constantemente se modificando. O desenvolvimento de novas tecnologias

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina Junho de 2013 APRESENTAÇÃO A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como missão planejar

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Marketing jurídico: desafios e oportunidades no Brasil Marco Antônio P. Gonçalves * Em março de 1999, o The New York Law Journal publicou o artigo How to Get Past Basic Promotion

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare

Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare Instituto Nacional de Pós Graduação INPG Sustentare O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA E A FIDELIZAÇÃO DE SEUS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS Vitor Roberto Krüger Gestão da Comunicação Empresarial e Relações

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

4 Metodologia da Pesquisa

4 Metodologia da Pesquisa 79 4 Metodologia da Pesquisa Este capítulo se preocupa em retratar como se enquadra a pesquisa de campo e como foram desenvolvidas as entrevistas incluindo o universo pesquisado e a forma de analisá-las

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA

BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA BANCO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA I. Considerações Iniciais e Justificativa O movimento constante da história humana é impulsionado pela transformação de informações em conhecimentos que sustentam

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso.

Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Cartaz Avulso, modalidade cartaz avulso. RESUMO Email Marketing: Pós-Graduação em Arquitetura Contemporânea 1 Silvia Fernanda Santos de SENA 2 Thiago Jerohan Albuquerque da Cruz 3 Fernando Israel FONTANELLA 4 Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO BRASIL

A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO BRASIL A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO BRASIL Introdução A partir da década de 90 as transformações ocorridas nos aspectos: econômico, político, social, cultural,

Leia mais

Marketing Turístico e Hoteleiro

Marketing Turístico e Hoteleiro 1 CAPÍTULO I Introdução ao Marketing Introdução ao Estudo do Marketing Capítulo I 1) INTRODUÇÃO AO MARKETING Sumário Conceito e Importância do marketing A evolução do conceito de marketing Ética e Responsabilidade

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente:

Entre esses eventos, destacam-se, recentemente: Resumo Com a criação do Ministério do Turismo em 2003, o Brasil passa a ter, pela primeira vez em sua história, um ministério voltado exclusivamente para a atividade turística. A partir de então a Embratur

Leia mais

I CIPPEB - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA RELATO DE EXPERIÊNCIA

I CIPPEB - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA SEMANA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA Mestranda Rita Aparecida Nunes de Souza da Luz PROGEPE UNINOVE Resumo O objetivo desse trabalho é relatar a experiência

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

apresenta a Copyright 2009 Inrise Consultoria www.inriseconsultoria.com.br

apresenta a Copyright 2009 Inrise Consultoria www.inriseconsultoria.com.br apresenta a 1 Marketing Jurídico 2 O que o Marketing Vende? 3 O que essa imagem vende? 4 O que o Marketing Vende? Imagem Benefício 5 O que essa imagem vende? 6 O que essa imagem vende? 7 Mundos Diferentes

Leia mais

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno Os desafios para a inovação no Brasil Maximiliano Selistre Carlomagno Sobre a Pesquisa A pesquisa foi realizada em parceria pelo IEL/RS e empresa Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação durante

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital

Conrado Adolpho. Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011. Introdução ao Marketing Digital Conrado Adolpho Certificação 8Ps do Marketing Digital Edição Rio 2011 Introdução ao Marketing Digital O ambiente digital impõe hoje novos desafios e oportunidades para empresas de todos os portes e setores.

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul

OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul OFICINA DE REESTRUTURACÃO DA REABRI Data: 14 de Maio de 2010 UNIDAVI - Rio do Sul Moderação: Graciane Regina Pereira e Katiuscia Wilhelm Kankerski 13h Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho.

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais