UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular: ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA Código: CS Carga Horária: 204 horas Teórica: 85 horas e Prática: 119 horas Semestre: 4º Semestre Natureza: Teórico e Prático Eixo temático/semestre: Intervenções de enfermagem nos processos educativo e de saúde-doença EMENTA/SÚMULA Planejamento de ações e assistência em Enfermagem médico-cirúrgica; em centro cirúrgico e em situações de urgência e emergência frente aos padrões de respostas humanas aos processos vitais, aos problemas de saúde atuais ou de riscos potenciais. OBJETIVOS - Desenvolver conhecimentos sobre os métodos de assistência em situações de urgência e emergência. - Oferecer a base técnico-científica ao acadêmico de enfermagem no desenvolvimento das intervenções sistematizadas de enfermagem no trans-operatório. - Estabelecer a relação dos sinais e sintomas, considerando o normal e o patológico no processo saúde-doença. - Identificar os problemas de saúde ou de riscos potenciais. - Analisar o padrão de resposta humana para emissão do julgamento clínico, necessário ao diagnóstico de enfermagem de acordo com o nível de complexidade e agravos instalados. - Planejar a assistência ao cliente, mediante o Diagnóstico de Enfermagem. - Realizar intervenções de enfermagem de acordo com a prioridade das ações prescritas. - Desenvolver conhecimento e técnicas em áreas especiais do hospital. - Conhecer instrumentos e equipamentos especiais, utilizados pela Enfermagem em situações críticas. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES - Avaliar sinais e sintomas de desequilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico; - Planejar e organizar as unidades de centro cirúrgico, serviço de recuperação pós anestésica, central de material esterilizado e urgência e emergência; - Desenvolver dinâmica de assistência de enfermagem em centro cirúrgico, serviço de recuperação pós anestésica, urgência e emergência e central de material esterilizado; INTERSEÇÃO COM OUTRAS ATIVIDADES CURRICULARES (Interdisciplinaridade): Considerando os níveis de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, a atividade curricular em questão tem interseção com os outros conteúdos/atividades curriculares, a partir de sua intervenção, objetivando a assistência de enfermagem hospitalar à portadores de patologias,

2 contribuindo para a recuperação da saúde física. AFINIDADE COM PROJETOS DE PESQUISA/EXTENSÃO REALIZADOS NO CURSO Dá-se a partir do enfoque prático aplicado na atividade curricular, quando o aluno é inserido nos serviços de saúde hospitalar, a fim de desenvolver atividades que recuperem a saúde física dos indivíduos portadores de distúrbios físicos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA UNIDADE I: O AMBIENTE DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: - Estrutura e Organização dos Serviços de Urgência e Emergência. - Características Físicas das unidades de Urgência e Emergência (Triagem). - Principais Unidades de Urgência / Emergência em níveis: Estadual e Municipal. - Conceituação de Serviços de Urgência e Emergência. - Equipe de Saúde. - Aspectos Éticos e Legais em Urgências. - Problemas de Comunicação. UNIDADE II: FUNDAMENTAÇÃO CLÍNICA E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. - Passos da Avaliação de Emergência (Corpo Humano por inteiro). - Escalada do Coma de Glasgow. - Avaliação das Pupilas. - Tipos de Ferimentos. - Avaliação da Dor. - Etapas para a manipulação de Ferimentos. - Vacinação Anti-Tetânica. - Retirada de Corpo Estranho. UNIDADE III: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES CLINICAS: - Asma. - Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Hipotermia. - Hipetermia. - Convulsões. - Crises Epileptiformes. UNIDADE IV: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES CARDIO- RESPIRATÓRIAS E CIRCULATÓRIAS: - Parada Cárdio-Respiratória Cerebral. - Infarto Agudo do miocárdio. - Desmaios, Lipotimias, Sincope. - Insuficiência Cardíaca Congestiva (I.C.C) - Angina de Peito.

3 UNIDADE V: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES TRAUMATOLÓGICAS: - Traumatismo Crânio Encefálico (T.C.E). - Intoxicação Endógena e Exógena (drogas, Envenenamentos, Lavagem gástrica). - Traumatismo Torácico. - Lesões na Medula. - Transporte do Acidentado. - Choques. - Hemorragias / Epistaxe. - Desidratação. UNIDADE VI: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES CUTÂNEAS: - Queimaduras. - Acidentes com Animais Peçonhentos. - Mordeduras de Animais. - Prevenção de Acidentes no Lar (Crianças / Idoso). - Prevenção de Acidentes no trabalho. UNIDADE VII: INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE OBSTÉTRICO: - Emergências Obstétricas - Reanimação Neo-Natal CONTEÚDO DE CENTRO CIRÚRGICO UNIDADE I: AMBIENTE CIRÚRGICO: - Centro cirúrgico,central de Material Esterilizado (CME) e Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) Localização e estrutura Física. - Equipamentos e Materiais da Sala de Cirurgia. - Equipe de Enfermagem e Cirúrgica: Componentes e suas respectivas funções. - O papel do Enfermeiro do Centro Cirúrgico: Atividades Administrativas, Assistenciais, Ensino e Pesquisa. UNIDADE II: TERAPÊUTICA CIRÚRGICA: - Histórico da Terapêutica Cirúrgica. - Terminologia Cirúrgica. - Tempos Cirúrgicos: Diérese, Hemostásia, Cirurgia Propriamente dita e Síntese Cirúrgica. - Instrumentais Cirúrgicos: Fios de Sutura e Unidade de Eletrocirúrgia. - Posicionamento para Cirurgia - Cirurgia Laparoscópica. UNIDADE III: ANESTESIA: - Definição. - Tipos. - Drogas Anestésicas. - Posicionamentos para Anestesia. - Assistência de Enfermagem durante a Anestesia: Cuidados Pré Anestésicos, Cuidados com as Vias aéreas e Cuidados pós Anestésicos.

4 - Complicações da Anestesia Geral - Principais Riscos da Anestesia - Equipamentos. UNIDADE IV: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANS-OPERATÓRIO: - Planejamento da Assistência de Enfermagem no trans-operatório. Recepção e Avaliação. O Ato Anestésico Cirúrgico e Transporte para Sala de Recuperação Pós- Anestésica (SRPA). UNIDADE V: SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA (SRPA): - Equipamentos e Materiais Básicos. - Equipe de Sala de Recuperação Pós- Anestésica. - Assistência de Enfermagem no Pós-Operatório Imediato. - Identificação de Problemas do Paciente no Pós- Operatório Imediato: Sinais, Sintomas e Complicações. UNIDADE VI: CENTRAL DE MATERIAL ESTERELIZADO (CME): - Dinâmica do Serviço de Enfermagem. - Equipamentos Básicos. - Atribuições da (o) Enfermeira(o) da CME. - Métodos de Esterilização e de Controle de Qualidade da Esterilização. - Dobragem de Roupa - Equipamento de Proteção Individual (EPI). CONTEÚDO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA UNIDADE I Metodologia Científica Aplicada à Ciência de Enfermagem Teoria de Enfermagem: Modelo teórico das Necessidades Humanas Básicas Dr.a Wanda de Aguiar Horta Sistematização da Assistência de Enfermagem Histórico de Enfermagem - Coleta de dados/exame Físico Diagnóstico de Enfermagem segundo a taxonomia de North American Nursing Diagnosis Association NANDA. Planejamento Intervenção de Enfermagem Avaliação UNIDADE II Medidas para promover um ambiente biológico seguro Prevenção e controle das infecções hospitalares e a Legislação Brasileira vigente Medidas de Biossegurança 2.4 Intervenções de Enfermagem para promover a segurança biológica. UNIDADE III - Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente submetido a tratamento cirúrgico.

5 Terapêutica Cirúrgica Rotinas das unidades cirúrgicas Classificação das cirurgias quanto ao grau de urgência Risco cirúrgico Período pré-operatório Conceitos. Objetivos. Classificação. Preparo psicológico do cliente e família. Preparo físico Preparo gastrointestinal Preparo para anestesia (pré-anestésico) Exames complementares para cirurgia Período Pós-operatório Conceitos. Objetivos. Classificação. Tratamento do sítio operatório Complicações pós-operatórias Suporte nutricional vias enteral e parenteral Desequilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do equilíbrio hidroeletrolítico e ácidobásico Desequilíbrio hídrico Desequilíbrio ácido-básico UNIDADE IV- Processos alterados de saúde comuns aos portadores de afecções dos diversos sistemas orgânicos Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções neurosensoriais. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema nervoso - Doenças vasculares cerebrais: acidente vascular cerebral e aneurisma intracraniano. - Tumores intracranianos - Traumatismo craniano - Traumatismo raquimedular - Meníngocele - Hidrocefalia - Catarata - Glaucoma 4.2. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções respiratórias.

6 Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema respiratório - Insuficiência respiratória aguda - Doenças pulmonares obstrutivas crônicas - Câncer de laringe 4.3. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções cardiovasculares. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema cardiovascular - Angina de Peito - Infarto agudo do miocárdio - Insuficiência cardíaca congestiva - Intervenções de Enfermagem - Sistema Vascular Periférico - Insuficiência venosa crônica - Ulceração de estase venosa - Veias varicosas 4.4. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções hematológicas. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema hematopoiético - Anemias - Leucemias - Transfusões sanguíneas 4.5. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções uro-genitais. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema urinário - Insuficiência renal aguda - Insuficiência renal crônica - Tratamentos dialíticos 4.6. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções gastrointestinais e processos neoplásicas. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema gastrointestinal e o processo neoplásico

7 - Gastrite e Úlcera gástrica - Câncer gástrico - Hérnias - Apendicite - Peritonite - -Doenças Inflamatórias intestinais - Câncer colorretal - Ostomias intestinais 4.7. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções endócrinas, de vias biliares e hepáticas. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema endócrino, vias bilires e hepático - Diabetes - Colecistite e Colelitíase - Cirrose hepática 4.8. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente portador de afecções musculoesqueléticas, tegumentares e imunológicas. Estudo dos Sinais e sintomas nos processos alteradores do sistema musculoesquelético - -LES - Lesões musculoesqueléticos: fraturas, entorses e luxações Assistência de Enfermagem ao cliente em Fase Terminal Aspectos psicoemocionais que envolvem o cliente/ família e profissionais de saúde Alterações físicas Assistência ao corpo pós- morte Medidas de Biossegurança

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS A Gerência da Unidade de Desenvolvimento de Recursos Humanos UDRH através da Coordenação da Educação Continuada do HGV, torna público

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEc Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnico de enfermagem Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA RELAÇÃO DE PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia 1. Pré-natal de risco habitual; 2. Assistência ao parto eutócico; 3. Doença hipertensiva

Leia mais

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB EU ACREDITO EM MIM! LOGO ESTAREI AQUI... Nome Cargo PLANO DE ESTUDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS ENFERMEIRO (PSF e SAMU) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM Cargos: Enfermeiro PSF

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PLANO DE ENSINO Período Letivo: 2018 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O CURSO: Enfermagem TERMO 3º DISCIPLINA: Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso CARGA HORÁRIA TOTAL: 160 2. O B J E T I V O S OBJETIVO

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 120 CH Prática: 404 CH Total: 160 Gerais:

Leia mais

PREFEITURA DE LIMEIRA - SP

PREFEITURA DE LIMEIRA - SP PREFEITURA DE LIMEIRA - SP 1 Como passar no Concurso da Prefeitura de Limeira/SP - 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão Conteúdo Programático - Geral 1 Marcos históricos na Saúde Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão 3 Código de ética profissional 4 Bioética

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017 ÁREA DE CONHECIMENTO: CIRURGIA GERAL 4. Cuidados Pré, trans e pós operatório. 5. Resposta endócrina e metabólica ao trauma. 6. Infecção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 005/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 005/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 005/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE ATENDIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA EDITAL N.º 01/2015_02 A Universidade Federal do Pará Campos

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DO ADULTO I Período 5º PROFESSOR (a) Simony Fabíola Lopes

Leia mais

Fortaleza/CE 2018

Fortaleza/CE 2018 Fortaleza/CE 2018 1 Enfermeiro 30h - 160 vagas - R$ 2.472,11 Enfermeiro 40h - 171 vagas - R$ 2.865,66 Cargos, Vagas e Carga Horaria Enfermeiro (12x36) - 80 vagas - R$ 2.865,66 Enfermeiro (SAMU) 30h - 32

Leia mais

OFICIAIS DE SÁUDE DA PM DE MINAS GERAIS.

OFICIAIS DE SÁUDE DA PM DE MINAS GERAIS. OFICIAIS DE SÁUDE DA PM DE MINAS GERAIS 1 Como passar no Concurso para Oficiais de Sáude da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

SESAU-RO

SESAU-RO SESAU-RO 1 Como passar na Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia 2017 Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 Cargos, Vagas e Carga Horária Técnico em Enfermagem 120 vagas, 30h Remuneração Inicial: R$ 3.150,00 Banca organizadora: CEPUERJ Inscrições: 10/09 a 19/10/2018 Data da prova: 03/02/2019 Edital:

Leia mais

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 29 jul 10:00 às 11:40 Introdução / Comunicação humana - verbal e não verbal Flávio Mendonça

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 2 Plano de Estudo Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ 2018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/04/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 410/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

1º Semestre de 2017 CURSO EXTENSIVO. 04/02 e 05/02 18/02 e 19/02 11/03 e 12/03 25/03 e 26/03 08/04 e 09/04 13/05

1º Semestre de 2017 CURSO EXTENSIVO. 04/02 e 05/02 18/02 e 19/02 11/03 e 12/03 25/03 e 26/03 08/04 e 09/04 13/05 1º Semestre de 2017 CURSO EXTENSIVO 04/02 e 05/02 18/02 e 19/02 11/03 e 12/03 25/03 e 26/03 08/04 e 09/04 13/05 Auditório Ogari de Castro Pacheco - Sede da SAESP Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj. 131 - Bela

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 15 04 VERSÃO

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: Estudar o estado de doença do indivíduo em sua fase adulta. Intervir adequadamente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP

18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP 18 a 25 de Setembro de 2017 São Paulo - SP Auditório MIC Av. Jornalista Roberto Marinho, 85 10º Andar Cidade Monções São Paulo SP PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR SEGUNDA-FEIRA 18/09/17 8h00-8h10 Abertura 8h10-9h00

Leia mais

Indicadores Estratégicos

Indicadores Estratégicos Indicadores Estratégicos DR. ALEXANDRE VIEIRA RIBEIRO DA SILVA INDICADORES ESTRATÉGICOS INDICADORES E AVALIAÇÃO ASSISTENCIAL Monitoramento da Informação Assistêncial Discussão dos resultados Padrões assistenciais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: ambiente e saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 Sumário parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 1 Terapêutica: estratégia geral... 29 terminologia de doenças... 29 História do caso... 34 Disposição do fármaco... 39 Seleção do fármaco...

Leia mais

Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais

Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais Programa para Seleção Clínica Cirúrgica e Obstetrícia de Pequenos Animais - Princípios cirúrgicos básicos: assepsia/antissepsia; pré, trans e pós-operatório; instrumentação cirúrgica; fundamentos em esterilização

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto Professor: Raema Neves Cotrim E-mail: raema.cotrim@fasete.edu.br Código:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Cuidar de enfermagem no Perioperatório Carga Horária: 165 : 75 Prática: 90 Semestre: 2013.1 Professoras: Maria de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Saúde, Segurança e Trabalho Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR MÓDULO 01: DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO PACIENTE CRÍTICO EMENTA:

ESTRUTURA CURRICULAR MÓDULO 01: DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO PACIENTE CRÍTICO EMENTA: ESTRUTURA CURRICULAR MÓDULO 01: DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO PACIENTE CRÍTICO EMENTA: Assistência de enfermagem ao paciente portador de distúrbios cardiovasculares emergenciais, clínicos, agudos e/ou crônicos,

Leia mais

10 a 16 de setembro de 2018 São Paulo - SP

10 a 16 de setembro de 2018 São Paulo - SP 10 a 16 de setembro de 2018 São Paulo - SP Auditório MIC Av. Jornalista Roberto Marinho, 85 10º Andar Cidade Monções São Paulo SP Coordenadora Dra. Lais Helena Navarro e Lima Vice-diretora científica -

Leia mais

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Turma: 10ºI2 Professora: Paula Banza Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Saúde do Curso

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional:Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

EXÉRCITO 2018

EXÉRCITO 2018 EXÉRCITO 2018 1 Sobre o Concurso do Exército 2018 Cargo: ENFERMEIRO Remuneração: (Soldo inicial) Quantidade de Vagas Enfermeiro: R$ 8.245,00 06 vagas Inscrição 27 de junho a 03 de agosto de 2018 Data da

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica Módulo: 01

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica Módulo: 01 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Saúde,

Leia mais

ÍNDICE TEORIA MUSICAL 1. COMPASSOS EM GERAL SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS...

ÍNDICE TEORIA MUSICAL 1. COMPASSOS EM GERAL SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS... TEORIA MUSICAL ÍNDICE 1. COMPASSOS EM GERAL... 9 Identificando a UT e a UC... 10 Tempos Fortes e Fracos... 11 2. SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS... 16 Síncopas...

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 ENFERMAGEM NOS CUIDADOS INTEGRAIS AO ADULTO E IDOSO NO PERÍODO PERI OPERATÓRIO Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina(s): Local: Campos de Observação: Profissional responsável

Leia mais

OFICIAIS DA SÁUDE PM DE MINAS GERAIS

OFICIAIS DA SÁUDE PM DE MINAS GERAIS OFICIAIS DA SÁUDE PM DE MINAS GERAIS 1 Como passar no Concurso para Oficiais de Sáude da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 Como passar no próximo concurso do Ministério da Saúde? Siga o Plano de Estudo, o seu manual da aprovação. Queridos alunos, Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO ANESTESIOLOGIA

PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO ANESTESIOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO ANESTESIOLOGIA 2019 Estágio em Anestesiologia O Centro de Ensino e Treinamento (CET) do Hospital São Francisco é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e tem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1107/17 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1107/17 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1107/17 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1107/17 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1107/17 ENFERMEIRO CADASTRO RESERVA DE CANDIDATOS Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes,

Leia mais

ENFERMEIRO Lotação: COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM

ENFERMEIRO Lotação: COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1062/14 ENFERMEIRO Lotação: COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes críticos durante sua internação

Leia mais

Núcleo: NE Código: 7748 Semestre: 2º Ano: horas Teóricas: 40 horas Práticas: 60 horas 2012

Núcleo: NE Código: 7748 Semestre: 2º Ano: horas Teóricas: 40 horas Práticas: 60 horas 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO D CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Assistência de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1089/16 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1089/16 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO CADASTRO RESERVA DE CANDIDATOS LOTAÇÃO: COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes,

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Fundamentação Básica em Enfermagem Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 h CH Prática: 0 CH Total: 80 h I - Objetivos

Leia mais

RESIDÊNCIAS

RESIDÊNCIAS RESIDÊNCIAS 2019 www.romulopassos.com.br 1 MAPA DA MINA RESIDÊNCIAS EM ENFERMAGEM 2019 Curso Completo de Enfermagem para Concursos DISCIPLINAS: ESPECÍFICOS ENFERMAGEM ESTUDO REVISÃO QUESTÕES 1 Enfermagem

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto Professor: Raema Neves Cotrim E-mail: raema.cotrim@fasete.edu.br Código:

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1159/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1159/18 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1159/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1159/18 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1159/18 ENFERMEIRO Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes, críticos e não críticos, durante

Leia mais

ENFERMEIRO E TÉCNICO HCU-UFU EBSERH

ENFERMEIRO E TÉCNICO HCU-UFU EBSERH ENFERMEIRO E TÉCNICO HCU-UFU EBSERH 1 Sobre a previsão de novo concurso da EBSERH para o Hospital das Clínicas de Uberlândia! CARGOS: REMUNERAÇÃO: ENFERMEIRO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Enfermeiros R$ R$ 6.261,70

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar em Farmácia

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar em Farmácia Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: Auxiliar em Farmácia Qualificação:

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1148/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1148/18 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1148/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1148/18 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1148/18 ENFERMEIRO CADASTRO RESERVA DE CANDIDATOS Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes,

Leia mais

Paulista-PE

Paulista-PE Paulista-PE 2018 www.romulopassos.com.br 1 ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILIA, 57 Vagas, 40h, R$ 2.080,60 Cargos, Vagas, Remuneração e Carga Horária. ENFERMEIRO PLANTONISTA, 26 Vagas, 24h, R$

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT

ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT O Prefeito Municipal de Nova Timboteua, no uso de suas atribuições legais, justificado

Leia mais

PRÉ-EDITAL SES-PE

PRÉ-EDITAL SES-PE PRÉ-EDITAL SES-PE 2018 1 PLANO DE ESTUDO - Enfermeiro e Técnico em Enfermagem SES/PE 2018 Saiba como encontrar cada assunto do último edital da SES-PE no Curso Completo de Enfermagem. ENFERMEIRO CONHECIMENTOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA DO NORDESTE DIA 23 DE MAIO DE 2019 HORÁRIO TELA CÓDIGO TÍTULO

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA DO NORDESTE DIA 23 DE MAIO DE 2019 HORÁRIO TELA CÓDIGO TÍTULO AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA DO NORDESTE DIA 23 DE MAIO DE 2019 HORÁRIO TELA CÓDIGO TÍTULO 1 RE_001 A IMPORTÂNCIA DO MANEJO CORRETO DO CINTO DE SEGURANÇA E SUA CORRELAÇÃO

Leia mais

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA 1 Como passar no Processo Seletivo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar ISGH/CE - Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara? Plano de Estudo / Manual da Aprovação

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1173/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1173/18 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1173/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1173/18 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1173/18 ENFERMEIRO Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes, críticos e não críticos, durante

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec088 Etec:MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: SAÚDE Habilitação Profissional:Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

PRÉ-EDITAL. Rede Sarah

PRÉ-EDITAL. Rede Sarah PRÉ-EDITAL Rede Sarah 2018 1 Cargos, Vagas, Remuneração e Carga Horária. Banca organizadora: Últimos Editais: ENFERMEIRO 44h. 12.953,63. Último concurso em 2014 com 8 vagas; foram convocados 51 aprovados.

Leia mais

Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas

Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas Anatomia Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Sistema Nervoso Central (SNC) Cérebro Medula espinhal Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos Cranianos Nervos Espinhais Fisiologia

Leia mais

Cronograma de execução das disciplinas MFC-I, CMP-I e Habilidades específicas 5º período. Teórica Prática Teórica Prática Teórica Prática

Cronograma de execução das disciplinas MFC-I, CMP-I e Habilidades específicas 5º período. Teórica Prática Teórica Prática Teórica Prática Disciplinas MFC-I, CMP-I e Habilidades específicas 5º período. A organização das disciplinas acontecerá em torno de algumas das principais síndromes encontradas na prática clínica, tal abordagem facilitará

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 006/2019 PONTOS PARA ESTUDOS ÀS PROVAS ESCRITA E DE APTIDÃO DIDÁTICA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 006/2019 PONTOS PARA ESTUDOS ÀS PROVAS ESCRITA E DE APTIDÃO DIDÁTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Comissão Permanente de Processo Seletivo - CPPS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO EDITAL Nº 006/2019 PONTOS

Leia mais

PRÉ-EDITAL SESA-MA

PRÉ-EDITAL SESA-MA PRÉ-EDITAL SESA-MA 01 1 PLANO DE ESTUDO SESA-MA 01/018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO 0 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÓDULO(S)

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO Código:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação Profissional: Qualificação: Sem Certificação Componente

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM TÉCNICO DE ENFERMAGEM Rev. 02 Pág.1 PROCESSO SELETIVO N 1112/17 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Lotação: Coordenação de Enfermagem Prorrogação das Inscrições até 09/06/2017 (até 12h). Preencher o formulário disponível no site do InCor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Protocolo: - - Admissão anterior nesta UCIP durante este internamento hospitalar: Não Sim <48 h >= 48 h

Protocolo: - - Admissão anterior nesta UCIP durante este internamento hospitalar: Não Sim <48 h >= 48 h Protocolo: - - Data de Admissão Hospitalar Data de Admissão na UCIP Data de Nascimento Admissão Hora de Admissão Hospitalar Hora de Admissão na UCIP Sexo: Masculino Feminino Indeterminado Peso: Kg Admissão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 Aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012. ETEC Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

UPA 24h. Unidade de Pronto Atendimento. São objetivos da UPA:

UPA 24h. Unidade de Pronto Atendimento. São objetivos da UPA: UPA 24h Unidade de Pronto Atendimento As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são fundamentais por serem constituídas de um componente pré-hospitalar fixo, atendendo as regiões desprovidas da modalidade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB DISCIPLINA: Enfermagem Clínica e Cirúrgica CÓDIGO: ENB041 Coordenação: PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 75h 105h 12 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO:

Leia mais

CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA. Enfª Senir Amorim

CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA. Enfª Senir Amorim CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA Enfª Senir Amorim Segundo a organização Mundial Pan Americana de Saúde A unidade de emergência é destinada a promover serviços de saúde requeridas com caráter de emergência e urgência

Leia mais

Rotineiramente são seguidos alguns critérios para inclusão ou exclusão no programa de assistência domiciliar:

Rotineiramente são seguidos alguns critérios para inclusão ou exclusão no programa de assistência domiciliar: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR A modalidade de Assistência Domiciliar caracteriza-se por um conjunto de ações para tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. Esta modalidade de atendimento

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

EMENTAS ENFERMAGEM CENTRO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE EXTREMA -CEMPRE

EMENTAS ENFERMAGEM CENTRO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE DE EXTREMA -CEMPRE EMENTAS ENFERMAGEM SEMIOTÉCNICA EM ENFEMAGEM Enfermagem como prática social. A arte de cuidar e assistir o paciente no processo de Conhecimentos científicos, desempenho das técnicas de enfermagem e utilização

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Saúde e segurança do trabalho. Componente Curricular: Suporte

Leia mais

PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO

PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO PROFA. DRA. RITA BURGOS RBOLEITE@USP.BR DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO Informações

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

TÉCNICO EM ENFERMAGEM - (EaD)

TÉCNICO EM ENFERMAGEM - (EaD) TÉCNICO EM ENFERMAGEM - (EaD) O Técnico em Enfermagem atua na promoção da saúde e no atendimento das necessidades de pacientes e da comunidade, em todas as faixas etárias. Estão entre suas principais atribuições

Leia mais

MARINHA 2017

MARINHA 2017 MARINHA 2017 1 Como passar na Marinha do Brasil? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga êxito na sua trajetória

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA II ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

EBSERH 2018

EBSERH 2018 EBSERH 2018 1 Como passar na EBSERH 2018? Enfermagem Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga êxito na sua trajetória

Leia mais