MANUAL DE CONDUTA DO PILOTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE CONDUTA DO PILOTO"

Transcrição

1 GTR CARUARU MANUAL DE CONDUTA DO PILOTO Atualizado em 24 de março de Baseado no manual de conduta do GTR Brasil

2 1. INTRODUÇÃO Olá piloto! Este manual visa padronizar os seus procedimentos e condutas antes de entrar no servidor e durante todas as sessões das corridas, além de funcionalidades e estrutura da Liga GTR CARUARU. Com ele, você saberá antecipadamente qual a conduta correta que você deverá adotar em cada situação de uma corrida e treinos de classificação. Leia e siga corretamente este Manual de Conduta. Desta forma, você estará colaborando para o divertimento de todos e principalmente o seu. Alguns procedimentos que antes não eram obrigatórios passam desde então a serem, compondo as diretrizes para participar dos eventos promovidos pela Liga GTR CARUARU a iniciar pela sua conexão ao servidor. Todos os pilotos devem seguir a todos os procedimentos impreterivelmente. Todo o Piloto deve ter em mente que ele é o único responsável pelos seus atos praticados durante os eventos, estando em corridas oficiais ou apenas em treinos e corridas não oficiais. Por não haver diretor de prova, um piloto deverá ser fiscal do outro para que as condutas sejam seguidas, podendo usar como prova o replay gerado pelo simulador durante os eventos.

3 2. CONFIGURANDO O SEU PROFILE Para que não se tenha problemas nas corridas, para não ser prejudicado e não prejudicar os outros pilotos é indicado que façam as seguintes mudanças nos seus profiles: Crie um profile usando seu nome verdadeiro, usando nome e sobre nome. De preferência use o mesmo nome que você usou para se cadastrar no site da GTRCARUARU. Não use apenas um nome ou apelido como: fulano ou o bonzão. Crie o profile da seguinte forma: Rubens Barrichelo, Felipe Massa. Isso facilita na hora de colocar os resultados das corridas no site. Ative o retrovisor virtual(virtual Mirror), caso você jogue na visão de capô do carro. Isso facilita tomar conhecimento da existência de um carro que vem atrás e que você permita dar a preferência com segurança no caso de você ser um retardatário e não aparecer a bandeira azul, evitando colisões com quem vem atrás. Configure um botão do seu volante para olhar para trás (Look Behind). Este também ajudará na visualização de quem vem atrás. Configure um botão para usar como limitador de velocidade (Pit Speed Limiter). Ajuda na entrada dos boxes, mesmo que o limitador seja ativado automaticamente na entrada dos boxes. Lembre-se que a gestão manual de comandos pode evitar que você seja punido com um Stop n Go. Configure um botão para chamar os boxes (Pit In Request). Isso ajuda na hora de sua parada. Quando você chegar aos boxes os mecânicos estarão esperando, minimizando seu tempo na parada. 3. PENALIZAÇOES Ainda não há uma tabela de penalizações porem, inicialmente iremos estabelecer apenas uma. Caso ocorra alguma infração durante as corridas ou treinos, após discurção com todos os pilotos, o piloto infrator será penalizado com a perda de 2 pontos no campeonato, afim de manter a integridade do campeonato.

4 4. PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS DURANTE OS EVENTOS Os procedimentos abaixo são obrigatórios para que as corridas aconteçam com a maior clareza e sem prejuízos para todos os pilotos que estão inscritos no campeonato. Normalmente uma corrida se divide em treino livre (15min), treino classificatório (15min), treino de aquecimento (warmup -5min) e corrida (45min). Todas as condutas a seguir descritas valem para todas estas sessões, salvo os procedimentos de largada SAINDO DOS BOXES Quando você decidir sair da garagem e for para pista, antes de engatar a marcha você deverá ligar o limitador de velocidade. Da mesma forma quando entrar na área dos boxes o limitador deverá ser ligado. A passagem pelos boxes deverá ser feita sempre com o limitador de velocidade ativado. Após se locomover até o final do pit, vai haver um semáforo indicando a condição de pista que deve ser seguida obrigatoriamente, conforme a luz indicada: Semáforo Vermelho: é proibido sair dos boxes e entrar na pista. Você deve parar e esperar o sinal verde acender; Semáforo Verde: pista liberada, entre na pista seguindo a linha de saída do pit; Semáforo Verde com luz azul piscando: pista liberada, porém com pilotos na reta passando em alta velocidade. Tome muito cuidado ao sair da pista. Siga a linha de saída do pit; Linha de saída do pit: toda pista tem uma linha branca que indica quando você pode entrar na linha normal de corrida. Mesmo assim, após o término da linha, você deve verificar se não há um piloto vindo rápido, tomando todo o cuidado em não prejudicá-lo. O piloto não deverá cruzar alinha sob o risco de ser penalizado. Portanto, respeite seu traçado ENTRANDO NOS BOXES Ao entrar na área dos boxes, você deve verificar onde está o semáforo de entrada. A partir dele a velocidade a ser seguida é a do limitador de velocidade. Lembre-se que cruzando por ele, sua velocidade já deve ser de 58 Km/h. Se ela ainda estiver decrescente a um sério risco de ser penalizado com um Stop n Go de 10 segundos DURANTE O PIT STOP Ao se aproximar do seu pit stop, você deve atentar às ordens de seu Diretor de Equipe. É fundamental tomar todo o cuidado na hora de troca dos pneus e combustível. O ideal é que sua parada esteja previamente ajustada no setup do carro. Dessa forma, ao parar nos boxes sua equipe já saberá o que fazer. Ao terminar o seu PIT antes de arrancar com o carro verifique pelos retrovisores se vem outro carro trafegando no pit lane e neste caso somente arranque após a passagem do mesmo, pois a preferência e de quem já esta passando no pit lane.

5 4.4. TREINOS LIVRES Este momento é destinado ao acerto mais fino do setup, já que para uma corrida oficial serão necessárias diversas voltas de treino. É proibido parar o carro na pista, cruzar a pista, fazer zig-zag para aquecimento de pneus e qualquer outro comportamento que possa prejudicar os demais participantes. Lembrando que fica valendo os procedimentos de boxes também para treinos livres TREINOS CLASSIFICATÓRIOS O respeito entre os pilotos tem seu teste mais firme neste momento. Inúmeras vezes poderão acontecer situações onde um carro saindo dos boxes para a volta de aquecimento, poderá ser alcançado por outro que venha em volta rápida. Durante a volta de aquecimento, o piloto deve ficar constantemente olhando para os espelhos retrovisores e verificar se há carros rápidos se aproximando. Caso isso aconteça, ache o local mais apropriado para que o piloto ultrapasse você sem que ele perca tempo. Ao terminar sua volta rápida de classificação, é proibido que você volte para os boxes simplesmente teclando ESC sem estacionar o seu carro. Após completar a volta, você deve estacionar o seu carro na grama ou em qualquer local que não atrapalhe os demais pilotos. Somente a seguir é permitido dar ESC. Esta conduta evita com que o carro do piloto que sai da pista sem estacionar o carro, fique congelado no meio da mesma por alguns segundos enquanto outros carros estão passando, podendo ocasionar algum acidente. É proibido, cruzar a pista, fazer zig-zag para aquecimento de pneus e qualquer outro comportamento que possa prejudicar os demais participantes, lembre-se você esta em um servidor de multiplayer onde existem outros participantes TREINOS DE AQUECIMENTO (WARM UP) Esta sessão tem como finalidades carregar o setup que irá usar na corrida, definindo a sua estratégia de paradas de boxes. 5. CORRIDA - PROCEDIMENTOS DE LARGADA Tenha certeza de que seu carro está em ponto morto, para evitar penalizações por parte do simulador. Caso você movimente seu carro antes do acendimento do semáforo de cor verde o simulador deverá puni-lo com um STOP n GO e você terá 3 voltas para cumpri-lo, por tanto fique atento a informação do simulador. Caso você não cumpra a penalização em 3 voltas automaticamente o simulador irá retirar seu carro da pista e o desclassificando (DQ). O pagamento deste Stop n Go ocorrerá quando você entrar nos BOX e lhe for apresentado a prancheta de manutenção. Nela constará inúmeras informações, inclusive o pagamento da penalidade. Ponha a seta sobre ela e clique <ENTER>, confirmando o seu pagamento.

6 5.1. PREFERENCIA DA CURVA Tem a preferência da curva o piloto que estiver com pelo menos meio carro na frente do oponente que estiver disputando a curva. Essa informação é válida para todos os procedimentos descritos abaixo durante a corrida. Porém isso não impede que em certas pistas os pilotos entrem lado a lado nas curvas, desde que não haja prejuízo para nenhum dos pilotos ª CURVA e 1ª VOLTA Este é o momento mais crítico de uma corrida. A primeira curva é onde há o maior volume de carros próximos, disputando freadas para ganhar posições. Aqui, é importantíssimo que os pilotos respeitem a freada do adversário. Somente tente uma ultrapassagem caso tenha certeza que sua tentativa não vá resultar em um acidente, causado o fim da prova para você e outros pilotos. Você terá diversas voltas para tentar a ultrapassagem. Qualquer acidente neste momento será considerado erro do piloto que vem atrás e bate. Outro detalhe crítico é que seu carro estará neste momento em condições impróprias para conduções agressivas, seus pneus estarão frios, freios desaquecidos, resultando em reações adversas ao que temos em condições normais. Portanto, seja sensato! A largada poderá ser reiniciada no máximo 5 vezes, caso algum piloto reclame que foi prejudicado durante a largada, mediante análise imediata da direção de prova ou ate mesmo dos pilotos envolvidos em algum acidente. Após a primeira volta sem reclamações a corrida não será mais reiniciada em hipótese nenhuma. 6. CONDUTAS PARA UTRAPASSAGENS 6.1. SENDO ULTAPASSADO Ser ultrapassado gera uma forte adrenalina nos pilotos envolvidos, pois você não pretende perder a sua posição facilmente. Mas defender a sua posição impõe alguns limites: Cada vez que um piloto tenta ultrapassá-lo, você somente poderá mudar de traçado uma vez. Somente após contornar a curva a seguir, você poderá voltar à linha anterior. Esta conduta viabiliza que o piloto possa defender a sua posição sem causar perigo ao piloto que está para ultrapassá-lo. Se você e outro piloto contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar seu carro espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista. Esta conduta é altamente imoral. Saiba perder a posição caso não consiga mantê-la no momento e mantenha a concentração para retomá-la mais à frente. Qualquer conduta que caracterize uma atitude de má fé do piloto não permitindo a ultrapassagem estará sujeita a penalizações ULTRAPASSANDO Neste momento, toda a sua atenção deve ser redobrada, pois qualquer erro pode ser fatal para os carros envolvidos. Antes de fazer uma ultrapassagem, estude os pontos seguros para tal. Faça uma análise de qual curva você tem um desempenho melhor que o seu adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem. É de sua inteira

7 responsabilidade esperar e encontrar o espaço necessário para passar com segurança. Qualquer acidente causado por imprudência em ultrapassagens será sujeito a penalizações ULTRAPASSANDO RETARDATARIOS O piloto mais rápido deve esperar o momento em que a pista possibilita um espaço para que o carro à frente facilite a passagem sem que ambos se prejudiquem. É de sua inteira responsabilidade esperar e encontrar o espaço necessário para passar com segurança. É proibido forçar ultrapassagens em retardatários, neste caso se for verificado que de alguma forma o retardatário foi prejudicado, este piloto que esta estará sujeito a penalização SENDO ULTRAPASSADO COMO RETARDATARIO O piloto que está sendo ultrapassado, levando alguma volta de avanço, não deve de forma alguma fazer qualquer tipo de movimento brusco para tentar facilitar a ultrapassagem do piloto que está fazendo a ultrapassagem. Movimentos como, frear repentinamente ou mudar o traçado não podem ser feitos para não prejudicar o piloto que vem atrás. O piloto que está sendo ultrapassado deve no momento adequado diminuir ligeiramente a velocidade, facilitando a ultrapassagem com segurança do piloto que vem logo atrás. É proibido que o piloto retardatário fique disputando posição com o piloto que está para dar mais uma volta. É muito importante frisar que o carro retardatário não deve sair da pista ou parar para que o piloto que vem para colocar uma volta, passe. Sempre que possível facilite a passagem como descrito acima. 7. RETORNANDO A PISTA APÓS ACIDENTES Você, sozinho ou com outros carros, se envolve em um acidente saindo da pista. Ao retornar para a pista, é obrigatório esperar que não venham carros se aproximando. Neste caso você deve esperar que os carros passem, para então entrar na pista e retomar a velocidade de corrida. Caso você cometa algum erro e saia da pista em um trecho da pista e por infelicidade seu carro venha a cruzar a pista em outro trecho atingindo um outro participante, será considerada uma infração sujeita a penalização, pois o erro foi cometido por você e o outro participante foi prejudicado por seu erro. É terminantemente proibido ao retornar a pista, forçar para cima de outro participante de maneira a garantir a sua posição a frente do mesmo. Pode ser fechando, espremendo ou etc. Você tem obrigação de dar espaço aos demais participantes. Este comportamento será considerado como conduta anti-esportiva. Lembre-se sempre, a preferência caso tenha caído na caixa de brita ou gramado é sempre de quem esta no asfalto! 8. OUTRAS SITUAÇÕES É proibido o uso da buzina em corridas oficiais; É permitido o uso dos faróis nas corridas, porém não é permitido que o piloto pisque os faróis para tentativas de desconcentração do piloto à frente.

8 Somente poderá piscar poucas vezes para avisar aos retardatários que você esta logo atrás ou no caso de carros que estejam retornando a pista a sua frente. É proibido usar o Chat (digitação de textos) durante as sessões de treino classificatório e corrida. Somente o Diretor de Prova pode fazer uso desta ferramenta para avisos aos pilotos em geral. Nunca, jamais em qualquer hipótese mesmo que você se sinta prejudicado tente revidar a qualquer situação, pois se o fizer será considerada uma conduta anti-esportiva, sujeita a penalização. Existem diversas situações em corridas online que podem parecer propositais por parte de outros pilotos e na verdade podem não ser, pois existem os conhecidos warps, lags ou problemas de conexão que podem acarretar em acidentes, as vezes alguma dificuldade que um piloto possa estar tendo em sua computador ou controles, ou seja, diversas situações que no calor da corrida, você piloto não tem condições de avaliar naquele exato instante. Nestes casos o piloto após a prova deve rever e analisar o replay e caso ache necessário o procedimento correto é o envio de um protesto de acordo com o regulamento. 9. SAINDO DO JOGO Ao desejar sair da corrida antes do término da mesma, você deve observar alguns procedimentos: Não saia simplesmente da pista clicando em ESC sem ter certeza que seu carro está em um local que não atrapalhe os demais pilotos. Escolha um local seguro e estacione seu carro, para após dar ESC. Esta conduta evita que o carro do piloto que sai da pista sem estacionar fique congelado no meio da mesma por alguns segundos, enquanto outros carros estão passando, podendo ocasionar algum acidente; Após sair da pista, evite ao máximo deixar o servidor. De preferência, espere que a corrida termine. Além de você evitar que sua saída cause algum LAG no servidor, você terá o replay completo da corrida. 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS Gostaríamos de lembrar que este Manual não tem como objetivo criticar ou punir, mas sim orientar, esclarecer e principalmente ajudar todos que queiram participar na GTR CARUARU. O objetivo final de todos nós é o de fazer amigos. Sendo assim, sua parcela de responsabilidade é muito importante para o bom andamento desta Liga. Seguindo estas dicas, com certeza nós vamos desfrutar deste objetivo com maior prazer. Uma boa Liga não se faz somente com organização, mas sim com bons pilotos, que são os responsáveis diretos pelo que acontece dentro da pista. Nos vemos lá!!!

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009.

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009. GTR CARUARU MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009. 1. INTRODUÇÃO Olá piloto! Este manual visa padronizar os seus procedimentos e condutas

Leia mais

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3. 5. Procedimentos de pista 4

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3. 5. Procedimentos de pista 4 Índice 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3-4.1 Requisitos mínimos 3-4.2 Dados e pagamentos 3 5. Procedimentos de pista 4-5.1 Áreas dos boxes

Leia mais

www.nascarbrasil.com Manual de pilotagem e aprendizado

www.nascarbrasil.com Manual de pilotagem e aprendizado Manual de pilotagem e aprendizado Bem vindo ao mundo das corrida virtuais! A razão deste documento é ajudar os novatos em corridas multi-player entender as grandes diferenças entre correr Online e Offline

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS

MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS MOTORISTA CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUES 1. Leia o texto e observe com atenção os espaços em branco: relação do homem com ele mesmo, com os outros e com natureza precisa ser construída como território

Leia mais

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO:

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: Sumário NA AGENDA COMO FAÇO PARA VER PACIENTES COM TRATAMENTO EM ABERTO MAIS SEM AGENDAMENTO?... 2 COMO FAÇO PARA PROCURAR UM PACIENTE E IMPRIMIR

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS

SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS SUMÁRIO 1. ACESSO À PÁGINA DO AMBIENTE VIRTUAL 2. CONTATANDO O SUPORTE 3. ATUALIZAR PERFIL 4. COMO ACESSAR AS DISCIPLINAS 5. PARTICIPANTES DA DISCIPLINA 6. ENVIAR MENSAGENS 7. PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM 8.

Leia mais

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA

COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA COMO JOGAR BURACO STBL NO JOGATINA Link:http://www.jogatina.com/como-jogar-buraco-fechado-stbl.html Como começo a jogar? Para começar a jogar Buraco STBL clique em "JOGAR AGORA!" na página de seu perfil

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

GTR Caruaru. Seat GP 2008

GTR Caruaru. Seat GP 2008 GTR Caruaru Seat GP 2008 A Seat GP é uma temporada composta pelo Seat Toledo. Com esse modelo que defenderão até o fim da temporada o título para sua equipe e pilotos nos dois segmentos. Assim, abordaremos

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS

INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS INSCRIÇÃO ON- LINE REVEZAMENTOS A PARTIR DE 2015 INDICADO PARA TÉCNICOS 2015 ABMN Escrito por Julian Romero jromero@abmn.org.br Revisão: 8 March 2015 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA O ACESSO É ATRAVÉS DE LOGIN

Leia mais

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com.

Tutorial Web Mail. Acesso e Utilização. MPX Brasil Cuiabá/MT: Av. Mal Deodoro, 1522 B Centro Norte. Contato: (65) 3364-3132 cuiaba@mpxbrasil.com. Tutorial Web Mail Acesso e Utilização Como acessar meu e-mail institucional? 1. Para acessar seu e-mail institucional, acesse primeiramente o site ao qual ele pertence, por exemplo o e-mail contato@alianca.to.gov.br

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

10 dicas para perder o medo de dirigir

10 dicas para perder o medo de dirigir 10 dicas para perder o medo de dirigir 1. Pratique mais O medo da direção muitas vezes se dá pela inexperiência da pessoa com um automóvel, portanto é de praxe que ocorram mais tentativas de treino em

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Guia completo de conduta

Guia completo de conduta Guia completo de conduta Seja bem vindo(a) à Joycar! Este é o nosso guia completo de conduta. Nele serão apresentadas todas as explicações necessárias para que você e todos os nossos clientes tenham sempre

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

Seja bem vindo ao F1 Race Brasil, sua missão aqui é administrar uma equipe de F1, piloto, fornecedores, estratégias, etc.

Seja bem vindo ao F1 Race Brasil, sua missão aqui é administrar uma equipe de F1, piloto, fornecedores, estratégias, etc. Seja bem vindo ao F1 Race Brasil, sua missão aqui é administrar uma equipe de F1, piloto, fornecedores, estratégias, etc. Se mesmo após ler o Manual você tiver alguma duvida, tente ver se abaixo existe

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d)

Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. a) Certo. b) Errado. c) d) 39 BA 82.60.9 Sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao veículo de tracção animal. 38 BA 82.60.10 Nesta situação, sou obrigado a parar e a ceder a passagem ao velocípede. 40 BA 82.60.11_a Ao saír do

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Campeonato de Carros Nacionais

Campeonato de Carros Nacionais Campeonato de Carros Nacionais Resumo POTENCIA Ver na lista de carros (em média, 280 CV) PESO 1.200 KG + lastro (lastro dado pelo sistema de lastro, explicado abaixo) PNEU DESPORTIVO MACIO AFINAÇAO PERMITIDA

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? Abril - 2014 1 2 O que é o Direção Positiva? O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO COMUNICADO PISTA 2013

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO COMUNICADO PISTA 2013 COMUNICADO PISTA 2013 Informações Gerais: - O uso de capacete rígido é obrigatório para todos os corredores dentro da pista e deve estar sempre abotoado, mesmo no aquecimento. - Os corredores não podem

Leia mais

EQUIPE DE KART INDOOR RODA PRESA

EQUIPE DE KART INDOOR RODA PRESA EQUIPE DE KART INDOOR RODA PRESA REGULAMENTO -2015 1) A Categoria Principal será composta de 13 Etapas, a ser realizada conforme calendário estabelecido pela comissão organizadora, com início previsto

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

SAJ. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

SAJ. Cadastro Excepcional para Processos Digitais SAJ Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil

Universidade Federal do Vale do São Francisco Programa de Assistência Estudantil 1 - Introdução O sistema PAE da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que auxilia o processo seletivo de estudantes de graduação para o, que serão selecionados

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Caros amigos operadores da Imprensa Oficial,

Caros amigos operadores da Imprensa Oficial, Caros amigos operadores da Imprensa Oficial, O IMAP mais uma vez inovou quando lançou o Sistema de Envio de Publicações: o SIOFNET. Um sistema onde a prefeitura / câmara envia os documentos para que o

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

COMO JOGAR TRANCA ONLINE

COMO JOGAR TRANCA ONLINE COMO JOGAR TRANCA ONLINE Link: http://www.jogatina.com/como-jogar-tranca.html Como começo a jogar tranca? Para começar a jogar tranca online clique em "JOGAR AGORA!" na página do seu perfil no Jogatina.

Leia mais

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 01 - ACESSO PELA INTERNET... 3 02 - VISUALIZAÇÃO... 4 03 - FERRAMENTAS... 5 04 - ATALHOS... 7 05 - VISUALIZAÇÃO COMPACTA... 8 06 - RELATÓRIOS DE PERCURSO...10 07 - RELATÓRIO DE VELOCIDADE...15

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

1º Torneio Integração CKC (Clube Kart Campinas)

1º Torneio Integração CKC (Clube Kart Campinas) 1º Torneio Integração CKC (Clube Kart Campinas) REGULAMENTO O 1º Torneio Integração - CKC (Clube Kart Campinas) será realizado no dia 26/11 com início às 14:00 no Kartódromo Internacional San Marino e

Leia mais

Manual. Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015

Manual. Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015 1 Manual Atualização nº 1160 Novembro/2015 23/11/2015 NOVOS RECURSOS 2 01.01 Contrato de Colocação e Termo de Responsabilidade. 3 Se preferir, modifique os dados, alterando o tamanho da fonte e o texto.

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar

Leia mais

Pe P d e i d do d o el e et e rôn ô i n co c SI S TE T E A N A BF B A F R A M R A M Manual de Utilização

Pe P d e i d do d o el e et e rôn ô i n co c SI S TE T E A N A BF B A F R A M R A M Manual de Utilização Pedido eletrônico SITE ANBFARMA SITE ANBFARMA Manual de Utilização Tela de Login Link Acesso: http://eanb.anbfarma.com.br/epedido/ Usuário será sempre o CNPJ do cliente sem o MIL contra. A senha será informada

Leia mais

Backup dos Trabalhos e Configurações

Backup dos Trabalhos e Configurações Backup dos Trabalhos e Configurações Quando se deseja trocar o SOS Backup de máquina, trocar de versão, ou simplesmente se precaver de problemas como perda das configurações é necessário fazer o backup

Leia mais

Guia de boas práticas para realização de Backup

Guia de boas práticas para realização de Backup Objetivo Quando o assunto é backup de dados, uma proposição de atividades e procedimentos como sendo a melhor prática pode ser bastante controversa. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguir algumas

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Como funciona a Solução NFC-e ifox. Iniciar a utilização da NFC-e

Como funciona a Solução NFC-e ifox. Iniciar a utilização da NFC-e Como funciona a Solução NFC-e ifox Nossa solução é composta por um programa centralizador que chamamos de Servidor de SAT/NFCe. Este programa é responsável pela comunicação com a SEFAZ diretamente no caso

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. 2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática

Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de. transmissão automática Directrizes para o exame de condução de automóveis ligeiros de transmissão automática 1. Prova no parque de manobras (1) Antes de iniciar a marcha Antes de ligar o motor, o candidato deve verificar se

Leia mais

Como criar uma conta gratuita e subir uma foto no Windows Azure

Como criar uma conta gratuita e subir uma foto no Windows Azure Como criar uma conta gratuita e subir uma foto no Windows Azure (enviar URL da foto para igsjunior@gmail.com no máximo até 20/dez/2010) by Idevar Junior 1. Entre no site http://www.windowsazure.com/ 2.

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

www.interline.com.br - 49 3444 2530-9994 4335 Queremos ajudar você a usar melhor a sua internet.

www.interline.com.br - 49 3444 2530-9994 4335 Queremos ajudar você a usar melhor a sua internet. www.interline.com.br - 49 3444 2530-9994 4335 Queremos ajudar você a usar melhor a sua internet. A sua internet travou? Calma, o problema pode ser mais simples do que você imagina. Olá! Me chamo Pedro,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser.

Atenção! Não está autorizada a reprodução deste material. Direitos reservados a Multilaser. 1 INTRODUÇÃO O Multisync é um programa de recuperação de sistema e atualização de dispositivos, utilizado quando aparelho apresenta lentidão, não liga, travado na inicialização, atualização de mapas, entro

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Transmissão Antes de começar a trabalhar, vamos entender o item do menu transmissão, é nele que se faz atualização dos dados do moinho para o seu computador,

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Criado e revisado por: Régis Fialho Equipe Cyber Squ@re Manager E-mail: regis@awdsistemas.com.br Site: www.cybersquare.com.br Telefone: Porto Alegre: (051) 3207-8521 disponível em

Leia mais

Domo Estrutura do Sistema Físico e Lógico

Domo Estrutura do Sistema Físico e Lógico Domo Estrutura do Sistema Físico e Lógico Servidor Linux IP: 192.168.96.10 Banco de Dados : /home/bancos Nome na Rede : linux Caixa 1 (Nana) IP : 192.168.96.1 Banco de Dados : C:\banco Nome na Rede : C1-192-168-96-1

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Dentro

Leia mais

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Aproveitem! Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Atenção! Se o tablet vier a ser roubado ou furtado, o aluno deverá

Leia mais

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução:

Caneta Espiã NOVY. Página1. 1 - Introdução: Página1 1 - Introdução: A NOVA CANETA ESPIÃ representa um novo conceito no universo da espionagem. Trazendo um novo design e uma nova tecnologia, a nova caneta oferece a você, um produto elegante, discreto

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTÕES SOBRE INFRAÇÃO O veículo estacionado, afastado da guia da calçada (meio fio) a mais de um metro, faz do seu condutor um infrator cuja punição será: 1 retenção do veículo e multa, infração média. 2 apreensão do veículo

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais