I REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO I.1 - CARACTERIZAÇÃO GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO I.1 - CARACTERIZAÇÃO GERAL"

Transcrição

1 I REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO I.1 - CARACTERIZAÇÃO GERAL A Região Metropolitana de São Paulo é constituída pelo município de São Paulo e mais 38 municípios que se agrupam em torno da Capital do Estado, diretamente por ela polarizados. Sua primeira definição legal data de 1967, mediante os Decretos Estaduais números , de 29/03/1967, ; , de 3/7/1967, ano em que foi oficialmente estabelecida a divisão do Estado em Regiões Administrativas. A divisão do Estado em Regiões Administrativas e Região Metropolitana visavam definir diretrizes para uma Política de Regionalização da Administração Estadual com o objetivo de conferir maior racionalidade às suas atividades e decisões básicas. Os critérios que orientaram essa divisão regional foram: utilidade para racionalização da Administração Pública Estadual; limites físicos das Regiões, considerando também a polarização urbana e suas áreas de influência; critérios especiais relativos a áreas que exijam tratamento diferenciado quanto às atividades de planejamento e execução governamentais. Atualmente o Estado de São Paulo é composto por 15 Regiões Administrativas, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo e as Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista criadas após a promulgação da Constituição Federal de 1988 que autorizava os Estados federados a instituírem regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, que são constituídas por conjuntos de municípios limítrofes. As unidades territoriais polarizadas (Regiões Administrativas), são áreas geográficas definidas em diferentes escalões, envolvendo vários municípios interdependentes social e economicamente, e associadas, cada uma delas, a um pólo urbano principal. Hoje já existem novas definições para o as regiões e o próprio modelo de região está sendo revisto pelo governo do Estado. Os 39 Municípios que integram a Região Metropolitana de São Paulo representam 3,24% do total do território do Estado, numa área de km2, concentrando 48,04% da população de todo o Estado. Evolução dos núcleos e das estruturas urbanas O processo de evolução urbana da Grande São Paulo configura a emergência da estrutura metropolitana, caracterizada basicamente por três fenômenos: a agregação num conjunto urbano contínuo e orgânico de áreas pertencentes a diversos Municipios; a escala, da ordem de vários milhões, da população residente e/ou exercendo atividades nessa área e o desenvolvimento de um sistema complexo de pólos de concentração de atividades terciárias em vários níveis.

2 A primeira das fases de evolução estende-se dos anos 30 até fins da 2ª Guerra Mundial e poderia ser chamada de pré-metropolitana. De fato, nessa fase configuram-se alguns elementos fundamentais da estrutura metropolitana, notadamente as áreas de concentração industrial distribuídas linearmente ao longo dos eixos da Estrada de Ferro Santos Jundiaí e da Estrada de Ferro Sorocabana, o que vai propiciar o início da integração num continuo urbano de áreas pertencentes, além de São Paulo, aos Municípios de Osasco, São Caetano do Sul e Santo André; paralelamente, incrementa-se nessa fase a ocupação, com usos predominantemente residenciais, nos Municípios do quadrante leste da área, os quais vão tendo suas áreas urbanas conurbadas com a aglomeração principal ao longo do eixo da Estrada de Ferro Central do Brasil. A fase seguinte do processo evolutivo estende-se do final da 2ª, Guerra Mundial até o inicio dos anos 60. Nessa fase, novos elementos de infra estrutura, em particular as rodovias federais e estaduais, fazem sua aparição no cenário da Grande São Paulo, possibilitando a incorporação à aglomeração urbana principal, de novas áreas pertencentes a municípios até então isolados. Esse período coincide com uma grande aceleração do processo de localização industrial na área, por causa principalmente das rodovias recém abertas, dando origem a novas áreas de concentração linear de estabelecimentos industriais que se ira incorporar como novos elementos da estrutura urbana metropolitana. A fase mais recente da evolução, 1960/70, é marcada pela estruturação de blocos de atividades industriais, liderados, principalmente pelo desenvolvimento da indústria automobilística, que reforçou as concentrações industriais ao longo da Via Anchieta e nos Municípios da Sub Região Sudeste. Um segundo impacto, não menos considerável, causado esta atividade industrial foi a motorização da população contribuindo para um aumento da demanda por vias e espaços de circulação. Essa nova realidade agravou consideravelmente os problemas de aglomeração, gerando situações de graves de crise das estruturas urbanas. A metrópole não estava preparada para esse crescimento da frota. A motorização repercutiu muito diretamente na própria estrutura metropolitana, contribuindo para a mudança de certos hábitos de consumo e culturais, originando e consolidado novas concentrações comerciais e de atividades terciárias em geral. Esse processo evolutivo acentuou a extensão de áreas ocupadas pelos usos urbanos, na medida em que o crescimento reativado das atividades secundárias demandava a alocação de maior espaço para os estabelecimentos industriais e na medida em que, também, a RMSP continuava a ostentar uma situação, quanto à oferta de empregos, nitidamente superior a das demais regiões do Estado, e mesmo do País. Esse crescimento físico se traduziu, uma vez mais, na incorporação de áreas de novos Municípios a conurbação principal.

3 Ao contrário do que ocorre com a maior parte das regiões administrativas do estado, na RMSP predomina nitidamente o desenvolvimento do tipo urbano. Essa predominância não se caracteriza apenas pela elevada taxa de urbanização da população (96,63% a mais alta entre todas as correspondentes às regiões administrativas) e pela extensão da área urbanizada, mas distingue se fundamentalmente pela incorporação, a um mesmo contexto urbano contínuo, de áreas pertencentes a cerca de pelo menos 18 municípios, ao mesmo tempo em que os demais municípios da região se vinculam por estreitas relações funcionais a esse aglomerado. Essa situação faz com que toda a região se polarize de forma extremamente acentuada em torno de área urbana e das atividades desenvolvidas, que alcançam expressão nacional, senão de maior amplitude. Tipologia dos municípios da região metropolitana de são paulo Tendo em vista a construção de uma tipologia de municípios para a Região Metropolitana de São Paulo, que possibilite analisar as formas e as condições de inserção dos migrantes na maior área metropolitana brasileira, procedeu-se a uma análise fatorial da distribuição da população ocupada residente nos 38 municípios, excluindo-se a capital, de acordo com as categorias sócioocupacionais utilizadas na pesquisa Metrópole, desigualdade sócioocupacional e governança urbana: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (1998). A variável síntese categoria sócio-ocupacional constitui um sistema de hierarquização social obtido com a combinação das variaveis censitarias renda, ocupação e escolaridade e fornecendo uma proxy da estrutura social. Como resultado chegou-se a uma estrutura sócioocupacional composta de 8 grandes categorias (cats) agrupadas segundo a existência simultanea de certas caracteristicas no que diz respeito à ocupação, escolaridade, renda, posição na ocupação e ramo de produção/atividade. A análise fatorial realizada para 37 municípios da periferia da Região Metropolitana de São Paulo em 91 e 38 municípios em 2000 resultou em dois eixos que explicam 75% e 74% da variância, respectivamente. O primeiro eixo opõe estratos superiores e médios a operários e trabalhadores da sobrevivência, exprimindo as relações de poder expressas pela qualificação profissional. O segundo eixo exprime a oposição entre trabalho qualificado e não qualificado, colocando de um lado as ocupações que requerem algum tipo de treinamento e de outro, as de baixa qualificação e que quase não necessitam de adestramento, como construção civil, servços domésticos, ambulantes, biscateiros. Esse eixo explica 23,1% da variancia em 91 e 24,7% em A partir desses eixos foram estabelecidos os clusters que resultaram em 5 grandes aglomerados ou tipos, a saber:

4 a) cluster popular, que reúne os municípios com grande proporção de trabalhadores da sobrevivência e da construção civil. Esses municípios tanto em 1991 quanto em 2000 apresentam uma distribuição bastante semelhante das categorias sócio-ocupacionais e das suas densidades relativas, sendo a maior densidade para os dois períodos (1,54 em 1991 e 1,36 em 2000) a dos trabalhadores da sobrevivência. Pertencem ao tipo popular os municípios de Arujá, Cotia, Embu-Guaçu, Guararema, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Pirapora do Bom Jesus (apenas em 1991), Santa Isabel, Santana do Parnaíba, São Lourenço (apenas em 2000), Suzano e Vargem Grande Paulista. b) cluster agricola, que reúne os municípios com forte presença de trabalhadores agrícolas. Tal como no caso anterior a similaridade das distribuições de 1980 e 1991 permite estabelecer a mesma tipologia para os dois anos considerados. Os municípios agrícolas de Biritiba Mirim e Salesópolis se distiguem pela alta porcentagem de trabalhadores agrícolas residentes: 35,2% em 1991 e 16,7% em Também é significativa a presença nesses municípios de trabalhadores da sobrevivência, c) cluster operário tradicional, que reúne os municípios de residência operária, sobretudo de moradia de operários da indústria tradicional e de serviços. Estes municípios apresentam no ano 2000 densidades relativas elevadas do proletariado terciário, do proletariado secundário e de trabalhadores da sobrevivência. Dentre os 18,4% dos ocupados que pertenciam ao operariado secundário em ,4% eram da indústria tradicional e 5,9% da construção civil. De outro lado, 7,8% eram trabalhadores da sobrevivência. Assim, cerca de 17% da população ocupada residente no cluster era composta de operários tradicionais, operários da construção civil e trabalhadores da sobrevivência. Em 1991, os municípios de tipo operário tradicional possuíam 31% da sua população ocupada no proletariado secundário. Fazem parte deste tipo os seguintes municípios, em 1991: Cajamar, Carapicuiba, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Itaquaquecetuba e Jandira. Em 2000, aos municípios de: Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira somaram-se Pirapora do Bom Jesus e Santa Isabel que pertenciam ao tipo popular em 1991, Poá e Rio Grande da Serra que pertenciam ao tipo operário moderno em d) cluster operário industrial, que no ano 2000 reúne municípios com densidade elevadas de trabalhadores residentes do proletariado secundário (1,03), sobretudo da indústria moderna (1,06), também possuem presença expressiva os trabalhadores de serviços auxiliares. Em 1991 a densidade relativa dos trabalhadores da indústria moderna alcançava neste cluster 1,03 e a de serviços auxiliares 1,14, tornando possível a comparabilidade desse tipo nas duas datas consideradas. Fazem parte deste tipo, em 1991, os municípios de: Barueri, Caieiras, Diadema, Guarulhos, Mauá, Poá, Osasco, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Taboão da Serra. Em 2000 Poá e Rio

5 Grande da Serra passam a fazer parte dos municípios do tipo operário tradicional, devido a alterações no perfil de sua população ocupada residente. Por outro lado, passam a fazer parte do grupo os municípios de Cajamar e Carapicuíba, antes pertencentes ao tipo operário tradicional, também em razão das características de sua população residente, segundo a categoria sócio-ocupacional. e) cluster elite industrial, que reúne os municípios deste tipo, tanto em 1991 quanto em Esses municípios apresentam densidades elevadas de residentes pertencentes à elite intelectual (1,79 para 1991 e 1,59 para 2000) e à elite dirigente, que atingiu 1,73 no ano Esse cluster distingüe-se também por apresentar densidades elevadas para a pequena burguesia (1,17 em 1991 e 1,26 em 2000). Embora a densidade do proletariado secundário seja inferior a unidade, ela é expressiva para os trabalhadores da indústria moderna, tanto em 1991 (1,13) como em 2000 (1,10). Fazem parte deste tipo, em 1991, os municípios de: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, que constituíram o berço da indústria metalúrgica, automobilística e metal-mecânica do Estado de São Paulo. A esses municípios somou-se em 2000 Santana do Parnaíba, importante área de expansão de serviços ligados à indústria e onde se localizam os maiores condomínios de alta renda, onde residem empresários e profissionais pertencentes às elites dirigente e intelectual. Aos tipos de municípios da região periférica da metrópole paulista, agregou-se o município de capital, que, por sua especificidade e porte populacional, merece classificação como cluster à parte. Dessa forma, o trabalho posterior de análise aglutinará os municípios em 6 sub-conjuntos, a saber: TIPOLOGIA DOS MUNICÍPIOS DA GRANDE SÃO PAULO TIPOS MUNICÍPIOS AGRÍCOLA BiritiSba Mirim, Salesópolis POPULAR Arujá, Cotia, Embu Guaçu, Guararema, Itapecerica, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, São Lourenço da Serra, Suzano, Vargem Grande OPERÁRIO TRADICIONAL Embu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Rio Grande da Serra, Santa Isabel OPERÁRIO MODERNO Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Taboão da Serra ELITE INDUSTRIAL S André, S Bernardo, S Caetano, Santana do Parnaíba

6 POLO S Paulo I.2 DIAGNÓSTICO SOCIOURBANO DA REGIÃO METROPOLITANA Esta análise tem como objetivo traçar o perfil da população da RMSP quanto à ocupação e à renda e se insere no contexto mais amplo do projeto intitulado Como Andam as metrópoles. Inicialmente serão analisados os indicadores relativos à taxa de ocupação e ao percentual da população economicamente ativa que se encontra ocupada ou desocupada. I Ocupação, renda e diferenciação socioespacial Através da análise dos dados observa-se que a taxa de ocupação é maior no tipo agrícola e o grau de formalização é inferior ao dos demais tipos. Na RMSP, 80,4% das pessoas em idade ativa encontravam-se ocupadas em 2000, o que equivale a 19,6% de desocupadas. No município de São Paulo, a taxa de ocupação é mais elevada que a média da região, sendo superada apenas por São Caetano (elite industrial), outros três pequenos municípios (Juquitiba, Mairiporã e Guararema) do tipo popular e pelos dois municípios que compõem a categoria agrícola: Biritiba-Mirim e Salesópolis. Sendo esse último o responsável pela maior taxa de ocupação (87,3%), em razão de elevadas taxas de ocupação tanto para a população masculina a maior dentre todas (91,6%) como para a feminina (79,6%), inferior apenas à das residentes no município de São Caetano. A análise dos municípios por tipologia de aglomerados aglomerado indica que a taxa de ocupação é mais elevada nos tipos agrícola (84,6%) e no município pólo (81,8%). Não há grandes discrepâncias nos demais, sendo que a maior taxa de desocupação é a dos municípios que compõem o tipo operário tradicional (75%), ou seja, a cada 4 pessoas economicamente ativa, uma encontra-se desocupada. No entanto, esse grupo de municípios é o que apresenta menor taxa de participação na PEA/PIA, ou seja, maior percentual de inatividade, associado à maior incidência de desemprego, o que demonstra que o desemprego nesse caso não decorre da intensa participação no mercado de trabalho, mas muito possivelmente, da escassez de oportunidades de trabalho no período analisado. Comparando os dados referentes a homens e mulheres, nota-se que o diferencial em termos de taxa de ocupação é superior entre elas. A maior taxa de ocupação feminina representa o tipo agrícola (78,4%),

7 mais de dez pontos percentuais superior à encontrada nos municípios de tipo operário tradicional (68,1%). Não é possível identificar a real causa desse fenômeno, mas pode-se aventar a hipótese de que nos municípios de tipo agrícola o exercício da atividade seja de caráter familiar onde se destaca a presença feminina, uma vez que a atividade agrícola ali predominante não é a da grande empresa agrícola, mas das pequenas unidades de produção. Já nos municípios componentes do tipo operário tradicional, pode-se supor um arranjo familiar mais típico de regiões industriais, pois grande parte dos trabalhadores absorvidos pela indústria é composta pela população masculina. Outra variável relevante para identificar os diferenciais em termos de perfil de ocupação por tipos de município é a relativa à idade. Para a RMSP, destaca-se, a princípio, o enorme diferencial em termos de taxa de ocupação segundo a idade: para os mais jovens (10 a 24 anos), ela fica em torno de 66%, elevando-se para 85% entre aqueles de 25 a 49 anos e ainda mais para a população de 50 anos e mais (87%). No município Pólo, as taxas de ocupação superam a média da região em todas as faixas etárias. Mas é novamente nos municípios agrícolas que se observam os maiores patamares, com especial destaque para a população jovem, cuja taxa de ocupação chega a atingir, em Salesópolis, 77%, índice bastante superior ao encontrado, especialmente, nos municípios que compõem os tipos operários a título de exemplo, em Mauá, município Operário moderno, a taxa de ocupação dos jovens é de 61%. Há, entretanto, um destaque para a elevada taxa observada entre os jovens residentes no município de São Caetano do Sul (74%). Também entre os mais velhos, observam-se grandes distâncias em termos de ocupação quando se compara os municípios da RMSP. As maiores taxas encontram-se em municípios agrícolas ou populares, tais como Salesópolis (96%), no primeiro tipo, e Vargem Grande Paulista (93%), no grupo popular. E a maior taxa de desocupação desse grupo etário mais uma vez são registradas para os municípios de tipo operário tradicional, como Franco da Rocha (ocupação = 78,7%). No segmento etário de 25 a 49 anos, que é majoritário na composição da força de trabalho somam 7,6 milhões dos 12,6 milhões de pessoas economicamente ativas na RMSP não se registram grandes oscilações em termos de taxa de ocupação, variando entre 80% e 90% (mapa I.1). Mapa I.1 Proporção de desocupados. Região Metropolitana de São Paulo. 2000

8 O espaço metropolitano pode ser categorizado, no ano 2000, em 11 tipos de áreas, segundo o perfil sócio-ocupacional das AEDs (Áreas de Expansão dos Dados da Amostra) (mapa I.2). Percebe-se que a estrutura básica é ainda rádio concêntrica, com camadas superiores na hierarquia ocupando, em geral, áreas mais centrais na capital. Alguns indícios de fragmentação dos espaços das elites aparecem com maior nitidez que em 1991 ou em 1980: assim, na parte oeste da RMSP está localizada uma área superior, tal como no vetor leste. Mapa I.2 Tipologia das Áreas de Expansão dos Dados da Amostra AEDs Região Metropolitana de São Paulo. 2000

9 Mas a visão geral é de um gradiente: as áreas superiores mais centrais, rodeadas das áreas médias. Com anéis, circundando as áreas médias, ficam as áreas operárias; na periferia da mancha metropolitana, as áreas populares, e num extremo leste, as áreas agrícolas. Percebe-se que a grande maioria da população reside nas áreas operárias: 53,89% da população total, ocupando 45,15% da área metropolitana. As áreas do tipo operário inferior e superior praticamente dividem a população da área operária. Mas chama a atenção que a área operária inferior representa 31% da área metropolitana, enquanto que a área operária superior tem metade da sua superfície. Com conseqüência direta, as áreas operárias inferiores são muito menos densas, com densidade de apenas 20 hab/há. As áreas do tipo popular, embora de enorme extensão, com km2, que representam 27,18% da área metropolitana total, servem de moradia para apenas 1,83% da população metropolitana, com densidade baixíssima, de 1,4 hab/há. São áreas que ainda suportam um grande expansão de população. A área agrícola, como seria de se esperar, apresentam grande extensão, com quase 14% da área metropolitana e são residência de menos de 1% da população da RMSP (0,40%). As áreas médias ocupam apenas 34% da superfície metropolitana, servindo de moradia para 8,61% da sua população. São áreas mais densas que o seu entorno operário, com densidade média de 89 hab/ha. A área média inferior chega a apresentar a densidade de 110 hab/há, a mais alta da metrópole. As áreas superiores ocupam 3,24% da superfície da metrópole, com população de 9,89% da população total. São menos densas que as áreas médias, com densidade demográfica média de 69 hab/há.

10 Os espaços superiores dirigentes são caracterizados por concentrar fortemente a categoria elite dirigente, sobretudo os grandes empregadores e os dirigentes privados. A elite dirigente representa somente 1,37% da população ocupada em 2000, mas nesta área, quase 5 % dos ocupados pertencem à elite dirigente. Mais de 20% da elite dirigente reside neste cluster, com 24% dos grandes empregadores morando nestas áreas, bem como 20% dos dirigentes privados. O peso relativo da elite dirigente está expresso pela densidade relativa alcançada, 3,6 vezes à densidade apresentada pelo conjunto da estrutura social da região metropolitana. A elite intelectual tem também importante presença nos espaços superiores dirigentes, pois representa 14,23% dos ocupados neste espaço, o que fornece uma densidade quase o dobro da densidade desta categoria na estrutura social geral. Entre os ocupados nas áreas do tipo superior dirigente, 78 mil (20%) são elite dirigente e/ou intelectual. Ao lado das elites dirigente e intelectual, o espaço superior dirigente é também caracterizado pela forte presença dos empregados domésticos, que residem nas casas dos patrões, a seu serviço: são mais de 5% dos ocupados no cluster. Chama a atenção o total de quase 25% dos ocupados dos espaços superiores dirigentes somarem elites e domésticos, a seu serviço, dado que a presença desta última categoria se dá por demanda de serviços pessoais, e não por relações de vizinhança. Os espaços superiores intelectuais têm composição social próxima à dos espaços superiores dirigentes, porém com maior peso da elite intelectual e menor da elite dirigente. O peso relativo da elite intelectual muda para 1,84, quando na área superior dirigente era 1,82. Mas vale a pena notar que a distribuição desta elite intelectual é distinta entre os dois tipos de área: na área superior dirigente, a densidade relativa dos autônomos de nível superior é maior; já os empregados de nível superior, os estatutários e os professores vão residir preferencialmente nas áreas superiores intelectuais. Este fato reflete-se no percentual de 15% dos empregados superiores e 17% dos estatutários superiores morando na área superior intelectual. De outro lado, embora na área superior intelectual o peso da elite dirigente ainda seja alto (1,7 vezes o peso da elite dirigente no total), a diferença na densidade relativa principalmente dos grandes empregadores é alta: 4,16 nas áreas dirigentes e 1,76 nas áreas intelectuais. Entre os 573 mil ocupados residindo nesta área, 82,6 mil pertencem á elite intelectual (14,41% do total de ocupados residentes). Do total de ocupados da elite intelectual na metrópole ( ), estes 82 mil representam 15%. Os espaços superiores intelectuais diferem dos dirigentes porque apresentam menor número de ocupados da elite dirigente (13 mil, quando nos espaços superiores dirigentes residem quase 20 mil) e maior presença da elite intelectual (82,6 mil, quando nos espaços superiores dirigentes moravam 58 mil). Esta diferença é menor nos autônomos de nível superior, e cresce entre empregados e professores.

11 Os espaços superiores em transição agregam apenas 4 AEDS, com população de pessoas e ocupam área de 37 km2, parcela que não alcança 0,5% da superfície total da metrópole. São áreas que, dentro da família superior, apresentam polaridade entre elite dirigente e construção civil (a densidade relativa dos operários da construção civil dentro da família superior alcança 3,13, ou seja, nesta tipologia residem 3 vezes mais operários da construção civil que na família superior como um todo). A análise das densidades em relação ao total geral da metrópole mostra concentração em grandes empregadores e dirigentes privados, tal como nos espaços superiores dirigentes. Diferem destes, entretanto, pela relativamente menor densidade da elite intelectual e por apresentar densidade considerável de ocupações de supervisão. Mais de 2,2% dos seus ocupados são trabalhadores da construção civil, percentual nitidamente maior que nos outros clusters da família superior: 0,91% no tipo superior médio, 0,52% no superior intelectual e 0,37% no superior dirigente. A partir desta análise surge a hipótese que se trata de área com muitas construções, onde residem operários da construção. Assim, devem ser áreas em processo de mudança. Os espaços superiores médios têm composição social próxima à dos espaços superiores intelectuais, mas com densidades relativas menores em relação à elite dirigente e maiores em relação à pequena burguesia e categorias médias. Entre pequena burguesia e categorias médias encontram-se 24% dos ocupados no cluster. De qualquer forma, sua composição social assemelha-se à do cluster superior intelectual, com menor presença das elites. Nos espaços médios superiores cai ainda mais a presença da elite dirigentes em relação ao anterior. Assim sua densidade relativa, que era 1,55 no espaço superior médio, reduz-se para 1,45. Em relação à elite intelectual, a densidade do médio superior é maior que a do superior médio: 1,69 contra 1,26. Entre os 873 mil ocupados que residem no médio superior, 13,23% pertencem á elite intelectual. Assim, esta elite intelectual mora sobretudo nestes espaços: 21% do total dela reside nos espaços médios superiores, 11% no superior médio e 15% no espaço superior intelectual, num total de quase metade da elite intelectual nestes 3 tipos de espaço. No espaço médio superior vai existir uma maior mistura social, pelo aumento relativo da pequena burguesia e das camadas médias, com densidades de 1,66 e 1,37 respectivamente: 37% dos ocupados neste cluster pertencem à categorias médias, com predominância dos empregados de escritório. O espaço médio operário tem densidade de 1,25 para as categorias médias. Suas densidades para os distintos grupos da elite dirigente e intelectual são baixas, com exceção dos dirigentes públicos, com densidade de 1,67. De outro lado, notam-se as densidades superiores para os trabalhadores da industriam moderna (1,30) e da indústria dos serviços auxiliares (1,05). Entre os 506 mil ocupados neste

12 cluster, 34% pertencem às categorias médias e 34% ao proletariado, secundário e terciário. No espaço médio inferior a densidade relativa das categorias médias continua superior a 1, mas é menor que nos outros espaços médios (1,19, quando no médio operário era 1,25 e no médio superior, 1,37). As categorias ligadas ap proletariado terciário aparecem fortemente neste cluster: a densidade relativa do proletariado terciário é de 1,05, com densidades como 1,16 para trabalhadores do comércio. A presença de operários da indústria tradicional e de ambulantes também é significativa. Trata-se de cluster com população grande, de ocupados, 16.5% do total de ocupados, com área de 267km2, 3,4% da superfície total. É o cluster com maior densidade demográfica. Entre seus ocupados, 3% pertencem ás categorias médias e 47% aos proletariados. O percentual de proletários aumenta fortemente nos espaços operários: 65,5% do total de operários secundários residem nos dois espaços operários, o superior, com 32,65% e o inferior, com 32,89%. A densidade relativa do proletariado secundário atinge 1,30 no espaço operário superior e 1,38 no espaço operário inferior. A diferença maior entre o operário inferior e o superior liga-se á maior presença de categorias ligadas às categorias médias no superior, tal como trabalhadores da saúde e da educação, com densidade relativa de 1,01. No cluster operário superior o percentual de ocupados das categorias médias foi de 24%, enquanto que no inferior foi de 17%. Nos espaços populares diminui um pouco a presença de operários secundários (densidade relativa de 1,32) e aumenta a proporção de trabalhadores da sobrevivência: densidade de 1,64. Entre os trabalhadores do secundário, a maior densidade está nos operários da construção civil, com densidade de 1,66. Assim, os espaços populares distinguem-se dos espaços operários pela maior proporção de trabalhadores da sobrevivência (18%, quando no espaço operário inferior era de 15% e no superior, de 11%) e pela maior densidade de operários da construção civil. Os espaços agrícolas, embora a população residente seja de apenas 27 mil pessoas, são trabalhadores agrícolas, com densidade de 56,39. A outra categoria com forte densidade neste espaço é a dos trabalhadores domésticos, com 1,70. São espaços com densidade demográfica muito reduzida, de menos de 65 pessoas por km2 (mapa I.3).

13 Mapa I.3 Densidade populacional Municípios da Região Metropolitana de São Paulo.2000 A análise da renda, de forma a complementar a avaliação da situação ocupacional da população da RMSP deve englobar não somente as informações a cerca da renda familiar e apropriação de renda, como também, os valores recebidos pelos trabalhadores. Os dados indicam que na RMSP o rendimento médio no trabalho principal é maior em municípios da elite industrial, revelando também, grande desigualdade entre as classes. No município de São Paulo, os trabalhadores recebem, em média, 7,7 salários mínimos, mas esse não é o maior valor observado. Em municípios como Santana do Parnaíba e São Caetano do Sul, em grupos componentes do tipo elite industrial, os valores médios correspondem a 12 e 9,8 salários mínimos, respectivamente. Logo abaixo na escala de valores, aparece Barueri (operário moderno, com 7,5), em seguida, os demais municípios da elite industrial, como São Bernardo do Campo e Santo André, com 6,9 e 6,6 sm. É importante ressalvar que Barueri incorpora Alphaville, condomínio de alto padrão residencial, podendo indicar que o elevado rendimento médio desse condomínio pode encobrir grandes diferenciais no interior do município. Quando se desagrega as informações segundo grau de escolaridade, observa-se esse diferencial de forma mais clara: para os que têm oito ou mais anos de estudo, o rendimento médio equivale a 11,3 sm, montante bastante superior ao dos demais trabalhadores desse tipo de município, que recebem em torno de 5 a 6 sm. Para os menos escolarizados, em Barueri, o rendimento médio reduz-se para 3,4 sm, valor bastante próximo ao recebido pelos trabalhadores dos demais municípios que compõem o grupo operário moderno. Assim, pode-se concluir que a média mais elevada nesse município deve estar

14 fortemente associada ao perfil de trabalhadores mais qualificados, que, em geral, exercem o trabalho em outros municípios da RMSP. É importante destacar que no tipo popular, grande parte dos rendimentos fica em torno de 3 a 4 sm, com quatro exceções: Cotia (6,2 sm), Mairiporã (5,7 sm), Mogi das Cruzes (5,4 sm) e Arujá (5,3 sm). Nesse grupo, quando analisado o rendimento médio por grau de escolaridade, observa-se que, tal como no município de Barueri, os diferenciais se dão em função dos rendimentos dos mais escolarizados. Muito possivelmente, aqui também, essas discrepâncias estejam associadas ao fenômeno dos condomínios residenciais construídos ao longo da última década nessas localidades, especialmente em Arujá (a leste da capital) e Cotia (oeste), onde se localiza a Granja Viana, um conjunto de condomínios horizontais voltado para a classe alta que se expandiu enormemente nos últimos dez anos. Ainda que bastante associados, os rendimentos per capita podem apresentar diferenças em razão de fatores demográficos (maior ou menor número de filhos e/ou dependentes na família), arranjos familiares (casais com filhos, famílias monoparentais) e rendimentos advindos de outras fontes que não o trabalho (como aposentadoria, aluguéis e outras rendas). Não se pode dizer que uma medida é mais adequada que a outra, mas apenas que cada uma possibilita um recorte de análise. As faixas de renda utilizadas para a análise de rendimento familiar per capita são distintas daquelas dos rendimentos dos responsáveis, porque aqui se procura avaliar a disponibilidade de renda para cada membro da família. Na RMSP, do total de famílias, 12,8% recebem até meio salário mínimo per capita, se somados àqueles que recebem de meio a um salário mínimo, atinge um percentual cerca de 30%. Outros 38% das famílias recebem de 1 a 3 salários mínimos per capita e os 33% restantes recebem mais de 3 salários mínimos. Analisando-se por tipo de município, observa-se que há grandes disparidades no que diz respeito à apropriação da renda pelas famílias residentes na região. Nos municípios classificados como agrícolas, 21% das famílias recebe até meio salário mínimo per capita. No tipo operário tradicional, a proporção de famílias com até meio salário mínimo de renda per capita também atinge 21%, mas se observam grandes disparidades quando se analisam separadamente os municípios que compõem esse tipo. Em Francisco Morato, Itapevi e Itaquaquecetuba, mais da metade das famílias residentes têm um nível de rendimento de até 1 sm, sendo que aproximadamente 25% no limite inferior da distribuição (até meio salário mínimo per capita). Entre os municípios com menor concentração de famílias nessa faixa de renda, está Pirapora do Bom Jesus. Nos municípios de tipo popular, há cerca de % das famílias vivendo com esse nível de renda (até meio salário mínimo per capita). No interior do grupo popular, destacam-se entre os que apresentam maior quantidade de famílias pobres, os municípios de Juquitiba e

15 São Lourenço da Serra quase 30% das famílias recebem até 1/2 sm per capita. No outro extremo, renda per capita acima de 3 salários mínimos, encontram-se elevadas proporções para os municípios de Cotia (23,9%), Moji das Cruzes (26,6%) e Mairiporã (24%), os mesmos que apresentam melhores condições de trabalho como mencionado anteriormente. O município de São Paulo e os da elite industrial têm a menor concentração de famílias nessa faixa de renda familiar per capita: menos de um quarto delas vivem com menos de um salário mínimo per capita. Os municípios de São Caetano do Sul e Santo André, na elite industrial, são os que apresentam menor percentual de pessoas vivendo com menos de meio salário mínimo per capital, com 3,2% e 9,9%, respectivamente. Em São Caetano, mais de metade da população (57,2%) recebe mais de 3 salários mínimos per capita. Mais uma vez, Santana do Parnaíba destaca-se por ter grande concentração de pessoas vivendo com menos de meio salário mínimo per capita 19%, próximo ao de municípios dos tipos operário tradicional e popular e, também, elevado percentual na faixa superior, o que denota pior distribuição do rendimento nessa localidade. Os municípios que compõem o tipo operário moderno ficam em uma situação mais favorável que o tipo operário tradicional, mas inferior ao desses dois tipos citados acima. Cerca de um terço das famílias ali residentes têm renda per capita inferior a um salário mínimo. Esse é o grupo de municípios mais homogêneo internamente: todos os municípios apresentam situação semelhante em termos de renda familiar, não havendo situações muito díspares (mapa I.4).

16 Mapa I.4 Proporção de Famílias com Renda Familiar Per Capita de até Meio Salário Mínimo Municípios da Região Metropolitana de São Paulo. 2000

17 I Demografia I Dinâmica do Crescimento Populacional Crescimento demográfico da Grande São Paulo: principais mudanças e tendências A taxa de crescimento populacional é declinante na metrópole de São Paulo (tabela I.1). Esta redução do incremento demográfico é patente em todos os segmentos espaciais, descendo no país como um todo (de 1,70% anuais para 1,63% anuais na última década), na região Sudeste (de 1,77%, entre 1980 e 1991, passa para 1,61% entre 1991 e 2000), no estado de São Paulo, na região metropolitana e no município da capital (Tabela I.1) Tabela I.1 Taxas anuais de crescimento populacional: estado, metrópole e país Anos Região Estado de São Brasil metropolitana Paulo ,54 2,44 2, ,95 3,45 3, ,44 3,32 2, ,42 3,45 2, ,86 2,12 1, ,66 1,78 1,63 Fonte: IBGE Censos Demográficos de 1940 a 2000 A redução da taxa da metrópole foi menor que a do Estado de São Paulo como um todo na década de 90 (redução de 12%, enquanto que para o estado a redução foi de 19%). A metrópole ainda mantém certo vigor demográfico, devido sobretudo ao crescimento dos outros municípios que não a capital. A taxa de crescimento destes outros municípios foi, na década de 90, de 2,89%, bem superior à da capital, de 0,88% ao ano no período. Este indicador reforça a tese da continuidade do processo de crescimento radio-concêntrico, agora ultrapassando os limites do município sede e espraiando-se pelos municípios vizinhos. Nos anos 80, a taxa metropolitana mostra o momento de inflexão do processo de crescimento acelerado, tendo se reduzido a menos da metade da taxa registrada na década anterior. O desaquecimento da economia no período, a diminuição da taxa de fecundidade, as políticas estaduais de descentralização industrial explicam essa queda. Mas um dado importante é o citado acima, de que o ritmo de crescimento da capital diminui de forma significativa, diferentemente do que ocorre nos demais municípios metropolitanos. A tabela I.2 mostra que o tipo de município que mais cresceu no intervalo foi o chamado operário tradicional, que congrega

18 municípios onde residem majoritariamente operários da indústria tradicional e dos serviços, além de trabalhadores da sobrevivência. São municípios com maior vigor econômico que os chamados populares (onde residem, na maioria, ocupados na construção civil e sobrevivência). Trata-se de parte da periferia da metrópole com terras ainda baratas. A taxa imediatamente inferior é a dos municípios populares, periferia mais distante, como Juquitiba, São Lourenço, Vargem Grande, Cotia, Itapecerica, Guararema, etc. Os municípios do grupo operário moderno cresceram a taxas menores, mas ainda maiores que a do grupo elite e a do pólo. Tabela I.2. Taxas de crescimento populacional por tipo de município, Grande São Paulo Tipo de município Pop 1991 Pop 2000 Taxas (em %) Agrícola ,27 Popular ,67 Operário tradicional ,12 Operário moderno ,72 Elite industrial ,50 Pólo ,88 Total ,64 Fonte : IBGE Censos Demográficos de 1991 e 2000 Num total de 39 municípios, 9, ou 23%, cresceram a taxas muito altas. Chama a atenção o elevado incremento de Santana do Parnaíba, município alocado no grupo elite industrial. Em Santana do Parnaíba e no seu vizinho, Barueri, alocaram-se inúmeros condomínios fechados para média e alta renda, como Alphaville e Tamboré, que fizeram com que seu crescimento fosse exponencial e ligado a camadas de maior poder aquisitivo. Resulta deste tipo de ocupação, ligado à oferta de espaços residenciais diferenciados, o espantoso crescimento de Santana. Após a implantação de Alphaville, em 1974, o município já cresceu quase 14 vezes, saindo de uma população de pessoas em 1970 para no ano Barueri se transformou de um município com 38 mil pessoas em 1970 para uma cidade com residentes em 2000, crescendo 5,5 vezes em 20 anos (dados dos Censos Demográficos de 1970 a 2000) Analisando-se a metrópole como um todo, percebe-se que tanto o pólo como os municípios da elite industrial (menos Santana), estão com seu ritmo de crescimento bastante reduzido. Os outros ainda crescem a taxas significativas. Em síntese, pode-se perceber alguns processos demográficos na metrópole:

19 Crescimento reduzido no pólo, sendo que o crescimento se dá apenas nas franjas periféricas, havendo perda de população nas áreas centrais; Certo vigor demográfico nos municípios da metrópole que não a capital, com exceção dos municípios do ABCD, a sudeste; Formação de núcleos nos municípios periféricos com melhores condições de vida material que no entorno imediato, como em Santana do Parnaíba, Barueri, Cotia, Arujá; Residência de camadas empobrecidas na maior parte dos municípios da tipologia popular e operário tradicional. Crescimento urbano e rural, taxas de urbanização e densidades O crescimento total da população residente entre 1991 e 2000 foi de pessoas, dos quais 17,54% (426 mil residentes) estão em zona rural. E nota-se que a grande parcela do crescimento rural foi no município pólo: mais de 90% do incremento rural. Já a população ocupada em atividades agrícolas, sofreu redução de pessoas entre 1991 e 2000, ou seja, ao aumento da população residente na chamada área rural não correspondeu um aumento da ocupação agrícola. A hipótese explicativa para esse fato liga-se à ocupação da área rural por loteamentos urbanos. As franjas verdes do município da capital devem estar sendo ocupadas por loteamentos irregulares e invasões. Chama a atenção que mesmo nos municípios agrícolas o incremento em zona urbana é bem superior ao aumento populacional na zona rural. As taxas de crescimento rurais são muito altas especialmente no pólo e nos municípios de tipo operário moderno. A hipótese levantada para o pólo é plausível também para esses últimos, onde as altas taxas seriam inexplicáveis. Por exemplo, o incremento da população rural de Caieiras, entre 1991 e 2000, alcança 8,75 anuais e a de Guarulhos, 9,8%. Entre os municípios populares, a de Mairiporã foi de 8,0%. Tabela I.3. Taxas de crescimento da população urbana e rural e grau de urbanização. Tipo de município Taxas de Grau crescimento urbanização Urbana rural Agrícola 3,32 1,91 80,45 80,80 Popular 3,68 3,52 93,86 93,94 Operário tradicional 4,17 1,71 98,03 98,40 Operário moderno 2,68 9,13 99,52 99,17 Elite 1,50 0,81 99,17 99,22 Pólo 0,46 11,49 97,58 94,04 Total 1,39 9,57 97,85 95,75 de

20 Fonte: IBGE Censos Demográficos de 1991 e 2000 O grau de urbanização, mesmo nos municípios agrícolas, é bastante alto: mais de 80%. Nos outros, ultrapassa 90%. Pela tabela I.3, percebe-se que a sua dimensão está relacionada diretamente à posição dos municípios na hierarquia: ao do grupo elite corresponde a maior proporção. O município da capital apresenta grau declinante, o que remete à hipótese da existência, na periferia física da cidade, de população rural não agrícola. Em relação às densidades, percebe-se um gradiente das densidades brutas, sendo o município pólo o de mais alta densidade (67 hab/ha), seguido pelos municípios operário moderno (37 hab/ha), elite industrial (20 hab/ha), operário tradicional (13 hab/ha), popular (4 hab/ha) e agrícolas. Ao examinar as densidades brutas por município, observa-se que as mais elevadas aparecem na categoria operário moderno: Diadema, com densidade de hab/km2 Osasco, com densidade de hab/km2 Carapicuíba, com densidade de hab/km2 Com alta densidade aparece também São Caetano, da elite industrial, com densidade de hab/km2. Mapa I.5 - Densidade Populacional Região Metropolitana de São Paulo 2000

21 I Análise Intraurbana: Características gerais da população Estrutura Etária O que se percebe de imediato, observando a Tabela I.4, é que os municípios classificados como operário tradicional são os que apresentam o menor índice de envelhecimento e a maior proporção de população entre 0 e 14 anos. São eles, também, os que têm maior taxa de crescimento demográfico, de 4,12% anuais, no período Tabela I.4 - Estrutura etária e índice de envelhecimento, por tipo de município, RMSP, 2000 Tipo de município 0 a a 64( 65 e mais Índice (%) %) (%) envelhecimento Agrícola 30,62 63,62 5,76 18,82 Popular 29,96 65,79 4,25 14,18 Op tradicional 32,16 64,92 2,92 9,09 Op moderno 28,73 67,63 3,64 12,66 Elite 24,40 69,51 6,09 24,95 Pólo 24,85 68,72 6,42 25,85 Total 26,42 68,11 5,47 20,70 Fonte: IBGE Censo Demográfico de 2000 de É nesses municípios onde se alocam, preferencialmente, as populações jovens e pobres, em busca de um local de moradia acessível. Municípios de tipo operário tradicional, como Embu (índice de envelhecimento de 7,9), Ferraz de Vasconcelos (8,9), Francisco Morato (7,4). Franco da Rocha (13,4), Itapevi (8,0), Itaquaquecetuba (7,3), Jandira (8,0), Pirapora do Bom Jesus (11,6), Poá (14,1), Rio Grande da Serra (10,1) e Santa Isabel (17,9), apresentam grande proporção de jovens. Aliás, quase todos os municípios com índice de envelhecimento inferior a 10 pertencem à categoria operário tradicional. Os outros com índice semelhante são Barueiri (9,7), operário moderno, Itapecerica (9,1), popular, e Santana do Parnaíba (9,6), elite industrial. Vale a pena notar que tanto Barueri, como Santana, e mesmo Itapecerica, apresentam núcleos de condomínios fechados de alta e média renda, sendo moradia de grupos mais abonados com família em expansão. Assim vão existir dois grupos de municípios jovens no tecido metropolitano:

22 Um conjunto de municípios operário tradicional, servindo de residência sobretudo a camadas do proletariado secundário e de sobrevivência, com renda baixa; Um conjunto de municípios com núcleos de categorias médias e da elite, com renda mais alta. Os maiores índices de envelhecimento estão no município pólo e nos município da elite industrial. O percentual populacional com mais de 65 anos na capital é de 6,42%. Sabe-se que esta porcentagem não se distribui de forma uniforme no tecido urbano de São Paulo, sendo mais alta nas áreas centrais e menores em direção á periferia geográfica. Os maiores índices de envelhecimento populacional na metrópole estão em São Caetano do Sul (64,9), Santo André (30,1) e São Paulo (25,8). Do total de residentes na metrópole em 2000 com mais de 65 anos, 670 mil residem no município pólo, num percentual de 68,6%. Entre Santo André, São Caetano e São Bernardo, vão morar outros 93 mil, quase 10 % dos idosos da metrópole. Percebese que entre o pólo e a elite industrial, estão quase 80 % dos maiores de 65 anos da Grande São Paulo. Assim, se de um lado existem núcleos jovens (municípios operário tradicional e alguns outros operário moderno e elite), há um núcleo que abriga a população idosa: o município pólo e o núcleo mais tradicional da elite industrial: São Caetano, São Bernardo e Santo André.

23 Mapa I.6 - Índice de Envelhecimento da População Região Metropolitana de São Paulo 2000 Cor Percebe-se que o percentual de pretos e pardos (tabela I.5) é nitidamente maior nos municípios do tipo operário tradicional, onde eles são quase a metade da população. São justamente esses municípios os que possuem as maiores taxas de crescimento e a maior proporção de jovens. Tabela I.5 - População por cor, por tipos de município da RMSP, 2000, em porcentagem. Tipo de município Branca Preta e parda Outra Agrícola 78,80 17,41 3,71 Popular 62,69 33,71 3,60 Op tradicional 54,27 44,47 1,26 Op moderno 62,93 35,26 1,80 Elite 74,20 23,54 2,27 Pólo 66,97 30,03 3,00 Total 65,60 31,80 2,60 Fonte: IBGE Censo demográfico de De outro lado, os municípios da chamada elite industrial são predominantemente residência de camadas brancas. Em São Caetano, por exemplo, 87% dos residentes são brancos, percentual só alcançado, na RMSP, por Salesópolis, município agrícola, que registra 86,8% de brancos na sua população.

24 Mapa I.7 - Proporção de Pretos e Pardos na População Região Metropolitana de São Paulo Análise dos componentes demográficos Mortalidade A mortalidade no Brasil há décadas tem decrescido. Um ponto de inflexão foi a década de 70, quando o Estado brasileiro investe fortemente em programas de saneamento básico (água e esgoto), programas de vacinação infantil e ampliação da oferta de serviços médicos hospitalares. Nos anos 90, a esperança de vida do brasileiro subiu quase 4 anos, de 64,73 anos em 1991 para 68,61 anos em Na região Sudeste as condições de sobrevivência são melhores que no Brasil como um todo. Entre os 1666 municípios da região, percebe-se nítida melhoria em relação à esperança de vida média na década de 90: em 1991, não havia nenhum município com esperança de vida da população superior a 75 anos; já no ano 2000, 4,3% dos municípios da região apresentam esperança de vida entre 75 e 82 anos. No Estado de São Paulo o coeficiente geral de mortalidade, apesar do envelhecimento populacional, reduziu-se mais de 7% entre 1980 e 2000, passando de 6,93 óbitos por mil habitantes para 6,44 óbitos por mil habitantes. A mortalidade infantil reduziu-se drasticamente entre 1990 e 2002 (tabela I.6). A redução no Estado de São Paulo entre 1990 e 2000 foi de 45,6%, maior que a redução do Brasil como um todo, que

25 alcançou 38%. Para o país como um todo a mortalidade infantil declinou de 48 óbitos de menores de 1 ano por mil nascidos vivos em 1990 para 29,6, em Tabela I.6 Taxas de mortalidade infantil. Estado de São Paulo, Capital e Interior, 1990 e 2002 Áreas Taxas de Mortalidade Infantil Variação (%) No intervalo 90/02 Estado 31,4 15,0-52,2 Capital 30,9 15,1-51,1 Interior 31,3 15,0-52,1 Fonte: F Seade, SP Demográfico, maio 2003, pág 1 Em 2004, o Estado de São Paulo apresentou a menor taxa de mortalidade infantil registrada, de 14,25 óbitos por mil nascidos vivos. Embora estas taxas sejam mais reduzidas que as do Brasil em geral, ainda se encontram aquém das taxas dos países desenvolvidos, nos quais se situa em torno de 8 óbitos por mil nascidos vivos, Mesmo alguns países latino americanos têm taxas menores, por volta de 10 por mil, como Chile, Costa Rica e Cuba Em relação às causas de morte entre os menores de 1 ano, percebeu-se no Estado de São Paulo, entre 1990 e 2002, uma significativa redução das causas de morte de origem exógena, como doenças infecciosas, parasitárias e do aparelho respiratório, que diminuíram mais de 70% cada uma, e um aumento das mortes perinatais, associadas em grande parte às condições da gestação e do parto. A taxa de mortalidade infantil para o total da metrópole em 2004 foi de 14,37 óbitos por mil nascidos vivos, índice semelhante ao do Estado. Nota-se, pela Tabela I.7, as taxas mais elevadas de mortalidade infantil nas áreas de tipo popular, operário tradicional e operário moderno. As taxas dos municípios classificados como elite industrial são as menores. Tabela I.7 Mortalidade Infantil, por tipo de Município. RMSP, 2004 Tipo de município Nascidos vivos óbitos TMI (por mil NV) Agrícola ,20 Popular ,08 Operário ,38 tradicional Operário moderno ,02 Elite industrial ,74 Pólo Total da RMSP ,37 Fonte: F Seade

2.6. Sistemas de Abastecimento de Água

2.6. Sistemas de Abastecimento de Água 2.6. Sistemas de Abastecimento de Água A RMSP está localizada na porção sudeste do estado de São Paulo e abrange 39 municípios. Destes, 33 são operados pela SABESP e 6 têm Administração Municipal. Do total

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cabo Verde, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 368,15 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 13823 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Peruíbe, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 323,17 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 59773 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guaranésia, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 294,28 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 18714 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Mundo, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5826,18 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7332 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vera, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2962,4 km² IDHM 2010 0,680 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10235 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Alegre do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3994,51 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10748 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José do Rio Claro, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5074,56 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17124 hab.

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA. As cidades e os desafios da Mobilidade Urbana

GOVERNANÇA METROPOLITANA. As cidades e os desafios da Mobilidade Urbana As cidades e os desafios da Mobilidade Urbana Março / 2012 Mobilidade é o deslocamento de pessoas e bens nas cidades. É sustentável quando: Valoriza o deslocamento do pedestre. Proporciona mobilidade às

Leia mais

MAIOR POPULAÇÃO NEGRA DO PAÍS

MAIOR POPULAÇÃO NEGRA DO PAÍS MAIOR POPULAÇÃO NEGRA DO PAÍS A população brasileira foi estimada em 184,4 milhões de habitantes, em 2005, segundo a PNAD, sendo que 91 milhões de pessoas se declararam de cor/raça parda ou preta, aproximando-se

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Estudo Estratégico n o 5. Desenvolvimento socioeconômico na metrópole e no interior do Rio de Janeiro Adriana Fontes Valéria Pero Camila Ferraz

Estudo Estratégico n o 5. Desenvolvimento socioeconômico na metrópole e no interior do Rio de Janeiro Adriana Fontes Valéria Pero Camila Ferraz Estudo Estratégico n o 5 Desenvolvimento socioeconômico na metrópole e no interior do Rio de Janeiro Adriana Fontes Valéria Pero Camila Ferraz PANORAMA GERAL ERJ é o estado mais urbano e metropolitano

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

2.1 DINÂMICA POPULACIONAL

2.1 DINÂMICA POPULACIONAL DIMENSÃO SOCIAL . DINÂMICA POPULACIONAL Esta seção tem como objetivo expor a evolução e distribuição da população no território paranaense, apontando, em particular, a concentração que se realiza em determinadas

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer 2 Saúde reprodutiva: gravidez, assistência pré-natal, parto e baixo peso ao nascer SAÚDE BRASIL 2004 UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE INTRODUÇÃO No Brasil, as questões relativas à saúde reprodutiva têm

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

O Estado de São Paulo no Censo 2010. Elaboração : Suzana Pasternak

O Estado de São Paulo no Censo 2010. Elaboração : Suzana Pasternak O Estado de São Paulo no Censo 2010 Elaboração : Suzana Pasternak Colaboraram Lucia Maria Machado Bógus e Eliana Rodrigues Introdução O Estado de São Paulo atinge, em 2010, uma população de 41.252.162

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás O presente informe técnico tem o objetivo de mostrar a importância da micro e pequena empresa para o Estado de Goiás, em termos de geração de emprego

Leia mais

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS

A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS OS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS NOVEMBRO DE 2013 A INSERÇÃO DOS NEGROS NOS MERCADOS DE TRABALHO METROPOLITANOS A sociedade brasileira comemora, no próximo dia 20 de novembro, o Dia da

Leia mais

Estrutura Populacional e Indicadores socioeconômicos

Estrutura Populacional e Indicadores socioeconômicos POPULAÇÃO BRASILEIRA Estrutura Populacional e Indicadores socioeconômicos Desde a colonização do Brasil o povoamento se concentrou no litoral do país. No início do século XXI, a população brasileira ainda

Leia mais

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: Território, Coesão e Governança Democrática

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: Território, Coesão e Governança Democrática UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES: Território, Coesão e Governança Democrática Relatório de Pesquisa Dimensão socioespacial

Leia mais

EQUILÍBRIOS E ASSIMETRIAS NA. distribuição da população e do pib. entre núcleo e periferia. nas 15 principais regiões. metropolitanas brasileiras

EQUILÍBRIOS E ASSIMETRIAS NA. distribuição da população e do pib. entre núcleo e periferia. nas 15 principais regiões. metropolitanas brasileiras CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA - COFECON COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL INSTITUTO BRASILIENSE DE ESTUDOS DA ECONOMIA REGIONAL IBRASE EQUILÍBRIOS E ASSIMETRIAS NA distribuição da população e do pib

Leia mais

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO 2007 O MERCADO DE TRABALHO SOB A ÓPTICA DA RAÇA/COR Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego permitem diversos tipos de detalhamento

Leia mais

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS A POPULAÇÃO IDOSA NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE SETEMBRO - 2008 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE PED-RMPA INFORME ESPECIAL IDOSOS

Leia mais

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela

Leia mais

São Paulo: transformações recentes na estrutura urbana

São Paulo: transformações recentes na estrutura urbana São Paulo: transformações recentes na estrutura urbana Região Metropolitana de São Paulo : população, área, evolução Questões norteadoras do estudo Década de 80: Década de 90: visão geral da década economia

Leia mais

Quase 10% dos brasileiros têm mais de 70 anos. Segundo o IBGE, em 40 anos o número de idosos deverá superar o de jovens

Quase 10% dos brasileiros têm mais de 70 anos. Segundo o IBGE, em 40 anos o número de idosos deverá superar o de jovens Um país de idosos Quase 10% dos brasileiros têm mais de 70 anos. Segundo o IBGE, em 40 anos o número de idosos deverá superar o de jovens A expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de 20 anos em

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012: análise dos principais resultados de Santa Catarina

Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012: análise dos principais resultados de Santa Catarina Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2012: análise dos principais resultados de Santa Catarina A 5ª edição do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa é um dos produtos elaborados por meio

Leia mais

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010)

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010) Santa Catarina Em 21, no estado de Santa Catarina (SC), moravam 6,3 milhões de pessoas, onde parcela relevante (6,9%, 43,7 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 293 municípios,

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010)

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010) Rio de Janeiro Em, no estado do Rio de Janeiro (RJ), moravam 16 milhões de pessoas, onde 8,9% (1,4 milhões) tinham 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 92 municípios, dos quais sete (7,6%)

Leia mais

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade... ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...5 A Instituição Típica da Área de Cultura...5 A Instituição

Leia mais

Paraná. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Paraná (1991, 2000 e 2010)

Paraná. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Paraná (1991, 2000 e 2010) Paraná Em, no estado do Paraná (PR), moravam 1,4 milhões de pessoas, onde uma parcela considerável (7,5%, 786,6 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 399 municípios, dos quais 23

Leia mais

mhtml:file://e:\economia\ibge Síntese de Indicadores Sociais 2010.mht

mhtml:file://e:\economia\ibge Síntese de Indicadores Sociais 2010.mht Page 1 of 7 Comunicação Social 17 de setembro de 2010 Síntese de Indicadores Sociais 2010 SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos Embora abaixo do nível de reposição

Leia mais

São Paulo. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de São Paulo (1991, 2000 e 2010)

São Paulo. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de São Paulo (1991, 2000 e 2010) São Paulo Em 21, no estado de São Paulo (SP), moravam 41,3 milhões de pessoas, onde uma parcela considerável (7,8%, 3,2 milhões) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 645 municípios,

Leia mais

Nova Política Comercial

Nova Política Comercial A Cultura já tem grade de programação diferenciada. Agora também com proposta comercial diferenciada. O cálculo da tabela de preços da TV Cultura deixou de ser baseado no IPC - Índice Potencial de Consumo

Leia mais

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010)

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010) Rio Grande do Sul Em 21, no estado do Rio Grande do Sul (RS), moravam 1,7 milhões de pessoas, onde parcela importante (9,3%, 989,9 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 496 municípios,

Leia mais

A agenda demográfica e de políticas públicas do Estado de São Paulo

A agenda demográfica e de políticas públicas do Estado de São Paulo A agenda demográfica e de políticas públicas do Estado de São Paulo Projeções da Fundação Seade para a trajetória até 2050 indicam que o grupo populacional com mais de 60 anos será triplicado e o com mais

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Taxa de analfabetismo

Taxa de analfabetismo B Taxa de analfabetismo B.1................................ 92 Níveis de escolaridade B.2................................ 94 Produto Interno Bruto (PIB) per capita B.3....................... 96 Razão de

Leia mais

PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA

PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA PERFIL DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA BAHIA SETEMBRO /2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 1. Dimensão e características da ocupação no setor da construção civil no Brasil e na Bahia (2000 e 2010)...

Leia mais

População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil

População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil RELEASE 17 de JULHO de 2008. População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil Aumentos de riquezas e de habitantes nas cidades com 100 mil a 500 mil, neste século, superam a média

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011. Nota MDS Brasília, 02 de maio de 2011. Assunto: O perfil da Extrema Pobreza no Brasil com base nos dados preliminares do universo do Censo 2010. 1. INTRODUÇÃO O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 7º Disciplina: Geografia. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 7º Disciplina: Geografia. Pré Universitário Uni-Anhanguera Pré Universitário Uni-Anhanguera Questão 01) A distribuição da população pela superfície do planeta é desigual, orientada por fatores históricos, econômicos ou naturais. No caso do Brasil, conclui-se que

Leia mais

ÍNDICE PAULISTA DE VULNERABILIDADE SOCIAL

ÍNDICE PAULISTA DE VULNERABILIDADE SOCIAL ÍNDICE PAULISTA DE VULNERABILIDADE SOCIAL O Estado de São Paulo, especialmente nos grandes centros urbanos, apresenta enormes desigualdades sociais, com áreas de alto padrão de qualidade de vida e outras

Leia mais

Dinamismo do mercado de trabalho eleva a formalização das relações de trabalho de homens e mulheres, mas a desigualdade persiste

Dinamismo do mercado de trabalho eleva a formalização das relações de trabalho de homens e mulheres, mas a desigualdade persiste Dinamismo do mercado de trabalho eleva a formalização das relações de trabalho de homens e mulheres, mas a desigualdade persiste Introdução De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades

Leia mais

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década 1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR BAHIA TEXTO DE CULTURA GERAL FONTE: UOL COTIDIANO 24/09/2008 Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década Fabiana Uchinaka Do UOL Notícias

Leia mais

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750 BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR As crises econômicas que se sucederam no Brasil interromperam a política desenvolvimentista. Ocorre que o modelo de desenvolvimento aqui implantado (modernização conservadora

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Santos, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 281,35 km² IDHM 2010 0,840 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 419400 hab. Densidade

Leia mais

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE INDICADORES DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS E ECONÔMICOS DO NORDESTE Verônica Maria Miranda Brasileiro Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento

Leia mais

Situação Geográfica e Demográfica

Situação Geográfica e Demográfica Guarulhos História A memória é a base para a construção da identidade, da consciência do indivíduo e dos grupos sociais de um determinado local. A maioria das fontes de memória de Guarulhos traz que sua

Leia mais

Porto Alegre: transformações na metrópole e na Região Metropolitana mais meridional do Brasil (1980-2010)

Porto Alegre: transformações na metrópole e na Região Metropolitana mais meridional do Brasil (1980-2010) Observatório das Metrópoles INCT/CNPq Porto Alegre: transformações na metrópole e na Região Metropolitana mais meridional do Brasil (1980-2010) Luciano Joel Fedozzi Paulo Roberto Rodrigues Soares Observatório

Leia mais

METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES

METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES Atlas das Cidades de Portugal Volume II 2004 01 de Abril de 2005 METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES Apesar das disparidades ao nível da dimensão populacional

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Areado, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 282,6 km² IDHM 2010 0,727 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 13731 hab. Densidade demográfica

Leia mais

O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR

O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR O MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR INTERIOR DE SÃO PAULO Flavio Amary Vice-presidente do Interior do Secovi-SP e Diretor Regional em Sorocaba e Região PARTICIPAÇÃO % DO

Leia mais

Regiões Metropolitanas do Brasil

Regiões Metropolitanas do Brasil Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IPPUR/UFRJ CNPQ FAPERJ Regiões Metropolitanas do Brasil Equipe responsável Sol Garson Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Juciano Martins Rodrigues Regiões Metropolitanas

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NOS MUNICÍPIOS DO CENTRO- SUL PARANAENSE NO PERÍODO DE 2000 A 2010 Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO:

Leia mais

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar

INCT Observatório das Metrópoles. Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar INCT Observatório das Metrópoles Acesso às tecnologias digitais no Brasil Metropolitano Documento preliminar As mudanças desencadeadas pelo avanço da tecnologia digital hoje, no Brasil, não tem precedentes.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Botelhos, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 335,24 km² IDHM 2010 0,702 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 14920 hab. Densidade

Leia mais

Acidentes de transportes passam a ser a principal causa de morte não natural do Estado de São Paulo

Acidentes de transportes passam a ser a principal causa de morte não natural do Estado de São Paulo Resenha de Estatísticas Vitais do Estado de São Paulo Ano 10 nº 2 Março 2010 Acidentes de transportes passam a ser a principal causa de morte não natural do Estado de São Paulo Hoje, os acidentes de transporte

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Novo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

Novo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil Entenda o cálculo do IDH Municipal (IDH-M) e saiba quais os indicadores usados O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado originalmente para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir

Leia mais

O consumo dos brasileiros atingirá R$ 3,7 trilhões, em 2015

O consumo dos brasileiros atingirá R$ 3,7 trilhões, em 2015 O consumo dos brasileiros atingirá R$ 3,7 trilhões, em 2015 A potencialidade de consumo dos brasileiros deve chegar a R$ 3,730 trilhões neste ano, ao mesmo tempo em que revela significativo aumento dos

Leia mais

Soluções em Transporte APRESENTAÇÃO

Soluções em Transporte APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A Transparlog é uma empresa nova no mercado, com profissionais que vieram do setor de Transporte Rodoviário de Carga, tanto como contratante quanto contratado do serviço. Onde foi possível

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

3Apesar dos direitos adquiridos pelas

3Apesar dos direitos adquiridos pelas objetivo. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres mulheres ao longo do século 20, ainda há considerável desigualdade entre os gêneros no mundo. Em geral, as mulheres sofrem com a

Leia mais

Manutenção das desigualdades nas condições de inserção

Manutenção das desigualdades nas condições de inserção A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MARÇO 2014 Manutenção das desigualdades nas condições de inserção De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades

Leia mais

Ano 3 Nº 37 Novembro de 2007. Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos

Ano 3 Nº 37 Novembro de 2007. Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos Ano 3 Nº 37 Novembro de 2007 Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

Panorama Municipal. Município: Aliança / PE. Aspectos sociodemográficos. Demografia

Panorama Municipal. Município: Aliança / PE. Aspectos sociodemográficos. Demografia Município: Aliança / PE Aspectos sociodemográficos Demografia A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 0,06% ao ano, passando de 37.188 para 37.415 habitantes.

Leia mais

Nome: n o : Geografia. Exercícios de recuperação

Nome: n o : Geografia. Exercícios de recuperação Nome: n o : Ensino: Fundamental Ano: 7 o Turma: Data: Professor(a): Maria Silvia Geografia Exercícios de recuperação 1) Para a geografia, qual é o conceito de região? 2) Entre os aspectos utilizados para

Leia mais

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA Tipologia da Vulnerabilidade Social na Bacia Hidrográfica do São Francisco, Brasil Adma Figueiredo Geógrafa IBGE Eloisa Domingues Geógrafa

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Sorriso, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9382,37 km² IDHM 2010 0,744 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 66521 hab. Densidade

Leia mais

O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2013

O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2013 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Ano 19 Nº 13 - O Emprego Doméstico na Região Metropolitana de Belo Horizonte em A partir da aprovação da Emenda Constitucional n 72,

Leia mais

Pesquisa Origem e Destino 2007 Região Metropolitana de São Paulo. Síntese das Informações Pesquisa Domiciliar Dezembro de 2008

Pesquisa Origem e Destino 2007 Região Metropolitana de São Paulo. Síntese das Informações Pesquisa Domiciliar Dezembro de 2008 Pesquisa Origem e Destino 2007 Região Metropolitana de São Paulo Síntese das Informações Pesquisa Domiciliar Dezembro de 2008 PESQUISA ORIGEM E DESTINO 2007 SÍNTESE DAS INFORMAÇÕES PESQUISA DOMICILIAR

Leia mais

Goiás e seu reflexo na sociedade

Goiás e seu reflexo na sociedade Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013, divulgado recentemente, apontaram a diminuição do número de matrículas em Goiás tendo como referência o ano de 2010. Notadamente, os decréscimos ocorreram

Leia mais

GERAÇÃO DE VIAGENS. 1.Introdução

GERAÇÃO DE VIAGENS. 1.Introdução GERAÇÃO DE VIAGENS 1.Introdução Etapa de geração de viagens do processo de planejamento dos transportes está relacionada com a previsão dos tipos de viagens de pessoas ou veículos. Geralmente em zonas

Leia mais

RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 *

RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 * RESULTADOS DO ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO PARANÁ - 2010 * Os resultados aqui apresentados foram extraídos do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, elaborado pelo Instituto

Leia mais

FICHA BIBLIOGRÁFICA. Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC. Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC

FICHA BIBLIOGRÁFICA. Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC. Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC FICHA BIBLIOGRÁFICA Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC Equipe técnica responsável: Fausto Augusto Junior; Zeíra Mara Camargo de Santana; Warley Batista

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alto Boa Vista, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2248,35 km² IDHM 2010 0,651 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 5247 hab. Densidade

Leia mais

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil

Número 24. Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no Brasil Número 24 Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 29 de julho de 2009 COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA Carga horária de trabalho: evolução e principais mudanças no 2 1. Apresentação Este

Leia mais

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE 1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE INDICADORES DE DESNUTRIÇÃO Peso e altura são duas das principais características antropométricas sensíveis às condições de vida e nutrição de crianças e adolescentes

Leia mais

Indicadores e Dados Básicos: situando Santa Catarina

Indicadores e Dados Básicos: situando Santa Catarina Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Diretoria de Planejamento e Coordenação Gerência de Estatística e Informática Setor de Mortalidadade Indicadores e Dados Básicos: situando Santa Catarina

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TERCEIRO SETOR EM BELO HORIZONTE 2006

DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TERCEIRO SETOR EM BELO HORIZONTE 2006 DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TERCEIRO SETOR EM BELO HORIZONTE 2006 José Irineu Rangel Rigotti João Francisco de Abreu Rafael Liberal Ferreira Luciene Marques da Conceição Alisson Eustáquio Gonçalves

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª série/7 ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro e lista de Recuperação

Leia mais

O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro na Última Década

O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro na Última Década O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro na Última Década João Saboia 1 1) Introdução A década de noventa foi marcada por grandes flutuações na economia brasileira. Iniciou sob forte recessão no governo

Leia mais

Melhora nos indicadores da presença feminina no mercado de trabalho não elimina desigualdades

Melhora nos indicadores da presença feminina no mercado de trabalho não elimina desigualdades A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO DE PORTO ALEGRE NOS ANOS 2000 Boletim Especial: Dia Internacional das Mulheres MARÇO/2010 Melhora nos indicadores da presença feminina no mercado de trabalho

Leia mais

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Natal 29/02/2012 1 Considerações Gerais; Principais conceitos demográficos; Gráficos de indicadores sociais; Estrutura das populações mundiais:

Leia mais