EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO"

Transcrição

1 EVENTO A gestão segura eficiente dos contratos administrativos envolve o adequado acompanhamento da sua execução e da sua finalização. Para isso, os agentes envolvidos, especialmente o fiscal e o gestor do contrato, devem ter clareza sobre as suas responsabilidades e competências. O foco de estudo do presente Fórum é o processamento da gestão e contratação de forma sustentável Será destinada especial atenção ao tema dos Danos nos Contratos Administrativos e as responsabilidades de agentes Públicos, em face da importância e da polêmica que o assunto envolve. Serão abordadas cada um dos assuntos e as melhores práticas a serem adotadas para sua correta aplicação dos temas abordados. Durante toda a apresentação, serão enfocadas a atuação e a responsabilidade do fiscal do contrato, da autoridade competente e da assessoria jurídica, bem como os entendimentos do Tribunal de Contas da União. PÚBLICO ALVO Fiscais e gestores de contratos, profissionais do departamento de compras e de controle interno,membros da comissão de Licitação, assessores e procuradores jurídicos, advogados, auditores, bem como todos os agentes públicos envolvidos nos procedimentos de contratação pública. OBJETIVO Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos em relação a questões polêmicas que envolvem os procedimentos de Gestão e fiscalização dos contrato, contratações Sustentáveis e nos danos e indenizações á administração focando as responsabilidades dos agente públicos, com destaque para os recentes entendimentos da jurisprudência e do TCU sobre os temas.

2 DESTAQUES DO CONTEÚDO Gestão Segura e Eficiente dos Contratos Administrativos, Contratações Públicas Sustentáveis: a competência fiscalizadora da Administração e seus limites jurídicos e operacionais,danos nos contratos administrativos, indenizações à Administração e ao contratado e responsabilidades de agentes públicos. CARGA HORÁRIA 24 horas de capacitação PALESTRANTES Edgar Guimarães Graduado em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutor e Mestre em DIREITO DO ESTADO pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Ingressou no quadro permanente de pessoal desta Instituição em agosto de 1981, tendo ocupado os cargos de Diretor de Tomada de Contas, Diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos, Inspetor de Controle e Diretor Geral. Professor de Direito Administrativo e de Licitação em cursos de Pós-graduação. Membro dos Institutos Brasileiro e Paranaense de Direito Administrativo e do Conselho Científico do Instituto de Direito Romeu Bacellar. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Autor de livros e artigos sobre temas do Direito Administrativo. Ministra cursos e palestras sobre Licitações e Contratos Administrativos em diversas capitais brasileiras.

3 Prof. José Anacleto Abduch Advogado especialista em licitações e contratos administrativos, Mestre e Doutor em Direito Administrativo pela UFPR, Procurador do Estado do Paraná, Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito do UNICURITIBA. Professor de cursos de especialização e cursos na área de Direito Administrativo, com atuação especialmente nas áreas de licitações e contratos administrativos, contratações públicas sustentáveis, desenvolvimento nacional sustentável, sustentabilidade, microempresa e empresa de pequeno porte, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas. Autor das obras Contratos de Concessão de Serviços Públicos - equilíbrio econômico-financeiro, e As licitações e o Estatuto da Microempresa. Coordenador e professor do curso de Especialização em Licitações e Contratos Administrativos da UNIBRASIL Madeline Rocha Furtado Professora, escritora e palestrante na área de Licitações e Contratos na ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, tendo ministrado vários cursos para a Administração Direta e Indireta. Orientadora do curso de Pós Graduação do ICAT/UDF. Instrutora de cursos na área de Gestão de Contratos Terceirizados na Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social DATAPREV. Pós-graduada em Gestão em Logística na Administração Pública com Especialização em Didática de Ensino Superior e pós-graduada em Direito Público.Autora da Obra: Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Teoria e Prática, 4º edição, 2010, publicado pela Editora Fórum.Artigos publicados em revistas especializadas, como Revista Zênite de Licitações e Contratos ILC; Revista Fórum de Contratação e Gestão Pública; Governet e NDJ.Atualmente exercendo o cargo de assessora na Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos da DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Dia 16 de Outubro Edgar Guimarães GESTÃO SEGURA E EFICIENTE DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. Noções básicas sobre contratos administrativos à luz da Lei 8.666/ Forma e formalização 1.2. Prazos de duração dos contratos: regra geral, exceções Conteúdo e requisitos mínimos indispensáveis 1.4. Obrigatoriedade e dispensa do termo contratual 1.5. Publicidade da contratação 1.6. Reequilíbrio econômico-financeiro do contrato 1.7. Alterações contratuais 1.8. Sanções Administrativas 2. Noções básicas sobre terceirização 2.1. Atividades terceirizáveis de acordo com IN 02/ Terceirização vedada 2.3. Objetivo da contratação de terceiros 2.4. Meios para alcançar uma boa terceirização 3. Gestão e fiscalização dos contratos 3.1. Determinações legais e regulamentares 3.2. Gestor versus Fiscal do Contrato 3.3. Atribuições do gestor/fiscal do contrato 3.4. Regras de acompanhamento e fiscalização dos contratos na IN 02/08 4. Recebimento provisório e definitivo do objeto 4.1. Determinação legal 5. Pagamento 5.1. Procedimentos 5.2. Prazo para pagamento 5.3. Responsabilização pelo atraso no pagamento 5.4. Pagamento de verbas mediante depósito em conta vinculada 5.5. Exigência da manutenção das condições de habilitação como condição para o pagamento 6. Repactuação dos contratos de acordo com a IN 02/ Periodicidade 6.2. Direito do contratado 6.3. Várias repactuações divisão em parcelas 6.4. Anualidade forma de contagem 6.5. Procedimento a ser observado 6.6. Prazo para decisão administrativa, solicitação e vigência 6.7. Formalização

5 6.8. Repactuação e reequilíbrio econômico dos contratos 6.9. Contratação de remanescente de serviço e repactuação 7. Responsabilidade trabalhista 7.1. A posição do Tribunal Superior do Trabalho 7.2. A disposição da Lei 8.666/ Mecanismos de prevenção Dia 17 de Outubro José Anacleto Abduch Contratações Públicas Sustentáveis: A competência fiscalizadora da Administração e seus limites jurídicos e operacionais : - Competência fiscalizadora da Administração: limites e possibilidades. - Fiscalização da execução contratual: requisito para a realização legítima da despesa publica. - Noções fundamentais sobre sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável: origem do termo, dimensões social, econômica e ambiental. - A sustentabilidade como dever do Estado: fundamentos legais e constitucionais. Normas que se aplicam às contratações públicas sustentáveis - A licitação como instrumento de efetivação de políticas públicas: a superação do paradigma do objeto específico. - A função social da contratação pública: significado, alcance e aplicação prática. - Conceito de contratações públicas sustentáveis - Princípios das contratações sustentáveis: transversalidade, obrigatoriedade da intervenção estatal, precaução e prevenção, poluidor pagador, ubiqüidade, solidariedade. - O poder de compra como instrumento de modificação de mercados - Aspectos de sustentabilidade nas licitações e os princípios da isonomia e da economicidade. - O planejamento da contratação de acordo com aspectos de sustentabilidade: projeto básico e termo de referencia, requisitos de habilitação, de qualidade do objeto e de execução contratual, licitações do tipo técnica e preço. - Plano de gestão logística sustentável. - Requisitos de sustentabilidade nas licitações públicas: isonomia e economicidade avaliação do ciclo de vida dos produtos.

6 - Normas aplicáveis às contratações sustentáveis na dimensão ambiental: Constituição Federal, Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6938/81),Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº /09), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº /2010), Instrução Normativa nº 01, de 19 de janeiro de 2010 da SLTI-MPOG, Portaria nº 02, de 16 de março de 2010 da SLTI-MPOG, Resolução nº 01/86 do CONAMA, Resoluções do INMETRO, Norma ISO , Decreto Federal nº 7746/2012, Resolução nº 103 do CSJT, Lei nº /2011, entre outras normas. - Sustentabilidade ambiental e execução contratual: a importância da fiscalização da execução contratual para conferir efetividade às exigências de sustentabilidade ambiental. - Planejamento da fiscalização da execução do contrato sustentável. - Eficiência e eficácia no controle interno da execução contratual. - Conduta do gestor e do fiscal da execução contratual em caso de irregularidade e descumprimento dos requisitos de sustentabilidade fixados no contrato. - Sustentabilidade ambiental e controle da contratação pública: o controle popular e pelos Tribunais de Contas. - Experiências concretas na efetivação das contratações públicas sustentáveis: casos concretos e a posição do TCU. No curso serão respondidas as seguintes questões, entre outras: 1. O que é sustentabilidade? Quais as dimensões da sustentabilidade? Qual a importância da sustentabilidade ambiental? 2. O Estado tem algum dever em relação à sustentabilidade? Quais as disposições constitucionais acerca do papel do Estado em relação à sustentabilidade? 3. Quais as principais formas de atuação do Estado no que diz respeito à sustentabilidade? 4. O que é a função social da contratação pública? Qual a função das licitações e das contratações públicas para a implementação de políticas públicas? 5. Como o poder de compra do Estado pode influenciar na busca da sustentabilidade ambiental? 6. Quais as finalidades da licitação, nos termos do artigo 3º da Lei nº 8666/93? 7. O que são as contratações sustentáveis ou contratações verdes? 8. Quais os princípios constitucionais ambientais se aplicam às contratações sustentáveis? 9. Quais as normas ambientais se aplicam às contratações sustentáveis? 10. Quais as principais decisões do Tribunal de Contas da União em relação ás contratações públicas sustentáveis? De acordo com a posição do TCU é possível

7 afirmar que inserir critérios de sustentabilidade nos editais é um dever do Administrador? 11. Como realizar a fundamentação correta de uma contratação pública sustentável? Quais as normas podem servir para tal fundamentação? 12. A Administração Pública deve assegurar a igualdade nas licitações. Neste sentido, exigir cumprimento de requisitos de sustentabilidade ambiental nas contratações públicas viola a isonomia? 13. A exigência de requisitos de sustentabilidade ambiental pode tornar as propostas mais caras. Isso viola o princípio da economicidade? A vantajosidade está relacionada apenas ao preço? 14. O planejamento da contratação pública é importante? O que deve ser considerado para o planejamento adequado de uma contratação pública sustentável? 15. É necessária a constituição de uma equipe de planejamento sustentável? Quais as etapas deste planejamento? 16. O planejamento da contratação é importante no que tange à fiscalização da execução do contrato sustentável? 17. O que é o plano de gestão logística sustentável previsto no Decreto Federal nº 7746/12? Como realizar e qual o seu conteúdo? 18. O que pode e deve ser previsto em projetos básicos de obras e de serviços de engenharia no tocante à sustentabilidade ambiental? E no termo de referencia? 19. É possível instituir requisitos de habilitação de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental? De que forma? 20. É possível instituir critérios de sustentabilidade ambiental em relação ao objeto da contratação? Quais? 21. Para assegurar a qualidade da contratação, é possível exigir certificações de qualidade (ISO, ABNT, etc)? Qual a posição do TCU a respeito? Quais as inovações produzidas pela Lei nº /11 (RDC)? 22. A execução contratual deve contemplar requisitos de sustentabilidade ambiental? É possível prever obrigações sustentáveis dos contratados? 23. Como se dá o controle da contratação pública com base em critérios de sustentabilidade ambiental? 24. Qual a conduta do gestor e do fiscal da execução contratual diante de irregularidades ou descumprimento dos requisitos de sustentabilidade previstos no contrato? Quais as sanções aplicáveis?

8 Dia 18 de Outubro Madeline Furtado O Planejamento da contratação de serviços Requisito da Gestão/Fiscalização Uma abordagem sistêmica. Introdução. A importância da fase de Planejamento das contratações de serviços pela Administração Pública. O que o gestor público precisa saber antes de iniciar o processo de contratação e suas implicações na execução contratual. I- Considerações Iniciais: 1. Preceito Constitucional e Princípios da Licitação 2. O que é Licitação e para quê? Regra e Exceção. 3. Legislação. 4. Competências e atribuições. 5. Estudo Preliminar. 6. Avaliação dos Riscos e viabilidade da contratação. 7. Controles. 8. Identificação dos resultados a serem alcançados. II. O Objeto da contratação: 1. Tipo de objeto. 2. Caracterização/justificativas do objeto da prestação do serviço. 3. Unidade de medida. 4. Critério de aferição e pagamento dos serviços. 5. ANS. 6. Composição dos custos do serviço com mão de obra disponível. 7. Custos Fixos e variáveis na prestação. 8. Legislação correlata à prestação do serviço. 9. Execução contratual: acréscimos e supressões quantitativas e qualitatitavas. Alterações de itens variáveis do serviço; Plano de sustentação da contratação.liquidação da despesa.fim. VALOR DE INVESTIMENTO R$ 3.100,00 ( Três mil e cem reais ) Incluindo: 3 ( Três ) Almoços 6 ( Seis ) Coffee-Breaks Material de apoio Certificado de Capacitação do Fórum

9 LOCAL Carlton Hotel End.: SHS Quadra 5 Bloco G, Q.5, Bloco Asa Sul Brasília DF Fone: (61) Valores Especiais para participantes do evento: Single: 385, % Taxas Duplo: 465, % Taxas OPÇÕES DE HOSPEDAGEM Naoum Plaza Brasília End.: SHS Quadra 5, S/N, Asa Sul, CEP: Brasília DF Fone: (61) Valores: Single: 398, % Taxas Duplo: 460, % Taxas Triplo: 575, % Taxas Grand Bittar Hotel End.: Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco A, CEP Brasília DF Fone: (61) Valores: Single: 391, % Taxas Duplo: 490, % Taxas Triplo: 611, % Taxas Hotel San Marco End.: Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco C, Asa Sul, CEP Brasília DF Fone: (61) Valores:

10 Single: 423, % Taxas Duplo: 487, % Taxas Triplo: 631, % Taxas INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO E PAGAMENTO Emitir a favor da Premier Treinamentos e Com. Varej. de Equipamentos e Supr. de Informática LTDA ME, estabelecida na Rua Pedro Gusso, 3069, CEP , Cidade de Curitiba PR, devendo o respectivo pagamento ser efetuado através de uma das contas: Banco do Brasil Ag: C/C: Banco Itaú Ag: 1688 C/C: REALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao

BRASÍLIA - DF ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO. www.connectoncursos.com.br/encontrolicitacao QUESTÕES FUNDAMENTAIS E CONTROVERTIDAS Coordenador Científico: Fabrício Motta ENCONTRO NACIONAL DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 24 HORAS DE TREINAMENTO - Planejamento das Contratações e Licitações

Leia mais

EVENTO PÚBLICO ALVO CARGA HORÁRIA. 16 horas

EVENTO PÚBLICO ALVO CARGA HORÁRIA. 16 horas EVENTO O 1 Fórum Brasileiro de RDC tem como objetivo transmitir as mais recentes atualizações instituídas pelo governo federal, capacitando e aperfeiçoando os agentes públicos, a fim de ampliar a eficiência

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO Enfoque aplicado com resolução de casos práticos, análise de cláusulas contratuais,

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

ASPECTOS POLÊMICOS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ASPECTOS POLÊMICOS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS BOAS PRÁTICAS NA FISCALIZAÇÃO E NA GESTÃO DOS CONTRATOS 5 a 7 de DEZEMBRO de 2011 BRASÍLIA/DF O SEMINÁRIO A efetiva fiscalização dos contratos é condição

Leia mais

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços Entendimentos do TCU e dos tribunais superiores Com enfoque aplicado:

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PASSO A PASSO PARA MUNICÍPIOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PASSO A PASSO PARA MUNICÍPIOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NOVO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PASSO A PASSO PARA MUNICÍPIOS Brasília, Data a definir! Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: das 8h30 às 18h (com

Leia mais

Contratação Direta e Aditivos Contratuais

Contratação Direta e Aditivos Contratuais Contratação Direta e Aditivos Contratuais Cuiabá - MT Dias 29 e 30 de Julho de 2013 Paiaguás Palace Hotel e Convenções Av. Hist. Rubens de Mendonça, 1718, Bosque da Saúde Com Luciano Reis Objetivo: Instruir

Leia mais

Público Alvo: Servidores que atuam na área de contratos administrativos, especialmente gestores e fiscais.

Público Alvo: Servidores que atuam na área de contratos administrativos, especialmente gestores e fiscais. Melhores Práticas em Contratos Administrativos João Pessoa - PB Dias 13 e 14 de Maio de 2013 Atlântico Praia Hotel Av. Almirante Tamandaré, 440 - Praia de Tambaú Objetivo: A participação no presente curso

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Softwares, serviços e equipamentos Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU Enfoque aplicado com resolução de

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Softwares, serviços e equipamentos Melhores práticas de acordo com a IN nº 04/10 e o TCU Enfoque aplicado

Leia mais

ELABORAÇÃO DE EDITAIS,

ELABORAÇÃO DE EDITAIS, ELABORAÇÃO DE EDITAIS, TERMOS DE REFERÊNCIA E PROJETOS BÁSICOS Os cuidados necessários no planejamento das licitações O direito de preferência para bens e serviços produzidos no Brasil As regras de sustentabilidade

Leia mais

CURSO AVANÇADO DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: ENFOQUE PARA PENALIDADES APLICÁVEIS AO CONTRATADO E AO CONTRATANTE.

CURSO AVANÇADO DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: ENFOQUE PARA PENALIDADES APLICÁVEIS AO CONTRATADO E AO CONTRATANTE. CURSO AVANÇADO DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: ENFOQUE PARA PENALIDADES APLICÁVEIS AO CONTRATADO E AO CONTRATANTE. 1 CURSO AVANÇADO DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

Leia mais

02, 03 e 04 Abril. As repercussões das alterações da IN nº 06/13 na IN nº 02/08

02, 03 e 04 Abril. As repercussões das alterações da IN nº 06/13 na IN nº 02/08 02, 03 e 04 Abril TERCEIRIZAÇÃO E ACORDO DE NÍVEIS DE SERVIÇOS (ANS): INSTRUMENTOS PARA SUCESSO E EFICIÊNCIA DAS CONTRATAÇÕES. As repercussões das alterações da IN nº 06/13 na IN nº 02/08 TERCEIRIZAÇÃO

Leia mais

V CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Cenário Atual das Licitações e Contratos Administrativos

V CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Cenário Atual das Licitações e Contratos Administrativos V CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Cenário Atual das Licitações e Contratos Administrativos 19 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 Curitiba/PR O já consagrado Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos

Leia mais

A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASÍLIA/DF

A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASÍLIA/DF A CONTRATAÇÃO DE OBJETOS ESPECÍFICOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Serviços advocatícios e consultoria / projetos e fiscalização de obras de engenharia / Treinamentos e cursos / Passagens aéreas / Manutenção

Leia mais

27 e 28. Abril LICITAÇÕES E CONTRATOS NA VISÃO DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES. LOCAL: Belo Horizonte - MG

27 e 28. Abril LICITAÇÕES E CONTRATOS NA VISÃO DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES. LOCAL: Belo Horizonte - MG 27 e 28 Abril LOCAL: Belo Horizonte - MG LICITAÇÕES E CONTRATOS NA VISÃO DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES LICITAÇÕES E CONTRATOS NA VISÃO DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES Descrição do objeto: qualidade

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS COMO PLANEJAR, JULGAR A LICITAÇÃO E GERIR A ATA E O CONTRATO Melhores práticas, análise de casos concretos e checklist dos procedimentos Aspectos polêmicos

Leia mais

CARGA HORÁRIA: O EVENTO PÚBLICO - ALVO. 24 horas/atividade com comprovação em certificado. RIO DE JANEIRO DE 09/11 A 11/11 DE 2015

CARGA HORÁRIA: O EVENTO PÚBLICO - ALVO. 24 horas/atividade com comprovação em certificado. RIO DE JANEIRO DE 09/11 A 11/11 DE 2015 O EVENTO As obras e serviços de engenharia se constituem em um dos mais importantes temas tratados pela Administração Pública, seja em razão de suas especialidades, seja em razão do volume de investimento.

Leia mais

Palestrante: Lucimara Oldani Taborda Coimbra

Palestrante: Lucimara Oldani Taborda Coimbra Apresentação: Capacitar e formar servidores e gestores públicos ampliando seus conhecimentos de forma prática para tornar para tornar mais ágeis as Contratações Públicas. Legislação Pregão: Lei n.º 10.520/02,

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOFTWAREs, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOFTWAREs, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANÁLISE DE SITUAÇÕES-PROBLEMA SOFTWAREs, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS Do planejamento à fiscalização do contrato de acordo com

Leia mais

O QUE MUDA NAS CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A NOVA IN Nº 04/14

O QUE MUDA NAS CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A NOVA IN Nº 04/14 O QUE MUDA NAS CONTRATAÇÕES DE SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A NOVA IN Nº 04/14 ABORDAGEM COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/15 DO PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO À GESTÃO DOS

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM O TCU E OS TRIBUNAIS SUPERIORES

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM O TCU E OS TRIBUNAIS SUPERIORES LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM O TCU E OS TRIBUNAIS SUPERIORES Sistema de Registro de Preços Julgamento do pregão Atuação e responsabilidade dos agentes públicos Prorrogação do prazo de vigência

Leia mais

APLICAÇÃO DE SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES E OMISSÕES

APLICAÇÃO DE SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES E OMISSÕES APLICAÇÃO DE SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES E OMISSÕES As sanções aplicáveis e o passo a passo dos procedimentos As repercussões da Lei Anticorrupção

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS RESCISÃO DO CONTRATO E APLICAÇÃO DE PENALIDADES

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS RESCISÃO DO CONTRATO E APLICAÇÃO DE PENALIDADES SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATOS ADMINISTRATIVOS RESCISÃO DO CONTRATO E APLICAÇÃO DE PENALIDADES Passo a passo do procedimento de rescisão e de aplicação das penalidades Entendimentos do TCU e dos tribunais

Leia mais

www.negociospublicos.com.br/sistemas 02 a 04 de dezembro de 2013 - Brasília-DF

www.negociospublicos.com.br/sistemas 02 a 04 de dezembro de 2013 - Brasília-DF O evento 02 a 04 de dezembro de 2013 - O objetivo desse evento é analisar as particularidades que envolvem os processos de contratação realizados pelas entidades do Sistema S (SENAC, SESC, SENAI, SESI,

Leia mais

EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO

EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO EVENTO O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, criado e desenvolvido pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão com o objetivo de propiciar

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Softwares, serviços e equipamentos Melhores práticas de acordo com a nova IN nº 04/14 e o TCU Enfoque aplicado com resolução

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO VANTAGENS. www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

OBJETIVO PÚBLICO ALVO VANTAGENS. www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 A Licidata Cursos reconhecida nacionalmente por sua excelência em capacitação, e pelo compartir do conhecimento técnico e pratico, oportunizado por seus parceiros e renomados professores e palestrantes,

Leia mais

O Evento. Público alvo. Local do Evento. 29/06 a 03/07 Foz do Iguaçu/PR. Material de Apoio. Carga Horária: 34 horas

O Evento. Público alvo. Local do Evento. 29/06 a 03/07 Foz do Iguaçu/PR. Material de Apoio. Carga Horária: 34 horas O Evento Durante uma semana, os fiscais e gestores de contratos, autoridades superiores e demais agentes que atuam em compras públicas, farão uma imersão em estudos avançados sobre os contratos administrativos.

Leia mais

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e elaboração de contratos.

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e elaboração de contratos. CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Enfoque para gestão, fiscalização, alteração, penalidades e elaboração de contratos. PROFESSORES LUCIANO ELIAS REIS SIMONE ZANOTELLO APRESENTAÇÃO 02, 03 e 04

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Carga Horária de 16 Horas 07 e 08 de Dezembro Rio de Janeiro - RJ LC 123/06 e LC 147/14 Atualizada pelo Novo Decreto

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO SEMINÁRIO ESPECIAL PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO A ELABORAÇÃO DA PLANILHA PASSO A PASSO: ESTUDO DA LEGISLAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E MEMÓRIA DE CÁLCULO DE CADA RUBRICA

Leia mais

SEMINÁRIO DE TERCEIRIZAÇÃO: QUESTÕES POLÊMICAS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SEMINÁRIO DE TERCEIRIZAÇÃO: QUESTÕES POLÊMICAS SOBRE A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Inicialmente, agradecemos a oportunidade de apresentarmos o presente seminário. No presente e-mail, seguem as informações gerais do seminário e demais especificações para sua análise. SEMINÁRIO DE TERCEIRIZAÇÃO:

Leia mais

APLICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA LICITAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS CURSO NOVO

APLICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA LICITAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO APLICAÇÃO DA CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA LICITAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) CURSO

Leia mais

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO OFICINA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO 2ª Edição 2015 NORMAS APLICÁVEIS, JURISPRUDÊNCIA E ASPECTOS PROCESSUAIS

Leia mais

CURSO 100% ATUALIZADO CONFORME AS RECENTES LEGISLAÇÕES

CURSO 100% ATUALIZADO CONFORME AS RECENTES LEGISLAÇÕES OUTUBRO DE 2015 Curso Completo de Licitações e Contratos para Obras e Serviços de Engenharia Dias 19, 20, 21 e 22 de OUTUBRO de 2015 Carga Horária: 24 horas/aula a maior carga horária do mercado! CURSO

Leia mais

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS (41) 3087-6666 www.licidata.com.br SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E RESCISÕES CONTRATUAIS PENALIDADES, PROCEDIMENTOS E ASPECTOS POLÊMICOS 11 e 12 de Dezembro de 2014 - Vitória - ES Apresentação: As hipóteses

Leia mais

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 OFICINA ENFOQUE PRÁTICO COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 Novo cenário; aplicação da legislação, jurisprudência e instrução processual; revisão dos

Leia mais

III CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. 23 a 26 de setembro de 2013 Curitiba/PR

III CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. 23 a 26 de setembro de 2013 Curitiba/PR III CONGRESSO BRASILEIRO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS - Cenário Atual das Licitações e Contratos Administrativos - APRESENTAÇÃO 23 a 26 de setembro de 2013 Curitiba/PR Considerando o sucesso nos anos de 2011

Leia mais

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS SEMINÁRIO NACIONAL OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Fiscalização e gestão dos contratos Medições e pagamento Alterações do contrato e jogo de planilhas

Leia mais

21 e 22 SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS NA VISÃO DO TCU. Setembro

21 e 22 SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS NA VISÃO DO TCU. Setembro 21 e 22 Setembro LOCAL: Belo Horizonte, MG SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS NA VISÃO DO TCU SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

Leia mais

A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E A

A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E A 30 e 31 Março LOCAL: Brasília, DF A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E A REPERCUSSÃO NA PLANILHA DE CUSTOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Repactuações, Reajustes e Revisões De acordo com as recentes alterações

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. 23 e 24 de Novembro. LOCAL: Brasília, DF

SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. 23 e 24 de Novembro. LOCAL: Brasília, DF 23 e 24 de Novembro LOCAL: Brasília, DF SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE

ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE ELABORAÇÃO DE PLANILHA DE FORMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2008 SLTI/MPOG E ATUALIZAÇÕES POSTERIORES Carga Horária de 24 Horas 14 a 16 de Setembro Brasília - DF Objetivo:

Leia mais

10 e 11. Agosto SEMINÁRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS. LOCAL: Brasília, DF

10 e 11. Agosto SEMINÁRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS. LOCAL: Brasília, DF 10 e 11 Agosto LOCAL: Brasília, DF SEMINÁRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS SEMINÁRIO DE GESTÃO POR PROCESSOS. Administração Pública e Sistema S Seminário Especial: Administração Pública e Sistema S. Turma Reduzida

Leia mais

I CONGRESSO IDEHA DE SERVIDORES MUNICIPAIS

I CONGRESSO IDEHA DE SERVIDORES MUNICIPAIS I CONGRESSO IDEHA DE SERVIDORES MUNICIPAIS Apresentação FOZ DO IGUAÇU/PR - 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013 Pela primeira vez, o Instituto IDEHA desenha um evento direcionado aos agentes públicos municipais

Leia mais

Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações

Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações Planilhas de Custos e Preços da IN 02/08 MPOG e suas Alterações Campo Grande - MS Dias 15 e 16 de Julho de 2013 Grand Park Hotel Avenida Afonso Pena, 5282 - Chácara Cachoeira Objetivos: * Destacar os procedimentos

Leia mais

PLANILHAS DE CUSTOS E PREÇOS DA IN 02/08 - MPOG E SUAS ALTERAÇÕES FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS

PLANILHAS DE CUSTOS E PREÇOS DA IN 02/08 - MPOG E SUAS ALTERAÇÕES FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS PLANILHAS DE CUSTOS E PREÇOS DA IN 02/08 - MPOG E SUAS ALTERAÇÕES FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS Alterações Conforme Novas Disposições da IN 06/13 MPOG de 23/12/2013 31/Mar e 01/Abr de 2014 -

Leia mais

ISO 9001 : 2008. De 08/04/2013 a 12/04/2013. Local: Hotel Windsor Guanabara Av. Presidente Vargas, 392 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.

ISO 9001 : 2008. De 08/04/2013 a 12/04/2013. Local: Hotel Windsor Guanabara Av. Presidente Vargas, 392 Centro Rio de Janeiro RJ Tel. ISO 9001 : 2008 Administração de Contratos Visão Global De 08/04/2013 a 12/04/2013 Local: Hotel Windsor Guanabara Av. Presidente Vargas, 392 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 2195-6000 Carga Horária:

Leia mais

SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação?

SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação? SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação? SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar

Leia mais

PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA TEMAS AVANÇADOS 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS

PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA TEMAS AVANÇADOS 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NOVO PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA TEMAS AVANÇADOS 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS Novidade Conjunto de 101 PRÁTICAS que devem ser observadas

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL IDEHA DE. GESTORES e FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. São Paulo/SP 14 a 16 de abril de 2014

I ENCONTRO NACIONAL IDEHA DE. GESTORES e FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. São Paulo/SP 14 a 16 de abril de 2014 I ENCONTRO NACIONAL IDEHA DE GESTORES e FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS São Paulo/SP 14 a 16 de abril de 2014 APRESENTAÇÃO Uma das mais importantes tarefas administrativas são a celebração e a administração

Leia mais

Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM

Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM - EGEM EDITAL Nº 018/2009 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE QUESTÕES POLÊMICAS SOBRE LICITAÇÃO PÚBLICA E CONTRATO ADMINISTRATIVO 1. OBJETIVO DO CURSO Através da pontuação de diversas questões polêmicas

Leia mais

RESCISÃO DO CONTRATO E APLICAÇÃO DE SANÇÕES, RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES E OMISSÕES E A LEI ANTICORRUPÇÃO

RESCISÃO DO CONTRATO E APLICAÇÃO DE SANÇÕES, RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES E OMISSÕES E A LEI ANTICORRUPÇÃO RESCISÃO DO CONTRATO E APLICAÇÃO DE SANÇÕES, RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES E OMISSÕES E A LEI ANTICORRUPÇÃO PASSO A PASSO DOS PROCEDIMENTOS PARA RESCISÃO E APLICAÇÃO DE SANÇÕES REPERCUSSÕES

Leia mais

CURSO FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

CURSO FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS TUTOR e CONTEUDISTA LÚCIO FLÁVIO FERRAZ Auditor Federal de Controle Externo do TCU PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA...

Leia mais

O EVENTO. CARGA HORÁRIA: 26 (vinte e seis) horas. PÚBLICO ALVO LOCAL DO EVENTO 09 A 12 DE NOVEMBRO FOZ DO IGUAÇU/PR

O EVENTO. CARGA HORÁRIA: 26 (vinte e seis) horas. PÚBLICO ALVO LOCAL DO EVENTO 09 A 12 DE NOVEMBRO FOZ DO IGUAÇU/PR O EVENTO O Encontro Brasileiro de Compras Públicas tem por finalidade debater os principais temas na área de contratações públicas de uma forma moderna e atualizada, utilizando metodologia diferenciada

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO COMO FORMALIZAR O PROCEDIMENTO E GERIR OS CONTRATOS DECORRENTES DE CONTRATAÇÃO DIRETA Enfoque aplicado: resolução de casos práticos e apresentação de checklist de

Leia mais

Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC no Governo - Visão Sistêmica. PRELETORES: MADELINE ROCHA FURTADO E ODILON NEVES JÚNIOR

Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC no Governo - Visão Sistêmica. PRELETORES: MADELINE ROCHA FURTADO E ODILON NEVES JÚNIOR Contratação de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC no Governo - Visão Sistêmica. DATA: HORÁRIO: 08: 00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 PRELETORES: MADELINE ROCHA FURTADO E ODILON NEVES JÚNIOR LOCAL: BRASÍLIA/DF

Leia mais

EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO

EVENTO PÚBLICO ALVO OBJETIVO EVENTO O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, criado e desenvolvido pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão com o objetivo de propiciar

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO A ELABORAÇÃO DA PLANILHA PASSO A PASSO: ESTUDO DA LEGISLAÇÃO, JURISPRUDÊNCIA E MEMÓRIA DE

Leia mais

13 e 14. SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. Abril

13 e 14. SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. Abril 13 e 14 Abril LOCAL: Rio de Janeiro - RJ SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas Evento direcionado para a área de Gestão de Pessoas

Leia mais

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL.

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. UPGRADE: agora com análise de vídeos de boas práticas do setor público, gravados pelo instrutor nas instituições

Leia mais

NO SISTEMA S : CURSO COMPLETO LICITAÇÕES E CONTRATOS ASPECTOS POLÊMICOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES DO REGULAMENTO APRESENTAÇÃO

NO SISTEMA S : CURSO COMPLETO LICITAÇÕES E CONTRATOS ASPECTOS POLÊMICOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES DO REGULAMENTO APRESENTAÇÃO CURSO COMPLETO LICITAÇÕES E CONTRATOS NO SISTEMA S : ASPECTOS POLÊMICOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÕES DO REGULAMENTO Aspectos polêmicos da Licitação; Sistema de Registro de Preços; Gestão de Contratos e

Leia mais

24 e 25. Setembro ASPECTOS PRÁTICOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E SUA REPERCUSSÃO NOS CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 e 25. Setembro ASPECTOS PRÁTICOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E SUA REPERCUSSÃO NOS CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 24 e 25 Setembro LOCAL: Florianópolis, SC ASPECTOS PRÁTICOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E SUA REPERCUSSÃO NOS CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ASPECTOS PRÁTICOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

Leia mais

PORTARIA Nº 3.870 DE 15 DE JULHO DE 2014. A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PORTARIA Nº 3.870 DE 15 DE JULHO DE 2014. A PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PORTARIA Nº 3.870 DE 15 DE JULHO DE 2014. Regulamenta as atribuições da Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e dá outras providências. A PRESIDENTE DO, no uso de

Leia mais

O QUE MUDA NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COM O NOVO REGIME DAS MICROEMPRESAS

O QUE MUDA NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COM O NOVO REGIME DAS MICROEMPRESAS O QUE MUDA NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COM O NOVO REGIME DAS MICROEMPRESAS AS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 147/14 NA LEI COMPLEMENTAR Nº 123/06 E NA LEI Nº 8.666/93 O REGIME DE PREFERÊNCIAS COM

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS E SEUS ASPECTOS APLICADOS E RELEVANTES SÃO PAULO/SP

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS E SEUS ASPECTOS APLICADOS E RELEVANTES SÃO PAULO/SP TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS E SEUS ASPECTOS APLICADOS E RELEVANTES Os entendimentos do TCU e dos tribunais superiores e as alterações da IN nº 02/08 12 a 14 de novembro de 2014 SÃO PAULO/SP O SEMINÁRIO

Leia mais

O PAPEL DO CONTROLE EXTERNO

O PAPEL DO CONTROLE EXTERNO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO FINANCEIRA I CICLO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO FINANCEIRA O PAPEL DO CONTROLE EXTERNO Prof. Ariel Lopes Torres E-mail: ariel@unemat.br CÁCERES

Leia mais

LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE

LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS SICONV E OBTV Carga Horária de 16 Horas 27 e 28 de Outubro Cuiabá - MT Apresentação: O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MELHORES PRÁTICAS. 2ª Edição

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MELHORES PRÁTICAS. 2ª Edição SEMINÁRIO NACIONAL GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - MELHORES PRÁTICAS Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 2ª Edição Brasília, 30 de maio

Leia mais

Objetivos: Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

Objetivos: Público Alvo: www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 VITÓRI A - ES 25 A 27 D E FEVEREIRO Objetivos: * Destacar os procedimentos gerenciais e operacionais que devem ser implementados para cumprir as recentes normativas sobre o assunto, em especial a IN 02/2008,

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO, LICITAÇÕES E CONTRATOS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO, LICITAÇÕES E CONTRATOS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS APRESENTA: CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS E EQUIPES DE APOIO, LICITAÇÕES E CONTRATOS E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS INCLUINDO NOVA LEI 7.892/13 DATA: 31 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO LOCAL: BRASILIA

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE CURSO E OFERTA DE TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE CURSO E OFERTA DE TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE CURSO E OFERTA DE TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Conforme a Resolução 42/03-COUN, de 05 de novembro de 2003 e suas alterações). I. PROCEDIMENTO PARA CRIAÇÃO DE NOVO CURSO: A. ABERTURA

Leia mais

Com André Luiz Freitas Leite

Com André Luiz Freitas Leite LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO DE Com André Luiz Freitas Leite 05 e 06 de Novembro de 2014 - Rio de Janeiro - RJ Apresentação: O curso enfoca as diversas etapas do SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08

FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08 FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08 GUIA DE FISCALIZAÇÃO E A GESTÃO DA CONTA VINCULADA REPERCUSSÕES DAS ALTERAÇÕES

Leia mais

GR TREINAMENTO E EVENTOS DE NEGÓCIO. INSCRIÇÕES até 16/03/2015

GR TREINAMENTO E EVENTOS DE NEGÓCIO. INSCRIÇÕES até 16/03/2015 Palmas, 19, 20 de março de 2015 Prof. Izaias de Carvalho INSCRIÇÕES até 16/03/2015 ASPECTOS GERAIS O CONTROLE INTERNO, é obrigatório para as Administrações Públicas e, também necessária para as Entidades

Leia mais

Melhores práticas, análise de cláusulas

Melhores práticas, análise de cláusulas LICITAÇÕES E CONTRATOS TEMAS POLÊMICOS E OS ENTENDIMENTOS DO TCU E DOS TRIBUNAIS SUPERIORES Pesquisa de preços SRP Revisão, reajuste e repactuação Responsabilidade dos agentes Alterações do contrato Sanções

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ações Necessárias para o seu Efetivo Funcionamento

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ações Necessárias para o seu Efetivo Funcionamento SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ações Necessárias para o seu Efetivo Funcionamento Período e Carga Horária: 14 e 15.02.13, das 8:30h às 17:30h, totalizando 16 horas/aulas. Local do

Leia mais

02 a 04 de Setembro 2014

02 a 04 de Setembro 2014 Realização 02 a 04 de Setembro 2014 Foz do Iguaçu - PR Objetivo Utilizando métodos modernos e dinâmicos, aliados a palestrantes renomados e com larga experiência, o Simpósio Nacional de Pregoeiros apresentará

Leia mais

15 a 17 de setembro. Fortaleza - CE PÚBLICO ALVO RESUMO DO CONTEÚDO. www.connectoncursos.com.br/fiscaisegestores

15 a 17 de setembro. Fortaleza - CE PÚBLICO ALVO RESUMO DO CONTEÚDO. www.connectoncursos.com.br/fiscaisegestores Palestras Minioficinas Material Exclusivo 24 Horas de Treinamento Evento Exclusivo 15 a 17 de setembro PÚBLICO ALVO Engenheiros, membros de comissões de licitação, pregoeiros e membros de equipes de apoio,

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA -

LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA - DETALHES DO CURSOS: LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES COM SUSTENTABILIDADE (Aspectos legais e Práticos) Dias 13 e 14 de Agosto de 2015-2ª TURMA - Apresentação: O curso surgiu da necessidade de implantação de procedimentos

Leia mais

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO

REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO OFICINA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO Normas aplicáveis, jurisprudência e aspectos processuais Carga

Leia mais

Termo de Referência. Serviço de envio de mensagens SMS Short Message Service para dispositivos móveis, pelo período de 24 meses.

Termo de Referência. Serviço de envio de mensagens SMS Short Message Service para dispositivos móveis, pelo período de 24 meses. Termo de Referência Serviço de envio de mensagens SMS Short Message Service para dispositivos móveis, pelo período de 24 meses. Termo de Referência [OBJETO] 1 Termo de Referência Serviço de envio de mensagens

Leia mais

14 e 15. de Abril. de 2016 SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação?

14 e 15. de Abril. de 2016 SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação? 14 e 15 de Abril de 2016 LOCAL: Brasília - DF SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: Licitar, Dispensar ou Inexigir a licitação? SEMINÁRIO DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE

Leia mais

O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas. Flávio Alcoforado f.alcoforado@uol.com.br

O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas. Flávio Alcoforado f.alcoforado@uol.com.br O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado f.alcoforado@uol.com.br ORGANIZAÇÃO SOCIAL Modelo: Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

1º ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE PLANEJAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS 24 A 27 DE NOVEMBRO DE 2014 - CURITIBA/PR. www.negociospublicos.com.

1º ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE PLANEJAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS 24 A 27 DE NOVEMBRO DE 2014 - CURITIBA/PR. www.negociospublicos.com. O evento Capacitar e aperfeiçoar agentes públicos em conhecimentos gerais, procedimentos e orientações sobre planejamento estatal, abordando o âmbito das licitações públicas e dos contratos administrativos,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA GESTÃO PÚBLICA COMPRAS ALMOXARIFADO - PATRIMÔNIO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA GESTÃO PÚBLICA COMPRAS ALMOXARIFADO - PATRIMÔNIO ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PARA GESTÃO PÚBLICA COMPRAS ALMOXARIFADO - PATRIMÔNIO O INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL LTDA INAC é uma empresa estabelecida à Avenida Des. Hilton Souto Maior 6701,

Leia mais

(41) 3778.1710. 9 a SEMANA NACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE PREGÃO O EVENTO PÚBLICO-ALVO 19 A 23 DE OUTUBRO CURITIBA/PR. CARGA HORÁRIA: 34h

(41) 3778.1710. 9 a SEMANA NACIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE PREGÃO O EVENTO PÚBLICO-ALVO 19 A 23 DE OUTUBRO CURITIBA/PR. CARGA HORÁRIA: 34h O EVENTO A busca por conhecimento e capacitação na Administração Pública tem sido constante, principalmente por agentes que atuam nas áreas de Licitações e Contratos Administrativos, como os pregoeiros.

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo Modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. 17 e 18. Setembro.

SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo Modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. 17 e 18. Setembro. 17 e 18 Setembro LOCAL: Maceió, AL SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo Modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA Evento Direcionado

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO VANTAGENS. www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100

OBJETIVO PÚBLICO ALVO VANTAGENS. www.licidata.com.br gerencia@licidata.com.br (41) 3064-1100 A Licidata Cursos reconhecida nacionalmente por sua excelência em capacitação, e pelo compartir do conhecimento técnico e pratico, oportunizado por seus parceiros e renomados professores e palestrantes,

Leia mais

CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços.

CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços. CURSO Elaboração de Especificações de Itens para o Catálogo de bens, materiais e serviços. FRANCISCO JOSÉ COELHO BEZERRA Gestor de Registro de Preços Fortaleza 26 a 28/11/2014 SORAYA QUIXADÁ BEZERRA Gestora

Leia mais

Habilitar o aluno a entender o ambiente pertinente às Contratações Governamentais, obtendo

Habilitar o aluno a entender o ambiente pertinente às Contratações Governamentais, obtendo Realização: INCLUSO: Pasta, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados em sala de aula junto a apostila, dois coffee breaks (manhã e tarde) e certificado. OBJETIVO: Habilitar o aluno

Leia mais

COMO FISCALIZAR A EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

COMO FISCALIZAR A EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA COMO FISCALIZAR A EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA Fiscalização e gestão dos contratos Medições e pagamento Alterações do contrato e jogo de planilhas Revisão e reajuste 26 a 28 de SETEMBRO de

Leia mais

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES

CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES CURSO GESTÃO POR INDICADORES DE DESEMPENHO NAS IES A importância de uma política de gestão por indicadores nas IES Monitorando e gerenciando ações a partir de indicadores 08 e 09 de outubro de 2014 Brasília/DF

Leia mais

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação s Possíveis Achados 1 As características da unidade de controle interno atendem aos preceitos normativos e jurisprudenciais? Ato que criou

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL: TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, VIGILÂNCIA, CONSERVAÇÃO E PORTARIA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS PARA A MELHOR CONTRATAÇÃO

SEMINÁRIO NACIONAL: TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, VIGILÂNCIA, CONSERVAÇÃO E PORTARIA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS PARA A MELHOR CONTRATAÇÃO SEMINÁRIO NACIONAL: TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA, VIGILÂNCIA, CONSERVAÇÃO E PORTARIA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS PARA A MELHOR CONTRATAÇÃO 1 SEMINÁRIO NACIONAL: TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA,

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1191/2015, de 28-04-2015.

LEI MUNICIPAL Nº 1191/2015, de 28-04-2015. LEI MUNICIPAL Nº 1191/2015, de 28-04-2015. DISPÕE SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO MUNICÍPIO DE MORMAÇO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUÍS CARLOS MACHADO PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA.

SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA. SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 1 SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA. PAPEL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE PESSOAS

Leia mais