Atualizaça o do Playlist Digital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atualizaça o do Playlist Digital"

Transcrição

1 Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos, bem como pela eficiência de nossos serviços de suporte técnico. Um dos principais pontos de nossa missão é proporcionar aos clientes o melhor sistema para automação de emissoras de rádio garantindo assim toda segurança e produtividade na execução dos processos em uma emissora de rádio. No dia 06/12/2012 enviamos um comunicado a todos nossos clientes sobre o problema encontrado no software Playlist Digital que afeta todas as versões atualmente em uso e será obrigatória a atualização de versão de todos os clientes, pois será impossível a continuidade de uso das versões anteriores à a partir do dia 22/12/2012. O problema foi corrigido e no ultimo dia 06/12/2012 liberamos a versão do Playlist Digital para atualização de todos os clientes com Plano de Suporte Ativo. A partir desta data 18/12/ estamos liberando uma nova versão do Playlist Digital que já foi testada e está disponível para download. Todos os clientes sem Plano de suporte devem atualizar o Playlist Digital para a versão Abaixo desenvolvemos um tutorial com todo procedimento para atualização do software de forma manual e automática e também procedimentos de como atualizar o Playlist Digital em emissoras que contém em sua estrutura proxy, firewall e determinados tipos de antivírus que controlam as portas de comunicação. Como obter suporte técnico referente à atualização Um dos grandes benefícios que disponibilizamos para nossos clientes com plano de suporte ativo é a segurança. Como sempre, nossa equipe de suporte técnico esta 24 horas por dia 7 dias por semana à disposição para atendê-los quando necessário através dos seguintes canais de comunicação: Telefone: (31) Skype: falecomaplaylist Ocorrências por escrito: Um canal de comunicação está disponível somente para os clientes sem Plano de Suporte Ativo através do atualizacao@playlist.com.br. Através deste os clientes sem plano de suporte ativo deverão nos enviar as dúvidas ou problemas encontrados durante o processo de atualização. Nossa equipe, em horário comercial, estará respondendo prontamente as solicitações.

2 OBS: Este canal de comunicação é provisório e estará em funcionamento até o dia 30 de janeiro de 2013, sendo utilizado somente para duvidas ou problemas referentes à atualização da versão do Playlist Digital ou superior e do Playlist Maker versão

3 Atualizaça o automa tica ou manual No Playlist Digital, é possível realizar a atualização de duas formas diferentes: Automática ou Manual. Na atualização automática, o próprio Playlist Digital faz o download dos arquivos necessários, e disponibiliza essa atualização ao operador, bastando apenas que o operador confirme a atualização. Para que tal recurso funcione corretamente, o Playlist Digital deve estar conectado a internet, e ter acesso ao nosso servidor para efetuar o download da nova versão. Abaixo mais informações sobre a atualização automática. Já na atualização manual, o usuário deve realizar o procedimento de atualização de forma manual, desde o download da nova versão, até a realização da atualização, seguindo todas as instruções descritas abaixo. Caso deseje poderá baixar um arquivo PDF com todas as instruções sobre a atualização. Clique aqui para baixar o arquivo PDF. Antes de iniciar o procedimento de atualização do software, certifique-se que todos os pré-requisitos listados abaixo estão corretos no computador onde o Playlist Digital esta instalado (Computador do AR), que é o computador onde deverá ser realizado o procedimento de atualização. A atualização deve ser realizada no computador do AR. Pré-requisitos Verificando versão do Software Numero de licença Conexão com a internet Fechando softwares executados via rede Caso todos os itens acima estejam corretos, você pode ir direto para a parte de atualização do Playlist Digital.

4 Pré -réquisitos Verificando versão do Playlist Digital É importante também verificar se o Playlist Digital já não esta atualizado, evitando assim que o procedimento seja realizado de forma desnecessária. Para verificar tal item, basta acessar, dentro do Playlist Digital, o menu Ajuda Sobre o Playlist Digital. Será exibida uma nova janela com as informações da versão que esta em uso pela emissora atualmente. Se a versão em execução for à versão ou superior, a atualização já foi realizada e não é necessário prosseguir com os procedimentos abaixo, caso contrário você deverá realizar o procedimento de atualização. Conexão com a internet As novas versões do software Playlist Digital precisam obrigatoriamente de conexão com a internet para realizar a ativação do software ao menos no momento da ativação do software. Não continue com a atualização do software caso não tenha certeza da existência da conexão com a internet no micro do AR. Obs: Não é necessário que a emissora tenha uma conexão constante com a internet no estúdio do ar para realizar o procedimento de ativação. Pelo menos no momento da ativação essa conexão deve estar ativa. Realizado o procedimento de ativação não é mais necessário à conexão com a internet, o software já estará apto a funcionar em sua plenitude.

5 Se sua emissora possui um administrador de rede, ou algum técnico responsável pela parte de informática da emissora, entre em contato com o mesmo, e verifique tal informação. Para emissoras onde a internet no micro do AR é bloqueada, uma solução é a configuração de um servidor proxy em alguma maquina da rede local que possua conexão com a internet liberada. Uma ferramenta que recomendamos é o Free Proxy. Clique aqui e veja como configurar o Free Proxy em sua emissora. Outros itens tais como antivírus e firewall também devem ser verificados, evitando que o software esteja bloqueado pelo firewall ou antivírus, e assim não consiga autenticar em nosso servidor. Clique aqui e veja como configurar o antivírus e o firewall em sua emissora. Os clientes com plano de suporte ativo que estiverem com dúvidas referentes à configuração de um servidor proxy, ou até mesmo informações sobre a liberação dos endereções utilizados durante a autenticação, devem entrar em contato com nosso suporte técnico através dos canais de comunicação informados nessa página web. Os clientes sem Plano de suporte devem entrar em contato conosco através do atualizacao@playlist.com.br em horário comercial de segunda a sexta das 09:00 hs as 18:00 hs.

6 Numero de licença Antes da atualização, certifique-se de ter em mãos o numero de licença do Playlist Digital a ser atualizado. Para obter tal informação, basta no computador do AR, acessar os seguintes menus dentro do software: Ferramentas Opções Licença (Ou Ferramentas Opções Configurações) Ajuda Sobre o Playlist A solicitação ou não do numero de licença da emissora durante o processo de atualização, depende da versão em uso pela emissora atualmente. Na grande maioria das versões, o software ira importar as informações de licença já existentes no Playlist Digital, sendo necessário apenas que o operador confirme tais informações ao final da atualização.

7 Caso você tenha alguma duvida relativa ao seu numero de licença, entre em contato com nosso suporte técnico. Fechando softwares executados via rede O Playlist Digital em algumas formas de licenciamento - é um software que permite a utilização do mesmo através de outra maquina, através da rede local. Devido a essas formas de licenciamento é comum que o software seja aberto por outros departamentos da emissora para acompanhar a programação do AR ou até mesmo realizar alterações na programação. Para evitar qualquer tipo de problema durante o processo de atualização, é recomendado que qualquer instância do Playlist Digital que estiver sendo executada via rede, seja fechada, deixando em execução apenas o Playlist Digital da maquina do AR.

8 Atualizaça o Automa tica O Playlist Digital conta com um mecanismo de atualização automática (Live Update), onde o próprio software faz o download dos arquivos de atualização, sendo necessário apenas que o operador do AR realize a atualização do software. Caso a versão em uso pela emissora seja anterior à versão , o software ira fazer a atualização de forma automática, informando apenas ao operador do AR que a versão foi atualizada, e que é necessário reiniciar o Playlist Digital. Clique em Sim para realizar a atualização, ou em não para realizar a atualização manualmente em outro momento. Caso a versão seja superior à versão , o software ira fazer o download da nova versão, porem não ira efetuar a atualização. Uma mensagem será exibida de forma intermitente, avisando ao operador que uma nova versão está disponível e que o mesmo deve selecionar a opção Playlist Atualizar Versão para efetuar a atualização.

9 Atualizaça o Manual Para atualização do Playlist Digital em sua emissora, siga os seguintes procedimentos: 1. Faça o download da versão ou superior do Playlist Digital clicando aqui. Será feito o download de um arquivo ZIP (PlaylistDigital zip ou superior), que pode ser salvo em uma pasta de sua preferência. 2. Após efetuar o download do arquivo ZIP, descompacte o mesmo, conforme imagem abaixo: 3. Após descompactar o arquivo ZIP, você deve visualizar os seguintes arquivos (Ligacao.exe, Playlist.atv, PlaylistEN.dll, PlaylistES.dll), conforme imagem abaixo. 4. Esses arquivos devem ser salvos na pasta PGM do Playlist Digital. Para isso, basta selecionar os 4 arquivos, e em seguida selecionar a opção Copiar, e logo depois, já dentro da pasta PGM do Playlist Digital, selecionar a opção Colar.

10 Caso o Windows exiba alguma informação, avisando sobre a substituição de algum arquivo já existente na pasta PGM do Playlist Digital, clique em SIM para substituir os arquivos. Se você não tem certeza quanto à localização da pasta PGM do Playlist Digital, você pode utilizar o atalho usado para abrir o software como referência. Para isso, localize o atalho do Playlist em sua área de trabalho, clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse, e selecione a opção propriedades. Uma nova janela se abrira, e na aba Atalho, será possivel visualizar o caminho até a pasta PGM do Playlist (Destino). Para abrir esta pasta, basta clicar no botao Abrir Local do Arquivo ou Localizar Destino (O texto depende da versão do Windows que esta sendo utilizada), feito isso, uma nova janela com a pasta PGM do Playlist Digital será aberta.

11 5. Uma vez com os arquivos já presentes na pasta PGM do Playlist, partimos agora para a atualização do software propriamente dita. Com o Playlist Digital em uso habilite o operador administrador do Playlist Digital e selecione o menu Playlist Atualizar versão, conforme imagem abaixo.

12 Caso a opção Atualizar versão esteja desabilitada, como na imagem abaixo, é necessário verificar os seguintes itens: Verifique se o operador selecionado no Playlist é administrador do software. Somente usuários do tipo administrador podem realizar a atualização. Uma maneira fácil de verificar se o usuário é administrador ou não do software, é tentar acessar o menu Ferramentas Opções. Caso o menu opções também esteja desabilitado, isso indica que o operador selecionado não é administrador do sistema e que será necessário selecionar um operador administrador para dar continuidade com a atualização. Certifique-se que os arquivos de atualização (Ligacao.exe, Playlist.atv, PlaylistEN.dll, PlaylistES.dll) foram adicionados na pasta PGM correta. Caso os arquivos não sejam colocados na pasta PGM correta, a opção não será habilitada. Para conferir se esse é o problema, refaça os passos 3 e 4 deste tutorial. Versão já atualizada. Quando a versão em execução já esta atualizada, a opção Atualizar versão será desativada (Conforme imagem acima). Para verificar se a versão já esta atualizada, acesse o menu Ajuda Sobre o Playlist. Se a versão em execução for à versão ou superior, a atualização já foi realizada, e não é necessário prosseguir com os procedimentos abaixo. 6. Caso esteja tudo correto, uma mensagem será exibida, informando que a atualização será realizada, bem como qual a versão anterior do software e qual a nova versão. Clique em SIM para iniciar o procedimento de atualização. 7. Após clicar em Sim, o software ira reiniciar e a atualização será realizada. Não será necessário parar a programação da emissora, o Playlist ira reiniciar e continuar executando a programação normalmente. É importante que logo após a atualização o Playlist Digital seja reiniciado através do menu Playlist Reiniciar o programa. Feito isso, verifique se a atualização foi realizada com sucesso, através do menu Ajuda Sobre o Playlist, e também se o numero de licença foi salvo com sucesso.

13 É importante verificar se o numero de licença foi salvo com sucesso no Playlist, conforme indicado na imagem acima. Caso a licença não tenha sido salva, ou o software não esteja ativado de forma definitiva, um botão Ativar ira aparecer próximo ao botão OK. Esse botão ativar permite ao usuário informar o numero de licença correto do software, e fazer com que o mesmo autentique em nosso servidor, obtendo assim a ativação. Outra possibilidade é a utilização do software Playlist Digital em modo trial, ou seja, sem a necessidade de se informar um numero de licença. No modo trial, o software não ira apresentar qualquer limitação, todos os recursos estarão disponíveis para o operador. Entretanto, esse recurso deve ser utilizado somente em casos onde a emissora não esta com a licença em mãos, como medida para se ganhar tempo e não prejudicar a programação da emissora enquanto qualquer eventual problema com a licença seja resolvido. O usuário deve entrar em contato conosco o quanto antes, para obter o numero de licença e ativar o software corretamente. A utilização do Playlist Digital em modo trial está limitada a uma certa quantidade de dias, não sendo recomendado seu uso por um período prolongado na máquina do AR.

14 Instalaça o é configuraça o do Fréé Proxy A configuração de um servidor proxy em algum computador de sua emissora permite que a internet desse computador seja compartilhada com o micro do AR, permitindo assim que o mesmo autentique em nosso servidor, liberando assim o uso do software. A configuração do servidor proxy, deve ser realizada em uma maquina que possui conexão ativa com a internet. Lembrando que o Free Proxy é uma ferramenta de terceiros, portanto a Playlist não se responsabiliza por seu mal uso, ou por eventuais problemas que venham acontecer com o mesmo. Configuração O primeiro passo para configuração do Free Proxy em sua emissora, é efetuar o download do arquivo de instalação. Para efetuar o download, clique aqui. Feito o download, o mesmo deve ser instalado na maquina onde existe conexão com a internet. A instalação é feita de forma bem tranquila, bastando ir avançando, como a grande maioria dos instaladores hoje em dia. Para iniciar a configuração do software, abra o mesmo, e clique no botão Proxies. Uma nova janela ira abrir, solicitando as configurações do servidor proxy. Não é necessário alterar nenhuma configuração, bastando apenas informar um nome para o servidor proxy. Após informar o nome, clique em Done para concluir.

15 O próximo passo, é habilitar o servidor proxy na maquina local. Para isso, selecione o menu Start/Stop, e uma nova janela será aberta.

16 Para ativar o servidor proxy, clique no botão Start, no grupo Console Mode, e uma nova janela de console será aberta, conforme imagem abaixo. Essa janela deve permanecer aberta para que a maquina do AR consiga se conectar utilizando um servidor proxy.

17 Uma vez configurado o servidor proxy, é necessário informar ao Playlist que o mesmo deve autenticar utilizando a conexão disponível através de um servidor proxy. Quando o Playlist não consegue obter conexão com o nosso servidor para liberação do uso, o mesmo ira exibir uma janela (Vide imagem abaixo), solicitando o endereço do servidor roxy para autenticação. O endereço para o servidor proxy pode ser informado de 2 maneiras. NomeDaMaquina:Porta o Ex: Opec:8080 IP:Porta o Ex: :8080 Lembrando que o IP ou o nome da maquina se referem ao nome da maquina onde o servidor proxy foi instalado, e não o nome da maquina do Playlist. Após a autenticação do Playlist em nosso servidor, o servidor proxy pode ser fechado na maquina onde foi instalado. Dessa forma, a maquina do AR voltará novamente a ficar sem conexão com a internet.

18 Vérificando as configuraço és do Firéwall do Windows Outro item que pode impedir o Playlist de autenticar em nosso servidor é alguma configuração no firewall do Windows, ou até mesmo de algum outro firewall existente na maquina, ou em sua rede local. Caso você utilize o Windows XP, uma mensagem solicitando o desbloqueio do Playlist Digital deverá ser exibida durante o processo de atualização. Caso essa mensagem não seja exibida, é necessário você adicionar o Playlist a lista de softwares confiáveis manualmente, no Firewall do Windows. Para tal, basta acessar o Painel de controle do Windows, e abrir o Firewall do Windows. Uma vez aberto, você deve adicionar o Playlist a lista de softwares confiáveis, que não serão bloqueados. Essa configuração pode ser diferente dependendo do sistema operacional utilizado pela emissora. Basicamente, ao abrir o firewall do Windows, existe um opção para permitir ou aplicativo, ou adicionar um exceção. Essas duas opções tem a mesma finalidade, que é liberar o acesso a determinado software. Uma vez selecionada tais opções, você deve selecionar o executável do Playlist, e permitir que o mesmo tenha acesso total a internet. Caso sua emissora possua um servidor firewall, solicite que o responsável pelo mesmo que entre em contato conosco para maiores informações. Em caso de duvidas sobre a liberação do Playlist no firewall do Windows, entre em contato com nosso suporte técnico através dos canais de comunicação informados nessa página web.

19 Para mais informações sobre o funcionamento do firewall do Windows, acesse os links abaixo: Windows 7: Windows XP

20 Antiví rus Outro item que pode impedir que o Playlist tenha acesso ao nosso servidor para autenticação e liberação de uso é o antivírus utilizado pela emissora. Alguns antivírus hoje no mercado, podem bloquear o acesso de alguns softwares a internet, impossibilitando em nosso caso, a autenticação em nosso servidor. Assim como no Firewall, é importante verificar sempre se o antivírus utilizado pela emissora não esta bloqueando o Playlist, impossibilitando ao mesmo a autenticação.

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

Passo a passo da instalação do certificado da AC Raiz da Sefaz. Certificado AC Raiz Sefaz AL

Passo a passo da instalação do certificado da AC Raiz da Sefaz. Certificado AC Raiz Sefaz AL Certificação Digital Sefaz Certificação Digital SEFAZ Com o objetivo de tornar mais seguras as aplicações disponíveis na nossa página na Internet, a Secretaria Executiva de Fazenda passará a partir do

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Dicas de como evitar o ataque de vírus

Dicas de como evitar o ataque de vírus Dicas de como evitar o ataque de vírus Recentemente, os casos de bloqueio de IP no Departamento de Química vêm aumentado consideravelmente. Quando um computador está infectado com arquivos maliciosos (vírus,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

Guia de Instalação do vspace

Guia de Instalação do vspace EA3 TECNOLOGIA Av. Mônaco, 760 Imbiribeira Recife/PE CEP: 51180-180 Fone: (81) 3061-2670 E-mail: sac@ea3tecnologia.com.br www.ea3tecnologia.com.br Guia de Instalação do vspace Versão 6.5.1 Guia de Instalação

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl I Manual de Instalação do VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I Bem Vindo 1 Parte II Instalação 1 1 Instalação Firebird...

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Guia de Instalação e Atualização do Sistema Podológico

Guia de Instalação e Atualização do Sistema Podológico Guia de Instalação e Atualização do Sistema Podológico Verifique sempre as configurações de firewall ou bloqueadores de conexão de rede quando utilizar o sistema em mais de um computador. A má configuração

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EVA Sejam bem-vindos ao Núcleo de Educação a Distância da FFCL! Esse Manual tem por objetivo auxilia-los na forma de utilização do AVA. COMO FAÇO

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões desabilitados ou Congelados... 2 Resolução 2... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Célula com o campo #VALOR... 3 4. Erro em tempo de

Leia mais

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeNet Authentication Client 8.2 SP1. (Para MAC OS 10.7) SafeNet Authentication Client 8.2 SP1 (Para MAC OS 10.7) 2/28 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Tokens Homologados... 4 5 Instruções de Instalação...

Leia mais

BACKUP ONLINE LINHA OFFICE

BACKUP ONLINE LINHA OFFICE BACKUP ONLINE LINHA OFFICE Índice 1. INFORMAÇÕES INICIAIS... 03 2. REQUISITOS PARA FUNCIONAMENTO... 03 2.1. CONFIGURAÇÕES DE REDE... 03 2.2 INSTALAÇÃO DOTNET... 03 3. ROTINA DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP ONLINE...

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

Configuração do email da UFS no Outlook 2007

Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Universidade Federal de Sergipe Centro de Processamento de Dados Coordenação de Redes de Computadores Configuração do email da UFS no Outlook 2007 Conteúdo Pág Configuração Básica... 01 Teste da Configuração

Leia mais

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil

Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Gerência de Produtos & Operações Amadeus Brasil Atualização Mandatória de Versão do Amadeus Pro Web (2.0P431BR) 25 de junho de 2007 Amadeus Brasil Índice 1) O objetivo deste documento... 3 2) O que acontecerá quando chegar o dia da atualização de versão

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Configurações do navegador Internet Explorer

Configurações do navegador Internet Explorer Configurações do navegador Internet Explorer Para o perfeito funcionamento do Worldspan Go! é necessário configurar o Internet Explorer seguindo os passos abaixo (Antes de começar configurar o internet

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA 1 PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA A partir da atualização da versão do programa JAVA ( 7 Update 51) que ocorreu nas máquinas dos usuários em Janeiro/2014, algumas alterações de segurança

Leia mais

Atualização Volare 17 Release 010

Atualização Volare 17 Release 010 Atualização Volare 17 Release 010 Principais novidades do Volare 17: Release 010 CORREÇÕES: Ao trazer um item da base SINAPI ou SICRO2 DNIT para o orçamentos. Ele não estava deixando adicionar componentes

Leia mais

Frente Loja Avanço (PAF-ECF) versão 7.0.38. Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38

Frente Loja Avanço (PAF-ECF) versão 7.0.38. Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38 Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38 Prefácio Este tutorial para usuários, visa informar o procedimento a ser realizado para atualização do Frente de Loja Avanço(PAF-ECF) Windows. Ela se

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA CORREÇÃO DO ERRO DEVIDO ATUALIZAÇÃO DO AVAST

PROCEDIMENTO PARA CORREÇÃO DO ERRO DEVIDO ATUALIZAÇÃO DO AVAST Página 1 de 13 PROCEDIMENTO PARA CORREÇÃO DO ERRO DEVIDO ATUALIZAÇÃO DO AVAST Após uma atualização, o Avast Free apresentou um erro ao acessar o Sisloc. Para que o procedimento seja feito corretamente

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda.

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0. Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica do Hábil Empresarial Profissional 7.0 Obrigado por usar nosso software! Koinonia Software Ltda. (0**46) 3225-6234 I Cartilha_NFe_Habil_7 Índice Cap. I Bem Vindo 1 Cap.

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

VVS Sistemas (21)3405-9500

VVS Sistemas (21)3405-9500 Índice Assunto Página Apresentação... 2 Funcionamento do Módulo... 3 Instalação do Módulo... 4 Configurações no C-Plus NF-e... 9 Acessando os arquivos... 11 Apresentação Apresentamos o módulo C-Plus NF-e

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Manual Transferência Registro de uma estação de trabalho para outra. FullCopyConvert Data

Manual Transferência Registro de uma estação de trabalho para outra. FullCopyConvert Data Manual Transferência Registro de uma estação de trabalho para outra. FullCopyConvert Data Data Revisão: Janeiro / 2014 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert Data! Estas instruções irá guiá-lo através da

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna 1 Manual Rede Interna 01 COLOCANDO O COMPUTADOR EM REDE 2 01.01 Entenda como funciona o processo de conexão em rede do sistema U3: a) SERVIDOR DE DADOS é o computador da sua rede interna que será designado

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Arquivos (SGA) (Manual de Instalação)

Sistema de Gerenciamento de Arquivos (SGA) (Manual de Instalação) Sistema de Gerenciamento de Arquivos (SGA) (Manual de Instalação) Quantico Sistemas de Informação Ltda. 1 / 12 A. Histórico de Alterações Histórico de Alterações Versão Responsáveis Objetivo Solicitante

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração Personata Recorder Manual de Instalação e Configuração Julho / 2013 1 Índice 1- Pré-requisitos......3 2 Verificação do Hardware......3 3 Instalação......5 4 Configuração Inicial......8 4.1 Localização......8

Leia mais

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS)

MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) MANUAL COMPLEMENTAR PARA INSTALAÇÃO DOS SISTEMAS SIM E SINASC EM AMBIENTES COM WINDOWS 7 (32 BITS) Introduçã o Este documento tem como objetivo auxiliar o processo de instalação da versão Local dos Sistemas

Leia mais

Problemas com o Carregando assinador e Falhas ao assinar documentos no PJe-JT: roteiro para solução

Problemas com o Carregando assinador e Falhas ao assinar documentos no PJe-JT: roteiro para solução Problemas com o Carregando assinador e Falhas ao assinar documentos no PJe-JT: roteiro para solução Passo 1: Versão mínima - Mozila Firefox 26 e Java 1.7.0_51. Caso o escritório utilize outros sistemas

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais